You are on page 1of 27

PAE

PLANO DE ATENDIMENTO A EMERGNCIA


BRIGADA DE EMERGNCIA Escola SENAI Antonio Devisate CFP 8.01

So Jos do Rio Preto

P l a n o d e A t e n d im e n t o a E m e r g n c i a
E s c o la S E N A I A n to n io D e v i s a te C F P 8 .0 1

SUMRIO

1 OBJETIVO 2 CAMPO DE APLICAO 3 DEFINIES 4 DESCRIO DAS CARAC. DA UNID. INST. DA REGIO E REAS VULNERVEIS 5 IDENTIFICAO DE POTENCIAIS CENRIOS E HIPTESES ACIDENTAIS 6 ORGANIZAO DE EMERGNCIA 7 FLUXOGRAMA DE IMPLANTAO DO PLANO DE ATENDIMENTO A EMERGNCIA 8 COMUNICAO E REGISTRO DE EMERGNCIA 9 TREINAMENTOS E SIMULADOS 10 SINALIZAO DE EMERGNCIA 11 SOBRE OS ANEXOS 12 CONTROLE DE REVISES 13 ELABORAO/ APROVAO

3 3 3 4 10 11 16 18 18 19 20 20 20

Escola SENAI Antonio Devisate Brigada de Emergncia CFP - 801

P l a n o d e A t e n d im e n t o a E m e r g n c i a
E s c o la S E N A I A n to n io D e v i s a te C F P 8 .0 1
1 OBJETIVO O presente Plano de Atendimento a Emergncias tem como objetivo ser um documento norteador da Unidade, a fim de que possa ser gerenciadas as questes relativas forma de atendimento a emergncias reais e potenciais. 2 CAMPO DE APLICAO Aplica-se s Unidades envolvidas no Sistema de Gesto da Qualidade e Meio Ambiente da Escola SENAI Antonio Devisate CFP 8.01. 3 DEFINIES Acidente: todo evento no programado, estranho ao andamento normal do trabalho, do qual possa resultar danos fsicos e/ou funcionais, ou morte do trabalhador e/ou danos materiais ou econmicos empresa. APR (Anlise Preliminar de Riscos): Tcnica qualitativa de avaliao dos riscos inerentes a uma instalao ou processo com o objetivo de classificao, priorizao e controles necessrios para minimizar ou mitigar o risco. Brigada de Emergncia: Grupo organizado de pessoas (voluntrias ou no), treinado e capacitado para atuar na preveno, abandono da edificao, combate a um princpio de incndio, situao de emergncia e prestar os primeiros socorros, dentro de uma rea pr-estabelecida. Brigada de Primeiros Socorros / CIPA: Grupo organizado de colaboradores, treinados e capacitados para prestar os primeiros socorros, dentro de uma rea pr-estabelecida. 3.5 Brigada de Emergncia Qumica: Grupo organizado de colaboradores treinados e capacitados para atuar em emergncia de vazamento/ derramamento de produtos qumicos. CIPA: (Comisso Interna de Preveno Acidentes) Grupo treinado e capacitado de pessoas conjuntamente encarregadas de tratar dos assuntos de segurana do trabalho, dentro da Unidade que tem como meta principal a preveno de acidentes. NPAQA: (Ncleo de Preveno Acidentes e Qualidade Ambiental) Grupo formado por professores e alunos, com o objetivo de promover a conscientizao sobre segurana e meio ambiente nos diversos setores da escola. Classificao de Emergncia: A classificao de emergncia elaborada com base nos cenrios de impactos levantados no estudo de Anlise Preliminar de Riscos de uma forma geral do processo e atividade da empresa. Contingncia: Situao de risco, inerente s atividades, processos, produtos e servios, equipamentos ou instalaes industriais e que ocorrendo se caracteriza em uma emergncia. Emergncia: Situao caracterizada pela quebra (no programada) da normalidade operacional da unidade, com conseqente risco de danos integridade fsica dos colaboradores, instalaes ou meio ambiente.

Escola SENAI Antonio Devisate Brigada de Emergncia CFP - 801

P l a n o d e A t e n d im e n t o a E m e r g n c i a
E s c o la S E N A I A n to n io D e v i s a te C F P 8 .0 1
Equipe Multidisciplinar: Equipe de trabalho formada por pessoas envolvidas com o propsito do estudo, como: setor de segurana, sade e meio ambiente, equipe de qualidade ambiental, manuteno, ensino, administrativo ou at mesmo de um especialista. FISPQ: Ficha de Informao de Segurana de Produto Qumico fornece informaes sobre vrios aspectos desses produtos qumicos (substncias ou preparados) quanto a proteo, a segurana, a sade e ao meio ambiente alm de recomendaes sobre medidas de proteo e aes em situao de emergncia. Perigo ou fator de risco: Situao ou fonte potencial de dano em termos de acidentes pessoais, doena, danos materiais, danos ao meio ambiente ou a combinao dos mesmos. Plano de Atendimento a Emergncia: Deve conter as definies de responsabilidade e aes para atender a uma emergncia. O Plano analisar os riscos inerentes a cada ponto sensvel levantado e dever prever todas as aes a serem desenvolvidas para neutralizar ou minimizar as conseqncias de acidentes, proteger a vida humana, a fauna e a flora, descontaminao e recuperao do meio ambiente e proteo da propriedade particular. um documento desenvolvido com o intuito de treinar, organizar, orientar, facilitar, agilizar e uniformizar as aes necessrias s respostas de controle e combate as ocorrncias anormais. Risco: Combinao da probabilidade e conseqncia da ocorrncia de um evento perigoso. Possibilidade de perda material ou humana. Vazamento/ derramamento de pequenas propores so vazamentos/ derramamentos de pequenas quantidades, ou seja, at 50 litros/ kg. que permite a ao imediata. Vazamento/ derramamento de grandes propores So vazamentos/ derramamentos em quantidade superior a 50 litros / kg. que so necessrios a ao da brigada de emergncia qumica ou Corpo de Bombeiro para combater o acidente. Controle de vazamento/ derramamento Conjunto de aes tticas, destinadas a isolar, conter, extinguir, recuperar e monitorar empregando todos os meios disponveis; equipamentos, contentores e EPIs.

