You are on page 1of 98

1

Apresentao
Profissional da construo civil, Seja bem-vindo ao Programa de Treinamento da Comunidade Doutores da Construo. A partir de agora, voc vai comear um caminho que no tem mais volta: vai se tornar um profissional muito mais capaz e inteligente. Com o Programa de Treinamento Doutores da Construo, voc vai ter acesso a informaes novas, aprimorando tudo o que voc j conhece sobre Hidrulica. Este curso tem durao de 8 aulas, apresentadas por professores que conhecem o assunto a fundo! E voc poder acompanhar os principais detalhes neste apostilo. Este material contm todas as informaes, dicas e conceitos importantes que voc j assistiu ou ir assistir em nossas aulas. Voc poder aplicar tudo isso em seu dia a dia, deixando o seu trabalho muito mais produtivo. E vai ser mais eficiente, vai conquistar novos trabalhos e vai deixar os seus clientes muito mais satisfeitos - e, dessa forma, poder ganhar muito mais dinheiro! Esperamos que voc aproveite muito esta oportunidade.

ndice
3
Apresentao

Mdulo 1
4 16 24 36
Introduo Hidrulica Sistemas de gua Fria e Caixas d gua Sistemas de Esgoto Solues em gua Quente

Mdulo 2
41 56 65
guas Pluviais e Cisternas Instalao de Metais Sanitrios Instalao de Produtos Economizadores de gua

78 Sistemas de Descarga

Boa sorte e um abrao! Equipe de Treinamento Doutores da Construo

90 Ficha Tcnica

Para saber mais visite nosso site:

www.doutoresdaconstrucao.com.br

Introduo Hidrulica

HIDRULICA
4

Introduo Hidrulica
Objetivo do Curso
Capacitar o profissional para conhecer conceitos bsicos de Hidrulica, os sistemas hidrulicos prediais, seus componentes, acessrios e caractersticas. Tambm ser capaz de identicar problemas causados pela m execuo e por vazamentos nos sistemas hidrulicos prediais.

Contedo Tcnico
Fora - o esforo feito sobre um objeto.
(1)

Unidades de medida: quilograma-fora (kgf) ou Newton (N), sendo que 1 kgf = 9,80 N.

(2)

F A gua como qualquer outro objeto tem peso, por isso em Hidrulica as foras exercidas pelos lquidos esto associadas rea (A) onde os lquidos esto contidos. Essa relao conhecida como Presso (P).
rea a quantidade de espao existente em uma superfcie. Quando aplicada Hidrulica, a rea por onde a gua passa a seo do tubo ou a rea de um reservatrio.

P=

F A

rea
Unidades de medida: metro quadrado (m), centmetro quadrado (cm) e quilmetro quadrado (km). Presso (P) - a quantidade de Fora (F) que foi aplicada em uma determinada rea (A).
F F

Mais gua no copo

Mais peso e maior ser a altura de gua no mesmo copo

Mais presso

a) Presso Hidrosttica: foras exercidas pelo lquido contido em reservatrios.

Vasos Comunicantes

c) Presso de Servio: presso mxima que pode existir na rede para que a instalao hidrulica funcione em condies normais.

ALTURA 1

ALTURA 2

Velocidade - rapidez com que um corpo muda de posio em um determinado tempo. Unidades de medida: - m/s - metro por segundo - km/h - quilmetro por hora

Altura da gua em tubos: a coluna dgua (m.c.a.) ou a altura manomtrica, expressa em metros (m). - Quanto maior a altura da caixa dgua na edificao, maior ser a presso.

A velocidade aumenta: - quanto mais inclinado estiver o tubo com escoamento livre - quando diminui a presso na tubulao Vazo - rapidez com que o volume de lquido passa pelo tubo em um determinado tempo. Unidades de medida: m/s - metro cbico por segundo L/min - litro por minuto Golpe de Arete - aumento instantneo de presso da gua
20 litros

Como medir? - Usar manmetro

NBR 5626 recomenda que a presso seja menor que 40 m.c.a. UNIDADE kgf/cm m.c.a lb/pol p.s.i. kPa MPa bar VALOR 1 10 14,2 100 0,1 0,98 LEGENDA Quilograma-fora por centmetro quadrado Metros por coluna dgua Libras por polegada quadrada Quilo Pascal Mega Pascal Presso baromtrica

1 minuto Q = 20 L/min

Q = 20 L/min

10 minutos Consumo = 200 L

dentro da tubulao. Ocorre quando a descida da gua interrompida bruscamente. 1) Vlvula fechada: apenas a presso nominal atua dentro da coluna. 2) Vlvula aberta: a gua desce, aumentando sua velocidade dentro do tubo. A presso hidrosttica contra as paredes reduz ao mximo.

Exemplo: o manmetro marcou 1 kgf/cm = 10 m.c.a., portanto 10 metros de distncia desse ponto at o nvel mximo de gua na caixa dgua.

b) Presso Hidrodinmica: presso que a gua exerce quando est em movimento.

Nos pontos de uso > 1 m.c.a., com as excees: Caixa de descarga = 0,5 m.c.a. Vlvula de descarga = 1,5 m.c.a.
Vlvula fechada
Vlvula aberta

sem escoamento

Fluido escoando em velocidade

INTRODUO HIDRULICA

Introduo Hidrulica

3) Fechamento rpido da vlvula: interrupo brusca da gua, que causa violento impacto na vlvula e equipamentos. E tambm vibraes e fortes presses que tendem a dilatar o tubo.

As principais causas da perda de carga so: - Traados de tubulaes: quanto maior o comprimento da rede, maior ser a perda de carga. - Nmero de conexes: quanto mais conexes, maior ser a perda de carga. - Rugosidade: quanto mais rugosas forem as paredes internas dos tubos, maior ser a perda de carga. - Quanto menor forem os dimetros dos tubos, maior ser a perda de carga.

Ondas de vibrao

Fortes presses contra as paredes do tubo

Depresso (vcuo)

Vlvula fechada bruscamente

Para solucionar: - regule as vlvulas de descarga a cada 6 meses - troque as vlvulas de fechamento rpido - instale vlvulas redutoras de presso

Conduto livre - o lquido dentro do tubo est sujeito apenas presso atmosfrica e no preenche toda a seo no tubo. Ex: escoamento de esgoto e guas pluviais.

ar gua
Tipos de Instalao a) Tubulaes suspensas ou areas: - Fixar com abraadeiras ou suportes. - Mais utilizadas para instalaes de gua fria e esgoto.

Conduto sob presso - o lquido dentro do tubo est sob presso, positiva ou negativa, e preenche toda a seo do tubo. Ex: gua fria, incndio e gua quente.

Perda de Carga - resistncia ao movimento da gua. Pode ser: a) Localizada - o choque entre as partculas causam turbulncias.

L
DIMETRO SOLDVEL 20 mm 25 mm 32 mm 40 mm 50 mm 60 mm 75 mm
P

b) Distribudas - atrito ao longo da tubulao RUGOSIDADE

ROSCVEL (mx.)

DIMETRO 1/2 3/4 1 1 1/4 1 1/2 2 2 1/2 3 4

ESPAAMENTO 0,80 metro 0,90 metro 1,10 metro 1,30 metro 1,50 metro 1,60 metro 1,90 metro 2,10 metro 2,50 metro

85 mm 110 mm

b) Tubulaes enterradas: - Assentadas em: terreno resistente ou sobre base apropriada, sem detritos nem materiais pontiagudos - Mais utilizadas para instalaes de esgoto.

b) Ambiente interno - Instalao predial - fica toda a tubulao dentro da edificao. - Distribuio de gua - so 3 tipos: Direto, Indireto e Misto.

Produtos 1) Tubos e Conexes Soldveis de PVC - aplicados na instalao de gua fria permanente. A unio feita por solda com adesivo plstico. - PVC - cor marrom - 3 e 6 metros - DN 20 at 110 mm - presso 75 m.c.a. - temperatura 20 C Tubo de PVC Luva

c) Tubulaes embutidas: - Ficam independentes da alvenaria. - Devem permitir movimentao. - Deixam uma abertura na alvenaria maior que a do dimetro do tubo.

Adesivo Plstico Bisnaga

de

de

Curva 90

Junta Soldvel PAREDES LARGAS Sistemas de gua Fria Conjunto de tubulaes e dispositivos destinados ao abastecimento dos pontos de gua da edificao. Componentes - Ambiente externo: entrada de gua. - Ambiente interno: instalao e distribuio. a) Ambiente externo - Executado pela concessionria pblica. - Colocao do kit cavalete e hidrmetro - medidor de consumo PAREDES ESTREITAS Materiais utilizados - Tubos soldveis - Conexes para tubos soldveis - Soluo limpadora - Adesivo plstico - Estopa - Lixa dgua Execuo da Junta Soldvel a) Corte o tubo no esquadro e chanfre a ponta. b) Lixe a extremidade do tubo e o interior da conexo at tirar o brilho, para melhorar a aderncia do Adesivo plstico.

Registro Muro Hidrmetro Abrigo do cavalete Caixa para registro de calada

Rua

Cavalete Ramal predial Rede pblica de gua

INTRODUO HIDRULICA

Introduo Hidrulica

c) Limpe as superfcies lixadas com Soluo Limpadora, eliminando impurezas e preparando o PVC para a soldagem.

d) Limpe as partes lixadas com a Soluo Limpadora.

d) Aplique com pincel uma camada fina e uniforme de Adesivo Plstico na parte interna da bolsa e na parte externa do tubo, cobrindo um tero de ambas as partes.

e) Passe o Adesivo Plstico nas pontas dos tubos e na luva.

f) Vista a luva em um pedao do tubo e depois no outro. Obs.: no exagere na quantidade de Adesivo Plstico. O excesso ou a falta de adesivo prejudicial! e) Una as duas partes forando o encaixe at o fundo da bolsa. g) Para finalizar, refaa o reboco e o revestimento da parede.

f) Retire o excesso de Adesivo Plstico e deixe secar. g) Aguarde uma hora para liberar o fluxo de gua e no mnimo 12 horas para fazer um teste de presso, assim possvel assegurar que a junta foi bem feita. Manuteno com luvas simples - Permite consertar os tubos no prprio local do vazamento, quando o rompimento for pequeno. a) Remova o revestimento da parede. b) Retire um segmento do tubo danificado no tamanho um pouco menor do que a luva. c) Aps o corte, retire as rebarbas das pontas do tubo utilizando uma rasqueta ou lixa dgua, e lixe as pontas e as bolsas da luva.

2) Tubos e Conexes Roscveis de PVC - aplicados na instalao de gua fria. Fcil desmontagem ou remanejamento. Unio com Fita Veda-Rosca. - PVC - Cor branca - 6 metros - DN 1/2 at 2 - Presso 75 m.c.a. - Temperatura 20 C - Maior espessura de parede em relao linha soldvel para compensar a parte perdida na abertura da rosca.

Junta Roscvel Materiais utilizados - Tubos roscveis - Conexes para tubos roscveis - Fita Veda-Rosca - Tarraxa - Morsa - Lixa dgua Tubo de PVC

Curva 90

Luva

Fita Veda-Rosca

Execuo da Junta Roscvel a) Fixe bem o tubo na morsa a 15 cm da ponta, sem apertar para no ovalizar ou deformar.

3) Registros de PVC 12 opes de bitola: 6 roscveis e 6 soldveis. - Temperatura mxima 60 C. - Presso at 16 kgf/cm.

REGISTRO DE ESFERA EM PVC N 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 DESCRIO MATERIAL Volante PVC Vedao EPDM Haste PVC Corpo PVC Assento da esfera PTFE+PE Esfera PVC Vedao do corpo EPDM Suporte da esfera PVC Vedao da flange EPDM Bolsa destacvel PVC Porca da bolsa PVC

b) Posicione-se em frente morsa para certificar que a serra est reta em relao ao tubo. c) Retire as rebarbas com o uso de uma rasqueta ou lixa dgua. d) Faa a rosca no tubo usando a tarraxa para PVC. Obs: no utilize os modelos de tarraxa para tubos de ao, pois podem danificar o PVC.

e) Encaixe a tarraxa no tubo pelo lado da guia e gire uma volta para a direita no sentido horrio, retornando um quarto de volta para eliminar as rebarbas do corte.

Instalao a) Determine o alinhamento da tubulao, retire a porca e a bolsa destacvel. Observe o sentido do fluxo de gua orientado no corpo do produto.

f) Repita at que a ponta do tubo fique rente ao cossinete. g) Limpe bem e aplique a Fita Veda-Rosca no sentido da rosca, ou seja, no sentido horrio. Se eventualmente houver uma rosca esquerda, deve-se passar a fita veda-rosca no sentido anti-horrio. h) Fique atento para que cada volta ultrapasse a outra em 0,5 cm, num total de voltas suficiente para vedar totalmente junta. i) Instale a conexo realizando aperto manual. Na execuo da junta roscvel, no a fora do aperto que faz a vedao, mas sim o material certo bem aplicado.

b) Faa a junta soldvel ou roscvel.

INTRODUO HIDRULICA

Introduo Hidrulica

c) Coloque a porca do registro na outra ponta do tubo.

b) Central privado - aquecedores residenciais Ex.: Aquecedor de acumulao de passagem. c) Central coletivo - aquecedores centrais da edificao. Produtos 1) Aquecedores - Aumentam a temperatura da gua que ser fornecida. a) Classificao por tipo de funcionamento - so 2 modelos:

d) Solde ou rosqueie a ponta destacvel.


Aquecedor de passagem: no armazena a gua quente, apenas aquece quando ela passa. Aquecedor de acumulao: armazena a gua quente em reservatrios conhecidos como boilers.

e) Mantenha o registro na posio fechado, una as partes e faa o aperto manual.

b) Classificao por tipo de alimentao - so 3 modelos: Aquecedor a gs natural ou eltrico: Instalao - em local com ventilao e chamin. Manuteno - no mnimo uma vez por ano.

Sistemas de gua Quente Fornece gua quente nos pontos de consumo, utilizando a tubulao de entrada de gua da instalao de gua fria. Tipos de aquecimento a) Individual local - gua quente fornecida em um ponto de consumo. Ex: duchas eltricas.

Aquecedor Solar: - Utiliza a luz solar como fonte de energia. - A captao da energia solar feita por placas colocadas sobre o telhado, que retm o calor e aquece a gua. Depois essa gua fica armazenada no boiler pronta para o uso. - Precisa ter um sistema de aquecimento complementar.

10

CAIXA DGUA

PN 25 - gua quente e gua fria com at 80 C a 60 m.c.a. com picos de 95 C - marcao linha vermelha.

respiro (suspiro) BOILER (reservatrio trmico) alimentao de gua fria retorno de gua quente dos coletores

Conexes - so todas PN 25 para gua quente e gua fria.


COLETORES SOLARES alimentao dos coletores solares

consumo

2) Tubos e Conexes Amanco PPR - para conduo de gua quente e fria. - Permite execuo de curvas longas / desvios. - Unio por termofuso: uso da termofusora para unio molecular a uma temperatura de 260C.

Sistemas de Esgoto Coletam, conduzem e afastam da edificao os despejos do uso dos aparelhos sanitrios, levando para a rede pblica. NBR 8160 recomenda que: - Evite a contaminao da gua potvel. - Tenha fcil acesso inspeo. - Impea retorno de gases. - Seja separado do sistema de guas pluviais. Partes do Sistema - Instalao secundria. - Instalao primria. - Ventilao.

Classes de Presso PN 12 - gua fria com 27 C a 100 m.c.a. - marcao linha azul.

PN 20 - gua quente e gua fria com at 80 C a 40 m.c.a. com picos de 95 C - marcao linha amarela. Produtos 1) Caixas: de Inspeo, de Gordura e Sifonadas.

11

INTRODUO HIDRULICA

Introduo Hidrulica

2) Tubos e conexes esgoto de PVC a) Srie Normal (SN) - Cor branca. - 3 e 6 metros. - DN 40 junta soldvel. - DN 50, 75, 100 e 150 - bolsa dupla atuao. - Escoamento livre. - Temperatura at 45 C. Tubo de PVC Esgoto Pasta Lubrificante

Bolsa de Dupla Atuao Junta Soldvel Segue os mesmos procedimentos e materiais utilizados da execuo da junta soldvel para tubos de gua fria. Junta Elstica Materiais utilizados - Tubos de esgoto SN. - Conexes para tubos de esgoto SN. - Anel de vedao Oring. - Pasta lubrificante.

Passo a Passo Curva 90 Curta Luva Simples 1) Limpe com uma estopa e Soluo Limpadora a ponta e a bolsa que sero unidas, principalmente na virola de encaixe do anel de vedao.

b) Srie Reforada (SR) - PVC reforado. - Cor cinza. - 3 e 6 metros. - DN 40 at 150 - bolsa dupla atuao. - Temperatura at 75 C. - Escoamento livre. - Intercambivel com srie normal.

2) Marque na ponta do tubo a profundidade da bolsa. Luva Simples

Tubo de PVC Esgoto

3) Encaixe o anel de vedao na virola da bolsa do tubo, mas observe que o anel no pode ficar torcido.

Comparativo de Espessuras Dimetro Nominal (DN) 40 50 75 100 150 Srie Normal SN (mm) 1,2 1,6 1,7 1,8 2,5 Srie Reforada SR (mm) 1,8 1,8 2,0 2,5 3,6 Linha Silentium (mm) 2,3 2,3 2,6 3,2 4,6 5) Introduza a ponta do tubo, forando o encaixe at o fundo da bolsa. Depois, recue o tubo em aproximadamente 1 cm para permitir eventuais dilataes. 4) Aplique uma camada de pasta lubrificante na ponta do tubo e na parte visvel do anel de vedao.

12

c) Linha Amanco Silentium Primeira soluo para reduzir o rudo nas instalaes hidrulicas.

Componentes a) Coberturas Protege as reas construdas contra a ao do tempo Ex: telhados, marquises, terraos, etc.

1 gua

2 guas

- Os produtos dessa linha so fabricados em PVC mineralizado, mais denso. - Faz o isolamento acstico. - Tem aumento da espessura do tubo. - Cor laranja Possui junta elstica bilabial integrada (JEBI).

Beiral

Platibanda

b) Calhas e condutores Recolhem as guas das coberturas e levam para o sistema pblico: - Sarjetas. - Redes de drenagem. 01 Perfil 02 Condutor Vertical 03 Abraadeira 04 Emenda 05 Joelho 90 06 Joelho 60 07 Cabeceira Esquerda 08 Cabeceira Direta 09 Esquadro Interno 10 Esquadro Externo 11 Suporte em PVC 12 Suporte Dobrado 13 Suporte Metlico 14 Acoplamento 15 Bocal 16 Vedao
01

Sistemas de guas Pluviais guas pluviais so as guas originadas a partir das chuvas. Esse sistema recolhe guas da chuva e conduz para fora da edificao. - No permitido ligar o sistema de guas pluviais a outros sistemas prediais como de gua fria e esgotos.

11 01 15

07

14 06

01

Chuva

Chuva

16

01 04 06 03

Calha beiral

Calha platibanda

10 02

Desagua na guia

Condutores verticais

03 05

Condutor horizontal

13

INTRODUO HIDRULICA

Introduo Hidrulica

Sistemas de Reservao Reservatrios para armazenamento de gua potvel, guas pluviais ou gua de poo. Caixas dgua - Nunca devem ser enterradas. - Limpeza a cada 6 meses.

310L

500L

750L

1.000L

1.750L

2.500L

6.000L

8.000L

1.0000L

12.000L

15.000L

Cisternas - S podem ser enterradas. - Limpeza a cada 6 meses.

Manuteno dos Sistemas Requer inspeo visual inicial para verificar: - Estado de conservao. - Corroso. - Vazamentos. - Alinhamento. - Condio das juntas. - Peas rompidas. Tipos 1) Preventiva Realizada para eliminar problemas futuros. 2) Corretiva Corrige problemas existentes, porm considerada cara e gera alguns transtornos. Na maioria das vezes, os problemas surgem devido m execuo na instalao ou manuteno. Exposio ao sol - Perdem resistncia presso. - Sofrem descolorao e ressecam, reduzindo a resistncia ao impacto. Entrada de Ar na Tubulao - Causa falta de gua em pontos internos da residncia. - Para detectar, verificar sifes invertidos e a falta de respiro ou suspiro na caixa dgua,

Tensionamento por instalao fora de prumo - Partes internas e flanges fragilizados. - Rompimento pelo deslocamento da tubulao.

Bolsas/curvas feitas por aquecimento - Fragilizam as instalaes. - Perdem resistncia presso. - Causam rupturas.

Excesso de adesivo - Fragiliza as partes internas. - Reduz o dimetro interno. - Causa rompimento por fadiga.

14

Tensionamento por excesso de aperto - Observe as marcas de chave de grifo na pea. - Compromete a resistncia do produto. - Deforma o fundo da rosca.

b) Tubos Alimentados Diretamente pela Rede Pblica 1) Feche os registros, abra uma torneira alimentada diretamente pela rede pblica e espere a gua parar de sair.

Ruptura por impacto na tubulao - Apresenta linha de rompimento em forma de estrela. - Trincas e rupturas.

2) Coloque imediatamente um copo cheio de gua na boca da torneira. 3) Se existir suco da gua do copo pela torneira, sinal que existe vazamento no tubo alimentado diretamente pela rede.

Deteco de Vazamentos Gotejando 46 Litros/Dia = 1.380 Litros/Ms = 16.560 Litros/Ano Filete 2 mm 138 Litros/Dia = 4.140 Litros/Ms = 50.370 Litros/Ano Bacia sanitria 442 Litros/Dia = 13.260 Litros/Ms = 159.120 Litros/Ano

c) Tubos Alimentados pela Caixa dgua 1) Feche todas as torneiras da casa alimentadas pela caixa dgua e no utilize os sanitrios. 2) Feche a torneira de boia da caixa dgua. 3) Marque no reservatrio o nvel da gua e, aps uma hora, verifique se ele baixou.

Algumas dicas para detectar vazamentos podem ser seguidas quando iniciamos a inspeo em uma residncia. a) Hidrmetro 4) Se abaixou, h vazamento na tubulao alimentada pela caixa dgua.

d) Bacia Sanitria 1) Jogue cinzas (de cigarro ou borra de caf, por exemplo) na bacia sanitria. 2) Se elas ficarem depositadas no fundo da bacia, no existe vazamentos. 3) Se houver movimentao, existe vazamento na vlvula ou na caixa de descarga.

1) Abra todos os registros e feche todas as torneiras. 2) Anote o valor inicial do hidrmetro. 3) Depois de uma hora, verifique se o nmero mudou ou se o ponteiro se movimentou. 4) Se isso aconteceu, h algum vazamento na casa.

15

INTRODUO HIDRULICA

Sistemas de gua Fria e Caixas Dgua

Sistemas de gua Fria e Caixas dgua


Objetivo do Curso
Capacitar o profissional a executar instalaes de sistema de gua fria e reservatrios, conhecer os tipos de cisterna de abastecimento e formas corretas de manuseio, cuidados no transporte e armazenagem dos produtos.

