You are on page 1of 5

Analise de Esforos Eletromecnicos em Transformadores Amorfos atravs de Modelagem Computacional comparando Norma IEC 60076-5

W.S. Fonseca, GSEI, UFPA, Belm, PA, Brasil; M.Sc A.C. Lopes, UNIFAP, Macap, AP, Brasil; Dr. M.V.A. Nunes, GSEI, UFPA, Belm, PA, Brasil.
Resumo- Os materiais amorfos vm ganhando grande espao na indstria de transformadores, devido s baixas perdas no ncleo, visto que estes possuem um ciclo de histerese mais estreito quando comparados com os ncleos tradicionais de ao silcio. Entretanto, seu custo ainda tem sido um grande fator para pouca insero deste tipo de equipamento nos sistemas eltricos de potncia. Estudar o custo/benefcio em termos tcnicos de desempenho e robustez deve ser levado em conta quando se deseja projetar transformadores que utilizam esse tipo de material. Portanto, a grande contribuio deste trabalho, principalmente para as concessionrias de energia, ser a analise de desempenho do transformador de ncleo amorfo diante de curto circuitos, visto que as falhas neste equipamento ocasionam reduo da receita, no apenas por gastos com manuteno, mas tambm porque a concessionria deixa de vender seu produto, a energia eltrica, alm de estar sujeita a penalidades por parte dos rgos de regulao do setor eltrico. Quando em condies de curto-circuito e eventos que envolvem correntes de inrush, os enrolamentos dos transformadores ficam submetidos a esforos mecnicos, produzidos por foras de Lorentz, essas foras surgem como resultado do fluxo produzido pelos prprios condutores em paralelo que transportam corrente na mesma direo. Diante disso, estudar o comportamento eletromagntico do transformador fundamental para obteno de tais foras. Para o desenvolvimento deste trabalho, utilizou-se o software Finite Element Method Magnetics (FEMM), esta ferramenta baseia-se no mtodo de elementos finitos para realizar os clculos das magnitudes eletromecnicas e, em conseqncia, o clculo das foras atuando nas espiras, ao qual permitem realizar os clculos dos esforos mecnicos. Por fim, este trabalho aborda a aplicao da ferramenta FEMM para o clculo de esforos mecnicos e simulao do comportamento eletromagntico de um transformador de distribuio e todos os dados sero compilados para validao junto norma internacional IEC 60076-5.
Palavras-Chaves: Curto circuito, FEMM, Materiais Amorfos, Mtodos de Elementos Finitos, Transformadores.

financeiro das empresas [1]. Grande parte dos defeitos em transformadores so provocados por esforos mecnicos devido a condies de curto-circuito que eventualmente os mesmos esto expostos. Diante disso, foram feitos estudos de transformadores que possuem seu ncleo construdo a partir de liga amorfa em regime transitrio utilizando o Mtodo de Elementos Finitos, visto que os mesmos esto tendo bastante aceitao no mercado por apresentarem baixas perdas no ncleo podendo substituir os transformadores com ncleos de materiais ferromagnticos cristalinos tradicionais (FeSi GO) em sistemas de distribuio de energia eltrica localizados nas zonas rurais ou em locais onde os transformadores operem por longos perodos em baixa carga (carregamentos inferiores a 10% de sua potncia nominal). 2. TRANSFORMADORES AMORFOS Embora as composies qumicas das ligas amorfas termicamente estveis j fossem conhecidas em meados da dcada de setenta, as tcnicas de obteno destes materiais s produziam fitas de uns poucos milmetros de largura. Esta limitao, entretanto, passou a ser superada a partir da produo contnua, em escala maior, pelo processo meltspinning e pelo processo de fundio em fluxo planar (Planar Flow Casting, PFC), patenteado por Narasimhan [2], tornando possvel a produo de fitas mais largas e suas aplicaes em ncleos de transformadores. Nestes processos, a composio bsica da liga fundida e depositada sob presso, na forma de jato contnuo, sobre o substrato de um volante refrigerado que gira a alta velocidade, conforme mostrado na Fig. 1.

