You are on page 1of 4

OAB 1 FASE- EXTENSIVO VESPERTINO Disciplina: Direito Tributrio Prof. Alessandro Spilborghs Data: 27.08.

2009 Aula n 03 TEMAS TRATADOS EM AULA 1. PROGRESSIVIDADE X SELETIVIDADE PROGRESSIVIDADE Alquotas variadas em razo da base de clculo (em razo da capacidade econmica). Observa o princpio do no confisco SELETIVIDADE A alquota varia por outro motivo, que no a base de clculo. Os impostos que esto sujeitos a seletividade, no observam o principio do no confisco, desde que as alquotas sejam razoveis.

2. IMUNIDADES TRIBUTRIAS So limitaes ao poder de tributar. Ocorre em trs situaes: 1. O ente possui competncia, contudo, no se vale dela; 2. O ente possui competncia, porm a regra no alcana determinada situao; 3. O ente possui competncia, contudo, ela limitada pelo texto constitucional. As regras 1 e 2 so imunidades puras e simples. A regra 3 um elemento de no incidncia qualificada pela Constituio. Imunidade No devido o pagamento do tributo. Regra de no-incidncia prevista na CF. Iseno No devido o pagamento do tributo. 1 conceito: a dispensa legal do pagamento do tributo. 2 conceito: uma regra de noincidncia legalmente qualificada. O fato gerador no ocorre porque a lei retira a situao da hiptese de incidncia. Aplicao de alquota zero No devido o pagamento do tributo. A iseno depende necessariamente de lei (art. 150, 6, CF). A aplicao da alquota zero causa o mesmo efeito que a iseno, mas sem que a o ente tributante dependa do Poder Legislativo alterar seus tributos.

Imunidade Prevista da CF Define competncia tributria No revogada

Iseno Prevista na legislao infraconstitucional Altera o exerccio da competncia Revogvel

A iseno, por regra, deve ser autnoma, ou seja, quem oferece a iseno apenas o prprio ente poltico que possui competncia (art. 151, III, CF). Exceo: iseno heternoma. Ex: no se paga ISS na exportao previsto na LC 116/03 iseno de tributo municipal concedido por lei federal. Ex2: no incide ICMS sobre mercadoria destinada ao exterior (art. 156, 3, CF). Ex3: tratados internacionais podem afastar a cobrana de impostos estaduais e municipais.

CURSO OAB EXTENSIVO VESPERTINO Direito Tributrio Alessandro Spilborghs 27.08.2009 Aula n. 03

Conceito de Imunidade: a imunidade uma regra de incompetncia tributria. So regras de no incidncia constitucionalmente qualificadas. Existem imunidades que se aplicam a impostos, taxas ou contribuies de melhoria. As imunidades que se aplicam aos impostos podem ser classificadas como especficas e genricas. A imunidade especfica atinge impostos especficos. Ex: ITR Se a pessoa possui um nico imvel em zona rural, de pequena gleba, no est sujeito ao ITR. Ex2: ITBI Pessoa quer comprar cotas de uma empresa e oferece um imvel como forma de pagamento. Se o intuito da transmisso do bem imvel for a integralizao do capital social, no incidir o ITBI, salvo se o adquirente tiver como atividade preponderante a venda, compra e locao de bens imveis (art. 156, 2, I, CF). A imunidade genrica pode atingir impostos federais, estaduais e municipais. As imunidades genricas esto previstas no art. 150, VI, CF. So elas: a) Imunidade Recproca Protege o pacto federativo. Veda a cobrana de impostos entre os entes polticos. Essa imunidade se estende s autarquias e fundaes desde que suas atividades sejam vinculadas a suas finalidades essenciais ou delas decorrentes. No se aplica a empresa pblica e sociedade de economia mista. Exceo: ECT Correios (empresa pblica) e CAERD companhia de gua e esgoto do Estado de Rondnia (sociedade de economia mista) gozam da imunidade recproca porque prestam servios essenciais estatais prestados a toda populao. b) Imunidade Religiosa (Art. 150, 4, CF) Protege a liberdade de liturgia e os templos de qualquer culto. No caso de estacionamento do templo que cobra pelo seu uso se for utilizado para as finalidades essenciais, no incidir IPTU. Ateno: por fora do art. 123, CTN, as convenes particulares no podero ser opostas contra a Unio. Nesse caso, se ficou acordado entre locador e locatrio que o locatrio deveria pagar o IPTU e este no o faz, o Fisco cobrar o tributo do proprietrio do imvel, no podendo este se eximir do pagamento alegando ter sido pactuada condio diversa no contrato de locao. Ex: uma igreja busca angariar fiis e ampliar a divulgao de seu culto atravs de um canal de televiso. De acordo com a CF, os canais de radiodifuso sonora ou de sons e imagens que forem de recepo livre e gratuita, esto imunes ao ICMS. Ateno: qualquer canal de radiodifuso, desde que seja livre e gratuita a sua transmisso, estar imune ao ICMS (Art. 155, 2, X, d, CF). O ICMS possui quatro imunidades especficas, ou seja, no incide ICMS: Na exportao; Nas operaes interestaduais que envolvam petrleo e energia eltrica. Sobre o ouro como ativo financeiro ou instrumento cambial; Canal de rdio ou tv de recepo livre e gratuita. c) Imunidade Condicional ou Subjetiva Protege: Partidos Polticos;