4 DESCRIO DAS CARACTERIZAES DA UNIDADE, INSTALAES DA REGIO E REAS VULNERVEIS. a) Descrio do entorno da unidade: Com 5.281,64 m2, distribudos em seus quatro blocos de construo, o prdio faz frente para a rua Antonio de Godoy e confronta-se pelo lado esquerdo rua Roberto Mange, com prdio onde se localiza a escola Municipal Prof Jos Felcio Miziara. Pelo lado direito, na rua Roberto Simonsen, confronta-se com casas residenciais e, pelos fundos, rua Raul Silva confronta com a APAE Associao de Pais e Amigos dos Excepcionais.
Escola SENAI Antonio Devisate Brigada de Emergncia CFP - 801 4

P l a n o d e A t e n d im e n t o a E m e r g n c i a
E s c o la S E N A I A n to n io D e v i s a te C F P 8 .0 1
A principal atividade desenvolvida em seus setores so cursos profissionalizantes que possuem aulas prticas, desenvolvidas em oficinas e, tericas, desenvolvidas em sala de aula. b) reas de Atuao: a Escola SENAI Antonio Devisate, CFP 8.01, atua na formao profissional de jovens e adultos. So ministrados os seguintes cursos: rea: Metal-mecnica Mecnico de Usinagem Torneiro Mecnico Programao e Operao de Torno CNC/ Centro de Usinagem Desenho Tcnico Mecnico Controle Dimensional Tecnologia Mecnica Automao Eletro-pneumtica e Eletro-hidrulica rea: Marcenaria Marceneiro Construtor de Mveis rea: Mecnica de Auto Mecnico de Auto Eletricidade de Automvel Injeo Eletrnica Mecnica Diesel rea: Eletricidade Eletricista de Manuteno Instalaes Eltricas Residenciais Mquinas Eltricas Comandos Eltricos e Simulaes Inversores de Freqncia CLP Controladores Lgicos Programveis rea: Informtica Iniciao Informtica AutoCAD 2D e 3D Inventor Inventor Avanado Manuteno e Configurao de Micros Manuteno e Configurao de Redes Locais Cursos Tcnicos: Eletroeletrnica Eletromecnica

Escola SENAI Antonio Devisate Brigada de Emergncia CFP - 801

P l a n o d e A t e n d im e n t o a E m e r g n c i a
E s c o la S E N A I A n to n io D e v i s a te C F P 8 .0 1
c) Descrio da unidade: Escola SENAI Antonio Devisate CFP 8.01 Endereo: Rua Antonio de Godoy 5405, Vila So Jos CEP: 15090-250 So Jos do Rio Preto Telefone: 17 3227-5599 Pontos de Referncias: prximo ao Hospital de Base e atrs do Teatro Municipal. Fisicamente, a Unidade est dividida em quatro blocos, nos quais so exercidas atividades distintas: Bloco A: engloba as reas administrativas da Unidade como recepo, secretaria, diretoria, sala de reunies, sala da coordenao da qualidade/ estgios, setor do treinamento, auditrio e banheiros. H, ainda, espao amplo para circulao e recepo de pessoas. Bloco B: neste ambiente situam-se as oficinas de Marcenaria, cabine de pintura, sala de Eletricista de Auto, Mecnica de Usinagem/ Soldagem, Mecnica de Auto e Eltrica, alm de laboratrios de Informtica, Hardware, AutoCAD, CAD-CAM, Automao, Hidrulica e Pneumtica, Metrologia, Comandos Eltricos e Eletroeletrnica. Tambm encontram-se neste bloco a sala da coordenao tcnica e FIC, o Almoxarifado, trs banheiros e um ptio de descarga. Bloco C: neste bloco encontram-se a biblioteca, sala do coordenador pedaggico, sala dos professores, laboratrios (oficina) de eletromecnica e salas de aula. Bloco D: engloba o refeitrio, sala da assistente social, cozinha (cantina) depsito de bens patrimoniais, alm de salas e banheiros. d) Descrio dos equipamentos de segurana, combate a incndio e conteno de produtos qumicos: A escola dispe de 10 kits de conteno dispostos em locais estratgicos onde h risco de derramamento. KIT DE CONTENO DE PRODUTOS QUMICOS 08 contendo: toalhas, barreiras de conteno, esponjas, luvas de vaqueta, luvas de ltex e culos de segurana. 02 contendo: barreira de conteno, luvas vaqueta, luvas de ltex e culos O tambor contem: toalhas, barreira de conteno, esponjas, luvas de vaqueta, luva de ltex e culos de segurana.

