You are on page 1of 17

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SO PAULO ESCOLA DE FILOSOFIA, LETRAS E CINCIAS HUMANAS MESTRADO EM CINCIAS SOCIAIS

Totalidade e emancipao na teoria social crtica de Theodor W. Adorno

Andrea Brbara Lopes de Azevedo Orientador: Rrion Soares Melo

Guarulhos Outubro de 2012

Sumrio I. Resumo ........................................................................................................................ 2 II. Justificativa .................................................................................................................. 3 III. Objetivos .................................................................................................................... 14 IV. Mtodos ...................................................................................................................... 14 V. Referncias Bibliogrficas ......................................................................................... 16

I.

Resumo Produzida no exlio por Max Horkheimer e Theodor W. Adorno, os principais pensadores

da chamada primeira gerao da teoria crtica, a Dialtica do Esclarecimento apresentava diagnstico da sociedade capitalista do sculo XX como completamente administrada, em que a racionalizao da sociedade havia se expandido da esfera da produo para todas as esferas da vida, constituindo o sistema capitalista como uma totalidade que impossibilitava quaisquer resistncias a seu domnio. Esse diagnstico colocava em questionamento a orientao para a emancipao que se daria na anlise crtica da totalidade social pelo marxismo interdisciplinar como propunha o projeto da teoria crtica da sociedade. Apesar disso, em escritos posteriores, Adorno buscou realizar a continuidade da teoria crtica, direcionando-a para uma anlise da arte e da filosofia, em que, muitas vezes, nuances a sobre emancipao parecem surgir articuladas com sua crtica totalidade. O interesse dessa pesquisa entender como e em que medida o diagnstico crtico totalidade social elaborado por Theodor W. Adorno vislumbra potenciais emancipatrios, e assim, compreender como se articulam totalidade e emancipao em sua teoria social crtica. Palavras-chaves: Theodor W. Adorno, emancipao, totalidade, teoria crtica da sociedade, teoria social.

II.

Justificativa

Teoria crtica da sociedade e totalidade Inicialmente dedicado a estudar a histria do movimento proletrio, o Instituto de Pesquisas Sociais da Universidade de Frankfurt teve seus objetivos modificados com a posse de Max Horkheimer como diretor em 1930. O filsofo estabeleceu um projeto audacioso, reunindo pesquisadores de diversas reas a fim de constituir a denominada teoria crtica da sociedade, que, com base na teoria marxista, visava produzir uma anlise social interdisciplinar do capitalismo no sculo XX (Honneth, 1999; Nobre, 2008a, 2008b). Tendo sua origem vinculada ao Instituto, a teoria crtica muitas vezes apresentada como Escola de Frankfurt1 desenvolveu-se enquanto projeto terico fora dele. J no incio dos anos 1930, os pesquisadores coordenados por Horkheimer deixaram Frankfurt em virtude da ascenso do nazismo na Alemanha (Jay, 2008). A existncia da teoria crtica como plataforma terica esteve, desse modo, intrinsecamente relacionada com a histria do sculo XX que vivenciou o grupo2. O totalitarismo nazista e stalinista, bem como a ascenso da sociedade de massas nos moldes americanos, foram analisados e, ao mesmo tempo, constitutivos do desenvolvimento da teoria. O projeto terico de uma teoria crtica da sociedade deve, desse modo, ser compreendido em relao ao perodo histrico vivenciado por esses intelectuais e a prpria posio desse projeto face aos embates intelectuais e polticos desse sculo. Em 1937, Horkheimer, em artigo intitulado Teoria tradicional e teoria crtica, lanou os princpios do que viria a ser o projeto terico crtico. Apoiando-se em Marx e Lukcs, Horkheimer propunha uma teoria que realizasse anlise da sociedade e de sua racionalizao progressiva, porm, no se apartasse de vislumbrar a emancipao imanente nesse processo. O projeto buscava diferenciar-se da cincia positivista e tambm construir um modelo terico alternativo ao colocado pelo marxismo oriental de uma cincia marxista do proletariado. A
1

Marcos Nobre (2004, 2008a) reitera o uso indevido do termo Escola de Frankfurt para se referir ao

ncleo de pesquisadores que constituiu a teoria crtica. Alm de argumentar que o referido nome s foi vinculado a esse pensamento terico aps 1950 no retorno do exlio desses pensadores Frankfurt, argumenta ainda que a utilizao do termo escola que parece dar uma unicidade aos diversos pensamentos presente no grupo, a qual h dificuldades de ser estabelecida.
2

Compreende-se a dificuldade de identificar quais autores estariam vinculados a este projeto terico.

