You are on page 1of 14

A HARMONIA DOS PODERES NA ELABORAO DO ORAMENTO PBLICO1 Kellen Barbosa da Costa2 RESUMO: Oramento Pblico o planejamento feito pela

a Administrao Pblica para atender, durante determinado perodo, aos planos e programas de trabalho por ela desenvolvidos, objetivando a continuidade e a melhoria quantitativa e qualitativa dos servios prestados sociedade. O oramento um processo contnuo, dinmico e flexvel, que traduz, em termos financeiros, para determinado perodo, os planos e programas de trabalho, ajustando o ritmo de execuo ao fluxo de recursos previstos, de modo a assegurar a contnua e oportuna liberao desses recursos. No entanto, devido s ingerncias polticas na repartio oramentria, pois o Chefe do Executivo e dos Membros do Legislativo utilizam essa funo de repartio oramentria como instrumento de poder ao seu favor, por entenderem que a repartio oramentria discricionria. Visa esse artigo expor que h regulamentao e limitao dos Poderes na proposta de Lei Oramentria e devem as pessoas pblicas respeitar essas limitaes a fim de alcanar o interesse pblico. PALAVRAS CHAVE: Administrao Pblica Oramento Repartio Oramentria. ABSTRAT: Budget Public is the planning made by Public administration about to attend durante determined period aos plans end programs of I work for her developed the continuity end the betterment quantitative end qualitativa from the service provider on the society. The tender that's a I sue continual , dynamic end bendy, what translated terms financiers, about to determined period, the schemes end programs of I work ajustando the tempo of execution the flow of resources foreseen, in order to ensure the continual end oportuna liberation of this resources. However, due to intervene policies on department budgetary, as the leader of the Executive end from the Members of the Legislative uses this function of department budgetary as the means of of be able at your favor, for we'll understand what the department budgetary is discretional. Aim at this review expose what ago regulation end limitation from the Powers on proposal of Law Budgetary end owes the people publics respect those limitations for the purpose of to achieve the interest public. KEYWORDS: Adminstration Public Budget - Budgetary Distribution. SUMRIO: Introduo; 2. Breve Contexto Histrico - Origem do Oramento Pblico, 3. O Sistema Oramentrio Atual, 4. Da Iniciativa da Proposta da Lei Oramentria e suas Emendas, 5. Das Emendas Parlamentares na Proposta de Lei Oramentria, 6. Da Necessidade de se Respeitar o Princpio da Separao dos Poderes na Lei Oramentria, 7. Do Abuso do Poder Legislativo quando da Anlise do Projeto de Lei Oramentria Anual; 8. Consideraes finais; 9. Referncias.
Artigo apresentado no Curso de especializao Latu Sensu em Administrao Pblica IX Turma, da Fundao Universidade Federal de Rondnia UNIR, sob orientao do Professor e Mestre Francisco Paulo Duarte. 2 Assessora Jurdica, graduada em Direito pela Faculdade de Cincias e Letras de Rondnia FARO, Porto Velho-RO.
1

2 1. INTRODUO
Administrar a coisa pblica aplicar a Lei de Ofcio, posto que o gestor pblico s deve fazer o que a lei lhe autoriza, na forma e nos limites em Lei (Seabra Fagundes).

