You are on page 1of 22

FAENQUIL

FACULDADE DE ENGENHARIA QUMICA DE LORENA

PROGRAMA ANLISE DO TRABALHO


MANUAL DE APLICAO

Na FAENQUIL, o Programa Geral de Normalizao a ser iniciado, envolvendo o desenvolvimento de Instrues, procedimentos e normas no visar a uma futura passiva aceitao de regulamentos decorados, mas ao exerccio de pensar e criticar a atividade profissional, por meio de uma metodologia de permanente anlise e discusso e com uma convico: o homem tem o dever profissional de dominar tecnicamente as possveis perdas, riscos e o acaso. Logo, participar de um Programa Geral de Normalizao deve ser parte importante do nosso desempenho e uma exigncia de qualidade. Por ser assim, o sucesso deste Programa apoia-se na atitude criativa e questionadora da autocrtica de todos, visando ao contnuo aperfeioamento dos procedimentos individuais e coletivos. Enfim, para ns da FAENQUIL, as perdas e os acidentes devem ser anormalidades profissionalmente indesejveis, razo pela qual o Programa Geral de Normalizao uma composio de qualidade responsabilidade e conscincia profissional.

Programa Anlise do Trabalho PAT


Muito mais do que a preveno de perdas e acidentes

Normalmente, o Programa Anlise do Trabalho PAT integra o Programa Geral de Normalizao e o resultado da experincia acumulada ao longo de anos em vrias entidades, apresentando um novo conceito de Profissionalismo. Por este conceito, Profissionalismo a conscincia de um trip dinmico a ser utilizado para o sucesso de uma entidade: Segurana Responsabilidade Qualidade Profissionalismo O PAT , consequentemente, muito mais do que a simples preveno de perdas e acidentes, porque no se limita a um conjunto de normas a serem obedecidas. O PAT um conceito de comportamento, segundo o qual perdas e atos inseguros so evitados no porque so proibidos, mas porque a atitude correta a nica compatvel com o perfil de um profissional de qualidade. Assim, o PAT tem como conseqncia o trabalho executado conscientemente, com esprito profissional, por meio da sua execuo correta e da busca do contnuo aperfeioamento. Isso significa que o PAT exige dos profissionais que o praticam uma atitude de questionamento criativo e o permanente exerccio da critica e da autocrtica.

03

A competncia como estratgia de ataque

Como instrumento de diminuio de perdas e acidentes, o PAT acaba sendo, tambm, uma ferramenta de aperfeioamento profissional, exatamente porque no se restringe confeco de procedimentos meramente burocrticos. O PAT exige ao, criatividade e autocrtica, tudo isso traduzido em operaes corretamente executadas no trabalho do dia-a-dia. A metodologia do PAT a do ataque por antecipao. De cada Anlise do Trabalho (AT) resulta uma Instruo de Trabalho (ITr) que, quando bem elaborada, avalia possveis perdas ou acidentes antes que eles aconteam e estabelece as precaues tcnicas para a execuo das etapas de cada trabalho, de tal maneira que o homem tenha sempre o domnio das circunstncias, por maiores que sejam os riscos. Para quem trabalha com o uso de ITr, perdas ou acidentes no so uma questo de sorte ou azar, nem tambm de tragdias que devemos evitar por medo das conseqncias. A ITr uma viso tcnica do trabalho a ser executado, com a exata noo de todos os riscos e possibilidades de perdas e da maneira profissional de como evit-los ou control-los. O profissional que se utiliza conscientemente das ITr no quer falhar nem se acidentar; evita isso com a competncia e a qualidade do seu trabalho, definindo, antecipadamente, a maneira correta e segura de executar cada tarefa.