Autores como Assoun (1991), Honneth (1999), Jay (2008), Nobre (2004; 2008a) trabalharam sobre esse tema, no qual essa pesquisa no ir se dedicar. Theodor W. Adorno, que pensamento e trajetria so centrais nesta pesquisa, reconhecido por todos os autores referidos como pertencente primeira gerao que comps o grupo da teoria crtca.

teoria crtica se propunha, nesse sentido, a superao do distanciamento entre pesquisa emprica e pensamento filosfico que predominava no pensamento ps-hegeliano, se contrapondo ao que nomeou Horkheimer de teoria tradicional (Honneth, 1999; Jay, 1984). A teoria tradicional, identificada no artigo com o positivismo e o pragmatismo, partiria do constante manejo da natureza fsica em busca das identidades dos fenmenos para enformlos e classific-los como conceitos, a fim de constiturem um sistema universal nico, em que todas as partes deviam se apresentar como conectadas ininterruptamente e livres de contradio (Horkheimer, 1980, p. 118). Essa identidade entre as cincias da sociedade e cincias naturais e matemticas foi criticada por Horkheimer por tornar a elaborao terica somente possvel pela acumulao de dados empricos e por compreender as categorias como puramente lgicas, afastadas do processo social real e a-histricas. Influenciado por Georg Lukcs e sua problematizao da reificao da conscincia de classe3, Horkheimer questionava a aparncia de universalidade e tentativa de neutralizao da teoria tradicional. Lukcs, apoiando-se nos escritos da juventude de Marx e tambm em Max Weber, concebe o progresso do modo de produo capitalista e a expanso da forma mercadoria como responsveis pelo processo de racionalizao de todas as esferas da vida. A racionalizao baseada no clculo e no planejamento racional dos resultados foi responsvel pela transformao das relaes sociais em relaes entre coisas, de modo que aparecem aos indivduos como formas puras, verdadeiras e autnticas encobrindo seu carter concreto e qualitativo (Lukcs, 2012, p. 211). A expanso da racionalizao produziu a reificao da conscincia; a forma mercadoria no apenas constituiu o mundo objetivo, mas tambm o subjetivo, fixando-se na conscincia como uma segunda natureza. Em virtude disso, os indivduos se considerariam seres autnomos e livres, quando, de fato, teriam um arbtrio individual limitado, dado nas escolhas permitidas pelo clculo racional das oportunidades, que j seria estabelecido socialmente pelo sistema capitalista. Sua liberdade seria de grau de autonomia seria relativa ou de subservincia completa com que as leis so aplicadas (Lukcs, 2012, p. 219). A racionalizao do mundo constitui-se, desse modo, como totalidade social que aparenta unicidade e coeso. Essa aparncia , no entanto, ilusria e oculta as contradies do processo social.
3

Presente no artigo A reificao e a conscincia do proletariado do livro Histria e Conscincia de

Classe, publicado em 1923. Esta obra, considerada pertencente ao perodo de juventude de Lukcs, foi repudiada pelo autor quando este filiou-se ao Partido Comunista. Apesar disso, a obra, juntamente com Marxismo e filosofia de Karl Korsch, foi inspirao fundamental tanto aos estudiosos da teoria crtica, como ao que comumente foi chamado de marxismo ocidental (Jay, 2008; Musse, 1998).

