You are on page 1of 3

PRGAMO, A IGREJA CASADA COM O MUNDO.

A IGREJA DE PRGAMO - A IGREJA DO ESTADO (312 - 606 D.C) APOCALIPSE 2:12-17 1. 2.

3.

4. 5. 6.

Ao anjo da igreja em Prgamo escreve: Estas coisas diz aquele que tem a espada de dois gumes: Conheo o lugar que habitas, onde est o trono de Satans, e que conservas o meu nome e no negaste a minha f, ainda nos dias de Antipas, minha testemunha, meu fiel, o qual foi morto entre vs, onde Satans habita. Tenho, todavia, contra ti algumas coisas, pois que tens a os que sustentam a doutrina de Balao, o qual ensinava a Balaque a armar ciladas diante dos filhos de Israel para comerem coisas sacrificadas aos dolos e praticarem a prostituio. Outrossim, tambm tu tens os que da mesma forma sustentam a doutrina dos nicolatas. Portanto, arrepende-te; e, se no, venho a ti sem demora e contra eles pelejarei com a espada de minha boca. Quem tem ouvidos para ouvir, oua: Ao vencedor, dar-lhe-ei do man escondido, bem como lhe darei uma pedrinha branca, e sobre essa pedrinha escrito um nome novo, o qual ningum conhece, exceto aquele que o recebe.

A igreja de Prgamo existiu realmente no sculo I, mas era contaminada com outros costumes no bblicos, e representa a poca em que a Igreja Crist sofreu um processo de contaminao, entre 312 d.C. e 606 d.C. Prgamo era a capital da sia at o final do sculo I. Era uma cidade entreugue adorao a vrios dolos gregos, com grande predominncia na adorao a Baco (deus da diverso) e a Asclpios (deus da sanidade). Em vista disto, o governador romano local tinha grandes dificuldades em conduzir as inmeras diferenas religiosas presentes na cidade. Na igreja de Prgamo estava presente a doutrina de Balao (Nm 22-25; 31.16; 1 Co 10.8; Jd 11) e a doutrina dos nicolatas (Ap 2.6). Em ambas a nfase estava num ensino distorcido associado a um estilo de vida permissivo. Quando a doutrina est doente, o que se resulta disso uma vida crist enferma. Neste sentido, a falsa doutrina ensinada fundamentava a idolatria e a imoralidade sexual (prticas geralmente associadas nos ritos de adorao aos deuses). Outro fator importante presente em Prgamo o fato da cidade ser considerada como trono de Satans, segundo Jesus Cristo. Falaremos disto logo mais adiante, ao explicar o versculo 13. PERFIL DA IGREJA DE PRGAMO Na Igreja de Esmirna, Satans usou de sua primeira estratgia para banir os cristos da face da terra: a perseguio. Porm, Satans aprendeu que, quanto mais perseguia os cristos, mais a Igreja prosperava e permanecia. Portanto, perseguir no foi uma estratgia bem sucedida por parte do inimigo. Agora Satans muda a estratgia, e d um golpe muito forte, e infelizmente de muita inteligncia: Satans passa a contaminar a Igreja para tentar extingui-la. Depois das perseguies implacveis, porm sem xito, promovidas pelo imperador Diocleciano, entra em cena um novo imperador romano: Constantino. Constantino se sentiu atrado pelo Cristianismo, tanto que aceitou a f crist e se declarou seu defensor e protetor. Logo aps assumir o poder, emitiu um edito de tolerncia ao Cristianismo e passou a favorecer financeiramente a Igreja Crist. Ele tambm determinou que os templos a deuses pagos agora pertenceriam tambm Igreja. Aparentemente tudo bem. A perseguio cessa. Mas exatamente aqui que Satans comea a contaminar a Igreja.

