You are on page 1of 9

PRINCIPIO DA RAZOVEL DURAO DO PROCESSO

Emanuelle Kristine Cruz dos Santos Prof Lorena Salman Faculdade Maurcio de Nassau Teoria Geral do Processo 17.09.2012

RESUMO O trabalho ora apresentado tratar sobre o Principio da Razovel Durao do Processo com foco principal em Processo Civil. Tal principio de grande relevncia para a sociedade, logo, se tratando de uma garantia constitucional, deve ser respeitado e posto em prtica, bem como ser utilizado como ponto de referncia para o aperfeioamento dos atuantes no Direito e dos procedimentos judiciais. Ser demonstrado como temos evoludo neste sentido, mas tambm o quanto ainda temos que melhorar para alcanar um resultado satisfatrio. Muito j foi feito, mas ainda h muito o que se fazer. Leis como as dos Juizados Especiais, por exemplo, tanto Federal como Estadual, foram criadas com timas intenes, visando tornar o mais clere e informal possvel processos judiciais de pequena alada, no entanto, a grande maioria de juizados de pequenas causas encontram-se abarrotados com tantos processos, e o que era pra ser um procedimento clere e eficiente tornou-se uma peregrinao judicial. E alguns dos motivos sero retratados a diante no desenvolver deste trabalho.

Palavras Chave: Aperfeioamento.

Razovel

Durao

do

Processo;

Garantia

Constitucional;

1. INTRODUO O principio da razovel durao do processo uma garantia constitucional, prevista no artigo 5, LXXVIII da Constituio Federal de 1988, e tambm encontra amparo no Pacto de San Jos da Costa Rica (Conveno Americana de Direitos Humanos, de 22.11.1969), tendo sido aprovado pelo Congresso Nacional por meio do Decreto Legislativo 27\92, o qual dispe ser necessrio que as pessoas sejam ouvidas dentro de um prazo razovel". 1. Tal principio norteia o Poder Judicirio de forma ampla e abrangente, visto que, no so poucos os esforos no sentido de diminuir o tempo de vida dos processos, visando que a tutela jurisdicional pretendida, seja ela, cvel, penal, administrativa, trabalhista entre outras, possa ser aplicada sem dilaes indevidas, para que as pessoas possam ter acesso a uma prestao jurisdicional eficaz e clere. Diante desta viso que o Conselho Nacional de Justia implementou o sistema de metas, visando desafogar processos que por muitas vezes ficam a merc do descaso, ainda h que se falar nos sistemas implementados pelo Poder Judicirio para informatizar os procedimentos jurdicos, visando tambm a celeridade. No entanto, cabe ressaltar que no obstante a estas tentativas deve se atentar que no exclusivamente por estes motivos que o processo ser clere, deve se observar a complexidade da causa, o comportamento das partes, o nmero excessivo de processos, enfim, outras fatores que sero melhor esclarecidos no decorrer deste trabalho. O presente trabalho tem por objetivo demonstrar quanto o principio da razovel durao do processo importante para a evoluo e aperfeioamento do Processo Civil no Brasil, e ainda o poder que tem na prtica quando devidamente aplicado e obedecido.

JUNIOR, Nelson Neri, Princpios do Processo na Constituio Federal, 10 Ed., Editora Revista dos Tribunais, 2010, p. 316 e 317. ART.8 DA CIDH: Toda pessoa ter o direito de ser ouvida, com as devidas garantias e dentro de um prazo razovel, por um juiz ou Tribunal competente, independente e imparcial, estabelecido anteriormente por lei, na apurao de qualquer acusao penal formulada contra ela, ou na determinao de seus direitos e obrigaes de carter civil, trabalhista, fiscal ou de qualquer outra natureza.

2. PRINCPIO DA RAZOVEL DURAO DO PROCESSO

De acordo com as palavras de Luiz Guilherme Marinone, as obras de Dworkin e Alexy trouxeram para a doutrina distino entre regras e princpios. Visto que Dworkin defende que regras se esgostam em si mesmas na medida em que descrevem o que se deve, no se deve ou se pode fazer em determinadas situaes, enquanto isso Alexy afirma que princpios so constitutivos da ordem jurdica, onde traz tona valores que devem ser observados no momento de se aplicar as regras cada caso concreto. 2 Assim, Humberto vila, apud Fredie Didier Jr, dispe:
Principio espcie normativa. Trata-se de norma que estabelece um fim a ser atingido. Se essa espcie normativa visa um determinados comportamentos, esses comportamentos passam a constituir necessidades prticas sem cujos 3 efeitos a progressiva promoo do fim no se realiza.

