You are on page 1of 22

Sobre o discurso do desenvolvimento econmico e o desenvolvimento do discurso econmico*

Bianca Imbiriba Bonente** Hugo Figueira Corra*** Doutoranda em Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF) e membro do grupo de pesquisa Teoria Social e Crtica Ontolgica da UFF Doutorando em Economia da Universidade Federal Fluminense e pesquisador do grupo Teoria Social e Crtica Ontolgica da UFF

Resumo

A despeito de todas as evidncias, fato notvel que inmeros economistas da esquerda direita, apologistas, ou no, do livre mercado apostam na possibilidade de homogeneizao da riqueza mundial, ou seja, na possibilidade de estender o desenvolvimento e suas benesses a todos os pases. Esse tipo de iderio sistematicamente veiculado pelos discursos sobre desenvolvimento econmico, tomados como objeto de crtica do presente trabalho. Conforme se pretende argumentar, o to divulgado projeto de desenvolvimento , por natureza, irrealizvel. Apesar desse seu carter ilusrio, esse discurso ganha validade social por trabalhar dentro das categorias da economia burguesa e justificar essa ordem social. Por fim, busca-se indicar que o apelo para abandonar crenas ilusrias o apelo para abandonar uma condio que precisa de iluses, apontando a necessidade de se resgatarem os debates sobre emancipao social.

** E-mail: biancaimbiriba@gmail.com **** E-mail: h.correa@gmail.com Os autores agradecem os comentrios feitos na ocasio do XIII Encontro Nacional de Economia, especialmente ao Professor Marcelo Carcanholo e aos demais membros do grupo de pesquisa Teoria Social e Crtica Ontolgica da UFF. Quaisquer equvocos ou omisses so, no entanto, de inteira responsabilidade dos autores.
Ensaios FEE, Porto Alegre, v. 30, n. 1, p. 35-56, maio 2009

* Uma verso anterior deste trabalho foi apresentada no XIII Encontro Nacional de Economia Poltica. Artigo recebido em set. 2008 e aceito para publicao em nov. 2008.

36

Palavras-chave Abstract

Bianca Imbiriba Bonente; Hugo Figueira Corra

Desenvolvimento econmico; economia poltica; realismo crtico. Despite the evidences, economists of all kinds, from the left to the right-winged ones, from the free market advocates to the pro-regulation ones, almost all economists continue to bet on the economic development to promote the worlds wealth equalization and to spread its goodness for all countries. These ideas, which are systematically divulged through the economic development speeches, are taken into a critical perspective on the present paper. As one intent to argue, economic development project is, for its own nature, unreachable. This speech is, therefore, illusory, but it still important within the society to the extent that it gives useful tools to operate in the capitalist economy and that it justifies the current social order. Finally, the paper defend that the claim to forfeit illusory beliefs is the claim to forfeit a condition that requires illusionsand so that it is necessary to, once again, put into the agenda the debate over human emancipation.

Key words

Economic development; political economy; critical realism.

Classificao JEL:

B40, O10, P16.

A abolio da religio enquanto felicidade ilusria dos homens a exigncia da sua felicidade real. O apelo para que abandonem as iluses a respeito da sua condio o apelo para abandonarem uma condio que precisa de iluses. Karl Marx apud Lukcs (2007, p. 173).

Introduo
A despeito de todas as evidncias, fato notvel que inmeros economistas da esquerda direita, apologistas, ou no, do livre mercado apostam na possibilidade de homogeneizao da riqueza mundial, ou seja, na possibilidade de estender o desenvolvimento e suas benesses a todos os pases. H mais
Ensaios FEE, Porto Alegre, v. 30, n. 1, p. 35-56, maio 2009

Sobre o discurso do desenvolvimento econmico e o desenvolvimento do discurso econmico

37

de 50 anos, o discurso econmico promete aos pases que cumprirem determinados requisitos e normas de conduta um lugar garantido no den da hierarquia global que se divide entre o inferno dos subdesenvolvidos, o purgatrio dos em desenvolvimento e o cu dos desenvolvidos. S mesmo com muitas preces. Nesse perodo de asfixiante domnio conservador, forte desarticulao das foras de esquerda e virtual ausncia de um projeto alternativo de sociedade, trabalha-se sempre dentro de condies preestabelecidas (sociedade capitalista globalizada), raramente questionando-se sua origem e seu carter histrico, o tipo de hierarquia e a desigualdade que produz e o tipo de iluso (comumente veiculada pela teoria econmica) que necessita para sobreviver. Caminhando em sentido contrrio, o presente trabalho busca fornecer uma crtica no s ao projeto de desenvolvimento ora vigente, mas prpria noo tradicional de desenvolvimento econmico, adotando, para isso, um referencial terico marxista. O centro do argumento que se tenta desenvolver est baseado em questionar a possibilidade efetiva de um desenvolvimento semelhante quele anunciado pelo discurso econmico. Para usar-se uma imagem bastante em voga nos dias de hoje Ha-Joo Chang (2004), em seu livro Chutando a Escada, sugere que os pases desenvolvidos ascenderam aos cus por uma escada, que eles prprios, uma vez l, trataram de chutar para longe, impedindo, com seu discurso, o desenvolvimento dos demais pases , o que se pretende defender aqui que no se trata de procurar onde foi parar a escada que conduz a outro patamar de desenvolvimento, mas de investigar se existe, ou se algum dia existiu, uma escada. Esse , no entanto, apenas um primeiro passo para a crtica de um determinado discurso: seu falseamento e a apresentao de um contraponto terico. Segue-se a isso a necessidade de explicar os motivos que tornam corrente um discurso falso, ou seja, explicar por que, nos termos de Marx, o falso um falso socialmente necessrio. Conforme se pretende indicar, essa aceitao decorre de dois motivos bsicos: em primeiro lugar, as teorias do desenvolvimento so teis enquanto instrumento de manipulao da realidade (alguns pases, aplicando o receiturio do desenvolvimento, podem, de fato, conseguir taxas maiores de crescimento, melhorias em alguns outros ndices e galgar posies melhores na hierarquia global, apesar de essa no ser uma possibilidade para todos); mais que isso, contudo, buscar-se- argumentar que a disseminao desse tipo de imaginrio totalmente necessria manuteno dessa formao social. Munidos de uma teoria que melhor explica os fenmenos e que explica a necessidade da teoria criticada, possvel passar-se diretamente crtica das estruturas sociais que geram essas formas de conscincia falsas e/ou ilusrias mais especificamente, das estruturas da sociedade regida pelo capital.

