You are on page 1of 4

FISP

Ficha de Informao de Segurana do Produto


(conforme NBR 14725)
Pag. : 01 Rev.: 01 De: 04 Data: 07/07/2003

2 Componentes de Risco

Aspecto / Aparncia: Lquido Odor: Caracterstico Cor: Castanho pH: N.A Solubilidade em gua: Insolvel Solubilidade em outros solventes: Solvel Densidade 20/4 C: 0,845 g/cm3 Viscosidade Cinemtica: N.D Ponto de Fulgor: 38 C Ponto de Inflamao: 54 C Ponto de Fluidez: N.D Ponto de Congelamento: N.D Ponto de Ebulio: N.D Presso de Vapor: N.D Temperatura de Auto-Ignio: N.D

3 Propriedades FsicoQumicas

PROPRIEDADE INDUSTRIAL

Nome Comercial do Produto: Aquamicro 5090 Tipo de Produto: Cera anticorrosiva Nome Qumico / Genrico: Mistura Sinnimos: Mistura Famlia Qumica: Frmula: Peso Molecular: Nmero CAS: No aplicado para misturas Nmero ONU: 1993 Classe ONU: 3 Nome do Fabricante: Micro Qumica Indstria e Comrcio Ltda. Endereo: Rua Projetada, 225 Jd. Unio Diadema SP CEP: 09977-000 Fone: (11) 4057-3400 Fax: (11) 4057-3822 Internet: Site: www.micro-quimica.ind.br / email: mqsac@micro-quimica.ind.br Nmero Porcentagem TLV Componente CAS (peso) (Limites de Tolerncia) 8008-20-6 Solvente aliftico NC Anticorrosivo

1 Identificao do Produto

FISP
Ficha de Informao de Segurana do Produto
(conforme NBR 14725)
Pag. : 02 Rev.: 01 De: 04 Data: 07/07/2003

4 Dados Sobre Risco Sade


6 Riscos de Incndio/Exploso

Sistmico Olhos: Irritante Pele: Contato prolongado pode causar irritao Inalao: Baixa toxidez Ingesto: Txico Primeiros Socorros Olhos: Lav-los cuidadosamente com gua corrente durante 15 minutos. Pele: Lavar com sabo neutro e gua corrente durante 15 minutos Inalao: Remover o colaborador para local arejado Ingesto: Procurar auxlio mdico Efeitos Crnicos: Na ingesto causa irritao do estmago e intestinos com nausea e vmito. Notas para o Mdico: Irritante cutnea pode causar danos aos olhos. Lavagem gstrica, se necessrio: anticido via oral. Dados Toxicolgicos LD 50 (oral): N.D LD 50 (Dermal): N.D LD 50 (Inalao): N.D culos Sim No Tipo: Tipo ampla viso ou equivalente Luvas Sim No Tipo: Borracha ou PVC Mascara contra Gases Sim No Tipo: Proteo Facial Sim No Tipo: Roupas Sim No Tipo: Outros (especificar): Botas com biqueira de ao Sim No Tipo: Ponto de Fulgor: 38 C Temperatura de auto-ignio: N.D Limites de Explosividade (% volume do produto no ar) Inferior:0,5 Superior: 6,5 Subprodutos formados pela ao da combusto: Dixido de carbono Procedimentos Especiais de Combate ao Fogo: Afaste os recipientes do fogo se Isto puder ser feito sem risco. No Utilize jato de gua de forma direta. Agentes Extintores Adequados: Para pequenos incndios, utilize p qumico seco, CO2, jato de gua ou
espuma normal. Para grandes incndios, utilize jato, neblina de gua ou espuma normal.

5 Equipamentos de Proteo individual

FISP
Ficha de Informao de Segurana do Produto
(conforme NBR 14725)
Pag. : 03 Rev.: 01 De: 04 Data: 07/07/2003

7 Reatividade

Estabilidade:

estvel

Incompatibilidade: Com cidos e bases fortes Polimerizao: Armazenamento: No ocorre Ao abrigo das intempries, distante de fontes de calor.

8 Armazenagem

Materiais adequados para embalagem: Plstica

Tambores de ferro / embalagens

9 Derramamento/Vazamento 10 Tratamento de Resduos

Precaues especiais: Isole imediatamente a rea num raio de 25 a 50 metros em Todas as direes. Elimine todas as fontes de ignio. Impea fagulhas ou chamas. No fume. Todo equipamento utilizado no manuseio do produto deve estar aterrado e utilize ferramentas que no provocam fascas para recolher o material absorvido. Precaues para o meio ambiente: No permita a entrada do produto derramado em cursos de gua, rede de esgotos, pores ou reas confinadas. Mtodos para remoo e limpeza: Absorva o material derramado com areia, terra seca ou outro material no combustvel e acondicione em recipientes apropriados. Recuperao: verificar a possibilidade de destilao/filtrao. Caso seja invivel, o produto deve ser incinerado em instalaes adequadas desde que, previamente veri ficadas as caractersticas dos efluentes gasosos. Para informaes detalhadas, con sultar a legislao vigente.