Sistema de gua Fria Conjunto de tubulaes, equipamentos, reservatrios e dispositivos destinados aos pontos de utilizao de gua da edicao. Podendo ser alimentada de duas formas: - Abastecimento pblico - Abastecimento privado Para esse tipo de instalao tambm existe uma norma que a NBR 5626, que recomenda: - Preservar a potabilidade da gua. - Promover economia de gua e energia. - Garantir o fornecimento contnuo de gua. - Evitar rudos. Componentes - Ambiente externo: entrada e fornecimento de gua pela rede pblica. - Ambiente interno: instalao e distribuio da gua dentro da edificao. Ambiente Externo - Executado pela concessionria pblica. - Colocao do kit cavalete e hidrmetro (medidor de consumo).

Contedo Tcnico
Planeta gua Cerca de 70% do planeta Terra coberto por gua.

Ciclo da gua Condensao - uma das fases em que ocorre a transformao da matria, do estado gasoso para o estado lquido. Evaporao - fenmeno no qual tomos ou molculas no estado lquido (ou slido, se a substncia sublima) ganham energia suficiente para passar ao estado vapor. Evapotranspirao - perda de gua do solo por evaporao e a perda de gua da planta por transpirao. Precipitao - chuva (precipitao meteorolgica) Infiltrao - quando a gua da chuva penetra pelo solo, abastecendo o lenol fretico. Escoamento - o trajeto da gua da chuva pela superfcie do solo.

Registro Muro Hidrmetro Abrigo do cavalete

Rua

Caixa para registro de calada

Cavalete Ramal predial Rede pblica de gua

Poo Artesiano e Semi-Artesiano* Tambm utilizado para o abastecimento predial de gua na edificao. Para sua utilizao, preciso ter a outorga de direito de uso, ou seja, autorizao junto ao rgo responsvel. Aps o processo de outorga, necessrio apresentar mensalmente anlises de gua junto Prefeitura.
*Necessita de uma bomba para recalcar a gua.

16

COMANDO LAJE CIMENTAO SOLO FILTRO RECALQUE ROCHAS BOMBA SUBMERSA


Cavalete /hidrmetro Ramal predial

Barrilete

Coluna de distribuio Ramal

Sub-Ramal

Tubulao de recalque RI Estao elevatria

Alimentador predial

Ambiente Interno - Instalao predial, toda tubulao dentro da edificao. - Sua distribuio de gua pode ser direta, indireta e mista. Distribuio Direta - Alimentao direta da rede pblica, sem reservatrio. - Equipamentos hidrulicos abastecidos com a gua da rua. - Baixo custo. - Pode ocorrer falta de gua. - Presso da gua no constante. Distribuio Mista Alimentao da rede predial feita: - Parte pela rede pblica. - Parte pelo reservatrio superior.
caixa d gua
25 32 50 50

Hidropneumtico

Necessrio determinar uma presso fixa, importante utilizar um pressurizador.

Caixa para registro de calada


GUA DA REDE PBLICA

rede pblica
Cavalete
25

medidor (cavalete)

banho lavabo

32

cozinha
25

Ramal predial pblica de gua

25

vai para quintal

Distribuio Indireta - Alimentao feita por reservatrio superior. - gua da rua sobe at a caixa dgua e distribuda para a edificao. - Na falta de gua da rua, utiliza-se o reservatrio superior, podendo ser:

Conceitos de Hidrulica - Vasos comunicantes. - Presso. - Vazo. - Velocidade. - Perda de carga. - Golpe de arete. Verificar os conceitos no curso de Introduo Hidrulica, onde so explicados com maior nfase.

Sem Bombeamento
A presso da gua na rede pblica alimenta o reservatrio superior.

Com Bombeamento
A presso da gua na rede pblica no capaz de alimentar o reservatrio superior. Usa-se o reservatrio inferior.

17

GUA FRIA E CAIXAS DGUA

Corte do poo semi-artesiano

RS

Sistemas de gua Fria e Caixas Dgua

Tubos e Conexes da Linha Soldvel


Adesivo Plstico Bisnaga

Junta Roscvel - a unio do sistema feita por rosca utilizando a fita veda-rosca.

Tubo de PVC

Curva 90

Componentes do Sistema de gua Fria

O sistema composto por tubos de PVC, na cor marrom, com comprimentos comerciais de 3 e 6 metros, nos dimetros de 20, 25, 32, 40, 50, 60, 75, 85 e 110 mm. Os tubos esto dimensionados para presso de servio de 750 kPa (= 7,5 kgf/cm = 75 m.c.a.) temperatura de 20 C. aplicado em instalaes prediais de gua fria permanentes, embutidas em paredes ou aparentes em locais cobertos. Junta soldvel - a unio do sistema feita atravs da solda com adesivo plstico.

Tubos e Conexes da Linha Roscvel


Tubo de PVC Fita Veda Rosca

1) Ladro ou extravasor - Clculo em funo da vazo e perda de carga. - Normalmente uma bitola acima da de abastecimento. - Limpeza no mnimo 32 mm. 2) Colar ou barrilete Conjunto de tubulaes de sada ramificado ou simplificado, usando a hiptese mais desfavorvel.

Curva 90 Luva

O sistema composto por tubos de PVC, na cor branca, com comprimento comercial de 6 metros, nos dimetros de 1/2, 3/4, 1, 1 1/4, 1 1/2 e 2 (referencial). Os tubos esto dimensionados para presso de servio de 750 kPa (= 7,5 kgf/cm = 75 m.c.a.) temperatura de 20 C, mas possuem paredes com espessuras maiores que a linha soldvel para compensar uma parte da espessura da parede que perdida ao efetuar a abertura de rosca. O sistema aplicado em instalaes prediais de gua fria, instalaes provisrias ou em locais que necessitem ser desmontados com frequncia.

3) Coluna de distribuio Conjunto de tubulaes que partem do barrilete e descem alimentando os ramais - clculo para determinar dimetro. 4) Ramais de distribuio - Tubulaes derivadas das colunas de distribuio, chegando aos sub-ramais. - Dimensionamento trecho a trecho. 5) Sub-ramais - So tubulaes que fazem a ligao dos ramais at os pontos de utilizao. - Chuveiros e lavatrios: DN 20 mm ou . - Tanques: DN 25 mm ou . - Vlvulas de descarga: DN 50 mm ou 1 (BP) / DN 40 mm ou 1 (AP).

18

O dimensionamento de um sistema de gua fria realizado para determinar as bitolas dos tubos que sero utilizados na rede. Exemplo: qual o dimetro dos tubos que sero utilizados em um banheiro com: - 1 bid. - 1 chuveiro. - 1 lavatrio. Resoluo 1) Consulte a Tabela de Dimetro Mnimo dos Sub-Ramais: - 1 bid. - 1 chuveiro. - 1 lavatrio.

DIMETRO MNIMO DOS SUB-RAMAIS DN (mm) Aquecedor de alta presso Banheira Bid Caixa de descarga Chuveiro Lavatrio Pia de cozinha Tanque de lavar roupas Vlvula de descarga 20 20 20 20 20 20 20 25 40 Ref. (pol.) 1/2 1/2 1/2 1/2 1/2 1/2 1/2 3/4 1 1/4

DIMETRO MNIMO DOS SUB-RAMAIS APARELHO SANITRIO Aquecedor de alta presso Aquecedor de baixa presso Banheira Bebedouro Bid Caixa de descarga/Caixa acoplada Chuveiro Filtro de presso Lavatrio Mquina de lavar pratos ou roupas Mictrio autoaspirante Mictrio no-aspirante Pia de cozinha Tanque de lavar roupas Vlvula de descarga DN (mm) 20 25 20 20 20 20 20 20 20 25 32 20 20 25 40 Ref. (pol.) 1/2 3/4 1/2 1/2 1/2 1/2 1/2 1/2 1/2 3/4 1 1/2 1/2 3/4 1 1/4 O 1/2 3/4 1 1 1/4 1 1/2 2 2 1/2 3 4 N de Equivalncia 1,0 2,9 6,2 10,9 17,4 37,0 65,5 110,5 169,0 3) Com os valores dos dimetros mnimos j determinados, consulte a Tabela de Equivalncia:

19

GUA FRIA E CAIXAS DGUA

Dimensionamento

2) Determine o Dimetro Mnimo dos Sub-Ramais dos aparelhos sanitrios que o banheiro contm:

Sistemas de gua Fria e Caixas Dgua

4) Some os nmeros equivalentes dos aparelhos sanitrios que esto no banheiro: O 1/2 3/4 1 1 1/4 1 1/2 2 2 1/2 3 4 N de Equivalncia 1,0 2,9 6,2 10,9 17,4 37,0 65,5 110,5 169,0

Capacidade do Reservatrio (CR)

CR = 2 x Cd
60% = RESERVATRIOS INFERIORES 40% = RESERVATRIOS SUPERIORES

Exemplo: calcular o volume dos reservatrios em uma edificao com: - 2 pavimentos - 2 aptos./pavimento - 2 quartos/apto. - 2 pessoas/quarto

Somar as equivalncias N de Equivalncia O 1/2 1,0 1/2 1,0 1/2 1,0

Bid Chuveiro Lavatrio

P = (2 x 2) = 4 pessoas/apto. x 2 aptos. P = 8 pessoas Cd = 8 x 200 litros/dia = 1.600 litros/dia CR= 2 x 1.600 = 3.200 litros/pavimento 2 pavimentos = 6.400 litros

3,0
5) Escolher o primeiro nmero equivalente maior que o valor encontrado na soma: O 1/2 3/4 1 1 1/4 1 1/2 2 2 1/2 3 4 N de Equivalncia 1,0 2,9 6,2 10,9 17,4 37,0 65,5 110,5 169,0 N de Equivalncia

3,0

Caixas dgua Sada e Componentes


entrada torneira de bia ramal entrada boia tubo extravasor (ladro)

barrilete* ange descarga

Neste banheiro, sero utilizados sub-ramais de 1.

barrilete*

Reservatrio - Clculo de Volume Consumo Dirio

barrilete* base totalmente plana (lisa) e nivelada *Conforme projeto.

Cd = P x q
Cd = Litros/dia P = Populao que ocupar a edificao q = Consumo por pessoa (adotar 200 litros)

- Extravasor (Ladro) - tem a funo de evitar o transbordamento. - Torneira de boia - usualmente utilizada quando o abastecimento ocorre gravidade. - Sada e limpeza - dependem da posio e do tamanho da caixa. - Barrilete - conjunto de tubulaes originadas do reservatrio superior e que alimenta as colunas de distribuio.

20

So 2: - Moldados in Loco: reservatrios construdos na prpria obra. Podem ser de concreto armado ou alvenaria. - Industrializados: construdos basicamente de fibrocimento, metal, polietileno ou fibra de vidro, sendo utilizados para pequenas mdias reservas.

Capacidade Altura Dimetro Peso (L) (cm) (cm) (Kg) 310 500 750 1.000 1.750 2.500 6.000 8.000 10.000 12.000 15.000 70 70 75 90 110 175 230 215 255 305 360 90 120 140 140 160 150 200 235 235 235 235 10,3 16,4 21,1 25,15 37,1 50,5 113,9 151,9 190,7 239,7 310,6

Amanco Tinaplas Dupla Camada

Peso caixa c/ gua 320,3 516,2 771,1 1.025,15 1.787,1 2.550,5 6.113,9 8.151,4 10.190,7 12.239,7 15.310,6

1 Camada (Bege): proteo exterior que evita a passagem de luz, com aditivos para resistncia ao raio ultravioleta (UV), e agentes antioxidantes (AO). 2 Camada (Preta): proteo total contra os raios solares, evitando o desenvolvimento de musgos, colnias de bactrias e outros micro-organismos.
Peso caixa c/ gua 319,3 514,4 768,6 1.022,2 1.782,6 2.544,25 6.099,9 8.132,9 10.167,0 12.210,0 15.271,8

Medidas aproximadas Capacidade Altura Dimetro Peso (L) (cm) (cm) (Kg) 310 500 750 1.000 1.750 2.500 6.000 8.000 10.000 12.000 15.000 70 70 75 90 110 175 230 215 255 305 360 90 120 140 140 160 150 200 235 235 235 235 9,3 14,4 18,6 22,2 32,6 44,25 99,9 132,9 167,0 210,0 271,8

3 Camada (Branca): conserva melhor a temperatura da gua e proporciona visibilidade na limpeza. Aditivada tambm com antioxidantes (AO) e proteo anti-UV.

Cisterna - Reservatrio de polietileno de alta densidade para instalaes hidrulicas residenciais e comerciais. - Tem como funo garantir a reserva de gua potvel (rede pblica) para o consumo na eventual falta de abastecimento. - Pode ser utilizada tambm para armazenar guas pluviais ou de poos. - S pode ser instalada enterrada.

1 Camada (Cinza): proteo exterior que evita a passagem de luz, com aditivos para resistncia ao raio ultravioleta (UV), e agentes antioxidantes (AO). 2 Camada (Branca): conserva melhor a temperatura da gua e proporciona visibilidade na limpeza. Aditivada tambm com antioxidantes (AO) e proteo anti-UV.

Amanco Tinabras Tripla Camada

21

GUA FRIA E CAIXAS DGUA

Tipos de Reservatrio

Medidas aproximadas

Sistemas de gua Fria e Caixas Dgua

Passo a Passo Instalao Caixa Dgua 1) Coloque a caixa em uma superfcie plana e nivelada. 2) Retire a tampa superior. 3) Fure nos pontos indicados utilizando serra-copo compatvel com o dimetro dos flanges.

6 3 4
1,2,3: Furao realizada em fbrica nas caixas dgua at 1.000 litros. 4,5,6: Locais para perfurao opcionais.

8) Conecte os tubos nos flanges.

4) Faa no mnimo 3 furos: um para a entrada dgua, um para a sada dgua e um para o extravasor (ladro).

9) Faa a instalao da torneira de boia junto ao flange de entrada de gua. 10) Passe fita veda-rosca na torneira e na boia. Fixe a torneira separada da boia.

5) Faa a fixao dos flanges nos furos apertando manualmente. 11) Fixe a boia roscvel na base.

6) Se necessrio, utilize uma chave de grifo para ajust-los. 12) Limpe a caixa com um pano mido, em especial o lado interno, para garantir a retirada de partculas e outros resduos.

Ateno!

O uso de flanges com vedao de borracha dispensa vedao adicional, com silicone, por exemplo.

7) Lixe os flanges e a ponta dos tubos. Limpe as partes lixadas com soluo limpadora e aplique o adesivo plstico.

13) Feche a tampa e conecte a caixa na rede hidrulica.

22

- Instalar sobre base plana (lisa), rgida e nivelada, sem contato com superfcies pontiagudas. - No deve ser enterrada. - No apoiar sobre vigas, estrados, grades ou perfis metlicos, seja qual for a capacidade volumtrica dela.

uma distncia de no mnimo 45 cm em relao a qualquer outro ponto fixo que possa ser considerado um obstculo permanente, ou qualquer outro material, de forma a permitir que a pessoa circunde toda a caixa. Os filtros devem ser instalados sempre fora da edificao, de preferncia prximos ao cavalete (hidrmetro) de entrada.

Importante - sempre verifique: 1) Posio da boia. 2) Colocao do extravasor. 3) Colocao de telas de cobre no extravasor e na ventilao. 4) Apoio do reservatrio sobre plano resistente. 5) Local de sada da gua do extravasor. 6) Posicionamento das tubulaes (esgoto x potvel).

- A instalao sobre perfis de madeira deve estar nivelada e sem espaamento, feita com material que no sofra deformao com o tempo e seja resistente para suportar o peso da caixa cheia.

Limpeza Programe com antecedncia o dia da limpeza da caixa. - Pelo menos a cada 6 meses. - Usar gua limpa e um pano ou esponja. - Esfregar para tirar o limo. - No usar produtos qumicos. Caixas dgua Grandes
Produtos Qumicos

- Ateno ao uso incorreto de tubulaes instaladas na parte inferior central das caixas dgua.

Caixas dgua Pequenas

- Para instalar 2 ou mais caixas em conjunto (vasos comunicantes), utilize o esquema abaixo:
Entrada de gua Extravasor Entrada de gua (ladro) (opcional) Extravasor (ladro)

pano
pano pano

borracha para revestimento dos apoios da escada

roldana

corda

Vlvula

Ateno!

Base totalmente Sada de gua plana

Vlvula

Iamento O iamento das caixas dgua com mais de 10.000 litros deve ser realizado com roldanas. Para isso, voc precisar: - 1 corda grande e resistente. - 2 pedaos de madeira que tenham o mesmo dimetro da caixa dgua e uma roldana.
VISTA FRONTAL

madeira

- No cimentar ou fixar a unio entre as caixas. - Instalar extravasores (ladro) em todas as caixas. Locais de instalao

Lajes: o local deve estar nivelado, isento de qualquer irregularidade e com rea superior base da caixa. Sob telhados: ideal efetuar 2 pequenas aberturas em paredes opostas para circulao e renovao do ar aprisionado sob o telhado.

VISTA SUPERIOR

23

GUA FRIA E CAIXAS DGUA

Dicas de Instalao

Circulao ao redor da caixa dgua: a caixa dever ter

Sistemas de Esgoto

Sistemas de Esgoto
Objetivo do Curso
Capacitar o profissional para conhecer as partes de um sistema predial de esgotos pblico e particular, executar instalaes e fazer o dimensionamento.

Esgoto Secundrio Recebe os esgotos dos aparelhos sanitrios e encaminha para um desconector, como sifes ou caixas sifonadas. - No deve ter contato direto com os gases do esgoto. - Toda a instalao fica dentro do ambiente utilizado (banheiro, cozinha etc.). - Sempre utiliza DN 40.

Contedo Tcnico
Sistema Predial de Esgotos - tem a funo de coletar, conduzir e afastar da edicao todos os despejos provenientes do uso dos aparelhos sanitrios, conduzindo-os para a rede pblica de coleta de esgotos ou para um sistema local.

Componentes

Norma ABNT NBR 8160 diz que esse sistema deve: - Evitar a contaminao da gua potvel. - Permitir o rpido escoamento dos esgotos. - Impedir que gases do interior do sistema de esgotos atinjam as reas de utilizao. - Permitir fcil acesso para inspees. - No misturar o sistema de esgoto com o de guas pluviais. dividido em 3 partes: instalao primria, instalao secundria e ventilao. Coluna de
Ventilao Primria

a) Aparelhos Sanitrios fornecem gua e fazem a coleta dos esgotos gerados. Ex: pias, banheiras, bacia, mictrios, tanques e bids.

Ramais de Descarga

Ramais de Esgoto

Coluna de Ventilao Secundria Tubo de Queda

Caixa de Inspeo Coletor Pblico

Coletor

Subcoletor

gua de Lavagem Caixa c/ Grelha Caixa Sifonada Recalque

b) Ramal de Descarga Recebe os esgotos dos aparelhos sanitrios e leva at o desconector. Ficam localizados dentro das reas molhadas da residncia. - Em banheiros utiliza tubos e conexes de PVC DN 40.

RAMAL DE DESCARGA

24

Ateno! A bacia sanitria um aparelho sanitrio e no tem ramal de descarga. - No ligada ao esgoto secundrio. - ligada direto ao esgoto primrio.

5) Acople na sada de esgoto e faa o aperto manual.

6) Ajuste a canopla

- Cozinha e reas de servio Utiliza tubos e conexes de PVC DN 50, dimetro ideal para evitar entupimento.

No use fita veda-rosca.

Retire o plugue para fazer a ligao.

d) Desconector c) Acessrios para Facilitar o Despejo Adaptador para Mquina de Lavar - Acopla a mangueira da mquina de lavar ao tubo de esgoto na parede - Evita o retorno de insetos e mau cheiro. Impede a passagem do esgoto para ao ambiente fechado, atravs da atuao do fecho hdrico. Ex: Caixas sifonadas, ralos sifonados e sifes.

Fecho hdrico - uma camada de gua que bloqueia a passagem dos gases e de insetos. Essa camada de gua deve ter no mnimo 5 cm. Retorno dos gases 2) Limpe com soluo limpadora e aplique adesivo plstico. 5 cm Fecho hdrico gua aps o uso

Instalao 1) Lixar a bolsa interna do tubo e a parte externa da pea.

Tubo de entrada de gua

3) Solde a pea na parede.

4) Verifique se o anel de vedao est bem posicionado.

- Devem ser protegidos contra possveis presses que ocorrem no interior da tubulao com um sistema de ventilao. - Todos os aparelhos sanitrios devem ter um desconector instalado prximo a eles. Ex: Pias da cozinha: sifo. Bacia sanitria: gua do fundo da bacia.

25

SISTEMAS DE ESGOTO

Sistemas de Esgoto

Sifo Existem vrios tipos: - Sanfonados universais - Duplos - Em copo - Em s

- Ralos Sifonados: Possuem sifonagem. Podem ter formato cilndrico, cnico ou quadrado.
grelha Entrada de gua

Fecho hdrico gua aps uso

Retorno dos gases

Ralo Sifonado Quadrado


H H

Ralo Sifonado Redondo

Sifo em S

Sifo Universal

Sifo em Copo

- Os sifes sanfonados solucionam problemas de alinhamento entre a pia e a tubulao de esgoto na parede. Ralo Sifonado Quadrado Ralo Sifonado Cilndrico

Caixas Sifonadas recebem os esgotos do ramal de descarga e levam para o ramal de esgoto, iniciando a parte do esgoto secundrio. Requerem sistema de ventilao. Ralos existem ralos secos e ralos sifonados. - Ralos Secos: no tm fecho hdrico. Recebem gua de pisos, terraos, sacadas e box.

26

Instalao 1) Faa o alinhamento das tubulaes de entrada e sada. 2) Nivele a caixa com o contrapiso, atravs de caixa de areia ou concreto magro. 3) Na tubulao de entrada, faa a solda com adesivo plstico.

b) Prolongamento segmento de tubo que prolonga o tamanho das caixas sifonadas, de gordura e de inspeo.

c) Anti-infiltrao - recolhe a gua de infiltraes e leva para a caixa sifonada, evitando que o vazamento atinja o andar inferior. 4) Na tubulao de sada, faa a junta elstica. 5) Instale o porta-grelha com a colocao de espaadores.

No utilize adesivo plstico.

6) Faa o acabamento do piso. Instalao Pode ser instalado em trs situaes diferentes: - Antes da concretagem da laje. - Aps a concretagem. - Aps a instalao da grelha. Condies de Instalao

ANTES DA CONCRETAGEM DA LAJE 1) Fixe na frma de madeira 2) Corte pedaos de tubo ou use o prolongamento.

- Caixa enterrada - deve-se fazer um bero de areia ou concreto fraco para apoi-la. Ex.: trreo de edificaes.

- Suspensa - deve-se utilizar abraadeiras para a fixao. 3) Lixe o tubo e o antiinfiltrao. 4) Limpe com soluo limpadora e aplique adesivo plstico.

Complementos da Caixa Sifonada a) Antiespuma - evita a sada de espuma, insetos e mau cheiro pela grelha das caixas ou ralos sifonados. Boa soluo para casos em que no tem ventilao no banheiro.

27

SISTEMAS DE ESGOTO

Sistemas de Esgoto

5) Solde o segmento na parte superior do anti-infiltrao.

6) Faa a concretagem.

5) Instale o anti-infiltrao e preencha os espaos vazios e a parte superior do disco com argamassa de cimento.

6) Instale a caixa sifonada e faa 3 cm de contrapiso acima da borda externa da aba.

7) Utilize um formo e um martelo para cortar os suportes de fixao.

8) Retire a frma, lixe e limpe as partes que sero soldadas. APS A INSTALAO DA GRELHA 1) Retire o contrapiso em volta da grelha. 2) Retire a grelha e o portagrelha. Se estiver soldado, corte.