O Estado nacional, por meio de seus rgos administrativos Poder Executivo, Legislativo e Judicirio -, o ente responsvel pela gesto da mquina pblica voltada para o desempenho das atividades pblicas imediatas que a ordem jurdica lhe atribuiu (sade, educao, tributao, planejamento, ordem pblica etc.). No entanto, alm do Estado necessitar de recursos financeiros para possibilitar o desempenho regular de suas funes fundamental a distribuio eqitativa desses recursos aos seus rgos pblicos. Porm, nessa diviso o centro de lides polticas entre os rgos pblicos para ver quem obtm a maior quantia da verba pblica, deixando de lado a repartio financeira de acordo com o que cada rgo necessita realmente. Portanto, o que se pretende neste artigo expor a necessidade de regulamentao da repartio oramentria, visando que essa funo de repartio no seja instrumento financeiro de controle do Poder Executivo e nem do Poder Legislativo. Dessa forma, cada rgo poder planejar seus gastos com justificativas, tirando do Chefe do Executivo a possibilidade de distribuio discricionria da verba pblica, e por conseqncia o Estado ter a possibilidade de atingir seus objetivos com autonomia, imparcialidade e sem entraves polticos. 2. BREVE CONTEXTO HISTRICO - ORIGEM DO ORAMENTO PBLICO A origem do oramento pblico vem desde 1212 quando os bares ingleses exigiram que o rei submetesse previamente a eles os tributos que seriam cobrados dos sditos. Posteriormente, em 1689, surgia na Inglaterra obrigatoriedade de aprovao das despesas pelo Parlamento. A partir da revoluo francesa, em 1789, e, na Amrica, com a revoluo norte-americana, em 1776, o oramento tornou-se norma como instrumento de controle das finanas governamentais. No Brasil, foi na Constituio de 1824 que surgiram as primeiras exigncias de elaborao formal de oramento por parte das instituies imperiais. O primeiro Oramento brasileiro foi aprovado em 1830, fixando as despesas e

3 orando as receitas das antigas provncias para o exerccio a iniciar em julho de 1831. Com a Constituio de 1891, a elaborao do Oramento passou a ser funo privativa do Congresso Nacional. Na Constituio outorgada de 1934, a competncia da elaborao da proposta oramentria foi atribuda ao Presidente da Repblica. O legislativo encarregava-se da votao do oramento e do julgamento das contas do presidente, contando com o auxlio do Tribunal de Contas. Posteriormente, com a Constituio de 1946, o oramento voltou a ser do tipo "misto": o Executivo elaborava o projeto de lei de oramento e o encaminhava para discusso e votao nas casas legislativas, imperando esse sistema at os dias de hoje. 3. O SISTEMA ORAMENTRIO ATUAL A Constituio Federal de 1988 em seu art. 165 dispe que o todo Governo tem que elaborar um planejamento oramentria, divido em trs fases que correspondem em forma de Leis: Lei do plano plurianual PPA -, Leis das diretrizes oramentrias LDO e Lei oramentria anual - LOA. Os trs documentos acima devem guardar correspondncia entre si e mais do que isso deve ser obedecido o grau de importncia que cada documento representa no processo integrado planejamento e oramento. O Plano Plurianual consiste em planejamento estratgico de mdio prazo, que contm os projetos e atividades que o governo pretende realizar, ordenando as suas aes e visando consecuo de objetivos e metas a serem atingidas nos quatro anos de mandato (JUND, 2006, p. 89). O Plano Plurianual procura ordenar as aes do governo que levem ao cumprimento dos objetivos e metas fixados para os governos federal, estaduais e municipais. O Plano Plurianual de aes contm: a) As diretrizes, os objetivos e as metas da administrao pblica para despesas de capital e outras delas decorrentes; b) As diretrizes, os objetivos e as metas da administrao pblica para os programas de durao continuada. O PPA elaborado para o perodo de quatro anos. Tendo os seguintes elementos essenciais:

4 I - Planejamento estratgico compreendendo a avaliao da situao atual e perspectivas para desenvolver aes governamentais futuras e continuadas; II - Programas definindo as aes que propiciaro o alcance dos objetivos de governo. J a Lei das Diretrizes Oramentrias o instrumento de conexo entre o planejamento e oramento, previsto na Constituio Federal (JUND, 2006, p. 102), tendo como objetivos fundamentais: a) orientar a elaborao da lei oramentria anual, bem como sua execuo; b) dispor sobre as alteraes na legislao tributria; c) estabelecer a poltica de aplicao das agncias oficiais de fomento (bancos oficiais). So matrias passveis de incluso na Lei de Diretrizes Oramentrias: I - limites oramentrios do Poder Legislativo; II - normas de concesso de vantagens ou aumento de remunerao, criao de cargos ou alteraes de estrutura de carreiras e a admisso de pessoal. A LDO estabelece as metas e prioridades da Administrao, incluindo as despesas de capital para o exerccio financeiro subseqente. Orienta as bases de elaborao da lei oramentria anual, dispem sobre as alteraes na legislao tributria local, o equilbrio entre receitas e despesas, critrios e forma de limitao de empenhos nas hipteses legais, normas relativas ao controle de custos e dos resultados dos programas financiados com recursos dos oramentos. A apresentao da LDO compreende a elaborao dos seguintes documentos: I - Mensagem - apresentando as linhas gerais da proposta oramentria; II - Projeto de Lei - discorrendo sobre os seguintes temas: a) Disposies preliminares, sobre o contedo da LDO; b) Prioridades e metas da administrao; c) Estrutura e organizao do Oramento; d) Diretrizes para elaborao e execuo do Oramento. III - Disposies sobre: a) Despesas com Pessoal e Encargos sociais; b) Receita e alteraes na legislao tributria; c) Dvida pblica do municpio; d) Disposies finais.

5 A Lei Oramentria Anual compreende a programao das aes a serem executadas, visando viabilizao das diretrizes, objetivos e metas programadas no Plano Plurianual, buscando a sua concretizao em consonncia com as diretrizes estabelecidas na Lei de Diretrizes Oramentrias (JUND, 2006, p. 105). E, conter o oramento referente aos Poderes do Estado, seus fundos, rgos e entidades da Administrao direta e indireta, inclusive fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico; o oramento de investimentos das empresas em que o ente poltico detenha, direta ou indiretamente, a maioria do capital social com direito a voto, inclusive o oramento da seguridade social, e abrangendo todas as suas entidades. A lei oramentria anual no contm dispositivos estranhos previso da receita e fixao das despesas, no se incluindo na proibio a autorizao para abertura de crditos suplementares e contrataes de operao de crdito, inclusive por antecipao de receita nos termos da lei. Podemos, ento, estabelecer a seguinte concluso sobre as Leis Oramentrias: Os programas do PPA tero metas e indicadores quantificados, a LDO definir metas para o prximo exerccio e a LOA reservar recursos para sua execuo anual Em linguagem mais clara: o plano plurianual deve ser discutido e elaborado antes das diretrizes oramentrias. E estas devem vir antes que sejam elaborados os oramentos anuais. Infelizmente em algumas administraes pblicas so ignoradas as sequncias de definies e estratgias governamentais. As discusses das aes, bem como as definies de valores que comporo a proposta oramentria antecedem aos procedimentos com vista a compor o plano plurianual de atividades. como admitir que o plano plurianual se ajustasse ao oramento. O resultado disto tem sido a produo de dois documentos fora da realidade e dissociados em todas as suas fases. Sem contar que, ao longo do exerccio financeiro, o oramento submetido alteraes em termo fsico e financeiro, sem a preocupao de levar em conta a existncia das metas programadas no plano plurianual de atividades.

