You are on page 1of 6

Prof.

Gustavo Bicalho Ferreira

Nas questes a seguir, julgue os itens. TRT 10 Regio 2004 Analista Judicirio Administrativa (CESPE) O processo de gesto financeiro-oramentria do setor pblico brasileiro, desde a edio Constituio Federal de 1988, veio consolidando tcnicas, princpios e procedimentos. Acerca do tema, julgue os itens que se seguem. 1 - No Congresso Nacional, a constitucionalidade das matrias de natureza oramentria, tais como o projeto de lei de plano plurianual e o projeto de LOA, deliberada pela Comisso de Constituio e Justia do Senado Federal. 2 - A construo de um prdio pelo poder pblico classificada como investimento. STJ 2004 - Analista Judicirio Administrativa (CESPE) A Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO) deve incluir 3 - as metas e prioridades da administrao pblica federal, com as despesas de capital para o exerccio subseqente. 4 - os limites para elaborao das propostas oramentrias de cada poder. 5 - a poltica de aplicao das agncias financeiras oficiais de fomento. 6 - as normas relativas ao controle de custos e avaliao dos resultados dos programas financiados com recursos dos oramentos. Em matria oramentria, as vedaes constitucionalmente definidas incluem o(a) 7 - incio de programas no-includos como prioridade na LDO. 8 - realizao de operaes de crdito que excedam o montante das despesas de capital, ressalvadas as autorizadas mediante crditos suplementares ou especiais com finalidade precisa, aprovados pelo Poder Legislativo por maioria absoluta. 9 - abertura de crdito adicional sem prvia autorizao legislativa e sem indicao dos recursos correspondentes. 10 - transposio, o remanejamento ou a transferncia de recursos de uma categoria de programao para outra ou de um rgo para outro, sem prvia autorizao legislativa.

QUESTES CESPE MDULO AFO

11 - utilizao, sem autorizao legislativa especfica, de recursos dos oramentos fiscais e de investimentos das estatais para suprir necessidade ou cobrir dficit de empresas, fundaes e fundos. 12 - instituio de fundos de qualquer natureza, sem prvia autorizao legislativa. 13 - transferncia voluntria de recursos e a concesso de emprstimos, inclusive por antecipao de receita, pelos governos federal e estaduais e suas instituies financeiras, para pagamento de despesas com pessoal ativo, inativo e pensionista, dos estados, do Distrito Federal e dos municpios. TRE/AL 2004 - Analista Judicirio Contabilidade (CESPE) O Poder Executivo de um municpio abriu crdito para atender a uma necessidade urgente que no estava prevista em sua lei oramentria. Com base nessa situao, julgue os itens a seguir. 14 - Esse crdito classificado como suplementar. 15 - desnecessria a indicao de recursos disponveis para a abertura desse crdito. 16 - A abertura do crdito mencionado deve ocorrer por meio de medida provisria. Com relao ao Plano Plurianual (PPA), julgue os itens a seguir. 17 - A Constituio Federal determina que a lei que instituir o PPA deve estabelecer objetivos e metas da administrao pblica, de forma regionalizada, para as despesas de capital e as delas decorrentes. 18 - Um PPA dever ter incio no segundo ano de mandato de um presidente e vigncia at o final do primeiro exerccio financeiro do mandato presidencial subseqente. No que se refere lei oramentria, julgue os itens seguintes. 19 - Entre as funes dos oramentos fiscais e de seguridade social, inclui-se a de reduzir desigualdades inter-regionais. 29 - Na elaborao do projeto de lei oramentria, devem ser observadas as orientaes da Lei de Diretrizes Oramentrias relativas quele exerccio. 21 - O projeto de lei oramentria da Unio deve ser apreciado pelas duas casas do Congresso Nacional, na forma do regimento comum. A respeito do processo oramentrio, julgue os itens a seguir. 22 - Considere que, durante a fase de discusso e aprovao no Poder Legislativo, foi submetida a votao uma emenda modificando o projeto de lei oramentria.