9) Solde outro segmento na parte inferior do anti-infiltrao.

10) Instale a caixa sifonada, o porta-grelha e a grelha.

3) Faa novo corte no prolongamento, para a borda ficar no mximo a 3 cm do contrapiso.

4) Lixe, limpe e solde um segmento na parte superior

11) Faa o contrapiso. APS A CONCRETAGEM DA LAJE 1) Faa a concretagem e deixe um espao na laje para o prolongamento. 2) Deixe a borda com um chanfro suficiente para acomodar a aba. 5) Preencha os espaos vazios e a parte superior do disco com argamassa de cimento. 6) Fixe o porta-grelha na altura do piso acabado.

3) Lixe, limpe e solde o segmento na parte superior do anti-infiltrao.

4) Quebre o concreto para deixar um espao para o disco.

28

Esgoto Primrio Recebe os esgotos da parte secundria e leva at a rede pblica ou fossa sptica. - Contm gases do esgoto . - Isolada pelo fecho hdrico. - Recebe vrias contribuies.

c) Subcoletor - tubulao horizontal que recebe o esgoto dos ramais de esgoto ou tubos de queda. - Dimetro mnimo DN 100. - Instalar caixas de inspeo entre subcoletores. - Declividade 1%, ou at 0,5% dependendo do comprimento do subcoletor.
SISTEMAS DE ESGOTO

Componentes a) Ramal de Esgoto Recebe o esgoto do desconector e leva at o tubo de queda. - Sempre instalado na horizontal com certa declividade. - Bitola maior ou igual DN 50.

SUB-C

OLETO RES DECLI VIDA 1% DE

d) Coletor - tubulao final que liga a ltima caixa de inspeo e o coletor pblico ou fossa sptica. - Comprimento mximo 15 m. - Bitola mnima DN 100. - Declividade mxima 5%. - Evitar desvios para evitar perda de carga.

RAMAL DE ESGOTO

Caso especial - o ramal de esgoto da bacia sanitria deve ser maior ou igual a DN 100.

Tubo de ventilao

Caixa de inspeo

Recomendaes de Instalao - Pavimentos trreos: ligao atravs de caixas de inspeo. - Pavimentos superiores: ligao direta no tubo de queda. b) Tubo de Queda - tubulao vertical em edificaes de 2 ou mais pavimentos. - Recebe o esgoto dos ramais de esgoto e da bacia sanitria. - Bitola mnima - sem bacia sanitria DN 75. Com bacia sanitria, mnimo DN 100 para evitar efeito funil. - Nos ps da coluna pode ocorrer forte impacto pela queda de resduos. Utilizar conexes reforadas (srie R).
TUBO DE QUEDA

Esgoto secundrio

Esgoto
Cx. sifonada

primrio

Coletor Esgoto

predial

primrio

Coletor pblico

Vlvula de Reteno

e) Vlvula de Reteno - tem a funo de evitar o retorno do esgoto da rede pblica para a residncia, assim como a entrada de insetos e roedores para dentro da residncia atravs do esgoto. - S libera o fluxo por um lado. Curva Curta com Bolsas para p de Coluna

29

Sistemas de Esgoto

Instalao 1) Chanfre a ponta dos tubos e coloque os anis. 2) Aplique pasta lubrificante.

- Caixas de Gordura: retm gorduras, graxas e leos. Evita entupimentos. - Instalar em locais de fcil acesso e boa ventilao. - Grande volume.

Tampa de inspeo Porta tampa Anel de vedao

3) Verifique o sentido do fluxo para fazer a instalao corretamente.

4) Acople os tubos e recue 5 cm de cada lado.

Prolongador DN 300

Entrada de esgoto

Sada para o esgoto

Corpo da caixa de gordura

Sifo removvel

f) Caixas - so dois tipos: caixa de inspeo e caixa de gordura. - Caixas de Inspeo: utilizada para verificar as condies da rede de esgoto em inspeo, facilitando a limpeza e desobstruo das tubulaes. Quando instalar? - Na mudana de dimetro, direo ou declividade. - Receber os esgotos de vrios subcoletores. - Se o comprimento de coletores ou subcoletores for maior do que 12 m. Cuidados na Instalao: - Profundidade mxima 1 m. - Evitar locais de trfego de veculos. Tipos - Plstico - quadrada, retangular ou circular. - Alvenaria de tijolos. - Concreto. - Tampa das caixas: deve ficar em local visvel, no nvel do terreno.

Instalao das caixas A instalao das caixas de inspeo e gordura deve seguir os passos: 1) Coloque a caixa na vala e verifique o alinhamento. 2) Retire e faa um bero de areia ou concreto magro.

Tampa de inspeo Anel de vedao

Porta tampa

Prolongador Entrada de esgoto

Entrada de esgoto Entrada de esgoto

Sada para o esgoto

30

3) Verifique o prolongamento para nivelar no piso e solde.

4) Solde os tubos de entrada.


Coluna de Ventilao

Tubo ventilador Primrio

Tubo de Queda

Ramal de Ventilao Desconector - C.S

5) Faa a junta elstica nos 6) Proteja o porta tampa com plstico e coloque espaadores. tubos de sada.

Ramal de esgoto

Ramal de descarga

Subcoletor

Ventilao Secundria formada por tubulaes independentes do sistema predial de esgoto, como ramais de ventilao e colunas de ventilao. 7) Aterre com terra e areia e faa o acabamento do piso.
Coluna de ventilao

Ramal de ventilao

Ventilao - Impede que gases passem para o ambiente utilizado e levando-os para o ar livre. - Mantm o bom funcionamento dos fechos hdricos - Bitola mnima DN 75. - Obrigatria em qualquer instalao de esgoto primrio (ABNT NBR 8160). A edificao pode ter somente ventilao primria ou conjunto de ventilao primria e secundria.

Caixa sifonada

Ramal de Ventilao liga o desconector e o ramal da bacia sanitria na coluna de ventilao.


Ramal de esgoto 100 mm T 50 mm 50mm

Ventilao Primria o prolongamento do tubo de queda acima da cobertura do prdio. Tubo ventilador primrio - Alinhamento reto e vertical. - Extremidade do tubo deve ser aberta ao ar livre. - Proteger com barrilete ou colocar um terminal de ventilao.

50mm

Ramal de ventilao

Juno 75 X 50

31

SISTEMAS DE ESGOTO

Sistemas de Esgoto

Coluna de Ventilao - tubulao vertical com a parte superior aberta ou ligada a um barrilete. Dimetros mnimos: - Casas DN 50. - Edificaes DN 75. - Aclive mnimo 1%: impede a entrada de esgoto no tubo.
Barrilete de ventilao Tubo ou coluna de ventilao Barrilete de ventilao Tubo ou coluna de ventilao Barrilete de ventilao Tubo ou coluna de ventilao

Ramal de Esgoto Determinado pela soma das UHC de todos os aparelhos que contribuem neste ramal. Em seguida, comparar com a Tabela B, e determinar o dimetro nominal mnimo da tubulao. Exemplo 1: o banheiro de uma residncia tem 1 bacia sanitria, 1 lavatrio, 1 chuveiro e 1 bid. Qual o DN do ramal de esgoto? 1. SOME AS UHC DOS APARELHOS SANITRIOS (VER TABELA A) TABELA A - DIMENSIONAMENTO DO RAMAL DE DESCARGA APARELHO SANITRIO Bacia Sanitria Bid Chuveiro de Residncia Lavatrio de Residncia SOMA TOTAL N UHC de DNmin do Ramal contribuio de Esgoto 6 1 2 1 10 100 40 40 40

Mnimo 30 cm

Mnimo 2 m Mnimo 30 cm

Telhados

Laje

Terrao

Terminal de ventilao para esgoto: tem a funo de barrilete, protegendo o tubo de ventilao. - Fabricado em PVC com DN 50. Dimensionamento O dimensionamento de um sistema predial de esgotos realizado atravs das UNIDADES HUNTER DE CONTRIBUIO (UHC). A UHC a contribuio de esgoto que cada aparelho sanitrio tem. Esse nmero determinado pela Norma ABNT NBR 8160. Dados Iniciais - N de reas de Coletas (quantidade de banheiros, cozinhas e outras reas molhadas). - Tipos de Aparelhos Sanitrios (bacia sanitria, chuveiro, lavatrios). - Declividade mnima dos tubos na instalao - varia de acordo com o dimetro do tubo: - 2% para tubulaes com DN 75. - 1% para tubulaes com DN 100. Ramal de Descarga - Bitola dada diretamente pela Tabela da NBR 8160. - O dimetro mnimo permitido DN 40. TABELA A - DIMENSIONAMENTO DO RAMAL DE DESCARGA APARELHO SANITRIO Bacia Sanitria Banheira de Residncia Bebedouro Bid Chuveiro de Residncia Chuveiro Coletivo Lavatrio de Residncia N UHC 6 2 0,5 1 2 4 1 DNmin do Ramal de Descarga 100 40 40 40 40 40 40

2. COMPARE A QUANTIDADE DE UHC COM A TABELA B SOMA TOTAL TABELA B - DIMENSIONAMENTO DO RAMAL DE ESGOTO N mximo de UHC 3 6 20 160 DNmin do Tubo 40 50 75 100 Ver Tabela B = DN 75 10

Pela Tabela B, verifica-se que o dimetro mnimo que pode ser utilizado DN 75. Resposta: utilizaremos DN 100 para este ramal, pois a tubulao de esgoto no pode reduzir de dimetro. Como o ramal da Bacia Sanitria j DN 100, todo o ramal de esgoto ser DN 100.

Tubo de Queda Dimensionado pela soma das UHC de todos os ambientes que contribuem nele. Em seguida, comparar com a Tabela C, e determinar o dimetro nominal mnimo da tubulao. Exemplo 2: uma edificao tem 5 andares e o banheiro de cada

DNmin = Dimetro Nominal Mnimo Devem ser consideradas as recomendaes dos fabricantes para cada aparelho sanitrio FONTE: ABNT NBR 8160

32

residncia contribui com 10 UHC. Qual o DN do Tubo de Queda desse banheiro? UHC = n andares x contribuio de cada banheiro UHC = 5 x 10 = 50 Consulte a Tabela C, no item 4 ou mais pavimentos. TABELA C - DIMENSIONAMENTO DO TUBO DE QUEDA N mximo de UHC DNmin do Tubo At 3 pavimentos 4 10 30 240 960 2.200 3.800 6.000 4 ou mais pavimentos 8 24 70 500 1.900 3.600 5.600 8.400

Determine o dimetro dos subcoletores e do coletor predial. Dados: UHC TQ cada banheiro = 50 UHC TQ da cozinha = 15 Declividade = 2%

Como declividade 2%, consultando Tabela D, o Subcoletor 1 tem DN 100.

40 50 75 100 150 200 250 300

TABELA D - DIMENSIONAMENTO DO SUBCOLETOR E COLETOR PREDIAL DNmin N mximo de UHC do 2,0% 1,5 % 1,0% 0,5% Tubo 250 216 180 100 1.000 840 700 150 2.300 1.920 1.600 1.400 200 4.200 3.500 2.900 2.500 250 6.700 5.600 4.600 3.900 300 10.000 12.000 8.300 7.000 400

Resposta: verifica-se que o tubo de queda ter dimetro mnimo DN 75, mas ser usado DN 100, porque neste tubo tambm est ligada a bacia sanitria DN 100.

UHC Subcoletor 2 = UHC Cozinha = 15 Como declividade 2%, consultando Tabela D, o Subcoletor 2 tem DN 100. UHC Coletor Predial = UHC Subcoletor 1 + UHC Subcoletor 2 = 100 + 15 = 150 Como declividade 2%, consultando Tabela D, o Coletor Predial tem DN 100. Resposta: os dois subcoletores e o coletor predial tero dimetro mnimo DN 100.

Subcoletor e Coletor Predial Considera o nmero mximo de UHC e a declividade de instalao dos tubos, para selecionar o dimetro na Tabela D. Exemplo 3: uma edificao de 5 andares tem 2 subcoletores. - Subcoletor 1 recebe os tubos de queda do banheiro 1 e 2 - Subcoletor 2 recebe tubo de queda da cozinha
TQ Banheiro 1 TQ Banheiro 2 TQ Cozinha

Subcoletor 2 Coletor Predial

Subcoletor 1

33

SISTEMAS DE ESGOTO

UHC Subcoletor 1 = UHC Banheiro 1 + UHC Banheiro 2 UHC Subcoletor 1 = 50 + 50 = 100

Sistemas de Esgoto

Ramal de Ventilao O dimensionamento imediato a partir da soma das UHC dos aparelhos sanitrios contribuintes. Depois, consulte a Tabela E para obter o dimetro mnimo do ramal de ventilao. Exemplo 4: O banheiro de uma residncia tem contribuio de 10 UHC, incluindo a bacia sanitria. Qual o DN do Ramal de Ventilao? Resposta: de acordo com a Tabela E, para locais com bacia sanitria, at 17 UHC, o ramal de ventilao tem dimetro mnimo DN 50.

TABELA E DIMENSIONAMENTO DO RAMAL DE VENTILAO SEM BACIA SANITRIA N mximo de UHC Ventilao Ramal de DNmn do COM BACIA SANITRIA N mximo de UHC At 17 18 a 60 DNmn do Ramal de Ventilao 50 75 250 225 192 174 116 90 76 70 300 287 219 186 152

At 12 13 a 18 19 a 36

40 50 75

Barrilete e Coluna de Ventilao Para dimensionar preciso saber: - Dimetro nominal do tubo de queda ou ramais de esgoto. - Comprimento da coluna. - Nmero de UHC. Com esses dados, consulte a Tabela F e obtenha o dimetro da coluna de ventilao. Exemplo 5: o tubo de queda de uma edificao de 70 m tem bitola 75 mm e UHC igual a 50. Qual o dimetro da Coluna de Ventilao? Resposta: de acordo com a Tabela F, o tubo de ventilao tem dimetro mnimo DN 75.

TABELA F DIMENSIONAMENTO DO BARRILETE E COLUNA DE VENTILAO DN do Tubo de Queda ou Ramal de Esgoto 40 40 50 50 75 75 75 75 100 100 100 100 150 150 150 150 200 200 200 200 250 250 250 250 300 300 300 300 N mx de UHC 8 10 12 20 10 21 53 102 43 140 320 530 500 1.100 2.000 2.900 1.800 3.400 5.600 7.600 4.000 7.200 11.000 15.000 7.300 13.000 20.000 26.000 DNmn do Tubo de Ventilao 40 46 30 23 15 13 10 8 8 50 61 46 46 33 29 26 11 8 7 6 75 100 150 200 Comprimento Permitido (m) 317 247 207 189 299 76 229 61 195 52 177 46 305 40 10 238 31 8 201 26 7 183 23 6 286 73 10 219 57 7 186 49 6 171 43 5 94 24 73 18 60 16 55 14 37 9 29 7 24 6 22 5 -

34

Amanco Silentium Tubos que fazem a reduo do problema de rudos nas edificaes.

Recomendaes - Deve ser enterrada. - No ficar perto da residncia - evita mau cheiro. - No ficar longe da residncia - evitar tubulaes longas. Funo: separa e transforma a matria slida nos esgotos em um lquido no contaminante.
SISTEMAS DE ESGOTO
Tubo de sada Lquidos filtrados Lquido
para o consumo humano e de animais

- Possuem amortecedores acsticos.

Caixa de inspeo

Fossa sptica

4 metros

Sumidouro

Amanco Fossa Sptica - Possui filtro retentor de slidos. - Volumes: 1.800, 3.000, 5.500, 10.000 litros. - Pronta para instalar.

- Compatvel com os tubos de esgoto normal (SN) e a tubos de esgoto srie reforada (SR)

Tampa de entrada para limpeza Laje

Tampa de Acesso Laje

Lquido Tubo de entrada de esgoto

filtro de Reteno Terra + Cimento Lquido Terra + Cimento

- Possui junta elstica bilabial integrada (JEBI).

Imprprio

Lodo

Dimensionamento O volume da fossa sptica depende do nmero de pessoas na residncia ou edificao.

N de Pessoas Capacidade (L) Dimetro (cm) 160 160 200 235 Residencial Altura (cm) 120 180 230 255 Comercial 7 14 30 60

Fossa Sptica Tratamento de esgotos individual para edificaes que evita contaminao do solo e gua e melhora sade da populao. Instalao No mnimo: 2,0 m de construes. 5,0 m de rvores. 20,0 m de rios, lagos etc. - Nvel mais baixo do terreno. - Fazer limpeza anual.

5 10 20 45

1.800 3.000 5.500 10.000

Sumidouro O dimensionamento do Sumidouro (dimetro e profundidade) depende da quantidade de lquido lanado e do tipo de solo no local. Em geral utilizam-se sumidouros com 1 ou 2 m de dimetro e 3 m de profundidade.

35

Solues em gua Quente

Solues em gua Quente


Objetivo do Curso
Capacitar o profissional a executar instalaes, tipos de aquecedores de sistema de gua quente apresentando conceitos do sistema e instruir sobre os cuidados de reparo, transporte e manuseio dos produtos.

PPR PN20: 80 C a 40 m.c.a; suportando picos de 95C a 40 m.c.a. Tubo identificado pela linha amarela. PPR PN25: 80 C a 60 m.c.a; suportando picos de 95C a 60 m.c.a. Tubo identificado pela linha vermelha. PPR PN12 (apenas para uso em instalaes de gua fria): at 100 m.c.a. para temperaturas mdias de 27C. Identificado pela linha azul.
(1) Disponveis no 20,25,32,40,50,63,75,90 e 110 mm. (2) Disponveis no 32,40,50,63,75,90 e 110 mm.

Contedo Tcnico
Instalaes em gua Quente - Conjunto de equipamentos, fontes de energia e material. - Temperaturas prximas a 50 C e s vezes prximas de 80 C. - Devem ser projetadas para garantir fornecimento contnuo, preservar a qualidade proporcionando conforto e racionalizar o consumo. Caractersticas do PPR PPR Polipropileno Copolmero Randon tipo 3 Produto projetado de acordo com a Norma ISO 15874, superando as especificaes exigidas pela NBR 7198 referente ao Projeto e execuo de instalaes prediais de gua quente.

Adaptao de Projetos Devemos deixar claro que um projeto j feito para cobre no pode simplesmente ser convertido para o tubo Amanco PPR, sem a anlise de algumas condies, como por exemplo, a equivalncia de dimetros. Para isso, devemos considerar as seguintes situaes: - Projetos Pequenos: A instalao pode ser feita pelo prprio instalador, pois em bitolas menores possvel fazer a converso de dimetros direta, que deve seguir a tabela abaixo.

Tabela de Converso Direta AMANCO PPR - PN20 e PN25


DIMETRO COBRE (em polegadas) DIMETRO COBRE (em mm) DIMETRO PPR PN25 e PN20 (em mm)

Classes de Presso Nominal e Utilizao Os tubos Amanco PPR esto disponveis nos dimetros de 20, 25, 32, 40, 50, 63, 75, 90 e 110 mm, nas classes PN 20 e PN 25 para atender s instalaes prediais de gua quente. As caractersticas do sistema permitem realizar instalaes hidrulicas nas mais variadas formas, possibilitando a execuo de qualquer projeto hidrulico. Complementando o portflio, a Amanco disponibiliza o PPR PN 12 para instalaes prediais de gua fria, nos dimetros 32, 40, 50, 63, 75, 90 e 110 mm. As linhas PN 20 e PN 25 so identificadas pelas marcaes amarela e vermelha, respectivamente. Veja as temperaturas de servio em que o tubo Amanco PPR pode operar, mesmo com eventual desregulagem do aparelho de aquecimento:

15 mm 22 mm 28 mm

20 mm 25 mm 32 mm

- Projetos Mdios e Grandes (bitolas a partir de 35 mm): Deve-se entrar em contato com a Amanco para que seja auxiliado na converso do projeto. SAC: 0800 701 8770 e-mail: atendimentotecnicoambr@amanco.com

36

Instalao do PPR (Termofuso)

7) Tempo de termofuso. Obs.: Esse tempo varia de acordo com a bitola, no importa a classe de presso.

1) Apoie o Termofusor na bancada e limpe os bocais com um pano embebido em lcool em gel.

Tabela de intervalo de tempo de aquecimento termofuso


DIMETRO TEMPO DE AQUECIMENTO INTERVALO TEMPO DE PARA RESFRIAMENTO ACOPLAMENTO
SOLUES EM GUA QUENTE

2) Corte os tubos com tesoura especial e retire as rebarbas.

3) Limpe a ponta dos tubos e a bolsa das conexes.

20 mm 25 mm 32 mm 40 mm 50 mm 63 mm 75 mm 90 mm 110 mm

5 segundos 7 segundos 8 segundos 12 segundos 18 segundos 24 segundos 30 segundos 40 segundos 50 segundos

4 segundos 4 segundos 6 segundos 6 segundos 6 segundos 8 segundos 8 segundos 8 segundos 10 segundos

2 minutos 2 minutos 4 minutos 4 minutos 4 minutos 6 minutos 6 minutos 6 minutos 8 minutos

8) Introduza a ponta do tubo aquecido imediatamente na bolsa da conexo, at o anel formado pelo aquecimento do termofusor. 4) Marque na extremidade do tubo a profundidade da bolsa da conexo. 9) Aps a termofuso, num intervalo de 3 segundos iniciais, pode-se alinhar a conexo em at 15 (No gire). 5) Introduza os tubos e as conexes nos bocais. Cuidado para no ultrapassar a marcao feita.

No se esquea! Limpe as extremidades do tubo e a bolsa da conexo antes de Faa a marcao da profundidade da bolsa nos tubos a serem
6) Retire o tubo e a conexo do termofusor, aps o tempo mnimo de aquecimento. realizar a termofuso.

termofundidos. Ao introduzir tubo e conexo no bocal, respeite o tempo correspondente para cada dimetro.

37

Solues em gua Quente

Sistemas de Aquecimento O abastecimento de uma edificao pode ser efetuado de trs formas distintas: - Aquecimento individual: ocorre quando alimenta uma nica pea de utilizao como, por exemplo, um chuveiro ou uma torneira eltrica. - Central privado: atende somente uma unidade habitacional, ou seja, alimenta vrios pontos de consumo localizados em cozinhas, banheiros, reas de servio. Um exemplo desse tipo de sistema o aquecedor de acumulao. - Central coletivo: ocorre quando um nico conjunto de aquecimento alimenta vrias unidades de um edifcio, ou seja, vrias peas de utilizao de vrias unidades habitacionais, ou de comrcio e servios. Exemplos: edifcio residencial, hotel, hospital etc.

Registros PPR A Amanco disponibiliza no mercado registros de presso e gaveta de PPR, para drywall e alvenaria. Drywall

Alvenaria

Fixao - Pontos Fixos (Pf ): so abraadeiras rgidas, constitudas por um elemento fixo, geralmente metlico, revestido de borracha e de um componente para fixar edificao.

Aquecedores Tem a funo de elevar a temperatura da gua, sendo que, para testes de funcionamento, a temperatura da gua tem que chegar a 80C. Existem os aquecedores de passagem, onde no se estoca a gua quente e os aquecedores com estocagem de gua quente, denominados acumuladores.

L pd. pd.

L pf. pf.

