You are on page 1of 31

Pgina 1/31

Pgina 2/31

1. CONSIDERAES INICIAIS 1.1 OBJETIVO O presente projeto e memorial referem-se infra-estrutura das instalaes eltricas, telecomunicaes que receber o prdio em questo, com o objetivo de fixar condies e procedimentos para a obra de construo, onde ser instalado a sede da empresa LLM Soluo em Eletricidade. 1.2 DOCUMENTAO Consta o projeto de 07 (sete) documentos, assim discriminados: 01 Instalaes Eltricas Planta Baixa Prdio Administrativo e Pavilho da Produo Situao, Localizao e Entrada de Rede Instalaes Eltricas Planta Baixa Prdio Administrativo e Pavilho da Produo SPDA Instalaes Eltricas Planta Baixa Prdio Administrativo e Pavilho da Produo Iluminao Interna Instalaes Eltricas Planta Baixa Prdio Administrativo e Pavilho da Produo Tomadas de Uso Geral e Uso Especfico Instalaes Eltricas Planta Baixa Prdio Administrativo e Pavilho da Produo Iluminao Externa e Alimentadores Instalaes Eltricas Planta Baixa Prdio Administrativo e Pavilho da Produo Telecomunicao Instalaes Eltricas Planta Baixa Prdio Administrativo e Pavilho da Produo Quadros Eltrico de Fora e Comando

02

03

04

05

06

07

1.3 CONSIDERAES DE ILUMINAO

Pgina 3/31

A iluminao interna artificial do prdio foi projetada de forma a obter-se os nveis de iluminamento exigidos por norma para cada ambiente de trabalho. Devido a estes nveis optou-se por um sistema de iluminao fluorescente nos ambientes, pois teremos uma alta eficincia, boa reproduo de cores e um baixo consumo de energia. A distribuio das luminrias observa sempre a obteno de mxima difuso e o mnimo de ofuscamento. Os nveis foram atingidos mediante clculos de iluminao e dados tcnicos do sistema de iluminao e caractersticas dos ambientes, fornecidos pela rea de arquitetura. O mtodo de clculo utilizado o mtodo dos lmens, ou dos rendimentos, baseado nos fatores de utilizao das luminrias ITAIM, e caractersticas de cada ambiente de trabalho: dimenses da sala, nvel de iluminamento desejado, coeficiente de reflexo e fator de manuteno (que foi adotado um ndice geral de 0,85 por tratar-se de um ambiente limpo). Para efeito de clculos adotamos como fator de depreciao um perodo de manuteno de 5.000 horas, tempo mximo.

2. NORMAS E DEFINIES 2.1. NORMAS NACIONAIS Para a execuo dos servios devem ser seguidas as normas abaixo, sendo obrigatrias as da ABNT: - Execuo de Instalaes Eltricas de Baixa Tenso ABNT. - NBR 5410/2004, - Proteo de Estruturas Contra Descargas Atmosfricas. - NBR 5419,/2005 - Iluminao de Interiores NBR 5413/1992, - Reg. de Instalaes Consumidoras para Fornecimento em Tenses Secundrias RIC/2012, - Normas Tcnicas de Rede de Telefone Interno da BrT, - Proc. Bsico / Elaborao de Projetos de Cabeamento de Telecomunicaes NBR 14565/2000. Neste projeto e em sua execuo utilizaremos a Norma Reguladora NR10 Seguranas em Instalaes Eltricas e Servios em Eletricidade Publicada no Dirio Oficial do dia 08/12/2004 Portaria 598 do Ministrio do Trabalho e emprego, conforme o que segue: - O Projeto, Construo, Montagem, Operao, Manuteno das Instalaes Eltricas devero obedecer rigorosamente a NR-10.

Pgina 4/31

Esta Norma reguladora estabelece princpios gerais de Segurana ou complementares s Normas Tcnicas Brasileiras: Segurana em projetos; Pronturio das Instalaes Eltricas; Relatrio das Inspees da conformidade das instalaes; Torna obrigatrias as medidas de protees coletivas; Define um novo conceito de instalaes desenergizadas; Probe o trabalho individual nas instalaes de AT; Prev a habilitao prvia do trabalhador do setor eltrico; Prev a obrigatoriedade de procedimentos de trabalho para atuar em instalaes eltricas; Refora a obrigatoriedade de atendimento s Normas Tcnicas.

2.2. NORMAS INTERNACIONAIS Este projeto segue as seguintes normas internacionais de cabeamento: Norma TIA-569-B (Commercial Building Standard for Tele communications Pathways and Spaces) - define os aspectos de projeto da sala de equipamentos e armrios de telecomunicaes; Norma EIA/TIA 568-B (Commercial Building Telecommunications Wiring Standard)- especfica: Os requisitos mnimos para cabeamento de telecomunicaes dentro de um ambiente de escritrio; Topologia e distncias recomendadas; Meios de transmisso, por parmetros que determinam desempenho; Designaes de conectores e pinos, para garantir a interconectividade; Padro IEEE802.3 - define materiais utilizados no cabeamento tais como cabo par tranado, conectores RJ-45, tomadas RJ-45, cabos de fibra ptica e conectores de fibra ptica; Norma ASA C. 83.9 - especifica os racks; Norma ANSI/J-STD-607-A (Commercial Building Grounding (Earthing) and Bonding Requirements for Telecommunications). Define os requisitos de aterramento; Norma EIA/TIA Bulletin TSB-67 detalha como testar e certificar cabeamentos UTP instalados; Norma ANSI/TIA/EIA-606-A (Administration Standard for Commercial Telecommunications Infrastructure) define a codificao para determinar a funo de cada conector fmea (telefonia, dados e imagem). Norma ANSI/EIA-310-D (Cabinets, Racks, Panels, and Associated Equipment).

Pgina 5/31

3. DESCRIO DOS SERVIOS NO SISTEMA DE ENERGIA O sistema considerado em Baixa Tenso de 220/127V, 60 Hz. 3.1 ENTRADA DE ENERGIA A entrada de energia em Baixa Tenso (220/127V). 3.2 MEDIO Ser instalada uma medio em Baixa Tenso, tipo convencional. 3.3 ATERRAMENTO Haver um aterramento no Quadro de Medio (QM) e um sistema de aterramento do SPDA, ambos devero estar conectados. A partir da barra de terra desse QM sairo os condutores de proteo para todos os barramentos de terra (proteo) dos quadros eltricos do prdio. Todos os quadros eltricos de fora e comando sero interligados com a malha de aterramento. Toda e qualquer estrutura metlica, no destinada conduo de corrente eltrica, dever ser obrigatriamente aterrada. 3.5 QUADROS GERAIS DE BAIXA TENSO E ALIMENTADORES Ser implantado um QGBT, instalado na sala de quadros, alimentados a partir do QM, com alimentadores compostos por 5 cabos de #175mm (3F+N+T), conforme indicado nas plantas. Todos os alimentadores que partem dos QGBTs devero ser identificados por etiquetas acrlicas, da seguinte forma: Ser instalada uma etiqueta ao lado de cada disjuntor identificando a finalidade deste. O QGBT ter as seguintes caractersticas: Caracterizao: de sobrepor, fabricado em chapa 14 USG, com acabamentos nas partes aparentes, pintado com tinta epxi na cor RAL 7032. Dever possuir previso de disjuntor geral, e local para protetor de surtos ligados aps o disjuntor geral. As portas tero abertura atravs de dobradias e ser dotadas de fechadura movimentada por chave, permitindo a inverso do sentido de abertura da esquerda para direita e vice-versa. Os equipamentos e componentes instalados no interior dos quadros devero ser montados sobre bandejas removveis.

