You are on page 1of 3

CILADAS NO CAMINHO DA ASCENSO ESPIRITUAL.

Autores de livros de autoajuda frequentemente listam colees de atitudes e sentimentos que resultam em entraves para a trajetria daqueles que se empenham na sua evoluo espiritual. Aqui vai a nossa lista de observaes para o seu autoexame, com itens que consideramos perigosas armadilhas sempre espreita do Ego desavisado e que podem conduzir a enganos, resultando em grande perda de tempo na senda: 1. No reconhecer a negatividade do seu Ego como fonte primeira de todos os problemas, tudo atribuindo a fatores exteriores. Deixar de vigiar e educar de modo correto o seu Eu Interior, mergulhando intensamente na vida espiritual e tudo ao sobrenatural atribuindo, em desconsiderao ao aspecto psicolgico da sua personalidade. 2. "Amar" aos outros, descurando a si mesmo. Utilizar o libi do "servio ao prximo", ignorando as responsabilidades para consigo prprio e para com os seus dependentes imediatos. Quem no ama a si mesmo incapaz de amar a quem quer que seja. S compartilha quem dispe de algo a ser compartilhado. A Escola Terra destina-se ao burilamento do Eu Divino que se encontra em estado bruto e revestido por camadas egicas no interior de cada um. 3. Comer incorretamente, ignorando a constituio qumica do seu corpo fsico. Acreditar que numa alimentao que restrinja o prazer degustativo, ou no jejum, encontrar as chaves mgicas da ascenso espiritual. No praticar exerccios fsicos para cuidar do corpo fsico que, afinal, o nosso instrumento principal. Tender para o ascetismo e desligar-se demasiadamente das coisas da Terra, vitais para a nossa experincia em matria. Identificar-se excessivamente com seus corpos mental ou emocional, sem ter ainda atingido o equilbrio necessrio. Considerar-se evoludo demais para estar na Terra, ao invs de tentar contribuir para uma mudana de paradigma aqui e agora. 4. Exercer domnio sobre os outros atravs de ameaas e manipulaes, sufocando as manifestaes do seu livre-arbtrio. Deixar-se enredar pelo glamour e iluso dos prprios poderes, acabando por esquecer o amor incondicional - onde reside o poder espiritual supremo. Ter a pretenso de acreditar e assegurar que est no "final da roda encarnaes". 5. Tornar-se um extremista fantico, sem enxergar o equilbrio do caminho do meio. Buscar argumento e justificativa nos dogmas das religies formais, sem exercer com lucidez o seu prprio discernimento. Apoiar-se e depender da figura de um sacerdote ou guru como intermedirio entre si e o Divino. 6. Tornar-se sisudo, autoritrio e formal, a ponto de privar-se da alegria e da diverso.

Mascarar tranquilidade e suavidade, enquanto a presuno interior ferve com irritao e intolerncia. 7. Ser indisciplinado nas suas prticas espirituais, abandonando-as quando se envolve num relacionamento amoroso e conferindo prioridade a ele, em detrimento do seu processo interno. 8. Esperar que Deus, os Mestres ascensionados - ou seja l quem for resolvam todos os seus problemas, intercedam pelas suas dvidas crmicas ou assumam as suas responsabilidades. Acreditar que algum teve o privilgio de nascer "pronto" e que os Seres e Mestres ascensionados no trilharam o mesmo caminho dos desafios, provas que a evoluo requer. 9. Convencer-se de que o sofrimento e o cultivo da pobreza so mritos que podero acelerar a sua evoluo ou engrandec-lo espiritualmente. O trabalho eficiente que produz frutos e riqueza que a muitos beneficia uma bendita misso na Terra. Cada um tem o direito de honrar o seu prprio esforo e reconhecer o seu valor. O manto da humildade costuma servir de disfarce para a arrogncia e o orgulho exacerbado. Falsa humildade no deve ser confundida com elevao espiritual. Quem conhece a sua verdadeira e nfima dimenso perante o Divino, no precisa mascarar humildade, inferiorizando-se perante os seus semelhantes. 10. No fechar o seu campo energtico, convencido de que "as boas intenes" o tornam imune a todas as influncias negativas. Achar que, partindo da premissa de ser merecedor, seus desejos e pedidos devem ser sempre "atendidos". Ser bem-sucedido muito gratificante, mas o objetivo principal da vida no a obteno de tudo o que se deseja. 11. Viver na zona de conforto relaxando a vigilncia sobre suas falhas, acreditando que est imune a quedas e retrocessos. 12. Ler demais, no meditar o bastante e colocar em prtica menos ainda. 13. Considerar uma grande honraria poder servir como canal para entidades de outros planos, ao invs de expressar a sua prpria voz. preciso estar ciente de que, mesmo o mais evoludo dos Seres - da Terra ou de outro orbe - no detm o conhecimento total ou poderes ilimitados. Esta uma prerrogativa da Divindade Suprema - que comanda todo(s) o(s) Universo(s) com seus muitos trilhes de galxias. 14. Forar a elevao da sua kundalini e a abertura dos chakras, sem ter ainda o necessrio amadurecimento em outros aspectos, como se isso, por si, assegurasse o acesso ao "nirvana". Portanto, o ideal procurar equilibrar e integrar intuio, intelecto, sentimento e instinto, cada qual na sua devida proporo e valor. 15. Considerar o seu caminho espiritual - quando no o nico-melhor do que o dos outros e aferrar-se a este caminho como Verdade nica e definitiva, sem considerar que as vias so inmeras e que a impermanncia constante no Universo manifestado.

prefervel abster-se de discusses ou da pretenso de, no entusiasmo das suas experincias, convidar o outro a experimentar as vivncias que so suas. Para cada patamar h afinidades prprias e experincias particulares. 16. Julgar as pessoas em funo da sua antiguidade na senda espiritual ou do nvel de iniciao que alcanaram. Gabar-se das prprias faanhas espirituais ou das dos seus mentores e guias. Forar com ansiedade as prximas etapas, ao invs de concentrar-se na realizao do trabalho - e nos dissabores - da etapa atual. 17. Competir, comparar-se com outras pessoas e acabar invejando o sucesso alheio, ao invs de perceber que somos nicos, com dons e potencialidades prprias, cada qual segundo circunstncias e vivncias especficas. Por fim, jamais esquecer que o Caminho individual e, portanto, solitrio. No se imbuir da busca infrutfera de uma eventual "alma gmea", sem perceber que a sua prpria Alma - a Mnada - dispe de ambas as polaridades para se complementar plenamente. Por ya gbmi Eliane Haas y gb Efunlase www.aguiadourada.com

You might also like