Tipo de Fontes de Calor - Aquecimento por uso de energia eltrica: o sistema mais simples e mais usado, mas tem como grande inconveniente seu custo mais caro. Exemplos: chuveiros, torneiras eltricas e etc. - Aquecimento por uso do calor proveniente da queima de gs GLP ou por queima de gs natural: tende a ser o sistema mais barato no uso. Como desvantagem, apresenta o risco de vazamento, se no forem seguidas determinadas especificaes e deve ser instalado em local com ventilao permanente. - Aquecimento por combusto de leo diesel em caldeiras: gerando vapor, aquece a gua do sistema predial por meio de trocador de calor. - Aquecimento solar: em horas ou pocas de pouca insolao, exige o uso associado de outro sistema de aquecimento. Nos dias de boa insolao, costuma atender bem a demanda, no precisando do trabalho complementar de outra fonte energtica. - Aquecimento por queima de carvo ou madeira: apesar do desconforto de uso, ainda existem no pas foges a lenha ou a carvo. A gua fria passa por serpentinas de cobre colocadas dentro da fornalha e com isso a gua aquecida, sendo enviada pela presso at tanque elevado, de onde alimenta o sistema predial.

pd.

- Pontos Deslizantes (Pd): permitem um deslocamento axial do tubo (em ambos os sentidos). Por esse motivo, devem ser Ls posicionados conforme tabela.
pd.

pd.

pd.

pd.

P = Ponto fixo Pd = Ponto deslizante L = Distncia entre apoios

pf.

pf.

pf.

distncia (L) varia em relao ao dimetro nominal da tubulao, temperatura e classe de presso.

38

TABELA DE DISTNCIAS MXIMAS ENTRE APOIOS (cm)


Tipo de tubo (mm)

Teste Hidrulico
70o C
40 50 60 65 80 90 100 115 125

0o C
80 90 100 120 140 160 180 200 220

10o C
70 80 90 110 130 150 170 190 200

TEMPERATURA DE SERVIO (oC) 20o C 30o C 40o C 50o C 60o C


60 70 90 100 120 135 150 170 180 60 70 80 90 100 120 140 160 170 50 60 70 85 100 115 130 150 160 50 60 70 80 90 100 120 130 140 45 50 60 70 80 100 110 125 136

80o C
40 45 50 60 70 80 90 100 110

PN-25

20 25 32 40 50 63 75 90 110

Depois da execuo da tubulao, faa o teste hidrulico, de presso e estanqueidade que deve ser realizado a uma presso de prova de 1,5 vez a presso de trabalho da tubulao at 100 m de distncia. Para trechos maiores, recomendamos subdividir em setores menores. Nas instalaes prediais, esse teste deve ser realizado somente 1 hora aps a ltima termofuso. O teste de presso deve ser medido atravs de um manmetro aferido, o teste hidrulico realizado com auxlio de um manmetro instalado prximo ao ponto a ser testado. O manmetro acusar a presso esttica normal da tubulao pressurizada.

TABELA DE DISTNCIAS MXIMAS ENTRE APOIOS (cm)


Tipo de tubo (mm)

20 25 32 40 50 63 75 90 110

75 85 100 120 135 160 180 200 220

70 80 90 100 120 140 160 180 200

60 70 80 100 110 130 150 165 175

55 65 75 90 100 120 130 150 160

50 60 70 80 95 110 125 140 150

50 55 65 75 90 100 115 130 140

45 50 60 70 80 95 100 120 130

40 50 55 65 75 85 100 110 120

40 40 50 60 70 80 90 100 110

Reparos em Tubulaes 1. Reparo com Tarugo

TABELA DE DISTNCIAS MXIMAS ENTRE APOIOS (cm)


Tipo de tubo (mm) 32 40 50 63 75 90 110

0o C
90 100 125 145 160 180 200

10o C
85 100 110 130 150 170 180

TEMPERATURA DE SERVIO ( C) 20o C 30o C 40o C 50o C 60o C


o

80 90 100 120 135 150 155

70 80 95 100 120 140 160

65 75 85 100 115 130 145

60 70 80 90 100 120 140

55 65 75 85 100 100 110

Para furos no mximo de 11 mm (equivalente ao dimetro do tarugo). 1) Faa a limpeza do tarugo e do bocal para reparos com lcool gel.

As instalaes embutidas podem ser de dois tipos:

PN-12

Instalaes Embutidas 2) Acople o bocal para reparos na termofusora e aguarde at atingir a temperatura de trabalho (260 C).

- Paredes largas: para embutir e imobilizar a tubulao em paredes, utiliza-se uma cobertura de massa de cimento de espessura igual ou superior ao dimetro do tubo.

de

3) Introduza a ponta macho do bocal no furo.

- Paredes Estreitas: deve-se aumentar a altura da canaleta, o que possibilita o distanciamento da tubulao de gua fria pelo menos do mesmo dimetro da tubulao de gua quente. No caso de utilizao de canaletas individuais, manter a tubulao afastada da parede da canaleta em pelo menos uma vez o dimetro da tubulao.

de

4) Segurando o bocal j acoplado no furo, introduza o tarugo no lado fmea do bocal.

39

SOLUES EM GUA QUENTE

0o C

10o C

TEMPERATURA DE SERVIO (oC) 20o C 30o C 40o C 50o C 60o C

70o C

80o C

PN-20

Solues em gua Quente

5) Aguarde 5 segundos, retire o bocal do tubo e do tarugo. Com o tarugo e o furo aquecidos, una as partes.

6) Una as partes, pressionando o tubo para a entrada na posio original da canaleta na parede.

2. Reparo com Luvas Simples F/F-PPR Para furos maiores que 11 mm ou em ambas as faces da tubulao. 1) Corte perpendicularmente a parte do tubo danificado. Cuidados Especiais - Raios ultravioletas: os tubos e conexes PPR devem ser protegidos da ao direta dos raios ultravioletas. Uma soluo eficiente proteger a tubulao com material isolante, como fita de alumnio.

2) Limpe a superfcie externa com lcool gel.

3) Puxe o tubo para fora da parede e faa a termofuso do tubo e de uma parte da luva.

- Contato com corpos cortantes: o contato eventual com corpos cortantes provoca entalhes na superfcie que podem causar rupturas. necessrio impedir que isso acontea, seja durante o armazenamento ou a instalao.

4) Coloque o bocal macho na outra bolsa da luva e mantenha o dobro do tempo de aquecimento.

5) Insira o bocal fmea da termofusora na outra ponta do tubo na parede, e faa o aquecimento.

Benefcios da Soluo Amanco PPR - Maior produtividade. - No requer isolamento trmico. - Otimizao do processo. - Suporta picos de temperatura. - Livre de corroso. - Garantia total de juntas. - Resistncia a impactos. - Mais flexveis.

40

guas Pluviais e Cisternas


Objetivo do Curso
Capacitar o profissional a conhecer conceitos e caractersticas do sistema de guas pluviais e de reservao, fazendo o dimensionamento e a instalao dos componentes.

Componentes a) Elementos Prediais - reas de captao. - Calhas. - Condutores. - Caixas e reservatrios. b) Elementos Pblicos. - Sarjetas. - Bueiros. - Tubulao de drenagem. - Canalizao de crregos. Funcionamento A gua da chuva que cai sobre as coberturas da edificao captada e direcionada para um destino final adequado. A gua conduzida atravs de calhas, condutores horizontais e verticais, at o local de destino final.
COBERTURA Grelha de cobertura Ralo de balco

Contedo Tcnico
guas Pluviais - so as guas originadas a partir das chuvas. Sistemas de guas Pluviais Funo: recolher e conduzir para local determinado s guas provenientes da chuva que atingem a edificao garantindo um bom escoamento e reduo de alagamentos. - Serve para proteger os prdios, construes, casa, paredes e portas. A m execuo do escoamento causa umidade em excesso ocasionando: - Problemas de sade. - Danos fsicos na alvenaria e nas madeiras. - Mau cheiro.

4 PAV.

3 PAV.

Sacada

2 PAV.

Sacada

CAUSAS
Problemas em telhados e coberturas Problemas no sistema de coleta de gua de chuva Destino inadequado das guas das chuvas Falta de impermeabilizao de fundaes

SOLUES
Arrumar o telhado e sistemas de coberturas em geral Corrigir o sistema de guas pluviais Consertar calhas, tubulaes e caixas do sistema de guas pluviais Impermeabilizar fundaes, pisos e paredes Prever boa insolao e ventilao no local Deixar janelas abertas o maior tempo possvel
Ralo da rea externa 1 PAV.

Caixa de areia PAV. TRREO

Destino Final

Condutor horizontal Grelha em rampa de estacionamento

Sistema de recalque para guas pluviais

Mau hbito de uso, deixando sempre as janelas fechadas

Destino final 1) Infiltrada no terreno - o tubo dever levar as guas para um poo com leito de pedras.

Esse sistema deve: - Permitir a limpeza e desobstruo. - Resistir a choques mecnicos e esforos provocados por variaes trmicas. De acordo com a norma ABNT NBR 10844, a instalao predial deve: - Recolher e conduzir a vazo de gua. - Ser estanque.

Grama Camada de Terra Camada de Areia

Manta Drenante Tubo 100mm perfurado para captao de gua

Camada de Brita

41

GUAS PLUvIAIS E CISTERNAS

guas Pluviais e Cisternas

2) Lanada na sarjeta da rua ou no sistema pblico. 3) Armazenada em cisterna: a tubulao dever levar as guas at um reservatrio inferior para acumulao e uso posterior.
SISTEMA DE GUAS PLUVIAIS Reservatrio Superior

O valor da intensidade de chuva depende da pesquisa de coleta de dados de chuva por longos perodos na regio. A ABNT NBR 10844 possui tabelas com esses nmeros:
TABELA A CHUVAS INTENSAS NO BRASIL
Intensidade de chuva (i) Chuva com durao de 5 minutos

LOCAL Aracaju/SE Belm/PA Belo Horizonte/MG Cuiab/MT Curitiba/PR Florianpolis/SC Fortaleza/CE Goinia/GO Joo Pessoa/PB Macei/AL Manaus/AM Natal/RN Porto Alegre/RS Porto Velho/RO Rio de Janeiro/RJ Salvador/BA So Lus/MA So Paulo/SP (Congonhas) Teresina/PI Vitria/ES 1 ano 116 138 132 144 132 114 120 120 115 102 138 113 118 130 122 108 120 122 154 102

Calhas

Condutores Verticais e Horizontais

SISTEMA DE GUA FRIA

Cisterna Bombeamento Filtro

PERODO DE RETORNO (T) 5 anos 122 157 227 190 204 120 156 178 140 122 180 120 146 167 167 122 126 132 240 156

25 anos 126 185 230 230 228 144 180 192 163 174 198 143 167 184 227 145 152 262 210

Benefcios - Permite o armazenamento. - Possibilita o aproveitamento da gua da chuva. - Reduz o consumo de gua potvel e os custos. - Protege as edificaes contra umidade. - Complementa o sistema convencional.

FONTE: ABNT NBR 10844

Captao da gua da Chuva Feita atravs da cobertura da edificao, chamada de rea de Contribuio: a) Telhados - protegem o espao interno do edifcio das intempries e conforto. Bocal de descida (condutor vertical)

Ciclo da gua o caminho que a gua percorre no planeta: Evaporao. Chuva. Infiltrao.

Perodo de Retorno (T) o intervalo entre chuvas de grande intensidade, chamado tambm de perodo ou tempo de recorrncia. T = 1 ano para reas Pavimentadas T = 5 anos para Coberturas e Telhados T = 25 anos para Coberturas e reas onde no so permitidos empoamentos nem extravasamentos Intensidade de chuva (I) a altura (mm) de gua da chuva que cai em uma rea de 1 m durante uma hora, tambm chamada intensidade pluviomtrica. Tipos de Telhado - Beiral: o prolongamento do telhado alm das paredes externas, projetado para proteger as portas, varandas e esquadrias da chuva e insolao direta. - Platibanda: uma pequena murada utilizada para esconder o telhado das construes.
1 gua 2 guas

a = 1m x 1m = 1m
1m

h (mm)
1m

volume chuva = rea (a) x altura (h) = m

Beiral

Platibanda

42

Casos Especiais
I = 5% PVC 100mm (Buzinote) I = 1%
CASA 1 RUA E N.T. MURO DE DIVISA DO TERRENO C N.T. CASA 2 RUA

- gua para frente ou para trs:


A

Pingadeira

Soluo em marquises - gua jogada de telhado em telhado:

Telhado A Telhado B

Calhas Recebem as guas do telhado, conduzindo-as imediatamente aos condutores verticais. - a primeira etapa do dimensionamento. - Fabricadas em PVC, chapa galvanizada, alumnio ou cobre. Formato da Seo

b) Lajes e terraos - recebem e direcionam as guas at um ralo e depois aos condutores, at o destino final. Quando no existem condutores, devem ser utilizados buzinotes.

Buzinote

Laje
Regular U V Circular Semicircular

Tipos

Rua
c) Marquises - coberturas abertas nas laterais que protegem a porta de entrada e a parede da construo.

Calha de beiral Instalada no beiral do telhado

Calha de platibanda Instalada no vo entre a parede e o telhado

Calha gua furtada Instalada no encontro das guas do telhado

43

GUAS PLUvIAIS E CISTERNAS

Impermeabilizao da sua face superior. Nmero adequado de buzinotes. Limpeza da marquise e manuteno peridica dos buzinotes. Usam-se buzinotes a cada 5 metros de permetro da cobertura. O dimetro mnimo do buzinote deve ser 50 mm. Um mnimo de dois por marquises.

guas Pluviais e Cisternas

Amanco Calhas Pluviais - Calhas pr-fabricadas em PVC - Instalao em Telhados com beiral - No sofre oxidao - Barra 3 m - Vazo de 533 L/min - Declividade mnima 0,5%
01 - Perfil 02 - Condutor Vertical 03 - Abraadeira 04 - Emenda 05 - Joelho 90 06 - Joelho 60 07 - Cabeceira Esquerda 08 - Cabeceira Direita 09 - Esquadro Interno 10 - Esquadro Externo 11 - Suporte em PVC 12 - Suporte Dobrado 13 - Suporte Metlico 14 - Acoplamento 15 - Bocal 16 - Vedao

2) Fixe o suporte: escolha o ponto mais alto da instalao a 30 cm da extremidade do beiral. Amarre a linha no suporte e estique at o ltimo suporte do trecho, ponto mais baixo, com inclinao mnima de 0,5% (5 mm a cada metro).

11 01 15

07

3) A linha serve como base para colocao dos suportes intermedirios (espaamento mximo 60 cm).

01

14 06

01

16

01 04 06 03 10 02

4) Os bocais de descida devero ser instalados no ponto mais baixo e fixados entre suportes.

03 05

Instalao Antes de iniciar a montagem, verique se todas as ferramentas necessrias instalao esto disponveis. Faa um planejamento para que a gua dos condutores verticais seja despejada em locais que permitem a drenagem de forma adequada.

5) Inicie a colocao da calha: fixe a borda interna (reta) da calha no suporte, girando-a para baixo at encaixar a borda externa (redonda).

Nota

Nunca segure na calha quando estiver subindo no telhado da casa. 1) Instale a calha na testeira de madeira, avanando a telha 5 cm para o interior da calha.

6) As conexes devem ser fixadas na prpria calha, usando a vedao para calha pluvial Amanco.

44

7) Para trechos menores que 3 metros, marque com um lpis e corte o perfil com uma serra metlica.

- No final do condutor, utilize um joelho 90 . - As abraadeiras so fixadas com parafuso (espaamento mximo 1,5 m).

8) Nos cantos de telhados, utilize as peas esquadro interno ou esquadro externo.

Utilizao dos perfis metlicos 1) No caso de beiral com caibro recuado ou cortado fora do prumo, a calha deve ser instalada com o auxlio da haste zincada.

2) O suporte dobrado tem a mesma funo da haste, mudando apenas o sistema de fixao, podendo ser ajustado de acordo com a inclinao do telhado. Dobre a presilha, prendendo a calha. 9) No final de trechos de calha, utilize as cabeceiras para calha.

10) Quando o bocal de descida for instalado no fim do trecho, utilize mais um trecho de calha com suporte e cabeceira.

Condutores Tubulaes que transportam as guas pluviais at seu destino final. - Fabricados em PVC e ferro fundido. - No podem ser utilizados para transportar esgoto.

Dica!
11) A montagem do condutor vertical pode ser feita encaixando o joelho 60no bocal de descida, ou com a utilizao do acoplamento e de um segmento de condutor. 12) Os condutores verticais devero ser soldados nas conexes com adesivo plstico.

Os condutores de guas pluviais devem ficar independentes da alvenaria, possibilitando fcil acesso em caso manuteno e limpeza.

Condutor Vertical Recolhem as guas coletadas pelas calhas e transportam at os condutores horizontais ou lanam direto no terreno.

45

guas pluviais e cisternas

guas Pluviais e Cisternas

- Projetar em uma s prumada. - Usar curvas de 45 ou 90 de raio longo no caso de desvios. - Colocar tela de proteo para evitar a entrada de sujeira, folhas e insetos.

b) Caixa de guas pluviais: - Retm slido e sujeiras das guas pluviais. - Permite limpeza peridica do sistema. - Possuem sifo removvel e/ou flexvel.

9 5

6 6 7 3

1 - Telhado 2 - Platibanda 3 - Laje 4 - Rufo 6 - Calha 7 - Curva ou Joelho 90 8 - Condutor vertical 9 - Tela de Proteo

Mudana de direo. Mudana de dimetro. A cada 20 m na ligao com outros condutores.

Instale sempre quando tiver:

Grelha Tampa Anel de Vedao

Porta Tampa / Grelha Prolongador DN 300

Condutor Horizontal Tubulaes horizontais que recebem as guas pluviais dos condutores verticais ou da superfcie do terreno e transportam at o destino final. - Fabricados em PVC, ferro fundido, ao galvanizado e fibrocimento. - Declividade mnima: 0,5%. - Fazer conexo entre os condutores com curvas de raio longo - Canaletas: proteger com grelhas.

Corpo da Caixa

Aproveitamento da gua da Chuva Principais aplicaes - Em reas de grande intensidade de chuva uma medida preventiva para cheias. - Em reas de seca acumulada na poca chuvosa e utilizada na poca de estiagem. Cuidados na captao

Conservar limpa a rea de captao. Limpar as calhas e condutores. Instalar sistema de filtros. Descartar a primeira gua coletada. Instalar sistema de filtros antes da gua entrar na cisterna. Manter a cisterna fechada.
Complementos a) Grelha hemisfrica ou ralo cebola - Grelhas flexveis que impedem que folhas e outros detritos obstruam a rede. - Facilita a manuteno do sistema. Usos - Em reas urbanas utilizao para fins no potveis como limpeza, descarga de bacias sanitrias, lavagem de veculos, rega de jardins, irrigao de gramados e plantas ornamentais, desentupimento de tubulaes por

46

jateamento e uso industrial. - Em reas com problemas de abastecimento comum o armazenamento para consumo humano. Neste caso, ferver a gua por pelo menos 5 minutos.

Funcionamento do Separador de guas 1) O tubo reservatrio est vazio. 2) Quando comea a chover, a gua sobe junto com a bolinha. Enquanto isso, por baixo ocorre o descarte de um pouco de gua pelo furinho do fundo. 3) Por ltimo, em chuvas fortes, o reservatrio vai ficar cheio e a bolinha vai bloquear a passagem da gua, forando-a a sair pelo t, indo para a cisterna.

Reservatrios de guas Pluviais Utilizados para armazenamento de guas pluviais. - Deve ter sistema de filtros e separadores de gua.

1
Filtro

Separador de guas

Sada para cisterna

Cisternas

Descarte das primeiras guas por um pequeno furo

Reservatrios utilizados para o armazenamento de gua. Detalhe do Filtro


Entrada da Entrada gua da gua de chuva de chuva Tubo superior Tubo superior

Amanco Cisternas

Fabricadas em polietileno de alta densidade. Instalar apenas enterradas.

Tela Tela mosquiteiro mosquiteiro

Sada Sada das sujeiras das sujeiras grossas para grossas para descarte descarte

Tubo inferior Tubo inferior Pequena Pequena Sada Sada calha calha da gua da gua de chuva de chuva

Detalhe do Separador de guas

Entrada de gua filtrada da chuva Desvio de chuva forte para a cisterna Reservatrio temporrio da primeira gua de chuva para descarte Sada para descarte da primeira gua de chuva ou de chuva fraca
Capacidade (L) 2.100 3.300 6.000 10.000

MEDIDAS APROXIMADAS
Altura (cm) 120 180 230 255 Dimetro (cm) 160 160 200 235 Peso cx sem gua (kg) 50,9 69,5 126,6 220,7 Peso cx com gua (kg) 2151 3370 6127 10221

Sada para a cisterna

Para que a Amanco Cisterna tenha correto desempenho funcional imprescindvel o cumprimento das especificaes de instalao e limpeza.

47

guas pluviais e cisternas

gua da chuva forte vai para a cisterna

guas Pluviais e Cisternas

Instalao A Amanco Cisterna fabricada para ser instalada exclusivamente ENTERRADA.


1 3 2 6 7

6) Se necessrio, utilize uma chave de grifo para ajust-los.

Material necessrio: 1. Furadeira 2. Serra-copo 1 1/2 e 3/4 3. Tubos de PVC 4. Lixa 5. Chave de grifo 6. Fita veda-rosca 7. Adesivo plstico 8. Flanges 1 1/2 e 3/4 9. Kit torneira de boia 10. Filtro para caixa dgua 11. Soluo limpadora

Ateno!

O uso de flanges com vedao de borracha dispensa vedao adicional, com silicone, por exemplo. 7) Lixe os flanges e a ponta dos tubos. Limpe as partes lixadas com soluo limpadora e aplique o adesivo plstico.

5 4 11 9 10 9 9 8

8 8

Preparo da Cisterna 1) Coloque a cisterna em uma superfcie plana e nivelada. 2) Retire a tampa superior. 3) Fure nos pontos indicados utilizando serra-copo compatvel com o dimetro dos flanges.

8) Conecte os tubos nos flanges.


6 3 4 5

1,2,3: Furao realizada em fbrica nas caixas dgua at 1.000 litros. 4,5,6: Locais para perfurao opcionais.

9) Faa a instalao da torneira de boia junto ao flange de entrada de gua. 10) Passe fita veda-rosca na torneira e na boia. Fixe a torneira separada da boia.

4) Faa no mnimo 3 furos: um para a entrada dgua, um para a sada dgua e um para o extravasor (ladro).

5) Faa a fixao dos flanges nos furos apertando manualmente.

11) Fixe a boia roscvel na base.

48

12) Limpe a cisterna com um pano mido, em especial o lado interno, para garantir a retirada de partculas e outros resduos.

h) Com o resultado, verifique na Tabela abaixo qual o procedimento de instalao adequado para o tipo de solo calculado. PROCEDIMENTO DE INSTALAO DA CISTERNA
% expanso Menor que 10 10 a 25 26 a 50 51 a 100 Potencial de expanso Nenhum Baixssimo Baixo Mdio Alto Tipo de Instalao TIPO A TIPO B TIPO C TIPO D TIPO E

13) Feche a tampa e conecte a cisterna na rede hidrulica.