Pgina 6/31

O quadro ter espelho metlico, que visa evitar o contato do usurio com partes vivas da instalao, devendo ser articulado e dotado de fechadura com chave, para facilitar a manuteno. O espelho ter plaquetas identificando o nmero dos circuitos. Os barramentos sero de cobre eletroltico de teor de pureza maior que 99%, pintados nas cores vermelha(fase A), amarela(fase B), violeta(fase C), azul claro(neutro) e verde(terra). Os pontos de ligao recebero tratamento base de estanho e prata. Os barramentos, com capacidade compatvel com disjuntor geral, devero ser montados sobre isoladores de epxi ou premix, fixados por parafusos e arruelas zincados, de forma a assegurar-se perfeita isolao e resistncia aos esforos eletrodinmicos, em caso de curto-circuito de nvel mnimo de 20 kA. As interligaes entre barramentos sero dotadas de arruelas de presso. Disjuntor: O disjuntor geral do QGBT dever ser em caixa moldada, dotado de elemento trmico e magntico com capacidade de ruptura mnima de 45 kA / 220 VCA, com regulagem. Padro de referncia: Siemens, ABB, Merlin Gerin ou CHINT. Os disjuntores para os alimentadores com capacidade de ruptura a partir de 18kA / 220 VCA. Proteo Contra-Surtos: Dever ser instalado um protetor de surto de baixa tenso entre todas as fases e o neutro, tipo no curto-circuitante (pra-raios secundrios tipo varistor), com capacidade mxima de 40kA (Corrente nominal de 15kA), onda de 8 x 20us. 3.6 QUADROS DE DISTRIBUIO Toda a instalao de energia, ser subdividida em circuitos, que partiro dos quadros de Energia, devendo todos ser identificados com etiquetas para uso profissional em papel especial com proteo em vinil (BRADY, KRONE ou similar), tipo adesivas em PVC ou em material indelvel tipo plaquetas de acrlico, da seguinte forma: ser instalada uma etiqueta ao lado de cada disjuntor identificando o circuito que este protege, na fachada de cada quadro ser instalada uma etiqueta em acrlico com dimenses de 50 x 15 mm, identificando o quadro. Na parte interna da porta de cada quadro dever ser instalada planilha, plastificada, contendo a finalidade de cada circuito, de acordo com os quadros de cargas. Os quadros de energia sero de sobrepor ou de embutir, de acordo com as indicaes do projeto e com as seguintes caractersticas: Fabricados em chapa 16 USG, com acabamentos nas partes aparentes, pintado com tinta epxi na cor RAL 7032. Porta externa com fecho rpido e porta interna com dobradias e fecho tipo fenda. Barramento para trs fases tipo espinha de peixe, neutro e terra, para 150A, em cobre eletroltico 99%, dimensionado com esforo nominal e curto-circuito.

Pgina 7/31

Os disjuntores a serem instalados sero termomagnticos para proteo de todos os circuitos terminais, tipo mini disjuntores, com capacidade de curto de 6kA/240V (disj. at 63A) e 10kA/240V (acima de 63A). Devero ainda conter porta etiquetas acrlicas autoadesivas para identificao dos CD`s e circuitos com fitas adesivas de PVC identificando o nmero e descrio das salas. Os quadros devero possuir isolamento entre as cargas e as partes metlicas atravs de conectores isolantes, e seus barramentos devero ter isolamento termo retrteis. Para proteo de pessoas contra choques nos ambientes exigidos pela NBR 5410/2004 sero instalados nos quadros um dispositivo DR bipolar, em caixa moldada, com fixao para trilho DIN EN 50022, tenso nominal 220V, corrente nominal indicado no quadro de cargas, corrente nominal diferencial-residual de atuao 30mA, tipo A, de acordo com a norma IEC 61008. 3.7. REDES DE DISTRIBUIO DE ENERGIA 3.7.1.Tubulaes, Eletrocalhas, Perfilados e Caixas Existiro os seguintes sistemas e instalaes, a saber: perfilados com tampa, eletrodutos embutidos na parede ou piso e externos Os perfilados galvanizados sero 38x38mm, com tampa, tendo altura de instalao indicada em planta, sero fixados laje, atravs de suporte para perfilado e vergalho com rosca total, a cada 1,5m. Sero usados eletrodutos, curvas e luvas de ao galvanizado tipo leve II, quando instalados aparente devero ser pintados na mesma cor da parede em que se encontrarem. As curvas e luvas devero ser do mesmo material do eletroduto em uso e quando instalados sobre forro ou laje ser instalado um condulete, tipo (ver projeto) cada barra de eletroduto (3m). As tubulaes aparentes devero ser fixadas por meio de braadeiras tipo D, fecho em cunha, s paredes e forros, sempre de maneira a no interferir na esttica ou funcionalidade do local. A conexo dos eletrodutos com as caixas e os perfilados, dever ser feita com bucha e arruela, com acabamento esmerado, sendo estas em liga Zamac. Dever ser observada a continuidade eltrica do sistema de tubulao e caixas. Nos ambientes com piso elevado a Contratada dever seguir as especificaes descritas na Especificao de Materiais. A Contratada dever fazer a identificao em todas as caixas terminais de todos os circuitos. 3.7.2.Condutores Eltricos dos Circuitos Nas instalaes internas ao prdio os condutores sero de cobre eletroltico, pureza mnima 99,9%, srie mtrica, tipo antichama - BWF, isolamento de PVC, tenso de isolamento de 450/750V, temperaturas mximas do condutor:

Pgina 8/31

70C em servio contnuo, 100C em sobrecarga e 160C em curto-circuito, com seo mnima 1,5 mm. Nas instalaes subterrneas os condutores devero ter uma tenso de isolamento de 0,6/1,0kV, em EPR. Conforme NBR 13570, os condutores alimentadores devero ser cabos, de baixa emisso de fumaa e livre de halognio, que tragam gravados em relevo a marca de conformidade (NBR) com a norma que lhe for aplicvel, isolao 1,0 kV, tipo AFUMEX da Prysmian ou similar. Para o sistema de energia comercial usar condutores com isolao em camada dupla, com o seguinte encordoamento: classe 2: condutores encordoados, de #2,5 mm em diante. Sempre obedecendo, rigorosamente, o cdigo de cores a seguir: Fases....................cor vermelha. Neutros.................cor azul claro Retornos................cor preta. Proteo(terra).....cor verde.

Devero apresentar, aps a enfiao, perfeita integridade da isolao. Para facilitar a enfiao, poder ser utilizado parafina ou talco industrial apropriado. No sero admitidas emendas desnecessrias, bem como emendas fora das caixas de passagem; e as emendas necessrias devero ser soldadas e isoladas com fita auto-fuso e plstica, e as pontas devero ser estanhadas. 3.7.3. Interruptores e tomadas. Os interruptores e as tomadas a serem instalados sero do tipo Pial Plus, Prime Lunare Dcor ou Siemens Duomo Bianco, todos na cor branca, com espelhos modulares 2x4, (50x100mm), e teclas de acionamento modulares de forma a permitir acoplamentos conforme desejado. As tomadas sero com trs pinos redondos, conforme padro NBR14136 10/20A 250V. 3.7.4. Disjuntores e DR: Os disjuntores para correntes at 80A, devero ser utilizados minidisjuntores padro DIN (padro europeu), conforme NBR IEC 60898. Os disjuntores para correntes acima de 80 e at 125 A, devero ser utilizados disjuntores em caixa moldada, conforme norma NBR IEC 60947-2. Os disjuntores acima de 125A, disjuntores conforme norma NBR 5361. Devero ser utilizados disjuntores monopolares para circuitos de uma fase, disjuntores bipolares para circuitos de duas fases e disjuntores tripolares para circuitos trifsicos. Os mini-disjuntores tero capacidade de interrupo de 6kA (para 220VCA), em 60Hz, nos demais a capacidade de ruptura dos disjuntores dever ser especificada no Projeto Executivo. Devero garantir simultaneamente a proteo contra sobre-corrente e curtos-circuitos, devero possuir faixas de atuao C para o disparo instantneo.

