You are on page 1of 2

Fonte de energia solar fotovoltaico

Energia solar obtida atravs da captao de energia luminosa e trmica provenientes do Sol. Painis solares instalados nos tetos das rodovias e aeroportos. A energia solar consiste em uma fonte de energia limpa e renovvel, pois no se finda (o sol existe todos os dias). Dentre os aspectos positivos desta energia podemos destacar: economia, forma segura de gerar energia, no poluente, no influi no efeito estufa, ou seja, no agrava estes problemas de ordem mundial. Tudo por que durante o processo de obteno da Energia solar no preciso turbinas ou geradores (que consomem mais energia e apresenta perigos a quem estiver operando). S existe uma desvantagem desta energia, seu alto custo de obteno, que faz dela uma fonte escassa para os pases mais pobres como o Brasil. Os pases que mais utilizam energia solar so Japo, Alemanha e Estados Unidos. Atravs da conscientizao, esta fonte de energia limpa pode se tornar mais utilizvel, nossos bolsos agradeceriam assim como o meio ambiente.

PAINEL FOTOVOLTAICO

Encarregam-se de capturar a fonte solar, quando a luz incede sobre uma celular fotovoltaica, os fotes que a integram chocam contra os eletres presentes na estruturas de silcio, fornecendo-lhes energia. No interior de cada clula, gera-se assim um fluxo de eltrons, e como as clulas esto ligadas em srie, produz-se corrente eltrica.

CONTROLADOR DE CARGA E DESCARGA um componente utilizado nos sistemas fotovoltaicos para gerenciar e controlar o processo de carga e descarga do banco de baterias. O controlador permite que as baterias sejam carregadas completamente e evita que sejam descarregadas abaixo de um valor seguro. instalado eletricamente entre o painel fotovoltaico e as baterias. Um controlador tpico possui: - Entrada para os painis fotovoltaicos - Sada para baterias - Sada para carga (corrente continua cc). Os controladores modernos utilizam uma tecnologia chamada PWM Pulse With Modulation ou modulao por pulsos ou ainda a tecnologia MPPT Maximum Power Point Tracking para assegurar que a bateria possa ser carregada at atingir sua capacidade mxima. A reposio dos primeiro 70% a 80% da capacidade da bateria so facilmente obtidos, porm os 20% ou 30% finais requerem circuitos mais complexos. BATERIAS As bateriam funcionam, para acumular a energia produzida durante o dia, para que seja utilizada mesmo durante a noite. O uso da energia solar passa ento a ser constante e contnuo evitando-se assim que variaes de insolao afetem o desempenho dos equipamentos instalados. Deve se escolher a bateria conforme a capacidade de armazenaro dela.

INVERSOR Um inverso um aparelho eletrnico que transforma a corrente contnua (cc) da bateria em corrente alternada (CA) equivalente da casa. Permite usar eletrodomsticos, painis e equipamentos industriais a partir das baterias. necessrio saber a potncia requerida pelos aparelhos que voc quer alimentar atravs do inversor. Os eletrodomsticos geralmente comportam uma etiqueta onde est escrita a potncia (em Watt) ou a corrente (em Ampare) que consumem (nesse ltimo caso, basta multiplicar os ampres pela tenso, 115 ou 230VCA, para saber a potncia do aparelho). Tambm preciso considerar a potncia de entrada do aparelho e no a sua potncia de sada.

You might also like