Ensaios FEE, Porto Alegre, v. 30, n. 1, p. 35-56, maio 2009

38

Bianca Imbiriba Bonente; Hugo Figueira Corra

Esses seriam os trs passos de uma crtica explanatria, sistematizada pelos tericos do realismo crtico e congruente com o mtodo exaustivamente aplicado por Marx em diversas partes de sua obra. Acredita-se que, somente a partir desse expediente, possvel aperfeioar e abrir novas dimenses para a crtica cientfica; do mesmo modo, somente atravs de uma requalificao de todo esse debate ser possvel lograr uma reorganizao das foras de esquerda nos dias atuais. Na tentativa de cumprir com o objetivo aqui proposto, julga-se pertinente iniciar o trabalho expondo o mtodo da crtica explanatria e as possibilidades que a adoo dessa perspectiva oferece para o avano da crtica cientfica. Feito isso, busca-se caracterizar o discurso sobre desenvolvimento econmico, apresentando simultaneamente uma crtica e um contraponto terico a essa concepo. Na terceira seo, busca-se mostrar o carter ideolgico da cincia econmica em geral e do discurso do desenvolvimento em especfico. Na quarta e ltima seo, so desdobrados a crtica sociedade capitalista e alguns argumentos no sentido da transformao social.

1 Sobre o mtodo da crtica


Apesar de ser este um perodo de inegvel avalanche de filosofias anti-realistas (sejam elas idealistas, sejam pragmticas, sejam relativistas), o presente trabalho fundamenta-se em uma perspectiva que preza pela realidade e busca resgat-la como critrio ltimo de toda construo terica, opondo-se, simultaneamente e com igual fora, ao empirismo, ao pragmatismo e ao idealismo. Esse apreo pela realidade foi notadamente resgatado pela corrente terica conhecida como realismo crtico (cientfico ou transcendental). 1 De acordo com essa perspectiva, o mundo composto por estruturas diferenciadas e em constante mudana. Tais estruturas e mecanismos reais (que operam e perduram independentemente do nosso conhecimento, mas conformam possveis objetos do conhecimento) no so nem padres de eventos ou fenmenos (como postulado pelo empirismo), nem construtos humanos meramente discursivos (tal como defendido pelo idealismo). Por
1

No seria possvel aqui, e julga-se que nem mesmo necessrio, oferecer uma recuperao exaustiva do debate metodolgico que envolve as correntes de pensamento acima mencionadas. Na tentativa de fazer um resgate inevitavelmente sinttico das principais idias contidas nas formulaes do realismo crtico, ser preciso deixar de lado questes bastante complexas e controvertidas. Uma sistematizao detalhada de alguns dos escritos e debates do realismo crtico empregando uma unidade a idias e conceitos pode ser vista em Archer et al. (1998).

Ensaios FEE, Porto Alegre, v. 30, n. 1, p. 35-56, maio 2009

Sobre o discurso do desenvolvimento econmico e o desenvolvimento do discurso econmico

39

no serem espontaneamente aparentes nos padres de eventos observveis, eles s podem ser identificados mediante o trabalho terico e prtico das Cincias Sociais. Apesar de no negarem a realidade de eventos e discursos, os realistas crticos asseguram que somente possvel entender e, portanto, mudar o mundo social na medida em que se capaz de identificar as estruturas em funcionamento que geram aqueles eventos ou discursos. Est posto a o carter potencialmente emancipatrio da atividade cientfica, vislumbrado por Marx e anunciado na to citada ltima tese sobre Feuerbach: [...] os filsofos se limitaram a interpretar o mundo de diferentes maneiras; o que importa transform-lo (Marx, 1999, p. 14). Seguindo essa perspectiva, o mtodo da crtica explanatria pode, em termos bastante sistemticos, ser resumido em trs passos.2 O primeiro deles, intitulado crtica de primeira ordem da conscincia (ou crtica lgico-gnosiolgica), busca mostrar que um certo conjunto de categorias no corresponde propriamente realidade, ou seja, que determinadas crenas so falsas ou superficiais o que normalmente pressupe que se tenha uma melhor explicao para os fenmenos em questo. Mas uma crtica consistente determinada crena no pode esgotar-se na crtica ao mero discurso. Como ressalta Duayer,
[...] uma crtica no tem o poder de dissolver praticamente a concepo ou teoria criticada. Se noes absurdas e incongruentes possuem validade social e, mais ainda, conservam essa validade a despeito de arrasadoras crticas lgico-gnosiolgicas, segue-se que a sua validade social deve depender de outras circunstncias (Duayer, 2001, p. 16).

Esse justamente o papel da crtica de segunda ordem da conscincia (ou crtica ontolgica): explicar as razes pelas quais as crenas falsas ou superficiais so produzidas e absorvidas, bem como explicar o papel que essas crenas desempenham na sociedade. Ou seja, avanar na crtica explanatria pressupe necessariamente a indicao dos motivos reais que levam produo e reproduo de concepes equivocadas e/ou ilusrias. Nos termos de Marx, significa explicar porque o falso um falso socialmente necessrio. No ser possvel avanar aqui nas discusses sobre ideologia.3 A ttulo de indicao, vale ressaltar-se que a capacidade de explicar a necessidade social de uma determinada falsa crena suficiente para caracteriz-la como ideo2 3

Uma exposio mais detalhada do mtodo da crtica explanatria pode ser vista em Bhaskar (1979).

certo que os debates que cercam o conceito de ideologia so por demais complexos e numerosos para que se possa fazer uma incurso, ainda que breve, nesse campo. Como ficar claro na seqncia, adotada aqui uma definio bastante estrita para tal conceito.
Ensaios FEE, Porto Alegre, v. 30, n. 1, p. 35-56, maio 2009

40

Bianca Imbiriba Bonente; Hugo Figueira Corra

lgica. Em outras palavras, dizer que uma crena ideolgica significa que ela (a) deve ser falsa, isto , se possui uma explicao melhor para o fenmeno em questo, e, (b) na medida em que se refere a alguma esfera da vida social, deve fazer sentido para os sujeitos que nela acreditam, tornando-se mais, ou menos, necessria (isto , se possui uma explicao da falsidade das crenas em questo). Uma vez que se possui uma teoria que explica melhor o fenmeno e explica o carter ideolgico do conjunto de idias questionado, possvel imediatamente transitar, sem qualquer julgamento adicional, para a valorizao negativa do objeto (estrutura generativa, sistema de relaes sociais, etc.), que define o carter ideolgico da crena, e para a valorao positiva da atividade direcionada superao do objeto. Este seria o terceiro e ltimo passo da crtica explanatria: precisamente nesse ponto que [...] crtica e mudana conceituais convertem-se em crtica e mudana sociais, [...] de forma que a questo passa a ser ento, ceteris paribus, mudar o objeto (Bhaskar, 1979, p. 24). Vale notar-se que, para transitar do primeiro ao ltimo passo da crtica explanatria, no necessrio nenhum outro valor alm do valor da verdade:

Esse exatamente o procedimento adotado por Marx, especialmente em sua crtica Economia Poltica. Nas diversas passagens em que se dirige diretamente aos economistas polticos, Marx apresenta e critica o argumento adversrio sem, no entanto, desqualific-lo. Ao contrrio disso, procura compreender a razo para aquele equvoco notadamente, a incapacidade dos economistas em enxergarem para alm de suas condies histricas especficas e mostrar como, a despeito de sua falsidade, as idias desempenham uma funo
Com isso, no se pretende preterir arbitrariamente outras definies do termo, mas eleger uma definio capaz de atender idia que se quer passar no presente trabalho. Para um aprofundamento no debate sobre ideologia, ver Eagleton (1997) e a bibliografia ali referida. Um ensaio mais denso sobre ideologia como instrumento de classe pode ser encontrado em Mszros (2004).
Ensaios FEE, Porto Alegre, v. 30, n. 1, p. 35-56, maio 2009

H que se ressaltar que a passagem da crtica explanatria prtica transformadora (das estruturas da sociedade que do ensejo s formas falsas de conscincia) dispensa valores outros alm daqueles que distinguem o prprio discurso cientfico (verdade, consistncia, poder explanatrio etc.). Se determinadas estruturas, instituies, tendncia etc. do mundo so efetivamente a causa ltima da formao de crenas ou teorias falsas, deformadas ou mistificadas, ento a apreciao crtica das concepes, nos termos explicitados, se desdobrar, imediatamente, numa crtica das causas, isto , numa crtica das prprias estruturas sociais. Para isso, vale repetir, no se faz necessrio recorrer a valores outros que no o da verdade (que, como condio do discurso racional, dispensa defesa) (Medeiros, 2007, p. 36).

Sobre o discurso do desenvolvimento econmico e o desenvolvimento do discurso econmico

41

prtica na vida social.4 Vale notar-se que tambm Marx transita diretamente da crtica cincia burguesa para a crtica sociedade burguesa. Conforme indicado anteriormente, a prxima seo dedica-se apresentao do debate sobre desenvolvimento e das principais crticas que indicam a incorreo desse discurso cientfico. Pretende-se mostrar inicialmente que esse discurso defende, de fato, um projeto de natureza irrealizvel. Apesar desse seu carter ilusrio, ser argumentado na seo seguinte que esse discurso ganha validade social por trabalhar dentro das categorias da economia burguesa e justificar essa ordem social. Por fim, busca-se indicar, como na epgrafe, que o apelo para abandonar crenas ilusrias o apelo para abandonar uma condio que precisa de iluses apontando a necessidade de trilhar caminhos rumo ao socialismo.

2 Sobre o discurso do desenvolvimento

2.1 Desenvolvimento econmico na perspectiva burguesa


No datam de tempos recentes os estudos e os debates sobre desenvolvimento econmico. No mbito da Economia, esse tema foi abordado desde seu princpio, com os autores clssicos, apesar de ter sido somente no ps-guerra que seu tratamento se tornou mais sistemtico. Por critrios expositivos e de espao, acredita-se ser suficiente para a argumentao aqui proposta comear essa curta histria no perodo do ps-guerra. Com efeito, esse perodo, conhecido como desenvolvimentista, foi marcado pela nfase crescente dada aos conceitos de modernidade e progresso, que, em grande medida, passaram a nortear o debate acadmico, criando efetivamente, no s na Economia, mas em vrios ramos das Cincias Sociais, uma teoria do
4

Existem inmeros exemplos na obra de Marx de utilizao desse mtodo de crtica. O mais conhecido deles talvez seja o debate travado com Kant a respeito da existncia, ou no, de Deus. Kant buscou provar a no-existncia de Deus em termos puramente lgicos. Segundo Marx, famoso e declarado ateu, mesmo que se possa provar logicamente a no-existncia de Deus, ele continua existindo, na medida em que crido, na medida em que influencia a vida das pessoas. Parece claro que ali a [...] realidade social j apontada como critrio ltimo do ser ou no-ser de um fenmeno. Em outras palavras, em Marx, a efetiva eficcia histrica de determinadas representaes de Deus confere a elas um tipo qualquer de ser social, mesmo quando no se admita, como o caso de Marx, a possibilidade da existncia de algum Deus (Duayer, 2001, p. 16-17). Ou seja, a funo prtico-social de determinadas crenas independe de sua veracidade ou falsidade.
Ensaios FEE, Porto Alegre, v. 30, n. 1, p. 35-56, maio 2009

42

Bianca Imbiriba Bonente; Hugo Figueira Corra

desenvolvimento. Na maioria dos trabalhos ento formulados, o conceito desenvolvimento era tratado como sinnimo de crescimento econmico ou crescimento do produto per capita, por um lado, e como sinnimo de progresso material e civilizatrio, por outro. Toda teorizao da decorrente visava apontar maneiras pelas quais seria possvel promover o avano tanto dos pases do primeiro mundo (que deveriam continuar crescendo e eliminando seus problemas sociais) quanto do terceiro mundo (que deveria alcanar o primeiro). A expresso mais caricata da noo de desenvolvimento ento utilizada vista no livro As Etapas do Desenvolvimento Econmico: um Manifesto No-Comunista, escrito por Walter Rostow em 1952 (Rostow, 1978). De acordo com Rostow, as diferenas entre as naes poderiam ser enquadradas em uma escala evolutiva de desenvolvimento, cujo fim seria a era do consumo de massas uma analogia explcita sociedade norte-americana da poca. Assim, toda a histria humana, desde o Egito antigo ou desde a tribo Tupi at os dias de hoje, poderia ser enquadrada de acordo com o seu grau evolutivo e chegaria, na medida em que se desenvolvesse, era do consumo de massas, percorrendo, para tal, exatamente as mesmas fases que os pases ditos desenvolvidos. Igualmente, portanto, o percurso a ser feito por brasileiros ou somalis de hoje deveria assemelhar-se sua viso da histria dos pases desenvolvidos: poupar, investir, etc., enfim, acumular capital. Certo est que nem toda a teoria do desenvolvimento ia to a fundo com Rostow (1978) em sua caracterizao histrica. Alis, no por acaso e com toda razo, a obra do autor (Rostow, 1978) recebeu condenaes dos mais variados matizes tericos. No obstante as reaes que fomentou, algo de As Etapas do Crescimento permaneceu e foi compartilhado por toda teoria do desenvolvimento: a utilizao das receitas do desenvolvimento das naes capitalistas pioneiras para propor sadas aos pases subdesenvolvidos (que, variando com a filiao terica, poderiam, ou no, ser levadas adiante pelo Estado). De fato, mesmo quando, por volta da dcada de 70, a teoria do desenvolvimento conheceu o declnio que culminaria em seu fim, um qu do desenvolvimentismo conseguiu sobreviver.5 No cabe, aqui, resgatar-se toda a evoluo da teoria do desenvolvimento at os dias atuais, ou fazer-se um apanhado das
Vale notar-se que no h um consenso sobre o momento exato do ocaso da teoria do desenvolvimento do ps-guerra. Em contraponto ao obiturio feito por Hirschman em seu famoso Ascenso e Declnio da Economia do Desenvolvimento (1982), Lewis (1985/ /1, p. 83) defende que a disciplina Economia do Desenvolvimento, apesar de no estar em seus melhores dias, [...] est viva e bem. Independentemente dos variados diagnsticos, no entanto, fato notvel que essas teorias, j desde a dcada de 60, se deparam com uma srie de dilemas tericos e prticos.

