You are on page 1of 8

Direito Tributrio 1 Questionrio Nathlia Incio RA: 111226

Uberlndia, 16 de abril de 2013

1 AULA 1) O que Direito? Ramo das cincias sociais que estuda as normas obrigatrias que controlam as relaes dos indivduos em uma sociedade. 2) O que Direito Tributrio? Segmento do Direito Financeiro que define como sero cobrados os tributos dos cidados para gerar receita para o Estado. 3) O que Tributo? Tributo toda prestao pecuniria compulsria em moeda cujo valor nela se possa exprimir, que no constitua sano por ato ilcito, instituda em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada aos procedimentos da norma, pois a no observncia poder gerar nulidade. (art 3 CTN) 4) Por que razo o Estado exige Tributos? No exerccio de sua soberania o Estado exige tributos em razo do interesse pblico concernente segurana, higiene, ordem etc., ou seja, para a prestao dos servios pblicos. 5) Disseque o conceito previsto no art 3 CTN. O art 3 da CF traz os objetivos fundamentais das federaes (Unio, Estados, DF e municpios), que so: - Constituir sociedade livre e solidria; - Erradicar pobreza; - Promover o bem de todos. Para alcanar esses objetivos, os entes polticos vo precisar buscar dinheiro para alcanar os objetivos fundamentais. O dinheiro que entra nos cofres chamado receita.

2 AULA 1) O que Tipo Tributrio? Abrange os tributos e as espcies tributrias. As principais espcies tributrias so: - Impostos - Taxas - Contribuies de melhoria

A tipicidade no Direito Tributrio quando o comportamento do contribuinte se subsume, se adequa ao tipo tributrio, ou seja, a hiptese material de incidncia ou tipo penal em abstrato, previsto em lei. Alguns princpios dessa tipicidade: - Legalidade - Anterioridade -Taxatividade -Isonomia 2) O que Fato Gerador? Fato gerador o fato que gera a obrigao tributria. Ocorrido o fato gerador nasce para o sujeito passivo (contribuinte) a obrigao de dar uma prestao pecuniria (dinheiro) ao sujeito ativo (Fazenda Pblica). (art 145 a 162 da CF) 3) O que Base de Clculo? a dimenso legal da materialidade do tributo. Deve guardar correlao lgica com a hiptese de incidncia. EX: Imposto de Renda, em que a hiptese de incidncia obter rendimentos, e a base de clculo o quanto de rendimento.

4) O que Emprstimo Compulsrio? um tributo que se fundamenta na tomada compulsria do contribuinte de certo montante em dinheiro a ttulo de 'emprstimo', permitindo o resgate deste valor em prazo determinado, de acordo com as determinaes previstas em lei. Somente podem ser institudos pela Unio e em casos excepcionais, tais como: guerra externa, ou sua iminncia; calamidade pblica que exija auxlio federal impossvel de atender com os recursos oramentrios disponveis; ou conjuntura que exija a absoro temporria de poder aquisitivo. (art 148 da CF e art 15 do CTN) 5) O que Imposto? o tributo exigvel independentemente de qualquer atividade Estatal (contraprestao) especfica relativa ao contribuinte e apresenta uma destinao indeterminada. (art 167, IV da CF e art 16 ao 76 da CTN) - Impostos da Unio: Imposto de Renda (IR), Imposto de Exportao (IE), Imposto de Importao (II), Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Imposto sobre Operao de Crdito (IOF) e Imposto sobre Territorial Rural (ITR), Imposto Extraordinrio de Guerra (IEG) e os Impostos Residuais. - Impostos dos Estados: Imposto de Transmisso Causa Mortis e Doao (ITCMD), Imposto sobre a Propriedade de Veculos Automotores (IPVA) e Imposto sobre Circulao de Mercadorias e Servios (ICMS).