Figura 1: Processo de solidificao rpida para obteno de ligas amorfas [Metglas Amorphous Metals]

1. INTRODUO ransformadores de potncia so dispositivos fundamentais para a operao de sistemas de potncia e tm um custo significativo em relao ao total de uma instalao. Alm dos custos de manuteno e substituio, as falhas nos transformadores devem ser levadas em considerao, no sentido de manter tanto a continuidade do fornecimento de energia como os padres mnimos de qualidade estabelecidos para o insumo de energia eltrica, aliado ao equilbrio

Desta forma, o material fundido solidificado rapidamente ao entrar em contato com o substrato, desprendendo-se do mesmo a uma velocidade tangencial que, dependendo do processo, pode atingir de 30 km/h a 100 km/h, para em seguida ser enrolado de forma contnua. Como as taxas de resfriamento so bastante elevadas, entre 104 e 108 K/s, no h tempo para a cristalizao. Assim, o material obtido, embora metlico, mantm uma estrutura atmica desordenada, semelhante aos lquidos ou vidros cermicos.

2.1. Tratamento Magnetotrmico O objetivo do tratamento trmico prover a relaxao estrutural do material amorfo, diminuindo o nmero de vazios. Como as ligas amorfas obtidas por solidificao rpida encontram-se num estado de no-equilbrio, elas devem ser submetidas a um processo de relaxao para o estado de equilbrio metaestvel sempre que o sistema dispuser de mobilidade atmica suficiente, o que favorecido por meio da temperatura. J a imposio de um campo magntico longitudinal durante o ciclo trmico tem por objetivo introduzir uma anisotropia magntica favorvel (permeabilidade magntica elevada) na direo do fluxo magntico lquido produzido pelas bobinas do primrio e do secundrio do transformador. Para que o tratamento magnetotrmico seja realizado com xito impositivo que durante o processo a temperatura do ncleo seja mantida abaixo da temperatura de cristalizao e da temperatura de Curie. Acima desse valor a liga amorfa deixa de ser um material ferromagntico, de alta permeabilidade, para se tornar um material paramagntico, de baixa permeabilidade. Aps o processo magnetotrmico o material do ncleo perde a ductibilidade inicial, tornando-se mais rgido e quebradio, o que requer cuidados adicionais em sua manipulao [3].

[5] e [6]. Nesse contexto, a expresso utilizada para determinar a pior condio de curto-circuito (Icc) para um transformador mostrada em (1).

I cc =

k 2.S n .10 6 3.V .Z

(1)

Onde: k o fator de assimetria; Sn a potncia nominal do transformador [MVA]; V a tenso nominal fase-fase do transformador [V]; Z a impedncia por unidade do transformador. As sees seguintes apresentam as expresses analticas para clculo das foras axiais e radiais, bem como da densidade de campo magntico de disperso. 3.1. Interaes entre as Grandezas Eletromagnticas Com FEMM sero calculadas as grandezas mecnicas e eletromagnticas que atuam sobre os enrolamentos destes transformadores, atravs das Foras de Lorentz e do Tensor de Maxwell. A Fora de Lorentz afirma que a fora por unidade de volume que um campo eletromagntico exerce sobre una densidade volumtrica de carga e una densidade superficial de corrente dada pela equao:

v v v r f = .E + J B

(2)

v f densidade volumtrica de foras (N/m3)


densidade volumtrica de carga (C/m3)

v E v vetor campo eltrico (V/m) J densidade superficial de corrente (A/m2)


Figura 2: Tratamento Magnetotrmico [Vijai Electricals Ltd.]

3. MODELAGEM DO TRANSFORMADOR AMORFO EM CURTOCIRCUITO Em condies normais de operao o campo magntico de um transformador concentra-se preferencialmente no material ferromagntico do ncleo, assim sendo, o fluxo de disperso relativamente pequeno. Sob a ao de um curto-circuito a densidade de fluxo de disperso aumenta significativamente e, por conseguinte, as foras que atuam nos enrolamentos tambm crescem. Considerando que o fluxo de disperso pode ser expresso em funo da corrente nas bobinas e que a fora resultante dada em [4] pode-se concluir que os enrolamentos ficam sujeitos a foras proporcionais ao quadrado da corrente, independentemente do tipo de arranjo dos enrolamentos. Os maiores estresses experimentados pelos enrolamentos so devidos a faltas originadas de curto-circuito trifsico. comum projetar transformadores para resistir ao maior pico da corrente de curto-circuito trifsica em seus terminais, considerando para efeito de clculo que o dispositivo esteja conectado a um sistema supridor com um barramento infinito