O mesmo processo de reificao foi apontado por Hokheimer como presente na teoria tradicional: alm de assumir o clculo como mtodo lgico da cincia, a representao cientfica no era pensada como parte da diviso do trabalho, mas apresentada como livre, como autnoma, e seus resultados eram tomados como universais. Esse aparente fazer cientfico seria ilusrio e esconderia sua essncia, que revelaria o entrelaamento da teoria tradicional na sociedade burguesa e seu condicionamento histrico. A teoria crtica, em contraposio, no tentava se constituir como neutra ou universal, mas sim afirmaria que sua teoria viria da parcialidade histrica tomada da prxis. O terico crtico deveria entender o mundo e a prpria teoria como resultado inseparvel do processo de vida social, no advindo da autonomia do sujeito, mas de seu carter histrico-social. Partindo do sentido de crtica da dialtica da economia poltica (e no no sentido idealista kantiano), a teoria crtica da sociedade no apenas se diferenciaria do pensamento que se conceberia como autnomo e independente do mundo, mas tambm se apartaria do determinismo que pressuporia sociedade como generalidade de indivduos funcionais ao mecanismo social. O pensamento crtico consideraria o indivduo como sujeito determinado em seus relacionamentos pelo todo social, assumindo a contradio da relao entre indivduo e sociedade (Horkheimer, 1980, p. 132). No entanto, no seria a mera anlise dessa contradio social na qual os indivduos esto inseridos que estabeleceria a crtica, mas sim a percepo de que essa sociedade teria um formato da qual teria que se emancipar e, portanto, a anlise assumiria um comportamento crtico que estaria orientado emancipao, tendo por meta a transformao do todo [...] tal como ocorre dentro da ordem existente (Horkheimer, 1980, p. 131). Se Lukcs percebia a racionalizao como processo de constituio de uma totalidade social, tambm apontava que era dessa totalidade que poderia vir o potencial transformador do capitalismo. O proletariado seria o sujeito que vivenciaria a totalizao do mundo em mercadoria e, em virtude dessa posio especfica, sua ao seria orientada para a transformao dessa realidade (Lukcs, 2012, p.352). Horkheimer, embora afirmasse que a crtica e o potencial emancipador se dava intrinsecamente ordem existente produzida pela condio do trabalho humano e o proletariado seria a classe que produz, reproduz e vivencia as misrias da dessa condio, o pensamento crtico orientado para a emancipao no viria do proletariado. A teoria crtica no se restringiria a ser a cincia do proletariado; se o fizesse, estaria apenas realizando o projeto cientfico tradicional de outra classe que no a dominante e, no teria diferena estrutural em relao teoria tradicional. Contrariamente a uma viso de cincia proletria, o pensamento crtico teria a funo de realizar a crtica a 5

dominantes e dominados, concebendo a teoria como momento da prxis que conduz[iria] a novas formas sociais (Horkheimer, 1980, p. 136). A universalidade da mercadoria, que constituiu a totalidade social, era fruto do trabalho operrio, assim, a emancipao estava intrnseca a essa totalidade reificada que era, portanto, falsa. Para Lukcs, originado por essa totalidade, o proletariado seria nico que poderia pela prxis conduzir a busca da totalidade verdadeira que seria a emancipada. O proletariado surgia a como sujeito universal da histria. Horkheimer, em contrapartida, aceitava a totalidade social dada pelo trabalho como reificada e falsa tal como concebia Lukcs, mas, no projeto de teoria crtica, a orientao para emancipao no estava no proletariado como sujeito emancipador, mas na totalidade verdadeira a ser buscada pelo projeto de marxismo interdisciplinar que produziria anlises crticas das vrias dimenses da totalidade (Jay, 1984). Para alcanar este objetivo, a teoria crtica no se contraporia a teoria tradicional; se apoiaria em seus mecanismos, porm, indo para alm dessa por orientar sua anlise crtica pelo interesse da supresso da dominao de classe. Esse interesse apontado por Horkheimer como o contedo materialista do conceito idealista de razo (Horkheimer, 1980, p. 154). A eliminao da dominao seria, desse modo, alcanada na realizao do projeto racional de uma viso crtico-materialsita que analisasse a totalidade social. O projeto anunciado situava a teoria crtica da sociedade entre as cincias sociais e a filosofia prtica: para compreenso da totalidade, realizava pesquisas empricas tal como a sociologia positivista e preservava a dimenso normativa buscada pela filosofia prtica (Benhabib, 1986). Esse projeto progrediu e realizou diversas pesquisas nos anos de exlio dos intelectuais do Instituto, porm, no apogeu da Segunda Guerra Mundial, exilados nos Estados Unidos, Horkheimer e Theodor Wiesengrund Adorno, a partir do diagnstico de Friedrich Pollock sobre o desenvolvimento da relao entre Estado e capitalismo no nazismo e no fascismo, realizam anlise do desenvolvimento na razo no capitalismo nos Estados totalitrios, nazista e stalinista, e no Estado democrtico. Essa anlise constituiu os ensaios que compuseram Dialtica do Esclarecimento, que acabou por questionar o projeto de teoria crtica como concebida na dcada de 1930 e modificou os trabalhos do Instituto.

