You are on page 1of 27

Processos de Produo Agrcola

Prof. Paulo Mendes

Temas abordados
Planejamento, Controle da Produo e Sistemas de Produo. Cadeia agroindustrial: produo de MP, industrializao e comercializao.

Objetivos para MAP


Classificar empreendimentos de produo agroindustrial. Determinar o sistema de planejamento e controle de produo apropriado ao tipo de empresa agroindustrial. Planejamento e controle da produo.

Planejamento e Controle

Planejar: conjunto de objetivos


requer condies e aes necessrias para concretizao.

Controle:
o conjunto de metas, condies e aes que se avaliam e estabelecem com informaes de mdio e curto prazo, de modo a atingir os objetivos de longo prazo previamente estabelecidos.

Planejamento e Controle da Produo (PCP)


Sistema de informao estruturado para coleta, processamento e avaliao de dados que norteiam objetivos, metas e aes de curto, mdio e longo prazo.

PCP
Carter Sistmico:
Determina estrutura de informao e processamento adequado ao empreendimento.

Carter Operacional:
Determina os elementos da estrutura sistmica, so os procedimentos decisrios.

So complementares e intergadas.

Atividades de Planejamento Crescimento Vertical


Etapas iniciais ou finais do processo de produo agilidade, independncia de fornecedores, menor custo/prazo, novas tecnologias e melhoria da qualidade do produto.

Crescimento Horizontal
Incorporao de outra cadeia de produo, produtos para estabilidade econmica pela comercializao do mix de produtos finais.

Lanamento de novos produtos


Ocupar novo nicho mercadolgico, proteger o j existente, recuperar espao perdido.

Localizao de unidade de negcios; expanso da empresa ou instalao de nova unidade; desativao parcial ou total da unidade; atualizao tecnolgica; terceirizao de etapas do processo de produo aos fornecedores ou partes do produto.

Atividades de Planejamento
Nvel Ttico:
Mo-de-obra; horas-extras; nvel de estoque; previso de demanda; programao mestre (quais produtos produzir em um dado perodo levando em conta R$, comrcio e adequao da produo); programao da capacidade fabril.

Nvel Operacional:
Reposio de estoques e programao de uso dos recursos produtivos (onde, quando e como utilizar para produzir o qu)

Atividades de Planejamento Concluso


Antever e propor alternativas de ao de acordo com os recursos disponveis; Aperfeioar os recursos produtivos seguindo critrios de deciso organizacional; Atingir objetivos com mnimo de retrabalho/erros.

Sistemas de Produo
Sistema para a produo de servios:
avaliado por meio da satisfao de seus usurios, pois, o produto abstrato.

Sistema para a produo de bens:


Unidades onde o produto final o resultado da montagem de componentes ou transformaes da MP. So utilizados equipamentos, dispositivos de manuseio e mo-de-obra seguindo um projeto de processos que no caso da produo rural denominamse tratos culturais (conjunto de prticas que permitem que uma lavoura expresse ao mximo sua potencialidade produtiva).

Subclassificao dos Sistemas de Produo de Servios


Sistemas de Produo de Servios de transporte:
proporciona mudana de localizao de materiais, seres ou informaes, so empreendimentos que trabalham com diferentes modais de transporte e sistemas de comunicao.

Sistemas de Produo de Servios de Abastecimento:


Distribuidores atacadistas e comrcio varejista.

Sistemas de Produo de Servios de Armazenamento:


Silos, armazns, aluguel de equipamentos e produtos destinados armazenagem.

Sistemas de Produo de Servios de Atendimento:


Proporciona mudana na condio de desempenho de um produto ou usurio. So os profissionais liberais, atividades de assessoria em AP, veterinria, assistncia tcnica e manuteno.

Subclassificao dos Sistemas de Produo de Servios


Subclassifica-se em: varivel exigncia do consumidor e tecnologia de fabricao. Varivel exigncia do consumidor: Dois tipos de comportamento: exigir imediata disponibilidade quando desejar ou admitir certa espera para obteno do produto/servio. Para haver disponibilidade imediata, os produtos devero estar estocados, serem fabricados em lotes peridicos, cujo o processo fabril requer ateno, pois, cada minuto ganho se multiplica pela escala de produo. As empresas com estas caractersticas so denominadas geradoras de produto para estoque. O consumidor admite certa espera para obteno do produto/servio quando o produto individualizado ou quando so atendidas necessidades especficas do cliente, dessa forma, os produtos so feitos por encomenda em escala unitria ou em lotes muito pequenos. Conclui-se que o sistema de produo de bens em funo da demanda subdivide-se em produo para estoque e produo sob encomenda.

Processo de Produo Contnua


Empresas cujo equipamentos trabalham ao longo de todo o tempo transportando a MP para beneficiamento. Produo com linha dedicada: os mesmos materiais so transformados nos mesmos produtos. Produo com linha bloqueada: so mudadas as condies das operaes ou seus procedimentos para acomodar diferentes MPs ou produzir diferentes produtos acabados.

Exemplos de Processo de Produo


Sistema de produo intermitente: volume de demanda de produtos requer operaes executadas em lotes de MPs, esses lotes percorrem as estaes de trabalho, seguindo diferentes especificaes do projeto de processo de produo elaborado para cada produto. Diversidade de produtos, operaes e significativo nmero de paradas de equipamentos para a troca de tarefas.

