You are on page 1of 5

RodrigoRennQuestesCESPEparaoMPU11

QuestessobreotpicoAdministraodeMateriais.

Ol Pessoal, Hoje veremos um tema muito solicitado para esse concurso do MPU! AdministraodeMateriais. (CESPE EMBASA / ADMINISTRAO 2010) A respeito de administrao de material e assuntosrelacionados,julgueosseguintesitens.(ADAPTADA) 1Ofluxocontnuodemateriaispermitereduzirovolumedeestoque;noentanto,paramanter osistemajustintime,necessriohaverumagrandequantidadedefornecedores. 2Umsistemalogsticobemelaboradoresponsvelporentregarmercadorias/produtos/ serviosnaquantiacerta,nolocalcerto,nomomentocerto,aomenorcustopossvel. 3Ondicedeliquidezumaimportanteferramentaparaagestodopatrimniodequalquer empreendimentoeindicaacapacidadedaorganizaoparapagardvidasalongoprazo. 4Deacordocomaescoladaqualidadetotal,areadearmazenagememovimentaode materiaistemresponsabilidadenaqualidadedosprodutos/serviosdaorganizao.

Comentrios:

1. O sistema Just in Time no busca o aumento do nmero de fornecedores, mas a sua reduo! necessria uma maior parceria entre a empresa e seu fornecedor, pois como os estoques sero reduzidos, as entregas devem ocorrer sem falhas e os produtos devem vir com qualidade mxima. H uma integrao entre fornecedor e a empresa muito maior no JIT.Gabarito:Errado. 2. Perfeito. Quando falamos de Logstica nos referimos s atividades de movimentao e armazenagem de produtos e servios, desde a compra da matria prima at o consumidor final, e o fluxo de informao que tm como objetivo atingir um nvel de servios aos clientesadequadoaumcustorazovel.Gabarito:Certo. 3. Ondicedeliquidezindicaacapacidadedaempresapagarsuasdvidasdecurtoprazo!Este ndice mostra a proporo entre os ativos circulantes (curto prazo) e os passivos circulantesdaorganizao.Gabarito:Errado. 4. Deacordocomoconceitodequalidadetotal(TQMTotalQualityManagementemingls) aqualidadedeveserfunodetodosnaorganizao.Entreasvantagensquepodetrazer uma empresa podemos citar: a reduo do desperdcio, uma maior produtividade e o aumentodaqualidadedeprodutoseservios.Gabarito:Certo.

(CESPEFINEP/ADM.DEMATERIAIS 2009)Quantoadministraoecontroledeestoques, assinaleaopocorreta.(ADAPTADA) 5Nabuscapormelhoraroserviooferecido,oadministradordevereduzironveldeestoque.


1 http://www.euvoupassar.com.br EuVouPassarevoc?

6 O controle de estoques com demanda irregular est ligado a uma previso genrica de vendas. 7 O sistema de empurrar o estoque particularmente vantajoso quando os lotes econmicos deproduooucomprasomaioresqueasnecessidadesdecurtoprazodosdepsitos. 8AcurvaABCconsideraigualmentetodososprodutos,parafinsdecontroledeestoque. 5. O servio oferecido pode ser melhorado quando, entre outros fatores, aumentamos o nvel de estoque, pois a chance de faltar produto no processo produtivo ou no ponto de venda reduzida! O problema que esse estoque maior gera custos, portanto deve ser buscado um nvel equilibrado (que consiga atender de forma adequada aos clientes e proporcioneumarentabilidadeorganizao).Gabarito:Errado. 6. O controle de estoques de produtos com demanda irregular no pode ser feito facilmente com previses genricas de vendas. H a necessidade de efetuar uma previso precisa. Como o prprio nome diz (irregular), a demanda para estes produtos errtica e afetada poreventosaleatrios,quesodifceisdeprever.Gabarito:Errado. 7. Osistemapush,oudeempurraroestoque,osistematradicionalbaseadoemprevises de vendas para se iniciar o processo produtivo (se imaginamos vender 1000 produtos X, iremos comprar as matrias primas necessrias para esta suprir esta produo). Neste sistema no existe o fluxo contnuo de matrias primas e a forte parceria e compromisso entreempresaefornecedorescomoacontecenoJustinTime.Gabarito:Certo. 8. A curva ABC, que construda tendo como base o princpio de Pareto, considera exatamente o contrrio, ou seja, que se deve tratar de forma diferente os itens mais importantesnoprocessoprodutivo.Normalmente10a20%dositensrepresentam70a80% dos custos dos produtos estocados, portanto estes devem ser administrados com maior cuidado.Gabarito:Errado.

