You are on page 1of 116

Es b o o s Pa r a -Ser m es

VOLUME II
'f & lm )

coutemensa*

bens de ^rfCj. pendo,


amor t rccontiiiw o, 5o ossos $eco$ qm, cqfti a S&.twisfor*

aimor^o,

HYLBIIt DOMINGUES SILVA


Digitalizado Por: Pregador Jovem

SUMRIO
PG. Pregando com Poder.................................................. 09 1. Introduo................................................................ 09 2. A certeza da salvao............................................10 3. Crer no que se p re g a ..............................................11 4. Viver de acordo com o que se prega.................... 11 5. Ter a certeza de que foi chamado por Deus para p re g a r...................................................................12 6. Preparar a mensagem por meio de estudo srio............................................................................... 13 7. A Bblia o livro bsico do pregador................... 14 8. Teologia e pregao............................................... 14 9. Linguagem e pregao........................................... 16 10. Conhecimentos gerais e pregao.................... 16 11. Orao e pregao............................................... 18 12 0 Esprito Santo e pregao............................... 19 13. Como pregar..........................................................20 14. Sugestes diversas...............................................21 Esboos para Sermes e Estudos bblicos............. 23 ndice dos esboos..................................................... 04

PREGANDO COM PODER


1. INTRODUO Todos querem pregar com poder e isto muito bom. H, porm, certos requisitos ou condies para se conseguir pregar com poder. Tudo tem seu preo. O sermo precisa ser preparado - ele no cai prontinho do cu. Deus no aceita pregador que est espera de "prato-feito". O bom sermo pode levar dias e at semanas inteiras para ficar pronto. O pregador j lem o texto, mas o texto no o sermo. O sermo como um tronco de madeira de onde podero sair mveis finssimos, mas preciso desdobrar o tronco e usar diversas mquinas no preparo das peas para os mveis e depois viro os acabamentos at que se lenha um mvel de primeira classe. assim com o sermo: o pregador tem de lanar mo de todos os seus conhecimentos (recursos) no preparo do sermo que deve conter a mensagem de Deus. Se depois de lodo o sacrifcio, o sermo no contiver a mensagem de Deus, tudo no passou de perda de tempo, inutili dade, um correr atrs do vento. Neste preparo do sermo, o pregador ir valer-se dos seus conhecimen tos, mas principalmente dos conhecimentos bblicos e leolgicos. por isso que pregadores com co nhecimentos bblicos e teolgicos muito fracos tero srias dificuldades no preparo do sermo. Deus no est disposto a usar preguiosos na pregao. Todos tm talentos, mas necessrio

desenvolv-los. Preparar bem o sermo agir como Deus quer. O evangelho de Jesus Cristo digno da melhor apresentao que estiver ao alcance do pregador. O pregador como tal obreiro de Deus e a Palavra de Deus recomenda isto: "Procura apresentar-te a Deus, aprovado, como obreiro que no tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade" (2Tm 2.15). Cada pregador precisa aprender a manejar bem a Palavra de Deus. Pregador que no maneja bem a Palavra de Deus como soldado que no soubesse manejar seu fuzil e fosse colocado frente da batalha; somente serviria para alvo do inimigo.

2. A CERTEZA DA SALVAO O pregador aquela pessoa que deve levar ao pecador a mensagem da salvao. Esta mensagem positiva e apresenta a certeza. No se trata de um talvez ou pode ser. Esta certeza deve, antes de tudo, fazer parte das experincias do pregador. Dito doutro modo: o pregador precisa ter a certeza da sua prpria salvao. Como poder ele dizer que Cristo salva sem que ele tenha a certeza da sua salvao? A pregao de quem no tem certeza de sua prpria salvao pregao sem poder cuja verdade no foi provada ou testada na experincia do prega dor. como um infeliz ensinando outro como ser feliz; como pobre ensinando como se fica rico. A falta de certeza da salvao tira a autoridade do pregador e inutiliza a mensagem; uma mensagem morta, sem dignidade, sem fruto, sem poder. Quando o

10

pregador tiver certeza de sua salvao, ele poder dizer: esta palavra verdadeira porque eu j provei esta salvao. Neste caso o pregador no estar a pregar sobre o que ouviu dizer, mas sobre o que ele provou em sua prpria vida. O pregador precisa ter certeza de sua salvao, para poder ensinar a outros como salvar-se, indican do-lhes o caminho verdadeiro que Jesus Cristo. Sem esta certeza seu trabalho ser infrutfero e o prprio pregador no passar de um profissional desajustado, isto , de um homem desajustado quanto tarefa da pregao.

3. CRER NO QUE SE PREGA Quem prega deve ser o primeiro a crer no que ele prega; quem no cr no que prega, no deve esperar que outros creiam. A descrena do pregador irm gmea da incerteza da salvao. Sua pregao anulada pela sua incredulidade e, assim, pregador e ouvintes terminaro na esquerda do Mestre, no jul gamento (cf. Mt 25.31-46). triste esta palavra, mas como esperar outra condio? Nenhum pregador precisa ficar na companhia dos cabritos - fica quem quer.

4. VIVER DE ACORDO COM O QUE SE PREGA proverbial aquele dito: Faa o que eu mando, mas no faa o que eu fao. vergonhoso que se diga que h pregadores pregando com a boca e des pregando com o que faz. como aquele pai que

11

acabava de ensinar ao filho que no se deve mentir e como algum bateu na porta, o pai disse ao filho: atenda e, se for o padeiro, diga que no estou. O ensino daquele pai foi desfeito por sua prpria boca. Viva o pregador o que prega e conseguir ser res peitado e crido.

5. TER A CERTEZA DE QUE FOI CHAMADO POR DEUS PARA PREGAR No se meta a fazer algo que no de sua conta. A pregao uma tarefa dada por Deus. A pregao pode ser permanente ou temporria, mas sempre deve ser tarefa dada por Deus ao homem. No preciso ser pastor nem missionrio para ser pregador. O importante que se tenha recebido a tarefa da parte de Deus. Ainda que se pregue uma nica vez, na vida - que este sermo grande ou pequeno seja dado por Deus. Este nico sermo pode produzir mais frutos que centenas de outros no aprovados por Deus. muito importante a chamada de Deus para pregar; a chamada divina confere autorida de ao pregador e sua pregao. Cada pregador deve, tambm, abenoar o povo em nome de Deus (cf. Dt 21.5). Aquele que foi chamado por Deus, recebe, tambm, a bno divina para transmiti-la a outrem. Este privilgio envolve responsabilidade para quem o recebe - o dom no pode ficar preso, a mensagem e a bno devem ser dadas ao povo.

12

6. PREPARAR A MENSAGEM POR MEIO DE ES TUDO SRIO O sermo precisa ser estudado, trabalhado, corrigido, feito e refeito. A tarefa trabalhosa, cansativa e enfadonha. Quem j no ouviu um sermo sem comeo e sem fim, sem p e sem cabea e que o pregador no conseguia encontrar o amm final? Era sermo sem estudar e deu em nada. Deus no aceita nem aprova sermo sem preparo. Orar e encontrar o texto apenas o ponto de partida; a jornada longa e exige um longo preparo. Cada tipo de sermo exige estudo especfico. O pre gador precisa descobrir o que a Bblia diz e o que outros estudiosos descobriram na sua experincia com a Palavra de Deus e durante o trabalho no seu reino. H muitos livros, muitos comentrios, livros teolgicos e outros que podero ajudar na preparao do sermo. Sermo no cai pronto do cu, mas possvel que do cu caia castigo sobre pregadores preguiosos que no preparam ses sermes. Estudo srio toma tempo, mas necessrio; o planejamento do que se vai falar. No se deve tomar o tempo das pessoas inutilmente, isto , falar sem ter um recado divino para os ouvintes. A mensagem deve ser clara; os ouvintes devem entender o que Deus lhes quer dizer por intermdio do seu mensageiro. O pregador que no estuda no passa de mensageiro infiel porque no dir com clareza o que Deus mandou dizer; , portanto, mensageiro infiel. Tal pregador vai prestar conta a Deus da sua infidelidade.

13

7. A BBLIA O LIVRO BSICO DO PREGADOR O pregador deve ter conhecimento bblico acima da mdia; este conhecimento lhe dar autoridade para ensinar a Palavra de Deus ao povo. Na Bblia ele vai encontrar as mensagens de Deus. No vir um anjo do cu com a mensagem pronta para ser entregue como encomendada. O povo espera que o pregador seja realmente um autntico representante de Deus e sabe quando o pregador no est em dia com seu estudo bblico. Os livros que explicam a Bblia podero ser muito teis durante o estudo; eles so auxiliares que tornam mais claros os pontos difceis da Palavra de Deus. A Bblia o texto bsico e os outros livros so auxiliares.

8. TEOLOGIA E PREGAO A teologia apresenta um estudo sistemtico das diversas doutrinas ensinadas na Bblia. A teologia auxiliar de importncia capital para o estudo bblico. O pregador precisa conhecer teologia, pois ela o ajudar no preparo dos sermes, facilitando-lhe a tarefa. J existem em portugus diversos tratados de teologia, mas os mais extensos esto em ingls e espanhol (Ver relao no final deste tpico). O sermo preparado com bom fundamento teolgico mais fcil de ser compreendido e poder com menos palavras dizer as cousas com mais clareza. Haver, tambm, mais facilidade para ser fixado na memria dos ouvintes. As verdades se tornam mais claras, os contedos mais ricos, mais amplos.

14

O pregador precisa conhecer teologia. Na prxima pgina h uma relao de obras importantes no campo teolgico.

OBRAS TEOLGICAS IMPORTANTES 1. STRONG, Augustus Hopkins. Systematic Theology. Philadelphia, Judson Press, 1953.1166p. 2. BERKHOF, L. Teologia Sistematica, 4 ed. espanhola. Grand Rapids, Mich., T.E.L.L., 1979.935p. 3. CLARK, David S. Compndio de Teologia Sistemtica. So Paulo, Casa Editora Presbiteriana, s/d.449p. 4. MUELLER, John Theodore. Dogmtica Crist, 2 ed., 2 vol. Porto Alegre, Concrdia, 1964. 5 TEIXEIRA, Alfredo Borges. Dogmtica Evanglica. So Paulo, Faculdade de Teologia da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, 1958.334p. 6. TRIBBLE, H. W. Nossas Doutrinas, 5 ed. Rio de Janeiro, JUERP, 1979.102p. 7. LEGIEHN, Hans. A nossa F a Vitria Teologia Bblica sintetizada. Terespolis, Casa Editora Evanglica, 1962.174p. 8 LANGSTON, A. B. Esboo de Teologia Sistemtica, 11 ed. Rio de Janeiro, JUERP, 1994.305p. 9. FERREIRA, Jlio Andrade. Conhea sua F. Campinas, Livraria Crist Unida, 1967.315p.

15

9. LINGUAGEM E PREGAO O pregador embaixador de Deus encarregado de levar a mensagem de Deus aos pecadores. Um embaixador deve usar linguagem correta de alto padro de comunicao e correo gramatical dentro dos padres lingsticos do idioma em uso. Isto o mnimo que se deve esperar de um mensageiro de Deus. Uma boa linguagem dentro dos padres grama ticais e lingsticos ajudar o pregador, pois ele poder ser entendido com facilidade (Ver a relao de obras gramaticais no vol. 1 de Mensagens de Poder). Linguagem de alto padro gramatical e lingsti co no significa linguagem difcil e complicada - justamente o contrrio. Uma pessoa comunicativa quando usa linguagem simples, vocabulrio de uso corrente, frases gramaticalmente corretas e permane ce dentro do assunto. No se esquea o pregador de cuidar de sua linguagem; sua posio de pregador importante e exige dele linguagem de alto padro

10. CONHECIMENTOS GERAIS E PREGAO O pregador deve ter amplos conhecimentos gerais para no se sentir inferior no seu meio ambien te. Para isto ele precisa ser bom observador do mundo que o cerca; estar atualizado com o noticirio do dia a dia; conhecer os principais fatos da Histria Geral; conhecer a Geografia Geral nos seus aspectos mais relevantes; ter noes de aspectos gerais de Filosofia e literatura; identificar os grandes vultos da msica e da poesia. No precisa ser especialista em tudo, mas na Bblia ele tem de ser profundo, porque ela o

16

Iivro-texto do pregador. necessrio ler muito e ler o melhor. Estudar muito; no d para tirar frias de estudos e leitura; e sempre precisa cavar mais e sempre. Quem no l fica pobre de idias, no consegue desenvolver bem seus pensamentos nem construir com arte suas frases. Esta procura de conhecimentos no tem fim, s termina com a morte. No se deveria passar um nico dia sem aprender alguma cousa. No se pense que uma pessoa se enriquece de conheci mentos em um s dia. No se l tudo de uma s vez. O conhecimento uma aquisio lenta. O melhor meio de se alcan-lo ainda a leitura. H dois captulos essenciais nestes estudos: a Geografia Bblica e a Histria Bblica; um mundo encantado com mltiplas facetas. A estes conhecimen tos devem ser acrescidos os usos e costumes da antigidade bblica. Conhea os seguintes livros: ALVES, Castro. Poesias Completas, 2 ed. So Paulo, Saraiva, 1960.631 p. BAILEY, Albert E La vida cotidiana en los tiempos biblicos. Buenos Aires, Hachette, 1947.342p. BURNS, Brbara / et alli. Costumes e Culturas. So Paulo, Vida Nova, 1992.108p. COLEMAN, William. Manual dos Tempos e Costu mes Biblicos. Venda Nova, Betnia, 1991.360p.

17

MONEY, Netta Kemps de. Geografia Histrica, 6 ed. So Paulo, Vida Nova, 1992.268p. RICHARDS, Lawrence O. / MARTIN, E. Gib. Teologia do Ministrio Pessoal - Os dons espirituais na igreja local. So Paulo, Vida Nova, 1984.233p. RONIS, Osvaldo. Geografia Bblica, Rio de Janeiro, JUERP, 1994.126p. 11 ed.

A soma dos conhecimentos do pregador lhe daro mais confiana perante o pblico, mais autori dade, mais intrepidez na sua pregao, mais facilidade para falar. O pregador deve ter fome e sede de conhecimentos.

11. ORAO E PREGAO No h verdadeira pregao sem orao. Sem a chave da orao tudo ser intil; a palavra do pregador no passar de discurso sem sentido ou apenas causar boa impresso. Sem orao a pregao no alcanar seus verdadeiros objetivos. Pregador tem de cultivar uma vida de verdadeira comunho com Deus expressa em orao. O apstolo Paulo foi grande pregador e seu trabalho missionrio produziu muitos frutos. dele esta recomendao: Orai sem cessar" (1Ts 5.17). neste esprito de orao permanente que o pregador deve viver e nesta base ele poder pregar com poder; trata-se do poder dado por Deus para que o pregador realize sua tarefa com eficincia. A orao parte integrante da

18

pr egao e sem ela o sermo ficar mutilado, aleijado. O pregador deve orar antes de procurar o texto, durante o preparo do sermo e antes de sua apresen tao. Pregador deve ser uma pessoa de orao.

12. O ESPRITO SANTO E PREGAO O Esprito Santo o guia e orientador do pregador, aplicando a mensagem no corao do ou vinte. No se pense que o pregador tem algum poder miraculoso para transformar as pessoas. O poder est com o Esprito Santo. Ele convencer os homens do I iado, da justia e do juzo de Deus (Jo 16.8-11). Todo o trabalho missionrio narrado em Atos foi orientado pelo Esprito de Jesus. Certa ocasio Paulo queria ir para uma certa regio e foi impedido pelo I sprito Santo (At 16.6,7). Era como se o Esprito de Jesus lhe dissesse: Eu estou no comando e voc ibedece. No somente quanto pregao, mas em lelao a todos os trabalhos da Igreja, o Esprito Santo < ! o centro de orientao geral do trabalho. Ele no somente orienta e dirige a vida e trabalho dos obreiros, ni. i stambm conforta os obreiros durante o perodo de .iparente derrota e frustraes em certas reas das .ilividades em realizao. Algumas vezes os pregadoios se sentem desanimados com a falta de resultados positivos ou com resultados menores que os espera dos E aqui entra o Esprito Santo com seu poder ! onsolador, para levantar o nimo do pregador.