Satans sabia muito bem que se juntasse poder religioso com poder poltico, o resultado seria o controle das massas. Vimos isto na figura dos faras do Egito, nos lderes da Babilnia, nos caldeus etc. A Bblia est repleta de povos que ficavam sob o controle do inimigo atravs de teofania, de adorao a deuses pagos, etc. Satans uniu os poderes poltico e religioso mais uma vez e passa novamente a controlar as massas. Quando o Estado passou a controlar a Igreja, o evangelismo, a consagrao a Deus, o fervor no Esprito sumiram. Estava estabelecida a contaminao. A Igreja ento comea a enriquecer financeiramente e se tornar poderosa politicamente, e o povo da poca acreditava que tal fato faria com que a Igreja seria melhor a cada dia. Por conta do favorecimento financeiro que Constantino fornecia Igreja, os lderes locais passam a "agradar" ao imperador e, para mostrar paz e tolerncia para com os povos que cultuavam deuses pagos, comeam tambm a introduzir costumes pagos dentro da Igreja. Tudo para no perderem a ajuda financeira vinda do imperador (parece que o "mensalo" comeou a!). Por se recusarem a participar das prticas idlatras e imorais predominantes em Prgamo, os cristo foram vitimados pela perseguio e pelo martrio. Foram injustamente acusados de infidelidade a Roma, escarnecidos e ridicularizados. Enfrentavam constantemente as presses de uma sociedade pag. Eram evitados por se negarem a participar da adorao pag, perdiam o emprego ou negcio. Eram considerados pelas pessoas como indignos de viver em Prgamo.1[4] A resistncia satnica era muito grande contra aquela igreja. Com isto, a Igreja Crist passa a ser contaminada e perde sua autenticidade diante de Deus. Romanos e gregos eram politestas e cultuavam aos mesmos deuses. somente com nomes gregos ou romanos. Esta cultura politesta, por causa do agrado ao imperador, comea a invadir a Igreja, e passam a ser cultuados em forma de santos e anjos - doutrinas no bblicas. Introduzem-se ento vrios costumes pagos na Igreja neste perodo, entre eles: 300 d.C. 375 d.C. 431 d.C. 500 d.C 526 d.C. 593 d.C. 600 d.C. Orao pelos mortos Adorao a santos e anjos Adorao a Maria Os sacerdotes passam a se vestir diferentemente do resto do povo Extrema uno Instituda a doutrina do purgatrio Os cultos s podem ser realizados em latim

Tais fatos histricos, baseados em documentos de pesquisa, revelam a estratgia de Satans ao longo da histria da Igreja, que sempre foi exterminar o Cristianismo - obviamente que s no conseguiu tal intento. Lies que Aprendermos com a Igreja em Prgamo A mxima boa doutrina gera bons costumes verdadeira. No sentido de estabelecer os seus parmetros doutrinrios, e dessa forma se proteger das heresias, as principais igrejas crists protestantes elaboraram as suas confisses de f ou documentos doutrinrios oficiais (Ex: Luteranos, Reformados e Batistas). A realidade das diversas igrejas crists no Brasil hoje uma grande colcha de retalhos, com inmeras ramificaes Em todos os estados existem igrejas e congregaes independentes, cujos pastores no esto associados a uma destas convenes, nem a nenhuma outra. H igrejas e congregaes que so fundadas pelos motivos e interesses mais absurdos, entre os quais o desejo pelo poder, pelo ttulo de presidente e por dinheiro.

Diante das mltiplas faces e Doutrina diferentes no Brasil, h igrejas que gozam de sade doutrinria e moral, enquanto outras esto gravemente enfermas. No podemos aqui de forma alguma generalizar a crise, ou passar a rgua, nivelando todas e todos. Do ponto de vista da doutrina temos problemas nas reas da doutrina de Deus, do Esprito e de Cristo, na eclesiologia, etc. Alm disso (e por causa disso), sofremos forte influncia de modismos doutrinrios (quebra de maldio de hereditria, teologia da prosperidade, etc.) e dos model os mercadolgicos de algumas igrejas neopentecostais. Na questo moral, H um crescente nmero de divrcios envolvendo pastores, e mais ainda, com os motivos fteis e escandalosos de boa parte destes divrcios. A consequncia disso que o mau exemplo de algumas lideranas (no podemos generalizar) acabou por banalizar o divrcio entre os membros da igreja. Se os pastores podem, podemos tambm, afirmam alguns. Se eles no so disciplinados, no podem tambm nos disciplinar, declaram outros. Alm da questo do divrcio (que trato com temor e tremor), h os escndalos sexuais que envolvem do adultrio pedofilia. Prgamo aqui! Diante dos fatos, a nossa nica sada est no arrependimento e abandono de tais prticas: Portanto, arrepende -te; e, se no, venho a ti sem demora e contra eles pelejarei com a espada da minha boca. (Ap 2.16) Jesus est voltando, e para aqueles que conseguem ouvir e atender ao seu alerta, em vez de se irritarem diante das verdades aqui expostas, fica a promessa: Quem tem ouvidos, oua o que o Esprito diz s igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei do man escondido, bem como lhe darei uma pedrinha branca, e sobre essa pedrinha escrito um nome novo, o qual ningum conhece, exceto aquele que o recebe. (Ap 2.17)

You might also like