10 - Tambores de 50 litros

01 - Tambor 20 litros

Escola SENAI Antonio Devisate Brigada de Emergncia CFP - 801

P l a n o d e A t e n d im e n t o a E m e r g n c i a
E s c o la S E N A I A n to n io D e v i s a te C F P 8 .0 1
O sistema de proteo contra incndios dotado de 10 hidrantes e 41 extintores, conforme quadros abaixo: REDE DE HIDRANTES Quantidade Caractersticas Abrigo Bomba de Incndio EXTINTORES PORTTEIS CARRETAS 19 01 09 18 1 10 gua Caixa Metlica 02

TIPO CO2 P P gua gua

CAPACIDADE 6 kg 6 kg 4 kg 10 litros 75 litros

A escola tambm dispe de trs caixas de primeiros socorros e trs macas que esto localizadas nos blocos A e B, prximo oficina de eletricidade, almoxarifado e sada externa do auditrio.

Distribuio dos hidrantes existentes na escola BLOCO A1 A2 B1 B2 B3 B4 C1 C2 D1 D2 LOCAL Frente da Escola (Recepo) Parede do Auditrio (ptio coberto - rampa) Perto da Marcenaria/ Entrada Almoxarifado (ptio coberto ) Lado externo do porto Marcenaria Corredor (sala coordenao tcnica) Lado externo do porto da Mecnica Automobilstica Entrada do bloco C Sada do bloco C Lado cantina/ banheiro masculino Parede Vestirio dos professores/ Estacionamento

T O T A L 10 UN

Obs. A lista de extintores, bem como, sua disposio no prdio da escola, est afixada no mural prximo ao almoxarifado.

Escola SENAI Antonio Devisate Brigada de Emergncia CFP - 801

P l a n o d e A t e n d im e n t o a E m e r g n c i a
E s c o la S E N A I A n to n io D e v i s a te C F P 8 .0 1
Distribuio dos extintores existentes na escola
Bloco A1 A2 A3 A4 A5 A6 B1 B2 B3 B4 B5 B6 B7 B8 B9 B11 B12 B13 B14 B15 B16 B17 B18 B19 B20 B21 C1 C2 C3 C4 C5 C6 C7 D1 D2 D3 D4 D5 D6 D7 D8 D9 D10 D11 D12 D13 D14 D15 Tipo gua Pressurizada 10 lts gua Pressurizada 10 lts CO 6Kg CO 6Kg CO 6Kg CO 6Kg P Qumico 4Kg P Qumico 4Kg gua Pressurizada 10 lts gua Pressurizada 10 lts CO 6Kg gua Pressurizada 10 lts Carreta gua Pressurizada 75 lts CO 6Kg CO 6Kg CO 6Kg gua Pressurizada 10 lts CO 6Kg CO 6Kg P Qumico 4Kg P Qumico 6Kg gua Pressurizada 10 lts CO 6Kg gua Pressurizada 10 lts P Qumico 4Kg gua Pressurizada 10 lts CO 6Kg gua Pressurizada 10 lts gua Pressurizada 10 lts CO 6Kg gua Pressurizada 10 lts CO 6Kg P Qumico 4Kg P Qumico 4Kg P Qumico 4Kg gua Pressurizada 10 lts gua Pressurizada 10 lts gua Pressurizada 10 lts CO 6Kg gua Pressurizada 10 lts CO 6Kg gua Pressurizada 10 lts gua Pressurizada 10 lts P Qumico 4Kg CO 6Kg P Qumico 4Kg CO 6Kg CO 6Kg Local Recepo (Portaria) Atendimento Porta Cabine de fora Ar condicionado do Auditrio Prximo a porta do Treinamento Proximo porta da sala de som Lateral esquerda do bebedouro central Lateral direita do bebedouro central Almoxarifado Marcenaria ao lado do bebedouro Marcenaria ao lado da prensa Sada da Marcenaria para ptio de descarga Ptio de descarga ao lado do compressor Deposito de leo descarteveis Pilar prximo a solda Mecnica de Usinagem(pilar estrutura de vidro jardim) Mecnica de Auto (pilar corredor) Mecnica de Auto (pilar Corredor) Oficina de Eletricidade (pilar do bebedouro) Atrs da Mecnica de Auto (depsito da limpadora) Corredor prximo ao sanitrio da Mecnica de Auto Corredor prximo ao Laboratrio Eletrnica Corredor prximo ao Laboratrio de Metrologia Corredor ao lado do Laboratrio Automao Ptio de Descarga casinha de oxignio Central de Resduos Ptio de Descarga Corredor porta de entrada Corredor lateral da Biblioteca Corredor lateral sala C5 Corredor lateral sala C5 Corredor lateral laboratrio Eletromecnica Corredor lateral laboratrio Eletromecnica Casa do compressor laboratrio Eletromecnica Sala da Limpadora Pilar prximo ao Estacionamento para Motos Lateral do Vestirio de Funcionrio Palco ao lado do banheiro Pavilho ao lado Banheiro Feminino Ao lado da sala do Servio Social Lateral do Pavilho prximo ao palco Lateral do Pavilho pilar central Parede da Copa Depsito do Banheiro de Fsica Caixa dgua Atrs do Banheiro de Fsica (prximo ao reservatrio Casa do Gs da Copa/Cantina Porta do fundo da cantina Palco (Oficina Costura)

