You are on page 1of 59

IGREJA ADVENTISTA DO STIMO DIA ESTUDO BBLICO

A SANTSSIMA TRINDADE
NA BBLIA E NO ESPIRITO DE PROFECIA

Por Edlson Constantino

NATAL / RN NOV / 2008.

SUMRIO I. Trindade na Bblia: 1. Importantes Consideraes; 2. Deus Mistrio; 3. A Existncia de Deus; 4. Nomes de Deus; 5. Personalidade e Plena Divindade do Pai; 6. Personalidade e Plena Divindade do Filho; 7. Personalidade e Plena Divindade do Esprito Santo; 8. Distino e Unicidade dos trs Membros da Deidade; 9. Objees Respondidas. II. III. Trindade no Esprito de Profecia. Trindade na Histria da Igreja Crist.

IV. Trindade na Histria da Igreja Adventista.

Pesquisa realizada por Edlson Constantino* com o objetivo de selecionar e apresentar textos bblicos e citaes de Ellen White nos quais se exponha, explicitamente, uma concepo Trinitariana da Divindade. O presente Estudo se prope a tratar essencialmente dos seguintes tpicos: 1) A Plena Divindade e Eternidade de Jesus; 2) Personalidade e Divindade do Esprito Santo; 3) A Distino dos trs Dignitrios do Trio Celestial; 4) A Natureza Teantrpica e Dplice do Senhor Jesus Cristo. A Trindade na Histria da Igreja Crist e A Trindade na Histria da Igreja Adventista so apostilas que ainda no foram terminadas, mas se encontram em andamento.

* Edlson Constantino Telogo, Historiador, Cientista da Religio e Acadmico em Cincias Biolgicas. Membro ativo da Igreja Adventista do Stimo Dia (Natal-RN) desde agosto de 1993. O autor coloca-se a disposio de qualquer pessoa, Igreja ou grupo a fim de ensinar, dialogar, ou esclarecer assuntos doutrinrios, principalmente sobre a Trindade. Contato: (84) 211-1281 / 8821-2617.

A TRINDADE NA BBLIA
1. IMPORTANTES CONSIDERAES TEOLGICAS:
O Conceito de Trindade na Bblia envolve, necessariamente, as seguintes declaraes: a) Deus Trs Pessoas; b) Cada Pessoa Plenamente Deus; c) H s Um Deus.

Ainda mais:
1. Deus um nico Ser que existe eternamente em trs pessoas o Pai, o Filho e o Esprito Santo; 2. As pessoas da Divindade so distintas em seus modos de ao ou funes, mas a essncia ou substncia divina uma s; ou seja: Igualdade Ontolgica e Distino Funcional; 3. Existe uma espcie de Hierarquia entre as pessoas da Divindade. Por exemplo: o Filho eternamente subordinado ao Pai; mas esta subordinao voluntria e funcional, ou seja, existe apenas no plano das funes, economia e hierarquia divinas. Tal subordinao no de natureza ou essncia; pois, o Filho da mesma substncia que o Pai, conseqentemente tudo o que este fizer o Filho igualmente o faz (Jo. 5:19); 4. errado afirmar que cada pessoa representa um tero do Ser divino. O Filho no parcialmente Deus, ou um tero de Deus; mas Deus em plenitude. A pessoa do Filho possui em si todo o Ser de Deus (Toda a plenitude da Divindade Col. 2:9); mas no sozinho. O mesmo se d com as outras duas pessoas da Divindade. Aqui est o mistrio da natureza divina. Deus em trs pessoas no maior do que o Filho unicamente. De forma inefvel, no Ser nico e indiviso subsistem as trs pessoas funcionalmente distintas. 5. No existe nenhuma diferena de atributos essenciais entre as trs pessoas. O que um tem, o outro tambm tem. A diferena est no modo de suas relaes. O Pai singular em sua maneira de agir e relacionar-se com os outros membros da Divindade, etc.

2. DEUS MISTRIO:
humanamente impossvel compreender tudo sobre a Infinita Natureza do Ser Divino. Verdadeiramente tu s um Deus Misterioso, Deus de Israel, o Salvador. Is. 45: 15 O Mistrio que esteve oculto dos sculos, e das geraes; mas agora foi manifesto aos seus santos, a quem Deus quis fazer conhecer quais so as riquezas da glria deste Mistrio entre os gentios, que Cristo em vs, a esperana da glria. Col. 1:26, 27. Para que os seus coraes sejam animados, estando unidos em amor, e enriquecidos da plenitude do entendimento para o pleno conhecimento do Mistrio de Deus - Cristo. Col. 2: 2. Poders descobrir as coisas profundas de Deus, ou descobrir perfeitamente o Todo-Poderoso? J 11:17. Tal conhecimento maravilhoso demais para mim; elevado , no o posso atingir. Sl. 139:6.

Grande o Senhor, e mui digno de ser louvado; e a sua grandeza insondvel. Sl. 145:3. No sabes, no ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos confins da terra, no se cansa nem se fatiga? E inescrutvel o seu entendimento. Is. 40:28. profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da cincia de Deus! Quo insondveis so os seus juzos, e quo inescrutveis os seus caminhos! Rm. 11:33.

3. A EXISTNCIA DE DEUS
1. ARGUMENTO COSMOLGICO: Argumento fundamentado na Lei da causa e do efeito. Aristteles foi o precursor da idia de uma Primeira Causa no originada. Cada efeito tem uma causa. Este mundo um efeito, conseqentemente precisa ter uma causa. No pode haver uma cadeia ilimitada de efeitos e suas causas que se remontem at o infinito. Deve haver, logicamente, uma primeira causa que no tenha sido originada por nenhuma outra. 2. ARGUMENTO TELEOLGICO: O argumento teleolgico requer um propsito ou desgnio na formao e conservao do universo. Com isto pretende-se provar que a primeira causa inteligente, poderosa e perfeita. Todas as coisas criadas tm um telos (alvo, desgnio) e perpetuam este telos. E se existe o telos, ento deve existir necessariamente um planejador. Tudo aquilo que telos reflete no se encontra no telos em si, mas no projetista. Por exemplo, a sensibilidade e a inteligncia revelada por uma pintura, no se encontra no quadro em si, mas no pintor que o fez. Assim tambm todas as coisas que existem revelam ordem, inteligncia, algum propsito, o que implica na existncia de um Ser inteligente. 3. ARGUMENTO ONTOLGICO: Argumento criado por Anselmo (1033-1109), bispo de Canterbury. Ele afirmava o seguinte: Se sou capaz de conceber Deus, ento Ele deve existir. A necessria existncia da idia de Deus na nossa mente implica que devemos conceber esta idia como tendo existncia. Se h o pensamento, h tambm a realidade. Para ele, ns temos, de forma inata, a idia de um ser absoluto e perfeito; mas a existncia um atributo da perfeio; logo um ser absolutamente perfeito deve existir. No se pode pensar em Deus sem imaginar que Ele existe. Assim foi formulado o argumento ontolgico de Anselmo: Por definio, Deus o mais perfeito dos seres, de tal forma que impossvel conceber outro ser mais perfeito; porm, se supusssemos que ele existe apenas como uma proposio intelectual, e no na realidade, ento seria claro, por essa mesma circunstncia, que seria possvel imaginarmos um ser mais perfeito do que o nosso suposto ser perfeito, a saber, um que realmente existisse. Portanto, Deus, o ser perfeito deve realmente existir. 4. ARGUMENTO MORAL: Argumento que deriva da conscincia moral do homem ou da intuio do dever. Todo ser humano, de qualquer tempo ou lugar, independente da cultura e educao, adquire, subitamente, em algum momento de sua vida, uma certa conscincia acerca do bem e do mal. O homem sente4

se impelido a fazer o que lhe parece correto, sendo repentinamente acusado pela conscincia, ou seja, por sentimentos de culpa, remorso, ou temores de julgamento, quando faz o contrrio. Estas percepes morais so independentes do homem e no esto sob o controle de sua vontade. Logo, deve existir um Deus moral como fonte originadora desta conscincia universal. 4. NOMES DE DEUS Para os antigos o nome de uma pessoa possua um sentido muito profundo. No oriente, ainda nos dias de hoje, em algumas regies, o nome de um indivduo selecionado conforme suas caractersticas pessoais, para refletir o carter do possuidor. O nome de Deus contm uma revelao de Si mesmo. Os diversos nomes de Deus so expresses de alguns aspectos do Seu carter. Seu nome grande (Ez 36:23), Santo (Sl 11:9), Terrvel (Sl 99:3), Uma Torre Forte (Sl 8:1). NOMES DE DEUS NO VELHO TESTAMENTO Elohm, l Elyn, l Adonai, l Shaddai, l Olm, Yahweh (Jeov) e seus compostos: Yahweh Ropheka, Yahaweh Megaddishken; Yahweh Sebath, Yahaweh Ro, Yahweh Sidegn. ELOHM (Deus) Esta palavra provem do termo hebraico alah que quer dizer jurar, isto , fazer um juramento, fazer um concerto. ELOHM representa Deus como algum que faz um concerto, um juramento pondo nfase em sua fidelidade em o cumprir. L ELYN (Deus Altssimo - Gn 14:18, 19, 22) L a palavra comumente usada para referirse a Deus, e usada tambm para fazer referncia aos deuses pagos. L um termo hebraico que significa simplesmente poder. LYN significa Altssimo, o mais proeminente e exaltado; aquele que tem o controle de todas as coisas e a quem tudo pertence. ADONAI (Senhor) o plural de Adn, que significa Senhor. Este termo, na Bblia, aplicado exclusivamente a Deus. A palavra derivada do verbo Dn, que significa governar, administrar, dirigir. A palavra Adn sinnimo de Baal, que significa igualmente senhor proprietrio. Baal um termo que foi muito aplicado a divindades pags, principalmente ao deus fencio da tempestade e da colheita. L SHADDAI (Todo-poderoso) Este nome aponta para Deus como um Ser que faz sentir sua influncia at os confins da terra, como Aquele que tem o poder sobre todos os domnios do universo. L-LAM (O Eterno Deus S aparece nesta forma composta em Gn 21:33 e Is 40:28). Significa infinitude, eternidade e inescrutabilidade, e revela um Deus que vive num presente eterno ou contnuo (Sl 90:2). YAHWEH (Traduzido geralmente como um nome prprio: Jeov, Jav ou Yahweh) Considerado o mais sagrado de todos os nome de Deus. Provem do tetragrama hebraico YHVH. Apesar das diversas interpretaes, seu significado parece encontrar-se em x 3:14, onde traduzido por Eu sou o que sou. Sendo assim o nome seria proveniente do verbo ser no hebraico, apontando para a eternidade e imutabilidade de Deus. YAHWEH ROPHEKA Jeov, o Curador. 5

YAHWEH MEGADDISHKEN Deus, o santificador. YAHWEH SEBATH Yahweh dos Exrcitos. Este nome caracteriza Deus como o Senhor de todos os exrcitos do cu e da terra, Aquele que vence todas as batalhas. YAHWEH RO O Senhor meu Pastor (Encontra-se em Sl. 23:1). YAHWEH SIDEQNO Jeov, Justia Nossa (Jr. 23:6).

5. PERSONALIDADE E PLENA DIVINDADE DO PAI: O PAI UM SER PESSOAL:


Deus Pai apresentado na Bblia como: Criador (Gn. 1:1; Sal. 24:1 e 2); Sustentador do mundo (Hb. 1:3); Redentor e Salvador (Dt. 5:6; II Cor. 5:19); Algum que estabelece planos (Is. 46:11); Tem pensamentos e emoes (Is. 55:8; Lm. 3:66; Ez. 8:3, 1 Jo. 4:8; Jo. 3:16); Faz predies (Is. 46:10); Concede promessas (Dt. 15:6; II Pd. 3:9); Perdoa pecados (x. 34:7; Lc. 6:35,36); digno de adorao (Ap. 14:6 e 7); Legislador, Rei eterno, imortal, invisvel, Deus nico (I Tim. 1:17). Esses textos confirmam a idia de que Deus, o Pai, um Ser pessoal.

OS ATRIBUTOS INCOMUNICVEIS DE DEUS


Alguns aspectos da natureza de Deus que no foram concedidos aos seres criados. - Deus possui vida em Si mesmo (Jo. 5:26); portanto Auto-existente; - Possui vontade independente (Ef. 1:5); - Poder prprio (Sl. 115:3); - Ele Onisciente (J 37:16; Sal. 139:1-18; 147:5; I Joo 3:20); - Alfa e mega (Ap. 1:8), Ele conhece o fim desde o princpio (Isa. 46:9-11); - Deus Onipresente (Sl. 139:7-12; Hb. 4:13), transcende o espao; logo, Ele Se encontra presente de modo pleno em cada regio do Universo; - Ele Eterno (Sl. 90:2; Ap. 1:8), e assim transcende os limites do tempo; - Onipotente; nada Lhe impossvel (Dn. 4:17, 25 e 35; Mt. 19:26; Ap. 19:6); - Ele imutvel e Perfeito (Mal. 3:6; cf. Sal. 33:11; Tia. 1:17). Esses atributos no podem ser comunicados.

OS ATRIBUTOS COMUNICVEIS
Alguns aspectos da natureza divina que podem ser concedidos a seres criados. 6

Amor (Rom. 5:8); Graa (Rom. 3:24); Misericrdia (Sl. 145:9); Longanimidade (II Pd. 3:15); Santidade (Sl. 99:9); Justia (Ed. 9:15; Joo 17:25); Galardo (Ap. 22:12); Verdade (I Joo 5:20).

O PAI CHAMADO DE DEUS NA BBLIA


Gl. 1:1; Ef. 6:23; Fl. 2:11; Cl. 3:17; 1 Ts. 1:1; 2 Ts. 1:2; 1 Tm. 1:2; 2 Tm. 1:2; Ti. 1:4; 1 Pd. 1:2; 2 Pd. 1:17; 2 Jo. 1:3; Jd. 1:1.

6. PERSONALIDADE E PLENA DIVINDADE DO FILHO:


JESUS DEUS: 1. Argumento Explcito; 2. Argumento Comparativo; 3. Argumento Relacional - Atributivo.

1. Argumento Explcito: Textos que afirmam diretamente a Divindade de Jesus.


Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estar sobre os seus ombros; e o seu nome ser: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Prncipe da Paz. Is. 9:6. No princpio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Jo. 1:1. Respondeu-lhe Tom: Senhor meu, e Deus meu! Jo. 20:28. Ningum jamais viu a Deus. O Deus unignito, que est no seio do Pai, foi quem O revelou. Jo. 1:18. Deles so os patriarcas; e tambm deles descende o Cristo segundo a carne, o qual sobre todos, Deus bendito eternamente. Amm. Rom. 9: 5. Mas do Filho diz: O teu trono, Deus, subsiste pelos sculos dos sculos, e cetro de eqidade o cetro do teu reino. Heb. 1: 8. O qual, subsistindo em forma de Deus, no julgou como usurpao o Ser igual a Deus. Fil. 2: 6. Aguardando a bem-aventurada esperana e a manifestao da glria do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus. Tito 2:13. Simo Pedro, servo e apstolo de Jesus Cristo, aos que conosco alcanaram f igualmente preciosa na justia do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo. II Ped. 1:1. 7

Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da Divindade. Col. 2: 9. Responderam-lhe os judeus: No por nenhuma obra boa que vamos apedrejar-te, mas por blasfmia; e porque, sendo tu homem, te fazes Deus. Jo. 10: 33. Eis que a virgem conceber e dar luz um filho, o qual ser chamado EMANUEL, que traduzido : Deus conosco. Mat. 1:23. Sabemos que j veio o Filho de Deus, e nos deu entendimento para conhecermos aquele que verdadeiro; e ns estamos no verdadeiro, isto , em seu Filho Jesus Cristo. Este o verdadeiro Deus e a vida eterna. I Jo. 5:20.

2. Argumento Comparativo: Textos do VT que se referem a Deus so aplicados a Cristo


no NT. Tu, Senhor, no princpio fundaste a terra, e os cus so obras de tuas mos. Heb. 1:10 - Sl 102: 24-27. Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abrao existisse, Eu Sou. Jo. 8:58 - x. 3:14; Is. 43:13. Ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas sabero que Eu Sou aquele que esquadrinha as mentes e os coraes; e darei a cada um de vs segundo as suas obras. Ap. 2:23 - Jr.17:10. Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor ser salvo. Rm. 10: 13 - Jl. 2:32. Quando o vi, ca a seus ps como morto; e ele ps sobre mim a sua destra, dizendo: No temas; eu sou o primeiro e o ltimo. Ap.1:17 - Is. 44:6. Porque este o anunciado pelo profeta Isaas, que diz: Voz do que clama no deserto; Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. Mt. 3:3 Is. 40:3. Tambm h outra escritura que diz: Olharo para aquele que traspassaram. Jo. 19:37 Zc.12:4. E assim para vs, os que credes, a preciosidade; mas para os descrentes, a pedra que os edificadores rejeitaram, esta foi posta como a principal da esquina, e: Como uma pedra de tropeo e rocha de escndalo; porque tropeam na palavra, sendo desobedientes; para o que tambm foram destinados. 1 Pd. 2:4-8 Is. 8:13, 14. Para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que esto nos cus, e na terra, e debaixo da terra, e toda lngua confesse que Jesus Cristo Senhor, para glria de Deus Pai. Fl. 2:10, 11 Is. 45:23. Por isso foi dito: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens. Ef. 4:8 Sl. 68:18. Passar o cu e a terra, mas as minhas palavras jamais passaro. Mt. 24:35 Is. 40:8. Que nos tirou do poder das trevas, e nos transportou para o reino do seu Filho amado; em quem temos a redeno, a saber, a remisso dos pecados. Cl. 1:14 Is. 47:4.

3. Argumento Relacional-Atributivo: Textos que sugerem uma relao de igualdade


entre o Pai e o Filho. H tambm textos em que Atributos exclusivos de Deus so aplicados a Cristo. Se vs me conhecsseis a mim, tambm conhecereis a meu Pai; e j desde agora o conheceis, e o tendes visto. Jo. 14: 7. Respondeu-lhe Jesus: H tanto tempo que estou convosco, e ainda no me conheces, Felipe? Quem me viu a mim, viu o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Jo. 14:9. Pois, assim como o Pai levanta os mortos e lhes d vida, assim tambm o Filho d vida a quem ele quer. Jo. 5:21. Disse-lhes, pois, Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que o Filho de si mesmo nada pode fazer, seno o que vir o Pai fazer; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente. Jo. 5:19. Tudo quanto o Pai tem meu; por isso eu vos disse que ele, recebendo do que meu, vo-lo anunciar. Jo. 16:15. Eu e o Pai somos Um. Jo. 10:30. Sendo Ele o resplendor da sua glria e a expresso exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo ele mesmo feito a purificao dos pecados, assentouse direita da Majestade nas alturas. Hb. 1:3. Agora, pois, glorifica-me tu, Pai, junto de ti mesmo, com aquela glria que eu tinha contigo antes que o mundo existisse. Jo. 17:5 (compare com Is. 42:8 e 48:11). Apedrejavam, pois, a Estevo que orando, dizia: Senhor Jesus, recebe o meu esprito. At. 7:59 (compare com Ec. 12:7). Por isso no podiam crer, como disse Isaas: Cegou-lhes os olhos e endureceu-lhes o corao, para que no vejam com os olhos e entendam com o corao, e se convertam, e eu os cure. Estas coisas disse Isaas, porque viu a glria de Jesus, e dele falou. Jo. 12:39-41 (compare com Is. 6). Ouvi tambm a toda criatura que est no cu, e na terra, e debaixo da terra, e no mar, e a todas as coisas que neles h, dizerem: Ao que est assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glria, e o domnio pelos sculos dos sculos. Ap. 5:13. Ensinando-os a observar todas as coisas que Eu vos tenho mandado; e eis que Eu estou convosco todos os dias, at a consumao dos sculos. Mt. 28:20. Pois onde se acham dois ou trs reunidos em meu nome, a estou Eu no meio deles. Mt. 18:20. (Jesus Onipresente). Perguntou-lhe terceira vez: Simo, filho de Joo, amas-me? Entristeceu-se Pedro por lhe ter perguntado pela terceira vez: Amas-me? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas; tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta as minhas ovelhas. Jo. 21:17 (Jesus Onisciente). Porque se introduziram furtivamente certos homens, que j desde h muito estavam destinados para este juzo, homens mpios, que convertem em dissoluo a graa de nosso Deus, e negam o nosso nico Soberano e Senhor, Jesus Cristo. Jd. 4. Estes combatero contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencer, porque o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencero tambm os que esto com ele, os chamados, e eleitos, e fiis. Ap. 17:14 (compare com I Tm. 6:13-16). 9

Ento os escribas e os fariseus comearam a arrazoar, dizendo: Quem este que profere blasfmias? Quem pode perdoar pecados, seno s Deus? Ora, para que saibais que o Filho do homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados (disse ao paraltico), a ti te digo: Levanta- te, toma o teu leito e vai para tua casa. Lc. 5:21, 24. (Sl. 103: 3). Eu sou o bom pastor; conheo as minhas ovelhas, e elas me conhecem. Jo. 10:14. (Sl. 23:1). que vos nasceu hoje, na cidade de Davi, o Salvador, que Cristo, o Senhor. Lc. 2:11. (Is. 43:11). Jesus Cristo o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente. Heb. 13:8. (Ml. 3:6). E outra vez, ao introduzir no mundo o primognito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem. Hb. 1:6 (Mt. 4:10; x. 20:1). Todas as coisas foram feitas por intermdio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Jo. 1:3. (Gn. 14:19). Porque nEle foram criadas todas as coisas nos cus e na terra, as visveis e as invisveis, sejam tronos, sejam dominaes, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por Ele e para Ele. Ele antes de todas as coisas, e nEle tudo subsiste. Cl. 1:16, 17.

JESUS ETERNO
Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estar sobre os seus ombros; e o seu nome ser: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Prncipe da Paz. Is. 9:6. Mas tu, Belm Efrata, posto que pequena para estar entre os milhares de Jud, de ti que me sair aquele que h de reinar em Israel, e cujas sadas so desde os tempos antigos, desde os dias da Eternidade. Mq. 5:2. Que nos salvou, e chamou com uma santa vocao, no segundo as nossas obras, mas segundo o seu prprio propsito e a graa que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos Eternos. II Tm. 1:9.

CRISTO RECEBE ADORAO


Ao Senhor, teu Deus, adorars, e s a Ele dars culto. Mt. 4:10. Ento os que estavam no barco adoraram-no, dizendo: Verdadeiramente tu s Filho de Deus. Mt. 14:33. Ento veio ela e, adorando-o, disse: Senhor, socorre-me. Mt. 15: 25. E eis que Jesus lhes veio ao encontro, dizendo: Salve. E elas, aproximando-se, abraaram-lhe os ps, e o adoraram. Mt. 28: 9. Quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram. Mt. 28:17. Vendo isso Simo Pedro, prostrou-se aos ps de Jesus, dizendo: Retira-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador. Lc. 5: 8. 10

Disse o homem: Creio, Senhor! E o adorou. Jo. 9: 38. Onde est aquele que nascido rei dos judeus? Pois do oriente vimos a sua estrela e viemos ador-lo. Mt. 2: 2. E entrando na casa, viram o menino com Maria sua me e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe ddivas: ouro incenso e mirra. Mt. 2: 11. E, depois de o adorarem, voltaram com grande jbilo para Jerusalm. Lc. 24: 52. Outra vez, ao introduzir no mundo o primognito, diz: Todos os anjos de Deus o adorem. Hb. 1: 6.