Para a determinao das foras magnticas nos domnios fsicos compostos por materiais que possuem permeabilidade relativa unitria, como por exemplo, as bobinas de um transformador, o FEMM dispem de um bloco especfico denominado Foras de Lorentz". Conhecendo a densidade de fluxo magntico radial e axial, assim como as correntes, podem-se calcular as foras eletromagnticas produzidas nos enrolamentos do transformador [8]. Utilizando os resultados de posprocessamento do FEMM sobre as componentes de densidade de fluxo magntico

v Bx

e B y , assim como a corrente

circulando pelo enrolamento, se pode calcular as componentes de foras radiais e axiais, a partir da equao:

v r v v F = J B dV = (J B ) dx dy dz =
=

v v ( J B) r d dr dz

(3)

De acordo o com o tipo de modelo que se pretende trabalhar, a Equao 2 pode ser decomposta nas componentes de coordenadas retangulares o cilndricas, Para os modelos em coordenadas retangulares, temos as seguintes equaes:

Fx = Fy

(J B ).l.dx.dy v v = (J B ).l.dx.dy
v v
y x

Desconsiderando fluxo de disperso nas extremidades, o ampre-voltas (NI) de cada enrolamento so responsveis pela produo do campo axial Ba que mximo na zona do ar entre os enrolamentos. A densidade de fluxo magntico de disperso no ponto mdio entre os enrolamentos pode ser determinada pela equao (7)

(4)

Ba max =

2 4 N I r 10 7 Hw

[T ]

(3) (4)

(7)

Onde:

v J : densidade de corrente na bobina.

l : profundidade do modelo.
As equaes indicadas anteriormente devem ser integradas sobre a rea do enrolamento. Para o modelo em coordenadas cilndricas, temos as equaes:

Onde: 4x10-7 a permeabilidade do ar (mudar se outros meios) em [H / m] N o nmero de voltas do enrolamento Ir o valor RMS da corrente nominal [A] Hw o comprimento axial mdia geomtrica dos enrolamentos em [m]

v v Fr = 2 (J Bz ) r dr dz v v Fz = 2 (J Br ) r dr dz

(6)

Ignorando a reduo da componente axial do campo nas extremidades da bobina, para interagir e do campo de fluxo, (5) gera uma fora radial mdia dada por:

Para a determinao das foras magnticas em domnios fsicos compostos por materiais que possuem permeabilidade relativa unitria, como por exemplo, as bobinas de um transformador, o pacote FEMM dispe de um bloco especfico denominado Fora de Lorentz. 3.2 Clculo de Foras Mecnicas segundo a Norma IEC60076-5 Este captulo visa a definio terica e caracterizao de componentes da fora eletromagntica constam enrolamentos do transformador em condies de curto-circuito. Na seqncia, so apresentadas as equaes para o clculo analtico das foras radiais e axiais utilizando IEC 60076-5. 3.2.1 Clculo de Foras Radiais. Na Figura 3 so apresentadas as foras radiais resultando em bobinas de interior e exterior, como resultado da interao do campo axial ao longo do seu eixo e a corrente atravs das bobinas, os processos de entrada e sada interna e externamente.

Frmed =

2 ( N I r ) Dm 10 7 Hw
2

[N ]
(8)

3.2.2 Clculo de Foras Axiais. As foras axiais neste trabalho sero analisadas sob condies ideais. Em transformadores com distribuio uniforme da fora magnetomotriz em bobinas concntricas de igual durao, possuem foras axiais que ocorrem devido densidade de fluxo radial. Os campos nas duas extremidades das bobinas so direcionados para o ponto mdio dos enrolamentos. Essas foras surgem como resultado do fluxo produzido pelos condutores em paralelo para realizar curso no mesmo sentido. Na Figura 4 apresentada ilustrao da densidade de fluxo magntico e as foras axiais em ambos os enrolamentos para a referida situao, embora haja uma grande fora por unidade de comprimento nas extremidades dos enrolamentos, a fora cumulativa de compresso maior na metade da altura das bobinas nos enrolamentos exteriores e interiores.

Figura 3 Seo transversal de lado de transformador mostrando as foras radiais nos enrolamentos e distribuio da densidade de fluxo axial.

Figura 4 Distribuio do fluxo radial e de fora axial em enrolamentos concntricos iguais.

Para esta condio ideal pode ser obtida diretamente, a soma de compresso axial perto do ponto mdio para ambas as bobinas. O resultado final dado pela equao (10):
Fa = d + d2 2 2 (NI r ) 2 D m d 0 + 1 3 10 7 H w 2

Na tabela 1 so apresentados os principais dados para construo dos enrolamentos.