Escola SENAI Antonio Devisate Brigada de Emergncia CFP - 801

P l a n o d e A t e n d im e n t o a E m e r g n c i a
E s c o la S E N A I A n to n io D e v i s a te C F P 8 .0 1
O sistema compreende, tambm, iluminao de emergncia e sinalizao sonora. O prdio dispe de bomba eltrica para recalque de gua. Relao dos rgos externos apoio INSTITUIO/ DEPARTAMENTO CORPO DE BOMBEIROS DEFESA CIVIL POLCIA CIVIL POLCIA MILITAR POLCIA RODOVIRIA POLCIA AMBIENTAL HOSPITAL/ PRONTO-SOCORRO CETESB CIA. DE LUZ, GUA E ESGOTO AEROPORTO TELEFONE DISTNCIA

193/ 3222-2600 3234-7140 197 190 3224-7964 3234-3833


HOSPITAL DE BASE

6 km 5 km 8 km 8 km 3 km 500 m

3201-5000 0800-7706666 0800-10-10-10 3233-1919

Relao dos telefones da unidade TELEFONE INTERNO (Ramal)

RESPONSVEIS DIREO DA UNIDADE Csar Augusto Maia Bruel COORDENADOR GERAL LOCAL Robson P. Marques Jr. CHEFE DA BRIGADA Francisco Carlos Robles LDERES DOS BRIGADISTAS Ligia C.Gonzlez Z. Edvaldo R. Pereira Wlcio Vitor Bastos Vanilce E.P. Broiz (Bloco A) (Bloco B) (Bloco C) (Bloco D)

TELEFONE RESIDENCIAL

202/ 227 228 229 219 240 240 231

Obs. Os nmeros das residncias dos brigadistas estaro de posse da recepo da escola, bem como, vigias, que podero fazer uso em casos emergenciais.

Escola SENAI Antonio Devisate Brigada de Emergncia CFP - 801

P l a n o d e A t e n d im e n t o a E m e r g n c i a
E s c o la S E N A I A n to n io D e v i s a te C F P 8 .0 1
5 IDENTIFICAO DE POTENCIAIS CENRIOS E HIPTESES ACIDENTAIS So identificados como potenciais cenrios e hipteses acidentais os itens constantes na tabela abaixo: Cenrios de Emergncia leo lubrificante leo dieltrico leo hidrulico Toalhas contaminadas Cola base solvente Gs Acetileno Solventes, diluentes e tintas Gs GLP Combustvel diesel Combustvel lcool Combustvel gasolina leo dieltrico leo hidrulico leo refrigerante Combustvel lcool Combustvel diesel Combustvel gasolina leo lubrificante Gs Lmpada fluorescente quebrada/ queimada Gs Acetileno Gs Argnio Gs Dixido de Carbono Gs Oxignio Gs GLP leo dieltrico transformador Gases GLP, Acetileno, Argnio, Oxignio e CO2. Reservatrios de leo diesel, gasolina, lcool e leo lubrificante. Latas de tintas, vernizes e solventes. Produto

INCNDIO

DERRAMAMENTO
(Produtos qumicos em grandes quantidades acima de 50 litros)

VAZAMENTO

EXPLOSO

Obs. As fichas de Identificao de Cenrios de Emergncia, listadas acima, podero ser encontradas no endereo eletrnico: Rede de Computadores/ Trabalho/ SGQ ISO/ SGA/ Identificao dos Cenrios de Emergncia ou, ainda, nos respectivos locais dos cenrios de emergncia.
10

Escola SENAI Antonio Devisate Brigada de Emergncia CFP - 801

P l a n o d e A t e n d im e n t o a E m e r g n c i a
E s c o la S E N A I A n to n io D e v i s a te C F P 8 .0 1
6 ORGANIZAO DE EMERGNCIA Membros da Brigada de Emergncia (20 Pessoas) A brigada de emergncia composta por 20 pessoas, que permanecem no prdio em horrios diversificados.