Resduos do produto: devem ser armazenados em embalagens que previnam o vazamento do produto e alocados em depsitos conforme NBR 12235. Quanto a disposio, os resduos podem ser encaminhados para empresas que tenham tratamento adequado, onde sejam cumpridos os limites estabelecidos pelo rgo ambiental local. A legislao ambiental deve ser obedecida para que o resduo no possa prejudicar a fauna, a flora e o ar (caso incinerado). Embalagens contaminadas: no reutilizar, as mesmas devem ser dispostas para empresas que tenham tratamento adequado de acordo com a legislao local vigente.

FISP
Ficha de Informao de Segurana do Produto
(conforme NBR 14725)
11 Dados Ecotoxicolgicos Pag. : 04 Rev.: 01 De: 04 Data: 07/07/2003

DBO: N.D DQO: N.D Toxidade para peixes: N.D Biodegradabilidade: N.D

Transporte Rodovirio Nome adequado para embarque: Nmero ONU: 1993 Transporte Ferrovirio Nome adequado para embarque: Nmero ONU: 1993 Transporte Areo Nome adequado para embarque: Classe IATA: Transporte Martimo Nome adequado para embarque: Nmero ONU: Grupo de Embalagem: Categoria de Armazenamento:
FOGO

Aquamicro 5090 3 Classe: Aquamicro 5090 3 Classe:

12 Dados de transporte

Grupo de Embalagem:

Classe IMO:

13 Diamante de Hommel

3
SADE

2 0

REATIVIDADE

Classificao 4 Extremo 3 Alto 2 Moderado 1 Leve 0 Sem Risco

ESPECIAL

Nmero CAS cdigo atribudo a substancias que visa verificar suas caractersticas cancergenas mero ONU cdigo atribudo pelo comit da ONU, ao produto comercializado. Classe ONU o agrupamento em classes de risco, sendo que este agrupamento leva em conta o risco principal de um determinado produto. Classe IATA agrupamento em classes de risco para o transporte areo de um determinado produto. Classe IMO agrupamento em classes de risco para o transporte martimo de um determinado produto. Limite de Tolerncia (TLV) a concentrao mdia de vapores (gases, fumos, poeiras, etc) no ambiente de trabalho a que uma pessoa, em condies normais, pode estar exposta durante 08 horas por dia, 05 dias por semana, sem efeito prejudicial sade, limites estabelecidos pela NR 15 / NR 9). LD 50 (Dose Letal) a dose de um agente txico que matar 50% dos animais em teste, uma vez que ingerida e/ou aplicada sobre a epiderme destes. Densidade Relativa a relao entre a densidade do produto sobre a densidade da gua que igual 1g/ml 4 C. Viscosidade a resistncia oferecida por um fludo ao seu movimento, numa dada temperatura. Ponto de Fulgor a menor temperatura na qual os vapores inflamveis do produto entram em combusto, mas no a mantm. Ponto de Inflamao a menor temperatura na qual os vapores inflamveis do produto entram e mantm em combusto. Ponto de Ebulio a menor temperatura na qual o lquido entra em ebulio presso de 760 mm Hg. Presso de Vapor a exercida sobre a superfcie do lquido uma determinada temperatura. Temperatura de Auto-ignio a menor temperatura em que o produto, em presena do ar ou sozinho (por reaes internas), entra em ignio e o mantm em combusto. Limite de Explosividade a concentrao de gs (vapor, fumos, poeiras, etc) do produto, em porcentagem por volume de ar, na qual a mistura ar + gs (ou vapores, fumos, poeiras, etc), torna-se explosiva ou inflamvel. Demanda Bioqumica de Oxignio (DBO) a quantidade de oxignio necessria para que microorganismos aerbicos mineralizem a matria orgnica carbonada de uma amostra, sob determinadas condies. Demanda Qumica de Oxignio (DQO) a quantidade de oxignio necessria para oxidar quimicamente a matria orgnica. Biodegradabilidade a condio que uma substancia se decompe pela ao de microorganismos. As informaes desta FISP representam os dados atuais e refletem o nosso melhor conhecimento para o manuseio apropriado deste produto sobre condies normais e de acordo com a aplicao especfica da embalagem e/ou literatura. Qualquer outro uso do produto que envolva seu uso com outros produtos ou outros processos responsabilidade do usurio.

14 Abreviaturas/Definies

You might also like