Tabela 1: Caractersticas dos enrolamentos. (18) Enrolamento Externo Interno Tenso (V) 220 220 Dimenso cobre (mm2) 3,5x4,5 3,5x4,5 Densidade de corrente (A/mm2) 2,58 2,58 Nmero de espiras 66 66 Perdas nos enrolamentos (W) 190 132 Resistncia enrolamentos () 0,040 0,029 Dimetro externo (m) 212x103 167x103 Dimetro interno (m) 193x103 148x103 Altura dos Enrolamentos (m) 155x103 155x103

(10)

Hw Dm d0 d1 e d2

durao mdia geomtrica do enrolamento [m] dimetro mdio do par de bobinas [m] largura do canal entre bobinas [m] largura das duas bobinas concntricas [m]

3.2.3 Caractersticas Construtivas do Transformador 15kVA Para criao do modelo do ncleo foram adotadas cotas utilizadas pela Metglas Amorphous Metals obtidas em seu site.

3.2.4 Simulao do transformador operando em uma situao transitria de curto-circuito. Utilizando o software FEMM feito o modelo com as caractersticas construtivas. Para simulao da situao transitria de curto-circuito, utilizou-se um nominal de corrente 2558A, calculada pela equao (1), utilizando-se um fator de assimetria de 1,6 e tendo o valor da impedncia do transformador em percentual de 3,47%, conforme apresentado na figura 7.

A = Altura da Janela (mm) 203 B = Largura da Janela (mm) 80 102* C = Ncleo Construdo (mm) 73 D = Largura da Fita (mm) 146 R = Raio da Janela (rad) 6.4 *80 para o menor ncleo / 102 para o maior ncleo

Figura 7: Densidade de fluxo magntico no ncleo do transformador: curto-circuito.

Figura 5: Cotas do ncleo amorfo [Metglas Amorphous Metals]

Na figura 6 so apresentados alguns pontos representativos da curva de magnetizao da liga Fe78B13Si9 amorfa aps tratamento magnetotrmico.
2
B, Tesla

Nas figuras 8 e 9 so apresentadas as foras eletromagnticas radiais e axiais, nos enrolamentos externo e interno nos instantes em que a corrente apresenta valor mximo na fase central, correspondentes s condies anteriormente descritas.

1.5

0.5

50
H, A mp/Meter

100

Figura 8: Fora axial e radial no enrolamento externo: curto-circuito.

Figura 6: Curva de magnetizao da Si78Fe13B9 amorfa [10]

Luciano por suas importantes contribuies na pesquisa com dados dos transformadores de ncleo amorfo 7. REFERNCIAS
Azevedo, A. C. Estresse Eletromecnico em Transformadores causado por Curtos-Circuitos Passantes e Corretes de Energizao, (Tese de Doutorado), Ps-Graduao em Engenharia Eltrica, Universidade Federal de Uberlndia, 2007. [2] Narashimhan, M. C. (1979). U. S Patent No. 41425771. [3] Luciano, B. A.; Freire, R. C. S.; Incio, R. C.; Batista, T. C.; e Camacho, M. A. G., Eficincia Energtica Associada aos Transformadores com Ncleo de Liga Amorfa, III CBEE, 2009. [4] Kulkarni, S. V., Khaparde, S. A., Transformer Engineering - Designand Practice, Marcel Dekker, Inc, New York, 2004. [5] Heathcote, J. Martin, J&P Transformer Book, 12th ed., Oxford, Elsevier Science Ltd, 1998. [6] Waters, M., The Short-Circuit Strength of Power Transformers,McDonald & Co. Ltd, London, 1966. [7] IEEE Guide for Failure Investigation, Documentation and Analysis for Power Transformers and Shunt Reactors, IEEE Standard C57.125,1991. [8] JAMALI, S.; ARDEBILI, M.; ABBASZADEH, K. (2005). Calculation of Short Circuit Reactance and Electromagnetic Forces in Three Phase Transformer by Finite Element Method. Proceedings of the Eighth International Conference on Electrical Machines and Systems, 2005. ICEMS 2005. Vol. 3, 27-29 Sept. 2005 Page(s):1725 1730. [9] BERTAGNOLLI, G. (1998). Short Circuit Duty of Power Transformers. 2nd Edition, ABB Trasformatori, Milano, Italy. [10] Luciano, B. A. Estudo de aplicaes da liga Fe78B13Si9 amorfa em ncleos de transformadores de baixa potncia, (Tese de Doutorado) Coordenao de Ps-Graduao em Engenharia Eltrica, Universidade Federal da Paraba, 1995 [1]

Figura 9: Fora axial e radial no enrolamento interno: curto-circuito.

