You are on page 1of 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO INSTITUTO DE CINCIAS HUMANAS E SOCIAIS ICHS DEPARTAMENTO DE LETRAS Disciplina: Estgio Supervisionado Ensino

no mdio II Professora: Andressa C. C. Barboza Aluna: Mara Jnia de Assis Relatrio do filme Escola da Vida

1.Introduo 1.1 Ficha tcnica completa do filme Ttulo original: School of Life Ano: 2004 Tempo: 113min Censura: 14 anos Pas: Canad, EUA Formato de Tela: Fullscreen Regio: 4 Legenda: Ingls, Portugus Adio: Ingls (Dolby Digital 5.1, Dolby Digital 2.0)/ Portugus (Dolby Digital 2.0) Produtora: California Filmes

1.1 Identificao dos personagens principais (nome e breve descrio de sua atuao no enredo) So dois os personagens principais: o Senhor D Ryan Reynolds professor de Histria e o Matt David Paymer professor de Biologia. Eles se diferenciam por apresentar metodologias diferentes. O Matt busca prosseguir com a metodologia do seu pai Norman Warner (John Astin), que falece durante uma palestra, cujo ttulo de melhor professor do ano j o acompanhava h 43 anos, e o Professor D, que utilizava metodologias criativas e modernas. E a partir desse novo mtodo que ele chama ateno, tanto dos alunos quantos professores e demais funcionrios. Ele admirado e se torna um exemplo para o professor Matt, que passa a adotar a mesma estratgia de ensino de Sr. D.

1.2. Motivao: ligao entre a temtica do filme e a disciplina O filme Escola da vida tm elementos pertinentes ao ramo da educao, fazendo aluso aos mtodos e comportamentos encontrados nas instituies escolares, pois faz ampla referncia metodologias pedaggicas de ensino diferentes utilizadas pelos professores. Durante a realizao do estgio, somos levados a refletir sobre a postura dos nossos professores e dos professores que nos acompanham no estgio, e assim construmos um fazer que seja nosso, uma postura que seja nossa, mas que tenha como foco a transposio do conhecimento. Em fim, a proposta do filme gira em torno da mudana de metodologia de ensino, quando estas se tornam falhas. 2. Desenvolvimento 2.2 Sntese da histria um filme que passado numa escola tradicional mas o diretor d abertura a metodologias pedaggicas novas. Assim, trata-se a histria de um professor que fora contratado para substituir um professor que veio a falecer. A diferena das idades entre os dois professores, e as diferentes metodologias empregadas por cada um deles a temtica principal da histria. O filho desse professor que faleceu tambm trabalhava nessa mesma escola, e a chegada desse novo professor criou uma mudana no comportamento de todos da escola, uma vez que sua metodologia de ensino era bem diferente da tradicional, assim, ele se torna um candidato ao ttulo de melhor professor do ano, que seria disputado por Matt, filho do professor falecido Norman. Quando Matt descobre sobre a doena do Sr. D. e que ele havia levado uma foto que tirara com seu pai, onde o mesmo o elogia, comea a perceber que ele no havia compreendido nada daquilo que o seu pai tentara ensin-lo. Assim ele muda a sua atitude e metodologia dentro da sala de aula, passando a adotar a mesma metodologia e postura do Sr. D. 2.3 Momentos do filme considerados mais importantes (com justificativas) Apresentao do Sr. D Pois com poucas palavras ele consegue conquistar toda a turma. Percepo do uso de uma metodologia atrasada por parte do Matt Pois essa percepo importante para que, como professores e detentores do conhecimento, possamos permanecer por este caminho ou mudarmos de caminhos conforme o que a turma, em que estivermos lecionando, exija. Metodologia usada pelo Sr. D Quando o Sr. D chega na escola com toda a sua metodologia diferencial, ele muda no somente os alunos, mas toda a escola.

Temos que ser como este professor, que capaz de mudar o pensamento de professores tradicionais, pensando sempre na busca de uma educao de qualidade. Dilogos entre o Matt e seu filho Pois seu filho faz com que ele repense sobre muitas de suas atitudes, e faz com que ele veja o seu pai, o Sr, Norman com outros olhos. 2.4 Momentos de maior relao com a disciplina Quando a metodologia do Sr. D mostrada como estratgia para se educar as crianas, fazendo com que repensemos sobre nossa postura como futuros professores, principalmente sobre o que devemos levar de nossa trajetria escolar. Devemos sempre buscar inovar as prticas educacionais tradicionais, para isso que realizamos o estgio, para levar para as escolas um pouco dos nossos pensamentos inovadores e diferenciais. 3. Concluso 3.1. Opinio pessoal sobre o filme O filme muito legal, a histria dele condizente com a realidade, pois demonstra duas posies opostas de professores que trabalham em uma mesma escola. Mostrando que possvel termos posies diferentes de outros professores, mesmo quando essa escola considerada tradicional. 3.2 Grau de satisfao das expectativas pessoais J havia assistido a este filme, porm no com essa viso e percepo. A histria do filme muito legal e real, mas triste ao mesmo tempo, pois a morte do Sr. D, faz com que realmente tomemos a nossa profisso com prazer, pois como ele, mesmo no fim da vida, nunca desistiu de lecionar, de passar para os alunos um pouco do conhecimento que ele possua. 3.3 Sugestes para futuras sesses. Escritores da Liberdade Histria de uma professora que gasta seu dinheiro para que os alunos tenham livros que possam ler; Meu mestre minha vida Assim como Escola da Vida, esse filme traz uma abordagem muito parecida. 4. Anexos 4.1 Crticas sobre o filme. No tenho crtica sobre ele, pois o filme muito bom e aborda temas reais para o nosso cotidiano de professor.

You might also like