- Impostos dos Municpios: Imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana (IPTU), Imposto sobre a transmisso de bens imveis (ITBI), Imposto sobre Servios (ISS). 6) O que Taxa? um tributo imediatamente vinculado atividade estatal prestada ao sujeito passivo (cidado). So, pois, tributos vinculados uma contraprestao. Trata-se de tributo federal, estadual ou municipal. ( art 145, II da CF e art 77 ao 80 da CTN) - Taxa de polcia (fiscalizao) ser exigida em virtude de atos de fiscalizao (polcia) realizados pela Administrao Pblica. Exemplo: taxa alvar, fiscalizao ambiental etc. - Taxa de servio ser cobrada em razo de prestao estatal de servios pblicos especficos e divisveis. Exemplo: taxa de coleta do lixo, taxa de gua etc. 7) O que Contribuio de Melhoria? o tributo exigvel em decorrncia de obra pblica que valorizou o imvel de particulares. Com isso, evita-se o enriquecimento ilcito do particular que teve seu imvel valorizado por obra custeada pela coletividade. Trata-se de tributo federal, estadual ou municipal. (art 81 e 82 da CTN) 8) O que so Contribuies e o que Contribuio Social, especificamente? So tributos destinados ao financiamento de gastos especficos, sobrevindo no contexto de interveno do Estado no campo social e econmico, sempre no cumprimento dos ditames da poltica de governo. Dividem-se em contribuies sociais, contribuies de interveno no domnio econmico e contribuies de interesse das categorias profissionais ou econmicas. As contribuies sociais so tributos destinados coleta de recursos para certas reas de interesse do poder pblico, na administrao direta ou indireta, ou na atividade de rgos que colaboram com a administrao. A contribuio social tem destinao certa, sendo recolhida com uma finalidade j estabelecida, indicada na lei que a instituiu. So exemplos de contribuies sociais, o Cofins, o INSS, a CSLL, as contribuies para os rgos de classe: OAB, CRC, etc. Usualmente, so chamadas de Contribuies Parafiscais, as contribuies cobradas por autarquia, rgos paraestatais, profissionais ou sociais, para custear seu financiamento autnomo. Exemplo: CRC, Crea, OAB, etc. (art 149 da FC/88)

3 AULA 1) O que efeito ERGA OMNES? um termo em latim que significa que uma norma ou deciso ter efeito vinculante, ou seja, valer para todos. (art 102, II da CF) 2) Quando a norma legal entra em vigor?

A lei simplesmente pode no dizer nada a respeito de sua entrada em vigor, seja por opo, seja por esquecimento do legislador (sim, acontece). Nesse caso, a lei entra em vigor 45 dias depois de publicada. Esse prazo de 45 dias estabelecido por outra lei, chamada de Lei de Introduo ao Cdigo Civil (que, alis, no estabeleceu quando ela mesma entraria em vigor). Diz ela em seu primeiro artigo que salvo disposio contrria, a lei comea a vigorar em todo o pas quarenta e cinco dias depois de oficialmente publicada. 3) O que VACATIO LEGIS? a vacncia da lei. na realidade o intervalo de tempo entre a publicao da lei e sua entrada em vigor. (art 1 e seus pargrafos do Decreto-Lei n4657/42)

4 AULA 1) Explique o princpio da ANTERIORIDADE. vedado a Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios cobrar tributos no mesmo exerccio financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou (art. 150, III da CF). Portanto, a lei que cria ou aumenta o tributo ao entrar em vigor fica com a sua eficcia suspensa at o incio do prximo exerccio financeiro quando incidir. H uma correspondncia entre o ano civil e ano fiscal. 2) Disseque o Art 5, XXXVI da CF/88. A lei no prejudicar o direito adquirido, o ato jurdico perfeito e a coisa julgada. 3) O que o Princpio da NO CUMULATIVIDADE? Faz referencia a trs impostos: ICMS, IPI e impostos residais da Unio. Deve-se compensar o que for devido em cada operao relativa circulao de mercadorias ou prestao de servios com o montante cobrado nas anteriores pelo menos, ou outro Estado ou pelo DF. (art. 155, 2,I; art. 153, 3,II; art. 154, I, CF/88) 4) Identifique na CF/88 o Princpio da LEGALIDADE. O princpio da legalidade tributria ou princpio da legalidade estrita ou princpio da reserva legal um dos alicerces do Estado Financeiro e consagrado pela Constituio de 1988 no artigo 150, I que estatui: Art. 150. Sem prejuzo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, vedado a Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios: I - exigir ou aumentar tributo sem lei anterior que o estabelea.