Maior que 100

Instalao TIPO A SOLO COM % EXPANSO MENOR QUE 10 Cuidados antes da instalao - O fundo da cisterna dever estar no mnimo 1,5 m acima do nvel do lenol fretico. - Executar teste para verificar as condies do solo sondagem. Teste de verificao do solo: a) Faa um buraco de 1 metro de profundidade. b) Peneire a terra retirada, eliminando a presena de torres. c) Espalhe a terra peneirada sobre uma superfcie deixando-a exposta ao sol. d) Coloque essa terra seca at a metade de um copo para medir a altura inicial anote (Hi). e) Adicione gua no copo at que cubra toda a terra. f) Deixe descansar por 2 horas. g) Mea novamente a altura e anote a altura final anote (Hf). Fazer a escavao com profundidade de 30 cm maior que a altura da cisterna e dimetro de 30 cm maior que o dimetro da cisterna, 15 cm de cada lado.
30 cm

Terra

Terra

Dimetro da Cisterna Dimetro inf. da Escavao 15 cm 15 cm

Sol

DEMAIS TIPOS 1) Fazer a escavao com as bordas inclinadas, profundidade de 30 cm acima da cisterna e distncia de 15 cm de cada lado da cisterna. 2) De acordo com a Tabela apresentada no item h, e consultando a figura a seguir, defina o tipo da instalao que ser seguida:
Dimetro sup. da Escavao 30 cm A Terra A Terra

Umidade Torres de terra Terra fina

Terra

1 metro

Terra

Hi DEPOIS DE 1 HORA

Terra fina + gua

% exp = (Hi - Hf) x 100 Hi onde: % exp a porcentagem de expanso da terra Hi a altura inicial de terra Hf a altura final de terra
Dimetro da Cisterna Dimetro inf. da Escavao 15 cm 15 cm

Hf

49

GUAS PLUvIAIS E CISTERNAS

guas Pluviais e Cisternas

TIPO B SOLO COM % EXPANSO ENTRE 10 E 25 O dimetro na parte superior da escavao deve ser 70 cm maior que o dimetro da cisterna, 35 cm de cada lado (A = 35 cm). TIPO C SOLO COM % EXPANSO ENTRE 26 E 50 O dimetro na parte superior da escavao deve ser 100 cm maior que o dimetro da cisterna, 50 cm de cada lado (A = 50 cm). TIPO D SOLO COM % EXPANSO ENTRE 51 E 100 O dimetro na parte superior da escavao deve ser 150 cm maior que o dimetro da cisterna, 75 cm de cada lado (A = 75 cm). TIPO E SOLO COM % EXPANSO MAIOR QUE 100 O dimetro na parte superior da escavao deve ser 200 cm maior que o dimetro da cisterna, 100 cm de cada lado (A = 100 cm). 3) Aps abertura do buraco, nivele o fundo e faa um contrapiso liso e nivelado de 10 cm de altura de concreto armado com malha de ferro. Deixe secar.
entrada lquido Terra

Boca de inspeo

Tubulao de seco por bomba

sada lquido Terra

vlvula de reteno

(SOLO COM % DE EXPANSO MENOR QUE 10)


Caixa d`gua Eletronvel

ESQUEMA DE INSTALAO

Atno!

Tampa para acesso interno Bomba centrifuga Laje Parede Laje Entrada de gua

O fundo da escavao dever estar, no mnimo, a 1,5 metro do lenol fretico em perodos de cheia. Caso a distncia seja menor, procure um profissional habilitado para calcular o contrapiso a ser construdo. 4) Coloque a cisterna no buraco, centralizando-a no contrapiso. Utilize sistema de roldanas ou guinchos para evitar impactos que possam danificar a cisterna. 5) Instale os tubos de entrada e sada. 6) Encha a cisterna de gua at que a gua transborde pelo ladro. 7) Faa uma mistura com 80% dessa terra e 20% de cimento e adicione gua at obter uma massa homognea. 8) Despeje essa massa em volta da cisterna at onde termina a parte cilndrica e inicia-se a parte cnica. 9) Deixe secar por no mnimo 72 horas. 10) Faa uma furao de 9 mm, com furadeira, em uma das bordas superiores da cisterna para passar o fio do eletronvel da cisterna. 11) Contate um eletricista para fazer a ligao do eletronvel e da bomba da cisterna. 12) Feche o buraco da cisterna utilizando uma laje.

Parede

Torneira de bia Eletronvel gua armazenada Contra-piso 15 cm 15 cm

Terra + Cimento

Sada de gua

10 cm

Manuteno 1) Limpeza Utilizar pano ou esponja e gua para a remoo do limo formado pela alcalinidade da gua. Utilize uma escada se necessrio. Fazer a limpeza a cada 6 meses.

Pano

Dica!

Deixe sempre uma rea que permita acesso boca de inspeo da cisterna.

Borracha para revestimento dos apoios da escada

50

2) Transporte A Amanco Cisterna deve ser transportada na posio vertical, sobre base plana e sem empilhamentos. 3) Iamento Separe uma corda grande e resistente. Amarre 2 pedaos de madeira com mesmo tamanho eVista passe a corda por uma roldana. superior
Roldana Corda

De forma mais simples representa de quantos em quantos anos ocorrem chuvas semelhantes, com o mesmo volume de gua no mesmo tempo. Esses perodos so pr-fixados na ABNT NBR 10844, sendo assim classificados: T = 1 ano para reas Pavimentadas T = 5 anos para Coberturas e Telhados T = 25 anos para Coberturas e reas sem empoamentos nem extravasamentos

b) Intensidade da Chuva ou Intensidade Pluviomtrica (I)


Madeira

a altura (mm) de gua da chuva que cai em rea de 1m durante uma hora. Para reas de cobertura menores do que 100 m adota-se I = 150 mm/h. Caso a rea seja maior que 100 m, deve-se utilizar a tabela Chuvas Intensa no Brasil, apresentada abaixo:

Vista frontal

INTENSIDADE DE CHUVA (I) CHUVA COM DURAO DE 5 MINUTOS


LOCAL Aracaju/SE Belm/PA Belo Horizonte/MG Cuiab/MT Curitiba/PR Florianpolis/SC Fortaleza/CE Goinia/GO Joo Pessoa/PB Macei/AL Manaus/AM Natal/RN Porto Alegre/RS Porto Velho/RO Rio de Janeiro/RJ Salvador/BA So Lus/MA So Paulo/SP (Congonhas) Teresina/PI Vitria/ES PERODO DE RETORNO (T) 1 ano 5 anos 25 anos 116 122 126 138 157 185 132 227 230 144 190 230 132 204 228 114 120 144 120 156 180 120 178 192 115 140 163 102 122 174 138 180 198 113 120 143 118 146 167 130 167 184 122 167 227 108 122 145 120 126 152 122 154 102 132 240 156 262 210

Vista superior Roldana

Dimensionamento Corda Para fazer o dimensionamento de um sistema de guas pluviais preciso conhecer as caractersticas meteorolgicas da regio e os tipos de reas de contribuioMadeira que recebero as guas da chuva, para depois determinar os demais componentes do sistema. A ABNT NBR 10844 a Norma Brasileira que determina os critrios para esse dimensionamento. Dados Meteorolgicos da Regio Os dados meteorolgicos so importantes para conhecermos Vista frontal as caractersticas das chuvas que atingem a regio. a) Perodo de Retorno (T) o intervalo de tempo mdio para que ocorra uma chuva ou enchente de mesma durao e intensidade igual ou maior.

FONTE: ABNT NBR 10844

51

GUAS PLUvIAIS E CISTERNAS

guas Pluviais e Cisternas

Determinao dos Componentes do Sistema a) rea de Contribuio A rea de contribuio corresponde rea da cobertura do local (AC) e tambm a rea das paredes ao redor da cobertura (A1, A2, etc) que possam contribuir para o acmulo de gua da chuva.

1) Calcule a rea do telhado A rea de contribuio de uma gua do telhado (superfcie plana inclinada) dada por: Ac = a + h x b 2 Ac = (4,0 + 2,0) x 10,0 = (4,0 + 1,0) x 10,0 2 Ac = 5,0 x 10,0 Ac = 50,0 m2

Nota

Se o telhado for de duas guas, multiplique o valor encontrado por 2. Para calcular a rea de contribuio, basta calcular as reas da edificao que recebem as guas das chuvas. So apresentadas abaixo as equaes das reas mais comuns:

2) Encontre a intensidade de chuva na regio a) Consulte a tabela de Chuvas Intensas no Brasil e encontre I. b) Perodo de Retorno Para Coberturas e Telhados T = 5 anos So Paulo =132 mm/h
INTENSIDADE DE CHUVA (I) CHUVA COM DURAO DE 5 MINUTOS LOCAL PERODO DE RETORNO (T) 1 ano 5 anos 25 anos

b) Vazo Aps calcular a rea de contribuio e conhecendo os dados meteorolgicos da regio, determina-se a Vazo de gua que ser coletada. Para isso, utiliza-se a equao:
Intensidade pluviomtrica em mm/h para perodo de retorno de 5 anos rea de contribuio em m2

So Paulo/SP (Congonhas)
FONTE: ABNT NBR 10844

122

132

3) Calcule a vazo
I Ac

Vazo da chuva sobre a rea, em L/min

Q=IXA 60
= 10

Qc = 132 x 50 = 6600 = 110 L/min 60 60


c) Calhas

Vazo de contribuio (Qc)

Exemplo 1: Calcule a vazo para um sistema predial de guas pluviais de uma residncia em So Paulo, com telhado de uma gua:

A capacidade das calhas de um sistema de guas pluviais dimensionada de acordo com a sua forma, podendo ser semicircular ou retangular. Calha Semicircular

2,0

4,

A vazo da calha semicircular varia de acordo com o dimetro e a declividade. Para determinar o dimetro da calha, escolha a declividade (ex: 2%) e verifique onde a Qc calculada acima (110 L/min) se encaixa e determine o dimetro.

52

VAZO DA CALHA SEMICIRCULAR (L/min) Dimetro Interno (mm) 100 125 150 200
Declividades para Calhas de Plstico, Fibrocimento, Alumnio, Ao Inox, Ao Galvanizado, Cobre e Lato (n = 0,011)

N.A.
LARGURA APROXIMADA DE CALHAS RETANGULARES Comprimento (b) do Telhado (m) Largura (L) da Calha (m) 0,15 0,20 0,30 0,40 0,50 0,60

0,5% 130 236 384 829

1% 183 339 541 1.167

2%(mm) 256 466 757 1.634

At 5 6 a 10 11 a 15 16 a 20 21 a 25 26 a 30

FONTE: ABNT NBR 10844

Nota

A declividade deve ser de no mnimo 0,5 para que a gua escoe com maior rapidez para o ponto de coleta. Para Traados Retos: necessrio comparar a vazo (Qc) da rea de contribuio (telhado, lajes e etc) com a vazo mxima da calha. Para Traados com Curvas: A capacidade da calha reduzida e a vazo de contribuio (Qc) dever ser multiplicada por um fator de correo (C), conforme tabela abaixo.

Exemplo 2: Para um telhado com comprimento de 8 metros, observe na tabela acima que deve ser utilizada uma calha retangular com 0,20 m (20 cm) de largura.
guas pluviais e cisternas

Qcalculada = C x Qc
COEFICIENTES (C) PARA A VAZO DE PROJETO

d) Condutores Verticais O dimensionamento feito para determinar o nmero necessrio de condutores, a distncia entre eles e o dimetro.

Tipo de Curva Canto reto Canto arredondado


FONTE: ABNT NBR 10844

Curva a menos de 2 m da sada da calha 1,2 1,1

Curva entre 2e4m da sada da calha 1,1 1,05

Nmero de Condutores Verticais (Nc) O nmero de condutores verticais (Nc) da edificao depende da rea de telhado mxima At (determinada pela tabela) e da rea de contribuio Ac (j calculada no incio do dimensionamento). Primeiro consulte a tabela de rea de telhado mxima (At) apropriada por tipo de calha e localize a cidade do projeto. Depois determine o nmero de condutores pela equao abaixo:

Calha Retangular O dimensionamento determinado em funo do comprimento do telhado. Quando existirem 2 telhados para uma mesma calha (gua furtada), os comprimentos dos dois devero ser somados. Para determinar a largura da calha (L), some os comprimentos dos telhados (b) e observe a tabela a seguir:

Nc = rea de contribuio mxima rea de contribuio calculada

At Ac

L 3 L 2 L

53

guas Pluviais e Cisternas

REA DE TELHADO MXIMA APROXIMADA POR TIPO DE CALHA (At em m2) LOCAL Aracaju/SE Belm/PA Belo Horizonte/MG Cuiab/MT Curitiba/PR Florianpolis/SC Fortaleza/CE Goinia/GO Joo Pessoa/PB Macei/AL Manaus/AM Natal/RN Porto Alegre/RS Porto Velho/RO Rio de Janeiro/RJ Salvador/BA So Lus/MA So Paulo/SP (Congonhas) Teresina/PI Vitria/ES Bocal Retangular 138 107 74 88 82 140 108 94 120 138 93 140 115 101 97 138 133 98 70 108 Bocal Circular 176 134 95 113 105 179 137 120 153 176 119 179 147 128 123 179 170 125 89 137

Dimetro A NBR 10844 estabelece uma tabela para determinar o dimetro do condutor vertical, que depende da rea de contribuio (Ac), da vazo (Qc) e da intensidade de chuva (I).
DIMETRO DOS CONDUTORES VERTICAIS
Dimetro (Mm) Vazo (L/min) rea do Telhado (m2) Chuva 150 mm/h Chuva 120 mm/h

50 75 100 125 150 200

0,57 1,76 3,78 7,00 11,53 25,18

14 42 90 167 275 600

17 53 114 212 348 760

Exemplo 5: Considerando um telhado com Ac = 50 m2 em So Paulo e sabendo que a intensidade da chuva de 150 mm/h, qual ser o dimetro do condutor vertical?

Exemplo 3: Para uma residncia localizada em So Paulo, com rea de contribuio Ac = 50 m, quantos condutores verticais devem ser instalados para um sistema predial de guas pluviais? Consultando a Tabela: - Bocal retangular At = 98 Nc = 98 = 1,96 usar mnimo 2 condutores 50 - Bocal circular At = 125 Nc = 125 = 2,5 usar mnimo 3 condutores 50 Distncia Entre Condutores Verticais A distncia entre os condutores determinada de acordo com a largura do telhado (b) e o nmero de condutores (Nc) j calculado, utilizando a equao abaixo:
Distncia entre os condutores (m)

Consultado a Tabela, o condutor vertical ter dimetro mnimo DN 100, j que para uma chuva de 150 mm/h o tubo DN 100 suporta uma rea de at 90 m2.

e) Condutor Horizontal A NBR 10844 fornece uma tabela com a capacidade de vazo dos condutores horizontais em funo da declividade, dimetro e material do tubo. Para consultar essa tabela, primeiro verifique qual o material do condutor horizontal e defina a declividade da instalao. Em seguida encontre a vazo Qc que o condutor dever suportar, e determine o dimetro.

D=
Nmero de condutores

(Nc - 1)

Largura do telhado (m)

Exemplo 4: Em uma residncia com largura de telhado = 10 m e dois condutores verticais (Nc = 2), qual deve ser distncia (D) entre eles?

D=

b = (Nc - 1)

10 (2 - 1)

D = 10 = 10 metros 1

54

VAZO DE CONDUTORES HORIZONTAIS SEO CIRCULAR (L/min) Dimetro Interno (mm) 50 75 100 125 150 200 250 300 n = 0,011 PVC, cobre, alumnio e fibrocimento 0,5% 32 95 204 370 602 1.300 2.350 3.820 1% 45 133 287 521 847 1.820 3.310 5.380 2% 64 188 405 735 1.190 2.570 4.660 7.590 4% 90 267 575 1.040 1.690 3.650 6.620 10.800 n = 0,012 Ferro fundido e concreto liso 0,5% 29 87 187 339 552 1.190 2.150 3.500 1% 41 122 264 478 777 1.670 3.030 4.930 2% 59 172 372 674 1.100 2.360 4.280 6.960 4% 83 245 527 956 1.550 3.350 6.070 9.870 n = 0,013 Cermica spera ou concreto spero 0,5% 27 80 173 313 509 1.100 1.990 3.230 1% 38 113 243 441 717 1.540 2.800 4.550 2% 54 159 343 622 1.010 2.180 3.950 6.420 4% 76 226 486 882 1.430 3.040 5.600 9.110

- Proteja as mos com luvas. - Utilize uma escada para alcanar e visualizar dentro das calhas. - Limpe as calhas com uma p de plstica e vassoura, removendo as sujeiras. - Lave as calhas e a grelha hemisfrica com uma mangueira. - Lave tambm com a mangueira por dentro dos condutores verticais. - Em caso de entupimento dos condutores aparentes, desmonte o trecho. - Para condutores embutidos, faa a desobstruo com um peso de areia ensacada e limpe os demais resduos com a mangueira.

Consultando a vazo 110 L/min na tabela para tubos de PVC com 2%, tem-se que o dimetro mnimo esse condutor ser 75.

Dimetro Interno (mm) 50 75 100 125 150 200 250 300

n = 0,011 PVC, cobre, alumnio e fibrocimento 0,5% 32 95 204 370 602 1.300 2.350 3.820 1% 45 133 287 521 847 1.820 3.310 5.380 2% 64 188 405 735 1.190 2.570 4.660 7.590 4% 90 267 575 1.040 1.690 3.650 6.620 10.800

Conserto de Tubulaes 1) Limpe e seque as calhas completamente. 2) Verifique e conserte: Abraadeiras soltas. Anis de vedao fora de posio ou retorcidos. Tubos e conexes quebrados.

Manuteno do Sistema - Calhas e condutores devem ser mantidos limpos para evitar o extravasamento ou o retorno das guas de chuva. - Faa a limpeza a cada 6 meses, no final da estao seca e no final da estao das chuvas. Em reas com muitas rvores, faa a limpeza com maior frequncia. - Condutores obstrudos podem formar presses negativas (vcuo), causando o rompimento. - Calhas obstrudas causam eroso em torno da casa, danos nas paredes externas e vazamentos.

55

guas pluviais e cisternas

Exemplo 6: considerando que um telhado com Qc = 110 L/min ter um condutor horizontal em PVC instalado com declividade de 2%, qual ser o dimetro dele?

Procedimento de Limpeza

Instalao de Metais Sanitrios

Instalao de Metais Sanitrios


Objetivo do Curso
Capacitar o profissional a conhecer os conceitos de ambientes molhados, os metais sanitrios e a realizar instalao de metais sanitrios.

rea de Servio Destinado aos trabalhos de limpeza e manuteno de roupas e outros itens da casa. Apesar do surgimento de eletrodomsticos como mquinas de lavar e secadoras, o tanque de roupa acompanhou as mudanas e atualmente confeccionado de diversos tipos de matria-prima, como inox, loua resina e concreto.

Lavatrios

Contedo Tcnico
Ambientes Molhados Os ambientes molhados so os locais onde existem pontos de gua e esgoto. Como, por exemplo, temos os banheiros, lavabos, cozinhas, reas de servio, varandas, entre outros. Banheiro Atualmente um dos principais ambientes da casa. Nele so realizados as atividades dirias de higiene e beleza. Por isso, ele deve ser aconchegante e ter acessrios que ofeream comodidade e conforto.

Aparelhos sanitrios que recebem as guas para utilizao. Hoje o mercado disponibiliza vrios tipos, que podem ser em metal, pedra, vidro e resina. Podendo ser instalados embutidos, de apoio, semi encaixe e sobreposio. - Coluna Reta ou Suspensa Produto mais acessvel. As torneiras e misturadores utilizados sempre sero de bancada, exceto em modelos fora do padro com tamanho de cuba reduzido, em que devero ser utilizadas torneiras de parede com pescoo curto.

Lavabo Diferente do banheiro possui apenas o lavatrio e a bacia sanitria. Normalmente utilizado por visita. Cozinha Local do preparo das refeies, tambm considerado o ambiente mais comum em uma residncia. Atualmente os novos conceitos de cozinhas, idealizados por arquitetos tm integrado a cozinha aos demais ambientes da casa facilitando a reunio de amigos e familiares durante as refeies.

Lavatrio com coluna reta

Lavatrio com coluna suspensa

- Cubas de Apoio Lavatrios apoiados sobre um tampo ou bancada. Tampo ou bancada, fabricadas em mrmores, porcelanato e madeiras.

Cuba de apoio com torneira de mesa

Cuba de apoio com torneira de parede

56

Pontos de gua e Esgoto Devem ser executados em funo do metal sanitrio que ser instalado, devendo obedecer ao projeto hidrulico.

Cuba de sobrepor com borda*

Cubas de sobrepor de mesa*

*Vedao com produto elstico, minimizando problemas de infiltrao.

- Cubas de Embutir Considerado modelo tradicional muito utilizado em construes populares, a fixao da cuba de embutir feita por baixo do tampo. Os metais podem ser de mesa ou parede.

Metais Sanitrios Produtos destinados para fazer o controle da vazo de gua, sempre instalados nos pontos de utilizao. O funcionamento dos metais sanitrios pode ser Rotativo Convencional ou de Pastilha Cermica 1/4 de volta, que prtico e tem maior durabilidade, pois no utiliza borrachas para realizar a vedao da gua.
Cuba de embutir

- Cubas de Semi encaixe Parte da cuba fica abaixo da bancada e parte fica aparente. Podendo ser de mesa ou com borda, recebendo torneiras e misturadores na mesa, na bancada ou na parede.

So exemplos de metais sanitrios as torneiras, os misturadores, os chuveiros, as duchas higinicas, os registros e seus acabamentos, entre outros acessrios. Desses, destacam-se como inovao: Duchas higinicas peas com a mesma funo do bid, mas que ocupam um espao menor. Registros de PVC com cartucho cermico, como o Basetec da Docol.

Cuba de semi encaixe torneira de mesa

Produtos Destinados ao Fornecimento de gua - Torneiras de lavatrio

Cuba de semi encaixe com borda Mesa Parede

57

METAIS SANITRIOS

Instalao de Metais Sanitrios

- Misturadores Produtos que fazem a mistura de gua quente e fria atravs do controle de fluxo da gua.

5) Retire a porca de adaptao R1/2 fixa na bica e coloque-a na sada do TE. 6) Fixe as porcas R 3/8 nos laterias, apertando-as com a ferramenta adequada. 7) Retire a base montada da furao e fixe a bica.

Convencional

Monocomando

Misturador de Lavatrios Convencional Possui 2 volantes, um para ajuste de gua fria e outro para gua quente. 8) Encaixe por baixo da loua a base montada, aperte as porcas e contraporcas.

Mesa

Parede

Instalao 1) Retire a contra porca superior de cada corpo lateral juntamente com uma das arruelas.

9) Instale os acabamentos sobre as vlvulas de sada dgua e ligue os flexveis aos laterais.

2) Coloque os laterais de ponta cabea nos furos da loua. 3) Retire as porcas de adaptao R 3/8 fixas nos laterais e coloque-as no TE. 4) Ajuste o comprimento do TE. Misturadores de Lavatrios Monocomando Os monocomandos oferecem grande praticidade para quem os utiliza. Com apenas um nico comando, o usurio controla a vazo e mistura a gua quente e fria at a temperatura desejada.

58

Instalao 1) Feche o registro geral e verifique todos os componentes necessrios para a instalao. 2) Rosqueie a base de aca-bamento no corpo do mistu-rador.

8) Faa a regulagem de vazo e temperatura.