19

13. COMO PREGAR A pregao se processa de diversos modos. O termo "pregar muito amplo como ser apresentado a seguir. A proclamao do evangelho a pregao na forma de sermo oral ou escrito. Isto acontece nos mais variados locais e circunstncias diversas. Prega-se em templos, sales e grandes auditrios ou em casas humildes e pequenas e at ao ar livre. O local o que se apresenta na ocasio. Outra maneira de se pregar pelo uso de estudo bblico; no , portanto, sermo formal. Este estudo bblico pode ser feito com uma s pessoa ou com um grupo. Em geral o estudo bblico feito com um grupo. O estudo no tem local definido para ser realizado. A escola dominical, o escritrio, a casa de um amigo e at num banco de praa pblica. Quando se realiza em grupo, pode e deve haver convites para participao. Deve haver ordem durante os estudos, mas a participao de todos ser um bom modo de realizar o estudo. aconselhvel que no haja formalidades rgidas a fim de que todos se sintam bem descontrados. Outro modo de se pregar a palavra escrita. Ex.: Artigos em jornais e revistas, folhetos e livros, correspondncia. Cada tipo de escrita apresenta uma oportunidade diferente para lanar a semente do evangelho. A vantagem da palavra escrita que ela no se apaga' - pode durar anos. Um sermo pode ser escrito e publicado integralmente. Muitos pregadores j escreveram livros somente de sermes. Em Atos h um resumo de um dos sermes do apstolo Pedro (At 3.12-26). Se Lucas no tivesse preservado este

20

tesumo do sermo de Pedro, teramos perdido muito. A palavra escrita permanece. Os sermes escritos ajudam outros pregadores no preparo de seus prprios sermes. O pregador deve escrever seus sermes e, quando for possvel, us-los em outras ocasies Os folhetos de evangelizao tm uma longa histria de vitrias na obra do Sennor. 14. SUGESTES DIVERSAS a) Selecionar textos que despertem algum interesse durante as leituras. Os textos bblicos sero os principais, mas no sero os nicos. b) Ter sempre um caderno para anotaes de lextos e sugestes que vierem mente. Algumas vezes uma idia brilhante brota e, se no for anotada, f >la desaparecer para sempre. c) Escolhido um texto para o sermo, deve-se I; inar mo de comentrios, artigos de jornais e outros livros que possam oferecer alguma ajuda para a preparao do sermo. nesta hora que o pregador ii lanar mo de todo o material acumulado. hora <lo procurar ajuda. d) Jamais desprezar contribuies de outros piogadores, ainda que sejam pequenas. Uma pequena contribuio usada na hora certa pode ser muito importante. Conhea estes livros: SOUZA, Joo Emerick de. Sementes Preciosas So Paulo, Rua Helvcia, 579, Ap. 64. So Paulo SP

21

Sermes, vol. 1. So Paulo, Unio Cultural Editora. PEREIRA JR. Francisco Augusto. Sermonrio Evanglico, 1a e 2a sries, 2 vol. So Paulo, Cia. Editora Brasil, 1954 TEIXEIRA, Alfredo Borges. Meditaes Crists, 2 ed. So Paulo, Metodista, 1967. CLAY, Charles Wesley. Cristo a Resposta, 3 ed. So Paulo, Metodista, 1969. BUYERS, Paul Eugene Discpulos de Cristo. So Paulo, Metodista, 1956.

22

Il

ESBOOS PARA SERMES E ESTUDOS BBLICOS


(1) A VIDA ETERNA (1 Jo 1.1-4) 1. Introduo Viver eternamente feliz o que todos querem, mas nem todos conseguem isto porque h condies para se viver feliz. 2. A vida se manifestou em Jesus Cristo. Ele o verbo da vida - Deus encarnado - (Jo 1.4; 11.25; 14.6; 1Jo 1.2; 5.20). 3. A vida eterna a salvao em Cristo Jesus. 4. A pessoa salva vive em comunho com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo (Jo 17 3) 5. A nova relao do homem com Deus - A comunho com o Pai, com o Filho e com o Esprito Santo faz com que a pessoa se torne realmente feliz. 6. Concluso Ningum pode ser feliz afastado de Deus, sem comunho com o Criador e em oposio a ele. Fora de Deus no h paz nem real prazer (Jo 6.27; 10.28; 17.2).

23

(2)" DEUS LUZ" (1 Jo 1.5-7) 1. Introduo A Luz reveladora do mundo que nos cerca. A escurido impede o homem de movimentar-se livremente porque ele perde a direo. 2. "Deus luz" e por meio desta luz so manifestos os pecados dos homens (Rm 118) 3. O que os pecados fazem para os homens? - Eles se atravessam no caminho para Deus e cortam a comunho dos homens com Deus, tornando-os infelizes (Gn 3.10,23,24). 4. Existe um remdio eficaz para o mal do pecado "E o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado" (1Jo 1.7). O sangue de Jesus representa seu sacrifcio a favor do homem. Ele morreu para nos salvar. 5. O remdio divino se toma eficaz quando aceitamos a Jesus Cristo, como Salvador, em nosso corao. Esta aceitao acontece pela f. 6. Concluso Cada pessoa pode ser salva, mas somente sero salvas aquelas que aceitarem a oferta de Deus em Jesus Cristo. Faz-se necessrio uma confisso a Deus para receber a purificao dos pecados inclusive o seu perdo (1 Jo 1.7).

24

(3) O MANDAMENTO DO AMOR (1Jo 2.7-11) 1. Introduo Deus se revela ao homem em termos de amor. Jesus Cristo a suprema revelao do amor divino. 2. Deus exige que o homem ame a seu prximo. Quem no ama o prximo, prova com isso que no tem boa relao com Deus nem o ama (Mt 22.39). 3. Amars o Senhor teu Deus de todo o corao e com todas as tuas foras e tambm amars o teu prximo como a ti mesmo (Dt 6.5). 4. Concluso Quem realiza o ideal do amor a Deus e ao prximo, est vivendo o ideal de Deus e feliz.

(4) COM DEUS OU CONTRA DEUS (1 Jo 1.15-17) 1. Introduo Certa ocasio Jesus Cristo disse: "Quem no comigo contra mim; e quem comigo no ajunta, espalha" (Mt 12.30). O homem tem de definir-se: ou fica com o mundo ou fica com Deus. 2. Que o mundo? - O mundo toda sorte de iluso, malcia e engano que depravam e destroem os valores morais e espirituais do homem. A corrida atrs do

25

ouro, da grandeza e do domnio - tudo isto destri o homem. O egosmo completo a expresso desta corrida que termina na destruio (Rm 12.1). 3. Quem ama o mundo, no possui em si o amor de Deus nem tem tempo para Deus. No h espao para Deus, porque o espao que havia foi ocupado pelo mundo. 4. Quem faz pacto com o mundo, passar para a eternidade vazio. O mundo passar e tombar juntamente com os que fizeram pacto com ele. 5. Quem faz a vontade de Deus, permanece para sempre. Foi sbio, ficou do lado de Deus, fez pacto com o Soberano do Universo e vitorioso (SI 143.10). 6. Concluso Com quem voc est comprometido? Voc est com o mundo ou com Deus? Voc contra ou a favor de Jesus Cristo? No h neutralidade em relao a Jesus Cristo

(5) UMA OFERTA DE GRATIDO (Dt 26.1-11) 1. Introduo O sentido da gratido se expressa pela oferta do melhor. As primcias constituem o melhor em tudo. Os judeus deveriam ofertar a Deus do melhor da terra. No era oferta para livrar-se de uma obrigao, mas oferta de gratido a Deus.

26

2. O que estamos oferecendo a Deus, hoje? As bnos do povo israelita eram expressas em boa colheita. No mundo e estilo de vida atuais, as bnos so mais variadas. Exemplos: Boa colheita, bons negcios, aprovao escolar, aprovao no vestibular, aprovao em concursos, formaturas, aposentadoria e muitas outras bnos. O que importa que reconhe amos que Deus esteve presente todos os dias com seu apoio (SI 110.3). 3. Alegria por poder fazer uma oferta de gratido a Deus. Cada ofertante deve sentir-se alegre por ter um grande motivo de gratido e reconhecer que Deus est por trs de todas as nossas vitrias e bnos. 4. Concluso Voc j fez oferta de gratido a Deus? Faa uma lista das principais bnos recebidas nestes ltimos meses e ir descobrir que so muitas. H motivos suficientes para justificar uma oferta de gratido a Deus.

(6) UM POVO DIVIDIDO (At 14.1-4) 1. Introduo Sempre houve motivos de diviso entre as pessoas problemas polticos e religiosos tm predominado como fatores de diviso mais ou menos violenta. H tambm a diviso de classes sociais: rico rico e pobre pobre; diviso racial - preto, branco e amarelo. Jesus Cristo ainda provocou mais divises. Ele mesmo

27

disse: "daqui por diante estaro (...) divididos" (cf. Lc 12.51-53); era a diviso em relao sua pessoa. Esta diviso continua em todo o mundo. 2. A presena dos apstolos era tambm a presena de Jesus e do seu evangelho. O evange lho dividia a sinagoga e os gentios entre si. Que evangelho este que traz confuso e diviso? - o evangelho do reino de Deus implantado por Jesus Cristo O prncipe deste mundo - Satans - contra a implantao do reino de Deus e procura impedir o andamento da obra divina (Lc 10.18). 3. A cidade ficou dividida. Os judeus estavam a servio de Satans e por seu intermdio os gentios foram divididos - uns eram pelos apstolos e outros pelos judeus. 4. A diviso atual - Hoje continuam as divises de ordem religiosa, de classe social, de nvel cultural, de cor e de raa. Uma diviso que merece ateno especial a causada por motivos polticos e ideolgi cos. 5. Concluso O mundo parece ter mudado pouco. A verdade que todas as pessoas tm de definir-se por um por outro. O homem ficar com Jesus Cristo ou contra ele; no h meio-termo, pois o prprio Jesus Cristo j disse: "Quem comigo no ajunta, espalha" (Mt 12.30). Agora o problema com voc.

28

(7) DUAS PROIBIES IMPORTANTES (Dt 24.14-22) 1. Introduo Normalmente no gostamos de proibies nem das negativas, mas nem sempre possvel evitar as ordens negativas. O texto acima trata dos deveres para com as pessoas menos favorecidas na escala social. 2."No oprimirs o trabalhador pobre e necessita do" (v. 14; Tg 5.4)). Em toda a parte e em todas as pocas o pobre e necessitado leva desvantagem; se for pobre estrangei ro, a desgraa vem dobrada Mas a Palavra de Deus se ergue em defesa dele. As leis do trabalho, na poca da redao do Deuteronmio eram diferentes das atuais. 0 pagamento dos trabalhadores devia ser feito no final de cada dia do trabalho realizado (vv15). 2. "No perverters o direito do estrangeiro nem do rfo" (v. 17). Em nome de um nacionalismo fantico e doentio, os estrangeiros corriam o risco de serem explorados, massacrados e considerados sem direito. Um pas vencido em guerra vira escravo sem direito algum. rfos menores de idade no tm pai para defen d-los e seus direitos so esquecidos ou ignorados. Mas nesta passagem Deus condena severamente esta situao. Em qualquer parte do mundo, onde quer que haja transgresso destes preceitos, acontecer a vingana divina. E quem no acreditar, s esperar e ver.

29

3. Concluso Nosso povo precisa aprender a respeitar os direitos dos trabalhadores, os direitos dos rfos e o direito das vivas, direitos das pessoas menos favorecidas. Este um preceito divino. Quanto aos grandes deste mundo, eles so donos das leis que sempre os prote gem.

(8) A PALAVRA DO SENHOR (S1119.1-96) 1. Introduo Entenda-se por palavra de Deus - a Bblia no seu todo porque ela expressa a vontade dele. 2. A Palavra de Deus j est estabelecida (v. 89) a) Esta palavra verdadeira; b) Esta palavra eterna. 3. A Palavra de Deus um Guia seguro a) Ela ilumina a estrada da vida para que o homem no tropece; b) Ela ilumina a estrada da vida para que o homem no erre o caminho (Jo 1.4; 8.12; 12.46). 4. A Palavra de Deus revela o seu Amor a) O amor de Deus est revelado em Jesus Cristo (Jo 3.16); b) O amor de Deus se concretiza na morte e ressurrei o de Jesus Cristo.

30

5. Concluso Esta Palavra de Deus deve estar incorporada ao patrimnio do homem como a pea mais valiosa, pois atrs dela o homem encontra a Cristo, o Filho de Deus, e em Cristo, a vida eterna.

(9) HORAS DE ANGSTIA (SI 120.1) 1. Introduo No h pessoa que tenha atingido a idade adulta e viva totalmente isento de angstia. Este mal acompa nha o homem at o fim de sua vida e serve para darlhe a tmpera necessria para enfrentar as dificulda des naturais da vida. 2. Quando a angstia maior que nossas Foras I l ocasies na vida quando sentimos que no temos mais condies para enfrentar a tempestade. O que lazer? Esta a resposta: "Clama ao Senhor"; no h outra sada (Mc 14.33-36). 3. O Senhor nos ouve quando clamamos a ele em Splica - "Clamei ao Senhor e ele me ouviu" Ouvir no apenas tomar conhecimento, mas no fazer nada, deixando tudo como est. Este ouvir de Deus se expressa em socorro e por isso o salmista declara: "O meu socorro vem do Senhor" (S1121.2). 4. Concluso Onde voc est procurando socorro? Nas hora de angstia mais profunda, a nica sada segura

31

procurarmos o socorro de Deus. Faa um experincia: comece a procurar por Deus, nas horas difceis.

(10) O JULGAMENTO DO SENHOR (SI 67.4) 1. Introduo Haver um julgamento geral e completo para todas as naes, povos e indivduos. Deus na sua misericrdia oferece oportunidade para que os homens se arrependam de suas maldades e retornem para Deus. disto que trata nosso texto. 2. Deus julga a todos com justia. Este mundo esta cheio de injustias; pequenos culpados recebem penas grandes e grandes culpados recebem penas pequenas ou so inocentados. O dinheiro que fala mais alto e diz quem est com a razo; no julgamento divino ser diferente porque Deus no subornvel e sabe tudo (Jo 7.18). 3. Deus orienta a todos para que se livrem do Mal. Ele nos deixou sua Palavra para nos orientar e guiar e ela um guia seguro para todos. Quem se guiar pela Palavra de Deus, evitar o desastre para sua vida (Lc 16.29-30).
|

4. Concluso O que voc pensa sobre o julgamento de Deus? Voc est preparado para ser julgado? H modo seguro de voc escapar. "Se algum pecar, temos um Advogado

32

para com o Pai, Jesus Cristo, o justo (1Jo 2.1). Jesus Cristo o advogado do cristo.

(11) "QUE SIGNIFICAM ESTAS PEDRAS? (Js 4.3, 21-24) 1. Introduo Os monumentos apresentam uma sntese dos momentos mais significativos de um povo ou de suas liguras mais expressivas, recordando seus feitos. Os acontecimentos do texto exaltam as figuras de Moiss 0 Josu e nos informam que Deus era com eles. 2. As pedras significam que Israel atravessou o rio Jordo a p enxuto e recordava tambm milagre idntico na travessia do Mar Vermelho (Gn 14.2631). 3. As pedras significavam que a mo do Senhor Deus forte e que todos os povos deviam tomar conhecimento disto. 4. As pedras diziam que o povo de Israel devia temer o seu Deus para sempre (Js 4 3-9) 5. Concluso 1)eus j tem feito muitas maravilhas no meio do seu povo aqui no Brasil. Tudo que Deus tem feito revela seu amor e serve para torn-lo conhecido entre todos e o seu povo deve glorific-lo por causa do seu poder, misericrdia e graa revelados em todos os atos do seu amor

33

(12) AS VITRIAS DE JOSU) (Js 10) 1. Introduo Todo o cap. 10 de Josu se ocupa das vitrias de Josu. 0 sucessor de Moiss parecia lutar com mais intensidade do que Moiss. Josu ia conseguindo vit ria sobre vitria. Qual era o segredo dele? 2. Josu fora assistente de Moiss e com este aprendeu como lutar para vencer. 3. Josu aprendeu a obedecer os preceitos de Deus e a conduzir-se por eles. 4. Josu aprendeu a confiar em Deus nas horas difceis (Js 1.9). 5. As vitrias no eram de Josu, pois "o Senhor, o Deus de Israel, pelejava por Israel" (Js 10 42) Aqui residia todo o segredo. Josu confiou no Senhor e a vitria veio. 6. Concluso Hoje, Deus est concedendo grandes vitrias ao seu povo e a cada servo seu individualmente. Temos de aprender a buscar a Deus em todas as circunstncias da vida (SI 20.1).