Ensaios FEE, Porto Alegre, v. 30, n. 1, p. 35-56, maio 2009

Sobre o discurso do desenvolvimento econmico e o desenvolvimento do discurso econmico

43

condies histricas por trs dessa evoluo. O fato, bastante conhecido alis, que o desenvolvimentismo, marca ideolgica do ps-guerra, saiu de cena e foi substitudo pela ideologia neoliberal, ainda hoje hegemnica. Se, no entanto, possvel afirmar-se o fim do desenvolvimentismo, o mesmo no vale em absoluto para a noo de desenvolvimento econmico que carregava. Como pde ser observado a partir do momento em que se consolidou o neoliberalismo, as questes relativas ao desenvolvimento no foram esquecidas, embora se tenha processado uma inegvel e substantiva mudana na forma de abordar o tema. Em uma mo, o desenvolvimento econmico no deixou de ser um fim, mas foi relegado a uma instncia ltima, e sua obteno passou a ser creditada a outros fatores, notadamente os graus de desenvolvimento e liberdade dos mercados. Em outra mo, a prpria forma de encarar o conceito de desenvolvimento sofreu alteraes. Em grande medida, essas alteraes foram impulsionadas pelo fracasso da industrializao e do crescimento econmico em promover a eliminao do atraso caracterstico do subdesenvolvimento. O processo de industrializao perifrica, alm de no aproximar o nvel de riqueza dos dois blocos e no lograr melhorias para a maior parte das populaes do terceiro mundo, provocou danos ambientais crescentemente notveis. Com isso, novas dimenses foram sendo progressivamente incorporadas ao debate sobre desenvolvimento, e, em dia com o clima ps-moderno emergente nos anos 70, o conceito tornou-se mais fragmentado. A partir da, j no bastava falar-se em desenvolvimento, que suporia a viso unilateral do desenvolvimento econmico (em termos de indstria e produto), mas seria preciso qualificar desenvolvimentos de campos especficos: o desenvolvimento sustentvel, para tratar das questes ambientais; o desenvolvimento local, para tratar das disparidades regionais; propostas como aquela do ndice de Desenvolvimento Humano (o IDH, das Naes Unidas), que foi criado com o fim explcito de incorporar outras dimenses, e no apenas as econmicas, noo de desenvolvimento.6 A despeito de todas as mudanas, pode-se dizer que algo se manteve inalterado nos discursos sobre desenvolvimento econmico. Ao longo de todo esse processo, a distncia que separa os pases desenvolvidos dos demais foi considerada uma mera questo quantitativa. De fato, a mudana de nomenclatura que, expressando um otimismo, transformou os pases subdesenvolvidos em pases em desenvolvimento refora a idia de que se desenvolver uma regra. Em outras palavras, em que pesem todas as crticas feitas a Rostow, o desenvolvimento pleno permaneceu sendo entendido como o estgio ltimo de
6

Para mais detalhes sobre o assunto, ver Bonente e Almeida Filho (2007).
Ensaios FEE, Porto Alegre, v. 30, n. 1, p. 35-56, maio 2009

44

Bianca Imbiriba Bonente; Hugo Figueira Corra

uma escala evolutiva, acessvel aos pases que reunissem os requisitos necessrios a esse passo. Foi sempre encarado, nesse sentido, como algo necessariamente positivo, um sinnimo para modernizao (avano) das condies econmicas, sociais, institucionais e culturais do pas. Em suma, a noo de desenvolvimento aqui apresentada entende que esse um processo linear que produz melhorias em todas as esferas da vida social. Conforme se pretende argumentar adiante, essa uma concepo que, alm de equivocada, contribui sobremaneira para a manuteno do fenmeno que pretende eliminar a disparidade entre os pases que, segundo entende-se aqui, so imanentes a essa ordem social.

2.2 A falcia do discurso


Nos debates de histria econmica, freqentemente se fala em uma ruptura radical no plano das idias, operada entre o ps-guerra e a atualidade (uma transio de paradigmas, como se gosta de chamar). Nessa ruptura, lembram os economistas, passou-se de um consenso keynesiano de desenvolvimento com apoio e regulao estatal, para um outro (o de Washington) no qual o desenvolvimento fruto da pura atuao mercadolgica. De certo modo, a tarefa aqui proposta de oferecer um contraponto noo de desenvolvimento , ao contrrio, a de enfatizar semelhanas ao invs de rupturas nesse processo. Como destacado ao longo da seo anterior, persiste, ao longo do tempo, a noo de desenvolvimento como algo estritamente positivo e muitas vezes medido apenas em termos quantitativos. Existe ainda, no entanto, outra semelhana, que s pode ser alcanada se for levado em considerao que, antes como agora, a discusso perpassa o campo da ideologia (modo como se justifica uma ordem social desigual e que gera desigualdades). Para estabelecer um contraponto ao conceito de desenvolvimento na sua forma tradicional, preciso entender-se que o desenvolvimento e o subdesenvolvimento das naes so fenmenos qualitativamente diversos, que o atraso da periferia capitalista no resultado de um baixo grau de desenvolvimento das relaes de produo capitalistas (Rostow), ou mesmo um epifenmeno do modo como essas relaes foram ali implantadas. Ao contrrio, desenvolvimento e subdesenvolvimento so o produto necessrio gerado pela articulao das leis capitalistas de desenvolvimento em nvel mundial, so dois momentos de um mesmo processo, marcados por antagonismo e complementaridade, isto , ligados dialeticamente por uma relao de dependncia. Olhando por essa perspectiva, torna-se fundamental, para compreender as condies das economias subdesenvolvidas, ou, mais precisamente, das econoEnsaios FEE, Porto Alegre, v. 30, n. 1, p. 35-56, maio 2009

Sobre o discurso do desenvolvimento econmico e o desenvolvimento do discurso econmico