Manuteno 3) Rosqueie os tubos roscveis no misturador e aperte levemente com uma chave de boca. 4) Posicione o corpo do misturador corretamente na loua. A manuteno feita atravs da troca dos reparos internos, removendo o volante e trocando a pea danificada por uma nova. Os kits de reparo podem ser adquiridos na rede de Assistncia Tcnica Docol (0800 474 333) ou em revendas de materiais para construo.

Limpeza
METAIS SANITRIOS

Para realizar a limpeza do arejador da torneira, insira a chave de remoo do arejador no bico da pea e remova-o.

5) Selecione o anel e a porca de fixao e rosqueie no eixo, apertando com o auxilio de uma chave.

6) Instale a vlvula de escoamento e em seguida instale o sifo.

7) Com o auxilio da chave Allen que vem na embalagem, retire o volante.

Bids Louas sanitrias que liberam jato de gua para higiene intima. Geralmente instalados ao lado da bacia sanitria. Fornecem gua fria ou quente misturada, podendo ser ajustados temperatura e ao fluxo de gua.

59

Instalao de Metais Sanitrios

Misturadores de bid - Podem ter o acionamento convencional, duplo acionamento ou ser monocomandos.

Ducha Manual com Joelho 90 - Serve como ducha manual com ou sem misturador *. - Deve ser instalada com registro de presso para controle de fluxo de gua.

Duchas Higinicas - Soluo ideal para banheiro com pouco espao. - A ducha fixada ao lado da bacia sanitria. Pode ser: Ducha Manual sem derivao - Modelo simples. - Libera apenas gua fria.
*Caso seja utilizado misturador, as presses de gua quente e fria devem ser iguais para que a mistura seja adequada.

Base para misturador - Pode ser utilizada em todos os tipos de tubulao. - Elimina problemas de bases enterradas e salientes. - Reduz a manuteno. - Evita infiltrao. - Ideal para dry wall.

Chuveiros Aparelhos hidrulicos que recebem gua fria ou misturada. A escolha depende do ambiente, aquecedor e vazo. Chuveiro de Parede Chuveiro de Teto

Registro Regulador de Vazo (RRV) - Maior economia de gua no uso dos chuveiros. - Instalao no ponto de sada dgua antes do chuveiro.

60

Instalao do Chuveiro 1) Leia o manual de instalao e certifique-se que todo o material necessrio esteja disponvel.

Misturador Convencional para Chuveiro Os misturadores de chuveiro monocomandos ou Ban-Chu. Kit Misturador para Chuveiro - Montado com dois registros de presso e conexes hidrulicas. - Utilizado em todos os tipos de tubulao. - Elimina problemas de bases enterradas e salientes - Reduz a manuteno. - Evita infiltraes. Misturador para Banheira e Chuveiro (BAN-CHU) podem ser tradicionais,

2) Passe a fita veda- rosca no RRV.

Misturador Monocomando para Chuveiro - Possui cartucho com pastilha cermica. - Presso: 0,5 a 4 kgf/cm. - Temperatura mxima: 70 C.

4) Passe a fita veda- rosca na parte roscvel do chuveiro e rosqueie no RRV.

Bases para misturador

5) Abra o chuveiro e verifique se h vazamento.

61

METAIS SANITRIOS

3) Rosqueie o RRV no ponto de sada de gua.

- Fornecido montado. - Possui tripla vedao Oring ao longo do eixo. - Maior durabilidade contra vazamento. - Acionamento rotativo. - Presso mxima: 4,0 kgf/cm. - Temperatura mxima: 70 C.

Instalao de Metais Sanitrios

Instalao Chuveiro - Misturador de Alta Presso (AP) - Embutir na parede. - O revestimento deve ficar no mximo a 16 mm. - Retirar o protetor/gabarito, quando colocar o acabamento.

Colocao do Acabamento 1) Retire o protetor/gabarito. 2) Deslize a canopla sobre o corpo at encostar na parede. 3) Retire o tampo do volante. 4) Encaixe o volante e fixe o parafuso. 5) Recoloque o porta-letra e verifique se o volante est fixo e bem encaixado.

Chuveiro - Misturador de Baixa Presso(BP)

Registros Vlvulas instaladas na tubulao, que possuem a funo bsica de limitar, impedir ou permitir o escoamento da gua. Podendo ser de presso ou gaveta.

Registro de Presso - Normalmente utilizados em chuveiros. - Fazem controle da vazo da gua. A Docol disponibiliza 3 tipos: A diferena entre os produtos est na tecnologia de fabricao e no tipo de vedao.

62

- Docolbase Aplicao: - Chuveiro. - Banheiras. - Duchas higinicas. Caractersticas Tcnicas: - Mecanismo em lato. - Tripla vedao Oring. - Acionamento rotativo. - Presso mxima: 4 kgf/cm. - Temperatura mxima: 70 C.
*Antes da instalao importante verificar a seta de identificao de fluxo de gua, no corpo do registro.

Corpo em PVC Eixo metlico para maior resistncia. - Aplicao: instalaes prediais de gua fria e chuveiro eltrico - Presso: 0,2 a 7,5 kgf/cm. - Temperatura mxima: 40 C. - No necessrio utilizar conexes nem equipamentos em sua instalao. Corpo em PPR - Aplicao: gua fria e quente. - Presso: 0,2 a 6,0 kgf/cm. - Temperatura mxima: 80 C. - A instalao feita por sistema de termofuso, sem colas nem roscas. Instalao:

- Docolbase Cermico (DBC) - Cartucho de pastilha cermica. - Alto desempenho. -Aplicao: chuveiros, banheiras e duchas higinicas. Caractersticas Tcnicas: - Presso mxima: 14 kgf/cm. - Temperatura mxima: 70 C. - Resiste a mais de 500 mil ciclos. - Abertura no sentido horrio e anti-horrio. - Bitolas de 1/2 e 3/4. - Instalado com qualquer acabamento Docol. Manuteno Substituio do mecanismo rotativo pelo sistema DBC sem quebrar a parede. - Basetec - Registro de presso com corpo de plstico. Caractersticas Tcnicas: - Cartucho cermico. - Duplo anel de vedao. - Permite a instalao de qualquer acabamento disponvel no mercado tipos. - Pode ser em PVC e PPR, , ambos com eixo metlico para maior resistncia. Registro de Gaveta Aplicao: Entrada dos ramais hidrulicos. - Banheiros. - Cozinhas. - reas de servio. - Deve apresentar seo de passagem da gua igual da seo interna da tubulao. - Utilizado totalmente aberto ou totalmente fechado. Caractersticas Tcnicas: - Dupla vedao. - Acionamento rotativo. - Sistema de vedao, metal com metal. - Temperatura mxima: 90 C. - Presso mxima: 14 kgf/cm. Acabamentos para Registros Volantes instalados sobre os registros de presso e gaveta, auxiliando na regulagem do fluxo de gua.
Acabamento para Registro Linha Docol Grand Antique

63

METAIS SANITRIOS

Instalao de Metais Sanitrios

Tipos de instalao a) Parafuso sextavado Aps a instalao do registro de presso, siga os passos: 1) Fixe o adaptador no registro. 2) Fixe o parafuso sextavado no adaptador. 3) Encaixe a canopla no registro. 4) Fixe o parafuso sextavado na canopla. 5) Encaixe o volante no centro da canopla. 6) Fixe o parafuso sextavado no volante. b) Porta-letra Aps a instalao do registro de presso, siga os passos: 1) Fixe a canopla do acabamento no registro. 2) Fixe o extensor no eixo do registro. 3) Encaixe o volante no extensor. 4) Fixe o parafuso no eixo do registro e em seguida encaixe o porta-letra no volante. c) Presso Aps a instalao do registro de presso, a prxima etapa ser instalar o acabamento por presso. 1) Rosquear a porta-canopla sobre o registro. 2) Montar a canopla. 3) Montar o suporte sobre o eixo. 4) Montar o volante sobre o suporte.

Processo de Fabricao O processo de fabricao dos metais passa pelas seguintes etapas de fabricao: - Fundio a fase inicial de produo, em que ocorre a modelagem dos produtos. - Usinagem Processo que faz as roscas e os furos necessrios para a montagem e instalao dos produtos. - Lixa e Polimento Etapas de produo que fazem o acabamento dos produtos, deixando a sua superfcie totalmente lisa para receber o banho galvanizado. - Galvanoplastia Os produtos Docol recebem dois banhos de nquel diretamente no metal, e depois recebem o banho final de cromo.
A Docol realiza testes individuais de desempenho que reproduzem as condies de presso e vazo, por isso, podem apresentar gua em seu interior depois de embalados.

Dvidas Caso tenha alguma dvida sobre os produtos Docol, entre em contato 0800 473 333 ou acesse o site: www.docol.com.br

Acessrios Peas que fazem parte da decorao do ambiente, alm de trazer praticidade ao usurio.

1 Prateleira 2 Porta-toalha de rosto 3 Saboneteira de parede 4 Porta-toalha barra 5 Cabide 6 Papeleira

5 6

64

Instalao de Produtos Economizadores de gua


Objetivo do Curso

Reduo do Consumo de gua - Uma pessoa necessita de 110 litros de gua por dia (dados da ONU). No Brasil so 2 extremos: consumo de 200 litros por pessoa por dia ou sem gua. Como evitar o uso em excesso?

Conscientizar o profissional sobre a necessidade da reduo do consumo de gua e capacitar o profissional a conhecer e instalar produtos economizadores de gua.

Contedo Tcnico
Disponibilidade de gua Fundamental para sobrevivncia humana - Renovvel. - Uso para essa gerao e para as futuras. O Brasil possui 12% do toda a gua do mundo, sendo que 80% da gua doce disponvel encontra-se na regio amaznica, mas que abastece apenas 5% da populao brasileira. Os 20% de gua restante esto divididos pelo pas, e abastecem 95% da populao brasileira.
Terra 25% gua 75% Oceanos 97,3%

- Aproveitar gua da chuva e gua de reso. - Mudana de hbitos. - Uso individualizado. - Avaliar instalaes hidrulicas prediais. - Corrigir vazamentos. - Fazer manuteno.

Produtos Economizadores Utilizam menos gua para fazer a mesma atividade.


Equipamento Convencional Ducha quente/ fria at 6 mca Torneira de pia 15 a 20 mca Torneira uso geral (tanque) at 6 mca Torneira de jardim 40 a 50 mca Mictrio Consumo 0,19 L/seg Equipamento Economizador Restritor de vazo 8 litros/min Arejador vazo constante 6 litros/min Regulador de vazo Regulador de vazo Vlvula automtica Consumo 0,13 L/seg Economia 32%

0,42 L/seg

0,10 L/seg

76%

0,26 L/seg

0,13 L/seg

50%

2 L/uso

1 L/seg

50%

Fonte: USP (Universidade de So Paulo), SABESP (Cia de Saneamento do Estado de So Paulo) e ASFAMAS (Associao Brasileira dos Fabricantes de Materiais para Saneamento).

Disponvel Geleiras para consumo e guas humano subterrneas 0,36% 2,34%

Utilizados em: restaurantes, hotis, academias, aeroportos, hospitais, faculdades, shoppings, rodovirias, escolas, entre outros. Casos de Sucesso
Consumo mdio (litros) Torneira comum Pressmatic

Usos e Aplicaes
ATIVIDADE Agricultura Indstria Individual NO MUNDO 80% 15% 5%

7 6 5 4 3 2 1 0

-77%

- Uso individual: Residncias, clubes, restaurantes, escritrios, hospitais. - Uso residencial:


Chuveiro 55% Pia de cozinha 18% Lavadora de roupas 11% Lavatrio 8% Descarga sanitria 5% Tanque 3%

1 3 5 7 9 11 13 15 17 19 21 23 25 27 29 Nmero de leituras Fonte: Centro de Cincias Tecnolgicas - UDESC Universidade Federal de Santa Maria - RS

- Produtos da linha Docolmatic esto no mercado nacional desde a dcada de 90. So 4 grupos: Pressmatic, Complementos, Benefit e Docolsensor.

65

ECONOMIZADORES DE GUA

0,66 L/seg

0,33 L/seg

50%

Instalao de Produtos Economizadores de gua

Pilares Estratgicos Tecnologia - Reduo da vazo. - Acionamento programado. Economia - Fechamento automtico - reduo na conta de gua. Higiene - Evita o contato com os metais para fechamento . - Evita o contato antes e depois do uso sem tocar o produto. Praticidade - Diferentes modos de acionamento: a) Leve toque manual. b) Com os ps. c) Por sensores infravermelhos.

f) Pisto: responsvel pelo funcionamento do produto. g) Cilindro: controla a vazo interna da torneira e funciona como cmara de compensao. h) Cmara de compensao: responsvel por encher de gua para que exista o fechamento da torneira. i) Arejador: dispersa o jato de gua. j) Fixao: fixa o produto na loua. Funcionamento A. Sistema Fechado 1) A gua da cmara de Compensao pressiona o pisto contra a sede mantendo a vlvula fechada. 2) A gua mantida na cmara atravs do anel de vedao do eixo, que tencionado pela mola, vedando contra o pisto.

Sistemas Hidromecnicos

B. Incio da Abertura 3) Deslocamento do anel de vedao, para o alvio da cmara de compensao. 4) Sada da gua da cmara de compensao. 5) Recuo do pisto para dentro do cilindro.
c f

O usurio aciona o comando manualmente e o fechamento automtico, aps determinado tempo de funcionamento. Duas foras atuam: - Fora hidro - presso da gua. - Fora mecnica - presso feita por uma mola. interna. Componentes
a

d i h

6) Passagem da gua entre o pisto e a sede. C. Fechamento

7) A expanso da mola desloca o eixo para frente, posicionando o anel para vedao na cmara de compensao. 8) A gua entra nos canais injetores do pisto. 9) A luva de silicone expande e retrai, dosando a entrada de gua na cmara. 10) Essa gua ir empurrar suavemente o pisto para seu fechamento.

a) Boto de acionamento: abre a torneira. b) Niple/retentor: anel de vedao que evita vazamento pelo eixo. c) Sede: responsvel pela vedao da vlvula, quando o pisto est em repouso. d) Mola: auxlio no fechamento da torneira. e) Eixo: conduz o pisto para a abertura e o fechamento da torneira.

66

Complementos Controladores de Vazo 1) RRV para Torneiras Ajuste da vazo independente da presso da rede - para instalao em locais com alta presso de gua: Tipos a) Plstico - ABS. - Cor cinza gua fria. - Bitola DN 15 (). - Temperatura mxima da gua: 40 C. b) Metal - Lato cromado para gua quente. - Bitola DN 15 (). - Temperatura mxima da gua: 70 C.

2) Arejadores Instalado na sada de torneiras para reduzir a passagem da gua. - Funcionamento: mistura de ar e gua. - Jato espumoso e controle da disperso da gua. Tipos de acordo com a vazo 1) Econmico: libera 7,5 l/min a 30 m.c.a. 2) Vazo constante: libera 6 l/min a qualquer presso.

Instalao Para a instalao, basta rosque-lo diretamente no ponto da rede de gua fria na parede e depois colocar o flexvel, fazendo a ligao at a torneira.
Abrir

Tipos de acordo com instalao 1) Embutido: fica dentro da torneira. 2) Externo: encaixado na bica.

Fechar

Limpeza 1) No feche o registro, pois o RRV fecha com a retirada do filtro.

2) Retire o filtro, girando a chave no sentido anti-horrio.

Limpeza 1) Mantenha a torneira fechada. 2) Remova o arejador. 3) Lave em contra fluxo. Como remover?

3) Desmonte o filtro.

4) Lave em contra fluxo e recoloque.

Arejador Tipo Externo - utilize a chave Pressmatic.

67

ECONOMIZADORES DE GUA

A regulagem da vazo pode ser alterada facilmente pelo usurio atravs da chave de acionamento restrito que acompanha o produto. Para aumentar a vazo, girar no sentido horrio e para reduzir, no sentido anti-horrio.

Instalao de Produtos Economizadores de gua

Arejador Tipo Embutido - utilize a chave de boca que acompanha o produto.

Instalao VERSO MESA

Linha Pressmatic Docol - Funcionamento hidromecnico. - Sistema higinico. - Indicado para ambientes de grande fluxo de pessoas. 1) Torneiras Acionadas com leve presso manual e fechamento automtico aps 6 a 8 segundos, sem contato do usurio.
r

1) Instale a torneira sobre a loua e coloque o limitador.

2) Instale na parede o registro regulador de vazo (RRV).

Torneira Pressmatic Compact de Mesa

3) Utilizando um exvel, conecte a torneira ao registro. No necessrio o uso de chaves

Antes da instalao - Para flexvel com rosca macho utilize luva roscvel 1/2. - Cole o adesivo de orientao na parede.

4) Acione a torneira e regule a vazo, com o auxlio da chave de acionamento restrito, que acompanha o produto.

Dica!

A instalao das Torneiras Pressmatic igual a das torneiras convencionais, no necessrio alterar a rede hidrulica existente.

68

VERSO PAREDE

Instalao 1) Feche o RRV: gire no sentido anti-horrio com a chave de acionamento restrito.
n
Abrir

2) Acione a torneira para testar o fechamento do registro. 3) Utilizando a chave Pressmatic, desrosqueie a tampa e puxe o mecanismo interno.

Fechar

- Se a presso for superior a 8 m.c.a., coloque o restritor de fluxo. - O modelo 120 com RRV possui o restritor interno. 4) Imobilize o eixo por trs do pisto com outro lado da chave Pressmatic. Desrosqueie o boto de acionamento no sentido anti-horrio. 5) Substitua se necessrio. as partes

Manuteno - Realizada com a substituio de peas e limpeza das partes com filtros. SINTOMA PROVVEIS CAUSAS SOLUO

Alimentao de gua interrompida RRV (parcialmente) fechado Filtro do RRV obstrudo Pisto danificado Sede danificada Eixo danificado Arejador obstrudo

Verifique e abra a alimentao Limpe ou substitua Limpe ou substitua Substitua Substitua Substitua Substitua Substitua Substitua Instale-o Ajuste a vazo Substitua Substitua Abra o RRV

No sai gua pela torneira ou pouca vazo A gua sai continuamente (vazamento) Tempo de funcionamento curto

Tempo de funcionamento longo Vazo insuficiente ou excessiva Vazamento sob o boto

Cilindro danificado Pisto danificado/obstrudo Registro ou RRV (totalmente) aberto ou fechado Retentor danificado Eixo danificado RRV no foi instalado

Pisto danificado

69

ECONOMIZADORES DE GUA

Instalao de Produtos Economizadores de gua

2) Mictrios - Acionamento hidromecnico. - Grande acmulo de bactrias. - Sistema prtico e resistente. - Tempo de fechamento de 6 segundos. - Presso de 2 a 40 m.c.a. - Quando a presso for superior a 8 m.c.a., usar o restritor de fluxo para controle da vazo.

3) Misturadores Faz a mistura de gua quente e fria existente na tubulao. O uso junto com torneiras e duchas fornece gua na temperatura regulada. Tipos 1) Mesa para lavatrio 110. 2) Mesa.

Antes da instalao - Retire os tampes vermelhos do produto. - 2 bitolas: e . - Cole o adesivo de orientao na parede prximo ao boto de acionamento.

Tubo de ligao - Fornecido com 16 cm de extenso. - Pode ser cortado. - Para tubos maiores, consultar a assistncia tcnica Docol. Sistema Hidromecnico Pressmatic

3) Parede.

Canopla da Parede

Tubo de Ligao Seleo da Temperatura 1) Mesa para lavatrio 110. Canopla da Loua

Instalao
Tubo Reboco

Altura ideal 20cm

2) Mesa e de parede.

65cm

70

Instalao MODELO MESA PARA LAVATRIO 110 1) Instale os flexveis na ba-se do misturador. 2) Instale sobre a loua e fixe os flexveis com o suporte circular e a rosca.

4) Vlvulas para Chuveiros Funcionamento igual ao das torneiras, porm com tempo de fechamento de 30 a 40 segundos. Promove a economia de gua em clubes, academias, estdios de futebol e ginsios. - Temperatura at 70 C. - Classes de presso: baixa presso (BP): 2 a 10 m.ca. / alta presso (AP): 8 a 40 m.c.a. (+ econmicos)

Tipos de vlvulas a) Chuveiro de gua fria ou pr-misturada - Possui somente o ponto de acionamento. - Instalado em redes onde a gua j est na temperatura adequada.

3) Instale na parede os RRVs para os 2 pontos de gua: quente e fria.

4) Faa a ligao dos flexveis no RRVs, acione a torneira e regule a vazo.

b) Chuveiro eltrico
ECONOMIZADORES DE GUA

- Possui o acionador e registro de presso incorporado. - Faz regulagem da vazo. Manuteno a) Acionamento: similar ao das torneiras de mesa Pressmatic. b) Arejador: limpeza. c) RRV: limpeza do filtro. d) Misturador integrado: retire o parafuso com uma chave sextavada (1) e faa presso na ala para retirar (2). c) Chuveiro de aquecedor de acumulao - Misturador integrado. - Vlvula de reteno que evita a passagem da gua quente para o tubo de gua fria, e vice-versa.

2 1

71

Instalao de Produtos Economizadores de gua

Instalao 1) Instale a base no lugar do registro - observe a marca de sentido do fluxo e o limite de profundidade de instalao. 2) Retire as capas protetoras.

5) Antivandalismo Produtos muito resistentes para locais com elevado vandalismo. Ex: escolas, estdios e clubes. - So chumbados dentro da parede. - Impedem depredao e roubos. - Temperatura: Chuveiros at 70 C. Torneiras e mictrios at 40 C. - Classes de presso 1) baixa presso (BP): 2 a 10 m.c.a. 2) alta presso (AP): 8 a 40 m.c.a. Manuteno

3) Coloque a canopla dupla e fixe. 4) Fixe o suporte do volante e pressione at encaixar.

- Acionamento: similar das torneiras de mesa Pressmatic. - Arejador: limpeza. - RRV: limpeza do filtro.

a) Torneira Lavatrio de Parede

5) Realize os seguintes testes: - Chuveiro eltrico: acione a vlvula e regule a vazo. - Chuveiro p/ aquecedor de acumulao: acione a vlvula e regule a temperatura. Manuteno - Kits prontos para reparo. - Desmonte o volante e a canopla. - Do acionamento: similar das torneiras de mesa Pressmatic.

b) Mictrio e tubo de Ligao para Mictrio

c) Chuveiro

Ateno!

- Vlvula para chuveiro eltrico: no utilizar em chuveiros eltricos com resistncia blindada. - Vlvula para chuveiro para aquecedor de acumulao: no utilizar para chuveiros com aquecedor de passagem.

