You are on page 1of 33

TABELA DE FERRAMENTAS GEOGEBRA 4

JANELA 1

JANELA 2

JANELA 3

JANELA 4

JANELA 5

JANELA 6

JANELA 7

JANELA 8

JANELA 9

JANELA 10

JANELA 11

JANELA 12

Mover

Novo Ponto

Reta definida por dois pontos

Reta Perpendicular

Polgono

Crculo definido pelo centro e um dos seus pontos

Elipse

ngulo

Reflexo com relao a uma reta

Inserir Texto

Seletor

Deslocar Eixos

Girar em torno de um ponto

Ponto em objeto

Segmento definido por dois pontos

Reta Paralela

Polgono Regular

Crculo dados centro e raio

Hiprbole

ngulo com amplitude fixa

Reflexo com relao a um ponto

Incluir Imagem

Caixa para Exibir/Esconder Objetos

Ampliar

Gravar para a Planilha de Clculo

Vincular/Desvincular ponto

Segmento com comprimento fixo

Mediatriz

Polgono Rgido

Compasso

Parbola

Distncia, comprimento ou permetro

Inverso

Caneta

Inserir boto

Reduzir

Interseco entre dois objetos

Semirreta definida por dois pontos

Bissetriz

Polgono Semideformvel

Crculo definido por trs pontos

Cnica definida por cinco pontos

rea

Girar em torno de um ponto por um ngulo

Relao entre dois Objetos

Inserir Campo de Entrada

Exibir/Esconder Objetos

Ponto Mdio

Tangentes

Semicrculo

Inclinao

Transladar

Exibir/Esconder

Caminho poligonal

definido por dois pontos

objeto por um vetor

Calculadora de probabilidade

Rtulo

Nmero Complexo

Vetor definido por dois pontos

Reta Polar ou Diametral

Arco circular dados o centro e dois pontos

Criar lista

Ampliar ou reduzir objetos dados centro e fator de homotetia

Inspetor de funes

Copiar Estilo Visual

Vetor a partir de um ponto

Reta de Regresso Linear

Arco circuncircular dados trs pontos

Apagar Objeto

Lugar Geomtrico

Setor circular dados o centro e dois pontos

Setor circuncircular dados trs pontos

ATALHOS

Shift
Seleciona a opo Mover Atualiza desenho. Apaga o Rastro deixado por um objeto

Nova Janela lgebra

Mostrar/Esconder Janela de

Abrir Arquivo

Ativa a opo

Salvar Arquivo

Seleciona vrios objetos

Desfazer uma ao Zoom

ENTRADA DE COMANDOS
O Campo de Entrada fica no rodap da Zona Grfica do GeoGebra. Atravs deste campo,

possvel operar com o GeoGebra, usando comandos escritos. Praticamente todas as ferramentas da Barra de Ferramentas podem ser usadas usando os comandos escritos.

Vale ressaltar que existem comandos acessveis no CAMPO DE ENTRADA e que no esto na Barra de Ferramentas. Como exemplo, sugerimos que digite no CAMPO DE ENTRADA e pressione ENTER. A = (1, 3) B = (3, 4) Elipse [A, B, 2] Observamos que os dois primeiros comandos geram pontos, assim como a ferramenta NOVO PONTO (Janela 1). A diferena que pela referida ferramenta o ponto obtido atravs de um clique com mouse e perde em preciso (nas coordenadas cartesianas). No Campo de Entrada, podemos dizer EXATAMENTE onde o ponto aparecer. O ltimo comando est disponvel tambm atravs da Barra de Ferramentas, (Janela 7). Basta clicar sobre este boto e depois

sobre os pontos A e B e em um terceiro ponto por onde a elipse passar. No iremos mostrar todas as ferramentas disponveis nesta janela, mas h uma maneira de ir descobrindo-as. Comece a digitar o comando na Entrada de Comandos e voc poder perceber que o GeoGebra completa sua palavra ou seu comando. Se o comando desejado, clique em ENTER e abrir uma janela de dilogo mostrando o que preciso para concluir o comando.

1.1 OPERADORES

No GeoGebra, assim como em qualquer software que trabalhe com matemtica, os operadores so ativados de forma bem simples. A seguir, encontra-se uma tabela com os principais operadores e suas funes.