6 4. DA INICIATIVA DA PROPOSTA DA LEI ORAMENTRIA E SUAS EMENDAS Quanto ao procedimento de elaborao do oramento vem previsto nos arts. 165 a 169 da Constituio Federal e na Lei 4.320/1964. Tais normas estabelecem que a iniciativa do projeto de lei oramentria - PPA, da LDO e da LOA, somente do Poder Executivo e, por ser nica, ela compreende tambm a programao dos Poderes Executivo, Legislativo, Judicirio e do Ministrio Pblico. A iniciativa da apresentao do projeto de lei oramentria privativa do chefe do Poder Executivo. Isso a torna, na expresso jurdica, uma "lei de iniciativa reservada". (SILVA, 2007, p. 277) Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecero: I - o plano plurianual; II - as diretrizes oramentrias; III - os oramentos anuais. (BRASIL, CF/88, art. 165) Portanto, a proposta oramentria do Tribunal de Justia, Assemblia Legislativa, Tribunal de Contas e do Ministrio Pblico so partes integrantes da Lei oramentria de iniciativa do Poder executivo, conforme dispe o pargrafo 5, inciso I, do art. 165, da Constituio Federal. Art. 165. (...) 5 - A lei oramentria anual compreender: I - o oramento fiscal referente aos Poderes da Unio, seus fundos, rgos e entidades da administrao direta e indireta, inclusive fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico. (BRASIL, CF/88, art. 165) No entanto, o Poder Executivo quando da elaborao da proposta oramentria obrigado a respeitar a autonomia administrativa e funcional dos rgos, pois os Poderes so "independentes e harmnicos entre si. As propostas das unidades oramentrias do Judicirio, Legislativo e do Ministrio Pblico somente obedecem aos limites estabelecidos na lei de diretrizes oramentrias. As propostas parciais das unidades oramentrias do Legislativo, do Judicirio e do Ministrio Pblico so negociadas num nvel superior quele que vigora para os setores do Executivo. A Constituio de 1988 disciplinou a questo ao estabelecer que os rgos do Poder Judicirio e o Ministrio Pblico elaboraro suas propostas oramentrias dentro dos limites estabelecidos na lei de diretrizes oramentrias. (GIACOMONI, 2005, p. 223)

7 5. DAS EMENDAS PARLAMENTARES NA PROPOSTA DE LEI ORAMENTRIA Quando concluda a proposta oramentria pelo Poder Executivo imediatamente encaminhada ao Poder Legislativo. Este, por sua vez, apreciar por meio da comisso oramentria, que examinar e emitir um parecer. Podero ser apresentadas emendas ao projeto, no entanto o poder de emenda no passvel de alteraes substanciais, ou seja, em seu contedo conforme ato discricionrio de parlamentares. A proposta oramentria tem rito prprio de anlise e aprovao, conforme a Lei 4.320/1964 e a Constituio Federal. Pelo art. 33 da Lei 4.320/1964, que estatui normas gerais de Direito Financeiro para a elaborao das leis oramentrias, e art. 166 da CF, no possvel emendas parlamentares capazes de alterar o contedo da Lei oramentria, que visem: a) alterar a dotao solicitada para despesa de custeio, salvo quando provada, nesse ponto, a inexatido da proposta; b) conceder dotao para incio de obra cujo projeto no esteja aprovado pelos rgos competentes; c) conceder dotao para instalao ou funcionamento de servio que no esteja anteriormente criado; d) conceder dotao superior aos quantitativos previamente fixados em resoluo do Poder Legislativo para concesso de auxlios e subvenes. A Constituio Federal em seu art. 166 tambm disciplina a matria dispondo que as emendas ao projeto de lei do oramento anual ou aos projetos que o modifiquem somente podem ser aprovadas caso, sejam compatveis com o plano plurianual e com a lei de diretrizes oramentrias. Vejamos:
Art. 166. Os projetos de lei relativos ao plano plurianual, s diretrizes oramentrias, ao oramento anual e aos crditos adicionais sero apreciados pelas duas Casas do Congresso Nacional, na forma do regimento comum. 1 - Caber a uma Comisso mista permanente de Senadores e Deputados: I - examinar e emitir parecer sobre os projetos referidos neste artigo e sobre as contas apresentadas anualmente pelo Presidente da Repblica; II - examinar e emitir parecer sobre os planos e programas nacionais, regionais e setoriais previstos nesta Constituio e exercer o acompanhamento e a fiscalizao oramentria, sem prejuzo da atuao das demais comisses do Congresso Nacional e de suas Casas, criadas de acordo com o art. 58.