45

mias dependentes, examinar sua posio na estrutura internacional e suas relaes com as demais naes no mercado mundial. Essa exatamente a perspectiva adotada por inmeras vertentes tericas que, partindo de Marx, se dispuseram a analisar a economia mundial, notadamente aquelas que partiram da categoria do imperialismo.7 Vale dizer, partir da perspectiva do mercado mundial para se entender o capitalismo dependente no o mesmo que privilegiar o mbito externo em detrimento das estruturas econmicas internas dos pases dependentes. O que se est afirmando que no possvel sequer caracterizar corretamente as estruturas econmicas internas, ainda mais em pases dependentes, sem entender o processo global de funcionamento da economia mundial. A relao de dependncia um determinante fundamental tanto da insero econmica na diviso internacional do trabalho quanto da forma assumida pelas relaes de produo (internas) nas economias dependentes. Portanto, note-se: no se trata aqui de uma opo metodolgica ou analtica, mas de uma imposio do objeto de estudo. Em outras palavras, porque as economias dependentes se constituram no processo de expanso do capital internacional e com este se conjugam em um todo dialtico que a nica forma correta de analis-las a partir da economia mundial. Retomando, para expor de que modo as economias dependentes se inserem na economia mundial, pode-se dividir o problema em duas partes: a forma como se deu historicamente essa insero e o modo como se explicam, a partir das leis que regem o modo de produo capitalista, as estruturas econmicas resultantes dessa insero nas economias dependentes. Do ponto de vista histrico, as naes ditas em desenvolvimento entram no mercado mundial como produtoras de gneros alimentares e matrias-primas a preos baixos. No caso latino-americano, para ficar em um exemplo mais prximo, sua insero desempenha um papel central na consolidao do capitalismo: primeiro, porque o advento da produo industrial requeria um enorme contingente populacional nas cidades e, conseqentemente, um relativo esvaziamento dos campos, sem que isso afetasse demasiadamente a disponibilidade de alimentos; segundo, porque permitiu que a produo passasse a se dar preponderantemente atravs da extrao de mais-valia relativa, na medida em que provia alimentos e outros tipos de bens-salrios, com valores baixos; por fim, porque a produo de bens-salrios e de matrias-primas com valores rebai7

Para realizar-se uma contraposio noo criticada de desenvolvimento, este texto apia-se amplamente na teoria marxista da dependncia, que partiu das teorias do imperialismo em direo a uma explicao do modo de ser das relaes de produo dos pases dependentes e de sua articulao com os pases centrais, com o capital imperialista.
Ensaios FEE, Porto Alegre, v. 30, n. 1, p. 35-56, maio 2009

46

Bianca Imbiriba Bonente; Hugo Figueira Corra

xados freava a tendncia queda da taxa de lucro criada pelo prprio avano da produo capitalista.8 Contudo o cumprimento dessas funes tinha por contraparte necessria que a produo dos referidos bens-salrios e matrias-primas tinha de se dar a preos extremamente rebaixados. No importa se com recurso violncia de expedientes extra-econmicos ou com a violncia imposta pelo mercado mundial, o fato que a insero perifrica em geral, e a latino-americana especificamente, no processo de desenvolvimento capitalista condicionou uma recriao das relaes de produo ali vigentes, adequada s especificidades do capital ali operante. Assim, do ponto de vista da conformao do capitalismo dependente, a questo que se coloca (em termos lgicos, no histricos) a necessidade de viabilizar a reproduo do capital. A produo capitalista na periferia voltou-se, desde sua origem, primordialmente para fora; porm, no intercmbio com os pases desenvolvidos, tem lugar uma troca desigual: em uma mo, tem-se que o intercmbio pende em semelhana ao que ocorre na disputa entre capitais diversos em favor dos pases que possuem mais elevada produtividade do trabalho e, portanto, menores preos de produo e que podem, assim, vender suas mercadorias a preos de mercado, apropriando-se de uma parcela da mais-valia extrada por outrem; em outra mo, tem-se que os pases centrais possuem um relativo monoplio na venda de suas mercadorias, em virtude de sua complexidade tecnolgica, o que refora sua capacidade de vender suas mercadorias a preos que excedem seus valores.9 Isso implica a necessidade de, para viabilizar a reproduo do capital dependente, mecanismos que aumentem o valor extrado pelo capital na periferia, de modo a satisfazer tanto os capitais do centro como os requisitos da prpria acumulao perifrica. Marini (2000), olhando particularmente para o caso latino-americano, mostra como essa necessidade se traduziu na superexplorao da fora de trabalho dito de modo sinttico, na compresso dos salrios abaixo de seu valor, que a apropriao pelo capital de parte do trabalho necessrio e transforma parte do fundo salarial dos trabalhadores em fundo de acumulao para o capital. Desse modo, a superexplorao aparece como um imperativo da reproduo do capital dependente e, em certa medida, tambm como um imperativo
8

Sobre esse ponto, vale lembrar que a queda da taxa de lucro aparece em Marx como uma lei de tendncia, que admite, portanto, contratendncias. Uma exposio sistemtica dos fatores contrrios lei foi oferecida pelo prprio Marx (1974), no captulo XIV do livro III de O Capital.

Como observou Marini (2000), notvel como, a partir dessa interpretao, fica tanto mais inteligvel a fora que conduz deteriorao dos termos de troca, percebida pela CEPAL nos anos 50.

Ensaios FEE, Porto Alegre, v. 30, n. 1, p. 35-56, maio 2009

Sobre o discurso do desenvolvimento econmico e o desenvolvimento do discurso econmico

47

manuteno da ordem econmica sistmica (j que, como se viu, as economias dependentes representavam, e continuam a representar, um papel importante tambm para a produo no centro capitalista). fundamental observar-se que essa superexplorao somente se viabiliza, enquanto regra sistmica, na medida em que, nos pases dependentes, se opera uma separao do duplo papel assumido pela classe trabalhadora nesse modo de produo, que se encontra em conflito com o capital durante o processo de produo (como trabalhadores), mas no durante o processo de circulao (como consumidores). Essa separao pode ocorrer porque, como a produo dependente visa ao mercado externo, sua realizao no depende do fundo de consumo dos trabalhadores. De fato, segundo Marini, mesmo quando o mercado interno das economias dependentes se amplia e se torna mais relevante, uma fratura entre esferas de consumo da camada alta (minoria rica e uma parcela da classe mdia) e da camada baixa (os demais) garante a possibilidade de se manter operante o recurso da superexplorao do trabalho. Ora, ao cabo dessa anlise, o que se tem que o subdesenvolvimento se apresenta como um fenmeno necessrio reproduo do capital. Nesse sentido, como posto por Andr Gunder Frank (1969), o desenvolvimento capitalista tambm o desenvolvimento do subdesenvolvimento. O desenvolvimento capitalista implica a reproduo da condio de dependncia; implica a reproduo de pobreza, misria, marginalizao, etc., enfim, a reproduo do que se chamou subdesenvolvimento. Sob essa lente, a explicao do desenvolvimento perde a circularidade que assume na teoria criticada onde no se sabe ao certo se um pas subdesenvolvido porque apresenta baixos indicadores econmicos e sociais, ou se apresenta tais nveis de indicadores porque subdesenvolvido. Pases dependentes mantm nveis rebaixados de vida, porque a reproduo do capital assim os impele; no podem acessar, salvo poucas excees, nveis mais altos de produtividade, porque essa a lei da concorrncia entre capitais. bvio, portanto, que, desde uma interpretao marxista da histria da periferia capitalista, o desenvolvimento perde sua conotao necessariamente benfica de avano ou progresso, observada na noo aqui criticada. Essa seria a segunda crtica que se pode realizar desde uma postura marxista noo convencional de desenvolvimento. Na medida em que gera benefcios para uns pases e reproduz malefcios em outros, o desenvolvimento adquire um sentido de processualidade, ou seja, de mero desdobramento das leis de funcionamento do modo de produo capitalista. Por fim, talvez seja importante indicar que no se pretende com a crtica ao discurso do desenvolvimento negar a existncia de um progresso objetivo na histria da humanidade. Gyrgy Lukcs (1979), em sua Ontologia do Ser Social,
Ensaios FEE, Porto Alegre, v. 30, n. 1, p. 35-56, maio 2009