OPERADOR + *

FUNO
Operador adio: adiciona o que est esquerda com o que est direita. Operador subtrao: subtrai o que est esquerda do que est direita. Operador multiplicao: multiplica o que est esquerda com o que est direita. Obs.: o espao tambm entendido como multiplicao. Assim, escrever 2*x e 2 x, obtm-se o mesmo resultado.

/ ^

Operador diviso: divide o que est esquerda com o que est direita. Operador potncia: o que est esquerda considerado base e o que est direita o expoente. Por exemplo: x^2 o mesmo que x. Alternativamente, pode-se usar combinaes AltGr + 2 e AltGr + 3 (do teclado) para gerar e . Escrevendo x e x, o GeoGebra tambm aceita. Operador raiz quadrada: extrai a raiz quadrada de .... Operador raiz cbica: extrai a raiz cbica de .... Operador logaritmo natural: calcula o logaritmo natural de .... Operador de logaritmo binrio: calcula o logaritmo binrio de ..., ou seja, calcula o logaritmo de ..., mas na base 2. Operador de logaritmo decimal: calcula o logaritmo decimal de ..., ou seja, calcula o logaritmo de ..., mas na base 10. Operador seno: calcula seno de .... Obs.: medida em radianos. Operador cosseno: calcula o cosseno de .... Obs.: medida em radianos. Operador tangente: calcula a tangente de .... Obs.: medida em radianos. Operador valor absoluto: calcula o valor absoluto de .... Lembre -se que | | = valor absoluto de x.

sqrt(...) cbrt(...) log(...) ou ln(...) ld(...) lg(...) sin(...) cos(...) tan(...) abs(...)

FOLHA DE CLCULO
Na Folha de Clculo, cada clula tem um nome especfico que permite identific-la

diretamente. Por exemplo, a clula na coluna A e linha 1 nomeada A1. Nota: O nome de uma clula pode ser usado em expresses e em comandos para identificar o contedo da clula correspondente. Exemplo: Usando numa expresso que represente uma funo afim ( ) .

Nas clulas da folha de clculo pode inserir no s nmeros, mas tambm todo tipo de objetos matemticos suportados pelo GeoGebra (coordenadas de pontos, funes, comandos). Se possvel, o GeoGebra mostra imediatamente na Zona Grfica a representao grfica do objeto inserido numa clula. O objeto assume o nome (rtulo) da clula usada para o criar (A5, C1). Nota: Injustificavelmente os objetos na folha de clculo so classificados como Objetos Auxiliares na Zona Algbrica. As funes desta folha so semelhantes ao da Planilha do Excel.

TABELA DE COMANDOS
Novo Ponto Vetor Mdulo do Vetor u Segmento de reta Mediatriz de um segmento Ponto mdio de um segmento de reta Ponto de interseco de duas retas Crculo/circunferncia (Centro, ponto) Crculo/circunferncia (Centro, raio) A = (a, b) u = (a,b) n_u = comprimento[u] s = Segmento[A,B] m = mediatriz[s] M = pontomdio[s] I = interseco[f,g] C_1 = crculo[A,B] C_1 = crculo[A,r]

Abscissa de um ponto A Ordenada de um ponto A Equao reduzida de uma reta Grfico de uma funo Ponto mvel no grfico Zero(s) de uma funo Extremo(s) de uma funo Grfico de uma funo num intervalo

A_x = x(A) A_y = y(A) r: y = m*x+b f(x)... M = ponto[f] x_1 = raiz[f] E_1 = extremo[f] f(x) = funo[g(x), a,b]

CONSTRUES NO GEOGEBRA

4.1 FUNO DO 1 GRAU

- Insira dois seletores: (a) e (b) respectivamente, tendo eles mnimo (-10), mximo (10) e incremento (1). - No Campo de Entrada, digite a definio da equao do 1 Grau ( ) ,

seguindo como parmetros os seletores (a) e (b). Aps d ENTER para finalizar a construo. - Para melhor entendimento do exerccio, mova qualquer dos seletores e analise as mudanas do grfico da funo.