04

Trs perguntas bsicas


Na prtica, quando se trata de elaborar uma ITr, voc deve estar muito seguro e consciente em relao a trs perguntas bsicas: Quando se deve aplicar a ITr? Por onde comear? uma atividade individual ou de equipe? So trs perguntas objetivas, que exigem objetividade tambm nas respostas. Preste ateno: Em relao primeira quando se deve aplicar a ITr? a resposta a seguinte: a ITr deve ser feita em todos os trabalhos tcnicos ou administrativos, de rotina ou no. Em particular, a ITr deve ser aplicada aos novos trabalhos e aos trabalhos revisados. Por onde comear? muito simples: o PAT deve ser iniciado, em cada rea, em princpio, pelas atividades que apresentem maior potencial de perdas e riscos de acidentes. Mas at aquelas operaes consideradas praticamente sem riscos ( bom lembrar que no existem operaes sem risco) ou de natureza simples devem ter a respectiva ITr elaborada, porque h sempre a maneira mais correta de executar cada operao e sempre possvel aperfeioar essa execuo. A terceira pergunta talvez seja a mais importante das trs, porque a fora e o potencial de aperfeioamento das ITr esto exatamente no fato de ser ela uma atividade de equipe, que estimula a criatividade, o questionamento racional, a autocrtica e a responsabilidade solidria. Portanto, resumindo: as ITr devem ser desenvolvidas em equipe, aplicadas a todos os trabalhos e elaboradas, inicialmente, para os trabalhos com potencial maior de perdas e riscos.
05

Um compromisso solidrio de todo o grupo

O impresso da ITr prev, no cabealho, a inscrio Instrues de Trabalho, logo abaixo, a descrio do trabalho a ser executado e, no canto direito, a sigla do setor, a numerao do documento e o nmero e data da reviso. No tocante ao corpo do impresso, podemos ter dois tipos de ITr: a ITr 1, mais adequada para trabalhos novos ou ocasionais, e a ITr 2, para trabalhos administrativos e aqueles rotineiros, de praticidade j consolidada. O corpo do impresso da ITr 1, doravante denominada ITr, divide-se em trs colunas, com os ttulos: Seqncia das Etapas do Trabalho, Potencial de Perdas e Acidentes e Procedimento Recomendado e/ou Pontos Principais. A nica diferena na ITr 2 ser a eliminao da segunda coluna, com a finalidade de simplificao. Isto no causar diminuio do nvel de conhecimento, pois a ITr 2 sempre se originar de uma ITr 1, j consolidada, referente a um trabalho rotineiro, ou de uma ITr 1 inicialmente elaborada para uma atividade administrativa. Mais um aspecto importante. Na ITr original, a ser arquivada, constar tambm, no verso, o nome das pessoas que a elaboraram, no s como reconhecimento da autoria como tambm para possveis futuras consultas, em caso de dvidas. O preenchimento de cada uma das colunas deve ser sempre o resultado de uma discusso em grupo. uma atividade criativa, que tem por base, em primeiro lugar, a prpria experincia do grupo. A discusso serve exatamente para avaliar, criticamente, essa experincia e tirar dela aquilo que pode ser considerado um roteiro tecnicamente correto e seguro para a execuo do trabalho.
06

ITr como elaborar

Vamos acompanhar, nas pginas seguintes, um exemplo de como devemos elaborar uma ITr. Tratar-se- somente da primeira pgina da instruo de operao da autoclave eltrica Marca Fabbe, do DEBIQDepartamento de Biotecnologia. oportuno registrar-se que, conforme a equipe designada para a confeco de uma ITr, poderemos obter resultados com pequenas variaes, sem, porm, afetar os objetivos fundamentais desta atividade. No entanto, antes da aplicao de uma ITr, no podemos deixar de discuti-la e aprov-la junto a todos os servidores envolvidos. Isto significa o seguinte: com a aprovao de uma ITr, todos os servidores envolvidos assumem a responsabilidade de transform-la em aes, ao executarem o trabalho estudado.

07

Na primeira coluna a seqncia das aes

Leia e releia atentamente a Seqncia das Etapas do Trabalho na primeira coluna. Repare que a redao obedece, com rigor, a quatro regras importantes: Verificar com exatido qual o trabalho a ser executado; Dividir sucessivas; o trabalho em etapas

SEQNCIA DAS ETAPAS DE TRABALHO


1. Solicitar treinamento para capacitao do trabalho 2. Procurar um tcnico do laboratrio para candidatar-se operao 3. Providenciar cpia das ITr 4. Providenciar os EPI necessrios alm de culos e avental 5. Embalar o material corretamente 6. Equipar-se com os EPI mnimos 7. Verificar o estado da autoclave 8. Abrir a tampa da autoclave 9. Verificar o nvel e limpeza da gua 10. Colocar o material embalado no interior do cesto inferior/ superior