Pgina 9/31

O Dispositivo DR dever atender ao seguinte: ser utilizados bipolares para circuitos de uma fase e neutro, e disjuntores tetrapolares para circuitos trifsico e neutro. A capacidade de ruptura dos DRs est especificada no Projeto Executivo, devero garantir a proteo contra corrente de fuga a terra. 3.8. SISTEMA DE ILUMINAO PRDIO ADMINISTRATIVO 7.1 Luminrias de embutir com aletas com duas Lmpadas Fluorescentes Tubulares. Modelo 3007 2xT16 28W Caracterizao: Luminria para iluminao de interiores, para duas lmpadas fluorescentes de 28 watts T16, de embutir, com corpo em chapa de ao tratada e pintura eletrosttica epxi-p na cor branca. Refletor em alumnio anodizado de alto brilho. Equipada com porta-lmpada antivibratrio em policarbonato, com trava de segurana e proteo contra aquecimento nos contatos. Rendimento 85%. Luminria quadrada de sobrepor para duas lmpadas fluorescentes compactas. Modelo Esmeralda 2xTC-D 26W. Caracterizao: Luminria quadrada de sobrepor para duas lmpadas fluorescentes compactas de 26W, duplas, dois pinos, corpo e aletas em chapa de ao tratada com acabamento em pintura eletrosttica epxi-p na cor branca. Refletor em alumnio anodizado de alto brilho. Necessita reator eletromagntico. Rendimento 61%. SISTEMA DE ILUMINAO PRDIO PAVILHO DA PRODUO Luminria pendente para duas lmpadas fluorescentes tubulares. Modelo 4650 2xT38 110W. Caracterizao: Luminria pendente para duas lmpadas fluorescentes de 110W. Corpo em chapa de ao tratada com acabamento em pintura eletrosttica epxi-p na cor branca. Refletor em alumnio anodizado de alto brilho. Alojamento do reator no corpo e instalao em perfilado atravs de duas suspenses tipo gancho I-45. Equipada com porta lmpada antivibratrio em policarbonato, com trava de segurana e proteo contra aquecimento nos contatos. 7.5 7.6 SISTEMA DE ILUMINAO EXTERNA Lmpada vapor de sdio 100W. Caracterizao: Emisso de luz branca dourada, eficincia energtica de at 120lm/W, vida mdia de at 32mil horas, posio de posicionamento universal. 3.9. CHECK-LIST DAS INSTALAES

7.2

7.3 7.4

Pgina 10/31

A Contratada dever, ao final dos servios, executar todos os procedimentos descritos no captulo 7 da NBR 5410/2004, ou seja, a Verificao Final, ensaios e medies e ensaios. Ao final da obra, a Contratada dever entregar um certificado de garantia das instalaes e servios executados nas instalaes eltricas por um perodo mnimo de 12 meses, a contar do recebimento dos servios, comprometendo-se ainda a atender chamados para correo de problemas detectados de sua responsabilidade, em um prazo mximo de 72 horas. 4. DESCRIO DOS SERVIOS DE TELECOMUNICAES 4.1 GENERALIDADES Este descritivo definir os procedimentos para o sistema de cabos de Telecomunicao, tubulao, caixas de passagem e distribuio, tomadas e painis de conexo para um sistema categoria 5e/6. Os servios de INSTALAO do cabeamento devero ser executados por Empresa Especializada e com experincia comprovada, com anuncia da Fiscalizao da obra. 4.2 ENTRADA DE TELEFONIA A entrada de telefonia ser area a partir do poste da Concessionria, com percurso indicado em planta especfica. Junto ao poste dever ser instalado eletroduto de ferro galvanizado a fogo 65mm, tipo pesado, at altura de trs metros a partir da caixa de telefonia e desta para a caixa padro Telebrs tipo R2/S1 com tampa de metal, existente junto ao poste. Desta caixa (R2), derivar um duto corrugado tipo Kanalex PEAD de 70mm at o rack (Patch Panels) principal existente na sala tcnica no primeiro piso do prdio administrativo. Do Patch Panels, alm dos eletrodutos de sada para as tomadas RJ11 e RJ45 do prdio administrativo, tambm sair um duto PEAD para o pavilho da produo, onde haver um mini rack TELECOM para as tomadas da fbrica. Estas tubulaes devero ser envelopadas em concreto nos trechos sujeitos ao trnsito de veculos. Dever ser lanado nesta tubulao arame guia, para facilitar futuro passagem do cabo de entrada, sendo este custa da Concessionria. Esta obra dever ser executada em conformidade com as normas e prticas das Concessionrias de Telefonia, especficas para o assunto. O cabo de entrada ser definido pela empresa de Telefonia que a LLM ir contratar e executado a suas expensas. 4.3 REDE PRIMRIA: No DG devero ser instalados 5 blocos de corte de engate rpido tipo LSA PLUS da KRONE ou similar, onde sero abertas as linhas externas. No mesmo DG devero ser instalados 5 blocos de corte de engate rpido tipo LSA PLUS da KRONE ou similar, com protetores contra surto. A partir destes devero ser lanado um cabo CI-50/50, troncos at a Central Telefnica, a ser instalada no Rack no CPD.

Pgina 11/31

4.4 ESPECIFICAES GERAIS O sistema deve permitir transmisso de sinais na freqncia de 600 MHz ou superior, devendo ser utilizado para transmisso de voz, dados e imagem, dentro das condies de infra-estrutura fsica apresentadas abaixo. Este descritivo define os procedimentos para a implantao de infraestrutura de cabos de comunicao, eletrocalhas, tubulaes, caixas de passagem e distribuio, tomadas e painis de conexo para um sistema categoria 6. Os servios de INSTALAO do cabeamento devero ser executados por Empresa Especializada e com experincia comprovada, com anuncia da fiscalizao da obra, pois os servios fornecidos devero ter garantia estendida de no mnimo 20 anos. Os pontos de sada junto aos postos de trabalho sero formados por tomadas modulares de 8 (oito) vias, com contatos banhados a ouro na espessura mnima de 1,27 mm, padro RJ-45. Devero obedecer s caractersticas tcnicas estabelecidas pela norma ANSI/TIA/EIA-568-B.2 para categoria 6 (600 MHz). A conexo de cada terminal/estao tomada RJ45 dever ser executada com a utilizao de cordes com o uso de plugues machos RJ45 nas extremidades (patch cords). A interligao entre os patch-panels de cabeamento horizontal e os painis de conexo 110 IDC devero ser executados com patchcords com uma extremidade com conector 110 IDC e outra com RJ-45. Estes cordes devem ser executados pelo fabricante dos produtos de cabeamento. Estes patch-cords devero ter as caractersticas a seguir definidas: Dever ser feito o fornecimento de Line Cord manufaturados e testados de fbrica, conforme tabela abaixo: Tipo Patch-cord amarelo, com 1,0m, sem cover Patch-cord verde, com 1,0m, sem cover Line Cord azul, com 3m de comprimento, com cover Quantidade Indic. Oramento Indic. Oramento Indic. Oramento Aplicao Interligao dos patch-panels de cabeamento horizontal aos switches Interligao dos patch-panels de cabeamento horizontal aos patch panels de ramais do PABX. interligao dos terminais s tomadas

4.6. EXECUO DOS SERVIOS 4.6.1. Cabos

O cabeamento horizontal a ser instalado constituir-se- de cabos de pares tranados no-blindados (UTP) com classe de flamabilidade tipo CM, com exceo nos ambientes SMP e CENOP, no 3 Pavimento, que devero ter classe de flamabilidade tipo CMR, pois partiro do Rack no CPD, categoria 6, slidos, entre os pontos de utilizao e os Patch Panels (distribuidor).

Pgina 12/31

O cabeamento de backbone a ser instalado ser lanado em eletrodutos de PVC rgido de 25mm e constituir-se- de cabos de pares tranados noblindados (UTP) com classe de flamabilidade tipo CMR, categoria 6, slidos, entre os switchs dos racks de cada pavimento e os Patch Panels em categoria 6 (distribuidor) de backbone no rack indicado, no CPD. A filosofia adotada foi um cabo para cada switch e um cabo reserva por pavimento. 4.6.2. Distribuidores/Patch Panel, Rack e Acessrios

Os cabos do cabeamento horizontal acima descritos partiro, sempre, de "distribuidores" - Patch Panels Categoria 6, com tomadas do tipo RJ-45 - montados em rack nas posies indicadas no projeto, onde partiro os cabos at os diversos pontos de utilizao. No caso acima, devero ser instalados organizadores de cabos, de forma que os cordes dos distribuidores acima citados (Patch Cords) no venham a ficar soltos sobre o painel, obstruindo a viso das plaquetas de identificao e o acesso s portas RJ-45. Para cada um dos patch panels instalado no rack dever ser instalado um organizador horizontal de cabos de 01 unidade de altura e um mdulo cego de 01 unidade de altura (frente falsa). 4.6.3. . Identificao

Os cabos entre Patch Panel e tomadas (pontos de utilizao) devero receber identificao permanente em cada uma das extremidades, conforme segue, utilizando-se anilhas plsticas: Entre Patch Panel e as Tomadas de telecomunicaes XX-Lyy onde : XX- pavimento do ponto yy que identifica o nmero da tomada de comunicao de sinal 4.6.4. Certificao do Cabeamento

:1. Antes do recebimento da obra, Contratada dever proceder aos testes de performance de toda a instalao executada (cabos, tomadas, painis, patch-cords, patch-cables, etc.), com vistas comprovao da conformidade com a Norma ANSI/TIA/EIA-568-B. :2. Para tanto ser exigida a utilizao de testador de cabos UTPCategoria 5e, para o cabeamento horizontal e Categoria 6 para o backbone, nvel II; :3. A Contratada apresentar os relatrios gerados pelo aparelho, devidamente datados (coincidente com a data do teste) e firmados pelo Responsvel Tcnico da instalao; :4. No sero aceitos testes por amostragem, devendo ser testados todos os cabos, tomadas e painis: :5. Efetuar o teste do cabeamento pela opo link.

