You are on page 1of 4

Prof. V.

Soares Gesto & Mtodos em Design / BAI232

Como elaborar um Trabalho de Pesquisa sobre


um objeto, exemplo:

...uma Cadeira
1 Escolher um objeto...por exemplo, UMA CADEIRA
...Escolher UMA CADEIRA da Escola, da casa onde moram ou de outro local, restaurante, salo de beleza, recepo de um prdio, etc.

2. Esboar o texto da Introduo


...INTRODUO, dever explicar qual o objetivo fundamental do trabalho. ...Explicar como que o trabalho foi desenvolvido. ...Explicar quais foram as razes da escolha da Cadeira. ...O ideal escrever a Introduo ao final do trabalho explicando como foi o desenvolvimento do Trabalho de Pesquisa.

3. Anlise do Objeto
...A escolha, uma pequena descrio, deixando para aprofundar a anlise nas etapas que seguem.

4. Documentar...descrever visualmente
Tirar uma Fotografia ou Desenhar...sem mquina fotogrfica desenha-se o Objeto...quem tiver disponvel uma mquina fotogrfica pode tira uma ou mais fotos e sem exageros...pode-se escanear de uma imagem existente.

5.Anlise Morfolgica
...Identificar e definir a Cadeira que escolheu. ...Como que a Cadeira que escolhida? ...Para que serve a Cadeira? ...Qual a forma da Cadeira? ...Quais so as dimenses da Cadeira? ...Que texturas tm a Cadeira? (Aqui se podem tirar fotos para explicar melhor)

Prof. V. Soares Gesto & Mtodos em Design / BAI232

6. Anlise e Descrio Funcional


...Tenta desmontar mentalmente a Cadeira. (imaginar as partes da cadeira sem desmont-la) ...Desenha ou tira uma foto de cada parte (...mas sem desmontar a cadeira) ...Explicar a relao entre as partes e o conjunto. ...Por exemplo, qual a relao entre as pernas e o encosto? Tentar ver outros tipos de relaes. ...Como funciona a Cadeira. Alm de servir para sentar que tipo de funes ela tem? ...A Cadeira confortvel? Tem defeitos? ...Quais so os aspectos positivos e negativos da cadeira? ...Que tipo de manuteno a Cadeira precisa para continuar til? ...Podem-se observar os conceitos de funo Prtica,Esttica,Simblica- apontados em Mukarovsky/Lbach.

7. Anlise Tcnica
...A Cadeira feita com que materiais? ...A Cadeira feita de madeira, de metal ou de plstico? Que madeira?...Que metal?...Que plstico? ...A Cadeira feita com: materiais duros?.Materiais flexveis?...Materiais maleveis?...Tem brilho?...Qual a cor?... previsto o seu desuso? ...A Cadeira feita com: materiais inflamveis?...Materiais frgeis?...Qual o peso? ...Como que a Cadeira foi feita?...Parece ter havido um projeto?...Ou uma escultura de sentar? ...Foi feita numa fbrica ou numa oficina? Quem fez? Um Arteso ou o Marceneiro? ...Fabricao fcil ou difcil? Supostamente, conseguir-se-ia fazer ou projetar uma cadeira igual?...Ou melhor?...Qual o volume de produo/ms?

8. Anlise Econmica
...Qual o Custo da Cadeira?...A Cadeira barata ou cara?...Relativo que valores?...Salrio mnimo?...Hambrguer de FastFood? ...A fabricao foi, aparentemente, barata ou dispendiosa?...Por qu? ...A manuteno da cadeira cara ou barata?

9. Anlise Social e Histrica


...Aqui, um espao para contar a Historia da Cadeira, no da cadeira escolhida, mas de todas as cadeiras que existem desde o dia em que surgiu, supostamente, a primeira at aos dias de hoje.

Prof. V. Soares Gesto & Mtodos em Design / BAI232

...Quando surgiu a primeira Cadeira? Por qu? Quais foram as causas? Qual foi a necessidade que levou ao surgimento da Cadeira? ...Como evoluram as cadeiras ao longo da historia? Porque que elas evoluram? Relacionar a Historia da Tecnologia com a Histria das Cadeiras. Que tipos de cadeiras existiram? E as que existem. ...Procurar, em paralelo, investigar se existe alguma histria sobre a Cadeira escolhida. ...A Cadeira tem autoria...algum assina o projeto? Procurar saber onde que foi comprada, ou vendida a Cadeira.Qual o nome dela? ...De onde ela veio? Quem foi o autor da cadeira? Tentar saber a vida do autor, da fbrica. Quando a cadeira foi desenhada/projetada, fabricada. 10. Redesenho da Cadeira ...Analisar de forma critica o objeto que tem de se reinventar...pensar um novo objeto ou melhorias no existente...eventualmente, projetar o novo objeto, reinvent-lo. ...Aps analise da Cadeira, identificar os problemas dela, quais so as vantagens e as desvantagens, procurando identificar o que ela precisa para ser uma cadeira tima...para as funes para ela prescritas. ...Elaborar duas listas. Uma lista de aspectos positivos da cadeira e outra com aspectos negativos. ...Tentar melhorar a cadeira de modo a sanar seus possveis problemas. Escrever um texto como seriam essas melhorias na cadeira. ...Procurar uma imagem que represente aquilo que se pretende para que a cadeira seja a melhor ou desenhar a cadeira como ela deveria ser.