Esclarecimento e totalidade social O estudo de Pollock, Capitalismo de Estado: Suas possibilidades e limitaes, apresentava mudanas fundamentais do capitalismo privado para um novo tipo de capitalismo, denominado de capitalismo de Estado. Embora o estudo partisse do exame do

desenvolvimento econmico dos Estados totalitrios, o terico ressaltava que nada, aparentemente, contradizia ser o mesmo diagnstico pertinente aos modelos democrticos. Enquanto no capitalismo privado as relaes sociais eram mediadas pelo mercado, a economia e o trabalho obedeciam s leis de mercado e os interesses que prevaleciam eram dos pequenos grupos particulares e individuais; no capitalismo de Estado, o Estado se estabelecia o grande mediador das relaes sociais, o definidor da economia e do trabalho pela elaborao de planos gerais e os interesses da coletividade enquanto interesses gerais permaneciam superiores perante aos particulares. Nesse modelo, o Plano Geral seria a instncia superior que estabeleceria e coordenaria as funes nas quais o mercado havia sido deposto: controle, coordenao e distribuio da produo e regulao do consumo (Pollock, 1982, p. 73). Nesse tipo de capitalismo, novos mtodos racionalizadores baseados em modelos cientficos se revelavam: estabelecimento do Plano Geral, planejamento constante da economia pelo Estado definindo fins a partir de clculo dos recursos disponveis, estabelecimento de polticas com aes e custos planejados e calculados, utilizao de polticas governamentais de gerenciamento por resultados, uso de mtodos estatsticos e de quantitativos para a definio da produo. No capitalismo de Estado, haveria o comando governamental dos interesses coletivos e de todo processo econmico, o que resultava na subordinao dos interesses individuais aos comuns e no controle dos indivduos e constante represso de sua criatividade e liberdade (Pollock, 1982, p. 81). O que o diagnstico de Pollock revelava era a primazia da poltica sobre o econmico no desenvolvimento capitalista que, ao contrrio do que se esperava, no havia se convertido no socialismo, o Estado emancipado, mas sim, havia consolidado formas totalitrias e democrticas de capitalismo (Rugitsky, 2008, p. 67). Se na publicao de Teoria tradicional e teoria crtica a perspectiva transformadora possvel pela poltica era vislumbrada, o capitalismo de Estado apontava que a racionalizao havia levado a constituio de uma totalidade sem contradies, em que o momento poltico transformador havia se perdido. Influenciada pelo diagnstico de Pollock e dedicada a ele, a Dialtica do Esclarecimento, escrita por Horkheimer e Adorno durante a II Guerra Mundial e publicada em 1947, visava fazer um diagnstico da razo na civilizao ocidental para tentar compreender por que a humanidade caminhava para a barbrie e no para um estgio emancipado (Horkheimer; Adorno, 2006, p. 11). A obra demonstrava mudanas radicais no projeto da teoria crtica: anunciava o fim das pesquisas interdisciplinares do Instituto e revelava o abandono da relao entre teoria e prxis radical e ainda a descrena quanto s possibilidades de mudanas significativas (Jay, 2008). Foram, desse modo, a abordagem metodolgica interdisciplinar da 7

teoria crtica e sua orientao para a emancipao, pontos fundamentais do projeto, colocados em questionamento. O que a Dialtica revelou foi que a confiana na tendncia do progresso histrico, isto , no progresso das foras produtivas, de superar a dominao social que seria aspecto central da anlise marxista, cujo projeto de teoria crtica da dcada antecedente inclua foi declarado pelos autores como no realizado e no passvel de realizao. O progresso tcnico irrefrevel na sociedade no havia eliminado a dominao, mas havia produzido formas de dominao totalitrias. Se o projeto de esclarecimento intentava a superao do mito e a conduo dos indivduos autonomia, a progressiva dominao da natureza interna e externa como fim absoluto em si, consequncia do trabalho humano, havia convertido a prpria razo em mito (Horkheimer; Adorno, 2006, p. 38). A relao entre dominao, trabalho e mito, para os pensadores, j se encontrava na Odisseia de Homero no duodcimo canto, em que Ulisses resistia seduo das sereias atando-se ao mastro do navio, enquanto ordenava aos servos continuidade do trabalho com os ouvidos tampados para no ouvirem a cano sedutora. Assim, a constituio do eu anunciava j nesse momento como vinda do domnio objetivo da natureza e da subjetividade, possvel de ser realizado pela diviso do trabalho. (Horkheimer; Adorno, 2006, p. 41). A razo havia se tornado mitolgica porque se constituiria como clculo racional da autopreservao, dando espao para o estabelecimento dos regimes totalitrios e progressivo afastamento das perspectivas utpicas. A dominao no era externa, mas estava presente dentro do prprio pensamento (Horkheimer; Adorno, 2006, p. 45). Da mesma forma que Pollock analisou a coincidncia entre as esferas da produo e do Estado e, que Lukcs diagnosticou a progressiva reificao das conscincias pela expanso da forma mercadoria no processo de racionalizao, Horkheimer e Adorno esmiuaram a produo cultural no sculo XX, o que os levou a elaborar o conceito de indstria cultural. A cultura havia passado a ser produzida segundo critrios gerenciais e racionais, demonstrando intrinsecamente padres repetitivos e mercadolgicos. No era mais a expresso da individualidade ou da autonomia, mas expresso de padres industriais, sendo ela prpria parte constituinte do processo produtivo, o que demonstrava como Pollock j havia feito a justaposio das esferas. Nesse sentido, o proletariado no podia ser o sujeito da emancipao e nesse ponto, discordavam do diagnstico de Lukcs de 1923 porque toda sua vivncia, inclusive o seu tempo livre, no era mais autnomo ou apartado do trabalho, mas sim permeado pela lgica de produo do trabalho e, consequentemente, da troca e da mercadoria, reiterando a anlise de reificao das conscincias dos proletrios produzida por Lukcs. 8