Pgina 13/31

6. SISTEMA DE PROTEO CONTRA DESCARGAS ATMOSFRICAS 6.1 Consideraes Gerais:

Conforme a NBR 5419/2005, em seu item 4.2, um Sistema de Proteo Contra Descarga Atmosfrica (SPDA), projetado e instalado conforme a presente norma, no pode assegurar a proteo absoluta de uma estrutura, de pessoas e objetos. Entretanto, a aplicao desta norma reduz de forma significativa os riscos de danos devido descarga atmosfrica. 6.2 Sistema de Proteo Adotado

Pela NBR 5419/2005 e emenda 1 de 2005, poderamos adotar como S.P.D.A. o mtodo Franklin, porm aspecto de ordem tcnico e esttico fez com que adotssemos o mtodo de gaiola de Faraday. baseado na descoberta de Faraday, de que os corpos encerrados em uma caixa ou em uma gaiola metlica ficam protegidos contra descargas externas. O campo eltrico nulo, razo pela qual no aparecem as diferenas de potencial entre dois pontos quaisquer no seu interior. Baseado na teoria elaborada por Franklin, segundo a qual uma haste metlica com ligao contnua ao solo tem a propriedade de atrair para si os raios que de outra forma cairiam em suas proximidades. 6.2 Sistema de captao

A captao ser realizada atravs da malha Faraday, composta por condutores de cobre nu de 35mm. O sistema de fixao ser atravs de terminal de presso em lato, tipo prensa com quatro parafusos. Todas as conexes devero ser realizadas com solda exotrmica. 6.3 Sistema de Descida

As baixadas sero feitas por condutor de cobre nu de 16mm, que viro desde a gaiola de Faraday, at a malha de aterramento. O sistema de fixao ser atravs de terminal de presso em lato, tipo prensa com quatro parafusos. A distncia entre um terminal e outro no dever ultrapassar 1m.

6.4

Sistema de Aterramento

Pgina 14/31

Ser adotado um aterramento natural pelas fundaes, usando os Re Bares e as armaduras de ao das fundaes. Junto as fundaes devero ser feitas amarraes entre o Re Bar e a ferragem das fundaes. E esta sendo criado um sistema de aterramento vertical composto por hastes Cooperweld de ao cobreado 3/4"x3000mm de alta camada, devendo ser instalada uma caixa de inspeo tipo solo com bojo em PVC e tampa de ferro em cada haste, e estas hastes devero ser interligadas entre si por cabo de cobre nu #50mm, aterramento horizontal,, por soldas exotrmicas, enterrado numa profundidade de 600mm. Esse sistema de aterramento dever ser conectado ao TAP a ser instalada na Subestao. 6.5 Resistncia da Malha de Aterramento

A resistncia do sistema de aterramento dever ser inferior a 10,0 Ohm em qualquer poca do ano e com qualquer condio de solo. Caber Contratada apresentar atestado de medio deste aterramento. 6.6 Outros

Para que este sistema seja executado com sucesso e com o menor custo, dever ser iniciado junto com a fundao da edificao, sendo importante o acompanhamento de pessoa responsvel pela obra, para conferir a presena da barra nos pilares e fundao. A emenda das barras dever ser feita de forma a que haja um transpasse de 20cm. No encontro das ferragens com os vergalhes longitudinais dos pilares, dever ser feita uma interligao atravs de ferro de construo com dimetro 3/8 (10mm), transpassados de 20cm na vertical e na horizontal em forma de L, devendo ser interligado em primeiro lugar na barra do SPDA e as demais ferragens do pilar, uma sim, uma no, em posies alternadas. Este projeto no poder sofrer modificaes sem a prvia autorizao do projetista. O sistema dever ter uma manuteno preventiva anual e sempre que atingido por descargas atmosfricas, para verificar eventuais irregularidades e garantir a eficincia do SPDA. 6.7 Equipotencializao de potencial

A partir do TAP instalado na subestao transformadora 1 dever ser levado cabo de cobre n #35mm at os TAS indicados nas plantas, a partir destes sero aterradas todas as carcaas dos quadros, e uma interligao com o pilar mais prximo.

Pgina 15/31

7. ESPECIFICAO DE MATERIAIS 1. PRODUTO: Eletrodutos de Ferro Galvanizado Caracterizao: de ao galvanizado tipo leve II, em barras de 3 metros, com curvas e luvas de raio longo (raio igual ou superior a dez vezes o seu dimetro interno) Aplicao: Proteo de cabos eltricos, alarme e de telecomunicaes 2. PRODUTO: Eletrodutos de PVC Rgido Caracterizao: de PVC rgido, em barras de 3 metros, com curvas e luvas de raio longo (raio igual ou superior a dez vezes o seu dimetro interno) Aplicao: Proteo de cabos eltricos e de telecomunicaes 3. PRODUTO: Luvas e Curvas Caracterizao: Luvas e curvas no mesmo material da tubulao em que forem ser instaladas Aplicao: Emendas de tubulaes da rede eltrica e de comunicaes 4. PRODUTO: Buchas, Arruelas e Boxes Caracterizao: acessrios para eletrodutos fabricados em liga metlica. Aplicao: Terminaes de eletrodutos metlicos ou flexveis em caixas, calhas e suportes diversos. 5. PRODUTO: Acessrios para fixao para dutos Caracterizao: tirantes, vergalhes, abraadeiras (tipo cunha) e suspenses em ferro galvanizado. Fabricantes que informam atender especificao: Sisa, Mopa, Bandeirantes ou equivalente Aplicao: fixao de eletrodutos, eletrocalhas em paredes e forros. 6. PRODUTO: Caixas de passagem de alumnio Caracterizao: Liga em alumnio fundido. Aplicao: Tubulaes da rede eltrica e de telecomunicaes 7. PRODUTO: Curva horizontal 90, curva vertical interna 90, curva vertical externa 90, T vertical de derivao, terminal de fechamento, juno dupla(emenda interna), sada horizontal para eletroduto e outros acessrios

Pgina 16/31

Caracterizao: compatveis e com as mesmas caractersticas da eletrocalha selecionada Aplicao: proteo de cabos eltricos e de telecomunicaes

8. PRODUTO: Perfilado metlico liso 38x38mm em barras de 6m, galvanizada Caracterizao: Tipo liso em chapa 16, com tampa, galvanizada, com dimenses indicadas em projeto. Aplicao: proteo de cabos do sistema de energia e fixao de braadeiras na coluna montante. 9. PRODUTO: Suporte para tomadas de comunicao. Caracterizao: placa de parede 2x4 para suporte de dois mdulos RJ-45 em instalao embutida, espelho na cor branca, em ABS alto brilho. Aplicao: Fixao e suporte de tomada de comunicao.

10. PRODUTO: Interruptores e Tomadas: Caracterizao: Os interruptores e as tomadas a serem instalados sero do tipo PRIME- Lunare Decor, PIAL- Pialplus ou SIEMENS Duomo Bianco, com espelhos modulares 2x4", (50x100mm), e teclas de acionamento modulares de forma a permitir acoplamentos conforme desejado. Aplicao: Nas caixas 50x100mm para comando da iluminao ou ponto de fora para equipamentos.