Nessa situao, a emenda poder ser aprovada desde que indique a anulao de qualquer despesa. 23 - Um processo oramentrio desenvolve-se integralmente dentro de um exerccio financeiro. Com relao s despesas pblicas, julgue os itens seguintes. 24 - O aumento do capital de entidade ou empresa que vise a objetivos comerciais ou financeiros classificado como investimento. 25 - As dotaes destinadas pelo governo s empresas pblicas para cobrir diferenas entre os preos de mercado e os preos de revenda de gneros alimentcios so consideradas subvenes sociais. TRE/RS 2003 - Analista Judicirio Administrativa (CESPE) A administrao financeira e oramentria brasileira regida por uma srie de normas legais e infralegais, embasadas a partir da prpria Constituio Federal, que criam uma srie de institutos e estabelecem conceitos e procedimentos. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir. 26 - O cdigo de classificao de fontes de recursos composto por dois dgitos, sendo que o primeiro indica o grupo de fontes de recursos, e o segundo, a especificao das fontes de recursos. O indicador de grupo de fontes de recursos identifica se o recurso ou no originrio do tesouro nacional e se pertence ao exerccio corrente ou a exerccios anteriores. 27 - As subfunes representam uma partio da funo, visando agregar determinado subconjunto de despesas do setor pblico. A subfuno identifica a natureza bsica das aes que se aglutinam em torno das funes. As subfunes no podero ser combinadas com funes diferentes daquelas a que esto relacionadas. 28 - No Congresso, o projeto de Lei de Diretrizes Oramentrias poder receber emendas, desde que compatveis com o Plano Plurianual vigente, que sero apresentadas na Comisso Mista de Planos, Oramentos Pblicos e Fiscalizao, onde recebero parecer, sendo apreciadas pelas duas casas, na forma do regimento comum. 29 - A lei oramentria anual no conter dispositivo estranho previso da receita e fixao da despesa, no se incluindo na proibio a autorizao para abertura de crditos suplementares e para contratao de operaes de crdito, ainda que por antecipao de receita, nos termos da lei. 30 - Se a abertura do crdito suplementar for promulgada nos ltimos seis meses do exerccio, este poder ser reaberto no exerccio seguinte, nos limites de seu saldo, sendo incorporado ao oramento do exerccio financeiro subseqente. STM ANALISTA 2004 CESPE 31 - O modelo oramentrio definido pela Constituio Federal de 1988 prev a elaborao de dois instrumentos bsicos: o plano plurianual (PPA) e a Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO).

ANATEL ANALISTA 2004 CESPE 32 - O Plano Plurianual, institudo por lei, estabelecer, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administrao pblica federal para as despesas correntes e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de curta durao. 33 - O PPA um planejamento com caractersticas oramentrias e tem durao de quatro anos, com vigncia que se estende at o final do primeiro exerccio financeiro do mandato presidencial subseqente, a princpio, objetivando garantir a continuidade dos planos e programas institudos pelo governo anterior. 34 - A Lei Oramentria Anual (LOA) dever contemplar o oramento fiscal referente aos poderes da Unio, seus fundos, rgos e entidades da administrao direta e indireta, inclusive fundaes institudas e mantidas pelo poder pblico. 35 - O projeto da LOA no precisa contemplar gastos com a seguridade social. 36- O processo oramentrio pode ser representado como um sistema com quatro fases sucessivas e interligadas para evidenciar o processo oramentrio: elaborao da proposta oramentria; discusso, votao e aprovao da lei oramentria; execuo oramentria; controle de avaliao da execuo oramentria para realimentao do processo. 37 - O conceito de crditos adicionais est disposto no art. 40 da Lei n 4.320/64. Na classificao desses crditos, incluem-se os destinados reverso de dotao oramentria (suplementares), os destinados a receitas para as quais no houve dotao oramentria especfica (especiais) e os destinados a receitas urgentes e imprevistas (extraordinrios). SGA ANALISTA 2004 CESPE 38 - O oramento da seguridade social, compatibilizado com o PPA, tem, entre suas funes, a de reduzir as desigualdades regionais, segundo critrios populacionais. TCU ANALISTA 2004 CESPE 39 - O oramento da seguridade social compreende no s as entidades e rgos a ela vinculados, como estabelece a Constituio Federal, mas tambm todas as despesas relativas sade, previdncia social e assistncia social, independentemente da unidade oramentria responsvel. 40 - O prazo de vigncia do plano plurianual e o de apresentao e aprovao dos projetos do plano plurianual, da lei de diretrizes oramentrias e da lei oramentria anual da Unio esto definidos no Ato das Disposies Constitucionais Transitrias e devero ser definitivamente disciplinados em lei complementar.