Complementao da construo:

- Crie um ponto sobre o eixo das abscissas com o comando Ponto[EixoX]. Denomine este Ponto para P. - Construa uma reta perpendicular do Ponto P em relao ao eixo das abscissas. Denomine esta reta de c. 7

- Defina a interseco da reta c com a funo f(x). Denomine este ponto para A. - Construa uma reta perpendicular do Ponto A em relao ao eixo das ordenadas. Denomine esta reta de d. - Defina a interseco da reta d com o eixo das ordenadas. Denomine este ponto de P_1. - Esconda as retas c e d. - Crie um segmento definido por dois pontos, do ponto A P. Denomine este segmento de e. - Crie um segmento definido por dois pontos, do ponto A_1 P. Denomine este segmento de g. - Modifique o Estilo destes segmentos e e g. Deixe-as tracejadas. - Edite nas Propriedades do Ponto A. Exibir Rtulo: Nome & Valor.

- Edite nas Propriedades do Ponto P. Legenda: x(A); Exibir Rtulo: Legenda.

- Edite nas Propriedades do Ponto P_1. Legenda: y(A); Exibir Rtulo: Legenda.

Concluiremos a construo da seguinte maneira.

Essa nova construo nos leva a novos questionamentos pertinentes: - Quando x(A) for 3, qual ser sua correspondente y(A)? - Se substituirmos na funo f(x) o x por 3, quanto ser y?

4.1.1

DOMNIO E IMAGEM

Sabemos pela definio de Funes do 1 Grau que o Domnio e Imagem desta, sero todos os Reais.

4.1.2

INTERVALOS

Podemos ainda, trabalhar com intervalos. 9

- Insira dois seletores: (a) e (b) respectivamente, tendo eles mnimo (-10), mximo (10) e incremento (1). - No Campo de Entrada, digite o comando de Funo[ , -5, 5], seguindo como

parmetros os seletores (a) e (b). Aps d ENTER para finalizar a construo. - Para melhor entendimento do comando, digite na Entrada de Comandos Funo[] e ento ENTER. Ser visualizada a seguinte janela:

No caso do comando que ns atribumos, foi Funo valor de x final = 5.

, valor de x inicial = -5 e

4.2 INEQUAES DO 1 GRAU

Sendo

um funo do 1 Grau, uma inequao do 1 Grau toda inequao

redutvel a uma das formas seguintes.

Em uma inequao do 1 Grau, os valores da varivel que transformam a inequao em uma desigualdade verdadeira recebem o nome de solues da inequao.

10

O conjunto de todas as solues de uma inequao o conjunto soluo (S) ou conjunto verdade desta inequao. O processo de resoluo de uma inequao do 1 Grau envolve descobrir os valores de x para os quais ou ou , o que chamado de estudo do

sinal de uma Funo do 1 Grau. A seguir vamos construir a demonstrao do conjunto soluo da inequao do 1 Grau. - Insira na Entrada de Comandos, a = -2 e ENTER. - Insira na Entrada de Comandos, b = 1 e ENTER. Obs.: inserindo diretamente os valores, so criados seletores na Janela de lgebra, aps a construo s clicar com o boto direito do mouse sobre eles na Janela de lgebra e selecionar a opo Exibir Objetos.

- Digite na Entrada de Comandos a expresso ( ) - Crie um ponto sobre o EixoX. Na Janela 2, selecione a opo clique com o boto esquerdo do mouse sobre o eixo das abscissas. Obs.: Apertando ESC para selecionar a opo abscissas. Perceba que este ponto est fixo no eixo. - Crie uma eixo das Abscissas. - Marque a

. Novo Ponto (A) e ento

Mover. Mova o ponto (A) no eixo das

reta perpendicular(c) que passe pelo ponto criado no EixoX em relao ao

interseco da reta(c) e a reta (f(x)). Criado o ponto, denomine-o de (P). Mover. Mova o ponto (A) e perceba o

Obs.: Apertando ESC para selecionar a opo comportamento do ponto (P). - Habilite o rastro do ponto (P).

11

Faa o mesmo processo da observao anterior e analise a situao. Na inequao o conjunto soluo, como j explicita no incio do captulo o conjunto verdade da sentena. Neste caso, gostaramos de saber o conjunto verdade da sentena , ou seja, o conjunto soluo conjunto soluo. Seguiremos os passos ento: - Clique com o boto direito do mouse sobre o ponto (P) e selecione a opo Propriedades. - Selecione a janela Avanado. . Iremos ento, represent-lo na reta o

Nosso objetivo demonstrar quais valores da minha equao torna a sentena verdadeira, ou seja, . Ento vamos digitar na janela de dilogo de Condies para mostrar Objeto, x(A) < =

1 / 2 que neste caso seria o domnio da inequao.

