You are on page 1of 2

Justificativa e Fundamentao terica1 Na justificativa, o pesquisador deve apresentar as razes da escolha do tema.

Devem ser enfatizados os aspectos inovadores do estudo, apoiando-se em fundamentos, quer tericos quer prticos, que justificam aquela determinada pesquisa. Deve, tambm apresentar a possibilidade de execuo metodolgica de verificao de fenmeno estudado e, ainda apresentar, se possvel, a demanda social que justifica tal iniciativa ou escolha daquele determinado tema e no de outros. A fundamentao terica deve atender s exigncias do tema. O pesquisador deve procurar o mximo de fundamentos tericos para levantar as suas hipteses. O pesquisador sempre um misto de terico e prtico. No existe bom pesquisador que no domine, com certa segurana, a rea de estudo de pesquisa. Neste momento do projeto, devem ser apresentadas todas as concepes tericas pertinentes temtica escolhida. A anlise e a comparao das diferentes perspectivas tericas sinalizam fendas possveis de serem investigadas e, assim, o pesquisador tem a concepo da escolha do tema para a sua pesquisa. Uma vez concebido o tema, cabe ao pesquisador fundamentar todos os aspectos relativos ao campo terico escolhido, especialmente sobre a lacuna ou problema detectado numa, em mais de uma, ou entre vrias teorias. Dessa forma, o conhecimento cientfico se constri. Depois de uma teoria sistematizada, abrem-se as portas para novos objetos de pesquisa, novas questes que, depois de estudadas, podem ratificar ou contrariar a teoria.

GUEDES, Enildo Marinho. Curso de metodologia cientfica. 2. ed. Curitiba: HD Livros Editora, 2000. p. 103-104.

Justificativa Nesta etapa voc ir refletir sobre o porqu da realizao da pesquisa procurando identificar as razes da preferncia pelo tema escolhido e sua importncia em relao a outros temas. Pergunte a voc mesmo: o tema relevante e, se , por qu? Quais os pontos positivos que voc percebe na abordagem proposta? Que vantagens e benefcios voc pressupe que sua pesquisa ir proporcionar? A justificativa dever convencer quem for ler o projeto, com relao importncia e relevncia da pesquisa proposta.

Determinao dos Objetivos: Geral e Especficos Nesta etapa voc pensar a respeito de sua inteno ao propor a pesquisa. Dever sintetizar o que pretende alcanar com a pesquisa. Os objetivos devem estar coerentes com a justificativa e o problema proposto. O objetivo geral ser a sntese do que se pretende alcanar, e os objetivos especficos explicitaro os detalhes e sero desdobramentos do objetivo geral. Os objetivos informaro para que voc est propondo a pesquisa, isto , quais os resultados que pretende alcanar ou qual a contribuio que sua pesquisa ir efetivamente proporcionar. Os enunciados dos objetivos devem comear com um verbo no infinitivo e este verbo deve indicar uma ao passvel de mensurao. Como exemplos de verbos usados na formulao dos objetivos, podem-se citar para: determinar estgio cognitivo de conhecimento: os verbos apontar, arrolar, definir, enunciar, inscrever, registrar, relatar, repetir, sublinhar e nomear; determinar estgio cognitivo de compreenso: os verbos descrever, discutir, esclarecer, examinar, explicar, expressar, identificar, localizar, traduzir e transcrever; determinar estgio cognitivo de aplicao: os verbos aplicar, demonstrar, empregar, ilustrar, interpretar, inventariar, manipular, praticar, traar e usar; determinar estgio cognitivo de anlise: os verbos analisar, classificar, comparar, constatar, criticar, debater, diferenciar, distinguir, examinar, provar, investigar e experimentar; determinar estgio cognitivo de sntese: os verbos articular, compor, constituir, coordenar, reunir, organizar e esquematizar; determinar estgio cognitivo de avaliao: os verbos apreciar, avaliar, eliminar, escolher, estimar, julgar, preferir, selecionar, validar e valorizar.
Fonte: Silva, Edna Lcia da Metodologia da pesquisa e elaborao de dissertao/Edna Lcia da Silva, Estera Muszkat Menezes. 4. ed. rev. atual. Florianpolis: UFSC, 2005. 138p.

You might also like