You are on page 1of 18

O SMBOLO ESQUEMTICO O lado p chamado ando e o lado n, catdo.

. A seta do diodo lembra que a corrente convencional circula facilmente do lado p para o lado n.

A CURVA DO DIODO

Alguns dispositivos eletrnicos so lineares, o que significa que suas correntes so diretamente proporcionais s suas tenses. Eles so chamados lineares porque o grfico da corrente versus tenso desses componentes uma linha reta. O exemplo mais simples de um dispositivo linear um resistor comum.

A CURVA DO DIODO

Levantando o grfico da corrente versus tenso, obtm-se uma linha reta. Um diodo diferente. Por causa da barreira de potencial, um diodo no age como um resistor. Conforme ser visto, uma curva de corrente versus tertso para um diodo produz um grfico no-linear.

A CURVA DO DIODO

A curva de corrente versus tenso para um diodo produz um grfico no-linear. Um diodo fabricado para converter uma corrente alternada em corrente contnua chamado de diodo retificador. Muito utilizado nas fontes de alimentao.

A CURVA DO DIODO Polarizao reversa.

Polarizao direta

A CURVA DO DIODO

* Dispositivo no linear

A TENSO DE JOELHO

Quando a tenso se aproxima de 0,7 V, os eltrons livres comeam a cruzar a juno em grande quantidade. Acima de 0,7 V, o mais leve aumento na tenso do diodo produz um maior aumento na corrente. Para um diodo de silcio, a tenso de joelho igual barreira de potencial, aproximadamente 0,7 V. Um diodo de germnio tem uma tenso de joelho de cerca de 0,3 V.

A Resistncia de Corpo

Uma vez vencida a barreira de potencial, tudo o que impede a corrente a resistncia das regies p e n. A soma dessas resistncias chamada resistncia de corpo do diodo, dada pela frmula:

rB rP rN
* tipicamente menor que 1

A Mxima Corrente cc Direta A corrente direta mxima um dos valores nominais mximos fornecidos pelas folhas de dados. Essa corrente pode ser listada como Ifmax dependendo do fabricante. O Resistor de Limitao de Corrente A resistncia de limitao da corrente deve garantir que a corrente no diodo seja menor que o valor nominal mximo.

VS VD ID R

A Dissipao Mxima de Potncia

Esse valor nominal diz com que potncia o diodo pode dissipar seguramente sem diminuir sua vida til ou degradar suas propriedades. Quando a corrente no diodo direta, o produto da tenso pela corrente igual potncia dissipada pelo diodo.

* Regio reversa

O DODO IDEAL (1 aproximao) Idealmente um diodo retificador conduz bem na polarizao direta e conduz mal na polarizao reversa.

2 APROXIMAO No h corrente enquanto a tenso no diodo no chegar a 0,7 V. A partir da, apenas 0,7 V aparece no diodo, no importando o valor da corrente.

3 APROXIMAO Na terceira aproximao de um diodo includa a resistncia de corpo rB. Aps o diodo de silcio entrar em conduo, a tenso aumenta linear ou proporcionalmente com o aumento da corrente.

EXERCCIOS.

1) Calcule o valor da corrente para a carga considerando a primeira aproximao. 2) calcule o valor da corrente na carga considerando a segunda aproximao.

EXERCCIOS.

4) Um diodo est em srie com uma resistncia de 220. Se a tenso nessa resistncia for de 4 V, qual ser a corrente no diodo? 5) Um diodo tem uma tenso de 0,7 V e uma corrente de 50 mA. Qual a potncia no diodo? 6) Dois diodos esto em srie. O primeiro tem uma tenso de 0,75 V e o segundo, uma tenso de 0,8 V. Se a corrente no primeiro diodo for de 500 mA, qual ser a corrente no segundo diodo?

EXERCCIOS

Para

a figura ao lado calcule: 7) considerando a segunda aproximao calcule a corrente na carga, a tenso na carga, a potncia na carga, a potncia no diodo e a potncia total.
8) Se o valor do resistor for dobrado, qual ser a corrente na carga considerando ainda a segunda aproximao.

EXERCCIOS

9) Que valor deve ter R2 para que a corrente no diodo seja de 0,25 mA?

BIBLIOGRAFIA

MALVINO, Albert Paul; ABDO, Romeu. . Eletrnica. 4. ed. So Paulo: Pearson Education do Brasil, v1.1997.

CAPTULO

OBRIGADO PELA ATENO

PROFESSOR EMERSON MARTINS

You might also like