12

Movimentando o ponto (A) podemos verificar a soluo da minha inequao. Para estudar outras sentenas s mudar os parmetros (a) e (b) da equao, no caso sero os seletores.

4.3 CONSTRUO DE GRFICOS PLANILHA DE CLCULO

Neste captulo vamos trabalhar com construo de grficos atravs da Planilha de Clculo. A Planinha tem uma interface como a Microsoft Office Excel, nos dispe tambm funo semelhantes e tambm do Campo de Entrada do GeoGebra.

4.3.1

PONTOS

Tradicionalmente, no estudo de funes, para a construo dos grficos os professores usam a tabelinha. Neste caso no seria muito diferente, a vantagem seria uma abordagem eficaz e com ferramentas dinmicas. Primeiramente vamos analisar como se determina elementos na grade.

Como identificado o elemento da coluna A e linha 4? Semelhante s operaes feitas no Excel, vamos identific-lo como A4. No caso o elemento que est localizado na casa A4 o 5. 13

Agora que sabemos identificar na planilha, iremos construir uma sequncia de nmeros na coluna A. - Digite na casa A1 o nmero -5 e d ENTER. - Digite na casa A2 o A1+1 e d ENTER. - Digite na casa A3 o A2+1 e d ENTER. - Repita o mesmo processo at a casa A11. Perceba que houve uma sequncia, no qual a casa sucessora era resultado da casa antecessora + 1.

J sabemos ento como definir valores independentes de x. A seguir vamos definir os valores dependentes de y na construo de pontos. Entendemos que os valores de y so encontrados atravs de f(x). - Na coluna B1, digite a expresso -2*(A1)+1. Note que A1 = -5. - Na coluna B2, digite a expresso -2*(A2) +1. Note que A2 = -4. - Repita o processo at B11.

Temos ento, as coordenadas x, y dos pontos definidos pela expresso seguir, vamos construir estes pontos na Janela Grfica. Segue o processo: - Digite na casa C1 o seguinte: (A1, B1) e d ENTER. - Digite na casa C2 o seguinte: (A2, B2) e d ENTER. - Repita o processo at C11.

.A

14

Perceba na Janela Grfica os pontos criados.

Se no for possvel visualizar todos os pontos, preciso

Reduzir o zoom.

4.3.2

ESBOO DO GRFICO

Como na Entrada de Comandos, possvel inserir o comando de Funo[] nas casa da Planilha de Clculo. Seguindo o exemplo acima, temos como intervalos reais da funo [-5, 5] e a expresso . Logo o Comando ser Funo . e d ENTER.

- Digite na casa A13 o comando Funo

15

4.4 DEMONSTRAES 4.4.1 TRINGULOS

Considerando trs pontos no colineares A, B e C, podemos dizer que a unio dos trs segmentos , e , recebe chamado de Tringulo. So classificados pela medida de seus lados ou ainda pelos seus respectivos ngulos internos.

4.4.1.1 CONDIO DE EXISTNCIA DE UM TRINGULO

Para que possa ser construdo um tringulo necessrio que a medida de qualquer um dos lados seja menos que a soma das medidas dos outros dois e maior que o valor absoluto da diferena entre essas medidas.

1 Exemplo: Tringulo de lados 2, 3 e 4 cm. - Construa um segmento com comprimento fixo na Janela Grfica. Ir abrir uma janela

de dilogo pedindo o comprimento do segmento, digite 2.

16

- Construa um

crculo dados centro e raio. Primeiro clique sobre o ponto A, pertencente

a um dos extremos do segmento j criado, ento digite na janela de dilogo a medida do outro lado do tringulo, neste caso ser 3.

- Construa outro

crculo dados centro e raio. Primeiro clique sobre o ponto B,

pertencente ao outro extremo do segmento j criado, ento digite na janela de dilogo a medida do terceiro lado do tringulo, neste caso 4.

- Defina a - Construa um - Construa um

interseco destas duas circunferncias. Denomine-o este ponto de C. segmento . segmento .

2 Exemplo: Tringulo de lados 1, 1 e 3. Construa um segmento com comprimento fixo na Janela Grfica. Ir abrir uma janela 17

de dilogo pedindo o comprimento do segmento, digite 1.

