You are on page 1of 3

Humanismo 01.

Leia o texto abaixo: Comigo me desavim Sou posto em todo perigo; No posso viver comigo, Nem posso fugir de mim. Que meio espero ou que fim Do vo trabalho que sigo, Pois que trago a mim comigo, Tamanho inimigo de mim. (Francisco S de Miranda) O poema acima pertence ao perodo do Humanismo. Que aspecto no capaz de distingui-lo das cantigas trovadorescas? a reflexo filosfica. a elaborao do discurso potico. a presena de um eu lrico. a conscincia esttico-formalista. imagens poticas expressivas. 02. Caracteriza o teatro de Gil Vicente: a revolta contra o cristianismo. a obra escrita em prosa. a elaborao requintada dos cenrios e quadros. a preocupao com o homem e a religio. a busca dos conceitos universais. 03. Todos os autores abaixo escreveram obras em versos, mas somente um as escreveu em um gnero literrio diferente dos demais. Qual? Dom Dinis. Paio Soares de Taveirs. Gil Vicente. Francisco S de Miranda. Ferno Lopes. 04. Assinale a alternativa incorreta a respeito da obra de Gil Vicente. Embora servisse para o entretenimento da Corte, seu teatro caracteriza-se por ser primitivo, rudimentar e popular.

Algumas de suas peas tm carter misto, de oscilante classificao como o Auto dos quatro tempos. Apresenta-se como trao de unio entre a Idade Mdia e a Renascena. Ao lado da stira, encontram-se elevados valores cristos. Aprofunda-se nos valores clssicos, seguindo rigidamente os padres do teatro grego. 05. Atente-se para o texto: Ento se despediu da Rainha, e tomou o Conde pela mo, e saram ambos da cmara a uma grande casa que era diante, e os do Mestre todos com ele, e Rui Pereira e Loureno Martins mais acerca. E chegando-se para o Mestre com o Conde acerca duma fresta, sentiram os seus que o Mestre lhe comeava a falar passo, e estiveram todos quedos. E as palavras foram entre eles to poucas, e to baixo ditas, que nenhum por ento entendeu quejandas eram. Porm afirmam que foram desta guisa: --- Conde, eu me maravilho muito de vs serdes homem a que eu bem queria, e trabalhardes-vos de minha desonra e morte! --- Eu, Senhor? disse ele. Quem vos tal cousa disse, mentiu-vos mui gr mentira.

O Mestre, que mais tinha vontade de o matar, que de estar com ele em razes, tirou logo um cutelo comprido e enviou-lhe um golpe cabea; porm no foi a ferida tamanha que dela morrera, se mais no houvera. Os outros todos, que estavam de arredor, quando viram isto, lanaram logo as espadas fora, para lhe dar; e ele movendo para se acolher cmara da Rainha, com aquela ferida; e Rui Pereira, que era mais acerca, meteu um estoque de armas por ele, de que logo caiu em terra morto.

Os outros quiseram-lhe dar mais feridas, e o Mestre disse que estivessem quedos, e nenhum foi ousado de lhe mais dar. O texto transcrito acima de Ferno Lopes e pertence Crnica de D. Joo I. As crnicas de Ferno Lopes caracterizam-se por tentarem reproduzir a verdade histrica como se esta tivesse sido testemunhada. Por outro lado, com Ferno Lopes que a lngua portuguesa inicia o percurso da sua modernidade. Nestes termos, assinale, nas alternativas abaixo indicadas, a que melhor caracteriza o trecho transcrito da Crnica de D. Joo I. Narrao realista e dinmica que quase nos faz visualizar os acontecimentos. Fidelidade absoluta aos acontecimentos histricos. Utilizao de uma linguagem elevada, de acordo com a reproduo dos fatos histricos. Preocupao em mencionar os nomes de todas as pessoas presentes morte do Conde. Exaltao do feito heroico do Mestre ao matar o inimigo do Reino. 06. Assinale a alternativa em que se encontra uma afirmao incorreta sobre a obra de Gil Vicente: Sofre influncia de Juan Del Encina, principalmente no teatro pastoril de sua primeira fase. Seus personagens representam tipos de uma vasta galeria de estratos da sociedade portuguesa da poca. Por viver em pleno Renascimento, apegase aos valores greco-romanos, desprezando os princpios da Idade Mdia. Um dos maiores valores de sua obra ter contrabalanado uma stira contundente com o pensamento cristo. Suas obras-primas, como a Farsa de Ins Pereira, so escritas na terceira fase de sua carreira, perodo de maturidade intelectual. 07. Leia: Conquanto fizesse uma profisso de f profissional no prlogo Crnica del - Rei D. Joo, afirmando no reservar para o seu labor

historiogrfico um lugar para a "fremosura e afeitamento das palavras", a preocupao esttica evidente. O texto refere -se a: Gomes Eanes Zurara Garcia de Resende Ferno Lopes D. Dinis Gil Vicente 08. Leia o trecho abaixo: Todo o mundo: - Folgo muito denganar e mentir nasceu comigo. Ningum: - Eu sempre verdade digo. Sem nunca me desviar. [Berzebu para Dinato] Berzebu: - Ora, escreve l, compadre, No sejas tu preguioso! Dinato: - Qu? Berzebu: - Que Todo o Mundo mentiroso. E Ningum diz a verdade. (Auto da Lusitnia Gil Vicente) No fragmento selecionado, Todo o Mundo e Ningum constituem tipos: arcaicos alegricos amorais polticos religiosos 09. Sobre o Humanismo, identifique a alternativa falsa: Em sentido amplo, designa a atitude de valorizao do homem, de seus atributos e realizaes. Configura-se na mxima de Protgoras: O homem a medida de todas as coisas. Rejeita a noo de que o homem no pode governar seu prprio destino. Designa tanto uma atitude filosfica intemporal quanto um perodo especifico da evoluo da cultura ocidental. Fundamenta-se na noo bblica de que o homem p e ao p retornar, e de que s a

transcendncia liberta o homem de sua insignificncia terrena. 10. Ainda sobre o Humanismo, assinale a afirmao incorreta: Associa-se noo de antropocentrismo e representou a base filosfica e cultural do Renascimento. Teve como centro irradiador a Itlia e como precursor Dante Alighieri, Boccaccio e Petrarca. Denomina-se tambm Pr-Renascentismo, ou Quatrocentismo, e corresponde ao sculo XV. Representa o apogeu da cultura provenal que se irradia da Frana para os demais pases, por meio dos trovadores e jograis. Marca uma transio entre o Trovadorismo e o Classicismo.

GABARITO: 1C - 2D - 3C - 4E - 5A - 6C 7C - 8B - 9E - 10D

You might also like