Observa-se que os valores obtidos para as foras radiais e axiais no enrolamento externo foram de aproximadamente 14,8162 kN e 0,08 N, respectivamente e a intensidade da fora radial do enrolamento interno cerca de 15,5461 kN e da fora axial 0,2 N. 4. SNTESE DOS RESULTADOS. Na tabela 2 apresentada uma sntese dos resultados comparando os valores do mtodo analtico com o mtodo numrico. importante enfatizar, que somente os resultados das foras eletromagnticas na direo radial esto mostrados na tabela. Justifica-se este fato, pela dificuldade em se obter os dados para os clculos analticos das foras axiais necessrios para utilizao nas formulaes apresentadas [6].
Tabela 2: Comparao entre a simulao e os clculos analticos. Enrolamento Mtodo Analtico Fora radial (N) Mtodo Numrico Fora radial (N)

8. BIOGRAFIAS
Wellington da Silva Fonseca nasceu no Rio de Janeiro RJ. Possui Graduao em Fsica pela Universidade Federal do Par (2008). Atualmente conclui o Mestrado no Programa de Ps-Graduao em Eng. Eltrica pela Universidade Federal do Par. Suas reas de Interesse: Fsica do Estado Slido, Aplicaes de Novos Materiais Eletromagnticos, Modelagem de Dispositivos Eletromagnticos Utilizando Mtodo de Elementos Finitos. Andrey da Costa Lopes nasceu em Santarm PA. Possui graduao em Engenharia Eltrica pela Universidade Federal do Par (2004), especializao em Engenharia de Segurana do Trabalho pela Universidade da Amaznia (2009) e mestrado em Engenharia Eltrica pela Universidade Federal do Par (2007). Atualmente doutorando e pesquisador da Universidade Federal do Par. Possui experincia na rea de Engenharia Eltrica, com nfase em desenvolvimento computacional para Sistemas Eltrico de Potncia e modelagem de mquinas utilizando Mtodos de Elementos Finitos. Marcus Vinicius Alves Nunes nasceu em Belm PA. Possui Mestrado em Engenharia Eltrica pela Universidade Federal do Par (1996) e Doutorado em Engenharia Eltrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Atualmente Professor Adjunto da Universidade Federal do Par, e Coordenador do Programa de Ps Graduao em Engenharia Eltrica da UFPA; Revisor do VII e do VIII Induscon - Conferncia Internacional de Aplicaes Industriais e IEEE transactions on Power Systems and Energy Conversion- Institute Of Electrical And Electronics Engineers, Inc., e da SBA, peridico da Sociedade Brasileira de Automtica. Tem larga experincia na rea de Engenharia Eltrica, com nfase em Mquinas Eltricas e Dispositivos de Potncia, atuando principalmente nos seguintes temas: aerogeradores de velocidade varivel e de velocidade fixa, realidade virtual aplicada a sistemas de energia eltrica, geradores de induo duplamente excitados, controle inteligente aplicado a sistemas eltricos de potncia e sistemas de energia eltrica.

Externo

19064,3

14816,2

Interno

18255,52

15546,1

5. CONCLUSES No artigo foi apresentada a modelagem computacional de um transformador trifsico com ncleo de liga Fe78B13Si9 amorfa utilizando mtodo de elementos finitos para se fazer a analise de esforos eletromecnicos quando submetidos a correntes transitrias de curto-circuito, assim foi constatado uma grande aproximao dos resultados obtidos pelo FEMM e os resultados analticos provaram um bom desempenho do programa nas simulaes. Observa-se tambm que os grficos de densidade de campo magntico mostraram que quando correntes elevadas circulam nos enrolamentos concntricos durante os curtos-circuitos, alteram o caminho do fluxo, provocando um acrscimo significativo do campo de disperso e conseqentemente das foras radiais. 6. AGRADECIMENTOS Agradecimentos ao Ph.D. David Meeker por disponibilizar para o uso livre do software FEMM e ao Dr. Benedito Antonio

You might also like