N 1 2 3 4 5 6 7 8 9

NOME ALEX FABIANO R. DAVOGLIO CLOVIS ATUY DOS SANTOS DAVID GARCIA NAVARRO EDVALDO RICARDO PEREIRA FERNANDO ANDREOLI FRANCISCO C. ROBLES GIUSEPPE R. PASSARINE LIGIA C. GONZALEZ Z. LEONAM DA S. T. DELGADO

NI 77322-1 1013336 08569-3 77152-0 77681-5 72907-8 1012424 77150-3 1005611 73661-9 75199-5 05635-9 09052-2 71566-2 76294-6 1006034 73748-8 05943-9 75741-1 77151-1

RG 16.185.640 672.646-3 13.016.898-1 24.233.188-9 18.313.421-7 15.625.681 21.993.588 27.355.502 43.971.339-0 17.403.668 16.741.158-5 7.799.225 12.952.146 9.104.945-3 25.982.611-X 20.269.075 9.105.963 27.298.414-0

DESCRIO DO CARGO INSTR. - ELETROELETRNICA AUXILIAR DE SERVIOS INSTRUTOR ORIENTADOR INST. MEC. DE USINAGEM AUXILIAR DE SERVIOS INSTRUTOR MEC. AUTO INSTR. - ELETROMECNICA ASSISTENTE ADMINISTRAT. ASSISTENTE ADMINISTRAT. ASSISTENTE ADMINISTRAT. AUXILIAR DE SERVIOS ASSISTENTE DE SERVIOS INSTRUTOR - AUTOMAO AUXILIAR DE SERVIOS INSTRUTOR - MARCENARIA INSTRUTOR - MECNICA AUTO AUXILIAR DE SERVIOS AUXILIAR DE SERVIOS

10 MARCELO A. MORAIS 11 MEIRE FERREIRA NERY 12 MOYSS TEIXEIRA CAETANO 13 NELSON DIAS 14 OZIAS CAMARGO 15 ROBSON P. MARQUES JR. 16 SRGIO B. DE SOUZA 17 SRGIO ROGRIO PITON 18 VALDECIR G. DE ABREU 20 VANILDO R. DA SILVA 21 WLCIO VITOR BASTOS

29.951.625-8 INSTRUTOR DE TREINAMENTO

19 VANILCE EMMIRENE P. BROIZ 77134-1

26.616.064-5 ASSISTENTE ADMINISTRATIVO 26.646.333-2 INSTRUTOR - MECNICA AUTO

Escola SENAI Antonio Devisate Brigada de Emergncia CFP - 801

11

P l a n o d e A t e n d im e n t o a E m e r g n c i a
E s c o la S E N A I A n to n io D e v is a te C F P 8 .0 1
6.1 Organograma da Brigada de Emergncia

COORDENADOR
GERAL Robson P. Marques Jr Jr.

CHEFE DA BRIGADA
Francisco C. Robles

APOIO ASSISTENCIAL
David G. Navarro

LDER BLOCO A
Lgia Carla

LDER BLOCO B
Edvaldo R. Pereira

LDER BLOCO C
Welcio Vitor Bastos

LDER BLOCO D
Vanilce E.P. Broiz

EMERGNCIA QUMICA
Vanildo R. da Silva Srgio Rogrio Piton Srgio B. de Souza

INCNDIO
Nelson Dias Alex Fabiano Ramalho Ozias Camargo

SALVAMENTO
Marcelo Aparecido Leonan da Silva T. D.

MANUTENO
Moiss Teixeira Caetano Valdecir Gonalves Clvis Atuy dos Santos

PRIMEIROS SOCORROS
Fernando Andreoli Meire Ferreira Nery Giuseppe R. Passarine

12 Escola SENAI Antonio Devisate Brigada de Emergncia CFP - 801

P l a n o d e A t e n d im e n t o a E m e r g n c i a
E s c o la S E N A I A n to n io D e v i s a te C F P 8 .0 1
6.2 Estrutura e Responsabilidades 6.2.1 Coordenador Geral Local: responsvel geral por todas as edificaes que compem uma planta. ( escolhido entre os brigadistas que tenham sido aprovados na capacitao.) Deve: Assumir a direo geral das aes necessrias no mbito de responsabilidade da Unidade. Comunicar a ocorrncia da emergncia Direo da Unidade. Inspecionar o local sinistrado para as investigaes. Autorizar filmagem e fotografias da situao de emergncia. Dar apoio ao Chefe da Brigada para que os treinamentos de qualificao e reciclagem da equipe de Brigada de Emergncia sejam realizados periodicamente. Disponibilizar os recursos (pessoas e materiais) necessrios para o atendimento emergncia. Aprovar a realizao dos testes simulados geral do plano de emergncia e avaliao de sua eficcia. Apoiar as reas na elaborao e implementao dos procedimentos especficos para atendimento emergncia. Coordenar a elaborao do Plano de Atendimento a Emergncia da unidade. 6.2.2 Brigada de Emergncia: Equipe responsvel pelo combate direto emergncia, atuando sob superviso do Chefe da Brigada. Os componentes da Brigada de Incndio sero identificados, diariamente, pelos bottons em seus crachs de identificao funcional, bem como lista de identificao localizada no mural prximo sala dos professores. Em situaes reais, exerccios ou simulados, os brigadistas estaro identificados por bons e braadeiras sendo: Coordenador, Chefe e Lderes da Brigada: bons vermelhos. Equipe de Salvamento, Primeiros Socorros, Emergncia Qumica e Combate a Incndios e Manuteno: bons amarelos. As braadeiras sero iguais para todos os membros da brigada na cor vermelha. Composio da Brigada de Emergncia: composta por colaboradores, e o porcentual de clculo, que obtido levando-se em conta o grupo e a diviso de ocupao da planta, conforme Instruo Tcnica N. 17 (Corpo de Bombeiros). Caso haja necessidade de substituir um membro da Brigada ou na falta, o colaborador indicado dever ser treinado para atuar como brigadista. Suas atribuies so: a) Ao de preveno: Avaliao dos riscos existentes; Inspeo geral dos equipamentos de combate a incndio;
13 Escola SENAI Antonio Devisate Brigada de Emergncia CFP - 801