Exemplos de Processo de Produo


Sistema de produo unitrios: utilizados para fabricar produtos sob encomenda. Processos pouco detalhados, pois, a atividade no ser reaproveitada. Mo-de-obra altamente capacitada para mximo desempenho do recurso produtivo. Sistema de produo em lotes: foco em repetitividade na obteno dos produtos ou componentes. Detalhado processo fabril para economia de escala. Mo-de-obra altamente capacitada e apta s mudanas exigidas nos processos de cada lote.

Exemplos de Processo de Produo


Sistema de produo de grandes projetos: deslocamento de grandes equipamentos e operadores at o local de obteno do produto e ao longo da obteno do mesmo.

Empreendimento rural
O que produzir: qual ou quais produtos sero produzidos e em quais quantidades, vislumbrando os recursos disponveis e o retorno almejado.

Caractersticas dos recursos disponveis Composio do solo da regio onde se encontra a empresa rural, sua cobertura natural e que tipos de cultura/criaes so recomendveis para este solo. Quais os efeitos da eliminao da cobertura natural e se as culturas/criaes pr-estudadas adaptam-se a essa nova condio. Qual a topografia da regio e quais culturas/criaes possveis e recomendveis, devem ser descartadas como funo das dificuldades de plantio, manuteno, colheita ou reproduo e manejo.

Caractersticas dos recursos disponveis


Dentro das culturas/criaes recomendveis para a topografia da regio, quais so as mais adequadas s disponibilidades de gua existentes, na forma de olhos dgua, rios, lagos, lenol fretico. Quais as perspectivas dessa disponibilidade e de seu consumo ao longo do tempo. importante ressaltar que cada tipo de cultura/criao tem uma diferente exigncia de disponibilidade de gua.

Caractersticas dos recursos disponveis


Quais, dentre as culturas/criaes recomendveis para as disponibilidades de gua, so as mais adequadas aos nveis mdios de temperatura da regio, ao nvel mdio de insolao e aos ndices pluviomtricos mdios de anos recentes. Deve-se observar a margem de erro desses ndices e os efeitos de possveis ciclos climticos. Admite-se que cada tipo de cultura/criao tenha uma diferente exigncia de clima (temperatura, insolao e pluviometria).

Caractersticas dos recursos disponveis


Qual a aptido histrica regional, tendo em vista que a maior parte dos servios de apoio (estrutura de transporte, institutos de pesquisa, indstrias transformadoras, cooperativas, servios de agronomia e veterinria, agentes de comercializao, servios de manuteno dentre outros) e mesmo a capacitao da mo-de-obra estejam voltados para a produo de alguns tipos de cultura ou criao. Alm disso importante verificar se existe algum tipo de subsidio para esse tipo de produo. Vale a pena lembrar o risco de degenerao do equilbrio natural do solo do cultivo de monocultura , em vastas regies por tempo prolongado.

Caractersticas dos recursos disponveis


Observar a possibilidade de se constituir economia de gama/escopo ou seja:
Estudar se mais barato produzir dois produtos juntamente (produo conjunta) do que produzi-los separadamente (economia gama). Um fator de importncia particular para explicar economias de gama a presena de matrias-primas comuns na fabricao de dois ou mais produtos, assim como as complementaridades na sua produo. Economia de escopo existe numa empresa quando o valor dos produtos e servios que ela vende aumenta como uma funo do nmero de negcios que ela opera. O termo "escopo", nessa definio, refere-se variedade de negcios que uma empresa diversificada opera.

Caractersticas dos recursos disponveis


Para a prtica das economias gama/escopo necessrio que se implemente junto a cada uma das cultura ou criaes, outras, que lhes so complementares com intuito de reduo de custos de produo, pelo aproveitamento de resduos ou subprodutos de produo na gerao de outros produtos.
Ex: criao de porcos e a cultura de milho.

Caractersticas dos recursos disponveis


Observar no plantio, outras culturas poderiam ser intercaladas as j existentes para rotatividade de plantio. Observar culturas perenes (goiabeira) ou semi-perenes (cana-de-acar) que poderiam coexistir em mesma rea com culturas anuais (milho, soja, feijo etc). Observar a disponibilidade de insumos como sementes ou matrizes, origem e qualidade, custos de compra e custos de transporte.

Caractersticas dos recursos disponveis


Identificar o montante de investimento mnimo necessrio para infra-estrutura para a constituio da cultura ou criao. A infra-estrutura pode exigir galpes, baias, silos, cmaras de resfriamento, amadurecimento ou conservao, estufas ou protees plsticas, sofisticados equipamentos de plantio, colheita, secagem etc. Pode envolver tambm considervel conjunto de tecnologias e mo-de-obra. importante ressaltar que neste ponto ainda no se menciona adequadores de produtividade, apenas condies mnimas ou apropriadas de produo.

Caractersticas dos recursos disponveis


Qual o mximo capital disponvel, considerados os recursos prprios e a possvel captao de mercado. Por fim, observar os possveis ndices de produtividade de cada cultura/criao ou at possveis combinaes.

Consideraes para MAP


O fato de uma regio ser tipicamente produtora de leite no impede que se inove e passe a produzir frutas. Em algumas situaes, quando por exemplo, a concorrncia est acirrada em determinada regio ou at prenuncia-se sistemtica perda, como funo do avano de alguma doena ainda no controlada, at aconselhvel que se inove antes, ocupando primeiro os espaos de mercado disponveis.

Referncia
BATALHA, Mrio Otvio. Gesto agroindustrial. 3 ed. So Paulo: Atlas, 2011.

You might also like