72

6) Linha Benefit Adequados a pessoas com dificuldades de locomoo, deficientes fsicos e crianas: - Norma ABNT NBR 9050 regulamenta a acessibilidade. - Barras de apoio adequadas para movimentao. - Torneiras e acabamento de vlvulas com alavanca para acionar pelo brao ou cotovelo. Barras de Apoio - Em ao inox escovado que garante perfeita aderncia mesmo molhado. - 3 modelos: retas, em L e articuladas.

b) Chuveiro - instalar 2 barras retas na horizontal BARRA VERTICAL: - Comprimento mnimo - Altura do piso - Da borda do banco HORIZONTAL - Comprimento mnimo - Altura do piso - Da parede ao banco Barras Horizontais e Verticais
0,60 0,70 0,70

DISTNCIA

0,70 m 0,75 m 0,45 m 0,60 m 0,75 m 0,20 m

0,75

0,46

0,45

0,70

0,75

c) Chuveiro uma barra L BARRA L Dimenses e Posicionamento a) Bacia Sanitria - instalar barras retas na lateral e no fundo. BARRA Altura mnima do piso Da parede at centro da bacia Da parede at a borda da bacia
0,80

DISTNCIA 0,70 m 0,75 m 0,45 m


ECONOMIZADORES DE GUA

- Comprimento mnimo dos segmentos - Altura do piso acabado no segmento horizontal - Da borda frontal do banco no segmento vertical Barras em L
0,60 0,70 0,70

DISTNCIA 0,75 m 0,40 m 0,50 m

0,50 0,75

0,75

0,46

0,45

0,70

0,75

Vista Lateral
0,11

0,30

Instalao 1) Monte a canopla e o suporte de fixao, parafuse com


0,40 xao na parede

a chave sextavada. 2) Encoste a barra de apoio na parede e faa a marcao dos furos. 3) Faa os 3 furos de cada lado e coloque as buchas (broca de 10 mm). 4) Apoie a barra na parede e fixe. 5) Ajuste a canopla deslizante.

0,30

0,50

Vista Superior

73

Instalao de Produtos Economizadores de gua

Tipos de Acabamentos a) Torneiras - Bitola: DN 15 . - Temperatura mx. da gua: 40 C. - Classe de Presso: 2 a 40 m.c.a. - Possui arejador embutido e Registro Regulador de Vazo (RRVs). b) Para Vlvulas de Descarga Componentes (A) Canopla e Boto (B) Chave (C) Parafusos (D) Parafusos (E) Flange (F) Chave Sextavada Allen

4) Encaixe parafusos na lateral do flange.

5) Assente a canopla e o boto no flange, e fixe-os com os parafusos.

Sistemas por Sensores de Presena - Acionado com sensor infravermelho. - Fechamento automtico se o objeto no percebido pelo sensor. Componentes - Metal sanitrio. - Sensor de presena. - Componente eletrnico de comando. - Vlvula solenide. 2) Ajuste a altura do parafuso com o gabarito. Como funciona? 1) O sensor manda a informao de presena. 2) O componente eletrnico emite sinal para abrir ou fechar a vlvula.

Instalao 1) Remova a chave do registro da vlvula de descarga e coloque a chave que acompanha o acabamento.

Linha DocolSensor Acionamento automtico por sensor de presena. - Interrompe a gua aps 1 minuto de fluxo contnuo. - Acionamento constante ou on/off. Torneiras 1) DocolTronic funciona com pilha alcalina. 2) DocolEletric funciona com energia eltrica.

3) Assente o flange sobre os azulejos e fixe-o ao corpo da vlvula.

74

Ateno!
Instalao

Ao instalar os produtos tenha cuidado para no danificar a superfcie do sensor infravermelho.

7) Posicione a base embaixo do conjunto RRV e vlvula solenide, empurrando-a de baixo para cima. Marque os pontos e faa a furao com broca de 6 mm.

8) Coloque as buchas e fixe-as com parafusos. 9) Conecte a torneira vlvula solenide com o tubo flexvel e ligue o conector da vlvula solenide com o da bateria.

1) DocolTronic Verso Mesa

1) Verifique se todos os componentes necessrios instalao esto disponveis.

2) Encaixe a canopla e o anel de vedao sob a torneira.

3) Posicione o conjunto na loua.

10) Coloque as pilhas observando as polaridades. Insira o conjunto dentro do reservatrio e feche com a tampa de borracha. 11) Abra o RRV e regule a vazo. 12) Posicione e fixe o gabinete plstico sobre a base e finalize o acabamento da parede

4) Introduza o anel de passagem embaixo da loua no tubo da torneira, permitindo a passagem da fixao pela abertura existente.

5) Fixe a torneira na loua com a contra porca.

6) Rosqueie o RRV e a vlvula solenide no ponto de gua. A vlvula deve ficar na vertical, com a sada para baixo.

75

ECONOMIZADORES DE GUA

Instalao de Produtos Economizadores de gua

2) DocolEletric Verso Mesa

5) Rosqueie o RRV no ponto de gua e conecte a vlvula solenide e o RRV com o tubo flexvel. 1) Verifique se todos os componentes necessrios instalao esto disponveis. Obs.: O tubo flexvel no acompanha o produto. 6) Ligue o conector da vlvula solenide com o da alimentao eltrica.

2) Encaixe a canopla e o anel de vedao na cuba. 3) Introduza o anel de passagem sob loua no tubo da torneira, fazendo a fixao pela abertura existente.

7) Fixe a base da alimentao na parede e faa a ligao da fonte chaveada. Opo A Instalao a 1 metro acima do ponto de gua. Opo B Instalao direta na rede eltrica, sem uso de tomada.

4) Fixe a vlvula solenide na vertical na torneira com a sada direcionada para baixo e conecte a fonte chaveada.

Opo C Instalao direta na rede eltrica, com uso de tomada. 8) Abra o RRV e regule a vazo. 9) Finalize o acabamento da parede.

Manuteno
DOCOLTRONIC E DOCOLELETRIC SINTOMA No sai gua quando o sensor ativado: Vlvula solenide produz clique audvel PROVVEIS CAUSAS Indisponibilidade de gua no ponto Sujeira na tubulao RRV fechado Objeto no raio de ao do sensor gua sai continuamente Falha na conexo entre sensor e solenide Regulagem do RRV Sujeira na tubulao Baixa vazo Ar na tubulao Vlvula solenide montada com o fluxo de gua ao contrrio Arejador obstrudo Registro geral est parcialmente fechado SOLUO Abrir o registro geral Abrir o RRV Retirar peneira do RRV e limpar Girar cartucho do RRV no sentido horrio Retirar objeto Verificar conexo do cabo solenide com o cabo do sensor Girar cartucho do RRV no sentido horrio Retirar peneira do RRV e limpar Abrir a rede em outro ponto e sangrar a rede deixando sair gua at parar de sair ar Inverter a posio de montagem da vlvula Remover, limpar e reinstalar Abrir totalmente o registro geral

76

DOCOLELETRIC SINTOMA PROVVEIS CAUSAS Sem energia eltrica No sai gua quando o sensor ativado: Vlvula solenide produz clique audvel Fonte chaveada no conectada rede eltrica Fonte chaveada no conectada ao sensor Cabo do sensor rompido Sensor danificador DOCOLTRONIC SINTOMA PROVVEIS CAUSAS Pilhas descarregadas No sai gua quando o sensor ativado: Vlvula solenide produz clique audvel Pilhas montadas com polaridades trocadas Falha na conexo entre o sensor e a solenide Cabo do sensor rompido Sensor danificador Trocar as pilhas Recolocar as pilhas observando a polaridade correta Verificar conexo do cabo solenide com o cabo do sensor Entrar em contato com Assistncia Tcnica Entrar em contato com Assistncia Tcnica Verificar disjuntor disponibilidade de energia Conectar o cabo de energia no ponto de energia eltrica Conectar o cabo da fonte no cabo do sensor Entrar em contato com Assistncia Tcnica Entrar em contato com Assistncia Tcnica

Mictrios - Verso Embutida. - 2 tipos: Docoleletric e Docoltronic. - Acionamento somente aps a sada do usurio da frente do sensor. - Para acionar, o usurio deve permanecer na frente do sensor por no mnimo 5 segundos. - Tempo de acionamento: at 2 segundos. - Fluxo de gua liberado por 5 segundos. - Distncia mxima para acionamento: 45 cm. Quando no for utilizado por 12 horas, ocorre a descarga de gua automtica, para repor o fecho hdrico e evitar mau cheiro. Instalao / Manuteno - Semelhante das torneiras.

77

ECONOMIZADORES DE GUA

Sistemas de Descarga

Sistemas de Descarga
Objetivo do Curso

Normas Tcnicas Brasileiras Bacias Sanitrias NBR 15097 - Aparelhos sanitrios de material cermico requisitos e mtodos de ensaio. NBR 15098 - Aparelhos sanitrios de material cermico procedimento para instalao. NBR 15099 - Aparelhos sanitrios de material cermico dimenses padronizadas.

Capacitar o profissional para instalar os diversos sistemas de descargas domiciliares, saber identificar os defeitos e realizar manuteno.

Sistemas de Descarga

Contedo Tcnico
Histria do Banheiro Apesar da maioria das culturas considerarem um tabu falar das funes corpreas, ao longo da maior parte da histria a falta de higiene, no que diz respeito aos excrementos, representou um risco enorme para a humanidade. Antes de terem sanitrios dentro de casa, durante a Idade Mdia, as pessoas tinham que se livrar dos dejetos enterrandoos nos bosques, atirando-os pelas janelas nos esgotos a cu aberto, jogando nas correntezas dos rios ou usando penicos que precisavam ser limpos diariamente. Em 1596, John Harrington inventou a privada com descarga, um modelo muito semelhante s bacias sanitrias atuais, mas a gua ficava num tanque semelhante a um gabinete localizado acima da bacia sanitria. Na poca, o banheiro estava sendo introduzido nas casas, mas de uma maneira rudimentar se comparada com os padres atuais. O mundo viu o desenvolvimento de sanitrios de terra, que consistia num buraco no cho que era coberto depois que o usurio utilizava e o de coletor, possua uma cavidade mais profunda e com uma tampa para fechar o buraco, evitando o contato com os excrementos. Em 1778, Joseph Bramah substituiu a vlvula de registro por uma manivela, utilizando a gua e a gravidade para arrastar os resduos. Finalmente em 1870 S.S.Helior FURAES inventou a bacia saANEL nitria com descarga, chamando-a de optims, e a partir desse SELO HDRICO momento foram feitos aperfeioamentos estticos e de FURO DE ENTRADA desempenho, visando economia. Os aspectos externos e a CANAL DE JATO maneira como as bacias sanitrias funcionam permanecem LNGUA FOO inalterados em seu conceito. SIFO JATO

Os Sistemas de Descarga so compostos pela bacia sanitria e pelo aparelho hidrulico de descarga, que tem como funo limpar os dejetos da bacia, podendo ser uma vlvula de descarga, caixa acoplada ou caixa suspensa. - O ramal de esgoto e a ventilao tambm fazem parte desse sistema, onde todos os componentes devem funcionar harmoniosamente para o seu perfeito desempenho.

Bacias Sanitrias Princpio de Funcionamento Ao acionar a descarga em sua bacia sanitria, a gua entra atravs dos furos de lavagem, iniciando o preenchimento do duto de sifonagem. Aps esse preenchimento, o ar eliminado, criando uma suco atravs da ao sifnica. Ao atingir o nvel de gua no ponto mais alto da bacia sanitria, acontece a ruptura da ao sifnica e inicia-se a restaurao de selo hdrico, que tem como funo impedir o retorno dos gases do esgoto.
FURAES SELO HDRICO ANEL

FURO DE ENTRADA CANAL DE JATO LNGUA FOO JATO SIFO

FURO DE SADA

78

FURO DE SADA

Sifo uma pea formada por um compartimento que retm gua, encontrado na sada das bacias sanitrias, nos ralos sifonados e em caixas de inspeo nas redes de esgotos, tem como funo drenar a bacia sanitria, e a gravidade conduz a gua para dentro de um tanque sptico ou um tubo de esgoto.

Componentes

Sifo Sanfonado Universal - Adaptvel a vlvulas de 1, 11/4 e sadas de 40 a 50 mm. - Comprimento mximo de 700 mm. - Verses: cromada e branca.

Sifo Articulado - Alta vazo. - Articulao (corrige desalinhamento). - Verses: metalizada e branca.

Caixa de Descarga Elevada As caixas de descarga devem ser adequadas NBR 15491/07, caixa de descarga para limpeza de bacias sanitrias. A Amanco disponibiliza no mercado a Eco Caixa, produto com capacidade volumtrica de 6 litros - economiza aproximadamente 33% do volume de gua quando comparada aos modelos de caixas de descarga de 9 litros. Amanco Eco Caixa Caixas Concorrentes

(A) (B) (C) (D) (F) (G) (H) (I) (J) Instalao

Suportes da caixa de descarga Terminal de engate flexvel Parte superior da caixa Niple Boto do fecho hdrico Sada da bacia sanitria Altura de instalao (2 metros) Tamanho do tubo de descida recomendado pela Amanco (1,60 metros) Tubo de descida

1 PASSO: a altura de instalao deve ser de 2 metros (H) medidos a partir do piso acabado at o ponto de fixao da caixa de descarga. Voc poder utilizar os Tubos de Descida Amanco nas verses: de embutir com curva ou na verso externo. A Amanco recomenda apenas a utilizao de tubos de descida com 1,60 metro DN40 (I).

Ateno:
6 litros 6 litros

O limite de presso no ponto de utilizao da instalao hidrulica predial deve ser de 400 kPa (4,0 kgf/cm) segundo NBR 5626/98: instalao predial de gua fria. 2 PASSO: ponto de fixao: a caixa de descarga deve ser nivelada e parafusada parede pelos suportes (A) situados na parte superior traseira da caixa de descarga.

6 litros

6 litros

6 litros

79

SISTEMAS DE DESCARGA

Sistemas de Descarga

3 PASSO: encaixar tubo de descida (J) na sada da caixa de descarga empurrando-o at ficar firme. Para ligar o tubo bacia sanitria, utilize o espude Amanco com bolsa de ligao para acabamento.

O tubo de descida deve ficar sempre na posio vertical e a caixa de descarga no deve ficar apoiada sobre o tubo de descida.

Ateno:

4 PASSO: ligao da gua: ligar o terminal do engate flexvel (B) na rosca localizada na parte superior da caixa (C). Rosqueie o Niple (D) no ponto de espera da gua na parede utilizando fita veda rosca Amanco e em seguida rosqueie o outro terminal (B) do engate flexvel. No h necessidade de inverter o posicionamento da torneira-de-boia. Os terminais do engate no necessitam de fita veda-rosca.

Importante!

- Acionamento da descarga: a descarga ocorre quando a corda de acionamento est puxada. Ao solt-la, interrompe-se a descarga, permitindo controle do volume de gua pelo usurio. - Engate Flexvel: a ligao da caixa de descarga ao ponto hidrulico feito atravs do engate flexvel. A Amanco oferece diversos comprimentos de engates flexveis, todos na bitola 12. A sada da bacia sanitria deve sempre estar bloqueada com gua para impedir o retorno de mau cheiro proveniente da tubulao de esgoto.

Ateno:

Importante:

No estique o engate para no comprometer o funcionamento adequado da caixa de descarga. - Regulagem do nvel de gua: este produto j vem regulado de fbrica e no necessita de ajustes na torneira de boia. - Dispositivo de bloqueio de odores: para repor a gua no fundo da bacia sanitria aps a descarga e impedir a passagem do mau cheiro, acione o dispositivo repositor do fecho hdrico atravs do boto (F). Algumas bacias sanitrias realizam a reposio de gua automaticamente. Antes de acionar o dispositivo importante fazer o seguinte teste, aps a instalao da Caixa: Deslize o cursor (F) totalmente at a posio (-), desativando o dispositivo. Em seguida, acione a descarga e aguarde 4 minutos, ou o tempo de enchimento da caixa de descarga. Verifique, se a distncia entre a superfcie da gua da bacia e a borda superior da sada da bacia sanitria (distncia G) tem no mnimo 5 cm. Nesta condio a bacia no necessita do repositor de gua acionado e o dispositivo deve permanecer desativado com o cursor (F) na posio (-). Caso a distncia (G) seja menor que 5 cm, o cursor (F) dever ser ajustado gradativamente na direo da posio (+) at completar a distncia (G) de 5 cm.

Quando o dispositivo de bloqueio de odor (F) estiver ajustado na posio (+) sem necessidade, poder haver maior consumo de gua. - Tampa da Caixa de Descarga: no remova a tampa da caixa de descarga sob nenhuma hiptese, pois o mecanismo de funcionamento est ligado a ela.

Teste de Funcionamento a) Acione e verifique o funcionamento. b) Verifique vazamentos. c) Jogue borra de caf na gua da bacia.

Dica!

Se ocorrer agitao na gua da bacia sanitria, porque existe vazamento.

80

EM CASO DE MAU FUNCIONAMENTO PROBLEMA SOLUO - Verificar se a bacia sanitria utilizada de 6 litros para que a Eco Caixa funcione perfeitamente. Caso a bacia sanitria seja de 9 litros, o desempenho da Eco Caixa poder ser comprometido. Recomendamos utilizao de bacias sanitrias de 6 litros. O produto no funciona de forma satisfatria - Verificar se h tensionamento do engate plstico. - Verificar se o tubo de descida est forando a Eco Caixa, tornando o fundo da caixa de descarga abaulado para dentro, se isso ocorrer o mecanismo interno pode estar forando, o que prejudica o seu funcionamento. - Altura de instalao inferior recomendada 2 metros do piso acabado aos pontos de fixao da Eco Caixa na parede. Vazo da descarga insuficiente - Verificar o encaixe do tubo de descida, caso esteja mal instalado poder permitir entrada de ar, comprometendo o funcionamento do produto. - Verificar se o modelo da bacia sanitria de 9 litros. Recomendamos utilizao de bacias sanitrias de 6 litros. - Verificar se o repositor do fecho hdrico (F) est em funcionamento, pois em algumas regies de presso de rede muito baixas, o tempo para o fechamento total da caixa de descarga pode ser mais demorado, dando a impresso de vazamento. - Verificar se o ajuste adequado para repositor do fecho hdrico est conforme teste descrito. Vazamento entre rosca da tampa da Eco CaIxa e terminal do engate flexvel Mau cheiro Dificuldade para puxar o cordo - Reapertar o engate flexvel ou troc-lo.

Vazamento de gua dentro da bacia

- Fecho hdrico incompleto, verificar se a mangueira est dentro do tubo ladro.

- Possvel que o cordo esteja tranado, abrir a tampa destranar o cordo e recolocar a tampa.

Caixa de Descarga Acoplada Vantagens - Garantia de economia, pois obriga a espera do enchimento da caixa para liberao de uma nova descarga. - Fcil manuteno. - Menor custo de instalao. - As novas caixas acopladas disponibilizadas no mercado possuem a opo de acionamento de descarga de 3 ou 6 litros proporcionando a eficincia de gasto na mdia certa em caso de dejetos slidos (6 litros) ou lquidos (3 litros).

- Possibilidade de instalao de hidrmetros individuais em condomnios. Observao: em uma residncia com 4 pessoas com mdia de 16 descargas/dia, a economia de aproximadamente de 65 m de gua em 1 ano. BACIAS ANTIGAS 18 litros por acionamento Total em 1 ano de 105 m aproximadamente BACIAS ECOLGICAS 6,8 litros por acionamento Total em 1 ano de 40 m aproximadamente

ECONOMIA DE 60%
Fonte: Programa Nacional de Combate ao Desperdcio de gua.

81

SISTEMAS DE DESCARGA

Sistemas de Descarga

Partes da caixa acoplada


1A

(5) - Conjunto de Entrada Atualmente, existem dois modelos de conjunto de entrada de gua: - Convencional*: possui cabeote e necessita de um sistema de fechamento (boia).
6B

1B 2 5 6A

- Hidrulica: possui cabeote e tem boia integrada ao corpo, alm de acompanhar filtro na base.
4

Acionamento lateral

Acionamento superior

Para ambos os modelos, so trs tamanhos de entrada e podem ser diferenciados pela cor:
Pequeno Mdio Grande Cinza Caramelo Branco 26 cm 30 cm 32,5 cm

(1) - Acionamento Atualmente, a grande maioria das caixas acopladas encontradas nas lojas vem com acionamento superior (1A). Louas com alavancas foram pioneiras no Brasil e logo depois surgiram os acionamentos laterais (1B), tanto externos quanto embutidos.

*Utilizado na imagem da caixa acoplada aberta.

Superior

Superior universal

Lateral embutido
(2) - Boia (Fechamento)

Alavanca frontal

Lateral embutido

Observao: apenas no modelo convencional possvel fazer a troca do cabeote, que tem como funo fazer a reposio do fecho hdrico. Aps a descarga, enquanto a caixa acoplada est em processo de enchimento, o cabeote desvia parte da gua que passa pela torre de entrada para a torre de sada, fazendo com que este volume de gua preencha o fundo da bacia sanitria e garanta o efeito da sifonagem, evitando o mau cheiro proveniente da tubulao de esgoto. Os cabeotes podem ter ou no uma pequena pea, chamada de gicl. Essa pea serve para dosar a quantidade de gua que desviada bacia durante a reposio do fecho hdrico. Cada loua possui formatos e geometrias diferentes, ento o volume de gua necessrio para repor o fecho hdrico de cada uma varia. Se o cabeote no possuir gicl, 15% da gua que passa pela torre de entrada desviada para o vaso. Se o gicl for branco, sero 10%, caramelo 5% e amarelo 0%. Todo cabeote disponvel para reposio acompanha 3 gicls. (6) Conjunto de Sada

Na caixa de descarga acoplada, a boia tem duas funes: - Bloquear a entrada de gua na caixa quando estiver cheia. - Regular o nvel mximo da gua.

(3) - Bolsas de Vedao Toda caixa acoplada necessita de uma bolsa de vedao aps a sada de gua.

Existem dois grupos principais de conjunto de sada e se diferem pelo tipo de acionamento: - Sada para caixas acopladas com acionamento lateral (6A): conjunto de sada composto por torre de sada, obturador e corrente de acionamento.

(4) - Parafusos de Fixao


So dois parafusos utilizados para a fixao da caixa. Importante verificar se o parafuso pode ser utilizado independentemente de seu tamanho ou cor no modelo de loua escolhido pelo cliente.

82

- Sada para caixas acopladas com acionamento superior (6B): conjunto de sada composto por torre de sada, obturador, corrente de acionamento e castelo.

Castelo

7) Encaixe a corrente de acionamento na haste, atente para no deix-la muito esticada, evitando vazamentos e nem frouxa, evitando uma descarga incompleta. 8) Coloque a mangueira do mecanismo de entrada, quando houver, no encaixe da mangueira. 9) Rosqueie a base do castelo para que esta fique bem prxima base do boto de acionamento. Se esta dinmica for muito grande, possvel que a descarga no seja completa pois o obturador no se levanta totalmente.

Observao: as caixas acopladas com acionamento superior podem funcionar corretamente sem o castelo, desde que seja utilizado o boto de acionamento superior universal. Neste caso a corrente deve ser conectada diretamente do boto ao obturador. O uso do castelo em caixas acopladas que possuem acionamento superior facilita a manuteno e limpeza das mesmas, j que ele permite o perfeito funcionamento da descarga apenas pelo contato com o boto de acionamento. E desta forma, a tampa da caixa no fica presa ao mecanismo e de fcil remoo. As peas do conjunto completo podem ser compradas separadamente, tais como a corrente de acionamento, o castelo, e o obturador. O Castelo possui 1 eixo de acionamento. So 4 tamanhos distintos (cada um com uma cor especifica), variando conforme a altura da caixa acoplada.
Bege Cinza Caramelo Branco 77 mm 90 mm 107 mm 118 mm

Base

Encaixe da mangueira Guia de posicionamento do suporte

Suporte Pinos do suporte Fenda

Furos da haste Haste Eixo Corrente de acionamento

Tubo extravasor do mecanismo de sada dgua (ladro)

Substituo do eixo de acionamento do castelo 1) Mea o comprimento do eixo a ser substitudo. 2) Corte o eixo novo no mesmo tamanho do eixo a ser substitudo, com o auxlio de um arco de serra. 3) Entre as duas bases novas ( 25 mm e 50 mm), escolha a que substitua a existente. 4) Passe o eixo para dentro do suporte, rosqueando no eixo da base escolhida. 5) Puxe o eixo totalmente para cima e encaixe os furos da haste nos pinos do suporte, observe no desenho a correta posio da haste. 6) Encaixe a guia de posicionamento do suporte (existente na parte interna do suporye) na fenda localizada na extremidade superior do tubo extravasor do mecanismo de saida dgua (ladro).