P l a n o d e A t e n d im e n t o a E m e r g n c i a
E s c o la S E N A I A n to n io D e v i s a te C F P 8 .0 1
Inspeo geral das rotas de fuga; Elaborao de relatrio das irregularidades encontradas; Encaminhamento do relatrio aos setores competentes; Orientao populao fixa e flutuante; Exerccios simulados;

b) Aes de emergncia: Identificao da situao; Alarme / abandono de rea; Corte de energia; Acionamento do Corpo de Bombeiros e /ou ajuda externa; Primeiros socorros; Combate ao princpio de incndio; Combate ao princpio de derramamento / vazamento; Recepo e orientao ao Corpo de Bombeiros; Preenchimento do formulrio de registro de trabalho dos bombeiros; Encaminhamento do formulrio ao Corpo de Bombeiros para atualizao de dados estatsticos.

6.2.3 Chefe da Brigada: responsvel por uma edificao com mais de um pavimento/ compartimento. escolhido entre os brigadistas aprovados na capacitao. o responsvel pela coordenao de toda emergncia. Adotando medidas tcnicas, administrativas para que o combate emergncia tenha sucesso. Deve: Avaliar a situao e os riscos potenciais que se apresentam dentro e fora da Unidade. Junto com o Coordenador Geral Local, avaliar a necessidade de auxlio externo como: Corpo de Bombeiros, fornecedor de gua, etc. Acionar ou solicitar o auxlio externo, tais como: Corpo de Bombeiro, etc. Decidir, com o apoio da equipe, procedimentos estratgicos no combate emergncia e controle de seus efeitos. Autorizar a contratao de empresas especializadas para combate e controle da emergncia, se necessrio. Decretar o trmino da emergncia, inspecionar o local sinistrado junto com o Coordenador Geral Local para as investigaes e elaborar o relatrio. Fazer reunio de avaliao, logo aps o fim de emergncia com a equipe da Brigada de Emergncia e analisar a situao e informar os demais funcionrios. 6.2.4 Apoio Assistencial: responsvel por medidas de apoio administrativo, abandono, informao aos funcionrios, transporte auxiliar, etc. Deve: Auxiliar o Coordenador Geral Local na solicitao de ambulncia, e outros servios auxiliares. Inspecionar todas as dependncias da unidade, o prdio, visando confirmar sempre que necessrio o seu abandono total. Dar apoio e suporte a famlias das vtimas quando necessrio.

Escola SENAI Antonio Devisate Brigada de Emergncia CFP - 801

14

P l a n o d e A t e n d im e n t o a E m e r g n c i a
E s c o la S E N A I A n to n io D e v i s a te C F P 8 .0 1
6.2.5 Lder dos Brigadistas: responsvel pela coordenao e execuo das aes de emergncia em sua rea de atuao (pavimento/ compartimento). escolhido entre os brigadistas aprovados na capacitao. Responsvel pela atuao direta na emergncia. Deve: Coordenar as aes de combate situao de emergncia junto Brigada de Emergncia e dos servios auxiliares. Informar as condies e controle da emergncia junto ao Chefe da Brigada. 6.2.6 Brigadistas: membros da brigada que executam as atribuies descritas no item 2. 6.2.7 Brigada de Emergncia Qumica: Havendo necessidade esta equipe ser composta por colaboradores treinados no combate a vazamento / derramamento de qualquer tipo de produto qumico dentro da unidade. Caso haja necessidade de substituir um membro da equipe ou na falta, o colaborador indicado dever possuir treinamento especfico sobre emergncia qumica. 6.2.8 Brigada de Combate a Incndio: responsvel pelo combate direto emergncia, atuando sob superviso do Chefe da Brigada. 6.2.9 Brigada de Salvamento: equipe formada e treinada para que durante a emergncia possa auxiliar o Chefe da Brigada nas situaes que requerem auxlio de abandono do local. Deve: Orientar os envolvidos, posicionando-se em pontos estratgicos. Conhecer as rotas de fuga estabelecidas. Verificar todas as dependncias como: salas de aula, oficinas, departamentos, auditrios, etc. para orientar a retirada de pessoas do local. 6.2.10 Brigada de Manuteno/ Operao: equipe formada e treinada para que durante a emergncia possa auxiliar o Chefe da Brigada nas situaes que requerem auxlio mecnico, eltrico e operacional. Deve: Preparar e solicitar os materiais necessrios ao reparo dos equipamentos, visando minimizar ou solucionar as condies de emergncia. Providenciar o corte de energia eltrica, quando necessrio. Informar sua posio e o tempo gasto para o reparo. Manuteno de Recursos de Combate a emergncias Para manter a integridade do sistema operacional e funcionamento dos equipamentos de combate a emergncia e incndio, estes devem ser periodicamente inspecionados, testados, avaliados e ajustados para evitar problemas em caso de necessidade de uso. 6.2.11 Brigada de Primeiros Socorros: pessoal com treinamento de primeiros socorros, que possa atuar no resgate de feridos do local da emergncia antes da chegada dos mdicos. Deve: Verificar as condies da vtima e, se possvel, prestar os primeiros socorros ou encaminhar para enfermaria quando houver, caso contrrio, contatar o resgate para socorro da vtima atravs do cadastro de hospitais e pronto socorros.