48

Bianca Imbiriba Bonente; Hugo Figueira Corra

observa que, se existem leis de validade universal, trans-histricas, estas seriam o avano das foras produtivas do trabalho e da crescente socialidade das categorias do ser social, ou seja, essas categorias se tornam sempre cada vez mais referidas ao ser social, ao humano. Mas todo desenvolvimento que tem lugar na histria assume a forma de um desenvolvimento desigual, na medida em que progressos singulares, em uma ou outra esfera da vida social, se fazem acompanhados por regresses simultneas em outras esferas. 10 Com isso, Lukcs (1979) oferece uma crtica consistente concepo simplista e vulgarizada do progresso (semelhante quela examinada), que retm apenas um resultado qualquer j quantificado do desenvolvimento (crescimento das foras produtivas, difuso do conhecimento, etc.), e, sobre essa base, decreta a existncia de um progresso generalizado. Nesse caso, momentos singulares do processo de conjunto so amplificados a critrios nicos (Lukcs, 1979, p. 124). Uma vez apresentadas essas crticas e interpretaes j consolidadas sobre a dicotomia desenvolvimento/subdesenvolvimento, cabe levantarem-se as seguintes questes: se correta a imagem aqui feita sobre o desenvolvimento capitalista, como explicar que o discurso do desenvolvimento mantenha sua fora? Como explicar que o discurso do desenvolvimento tenha uma audincia crescente, valendo-se de uma idia j teoricamente falseada e desmentida pelos fatos? A resposta que nem sempre de veracidade vivem os discursos. Na tentativa de melhor elucidar-se essa assertiva, ser preciso avanar nas discusses sobre ideologia e na crtica cincia econmica.

3 Desenvolvimento econmico e ideologia burguesa


Conforme se buscou argumentar na seo anterior, o discurso do desenvolvimento apresenta como possibilidade concreta para todos os pases algo que , por princpio, impossvel. Uma vez reconhecido o carter inerentemente desigual da sociedade capitalista, a perspectiva segundo a qual possvel promover a homogeneizao da riqueza mundial (veiculada principalmente pelas teorias do desenvolvimento) mostra-se, em suma, falsa.
10

O conceito de desenvolvimento desigual geralmente associado s diferenas na distribuio de riqueza entre as naes e recebeu inmeras formas de tratamento por autores marxistas, ou no, dentre as quais se destacam as famosas formulaes de Trotsky e Mandel por exemplo. Seguindo a perspectiva de Lukcs (1979), trata-se aqui o desenvolvimento desigual como uma categoria, cujo alcance mais abrangente, dentro da qual a desigualdade entre pases apenas um caso especfico.

Ensaios FEE, Porto Alegre, v. 30, n. 1, p. 35-56, maio 2009

Sobre o discurso do desenvolvimento econmico e o desenvolvimento do discurso econmico

49

Na medida em que no feita qualquer meno ao carter histrico da sociedade capitalista, em que no se faz nenhum tipo de questionamento s condies histricas especficas (apenas as toma como pressuposto), o discurso do desenvolvimento no importa se propalado pela direita ou pela esquerda leva conservao e/ou reproduo das estruturas que produzem o fenmeno que pretensamente se quer eliminar. Dito novamente, essa concepo, alm de equivocada, contribui para a manuteno da assoberbada misria da periferia capitalista, para a disparidade de renda entre as naes, enfim, para a manuteno daquilo que se chamou subdesenvolvimento. precisamente nesse ponto que se deve retomar a diferena existente entre verdade e utilidade, indicada quando da exposio do mtodo de crtica aqui adotado. J se sabia desde aquele momento que determinadas crenas podem ser falsas e teis, outras, verdadeiras e inteis, enquanto instrumentos de manipulao (manejo) de realidade. Ou seja, j se sabia que a objetividade ou a eficcia social de uma concepo, cientfica, ou no, independe de sua verdade ou falsidade. A vigncia social de uma determinada teoria no depende necessariamente de seu grau de correo (inmeras crenas, a despeito de sua falsidade, so reproduzidas) e pode justificar-se pela sua utilidade. Para fazer referncia a um exemplo j utilizado, Marx (2002, p. 24) indica como a ento emergente cincia econmica se distanciava crescentemente de seu carter cientfico, se afastava cada vez mais da verdade rumo instrumentalidade, cega para qualquer questo que se distanciasse da mera prtica imediata. Em uma mo, no constitui nenhuma novidade o fato de que j os economistas polticos clssicos buscavam justificar a superioridade da nova formao social que ento emergia. Sua utilidade advinha, nesse primeiro momento, do fato de servirem como instrumento de justificao e conservao da sociedade capitalista. Em outra, tem-se que, apesar de sua falsidade, a Economia se justifica por sua eficcia manipulatria, sobretudo a partir do momento em que o posto principal dentro do debate econmico passa a ser ocupado pelo que Marx chama de economia vulgar.11 A respeito dessa inflexo na atitude da cincia relativamente questo da verdade ou da falsidade da teoria, ressalta Duayer:
A economia vulgar como Marx chama o ramo mais anticientfico da Economia [...] no outra coisa seno uma traduo didtica, mais ou menos doutrinria, das idias cotidianas que abrigam os agentes reais da produo (Marx, 1991, p. 953). Idias que, claro, emergem da prtica e na prtica necessariamente se confirmam. De fato, apenas os crticos mais ingnuos so capazes de acreditar que uma tal cincia, com o poder que possui especialmente na sociedade capitalista, poderia reproduzir-se de modo desconectado da realidade.
Ensaios FEE, Porto Alegre, v. 30, n. 1, p. 35-56, maio 2009