CRISTO IGUAL AO PAI


1. Honrar ao Filho honrar ao Pai. S. Joo 5:23. 2. Ver a Cristo ver a Deus. S. Joo 14:7-9. 3. Conhecer a Cristo conhecer ao Pai. S. Joo 14:7. 4. Crer em Cristo crer em Deus. S. Joo 12:44. 5. Cristo faz as mesmas coisas que o Pai. S. Joo 5:19. 6. Cristo ressuscita os mortos como o faz o Pai. S. Joo 5:21. 7. Cristo tem vida em si mesmo como a tem o Pai. S. Joo 5:26. 8. "Tudo quanto o Pai tem, Meu'". S. Joo 16:15. 9. "Eu e o Pai somos um". S. Joo 10:30. APENAS PARA REFLETIR: 1. Uma vez que o Senhor Jeov no compartilha a Sua glria com nenhum outro (conforme Isaas 42:8; 48:11), como pde o Senhor Jesus rogar ao Pai: Glorifica-Me contigo mesmo com a glria que Eu tive junto de Ti, antes que houvesse mundo? (Jo. 17:5). Isto mostra que Jesus no um outro, mas o mesmo Deus (No a mesma pessoa, claro, mas a mesma essncia divina). 2. Se tanto o Pai como o Filho so biblicamente chamados de Primeiro e ltimo (Jeov o primeiro e o ltimo em Is. 41:5; 55:6; 48:12; e Jesus tambm: Ap. 1:11-17; 2:8; 22:13). Como podem existir dois primeiros e dois ltimos? 3. Qual o sentido de Joo 5:19 em que se diz que Cristo nada podia fazer de Si mesmo? Isto indica que Ele em certo sentido inferior ao Pai? Bem, Ele inferior funcionalmente, no essencialmente. Jesus nada fazia de Si mesmo, no porque fosse impossvel a sua natureza divina, mas porque no devia. Ele submisso hierarquicamente ao Pai; portanto, para os propsitos do Plano da Redeno, tudo quanto fizesse deveria estar em perfeita harmonia com a vontade de Seu Pai. Ele mesmo declarou que sua comida e bebida era fazer a vontade dAquele que O enviou (Joo 4:34), embora tivesse todo o poder no Cu e na Terra (Mt. 28:18). A prpria passagem de Joo 5:19 afirma que tudo quanto o Pai faz o Filho igualmente o faz. E o verso 30 deixa claro que no fazer nada de Si mesmo significa no procurar fazer a prpria vontade. O contexto trata de Abnegao e submisso voluntria do Filho, no de inferioridade, impotncia ou fragilidade.

11

EXPRESSES QUE OFERECEM DIFICULDADES: 1. SUBORDINAO E HIERARQUIA NA TRINDADE


A Doutrina da Trindade, conforme exposta na teologia Adventista, apresenta algumas distines importantes. Tecnicamente, existe a Trindade Essencial (Imanente) e a Trindade Funcional (Redentora). A Trindade Essencial consiste na Divindade em sua forma prpria de ser desde a eternidade. Na intimidade do ser divino, Pai, Filho, e Esprito Santo so iguais em Poder, Essncia e Atributos. Isto chamado de Igualdade Ontolgica. No que diz respeito Natureza Essencial, os trs membros da Divindade so absolutamente iguais, possuindo os mesmos atributos. A Trindade Funcional consiste na forma, ou nos modos de ao, em que a Divindade se manifesta e mantem relao com o Universo, principalmente para levar adiante o plano de redeno. No tocante a estes modos de ao, existe uma hierarquia entre as pessoas divinas. H uma espcie de subordinao de papis, de funes ou de operao, mas no uma subordinao de Natureza ou Essncia. Ou seja: H igualdade de Ser e subordinao nas Funes. Tomemos por exemplo, um gerente e um subordinado no contexto de uma empresa. Quanto s funes exercidas no interior da empresa, bvio que o gerente maior, mais proeminente e ocupa posio superior. No obstante, quanto Natureza Essencial, enquanto pessoa ou ser humano, idntico a seu subordinado, ocupando posio de igualdade. Outro exemplo pode ser observado na relao existente entre homem e mulher. Como criaturas de Deus, so iguais perante Ele (Gl 3:28), mas quanto aos papeis exercidos no interior da famlia, Deus estabeleceu o homem como o cabea chefe da casa e protetor da mulher (1 Co.11:3). Portanto, hierarquicamente, a mulher submissa ao homem, mas no o essencialmente. So dois nveis distintos, duas dimenses da experincia que no podem ser confundidas Ser e Funo. Infelizmente, os Antitrinitarianos no entendem, ou no querem entender, esta distino. A diferena nas funes no inconsistente com a perfeita igualdade de Ser. Quanto a Substncia ou Natureza, Jesus podia afirmar: Eu e o Pai somos Um (Jo. 10:30); quanto funo hierrquica, podia legitimamente afirmar: O Pai maior do que Eu (Jo. 14:28). Esta distino tambm pode ser explicada levando em considerao o fato de Jesus ter assumido a natureza humana em seu ministrio terrestre. Ele cobriu sua natureza divina com a natureza humana. Ele no perdeu sua natureza divina quando veio a este mundo por ocasio da Encarnao. Era Filho do homem, mas tambm era Filho de Deus. Ou seja, como Filho do homem era homem como ns somos (pois um filho sempre da mesma substncia de seu pai), mas com Filho de Deus, era Deus Conosco. Portanto, possua ambas as naturezas hipostaticamente unidas em sua nica pessoa. Uma Natureza Teantrpica (divino-humana) e dplice eis um mistrio insondvel! Como Deus, podia ter afirmado sua igualdade com o Pai; como homem, ressaltou sua diferena. Esta subordinao do Filho ao Pai, e do Esprito Santo ao Pai e ao Filho, no inconsistente com a igualdade de natureza presente no Trio Celestial. Tal subordinao no diz respeito a relao essencial na Trindade, mas somente ao modo de operao ou diviso de funes executadas pelos membros da Divindade Trina. Ao que parece, a distino de funes no interior da Divindade existe desde que h atividade divina. Como Deus sempre esteve ativo na execuo de seus propsitos dinmicos, sempre houve uma hierarquia entre as pessoas divinas. Isto significa, uma vez que Deus Imutvel, que Pai, Filho e Esprito Santo vivem eternamente com funes distintas. Se Deus 12

existe hoje como Pai, Filho e Esprito Santo, ento Ele sempre existiu como Pai, Filho e Esprito Santo. Ou seja, a Hierarquia sempre existiu e, provavelmente, sempre existir entre os membros da Deidade. O Filho sempre foi, , e sempre ser subordinado ao Pai, mas tal subordinao s existe no contexto das funes exercidas, ou na forma de operao divina. (Esta idia no se confunde com o Subordinacionismo de Orgenes que defendia a eterna subordinao do Filho ao Pai no tocante a sua Substncia e Natureza Essencial. Para Orgenes, o Filho, mesmo sendo Eterno, era inferior ao Pai no seu Ser e nos seus atributos; portanto, essencialmente subordinado a Ele). Enquanto Deus estiver em plena atividade, o Pai sempre ser o Primeiro nas funes, o Filho subordinado ao Pai, e o Esprito Santo subordinado ao Pai e ao Filho. Tais modos de operao e relao hierrquica entre as pessoas da Divindade sempre existiram de uma forma harmnica, em total consenso e profundo Amor, por algum motivo que se encontra oculto na Mente e no corao do Ser Eterno. O Filho exulta em servir ao seu Pai, o Pai ama o Filho e o Esprito se regozija em servir ao Pai e ao Filho eternamente para que Deus seja tudo em todos. Assim sempre foi e assim sempre ser (1 Co. 15: 27-28). Nunca houve uma poca em que o Pai no era Pai. Mas estes ttulos (Pai, Filho, etc) so apenas representaes simblicas, metforas tomados por emprstimo da famlia humana, para descrever o modo de ao das pessoas divinas. O Pai no gerou o Filho no mesmo sentido em que ocorre tal processo na esfera humana (pois o Filho Eterno tanto quanto o Pai), mas chamado de Pai porque a funo que exerce semelhante quela exercida pelo pai na famlia humana. Assim, tambm, o Filho sempre foi filho porque seu modo de ao e de relao com os outros membros da Divindade de Filho. De fato, por ocasio da Encarnao, Jesus tornou-se Filho em um novo sentido. Na Eternidade, Ele era filho devido a sua forma de relacionar-se com os outros representantes da Deidade; agora, em seu ministrio terreno, foi gerado pela primeira vez, no sentido fsico, como so os filhos de pais humanos. No Plano da redeno, mais uma vez a hierarquia divina tornou-se bastante evidente. Atravs de um concerto firmado, em uma poca mui remota da eternidade, provavelmente antes da criao dos anjos, os trs membros da Deidade assumiram posies especficas no plano da redeno: o Pai tornou-se oficialmente o 1, o Filho o 2, e o Esprito Santo o 3. Mas na vida ntima e inerente do Ser divino foi preservada a Igualdade Absoluta entre as Pessoas da Trindade.

2. O SIGNIFICADO DA EXPRESSO FILHO DE DEUS


A palavra Filho quando aplicada a Jesus deve ser compreendida no sentido figurado. Esta palavra, por falta de um termo mais adequado para se referir a economia divina, consiste numa aluso ao modo de relao, operao e funo exercidas pela segunda pessoa da Divindade. Sua forma de agir, interagir e se relacionar com os outros membros da Deidade tpica de um filho no seio da famlia humana. Esta maneira de ser e agir parece ter existido desde sempre o Filho age eternamente como filho. Isto de modo algum significa que Ele seja inferior ao Pai em essncia ou atributos. Ele, simplesmente, adota uma forma de relacionar-se que tpica de um filho, subordinado, desejoso de servir e fazer eternamente a vontade da Primeira Pessoa da Divindade que por sua vez age, interage e exerce funes tpicas de um pai. Alguns estudantes apressados, fazendo uma leitura estritamente literal do termo, chegaram concluso de que Jesus Filho de Deus no mesmo sentido em que algum filho de um pai humano. Tal idia afirma que Deus Pai criou ou gerou literalmente o Filho em alguma poca mui remota da Eternidade. Esta concepo nega a Divindade Plena e Absoluta de Jesus ao consider-lo como tendo princpio no tempo. impossvel conceber, luz das Escrituras, a idia bitesta e idoltra de um Deus Todo-Poderoso dando origem a um outro ser tambm 13

chamado de Deus. Tal crena incorre necessariamente na idia de que existem dois Deuses, um Maior que origina um Menor. A Bblia nega completamente a crena de que algum deus tenha se formado antes ou depois do Deus verdadeiro. Isaas 43:10 diz: Vs sois as minhas testemunhas, do Senhor, e o meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais e entendais que Eu Sou o mesmo; antes de mim Deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haver. E em 44:8: No vos assombreis, nem temais; porventura no vo-lo declarei h muito tempo, e no vo-lo anunciei? Vs sois as minhas testemunhas! Acaso h outro Deus alm de mim? No, no h Rocha; no conheo nenhuma. Alguns enfatizam a distino entre os termos criado e gerado. Se o Filho foi criado, ento ele fora chamado existncia do nada, assim como todas as outras coisas que foram feitas. Isto implica que Jesus possui natureza e substncia diferentes da do Pai. Assim como todas as coisas criadas so distintas do seu Criador em essncia, Jesus seria mais uma criatura de Deus. Esta concepo baseia-se numa leitura rpida e superficial de Apocalipse 3:14. Outros, no menos equivocados, afirmam que Jesus veio existncia por meio de outro impulso que no o da criao. Ser gerado, afirmam, coisa bastante diferente de criado. O Gerado compartilha da mesma Natureza e Substncia do Gerador. Segundo esta concepo, Jesus teria literalmente sado do Pai, nascido do seu interior, como uma parte de sua Substncia, separada do todo como que por bipartio amebiana. Esta idia (baseada em passagens, tais como Hb. 1:5; Jo. 3:16; Cl. 1:15; 1 Jo. 5:1 e Pv. 8:22-24), apesar de sustentar que Jesus da mesma essncia que o Pai, nega sua Deidade Plena, esvaziando o Filho de alguns atributos de Deus, tais como Eternidade, Auto-existncia, Auto-suficincia e Onipotncia. , deveras, muito difcil conceber tal retrato de Jesus quando olhamos para o que diz a Bblia. Conforme esta concepo, Jesus no poderia ser Onipotente porque sempre existir algo que o Pai, por ser Maior, Ser capaz de fazer e que o Filho no ser capaz. Ora, se h alguma coisa que o Filho no pode realizar, ento, pelo menos neste aspecto, Ele impotente. O Filho tambm teria sua vida derivada da do Pai, portanto no seria Auto-existente, que vive por si mesmo. Isto um absurdo. A Bblia afirma que Ele Deus, e no possvel pensar em Deus separando-o dos atributos da Eternidade e da Auto-Existncia. Deus Eterno e Auto-Existente por definio. Bem, se a palavra filho tomada literalmente no adequada para representar a segunda pessoa, pois necessariamente conduziria a heresia ariana e bitesta, seria possvel tom-la em sentido figurado? A Bblia afirma que sim. A seguir, citaremos vrias passagens em que aparece a palavra filho no sentido figurado. Em nenhuma das passagens citadas, a palavra filho envolver a idia de gerao ou criao literal. Por exemplo, em um confronto com os Fariseus, Jesus disse: Vs tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele homicida desde o princpio, e nunca se firmou na verdade, porque nele no h verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe prprio; porque mentiroso, e pai da mentira (Jo. 8:44). Perceba que nesta passagem tanto a palavra pai como a palavra filho so usadas num sentido simblico. Os Fariseus eram verdadeiramente filhos do Diabo, no porque foram literalmente gerados por ele, nem porque saram dele, nem ao menos foram por ele criados; mas porque compartilhavam de seus propsitos, traos distintivos de carter, atributos e intenes. O termos pai e filho, tomados no sentido ilustrativo, sugerem vrios significados, tais como: 1) Semelhana de carter e intenes; 2) Intimidade de relacionamento; 3) Igualdade. Vejamos:

Filhos de Deus Gn. 6:2, 4; Mt. 5:9, 45; Lc. 20:36; Jo. 1:12; 11:52. Filhos do Reino Mt. 8:12; 13:38.
14

Filhos do Maligno Mt. 13:38. Filhos dos Reis da Terra Mt. 17:25. Filho do Inferno Mt. 23:15. Filhos do Altssimo Lc. 1:32; 6:35; 8:28. Filhos da Sabedoria Lc. 7:35. Filhos da Paz Lc. 10:6. Filhos deste Mundo Lc. 16:8; 20:34. Filhos da Luz Lc. 16:8; Jo. 12:36; Ef. 5:8. Filhos da Ressurreio Lc. 20:36. Filhos da Perdio Jo. 17:12; 2 Ts. 2:3. Filhos do Dia 1 Ts. 5:5. Filhos da Promessa Gl. 4:28; Rm. 9:8. Filhos do Diabo At. 13:10; 1 Jo. 3:10. Filhos da Maldio 2 Pd. 2:14. Filhos dos Profetas At. 3:25. Filhos da Consolao At. 4:36. Filhos da Desobedincia Ef. 2:2; 5:6; Cl. 3:6. Filhos da Ira Ef. 2:3.
Perceba que nas passagens supracitadas a palavra filho no envolve nenhum processo literal de gerao. Os filhos da Sabedoria, da Luz, das Trevas, da Desobedincia, da Paz ou da Maldio no foram gerados por estes elementos, mas possuem tal carter. Assim tambm Jesus, o Filho de Deus, no fora gerado literalmente do Pai, mas possui igualdade de Carter. Convm recordar que ns tambm somos feitos filhos de Deus, gerados por ocasio da nossa converso. A Bblia afirma que fomos gerados na Converso. Assim diz Tiago 1:18: Segundo a sua prpria vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fssemos como que primcias das suas criaturas. Tal gerao, obviamente, no implica em nascimento literal da parte de Deus, mas refere-se a um nascimento espiritual; portanto a palavra gerar tambm usada no sentido simblico. Joo usa 17 vezes o verbo gerar (Gennaw), em seus escritos, para se referir ao processo divino de regenerao e salvao dos homens. Os homens so filhos de Deus gerados. No dilogo com Nicodemos, registrado no captulo 3 do Evangelho de Joo, Jesus usou 6 vezes o termo grego Gennaw, gerar, para se referir ao nascer do Esprito, converso. Ora, se ns somos gerados por Deus em um sentido figurado, porque ento insistem os Antitrinitarianos que as palavras filho e gerar devem ser necessariamente literais quando aplicadas a Cristo? A posio Antitrinitariana carece de fundamento bblico e lgico para manter-se de p. Uma das principais regras de Interpretao (Hermenutica Bblica) ensina que, inicialmente, devemos entender as palavras do texto em seu sentido literal e usual, a menos que o contexto, onde se encontra inserida a palavra, exija alguma forma de interpretao simblica do termo. Os Antitrinitarianos tomam as palavras filho e gerar em seu sentido literal unicamente, e no levam em conta se o contexto, ou o ensino geral das Escrituras acerca do assunto, requer uma outra forma de leitura. Tal deficincia na interpretao os coloca em contradio com muitas passagens da Bblia que afirmam claramente a Eternidade e a Divindade Plena e Absoluta de Jesus. Quando a Bblia afirma duas coisas que aparenta ser contradio, o bom interprete deve sustentar ambas as coisas como sendo verdades complementares e fornecer uma explicao 15

que mantenha harmonia entre ambas as verdades. Se a Bblia diz que Jesus Deus, Pai da Eternidade, e tambm afirma que Ele Filho Gerado de Deus, devemos necessariamente sustentar ambas as verdades de forma a no se contradizerem. A nica forma coerente de sustentar ambas as verdades admitir, sem reservas, o que est bastante claro nas Escrituras, ou seja, a Doutrina da completa divindade de Jesus; e, logo em seguida, fornecer explicaes adicionais acerca das poucas declaraes que parece negar tal fato. Quando estudamos mais profundamente o contexto destas declaraes contrrias toda dificuldade desaparece. Tais declaraes tomadas em seu real sentido, isto , como smbolos e ilustraes referentes aos modos de ao existentes no interior da divindade, fornecem um quadro perfeitamente harmnico do assunto. No obstante, os Antitrinitarianos preferem negar uma das verdades a fim de sustentarem a outra. Negam a Eternidade e Plena Divindade de Jesus e aceitam a Filiao e Gerao do Filho com sendo literal. Tal concepo unilateral destri o fundamento da religio crist em prol de um Bitesmo pago e idoltra.

3. SIGNIFICADO DA EXPRESSO TU S MEU FILHO, HOJE TE GEREI.


Alguns vem na expresso bblica tu s meu Filho, hoje te gerei motivos para sustentar uma gerao original e literal do Senhor Jesus na Eternidade. Tal compreenso no mnimo infantil em suas implicaes e no passa de uma leitura equivocada das expresses em lide. Vamos estudar todas as vezes em que aparece esta expresso na Bblia: At. 13:33; Hb. 1:5; 5:4-5. O autor destas trs passagens tomou emprestado a expresso do Salmo 2:7. Uma vez que esta passagem serviu de base para as expresses neotestamentrias, convm comear por ela nosso estudo. O que significa o Salmo 2? H ali alguma aluso a gerao de Jesus na eternidade? Leia, por favor, o Salmo 2. A quem se refere a expresso tu s meu filho, hoje te gerei do verso 7? O Salmo 2 refere-se ao rei Davi, o Ungido do Senhor. O texto fala de uma conspirao contra o reinado de Davi. Povos e tribos estavam revoltados, maquinando uma rebelio contra o rei que o Senhor estabelecera. Os vassalos do rei procuravam livrar-se do seu jugo, mas Deus estava rindo deles. Para mostrar quem estabelecera Davi como rei, Deus iria confundi-los e relembr-los de seu decreto que fora pronunciado por ocasio da uno e entronizao de Davi: Tu s meu filho, hoje te gerei. Esta interpretao local e imediata da passagem, apesar de estarmos conscientes de que a passagem tambm possui sentido messinico e secundrio. obvio que Deus no gerou literalmente a Davi no dia em que o fez rei sobre as naes. A palavra gerar, aqui, significa ungir, empossar, separar para a realizao de uma tarefa especial, designar para uma funo, entronizar, coroar, tornar-se rei, etc. Quando Deus disse a Davi, hoje te gerei, estava querendo dizer a Davi: Neste dia, tu nasceste de novo para a realizao de uma tarefa por mim designada, hoje tu tens sido ungido rei. Quando Deus o chama de filho est usando tal termo em um sentido figurado visando representar a intimidade do relacionamento existente entre o rei e Deus. Um comentarista judeu escreveu acerca do Salmo 2: "Eu hoje Te gerei deve ser interpretado em sentido figurado. No dia de Sua entronizao, o Rei foi gerado por Deus como Seu servo para dirigir os destinos de Seu povo. Quando o trono foi prometido a Salomo, Deus fez a asseverao: Eu lhe serei por Pai, e ele me ser por filho (II Samuel 7:14). A. Cohen, The Psalms (Londres: Soucino Press, 1945). E F.F. Bruce comentando Atos 13:33 fez esta observao: "O dia da uno do rei no antigo Israel tornava-se o dia em que ele como representante do povo nascia para uma nova filiao com Deus". BRUCE, F.F. The Book of The Acts, p. 276, Davi foi gerado por Deus, entronizado, vocacionado para reinar em Israel. Isto de modo algum significa que fora gerado literalmente. Palavras semelhantes foram ditas com 16

relao a Salomo em 2 Sm. 7:14: Eu lhe serei pai, e ele me ser filho. E, se vier a transgredir, castig-lo-ei com vara de homens, e com aoites de filhos de homens. Ao que parece, o rei torna-se filho de Deus por ocasio de sua uno ou entronizao. As mesmas palavras sero ditas aos fiis vencedores quando forem entronizados na nova terra (Ap. 21:7). Em Atos 13:33, as palavras do Salmo 2 atingem seu cumprimento messinico no momento da Ressurreio de Jesus. Perceba o que diz o contexto da passagem: E ns vos anunciamos as boas novas da promessa, feita aos pais, a qual Deus nos tem cumprido, a ns, filhos deles, levantando a Jesus, como tambm est escrito no salmo segundo: Tu s meu Filho, hoje te gerei. E no tocante a que o ressuscitou dentre os mortos para nunca mais tornar corrupo, falou Deus assim: Dar-vos-ei as santas e fiis bnos de Davi; pelo que ainda em outro salmo diz: No permitirs que o teu Santo veja a corrupo. At. 13:32-35. obvio que o hoje do texto refere-se ao momento da Ressurreio. De uma forma muito interessante, Jesus foi gerado por ocasio de sua vitria sobre a morte. Aqui a palavra gerar no significa nascer literalmente; mas, como no Salmo 2, significa ungir, entronizar, revestir de autoridade. O Filho foi investido de poder por ocasio da Ressurreio. H algo parecido em Romanos 1: 1-4: Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apstolo, separado para o evangelho de Deus, que ele antes havia prometido pelos seus profetas nas santas Escrituras, acerca de seu Filho, que nasceu da descendncia de Davi segundo a carne, e que com poder foi declarado Filho de Deus segundo o esprito de santidade, pela ressurreio dentre os mortos - Jesus Cristo nosso Senhor. O texto muito claro: Cristo foi concebido como Filho de Deus por ocasio da Ressurreio. Portanto, Gerar significa empossar, ungir. Em Hebreus 1:5, a expresso hoje te gerei no tem nada a ver com um suposto nascimento literal de Cristo na Eternidade. mais uma forma de dizer hoje te estabeleci, te entronizei. O contexto da passagem trata da ascenso de Jesus ocorrida aps a sua Ressurreio. A passagem fala de sua entronizao entre os anjos de Deus ao chegar no cu aps seu ministrio terreno (versos 3 e 4). Veja o que diz a passagem: Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes ltimos dias nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por quem tambm fez o mundo; sendo ele o resplendor da sua glria e a expressa imagem do seu Ser, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo ele mesmo feito a purificao dos pecados, assentou-se direita da Majestade nas alturas, feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles. Pois a qual dos anjos disse jamais: Tu s meu Filho, hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei Pai, e ele me ser Filho? Hb. 1:1-5. O assunto entronizao. No h a menor aluso a uma gerao original de Jesus nos dias da Eternidade. E, embora alguns eruditos, associando o verso 5 ao verso 6, interpretem esta passagem como uma referncia a Encarnao de Jesus, ou seja, a sua Gerao Literal no ventre de Maria (poca em que o Primognito foi introduzido no mundo), ainda assim no se trata de uma gerao literal na Eternidade. Em Hebreus 5:4-6, a mesma expresso utilizada para fazer referncia a investidura de Jesus como Sumo Sacerdote no Santurio Celestial. Veja o que diz a passagem: Ora, ningum toma para si esta honra [o sacerdcio], seno quando chamado por Deus, como o foi Aro. Assim tambm Cristo no se glorificou a si mesmo, para se fazer sumo sacerdote, mas o glorificou aquele que lhe disse: Tu s meu Filho, hoje te gerei; como tambm em outro lugar diz: Tu s sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque. Nada mais claro. A palavra gerar aqui significa, mais uma vez, investir de autoridade, empossar, ungir, separar para uma funo ou tarefa especial. Perceba que todas as vezes que aparece na Bblia a expresso Tu s meu filho, hoje te gerei (apenas 4 vezes) significa ungir, entronizar, investir de autoridade, designar para uma funo especial. Uma vez se refere a Ressurreio (At. 13:33), outra vez, a ascenso (Hb. 1:5) e, 17

por ultimo, ao ministrio sacerdotal de Jesus no Santurio Celestial (Hb. 5:5). possvel tambm que este mesmo sentido, de posse e uno, esteja presente nas palavras do Pai proclamada por ocasio do Batismo de Jesus: Este o meu Filho amado, em quem me comprazo (Mt. 3:17). Sendo assim, Jesus foi designado Filho de Deus em vrias ocasies de seu ministrio, ou seja, Ele foi gerado, investido de autoridade, pelo Pai pelo menos 4 vezes: no Batismo, na Ressurreio, na Ascenso e no Sacerdcio celestial. Em cada uma destas circunstncias Jesus estava sendo gerado para uma fase importante de seu ministrio. Em cada um destes momentos, o Pai ungiu poderosamente o Filho confirmando a validade de sua obra redentora. Portanto, no h lugar para uma gerao literal nas passagens ento estudadas. Os Antitrinitarianos que as usam devem buscar noutras fontes abrigo para suas idias... Se forem suficientemente honestos.