Descrever, sem excesso de detalhes, o que deve ser feito em cada etapa; Iniciar a descrio de cada etapa com um verbo que denote ao; Vamos falar um pouco mais dessa quarta regra porque ela reflete um valor fundamental da ITr: ao, ao, ao! O PAT no um programa burocrtico. certo que tudo escrito, que os papis existem e que h uma metodologia para sistematizar os procedimentos. Mas o PAT s acontece, realmente, quando se traduz em aes. Essa filosofia deve inspirar, inclusive, a escolha das palavras. Por isso, na primeira coluna da ITr, que vamos analisar, tm importncia especial as palavras Solicitar, Procurar, Providenciar, Embalar, Equipar-se, Verificar, Abrir e Colocar. Uma recomendao importante: a diviso em etapas de um trabalho no deve ter excessos nem omisses. Isto , deve ser objetiva e balanceada, para evitar que a anlise se torne muito volumosa, contendo, no entanto, todas as etapas naturais da operao.

08

Na deteco dos riscos, os detalhes so importantes


O preenchimento da segunda coluna do impresso da ITr talvez seja o momento mais importante da discusso. preciso estabelecer, com exatido, todos os riscos potenciais de perdas e acidentes, na execuo de cada etapa de trabalho. Nesta fase da ITr, os detalhes so importantes. preciso que a participao seja total, para que todos os riscos potenciais sejam identificados e anotados. E essa discusso deve ser conduzida sem a preocupao com as medidas preventivas a serem tomadas. Isso assunto para depois. Para auxiliar no preenchimento da segunda coluna de uma ITr de natureza tcnica, faa as seguintes perguntas, entre outras, na anlise de cada etapa do trabalho: a) H risco de se bater contra algum objeto? De sofrer qualquer tipo de contato lesivo com um objeto? b) Algum pode ser atingido por objetos? c) H a possibilidade de se escorregar ou de tropear? No caso de haver risco de cair, a queda seria no mesmo nvel em que se est ou para nveis mais baixos? d) O executor da tarefa pode causar uma leso em si mesmo, enquanto empurra, puxa ou ergue um objeto? e) As ferramentas utilizadas so adequadas? Esto sendo usadas corretamente? Esto em boas condies de uso? f) H riscos no ambiente ou para pessoas passando, em razo de respingos, gases txicos, vapores, fumos ou poeiras, calor ou irradiaes? g) H possibilidade de ocorrer alguma perda ou falha que diminua a eficincia ou a qualidade?
09

POTENCIAL DE PERDAS E ACIDENTES


1. Ocorrncia de possveis perdas ou leses 2. Ocorrncia de indisponibilidade do equipamento no momento desejado 3. Ocorrncia de dvidas e/ou operao incorreta 4. Esquecimento de algum tipo e ocorrncia de leses 5. Esterilizao incorreta 6. Ocorrncia de leses por prejeo Analise atentamente o exemplo que apresentamos ao lado e veja como os autores da ITr detectaram os riscos de perdas e de contatos lesivos com objetos e substncias no tocante ao executor. Estamos, portanto, diante de uma ITr de extrema objetividade, na qual transparecem a experincia profissional e o senso de responsabilidade da equipe que a elaborou.

7. Perda de tempo por falta de energia no percebida

8. Leso nos dedos por prensagem

9. Demora no aquecimento ou queima das resistncias eltricas

10.1 Contato com material possivelmente na parte externa da embalagem

10.2 Queda do material ou batida nas bordas, com conseqente quebra e/ou cortes

10

Mtodo e disciplina a servio da criatividade


Temos adiante, j elaboradas, as duas primeiras colunas da ITr. Ao avali-las, torna-se conveniente lembrar que a montagem terica de uma ITr atividade que exige disciplina e mtodo. Devemos fazer uma coisa por vez e na ordem certa. Por exemplo: nunca passar para a segunda coluna sem antes haver concludo a primeira. Da mesma forma, no entrar na discusso da terceira se ainda existem dvidas em relao aos riscos potenciais de cada etapa. Essa disciplina ajuda a tornar mais objetiva a discusso e enriquece o contedo, porque conduz o esforo criativo numa mesma direo. Exige-se disciplina tambm na elaborao de cada parcela da ITr. Na primeira coluna, necessrio que as etapas de trabalho sejam lembradas e anotadas na seqncia exata em que devem acontecer na prtica. E na segunda coluna, o levantamento do potencial de perdas e riscos deve obedecer mesma seqncia. Aos que duvidam da eficcia dessas recomendaes, por ser a ITr uma atividade criativa, bom dizer que no existe qualquer antagonismo entre criatividade e disciplina mental. Ao contrrio: enquanto em busca de solues, a criatividade , acima de tudo, um exerccio racional de pensamento ou, se preferirem, uma prtica do raciocnio lgico.

