You are on page 1of 2

Universidade Federal de Alagoas - UFAL Centro de Tecnologia - CTEC

Cidade Universitria - Campus A. C. Simes Tabuleiro do Martins - Macei - AL - CEP 57072-970 a Introduo Computao 6 Lista de Exerccios Curso: Engenharia Ambiental; Semestre Letivo: 2010.1 Professor: Christopher Freire Souza URL: www.ctec.ufal.br/professor/cfs Prazo para envio: 09/06/2010; Forma: Arquivos .m enviados por e-mail Endereo para envio: monitoricufal@gmail.com

Questo 01 Fazer um programa para fazer o gerenciamento das informaes referentes aos alunos do Curso de Introduo Computao. O programa deve: a) Criar uma funo para ler informaes de 20 alunos, armazenando-as em registros. As informaes so o nome de cada aluno e sua respectiva matrcula. Essa funo deve retornar o vetor de registros criado; b) Criar uma funo para imprimir em um arquivo as informaes geradas no item anterior. Essa funo recebe como argumento o vetor de registros; c) Fazer o mdulo principal. Questo 02 Considerando o arquivo gerado na questo anterior (Questo 01), fazer um programa para fornecer a nota de cada aluno, gravando-as, juntamente com os dados j existentes, em um novo arquivo. Siga as orientaes abaixo: a) Crie uma funo para ler o arquivo gerado na Questo 01, armazenando-as em um vetor de registros. Esse vetor deve ser retornado pela funo; b) Crie uma funo que fornea uma nota para cada aluno armazenado no vetor de registros. Cada registro desse vetor deve ser atualizado com a respectiva nota do aluno. Essa funo recebe como argumento o vetor de registros e retorna o mesmo vetor atualizado; c) Crie uma funo para gravar um arquivo com as informaes atualizadas dos alunos (nome, matrcula e nota). Essa funo recebe como argumento o vetor de registros contendo as informaes dos alunos; d) Escreva o mdulo principal. Questo 03 Considerando o arquivo gerado na questo anterior (Questo 02), fazer um programa para calcular a mdia da turma e imprimir na tela o nome dos alunos com notas superiores mdia. Siga as orientaes abaixo: a) Crie uma funo para ler o arquivo gerado na Questo 02, armazenando-as em um vetor de registros. Esse vetor deve ser retornado por essa funo; b) Crie uma funo que recebe como argumentos o vetor de registros e calcula a mdia das notas. Essa mdia deve ser retornada pela funo; c) Crie uma funo que recebe como argumentos o vetor de registros e a mdia calculada anteriormente e imprime na tela o nome de todos os alunos com notas maiores que a mdia; d) Faa o mdulo principal. Questo 04 Fazer um programa para gerenciar as informaes dos automveis registrados no Departamento de Trnsito do Estado de Alagoas. O programa deve: a) Criar uma funo para ler informaes de N veculos, armazenando-as em registros. Essas informaes so o nome do proprietrio, a marca do veculo, o ano de fabricao e o nmero do seu chassis (por exemplo, ywr2000555). Essa funo recebe como argumento o nmero de veculos e deve retornar o vetor de registros criado; b) Criar uma funo para gravar em um arquivo as informaes geradas no item anterior. Essa funo recebe como argumento o vetor de registros e o nmero de veculos. A primeira informao a ser gravada no arquivo o nmero de veculos existentes; c) Fazer o mdulo principal, considerando que neste ser lido o nmero de veculos a serem cadastrados.

Questo 05 Considerando o arquivo gerado na questo anterior (Questo 04), faa um programa para receber a placa de cada automvel, gravando-as, juntamente com os dados j existentes, em um novo arquivo. Siga as orientaes abaixo: a) Crie uma funo para ler o arquivo gerado na Questo 04, armazenando as informaes em um vetor de registros. Note que a primeira informao armazenada no arquivo o nmero de veculos que foram cadastrados. O vetor de registros e o nmero de automveis devem ser retornados por essa funo; b) Crie uma funo que receba uma placa para cada veculo armazenado no vetor de registros. Cada registro desse vetor deve ser atualizado com a respectiva placa. Essa funo recebe como argumento o vetor de registros e o nmero de automveis e retorna o mesmo vetor atualizado; c) Crie uma funo para gravar um arquivo com as informaes atualizadas dos automveis (nome do proprietrio, marca, chassis e placa). A primeira informao a ser gravada no arquivo o nmero de veculos existentes. Essa funo recebe como argumento o vetor de registros contendo as informaes sobre os automveis e o nmero de automveis; d) Escreva o mdulo principal. Questo 06 Considerando o arquivo gerado na questo anterior (Questo 05), fazer um programa para imprimir na tela todas as informaes referentes aos veculos fabricados a partir de 2000. Siga as orientaes abaixo: a) Crie uma funo para ler o arquivo gerado na Questo 05, armazenando-as em um vetor de registros. Esse vetor deve ser retornado por essa funo, juntamente com o nmero de veculos; b) Crie uma funo que recebe como argumentos o vetor de registros e o nmero de automveis, e imprime na tela todas as informaes referentes aos veculos cadastrados; c) Faa o mdulo principal.

You might also like