O principio ora em apreo foi introduzido em nossa Carta Magna pela Emenda Constitucional 45\2004, como uma garantia fundamental que acrescentou ao artigo 5 da Constituio Federal o inciso LXXXVIII, o qual prev que a todos, no mbito judicial e administrativo, so assegurados a razovel durao do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitao.. Tal norma d a cada pessoa o direito de, ao acionar o judicirio em qualquer de suas esferas ou ainda no mbito administrativo, ter sua pretenso satisfeita de forma efetiva e clere. sabido por todos que, em nosso pas o problema no est na falta de legislao, muito pelo contrrio, leis existem, e aos montes, o problema est na hora de colocar em prtica o contedo das mesmas. Assim ocorre com o principio da razovel durao do processo, visto que, existem outras leis infraconstitucionais como o Cdigo de Processo Civil e o Estatuto da Criana e do Adolescente, que tambm preveem celeridade na tramitao de processos onde sejam partes idosos, pessoas com doenas graves ou ainda portadores de deficincia (art. 1211-A do CPC)4, h prioridade de tramitao processual tambm para crianas e
2 3

MARINONI, Luiz Guilherme, 5 ed., 2011, So Paulo, p.48 VILA, Humberto. Teoria dos Principios, 5 ed. So Paulo, 2006, p. 78-80 IN, JUNIOR, Fredie Didier,Curso de Direito Processual Civil, p.34 4 Art. 1.211-A. Os procedimentos judiciais em que figure como parte ou interessado pessoa com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, ou portadora de doena grave, tero prioridade de tramitao em todas as instncias. (Redao dada pela Lei n 12.008, de 2009).

adolescentes quanto a Lei de Alimentos n5478/685, enfim, os exemplos no param por aqui. Ocorre que, mesmo com tanta previso legal o poder judicirio no Brasil ainda no possui estrutura suficiente para concretizar este principio. Apesar dos esforos, todas as tentativas ainda no so suficientes. Os investimentos feitos para a informatizao dos processos judiciais vlido e eficaz. Contudo, se por outro lado, houvesse tambm investimento em concursos pblicos para a admisso de mais juzes, e demais servidores pblicos, ter-se-ia uma forma para que se possa, de fato, equilibrar esta situao e, realmente, haver uma razovel durao para cada processo. Assim dispe o artigo 93 da Constituio Federal, inciso II:
[...] Alnea c: Somente dar-se- sua promoo mediante a produtividade e presteza no exerccio da jurisdio; [...] Alnea e: No ser promovido o juiz que injustificadamente, retiver autos em seu poder alm do prazo legal, no podendo devolv-los ao Cartrio sem o devido despacho ou deciso. 6

A realidade de quem frequenta diariamente fruns, juizados, tribunais ver cartrios abarrotados de processos que por vezes, em razo do esquecimento e do descaso, chegam a no atender mais os interesses iniciais das partes, e, na maioria das vezes, torna o sofrimento e o transtorno de uma pessoa que busca o judicirio para ver um direito seu satisfeito, uma jornada rdua e desgastante. O mesmo artigo 93 supracitado, em seu inciso XIII prev que, a quantidade de juzes para determinada jurisdio deve ser proporcional ao nmero de habitantes. Assim sendo, deve o poder pblico atuar para atingir seus objetivos, de forma eficaz e com menos custos.

Art. 1. A ao de alimentos de rito especial, independente de prvia distribuio e de anterior concesso do benefcio de gratuidade. 6 BRASIL, Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 05 de outubro de 1988. Presidncia da Repblica, Casa Civil, Subchefia para Assuntos de Jurdicos, 1988.

5 Por sua vez, os Poderes Executivo, Legislativo e Judicirio devem fornecer meios que garantam a segurana e celeridade s partes em cada processo, ou seja, o Poder Executivo investe financeiramente no Poder Judicirio, como o acesso a informatizao com mais recursos e mais estruturas para firmeza dos pilares, e o pelo Poder Legislativo com a criao de leis no intuito de aprimorar-se a celeridade ao processo, visando primordial segurana jurdica entre as instituies e o cidado. E atravs do Poder Judicirio, com fulcro nos magistrados, no que concerne ao processo civil, combatendo irregularidades e priorizando o andamento rpido, aplicando-se as normas concernentes para que a parte adversa sinta que seus direitos constitucionais foram protegidos. 7