41 - Institudo pela Constituio Federal de 1988, o plano plurianual, de vigncia coincidente com a do mandato do chefe do Poder Executivo, estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, os objetivos e as metas da administrao pblica federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de durao continuada. 42 - O Congresso Nacional rene-se, anualmente, na Capital Federal, de 15 de fevereiro a 30 de junho e de 1 de agosto a 15 de dezembro. Uma das situaes que impede o incio do recesso parlamentar em 1 de julho a no-aprovao do projeto de lei de diretrizes oramentrias at o encerramento do primeiro perodo da sesso legislativa. 43 - Considere a seguinte situao hipottica. Para atender despesas urgentes, que decorrem de situao de calamidade pblica, um prefeito municipal editou decreto abrindo crdito extraordinrio, sem, no entanto, indicar os recursos compensatrios. Nessa situao, a soluo adotada tem amparo legal, havendo a obrigatoriedade, entretanto, de que o valor do crdito extraordinrio seja compensado quando da utilizao de recursos provenientes de excesso de arrecadao para a abertura de crditos adicionais. 44 - As classificaes econmicas da receita e da despesa compreendem as mesmas categorias: correntes e capital. O supervit do oramento corrente, que resulta do balanceamento dos totais das receitas e despesas correntes, constitui item da receita oramentria de capital. PGE- AM 2004 CESPE 45 - O incio da execuo de um programa de governo pode ocorrer se ele no estiver previsto na lei oramentria anual, desde que haja aluso ao programa no plano plurianual. TCDF AUDITOR 2002 CESPE 46 - O presidente da Repblica poder, mediante mensagem enviada ao Congresso Nacional, propor modificaes no projeto de lei relativos ao plano plurianual, s diretrizes oramentrias e ao oramento anual, antes de ser concluda a votao, no plenrio das Casas do Congresso Nacional, a parte cuja alterao proposta. CMARA CONSULTOR 2002 CESPE 47 - Os crditos especiais e extraordinrios tero vigncia no exerccio financeiro que forem abertos, salvo se o ato de abertura for publicado nos ltimos quatro meses daquele exerccio, caso em que, reabertos nos limites de seus saldos, por decreto legislativo, sero incorporados ao oramento do exerccio financeiro subseqente. TCDF PROCURADOR 2002 CESPE 48 - Os crditos suplementares, especiais e extraordinrios so sempre adstritos ao exerccio financeiro, ou seja, vigoram, sem exceo, da data em que forem abertos at, impreterivelmente, o ltimo dia do respectivo exerccio financeiro.

www.estudaqui.com.br 5 Prof. Gustavo Bicalho Ferreira

49 - A lei determina que a abertura de crditos adicionais s seja feita mediante a comprovao de disponibilidade de recursos. TRT 10 REGIO ANALISTA 2004 CESPE 50 - vedada a concesso ou a utilizao de crditos ilimitados, como regra geral. A exceo no se aplica no caso de crditos extraordinrios. AGE-ES AUDITOR 2004 CESPE 51 - Consideram-se receitas correntes, entre outras, a tributria, a patrimonial, a de servios e a proveniente do supervit do oramento corrente diferena entre receitas e despesas correntes. Consideram-se receitas de capital as provenientes da realizao de operaes de crdito, da converso de bens e direitos em espcie, de amortizao em emprstimos anteriormente concedidos, entre outras.

www.estudaqui.com.br 6 Prof. Gustavo Bicalho Ferreira

GABARITO
2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25

E C C C C C E C E C E C C E C E C C E C C E E E E

27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 E

E C C E E E C C E C E E C C E E C E E E E E E E E

26

You might also like