8
2 - As emendas sero apresentadas na Comisso mista, que sobre elas emitir parecer, e apreciadas, na forma regimental, pelo Plenrio das duas Casas do Congresso Nacional. 3 - As emendas ao projeto de lei do oramento anual ou aos projetos que o modifiquem somente podem ser aprovadas caso: I - sejam compatveis com o plano plurianual e com a lei de diretrizes oramentrias; II - indiquem os recursos necessrios, admitidos apenas os provenientes de anulao de despesa, excludas as que incidam sobre: a) dotaes para pessoal e seus encargos; b) servio da dvida; c) transferncias tributrias constitucionais para Estados, Municpios e Distrito Federal; ou III - sejam relacionadas: a) com a correo de erros ou omisses; ou b) com os dispositivos do texto do projeto de lei. (BRASIL, CF/88, art. 166)

A Constituio Federal de 1988 estabeleceu a capacidade legislativa de emendar o projeto de lei oramentria anual, mas conforme visto limitado. Essa limitao deve ao princpio da Separao dos Poderes, para que cada entidade respeite a liberdade de Administrao de cada gestor. 6. DA NECESSIDADE DE SE RESPEITAR O PRINCPIO DA SEPARAO DOS PODERES NA LEI ORAMENTRIA O princpio da separao de poderes consta na Constituio Federal em seu art. 2, nos seguintes termos: So poderes da Unio, independentes e harmnicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judicirio. Mas sua existncia remonta, no Brasil, desde a Constituio do Imprio em 1824. Esta, por sua vez, adotava a separao quadripartita de poderes, segundo a formulao de Benjamim Constant, com os Poderes Moderador, Judicirio, Legislativo e Executivo. As constituies que se seguiram, em 1891, 1934, 1937, 1946, 1967, 1988, previram to somente a tripartio dos poderes, segundo doutrina de Montesquieu, delimitando em Executivo, Legislativo e Judicirio. A expresso separao de poderes traz em seu bojo a expresso de cada funo, de cada rgo, na sua atividade tpica. No entanto, embora escrito que o Estado estruturado em rgos, e estes dispem de funes especializadas, pelo fato de no possurem vontade prpria, os rgos dependem da vontade do indivduo que o dirige, pois este que o faz atuar. Assim, o correto entender que apesar de constar a vontade do rgo, no

9 fundo, a expresso volitiva de quem o gere que realmente conduz o rgo s suas finalidades institucionais. Por isso, a distino de funes corresponde especializao das atribuies governamentais que devem ser respeitadas para ter a diviso de poderes. Em remisso citao de Jos Afonso da Silva (2007, p. 277), extraise a seguinte idia: A diviso de poderes fundamenta-se, pois, em dois elementos: (a) especializao funcional, significando que cada rgo especializado no exerccio de uma funo; assim, s assemblias (Congresso, Cmaras, Parlamento) se atribui a funo Legislativa; ao Executivo, a funo executiva; ao Judicirio, a funo jurisdicional; (b) independncia orgnica, significando que, alm da especializao funcional, necessrio que cada rgo seja efetivamente independente dos outros, o que postula ausncia de meios de subordinao. Trata-se, pois, como se v, de uma forma de organizao jurdica das manifestaes do Poder. O doutrinador Alexandre de Moraes (2006, p. 258) citando J. J. Gomes Canotilho e Vital Moreira, tambm caminham na mesma linha de raciocnio de Jos Afonso da Silva:
Um sistema de governo composto por uma pluralidade de rgos requer necessariamente que o relacionamento entre os vrios centros do poder seja pautado por normas de lealdade constitucional (Veifassungstreue, na terminologia alem). A lealdade institucional compreende duas vertentes, uma positiva, outra negativa. A primeira consiste em que os diversos rgos do poder devem cooperar na medida necessria para realizar os objetivos constitucionais e para permitir o funcionamento do sistema com o mnimo de atritos possveis. A segunda determina que os titulares dos rgos do poder devem respeitar-se mutuamente e renunciar a prtica de guerrilha institucional, de abuso de poder, de retaliao gratuita ou de desconsiderao grosseira. Na verdade, nenhuma cooperao constitucional ser possvel, sem uma deontologia poltica, fundada no respeito das pessoas e das instituies e num apurado sentido da responsabilidade do Estado (statesmanship).