4. SIGNIFICADO DE PROVRBIOS 8: 22-31.


S existe uma passagem na Bblia que fala da gerao do Filho antes de vir a este mundo - na eternidade. Mas como j sabemos (conforme o tpico anterior), a palavra gerar na Bblia nem sempre significa nascer literalmente no tempo. Gerar quando aplicada a Cristo significa investir de autoridade, nascer para a realizao de uma obra ou tarefa, ungir, entronizar, tomar posse de uma funo, ser separado para a execuo de um propsito, etc. Em Provrbios 8, nosso Senhor Jesus Cristo representado pela figura da Sabedoria. Aqui no se trata meramente de uma personificao da Sabedoria visando um efeito literrio; mas h elementos no texto que vo alm de uma mera personificao e descrevem a participao de Jesus nas atividades divinas. Apesar da clareza meridiana da passagem, alguns encontraram dificuldades de aplicar a Cristo as palavras dos versos 22-26, que reza: O Senhor me criou como a primeira das suas obras, o princpio dos seus feitos mais antigos. Desde a eternidade fui constituda, desde o princpio, antes de existir a terra. Antes de haver abismos, fui gerada, e antes ainda de haver fontes cheias d'gua. Antes que os montes fossem firmados, antes dos outeiros eu nasci, quando ele ainda no tinha feito a terra com seus campos, nem sequer o princpio do p do mundo. No significa esta passagem que a Sabedoria de Deus, Jesus (1 Co. 1:24) teve um princpio? A bem da verdade, a resposta no. Pelo menos por quatro motivos. Primeiramente, a palavra Criou do verso 22 no boa traduo do termo hebraico QANAH (no texto aparece numa forma imperfeita e pronominal: Qanan). A melhor traduo para este termo possua. QANAH aparece 84 vezes no AT e geralmente significa possuir, comprar e obter (Ver Ec. 2:7; Is. 1:3; Pv. 4:5, 7). Se o sentido fosse criou era de se esperar que aparecesse a conhecida palavra hebraica BARAH, ou seja, criar, fazer, chamar a existncia. Em segundo lugar, as expresses fui gerada e eu nasci no oferecem nenhuma dificuldade j que a palavra gerar na Bblia tambm significa investir de autoridade. O texto estaria afirmando simplesmente que o Pai convocara o Filho e o investira de autoridade para ser o seu arquiteto na construo do universo (verso 30). Ou seja: Jesus nasceu, no sentido de que foi ungido ou estabelecido (verso 23), na Eternidade para executar a obra da Criao junto ao Pai. Ser gerado ou nascer nesta passagem significa ser designado para realizar uma tarefa especial. Embora esta explicao seja suficiente e correta, ainda existe outra forma de ver o texto. A palavra hebraica traduzida por gerar ou nascer (CHUL) nos versos 24 e 25 pode significar outras coisas, tais como: agitar, mover, vibrar, tremer, etc. Se substituirmos a expresso eu nasci ou eu fui gerada por eu vibrei, o que perfeitamente possvel do ponto de vista gramatical, ainda assim teramos um sentido legtimo da passagem em harmonia com os 18

versos 30 e 31 que fala da Sabedoria como vibrando, movendo-se de alegria e folgando nas delcias da Criao. CHUL quando significa mover tambm pode transmitir a idia de entrar em ao, sair da no-ao e mover-se em atividade. Isto perfeitamente possvel uma vez que a Sabedoria teve que dar incio ao processo de Criao, entrando em processo de ao. Em terceiro lugar, devemos nos lembrar que toda a passagem de Provrbios 8 consiste numa descrio metafrica. O texto uma parbola na qual se faz referncia a Jesus, mas Ele aqui apresentado na figura da sabedoria. O Comentrio Bblico Adventista diz: A passagem alegrica, e deve-se exercer muito cuidado em no forar uma alegoria alm daquilo que o escritor do original tinha em mente. As interpretaes extradas dela tm que estar sempre em harmonia com a analogia das Escrituras. Alguns tm buscado aqui apoio para a idia de que houve um tempo em que Cristo no existia, e que Ele fora criado, ou gerado pelo Pai como o princpio de Sua obra em estabelecer um Universo ordenado e habitado. So incabveis concluses dogmticas extradas de passagens figurativas e parablicas. Os resultados desvirtuados desse procedimento podem ser vistos, por exemplo, na interpretao popular da parbola do rico e Lzaro (Lc. 16:19-31). A comprovao de crenas doutrinrias sempre deve ser buscada nas declaraes textuais, literais da Bblia. E declaraes explcitas sobre o assunto em causa acham-se em Miquias 5:2; S. Joo 1:1; 8:54 e outros lugares. Conquanto haja, sem dvida, uma referncia a Cristo, Ele a apresentado na figura da sabedoria. E, em quarto lugar, Salomo no queria, de modo algum, ensinar que a Sabedoria de Deus tivera incio. Isto seria no mnimo absurdo. impossvel admitir tal concepo. Isto nos levaria a idia inconcebvel de que Deus no possua sua Sabedoria antes de ger-la. Deus eternamente sbio, portanto a sua Sabedoria sempre existiu.

5. SIGNIFICADO DA EXPRESSO PRINCPIO DA CRIAO DE DEUS.


Alguns Antitrinitarianos citam Apocalipse 3:14 com o intuito de afirmar que Jesus teve um princpio. A passagem simplesmente reza: Ao anjo da igreja em Laodicia escreve: Isto diz o Amm, a testemunha fiel e verdadeira, o princpio da criao de Deus. Para os negadores da Plena Divindade de Jesus, a expresso Princpio da Criao de Deus significa que Jesus foi o primeiro ser criado, o principio de todas as obras da criao de Deus Pai. Ora, tal concluso por demais absurda, devido s razes que se seguem: 1) A Bblia claramente afirma que Jesus Deus, portanto Eterno (Jo. 1:1; Fl. 2:6); 2) O prprio Jesus assim se considerou (Jo. 8:58; 10:30); 3) A palavra grega ARCH (princpio) significa Origem, Causa Primeira, Princpio Originador, Razo de Ser, etc; 4) A Bblia nunca representa Jesus como fazendo parte da Criao, mas como Criador (Jo. 1:1-3, 10; Cl. 1:16, 17; Hb. 1:2, etc.). Permita-me fazer algumas observaes acerca da palavra princpio do texto apocalptico. A palavra grega HJO - ARQU, aqui traduzida por Princpio, ou Origem, tanto pode ter um sentido ativo como passivo. Tomada no sentido passivo, Jesus seria considerado o Primeiro de uma srie ou o Primeiro Ser Criado. No sentido ativo, Jesus seria o Princpio de tudo, o Princpio que deu origem a tudo o mais, o Criador, o Originador da Criao. O sentido passivo transmite uma noo de tempo, enquanto o sentido passivo ressalta a noo de posio. Qual dos dois sentidos apoiado, sem reservas, pela Bblia? Somente para a segunda acepo podemos reunir textos bblicos explcitos. A Bblia afirma que Jesus o Criador de todas as coisas. O prprio Joo que escreveu o texto apocalptico foi quem o afirmou: Todas as coisas foram feitas por intermdio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez. (Jo.

19

1:3). Portanto, o texto deve ser lido assim: Ao anjo da igreja em Laodicia escreve: Isto diz o Amm, a testemunha fiel e verdadeira, o Originador da criao de Deus. O contexto da passagem trata da posio (sentido ativo) de Jesus, como pode ser facilmente deduzido pelos outros adjetivos que lhe so aplicados no mesmo versculo. No se trata aqui de nenhuma noo temporal (sentido passivo) aplicada a Jesus. No Novo Testamento a palavra ARQU aparece em Mt. 24:8 significando Um princpio; em Atos 10: 11 (Extremo); em Lc. 20:20 (Autoridade); em Judas 6 (Eminncia ou Dignidade) e em Efsios 3:10 (Principado). Em Hb. 12:2 lemos: "Olhando firmemente para o Autor e Consumador da f". No grego a palavra Autor "arquegon" uma forma derivada de ARQU. Parece haver uma preferncia pelo sentido ativo do termo. Veja o que dizem os bons dicionrios de grego acerca da palavra ARQU: ARQU: Comeo, a primeira causa, governador, autoridade, domnio na esfera da influncia A Greek English Lexicon de Arndt and Gingrich. ARQU: Comeo, poder, fora, autoridade Theological Dictionary of the New Testament. ARQU: Princpio, ordem, fundamento, poder, autoridade, magistratura, imprio, reino Dicionrio Grego / Portugus e Portugus - Grego de Isidro Pereira. Uma das mais renomadas autoridades em lngua grega, A. T. Robertson, falando sobre Ap. 3:14, escreveu: "No a primeira das criaturas como afirmavam os arianos, e os unitrios defendem no presente, mas a fonte originadora da criao, por meio de quem Deus opera" Word Pictures in the New Testament, Vol. VI p. 321. (Citado em As Pretensiosas Testemunhas de Jeov Pedro Apolinrio). ARQU deu origem, em portugus, as seguintes palavras, todas elas impregnadas da noo de Posio, Primazia e Eminncia: Arcebispo, Arquiteto, Anarquia, Monarquia, Arquidiocese, etc. Perceba como aparece o texto em outras tradues da Bblia: O Princpio e o Senhor da Criao de Deus. (Verso Weymouth); O iniciador da criao de Deus. (Fenton); A origem de tudo o que Deus criou. (A Bblia na Linguagem de Hoje); O dirigente da criao de Deus. (Siraca); A fonte de que se originou a criao de Deus. (Knoy). Jesus , de fato, a Autoridade Mxima da Criao de Deus; a Primeira Causa, o Governante, o Poder Supremo, a Origem essencial, o Fundamento de toda Criao. Amm!

OBS: INADEQUAO E FRAGILIDADE DO ARGUMENTO ANTITRINITARIANO


interessante perceber que os Antitrinitarianos demonstram-se bastante confusos na elaborao de seus argumentos. Eles citam o texto de Ap. 3:14 que, supostamente, trata da CRIAO de Jesus; e, logo em seguida, citam as expresses Filho Unignito (Jo. 3:16) e Primognito da Criao (Cl. 1:15) que supostamente falam da GERAO de Jesus (Pois o vocbulo Genos, presente em ambas as expresses, geralmente utilizado por eles mesmos com o sentido de Gerado). Jesus foi CRIADO ou GERADO? Como se trata de dois processos diferentes, os Antitrinitarianos precisam, antes de qualquer coisa, decidirem a favor de que devem argumentar. Se afirmam que Jesus fora criado, no podem legitimamente fazer uso das expresses Filho Unignito e Primognito da Criao. Se afirmam, por outro lado, que Jesus fora Gerado, ento logicamente no podem usar a expresso de Ap. 3:14, Princpio da Criao de Deus. Mesmo que admitam que Jesus fora GERADO, abrindo mo do texto de Ap. 3:14, ainda assim permanece confuso o argumento. As expresses UNIGNITO e PRIMOGNITO se excluem mutuamente. UNIGNITO requer o sentido de nico Gerado e PRIMOGNITO 20

significa Primeiro Gerado. Ento, surge uma indagao: Jesus foi o nico Gerado ou apenas o Primeiro Gerado por Deus? Os Antitrinitarianos precisam colocar em ordem seus argumentos, pois carecem de plausibilidade e razo. Suponhamos que refinem seu argumento e decidam pela expresso UNIGNITO. Cristo, ento, seria considerado o nico Gerado por Deus. Tal idia no Bblica, por dois motivos: 1) A palavra Unignito m traduo do temo grego Monogenos que significa simplesmente nico da Espcie, Predileto, Preferido, Mais amado; sem qualquer idia de Gerao vinculada ao termo. 2) As Escrituras afirmam que os Crentes tambm foram Gerados pelo Pai, logo Jesus no pode ter sido o nico Gerado. Assim diz Tiago 1:18: Segundo a sua prpria vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fssemos como que primcias das suas criaturas. Algum poderia revidar afirmando: Tal texto trata obviamente de uma Gerao Espiritual e no de uma Gerao Literal como a de Jesus. Quem disse que a palavra Gerar quando aplicada a Cristo possui sentido literal e quando aplicada aos santos possui sentido espiritual e simblico? Ora, so os Antitrinitarianos que conseguem perceber tal sentido literal na expresso FILHO UNIGNITO. Mas tal sentido literal no est explcito na palavra. Portanto, o argumento invlido. Para ns, a expresso gerar, quer se aplique a Cristo ou aos crentes, possui sentido figurado, que envolve a noo de Primazia, Superioridade, Nomeao, Entronizao e Uno. Mas obvio que a primazia dos crentes sobre os demais homens difere em muito da primazia pertencente a Jesus. Jesus nico quanto ao posto e a funo que ocupa sobre todas as coisas; sua proeminncia e entronizao atingem o mximo grau comparado com a nossa primazia sobre as demais criaturas. Nossa entronizao deriva daquela do Senhor Jesus. Tanto Jesus como ns fomos GERADOS, no sentido de nomeados para uma tarefa especial, entronizados e ungidos por Deus Pai. Logo Jesus no pode ser literalmente UNIGNITO, ou seja, nico Gerado. Uma vez que se descarta a possibilidade de que Jesus seja literalmente o UNIGNITO, prefervel, pelas consideraes anteriores, aplicar a Jesus a expresso PRIMOGNITO DA CRIAO (Cl. 1:15). Claro que tal expresso, que geralmente entendida como O Primeiro Gerado, tambm possui sentido figurado de Primazia. Posteriormente apresentaremos um estudo mais aprofundado desta palavra e o seu real significado. Mas, mesmo que se queira insistir neste significado usual e popular (Primeiro Gerado), isto se harmoniza perfeitamente com a idia por ns j apresentada, ou seja, gerado significa nomeado, entronizado, designado a uma funo; tanto ns, os crentes, como Jesus, fomos gerados neste sentido amplo e simblico. Mas, ainda assim, o Senhor Jesus foi o primeiro e mais proeminente, portanto o PRIMOGNITO.

6. SIGNIFICADO DA EXPRESSO PRIMOGNITO DA CRIAO.


Vamos agora compreender o significado bblico da expresso Primognito da Criao. Vejamos, primeiramente, o que diz o texto: Este [Jesus] a imagem do Deus invisvel, o primognito de toda a criao; pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos cus e sobre a Terra, as visveis e as invisveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dEle e para Ele. Ele antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste. Cl. 1:15-17. Ora, concluir, a partir deste texto, que Jesus teve um princpio, que foi literalmente o primeiro ser gerado pelo Pai o mesmo que desprezar todo o ensino das Escrituras acerca da Divindade Plena de Jesus. Tal concluso no pode ser correta pelos motivos que se seguem. Primeiramente, o contexto da passagem enfatiza a noo de primazia e superioridade de Jesus (Verso 18). Note bem que o apstolo no diz que Jesus a primeira criao, mas o 21

primeiro de toda a criao. No h indcios de noo temporal aplicada a Cristo na passagem. Em segundo lugar, o texto possui sentido figurado. A expresso primognito uma metfora paulina tomada por emprstimo das relaes existentes na famlia hebraica da poca do apstolo. Portanto, com o termo primognito, Paulo queria simplesmente dizer herdeiro, superior, Lder, etc. Em terceiro lugar, a palavra grega usada por Paulo (PROTOTOKOS), embora possa ser usada no sentido cronolgico, geralmente significa primeiro, melhor, mais importante e mais preeminente. E, em quarto lugar, a mesma palavra primognito usada, de forma bastante evidente, no verso 18, com um sentido figurado Primognito dos Mortos. obvio que Cristo no foi o primeiro (no sentido temporal) a morrer, nem ao menos a ressuscitar dentre os mortos. Literalmente, o primognito dos mortos foi Abel; mas Cristo foi o principal de todos os que morreram e ressuscitaram. Permita-me aprofundar o segundo argumento apresentado. Algum poderia perguntar: possvel entender a palavra primognito em um sentido figurado? Biblicamente, sim. Nas Escrituras, a palavra primognito pode aparecer tanto em sentido literal (primeiro nascido) como em sentido simblico (mais importante, o primeiro). No sentido literal, a palavra usada para se referir a primeira criana que nasce na famlia Gn. 25:25; Nm. 18:15; Lc. 2:7; Hb. 11:28. No sentido simblico, a palavra aplicada a pessoas que no foram as primeiras a nascer. Isto nos conduz idia de que primognito nem sempre significa primeiro nascido. Por exemplo: Davi era o mais moo entre sete irmos (I Sm. 16:1012), mas a Bblia o chama de primognito em Sl. 89:20, 27. Isto simplesmente significa que ele recebeu as prerrogativas do primognito, sua posio, sua preeminncia. Este sem dvida um sentido figurado da palavra primognito. Davi no foi o primeiro nascido, mas o primeiro em posio. Em x. 4:22, Deus chama Israel de Primognito, embora todos saibam que era seu irmo Esa (Gn. 25:25-26). Esta passagem tambm se refere preeminncia de Israel. Em Gn. 41:5052, Manasss, filho de Jos, o primognito; mas, Jr. 31: 9 afirma que era Efraim, o segundo filho de Jos. Todos os santos inscritos nos livros celestiais so chamados de primognitos em Hb. 12:23: E a igreja dos primognitos arrolados nos cus, e a Deus, o Juiz de todos, e aos espritos dos justos aperfeioados. Obviamente, esta expresso simblica. Deus no ira salvar apenas os primognitos literais da humanidade. Isto significa que Deus nos considera como herdeiros ou primcias (Rm. 8:17; Ef. 3:6; Tg. 1:18; Ap. 14:4). Se esta expresso fosse tomada em sentido literal, surgiriam algumas dificuldades. Quantos primognitos existem? Quem de fato foi o primeiro a nascer? Se cristo foi o primeiro nascido, por que os crentes tambm foram os primeiros nascidos? Portanto, perfeitamente possvel compreender a palavra primognito em sentido simblico. Tal termo, quando aplicado a Cristo, significa que Ele possui, dentre todos os filhos de Deus, a primazia e as prerrogativas de primognito. Ento, no o primeiro nascido, mas o primeiro em posio. Sentido este, aplicado, como vimos, a Davi, Jac, Efraim e aos crentes em geral que no constituram primognito no sentido literal do termo. No Novo Testamento, Jesus chamado de primognito sete vezes. Duas vezes em sentido literal, referindo-se ao seu nascimento terrestre (Mt. 1:25; Lc. 2:7), e cinco vezes no sentido figurado, referindo-se a sua preeminncia: Rm. 8:29 Primognito entre muitos irmos; Cl. 1:15 Primognito de toda a criao; Cl. 1:18 Primognito dentre os mortos; 22

Hb. 1:6 Primognito no mundo; Ap. 1:5 Primognito dos mortos. O texto de Rm. 8:29 interessante: Porquanto aos que de antemo conheceu, tambm os predestinou para serem conformes imagem de seu Filho, a fim de que Ele seja o primognito entre muitos irmos. Concentre sua ateno na frase a fim de que Ele seja o primognito entre muitos irmos. O que isto significa? Significa que Jesus ser (futuro) o primognito dentre os seus irmos (os santos eleitos), quando estes refletirem a sua imagem. Este verso coloca a primogenitura de Jesus para o futuro. Logo, o sentido figurado, porque Jesus no ira nascer no futuro, e, mesmo que isto acontecesse, no poderia ser o primognito, ou seja, o primeiro nascido, no sentido literal do termo, pois outros j teriam vindo antes dele. O texto de Ap. 1:5 afirma que Jesus o primognito dos mortos. Isto tambm no pode ser interpretado no sentido estritamente literal. Tentem se puderem! Enfim, a passagem de Cl. 1:15, refere-se a posio, e no a uma suposta origem de Jesus. O texto apenas d nfase posio privilegiada de Cristo como o Irmo Mais Velho da famlia de Deus. Da no se envergonhar de nos chamar "irmos". (Hb. 2:11). O Comentrio Bblico Adventista (7:191) explica: Parece melhor, portanto, considerar PROTOTOKOS como uma expresso figurada descrevendo Jesus Cristo como o primeiro em hierarquia, figura esta que emprestada da dignidade e posio ocupada pelo primognito numa famlia humana, ou, mais precisamente, o primognito numa famlia real. O texto simplesmente afirma que Ele o Herdeiro de toda Criao divina, o mais preeminente dos filhos de Deus, porque nico (no sentido de peculiar) em dignidade, governo e primazia. Ele o cabea da criao; Ele antes de todas as coisas criadas, portanto no pode fazer parte de nenhuma delas. Ele estava com Deus no princpio. Todas as coisas forma feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez. (Jo. 1: 3). Meditem nesta passagem... Quando o evangelista diz Todas as Coisas, quer dizer exatamente isto Tudo, de modo a incluir Tudo o que foi trazido a Existncia. Consta ai que NO foi trazido a existncia aquele por quem tudo foi feito. Ora, se o Filho no Eterno, ento foi trazido a existncia. E se foi trazido a existncia, ento todas as coisas NO foram feitas por Ele. Mas est escrito: Todas as coisas foram feitas por Ele. Se o texto afirma que NADA do que foi feito se fez sem Jesus, ento no podemos afirmar que Jesus uma das coisas que foi feita, porque sem Ele no poderia ter sido feito. Logo, Eterno.