CURSO OAB EXTENSIVO VESPERTINO Direito Tributrio Alessandro Spilborghs 27.08.2009 Aula n. 03

Sindicatos; Entidades de Assistncia Social Entidades Educacionais.

desde no possuam fins lucrativos

O art. 14, II do CTN prev que entidades sem fins lucrativos so aquelas que no distribuem seu lucro, aplicam integralmente seus recursos no Pas e possuem livros contveis regulares. Para garantir a imunidade, esses trs requisitos devem ser observados. O STF entende que esses requisitos devem ser observados pelas entidades educacionais e de assistncia social, pelos partidos polticos e tambm os sindicatos. Smula 724, STF: os imveis pertencentes a estas entidades permanecero imunes ao pagamento de IPTU, ainda que alugados a terceiros, desde que o dinheiro auferido com os aluguis seja repetido s suas finalidades essenciais. d) Objetiva Protege livros, jornais, peridicos e o papel destinado a sua impresso. O objetivo dessa garantia assegurar a liberdade de informao. Ex. de peridicos: guia de ruas, lista telefnica, revistas, etc. A imunidade aplica-se apenas ao papel, mas no tinta.

CURSO OAB EXTENSIVO VESPERTINO Direito Tributrio Alessandro Spilborghs 27.08.2009 Aula n. 03

QUESTES SOBRE O TEMA: 1. (OAB CESPE 2009.1) O princpio constitucional da imunidade recproca (A) no se aplica aos impostos diretos, abrangendo apenas os indiretos. (B) extensivo s autarquias e s fundaes institudas e mantidas pelo poder pblico, no que se refere ao patrimnio, renda e aos servios, vinculados a suas finalidades essenciais ou s delas decorrentes. (C) no se aplica aos municpios, abrangendo apenas a Unio, os estados e o DF. (D) aplica-se aos entes polticos que exeram atividade econmica em concorrncia com o particular. 2. (OAB CESPE 2009.1) Entidade beneficente de assistncia social sem fins lucrativos pode gozar, desde que atenda aos requisitos legais, de imunidade de (A) impostos sobre o patrimnio, renda e servios e de contribuies para a seguridade social. (B) quaisquer impostos, mas no de contribuies para a seguridade social. (C) contribuies para a seguridade social, a despeito de ter de pagar impostos sobre patrimnio, renda e servios. (D) impostos sobre o patrimnio, renda e servios, mas no de contribuies para a seguridade social. 3. (OAB/CESPE 2007.3.PR) Considera-se constitucional projeto de lei que (A) tribute a renda dos servidores dos estados em nveis superiores aos que fixa para os servidores federais. (B)institui iseno de ICMS nas regies mais pobres do Brasil. (C) institua alquotas de IPI inferiores para produtores instalados nas regies mais pobres do Brasil. (D) tribute a renda das obrigaes da dvida pblica dos estados em nveis superiores aos que fixa para as obrigaes da Unio.

GABARITO: 1. B 2. A 3. C

CURSO OAB EXTENSIVO VESPERTINO Direito Tributrio Alessandro Spilborghs 27.08.2009 Aula n. 03

You might also like