Existem vrios estudos que preveem outros princpios como basilares para que a concretizao da razovel durao do processo, so eles: Principio da Dignidade da Pessoa Humana: o maior principio constitucional, sendo inerente a todo ser humano pelo simples fato de ser humano, dispe que as pessoas no podem ser usadas como meio para o alcance de algum objetivo, considerado mais amplo principio de um Estado Democrtico de Direito. Principio do Devido Processo Legal: art. 5, inciso LIV, da Constituio Federal, que dispe: ningum ser privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal. Principio da Razoabilidade: aplicado principalmente quando h conflito entre princpios, usa-se a razoabilidade para ponderar e aplicar ao caso concreto aquele que trar a parte maior beneficio, ou que se mostre extremamente relevante em relao a um outro. Principio da Segurana Jurdica: traz as partes a certeza de que tero uma resposta do Poder Judicirio, sendo respeitadas as premissas de um processo vlido e eficaz. O Principio da razovel durao do processo tem importncia mundial visto que, encontra previso no Pacto de San Jos da Costa Rica, a qual o Brasil signatrio, fato que retrata ainda mais a sua importncia e extrema necessidade. Convm observar que, a demora na satisfao de um direito provoca ... insatisfao, eroso da prova, retardamento na reparao do dano, atraso na proteo
7

BARROSO, Joo. RAZOVEL DURAO DO PROCESSO CIVIL. Disponvel em: <http://www.lfg.com.br /artigos/Blog/RAZOAVELDURACAODOPROCESSOCIVIL_JOAOBARROSO.pdf>. Acesso em: 10 set. 2012.

contra ameaas a direitos, efetivao de leses a direitos, aumento de custo econmico do sistema e o seu descrdito como instrumento eficaz de pacificao social.... 8 Assim dispe Nelson Nery Junior:
Percebe-se, da leitura do dispositivo da CIDH 8 I, que a preocupao do tratado internacional foi a de fazer com que fosse da tramitao clere ouvida de quem preso e, em tese, sujeito anum processo penal(...). Isso significa que a ideia restrita da CIDH 8 I, leva a ideia de que a durao razovel seria a garantia prevista para o processo penal, no tocante a comunicao do preso a respeito da acusao que pesa ou pesar contra ele. Entretanto,dada a circunstncia de que as garantias judiciais da CIDH 8 I, alm dos aspectos penais, tm, igualmente, situaes aplicveis aos processos civil e administrativo (...).9

Segue abaixo algumas decises em que foi respeitado o principio da razovel durao do processo:
STF - HABEAS CORPUS HC 110707 SP (STF) Ementa: Constitucional. Habeas corpus. Razovel durao do processo (art. 5, inc. LXXVII, da Carta Magna).1. A demora de quase dois anos para o julgamento de RHC irrazovel, mormente em se tratando de ru preso e com parecer ministerial pelo provimento parcial do recurso, a indicar, prima facie, a consistncia das razes jurdicas nele expostas, por isso viola a garantia constitucional da razovel durao do processo, estatuda no art. 5, inc. LXXVIII, da Carta Magna. Precedentes de ambas Turmas do STF: HC 109.825, 2 T, Rel. Min. CRMEN LCIA, DJe de 6/3/2012, e HC 111.200, 2 T, Rel. Min. RICARDO LEWANDOWSKI, DJe de 6/3/2012.2. Ordem concedida para determinar o julgamento do RHC n. 28.627 na sesso seguinte comunicao desta deciso.(110707 SP , Relator: Min. LUIZ FUX, Data de Julgamento: 22/05/2012, Primeira Turma, Data de Publicao: DJe-121 DIVULG 20-06-2012 PUBLIC 21-06-2012) TST - EMBARGOS DECLARATORIOS EMBARGOS DECLARATORIOS AGRAVO DE INSTRUMENTO EM RECURSO DE REVISTA: ED-ED-AIRR 8885220105080007 888-52.2010.5.08.0007Data de Publicao: 31/08/2012. Ementa: EMBARGOS DE DECLARAO. VCIOS. INEXISTNCIA. As decises embargadas esto fundamentadas e concluram que a reclamada desincumbiu-se de demonstrar que havia o intervalo intrajornada . Logo, a oposio de embargos declaratrios revelase absolutamente insubsistente e de cunho meramente protelatrio. A empresa tem o direito da razovel durao do processo (art. 5, LXXVIII, da Constituio Federal). Embargos de declarao rejeitados, com aplicao de multa. 5LXXVIII Constituio Federal. (8885220105080007

BARROSO, Joo. RAZOVEL DURAO DO PROCESSO CIVIL. Disponvel em: <http://www.lfg.com.br /artigos/Blog/RAZOAVELDURACAODOPROCESSOCIVIL_JOAOBARROSO.pdf>. Acesso em: 10 set. 2012. 9 JUNIOR, Nelson Nery, Principios do Processo na Constituio Federal, Revista dos Tribunais, 2010, p.317.