7. SIGNIFICADO DA EXPRESSO FILHO UNIGNITO.


A palavra Unignito aparece 9 vezes no NT . Cinco vezes se aplica a Jesus (Jo. 1:14, 18; 3:16, 18; 1 Jo. 4:9) e quatro vezes refere-se a outros personagens (Lc. 7:12; 8:42; 9:38; Hb. 11:17). Em todos os casos, foi traduzida da palavra grega MONOGENOS. No obstante, esta traduo no correta, pelas razes que se seguem. Os mais autorizados dicionrios de lngua grega, sem exceo, traduzem MONOGENOS (Gr. MONOS nico; GENOS espcie, categoria) por "nico membro de uma raa ou espcie". No Vocabulrio do grego do NT, de Moulton and Milligan (p. 416 e 417), diz: "Monogenes: Um de uma espcie. nico. Singular". Portanto, MONOGENOS indica unicidade, singularidade, especialidade, algum que alvo de carinho especial, como afirmou Arnaldo B. Christianini. Tanto no grego clssico como no koin (grego do NT) o termo MONOGENOS significa "nico, solitrio, s, nico membro de uma famlia particular". Inclusive a Septuaginta traduz MONOGENOS pelo adjetivo hebraico YACHID, que significa "solitrio", conforme o Sl. 68:6; (Veja tambm: Sl. 22:20 minha predileta. Sl. 25:16 solitrio. Sl. 35:17 predileta). 23

Tanto MONOGENOS como YACHID significam nico, solitrio, s, predileto. A idia de Unignito, ou seja, nico gerado no est em pauta aqui. De fato, o termo grego MONOGENES no possui o mesmo sentido de UNIGENITUS do latim. Vejamos como foi traduzido MONOGENOS nas quatro passagens em que o termo no se aplica a Jesus. (Lc. 7:12; 8:42; 9:38; Hb. 11:17). Em cada caso, a palavra MONOGENOS foi traduzida por nico, com exceo de Hb 11:17. Em Lc. 7:12, o filho da viva de Naim chamado nico (monogenes) de sua me, no necessariamente o nico gerado por ela, mas o nico que ela tinha, o nico em existncia. Em Lc. 8:42, a filha de Jairo chamada nica (MONOGENES), no necessariamente nica gerada. Em Lc. 9:38, a traduo tambm foi nico, sem envolver qualquer sentido de gerao. Somente Hb. 11:17 traduziu-se Unignito. Leia atentamente o texto: Pela f, Abrao, quando posto prova, ofereceu Isaque; estava mesmo para sacrificar o seu unignito aquele que acolheu alegremente as promessas. Foi Isaque o unignito, nico gerado, de Abrao? No. Abrao teve cerca de oito filhos; um de Hagar, outro de Sara, e mais seis de Quetura. Ento, por que Isaque chamado de unignito? Unignito no boa traduo. Isaque chamado de MONOGENOS por ser o filho da promessa, predileto e especial, nico naquele sentido. Assim, tambm, o termo quando se aplica a Cristo significa nico da categoria ou espcie, predileto, especial, mais honrado, mais amado, etc. Nunca nico gerado. Tal sentido atribudo a MONOGENOS no tolerado. Basta um simples estudo, em bons dicionrios de Grego, para dirimir todas as duvidas quanto ao significado da palavra MONOGENOS. Veja se possvel: Liddell e Scott, A Greek-English Lexicon.1940, Vol. II, p. 1144; Moulton e Milligan, The Vocabulary of the Greek Testament. 1932, p. 416; H. Cremer, Biblical Theological Lexicon of the N. T. Greek; Schmidt e Kattembusch, A Dictionary of Christ and the Gospels, (1908), p. 281, V. II. Historicamente, a traduo equivocada de MONOGENOS como Unignito apareceu pela primeira vez na VULGATA LATINA, verso oficial da Igreja Catlica Romana, feita por Jernimo (347 - 420 a. D) a pedido do Papa Damasco. Nas tradues latinas, anteriores a Jernimo, no aparecem a palavra UNIGENITUS em Jo. 1:14, 18; 3:16, 18, 1 Jo. 4:9, mas UNICUS. Um exemplo disso o Codex Vercellensis (365 a. D) que sempre usa UNICUS. Jernimo mudou o UNICUS (nico, singular) das verses do Latim Antigo para UNIGENITUS (nico gerado). Ele fez isto em todos os textos em que a palavra grega MONOGENOS se aplicava a Jesus. Quando MONOGENOS se aplicava a outro personagem ele deixou a traduo usual nico. Se bem que cometeu o equivoco de traduzir MONOGENOS por Unignito em Hb. 11:17. O que levou Jernimo a traduzir MONOGENOS por Unignito nas passagens em que se faz referncia a Cristo? Qual a razo teolgica que levou Jernimo a traduzir MONOGENES como UNIGENITUS? Ele, de modo algum, queria ensinar algo acerca de uma suposta Origem de Jesus; estavam simplesmente interessados em refutar a idia Ariana de seus dias. Tal heresia cristolgica negava a idia de que o Filho era da mesma substncia e Essncia que o Pai. Da o termo Unignito para fazer cr que o Gerador (Pai) e o Gerado (Filho) tinham a mesma Essncia, ou possuam a mesma Natureza. Seu objetivo era enfatizar a Divindade de Jesus, pois o Gerado sempre da mesma Natureza essencial que o seu gerador. Nas passagens alheias ao Dogma da igualdade substancial do Pai e do Filho, Jernimo deixou a traduo correta UNICUS. Da Vulgata Latina, a traduo nico gerado (unignito) passou para a King James Version (1611), a English Revised Version (1881) e outras tradues. S posteriormente o erro foi removido. Enfim, Jesus no o Filho nico Gerado do Pai, mas o Filho nico de uma categoria especial, Filho Predileto, mui amado, peculiar, estimado e precioso. Honras e glrias sejam 24

dadas ao Pai da Eternidade, Prncipe da Paz!

7. PERSONALIDADE E PLENA DIVINDADE DO ESPRITO SANTO


O termo esprito aparece 569 vezes em toda a Bblia (ARA) espalhados por 206 versculos do AT e 313 do NT. No hebraico, a palavra Ruach (esprito) tem vrios significados: vento, sopro, mente, esprito. O contexto em que se encontra a palavra geralmente especifica o seu sentido.

O ESPRITO SANTO UMA PESSOA


Todos os textos a seguir apresentam o Esprito Santo como possuindo caractersticas pessoais. Ele Pensa por Si mesmo: Porque pareceu bem ao Esprito Santo e a ns no vos impor maior encargo alm destas coisas necessrias. (Atos 15:28). Porque Deus no-las revelou pelo seu Esprito; pois o Esprito esquadrinha todas as coisas, mesmos as profundezas de Deus. Pois, qual dos homens entende as coisas do homem, seno o esprito do homem que nele est? Assim tambm as coisas de Deus, ningum as compreendeu, seno o Esprito de Deus. (I Co. 2:10-11). Pode ser Entristecido, portanto possui Emoes: E no entristeais o Esprito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redeno. (Efsios 4:30). Ele Pode ser Contristado: Eles, porm, se rebelaram, e contristaram o seu santo [Esprito]; pelo que se lhes tornou em inimigo, e ele mesmo pelejou contra eles. (Isaas 63:10). Ele Ama: Rogo-vos, irmos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do [Esprito], que luteis juntamente comigo nas vossas oraes por mim a Deus. (Romanos 15:30). Ele Exercita Volio (poder de escolha): Mas um s e o mesmo Esprito opera todas estas coisas, distribuindo particularmente a cada um como quer. (1 Co. 12:11). Ele Inspirou as Escrituras: Porque a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens da parte de Deus falaram movidos pelo Esprito Santo. (2 Pd. 1:21). 25

Ele Ensina: Mas o Consolador, o Esprito Santo a quem o Pai enviar em meu nome, esse vos ensinar todas as coisas, e vos far lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito. (Jo. 14:26). Ele Guia: Pois todos os que so [guiados pelo Esprito] de Deus, esses so filhos de Deus. (Rm. 8:14). Ele Fala: Disse o Esprito a Filipe: Chega-te e ajunta-te a esse carro. (At. 8:29). Enquanto eles ministravam perante o Senhor e jejuavam, disse o Esprito Santo: Separai-me a Barnab e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. (At. 13:2). Ele Convence: E quando ele vier, convencer o mundo do pecado, da justia e do juzo. (Jo. 16:8). Ele Regenera: Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se algum no nascer da gua e do [Esprito], no pode entrar no reino de Deus. (Jo. 3:5). Ele Conforta: E eu rogarei ao Pai, e ele vos dar outro Consolador, para que fique convosco para sempre. A saber, o Esprito da verdade, o qual o mundo no pode receber; porque no o v nem o conhece; mas vs o conheceis, porque ele habita convosco, e estar em vs. (Jo. 14:16). Ele Testifica: Quando vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Esprito da verdade, que do Pai procede, esse dar testemunho de mim. (Jo. 15:26). Ele Intercede: Do mesmo modo tambm o Esprito nos ajuda na fraqueza; porque no sabemos o que havemos de pedir como convm, mas o Esprito mesmo intercede por ns com gemidos inexprimveis. (Rm. 8:26). Ele Chama para o Ministrio: Cuidai, pois de vs mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Esprito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele adquiriu com o prprio sangue. (At. 20:28)

26

Ele Cria: O Esprito de Deus me fez, e o sopro do Todo-Poderoso me d vida.(J 33:4). AS AES DO HOMEM PARA COM O ESPRITO PROVAM QUE ELE UMA PESSOA: O Homem Blasfema contra o Esprito - Mateus 12:31; Portanto vos digo: Todo pecado e blasfmia ser perdoado aos homens; mas a blasfmia contra o Esprito no ser perdoada. O Homem Mente ao Esprito Santo - Atos 5:3; Disse ento Pedro: Ananias, por que encheu Satans o teu corao, para que mentisses ao Esprito Santo e retivesses parte do preo do terreno? O Homem Tenta o Esprito Santo - Atos 5:9; Ento Pedro lhe disse: Por que que combinastes entre vs provar o Esprito do Senhor? Eis a porta os ps dos que sepultaram o teu marido, e te levaro tambm a ti. O Homem Resiste o Esprito Santo - Atos 7:51; Homens de dura cerviz, e incircuncisos de corao e ouvido, vs sempre resistis ao Esprito Santo; como o fizeram os vossos pais, assim tambm vs. O Homem Obedece ao Esprito Santo - Atos 13:2, 3. Enquanto eles ministravam perante o Senhor e jejuavam, disse o Esprito Santo: Separai-me a Barnab e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. Ento, depois que jejuaram, oraram e lhes impuseram as mos, os despediram. Estes, pois, enviados pelo Esprito Santo, desceram a Selucia e dali navegaram para Chipre. OBS: S possvel mentir a um ser pessoal, no importa o que digam os Antitrinitarianos. Aes tais como obedecer, blasfemar, resistir, tentar s podem existir no mbito de um relacionamento pessoal.So usados pronomes pessoais em referncia ao Esprito Santo. Em Atos 13:2 usado o pronome me e o verbo na primeira pessoa tenho; em Joo 15:26 o pronome ele usado; e tambm em Joo 16:8, 13. TEXTOS QUE ATRIBUEM AO ESPRITO CARACTERSTICAS PESSOAIS: MIQUIAS 2:7 Tais coisas anunciadas no alcanaro a casa de Jac. Est irritado o Esprito do SENHOR? So estas as suas obras? Sim, as minhas palavras fazem o bem ao que anda retamente. EZEQUIEL 8: 2-4 Olhei, e eis uma figura como de fogo; desde os seus lombos e da para baixo, era fogo e, dos seus lombos para cima, como o resplendor de metal brilhante. Estendeu ela

27

dali uma semelhana de mo e me tomou pelos cachos da cabea; o Esprito me levantou entre a terra e o cu e me levou a Jerusalm em vises de Deus, at entrada da porta do ptio de dentro, que olha para o norte, onde estava colocada a imagem dos cimes, que provoca o cime de Deus. Eis que a glria do Deus de Israel estava ali, como a glria que eu vira no vale. EZEQUIEL 11:1-5 Ento, o Esprito me levantou e me levou porta oriental da Casa do SENHOR, a qual olha para o oriente. entrada da porta, estavam vinte e cinco homens; no meio deles, vi a Jazanias, filho de Azur, e a Pelatias, filho de Benaas, prncipes do povo. E disse-me: Filho do homem, so estes os homens que maquinam vilezas e aconselham perversamente nesta cidade, os quais dizem: No est prximo o tempo de construir casas; esta cidade a panela, e ns, a carne. Portanto, profetiza contra eles, profetiza, filho do homem. Caiu, pois, sobre mim o Esprito do SENHOR e disse-me: Fala: Assim diz o SENHOR: Assim tendes dito, casa de Israel; porque, quanto s coisas que vos surgem mente, eu as conheo. ISAAS 40:13, 14 Quem guiou o Esprito do SENHOR? Ou, como seu conselheiro, o ensinou? Com quem tomou ele conselho, para que lhe desse compreenso? Quem o instruiu na vereda do juzo, e lhe ensinou sabedoria, e lhe mostrou o caminho de entendimento? SALMOS 106:33 Pois foram rebeldes ao Esprito de Deus, e Moiss falou irrefletidamente. NEEMIAS 9:20, 21 E lhes concedeste o teu bom Esprito, para os ensinar; no lhes negaste para a boca o teu man; e gua lhes deste na sua sede. Desse modo os sustentaste quarenta anos no deserto, e nada lhes faltou; as suas vestes no envelheceram, e os seus ps no se incharam. 2 CRNICAS 20:14, 15 Ento, veio o Esprito do SENHOR no meio da congregao, sobre Jaaziel, filho de Zacarias, filho de Benaia, filho de Jeiel, filho de Matanias, levita, dos filhos de Asafe, e disse: Dai ouvidos, todo o Jud e vs, moradores de Jerusalm, e tu, rei Josaf, ao que vos diz o SENHOR. No temais, nem vos assusteis por causa desta grande multido, pois a peleja no vossa, mas de Deus. 2 SAMUEL 23:2-4 O Esprito do SENHOR fala por meu intermdio, e a sua palavra est na minha lngua. Disse o Deus de Israel, a Rocha de Israel a mim me falou: Aquele que domina com justia sobre os homens, que domina no temor de Deus, como a luz da manh, quando sai o sol, como manh sem nuvens, cujo esplendor, depois da chuva, faz brotar da terra a erva. MATEUS 10:20 Visto que no sois vs os que falais, mas o Esprito de vosso Pai quem fala em vs. MATEUS 12:31, 32 Por isso, vos declaro: todo pecado e blasfmia sero perdoados aos homens; mas a blasfmia contra o Esprito no ser perdoada. Se algum proferir alguma palavra contra o Filho do Homem, ser-lhe- isso perdoado; mas, se algum falar contra o Esprito Santo, no lhe ser isso perdoado, nem neste mundo nem no porvir. MATEUS 28:19 Ide, portanto, fazei discpulos de todas as naes, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Esprito Santo. MARCOS 1:12 E logo o Esprito o impeliu para o deserto. MARCOS 13:11 Quando, pois, vos levarem e vos entregarem, no vos preocupeis com o que haveis de dizer, mas o que vos for concedido naquela hora, isso falai; porque no sois vs os que falais, mas o Esprito Santo. LUCAS 2:26 Revelara-lhe o Esprito Santo que no passaria pela morte antes de ver o 28

Cristo do Senhor. LUCAS 12:12 Porque o Esprito Santo vos ensinar, naquela mesma hora, as coisas que deveis dizer. JOO 14:17 O Esprito da verdade, que o mundo no pode receber, porque no no v, nem o conhece; vs o conheceis, porque ele habita convosco e estar em vs. JOO 14:26 Mas o Consolador, o Esprito Santo, a quem o Pai enviar em meu nome, esse vos ensinar todas as coisas e vos far lembrar de tudo o que vos tenho dito. JOO 15:26 Quando, porm, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Esprito da verdade, que dele procede, esse dar testemunho de mim. JOO 16:13 Quando vier, porm, o Esprito da verdade, ele vos guiar a toda a verdade; porque no falar por si mesmo, mas dir tudo o que tiver ouvido e vos anunciar as coisas que ho de vir. ATOS 1:16 Irmos, convinha que se cumprisse a Escritura que o Esprito Santo proferiu anteriormente por boca de Davi, acerca de Judas, que foi o guia daqueles que prenderam Jesus. ATOS 2:4 Todos ficaram cheios do Esprito Santo e passaram a falar em outras lnguas, segundo o Esprito lhes concedia que falassem. ATOS 5:3 Ento, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satans teu corao, para que mentisses ao Esprito Santo, reservando parte do valor do campo? ATOS 5:9 Tornou-lhe Pedro: Por que entrastes em acordo para tentar o Esprito do Senhor? Eis a porta os ps dos que sepultaram o teu marido, e eles tambm te levaro. ATOS 5:32 Ora, ns somos testemunhas destes fatos, e bem assim o Esprito Santo, que Deus outorgou aos que lhe obedecem. ATOS 7:51 Homens de dura cerviz e incircuncisos de corao e de ouvidos, vs sempre resistis ao Esprito Santo; assim como fizeram vossos pais, tambm vs o fazeis. ATOS 8:29 Ento, disse o Esprito a Filipe: Aproxima-te desse carro e acompanha-o. ATOS 10:19 Enquanto meditava Pedro acerca da viso, disse-lhe o Esprito: Esto a dois homens que te procuram. ATOS 11:12 Ento, o Esprito me disse que eu fosse com eles, sem hesitar. Foram comigo tambm estes seis irmos; e entramos na casa daquele homem. ATOS 13:2 E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Esprito Santo: Separai-me, agora, Barnab e Saulo para a obra a que os tenho chamado. ATOS 13:4 Enviados, pois, pelo Esprito Santo, desceram a Selucia e dali navegaram para Chipre ATOS 15:28 Pois pareceu bem ao Esprito Santo e a ns no vos impor maior encargo alm destas coisas essenciais. ATOS 16:6 E, percorrendo a regio frgio-glata, tendo sido impedidos pelo Esprito Santo de pregar a palavra na sia. 29

ATOS 16:7 Defrontando Msia, tentavam ir para Bitnia, mas o Esprito de Jesus no o permitiu. ATOS 20:23 Seno que o Esprito Santo, de cidade em cidade, me assegura que me esperam cadeias e tribulaes. ATOS 20:28 Atendei por vs e por todo o rebanho sobre o qual o Esprito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu prprio sangue. ATOS 21:11 E, vindo ter conosco, tomando o cinto de Paulo, ligando com ele os prprios ps e mos, declarou: Isto diz o Esprito Santo: Assim os judeus, em Jerusalm, faro ao dono deste cinto e o entregaro nas mos dos gentios. ATOS 28:25 E, havendo discordncia entre eles, despediram-se, dizendo Paulo estas palavras: Bem falou o Esprito Santo a vossos pais, por intermdio do profeta Isaas, quando disse... ROMANOS 8:14 Pois todos os que so guiados pelo Esprito de Deus so filhos de Deus. ROMANOS 8:16 O prprio Esprito testifica com o nosso esprito que somos filhos de Deus. ROMANOS 8:26 Tambm o Esprito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque no sabemos orar como convm, mas o mesmo Esprito intercede por ns sobremaneira, com gemidos inexprimveis. ROMANOS 8:27 E aquele que sonda os coraes sabe qual a mente do Esprito, porque segundo a vontade de Deus que ele intercede pelos santos. ROMANOS 15:30 Rogo-vos, pois, irmos, por nosso Senhor Jesus Cristo e tambm pelo amor do Esprito, que luteis juntamente comigo nas oraes a Deus a meu favor. I CORNTIOS 2:10 Mas Deus no-lo revelou pelo Esprito; porque o Esprito a todas as coisas perscruta, at mesmo as profundezas de Deus. I CORNTIOS 2:13 Disto tambm falamos, no em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Esprito, conferindo coisas espirituais com espirituais. I CORNTIOS 2:14 Ora, o homem natural no aceita as coisas do Esprito de Deus, porque lhe so loucura; e no pode entend-las, porque elas se discernem espiritualmente. I CORNTIOS 3:16 No sabeis que sois santurio de Deus e que o Esprito de Deus habita em vs?. I CORNTIOS 6:19 Acaso, no sabeis que o vosso corpo santurio do Esprito Santo, que est em vs, o qual tendes da parte de Deus, e que no sois de vs mesmos?. I CORNTIOS 12:11 Mas um s e o mesmo Esprito realiza todas estas coisas, distribuindoas, como lhe apraz, a cada um, individualmente. II CORNTIOS 3:17 Ora, o Senhor o Esprito; e, onde est o Esprito do Senhor, a h liberdade. GLATAS 4:6 E, porque vs sois filhos, enviou Deus ao nosso corao o Esprito de seu Filho, que clama: Aba, Pai!. 30

GLATAS 5:18 M as, se sois guiados pelo Esprito, no estais sob a lei. EFSIOS 4:30 E no entristeais o Esprito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redeno. I TESSALONICENSES 1:6 Com efeito, vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a palavra, posto que em meio de muita tribulao, com alegria do Esprito Santo. I TIMTEO 4:1 Ora, o Esprito afirma expressamente que, nos ltimos tempos, alguns apostataro da f, por obedecerem a espritos enganadores e a ensinos de demnios. HEBREUS 3:7 Assim, pois, como diz o Esprito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz. HEBREUS 9:8 Querendo com isto dar a entender o Esprito Santo que ainda o caminho do Santo Lugar no se manifestou, enquanto o primeiro tabernculo continua erguido. HEBREUS 9:14 Muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Esprito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mcula a Deus, purificar a nossa conscincia de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo!. HEBREUS 10:15 E disto nos d testemunho tambm o Esprito Santo; porquanto, aps ter dito... HEBREUS 10:29 - De quanto mais severo castigo julgais vs ser considerado digno aquele que calcou aos ps o Filho de Deus, e profanou o sangue da aliana com o qual foi santificado, e ultrajou o Esprito da graa? TIAGO 4:5 Ou supondes que em vo afirma a Escritura: com cime que por ns anseia o Esprito, que ele fez habitar em ns? I PEDRO 1:11 Investigando, atentamente, qual a ocasio ou quais as circunstncias oportunas, indicadas pelo Esprito de Cristo, que neles estava, ao dar de antemo testemunho sobre os sofrimentos referentes a Cristo e sobre as glrias que os seguiriam. APOCALIPSE 2:7 Quem tem ouvidos, oua o que o Esprito diz s igrejas: Ao vencedor, darlhe-ei que se alimente da rvore da vida que se encontra no paraso de Deus. APOCALIPSE 14:13 Ento, ouvi uma voz do cu, dizendo: Escreve: Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor. Sim, diz o Esprito, para que descansem das suas fadigas, pois as suas obras os acompanham. APOCALIPSE 22:17 O Esprito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graa a gua da vida.