34

(13) D E U S (Jo 4.24) 1. Introduo O estudo sobre o tema Deus oferece muitos aspectos e deve ser levado a srio. 2. Deus esprito; ele o criador do Universo, mas jamais se confunde com este (Gn 1.1). Se Deus se confundisse com sua criao, isto resultaria em pantesmo. Deus transcendente em relao a tudo quanto ele criou e ainda decida criar, se for do seu propsito. Ele jamais se confundir com qualquer cousa criada por ele. 3. A transcendncia de Deus no cria dificuldade para o Universo, pois ela no significa afastamento ou abandono de sua criao. Alm das leis estabele cidas em a natureza, o Criador onipresente; ele sempre est presente em ao onde quer que se torne necessria sua interveno (SI 19.1). 4. Este Deus criador no indiferente sorte de suas criaturas; ele tomou providncias para que elas tenham o essencial para sua subsistncia. 5. Da criao de Deus, o homem a mais importan te. Criado imagem e semelhana de Deus (Gn 1.27), o homem tem conscincia prpria e pode escolher seu prprio destino pelo livre arbtrio que recebeu do Criador. Esta liberdade no total, mas o suficiente para fazer dele um ser responsvel pelos seus atos (Gn 1.27,28).

35

5. O homem recebeu do Criador um quinho invejvel das boas cousas de Deus inclusive uma boa dose da sabedoria divina, para compreender o essencial de Deus e dos acontecimentos rela cionados com o homem. 6. Concluso Deus se revelou ao homem em termos de amor e graa, justia e perdo, condenao e castigo. Por isso necessrio que o homem reconhea a Deus como Ser Supremo e a ele se renda incondicional mente para seu prprio bem (Jo 3.16; 18).

(14) UNIDADE DA IGREJA DE JERUSALM (At 4.32-37)


A

1. Introduo A unidade de um grupo consiste na concordncia ou aceitao de uma srie de pontos essenciais para a realizao de um certo propsito ou tarefa. 2. Unidade de sentimentos e objetivos - O grupo estava coeso. "Era um s o corao e uma s a alma". Era unio total para a realizao de uma tarefa essencial. 3. Unidade na dependncia do poder de Deus - Os apstolos e todos os demais contavam com "grande poder" de Deus para testemunhar (At 1.8).

36

4. O ponto central da pregao era a ressurreio de Jesus Cristo. "Davam testemunho da ressurreio do Senhor Jesus" (1Co 15.3,8). 5. Assistncia social no crculo da Igreja - As perseguies religiosas e alguns outros fatores transformaram os cristos em um grupo muito pobre, muito necessitado. Para solucionar este problema, os crentes repartiam seus bens dentro da comunidade. Se isto no era a soluo, servia para amenizar o problema da misria (1Co 16.1-4). 6. Aquela Igreja procurou uma sada honrosa e crist para os seus problemas. 7. Concluso A base do xito era sua f e seu testemunho fiel e verdadeiro.

(15) AS CIRCUNSTNCIAS E A CONFIANA EM DEUS (2Cr 16.1-10) 1. Introduo Circunstncias so todas as cousas que o homem enfrenta - so as mais variadas situaes boas ou ms. 2. As circunstncias muitas vezes assustam e desorientam o homem.

37

3. Uma pessoa desorientada pode tomar decises pouco ou totalmente inaceitveis (Mt 27 3-5) 4. O rei Asa comprou o favor do rei da Sria contra Baasa, rei de Israel (v. 2). 5. Asa deixou de confiar em Deus, para confiar no rei da Sria. Ele foi repreendido pelo profeta Hanni (v. 7) 6. O favor de Deus concedido aos que permane cem fiis a ele (v. 9; Ap 2.10). 7. O rei Asa acrescentou sua infidelidade o pecado de mandar o profeta Hanni para a cadeia e oprimiu alguns do povo (v. 10). 8. Tudo poderia ser diferente se o rei Asa fosse fiel a Deus. Ele comeou bem o seu reinado e suas reformas, mas terminou mal, por no ser fiel a Deus. 9. Concluso O rei Asa no foi vtima das circunstncias, mas estas revelaram o seu verdadeiro carter. Asa foi infiel a Deus e revelou-se um homem injusto, mandando o profeta Hanni para a priso e oprimindo alguns do povo. E assim sua memria ficou manchada e nem na sua doena, da qual morreu, buscou ao Senhor. Um bom comeo no garante um bom fim (2Cr 24.22).

38

(16) DOS DOLOS MUDOS PARA JESUS (1 Co 2.3) 1. Introduo A converso de uma pessoa obra do Esprito de Deus. Deus agindo no corao e na mente do homem, dando-lhe nova direo. 2. Pessoas guiadas em direo dos dolos mudos. Tanto nos dias de Paulo, como hoje, multides so arrastadas em direo dos dolos. Estes esto masca rados em diversas formas que enganam pessoas srias e de boa f (Mc 10.17-22). 3. A libertao se processa com a ajuda do Esprito de Deus. Esta ajuda pode revelar-se por meio de um evangelizador ou pela palavra escrita: um folheto, um lornal evanglico, um exemplar da Bblia (ou parte dela). O testemunho pessoal de um cristo pode ser, tambm o veculo de libertao.
$

4. Concluso Deus, na sua graa e misericrdia, age dia e noite, buscando o perdido. Jesus Cristo veio "buscar e salvar o perdido" (Lc 19.10).

(17) SUBINDO PARA JERUSALM (Mc 10.32-34; Mt 20.17-19; Lc 18.31-34) 1. Introduo Este subir para Jerusalm era seguir pelo caminho da cruz. Os discpulos iam com medo (Mc 10.32).

39

2. Aviso aos apstolos Jesus comeou a contar-lhes o que estava para acontecer com ele em Jerusalm (Mc 10.32). 3. A tragdia Jesus Cristo foi trado por Judas Iscariotes, preso pelos principais sacerdotes e escribas, condenado morte (Mc 14.43-65). 4. Entregue aos gentios para ser executado (Mc 15.22-27). Consumou-se a vergonha da cruz. 5. A morte no o fim. Ao terceiro dia, Jesus ressuscitou dos mortos pelo poder de Deus (Mc 16.1-7). 6. Concluso O plano para destruir a obra de Jesus fracassou. Quem tentar destruir o reino de Deus, ser destrudo. Pela ressurreio Jesus venceu a morte e a Satans.

(18) CONFISSO E PERDO (SI 51) 1. Introduo Depois de uma queda moral e espiritual mui desastro sa, o rei Davi foi repreendido pelo profeta Nat. Davi reconheceu o seu pecado, confessou-se a Deus e lhe pediu misericrdia e perdo.

40

2. Davi pede misericrdia a Deus (v. 1) 3. Davi confessa seus pecados a Deus e lhe pede perdo (vs. 2-9). 4. Davi pede a Deus que lhe transforme em um novo homem, dando-lhe um novo corao (v. 10). 5. Davi pede a Deus que lhe conceda novamente a alegria da salvao (v. 12). 6. Davi reconhece que o homem tem de aproximarse de Deus com humildade, para ser aceito por ele (v. 17). 7. Davi suplica a Deus a favor do trono do reino e <lc Jerusalm (v. 18). 8. Concluso Quando o homem busca a Deus, com sinceridade, ele i aceito e restaurado por Deus.

(19) COMO HERDAR A VIDA ETERNA? (Mc 10.17-22) 1. Introduo A vida eterna significa salvao da alma. Aquele moo 1irocurava fazer algo para herdar a vida eterna. 2 "Que hei de fazer para herdar a vida eterna?"

41

As pessoas ricas pensam em termos comerciais como comprar, pagar, trocar, recompensar, juros, lucros, valorizao etc. 3. Aquele moo queria dar alguma cousa para receber a vida em troca. Atos 8.18-23 conta a histria de Simo que pensava comprar cousas espirituais com dinheiro, mas no deu certo. 4. Aquele moo conhecia os mandamentos e se esforava em observ-los. 5. Jesus olhou para aquele moo com amor e lhe disse: "Falta-te uma cousa" (v. 21). Mas o que deveria faltar a quem vinha observando os mandamentos desde o incio de sua juventude? 6. "Vende tudo quanto tens e d-o aos pobres". Jesus estava dizendo quele homem: Teu maior problema so teus bens. 7. Aquele homem no estava disposto a seguir a orientao de Jesus. Ele queria tornar-se herdeiro da vida eterna sem preencher os requisitos que o habilitariam a receber a herana da salvao. 8. Uma nota triste "Ele retirou-se triste, porque possua muitos bens". No consta que aquele homem tivesse voltado a Jesus nem que fosse salvo.

42

9. Concluso I l muitas pessoas que se retiram tristes da presena de Jesus. Elas no compreendem que a salvao vale mais que este mundo. E voc tambm vai retirar-se? Qual o seu problema?

(20) O HOMEM TODO A SERVIO DE DEUS (Rm 12.1,2) 1. Introduo 0 homem deve se colocar disposio de Deus integralmente; ele deve servir a Deus de corpo e alma, isto , com todos os seus talentos colocados disposio de Deus. 2. Sacrifcio vivo - O homem precisa trabalhar para 1 )eus enquanto est vivo, enquanto tem energias para dar obra do Senhor. No se trata de sacrifcio morto como os animais que eram mortos no templo e oferecidos em holocaustos (ofertas queimadas). 3. O culto racional - Neste culto as cousas precisam ser claras, com mensagem lgica, racional, inteligvel. Hinos bem cantados e que tenham mensagem clara, definida. Culto que impressiona, mas nada apresenta de mensagem, torna-se nulo. 4. No vos conformeis com este sculo O cristo no pode ser como lquido que se conforma com o vazo em que colocado. O vazo pode ter curvas e altos e baixos, mas o lquido se adapta a ele. O cristo

43

tem de ser diferente; ele no pode adaptar-se aos padres deste mundo sem Deus; mas isto no tudo, pois dele se exige mais (2Tm 4.10; 2Pe 2.15; 1Jo 2.15). 5. Transformao pela renovao da mente Somente a mente renovada pelo Esprito de Deus poder testificar do amor de Cristo a esta gerao corrupta e orientada por Satans. Sem a mente renovada, o homem no consegue provar a vontade integral de Deus (Cl 3.2,3). 6. Concluso Sua mente j foi transformada pelo Esprito de Deus? Voc se sente feliz em trabalhar para Deus, ajudando outros a encontrarem a paz, a felicidade e salvao em Jesus Cristo? Experimente a colaborar com Deus e descobrir quo grande o privilgio que Deus lhe est oferecendo.

(21) A MEDIDA DA F (Rm 12.3-8) 1. Introduo Em tudo existe um limite razovel e aconselhvel; o conceito que fazemos de ns mesmos no deve ul trapassar o limite do razovel. 2. Conceito de si mesmo mais alto do que convm Isto reprovado pelas outras pessoas e uma estupidez diante de Deus. Isto pertence famlia do orgulho (v. 3).

44

3 .Pensar de si sobriamente de acordo com a medida da f dada por Deus I '(> i falar em medida da f, qual o tamanho de sua l(>? Responda para voc mesmo (v. 3). 4 O corpo de Cristo - Todos os cristos pertencem i<>corpo de Cristo e devem estar submissos a ele que 0 o chefe, o guia, o cabea. A orientao dele (vs. 4,5). ? > O uso dos dons segue a medida da f ( )s dons so graas recebidas de Deus e devem ser 1rindos com f e dedicao a Deus e ao prximo (v. 6). r> Concluso 11 ido que fazemos na obra de Deus, tudo que fazemos i l.ivor de nosso prximo deve ser avaliado pela f. I 'odemos mesmo dizer que a f e o amor formam um 11. ii perfeito e que nosso servio para Deus ser muito IK>m quando for feito com f e amor (Fp 4.7).

(22) COMO USAR OS DONS DADOS POR DEUS (Rm 12.6-8) 1. Introduo Ouando compramos uma nova mquina ou vamos usar um novo programa de computador, a primeira cousa que temos a fazer aprender como funciona cada cousa ou como se usa. No reino de Deus, cada dom precisa ser usado de modo correto tambm.

45

2. Uma lista de dons Paulo fala aqui dos seguintes dons: profecia, ministrio, magistrio, exortao, distribuio de bens, presidncia, misericrdia. interessante notar o conceito de dons em Paulo. Ele considerava que no basta a pessoa ser escolhida para fazer alguma cousa; ela precisa, antes de tudo, ser capacitada por Deus na forma de dom. 3. Pondo os dons em ao (vs. 6-8) 1o Profecia e f; 2o Ministrio e dedicao; 3o Ensino e aperfeioamento; 4o Exortao (estmulo) e dedicao; 5o Contribuio e liberalidade; 6o Presidir com diligncia; 7o Misericrdia com alegria. 4. Concluso Os dons esto associados com f e dedicao, aperfeioamento e diligncia, liberalidade e alegria. Cada palavra aqui usada revela um aspecto muito im portante da vida crist em ao. Nossa vida com tudo que possumos e somos deve estar disposio de Deus (1Co 10.31).

(23) SINCERIDADE E APEGO AO BEM (Rm 12.9) 1. Introduo H muitas pessoas reclamando da falta de sinceridade do seu semelhante. Isto acontece na famlia, no

46

trabalho, na escola, no clube e at na igreja. Paulo nos faz trs recomendaes sobre isto. 2. O amor seja no fingido Mas ser que h amor fingido? Amor fingido agrado e amabilidade falsos. mentira planejada. No passa de agrado com segunda inteno. O nome disto hipocrisia. Jesus Cristo condenou severamente a hipocrisia (Mt 6.2,5,16; 15.7). 3. Aborrecei o mal No to fcil aborrecer o mal, especialmente quando estamos escravizados por ele. O mal tudo quanto prejudica o nosso semelhante e desonra a Deus (1Pe 3.10-12). 4. Apegai-vos ao bem A palavra bem j diz tudo. Tudo quanto promove a felicidade e o bem-estar do nosso prximo pode ser classificado como bem. A prtica do bem exalta o homem diante do seu semelhante e agrada a Deus. 5 Concluso - Guarde bem esta orientao da Palavra de Deus; 1o Amar sem fingimento; 2o Afastar-se do mal; 3o Agarrar-se prtica do bem.

47

(24) ALEGRIA E PERSEVERANA (Rm 12.12) 1. Introduo Nesta passagem, Paulo apresenta trs pares importan tes na vida do cristo: alegria e esperana, tribula o e pacincia, orao e perseverana. O ttulo Alegria e Perseverana uma condensao dos trs pares que sero considerados a seguir. 2. Alegrai-vos na esperana 0 cristo tem razes para ter esperana porque Deus lhe revelou seu amor em Jesus Cristo, o Salvador de todos ns. Quem recebe a graa e a misericrdia de Deus, tem motivos de sobra para viver alegre. Esta razo est expressa no SI 126.3. O salmista expressa alegria e gratido pelas cousas boas recebidas de Deus 3. Sede pacientes na tribulao Nossa vida construda com pedaos diversos que vamos adicionando dia aps dia. Navegamos em mar azul e andamos por campos cheios de rosas. De repente o mar fica tempestuoso e os campos j no esto floridos; tudo substitudo por tribulaes que nos lanam por terra em profundo desnimo. nesta hora que se precisa de muita pacincia. A tribulao veio e na hora certa Deus vai expuls-la de nossa vida; mas at l, muita pacincia! (Rm 12.12). 4. Perseverai na orao aqui que est o segredo; a palavra da concluso. Orao; Deus aguarda a nossa orao. Esta a expresso de nossa f em Deus. Antes da orao

48

preciso crer, confiar e descansar em Deus e nas suas promessas. Orar sempre, mas nunca tentar obrigar a Deus a atender de imediato o que lhe pedirmos. Nossa parte orar e esperar a resposta de Deus (Ef 6.18; Cl 1.9; 1Tm 5.17). 5. Concluso Voc ainda tem esperana nas promessas de Deus? Voc vive alegre? Voc sofre com pacincia as provaes da vida ou vive a lamentar? Voc j pensou em desistir de orar a Deus? Pode ser que voc tenha pensado em desistir de tudo, pois a que est o problema. Voc no pode desistir Satans quer que voc desista de orar, mas voc no pode fazer a vontade de Satans. Persevere na orao!

