You are on page 1of 2

TRABALHO DE CIENCIA POLTICA O poder a capacidade que um tem de influenciar o comportamento de ouro, de maneira que o segundo esteja de acordo

o em agir conforme o primeiro. O poder pode existir, mas no pode ser exercido. Ele , portanto uma capacidade, um potencial. Uma pessoa pode ter poder e no utiliz-lo. O poder um fato intangvel nas organizaes. Ele no pode ser visto, mas seu efeito pode ser sentido. Outras definies enfatizam que o poder a capacidade para alcanar metas ou resultados desejados. De onde em o poder? O que d ao indivduo ou a um grupo a influencia sobre os outros? Esta resposta obtida atravs da diviso das bases ou fontes de poder em dois grupos: formal e pessoal. O poder tambm, considerado elemento essencial constitutivo do estado, representa sumariamente aquela energia bsica que anima a existncia de uma comunidade humana num determinado territrio, conservando-a unida, coesa e solidria. Com o poder se entrelaam a fora e a competncia, compreendida esta ltima como a legitimidade oriunda do consentimento. Se o poder repousa de forma nica na fora, e a sociedade, onde ele se exerce, exterioriza em primeiro lugar o aspecto coercitivo com a nota da dominao material e o emprego freqente de meios violentos para impor a obedincia, esse poder, no importa sua aparente sua solides ou estabilidade, ser sempre um poder de fato. Se, porm, busca o poder sua base de apoio menos na fora do que na competncia, menos na coero do que no consentimento dos governados, converter-se- ento num poder de direito.O estado moderno resume basicamente o processo de despersonalizao do poder, a saber, a passagem de um poder de pessoa a um poder de instituies, de poder imposto pela fora a um poder fundado na aprovao do grupo, de um poder de fator um poder de direito. No vocabulrio poltico ocorre com freqncia o emprego indistinto das palavras, fora, poder e autoridade. Exigncias de clareza podem recomendar a correo dos abusos aqui perpetrados. A fora exprime a capacidade material de comandar interna e externamente; o poder significa a organizao ou disciplina jurdica d fora e a autoridade enfim traduz o poder quando ele se aplica pelo consentimento, tcito ou expresso, dos governados (quanto mais consentimento mais legitimidade e quanto mais legitimidade mais autoridade). O poder com autoridade o poder em toda sua plenitude, apto a dar solues nos problemas sociais. Quanto menor a contestao e quanto maior a base de consentimento e adeso do grupo, mais estvel se apresentar o ordenamento estatal, unindo a fora ao poder e o poder autoridade. Onde, porm o consentimento for fraco, a autoridade refletir essa fraqueza, onde for forte, a autoridade se achar rebustecida.

Com respeito ao poder do Estado, surge consider-lo atravs dos traos que lhe emprestam a fisionomia costumeira, alguns dos quais comportam interminveis debates relativos ao seu carter contingente ou absoluto. Esses traos so: a imperatividade e natureza integrativa do poder estatal, a capacidade de auto-organizao, a unidade e indivisibilidade do poder, o princpio de legalidade e legitimidade e a soberania. Quando pensamos em poltica, a primeira coisa que vem a cabea, so polticos profissionais tias como: deputados, governadores, senadores e vereadores. Poltica se faz a todo o momento e em todas as relaes que as pessoas estabelecem. Poltica sugere poder, que tambm se encontra em todas as relaes das pessoas, pois cada um se apresenta ao outro na manifestao do seu poder de persuaso e convencimento. Poltica o poder exercido quando as pessoas se agregam em grupos. As pessoas procuram criar um nicho para, a partir dele, exercer influncia, receber prmios e avanar em suas carreiras. Quando os empregados nas organizaes traduzem seu poder em aes, dizemos que esto fazendo poltica. As atividades que no so requeridas como partes do papel formam na organizao, mas que influenciam, ou tentar influencia a distribuio de vantagens e desvantagens dentro dela se chama comportamento poltico. Legtimo a poltica normal do dia a dia e ilegtimo extremado que viola as regras do jogo estabelecidas. A poltica um fato da vida nas organizaes. As pessoas que ignoram esse fato da vida o fazem por sua conta e risco. Porque a poltica tem de existir? Sim, porque pouco provvel que uma organizao funcione sem poltica. As organizaes so formadas por pessoas e grupos com diferentes valores, metas e interesses, e isso estabelece uma base de conflitos potenciais em relao aos recursos. Os fatores individuais que contribuem para o comportamento poltico so: traos de personalidade, disposio para correr riscos, controle externo e os fatores organizacionais so a cultura organizacional, regras no ficam claras, soma zero, etc.

CONCLUSO O poder considerado uma habilidade de impor a sua vontade sobre os outros, um direto de agir e de mandar. Existem vrios tipos de poder (econmico, militar, poltico, etc.) e a poltica pode ser definida como a arte de governar, usar do poder para defender seus direitos de cidadania, pois a poltica tem como idia a regulamentao de organizar a sociedade. Na vida em sociedade podemos observar que o poder e a poltica acabaram surgindo de forma natural, pois isso ocorre desde a era primitiva, onde os povos viviam em constantes lutas contra sociedades vizinhas e tambm contra a natureza, para finalmente chegar a uma sociedade e foi criada a poltica.

You might also like