O ESPRITO SANTO DISTINTO DO PODER DE DEUS:


MIQUIAS 3: 8 - Eu, porm, estou cheio do poder do Esprito do SENHOR, cheio de juzo e de fora, para declarar a Jac a sua transgresso e a Israel, o seu pecado. ZACARIAS 4:6 Prosseguiu ele e me disse: Esta a palavra do SENHOR a Zorobabel: No por fora nem por poder, mas pelo meu Esprito, diz o SENHOR dos Exrcitos. LUCAS 1: 35 Respondeu-lhe o anjo: Descer sobre ti o Esprito Santo, e o poder do 31

Altssimo te envolver com a sua sombra; por isso, tambm o ente santo que h de nascer ser chamado Filho de Deus. LUCAS 4:14 Ento, Jesus, no poder do Esprito, regressou para a Galilia, e a sua fama correu por toda a circunvizinhana. E ensinava nas sinagogas, sendo glorificado por todos. ATOS 1:8 Mas recebereis poder, ao descer sobre vs o Esprito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalm como em toda a Judia e Samaria e at aos confins da terra. ATOS 10: 38 - Como Deus ungiu a Jesus de Nazar com o Esprito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele. ROMANOS 15:13 E o Deus da esperana vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperana no poder do Esprito Santo. ROMANOS 15:19 Por fora de sinais e prodgios, pelo poder do Esprito Santo; de maneira que, desde Jerusalm e circunvizinhanas at ao Ilrico, tenho divulgado o evangelho de Cristo. I CORNTIOS 2:4 A minha palavra e a minha pregao no consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstrao do Esprito e de poder. 2 CORNTIOS 6: 4-7 No dando ns nenhum motivo de escndalo em coisa alguma, para que o ministrio no seja censurado. Pelo contrrio, em tudo recomendando-nos a ns mesmos como ministros de Deus: na muita pacincia, nas aflies, nas privaes, nas angstias, nos aoites, nas prises, nos tumultos, nos trabalhos, nas viglias, nos jejuns, na pureza, no saber, na longanimidade, na bondade, no Esprito Santo, no amor no fingido, na palavra da verdade, no poder de Deus, pelas armas da justia, quer ofensivas, quer defensivas... I TESSALONICENSES 1:5 Porque o nosso evangelho no chegou at vs to-somente em palavra, mas, sobretudo, em poder, no Esprito Santo e em plena convico, assim como sabeis ter sido o nosso procedimento entre vs e por amor de vs. Perceba que nos textos, citados logo acima, aparecem tanto o Esprito Santo como o Poder de Deus, como elementos distintos; e, s vezes, mencionado o Poder do Esprito. Ora, se o Esprito fosse o prprio Poder, ento teramos o Poder do Poder, o que muito estranho.

O ESPRITO SANTO DISTINTO DA GLRIA DE DEUS:


ATOS 7: 55 - Mas Estvo, cheio do Esprito Santo, fitou os olhos no cu e viu a glria de Deus e Jesus, que estava sua direita. I PEDRO 4:14 Se, pelo nome de Cristo, sois injuriados, bem-aventurados sois, porque sobre vs repousa o Esprito da glria e de Deus. EZEQUIEL 43: 2-5 E eis que, do caminho do oriente, vinha a glria do Deus de Israel; a sua voz era como o rudo de muitas guas, e a terra resplandeceu por causa da sua glria. O aspecto da viso que tive era como o da viso que eu tivera, quando vim destruir a cidade; e eram as vises como a que tive junto ao rio Quebar; e me prostrei, rosto em terra. A glria do SENHOR entrou no templo pela porta que olha para o oriente. O Esprito me levantou e me levou ao trio interior; e eis que a glria do SENHOR enchia o templo.

32

DISTINTO DO ANJO GABRIEL OU DE QUALQUER OUTRO ANJO:


afrontoso tratar o Esprito Santo como uma criatura. H os que acreditam que Ele o anjo Gabriel. A Bblia, porm, faz clara distino entre ambos no registro das palavras do prprio anjo Gabriel a Maria: Descer sobre ti o Esprito Santo... (Lc. 1:35). H os que afirmam que o Esprito algum anjo ou todos eles juntos no ministrio angelical. Veja I Pd. 1:12: A eles foi revelado que, no para si mesmos, mas para vs outros, ministravam as coisas que, agora, vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Esprito Santo enviado do cu, vos pregaram o evangelho, coisas essas que anjos anelam perscrutar. Percebam a clara distino entre o ministrio do Esprito e o dos anjos. Leiam tambm Hb. 2: 2-4: Se, pois, se tornou firme a palavra falada por meio de anjos, e toda transgresso ou desobedincia recebeu justo castigo, como escaparemos ns, se negligenciarmos to grande salvao? A qual, tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram; dando Deus testemunho juntamente com eles, por sinais, prodgios e vrios milagres e por distribuies do Esprito Santo, segundo a sua vontade. H uma clara distino entre as palavras ditas por anjos aos antigos e as novas verdades do Evangelho divulgadas por Jesus, inicialmente, e logo confirmadas, atravs de milagres, pelo Esprito Santo. Logo, o ministrio do Esprito superior ao dos anjos.

O ESPRITO SANTO TAMBM CHAMADO DE ESPRITO DE CRISTO:


At. 16:7; Gl. 4:6; Rm. 8:9; 1 Pd. 1: 11; Fl. 1: 19.

O ESPRITO SANTO NO O PRPRIO CRISTO:


H vrias passagens bblicas em que se apresenta clara distino entre os Membros da Deidade. No tpico 8, apresentaremos vrias passagens em que se menciona trs pessoas distintas. Dentre estas, encontra-se: Tais fostes alguns de vs; mas vs vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Esprito do nosso Deus. (1 Corntios 6:11). fcil notar que Jesus no o Esprito Santo.

O ESPRITO SANTO DEUS: Os atributos de Deus so dados ao Esprito:


1. Eternidade e Vida Hb. 9:14; Rm. 8:2 2. o Senhor 2 Co. 3:17. 3. Onipresena Sl. 139:7-8. 4. Oniscincia 1 Co. 2:10. 5. Onipotncia Gn. 1:1-2; Jo. 3:5 6. Soberania Jo. 3:8; 1 Co. 12:11. 7. Mentir ao Esprito mentir a Deus At. 5: 3-4. 8. Blasfmia um pecado cometido unicamente contra Deus - Mt. 12:31. 9. O Santurio habitao de Deus - 1 Co. 6:19.

As obras de Deus so atribudas ao Esprito:


1. A Criao - J 33:4. 2. A Encarnao - Mateus 1:18. 33

3. A Regenerao - Joo 3:8 (ver I Joo 4:7). 4. A Ressurreio - Romanos 8:11. 5. A inspirao da Palavra de Deus - II Pedro 1:21 (ver II Reis 21:10).

FIGURAS E SMBOLOS APLICADOS AO ESPRITO SANTO:


A Terceira Pessoa da Divindade muitas vezes representada por smbolos impessoais, e alguns estudantes superficiais das Escrituras tm chegado concluso precipitada de que o Esprito Santo no uma pessoa. Tal interpretao se sustenta em poucas passagens simblicas da Bblia enquanto ignora ou despreza muitas passagens das Escrituras, anteriormente citadas, as quais afirmam claramente a personalidade do Esprito Santo. Os smbolos significam que o Esprito Santo no possui personalidade? ALGUNS SMBOLOS:

Esprito (Gr. Pneuma = Vento). Jo. 16:26 Este smbolo tambm aplicado a Deus (Jo. 4:24),
aos Anjos (Hb. 1:7), a Jesus (1 Co. 15:45) e aos demnios (Mt. 8:16). Perceba que o fato de serem chamados de Esprito no significa, de modo algum, que no possuem personalidade. Trata-se apenas de um smbolo para descrever a natureza destes seres como distinta da natureza estrutural dos seres humanos. De fato, embora sendo humano, o corpo de Jesus, por exemplo, encontra-se em estado glorificado, portanto incorruptvel.

Chuva - At. 2. O Esprito foi derramado no dia de Pentecostes. Isto foi o cumprimento da
profecia de Joel 2. O contexto desta profecia menciona a promessa divina de restaurao do povo de Israel. Deus alimentaria o seu povo e enviaria, em seu devido tempo, as chuvas tempor e serdia (Jl.2:23). Logo em seguida a esta promessa, Joel trata de um derramamento espiritual, de uma outra chuva, como smbolo da obra do Esprito, portanto a passagem possui sentido figurado. Algo semelhante encontra-se em Is. 44:3: Porque derramarei gua sobre o sedento, e correntes sobre a terra seca; derramarei o meu Esprito sobre a tua posteridade, e a minha bno sobre a tua descendncia. Deus representado pela chuva em Os. 6:3, e tambm o messias (Sl. 72:6).

Fogo Anjos (Hb. 1:7; Ez. 1:13), Deus (Hb. 12:29; Dt. 4:24). Luz Jesus (Jo. 1:4; 8:12), Deus (1 Jo. 1:5), Anjos (2 Co. 11:14), crentes (Mt. 5:14). Estrela Anjos (Ap. 1:20), Jesus (Ap. 22:16), Diabo (Is. 14:13) Crentes (Dn. 12:3). Pomba Esprito (Lc 3.22), Jesus (Leo - Ap 5:5; Cordeiro Jo. 1:29; porta Jo. 10:9;
videira - Jo 15:1). Alguns encrencam com expresses tais como: Cheios do Esprito, o Esprito foi derramado, etc. Porm, se perguntarmos: Cristo uma pessoa? Todos admitiro que sim. Ento como podemos revestir-nos de Cristo, segundo aconselha o apstolo Paulo? Gl. 3:27. Ora, seria possvel revestir-nos de uma pessoa? Aqui tambm o sentido figurado. Efsios 3:19 fala dos cristos serem cheios com o prprio Deus: ... para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus. Deus pode encher todas as coisas, e continua sendo um ser Pessoal. Do mesmo modo, o Esprito Santo pode encher muitas pessoas ao mesmo tempo e ainda ser uma Pessoa. Efsios 4:10 nos diz que Cristo preenche todas as coisas: Aquele que desceu tambm o 34

mesmo que subiu acima de todos os cus, para encher todas as cousas. Cristo pode encher todas as coisas, e uma Pessoa. OBS: No legtimo fundamentar doutrinas em expresses simblicas, fazendo vistas grossas as demais expresses literais acerca do mesmo assunto (A menos que se interprete os smbolos como sendo literais e as expresses literais como sendo simblicas, porm o contexto em que se encontram inseridas as passagens no permite tal inverso). lgico que as passagens em que se afirma que o Esprito Santo ensina, pensa por si mesmo, pode ser entristecido, ama, exercita volio, guia, fala, convence, regenera, conforta, testifica, intercede, cria, pode ser blasfemado, tentado, obedecido, possui os mesmos atributos de Deus e resistido devem ser interpretadas como literais; e expresses, tais como fogo, vento, chuva, devem ser vistas como simblicas. Seja qual for a noo que se tenha acerca do Esprito Santo ningum jamais pensou que ele fosse fogo, vento ou chuva no sentido extremamente literal. Portanto, no difcil entender tais expresses como apenas representaes da obra realizada pela Terceira pessoa da Divindade. No boa exegese permutar dezenas de passagens que atribuem caractersticas pessoais ao Esprito por cinco ou seis expresses figuradas acerca de sua obra.

8. DISTINO E UNICIDADE DOS TRS MEMBROS DA DEIDADE. TRS PESSOAS DISTINTAS SO MENCIONADAS:
Agora, o Senhor Deus [Deus Pai] Me enviou a Mim [o Filho de Deus] e o Seu Esprito [o Esprito Santo] (Isa. 48:16); Pus [Deus Pai] sobre Ele [o Messias] o Meu Esprito [Esprito Santo], e Ele promulgar o direito para os gentios (Isa. 42:1). E eu [Jesus] rogarei ao Pai, e ele vos dar outro Consolador [Esprito], para que fique convosco para sempre. (Jo. 14:16). H um s corpo e um s Esprito, como tambm fostes chamados em uma s esperana da vossa vocao; um s Senhor [Jesus], uma s f, um s batismo; um s Deus e Pai de todos, o qual sobre todos, e por todos e em todos. (Ef. 4:4-6). Ora, h diversidade de dons, mas o Esprito o mesmo. E h diversidade de ministrios, mas o Senhor [Jesus] o mesmo. E h diversidade de operaes, mas o mesmo Deus que opera tudo em todos. (1 Co. 12:4-6). Portanto ide, fazei discpulos de todas as naes, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Esprito Santo. (Mt. 28:19). A graa do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunho do Esprito Santo sejam com todos vs. (2 Co. 13:13). Mas quando apareceu a bondade de Deus, nosso Salvador e o seu amor para com os homens, no em virtude de obras de justia que ns houvssemos feito, mas segundo a sua misericrdia, nos salvou mediante o lavar da regenerao e renovao pelo Esprito Santo, que ele derramou abundantemente sobre ns por Jesus Cristo, nosso Salvador; para que, sendo justificados pela sua graa, fssemos feitos herdeiros segundo a esperana da vida eterna. (Ti. 3:4-6). Mas ele [Estevo], cheio do Esprito Santo, fitando os olhos no cu, viu a glria de Deus, e Jesus em p direita de Deus. (At. 7:55). 35

Testificando, tanto a judeus como a gregos, o arrependimento para com Deus e a f em nosso Senhor Jesus. Agora, eis que eu, constrangido no meu esprito, vou a Jerusalm, no sabendo o que ali acontecer, seno o que o Esprito Santo me testifica, de cidade em cidade, dizendo que me esperam prises e tribulaes. (At. 20:21-23). [...] mas este (Jesus), havendo oferecido um nico sacrifcio pelos pecados, assentou-se para sempre direita de Deus, da por diante esperando, at que os seus inimigos sejam postos por escabelo de seus ps. Pois com uma s oferta tem aperfeioado para sempre os que esto sendo santificados. E o Esprito Santo tambm no-lo testifica, porque depois de haver dito... (Hb. 10:12-15). Por esta razo dobro os meus joelhos perante o Pai, do qual toda famlia nos cus e na terra toma o nome, para que, segundo as riquezas da sua glria, vos conceda que sejais robustecidos com poder pelo seu Esprito no homem interior; que Cristo habite pela f nos vossos coraes, a fim de que, estando arraigados e fundados em amor. (Ef. 3: 14-17). Mas vs, amados, edificando-vos sobre a vossa santssima f, orando no Esprito Santo, conservai-vos no amor de Deus, esperando a misericrdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna. (Jd. 20, 21). Eleitos segundo a prescincia de Deus Pai, na santificao do Esprito, para a obedincia e asperso do sangue de Jesus Cristo: Graa e paz vos sejam multiplicadas. (1 Pd. 1:2). E tais fostes alguns de vs (pecadores); mas fostes lavados, mas fostes santificados, mas fostes justificados em nome do Senhor Jesus Cristo e no Esprito do nosso Deus. (1 Co. 6:11). Edificados sobre o fundamento dos apstolos e dos profetas, sendo o prprio Cristo Jesus a principal pedra da esquina; no qual todo o edifcio bem ajustado cresce para templo santo no Senhor, no qual tambm vs juntamente sois edificados para morada de Deus no Esprito. (Ef. 2:20-22). Porque por ele [Jesus] ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Esprito. (Ef. 2: 18). Porque ns que somos a circunciso, ns que adoramos a Deus no Esprito, e nos gloriamos em Cristo Jesus, e no confiamos na carne. (Fl. 3:3).

A TRPLICE OPERAO DA DIVINDADE:


Criao do Mundo: Pai (Sl. 102:24, 25); Filho (Cl. 1:16); Esprito (Gn. 1:1, J 26:13). Criao do homem: Pai (Gn. 2:7); Filho (Cl. 1:16, Joo 1:3); Esprito Santo (J 33:4). A Morte de Cristo: Pai (Jo. 3:16); Filho (Jo. 10:17 e 18); Esprito Santo (Hb. 9:14). Ressurreio: Pai (Joo 5:21); Filho (Joo 5:21); Esprito Santo (Rom. 8:11). Concesso de autoridade: Pai (2 Co. 3: 5); Filho (I Tm. 1:12); Esprito Santo (At. 20:28). Habitao Interior: Pai (Ef. 4:6); Filho (Cl.1:27); Esprito Santo (I Co. 6:19). Santificao: Pai (I Ts. 5:23); Filho (Hb. 2:9-11); Esprito Santo (I Co. 6:11).

A VISO TRINA DE ISAAS 6:


Isaas 6:1:1-10 apresenta a viso da Glria de Deus na qual se encontra claramente representado a pessoa de Deus Pai Jeov, assentado num alto e sublime trono. Joo 12:36-41 36

aplica a passagem a Jesus. Em At. 28:25-27, o apstolo Paulo afirma que quem falava era o Esprito Santo. 1. Jeov - Trplice expresso: Santo, Santo, Santo (Isa. 6:1-10). 2. Forma plural: quem h de ir por ns? (v. 8). 3. Jeov estava Presente (v. 1). 4. Jesus estava Presente (Joo 12:36-41: Isaas disse isto quando viu a glria dEle - A glria de Jesus, conforme o contexto). 5. O Senhor que falou as palavras dos versos 9 e 10 o Esprito Santo: Atos 28:25-27.

9. TRS OBJEES RESPONDIDAS:


TRINDADE IRRACIONAL, PAG E CATLICA ROMANA?

1. A doutrina da Trindade no tem lgica. Como trs pessoas podem formar uma?
Quem disse que a lgica humana o meio a ser usado para compreender a natureza inefvel de Deus? O homem natural no aceita as coisas do Esprito de Deus, porque lhe so loucura; e no pode entend-las porque elas se discernem espiritualmente. I Cor. 2:14. Em primeiro lugar, a doutrina bblica da Trindade nunca afirmou a existncia de trs pessoas em uma. Isto seria contradio. Como trs pessoas poderiam compor uma nica pessoa? Absurdo. O que afirmamos que trs pessoas subsistem no interior do Deus nico e indiviso. Ou seja, uma nica substancia divina existe e se manifesta em trs pessoas. Esta idia, apesar de inefvel, no contraditria. No so trs pessoas formando uma nica pessoa; mas um s Deus que existe eternamente nas pessoas do Pai, do Filho e do Esprito Santo. Perceba bem, Deus tem um Algo e trs Alguns. Um algo (substncia, Natureza); e trs alguns (pessoas, personalidades). As Escrituras Sagradas no procuram explicar tal mistrio, apenas o revela como sendo verdade. A mesma Escritura que afirma que s h um Deus (Dt. 6:4), tambm afirma categoricamente que o Pai Deus, o Filho Deus e o Esprito Santo Deus. No entanto, no pode haver trs deuses isto seria tritesmo pago, politesmo. Ento a nica soluo vivel e correta sustentar ambas as declaraes bblicas como sendo verdades complementares, mas no contraditrias. Ou seja, Deus um em Essncia, Substncia ou Natureza; e trs em personalidade. H um nico Deus em trs pessoas divinas. Portanto, qualquer uma delas pode ser legitimamente chamada de Deus, porque coexistem e compartilham a mesma e nica Essncia, Natureza e Atributos. Qualquer outra explicao incorrer em heresias tais como: Tritesmo pago, Modalismo (Sabelianismo) e Arianismo.

2. A idia da trindade procede do paganismo de antigas civilizaes tais como Egito, ndia e outros?
Qualquer pessoa que tenha inventado tal idia demonstra ignorncia absoluta com relao a histria das religies e acerca da doutrina da Trindade. Em nenhum povo pago, de qualquer poca, existe uma concepo da Divindade como a da Trindade Crist. Ou seja: trs pessoas coeternas e co-iguais que perfazem uma s Divindade, distinta em funes e unidas pelos mesmos propsitos e substncia. O que encontramos entre alguns pagos uma trade, geralmente formada por um deus principal, sua esposa e seu filho, ou seja, trs pessoas e trs substncias. Isto tritesmo, o que rejeitamos. A idia de um Deus principal e Todo-poderoso que criou (ou gerou) um deus secundrio e inferior (o Deus Poderoso), se aproxima bastante das concepes pags. 37

Os Antitrinitarianos apresentam algumas ilustraes em que aparece uma divindade de cabea mltipla como representando a Trindade. Tais ilustraes no refletem o pensamento cristo acerca deste assunto. Isto simplesmente demonstra desconhecimento do que significa Trindade para os cristos. necessrio primeiro conhecer para depois criticar. Muitos chamados antitrinitarianos nunca souberam de fato o que estavam combatendo. Nossa experincia tem mostrado que a maioria dos opositores da Trindade desconhece quase que totalmente tal doutrina.

3. a doutrina Adventista da Trindade igual a doutrina Catlica da Trindade?


No. Quem afirma tal disparate desconhece a doutrina da Trindade e a forma como sustentada distintamente em ambas as denominaes. A Trindade Catlica Filosfica, no bblica. Na Teologia Catlica, Deus uma substncia estritamente simples, portanto sem corpo ou partes. Esta idia espiritualizadora torna Deus intangvel ou disforme. Na Teologia Adventista, Deus um Ser pessoal, tangvel e possuidor de um Corpo glorioso e espiritual. H algo muito estranho no conceito de Trindade Catlica a Eterna Gerao do Filho. O dogma catlico afirma que Jesus Eterno, porm gerado eternamente do Pai. Seja o que for que isto signifique deveras absurdo. Ningum pode ser Gerado Eternamente. O termo Gerado pressupe um incio, mas tal idia no aceita pelos catlicos. Eles, muito a gosto da filosofia, tambm afirmam a idia da Eterna Processo do Esprito Santo, ou seja, o Esprito procede Eternamente do Pai e do Filho, saindo deles eternamente como que por Expirao, o que tambm muito estranho. Os adventistas sustentam um conceito trinitariano completamente isento de aparatos filosficos. Alguns dos nossos pioneiros negaram frontalmente a Trindade Filosfica do Catolicismo Romano. Contudo, no decorrer dos tempos, foram assimilando um conceito trinitariano fundamentado exclusivamente na Bblia. Sustentaram a idia de que Deus Pai um Ser pessoal, corporal e Tangvel como Jesus. Este foi um dos primeiros rompimentos com a Trindade Filosfica. O credo trinitariano dos Metodistas afirmava: Existe um nico Deus vivo e verdadeiro, sempiterno, sem corpo ou partes. (Doctrines and Discipline of the Methodist Episcopal Church [1856], p. 15). Pioneiros provenientes de igrejas Metodistas, tais como Josias Litch, Levi Stockman e Ellen G. Harmon (mais tarde Ellen G. White), logo abandonaram tal conceito filosfico de Deus. Numa viso, a irm White disse: Contemplei o semblante de Jesus e admirei sua adorvel pessoa. No pude contemplar a pessoa do Pai, pois uma nuvem de gloriosa luz o cobria. Perguntei a Jesus se Seu Pai tinha a mesma aparncia que Ele. Jesus disse que sim... tal revelao foi suficiente para negar aquela poro do credo trinitariano que negava a corporeidade do Pai. Tiago White havia escrito no Day Star, de 24 de janeiro de 1846, um comentrio sobre Judas 4; e falando sobre aqueles que negam o nico Deus e nosso Senhor Jesus Cristo, escreveu: Esta classe no pode ser outra seno os que espiritualizam a existncia do Pai e do Filho, negando-os como duas pessoas distintas, literais e tangveis. [...] A forma como os espiritualizadores... tm rejeitado ou negado o nico Senhor Deus e nosso Senhor Jesus Cristo , antes de mais nada, utilizando o velho credo trinitariano no-escriturstico. Perceba que a questo era o conceito espiritualizante de Deus como sem corpo ou partes que estava sendo negado, a princpio. No decorrer do ministrio proftico de E.G.W, e com o desenvolvimento doutrinrio da Igreja Adventista do Stimo Dia, outras vises foram dadas a fim de corrigir os demais erros presentes no antigo credo trinitariano filosfico. Deus guiou seu povo, passo a passo, a uma doutrina da Trindade verdadeiramente bblica, libertando-o das amarras da filosofia pag que 38

inundara a Teologia Catlica e o protestantismo do sculo XIX. Houve, de fato, uma evoluo na concepo Adventista da Divindade. A prpria irm White afirmara: No existe justificativa para algum assumir a posio de que no h mais verdades a serem reveladas, e que nossas exposies das Escrituras, no contm qualquer erro. O fato de que certas doutrinas tem sido aceitas como verdadeiras, durante muitos anos por nosso povo, no constitui uma prova de que nossas idias so infalveis. Conselhos aos Editores e Escritores, pg. 35. F. M. Wilcox, o editor do peridico mais influente dos Adventistas do Stimo Dia Review and Herald - indicado pela prpria Ellen G. White para tomar conta dos seus escritos depois de sua morte, por ser uma das cinco pessoas em que ela mais confiava, escreveu na Review and Herald de 9 de Outubro de 1913, The Message for Today: Os Adventistas do Stimo Dia acreditam... Na divina Trindade. Esta Trindade consiste do eterno Pai... do Senhor Jesus Cristo,... (e) do Esprito Santo, a terceira pessoa da Divindade. interessante que esta declarao aparea logo em seguida a um artigo escrito por Ellen G. White, o que nos d a garantia de que ela tomou conhecimento de tal declarao. Enfim, a Doutrina Adventista da Trindade fundamentada exclusivamente na Bblia, portanto distinta da Doutrina Catlica de uma Trindade Filosfica. No entanto, mesmo que ambas as denominaes viessem a compartilhar tal doutrina, o que no ocorre de fato, ainda assim, isto no seria suficiente para rejeit-la. Os catlicos tambm crem na Inspirao da Bblia, na Ressurreio dos Mortos, na Segunda Vinda de Jesus, etc mas isto no nos autoriza a abandonar tais verdades fundamentais.