(25) AJUDA E CONFORTO (Rm 12.13,15) 1. Introduo Compartilhar das horas doces e das horas amargas de nosso prximo muito importante para o cristo fcil participar das alegrias de nosso semelhante; est sobrando gente para as horas de alegria. Os verdadei ros amigos so aqueles que participam conosco do clice da amargura. 2. Acudi aos santos nas suas necessidades Os santos so nossos irmos em Cristo. As necessi dades podem ser materiais como po, roupas, remdio, moradia etc.; morais ou espirituais como pro-

49

vaes com problemas na famlia ou algo que no est certo na vida afetiva ou espiritual (Tg 1.27). 3. Alegrai-vos com os que se alegram Devemos desejar uma vida de alegria e de venturas para nosso prximo e participar das alegrias e vitrias de nosso prximo. Devemos ajud-lo a render graas a Deus pelas vitrias alcanadas e pelas bnos recebidas de Deus 4. Chorai com os que choram A vida no feita somente de rosas e cu azul. H, tambm, momentos de choro e lgrima (Jo 11.34-36). J foi dito acima que participar das alegrias muito fcil, mas participar das lgrimas difcil. Se voc obtiver uma vitria e ningum aparecer para comemo rar com voc, no vai ser um problema grande; se voc, porm, passar por um golpe duro e amargo e ningum lhe der uma palavra amiga, vai ser muito duro suportar sozinho o peso. Cada um de ns precisa de ajuda; de algum que participe conosco de nossas vitrias e derrotas, de nossos momentos felizes e tambm das horas tristes e amargas. 5. Concluso Quem passou pela vida sem participar das alegrias e tristezas do seu semelhante, no passou de um intil e de um egosta indigno de viver.

50

(26) O INCIO DA PREGAO DE JESUS CRISTO (Mc 1.15; Mt 4.17) 1. Introduo O trabalho de Jesus comeou humilde e pequeno e desenvolveu-se lentamente; o que deu estabilidade ao seu trabalho foi a segurana e firmeza de seus ensinos e a persistncia. Ele tinha uma mensagem de carter urgente e exigia dos que a ele aderiram uma mudana de vida para melhor, dentro de um padro mais elevado, mais exigente. 2. O tempo dado por Deus est vencido No h mais o que esperar, pois o prazo se esgotou. Daqui por diante haver grandes mudanas. 3. O reino de Deus chegou O reino de Deus no apenas chegou, mas j est sendo implantado; e quem contra ele se levantar, no ter xito algum. O reino de Deus veio para ficar 4. O povo deve arrepender-se dos seus pecados preciso uma total mudana de vida; as injustias e as rebelies devem ser abandonadas; a entrada para o reino de Deus um privilgio, mas tem um preo (Mt 3.10). 5. O povo precisa crer no evangelho Este crer no evangelho inclui a mensagem da salvao e todo o programa do reino de Jesus. Este reino de Jesus difere dos reinos deste mundo. Neste reino a

51

grandeza consiste no servio que se presta e no em posies ocupadas (Mc 10.42-45). 6. Concluso Voc est fora ou dentro do reino de Deus? Sua idia de grandeza? Ningum est meio dentro do reino de Deus - ou voc est dentro ou est fora dele. Neste reino grande quem presta servio para a glria de Deus e o bem do seu prximo (Mc 1.15).

(27) PERDENDO POUCO PARA GANHAR MUITO (Fp 3.1-10). 1. Introduo Uma das coisas mais difceis aprender a perder. No raras vezes conveniente perder. 2. Paulo perdeu muitos privilgios para ser cristo, um discpulo de Jesus Cristo. Para ele aquelas perdas eram como que lucros; convinha perder tudo e ficar com Cristo. Uma loja pode usar certas mercadorias como isca, vendendo-as abaixo do custo; convenien te para a loja porque, na soma total das vendas, o lucro ser maior. Assim, para Paulo, o que ele perdeu por amor a Cristo foi um grande lucro. O homem precisa aprender a perder algumas cousas de pouco ou nenhum valor para ganhar outras de maior valor. 3. "Achado nele (em Cristo)" (v. 9) Aqui estava a cousa importante - a vida em Cristo; viver unido a Cristo. Quem est em Cristo, est salvo, isto , tem a vida etema de sua alma; mas quem est fora de Cristo, olha para o futuro e tudo lhe parece

52

incerto, duvidoso, escuro, triste e at desesperador H uma razo para tudo isto - falta de salvao "Quem cr no Filho tem a vida eterna" (Jo 3.36). Vida eterna, salvao da alma o que falta a todos que vivem fora de Cristo. 4. O poder da ressurreio de Cristo Quem segue a Cristo, no est seguindo a nenhum defunto. Jesus Cristo ressurgiu dos mortos com poder e grande glria; ele no mais o Cristo fraco e zombado; ele est vivo, mas ningum pode det-lo nem destru-lo. Richard Wurmbrand conta de um militar russo que teve sua converso completada pela histria da ressurreio de Jesus Cristo, porque a histria da ressurreio de Jesus poderosa; no se trata de fbula, mas da verdade do evangelho1. 5. Participao nos sofrimentos de Cristo Ser cristo implica privilgios diferentes dos valores deste mundo. Privilgios cristos implicam riscos. Paulo sofreu muito por ser cristo e julgou isto muito importante, porque ele estava participando da obra da redeno (Fp 3.10; Cf 1.24). Quando o cristo leva outras pessoas ao Salvador Jesus, ele est participan do da obra redentora de Cristo; mas esta participao poder, eventualmente, trazer alguns transtornos na vida do cristo, mas jamais o far infeliz (v. 10). 6. Aceitando a morte expiatria de Jesus Cristo

WURMBRAND, Richard. Torturado por amor a Cristo, 6 ed. Curitiba, A. D. Santos Editora Ltda., 1994, pp. 27,28.

53

Aceitar a morte de Jesus Cristo crer que esta morte vlida como preo de remisso, libertao de nossos pecados, tornando-se possvel nossa reconciliao com Deus (Rm 5.6-11 )2. 7. Concluso O homem no pode substituir o plano de Deus para sua salvao. Tornar-se cristo abandonar vantagens passageiras e temporais para obter vantagens eternas. Fora de Jesus Cristo no h salvao. Cabe ao homem decidir sua prpria sorte.

(28) O QUE FAZER? (Fp 3.13) 1. Introduo O que o homem faz determina o seu futuro. Isto vlido para a vida terrena e para a vida no alm. Tudo quanto fazemos implica nosso futuro. A dedicao ao trabalho e a boa administrao geram prosperidade e a inatividade e a preguia levam pobreza. Para a vida espiritual, Paulo nos deixou uma boa receita.

Este conformar-se com a morte de Cristo tem uma interpretao mais ampla, mais profunda do que a apresentada acima. O plano divino para a reconci liao do homem com Deus inclui a morte sacrifical de Jesus Cristo. Quem no aceitar a Jesus Cristo e sua morte, no poder ser reconciliado com Deus nem ser salvo.

54

2. Esquecer das cousas que ficam para trs Quando o povo hebreu saiu do Egito, pela mo de Moiss, bateu-lhes as saudades das cebolas, dos meles, dos pepinos e das carnes que eles comiam no I gito. Eles no estavam dando o devido valor liberdade; estavam com saudades das cousas que Iiaram para trs. H muitas pessoas sacrificando o luturo por causa das cousas que ficaram para trs (Ex 16 2,3; Nm 11.5). H muitas cousas que precisam ser esquecidas (Gn 19.26). 3. Avanando em busca de algo melhor para o luturo I l pessoas que s pensam no passado e nada conseguem ver nem perceber alm do presente. So I ossoas para as quais o futuro no existe; suas vidas esto presas a este mundo. Elas ainda no descobriiam que existe cousa melhor que este mundo. bom (|ue se diga que no basta saber que h futuro, mas necessrio que se avance em direo dele; no se I >ode ficar parado. 4. Prosseguindo em direo do alvo Cada pessoa deve ter um objetivo, um alvo que ela deseja alcanar. O alvo do cristo a concretizao da sua salvao em Cristo Jesus. Dentro deste objetivo est uma vida de servio e dedicao ao reino de Deus. O servio no reino de Deus comea na famlia, nas relaes sociais em geral. Cada cristo deve estar engajado no servio do Senhor (1 Tm 6.19).

55

5. Concluso Viver na companhia de Jesus Cristo a concretizao da vida crist; mas este viver com Cristo implica servio, gratido, participao e dedicao ao reino de Deus. Todos os nossos dons devem ser postos disposio de Deus no desempenho desta obra que comea no presente e se projeta para o futuro.

(29) ABATIMENTO E TRISTEZA (SI 43.5) 1. Introduo Ningum est livre de abatimento, desnimo e tristeza; estas cousas so comuns ao ser humano. 2. A interrogao, o por qu Quem j passou pela vida, atingindo a idade da razo e no provou a tristeza e no buscou pelo por qu? Nem sempre sabemos a razo de nossos sofrimentos e por isso procuramos pelo por qu, mas nem sempre o encontramos. Deus no nos revela tudo e ele tem razo para agir assim; ele sabe o que melhor para ns (J 3.20,21). 3. Resta um raio de esperana "Ainda o louvarei". Nem tudo est perdido; o sol no foi destrudo, apenas uma nuvem negra o encobriu, mas ele voltar a brilhar. "Espera em Deus". 4. Deus o nosso socorro O salmo 46 comea com estas palavras: "Deus o nosso refgio e fortaleza, socorro bem presente na

56

angstia" (SI 46.1). preciso que nossos olhos espi rituais se abram a fim de que vejamos o socorro presente de Deus. "O meu socorro vem do Senhor" (SI 121.2 ).
5. Concluso maravilhoso sabermos que Deus o nosso socorro e que podemos recorr-lo em todo e qualquer tempo. Digamos todos: "O meu socorro vem do Senhor (S1121.2).

(30) "SOIS SANTURIO DE DEUS" (1Co 3.16,17) 1. Introduo O Novo Testamento tem uma palavra para templo e outra para santurio. O templo compreende a rea total onde est situado o edifcio destinado aos servi os religiosos. O santurio uma rea especfica dentro da grande rea do templo.3

hiern, (-ou, x) compreende todo o edifcio e o terreno saqrado. va, (ou, t o ) usada somente para distinguir o edifcio sacro (ou santurio = o lugar santo e o santo dos santos = (santssi mo) . Cf. TAYLOR, William Carey. Dicion rio do Novo Testamento Grego, 4 ed. Rio de Janeiro, Casa Publicadora Batista, 1965.

57

2. O Esprito de Deus habita no ntimo de cada cristo importante que se leve isto em considerao, porque o ntimo do homem o centro de sua vida; o lugar mais reservado. Este lugar mais reservado deve ser dado ao Esprito Santo; desse lugar que ele vai controlar a vida do cristo. 3. Quando o homem dedica a Deus o centro de sua vida, tudo passa a ser controlado peio Esprito de Deus. A vida controlada por Deus faz do homem uma pessoa feliz Jesus Cristo falou sobre Deus morando no cristo (Jo 14.23). um privilgio poder abrir o corao para Deus morar nele. 4. Concluso Quem mora no seu corao? 0 homem pode abrir seu corao para o bem ou para o mal; ele pode abrir seu corao para Deus ou para Satans. Responda com sinceridade: Quem mora no seu corao?

(31) COISAS QUE TODOS PRECISAM SABER (At 24.25) 1. Introduo H muitas cousas que as pessoas precisam saber, mas nem todas representam perdas irreparveis se algum as ignorar. No se pode esquecer de proteger a sade; no se pode lanar o carro contra outro carro

58

- o desastre e a desgraa sero inevitveis. H cousas que devemos evitar incondicionalmente. 2. Precisamos saber que Deus exige justia Deus determinou fazer justia e exigir que o homem aja com justia. O mundo est cheio de injustias, mas haver uma conseqncia e cada um pagar pelas suas injustias. Uns pagam parte da injustia aqui mesmo. Milhares de pessoas esto apodrecendo nas prises e l morrero; outros tero um acerto no alm e no menos doloroso. Ningum escapar da justia divina (Gl 2.6). 3. Precisamos ter domnio prprio Pensemos nos embaixadores; eles precisam ter controle de si para poderem ouvir as reclamaes e crticas e ao mesmo tempo defender os interesses dos pases que representam. Diante das mais variadas circunstncias preciso ter domnio prprio (At 24.25). Sem domnio de si, o homem por tudo a perder. Por falta de domnio prprio, o homem pode matar ou ser morto, pode terminar no cemitrio ou no inferno; a cadeia o lugar mais seguro para quem no tem domnio de si. 4. Haver um juizo final No importa se o homem cr ou deixa de crer no juzo final. inevitvel o juzo final; ele no depende da vontade do homem para se concretizar. O juzo final promovido por Deus, que no se deixa enganar nem aceita suborno (2Co 5.10).

59

5. Concluso A melhor sada o homem concordar com Deus agora e aceitar sua situao. Quando a pessoa rejeita a oportunidade oferecida por Deus, tudo passa a ser intil; no haver como evitar o dano.

(32) O NASCIMENTO DE JESUS CRISTO (Lc 2.1-20) 1. Introduo O nascimento de Jesus Cristo to importante que dividiu a histria do mundo em duas partes: antes de Cristo e depois de Cristo. dele que se trata a seguir. 2. O nascimento de Jesus Cristo aconteceu na plenitude dos tempos (Gl 4.4). 3. Um casal pobre, sem nenhuma expresso social, so os pais de Jesus Cristo (Mt 15 55; Mc 6.3). 4. Quando Jesus Cristo nasceu, apropriado havia para ele (Lc 2 6,7) nem lugar

5. O nascimento de Jesus Cristo foi anunciado por anjos (Lc 2.9-12). 6. A mensagem dos anjos foi esta: "Hoje vos nasceu o Salvador" (Lc 2 11) 7. Altamente os cus proclamam o nascimento do Salvador com um "Glria a Deus nas maiores

60

alturas, e paz na terra entre os homens de boa vontade" (Lc2.14). 8. Concluso Cabe aos cristos a proclamao de Jesus Cristo, na hora presente, at os confins da terra (Mt 28.1820 ).

(33) TRS LIES DO MESTRE JESUS CRISTO (Mt 16.24-28) 1. Introduo Cada pessoa deve ter o corao e a mente predispos tos para receber lies do Mestre 2. A lio da renncia: "Se algum quer vir aps mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me..." (Mt 16.24).
*

3. A lio da humildade: "Levantou-se da ceia, tirou o manto e, tomando uma toalha, cingiu-se. Depois deitou gua na bacia e comeou a lavar os ps aos discpu los, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido" (Jo 13.4,5). 4. A lio de um alvo desafiante: "Sede vs, pois, perfeitos, como perfeito o vosso Pai celestial" (Mt 5.48).

61

5. Concluso As lies de Jesus Cristo podero mudar sua vida e dar-lhe destino feliz4.

(34) O HOMEM (Gn 1.1-31; 2.18-25; 3.1-24) 1. Introduo Muito se tem escrito sobre o homem e mais ainda ser dito. O mais importante o que a Bblia informa sobre ele. 2 O Homem Criao de Deus 3. "O homem ser criado e dependente, dependen te de Deus em qualquer fase e relao de sua vida"
5

4. O Pecado invadiu a Vida do Homem e fez dele um Escravo infeliz (Gn 3.1-6,16-19) 5. Deus, na sua misericrdia, providenciou um Salvador para todos os Homens (Jo 3.16).
1 Procure conhecer este livro: FERREIRA, Ari Bonchristiani. Lies do Nazareno. So Paulo, Imprensa Metodista, 1947.95p.

Walter Tomaz. A Obra do Espirito Santo. Rio de Janeiro, Casa Publicadora Batista, 1961, p. 131. CONNER,

62

6. A Salvao condicional; exigem-se da Pessoa F e Aceitao do Sacrifcio de Jesus Cristo (At 16.30,31). 6. A aceitao de Jesus Cristo resulta em Justifica o, Paz e Segurana (Rm 5 1-11; 8 1,2). 8. Concluso Fora de Jesus Cristo no h paz, nem felicidade nem salvao.

