You are on page 1of 4

TESTE DE PORTUGUS 7ano - janeiro/2013 Grupo I Compreenso Escrita Atenta no seguinte excerto da novela Co como ns de Manuel Alegre e em seguida

responde s questes. Co como ns Co como ns, diziam muitas vezes os rapazes que, entretanto, foram crescendo, enquanto o co ia envelhecendo e afirmando cada vez mais a sua diferena e singularidade. - Co como tu, dizia a minha filha, sempre que eu desabafava e protestava contra aquela irresistvel tendncia do co para no obedecer. Co como tu, dizia ela. Mas a verdade que o co, quando ela era beb, a protegia contra tudo e contra todos, mesmo contra a minha me. Foi uma noite, num velho hotel das Caldas. Ela estava a dormir num quarto ao lado de minha me. O co tinha ficado a guard-la. Pelo menos autoatribua-se essa misso, A meio da noite a pequena deve ter chorado. Quando a av a foi espreitar, o co transformou-se em leo. Foi o cabo dos trabalhos. certo que ele tinha umas contas a ajustar com a senhora. A minha me dizia que ces dentro de casa nem pensar. E num Natal, em gueda, pespegou com ele no antigo canil onde outrora o meu pai tinha os ces de caa. Em vo protestaram os rapazes. Em vo avisei que o co ia ladrar dia e noite. Em vo minha mulher explicou que o co estava habituado a ficar dentro de casa e nunca se resignaria ao canil. Minha me manteve-se inamovvel. Meu pai, talvez para pr gua na fervura, disse aos rapazes que se queriam fazer dele um co de caa tinham de habitu-lo ao canil. - Mas ele no precisa de canil para caar. Ele o nosso co e est acostumado a viver connosco. Co como ns, pensei eu, mas no disse nada, dividido entre a satisfao de ver finalmente o co ser tratado como co e a esperana de que a lendria teimosia de minha me acabasse dessa vez por ser vencida por aquele co que no queria ser co. Trs dias e trs noites ele ladrou sem parar. Trs dias e trs noites ningum conseguiu pregar olho. - Estupor do co no para de ladrar, disse minha me, muito tensa. - Isto no um ladrar, corrigiu o filho mais velho, ele est a falar. Mas isso j eu sabia h muito tempo, o co tinha acabado por conseguir ladrar quase como quem fala e o sonho dele era o de ser o primeiro co a pronunciar uma palavra. E at certo ponto, maneira dele, disse a palavra no. Porque quarta noite em que se levantou para conseguir o impossvel, que era cal-lo, meu pai acabou por se virar contra a minha me, com aquela sua conhecida frase dos momentos de clera: - Eu quero que se trabalhe isto tudo, ou o co vem para casa ou vou eu dormir para a penso.

Ao fim e ao cabo, foi uma confrontao intensa entre dois temperamentos parecidos, o da minha me e o do co. A senhora acabou por ceder e o co veio dormir para dentro de casa, o que nunca, at ento, com qualquer outro tinha acontecido. Foi uma vitria significativa daquele co chamado Kurika.

1. Co como tu (). 1.1. 1.2. 1.3. Indica a quem se refere o pronome pessoal sublinhado. Identifica a figura de estilo presente na transcrio. Explica de que modo o co se assemelha ao tu.

2. A expresso Co como ns mostra que os filhos do narrador comparam o co a cada um dos humanos l de casa. 2.1. Retira do texto trs informaes relativas a atitudes ou comportamentos do co que justifiquem essa comparao. 3. certo que ele tinha umas contas a ajustar com a senhora. 3.1. Esta frase do narrador serve para justificar um certo comportamento do co em determinada situao. Refere essa situao. 4. Num certo Natal, em gueda, gerou-se uma pequena discusso sobre o local onde o co deveria ficar. 4.1. Refere a opinio dos diferentes elementos da famlia em relao a este assunto.

5. Indica o que aproxima o temperamento da me do narrador e do co. 6. Foi uma vitria significativa daquele co chamado Kurika. 6.1. Refere o que fez a me do narrador mudar de opinio e deixar o co dormir em casa.

7. Classifica o narrador do texto quanto sua participao na histria. Justifica a tua resposta com um determinante, um pronome e um verbo. Grupo II CEL
1. Tendo em conta o que aprendeste sobre lngua padro, as variedades do portugus e os registos de lngua, seleciona as afirmaes verdadeiras. a) A variedade europeia do portugus corresponde lngua falada em Portugal continental e nas ilhas. b) O portugus falado em Portugal igual em todo o territrio. c) A frase - Voc me falou sobre a capitura do ladro. Corresponde variedade brasileira do portugus. d) O discurso oral sempre informal. e) A forma como tratamos as pessoas a quem nos dirigimos varia em funo da situao de comunicao.

2. Faz a anlise sinttica da frase que se segue: Hoje em dia, homens e mulheres gostam de animais. 2.1. Identifica o tipo de sujeito presente na frase anterior. 3. Indica a subclasse dos verbos presentes nas frases que se seguem. a) Os filhos do narrador eram muito amigos do co. b) O KuriKa dissera no me do narrador. c) Talvez o co adoecesse. 3.1. Indica o tempo e o modo dos verbos das frases anteriores. 4. Indica as classes e as subclasses das palavras sublinhadas na frase que se segue: Hoje, aqui, eu ofereci um belo co minha filha. 5. Reescreve as frases substituindo as expresses sublinhadas pela forma do pronome. a) A famlia comprar um novo co. b) Eu teria uns animais se pudesse. c) Eles lero as instrues. 5.1. Passa para a forma passiva a frase da alnea a). 6. A partir das frases apresentadas, completa o quadro que se segue, colocando os pronomes e determinantes demonstrativos e possessivos nas respetivas colunas. Frases a) Esta raa dos teus ces ser mais agressiva do que aquela? b) Este animal e esta criana so inseparveis. c) Estes gatos vadios que o Determinante Determinante Pronome demonstrativo Pronome possessivo

demonstrativo possessivo

do-se

melhor

meu e o teu.

Grupo III Produo escrita

Escolhe apenas um dos temas para escreveres um texto cuidado com um mnimo de 180 e um mximo de 240 palavras: Tema A- O abandono de animais de estimao, especialmente ces, muito frequente. Este ato revela uma profunda desumanidade e uma conduta irresponsvel. D a tua opinio sobre este tema. Tema B- Escolhe uma das imagens que se seguem e faz a sua descrio, utilizando as tcnicas de elaborao dos textos descritivos. Quando descreveres o co, faz referncia os seus traos fsicos e psicolgicos.

You might also like