Como visto, deve ser respeitados pelos integrantes que se revestem em rgos o limite imposto a sua pessoa, para que no haja concentrao de poderes, e por sua vez, o autoritarismo, principalmente quanto diviso da receita arrecadada pelo Estado. No entanto em se tratando do Brasil, o oramento pblico continua sendo um documento que est h anos lguas de obedecer as normas

10 regulamentadoras do sistema oramentrio. Por que isto acontece? Este questionamento pode ser explicado em funo de vrios fatores, mas principalmente pela interferncia poltica para atender a vontade por parte dos gestores pblicos. 7. DO ABUSO DO PODER LEGISLATIVO QUANDO DA ANLISE DO PROJETO DE LEI ORAMENTRIA ANUAL O sistema constitucional brasileiro, ao consagrar o princpio da limitao de poderes, teve por objetivo instituir modelo destinado a impedir a formao de instncias hegemnicas de poder no mbito do Estado. Neutralizando no plano poltico-jurdico a possibilidade de dominao institucional de qualquer dos Poderes da Repblica sobre os demais rgos da soberania nacional. As funes precpuas do Legislativo so: elaborar as leis (desde a Emenda Constitucional at as leis ordinrias), exercer o controle poltico do Poder Executivo e realizar a fiscalizao oramentria de todos os que lidam com verbas pblicas. O Poder Legislativo atua somente na realizao do controle externo da gesto do patrimnio pblico, por isso tem o Tribunal de Contas como seu auxiliar para as inspees e auditorias, realizadas por sua iniciativa.
Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, ser exercido com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio, ao qual compete: (...) IV - realizar, por iniciativa prpria, da Cmara dos Deputados, do Senado Federal, de Comisso tcnica ou de inqurito, inspees e auditorias de natureza contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial, nas unidades administrativas dos Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio, e demais entidades referidas no inciso II; (BRASIL, CF/88, art. 71, inciso IV)

O Poder Legislativo vem de um processo de formao que teve suas origens no sculo XIII na Inglaterra, e sua funo consistia em fiscalizar os atos do Rei (representando o Poder Executivo para a poca). Ele reunia-se para saber da regularidade da captao de recursos pelos emissrios reais, para depois fixar as contribuies dos feudos e escreve - Ias, a pedido do rei. O Parlamento no legislava, apenas aprovava medidas. A sua funo legislativa decorreu de prtica posterior. No fim do sculo XIV, o Parlamento que, at ento, se limitara a opinar quando consultado e somente sobre o consultado,