11

50

Bianca Imbiriba Bonente; Hugo Figueira Corra

A perspectiva do desenvolvimento, apesar de falsa, tambm se mostra duplamente til: em primeiro lugar, as teorias do desenvolvimento so extremamente propositivas em suas formulaes, falam de categorias presentes no cotidiano econmico de governos e pases e ocupam lugar de destaque nos debates sobre poltica econmica, sendo, portanto, amplamente utilizadas no manejo da realidade social; alm disso, ao vender a promessa de dias melhores, ou, dito de outra forma, ao propagandear a utopia do desenvolvimento e suas inmeras benesses, a disseminao desse tipo de imaginrio se transforma em importante instrumento de justificao dessa formao social desigual e que gera desigualdade. Concretamente, a imagem de mundo veiculada pela utopia do desenvolvimento a eternizao do capitalismo. Recheados de pesada carga ideolgica, os conceitos de desenvolvimento, modernizao e progresso eternizam a ordem social considerada desenvolvida e apagam caractersticas concretas dessa ordem, como os conflitos prprios a ela notadamente, os conflitos de classe. Mas no por acaso: a utopia do desenvolvimento oculta a existncia de classes sociais com interesses antagnicos justamente por representar os interesses de uma classe.12 Como afirma Istvn Mszros:
[...] o uso problemtico do termo moderno se caracteriza pela tendncia a esquecer a dimenso scio-histrica, a servio dos interesses dominantes da ordem estabelecida. Fiis a esse esprito, as definies de modernidade exigidas so construdas de tal maneira que as especificidades scio-econmicas so ofuscadas ou deixadas em segundo plano, para que a formao histrica descrita como uma sociedade moderna nos vrios

Quanto mais se desenvolve o modo de produo capitalista, mais a economia poltica converte-se em cincia do capital. Quanto mais o capital se torna a relao social predominante, menos crtica se torna a economia poltica. Quanto mais a luta de classes muda o eixo, e a luta no mais contra a aristocracia mas contra o proletariado, mais a economia poltica assume a naturalizao das relaes capitalistas [...] e, em conseqncia, menos crtica e tem de ser. Assim, salienta Marx, quando a classe trabalhadora passa a ser o adversrio exclusivo, no importa mais economia poltica a questo da verdade. Enquanto cincia, substitui a verdade de suas proposies por sua utilidade, utilidade para o capital. Para coloc-lo em termos contemporneos, a partir daquele instante o que importa a adequao emprica dos teoremas, das proposies, e no a sua verdade. Ou a sua performance retrica, sua capacidade de persuaso. A sua plausibilidade, pode-se dizer, desvanece diante de sua eficcia no plano prtico-operatrio (Duayer, 2001, p. 19).

12

Interesses de classe ou de fraes de classe, como a histria ensina. No caso latino-americano, afirma Marini (1992, p. 79-80), o desenvolvimentismo representou ideologicamente os interesses da burguesia industrial emergente e nisso foi bem-sucedido, ainda que no o tenha sido em eliminar o subdesenvolvimento, como alardeava seu discurso.

Ensaios FEE, Porto Alegre, v. 30, n. 1, p. 35-56, maio 2009

Sobre o discurso do desenvolvimento econmico e o desenvolvimento do discurso econmico

51

Nesse processo de absolutizao da ordem social posta, os aspectos desagradveis dessa sociedade so atribudos a uma suposta falta de desenvolvimento (dissociando completamente causa e efeito), e se forado a pensar que qualquer mudana possvel se circunscreve quela ordem. Nesse sentido, a utopia do desenvolvimento a ditadura do possvel e , conseqentemente, a ideologia do capital.

discursos ideolgicos sobre a modernidade possa adquirir um carter paradoxalmente atemporal em direo ao futuro, por causa de contraposio, acriticamente exagerada, ao passado mais ou menos distante (Mszros, 2004, p. 70).

4 Consideraes finais: da crtica do discurso crtica da sociedade burguesa


Um dos maiores equvocos comum entre os tericos de diversas correntes crer que a crtica cientfica se esgota no embate entre teorias, no mbito terico propriamente dito. Quando muito, reconhece-se o efeito do debate terico sobre as prescries de poltica econmica. Ao contrrio, argumenta-se aqui que, uma vez estabelecido o nexo entre teoria e prtica, possvel avanar-se da crtica terica diretamente para a crtica dos mecanismos e das estruturas sociais que produzem determinadas formas de conscincia. Isso pressupe uma postura materialista diante do mundo e do conhecimento sobre o mundo. O reconhecimento da distino entre esses dois complexos o mundo, que existe independentemente do fato de que seja, ou no, conhecido corretamente, e o mtodo para capt-lo no pensamento (da maneira mais adequada possvel) talvez seja, inclusive, o fundamento primeiro de uma concepo materialista. Uma vez reconhecida essa distino, importante notar-se que o mundo possui uma prioridade em relao ao mero conhecimento ou seja, o primeiro pode existir sem o segundo, enquanto o inverso ontologicamente impossvel (no possvel produzir conhecimento sobre algo inexistente). Mesmo sem cair em um reducionismo economicista (que transforma essa relao em uma determinao causal, colocada em termos de base e superestrutura), possvel afirmar-se que determinadas formas de conscincia esto ligadas a determinadas formas de ser.13 Assim, desde uma perspectiva materia13

A produo de idias, de representaes, da conscincia, est, de incio, diretamente entrelaada com a atividade material e com o intercmbio material dos homens. (Marx, 1999, p. 36).
Ensaios FEE, Porto Alegre, v. 30, n. 1, p. 35-56, maio 2009