11. PRODUTO: Fita isolante Caracterizao: fita anti-chama convencional e auto-fuso. Aplicao: Isolamento de emendas de cabos eletrolticos. 12. PRODUTO: Prensa cabos Caracterizao: Em liga de alumnio injetado, dotado de bucha cnica elstica e arruela de alumnio. Aplicao: Sada de cabos eltricos e de comunicao de caixas.

13. PRODUTO: Terminal de presso pr-isolado tipo anel 4mm para cabos de 2,5mm2.

Pgina 17/31

Caracterizao: Terminal de presso pr-isolado tipo anel, espessura de 0,81mm, para cabos de 2,5mm2, em cobre eletroltico revestido de estanho por processo de eletrodeposio. Aplicao: Terminao de cabos flexveis 14. PRODUTO: Caixa de alumnio fundido para instalao aparente, para sada ou passagem. Caracterizao: Tipo condulete Aplicao: em caixas de sada ou passagem de instalaes aparentes com eletrodutos metlicos. 15. PRODUTO: Cabo flexvel BWF, 750V, NBR-6148 Caracterizao: Cabo flexvel (encordoamento classe 4) com isolao slida de cloreto de polivinila (PVC). Tenso de isolamento : 450/750V;Temperaturas mximas do condutor: 70oC em servio contnuo, 100 oC em sobrecarga e 160oC em curto-circuito. Normas aplicveis: NBR-6880; NBR-6148; NBR-6245; e NBR-6812. Aplicao: Em eletrodutos aparentes e embutidos; em molduras; em calhas; em quadros de distribuio ou cubculos (fiao interna). A isolao dever obrigatoriamente ser identificada por cores, a saber: vermelha para fase; azulclaro para neutro; verde para terra. As emendas devero se restringir ao mnimo indispensvel e se localizarem sempre em caixas de passagem ou de sada. Nas extremidades dos condutores, sero crimpados terminais do tipo presso de formato compatvel para cada caso. 16. PRODUTO: Cabo com isolao em PVC 0,6/1kV, NBR-7288. Caracterizao: Cabo com isolao slida extrudada de cloreto de polivinila (PVC). Tenso de isolamento: 1kV; Temperaturas mximas do condutor: 70C em servio contnuo, 100C em sobrecarga e 160C em curto-circuito. Normas aplicveis: NBR-6880; NBR-7288; NBR-6245; e NBR-6812. Aplicao: Cabos de redes externas, subterrneas.

17. PRODUTO: Cabo AFUMEX , 0,1kV, NBR-13.248 Caracterizao: Cabo indicado para instalaes em locais que seja necessrio maior segurana para as pessoas, patrimnio e equipamentos. Estes possuem baixa emisso de fumaa de gases txicos, e zero gs corrosivo em caso de incndio. Com isolado LSOH, Tenso de isolamento: 0,1kV, Temperaturas mximas do condutor: 70oC em servio contnuo, 100 oC em sobrecarga e 160oC em curto-circuito.

Pgina 18/31

Fabricantes que informam atender especificao: Prysmian. Produto: Cabo Afumex . Aplicao: Nos alimentadores lanados nos leitos. 18. PRODUTO: Disjuntor termomagntico unipolar, bipolar, tripolar Caracterizao: Disjuntor termomagntico, tipo mini-disjuntor, fabricado em poliamida reforada, com sistema de fixao atravs de garras(fixao bolt-on), com terminais protegidos com aperto elstico para cabos at 50mm2, ou barras at 12,7mm, identificao indelvel da posio liga-desliga, corrente nominal e classificao de faixa de atuao do disparo magntico-tipo B ou C, segundo a IEC 898, com capacidade de curto de 5kA/240V (disj. at 63A) e 10kA/240V (acima de 63A), em 60Hz, Aplicao: quadros de energia. 19. PRODUTO: Disjuntor termomagntico tripolar Caracterizao: Disjuntor termomagntico em caixa moldada, capacidade de interrupo de 18kA e 45kA (para 380VCA), em 60Hz, conforme indicao em planta. Aplicao: Quadros de energia QGBTs

20. Proteo contra surto (limitador de sobretenses) Sero empregados dispositivos de proteo contra sobrecorrente de origem atmosfrica, tipo centelhador, com as seguintes caractersticas: QGBTs Centelhador para zona T (classe B), Capacidade dos centelhadores: 25 kA, (10/350 ns), Energia: 160 kJ/ , Tenso residual: 4 kV, Tenso nominal: UN=230 VCA/ 60 Hz, Tenso mxima contnua em funcionamento: 400 VAC Fases A, B, C 3x(LA-25-B) Neutro 1x(LA-60-B)

21. PRODUTO: Cabos Telefnicos CI-50/50 Caracterizao: So constitudos por condutores de cobre recozidos, estanhados e isolados em PVC. O conjunto de pares recoberto por capa externa de PVC na cor cinza. Normas Aplicveis: Telebrs SPT-235-310-702.

Pgina 19/31

Fabricantes que informam atender especificao: FURUKAWA ou equivalente. Aplicao: interligaes entre backbone de voz e atendimento de TP.

22. PRODUTO: Cabo de Comunicaes UTP, 4 pares, Categoria 6 Caracterizao: Cabo UTP(no-blindado), 4 pares tranados, fios slidos, Categoria 6 (para 600 MHz), 100 ohms, taxa de transmisso de at 1Gbps, possuir certificado de performance eltrica (Verified) pela UL ou ETL, conforme especificaes da norma ANSI/TIA/EIA-568-B.2-1 e ISO/IEC 11801 bem como certificado para flamabilidade (UL Listed) CMR conforme UL ; Apresentar Certificao ETL ou UL em conformidade com a norma ANSI EIA/TIA 568B.2-1 impressa na capa; Ser composto por condutores de cobre slido; capa externa em PVC no propagante chama, na cor azul; Possuir impresso na capa externa nome do fabricante, marca do produto, com gravao dia/ms/ano - hora de fabricao para rastreamento de lote, dever possuir tambm na capa externa gravao seqencial mtrica decrescente de 305m a zero que permita o reconhecimento imediato pela capa, do comprimento de cabo residual dentro da caixa; Ser certificado atravs do Teste de POWER SUM, comprovado atravs de catlogo e/ou folder do fabricante; Dever ser apresentado atravs de catlogos, testes das principais caractersticas eltricas em transmisses de altas velocidades (valores tpicos) de ATENUAO (dB/100m), NEXT (dB), PSNEXT(dB), SRL(dB), ACR(dB), para freqncias de 100, 200, 350 e 550Mhz; O cabo utilizado dever possuir certificao Anatel impressa na capa externa; Embalagem utilizada deve ser do tipo Reel in a Box RIB, que garante que a performance eltrica do cabo no ser diminuda aps instalao; Normas Aplicveis: ANSI/TIA/EIA-568B.2 Categoria 6 Fabricantes que informam atender especificao: FURUKAWA ou equivalente. Aplicao: Cabeamento de comunicaes de interligao entre os racks (backbone). 23. PRODUTO: Tomada RJ-45, Categoria 6 Exceder as caractersticas eltricas contidas na norma ANSI/TIA/EIA-568-B.2-1 Categoria 6 e a FCC part. 68.5 (EMI - Interferncia Eletromagntica); Possuir Certificao UL LISTED e UL VERIFIED; O fabricante preferencialmente dever apresentar certificao ISO 9001 e ISO 14001;