... Que Deus abenoe os que procuram sinceramente a Verdade!

Edlson Constantino

39

TRINDADE NO ESPRITO DE PROFECIA


ELLEN G. WHITE E A DIVINDADE DEUS MISTRIO
A revelao de Si mesmo que Deus concede em Sua Palavra para o nosso estudo. Isto podemos buscar compreender. Mas alm disso no devemos penetrar. O mais elevado intelecto pode empenhar-se at estar exaurido em conjecturas com respeito natureza de Deus; mas o esforo ser infrutfero. Este problema no nos foi dado resolver. Nenhuma mente humana pode compreender a Deus. Que o homem finito no tente interpret-Lo. Que ningum se empenhe em especulao concernente a Sua natureza. Aqui o silncio eloqncia. 8T 279. No que diz respeito personalidade e prerrogativas de Deus, onde Ele est, e o que Ele , este um assunto no qual no devemos ousar tocar. Sobre este tema o silncio eloqncia. So aqueles que nenhum conhecimento experimental tm de Deus, que se aventuram a especular a Seu respeito. Conhecessem mais dEle, teriam eles mesmos o que dizer acerca do que Ele ... infinito e onipresente... Devemos aferir a nossa f por um claro "Assim diz o Senhor"... O homem cego espiritualmente facilmente levado por aqueles que aproveitam toda a oportunidade para desenvolver teorias e conjecturas com respeito a Deus. A pessoa enganada por Satans comunica ao semelhante a nova luz que supe ter recebido, da mesma forma que Eva ps o fruto proibido na mo de Ado... Deus no desculpa homens por ensinarem teorias que Cristo no ensinou. Ele pede ao Seu exrcito de obreiros que entre em fila, tomando sua posio sob o estandarte da verdade. Ele os adverte a se precaverem de ocupar o tempo na Discusso de assuntos que Deus no autorizou ser humano algum a discutir. Medicina e Salvao p. 92 e 93.

A DIVINDADE DE CRISTO
Outro erro perigoso a doutrina que nega a divindade de Cristo, pretendendo que Ele no tivera existncia antes de Seu advento a este mundo. Esta teoria recebida com favor por uma vasta classe que professa crer na Escritura Sagrada; diretamente contradiz, todavia, as mais compreensveis declaraes de nosso Salvador com respeito Sua relao com o Pai, Seu carter divino e Sua preexistncia. No pode ser entretida sem a mais injustificada violncia s Escrituras. No somente rebaixa as concepes do homem acerca da obra da redeno, mas solapa a f na Bblia como revelao de Deus. Ao mesmo tempo em que isto a torna mais perigosa, torna-a tambm mais difcil de ser enfrentada. Se os homens rejeitam o testemunho das Escrituras inspiradas concernente divindade de Cristo, em vo argir com eles sobre este ponto; pois nenhum argumento, por mais conclusivo, poderia convenc-los. O homem natural no compreende as coisas do Esprito de Deus, porque lhe parece loucura; e no pode entend-las, porque elas se discernem espiritualmente. I Cor. 2:14. Pessoa alguma que alimente este erro pode ter exato conceito do carter ou misso de Cristo, nem do grande plano de Deus para a redeno do homem. GC, 524.

CRISTO IGUAL AO PAI:


Ele ser chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco). Mat. 1:23. O brilho 40

do conhecimento da glria de Deus v-se na face de Jesus Cristo. Desde os dias da eternidade o Senhor Jesus Cristo era um com o Pai; era a imagem de Deus, a imagem de Sua grandeza e majestade, o resplendor de Sua glria. Foi para manifestar essa glria que Ele veio ao mundo. Veio Terra entenebrecida pelo pecado, para revelar a luz do amor de Deus, para ser Deus conosco. Portanto, a Seu respeito foi profetizado: Ser o Seu nome Emanuel. Isa. 7:14. DTN, 19. Eu e o Pai somos Um. As palavras de Cristo estavam cheias de profundo significado ao declarar que Ele e o Pai eram um em substncia, possuindo os mesmos atributos. ST, 27 nov. 1893. "As elevadas honras conferidas a Lcifer no eram apreciadas como um dom de Deus, e no despertavam gratido para com o Criador. Ele se gloriava em seu resplendor e exaltao, e aspirava a ser igual a Deus. Era amado e reverenciado pela hoste celestial. Anjos deleitavam-se em executar suas ordens, e, mais que todos eles, estava revestido de sabedoria e glria. Todavia, o Filho de Deus era o reconhecido Soberano do Cu, igual ao Pai em poder e autoridade. Em todos os conselhos de Deus, Cristo tomava parte, enquanto a Lcifer no era assim permitido entrar em conhecimento dos propsitos divinos. Por que, perguntava o poderoso anjo, deveria Cristo ter a supremacia? Por que Ele desta maneira mais honrado do que Lcifer? O Grande Conflito, pg. 495. "Antes da manifestao do mal, havia paz e alegria por todo o Universo. Tudo estava em perfeita harmonia com a vontade do Criador. O amor a Deus era supremo; imparcial, o amor de uns para com outros. Cristo, o Verbo, o Unignito de Deus, era um com o eterno Pai - um na natureza, no carter e no propsito - o nico Ser em todo o Universo que poderia entrar nos conselhos e propsitos de Deus. Por Cristo, o Pai efetuou a criao de todos os seres celestiais.NEle foram criadas todas as coisas que h nos cus ... sejam tronos, sejam dominaes, sejam principados, sejam potestades (Col. 1:16); e tanto para com Cristo, como para com o Pai, todo o Cu mantinha lealdade. O Grande Conflito, pg. 493. O grande Criador convocou os exrcitos celestiais para, na presena de todos os anjos, conferir honra especial a Seu Filho. O Filho estava assentado no trono com o Pai, e a multido celestial de santos anjos reunida ao redor. O Pai ento fez saber que, por Sua prpria deciso, Cristo, Seu Filho, devia ser considerado igual a Ele, assim que em qualquer lugar que estivesse presente Seu Filho, isto valeria pela Sua prpria presena. Histria da Redeno, pg. 13. "Cristo era reconhecido como o soberano do Cu; Seu poder e autoridade eram os mesmos de Deus. Histria da Redeno, pg. 14. O Rei do Universo convocou os exrcitos celestiais perante Ele, para, em sua presena, apresentar a verdadeira posio de Seu Filho, e mostrar a relao que Este mantinha para com todos os seres criados. O Filho de Deus partilhava do trono do Pai, e a glria do Ser eterno, existente por Si mesmo, rodeava a ambos. Em redor do trono reuniam-se os santos anjos, em uma multido vasta, inumervel milhes de milhes, e milhares de milhares (Apoc. 5:11), estando os mais exaltados anjos, como ministros e sditos, a regozijar-se na luz que, da presena da Divindade, caa sobre eles. Perante os habitantes do Cu, reunidos, o Rei declarou que ningum, a no ser Cristo, o Unignito de Deus, poderia penetrar inteiramente em Seus propsitos, e a Ele foi confiado executar os poderosos conselhos de Sua vontade. O Filho de Deus executara a vontade do Pai na criao de todos os exrcitos do Cu; e a Ele, bem como a

41

Deus, eram devidas as homenagens e fidelidade daqueles. Patriarcas e Profetas, pg. 36. Os anjos estavam cheios de espanto e admirao ao acompanhar os inexprimveis sofrimentos do Redentor do mundo a fim de obter a redeno do homem. Aquele que era igual a Deus nas cortes reais, estava diante deles enfraquecido pelo jejum de aproximadamente seis semanas. Solitrio, foi perseguido pelo chefe rebelde que havia sido expulso do Cu. Suportou a mais severa prova a que algum j foi submetido. No Deserto da Tentao, pg. 66. Oh! Que amor, que incomparvel amor! Cristo, o Filho de Deus, morrendo pelo homem culpado! O pecador discerne a espiritualidade da lei de Deus e suas obrigaes eternas. Ele v o amor de Deus em prover um substituto e fiador para o homem culpado, e esse substituto Algum igual a Deus. Mensagens Escolhidas, Vol. 3, pg. 194 Jesus, a Majestade do Cu, Aquele que era igual a Deus, esteve no mundo trinta e trs anos, e, todavia poucos houve que Lhe reconhecessem o carter divino. Mensagens Escolhidas, Vol. 1, pg. 70. O Soberano do Universo no estava s em Sua obra de beneficncia. Tinha um companheiro um cooperador que poderia apreciar Seus propsitos, e participar de Sua alegria ao dar felicidade aos seres criados. No princpio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princpio com Deus. Joo 1:1 e 2. Cristo, o Verbo, o Unignito de Deus, era um com o eterno Pai um em natureza, carter, propsito o nico ser que poderia penetrar em todos os conselhos e propsitos de Deus. O Seu nome ser: Maravilhoso Conselheiro, Deus forte, Pai da eternidade, Prncipe da paz. Isa. 9:6. Suas sadas so desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade. Miq. 5:2. E o Filho de Deus declara a respeito de Si mesmo: O Senhor Me possuiu no princpio de Seus caminhos, e antes de Suas obras mais antigas Quando compunha os fundamentos da Terra, ento Eu estava com Ele e era Seu aluno; e era cada dia as Suas delcias, folgando perante Ele em todo o tempo. Prov. 8:22-30. PP, 34. No tinha havido mudana alguma na posio ou autoridade de Cristo. A inveja e falsa representao de Lcifer, bem como sua pretenso igualdade com Cristo, tornaram necessria uma declarao a respeito da verdadeira posio do Filho de Deus; mas esta havia sido a mesma desde o princpio. PP, 38. unicamente a Palavra de Deus que nos d autntico relato da criao do mundo. Essa Palavra tem de ser o principal estudo em nossas escolas. Nela podemos aprender quanto custou nossa redeno quele que, desde o princpio, era igual ao Pai, e que sacrificou a prpria vida para que houvesse um povo que, redimido de tudo quanto terreno, renovado imagem de Deus, pudesse subsistir em Sua presena. Cons. Pais, Prof., Estudantes, 13. Quanto mais pensamos sobre o ato de Cristo tornar-Se um beb aqui na Terra, tanto mais admirvel isso parece ser. Como pode suceder que a indefesa criancinha na manjedoura de Belm ainda o divino Filho de Deus? Conquanto no possamos compreend-lo, podemos crer que Aquele que criou os mundos, por nossa causa tornou-Se um indefeso beb. Embora fosse mais elevado do que qualquer dos anjos, embora fosse to grande como o Pai sobre o trono do Cu, Ele tornou-Se um conosco. NEle Deus e o homem passaram a ser um, e neste fato que encontramos a esperana de nossa raa decada. Olhando para Cristo na carne, olhamos para Deus na humanidade, e vemos nEle o resplendor da glria divina, a expressa imagem de Deus, o Pai. Signs of the Times, 21 de novembro de 1895. 3ME, 128.

42

CRISTO O CRIADOR DO MUNDO:


Foi Cristo que estendeu os cus, e lanou os fundamentos da Terra. Foi Sua mo que suspendeu os mundos no espao e deu forma s flores do campo. Ele converteu o mar em terra firme. Sal. 66:6. Seu o mar, pois Ele o fez. Sal. 95:5. Foi Ele quem encheu a Terra de beleza, e de cnticos o ar. E sobre todas as coisas na terra, no ar e no firmamento, escreveu a mensagem do amor do Pai. DTN, 20. Aquele que fora designado nos conselhos do Cu veio a Terra como instrutor. Ele no era nada menos do que o Criador do mundo, o Filho do Deus Infinito. A rica benevolncia de Deus deuO a nosso mundo; e para satisfazer s necessidades da humanidade, Ele assumiu a natureza humana. Para assombro do exrcito celestial, Ele andou na Terra como a Palavra Eterna. Estando plenamente preparado, deixou as cortes reais para vir a um mundo arruinado e corrompido pelo pecado. Ele uniu-Se misteriosamente natureza humana. O Verbo Se fez carne e habitou entre ns. Joo 1:14. Fund. Educ. Crist, 400. Assim o Filho do homem at do sbado Senhor. Estas palavras acham-se repletas de instruo e conforto. Por haver o sbado sido feito para o homem, o dia do Senhor. Pertence a Cristo. Pois todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez. Joo 1:3. Uma vez que Ele fez todas as coisas, fez tambm o sbado. Este foi por Ele posto parte como lembrana da criao. Mostra-O como Criador tanto como Santificador. Declara que Aquele que criou todas as coisas no Cu e na Terra, e por quem todas as coisas se mantm unidas, a cabea da igreja, e que por Seu poder somos reconciliados com Deus. Pois, falando de Israel, disse: Tambm lhes dei os Meus sbados, para que servissem de sinal entre Mim e eles, para que soubessem que Eu sou o Senhor que os santifica (Ezeq. 20:12) os torna santos. Portanto, o sbado um sinal do poder de Cristo para nos fazer santos. E dado a todos quantos Cristo santifica. Como sinal de Seu poder santificador, o sbado dado a todos quantos, por meio de Cristo, se tornam parte do Israel de Deus. DTN, 288. "Os anjos prostraram-se aos ps de Seu Comandante, e ofereceram-se para serem sacrifcio para o homem. Mas a vida de um anjo no poderia pagar a dvida; apenas Aquele que criara o homem tinha poder para o redimir." Patriarcas e Profetas, p. 64,65

CRISTO ETERNO:
Ele era igual a Deus, infinito e onipotente... o Filho eterno, existente por Si mesmo. Manuscrito 101, 1897. Marta respondeu: Eu sei que h de ressuscitar na ressurreio do ltimo dia. Joo 11:24. Ainda procurando dar a verdadeira direo sua f, Jesus declarou: Eu sou a ressurreio e a vida. Em Cristo h vida original, no emprestada, no derivada. Quem tem o Filho tem a vida. I Joo 5:12. A divindade de Cristo a certeza de vida eterna para o crente. Quem cr em Mim, disse Jesus, ainda que esteja morto viver; e todo aquele que vive, e cr em Mim, nunca morrer. DTN, 530. As palavras de Cristo com referncia a Abrao no tiveram para Seus ouvintes nenhum significado profundo. Os fariseus no viram nelas seno novo pretexto para seus ardis. Retorquiram zombeteiramente, como se quisessem provar que Jesus era um desequilibrado: Ainda no tens cinqenta anos, e viste a Abrao? Com solene dignidade, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abrao existisse Eu Sou. Joo 8:58. Fez-se silncio 43

na vasta assemblia. O nome de Deus, dado a Moiss para exprimir a idia da presena eterna, fora reclamado como Seu pelo Rabi da Galilia. Declarara-Se Aquele que tem existncia prpria, Aquele que fora prometido a Israel, cujas sadas so desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade. Miq. 5:2. DTN, 469, 470. Cristo o Filho de Deus, preexistente, existente por Si mesmo... Falando de Sua preexistncia, Cristo conduz a mente atravs de sculos incontveis. Afirma-nos que nunca houve tempo em que Ele no estivesse em ntima comunho com o eterno Deus. Aquele cuja voz os judeus estavam ento ouvindo estivera com Deus como Algum que vivera sempre com Ele. Signs of the Times, 29 de agosto de 1900. Nenhum anjo poderia ter se tornado fiador da raa humana: sua vida pertence a Deus; eles no podem dep-la. Todos os anjos encontram-se sob o jugo da obedincia. So mensageiros indicados por Aquele que comanda todo Cu. Mas Cristo igual a Deus, infinito e onipotente. Ele poderia pagar o preo do resgate do homem. Ele o eterno e auto-existente Filho, que no estava sob nenhum jugo; e quando Deus perguntou A quem enviarei?, Ele pde responder: Eis-Me aqui, envia-Me a Mim. Ele podia oferecer-se como fiador do homem, pois era capaz de dizer aquilo que o mais elevado anjo no podia: Eu tenho poder sobre Minha prpria vida, poder para a entregar e... poder para reav-la. Youths instructor, 21 jun. 1900. Cristo lhes mostra que, embora eles considerassem que Sua vida era de menos de cinqenta anos, todavia Sua existncia divina no podia ser contada pelo cmputo humano. A vida de Cristo antes de Sua encarnao no se calcula por algarismos. Signs of the Times, 3 de maio de 1899. Ao transpor as portas celestiais, foi Jesus entronizado em meio adorao dos anjos. To logo foi esta cerimnia concluda, o Esprito Santo desceu em ricas torrentes sobre os discpulos, e Cristo foi de fato glorificado com aquela glria que tinha com o Pai desde toda a eternidade. AA, 38, 39. Cristo deve ser exaltado como o primeiro grande Mestre, o Filho unignito de Deus, que estava com o Pai desde os sculos eternos. O Filho de Deus foi o grande Mestre enviado Terra para ser a luz do mundo. "O Verbo Se fez carne e habitou entre ns. Joo 1:14. O Pai estava representado em Cristo, e o cuidado dispensado educao deve ser de tal natureza que eles contemplem a Cristo e creiam nEle como a semelhana de Deus. Ele tinha a mais admirvel misso neste mundo, e Sua obra no consistiu em dar um relato completo de Seus direitos divindade, mas a Sua humilhao foi o encobrimento desses direitos. Por este motivo a nao judaica no reconheceu a Cristo como o Prncipe da Vida; porque Ele no veio com ostentao e aparncia, pois ocultou Seu glorioso carter sob a vestimenta da humanidade. Fund. Educao Crist, 382. "'NEle estava a vida, e a vida era a luz dos homens.' (Joo 1:4). No a vida fsica que aqui especificada, mas a imortalidade, a vida que exclusivamente propriedade de Deus. O Verbo, que estava com Deus e era Deus, possua essa vida. A vida fsica algo que todo indivduo recebe. No eterna ou imortal; pois Deus, o doador da vida, toma-a outra vez. O homem no tem domnio sobre a vida. A vida de Cristo, porm, no era de emprstimo. Ningum pode arrebatar-lhe essa vida. 'Eu de Mim mesmo a dou' (Joo 10:18), disse Ele, NEle havia vida original, no tomada por emprstimo, no derivada. Essa vida no inerente ao homem. Ele s a pode possuir mediante Cristo. 1 ME, 296.

44

Desde toda eternidade Cristo esteve unido com o Pai. ST, 2 de agosto de 1905.

CRISTO E O PAI - PERSONALIDADES DISTINTAS:


As Escrituras indicam claramente a relao entre Deus e Cristo, apresentando com igual clareza a personalidade e individualidade de cada um. CBV, 421. A personalidade do Pai e do Filho, bem como a unidade existente entre Eles, apresentada no captulo dezessete de Joo, na orao de Cristo por Seus discpulos: E no rogo somente por estes, mas tambm por aqueles que, pela Sua palavra, ho de crer em Mim; para que todos sejam um, como Tu, Pai, o s em Mim, e Eu em Ti; que tambm eles sejam um em Ns, para que o mundo creia que Tu Me enviaste. Joo 17:20 e 21. A unidade que existe entre Cristo e Seus discpulos no anula a personalidade de nenhum. So um em desgnio, mente, em carter, mas no em pessoa. assim que Deus e Cristo so um. CBV, 421, 422. Quando eles [Israel] chegaram ao Sinai, Ele aproveitou a ocasio para refrigerar-lhes o esprito com relao a Suas reivindicaes. Cristo e o Pai, lado a lado no monte, proclamaram com solene majestade os Dez Mandamentos. Historical Sketches, pg. 231. Cristo no fingiu assumir a natureza humana; Ele de fato a tomou sobre Si. Em realidade possuiu a natureza humana. Visto como os filhos participam da carne e do sangue, tambm Ele participou das mesmas coisas. Heb. 2:14. Era Ele o Filho de Maria; era da semente de Davi segundo a descendncia humana. declarado ser Ele homem, o Homem Cristo Jesus. Ele tido, escreve Paulo, por digno de tanto maior glria do que Moiss, quanto maior honra do que a casa tem aquele que a edificou. Heb. 3:3. Mas ao mesmo tempo em que a Palavra de Deus fala da humanidade de Cristo quando aqui na Terra, tambm fala ela positivamente em Sua preexistncia. A Palavra existiu como ser divino, a saber, o eterno Filho de Deus, em unio e unidade com Seu Pai. Desde a eternidade era Ele o Mediador do concerto, Aquele em quem todas as naes da Terra, tanto judeus como gentios, se O aceitassem, seriam benditos. O Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Joo 1:1. Antes de serem criados homens ou anjos, a Palavra [ou Verbo] estava com Deus, e era Deus. O mundo foi feito por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez. Joo 1:3. Se Cristo fez todas as coisas, existiu Ele antes de todas as coisas. As palavras faladas com respeito a isso so to positivas que ningum precisa deixar-se ficar em dvida. Cristo era, essencialmente e no mais alto sentido, Deus. Estava Ele com Deus desde toda a eternidade, Deus sobre todos, bendito para todo o sempre. O Senhor Jesus Cristo, o divino Filho de Deus, existiu desde a eternidade, como pessoa distinta, mas um com o Pai. Era Ele a excelente glria do Cu. Era o Comandante dos seres celestes, e a homenagem e adorao dos anjos era por Ele recebida como de direito. Isto no era usurpao em relao a Deus. 1ME, 247, 248. Tomando sobre Si a humanidade, Cristo veio ser um com a humanidade, e ao mesmo tempo revelar s pecadoras criaturas humanas o Pai celestial. Aquele que estivera na presena do Pai, desde o princpio, Aquele que era a expressa imagem do invisvel Deus, era o nico habilitado a revelar humanidade o carter divino. Em tudo Ele foi feito semelhante a Seus irmos. Fez-Se carne, tal qual ns somos. Sentia fome e sede e fadiga. Era sustentado pelo alimento, e refrigerado pelo sono. Partilhou da sorte dos homens; era, todavia, o imaculado Filho de Deus. Era um estrangeiro e peregrino na Terra - estava no mundo, mas no era do mundo; tentado e provado como o so os homens e as mulheres de hoje, e vivendo no obstante uma vida isenta de pecado. CBV, 422.