(35) O FUTURO (Mt 6.19-21) 1. Introduo Se cada pessoa pensasse no seu futuro com serieda de, o mundo seria diferente. O futuro muito importante. 2. Tesouro sem segurana porque os ladres assaltam e levam tudo. 3. O tesouro da terra s serve para a vida aqui (esta vida) (Lc 12.20,21). 4. De olho no futuro, porque l no haver morte nem ladres. 5. Concluso Do outro lado da vida no h moeda falsa e para l que eu vou.

63

(36) DO MUNDO PARA JESUS CRISTO (1Co 12.2,3) 1. Introduo Os colossenses tinham vivido na mais profunda idolatria e a sua nova vida em Cristo tem significao importante. 2. A servio dos idolos dolo tudo quanto ocupa o centro de nossa vida e nos desvia do Deus vivo e verdadeiro. 3. O dolo nada e deixa a pessoa vazia e sem direo certa. 4. O Espirito Santo convida o homem para ingres sar no reino de Deus por intermdio de Cristo Jesus. 5. Quando Jesus Cristo se toma o Senhor do homem, este se liberta do poder das trevas (Cl 1.13,14).. 6. A vida em Cristo toma a pessoa alegre, feliz e segura do seu futuro (Fp 3.1; 4.4) 6. Concluso Por que voc no passa para o lado de Jesus Cristo?

64

(37) QUEM DEUS? (2Co 1.3-11) 1. Introduo Reinterpretando a Deus. O Novo Testamento reinterpreta a Deus em termos de amor e graa, misericrdia e reconciliao. 2. O Pai das misericrdias (v. 3) 3. O Deus de toda a consolao (v. 3) 4. Repartindo a consolao com nosso prximo (v. 4) 5. Participantes dos sofrimentos e das consola es (v. 7)
6.

Livres da sentena de morte (vs. 8,9)

7. Orando para vencer (v. 11)


t

8. Concluso Deus nos ama e nos deu a salvao por meio de Jesus Cristo e por intermdio de Cristo Jesus alcanamos a reconciliao com Deus (Rm 5.11).

(38) O PERIGO DO EGOSMO (Rm 8.1,18-39) 1. Introduo O egosta vive enclausurado (preso) em si mesmo, e da seu problema. A libertao se torna difcil, porque ele prisioneiro de si mesmo.

65

2. O egosmo estraga a vida inteira da pessoa por meio de uma escravido severa. 3. O egosta quer tudo para si e quanto mais tem, mais quer; a cada dia o egosta mais infeliz porque no encontra uma destinao satisfatria para os seus bens (Tg 1.27; 2 8 ) 4. Os bens do egosta no promovem o bem-estar seu nem o do seu prximo. 5. O egosta no tem espao para Deus, em sua vida, porque tudo foi ou est ocupado (tomado) pelos seus bens. Egosmo e avareza andam de mos dadas. 6. H um estranho paradoxo na vida do egosta seus bens so os seus males. 7. O egosta somente poder mudar sua sorte quando ele tiver a coragem e a inteligncia (sabedoria) para trocar seu objetivo. 8. Concluso Ele precisa colocar Jesus Cristo como centro dos seus interesses; s Jesus Cristo poder libertar o egosta de si mesmo e dar-lhe um novo sentido alegre e feliz para sua vida.

66

(39) LOUVAI AO SENHOR (S1100) 1. Introduo H muitos motivos para louvarmos o nosso Deus. Certamente no temos conscincia de todos os motivos que justificam o louvor a Deus; bastam, porm, os que conhecemos. 2. Louvai ao Senhor porque sua bondade dura para sempre (S1106.1). 3. Louvai ao Senhor porque o louvor sincero supera a outros sacrifcios (SI 50 23) 4. Nossa f em Deus confirmada pelas aes de graas que lhe oferecemos (Cl 2.7); as aes de graas esto ligadas ao louvor a Deus. 5. A paz em nosso corao est ligada vida de gratido e louvor a Deus (Cl 3.15). 6. Louvai a Deus porque ele nos faz triunfantes em Cristo Jesus (2Co 2.14). 7. Concluso Louvemos ao nosso Deus com sinceridade e integri dade de corao.

67

(40) O AMOR A DEUS ( 1 Co 13) 1. Introduo O amor a suprema lei da vida; sem amor no h felicidade. 2. O amor a lei suprema de Deus. Sem amor no h salvao. 3. O amor de Deus se revelou na suprema ddiva do seu Filho Jesus Cristo (Jo 316) 4. Jesus Cristo nos revelou o amor do Pai em toda a sua amplitude e profundidade (Jo 15 9) 5. Pelo seu amor, Cristo Jesus deu sua vida por ns (1 Jo 3.16). 6. O amor de Deus revelado em Cristo Jesus excede todo o entendimento (Ef 316). 7. Jesus Cristo espera que o amemos porque ele nos amou primeiro (1 Jo 4 19). 8. Revelemos amor a Cristo Jesus, guardando a sua palavra (Jo 14.23). 1. Concluso Amars o Senhor teu Deus de todo o teu corao (Dt 6.5).

68

(41) "OUVE A PALAVRA DO SENHOR" (Jr 22.29) 1. Introduo O homem precisa aprender a ouvir e a obedecer. 2. A palavra do Senhor est revelada em Jesus Cristo (Jo 1.1). 3. A palavra do Senhor como fogo e como martelo que esmia tudo (Jr 23 29) 4. A palavra do Senhor reta e nele no injustia (SI 33.4). 5. Felizes so aqueles que guardam a palavra do Senhor (Lc 11.28). 6. Tiago recomenda que sejamos ouvidores da palavra do Senhor, mas que no esqueamos o que ouvimos (Tg 1 22). 7. Concluso Ouve a palavra do Senhor para que sejas realmente feliz. /

69

(42) "ESPERA NO SENHOR" (SI 37.7) 1. Descansar no Senhor no dispensa a nossa colaborao. 2. "Esforai-vos" (SI 31.24). 3. O Senhor renova nossas foras (Is 40 31). 4. Depositemos em Deus nossas esperanas, e faamos nossa parte (SI 25 5). 5. Os que esperam no Senhor no sero envergo nhados (SI 25.3).

(43) ASSISTIDO POR ANJOS (SI 91.11) 1. Introduo Em todos os tempos os homens tm tido necessidade da assistncia de algum que lhes seja superior. 2. Pouco se sabe sobre os anjos de Deus. Uma cousa, porm, certa - tm um ministrio de assistn cia aos servos de Deus (SI 91.11 f.

Conhea o livro do autor:

70

3. O anjo do Senhor d proteo fsica em certas ocasies (SI 34 8 ) 4. O anjo do Senhor traz conforto nas horas de sofrimento intenso (Lc 22.43). 5. Os anjos so chamados ministros de Deus (certamente Satans est excludo da lista) (Hb 1.7). 6. Quando um pecador se arrepende dos seus pecados e salvo, h muita alegria entre os anjos do Senhor (Lc 15.10). 7. Concluso Os anjos de Deus sempre desempenharam papel importante em relao aos servos de Deus; eles continuam agindo a favor dos eleitos de Deus.

(44) TRABALHANDO A FAVOR DE OUTROS (Rm 10.12) 1. Introduo Uma das cousas maravilhosas da vida fazer algo a bem de outros; Jesus Cristo, sendo rico, se fez pobre por amor de ns (2Co 8.9).

SILVA, Hylarino Domingues. Anjos, agen tes secretos de Deus. Curitiba, A. D. Santos Editora Ltda, 1994.

71

2. A riqueza nem sempre deve ser interpretada em termos materiais (Ap 2.9) 3. A justia espiritual riqueza durvel (Pv 8 18) 4. Nosso esprito pode e deve ser enriquecido (1Co 1.5). 5. Deus supre de algum modo as nossas necessi dades (Fp 4.19). Isto nos d segurana e conforto. 6. Concluso Vimos que Deus sempre est fazendo algo a nosso favor; devemos seguir o exemplo dele.

(45) DESPERTAMENTO ESPIRITUAL (Ef 5.14) 1. Introduo 0 homem est numa permanente crise espiritual por causa de suas limitaes; necessrio estar vigilante para que o mal no se agrave. 2. Assim como o sono fsico anula as atividades, ainda que temporariamente, de igual modo o sono espiritual toma a vida espiritual infrutfera, anulan do as contribuies nossas para o reino de Deus (SI 77.5; Lc 12.37). 3. O despertamento espiritual deve comear hoje; j est na hora de comear (Rm 13.11).

72

4. Firmes na f porque sem f impossvel agradar a Deus (1Co 16.13). 5. Perseverana na f e na orao. A orao parte integrante de todo despertamento espiritual (Cl 4.2). 6. Concluso Jamais se esquea da necessidade permanente da busca de vida condizente com os padres estabeleci dos na Bblia.

(46) PURIFICAO DOS PECADOS (1Jo 1.7) 1. Introduo O pecado continua sendo o principal problema dos homens. O pecado compromete todas as relaes sociais entre as pessoas. 2. Todos somos pecadores e necessitamos do perdo e purificao (Rm 3 23) 3. A morte de Jesus Cristo o sacrifcio que nos purifica de todo o pecado (1 Jo 1.7). 4. Por meio da morte de Cristo, temos paz e purificao dos pecados (Cl 1.20) 5. Pago o preo do resgate (Pe 1.18,19)

73

6. A entrada no reino etemo de Deus acontece atravs da cruz de nosso Senhor Jesus Cristo (Hb 10.19). 7. Concluso O Caminho da Cruz - Hino 306 do Cantor Cristo, diz a primeira estrofe: Foi Jesus que abriu o caminho pra o cu; No h outro meio de ir. Nunca irei entrar no celeste lar Se o caminho da cruz errar. na cruz que a pessoa encontra ou alcana a purificao dos seus pecados e a concretizao de sua salvao.

(47) UM HOMEM CHAMADO J (J 1.1; 37.23; 42.10) 1. Introduo O livro de J focaliza o problema do sofrimento que atinge a todos os homens. Esta preocupao continua porque no se apresentou uma soluo satisfatria at o presente. 2. J era ntegro. 3. J era temente a Deus. 4. J agia com justia no trato com o prximo. 5. J no era opressor.

74

6. J foi oprimido por Satans. 7. Os sofrimentos de J tm sido narrados com destaque atravs dos sculos. 8. J foi curado, libertado e restaurado quando ele orava pelos seus amigos (Tg 5.10,11). 9. Concluso Jamais esqueamos de nosso semelhante nem atribuamos a Deus os nossos males; tambm no podemos perder a esperana de alcanar dias melhores com a ajuda de Deus. J foi modelo de inte gridade e temor a Deus.

(48) A JUSTIA (Pv 14.34) 1. Introduo Todos clamam por justia; mas ser que todos querem justia? 2. O mundo est cheio de violncia e injustias; a violncia em si mesma uma forma de injustia. 3. "A justia exalta as naes" (Pv 14 34) As naes tm uma histria que registra seu modo de ser e agir. As naes injustas sero lembradas como manchas negras na histria dos povos. 4. Devemos alegrar-nos com a justia e toda SOrte de bem a favor dos homens (Is 64.5)

75

5. 0 homem pecador e injusto, mas Deus o justifica gratuitamente em Jesus Cristo (Rm 3.24) 5. Concluso Somente Deus poder fazer de uma pessoa injusta uma pessoa justa; ele sabe como realizar este milagre. Diz a Palavra de Deus: "Justificados, pois, pela f, temos paz com Deus (...)" (Rm 5.1).

(49) OS REBELADOS CONTRA DEUS (SI 2) 1. Introduo Nestes ltimos tempos tem havido muitas rebelies em nossas penitencirias e outros presdios. O saldo de tudo quase sempre negativo. So os rebelados. 2. Os amotinados (vs. 1-3) 3. Deus est rindo dos amotinados (v. 4; Dt 9.23,24). 4. A resposta de Deus (v. 5). 5. Ningum poder impedir a implantao do projeto divino - o reino de Deus ser estabelecido, independente da vontade dos seus inimigos (vs. 6-9).

76

6. Aqueles que se julgam grandes e poderosos, que tratem de ficar bonzinhos antes que seja tarde (vs. 1 0 - 1 2 ). 7. Aqueles que confiarem no Deus onipotente, sero bem-aventurados (v. 1 2 ). 8. Concluso Quem se amotinar contra Deus, s ter a perder.

(50) O CAMINHO DA DERROTA (SI1) 1. Introduo Derrota prejuzo, tragdia, desgraa e frustrao. 2. O homem sempre teve de enfrentar uma situao dual e sempre ter de fazer escolhia e tomar decises; sua felicidade, seu futuro dependem de sua deciso. 3. Aquele que segue a orientao dos mpios, vai agir como mpio (v. 1 ). 4. Os trs estgios da m escolha: 1o - Seguir o conselhos dos mpios; 2o - Parar no caminho dos pecadores; 3o - Assentar-se com o grupo dos zombadores escarnecedores (1Co 15.33). No falta mais nada, eie j um deles.

77

5. Concluso "O caminho dos mpios conduz runa" (v. 6 ). Este o fim da jornada - total derrota. Mas esta derrota poder ser evitada pela escolha de ficar com Deus. (Reler o salmo e observar quem o homem feliz).

(51) GRATIDO A DEUS E AO PRXIMO (Cl 3.15) 1. Introduo Se pararmos um pouco na estrada da vida, havemos de constatar que somos devedores a Deus e ao prximo; deles temos recebido muito ou tudo quanto temos e somos. 2. "Sede agradecidos" recebido (Cl 3.15). porque muito tendes

3. Louvai e agradecei a Deus porque a sua bondade dura para sempre (S1106.1). 4. Louvai a Deus e rendei-lhe graas porque isto bom (SI 92.1). 5. Louvai a Deus e sede gratos a ele, porque ele nos faz triunfar em Jesus Cristo, nosso Salvador (2Co 2.14).

78

6. Concluso Sede agradecidos a todos quantos vos tm ajudado a vencer nas horas difceis; sem a ajuda deles, tudo seria mais difcil, mais penoso.

(52) OS CONSELHOS DE DEUS (SI 33.11; Is 25.1) 1. Introduo Deus nos ama e quer ver-nos em caminho e direo retos; grande espao da Bblia tomado para orientar as pessoas em direo da retido e da humildade. 2. O profeta Isaas nos diz que os conselhos do Senhor so maravilhosos (Is 28.29) 3. Deus tem procurado dar conhecimento da verdade aos homens (1Tm 2 4)
/

4. O que difcil Deus nos revela para nosso bem (Ef 1.9). 5. Finalmente, para facilitar-nos as cousas, Deus usa de misericrdia para conosco dentro dos propsitos dos seus conselhos (Rm 11 32; Ef 1.11) 6. Concluso Sigamos os conselhos do Senhor porque isto ser um ato de inteligncia.

79

(53) OBEDINCIA A DEUS (1Sm 15.22) 1. Introduo Para onde quer que o homem v, ele precisa obede cer. A desobedincia acarreta grandes perdas inclusive da prpria vida. 2. Por no obedecer a Deus, nossos primeiros pais perderam o paraso (Gn 3.9-19, 23,24); no obedeceram e foram expulsos do paraso. 3. Israel sofreu muitas derrotas porque no se decidia a andar no caminho certo (SI 81 13,14). 4. Obedincia algo que precisa ser aprendida. O autor de Hebreus nos diz que Jesus Cristo aprendeu a obedecer a Deus Pai (Hb 5.8). 5. Concluso O apelo final vem do profeta Jeremias: "Ouvi a voz do Senhor (Jr26.13).

80

(54) JESUS CRISTO, O SALVADOR7 (Atos 2.14-41)

1. INTRODUO (Vs. 14-21) 1.1. Estes homens no esto embriagados. 1.2. Este milagre o cumprimento da profecia do profeta Joel. 1.3. Sinais do juzo divino. 1.4. 'Todo que invocar o nome do Senhor ser salvo". 1.5. Jesus voltar como juiz. 2. ARGUMENTO (Vs 22-36) 2.1. Jesus aprovado por Deus com MILAGRES, PRODGIOS e SINAIS. 2.2. Jesus morreu e reviveu (vs. 23-32). 2.3. Nossa f repousa no fato do tmulo vazio. 2.4. Os apstolos so testemunhas da ressurreio. 2.5. Cada cristo deve dar testemunho de que Cristo vive. 3. JESUS FOI EXALTADO DIREITA DO PAI (Vs 34-35) 3.1. O dom do Esprito Santo prova de que Jesus assumiu autoridade suprema. 3.2. Os que rejeitaram e mataram a Jesus so rus de crime sem igual. 3.3. Os que rejeitam o Salvador recusam a salvao que somente ele pode dar. EERDMAN, Charles R. Atos dos Apstolos. So Paulo, Casa Editora Presbiteriana, 1960, pp. 32-34.