7 888-52.2010.5.08.0007, Relator: Emmanoel Pereira, Data de Julgamento: 29/08/2012, 5 Turma, Data de Publicao: DEJT 31/08/2012)

Arieta de Santis Montesano, apud Nelson Nery, afirma que, o principio em tela tem carter dplice, visto que, diz respeito a durao do processo, desde o inicio at o seu fim, bem como, tem relao com as formas alternativas de soluo de conf litos. 10 Acrescenta, ainda, que a parte que fora prejudicada pela demora na soluo de um conflito, seja ele judicial ou administrativo, deve ser indenizada pelos danos morais e patrimoniais decorrentes da demora, e tal fato encontra amparo no art. 37 6 da Constituio Federal11. Em nosso sistema jurdico existem vrios casos em que o poder Legislativo se manifestou no sentido de dar maior celeridade aos trmites judiciais, como por exemplo: Lei dos Juizados Especiais Cveis, Criminais e Juizados Federais (Lei 9.099/95) e (Lei 10.259/2001); Como meio alternativo para solucionar lides, a Lei da Arbitragem (Lei
9.307/96);

A Lei do Processo Eletrnico (Lei 11.419/2006); A tutela Antecipada durante uma ao qualquer ou recurso (art. 273CPC); As medidas cautelares em geral (art. 796 CPC e seguintes).

Esses so alguns dos exemplos citados por Nelson Nery visando demonstrar a atuao do Poder Legislativo na tentativa de minimizar a espera da populao pela prestao de tutela jurisdicional no Brasil.12

10

MONTESANO, Arieta de Santis, corso base di dirito processuale civile, n.34, p.74, IN. JUNIOR, Nelson Nery, Princpios do Processo na Constituio Federal, Revista dos Tribunais, 2010, p.319 11 art. 37 6 da Constituio Federal: 6 - As pessoas jurdicas de direito pblico e as de direito privado prestadoras de servios pblicos respondero pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsvel nos casos de dolo ou culpa. 12 JUNIOR, Nelson Nery, Princpios do Processo na Constituio Federal, Revista dos Tribunais, 2010, p.322.

3. CONCLUSO

O trabalho, ora exposto, apresentou de forma objetiva a importncia do Principio da Razovel Durao do Processo e a necessidade de persegui-lo a fim de tentar, a cada passo que se d em direo ao futuro, buscar o seu aperfeioamento. No h de se negar que, para que a prestao jurisdicional em nosso Pas possa ser proporcionada s pessoas de uma forma realmente clere e eficaz, h de se obedecer ao preceito constitucional basilar deste principio. Desta feita, outra alternativa no nos resta seno a de acreditar que muito mais ainda ser feito para que todos os processos judiciais que tramitam em tribunais deste Pas possam gozar desta garantia, que todas as pessoas que venham precisar de um auxilio do Poder Judicirio tenham a certeza de que a prestao jurisdicional que lhes ser prestada ser a mais eficaz e clere possvel, para que ento possamos nos orgulhar de ter alcanado a essncia do Principio da Razovel Durao do Processo.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BARROSO, Joo. RAZOVEL DURAO DO PROCESSO CIVIL. Disponvel em: <http://www.lfg.com.br/artigos/Blog/RAZOAVELDURACAODOPROCESSOCIVIL_JOAOB ARROSO.pdf>. Acesso em: 10 set. 2012. BRASIL, Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 05 de outubro de 1988. Presidncia da Repblica, Casa Civil, Subchefia para Assuntos de Jurdicos, 1988. BRASIL, Lei n 5.869 de 11 de janeiro de 1973. Presidncia da Repblica, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurdicos, 1973. BRASIL, Lei n 12.008 de 29 de julho de 2009. Presidncia da Repblica, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurdicos, 2009. CIDH. Corte Interamericana de Direitos Humanos: Conveno Americana de Direitos Humanos, Costa Rica, 1969. Disponvel em: http://ww.cidh.oas.org/basicos/portugues/c. Convencao_Americana.htm. Acesso em 10.09.2012. JUNIOR, Fredie Didier, Curso de Direito Processual Civil V.1. 14 edio: Revista, ampliada e atualizada. Salvador: Edies JusPodivm, 2012. JUNIOR, Nelson Nery, Princpios do Processo na Constituio Federal, Revista dos Tribunais, 2010. MARINONI, Luiz Guilherme. Curso de processo civil; v. 1: Teoria geral do processo. 5. ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2011. 524

You might also like