- Construa um

crculo dados centro e raio. Primeiro clique sobre o ponto A, pertencente

a um dos extremos do segmento j criado, ento digite na janela de dilogo a medida do outro lado do tringulo, neste caso ser 1. - Construa outro crculo dados centro e raio. Primeiro clique sobre o ponto B,

pertencente ao outro extremo do segmento j criado, ento digite na janela de dilogo a medida do terceiro lado do tringulo, neste caso 3. - Defina a interseco destas duas circunferncias. (Impossvel)

4.4.1.2 CLASSIFICAO DOS TRINGULOS

a) Tringulo Equiltero: trs lados congruentes (medidas iguais); trs ngulos internos congruentes (iguais) de 60, sendo assim classificado como polgono regular. Exemplo 1: Tringulo de lados 2, 2 e 2cm. - Construa um - Construa um - Construa outro - Define a - Construa um - Construa um - Define o segmento de comprimento fixo igual a 2. crculo dados centro (A) e raio igual a 2. crculo dados centro (B) e raio igual a 2.

interseco entre as duas circunferncias. Denomine-o este ponto de C. segmento . segmento . ngulo entre os pontos .

Obs.: normalmente para se obter o ngulo interno, deve-se seguir a sequncia no sentido anti-horrio em relao ao centro. - Define o - Define o ngulo entre os pontos ngulo entre os pontos . .

18

Ilustrao do Exemplo 1.

b) Tringulo Issceles: dois lados congruentes; dois ngulos internos congruentes e o terceiro ngulo formado pelos lados congruentes chamado de ngulo do vrtice. Exemplo 2: Tringulo de lados 2, 2 e 1cm. - Construa um - Construa um - Construa outro - Determine a - Construa um - Construa um - Define o - Define o - Define o segmento de comprimento fixo igual a 1. crculo dados centro (A) e raio igual a 2. crculo dados centro (B) e raio igual a 2. interseco entre as duas circunferncias. segmento . segmento . ngulo entre os pontos ngulo entre os pontos ngulo entre os pontos . . .

19

Ilustrao do Exemplo 2.

c) Tringulo Escaleno: a medida dos trs lados diferentes. ngulos internos diferentes. Exemplo 3: Tringulo de lados 3, 4 e 5 cm. - Construa um - Construa um - Construa outro - Determine a - Construa um - Construa um - Define o - Define o - Define o segmento de comprimento fixo igual a 5. crculo dados centro (A) e raio igual a 3. crculo dados centro (B) e raio igual a 4. interseco entre as duas circunferncias. segmento . segmento . ngulo entre os pontos ngulo entre os pontos ngulo entre os pontos . . .

20

Ilustrao do Exemplo 3.

d) Tringulo Retngulo: possui um dos ngulos internos, reto (90 graus). Exemplo 3.

e) Tringulo Obtusngulo: possui um dos trs ngulos interno obtuso (maior que 90 graus). Seguindo os mesmos processos de construo, mas com medidas diferentes nos lados, encontramos o tringulo obtusngulo.

Ilustrao do Tringulo Obtusngulo no GeoGebra.

a) Tringulo acutngulo: possui os trs ngulos internos menores que 90 graus. Exemplo 1.

4.4.2

REA DO TRINGULO

- Esconda a Malha. - Digite na Entrada de Comandos A = (0,0) e d ENTER. - Digite na Entrada de Comandos B = (0,4) e d ENTER. 21

- Digite na Entrada de Comandos C = (1,2) e d ENTER. - Encontre o - Construa uma - Construa uma ponto mdio dos pontos C e B. Denomine-o de M. reta passando por A e B. Denomine-a de a. reta perpendicular a reta a e que passe pelo ponto C. Denomine-a de b.

Esconda os Eixos. interseco da reta b e da reta a. Denomine este ponto de H.

- Defina a -

Esconda a reta b. segmento . Edite este segmento em Propriedades/Estilo/Estilo da Esconda seu Rtulo.

- Construa um

Linha e escolha a forma tracejada. Tambm Esconda a reta a. Polgono ABC.

- Construa o

Obs.: Para construir polgonos quaisquer, devem-se selecionar os vrtices do polgono e fech-lo sempre no primeiro ponto selecionado, ou seja, o primeiro vrtice ser o ltimo tambm. - Crie na Janela Grfica um Seletor de mnimo = 0, mximo = 1 e incremento = 0.1. Denomine-o de t. - Digite na Entrada de Comandos - Com a ferramenta e d ENTER.