5) O que significa o Princpio da ISONOMIA RECPROCA entre as pessoas polticas? As pessoas polticas so imunes tributao por meio de impostos. Decorre do princpio federativo e do princpio da isonomia das pessoas polticas:

- Princpio Federativo: se uma pessoa poltica pudesse exigir impostos de outra, fatalmente acabaria por interferir em sua autonomia, intervindo assim na forma federativa do Estado (art. 60, 4, I da CF), o que intolervel por se tratar de clusula ptrea. - Princpio da Isonomia: tendo em vista que a tributao por meio de impostos pressupe uma supremacia de quem tributa em relao a quem tributado, defeso s pessoas polticas uma vez que existe igualdade jurdica entre elas. Quando a pessoa poltica desempenha atividades tipicamente privadas o princpio da imunidade recproca no a beneficia. Ele s a alcana quando desempenha suas funes tpicas (atividades pblicas, isto , estatais propriamente ditas). 6) O que significa a mxima descrita pelo brocardo latino IN DUBIO PRO REO? Significa que alcana atos e fatos pretritos, de acordo com o artigo 106 do CTN: - Em qualquer caso quando a nova lei seja expressamente interpretativa, excluda a aplicao de penalidade a infrao dos dispositivos interpretados; - Quanto a ato no definitivamente julgado: a) Quando deixe de defini-lo como infrao; b) Quando deixe de trata-lo como contrario a qualquer exigncia de ao ou omisso, excetuando-se a fraude e falta de pagamento de tributo; c) Quando lhe comine penalidade menos severa que a prevista na lei vigente ao tempo de sua prtica.

5 AULA 1) O que significa a VEDAO prevista no art 150 da CF/88? Este artigo trata do princpio da vedao ao confisco, ou seja, a constituio no admite imposto que resulta em confisco. Se trata da multa tributria, nos casos em que o confisco se caracteriza quando a alquota efetiva, sobre uma operao, resulte mais de 50% do seu valor econmico liquido (preo tributos) e seja destinado ao fisco. 2) Conceitue IMUNIDADE. Imunidade uma proteo que a Constituio Federal confere aos contribuintes. uma hiptese de no incidncia tributria constitucionalmente qualificada. As imunidades previstas no artigo 150 da Constituio Federal s existem para impostos, mas no podemos esquecer que existem imunidades espalhadas na Constituio em relao s taxas e contribuies especiais. A imunidade s atinge a obrigao principal, permanecendo assim as obrigaes acessrias.

3) Conceitue ISENO. Para alguns autores, iseno uma hiptese de no-incidncia legalmente qualificada. Para outros, uma excluso do crdito tributrio, pois embora tenha acontecido o fato gerador do tributo (haja incidncia), o ente tributante esta impedido de constituir e cobrar o crdito tributrio. As isenes no so extensveis s taxas, a contribuies de melhoria e aos tributos institudos posteriormente sua concesso (art. 177, I e II do CTN).

* Princpio da ampla defesa - 1) Princpio segundo o qual a parte tem o direito de utilizar todos os meios processuais legalmente disponveis. 2) A Constituio Federal assegura, aos litigantes em geral, tanto na esfera administrativa quanto judicial, o direito defesa, com os meios a ela inerentes. Ao falar-se de princpio da ampla defesa, na verdade est se falando dos meios para isso necessrios, dentre eles, assegurar o acesso aos autos, possibilitar a apresentao de razes e documentos, produzir provas testemunhais ou periciais e conhecer os fundamentos e a motivao da deciso proferida. O direito ampla defesa impe autoridade o dever de fiel observncia das normas processuais e de todos os princpios jurdicos incidentes sobre o processo. * Princpio do devido processo legal - Previsto pelo art. 5, LIV, da Constituio Federal, esse princpio garante que o indivduo s ser privado de sua liberdade ou ter seus direitos restringidos mediante um processo legal, exercido pelo Poder Judicirio, por meio de um juiz natural, assegurados o contraditrio e a ampla defesa. Princpio do devido processo legal - Princpio segundo o qual o processo deve obedecer s respectivas normas de regncia. Devido processo legal - Termo referente ao princpio constitucional que garante ao indivduo o direito de ser processado segundo as normas jurdicas vigentes antes do fato que ensejou o processo.

You might also like