52

Bianca Imbiriba Bonente; Hugo Figueira Corra

lista, [...] criticar uma crena como falsa ipso facto no somente criticar qualquer ao ou prtica informada ou sustentada por aquela crena, mas tambm qualquer coisa que dela necessita (Bhaskar, 1979, p. 32). Conforme se tentou argumentar nas sees anteriores, a sociedade capitalista, na medida em que produz e reproduz desigualdades, produz e reproduz formas de conscincia ilusrias, que fazem sentido porque falam de categorias do cotidiano dos sujeitos e operam, mesmo que no intencionalmente, no sentido de ocultar aspectos da realidade como os mecanismos geradores daquelas desigualdades. Aceitando essa crtica ao discurso econmico do desenvolvimento, que igualmente uma crtica da conscincia ilusria ou falsa gerada pela sociedade capitalista, pode-se de fato, tem-se que passar imediatamente a uma avaliao negativa dessas estruturas e a uma avaliao positiva da ao dirigida para mud-las. No existe e nem poderia existir uma frmula para essa mudana, mas, desde j, importante ressaltar-se que, partindo de uma perspectiva realista crtica, a emancipao depende da transformao de estruturas, no do aperfeioamento do estado de coisas (posicionamento que justamente diferencia reformistas e revolucionrios). Alm disso, ressalta Bhaskar (1993), foroso que se estabelea um esclarecimento socialista, ou seja, que o socialismo ganhe uma [...] hegemonia intelecto-cultural de modo a se tornar o senso comum esclarecido de nossa era. Assim, [...] a relao entre conhecimento ou teoria social e prtica social (mais especificamente a socialista) tomar a forma de uma espiral emancipatria em que o entendimento mais profundo possibilita novas formas de prtica, levando a um entendimento ampliado e assim por diante (Bhaskar, 1993). Obviamente, apesar do domnio conservador e do embargo a qualquer tipo de discusso que transcenda os limites do possvel, sobrevivem ainda hoje distintas experincias de luta contra o status quo, que, por sua disperso e fragmentao, terminam com a submisso ao capitalismo. Como indica Kohan (2007), o desafio da esquerda e da teoria crtica na atualidade justamente transformar essa pluralidade de lutas particulares desconectadas, que acabam sendo facilmente administradas e incorporadas pelo sistema, em uma plataforma efetiva de luta anticapitalista, em um movimento para o socialismo. No deixa de ser curioso que os que acusam, sempre que possvel, os marxistas em geral de serem sonhadores utpicos ou de terem uma leitura teleolgica da histria (que caminharia necessariamente rumo ao comunismo) so freqentemente os mesmos que vendem a quimera do desenvolvimento h tantos anos, pondo, eles sim, um tlos na histria a ordem capitalista estabelecida. Desse modo, conseguem fantasticamente convencer a maioria da populao de que o desenvolvimento das naes a regra do modo produo
Ensaios FEE, Porto Alegre, v. 30, n. 1, p. 35-56, maio 2009

Sobre o discurso do desenvolvimento econmico e o desenvolvimento do discurso econmico

53

capitalista e da humanidade como um todo; que, no futuro, cada pas ser, quando menos, uma Sucia; que a esmagadora maioria da humanidade que sobrevive em condies precrias a exceo. O discurso do desenvolvimento inverte os termos da verdade. O desenvolvimento, tal como propagandeado pelos idelogos do capital, antes uma exceo que uma regra. E se o subdesenvolvimento, com todos os seus aspectos desagradveis, gerado no mesmo processo que gera sua contraparte, o desenvolvimento de umas poucas naes, logo o nico modo de atacar suas causas concretas atacando esse sistema polarizador de riquezas e misrias. importante dizer que no se pretende aqui ter realizado a crtica definitiva ao discurso do desenvolvimento. Crer nisso, seria padecer-se daquela megalomania acadmica denunciada por Duayer (2001, p.21), segundo a qual se acredita que a crtica teria o poder de dissolver e eliminar o objeto criticado. Ao contrrio, buscou-se mostrar no apenas a falsidade desse discurso, mas os motivos pelos quais, apesar de falsas, essas crenas se perpetuam. Esse , parece, o nico modo de orientar uma prtica capaz, esta sim, de eliminar o discurso criticado transformando a ordem atual de coisas.

Referncias
ARCHER, Margaret et al. (Ed.). Critical realism: essential readings. London: Routledge, 1998. BHASKAR, Roy. Filosofia e realismo cientfico. In: BHASKAR, Roy. A realist theory of science. London; Verso, 1977. [Trad. de Rodrigo Moerbeck. Verso preliminar]. BHASKAR, Roy. Realismo crtico, relaes sociais e argumentos para o socialismo. In: BHASKAR, Roy. Reclaiming reality: a critical introduction to contemporary philosophy. London: Verso, 1993. [Trad. de Astrid Baecker Avila].

BHASKAR, Roy. Sociedades. In: BHASKAR, Roy. The possibility of naturalism. Brighton: Harvest, 1979.

BONENTE, Bianca; ALMEIDA FILHO, Niemeyer. A economia do desenvolvimento em perspectiva histrica: novos rumos da disciplina. In: ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA POLTICA, 12., So Paulo, 2007. Anais... So Paulo, 2007. CHANG, Ha-Joo. Chutando a escada: a estratgia do desenvolvimento em perspectiva histrica. So Paulo: UNESP, 2004.

Ensaios FEE, Porto Alegre, v. 30, n. 1, p. 35-56, maio 2009

54

Bianca Imbiriba Bonente; Hugo Figueira Corra

DUAYER, Mrio. Marx, verdade e discurso. Perspectiva, Florianpolis, v. 19, n. 1, jan./jun. 2001. EAGLETON, Terry. Ideologia: uma introduo. So Paulo: Boitempo; Unesp, 1997. FRANK, Andr Gunder. Capitalism and underdevelopement in Latin America. Nova York: Monthly Review, 1969. HIRSCHMAN, Albert. Ascenso e declnio da economia do desenvolvimento. Revista de Cincias Sociais, v. 25, n. 1, 1982. KOHAN, Nstor. Desafos actuales de la teora crtica. In: SEMINRIO DE PRTICAS EM SERVIO SOCIAL, 4.,Vitria, 2007.

LEWIS, Arthur. A situao da teoria do desenvolvimento. Economic Impact, 1985/1.

LUKCS, Gyrgy. O jovem Marx. In: COUTINHO, Carlos Nelson; NETTO, Jos Paulo (Org.). O jovem Marx e outros escritos de filosofia . Rio de Janeiro: UFRJ, 2007. LUKCS, Gyrgy. Ontologia do ser social: os princpios ontolgicos fundamentais de Marx. So Paulo: Cincias Humanas, 1979. MARINI, Ruy Mauro. Amrica Latina: dependncia e integrao. So Paulo: Brasil Urgente, 1992.

MARINI, Ruy Mauro. Dialtica da dependncia. In: SADER, Emir (Org.). Dialtica da dependncia: uma antologia da obra de Ruy Mauro Marini. Buenos Aires; Petrpolis, RJ: CLACSO; Vozes, 2000. MARX, Karl. O capital: crtica da economia poltica. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2002. Livro 1, v. 1-2. MARX, Karl. O capital: crtica da economia poltica. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1974. Livro 3, v. 4.

MARX, Karl. O Capital: crtica da economia poltica. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1991. Livro 3, v. 6.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alem (I Feuerbach). So Paulo: Hucitec, 1999.

MEDEIROS, Joo Leonardo. A economia diante do horror econmico: uma crtica ontolgica dos surtos de altrusmo da cincia econmica. (Mimeo, 2007). MSZROS, Istvn. O poder da ideologia. So Paulo: Boitempo, 2004.

Ensaios FEE, Porto Alegre, v. 30, n. 1, p. 35-56, maio 2009

Sobre o discurso do desenvolvimento econmico e o desenvolvimento do discurso econmico

55

ROSTOW, W.W. Etapas do crescimento econmico: um manifesto no comunista. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

Ensaios FEE, Porto Alegre, v. 30, n. 1, p. 35-56, maio 2009

56

Bianca Imbiriba Bonente; Hugo Figueira Corra

Ensaios FEE, Porto Alegre, v. 30, n. 1, p. 35-56, maio 2009

You might also like