81

4. CONCLUSO Trs mil converses. Estas converses foram uma manifestao especial do Esprito Santo. A renovao das almas obra do Esprito Santo. Voc, tambm, pode ser renovado, transformado pelo poder de Deus.

(55) LOUVOR A DEUS (SI 150)

1. INTRODUO Que louvor? - Louvor gabo, elogio, aplauso, pa negrico; glorificao, exaltao. Louvar a Deus bendiz-lo, glorific-lo, exalt-lo. 2. POR QUE LOUVAR A DEUS? O homem deve louvar a Deus porque ele bom. O SI 146.6-9 apresenta alguns aspectos da manifestao da bondade de Deus (ler o texto indicado). "O Senhor fiel em todas as suas palavras, e santo em todas as suas obras" (SI 145.13) e "a sua misericrdia dura para sempre" (SI 136). Deus nos tem demonstrado o seu amor em Cristo Jesus. Por tudo isto ele merece dor de nosso louvor. 3. ONDE LOUVAR A DEUS? Devemos louvar a Deus em todo este imenso universo, mas de modo especial nos locais preparados especi almente para a celebrao do culto a ele. O local de culto deve oferecer ambiente apropriado e atraente para o louvor. Tudo que desviar a ateno do ado rador, deve ser afastado ou evitado. As msicas e

82

os cnticos devem ser apropriados para exaltar a Deus. 4. COM QUE LOUVAR A DEUS? Os instrumentos musicais prprios de cada cultura ou grupo devem ser dedicados ao Senhor, para apresen tao de msicas e cnticos apropriados ao culto e ao louvor; as msicas e as letras devem despertar a alma e no o corpo. O louvor parte do culto que oferece mos a Deus. O louvor parte do ato de adorao a Deus. No SI 150, o louvor tem sentido dedicatrio. o homem colocando tudo quanto ele e possui a servio do culto e louvor a Deus. 5. QUEM DEVE LOUVAR A DEUS? Todos os homens devem louvar a Deus. O salmista estende esta ao a todos os seres vivos como pssaros e animais, mas esta uma forma potica de expresso. No SI 148, o salmista convoca os anjos, o sol, a lua, todas as estrelas luzentes, os cus, as guas, as tempestades, os montes, as rvores, os rpteis, os adultos e as crianas para louvarem a Deus. As crianas devem participar do louvor a Deus. As igrejas precisam de programas especiais de louvor a Deus apresentados pelas crianas (SI 8.2). 6. CONCLUSO Louvar a Deus um privilgio extraordinrio dado ao homem. No ato de louvar a Deus, o homem recebe alegria e fora para continuar sua peregrinao ainda que a estrada seja desconfortvel, cheia de perigos e muitas lutas aconteam ao longo da jornada, no final certamente dir: "Grandes cousas fez o Senhor por ns; por isso estamos alegres" (S1126.3).

83

(56) DEUS O NOSSO PASTOR (SI 23) 1. Introduo 0 salmo 23 , talvez, o mais conhecido. Ele tem servido de consolo na vida e na morte de muitas pessoas. Vale o tempo gasto no estudo dele. 2. "O Senhor o meu pastor" (v. 1). Nada falta em termos espirituais quando temos Deus como pastor. 3. "Refrigera a minha alma" (v. 3). 0 alvio espiritual para nossas angstias vem de Deus. No adianta procurar alvio nos homens porque s Deus tem a soluo 4. "O vale da sombra da morte" (v. 4). Todos temos de passar por l; a idia no agrada a ningum. Precisamos de algum que nos d apoio. Este apoio vem de Deus - "Tu ests comigo" (v. 4; Jo 10.14). 4. Concluso A companhia de Deus o nosso ponto de apoio em toda e qualquer circunstncia.

84

(57) O DONO DO MUNDO (SI 24) 1. Introduo Estamos acostumados com a idia de posse. Tudo tem dono. O homem dono das propriedades individualmente. No estranha a idia de ser dono de alguma cousa. 2. Deus dono de tudo aqui inclusive dos habitan tes da terra. No se pense que Satans o dono da terra. Ele usurpador, intruso, ladro. Ele diz que dono, mas mentira. Ele est apossando do mundo sem direito algum (Lc 4.6,7). 3. Deus o dono disto aqui e por isso ele far ajuste de contas com Satans e seus colaborado res. 4. O Senhor da glria dar bnos especiais queles que o colocarem nos alvos de suas vidas (vs. 4,5). 5. Concluso Devemos ficar com Deus que o dono de tudo (Jo 1.1 3; Gn 1.1).

85

(58) QUERES SER FELIZ? (SI 27) 1. Introduo O ttulo acima parece meio esquisito. Quem no quer ser feliz? Todos querem ser felizes. O que acontece que muitos procuram a felicidade onde ela no est. 2. Queres ser feliz? Ento toma a Deus como tua luz, para iluminar os teus caminhos (v. 1 ). 3. Queres ser feliz? Ento procura a casa de Deus, onde seu povo ora e louva a Deus porque a sua misericrdia dura para sempre" (S1136.4). 4. Queres ser feliz? Ora a Deus e apresenta-lhe teus agradecimentos e pedidos conforme tuas necessidades (v. 9). 5. Queres ser feliz "Espera pelo Senhor; anima-te, e fortalece o teu corao; espera, pois, pelo Senhor (v. 14). 6. Concluso Faa cada um a sua parte e aguarde que Deus far a dele (Mt 5.1-9).

86

(59) CARACTERSTICAS DO BOM CIDADO (SI 45.3,4). 1. Introduo 0 salmo 45 foi escrito (composto) em homenagem ao rei. Nele o salmista destaca trs qualidades do bom cidado. Os servos de Deus so cidados da terra e dos cus 2. O bom cidado luta pela causa da verdade (v. 4). A verdade o que o homem deseja, mas , tambm, o que ele mais teme. A verdade no se mcula nem se muda, pois mudada deixaria de ser a verdade O cidado que defende e pratica a verdade sempre ser respeitado. 3. O bom cidado luta pela causa da mansido (v. 4). No mundo de violncia, intriga e outros crimes, preciso lutar pela causa da mansido e do respeito pela pessoa humana. 4. O bom cidado defender a causa da justia (v. 4). O que mais se v no mundo a injustia que acontece em toda parte; at na igreja h injustia. H injustia quando se deixam de levar em conta os direitos das pessoas, o que sempre termina em algum dano. Este prejuzo pode ser muito grande e trazer a runa da pessoa prejudicada. t 5. O bom cidado honra o nome e a pessoa de Deus e respeita as autoridades do seu pas (1Pe 2.17; 1Tm 2.1-3).

87

Quem age de forma correta, est honrando o nome de Deus. 6. Concluso Apenas esta pergunta: Que tipo de cidado voc ?

(60) SOCORRO PRESENTE (SI 4.1) 1. Introduo Nas horas difceis da vida, todos precisamos de ajuda, de socorro para no sermos totalmente destrudos. Onde est o refgio? Onde est a soluo? A Bblia tem a resposta. 2. "Deus o nosso refgio" A proposta da Bblia que o homem procure refugiarse em Deus. No adianta refugiar-se noutra pessoa fraca como ns. O fraco no tem condies para dar proteo a ningum. 3. Deus nossa "fortaleza" Ningum suficientemente forte para enfrentar, por si mesmo, as adversidades do dia a dia. O peso vai aumentando e as foras se esgotam dentro de algum tempo e precisamos de ajuda para levar a carga. Deus nos d a fora na medida certa para suportarmos o peso. 4. Deus o nosso "Socorro bem presente na Angstia"

88

Pensemos numa situao angustiante em que precisemos de socorro. Um incndio, um acidente, uma situao financeira difcil, quando estamos ameaados de perder tudo quanto temos Finalmente pensemos cercados por inimigos e sem defesa a que Deus entra com seu poder (1Co 16.1,2). 5. Concluso Creiamos em Deus; depositemos nele inteira confian a. "Deus o nosso refgio e fortaleza, socorro bem presente na angstia" (SI 46.1).

(61) GRANDE O SENHOR (SI 48) 1. Introduo Deus no apenas grande, ele o maior; ele est acima de tudo.
/

2. Este Deus grandioso mui digno de ser louvado (v. 1 ). 3. Este Deus grandioso se fez conhecer como alto refgio (v. 3). 4. Deus tem realizado maravilhas atravs dos sculos pelas quais seu povo foi libertado (cf a passagem do Mar Vermelho (x 14 15-31); a queda dos muros de Jeric (Js 6 ).

89

5. Este grande Deus deve ser escolhido como Deus e guia at a morte (v. 14). 6. Concluso Este grande e misericordioso Deus pode mudar sua vida e fazer de voc uma pessoa muito feliz. Procure-o e tome-o por seu Deus (2Co 5.17).

(62) CONFIANA EM DEUS (SI 49) 1. Introduo Na vida, os dias no so iguais: h dias festivos e outros de luto, dias de abundncia e outros de misria. necessrio ter f em Deus, para vencer os dias difceis. 2. Os dias da adversidade (v. 5) 3. Os que confiam em seus bens (v. 6 ) 4. O mundo inteiro no bastaria para resgatar algum junto a Deus; tudo j pertence a ele (vs. 7,8). 5. Ningum escapa da morte e nossos bens s servem para esta vida (v. 1 0 ) 6. No h casa perptua aqui (vs. 11,12). 7. Todos que se esquecerem de Deus, e puserem sua confiana em si mesmos, sero destrudos (vs. 13,14).

90

8. Neste mundo tudo ter fim; o homem se vai e as suas obras o acompanham (vs. 16-20; Ap 14 13, SI 90.9,10). 9. Concluso Pense bem em tudo isto e se reconcilie com Deus por intermdio de Jesus Cristo (Rm 5.1,2,11). Faa isto, hoje; amanh poder ser tarde.

(63) CRISE NA F (Ml 1) 1. Introduo Malaquias o ltimo profeta cannico do Velho Testamento. Nos seus dias a religio de Israel estava em crise. O culto oficial no era levado a srio, porque os sacerdotes no tinham vida consagrada a Deus nem lhe honravam o nome (1Sm 8.1-3).

2. Os ministros do culto desprezavam o nome do Senhor (v. 6 ; Mc 7.8,9,13; Mt 15.3,6). 3. Os sacerdotes consideravam desprezvel a mesa do Senhor (v. 7). 4. Os ministros de Deus ofereciam em sacrifcio animais cegos, doentes ou aleijados (defeituosos); isto era ofensa divindade. Tais ofertas eram re jeitadas por Deus (vs. 8,9).

91

5. Um contraste - Enquanto o povo escolhido por Deus o desprezava, este mesmo Deus era engran decido, honrado e cultuado fora de Israel. Outras naes serviam a Deus com sinceridade (vs. 5,11). Malaquias no cita nominalmente tais naes. 6. Mais uma vez Malaquias condena a oferta de animais doentes, defeituosos e ainda animais mortos por feras (roubados por feras) (v. 13). 7. Por fim lanada a maldio sobre os engana dores que oferecem o pior para Deus (v. 14). 8. Concluso Que tipo de oferta voc est apresentando a Deus?

(64) O HOMEM DA MO MIRRADA (Mc 3.1-12; Mt 12.9-14; Lc 6.6-11) 1. Introduo A fama de Jesus e seus feitos se espalhou em todas as direes do territrio nacional e at no estrangeiro. Vinham multides de todas as direes em busca de cura para seus males (Mc 3.7,8). 2. Jesus est na sinagoga (Mc 3.7,8) As atenes de todos esto voltadas para Jesus inclusive a dos seus inimigos. 3. A multido de enfermos espera receber cura de Jesus.

92

4. Os fariseus procuram algo para acusar a Jesus (Lc 6.7; J0 8 .6 ). Chegou a hora propcia - Jesus no pode curar no sbado porque violao da lei, mas Jesus no v as cousas por este ngulo to estreito. O sbado que foi institudo para ser uma bno, agora estava transfor mado em maldio na interpretao legalista dos fariseus. 5. O homem da mo direita atrofiada (Lc 6.6) Jesus pergunta: " lcito fazer bem ou mal no sbado"? - Ningum responde. Com indignao, Jesus pede que o homem da mo doente v para 0 meio do auditrio e estenda a mo - e o homem foi curado! Ento os fariseus saem furiosos e vo tramar a morte de Jesus com os herodianos. Vo procurar os traidores da nao e se tornam iguais aos traidores. Agora o fim justifica os meios - a finalidade a morte de Jesus. Este homem tem de morrer a qualquer preo! 6. A fama de Jesus cresce e com ela, o dio dos seus inimigos. 7. Em Jesus havia poder que se transformava em bnos para todos. 8. Concluso Voc quer ser curado do corpo e do pecado e se transformar em pessoa feliz? - V a Jesus; ele espera por voc.

93

(65) A MORTE DE JESUS CRISTO (Jo 19.17,18) 1. Introduo No h novidade no fato de algum morrer, mas h interesse especial na morte de Jesus Cristo porque Cristo morreu por ns. 2. A morte de Jesus Cristo no foi acaso; tudo estava previsto (Mc 10.32 34). 3. A morte de Jesus fazia parte do plano de nossa redeno (Jo 3.16; Rm 5.8). 4. A morte de Jesus Cristo trouxe ao homem um novo raio de esperana (Rm 5.1,11). Ela foi a realizao daquilo que o homem no podia realizar por si mesmo, isto , a sua redeno, sua salvao. 5. Concluso Cristo morreu pelos pecadores. No podemos viver sem Jesus. Ele a nossa esperana e a nossa paz (Ef 2.14). (66) A O R A O (S1145.1-21) 1. INTRODUO Que orao? Um conceito amplo de orao nos ajudar a compreender melhor sua importncia e suas conseqncias. Conceito: Orao um intercmbio entre o homem e Deus. Nesta conversa o homem

94

louva a Deus pela sua bondade e misericrdia, agra dece-lhe os favores recebidos e lhe faz splicas (pedidos). So, portanto, trs elementos: Louvor, Gra tido, Splica. No necessrio que todos estes elementos estejam presentes em todas as oraes. O culto como um todo , tambm, uma forma de orao (Mt 6.5-15). 2. O MOTIVO DA ORAO So motivos de orao todos os acontecimentos relevantes na vida do homem. O que est atrs da orao? Toda orao pressupe uma ou vrias necessidades. Estas necessidades podem ser urgentes ou no. O que importa que saibamos que a orao procede de uma ou mais necessidades. O homem no tem condies para superar a dificuldade por si mesmo e por isso recorre a Deus. 3. A ORAO NA BBLIA 3.1. Orao de Isaque a favor de sua mulher (Gn 25.21). 3.2. Orao de Salomo por ocasio da Dedicao do Templo (1Rs 8 22-53). 3.3. Orao de Davi, pedindo perdo a Deus (SI 51). 3.4. Orao do Rei Ezequias para que Deus o curasse; a orao foi atendida e Deus lhe acrescen tou mais quinze anos de vida (2Rs 20.5,6). 3.5. Orao do profeta Habacuque (Hc 3.2). 4. O QUE ACONTECE QUANDO O HOMEM ORA A DEUS 4.1. Moiss orou a Deus e o fogo do castigo divino se apagou (Nm 11.1,2).