Obs. O grupo da Brigada de Emergncia deste CFP atuar sobre as aes relativas emergncia qumica, combate a incndio, salvamento e primeiros socorros. A manuteno ficar a cargo da Brigada da Manuteno conforme descrito acima.

Escola SENAI Antonio Devisate Brigada de Emergncia CFP - 801

15

P l a n o d e A t e n d im e n t o a E m e r g n c i a
E s c o la S E N A I A n to n io D e v i s a te C F P 8 .0 1
7 FLUXOGRAMA DE IMPLANTAO DO PLANO DE ATENDIMENTO A EMERGNCIA

Escola SENAI Antonio Devisate Brigada de Emergncia CFP - 801

16

P l a n o d e A t e n d im e n t o a E m e r g n c i a
E s c o la S E N A I A n to n io D e v i s a te C F P 8 .0 1
7.1 Fluxograma do processo para o atendimento a emergncia

Escola SENAI Antonio Devisate Brigada de Emergncia CFP - 801

17

P l a n o d e A t e n d im e n t o a E m e r g n c i a
E s c o la S E N A I A n to n io D e v i s a te C F P 8 .0 1
8 COMUNICAO E REGISTRO DE EMERGNCIA A comunicao e acionamento devem ser conforme nvel de severidade classe 1 a 6 da Classificao de Emergncia. Ver Procedimento Operacional para Comunicao Interna PO-8.01-004v 01 - 04/05/2007 Rede de computadores/ Trabalho SGQ-ISO/ SGA/ Procedimento Comunicao Interna. Ao trmino da emergncia, o Coordenador Geral Local, deve buscar todas as informaes possveis sobre o ocorrido, e fazer o registro, onde estaro determinados os campos para as respectivas informaes, aes e medidas preventivas. OBS.: Informao a Terceiros, rgos pblicos e Imprensa: Nenhum colaborador est autorizado a fornecer informaes sobre o ocorrido. As orientaes e informaes a Terceiros, rgos pblicos, imprensa; sero prestados diretamente pela Diretoria.

9 TREINAMENTOS E SIMULADOS A periodicidade do treinamento para a Brigada de Emergncia deve ser de 12 meses, ou quando houver alterao de 50% dos membros da Brigada. A equipe de Brigada de Emergncia deve receber treinamento terico e prtico, com simulaes de ataque e combate a emergncia com uso de gua, extintores, bem como kits pertinentes. Os treinamentos tericos devem obedecer ao calendrio e, observar a legislao estadual do Corpo de Bombeiros, quanto da exigncia de treinamento especfico. Sempre que houver alteraes significativas nos procedimentos de atendimento a emergncias, o chefe de brigada, coordenador geral local ou o Setor de Segurana Local deve identificar as necessidades de treinamento para atendimento s emergncias, e prover os treinamentos. Deve-se prever semestralmente, pelo menos um treinamento com simulao de abandono de rea local com horrio e dia definido pela equipe da brigada de emergncia e o Coordenador Geral Local. Os colaboradores no sero avisados sobre o simulado, com exceo da direo da unidade. Sugere-se que todo o simulado disponha de um ou mais observadores, convidados internos ou externos alocados em pontos estratgicos para auxiliar na anlise crtica do atendimento e combate emergncia simulada. Aps cada simulado, a equipe de segurana dever avaliar os procedimentos e prticas adotadas para atendimento a emergncia. Eventuais necessidades de melhoria ou reviso de procedimentos e planos devem ser identificadas e tratadas nas reunies da Brigada de Emergncia.

Escola SENAI Antonio Devisate Brigada de Emergncia CFP - 801

18

P l a n o d e A t e n d im e n t o a E m e r g n c i a
E s c o la S E N A I A n to n io D e v i s a te C F P 8 .0 1
Obs.: Cada simulado e a sua correspondente avaliao deve ser aplicado para cada cenrio, iniciando pelos mais simples. Ao soar o alarme a populao do edifcio dever dirigir-se ao ptio externo da escola em frente caixa dgua, atendendo orientaes da brigada de emergncia, e se concentrar nos isolamentos, previamente determinados, aguardando autorizao para retorno ao prdio. Orientaes Gerais em caso de abandono de rea A populao ao sair do edifcio dever seguir as instrues da Brigada de Emergncia e comando do Corpo de Bombeiros quanto a ponto de encontro e possvel autorizao de retorno; Recomendaes gerais a todos os empregados das entidades visitantes e demais ocupantes deste edifcio, em caso de ocorrncia de incndio: Mantenha a calma Feche portas e janelas sem tranc-las No acenda ou apague luzes Caminhe de forma ordeira, sem gritarias e empurres Seguir, rigorosamente, s instrues do brigadista Caso no consiga acalmar pessoas em pnico avise, se possvel, um brigadista Durante e aps o abandono nunca retorne para apanhar pertences e objetos Conduza rota de fuga, os visitantes que estiverem no seu local de trabalho Deixe a rua e as entradas livres para a ao dos bombeiros e socorro mdico Caso haja necessidade de atravessar uma barreira de fogo molhe todo o corpo, roupas (sem retir-las), sapatos e cabelo para proteger a pele da temperatura elevada Para proteger-se do excesso de fumaa use um leno molhado junto boca e o nariz e mantenha-se, o mais o prximo do cho, local onde existe a menor concentrao de fumaa. No saltar, mesmo que esteja com queimaduras ou intoxicaes Ao identificar o vazamento de produtos qumicos a Brigada dever ser informada por meio dos procedimentos de comunicao interna.