(CESPE PETROBRS / ADMINISTRADOR 2007) Acerca de planejamento e controle da produo,egestodacadeiadesuprimentosSupplyChainManagement(SCM),julgueos seguintesitens. 9 A importncia do planejamento da produo decorre principalmente da necessidade de se prever e se buscar uma situao futura desejada, dado o perodo de tempo que ser gasto entreatomadadedecisoesuarespectivaimplantao. 10 De acordo com a SCM, a empresa corresponde a um n da rede de relaes da cadeia produtivaaquepertence. 11 A representao do fluxo de materiais entre as empresas integrantes de determinada linha produtivaaSCM. 12 O planejamentomestre de produo a ao de coordenao entre a capacidade operacionaldaempresaeadearmazenamentodeestoques. 9. OPlanejamentodaproduoauxiliaaempresanodimensionamentocorretodosestoques, domelhorprocessoprodutivoenaescolhadosmelhoresfornecedores.Semplanejamento a organizao dificilmente atingir seus objetivos. A frase uma definio correta da necessidadeeobjetivosdeumplanejamento.Gabarito:Certo.

2 http://www.euvoupassar.com.br

EuVouPassarevoc?

10. OSupplyChainManagement(GestodaCadeiadeSuprimentos)podeserconsideradouma evoluo do conceito de logstica, pois abrange a gesto de toda a cadeia produtiva de forma integrada, incluindo a relao com os fornecedores e clientes. No SCM a empresa maisumelodacadeiaprodutiva.Gabarito:Certo. 11. O SCM mais do que a representao do fluxo de materiais. O SCM a coordenao dos fluxos de materiais e informaes desde os fornecedores at os clientes de uma cadeia produtiva.Gabarito:Errado. 12. Oplanejamentomestre deproduotemcomoobjetivodeterminaroqueaempresadeve produzir (detalhadamente quantidades, prazos e configuraes), de maneira a atender uma demanda identificada. Para montlo o administrador deve coordenar diversos aspectos,como:capacidadeprodutiva,nveldeestoque,fornecimento,prazos,preos,etc. Gabarito:Errado. (CESPEPETROBRS/ADMINISTRADOR2007)Comrelaogestodemateriaisede estoques,julgueositensseguintes. 13Almdocontroledeestoques,areadegestodemateriaisenglobaasatividadesde compra,almoxarifado,movimentao,controleedistribuiodemateriais. 14Oloteeconmicodecomprarepresentadopelasituaoemqueademandaporumitem estrelacionadademandaporoutrositensdoestoque. 15Noplanejamentodasnecessidadesdemateriaissoprogramadasasquantidadesdetodos osmateriaisnecessriosparasustentaroprodutofinaldesejado. 13. Exato. Todas estas reas e funes da organizao esto includas no que chamamos de gestodemateriais.Alogsticaenglobadesdeacompradasmatriasprimasatoproduto ouserviofinalserentregueaocliente.Gabarito:Certo. 14. O lote econmico de compras (ou LEC) a quantidade de materiais comprada que gera o menor custo total para a empresa, de acordo com o espao de armazenagem possvel, os descontos por quantidade que podem ser conseguidos, taxas de juros, etc. A frase em questonofazsentidonenhum.Gabarito:Errado. 15. Beleza. O planejamento de materiais deve levar em considerao quais so os materiais necessrios para atender ao processo produtivo e quando estes sero utilizados, para que no haja desperdcio de recursos e o cliente seja atendido de forma adequada. Gabarito: Certo.

(CESPE SGA/AC ADMINISTRADOR 2008) Julgue os itens a seguir, relativos a administrao financeira,oramentriaedemateriais.(ADAPTADA) 16 A administrao de materiais busca coordenar os estoques e a movimentao de suprimentos,deacordocomasnecessidadesdeproduoeconsumo. 17 A atividade de compras possui tarefas relacionadas tanto com a administrao financeira quantocomaadministraodemateriais.

3 http://www.euvoupassar.com.br

EuVouPassarevoc?