A crtica que realizaram ao esclarecimento no era, apesar disso, antirracional. Como anunciam no prefcio da obra, a concretizao da liberdade inseparvel do pensamento esclarecedor (Horkheimer; Adorno, 2006, p. 13). A razo, para os pensadores, havia sido afastada de sua capacidade reflexiva, resultando no ofuscamento dos sujeitos. Disso resultava a expanso do pensar em bloco, em que restaria aos indivduos somente a escolha entre totalidades, responsvel por perda do pensamento reflexivo dos sujeitos, constituindo-os como personalidades autoritrias, incapazes de pensar o outro, reduzindo o outro a um objeto passvel de dominao e, consequente, constituio de si prprio como ser reificado (Cohn, 1998). A Dialtica do Esclarecimento colocava em questo o princpio central do marxismo que era a crena na emancipao da sociedade capitalista pelo trabalho, o qual o projeto da teoria crtica formulado por Horkheimer aceitava afirmativamente. O trabalho, afirmava a Dialtica, produziu a crescente dominao da natureza pelos indivduos, o que resultou na represso e dominao de si, o que, alm de gerar supresso da capacidade criadora, produziu a constante identidade dos sujeitos com o todo social da sociedade capitalista. A sociedade se constituiu como totalidade, como mundo totalmente administrado. Se surgissem resistncias a essa totalidade, todas eram facilmente assimilveis pelo sistema, destruindo qualquer capacidade de no-identidade. Nesse sentido, se o trabalho no era potencialmente emancipador, tampouco se perceberia de forma imanente possibilidade de emancipao em outra categoria sob essa totalizao da sociedade. O entendimento da sociedade pelo marxismo como a relao entre base e estrutura4, sendo a base, em que se localizariam as foras produtivas e relaes de produo, determinante sob a formao da superestrutura, resultou, muitas vezes, numa interpretao mecanicista dessa relao. A teoria crtica, em seu projeto traado por Horkheimer, compreendia tal relao a partir da dialtica, possvel pelo entendimento da contradio entre essas esferas. Porm, o que o estudo de Pollock sobre o capitalismo de Estado e a Dialtica do Esclarecimento
4

Conforme Marx apresenta a existncia produzida pelos homens que entram em relaes determinadas

apartadas de sua vontade. Essas relaes so relaes de produo que se veiculam s foras produtivas e o conjunto das relaes de produo constitui a estrutura econmica da sociedade, a base real sobre a qual se eleva uma superestrutura jurdica e poltica e qual correspondem formas sociais determinadas de conscincia (Marx, 1992, p. 82). Assim, enfatiza Marx que a superestrutura est determinada pelas condies da base material: as relaes jurdicas, bem como as formas do Estado, no podem ser explicadas por si mesmas, nem pela chamada evoluo geral do esprito humano; estas relaes tm, ao contrrio, suas razes nas condies materiais de existncia (Idem, p. 82).