Girar em torno de um ponto por um ngulo, ser criado um ponto . Primeiro selecione o ponto A, o centro que ser o

que gire em torno do ponto M pelo ngulo ponto M e ento defina o ngulo OK. Ser criado o ponto A .

e escolha a opo sentido horrio como na ilustrao abaixo e d

- Agora faremos o mesmo processo, mas agora selecione primeiro o ponto C, o centro ser o ponto M e o ngulo . Opo sentido horrio e OK.

22

- Agora faremos o mesmo processo, mas agora selecione primeiro o ponto B, o centro ser o ponto M e o ngulo . Opo sentido horrio e OK. - Construa o Polgono A B C . Caso no consiga visualizar os pontos ou no selecion-

los, movimente o seletor para movimentar os pontos. - Defina o - Construa o - Construa o ngulo .

segmento definido por dois pontos . segmento definido por dois pontos .

4.4.3

CICLO TRIGONOMTRICO

- Esconda a Malha. - Defina a interseco do eixo das abscissas e do eixo das ordenadas. Denomine-a de C. crculo dados centro e raio. O centro ser o ponto C e raio = 1.

- Construa um Denomine-a de c. - Construa um - Construa um - Construa uma Denomine-a de a. - Construa uma ponto P. Denomine-a de b. - Defina a

novo ponto na coordenada (1,0). Denomine-o de A. novo ponto sobre a circunferncia c. Denomine-o de P. reta definida por dois pontos. Selecione primeiro o ponto C e depois P.

reta perpendicular em relao ao eixo das ordenadas e que passe pelo

interseco da reta b e o eixo das ordenadas. Denomine-o de S. segmento definido por dois pontos. Selecione primeiro o ponto C e

- Construa um depois S. Denomine-o de d. - Construa um

segmento definido por dois pontos. Selecione primeiro o ponto P e

depois S. Denomine-o de b_1. - Construa uma ponto P. Denomine-a de e. - Defina a interseco da reta e e o eixo das abscissas. Denomine-o de S_1. segmento definido por dois pontos. Selecione primeiro o ponto C e 23 reta perpendicular em relao ao eixo das abscissas e que passe pelo

- Construa um

depois S_1. Denomine-o de d_1.

- Construa um

segmento definido por dois pontos. Selecione primeiro o ponto P e

depois S_1. Denomine-o de e_1. - Defina o ngulo de . Na sequncia, primeiro A, C e depois P.

- Construa uma Denomine-a de f. - Defina a

reta paralela ao eixo das ordenadas e que passe pelo ponto A.

interseco entre a reta f e a reta a. Denomine-o de T. segmento definido por dois pontos. Selecione primeiro o ponto A e

- Construa um

depois T. Denomine-o de f_1. - Arraste a ferramenta Mover na construo, como se fosse uma seleo de arquivos. Esconder Rtulo. Far que limpe a

Clique com o boto direito do mouse. Selecione a opo Zona Grfica.

- Modifique as propriedades dos segmentos d, f_1 e d_1. Mude a cor destes, uma diferente da outra. - Modifique as propriedades dos segmentos e_1 e b_1. Mude o estilo da linha para tracejada e de cor cinza. Esconda os Objetos e, f, e b.

- Selecione o ponto S_1, em propriedades/bsico escolha a opo Exibir Rtulo e ento Valor.

- Faa o mesmo com os pontos S_1 e T. 24

Ciclo Trigonomtrico

4.4.4

REA DO TRAPZIO

- Construa uma - Construa um - Construa uma - Construa um - Defina o - Defina o - Construa um

reta definida por dois pontos. Denomine-a de a e os pontos de A e B. novo ponto no pertencente a esta reta. Denomine-o de C. reta paralela a reta a que passe pelo ponto C. Denomine-a de b. novo ponto sobre a reta b. Denomine-o de D. ponto mdio entre os pontos A e C. Denomine-o de E. ponto mdio entre os pontos B e D. Denomine-o de F. polgono dos pontos A, B, C e D. Denomine-o de ABCD e seus

segmentos de c_1, c_2, c_3 e c_4. - Construa um seletor de ngulo mnimo = 0 e mximo = 180. Denomine-o de t.

- Defina Condio para mostrar os Objetos ABCD, c_1, c_2, c_3 e c_4 para t = 0.