95

4.2. Eliseu orou a Deus para que os olhos do seu servo fossem abertos e assim seu servo viu o exrcito do Senhor que os protegia (2Rs 6.17). 4.3. Enquanto J orava por seus amigos, Deus lhe deu a libertao do seu cativeiro (J 42.10). 4.4. A Igreja de Jerusalm orava por Pedro que estava na priso e Deus o libertou milagrosamente (At 12.5). 4.5. Tiago diz: "Orai uns pelos outros, para serdes curados (Tg 5.16). 4.6. Orao de Pedro: "Senhor, salva-me!" (Mt 14.28-31. Esta orao objetiva e sem espao para formalidades. So trs palavras: "SENHOR, SALVA-ME!" 5. VAMOS ORAR A DEUS 5.1. "Deus, s propcio a mim, o pecador!" (Lc 18.13). 5.2. "Cria em mim, Deus, um corao puro" (SI 51.10). 5.3. "Orai sem cessar" (1Ts 5.17). 6. CONCLUSO 6.1. O Segredo da vida vitoriosa dos homens de Deus se explica pela vida de comunho com Deus expressa em permanente orao. Tiago nos afirma: "a splica de um justo pode muito na sua atuao (Tg 4.16). 6.2. A orao particular o segredo da vida espiritual. "Os mensageiros de Deus evem demorar-se longa mente com Ele, se quiserem ter xito em sua obra. Conta-se a histria de uma velha senhora (...) que escutava as razes que seus vizinhos apresentavam para o sucesso de seu ministro. 6.3. Falavam de seus dotes, e de seu estilo de linguagem, de suas maneiras. "No", lhes disse a

velha senhora, "eu voss direi o que . Vosso homem est muito unido com o Todo-poderoso" "Vedes que seu poder pblico provinha da comunho pessoal com Deus" (Obreiros Evanglicos So Paulo, Casa Publicadora Braileira, pg. 252). 6.4. Se no temos tido maiores vitrias, o problema est aqui: "Nossa incredulidade nosso maior entrave na vida espiritual. No h, efetivamente, nenhuma outra dificuldade real em nosso caminho" (Richards, H. M. S. Meditaes Matinais. So Paulo, Casa Publicadora Brasileira, p. 79).

(67) A CURA DO PARALTICO DE CAFARNAUM (Lc 5.17-26) I. INTRODUO Este relato do evangelho no trata de uma simples cura, mas de um milagre e do estabelecimento do prioritrio. Jesus coloca as cousas nos seus devidos lugares e nos faz ver os valores nas suas reais dimenses. 2. A IMPORTNCIA DA F A f no somente do paraltico, mas tambm a de seus amigos que o conduziram a Jesus. Aquela f genuna e intensa foi demonstrada atravs da obra dos amigos do enfermo. O esforo daqueles homens prova que eles criam que Jesus podia curar o paraltico. Era f acompanhada de obras e no somente f terica e morta (cf. Tg 1.27). A f no se demonstra por meio de discursos bonitos, mas pelo que o homem faz, pelas suas obras.

97

3. SELEO DE PRIORIDADES importante, na vida do homem, a determinao das prioridades. Quando recebemos o salrio, precisamos selecionar as prioridades para distribuio dos gastos e assim com muitas outras cousas. 3.1. O perdo dos pecados era a prioridade principal a ser realizada na vida do paraltico e por isso Jesus Cristo perdoou-lhe os pecados antes de cur-lo (Lc 7.48). 3.2. A cura dos males fsicos foi a segunda priorida de. Jesus curou o paraltico porque este precisava da cura. 3.3. A reao do ex-paraltico foi de exaltao e glorificao do nome de Deus. Aqui est uma grande lio - a GRATIDO. 4. QUAIS SO AS PRIORIDADES PARA MINHA VIDA? 4.1. Salvao da alma; 4.2. Gratido a Deus; 4.3. Dedicao de minha vida a Deus expressa em amor ao prximo. Se a religio de algum no incluir o amor ao seu semelhante, essa religio intil (cf. Tg 1.27). 5. CONCLUSO Deus tem uma soluo para os problemas do homem, se este aceitar a soluo divina. A soluo de Deus nem sempre ser como o homem a idealizou. O importante que o homem aceite o que Deus lhe oferecer. Deus est pronto a dar, mas o homem nem sempre est disposto a receber. O paraltico recebeu

a ordem e se ps a obedecer sem questionar. No questione a Deus. Se voc questionar, ir tornar as cousas mais difceis e voc no poder gozar plenamente do que Deus tem para oferecer-lhe (68) A RECOMPENSA DIVINA (Ap 14.13) 1. Introduo A morte no o fim da existncia do homem, mas trmino da etapa terrestre de sua existncia. 2. A Execuo de Tarefas Nesta etapa da vida terrestre h tarefas a serem executadas. So servios para Deus e para os homens (2Tm 2.15,16). 3. Bem-aventurados os que Morrem no Senhor. 3.1. A certeza do dever cumprido; 3.2. O descanso merecido; 3.3. As obras acompanham o homem. 4. Concluso Deus tem uma justa recompensa para cada um (ler Ap 21.4). A vida continua de modo diferente.

(69) O PASTOR - SEU DIA E SUA TAREFA 1. INTRODUO H dia do funcionrio pblico, dia do professor, dia do bancrio, dia da secretria, dia do soldado, dia da ban deira, dia do trabalho, dia do pastor e outros mais.

99

Cada classe deve ser digna do seu dia para receber as homenagens com honra. Hoje muitos pastores recebero homenagens e presentes. sobre o pastor que se fala neste dia. O tempo aqui gasto ser bem pago, se compreender mos bem o pastor e sua misso. 2. CONCEITO DE PASTOR O ttulo de pastor figurado para o chefe religio so e guia espiritual. E para entendermos bem este ttulo, necessrio voltarmos para seu sentido original e no figurado. O pastor aquele homem que cuida das ovelhas, providenciando-lhes alimento abundante, segurana e cuidado de sua sade. Ser dono das ovelhas ou simples empregado no altera as obrigaes do pastor. Suas obriga es normais no tm sentido religioso. O termo pastor passou a ser usado, em sentido figurado, para designar o lder espiritual ou religioso e Jesus Cristo o tomou para si neste sentido (Jo 10.1-21). Paulo, Pedro e o autor da Ep. aos Hebreus tambm usam o termo neste sentido figurado (cf. Ef 4.11; 1Pe 2.25; 5.4; Hb 13.7,17,20). Pastor o homem escolhido por Deus, e reconhecido pela Igreja, para orientar e guiar, consolar e ensinar aos crentes qual a vontade de Deus para todas as pessoas. 3. A TAREFA DO PASTOR 3.1. A primeira e principal tarefa do pastor a pregao da Palavra de Deus. seu dever lembrar ao povo o que Deus diz aos homens na Bblia. Para

100

tanto o pastor deve conhecer bem a Bblia, para poder ensin-la com fidelidade aos homens. 3.2. A segunda tarefa do pastor participar dos acontecimentos marcantes da vida da comunidade eclesistica. Cada pastor determinar o que ele con sidera marcante na vida dos membros de sua Igreja e dos seus associados. Os acontecimentos marcantes podem ser alegres ou tristes Exemplos alegres: aniversrio, casamento, batismo, aprovao em concursos, nomeao para cargos pblicos, eleies, boa colheita, inauguraes, formaturas, recuperao da sade Exemplos tristes: doenas, acidentes, perda dos bens, assaltos, seqestras, morte, desa venas familiares, perda de emprego e outros. Para cada situao mencionada, o pastor precisa ter uma palavra apropriada de conforto Num certo sentido, o pastor tem de alegrar-se com os que esto contentes e chorar com os que esto tristes e desanimados, mas mostrar-se suficientemente forte, para injetar nimo nas pessoas e levantar os que esto cados. Talvez seja esta uma das mais difceis tarefas do pastor. fcil participar das alegrias de irmos e amigos, mas difcil participar dos sofrimen tos deles. 4. A IGREJA E SEU PASTOR Paulo fala de Epafrodito e seu cuidado pelas Igrejas (cf. Fp 2.25 e 29; 1Tm 5.17). Velar pela vida espiritual dos fiis. Sempre haver membros fracos levados pelos ventos de doutrinas falsas ou pelas cir cunstncias desfavorveis da vida (cf. Hb 13.17).

101

Velar sobre o ministrio, a tarefa a ser desempenhada (cf. 1Tm 4.16). 5. A HONRA DO EPISCOPADO OU MINISTRIO CRISTO "Se algum aspira ao episcopado, excelente obra almeja" (1Tm 3.1). Ler 1Tm 3.1-7; Tt 1.5-9). Estas passagens lidas mostram a grandeza do ministrio, orientam quanto consagrao de novos pastores e quanto s qualificaes que devem possuir. A realidade atual do ministrio evanglico mostra que as recomendaes bblicas no tm sido observadas com seriedade e por isso h srios problemas em muitas igrejas. H pastores no qualificados para o desempenho de um ministrio dentro dos padres do Novo Testamento. Isto preju dica a obra evanglica e desacredita at os verdadei ros pastores at certo ponto. O problema antigo e Judas trata dele e fala dos pastores que se apascentavam a si mesmos e no cuidavam do rebanho do Senhor (Jd 1.12) 6. CONCLUSO Neste dia do pastor, nada mais justo que lhe prestar homenagens. Particularmente so dignos delas aqueles obreiros que se esforam no desempenho de sua tarefa e que tm procurado levar aos membros da Igreja o ensino integral da Palavra de Deus e tm velado pelo seu rebanho como se fossem respons veis pelos membros da Igreja diante de Deus. Que os pastores aqui presentes sejam verdadeiros embaixadores do reino dos cus no desempenho

102

do seu ministrio. O ministrio de cada pastor constitudo pela frao que Deus lhe deu na implanta o do seu reino aqui na terra. (70) NOVO CU E NOVA TERRA (Ap 21.1-8) 1. Introduo Atravs da histria, os homens tm sonhado com a Idade de Ouro. O apstolo Pedro fala de novos cus e nova terra nos quais habita a justia (2Pe 3.13). O autor do Apocalipse nos apresenta a concretizao do sonho de todos os tempos - o Novo Cu e a Nova Terra nos quais habita a justia. 2. No se trata de algo reformado, mas totalmente novo. O evangelho so boas novas; no se trata de reapresentao de cousas velhas com pintura nova ou reformada. O cristo nova criatura. "Se algum est em Cristo, nova criatura " (2Co 5.17). 3. O primeiro cu e a primeira terra inclusive o mar no existem mais (v. 1). Cu, terra e mar so cousas do passado; - "Eis que tudo se fez novo" para que o homem redimido tenha sua felicidade e alegria concretizadas.

103

4. "O tabernculo de Deus com os homens" (v. 3) A presena de Deus realidade e os redimidos sero o seu povo. 5. Como ser a nova vida? No haver lgrimas, nem morte; no haver luto nem pranto, nem dor O sofrimento ser cousa do passado. Neste mundo renovado no h lugar para o so frimento. "Eis que fao novas todas as cousas" (v. 5; 2Co 2.9). 6. Neste ambiente renovado no haver espao para perturbadores (v. 8). Ficaro de fora os covardes, os incrdulos, os abominveis, os assassinos, os impuros, os feiticeiros, os idlatras e todos os mentirosos. No somente ficaro de fora, mas sero mandados para o "lago de fogo e enxofre" de onde no podero sair para atormentar os redimidos do Senhor. 7. Concluso Voc pode alcanar a salvao oferecida por Deus em Cristo Jesus e ter seu lugar garantido dentro do Novo Cu e da Nova Terra; basta aceitar a Jesus Cristo como seu Salvador.

(71) A NOVA JERUSALM (Ap 21.9-22.1-5) 1. Introduo No mundo de misria e muito sofrimento, a viso apocalptica da Nova Jerusalm de grandiosidade

1 04

espantosa. Ouro e pedras preciosas existem em abundncia nunca vista antes. 2. O tamanho da cidade acaba de vez com o problema de espao residencial (v. 16). No mundo atual, o problema de moradia tomou-se um dos maiores tormentos; quase tudo que o homem ganha gasto em aluguel da casa ou apartamento. Um dia o homem ficar livre desta desgraa e ningum ter de morar embaixo de ponte nem haver favelas. 3. A pobreza uma das maiores injustias que imperam neste mundo. So muitas as causas da pobreza, mas a principal a explorao do homem pelo prprio homem. 4. A riqueza da Nova Jerusalm (vs. 18-21) incalculvel a riqueza desta cidade em contraste com as cidades de nosso mundo onde reina a misria. Esta viso uma forma de promessa de libertao que Deus realizar. a libertao do homem total. 5. A outra vida A Nova Jerusalm ser a residncia dos salvos. O pensamento se expressa em termos conhecidos pelo homem, mas no se deve tomar isto ao p da letra. O que foi dito uma ilustrao da realidade que ser muito mais do que tudo que o homem seja capaz de imaginar.

105

6. Concluso Deus prometeu redeno ao seu povo, salvao integral e a Nova Jerusalm smbolo da concretiza o da salvao. A vida no alm muito mais que isto. (72) JESUS CURANDO UM LEPROSO (Mc 2.40-45)

1. Introduo Um dos itens da misso de Jesus era aliviar o sofrimento das pessoas, curando-as das enfermidades e outros males. Ele no descuidou deste aspecto importante de sua misso. 2. Um leproso Um leproso aproxima-se de Jesus e lhe suplica a cura de sua doena. Todas as pessoas deveriam procurar soluo para seus males em Jesus Cristo. 3. O leproso sabia que Jesus era capaz para curlo. Havia, porm, um qu: ele no tinha certeza de que Jesus queria cur-lo. Poder uma cousa, querer outra 4. "Se quiseres, podes purificar-me". O "se" que acompanha o verbo querer estabelece uma condio que poder ou no ser cumprida. Jesus, porm, resolveu o problema pelo lado positivo, e disse: "Quero e logo o curou da lepra.

106

5. O leproso no desistiu diante da incerteza, mas prosseguiu na procura da cura do seu mal. Jesus teve compaixo dele e o curou e deste modo o esforo do leproso foi coroado de xito. O homem tem de cooperar com sua parte e insistir na busca de soluo para os seus problemas (Mc 8.22-26). 6. Concluso Todas as pessoas devem procurar a Jesus Cristo e expor-lhe os seus problemas e crer que ele pode apresentar-lhes uma soluo satisfatria. Tudo que nos perturba pode e deve ser levado a Jesus ou ao Pai celeste em nome de Jesus. Sigamos o exemplo daquele cego.

(73) O DESCONHECIMENTO DE DEUS (Gl 4.8) 1. Introduo O desconhecimento da verdade leva os homens ao erro e f-los tomar direes que os afastam da verdade e de Deus cada vez mais. 2. Os glatas no conheciam o Deus verdadeiro (v. 8 ). Este desconhecimento os levou a cultuar diversos deuses; eles estavam escravizados aos deuses criados pela imaginao dos homens.

107

3. Os glatas viviam inseguros e infelizes. Os deuses nada podiam oferecer-lhes a no ser vida vazia, incerteza. Hoje, a situao da maioria quase igual a dos glatas. Os homens continuam escraviza dos aos deuses (Rm 5.1). 4. O deus riqueza prende a milhes e lhes promete soluo para todos os seus problemas. Eles podero comprar tudo - at um pedao do cu. Chega, porm, o momento em que os homens descobrem que o mais importante o dinheiro no pode comprar. Ex.: Dinheiro no compra felicidade nem paz, no compra amor nem sade: vem o cncer ou mesmo outros males e os mdicos no conseguem salvar o paciente. O problema no pra aqui Pobres homens que confiam em dinheiro que no os pode salvar! (Pv 2,5). 5. Os glatas ouviram a mensagem sobre Jesus e creram nele. Eles receberam as conseqncias do crer em Jesus, mas os falsos profetas procuraram desvi-los da verdade, para um outro evangelho que no era o evangelho de Jesus; era um falso evangelho pregado por falsos profetas. Os judaizantes queriam escravizlos, prendendo-os dentro dos estreitos conceitos a res peito da lei judaica. A lei dada por Deus para ser uma bno foi transformada pelos fariseus em pesado e insuportvel fardo (Mt 23.4).

108

5. Concluso Voc precisa conhecer o Jesus Cristo verdadeiro porque s ele ser capaz de fazer de voc uma pessoa feliz, dando-lhe a salvao plena e eterna.

(74) VIDA E PAZ (Rm 8.1-11) 1. Introduo O que mais uma pessoa poderia desejar que superas se Vida e Paz? Impossvel ir alm. Vida abundante e Paz perene. Neste mundo de violncia de toda sorte no h paz e a vida constantemente ameaada 2. Para se ter vida preciso ter o Senhor da vida Jesus Cristo Ter o Filho de Deus crer em Jesus Cristo como Salvador da alma; neste crer que o homem recebe vida eterna, salvao (At 16.31). 3. Para se ter paz necessrio pertencer a Jesus. S a pessoa salva tem a verdadeira paz porque est livre da condenao (Rm 8.1). As pessoas salvas por Cristo Jesus esto em paz consigo, com o prximo e com Deus. 4. Ter a Jesus Cristo ter o Esprito Santo. Todas as pessoas salvas tm o Esprito Santo habitando em seu corao. Quem no tem o Esprito Santo tambm no tem o Filho de Deus e ainda no est salvo (v. 9).

