You are on page 1of 4

Contrato administrativo

Omar Aref Abdul Latif


1. Conceito
Inicialmente registramos que o contrato administrativo regido pela Lei Federal n 8.666/93, a qual trata-se de norma geral e abstrata, e de competncia da Unio. Contrato administrativo todo e qualquer ajuste entre rgos ou entidades da Administrao Pblica e particulares, em que h um acordo de vontade para a formao de vnculo e a estipulao de obrigaes recprocas. Subordinam-se ao regime do contrato administrativo imposto pela Lei n 8.666/93, alm dos rgos da Administrao direta, os fundos especiais, as autarquias, as fundaes pblicas, as empresas pblicas, as sociedades de economia mista e demais entidades controladas, direta ou indiretamente, pela Unio, pelos Estados, Distrito Federal e Municpios (artigo 1, pargrafo nico). Os contratos devem estabelecer com clareza e preciso as condies para sua execuo, expressas em clusulas que definam os direitos, obrigaes e responsabilidades das partes, em conformidade com os termos da licitao e da proposta a que se vinculam.

2. Caractersticas
O contrato administrativo tem as seguintes caractersticas: formal, oneroso, comutativo e intuitu personae. formal porque deve ser formulado por escrito e nos termos previstos em lei. Oneroso porque h remunerao relativa contraprestao do objeto do contrato. Comutativo porque so as partes do contrato compensadas reciprocamente. Intuitu personae consiste na exigncia para execuo do objeto pelo prprio contratado.

2.1. Clusulas Exorbitantes


Apresentadas as caractersticas do contrato administrativo, podemos notar que sua estrutura semelhante ao contrato regido pelo Direito Privado, cuja teoria geral dos contratos aplica-se subsidiariamente aos contratos administrativos. Hely Lopes Meirelles, ensina que: A instituio do contrato tpica do Direito privado, baseada na autonomia da vontade e na igualdade jurdica dos contratantes, mas utilizada pela Administrao Pblica, na sua pureza originria ( contratos privados realizados pela Administrao) ou com as adaptaes necessrias aos negcios pblicos (contratos administrativos propriamente ditos). Da por que os princpios gerais dos contratos tanto se aplicam aos contratos privados (civis e comerciais) quanto aos contratos pblicos, dos quais so espcies os contratos administrativos, os convnios e consrcios executivos e os acordos internacionais.

Todavia, o que distingue o contrato administrativo do privado a supremacia do interesse pblico sobre o particular, que permite ao Estado certos benefcios sobre o particular que no existe no contrato privado. Estes benefcios ou peculiaridades so denominados pela doutrina de clusulas exorbitantes e so previstas nos contratos administrativos de forma explcita ou implcita. Vejamos ento as principais clusulas exorbitantes.

2.2. Alterao Unilateral do Contrato


Os contratos administrativos podero ser alterados unilateralmente, com as devidas justificativas da Administrao Pblica. Cumpre esclarecer que a alterao unilateral limita-se ao objeto e s clusulas regulamentares, significando o modo de sua execuo do contrato administrativo. O artigo 65 da Lei n 8.666/93 traz um rol dos motivos sujeitos a alterao unilateral. Assim, o particular que contrata com o Estado no possuir direitos imutveis no que se refere ao objeto e s clusulas regulamentares. Todavia, toda e qualquer alterao unilateral do contrato deve conservar o equilbrio financeiro inicial, sob pena de enriquecimento ilcito do Estado. O contratado fica obrigado a aceitar, nas mesmas condies contratuais, os acrscimos ou supresses que se fizeram nas obras, servios ou compras, at 25% (vinte e cinco por cento) do valor inicial atualizado do contrato, e, no caso particular de reforma de edifcio ou de equipamento, at o limite de 50% (cinqenta por cento) para os seus acrscimos (artigo 65, 1 e 2). Esclarecemos que nenhum acrscimo ou supresso poder exceder estes limites, sob pena de nulidade do ato administrativo.