45

JESUS PLENAMENTE DEUS:


O Senhor Deus desceu a nosso mundo revestido da humanidade, para que pudesse levar a cabo em Sua prpria vida o misterioso conflito entre Cristo e Satans. Ele desbaratou os poderes das trevas. Toda essa histria est dizendo ao homem: Eu, o seu Substituto e Penhor, assumi a sua natureza, mostrando-lhe que todo filho e filha de Ado tem o privilgio de tornar-se participante da natureza divina e, por meio de Jesus Cristo, de apoderar-se da imortalidade. Fund. Educ. Crist, 379. Ele era igual a Deus, infinito e onipotente. Ms, 101, 1897. Essa doutrina que nega a absoluta Deidade de Jesus Cristo nega tambm a Deidade do Pai. ST, June 27, 1895. Ao passo que a Palavra de Deus fala da humanidade de Cristo quando na Terra, fala tambm positivamente de Sua preexistncia. A Palavra existia como um ser divino, mesmo como o Eterno Filho de Deus, em unio e unidade com Seu Pai. Desde a eternidade fora o Mediador do concerto, Aquele em quem todas as naes da Terra, tanto judeus como gentios, caso O aceitassem, seriam abenoados. O Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Joo 1:1. Antes que os homens ou os anjos fossem criados, o Verbo estava com Deus e era Deus. Review and Herald, 5 de abril de 1906. No podeis deixar de ficar encantados com os inigualveis atrativos do Filho de Deus. Cristo era Deus manifestado na carne, o mistrio oculto dos sculos, e nossa aceitao ou rejeio do Salvador envolvem interesses eternos. A fim de salvar o transgressor da lei de Deus, Cristo, que igual com o Pai, veio viver o Cu diante dos homens, para que aprendessem o que significa ter o Cu no corao. Ilustrou o que o homem deve ser para estar altura da preciosa ddiva da vida que se mede com a vida de Deus. Fund. Educ. Crist, 179. Cristo foi essencialmente Deus, e no mais elevado sentido. Ele estava com Deus desde toda a eternidade, Deus sobre todos, bendito para todo o sempre. RH, 5 de abril de 1906. ST, 2 de agosto de 1905. Jeov, o Ser Eterno, Existente por Si mesmo, Incriado, sendo o Originador e mantenedor de todas as coisas, o nico que tem direito a reverncia e culto supremos. PP, 305. DTN, 469, 470. Jeov o nome dado a Cristo. ST, 3 de maio de 1899. Cristo o Filho de Deus prexistente, com existncia prpria. ST, 29 de agosto de 1900.

A DUPLA NATUREZA DE JESUS:


"Eu sou a ressurreio e a vida. Joo 11:25. Aquele que disse: Dou a Minha vida para tornar a tom-la (Joo 10:17), ressurgiu do tmulo para a vida que estava nEle mesmo. A humanidade morreu; a divindade no morreu. Em Sua divindade, possua Cristo o poder de romper os laos da morte. Declara Ele que tem vida nEle mesmo, para dar vida a quem quer. Todos os seres criados vivem pela vontade e poder de Deus. So recipientes da vida do Filho de Deus. Por hbeis e talentosos que sejam, e grandes suas capacidades, so providos de vida da Fonte de toda a vida. Ele a fonte, o manancial da vida. Unicamente Aquele que tem, Ele s, a imortalidade, e habita na luz e vida, poderia dizer: Tenho poder para a dar [a vida], e poder para tornar a tom-la. Joo 10:18. 1 ME, 301.

46

Foi a natureza do Filho de Maria modificada para tornar-se a divina natureza do Filho de Deus? No; as duas naturezas fundiram-se misteriosamente em uma pessoa o homem Cristo Jesus. Nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade...Este um grande mistrio, o qual no ser plena e completamente compreendido, em toda a sua grandeza, at que ocorra a transladao dos remidos. Carta 280, 1904. 5 BC,1113. Em Cristo, divindade e humanidade se combinaram. A divindade no foi rebaixada ao nvel da humanidade; ela manteve seu lugar, mas a humanidade, ao unir-se com a divindade, resistiu s mais ferozes tentaes no deserto. RH, 18 Fev. 1890. Como membro da famlia humana Ele era mortal, mas como Deus Ele era a fonte de vida do mundo. Ele poderia, em sua divina pessoa, haver at mesmo contido os avanos da morte... O Verbo eterno consentiu em tornar-se carne! Deus tornou-se homem. RH, 5 Julho 1887. Ele era Deus enquanto viveu na terra, mas despiu-se da forma divina, e em seu lugar assumiu a forma e feio do homem... Ele era Deus, mas abdicou por um tempo das glrias da forma divina. RH, 5 Julho 1887. Em vista de que a divindade somente no poderia ser eficaz na restaurao do homem da venenosa ferida da serpente, o prprio Deus, em Seu Filho unignito, assumiu a natureza humana, e na fraqueza da natureza humana susteve o carter de Deus, vindicou a Sua santa lei em todo particular, e aceitou a sentena da ira e morte dos filhos dos homens. ST, 8 de abril de 1897. Ele revestiu Sua divindade com a humanidade. Ele o tempo todo era como Deus, mas no tinha aparncia de Deus. Ele velou as demonstraes da Deidade... Ele era Deus enquanto sobre a Terra, mas desvestiu-Se da forma de Deus, e em seu lugar assumiu a forma e modo de um homem. 5BC, 1126. Uma oferta completa fora feita; pois Deus amou ao mundo de tal maneira, que deu o Seu Filho unignito--no um filho por criao, como foram os anjos, nem um filho por adoo, como o pecador perdoado, mas um Filho gerado na expressa imagem da pessoa do Pai, e em todo o brilho de Sua majestade e glria, um igual a Deus em autoridade, dignidade, e perfeio divina. ST, 30 de maio de 1895. Em Sua encarnao Ele [Jesus] adquiriu num novo sentido o ttulo de Filho de Deus. Disse o anjo a Maria: Vir sobre ti o Esprito Santo, e o poder do Altssimo te cobrir com a sua sombra; por isso o que h de nascer ser chamado santo, Filho de Deus. (Lucas 1:35). Conquanto filho de um ser humano, Ele se tornou Filho de Deus num novo sentido. ST, 2 de agosto de 1905 (1 SM, 226).

O ESPRITO SANTO
No essencial que sejamos capazes de definir exatamente o que seja o Esprito Santo. Cristo nos diz que o Esprito o Consolador, o Esprito de verdade, que procede do Pai. Joo 15:26. Declara-se positivamente, a respeito do Esprito Santo, que, em Sua obra de guiar os homens em toda a verdade no falar de Si mesmo. Joo 16:13. A natureza do Esprito Santo um mistrio. Os homens no a podem explicar, porque o Senhor no lho revelou. Com fantasiosos pontos de vista, podem-se reunir passagens da Escritura e dar-lhes um significado 47

humano; mas a aceitao desses pontos de vista no fortalecer a igreja. Com relao a tais mistrios demasiado profundos para o entendimento humano o silncio ouro. A funo do Esprito Santo distintamente especificada nas palavras de Cristo: E, quando Ele vier, convencer o mundo do pecado, e da justia e do juzo. Joo 16:8. o Esprito Santo que convence do pecado. Se o pecador atende vivificadora influncia do Esprito, ser levado ao arrependimento e despertado para a importncia de obedecer aos reclamos divinos. AA, 51, 52.

ATRIBUTOS DE PERSONALIDADE:
Descrevendo aos discpulos a obra oficial do Esprito Santo, Jesus procurou inspirar-lhes a alegria e esperana que Lhe animavam o prprio corao. Regozijava-Se Ele pelas abundantes medidas que providenciara para auxlio de Sua igreja. O Esprito Santo era o mais alto dos dons que Ele podia solicitar do Pai para exaltao de Seu povo. Ia ser dado como agente de regenerao, sem o qual o sacrifcio de Cristo de nenhum proveito teria sido. O poder do mal se estivera fortalecendo por sculos, e alarmante era a submisso dos homens a esse cativeiro satnico. Ao pecado s se poderia resistir e vencer por meio da poderosa operao da terceira pessoa da Divindade, a qual viria, no com energia modificada, mas na plenitude do divino poder. o Esprito que torna eficaz o que foi realizado pelo Redentor do mundo. por meio do Esprito que o corao purificado. Por Ele torna-se o crente participante da natureza divina. Cristo deu Seu Esprito como um poder divino para vencer toda tendncia hereditria e cultivada para o mal, e gravar Seu prprio carter em Sua igreja. DTN, 671. [...] Precisamos reconhecer que o Esprito Santo, que tanto uma pessoa como o prprio Deus, est andando por esses terrenos... Manuscrito 66, 1899. O Esprito Santo uma pessoa, pois d testemunho com o nosso esprito de que somos filhos de Deus. Uma vez dado esse testemunho, traz consigo mesmo sua prpria evidncia. Em tais ocasies acreditamos e estamos certos de que somos filhos de Deus... O Esprito Santo tem personalidade, do contrrio no poderia testificar ao nosso esprito e com nosso esprito que somos filhos de Deus. Deve ser tambm uma pessoa divina, do contrrio no poderia perscrutar os segredos que jazem ocultos na mente de Deus. Por que qual dos homens sabe as coisas do homem, seno o esprito do homem, que nele est? Assim tambm ningum sabe as coisas de Deus, seno o Esprito de Deus. I Cor. 2:11. Manuscrito 20, 1906. O prncipe da potestade do mal s pode ser mantido em sujeio pelo poder de Deus na terceira pessoa da Divindade, o Esprito Santo. Special Testimonies, Srie A, n 10, pg. 37. Que ddiva poderia Ele [Cristo] conceder que fosse suficientemente rica para assinalar e agraciar Sua ascenso ao trono mediatrio? Deve ser digna de Sua grandeza e realeza. Ele determinou conceder o Seu representante, a terceira pessoa da Divindade. Essa ddiva no podia ser superada. Ele daria todos os dons em um, e, portanto o Esprito Santo, esse poder convertedor, iluminador e santificador, seria a Sua doao. ST, 1 de dezembro de 1898. Quando o povo de Deus buscar nas Escrituras com um desejo de conhecer o que verdade, Jesus estar presente na pessoa de Seu representante, o Esprito Santo 12MR 145. Ao Esprito Santo pareceu bem no impor aos gentios conversos a lei cerimonial, e o parecer dos apstolos a este respeito foi como o do Esprito de Deus. Tiago presidiu ao conclio, e sua deciso final foi: Pelo que julgo que no se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus. Isto ps fim discusso. AA, 194.

48

O progresso da mensagem evanglica no deve ser detido por preconceitos e preferncias de homens, qualquer que seja sua posio na igreja. Paulo dedicara sua pessoa e todas as suas faculdades ao servio de Deus. Havia recebido as verdades do evangelho diretamente do Cu, e em todo o seu ministrio mantivera vital ligao com os instrumentos celestiais. Tinha sido ensinado por Deus com respeito a impor encargos desnecessrios aos cristos gentios; assim, quando crentes judaizantes introduziram na igreja de Antioquia a questo da circunciso, Paulo conhecia o pensamento do Esprito de Deus com respeito a tal ensino, e tomou deciso firme e inabalvel, que libertou as igrejas de ritos e cerimnias judaicos. AA, 200. Tenho me sentido oprimida, temendo que a obra de confisso e arrependimento no ocorra de modo to profundo e completo como devia, a fim de encontrar a mente do Esprito de Deus. RH 12 de maro de 1889. O Esprito de Deus tem o alcance ilimitado do universo celestial; e no do mbito da mente humana finita limitar o seu poder ou prescrever suas operaes. Que ningum pronuncie julgamento sobre o Esprito Santo, pois ele pronunciar juzo sobre os que fazem isso. RH, 25 de agosto de 1896. Deus ps na igreja, como Seus auxiliares indicados, homens de talentos diferentes para que, mediante a sabedoria de muitos, seja feita a vontade do Esprito. AA, 279. E quando Ele o Esprito de verdade vier, convencer o mundo do pecado, e da justia e do juzo. Joo 16:8. A pregao da Palavra no ser de nenhum proveito sem a contnua presena e ajuda do Esprito Santo. Este o nico Mestre eficaz da verdade divina. Unicamente quando a verdade chega ao corao acompanhada pelo Esprito, vivificar a conscincia e transformar a vida. Uma pessoa pode ser capaz de apresentar a letra da Palavra de Deus, pode estar familiarizada com todos os seus mandamentos e promessas; mas a menos que o Esprito Santo impressione o corao com a verdade, alma alguma cair sobre a Rocha e se despedaar. A mais esmerada educao, as maiores vantagens, no podem tornar uma pessoa um veculo de luz sem a cooperao do Esprito de Deus. DTN, 671, 672. Pautemos sempre a nossa vida pelos princpios da justia, a fim de que avancemos de fora em fora no nome do Senhor. Devemos manter sacratssima a f que tem sido comprovada pela instruo e aprovao do Esprito de Deus desde o nosso surgimento at ao presente. Devemos ter por muito preciosa a obra que o Senhor tem feito progredir por meio do Seu povo observador dos mandamentos, e que, pelo poder da Sua graa, se tornar mais forte e mais eficiente medida que o tempo avana. Busca o inimigo nublar o discernimento do povo de Deus, e reduzir-lhe a eficincia, mas se trabalharmos sob a direo do Esprito de Deus, Ele lhes abrir portas de oportunidade para o trabalho de edificao dos lugares antigamente assolados. Sua experincia ser de crescimento constante, at que, com poder e grande glria, o Senhor desa do Cu para aplicar aos Seus fiis o selo da vitria final. A Igreja Remanescente, 80. Cooranbong, N. S. W., 10 de maio de 1896. Peo aos que estais vivendo no prprio corao da obra que recapituleis as experincias de anos e vejais se o bem est (Mat. 25:21) pode com justia ser dito a vosso respeito. Convido os professores em nossas escolas a considerarem cuidadosamente e com orao: Tenho individualmente vigiado minha prpria vida como quem est cooperando com Deus para a purificao de todos os seus pecados e de sua inteira santificao? Podeis por preceito e exemplo ensinar aos jovens santificao, por meio da verdade, para a santidade?No vos tendes arreceado do Esprito de Deus? s vezes este Esprito tem vindo com a mais completa e penetrante influncia escola de Battle Creek e de outros lugares. Reconhecestes Sua presena? Atribustes-Lhe a honra devida a um mensageiro 49

celestial? Quando parecia estar o Esprito lutando com os jovens, dissestes: Ponhamos de lado todo estudo, pois evidente que temos entre ns um Hspede celestial. Demos glria a Deus? Com o corao contrito, inclinaste-vos em orao com vossos estudantes, suplicando o poder receber as bnos que o Senhor vos estava apresentando? O Grande Mestre em Pessoa estava entre vs. Vs O haveis honrado? Era Ele um estranho para alguns dos educadores? Houve necessidade de mandar buscar algum supostamente autorizado para saudar ou repelir este mensageiro do Cu? Embora invisvel, Sua presena estava entre vs. Mas no foi expresso o pensamento de que na escola o tempo deve ser dedicado ao estudo, e que para tudo havia o momento oportuno, como se as horas dedicadas ao estudo comum fossem demasiado preciosas para serem abandonadas em favor da operao do mensageiro celestial? Se houverdes de algum modo restringido ou repelido o Esprito Santo, eu vos rogo a que vos arrependais to depressa quanto possvel. Se qualquer de nossos professores no abriu a porta do corao para o Esprito de Deus, mas tem-na fechado e trancado, eu lhe suplico que abra a porta e ore com fervor: Fica comigo. Quando o Esprito Santo revela Sua presena em vossas salas de aula, dizei a vossos estudantes: O Senhor indica que tem para ns hoje uma lio de origem celestial, de mais valor do que nossas lies de ordem comum. Ouamos: curvemo-nos diante de Deus e busquemo-Lo de todo corao. Permiti que vos fale do que sei sobre este Visitante celestial. O Esprito Santo pairava sobre os jovens durante as horas escolares; mas alguns coraes eram to frios e entenebrecidos que no tinham qualquer desejo da presena do Esprito, e a luz de Deus foi retirada. O celestial Visitante teria aberto todo entendimento, teria dado sabedoria e conhecimento em todos os aspectos do estudo que pudessem ser empregados para a glria de Deus. O Mensageiro do Senhor veio para convencer do pecado e abrandar os coraes endurecidos pelo longo afastamento de Deus. Veio para revelar o grande amor que Deus dispensava queles jovens. Eles so a herana de Deus, e os educadores necessitam a mais elevada educao antes de estarem qualificados para ser professores e guias da juventude. CSE, 229, 230. Desejaria que todos os meus irmos e irms se lembrassem de que coisa sria entristecer o Esprito Santo, e de que este entristecido quando o instrumento humano procura dirigir-se a si mesmo, e se recusa a entrar no servio do Senhor porque a cruz muito pesada ou muito grande o desprendimento. O Esprito Santo procura habitar em cada alma. Caso seja Ele bem-vindo como hspede honrado, os que O receberem se tornaro completos em Cristo. A boa obra comeada ser terminada; os pensamentos santos, as celestiais afeies e os atos semelhantes ao de Cristo tomaro o lugar dos pensamentos impuros, dos sentimentos perversos e dos atos obstinados. O Esprito Santo um divino professor. Cons. Sobre Sade, 561. O derramamento do Esprito Santo no dia de Pentecostes foi a chuva tempor; porm a chuva serdia ser mais copiosa. O Esprito aguarda nosso pedido e recepo. Cristo deve ser revelado novamente em Sua plenitude pelo poder do Esprito Santo. PJ, 121. Este o perigo a que a igreja est agora exposta - o de que as invenes de homens finitos determinem a maneira precisa em que o Esprito Santo deve vir. Embora no queiram reconheclo, alguns j o tm feito. E porque o Esprito deve vir no para louvar o homem ou edificar-lhe as errneas teorias, mas para convencer o mundo do pecado e da justia e do juzo, muitos se afastaro dEle. No desejam ser privados das vestes de sua justia prpria. No desejam trocar sua prpria justia, que injustia, pela justia de Cristo, que a verdade pura e no adulterada. O Esprito Santo no lisonjeia o homem, tampouco atua segundo as idias de qualquer homem. No devem os homens finitos e pecaminosos manejar o Esprito Santo. Quando Este vier como um reprovador por meio de qualquer instrumento humano que Deus escolher, o dever do homem ouvir e obedecer-Lhe a voz. Test. Ministros e Obreiros Evanglicos, 64, 65. 50

O Esprito Santo vem ao mundo como representante de Cristo. Ele no somente diz a verdade, mas a verdade - a Testemunha fiel e verdadeira. o grande Esquadrinhador de coraes, achando-Se relacionado com o carter de todos. O Esprito Santo tem vindo muitas vezes a nossas escolas, no sendo reconhecido, mas tratado como estranho, talvez mesmo como intruso. Todo mestre deve reconhecer e dar as boas-vindas a esse Hspede celestial. Se os professores abrirem o prprio corao para receber o Esprito, estaro aptos a cooperar com Ele na obra em favor de seus alunos. E quando Lhe for franqueada a passagem, Ele efetuar maravilhosas transformaes. Trabalhar em cada corao, corrigindo o egosmo, moldando e apurando o carter, e pondo at os pensamentos em sujeio a Cristo. Cons. Aos Prof., Pais e Estudantes, 68. A recompensa da sincera liberalidade a mais ntima comunho do esprito e do corao com o Esprito Santo. Testemunhos Seletos III, 41. Fortalecidos pela concesso do Esprito Santo, saram com zelo para estender os triunfos da cruz. O Esprito animava-os, e falava por intermdio deles. A paz de Cristo brilhava em suas faces. Tinham-Lhe consagrado a vida para servio, e seu prprio semblante evidenciava a entrega que haviam feito. AA, 46. A todos os que aceitam a Cristo como um Salvador pessoal, o Esprito Santo vem como consolador, santificador, guia e testemunha. Quanto mais intimamente os crentes andam com Deus, tanto mais clara e poderosamente testificam do amor do Redentor e da Sua graa salvadora. Os homens e mulheres que atravs dos longos sculos de perseguio e prova desfrutaram, em larga escala, a presena do Esprito em sua vida, permaneceram como sinais e maravilhas no mundo. Revelaram, diante dos anjos e dos homens, o transformador poder do amor que redime. AA, 49. Todo indivduo que recebe a Jesus como seu Salvador pessoal, to certamente recebe o Esprito Santo para ser o seu Consolador, Santificador, Guia e Testemunha. Ms 1, 5 de janeiro de 1894 (UL 19). O Esprito de Deus est apelando aos homens, apresentando-lhes sua obrigao moral de amlo e servi-lo... RH, 12 de maio de 1896. H os que dizem:Algum manipula seus escritos. Reconheo a procedncia da acusao. Algum que poderoso em conselho, Algum que me apresenta a condio das coisas. Carta 52, 1906. 3 ME, 64. "Essas instituies devem estar sob a direo do Esprito Santo de Deus; em nenhuma instituio deve homem algum ser a nica cabea. A Mente Divina tem homens para cada lugar. CSS 524.

O ESPRITO UMA PESSOA DISTINTA


DIFERENTE DOS ANJOS:
O corao de Deus anseia por Seus filhos terrestres com amor mais forte que a morte. Entregando Seu Filho, nesse nico Dom derramou sobre ns todo o Cu. A vida, morte e intercesso do Salvador, o ministrio dos anjos, o pleitear do Esprito, o Pai operando acima de tudo e por tudo, o interesse incessante dos seres celestiais - tudo se empenha em favor da redeno do homem. Caminho a Cristo, 21. 51

Somente enquanto estivessem unidos com Cristo podiam os discpulos esperar possuir o poder acompanhante do Esprito Santo e a cooperao dos anjos do Cu. Com o auxlio desses divinos instrumentos, apresentariam ao mundo uma frente unida, e seriam vencedores no conflito que eram forados a manter incessantemente contra os poderes das trevas. Enquanto persistissem em trabalhar unidos, mensageiros celestiais iriam adiante deles, abrindo-lhes o caminho; coraes seriam preparados para a recepo da verdade, e muitos seriam ganhos para Cristo. AA, 90,91. Tm de contender contra foras sobrenaturais, mas -lhes assegurado sobrenatural auxlio. Todos os espritos celestes se acham nesse exrcito. E mais que anjos esto nas fileiras. O Esprito Santo, o representante do Capito do exrcito do Senhor, desce para dirigir a batalha. Muitas podem ser nossas fraquezas, pecados e erros graves; mas a graa de Deus para todos quantos a buscam em contrio. O poder da Onipotncia acha-se empenhado em favor dos que confiam em Deus. DTN, 352. A Bblia nos mostra Deus em Seu alto e santo lugar, no em um estado de inatividade, no em silncio e solido, mas circundado por mirades de mirades e milhares de milhares de seres santos, todos esperando por fazer a Sua vontade. Por meio desses mensageiros, Ele est em ativa comunicao com todas as partes de Seus domnios. Por Seu Esprito est presente em toda parte. Por meio de Seu Esprito e dos anjos, ministra aos filhos dos homens. A Cincia do Bom Viver. 4 ed. 1990. p. 417.