10 SINALIZAO DE EMERGNCIA Todos os equipamentos de combate a emergncia (extintores e hidrantes), sada de emergncia (rota de fuga), local de estacionamento de viatura ligada emergncia, ponto de recalque, botoeiras de acionamento de emergncia devem estar sinalizados, de forma visvel e desobstrudos.

Escola SENAI Antonio Devisate Brigada de Emergncia CFP - 801

19

P l a n o d e A t e n d im e n t o a E m e r g n c i a
E s c o la S E N A I A n to n io D e v i s a te C F P 8 .0 1

Extintores de Incndio

Hidrantes

Sada de emergncia
11 SOBRE OS ANEXOS Consta uma planta da unidade contendo os pontos de botoeiras, alarme de emergncia e ponto de encontro da Brigada, bem como rotas de fuga da unidade. Tambm (Afixados nos blocos A, B, C e D). Relao ou cpia das Fichas de Informao de Segurana de Produto Qumico (FISPQ) necessrios aos procedimentos de identificao de cenrios de emergncia.

Escola SENAI Antonio Devisate Brigada de Emergncia CFP - 801

20

P l a n o d e A t e n d im e n t o a E m e r g n c i a
E s c o la S E N A I A n to n io D e v i s a te C F P 8 .0 1
12 CONTROLE DE REVISES Data 03/03/2008 11/09/2008 Verso 02 03 tem 1 Natureza da alterao Adequao do documento com relao ao procedimento. Foram retirados 2 nomes da lista dos brigadistas e organograma por no fazerem mais parte do quadro de funcionrios. Foi alterada quantidade de materiais dos kits de conteno. Foi substitudo o termo Pasta F por Rede de Computadores. Foi acrescentado um novo integrante ao organograma da Brigada (pginas 11 e 12). Foi alterado os cenrios de emergncia que passou de 26 para 4. (pgina 10). Alterao dos nmeros dos ramais (pgina 9). Alterao do organograma (pgina 12) Alterao do prazo dos treinamentos da Brigada (anualmente) (pgina 18) Excluir a quantidade de itens nos kits de emergncia Alterao da quantidade de Kits de emergncia (conteno) Alterao do organograma (substituio de brigadistas) Alterao nmero de extintores

30/09/2008 13/05/2009

04 05

2 1 1 2 3 1 2 1 1 2 3

21/08/2009

06

21/09/2010 01/03/2011

07 08

13 ELABORAO/ APROVAO Elaborado por Robson P. Marques Jr. Coordenador Geral da Brigada Data 01/03/2011 Aprovado por Csar Augusto Maia Bruel Diretor Data 01/03/2011

Escola SENAI Antonio Devisate Brigada de Emergncia CFP - 801

21

P l a n o d e A t e n d im e n t o a E m e r g n c i a
E s c o la S E N A I A n to n io D e v i s a te C F P 8 .0 1

Anexos

Escola SENAI Antonio Devisate Brigada de Emergncia CFP - 801

22

P l a n o d e A t e n d im e n t o a E m e r g n c i a
E s c o la S E N A I A n to n io D e v i s a te C F P 8 .0 1

Escola SENAI Antonio Devisate Brigada de Emergncia CFP - 801

23

P l a n o d e A t e n d im e n t o a E m e r g n c i a
E s c o la S E N A I A n to n io D e v i s a te C F P 8 .0 1

Escola SENAI Antonio Devisate Brigada de Emergncia CFP - 801

24

P l a n o d e A t e n d im e n t o a E m e r g n c i a
E s c o la S E N A I A n to n io D e v i s a te C F P 8 .0 1

Escola SENAI Antonio Devisate Brigada de Emergncia CFP - 801

25

P l a n o d e A t e n d im e n t o a E m e r g n c i a
E s c o la S E N A I A n to n io D e v i s a te C F P 8 .0 1

Escola SENAI Antonio Devisate Brigada de Emergncia CFP - 801

26

P l a n o d e A t e n d im e n t o a E m e r g n c i a
E s c o la S E N A I A n to n io D e v i s a te C F P 8 .0 1

Obs. Os mapas com as rotas de fuga, localizao de botoeiras e ponto de encontro da brigada estaro afixados nas paredes desse CFP nos locais indicados acima com contorno azul. As FISPQs (Ficha de Informao Sobre Produtos Qumicos), listadas acima, podero ser encontradas nos endereos: Endereo eletrnico/ Trabalho/ SGQ ISO/ SGA/ FISPQs ou; Junto aos respectivos produtos.

Escola SENAI Antonio Devisate Brigada de Emergncia CFP - 801

27

You might also like