11 investiu-se de autoridade legislativa, elaborando a lei, que o rei sancionava, reservando-se a prerrogativa de obstar sua execuo pelo veto. Manoel Gonalves Ferreira Filho (2008, p. 286) esclarece que "o poder de votar as regras jurdicas - as leis -, foi, em realidade, conquistado na Inglaterra, a 'me dos Parlamentos', por meio de uma barganha: o consentimento em impostos em troca da extenso de sua influncia na funo legislativa". Ao longo dos sculos, a instituio sofreu modificaes diversas. Com a revoluo de 1688, o Parlamento afirmou sua autoridade sobre o monarca, formaram-se os dois grandes partidos - whig, liberal; e tory, conservador - e o parlamentarismo adquiriu bases modernas. A partir de 1830 o sistema se consolidou nos moldes atuais. As palavras de Auro Augusto Caliman (2005, p. 25), bem elencam essa transio e as atribuies parlamentares, de forma a entender a explicao da separao de poderes j tratada acima: Passados quase sete sculos e meio, desde a criao da Cmara dos Comuns, em 1265, por Simon de Montfort, inmeros outros princpios do direito parlamentar foram sendo sedimentados durante o processo evolutivo do Parlamento: (a) funcionamento permanente em legislaturas - ao se estabelecer a obrigatoriedade da realizao de eleies antes do trmino do mandato parlamentar institucionaliza-se a perenidade do Poder Legislativo -, em lcus prprio e independentemente de convocao externa corporis; (b) mandato parlamentar livre; (c) imunidades parlamentares; (d) sistema parlamentar de trabalho com singular metodologia decisional; (e) funes: legislativa, representativa, de participar da imposio tributria, de investigao, de controle, jurisdicional; (f) responsabilidade poltica no sistema parlamentar de governo. Portanto, o esprito de atuao do Poder Legislativo apenas de acompanhamento da Gesto Pblica e no de interferncia. No entanto, os membros da Assemblia Legislativa so os que mais interferem no gerenciamento financeiro dos demais poderes. A exemplo dessa interferncia temos praticamente todos os anos os cortes realizados na proposta oramentria do Poder Judicirio, Tribunal de Contas e Ministrio Pblico realizados

12 pelos Poder Executivo e Judicirio. Cortes esses que no so para adequ-la a Lei de Diretrizes Oramentrias e ao Plano Plurianual, e sim arbitrrio e discricionrio. J temos decises tanto do Tribunal de Justia local como no Supremo Tribunal Federal no sentido da impossibilidade do Poder Executivo e Legislativo fazer cortes na proposta oramentria dos rgos pblicos inviabilizando a sua atividade jurisdicional. Vejamos o entendimento do Tribunal de Justia de Rondnia quando a matria no Mandado de Segurana sob o n 200.000.2007.005554-0):
MANDADO DE SEGURANA. FINANCEIRO E ORAMENTRIO. ORAMENTO PBLICO. Microssistema de normas oramentrias. Ato complexo. Lei oramentria anual. Lei de efeito concreto. Ministrio Pblico Estadual. Autonomia administrativa, financeira e oramentria. Encaminhamento de proposta ao executivo. Reduo. Envio ao legislativo. Emenda parlamentar. Nova reduo. Limites de atuao de cada poder. EC n. 45/2004. Inconstitucionalidade incidental. Ilegalidade. Desrespeito lei de diretrizes oramentrias. Ordem parcialmente concedida. Lei oramentria anual, longe de se constituir em lei em tese, lei de efeito concreto e imediato, que veicula contedo material prprio e tem destinatrios certos e determinados, sujeitando-se, por isso, impugnao via mandado de segurana. O Ministrio Pblico instituio permanente, essencial funo jurisdicional do Estado, que para bem desempenhar suas atribuies goza de autonomia administrativa, financeira e oramentria. Em razo disso, tem o direito intangvel no s de elaborar sua proposta oramentria (dentro dos limites estabelecidos na lei de diretrizes oramentrias), bem como de v-la processar nos termos do devido processo legislativo oramentrio. As emendas parlamentares destinadas a modificar o projeto de lei oramentria anual s podero ser aprovadas quando compatveis com a lei de diretrizes oramentrias e com o plano plurianual, e desde que no impliquem aumento de despesa, indiquem os recursos necessrios ou se destinem a correo de erros materiais. inconstitucional e ilegal a Lei Oramentria Anual, na parte em que prev a receita e fixa a despesa do Ministrio Pblico Estadual, em desconformidade com os limites estabelecidos na Constituio da Repblica e tambm com o prprio texto da Lei de Diretrizes Oramentrias, que lhe garantem, no mnimo, o direito ao conjunto de dotaes oramentrias consignadas no exerccio atual, acrescidas da variao percentual projetada das receitas pblicas para o exerccio seguinte. (TJ-RO. Mandado de Segurana n 200.000.2007.000554-0. Rel.: Des. Roosevelt Queiroz Costa. Tribunal Pleno. Julgamento 15.10.2007)