DISTINTO DE JESUS
Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dar outro consolador, para que fique convosco para sempre; o Esprito de verdade, que o mundo no pode receber, porque no O v, nem O conhece: mas vs O conheceis, porque habita convosco, e estar em vs. Joo 14:16 e 17. O Salvador estava apontando para o futuro, ao tempo em que o Esprito Santo deveria vir para fazer uma poderosa obra como Seu representante. O mal que se vinha acumulando por sculos, devia ser resistido pelo divino poder do Esprito Santo. AA, 47, 48. Jesus disse que iria nos dar o Confortador. O que o Confortador? o Esprito Santo de Deus. O que o Esprito Santo? o representante de Jesus Cristo, nosso Advogado que se posta ao nosso lado e apresenta nossas peties perante o Pai com toda fragrncia com os Seus mritos [de Cristo]. Ms 43, 1894 (RC 285). O Esprito Santo, enviado em nome de Cristo, devia ensin-los [os discpulos] todas as coisas, e trazer-lhes todas as coisas lembrana. O Esprito Santo devia ser o representante de Cristo, o Advogado que est constantemente pleiteando pela raa cada... Ele [Cristo] assegura-vos que o Esprito Santo foi dado para habitar convosco para sempre, ser vosso pleiteador e vosso guia. Ele pede que confieis Nele, e que vos confieis a Sua guarda. O Esprito Santo est constantemente em operao, ensinando, recordando, testificando, vindo alma como um confortador divino, e convencendo do pecado como um juiz designado e guia. Ms 44, 1897 (RC 129). Do Esprito Santo Jesus disse: Ele Me glorificar. O Salvador veio para glorificar o Pai pela demonstrao de Seu amor; assim o Esprito devia glorificar a Cristo pela revelao de Sua graa ao mundo. RH, 9 de novembro de 1908. O tempo decorrido no operou nenhuma mudana na promessa dada por Cristo ao partir, 52

promessa esta de enviar o Esprito Santo como Seu representante. No por qualquer restrio da parte de Deus que as riquezas de Sua graa no fluem para a Terra em favor dos homens. Se o cumprimento da promessa no visto como poderia ser, porque a promessa no apreciada como devia ser. Se todos estivessem dispostos, todos seriam cheios do Esprito. Onde quer que a necessidade do Esprito Santo seja um assunto de que pouco se pense, ali se ver sequido espiritual, escurido espiritual e espirituais declnio e morte. Quando quer que assuntos de menor importncia ocupem a ateno, o divino poder, preciso para o crescimento e prosperidade da igreja, e que haveria de trazer aps si todas as demais bnos, est faltando, ainda que oferecido em infinita plenitude. Uma vez que este o meio pelo qual havemos de receber poder, por que no sentimos fome e sede pelo dom do Esprito? Por que no falamos sobre ele, no oramos por ele e no pregamos a seu respeito? O Senhor est mais disposto a dar o Esprito Santo queles que O servem do que os pais a dar boas ddivas a seus filhos. AA, 50. Antes de Se oferecer a Si mesmo como a vtima sacrifical, Cristo buscou o mais essencial e completo dom para outorgar a Seus seguidores, um dom que lhes poria ao alcance os ilimitados recursos da graa. Eu rogarei ao Pai, disse, e Ele vos dar outro Consolador para que fique convosco para sempre; o Esprito de verdade, que o mundo no pode receber, porque no O v nem O conhece; mas vs O conheceis, porque habita convosco, e estar em vs. No vos deixarei rfos; voltarei para vs. Joo 14:16-18. Antes disto o Esprito havia estado no mundo; desde o prprio incio da obra de redeno Ele estivera atuando no corao dos homens. Mas enquanto Cristo estava na Terra, os discpulos no tinham desejado nenhum outro auxiliador. No seria seno depois que fossem privados de Sua presena, que experimentariam a necessidade do Esprito, e ento Ele havia de vir. O Esprito Santo o representante de Cristo, mas despojado da personalidade humana, e dela independente. Limitado pela humanidade, Cristo no poderia estar em toda parte em pessoa. Era, portanto, do interesse deles que fosse para o Pai, e enviasse o Esprito como Seu sucessor na Terra. Ningum poderia ter ento vantagem devido a sua situao ou seu contato pessoal com Cristo. Pelo Esprito, o Salvador seria acessvel a todos. Nesse sentido, estaria mais perto deles do que se no subisse ao alto. DTN, 668, 669. Precisamos no s pedir em nome de Cristo, mas tambm pela inspirao do Esprito Santo. Isto explica o que significa o dito de que:O mesmo Esprito intercede por ns com gemidos inexprimveis. Rom. 8:26. Tais oraes Deus Se deleita em atender. Parbolas de Jesus, 147. Cristo, nosso Mediador, e o Esprito Santo esto constantemente intercedendo em favor do homem, mas o Esprito no pleiteia por ns como faz Cristo, que apresenta Seu sangue, derramado desde a fundao do mundo; o Esprito opera em nosso corao, extraindo dele oraes e penitncia, louvor e aes de graas. A gratido que dimana de nossos lbios resultado de tocar o Esprito as cordas da alma em santas memrias, despertando a msica do corao. 1 ME, 344. Oh, que os dbeis homens reconhecessem que o General dos exrcitos celestes que est conduzindo e dirigindo os movimentos de seus aliados sobre a Terra. O prprio Cristo o poder renovador, operando em e mediante todo soldado pela agncia do Esprito Santo. RH, 16 de julho de 1895. O Esprito Santo o Confortador, em nome de Cristo. Ele personifica a Cristo, contudo uma personalidade distinta. 20MR 324.

53

OBS: Embora esteja bastante claro que o Esprito Santo distinto de Jesus, alguns estudantes apressados e superficiais confundem ambas as pessoas divinas. Afirmam que Jesus o mesmo Esprito Santo, e para isto citam duas passagens de EGW. A primeira diz o seguinte: Embaraado com a humanidade, Cristo no poderia estar em todo lugar pessoalmente; portanto... enviaria o Esprito Santo para ser o Seu sucessor sobre a Terra. O Esprito Santo Ele prprio desvestido da personalidade humana e dela independente. Ele Se representaria como presente em todos os lugares por Seu Santo Esprito, como o Onipresente. (14 MR 23). E a segunda parece repetir a mesma idia: O Esprito Santo [] o prprio Cristo habitando no interior... (NL 79). Ora, obvio que estas duas passagens no podem anular a clara verdade que aparece em dezenas de textos bblicos e do Esprito de Profecia. Portanto, ambas as passagens devem ser compreendidas luz de seu contexto imediato e conforme as demais passagens anteriormente citadas que afirmam que Jesus e o Esprito Santo so duas pessoas distintas. Perceba, na primeira citao, que EGW no afirma absolutamente que Jesus e o Esprito Santo so a mesma pessoa. Isto facilmente percebido quando levamos em conta as seguintes razes presentes no texto: 1) A irm White diz claramente que Jesus, uma vez limitado pela humanidade, no poderia estar pessoalmente em todo lugar; 2) Ela tambm afirma, explicitamente, que o Esprito Santo o sucessor de Jesus, portanto no pode ser Ele mesmo no sentido absoluto do termo; 3) Ela diz que Cristo se representaria como estando presente em toda parte por seu Santo Esprito. bvio, pelo item 1, que Jesus mesmo no estaria presente pessoalmente; mas, atravs de seu Sucessor era como se estivesse. Da quando afirma que o Esprito Ele mesmo tal declarao no pode contradizer as anteriores. Isto simplesmente significa que a pessoa de seu Sucessor to semelhante (Da poder representa-lo), ou igual, que os discpulos no conseguiriam fazer qualquer diferena. Eles receberiam outro consolador, to semelhante ao primeiro que poderiam legitimamente afirmar que Jesus habitava com eles todos os dias at a consumao dos sculos. Qualquer trinitariano pode afirmar que o Esprito Santo Jesus, porque quem v a Jesus v o Esprito; e quem v Jesus tambm v o Pai. Tal afirmao jamais significa que no existam trs personalidades distintas no Trio Celestial, mas que elas so iguais essencialmente. Cristo quem habita em nosso corao, mas no pessoalmente. Ele faz isso por meio de seu Esprito, seu Sucessor, o outro consolador que prometeu. Por isso disse a irm White: Enquanto Cristo est habitando no corao pelo Seu Esprito, impossvel que a luz de sua presena seja ocultada ou diminua. Signs of the Times, 20 de outubro de 1897. e ainda: O Esprito Santo o Confortador, como a presena pessoal de Cristo para a alma. Review and Herald, 29 de novembro de 1892.

DIFERENTE DO PODER DE DEUS:


Passando por alto os ensinadores judaicos cheios de justia prpria, o Mestre por excelncia escolheu homens humildes, iletrados, para proclamarem as verdades que deviam abalar o mundo. Ele Se props preparar e educar esses homens para dirigentes de Sua igreja. Eles, por sua vez, deviam educar outros e envi-los com a mensagem evanglica. Para que pudessem ter sucesso em sua obra, deviam eles receber o poder do Esprito Santo. No pelo poder humano ou humana sabedoria devia o evangelho ser proclamado, mas pelo poder de Deus. AA,17. Para que o mundo conhea que Tu Me enviaste a Mim, e que os tens amado a eles como Me tens amado a Mim. Joo 17:21 e 23. Sua constante orao por eles era que fossem santificados pela verdade; e Ele orou com segurana, sabendo que um decreto da parte do Todo-poderoso tinha sido feito antes que o mundo tivesse vindo existncia. Sabia que o evangelho do reino devia ser pregado a todas as naes para testemunho; que a verdade armada com a onipotncia 54

do Santo Esprito seria vitoriosa na batalha contra o mal, e que a bandeira sangrenta um dia haveria de tremular triunfante sobre Seus seguidores. AA, 21,22.

O ESPRITO SANTO DEUS:


O Esprito veio sobre os discpulos, que expectantes oravam, com uma plenitude que alcanou cada corao. O Ser infinito revelou-Se em poder a Sua igreja. Era como se por sculos esta influncia estivesse sendo reprimida, e agora o Cu se regozijasse em poder derramar sobre a igreja as riquezas da graa do Esprito. E sob a influncia do Esprito, palavras de penitncia e confisso misturavam-se com cnticos de louvor por pecados perdoados. Eram ouvidas palavras de gratido e de profecia. Todo o Cu se inclinou na contemplao da sabedoria do incomparvel e incompreensvel amor. Absortos em admirao, os apstolos exclamaram: Nisto est a caridade! I Joo 4:10. Eles se apossaram do dom que lhes era repartido. E que se seguiu? A espada do Esprito, de novo afiada com poder e banhada nos relmpagos do Cu, abriu caminho atravs da incredulidade. Milhares se converteram num dia. AA, 38. Os argumentos dos apstolos somente, conquanto convincentes e claros, no haveriam removido o preconceito que resistira a tanta evidncia. Mas o Esprito Santo com divino poder convenceu o corao pelos argumentos. As palavras dos apstolos eram como afiadas setas do Todo-poderoso, convencendo os homens de sua terrvel culpa em haverem rejeitado e crucificado o Senhor da glria. Sob a influncia dos ensinos de Cristo, os discpulos tinham sido induzidos a sentir sua necessidade do Esprito. Mediante a instruo do Esprito receberam a habilitao final, saindo no desempenho de sua vocao. No mais eram ignorantes e iletrados. AA, 45. O Esprito Santo uma agncia livre, operante, independente. RH, 5 de maio de 1896. O Esprito divino que o Redentor do mundo prometeu enviar a presena e poder de Deus. ST, 16 de novembro de 1891. As complicadas rodas que ao profeta pareciam estar em meio a tanta confuso, achavam-se sobre a direo de ua mo infinita. O Esprito de Deus, a ele revelado como estando movimentando e dirigindo aquelas rodas, trazia harmonia da confuso; assim o mundo inteiro estava sob Seu controle. 5T,752.

TRIO CELESTIAL PESSOAS DISTINTAS


Fui instruda a dizer: Os sentimentos dos que andam em busca de avanadas idias cientficas, no so para confiar. Fazem-se definies como essas: O Pai como a luz invisvel; o Filho como a luz corporificada; o Esprito a luz derramada. O Pai como o orvalho, vapor invisvel; o Filho como o orvalho condensado em uma bela forma; o Esprito como o orvalho cado sobre a sede da vida. Outra apresentao: O Pai como o vapor invisvel; o Filho como a nuvem plmbea; o Esprito chuva cada e operando em poder refrigerante. Todas essas definies espiritualistas so simplesmente nada. So imperfeitas, inverdicas. Enfraquecem e diminuem a Majestade a que no pode ser comparada nenhuma semelhana terrena. Deus no pode ser comparado a coisas feitas por Suas mos. Estas so meras coisas terrenas, sofrendo sob a maldio de Deus por causa dos pecados do homem. O Pai no pode ser definido por coisas da Terra. O Pai toda a plenitude da Divindade corporalmente, e invisvel aos olhos mortais. O Filho toda a plenitude da Divindade manifestada. A Palavra de Deus declara que Ele "a expressa imagem da Sua pessoa". Heb. 1:3. "Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu 55

Filho unignito, para que todo aquele que nEle cr no perea, mas tenha vida eterna." Joo 3:16. A se manifesta a personalidade do Pai. O Consolador que Cristo prometeu enviar depois de ascender ao Cu o Esprito em toda a plenitude da Divindade, tornando manifesto o poder da graa divina a todos quantos recebem e crem em Cristo como um Salvador pessoal. H trs pessoas vivas pertencentes ao trio celestial; em nome destes trs grandes poderes - o Pai, o Filho e o Esprito Santo - os que recebem a Cristo por f viva so batizados, e esses poderes cooperaro com os sditos obedientes do Cu em seus esforos para viver a nova vida em Cristo. Special Testimonies, Srie B, N 7, pgs. 62 e 63. 1905 Os eternos dignitrios celestes - Deus, Cristo e o Esprito Santo - munindo-os [aos discpulos] de energia sobre-humana... avanariam com eles para a obra e convenceriam o mundo do pecado. Manuscrito 145, 1901. Em que consistia a fora daqueles que no passado sofreram perseguio por amor a Cristo? Era a unio com Deus, unio com o Esprito Santo, unio com Cristo. A acusao e a perseguio tm separado muitos de seus amigos terrestres, mas nunca do amor de Cristo. AA, 85. Cumpre-nos cooperar com os trs poderes mais altos no Cu - o Pai, o Filho e o Esprito Santo - e esses poderes atuaro por nosso intermdio, fazendo-nos coobreiros de Deus. Special Testimonies, Srie B, n 7, pg. 51. a glria do evangelho que est fundamentada sobre o princpio de restaurar na raa cada a imagem divina por meio da constante manifestao de benevolncia. Essa obra comeou nas cortes celestiais. A Deus resolveu dar aos seres humanos inconfundvel demonstrao do amor com o qual Ele os considerava. Ele "amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unignito, para que todo aquele que nEle cr no perea, mas tenha a vida eterna". Joo 3:16. A Divindade moveu-se de compaixo pela raa, e o Pai, o Filho e o Esprito Santo deram-Se a Si mesmos ao estabelecerem o plano da redeno. A fim de levarem a cabo plenamente esse plano, foi decidido que Cristo, o unignito Filho de Deus, Se desse a Si mesmo em oferta pelo pecado. Que linha pode medir a profundidade deste amor? Deus tornaria impossvel ao homem dizer que Ele poderia ter feito mais. Com Cristo deu Ele todas as riquezas do Cu, para que coisa alguma pudesse faltar no plano de soerguimento do homem. Cons. Sobre Sade, 422. A Eterna Divindade - o Pai, o Filho e o Esprito Santo - est envolvida na ao requerida para dar garantia ao agente humano... Ms 45, 14 de maio de 1904 (UL 148). O Pai, o Filho e o Esprito Santo esto comprometidos a cooperar com instrumentalidades humanas santificadas. RH, 17 de maio de 1906 (6BC 1075). O Pai, Cristo, e o Esprito Santo - os trs dignitrios e poderes do cu - comprometem-se a que toda faculdade nos ser dada ao exercermos os nossos votos batismais... Ms 85, 1901 (6BC 1075). Sois nascido para Deus, e permaneceis sob a sano e poder dos trs seres mais santos do cu, que so capazes de guardar-vos de cair. 7MR 480. Os grandes poderes do cu so testemunhas. Eles esto invisveis, mas presentes. Ms 57, 1900 (6BC 1074). O Pai concedeu o Seu Filho por ns para que mediante o Filho o Esprito Santo pudesse vir a 56

ns e conduzir-nos ao Pai. ST, e de outubro de 1892. Se algum me amar, guardar a minha palavra; e meu Pai o amar, e viremos a ele, e faremos nele morada. (Joo 14:23). Ns, ou seja, o Pai, Filho e o Esprito Santo, [viremos] para ele e faremos nele morada. Carta 43, 1893 (8MR 408). Aps termos formado uma unio com o grande poder trplice, consideraremos nosso dever para com os membros da famlia de Deus com respeito muito mais sagrado do que jamais fizemos antes. Ms 11, 1901 (6BC 1102). Nossa santificao obra do Pai, do Filho e do Esprito Santo. o cumprimento do concerto que Deus fez com aqueles que se ligam a Ele, para permanecerem em p com Ele, com o Seu Filho e com o Seu Esprito em comunho. Ms 11, 1901 (ST 19 de junho de 1901; 7BC 908). O Pai, o Filho e o Esprito Santo, os trs santos dignitrios do cu, tm declarado que fortalecero os homens a vencerem os poderes das trevas. Ms 92, 1901 (5BC 1110). Os trs grandes poderes da Divindade tm comprometido o seu poder para levar avante o propsito que Deus tinha em mente quando deu ao mundo o inexprimvel dom de Seu Filho... O Esprito Santo se une com os poderes de graa que Deus propiciou para conduzir almas a Cristo. RH, 18 de julho de 1907. "Portai-vos de tal modo que os trs grandes poderes do Cu - o Pai, o Filho e o Esprito Santo posam ser vossa competncia. Esses poderes trabalham com aquele que se entrega a Deus, sem reserva. A fora do Cu est ao dispor dos fiis de Deus. O homem que faz de Deus sua confiana, est protegido por uma muralha inexpugnvel. Carta 1, 1904.(MM 1968, Nos Lugares Celestiais, pg 176). "Na concluso da obra enfrentaremos perigos com os quais no sabemos como lidar; no esqueamos, porm, que os trs grandes poderes do Cu esto operando, que uma mo divina se encontra ao leme, e que Deus levar a cabo os Seus desgnios. 2ME, pg. 391. "Os trs grandes poderes do Cu Se comprometem a providenciar ao cristo toda a assistncia que ele requer. O Esprito transforma o corao de pedra em corao de carne. Refletindo a Cristo, MM 1986, pg 99.

O BATISMO EM NOME DO TRIO:


Deviam os discpulos levar avante sua obra no nome de Cristo. Cada uma de suas palavras e atos devia atrair a ateno sobre Seu nome como possuindo esse poder vital pelo qual os pecadores podem ser salvos. Sua f devia centralizar-se nAquele que a fonte de misericrdia e poder. Em Seu nome deviam apresentar suas peties ao Pai, e receberiam resposta. Deviam batizar no nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo. O nome de Cristo devia ser a senha, a insgnia, o lao de unio, a autoridade para sua norma de prosseguimento e a fonte de seu sucesso. Nada devia ser reconhecido em Seu reino que no trouxesse Seu nome e inscrio. AA, 28. Aqui onde a obra do Esprito Santo entra, aps o seu batismo. Sois batizados no nome do Pai, do Filho, e do Esprito Santo. Sois levantados das guas para viverdes da em diante em 57

novidade de vida. Sois nascidos para Deus, e permaneceis sob a sano e poder dos trs santssimos seres do cu, que so capazes de guardar-vos de cair... Quando me sinto oprimida, e mal sei como me relacionar com a obra que Deus me deu para cumprir, apenas recorro aos trs grandes dignitrios e digo: Sabeis que eu no posso realizar esta obra por minhas prprias foras. Deveis operar em mim, e por mim, e por meu intermdio, santificando a minha lngua, santificando o meu esprito, santificando as minhas palavras. Ms 95, 1906 (7 MR 267). Estava a caminho do trono de Deus, para ser honrado pela hoste celestial. Revestido de autoridade ilimitada, deu a Seus discpulos sua comisso:Ide, ensinai todas as naes, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Esprito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que Eu vos tenho mandado; e eis que Eu estou convosco todos os dias, at consumao dos sculos. Mat. 28:19 e 20. AA, 29,30. Repetiu as palavras da comisso do Salvador aos discpulos: -Me dado todo o poder no Cu e na Terra. Portanto ide, e ensinai todas as naes, batizando-as em nome do Pai, e do Filho e do Esprito Santo. Mat. 28:18 e 19. Falou-lhes tambm da promessa de Cristo de enviar o Consolador, por cujo poder grandes sinais e maravilhas seriam feitos, e contou-lhes quo gloriosamente havia esta promessa sido cumprida no dia de Pentecoste. AA, 282,283. "Ao se submeterem os cristos ao solene rito do batismo, Ele registra o voto feito por eles de Lhe serem fiis. Esse voto seu compromisso de lealdade. Eles so batizados em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo. Acham-se assim unidos aos trs grandes poderes do Cu. Evangelismo, pg. 307. "Somos batizados em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo, e estes trs grandes poderes infinitos esto harmoniosamente comprometidos a trabalhar em nosso favor se cooperarmos com Eles. Med. Matinais 1992. Exaltai-O, pg. 110. "O batismo significa a maior e mais solene renncia do mundo. Mediante profisso, o eu morto com a vida de pecado. As guas cobrem o candidato, e na presena de todo o Universo feita uma mtua promessa. No nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo o homem imerso na sepultura lquida, sepultado com Cristo no batismo, e erguido da gua para viver uma nova vida de lealdade a Deus. Os trs grandes poderes no Cu so testemunhas, invisveis, mas presentes. SDA Bible Commentary, vol. 6, pg. 1.074" (Med. Matinais 1959, A f pela qual eu vivo, pg 146). Os trs grandes e gloriosos personagens celestiais esto presente na ocasio do batismo... Todo o cu representado por esses trs em relacionamento de concerto com a nova vida. Ms 45, 1904 (6MR 389). Cristo tornou o batismo a entrada para o Seu reino espiritual. Ele tornou isto uma condio positiva que todos devem acatar se desejam ser reconhecidos como estando sob a autoridade do Pai, do Filho e do Esprito Santo. 6BC 1075. Aps a alma crente ter recebido a ordenana do batismo, deve ter em mente que dedicado a Deus, a Cristo e ao Esprito Santo. Estes trs cooperam todos na grande obra do concerto cumprida pelo batismo vista do universo celestial. O pai, o Filho, o Esprito Santo recebem a alma crente num relacionamento de concerto com Deus. Ms 56, 1900 (6MR 163). A obra apresentada perante toda alma que reconhece sua f em Jesus Cristo pelo batismo e se 58

torna um recebedor do compromisso das trs pessoas -- o Pai, o Filho e o Esprito Santo. Ms 57, 1900 (6BC 959). Quando vos destes a Cristo, assumistes um compromisso na presena do Pai, do Filho e do Esprito Santo--os trs grandes dignitrios pessoais do cu. Ms 92, 1901 (7BC 959). Fazendo do batismo o sinal de entrada para o Seu reino espiritual, Cristo o estabeleceu como condio positiva qual tm de atender os que desejam ser reconhecidos como estando sob a jurisdio do Pai, do Filho e do Esprito Santo. II TS, 389. Simboliza o batismo solenssima renncia do mundo. Os que ao iniciar a carreira crist so batizados em nome do Pai, e do Filho e do Esprito Santo, declaram publicamente que renunciarem o servio de Satans, e se tornaram membros da famlia real, filhos do celeste Rei. II TS, 389. Os compromissos que assumimos no ato do batismo so assaz compreensivos. Em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo fomos sepultados com Cristo na semelhana de Sua morte e com Ele ressuscitamos na de Sua ressurreio, a fim de andarmos em novidade de vida. Nossa vida est vinculada de Cristo, e o crente deve lembrar-se de que da por diante est consagrado a Deus, a Cristo e ao Esprito Santo. II TS, 396. So recprocos os compromissos assumidos pela aliana espiritual que celebramos mediante o batismo. O homem, cumprindo sua parte numa obedincia tributada de corao, tem o direito de orar: Senhor,... manifeste-se hoje que Tu s Deus em Israel. O fato de que fomos batizados em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo uma garantia de que essas potncias nos assistiro em todos os nossos apertos, quando que os invoquemos. II TS, 396.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS CHRISTIANINI, Arnaldo B. Radiografia do Jeovismo. So Paulo: CPB, 1975. APOLINRIO, Pedro. As Pretensiosas Testemunhas de Jeov. So Paulo: IAE, 1981. GRUDEM, Wayne. Teologia Sistemtica. So Paulo: Vida Nova, 2000. WHIDDEN, Woodrow, et al. A Trindade. So Paulo: CPB, 2000.

... Que Deus abenoe os que procuram sinceramente a Verdade!


Edlson Constantino

59

You might also like