2.3. Equilbrio Financeiro


Equilbrio financeiro a relao que as partes pactuaram inicialmente entre os encargos do contratado e a atribuio da Administrao para a justa remunerao pela execuo do objeto do contrato. Em outras palavras, equilbrio financeiro objetiva a manuteno do equilbrio econmico inicialmente assumido no contrato, na hiptese de sobrevirem fatos imprevisveis, ou previsveis porm de conseqncias incalculveis, retardadores ou impeditivos da execuo do ajustado, ou, ainda, em caso de fora maior ou caso fortuito (artigo 65, 6). Havendo alterao unilateral do contrato que aumente os encargos do contratado, a Administrao dever restabelecer, por aditamento, o equilbrio econmico-financeiro inicial, mesmo que a alterao atinja somente o objeto do contrato.

2.4. Reajustamento de Preos


Reajustamento de preos o aumento do valor pactuado no contrato e previsto no edital de licitao, que visa compensar perda decorrente da desvalorizao da moeda ou da elevao dos custos relativos ao objeto. O ndice de reajuste de preo deve ser previsto no edital e no contrato de licitao, sob pena de no alterar esta clusula at o seu trmino, pois no trata de faculdade da

Administrao e sim de acordo contratual que deve ser observado e aplicado quando de sua aquisio. O reajustamento de preos decorre de hiptese de fatos imprevisveis, ou previsveis porm de conseqncias incalculveis, como, por exemplo, a desvalorizao da moeda ou o aumento real dos custos.

2.5. Exceo de Contrato no Cumprido


A exceo de contrato no cumprido exceptio non adimpleti contractus impede ao contratado cessar a execuo do objeto contratual por inadimplncia do Estado. O contrato de Direito Privado permite ao contratado a paralisao da execuo do objeto por inadimplncia do contratante, fato este que o distingue do contrato administrativo porque sempre h, no seu objeto, um servio de natureza pblica outorgada a um terceiro a sua execuo. Assim, em face do princpio da continuidade dos servios pblicos, no permite sua paralisao pelo contratado. Caso haja prejuzos pela inadimplncia do Estado, ser o contratado indenizado, se comprovados. O que no se permite a suspenso da execuo dos servios decorrentes de fatos menores e suportados pelo contratado. O atraso superior a 90(noventa) dias dos pagamentos devidos pela Administrao decorrentes de obras, srvios ou fornecimento, ou parcelas destes, j recebidos ou executados, salvo em caso de calamidade pblica, grave perturbao da ordem interna ou guerra, faculta ao contratado o direito de optar pela suspenso do cumprimento de suas obrigaes at que seja normalizada a situao (artigo 78, XV).

2.6. Controle do Contrato


O controle ou fiscalizao do contrato compete Administrao e, segundo Hely Lopes Meirelles, consiste em supervisionar, acompanhar, fiscalizar e intervir na execuo do contrato para garantir o seu fiel cumprimento por parte do contratado (artigo 58, III).

2.7. Exigncias de Garantia


Poder a Administrao, se prevista no edital de licitao, exigir prestao de garantia nas contrataes de obras, servios e compras (artigo 56). As modalidades de garantias apresentadas pela Lei de Licitao so cauo em dinheiro ou ttulos da dvida pblica, seguro-garantia e fiana bancria. Faculta ao contratado optar por quaisquer destas modalidades ( 1). A garantia no exceder a 5% (cinco por cento) do valor do contrato e ter seu valor atualizado nas mesmas condies daquele ( 2). Todavia, se o contrato tiver como objeto obras, servios e fornecimentos de grande vulto, envolvendo alta complexidade tcnica e riscos financeiros considerveis, demonstrados atravs de parecer tecnicamente aprovado pela autoridade competente, o limite de garantia poder ser elevado para at 10 % (dez por cento) do valor do contrato ( 3).

Ser a garantia prestada pelo contratado restituda aps a execuo do contrato, e, quando em dinheiro, atualizada monetariamente ( 4).

Referncias Bibliogrficas GASPARINI, Digenes. Direito Administrativo. Ed. Saraiva: So Paulo, 1995. JUSTEN FILHO, Maral. Comentrios lei de licitaes e contratos administrativos. Ed. Aide, Rio de Janeiro, 1995. MEIRELLES, Hely Lopes. Direito administrativo brasileiro. Malheiros Editores: So Paulo, 2004. ___________, Hely Lopes. Licitao e contrato administrativo. Malheiros Editores: So Paulo, 1999. MELLO, Celso Antonio Bandeira de. Curso de direito administrativo. Malheiros Editores: So Paulo, 2002.

You might also like