Portanto todos os rgos pblicos possuem autonomia financeira assegurado constitucionalmente, tendo eles o direito de propor ao Poder Executivo o

13 seu oramento (CF, art. 127, 2 e 3), sendo ilegais os cortes oramentrios realizados. E, caso tenha emendas parlamentares destinadas a modificar o projeto de lei oramentria anual elas s podero ser aprovadas quando compatveis com a lei de diretrizes oramentrias e com o plano plurianual, e desde que no impliquem aumento de despesa e indiquem os recursos necessrios ou se destinem a correo de erros materiais. 8. CONSIDERAES FINAIS Oramento Pblico a forma de controle das atividades financeiras do governo, sendo assim o instrumento utilizado pelas Administraes Pblicas, a fim de atender, durante determinado perodo de tempo, os planos e programas desenvolvidos, onde so previstas e autorizadas as receitas e despesas anuais do Estado, de acordo com as leis ela estabelecidas. Visando assim a melhoria quanto aos servios prestados sociedade, e uma boa gesto dos recursos pblicos. As leis oramentrias englobam o plano plurianual, a lei de diretrizes oramentrias e a lei oramentria anual. Tais leis quando submetidas tramitao legislativa possuem procedimento prprio denominado processo oramentrio. O qual tem estabelecido constitucionalmente limitaes de emendas parlamentares. Essas limitaes so necessrias para o cumprimento do Princpio da Separao dos Poderes, bem como a atuao dos rgos Pblicos de forma autnoma e impessoal. O oramento uma poderosa ferramenta de deciso, que possibilita aos gestores fixar objetivos e polticas concretas, por meio desta ferramenta que o Estado atende a demanda populacional. Sendo o oramento, portanto, uma pea tcnica indispensvel para qualquer instituio necessrio uma maior observncia por parte da rea tcnica nas diretrizes e metas constantes do plano plurianual de atividades e do oramento anual, com vista a evitar distores entre as metas planejadas e as executadas. No basta dispor de instrumentos legais como: portarias, decretos, resolues, instrues normativas ou leis voltadas para disciplinamento na aplicao dos recursos pblicos. preciso que haja mudana de atitude e sobretudo tica por parte dos gestores pblicos e da classe poltica, a fim de que o oramento passe a ser encarado de verdade como uma pea valiosa de polticas pblicas, com vista ao crescimento ou desenvolvimento de cada municpio, de cada estado ou do pas

14 como um todo, por consequncia, resultando na conquista de mais e melhor educao, sade, segurana, emprego, habitao, principalmente. No pode as Leis Oramentrias ser utilizadas como um jogo de interesses poltico, pois a utilizao desta ferramenta imprescindvel para o crescimento sustentvel e direcionado da organizao do Estado. 9. REFERNCIAS BALEEIRO, Aliomar. Uma Introduo Cincia das Finanas. 16 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2002. BRASIL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988 . Braslia, 05 de outubro de 1988. ______. Lei 4.320, de 17 de maro de 1964 . Estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaborao e controle dos oramentos e balanos da Unio, dos Estados, dos Municpios e do Distrito Federal. In: Dirio Oficial de Unio, Braslia, 23 de maro de 1964. CALIMAN, Auro Augusto. Mandato Parlamentar: Aquisio e Perda Antecipada . Editora Atlas. So Paulo 2005. FILHO, Manoel Gonalves Ferreira. Curso de Direito Constitucional . 33 edio. Editora Saraiva. So Paulo 2008. GIACOMONI, James. Oramento Pblico. 13 edio. Editora Atlas. So Paulo 2005. JUND, Srgio. Administrao, Oramento e Contabilidade Pblica . 2 edio. Editora Campus. Rio de Janeiro 2006. MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. 21 edio. Editora Atlas. So Paulo 2006. SILVA, Jos Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo . 28 edio. Editora Malheiros. So Paulo - 2007.

You might also like