You are on page 1of 3

UFG CAC 2012 Graduando: Leonardo Borges Docente: Fabiana Sociolingustica Fichamento texto 7

11/06/2012

Norma Lingustica A dicotomia saussureana lngua/fala fez- se corresponder lngua a cdigo e fala mensagem. ... Cdigo: conjunto de elementos simblicos e de regras com que os contedos que se deseja transmitir so cifrados em mensagens.(COELHO, 2005, p.67). Por lngua entende-se a linguagem humana historicamente definida, o que significa consider-lo tendo como ponto fundamental a relao de sua origem, elaborao e desenvolvimento com o esforo histrico cultural de um povo determinado. ( Coelho,2005,p68). ... A lngua portuguesa comporta um sub- cdigo ou sub-sistema ( uma variedade lingustica) brasileiro um sub-cdigo portugus e alguns sub- cdigos africanos. (COELHO, 2005, p.69) ... Tais sub-cdigos [...] ou sub-sistemas existentes numa sociedade considerada na sua totalidade a lngua seria, assim,assim um diassistema.(COELHO,2005,p69). ... Entre a lngua sistema abstrato formal e a fala atividade do individuo no momento da comunicao , Cose riu (1969,p11-13), faz entervir o conceito de norma.(COELHO,2005,p.70). No conceito de norma aparecem, pois os aspectos de aceitabilidade e imposio.[...] no h apenas um padro normal, mas vrios padres normais. (COELHO, 2005, p.71). Num ato comunicativo entre um remetente e um destinatrio de duas comunidades distanciadas uma da outra, a comunicao e feito dentro de rea de interseco das duas normas: quanto maior a distncia entre elas menor ser a rea de interseco menor o campo de entendimento. (COELHO, 2005,p.72)

Necessariamente na organizao interno da lngua estruturas de realizao que manifestem todo gama de diversificao social encontrada. (COELHO,2005,p73). As normas no so apenas variedades demarcadas geograficamente .[...] no duplo sentido que esta palavra apresenta: padro aceito como normal pela comunidade ou grupo e tambm regra de conduta, lei, comportamento imposto coercivamente . (COELHO,2005,p73) possvel encontrar variedades que tenham como indicadores de suas unidades, fatores de ordem e natureza scio- cultural e no fatores de ordem geogrfica. ( COELHO,2005,p74). Tipo de variedade coletiva a chamada norma oficial, por alguns (muitos) denominada norma culta. Trata se da norma utilizada nos documentos e em situaes oficiais, nos trabalhos intelectuais- cientficos, artsticos, administrativos tambm usada pelos meios de comunicao de massa. (COELHO, 2005, p.75). H assim, dois tipo distintos de normas lingusticas: A) Variedades geogrficas, marcadas e delimitadas no espao: so os chamadas variedades regionais ou os falares locais ou ento [...]dialetos; B) Variedades scio-culturais afetivas por uma classe, categoria ou grupos sociais; variedades lingusticas decorrentes do convnio social provocados pelo ambiente cultural e scia-politico das pessoas so denominadas dialetos sociais ou simplesmente socioletos. (COELHO, 2005, p.76) Verificando as variedades [...] Linguisticamente consideradas isto , tendo por base a lgica de suas prprias estruturas, uma to correta quanto a outra. ( COELHO, 2005, p.76) Talvez seja mais proveitoso ao aluno e mais justificvel e prudente por parte do professor [...] mostra a existncia de outras normas e trat-las com o mesmo respeito que se tem as normas de prestgios. (COELHO, 2005, p.77) Uma pessoa se expressa (e com isso, quer se dizer que expressa a si mesma) a partir e atravs de uma norma pela qual se torna aceita e reconhecida em seu grupo.[...] As pessoas no existem fora de grupos sociais, mesmo que queriam, e so todas originrios de uma determinada localidade geogrfica. (COELHO, 2005, p.78) Qualquer mudana lingustica- o ensino da norma oficial, por exemplo implica uma mudana no s de hbitos adquiridos, mas da maneira de o

individuo se ver dentro da totalidade da qual faz parte e busca participar. ( COELHO2005, p.79) (...)A substituio mecanicamente imposta, pode levar, em muitos casos a um desagregar se dos individuo, a um tornar se um eu sozinho, ou um eu alheira do, que seriam formas e graus diferentes de um eu- patolgico.( COELHO, 2005, p79) A norma oficial um socioleto como qualquer outro, uma entre as vrias normas e tem sua legitimidade firmada em certos razes histricos, polticas e prticas, e , por essas mesmas razes limitadas.(COELHO, 2005, p.80) Confundir a norma oficial com a prpria lngua no conhecer o fenmeno da diversidade lingustica. ( COELHO, 2005, p.80). A lngua existe na sociedade global como uma virtualidade disponvel, isto seus elementos constitutivos e as possibilidades combinatrias esto em disponibilidades e prontos para serem selecionados no ato de fala individual. ( COELHO, 2005, p.81).

Referencia bibliogrfica COELHO, Braz Jos. A comunicao verbal e suas implicaes didticopedaggicas. 3 ed. Goinia: Trilhas Urbanas. 2005, p. 67-82.

You might also like