Pgina 20/31

Ter corpo em material termoplstico de alto impacto no propagante chama que atenda a norma UL 94 V-0 (flamabilidade); Possuir protetores traseiros para as conexes e tampa de proteo frontal (dust cover) removvel e articulada com local para insero, (na prpria tampa), do cone de identificao (ANSI/EIA/TIA-606-A); Possuir vias de contato produzidas em bronze fosforoso com camadas de 2,54 m de nquel e 1,27 m de ouro; Apresentar disponibilidade de fornecimento nas cores (branca, bege, cinza, vermelha, azul, amarela, marrom, laranja, verde e preta); O keystone deve ser compatvel para as terminaes T-568A e T-568B, segundo a ANSI/TIA/EIA-568-B.2; Possuir terminao do tipo 110 IDC (conexo traseira) estanhados para a proteo contra oxidao e permitir insero de condutores de 22 AWG a 26 AWG, permitindo ngulos de conexo do cabo, em at 180 graus; Suportar ciclos de insero, na parte frontal, igual ou superior a 750 (setecentas e cinqenta) vezes com conectores RJ-45 e 200 inseres com RJ11; Suportar ciclos de insero, igual ou superior a 200 (duzentas) vezes com terminaes 110 IDC; Possibilitar o perfeito acoplamento com a tomada para conexo do RJ 45 fmea, uma e duas posies, e com os espelhos para conexo do RJ 45 fmea de duas, quatro e seis posies; Os contatos IDC devem ser em ngulo de 45 para melhor performance eltrica; Identificao do conector como Categoria 6 (C6), gravado na parte frontal do conector; Fornecido com instruo de montagem na lngua Portuguesa; Terminais de conexo em bronze fosforoso estanhado, padro 110 IDC, para condutores de 22 a 26 AWG; Possuir certificao de canal para 4 conexes por laboratrio de 3 a. Parte. Fabricantes que informam atender especificao: FURUKAWA ou equivalente. Aplicao: Pontos de cabeamento estruturado horizontal. 24. PRODUTO: Painel de conexo (patch panel) com tomadas RJ-45, Categoria 6 Caracterizao: Exceder as caractersticas eltricas contidas na norma ANSI/TIA/EIA-568-B.2-1 Categoria 6 e a FCC part. 68.5 (EMI - Interferncia Eletromagntica); Possuir Certificao UL LISTED e UL VERIFIED, tendo o selo das mesmas impressas no produto;

Pgina 21/31

O fabricante preferencialmente dever apresentar certificao ISO 9001 e ISO 14001; Painel frontal em material termoplstico de alto impacto, no propagante a chama que atenda a norma UL 94 V-0 (flamabilidade), com porta etiquetas de identificao em acrlico para proteo; Apresentar largura de 19", conforme requisitos da norma ANSI/TIA/EIA-310D e altura de 1 U ou 44,5 mm, para 24 portas; Ser disponibilizado em 24 portas com conectores RJ-45 fmea na parte frontal, estes devem ser fixados a circuitos impressos (para proporcionar melhor performance eltrica); Estes (circuitos impressos), devem ser totalmente protegidos (tampados) por um mdulo em material termoplstico de alto impacto, no propagante a chama que atenda a norma UL 94 V-0 (flamabilidade), para proteo contra sujeira e curto circuito; Estes (circuitos impressos), devem ser totalmente protegidos (tampados) por um mdulo em termoplstico de alto impacto, no propagante a chama que atenda a norma UL 94 V-0 (flamabilidade), para proteo contra sujeira e curto circuito; Os contatos IDC devem ser em ngulo de 45 para melhor performance eltrica; Os conectores fmea RJ-45 devem possuir as seguintes caractersticas: Atender a ANSI/TIA/EIA-568-B.2-1 Categoria 6 e a FCC part. 68.5 (Interferncia Eletromagntica), ter corpo em termoplstico de alto impacto no propagante a chama que atenda a norma UL 94 V-0 (flamabilidade), possuir vias de contato produzidas em bronze fosforoso com camadas de 2,54 m de nquel e 1,27 m de ouro, possuir terminao do tipo 110 IDC (conexo traseira) estanhados para a proteo contra oxidao dispostos em 45 graus, permitindo insero de condutores de 22 AWG a 26 AWG; Identificao do fabricante no corpo do produto; Possuir local para aplicao de cones de identificao (para codificao), conforme requisitos da norma ANSI TIA/EIA 606-A; Ser fornecido com guia traseiro perfurado, em material termoplstico de alto impacto, no propagante a chama que atenda a norma UL 94 V-0 (flamabilidade) com possibilidade fixao individual dos cabos, proporcionando segurana, flexibilidade e rapidez na montagem; Ser fornecido com acessrios para fixao dos cabos (velcros e cintas de amarrao); Possuir identificao seqencial das portas na parte traseira do Patch Panel, correspondente a identificao das portas na parte frontal (facilitando manuteno e instalao); Suportar ciclos de insero, na parte frontal, igual ou superior a 750 (setecentas) vezes com conectores RJ-45 e 200 inseres com RJ11;

Pgina 22/31

Suportar ciclos de insero, igual ou superior a 200 (duzentas) vezes com terminaes 110 IDC; Possuir em sua estrutura, elementos laterais em material metlico, que eliminem o risco de toro do corpo do Patch Panel; Ser compatvel com conectores RJ11; Ser fornecido em mdulos de 8 posies; Permitir a instalao de sistemas de limitao de acesso fsico, dispositivos do tipo trava de Patch Cord; Fornecido com instruo de montagem na lngua Portuguesa; Compatvel com as terminaes T568A e T568B, sem a necessidade de trocas de etiqueta; Normas Aplicveis: ANSI/TIA/EIA-568-B.2-1 Categoria 6 Fabricantes que informam atender especificao: FURUKAWA ou equivalente. Aplicao: Nos Racks. 25. PRODUTO: Painel de conexo (patch panel) 110 IDC, Categoria 5e Exceder as caractersticas eltricas contidas na norma ANSI/TIA/EIA-568-B.2 Categoria 5e e a FCC part 68.5 (Interferncia Eletromagntica); Os blocos de conexo devem possuir corpo em material termoplstico de alto impacto no propagante chama (UL 94 V-0); O produto deve ser composto por 01 painel confeccionado em ao, com proteo contra corroso, pintura de alta resistncia a riscos e com acabamento em epxi na cor preta, 02 blocos de conexo 110 IDC sem pernas de 50 pares ou 100 pares, 02 organizadores de cabos fixos na parte traseira do painel, para a verso de 200 pares e 01 sistema de organizao frontal dos cabos de manobra; Apresentar largura de 19, conforme requisitos da norma ANSI/TIA/EIA-310D, com 4Us de altura para a verso de 200 pares e 2 U, para a verso de 100 pares; Os produtos devem ser fornecidos em apenas um nico part number para facilitar o gerenciamento e a especificao para os instaladores; Possuir certificao UL LISTED; O fabricante dever possuir certificao ISO 9001 E ISO 14001; Fabricantes que informam atender especificao: FURUKAWA ou equivalente. Aplicao: Nos Racks. 26. PRODUTO: Cordo de Conexo Patch Cable - Categoria 6

Pgina 23/31

Exceder as caractersticas eltricas contidas na norma ANSI/TIA/EIA-568-B.2-1 Categoria 6; Possuir caractersticas eltricas e performance testada em freqncias de at 250 MHz; O fabricante preferencialmente dever possuir certificao ISO 9001 e ISO 14001; Devero ser montados e testados em fbrica, com garantia de desempenho; O acessrio deve ser confeccionado em cabo par tranado, UTP Categoria 6 (Unshielded Twisted Pair), 24 AWG x 4 pares, composto por condutores de cobre flexvel, multifilar, isolamento em poliolefina e capa externa em PVC no propagante a chama, conectorizados RJ-45 macho Categoria 6 nas duas extremidades, estes conectores (RJ-45 macho), devem atender s especificaes contidas na norma ANSI/TIA/EIA-568-B.2-1 Categoria 6 e a FCC part. 68.5 (Interferncia Eletromagntica), ter corpo em material termoplstico de alto impacto no propagante a chama que atenda a norma UL 94 V-0 (flamabilidade), possuir vias de contato produzidas em bronze fosforoso com camadas de 2,54 m de nquel e 1,27 m de ouro, para a proteo contra oxidao, garras duplas para garantia de vinculao eltrica com as veias do cabo; Possuir classe de flamabilidade no mnimo CM; Possuir classe de flamabilidade impressa na capa, com o correspondente nmero de registro (file number) da entidade certificadora (UL); O cabo deve apresentar Certificao ETL em conformidade com a norma ANSI/TIA/EIA-568-B.2-1 (stranded cable) ; Dever ser utilizado para manobras entre painel de conexo (Patch Panel) e os equipamentos; Disponvel nas terminaes T-568A e T-568B, segundo Norma ANSI/TIA/EIA-568B; Deve ser disponibilizado pelo fabricante em pelo menos 8 cores atendendo s especificaes da ANSI/TIA/EIA-606-A; O cabo utilizado dever possuir certificao Anatel impressa na capa; Possuir certificao de canal para 4 conexes por laboratrio de 3 a. Parte. Fabricantes que informam atender especificao: FURUKAWA ou equivalente. Aplicao: Nas manobras entre Patch-Panel e os equipamentos. 27. PRODUTO: Cordo de Conexo Patch Cable RJ-45/110-IDC - Categoria 6 Atender as especificaes contidas na norma ANSI/TIA/EIA-568-B.2-1 Categoria 6; Possuir caractersticas eltricas e performance testada em freqncias de at 250 MHz;