11

SEQNCIA DAS ETAPAS DE TRABALHO

POTENCIAL DE PERDAS E ACIDENTES

1. Solicitar treinamento para 1. Ocorrncia de possveis capacitao do trabalho perdas ou leses 2. Procurar um tcnico do 2. Ocorrncia de indisponibililaboratrio para candidatar-se dade do equipamento no mo operao mento desejado 3. Providenciar cpia das ITr 3. Ocorrncia de dvidas e/ou operao incorreta

4. Providenciar os EPI neces4. Esquecimento de algum srios alm de culos e avental tipo e ocorrncia de leses 5. Equipar-se com os EPI 5. Ocorrncia de leses por mnimos prejeo 6. Embalar corretamente o material 6. Esterilizao incorreta

7. Verificar o estado da 7. Perda de tempo por falta de autoclave e se est ligada na energia no percebida tomada

8. Abrir a tampa da autoclave

8. Leso nos dedos por prensagem

9. Verificar o nvel e limpeza 9. Demora no aquecimento ou da gua queima das resistncias eltricas

10. Colocar o material emba10.1 Contato com material lado no interior do cesto possivelmente na parte externa da embalagem 10. 2 Queda do material ou batida nas bordas, com conseqente quebra e/ou cortes.
12

Na terceira coluna, roteiro de competncia


PROCEDIMENTOS RECOMENDADOS PONTOS PRINCIPAIS
E/OU descreva aes e no intenes. Isto , ao

Na terceira coluna do impresso da ITr

1. Emitir memorando para sua chefia ou orientador; no operar sem treinamento 2. Candidatar-se somente aps o treinamento 3. Solicitar a ITr ao tcnico do laboratrio, caso ainda no a tenha 4. Procurar um tcnico do seu laboratrio e solicitar: protetor facial, avental de PVC, luva de ltex, luva de cano longo de PVC e luva de raspa cano longo 5. Proceder conforme determinado pelo orientador/chefe 6. Colocar culos de segurana e avental de manga comprida, ambos de sua propriedade e responsabilidade, e mant-los o tempo todo

invs de escrever coisas como Cuidado!, Seja Cauteloso!, Esteja Alerta! e outras expresses desse tipo, seja especfico na indicao de aes concretas, estabelecendo um roteiro de procedimentos tecnicamente corretos e seguros, descrevendo o que fazer e como fazer. Olhe o exemplo ao lado e veja como isso foi feito. Para fazer boas ITr, voc deve, ainda, seguir, pelo menos, outras quatro recomendaes: 1) Prever a melhor maneira de executar o trabalho, definindo os cuidados a serem tomados em cada etapa do trabalho. 2) Rever, cuidadosamente, a possibilidade e/ou convenincia de mudar o procedimento tradicional na execuo da tarefa. 3) Avaliar os controles estabelecidos nas etapas anteriores, para detectar possveis riscos no apontados. 4) Associar cada precauo recomendada a um risco especfico.

7. Comunicar ao tcnico de laboratrio qualquer anormalidade

8. Desafrouxar e girar os oito manipuladores oscilantes, apertar o pedal e movimentar a tampa, segurando-a pela haste prpria na parte superior

9. Retirar da autoclave o cesto superior, caso exista: - o nvel de gua deve estar cerca de 2(dois)cm acima do cesto inferior - retirar a gua pela vlvula de fundo em caso de sujeira - recompletar com gua da torneira usando vasilhames prprios disponveis

10.1 Usar luva de ltex quando se tratar de produto txico 10.2 Ver procedimento 10.1 13

A ITr est pronta. Ser que est? (Veja a seguir)

O impresso da ITr fica completo quando a equipe que o elaborou conclui o roteiro de procedimentos recomendados e/ ou pontos principais. Mas a ITr no est ainda pronta, porque falta realizar a parte mais importante do processo: a discusso, a crtica e a apresentao de sugestes por parte de todo o grupo interessado. Como organizar essa discusso? Como sistematizar essa crtica de tal forma que a ITr possa receber a contribuio da experincia e da criatividade de todos os elementos do grupo? Isso problema de cada setor e de cada equipe e so muitas as experincias j produzidas. O importante que esse momento de reflexo e crtica do grupo jamais seja desprezado ou esquecido, pois o debate e a participao constituem a alma da ITr.

no momento da crtica que a ITr alcana o nvel da conscientizao, porque, alm de ser enriquecida pela qualidade profissional do grupo, adquire a forma de um compromisso coletivo um compromisso de trabalho correto, seguro, profissional em todos os momentos e em todos os detalhes.