11. Concluso
...Esta etapa serve para fazer um resumo breve do assunto desenvolvido...da anlise do objeto, na qual tem que constar a opinio do autor. ...Elaborar um Resumo do trabalho desenvolvido...da anlise do objeto...a avaliao do objeto que escolheu e a apresentao da opinio pessoal, com fundamentaes. ...Avaliar a anlise desenvolvida e referenci-la ao que aprendeu com o trabalho.

12. Fontes de referncias


...Devem ser apresentados por ordem alfabtica, os sobrenomes dos autores cujas obras foram consultadas, seguido dos respectivos Ttulos, Local onde foi editado, Editora e respectiva Data da edio e possveis complementos (ver Normas ABNT). ...Consultas na internet e/ou CD-ROM, dever indicar-se o endereo dos sites e/ou os ttulos dos CDs consultados e data de acesso (web), enunciados por ordem alfabtica e separados das restantes Fontes bibliogrficas. Livro: Sequncia Autor (sobrenome, primeiro nome); Ttulo; Local onde foi editado; Editora; Data da edio; paginas (de onde tirou a informao). Vdeo: Sequncia Autor; Ttulo; Local onde foi editado; Editora; Data da edio. Artigo de revista: Sequncia Autor; Ttulo do artigo; Ttulo e nmero da revista; Data da edio; Pginas onde comea e acaba o artigo Pginas. Artigo de jornal: Sequncia Autor; Ttulo do artigo; Ttulo e nmero do jornal; Data da edio; Pginas onde comea e acaba o artigo Pginas. Pagina de Internet: Sequncia Autor (data). Ttulo do documento. Acessado em: dia, ms, ano, em: endereo eletrnico (www.qualquercoisa.com.etc.).

Prof. V. Soares Gesto & Mtodos em Design / BAI232

13. ORGANIZAR O TRABALHO


Utilize os recursos dos editores de textos (ex.: Word MS, Open Office, etc.) A Estrutura do Trabalho: Capa: ...serve para proteger e distinguir a qualidade do trabalho e deve constar - Nome da Instituio/Curso; Disciplina; Titulo do Trabalho; Ano + Turma; Nomes e Nmeros de registro; Prof.(s) Orientador (es); Data em que foi realizado. Pgina de Rosto: ...Nesta pgina deve-se indicar: Nome da Instituio; Disciplina; Titulo do Trabalho; Ano + Turma; Nomes e Nmeros; Data em que foi realizado. ndice:...Este, refere-se s partes que formam o trabalho, as quais devem estar numeradas. Deve indicar-se a pgina correspondente a cada uma de acordo com a paginao geral do trabalho, que iniciada na pgina de rosto e que corresponde pgina 1. Introduo Anlise do Objeto Anlise Morfolgica Anlise e Descrio Funcional Anlise Tcnica Anlise Econmica Anlise Scio - Histrico Redesenho do Objeto (Quando couber ou for solicitado) Concluso Fontes Anexos

14. Alguns textos que podem ajudar a pensar e aprofundar a anlise de objetos...
MOLES, A.A.[et al].: Semiologia dos Objetos. Petrpolis, Vozes, 1972. MOLES, A.A.: Teora de los Objetos. Barcelona, G.Gilli, 1975. MOLES, A.A.: O Kitsch. So Paulo, Perspectiva, 1971. BAUDRILLARD, J.: Sistema dos Objetos. So Paulo, Perspectiva, 1971. GIEDIEON, S.: La Mecanizacin Toma el Mando, Barcelona, ed. G.Gilli, 1978 BOUTINET, Jean-Pierre; Antropologia do Projeto, Lisboa, Instituto Piaget , 1990. ASHBY, M. & JOHNSON, K. Materiais e Design. Rio de Janeiro, Campus, 2011. LBACH, B.: Design Industrial. S.Paulo, Blcher, 2000. MUKAROVSKY, J.: Escritos de Esttica del Arte. Barcelona, G.Gilli, 1977. PETROSKI, H.: A Evoluo das Coisas teis. Rio de Janeiro, Zahar, 2007.

15. Textos para orientao e auxlio na pesquisa e trabalhos acadmicos...


LAKATOS, E.M. e MARCONI, M.A.: Metodologia Cientfica, S.Paulo, Atlas, 1986. Cap. 10 Projeto e Relatrio de Pesquisa, p. 215 233. GIL, A.C.: Como Elaborar Projetos de Pesquisa. S.Paulo, Atlas, 1991. THIOLLENT, M.: Metodologia da Pesquisa-Ao. S.Paulo, Cortez, 1985. RUDIO, F.V.: Introduo ao Projeto de Pesquisa Cientfica. Petrpolis, Vozes, 1986. GOLDENBERG, M.: A Arte de Pesquisar. Rio de Janeiro, Record, 1998. BEAUD, M.: Arte da Tese. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 1996.

You might also like