Pgina 24/31

Possuir certificao UL Listed. Devero ser confeccionados e testados em fbrica; Possuir classe de flamabilidade no mnimo CM; O fabricante dever possuir certificao ISO 9001 E ISO 14001; Confeccionados em cabo par tranado, UTP (Unshielded Twisted Pair) de 4 pares, composto por condutores de cobre flexvel, multifilar, isolamento em poliolefina e capa externa em PVC no propagante a chama, conectorizados RJ-45 macho Categoria 6 nas duas extremidades, numa verso ou RJ-45 macho Categoria 6 e conectores 110 IDC Categoria 6 na outra extremidade; O cabo utilizado dever possuir certificao Anatel impressa na capa. Fabricantes que informam atender especificao: FURUKAWA ou equivalente. Aplicao: Nas manobras entre Patch-Panel e os Painel de conexo 110IDC. Fabricantes que informam atender especificao: FURUKAWA ou equivalente. Aplicao: Nas manobras entre Patch-Panel e os equipamentos. 28. PRODUTO: Cordo de Conexo Line Cord - Categoria 6 Exceder as caractersticas eltricas contidas na norma ANSI/TIA/EIA-568-B.2-1 Categoria 6; Possuir caractersticas eltricas e performance testada em freqncias de at 250 MHz; Possuir classe de flamabilidade no mnimo CM; O fabricante preferencialmente dever possuir certificao ISO 9001 e ISO 14001; Devero ser montados e testados em fbrica, com garantia de performance; Possuir certificao UL LISTED; O acessrio deve ser confeccionado em cabo par tranado, UTP Categoria 6 (Unshielded Twisted Pair), 24 AWG x 4 pares, composto por condutores de cobre flexvel, multifilar, isolamento em poliolefina e capa externa em PVC no propagante a chama, conectorizados RJ-45 macho Categoria 6 nas duas extremidades, estes conectores (RJ-45 macho), devem atender s especificaes contidas na norma ANSI/TIA/EIA-568-B.2-1 Categoria 6 e a FCC part. 68.5 (Interferncia Eletromagntica), ter corpo em material termoplstico de alto impacto no propagante a chama que atenda a norma UL 94 V-0 (flamabilidade), possuir vias de contato produzidas em bronze fosforoso com camadas de 2,54 m de nquel e 1,27 m de ouro, para a proteo contra oxidao, garras duplas para garantia de vinculao eltrica com as veias do cabo; Possuir classe de flamabilidade impressa na capa, com o correspondente nmero de registro (file number) da entidade Certificadora (UL);

Pgina 25/31

O Cabo utilizado deve apresentar Certificao ETL em conformidade com a norma ANSI/TIA/EIA-568-B.2-1 (stranded cable) ; Adapter Cable dever ser utilizado para interligao entre a tomada lgica e a estao de trabalho; Deve possuir capa protetora (bota) do mesmo dimensional do RJ-45 plug e proteo lingeta de travamento. Esta capa protetora deve ajudar a evitar a curvatura excessiva do cabo em movimentos na conexo; Deve ser disponibilizado pelo fabricante em pelo menos 8 cores atendendo s especificaes da ANSI/TIA/EIA-606-A; O cabo utilizado dever possuir certificao Anatel impressa na capa; Possuir certificao de canal para 4 conexes por laboratrio de 3 a. Parte. Fabricantes que informam atender especificao: FURUKAWA ou equivalente. Aplicao: Interligao entre a tomada lgica e a estao de trabalho 29. PRODUTO: Rack 19, tipo gabinete fechado, com 44U de altura Caracterizao: Padro 19, fechado, com altura de 44Us, com estrutura em ao SAE1010/1020 #16, com as laterais e fundos removveis, porta frontal de ao com visor em acrlico ou cristal e fechadura. Com ps niveladores Com profundidade de 570mm. Com pintura eletrosttica-p na cor grafite, devendo possuir calha eltrica com um mnimo de 8 tomadas bipolares com terra ( 2P+T, 15 A/ 250V) universais a serem fixadas no interior do rack, dever possuir nas laterais frontais e traseiras portas basculantes para acomodamento e administrao do cabeamento, anexar cpia do catlogo para anlise. Para o rack de 44U devero ser previstas duas bandejas fixas e duas mveis. Normas Aplicveis: ANSI/EIA-310-D Aplicao: Para colocao dos elementos ativos e paineis distribuidores, patch panels, etc.. 30. PRODUTO: Piso Elevado O piso elevado ser sem utilizao de condutos/eletrocalhas: nas reas de piso elevado, a cabeao eltrica dever ser toda modular, com a utilizao de dutos com blindagem metlica flexvel e fornecida montada, utilizando-se conectores polarizados e de engate rpido para as conexes; a distribuio de energia modular a ser implementada dever ser composta por nove condutores (tipo cabo), sendo: quatro fases de 2,5 mm, quatro neutros de 2,5 mm, e um terra exclusivo para o sistema de tomadas de 10A acondicionados em dutos com blindagem metlica flexvel, dispensando o uso de condutos e/ou eletrocalhas metlicas,

Pgina 26/31

propiciando a isolao interferncia eletromagntica; cada linha do sistema modular de nove condutores dever estar dimensionada para atender at dezesseis caixas de tomadas distribudas em quatro circuitos estabilizados, na tenso de 127 V, tomando como base o consumo mdio de 300 VA por posto de trabalho; os quadros de distribuio de energia devero garantir que haja comunicao com a regio inferior ao piso elevado para a passagem dos sistemas modulares. Material: Devero apresentar as seguintes caractersticas: piso elevado em termoplstico, de engenharia virgem, POPIPROPILENO, retardante chama na ausncia da fonte, isento de cloro quando em presena de chama, no gerando gases txicos oriundos de queima forada; a altura acabada mxima conforme projeto executivo levando-se em conta o p direito do pavimento. altura acabada de 70 mm; dever possibilitar a passagem de cabos e condutos com altura livre mnima de 40 mm entre a superfcie acabada da laje ou contrapiso e a face inferior das placas, permitindo o cruzamento de circuitos, condutos e eletrocalhas; a soluo proposta dever permitir a variao milimtrica da altura do piso da altura bsica de 70 at 190 mm, sendo permitido o acrscimo de acessrios para tal finalidade, mas sem a perda de quaisquer materiais adquiridos; mdulo de placa de piso de 500 x 500 mm, consideradas as superfcies acabadas perimetrais e com possibilidade de receber qualquer tipo de revestimento; os revestimentos aplicados e as placas, inclusive as com caixas de tomadas, devero permitir o remanejamento das mesmas pelo prprio usurio sem a necessidade de substituio por novas peas e materiais. Caractersticas Tcnicas: carga esttica distribuda mnima: 1.000 kg/m, em condio normal de montagem, mantendo o pleno mnimo de 40 mm x 160 mm; carga esttica concentrada mnima: 23 kg/cm, em condio normal de montagem, mantendo o pleno mnimo de 40 mm x 160 mm; deflexo mxima: 2,0 mm; deformao mxima: 0 mm; peso de cada placa completa (sem revestimento): 3 Kg, no mximo;