16. Questo tranqila. A movimentao do fluxo de materiais e de informaes deve ser gerenciada, para que as necessidades de produo e dos clientes sejam atendidas. Gabarito:Certo. 17. Exato.Cabeaquilembrarqueesteumrelacionamentonormalmentedifcil,poisareade administrao de materiais normalmente preferiria um estoque maior, para diminuir a chance de falta matria prima no processo produtivo. J a rea financeira gostaria de um estoquemnimo,parapodermaximizarosrecursosfinanceirosdaempresa.Oidealqueo estoquesejaomenorpossvel,semqueaconteamfaltasouatrasosaosclientes.Gabarito: Certo. (CESPE AGU ADMINISTRADOR 2010) Com relao administrao de materiais, julgue os itensaseguir. 18Osinventriosrotativossoefetuadosnofinaldecadaexercciofiscaldaempresaeincluem atotalidadedositensdeestoquedeumasvez. 19NaclassificaoABCparaplanejamentoecontroledeestoque,ositensclassificadoscomoC so aqueles que correspondem faixa de 40% a 50% do total de itens de estoque, mas cujo valorfinanceirodepoucaimportnciaquandoseconsideraoestoquetotal. 20 Os estoques de antecipao so criados para cobrir flutuaes aleatrias e imprevisveis do suprimento,dademandaoudoleadtime. 21Considerandoquecertaempresautilizeosistemadepontodepedidoparaatingiramxima eficincia das reposies de seu estoque; que o consumo dirio de determinado item nessa empresasejade120unidades;queoperododereabastecimentodoitemsejade2diasequeo estoquedeseguranadoitemcorrespondaaoconsumode1dia,corretoafirmarqueoponto depedidodoitememquestode360unidades. 22Considerequeumaempresautilizeocustomdioparaaavaliaodeseusestoquesequea fichademovimentaodedeterminadoitemsejaequivalenteaomostradonatabelaaseguir.
Data 1/5/2010 2/5/2010 3/5/2010 totalem4/5 Documento Saldotransferido notafiscaln.557 notafiscaln.122 Quantidade (unidades) 10 20 20 50 Preounitrio (R$) 25,00 23,00 25,00

Nessa situao, caso haja dispensao de 5 unidades do item, o valor em estoque desse item serdeR$1.085,00.

18. O inventrio rotativo no efetuado somente no final do ano e apenas uma vez! Neste mtodooestoquecontadoemintervalosregularesdentrodeumano.Istopossibilitaque os itens que giram mais sejam contados com maior freqncia do que os itens que giram menos.Gabarito:Errado. 19. Exato. Na curva ABC, como comentei na questo oito, os produtos so analisados e classificados de acordo com seu impacto no custo total de estoque. Geralmente os itens classificadoscomoC(emtornode50%dositens)sesomadosnorepresentammaisdoque 10a15%docustototal.Gabarito:Certo.
4 http://www.euvoupassar.com.br EuVouPassarevoc?

20. Os estoques de antecipao no so usados para cobrir demandas imprevisveis! Estes estoques so utilizados para nivelar as diferenas de ritmo de fornecimento e demanda. Istoocorrequandoasdiferenassograndeseprevisveis.Comoexemplodestesprodutos temos o peru de Natal e o chocolate na Pscoa. A empresa estoca o produto antecipadamente, pois no teria como cobrir a demanda somente com sua produo do perodo(ex:msdeDezembronocasodoperudeNatal).Gabarito:Errado. 21. Paracalcularmosopontodepedidotemosdesaberoconsumomdio,que120unidades, o tempo deressuprimento (tempo que levar oproduto a chegardesde o pedido),que 2 dias e o estoque de segurana (1 dia = 120 unidades). A frmula do Ponto de Pedido PP=CMedxTRep+EstSeg.TemosentoPP=120x2+120=360.Gabarito:Certo. 22. A questo trata do custo mdio. Para calcularmos o custo mdio dos estoque basta multiplicar os custos de aquisio pelas quantidades e depois dividir o custo total pela quantidade total. Neste caso temos Custo Total= (10 x 25,00)+(20 x 23,00)+(20 x 25,00)= 1210,00. O custo unitrio seria ento 1210,00 divididos pela quantidade total, 50. CU=1210/50= 24,20. Como vendemos 5 unidades, teremos de sacar do custo total estes 5 itens. 5 x 24,20= 121,00. O saldo de estoque seria o custo total menos os itens vendidos = 1210,00121,00=1089,00.Gabarito:Errado.

Porhojes!Qualquerdvidaestareidisponvelnoemailabaixo. Bonsestudosesucesso!! RodrigoRenn rodrigorenno@euvoupassar.com.br

5 http://www.euvoupassar.com.br

EuVouPassarevoc?

You might also like