No e esea!

Cada loua necessita de uma quantidade especifica de gua para realizar a descarga completa, sendo assim, possvel regular o obturador de acordo com cada modelo de loua, evitando que haja desperdicio de gua ou que a descarga seja incompleta. Outro componente do conjunto de sada a corrente de acionamento que pode ser encontrada para reposio sendo vendida separadamente. Qualquer caixa acoplada utiliza a mesma corrente.

83

SISTEMAS DE DESCARGA

Observao: os conjuntos de sada (com acionamento lateral e superior), possuem o obturador, que a pea responsvel por liberar a passagem da gua para a bacia sanitria e tambm controlar o volume necessrio para realizar a descarga completa.

Sistemas de Descarga

Instalao e Regulagens dos Mecanismos da Caixa Acoplada - Posicione a entrada e a sada. - Encaixe a boia (se houver - a entrada hidrulica j possui um flutuador). - Aperte as porcas da entrada e da sada. - Coloque a bolsa de vedao e fixe a caixa na loua. - Coloque o boto de acionamento e comece a regulagem.

A altura da gua deve estar h 1 cm abaixo da torre de sada, ou seja, do ladro. Na entrada hidrulica basta girar a haste para que a boia se ajuste mesma altura: 1 cm abaixo da torre de sada. Regulagem da velocidade de enchimento da caixa O prximo passo regular a velocidade de enchimento. Isso se faz atravs do segundo parafuso, quanto mais apertado ele estiver menor ser a vazo e mais demorado ser o enchimento. Velocidade alta pode provocar rudo durante o enchimento em alguns modelos de caixa acoplada, mas nada que danifique o produto. A velocidade de enchimento da entrada hidrulica j pr-regulada na fbrica e no permite regulagens posteriores. - Se o parafuso for apertado at o fim, ele bloqueia a entrada de gua e permite inclusive que a boia seja retirada (basta desrosquear sua haste), o que facilita a manuteno da caixa, sem precisar fechar o registro geral do banheiro.

EVENTUAIS DEFEITOS E POSSVEIS CORREES DEFEITOS Nvel incompleto de gua na bacia Mau cheiro no banheiro PROVVEL CAUSA Baixa presso na instalao hidrulica Ausncia do tubo de ventilao Bacia em nvel superior ao nvel do tubo de ligao Barulho de sifonagem sem acionar vlvula M instalao Uso de materiais inadequados Vazamento da vlvula de descarga Fixao incorreta Piso desnivelado Impossibilidade de instalao da bacia com caixa acoplada Vazamento ao lado da bacia com caixa acoplada Ponto de esgoto localizado em distncia imprpria da parede Fixao incorreta Parafusos de fixao mal instalados AO CORRETIVA Rever instalao hidrulica

Rever instalao

Nivelar o tubo de instalao Rever instalao Utilizar material original Rever funcionamento da vlvula Refazer fixao Nivelar piso

Regulagem da corrente do obturador No deixar muito esticada, pois pode provocar vazamentos, j que o obturador fica levemente levantado. Tomar cuidado tambm para que a corrente no fique muito folgada, pois pode prejudicar o acionamento (descarga incompleta). No se esquea de verificar o eixo do castelo para que fique levemente encostado no boto de acionamento. Caso contrrio, a descarga pode ficar incompleta, pois o obturador no se levanta totalmente.

Balano da loua

Refazer instalao

Refazer fixao Rever instalao

Regulagem do nvel de gua Utilizar o parafuso da ponta da boia para regular a altura em que ela deve ficar.

84

Vlvulas de Descarga Aparelho hidrulico que permite a descarga de gua na vazo adequada para promover a limpeza de bacias sanitrias, mediante acionamento manual e fechamento automtico. Classe de Tempo Bitolas Presso de Fecha(m.c.a.) mento Volume de Descarga

Aps a regulagem, mantenha a chave na posio horizontal. Para a esquerda maior volume de gua. Para a direita menor volume de gua. Observao: o registro integrado vem fechado de fbrica. Instalao 1) Deixar a extremidade do tubo livre para a instalao da vlvula de descarga antes de embutir (fixar) o tubo.

Aplicao
Residncias trreas, sobrados e os trs ltimos pavimentos de um edifcio Edifcios exceto os trs ltimos pavimentos

VD

1,5 a 15 4a8 segundos

Ajustvel

10 a 40

Importante!

As vlvulas Docol podem ser instaladas em qualquer tipo de tubulao normatizada (PVC, FF, Galvanizada etc.). No se esquea de observar se as tubulaes e reservatrios esto limpos, verificando as prumadas (coluna dgua) em todas as direes para ento fazer a instalao do produto. Instalao dos Componentes da Vlvula de Descarga Capa de Proteo 1. Proteo contra a entrada de detritos ou massas na regio da tampa frontal. 2. Orientar a profundidade de instalao. O revestimento nal da parede dever car sobre as faces laterais da capa. 3. Orientar o recorte dos revestimentos nal da parede ao redor da mesma. Registro Integrado Fechamento para manuteno Na vlvula de descarga Docol no necessrio a instalao do registro de gaveta acima da vlvula, pois o registro integrado quem faz o fechamento para se realizar a manuteno, reduzindo peas e custo na hora da instalao e facilitando a manuteno.

2) Deve-se selar a rosca com fita veda-rosca aplicada na rosca do adaptador.

3) Fixar o adaptador j com fita veda-rosca na vlvula de descarga, fazendo o aperto.

4) No intuito de preencher os requisitos ergonmicos, a vlvula de descarga deve ser instalada a uma altura de aproximadamente 1,10 m do cho ao centro da mesma (vericar altura em que o piso ir car depois de pronto). Utilize uma trena e uma caneta para marcar a altura correta no tubo. Depois de realizada a marcao, com o auxilio da serra, corte o excesso de tubo.

Regulagem do volume de gua na descarga Girando-se a chave de regulagem do registro integrado, obtem-se a vazo ideal de acordo com a presso hidrulica existente e o tipo de loua, resultando em uma boa performance e economia de gua.

85

SISTEMAS DE DESCARGA

Sistemas de Descarga

5) Use adesivo plstico para tubo de PVC para unir o adaptador com a vlvula de descarga, tendo certeza de que eles estejam alinhados com a parede.

9) Una e cole o cotovelo azul no nal do tubo. No se esquea de colocar primeiro a porca de acoplamento que acompanha a vlvula de descarga Docol entre o encaixe do cotovelo e o nal do tubo.

6) O tubo est pronto para receber o reboco e ser xado junto com a vlvula de descarga. A parte inferior da vlvula de descarga dever permanecer com o tampo de proteo que acompanha o produto e livre para depois ser instalado o tubo de descarga.

10) Introduza o tubo na sada da vlvula de descarga e parafuse a porca, apertando at o nal.

7) Agora a vlvula de descarga est xa e rebocada deixando um espao aberto para instalar o tubo de descarga.

11) Introduza o tubo cromado no cotovelo azul e depois na bacia sanitria (para facilitar, pode-se usar um pouco de vaselina).

8) Com a bacia sanitria devidamente alinhado, marque onde o tubo de descida deve ser cortado. Corte o tubo onde foi marcado anteriormente.

12) Antes de colocar o acabamento, recomendamos um acionamento para limpeza da tubulao: Com o registro integrado fechado, acione a vlvula. Mantendo acionada, gire a chave da vlvula no sentido anti-horrio at a abertura total. Continue acionando por alguns segundos para que toda a sujeira saia da tubulao. 13) A instalao est completa. Ajuste a vazo.

86

Acabamentos para Vlvulas de Descarga A Docol possui uma grande variedade em acabamentos atendendo s diversas necessidades do mercado. Todos os acabamentos para as vlvulas Docol se adaptam as bases de 1 e 1. Lembrando que antes de iniciar a instalao dos acabamentos necessrio ajustar o parafuso fixado na extremidade do eixo. Esta regulagem evita problemas como: - Muito folgado pouca vazo. - Muito justo vazamento para o vaso. Observao: importante o aperto da contra porca do parafuso de ajustagem para que no haja a desregulagem do parafuso. Como exemplo de instalao de acabamento, utilizaremos a Vlvula de Descarga Clssica Salvgua (Docol).
Chrome/Chrome Chrome/Bege Chrome/Black

Fechamento suave que evita o golpe de arete. VD Docol a primeira VD do mercado nacional isenta deste problema. Sistema Hidromecnico Em casos de falta dgua nas residncias, a VD mantem-se fechada, evitando o desperdcio. Suavidade no acionamento. Fechamento da VD no sentido do uxo da gua Maior durabilidade dos componentes. Permite o fechamento para realizar eventuais manutenes. Registro Integrado Regula o volume de gua por acionamento de acordo com o consumo da bacia sanitria proporcionando economia de gua. Cada bitola est adequada s classes de presses existentes, proporcionando maior durabilidade. Facilita a compra do reparo, pois o consumidor apenas tem que saber se a vlvula de 1 ou de 1. Orientar a instalao e proteger a VD. Maior opo de escolha, utilizando a mesma base de VD Docol.

Bitolas de 1 e 1

Dois tipos de reparos 1 e 1 1 - Regule a altura do parafuso de ajuste com ajuda do gabarito 2 - Assente o flange sobre o azulejo e fixe com os parafusos nas orelhas da VD 3 - Encaixe os parafusos na lateral do flange

Possui capa de proteo Variedade de acabamento

Tipos de Funcionamento Existem trs tipos de princpio de funcionamento, independentemente da nomenclatura que as fbricas criam: Hidrodinmico A gua utiliza o conceito de vasos comunicantes para o equilbrio de presso dentro do mbolo da vlvula. Hidromecnico Este sistema atua com duas foras, a hidro, da presso da gua e a mecnica, da mola inox, localizada na parte externa do produto. Desta forma o produto permanecer sempre fechado, mesmo que a vlvula seja acionada com falta de gua.

4 - Assente a canopla e boto no flange, com a chave aperte os parafusos para fixar a canopla e o boto

87

SISTEMAS DE DESCARGA

Sistemas de Descarga

A vlvula de descarga Docol funciona em 3 estgios: Estgio 1- V.D. fechada A gua na cmara de compensao pressiona o pisto contra a sede mantendo a vlvula fechada. A gua na cmara mantida atravs do anel de vedao do eixo puxando pela mola contra o pisto. Estgio 2 - Incio da Abertura No incio do movimento de abertura, ocorre o alvio na cmara pelo deslocamento do eixo e consequente recuo do anel de vedao fixado a ele. A gua da cmara comea a sair entre o pisto e o eixo, possibilitando o recuo do pisto. Esse sistema de abertura denominado por acionamento hidromecnico, que permite a abertura da vlvula atravs de duas foras simultneas: Fora hidrulica - presso da gua Fora mecnica - presso manual Esse sistema garante a abertura total da vlvula, independentemente da presso de trabalho, e o fechamento suave, isentando o produto do Golpe de Arete. Estgio 3 - Fechamento Ao liberar a tecla de acionamento, a mola que se encontra pressionada puxar o eixo para frente, fechando o alvio. A gua passar pelo interior da vlvula de descarga e simultaneamente realimentar a cmara de compensao, atravs dos canais injetores para o retorno do pisto. O fechamento ir processar de forma suave, eliminando o golpe de arete, atravs do dispositivo em borracha de silicone, montado no pisto, chamado anel de silicone.

2) A cmara 2 se abre, liberando a gua para a bacia.

Cmara 2

Cmara 2 Mola

Eixo

3) Com a vlvula aberta, a gua corre para a bacia . Aps a limpeza soltamos a tecla, e a mola puxa o eixo central para frente. A gua contida na cmara 1 sai de maneira ordenada e suave, amortecendo o fechamento e, assim, evitando o golpe de arete. 4) Fechada a cmara 2, a gua no entra mais na vlvula, que comea a se esvaziar.

5) A gua escoa pela bacia e o mbolo volta posio inicial. Componentes do Produto

Hidroassistido A prpria gua auxilia a abertura e o fechamento, evitando assim o golpe de arete que a interrupo brusca da gua nas tubulaes. Funcionamento 1) Pressionada a tecla, o canal injetor se abre. A gua preenche a cmara 1 e empurra o mbolo, ou seja, a fora da gua contribui a favor da abertura da vlvula.

1) Tampa Frontal 2) Chave 3) Mola 4) Parafuso de Ajuste 5) Niple 6) Porca

7) Corpo 8) Cilindro 9) Eixo 10) Pisto 11) Sede

7 1 5 4

2 3 6

9 10 11

88

Corpo a parte externa do produto. Registro Integrado Cilindro de plstico de engenharia que tem a funo de regular a vazo e bloquear o uxo de gua, dispensando o do registro de gaveta na linha de alimentao. Cmara de Compensao de Presso o espao formado pela parte posterior do pisto e o interior do cilindro. Pisto Elemento que pelo seu movimento alternativo comanda a abertura e o fechamento do uxo de gua atravs da vlvula de descarga. Tampa Frontal Elemento xado no corpo que possibilita a montagem e desmontagem dos componentes internos da vlvula de descarga, como: pisto, sede, eixo, vedantes etc. Retentor Bilabial - tem a funo de vedao entre a tampa frontal e o eixo. Niple - suporte do retentor. Sede Componente substituvel responsvel pela vedao da vlvula, quando o pisto encontra-se na posio de repouso.

EVENTUAIS DEFEITOS E POSSVEIS CORREES DEFEITOS PROVVEL CAUSA Tecla batendo no revestimento da parede. Pouca gua na descarga Registro integrado muito fechado. Muita folga na tecla. Tubulao mal dimensionada. Muita gua na descarga Registro integrado muito aberto. Tecla pressionando o eixo. Sujeira entre o pisto e a sede. Niple solto. Vazamento pelo eixo Sujeira no retentor. Retentor danificado. Defeito no vaso sanitrio. Instalao inadequada. AO CORRETIVA Recortar o revestimento ao redor da capa. Regular o registro integrado. Regular a tecla. Verificar sempre o projeto hidrulico. Fechar mais o registro integrado Regular a tecla. Limpeza.

Vazamento na bacia sanitria

Apertar o niple. Limpeza. Trocar retentor. Verificar instalao da loua ou troc-la. Refaz-la.

GLU-GLU

Em caso de dvidas, entre em contato com a Assistncia Tcnica Docol: 0800 474 333.

89

SISTEMAS DE DESCARGA

Sistemas de Descarga

Produtos utilizados nas aulas

1) AMANCO TUBOS E CONEXES SOLDVEIS

Utilizao - Instalaes prediais de gua fria. - Instalaes permanentes, embutidas em paredes ou aparentes em locais cobertos. Benefcios - Facilidade de instalao. - Leveza do material.

2) AMANCO TUBOS E CONEXES ROSCVEIS

Tubo de PVC Curva 90

Utilizao - Instalaes prediais de gua fria. - Instalaes provisrias ou em locais que necessitem ser desmontados com frequncia. Benefcios - Facilidade no desmonte. - Remanejo de instalao.

Luva

Fita Veda-Rosca
3) AMANCO REGISTRO ESFERA Utilizao - Construo Civil: hotis, hospitais, saunas, piscinas, chuveiros, banheiras, edifcios comerciais e instalaes industriais. - Agroindstria: avirios, pocilgas, estbulos, tanques. - Irrigao: sistemas portveis, sistemas localizados e fixos. - Construo Naval: instalaes internas de bordo. - Saneamento: estaes de tratamento de gua. Benefcios - Dupla vedao da haste. - Protege dos efeitos de retrao e expanso da tubulao.

4) TUBOS E CONEXES AMANCO PPR

Utilizao - Soluo para conduo de gua quente e fria em instalaes hidrulicas. Benefcios - Maior produtividade. - No requer isolamento trmico. - Limpeza da instalao. - Otimizao de projeto. - Maior flexibilidade.

90

5) AMANCO TUBOS E CONEXES DE ESGOTO SRIE NORMAL (SN)

Tubo de PVC Esgoto

Pasta Lubrificante

Utilizao - Soluo para conduo de esgotos em instalaes prediais, escoamento por gravidade no submetido presso e na ventilao do sistema. Benefcios - Produtos com bolsa de dupla atuao: soldvel ou junta elstica.

Curva 90 Curta

Luva Simples

6) AMANCO TUBOS E CONEXES DE ESGOTO SRIE REFORADA (SR)

Tubo de PVC Esgoto

Luva Simples

Utilizao - O sistema aplicado em instalaes prediais para guas pluviais, esgoto, escoamento por gravidade no submetidos presso e na ventilao do sistema. Benefcios - Possui maior espessura de parede para suportar eventuais esforos.

7) LINHA AMANCO SILENTIUM

Utilizao - Ideal para reduo de rudos nas instalaes de esgoto em: Edifcios residencias e comerciais. Hospitais. Hotis. Bibliotecas. Laboratrios. Benefcios - Maior resistncia mecnica. - Resistncia ao impacto superior aos tubos da Srie Normal (SN). - Facilidade de encaixe e rapidez na execuo da junta. - Dupla segurana em relao estanqueidade. - Alta resistncia a detergentes, desinfetantes e produtos de limpeza em geral.

8) AMANCO CALHAS PLUVIAIS

Utilizao - Captar a gua de chuva em telhados beiral de residncias e construes industriais. Benefcios - No enferruja.

91

9) AMANCO CAIXAS DGUA

Utilizao - Reservatrio que permite armazenamento de gua. - Dois modelos: Dupla Camada (Tinaplas) e Tripla Camada (Tinabrs). Benefcios - Fceis de limpar. - Preservam a qualidade da gua, impedindo a entrada de insetos e poeira. - Proteo anti-UV. - Maior durabilidade e resistncia. - Conserva a temperatura da gua.

10) AMANCO CISTERNAS

Utilizao - Armazenamento de gua potvel. Uso enterrada. - Captao de gua da chuva ou poos para uso em sanitrios, limpeza em geral, jardins. Benefcios - Parede interna lisa. - Impermevel. - Conserva a temperatura da gua.

11) AMANCO ADAPTADOR PARA MQUINA DE LAVAR

Utilizao - Para a ligao de mangueiras de mquinas de lavar roupas e louas. Benefcios - Melhora o acabamento e impede a passagem de insetos e mau cheiro.

12) AMANCO CAIXAS SIFONADAS E COMPLEMENTOS

Ralos Secos e Sifonados

Caixas Sifonadas

Anti-infiltrao

Prolongamentos para Caixas Sifonadas

Antiespuma

Vlvula de Reteno

Utilizao - Uma linha completa para a instalao do sistema de esgotos prediais. Utilizao - Instalaes prediais e condominiais. Benefcios - Reter produtos slidos permitindo a limpeza peridica do sistema.

13) AMANCO TOP CAIXAS: GORDURA, INSPEO E GUAS PLUVIAIS

Top Caixa Inspeo

Top Caixa Gordura Top Caixa guas Pluviais

92

14) AMANCO TERMINAL DE VENTILAO

Utilizao Tem a funo de barrilete, protegendo o tubo de ventilao. Benefcios - Evita a entrada da gua da chuva no sistema de esgotos.

15) AMANCO FOSSA SPTICA

Utilizao - Faz o tratamento de esgotos individual para edificaes. Benefcios - Evita a contaminao do solo e gua e melhora sade da populao.

16) METAIS SANITRIOS DOCOL

Bids

Torneiras e Misturadores

Duchas Higinicas

Chuveiros

RRV para chuveiros

Utilizao - Peas destinadas ao fornecimento de gua, instaladas junto rede de gua da edificao, no ponto de consumo.

17) REGISTROS DE PRESSO DOCOL

Utilizao - Instalaes prediais embutidas, como chuveiros, banheiras e duchas higinicas. Benefcios - Reduz o atrito da vedao do eixo. - No provoca deslocamentos no acabamento colocado sobre o registro.

Docolbase

Docolbase Cermico

Basetec PVC e PPR

18) REGISTROS DE GAVETA DOCOL

Utilizao - Indicado para aplicaes na entrada dos ramais hidrulicos em banheiros, cozinhas e reas de servio. Benefcios - Haste no ascendente que reduz o atrito da vedao do eixo e no provoca deslocamentos no acabamento colocado sobre o registro. - Maior durabilidade contra vazamentos.

19) ACABAMENTOS PARA REGISTROS

Utilizao Volantes instalados sobre os registros de presso e gaveta, auxiliando na regulagem do fluxo de gua.

93

20) COMPLEMENTOS

RRVs para Torneiras

Arejadores

21) METAIS SANITRIOS ECONOMIZADORES DE GUA DOCOL

Torneiras Pressmatic

Vlvulas para Mictrios Pressmatic

Misturadores

Vlvulas para Chuveiros

DocolTronic Verso Mesa Mictrios

DocolEletric Verso Mesa

Linha Antivandalismo

Linha Benefit

Linha DocolSensor

Utilizao - Peas destinadas ao fornecimento de gua, instaladas junto rede de gua da edificao, no ponto de consumo. Benefcios - Promovem economia de gua, pois os produtos fecham automaticamente aps determinado tempo de funcionamento.

94

22) AMANCO ECOCAIXA

Utilizao Limpeza de dejetos da bacia sanitria. Benefcios - Economiza 33% de gua. - Ecolgica - Controle total da descarga, o usurio controla o volume de descarga desejado, ao soltar a corda de acionamento o fluxo interrompido. - Fecho hdrico com regulagem. - No utiliza rgua de fixao. - Melhor aproveitamento do espao interno. - Possui design moderno com embalagem diferenciada. - Disponvel em 4 cores: Branca, Caramelo, Cinza Prata e Areia.

23) VLVULA DE DESCARGA DOCOL

Utilizao Permite a descarga de gua na vazo adequada para promover a limpeza de bacias sanitrias, mediante acionamento manual e fechamento automtico. Benefcios - Podem ser instaladas em qualquer tipo de tubulao. - Capa de proteo contra a entrada de detritos ou massas na regio da tampa frontal. - No necessrio instalar o registro de gaveta acima da vlvula. - Possui regulagem do volume de gua na descarga.

24) ACABAMENTO PARA VLVULAS DE DESCARGA DOCOL

Utilizao Acabamento para vlvula de descarga. Benefcios - Proporciona uma reduo de at 30% no consumo de gua, quando utilizada para lquidos. - Pode ser instalado em qualquer vlvula de descarga Docol j em funcionamento, no necessitando a troca de reparo ou a desmontagem da vlvula de descarga, somente necessria a troca de acabamentos. - No necessrio quebrar a parede. - Economia de gua, material e mo-de-obra. - Fabricada em lato e plsticos de engenharia, proporcionando resistncia e beleza ao produto. - Disponvel em 3 acabamentos: chrome, bege e black.

95

96

You might also like