14

15

Mais dois exemplos

16

17

Anlise dos exemplos

Mostramos, assim, trs ITr escolhidas como exemplos para as muitas outras que devero surgir em nossos setores. A nossa sugesto que voc as leia atentamente, e as compare, para verificar como esse programa de desenvolvimento de Instrues de Trabalho funciona bem em qualquer rea ou atividade. Observamos, por exemplo, que num trabalho aparentemente simples, como o da preparao da soluo de cido Sulfrico, so registrados riscos nem sempre levados em conta, principalmente por alunos novos. Na ITr sobre Elaborao de uma relao no COTEL, verificamos etapas de trabalho essencialmente ligadas qualidade ou no ocorrncia de perdas, inclusive sem o registro de potencial de acidentes, o que perfeitamente possvel em algumas etapas de qualquer trabalho.

18

ITr 2 uma simplificao

Cabe agora, apresentar um exemplo de ITr com somente duas colunas, visando a mostrar que a simplificao feita em uma ITr do tipo padro e j consolidada pela aplicao no diminui o nvel de entendimento desejado.

19

20

Sempre possvel aperfeioar uma ITr

O que hoje certo, amanh poder ser inadequado, devido evoluo da tecnologia ou ao aperfeioamento dos processos. Logo, a atitude profissional de quem trabalha na FAENQUIL deve inspirarse na premissa de que possvel e desejvel aperfeioar o certo. Assim deve ser tambm com a Preveno de Perdas e Acidentes. E a ITr, por sua filosofia e metodologia, o instrumento ideal para se avanar rumo perfeio, pela prtica do questionamento, do debate, da crtica e da autocrtica. Se no houver essa adeso ao esforo criativo pelo aperfeioamento e pela evoluo, a ITr deixar de cumprir seu papel. Passar a ser apenas um esquema burocrtico e perder o sentido. Mas, se, ao contrrio, for desenvolvida com esprito profissional e tiver a aplicao criticamente avaliada pelo grupo, ser aperfeioada com sucessivos acrscimos ou correes, com base na prpria experincia. Pode ser simplesmente a descoberta de mais um risco no previsto, mas essa pequena descoberta vai gerar novo procedimento e um desempenho tcnico de melhor qualidade. E assim, de crtica em crtica, de discusso em discusso, de descoberta em descoberta, de avano em avano, o Homem inteligente, responsvel, questionador e criativo ampliar os caminhos da sua prpria evoluo, como ser humano e profissional. A ITr uma ferramenta a servio desse objetivo maior.

21

Credo do Profissionalismo
Cremos que todo homem tem dentro de si a responsabilidade incontestvel de afastarse dos caminhos ineficientes e inseguros, como dever para consigo mesmo, seus colegas e seu trabalho.

Cremos que nenhum homem vive ou trabalha completamente s. Ele se envolve com todos
e influenciado pelas realizaes e fracassos dos seus companheiros. Cada homem que fracassa com o prximo fracassa consigo mesmo e compartilhar com ele o peso do fracasso. A real consternao por uma perda ou acidente a constatao do fracasso de uma ou mais pessoas e que poderia ser evitado.

Cremos que as perdas e acidentes so gerados por atos falhos e nascem fruto de aes
pouco analisadas e cessaro somente quando a prtica eficiente e segura for suficientemente forte para sempre preceder a ao.

Cremos que a preveno de perdas e acidentes um objetivo que se encontra em todo e


qualquer nvel hierrquico, organizao ou procedimento.

Cremos que se livrar de riscos e perdas no um privilgio, mas meta a ser atingida e
perpetuada por todos, no dia-a-dia.

Cremos que a eliminao do sofrimento moral ocasionado por perdas ou acidentes um


dever, cuja medida adequada depende diretamente do nosso desempenho.

Manual adaptado de documentos similares da Indstria Monsanto S.A., planta de So Jos dos Campos, e da FPV/IMBEL, Piquete.

USO RESTRITO NA FAENQUIL - FACULDADE DE ENGENHARIA QUMICA DE LORENA

ILUSTRAES DESTA ADAPTAO: NELSON ROBERTO DA SILVA

You might also like