Pgina 27/31

peso mximo do piso por m: 12 Kg, no mximo. Caractersticas Construtivas termoplstico de engenharia virgem; fogo retardante e auto-extinguvel e de acordo com as normas ASTM E 662/92 e ABNT-NBR 9442/86; peso prprio do sistema, exclusive revestimentos, no superior a 20 Kg/m; recursos tcnicos ou construtivos que no utilizem aterramento de carcaas; acessrios (caixas de passagem, de distribuio, de tomadas, etc.) que possuem dimenses no desprezveis e devem ser ligados, por meio de condutor de equipotencializao suplementar, ao sistema de aterramento local; cada pea ou mdulo dever ser removvel por uso de ventosas ou outro acessrio e isenta de qualquer sistema de rosca com parafuso, cola ou qualquer tipo de fixao em suas laterais ou bases que impea ou dificulte a remoo e reinstalao; as peas devero ser intertravadas, garantindo perfeita estabilidade e rigidez do conjunto; os acessrios, como pedestais, mantas, caixas de tomadas, etc., no podero ser colados ou parafusados na laje, contrapiso ou piso sob o qual ser instalado; os apoios dos painis devero possuir flexibilidade no que se refere a ponto de apoio, visando praticidade de instalao bem como eventuais reforos a cargas; o sistema no dever adotar peas complementares de acabamento, seno aquelas de fechamento vertical perimetral; no sero admitidos pisos elevados cujos painis, acessrios ou caractersticas construtivas apresentem rudos ou deformaes quando submetidas ao trfego de pessoas; dever ser prevista a colocao de rampas de mesmo material ou metlicas, com acabamento em borracha antiderrapante, com inclinao mxima de 12,5% conforme norma NBR 9450 nos acessos principais das salas e acessos aos banheiros; em caso de necessidade de manta de polipropileno, esta dever ser em polipropileno expandido com propriedades antiestticas, com no mnimo 2 mm de espessura; nos espaos de construo sob o piso elevado, devem ser tomadas precaues para evitar a propagao de incndio incluindo o uso de componentes (eltricos ou no) constitudos de materiais retardantes ao fogo, bem como barreiras corta fogo. Processo Executivo do piso elevado Procedimentos para a execuo dos servios

Pgina 28/31

o contrapiso dever ser regularizado e impermeabilizado com nata de cimento e rodaps se necessrio; para a montagem devero ser utilizados equipamentos adequados, devendo ser executadas a marcao das cotas de referncia e de eixos dos elementos construdos; o nivelamento e as linhas devero ter seus pontos e esquadros rigorosamente marcados e conferidos; depois de montado, o piso dever ter o mesmo fechamento em todos os sentidos e entre as alvenarias ou elementos perifricos, formando um conjunto monoltico; todas as placas, mesmo as recortadas, tero seus vrtices totalmente apoiados; os recortes necessrios devero ser simtricos em relao rea a ser coberta, no se admitindo folgas ou espaamentos entre as placas e os fechamentos existentes; todo o permetro externo das reas onde ser instalado o piso elevado dever ser confeccionado no mesmo material do piso, inclusive revestimentos indicados. Revestimento do piso elevado (especificaes tcnicas) Revestimento Laminado Melamnico (tipo frmica), cor definida pelo Arquiteto a placa de revestimento do piso dever ser constituda em camadas de filme overlay e papel especial impregnados com melamina, aplicado sobre papel Kraft impregnado com resina fenlica, antiderrapante, antialrgico, com resistncia a alto trfego, em placas de 500X500mm, com espessura mnima de 2,0 mm, modulada e colada ao piso elevado com o uso de adesivo recomendado pelo fabricante do revestimento, na cor a ser definida conforme amostras disponveis; resistncia ao desgaste: Norma ISO 4586-1/2 clusula 6; resistncia manchas: Norma ISO 4586-1/2 clusula 15; resistncia alta temperatura: Norma ISO 4586-1/2 clusula 8; lavabilidade : Norma NEMA LD-3 clusula 3.12; resistncia ao impacto: Norma NEMA LD-3 clusula 3.3; as placas de revestimento tipo frmica devero ser coladas s placas de piso elevado dentro da modulao, sem qualquer excesso que possa dificultar a remoo e reinstalao das placas de piso e que provoque atrito com placas adjacentes; dever existir em todo o permetro das placas de revestimento, tratamento que elimine os riscos de quebra, esfoliao, descolamento, escorregamento, empenamento ou qualquer dano ao revestimento.

Pgina 29/31

Revestimento em Carpet (VERONA), cor definida pelo Arquiteto material importado, construo em tufting, gauge 1/10, tipo de fibra: 100% nylon, sistema de tingimento: 100% solution dyed, textura: textured loop (boucl), altura do pelo: 3,8mm, trfego pesado; controle antiesttico, devido ao uso em reas com informtica; resistncia manchas: 8/10 (Mt. Ensaio 3M); estabilidade dimensional: menos de que 0,2%;

31. PRODUTO: Haste de Cobre Caracterizao: 16 x 2400 mm e 20 x 3000 mm, cobreada de alta camada. Fabricantes que informam atender s especificaes: Copperweld, BURNDY, Termotcnica Aplicao: Sistema de aterramento. 8. RECOMENDAES PARA EXECUO Devero ser obedecidas as formas de instalaes recomendadas pelos fabricantes dos materiais. E particularmente dever ser observado o seguinte: a) Quanto montagem dos Quadros de Energia: *0 A distribuio dos componentes deve ser equilibrada, com os condutores seguindo um trajeto organizado (unidos com braadeiras plsticas), a fim de facilitar a sua manuteno. Todos os condutores devem ser identificados em sua origem junto aos barramentos, disjuntores e conectores com marcadores especiais, conforme conveno apropriada; b) Quanto instalao de caixas, conduletes e eletrodutos: *1 As tubulaes devero ser fixadas por meio de braadeiras tipo D, fecho em cunha, s paredes, sempre de maneira a no interferir na esttica ou funcionalidade do local; *2 As tubulaes devero manter perfeito alinhamento, perpendicularidade e distncia constante entre si; *3 Todas as instalaes aparentes devero ser pintadas, na mesma cor da parede ou teto em estiverem sendo instaladas. *4 A conexo dos eletrodutos com as caixas dever ser feita com buchas e arruelas, com acabamento esmerado;

Pgina 30/31

*5 A mudana de alinhamento dos dutos dever ser feita preferencialmente com conduletes; *6 Ser admitida a utilizao de curvas, desde que no mximo duas, no mesmo plano e no reversas, em cada trecho entre dois conduletes; *7 Dever ser observada a continuidade eltrica do sistema de tubulao e caixas; *8 A fixao das caixas e conduletes dever ser executada pelo fundo de modo que as tampas fiquem paralelas superfcie de fixao. *9 Os cruzamentos de tubulaes devero ser os estritamente necessrios.

c) Quanto aos condutores eltricos: *10 Os cabos no devero ser seccionados, exceto onde absolutamente necessrio. Em cada circuito, os cabos devero ser contnuos desde o disjuntor de proteo at a ltima carga, sendo que, nas cargas intermedirias, sero permitidas derivaes. As derivaes devero ser emendadas, estanhadas e isoladas com fita auto-fuso e aps isolante plstica. As emendas s podero ocorrer em caixas de passagem. *11 As terminaes dos cabos flexveis devero receber terminais de presso pr-isolados tipo anel, pino ou garfo. Os terminais devero ser de tamanho compatvel com a seo dos cabos e serem perfeitamente prensados com alicate apropriado, no devendo os cabos ou terminais serem estanhados nem antes nem aps a execuo das conexes. *12 Junto aos circuitos de tomadas, todas as extremidades dos condutores devero ser identificados com anilhas de PVC contendo o nome do circuito indicado em planta. Alm das identificaes previstas nos cabos, prever plaquetas de acrlico ou outro material equivalente, para identificao de nmero do circuito em cada caixa de sada de tomada e no quadro de Energia. d) Quanto ao acabamento: *13 O interior das caixas deve ser deixado perfeitamente limpo, sem restos de barramentos, parafusos ou qualquer outro material; *14 Eventuais danos causados ao prdio durante os servios devero ser corrigidos, sendo recompostas integralmente as partes atingidas; *15 O padro geral de qualidade da obra deve ser alto, devendo ser seguidas, alm do aqui disposto, as recomendaes das normas tcnicas pertinentes, especialmente a NBR-5410 e a NR-10.

Pgina 31/31

You might also like