109

5. Concluso Quando algum aceita a Jesus Cristo como seu Salvador, essa pessoa recebe o Esprito Santo que nos d paz e estabelece o equilbrio da vida. Voc j est salvo? Todos os salvos tm vida e paz.

(75) A REVELAO DE JESUS CRISTO (Ap 1.3) 1. Introduo importante recordar que Mt 5.1-11 apresenta uma srie de bem-aventuranas; agora Jesus apresenta outras bem-aventuranas relacionadas com o final de todas as cousas. 2. Bem-aventurados os que lem as palavras do Apocalipse (revelao). pela leitura que podemos receber a mensagem deste livro. O Apocalipse nos fala de cousas boas e a respeito de dias melhores. Quem no l desconhece a mensagem de esperana anunciada neste livro de revelao (Jo 17.17). 3. Bem-aventurados os que ouvem as palavras da profecia - das cousas que esto para acontecer. No basta ler, necessrio compreender o sentido da mensagem; preciso entender o que Deus revela ao homem na sua Palavra. Quem no compreende, perde logo o interesse e fica sem a mensagem de esperana.

I IO

4. Ler e entender Ler e entender so passos iniciais, mas sem o terceiro passo tudo se torna intil; necessrio guardar, observar, obedecer a vontade de Deus - guardar as cousas escritas nesta profecia do Apocalipse. 5. A urgncia da observncia da vontade divina O tempo est prximo. O tempo do cumprimento, o tempo do fim, o tempo da concretizao do reino de Deus. Observe-se que o inicio da pregao de Jesus inclui esta urgncia: "O tempo est cumprido e o reino de Deus est prximo; arrependei-vos e crede no evangelho" (Mc 1.35). 6. Concluso Cabe ao homem uma parte importante neste quadro: a) Arrepender-se dos seus pecados; b) Crer no evangelho de Jesus cuja mensagem central que nele (Jesus) h salvao para todos os homens; c) Entregar-se incondicionalmente a Jesus Cristo para receber a salvao gratuita oferecida por ele para, assim, ter parte na bem-aventurana final

(76) NO MEIO DA TEMPESTADE (Mc 4.35-41) 1. Introduo No nos importa agora sabermos como se formam as tempestades. A verdade que elas acontecem e so perigosas, e quase sempre precisamos de ajuda quando elas vm.

Ill

2. O lago da Galilia Este lago muito traioeiro. Tudo est calmo e de repente ele se agita e pe a vida dos pescadores e viajantes em perigo. E foi assim naquele dia. Uma tem pestade de vento enraiveceu o mar e as ondas cresceram. Os discpulos de Jesus pensaram que iam morrer (Mt 824-27). 3. Os barcos e os barqueiros Havia diversos barcos com Jesus e todos eles estavam enfrentando o mesmo problema -- a tempes tade. Algumas vezes pensamos que somos os nicos a enfrentar dificuldades, esquecendo-nos dos outros. 4. O milagre acontece No meio do pavor dos discpulos, Jesus est dormin do. Eles o acordam, dizendo. "Mestre, no te incomo da que pereamos?" Era como se dissessem a Jesus: Faa alguma cousa! Jesus acordou, olhou para o mar e deu esta ordem: "Cala-te, aquieta-te!" e o mar obedeceu. Aqui est a maravilha, o mar obedeceu. Era a palavra de autoridade divina. Algumas vezes tentamos repreender a tempestade do nosso mar e ele no nos atende. que nossa palavra no tem autoridade suficiente. 5. Jesus pode e quer ajudar-nos Quando tivermos problemas, quando a tempestade vier, procuremos por nosso Deus; ele est pronto a ajudar-nos. Ele tem a palavra de autoridade e pode fa zer o milagre acontecer.

1 12

6. "Quem este?" Aqueles homens conheciam pouco de Jesus Cristo; eles no sabiam do poder de Jesus para atuar sobre as foras da natureza. Ns tambm no conhecemos muito de nosso Deus e pouco sabemos de Jesus Cristo. Esta ignorncia nos traz srias dificuldades, limitando-nos a viso real do futuro e de nossas possi bilidades (Mt 14.26). 7. Concluso Temos f pequena e viso curta, inteligncia limitada e algumas informaes. O que temos , porm, suficiente para buscarmos a Deus a fim de sermos "so corridos em tempo oportuno". Confiemos em Deus e deixemos que ele acalme a tempestade que nos envolve na travessia deste mar da vida que mais traioeiro que o mar da Galilia.

(77) O ENDEMONINHADO GERASENO (Mc 5.1-20; Mt 8.28-34; Lc 8.26-39) 1. Introduo Marcos e Lucas falam de um homem e Mateus diz que eram dois. No h contradio, mas apenas nfase para o que mais impresso causou. Teriam sido curados os dois homens? De acordo com Mateus, am bos foram curados. O relato de Mateus d nfase ao pedido feito pelo povo para, que Jesus se retirasse en quanto que Marcos e Lucas do nfase cura. 2. Dois homens doentes no corpo e no esprito O homem um todo e somente devemos fragment-lo para fins didticos. Ali estavam dois homens doentes e

113

Jesus os curou. Mas os evangelistas do nfase a outro problema daqueles homens e especialmente de um deles. Aqueles homens estavam dominados, escravizados, possudos por espritos malignos, espritos satnicos. Aqueles espritos tomaram aqueles dois homens doentes na mente e no corpo (Gn 1.27). 3. A libertao dada por Jesus Cristo queles homens Jesus foi diretamente causa dos males - os espritos imundos, expulsando-os daqueles homens. No adianta cur-los apenas; era necessrio afastar a causa dos males. H pessoas que se prejudicam mais, tomando analgsicos para certas dores, quando deveriam cuidar da causa das dores. Jesus foi direto causa (Jo 5.5,14). 4. Quem recebe os benefcios de Jesus, precisa contar aos outros o que Jesus fez por ele. Jesus disse ao homem: "Vai para tua casa, para os teus, e anuncia-lhes o quanto o Senhor te fez, e como teve misericrdia de ti" (Mc 5.19). Na palavra de Jesus no h nfase na cura - mas no ato de misericrdia. 5. Concluso Jesus cura as enfermidades e liberta o homem do poder de Satans. Tudo isto feito como aplicao da sua graa e misericrdia. Todos ns precisamos da graa e da misericrdia de nosso Deus. Vamos a Jesus em tempo de sermos socorridos.

114

(78) UM HOMEM SBIO (Tg 1.19-27) 1. Introduo Tiago, autor da Epstola de Tiago em o Novo Testa mento, foi um cidado exemplar na sua conduta e sabedoria. Em poucas palavras ele nos d o retratei de um homem sbio. Eis suas palavras: "Todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, e tardio para se irar" (Tg 119). 2. Pronto para ouvir Ouvir de bom grado; ouvir com ateno e gentileza. Mas ouvir o que? Ouvir as reclamaes; ouvir as repreenses; ouvir as crticas; ouvir as gentilezas; ouvir as provocaes. fcil ouvir os elogios. Nossos embaixadores precisam saber ouvir tanto o que agrada como o que desagrada. Um homem explosivo e impaciente no pode ser embaixador do Brasil porque ele no sabe ouvir. necessrio saber ouvir (Pv 12.15; 23.19). 3. Tardio para falar H pessoas que falam para depois pensar; seus atos so irrefletidos; tais pessoas criam dificuldades para si e para outros. Elas at podem ser bem intencionacias, mas dessa boa inteno o inferno est cheio. Pensar primeiro e depois fazer, se convier. Jamais agir por impulso do momento. 4. Tardio para irar-se Todas as pessoas esto sujeitas a irar-se e deve evitar-se agir em estado de ira. Uma pessoa irada cometer desatinos e tomar as cousas mais difceis

115

do que esto. Tiago nos diz: "a ira do homem no opera a justia de Deus" (v. 20). As cadeias eito lotadas por pessoas que praticaram atos em estado de ira. Certamente muitas daquelas pessoas se arrepen deram do que fizeram, mas agora tarde. 5. Freio na lngua (v. 26) O carro precisa ter bom freio para ser usado na hora certa. A lngua tambm precisa ter freio de segurana. O homem precisa frear a lngua antes que ela comece a falar demais. 6. Concluso Depois deste discurso, Tiago associa a idia de religio e declara: "A religio pura e imaculada diante de nosso Deus e Pai esta: Visitar os rfos e as vivas nas suas aflies e guardar-se isento da corrupo do mundo" (v. 27). Todas as recomenda es de Tiago terminam com um aspecto prtico; ele no aceita cristianismo terico ou formal. A religio crist deve evidenciar-se na prtica, no concreto de cada dia.

(79) CONFIANA EM DEUS (Mc 5.21-24,35-43; Mt 9.18,19,23-26; Lc 8.4042,4^56)

1. Introduo Um homem aflito procurou a Jesus para que curasse sua filha nica - uma menina de doze anos. At chegar a Jesus, a menina morreu. 2. Jairo cria que Jesus era capaz de curar sua filha.

116

Foi na base de sua crena que aquele homem procurou por Jesus. Ele estava certo e tinha procurdo pela pessoa certa. Um dos perigos danosos consiste em procurar a pessoa errada que nada ou pouco pode fazer para solucionar o problema (Mc 8.22-26). 3. Um recado triste e desalentador - "Tua filha j morreu, por que incomodar o Mestre?" (v. 35). Para aquele pai tudo estava perdido; quem trouxe o recado tinha razo - "Por que incomodar o Mestre?" Talvez voc esteja pensando que tudo est perdidlo e que no adianta procurar por Deus. No desista; continue com Deus. 4. Jesus olhou para Jairo e lhe disse: "No temas, cr somente" (v. 36). No raras vezes o homem dominado pelo ternor, pelo medo que o lana no fundo do poo, no abis>mo da amargura. Era esta a condio daquele homem. Ele precisava da palavra de Jesus.

5. "Cr somente" A soluo est em crer, em confiar, em descansar em Deus. Jesus Cristo foi com Jairo e disse s pessoas presentes: "A criana no est morta, mas dorme" (v. 39). E mesmo no meio da tristeza, riram de Jesus porque sabiam que a menina estava morta. 6. O milagre - a soluo "Menina, eu te mando, levanta-te" (v. 41). E a menina levantou-se. No foi necessrio um discurso comprido nem argumentao. A soluo pressupe autoridade e esta no faltava a Jesus. Ele havia dito a Jairo: "No temas, cr somente".

117

7. Concluso Jesus est a dizer-nos: No fiquem apavorados, creiam somente e deixem o resto por minha conta. O que o homem no pode fazer, ele precisa confiar a Deus e por outro lado, o que o homem pode fazer, ele no deve passar a responsabilidade para Deus. Entregue a Deus o que voc no puder fazer.

(80) QUEM JESUS CRISTO? (Mc 8.27-33; Mt 16.13-23; Lc 9.18-22; Jo 6.66-69) 1. Introduo As opinies sobre Jesus Cristo tm variado muito atravs dos sculos. Hoje ainda h muitas opinies a respeito do Filho de Deus. 2. "Quem dizem os homens que eu sou?" (Mc 8.27). Jesus ainda no tinha sido crucificado e sua pesquisa recebeu as seguintes respostas: a - Joo Batista ressuscitado; Herodes Antipas participava desta opinio e certamente estava meio apavorado por ter mandado matar a Joo Batista (Mc 6.16). b - Outros diziam que era o profeta Elias, c - Um terceiro grupo cria que Jesus fosse realmente um dos antigos profetas ressuscitado. 3. "Mas vs, quem dizeis que eu sou?" (Mc 8.29). Era importante para Jesus a opinio do seu grupo. Pedro respondeu pelo grupo: "Tu s o Cristo" (Mc

118

8.29). Aqui estava a resposta correta; mas esta revelao punha em risco a vida de Jesus; por isso ele pediu aos discpulos que "a ningum dissessem aquilo a respeito dele" (Mc 8 30) 4. Ser o Cristo implicava sofrimento, rejeio e ser morto pelos seus inimigos. Isto no foi aceito pelo seu grupo. Pedro chegou a repreend-lo por tal afirmativa. Pedro no conseguia entender o plano de salvao traado por Deus. Jesus repreendeu a Pedro e o considerou colaborador de Satans por estar querendo opor-se ao plano de sal vao traado por Deus. 5. Concluso Quem Jesus Cristo para voc? - Um simples profeta ou algo mais? - A Bblia nos ensina que Jesus Cristo o Filho de Deus e Salvador de nossa alma (Jo 3.16).

(81) SEGUINDO A JESUS (Mc 8.34-38; Mt 16.24-28; Lc 9.23-27) 1. Introduo Seguir a Jesus tem preo, mas vale a pena. Seguir a Jesus jogar tudo em um negcio certo e seguro. Quem segue a Jesus, no vai num talvez, mas anda na certeza de algo melhor. Seguir a Jesus um timo negcio 2. "Se algum quer vir aps mim" (Mc 8.34) Certamente muitos querem seguir a Jesus como o foi nos seus dias terrestres. Eram muitos os que seguiam

119

a Jesus at certa altura, mas desistiam por no quererem pagar o preo. Quando surgiam os proble mas eles desertavam. 3. "Negue-se a si mesmo" (Mc 8.34) Quem se prope a seguir a Cristo, deve abrir mo de tudo que for impedimento; necessrio fazer opo - a Jesus ou as vantagens enganosas deste mundo sem Deus. 4. "Tome a sua cruz" (Mc 8.34) Neste tomar a cruz esto implcitas todas as conse qncias do seguir ao Cristo necessrio assumir a todos os compromissos da misso que Jesus atribui aos seus seguidores. 5. "E siga-me" (Mc 8.34) Seguir a Jesus no sentar numa boa cadeira de balano ou deitar numa rede com sombra e gua fresca A verdade, porm, que a ordem de Jesus est entregue - "Siga-me". Seguir a Jesus no ficar parado, vendo o circo pegar fogo e no fazer nada. E preciso coragem para ser cristo. 6. Concluso O cristianismo uma religio para heris, para ge;nte disposta a lutar por uma vida melhor e eterna oferecida por Deus em Cristo Jesus. No h lugar para pregui osos e acomodados no cristianismo de Jesus. Quer seguir a Jesus? Ento faa o que ele mandou: "Negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me" (Mc 8.34).

120

(82) A CENA DA TRANSFIGURAO DE JESUS CRISTO (Mc 9.2-13; Mt 17.1-13; Lc 9.28-36) 1. Introduo Jesus tomou consigo os trs discpulos mais chegados a ele; subiram a um alto monte. L como que mais perto do cu, Jesus sofreu uma mudana - suas vestes ficaram resplandecentes, brilhavam. Era "o sol da justia" (Ml 4.2) a brilhar. De repente apareceram Moiss e Elias e conversaram com Jesus sobre sua futura morte em Jerusalm (Lc 9.30,31). A morte chamada de partida ou xodo 2. Envolvidos por uma nuvem luminosa (Mc 17.5) Tiago, Pedro e Joo no sabiam o que estava acontecendo. Ouviram a voz de Deus vinda de dentro da nuvem 3. A mensagem: "Este o meu Filho amado; a ele ouvi" (Mc 9.7) Deus Pai apresentou o Filho pela segunda vez e lhe conferiu autoridade. No se tratava apenas do Filho, mas de algum que precisava ser ouvido. No batismo, Jesus foi apresentado como Filho amado (Mc 1.11; Mt 3.17; Lc 3.21,22). 4. O impacto da viso (Mt 17.6,7) Pedro, Tiago e Joo ficaram com medo e se prostra ram com o rosto em terra, mas Jesus os levantou, dizendo-lhes. "No temais". Quando eles se levanta ram, nada mais viram seno somente Jesus. A viso desapareceu, mas Jesus ficou.

121

5. Aquela viso era o preparo para a luta Embaixo os outros discpulos estavam tratando de um caso difcil que eles no conseguiram solucionar e Jesus entrou logo em ao (Mt 17.14-18). 6. Concluso A obra de Jesus continua. Os momentos de arreba tamento servem para fortalecer-nos para a conti nuao da obra que exige dedicao e no raras vezes at sacrifcios (1Ts 2.9; 2Ts 3.8)

122

You might also like