25

Dica: o smbolo de graus no pode ser digitado pelo teclado, deve ser selecionado janela de smbolos no canto. - Com a ferramenta girar em torno de um ponto por um ngulo, ser criado um ponto definido pelo seletor. Primeiro selecione o ponto E, o e escolha a opo sentido horrio como na

que gire em torno do ponto F pelo ngulo

centro que ser o ponto F e ento defina o ngulo ilustrao abaixo e d OK. Ser criado o ponto E .

- Faa o mesmo com os pontos C e D. Sero criados os pontos C e D . - Construa um polgono dos pontos A, B, E e F. Denomine-o de ABEF e seus

segmentos de d_1, d_2, d_3 e d_4. - Construa um polgono dos pontos E , F, D e C . Denomine-o de E FD C e seus

segmentos e_1, e_2, e_3 e e_4. - Defina Condies para mostrar os Objetos E FD C , e_1, e_2, e_3 e e_4 para t > 0. - Defina Condies para mostrar os Objetos ABEF, d_1, d_2, d_3 e d_4 para t > 0. - Defina Condies para mostrar os Objetos E, F, E , C e D para t > 0. - Selecione todos os Objetos e - Construa uma - Defina a esconda seus Rtulos.

reta perpendicular a reta a e que passe por C. Denomine-a de f. interseco entre a reta f e a. Denomine o ponto de H.

- Esconda os Objetos a, b e f. - Crie um - Crie um - Crie um - Crie um - Crie um - Crie um segmento definido pelos pontos C e D. Denomine-o de g_1. segmento definido pelos pontos A e B. Denomine-o de g_2. segmento definido pelos pontos A e C. Denomine-o de g_3. segmento definido pelos pontos B e D. Denomine-o de g_4. segmento definido pelos pontos C e H. Denomine-o de h. segmento definido pelos pontos A e H. Denomine-o de g_5.

- Modifique as propriedades/estilo/estilo das linhas g_1, g_2, g_3, g_4 e g_5 para pontilhada e desmarque Exibir Rtulo. 26

- Modifique as propriedades/estilo/estilo da linha h para tracejada. - Modifique nas propriedades/estilo/preenchimento dos polgonos ABCD, ABFE, E FD C e arraste at 100. - Defina o ponto mdio do segmento h. Denomine-o de M.

rea do Trapzio.

ATIVIDADES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL


- Construo de uma Casa com as formas geomtricas conhecidas: Quadrado, retngulo,

tringulo, paralelogramo. Podero ser trabalhadas as formas geomtricas, permetro, rea de superfcies planas. - Teorema de Tales. - Pontos notveis do tringulo: Medianas e baricentro; Bissetrizes e incentro; Alturas e ortocentro; Mediatrizes e circuncentro. - Congruncia de Tringulos: Casos de Congruncia (LAL, ALA, LLL, LAAo, tringulos retngulos).

ATIVIDADES PARA O ENSINO MDIO


- Teorema de Pitgoras. - Funo Quadrtica. - Funo Exponencial. - Funes Trigonomtricas. - Trigonometria no Tringulo Retngulo.

27

6.1.1

PROGRESSES GEOMTRICAS

- Crie um

seletor, denominado n de mnimo = 1, mximo = 6 e incremento = 1.

- Digite na Entrada de Comandos: Segmento[(n - 1, 0), (n - 1, 2^(n - 1))] - Digite na Entrada de Comandos: Sequncia[Segmento[(n - 1, 0), (n - 1, 2^(n - 1))], n, 1, 6] Insira um Texto na Janela Grfica, nesta janela vamos digitar as frmulas da P.G. Termo Geral: a_n = a_0 * q^{n-1} Soma dos Termos: S_n = \frac{ a_0*(q^n - 1) }{q -1 } Razo: q = \frac{ a_n }{a_{n-1} }

- Modifique as propriedades dos objetos para que fique mais destacados.

Representao de uma sequncia geomtrica.

6.1.2

PROGRESSES ARITMTICAS

- Crie um

seletor, denominado n de mnimo = 1, mximo = 6 e incremento = 1.

- Digite na Entrada de Comandos: Segmento[(n - 1, 0), (n - 1, 2 (n - 1))] - Digite na Entrada de Comandos: Sequncia[Segmento[(n - 1, 0), (n - 1, 2 (n - 1))], n, 1, 6] Insira um Texto na Janela Grfica, nesta janela vamos digitar as frmulas da P.A. o Termo Geral: a_n = a_1+(n-1)*r o Soma dos Termos: S_n = n* \frac{ a_1 + a_n }{2 } o Razo: r = a_n - a_{n-1} - Modifique as propriedades dos objetos para que fique mais destacado. 28

Representao de uma sequncia aritmtica.

6.1.3

MATRIZES Criar Matrizes:

Exemplo: Digite na Entrada de Comandos. M = {{1, 2}, {3, 4}} e ENTER. Observe a Matriz criada na Zona Algbrica. Definir a Matriz inversa: Digite na Entrada de Comandos, M_{-1} = MatrizInversa[M] e ENTER. Definir a Matriz identidade: Digite na Entrada de Comandos, I = M*M_{-1} e ENTER. Definir a Matriz transposta: Digite na Entrada de Comandos, M_t = MatrizTransposta[M] e ENTER. Definir a Determinante da Matriz: Digite na Entrada de Comandos, detM = Determinante[M] e ENTER. Inserir a Matriz na Zona Grfica: Digite na Entrada de Comandos, TabelaDeTexto[M] e ENTER. Observe que no os delimitadores (parnteses) da Matriz.

H uma segunda maneira de inserir Matriz na Zona Grfica. Selecione a ferramenta Inserir Texto e clique sobre na Zona Grfica, selecione a opo frmula LaTeX e escolha a opo Objetos: selecione M.

29

A terceira maneira selecionando a flecha ao lado da opo Frmula Latex, aps na opo Matrizes e ento selecionar uma das opes disponveis na janela Matriz 1 x 3, 3 x 1, 2 x 2 ou ainda 3 x 3.

Secionada a matriz desejada, ir abrir esta expresso na janela de texto. Nas letras a, b, c e d, substitua-os por 1, 2, 3 e 4 respectivamente, e clique em OK. 30

Matrizes Dinmicas - Crie quatro seletores, seletor a, b, c e d.

- Digite na Entrada de Comandos, M = {{a, b},{c, d}} e ENTER. - Selecione a ferramenta Inserir Texto e clique sobre na Zona Grfica, selecione a opo

frmula LaTeX e escolha a opo Objetos: selecione M.

Manipule os seletores e analise a variao dos elementos da Matriz.

31

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

HOHENWARTER, Markus. GeoGebra. Disponvel em: <www.geogebra.org>. Acessado em: 25 Out de 2011. AQUINO, L. C. M. Mini curso do GeoGebra. Disponvel em: <http://www.youtube.com/watch?v=9orPBR1TXo&feature=results_main&playnext=1&list=PL8884F539CF7C4DE3>.Acessado em: 26 Out de 2011.

32

Sumrio
TABELA DE FERRAMENTAS..............................................................................................1 ATALHOS................................................................................................................................3 1 ENTRADA DE COMANDOS .......................................................................................... 3 1.1 2 3 4 OPERADORES .......................................................................................................... 4

FOLHA DE CLCULO .................................................................................................... 5 TABELA DE COMANDOS ............................................................................................. 6 CONSTRUES NO GEOGEBRA ................................................................................. 7 4.1 FUNO DO 1 GRAU ............................................................................................ 7

4.1.1 DOMNIO E IMAGEM ....................................................................................... 9 4.1.2 INTERVALOS ..................................................................................................... 9 4.2 4.3 INEQUAES DO 1 GRAU ................................................................................. 10 CONSTRUO DE GRFICOS PLANILHA DE CLCULO ......................... 13

4.3.1 PONTOS............................................................................................................. 13 4.3.2 ESBOO DO GRFICO ................................................................................... 15 4.4 DEMONSTRAES ............................................................................................... 16

4.4.1 TRINGULOS ................................................................................................... 16 4.4.2 REA DO TRINGULO .................................................................................. 21 4.4.3 CICLO TRIGONOMTRICO ........................................................................... 23 4.4.4 REA DO TRAPZIO ...................................................................................... 25 5 6 ATIVIDADES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL .................................................. 27 ATIVIDADES PARA O ENSINO MDIO .................................................................... 27 6.1.1 PROGRESSES GEOMTRICAS ................................................................... 28 6.1.2 PROGRESSES ARITMTICAS .................................................................... 28 6.1.3 MATRIZES ........................................................................................................ 29 7 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ............................................................................ 32

33

You might also like