anunciaram, foi a justaposio entre base e superestrutura. O Estado, a razo, a ideologia, a cultura, que eram concebidas como parte da superestrutura, estavam sendo diagnosticadas como partes do sistema produtivo da sociedade e, assim, parte da base, parte estrutural do que consistiria a todo social. Se o projeto de teoria crtica de 1930 percebia a contradio entre indivduo e sociedade, a anlise crtica presente na Dialtica revela a diluio dessa contradio e, consequente, coincidncia do indivduo com o todo social e contnua objetivao da subjetividade. Alm disso, o potencial de emancipao presente no projeto da teoria crtica de 1930 , que se situava na crtica totalidade da sociedade possvel de ser articulada no marxismo interdisciplinar como totalidade positiva, apresentava-se como obstrudo na Dialtica em virtude da prxis se revelar como dominada. Mesmo o positivismo, que havia estado presente nas pesquisas at aquele momento, havia sido ele mesmo destruidor da ltima instncia intermediria entre a ao individual e a norma social (Horkheimer; Adorno, 2006, p. 37). Assim, as pesquisas empricas e interdisciplinares no poderiam ser continuadas. O fim da percepo de possibilidade imanente de emancipao tornava qualquer perspectiva de crtica totalidade social impraticvel e, portanto, o prprio projeto de teoria crtica se anunciava impossvel de prosseguir5. A totalidade, que era percebida por um carter duplo desde Lukcs como constituda pela reificao progressiva como falsa e pelo potencial emancipador como verdadeira, estava tendo seu carter falso sendo diagnosticado como o nico. Dada pela interpretao das condies sociais reais do perodo, a totalidade se pronunciava como totalitria e, desse modo, no apresentaria mais orientao para a emancipao.

As geraes seguintes buscaram prosseguir com o projeto a partir de anlise dos dficits produzidos pelo

diagnstico da Dialtica do Esclarecimento. Destacam-se, nessa tentativa, a teoria crtica de Jrgen Habermas na segunda gerao e de Axel Honneth, na terceira. Habermas tentou superar o fim da normatividade para o qual a teoria crtica de Horkheimer e Adorno conduziram, ao propor considerar a sociedade no apenas a partir da gide da categoria trabalho, mas tambm da ao comunicativa. Se a categoria trabalho revelava somente uma racionalidade ausente de reflexividade, a categoria do agir comunicativo revelava uma razo comunicativa pautada no agir cotidiano e no no agir voltado para fins vinculado economia (Habermas, 2012, p. 588-589). Honneth, partindo do diagnstico do dficit normativo e sociolgico que afirmou que havia sucumbido a primeira gerao e dos impasses que a ao comunicativa de Habermas levou (Honneth, 1991), Honneth prope partir do conflito social para compreender a sociedade, no da dominao, e a luta por reconhecimento como forma estrutural da relaes sociais (Honneth, 2009).

10

Theodor W. Adorno, crtica totalidade e emancipao Apesar das aporias que chegaram, os tericos crticos continuaram a produzir teoria. As obras posteriores, elaboradas aps o retorno Frankfurt em 1950, se mantinham em dilogo com os diagnsticos da Dialtica, embora mudanas se nuanassem. Horkheimer, continuamente preocupado com os movimentos econmicos e polticos, passou a expressar pessimismo extremado, influenciado por Schopenhauer, sobre o progresso da civilizao e nos movimentos que intentavam qualquer resistncia (Jay, 2008). Adorno, no entanto, volta sua produo terica para a crtica esttica que tinha afinidade. Msico e filsofo, Adorno contribuiu para a revista do Instituto de Pesquisa Social, mas se vinculou de fato a este no perodo de imigrao para os EUA (Jay, 1988; 2008). Seus estudos anteriores, ensaios crticos sobre cultura e msica e tambm sobre a filosofia da existncia, apresentavam sua proximidade com temas que eram e foram centrais teoria crtica. Tendo conhecido Horkheimer quando ambos eram estudantes, Adorno dividia com ele a mesma preocupao com a Lebensphilosophie, realizando a crtica materialista dessa filosofia que, ao enfatizar a subjetividade e a interioridade, minimizava a ao histrica, estabelecendo uma teoria da identidade. A concluso de sua habilitao em Filosofia intitulada Kieerkegaard A construo do esttico, defendida em 1931, continha elementos da concepo materialista-histrica que adotaria, alm de revelar influncia do marxismo de Walter Benjamin (Jay, 2008). Em seu texto O fetichismo na msica e a regresso na audio de 1938, Adorno faz a crtica do carter mercadolgico que a cultura adquiriu, assumindo a prpria msica, no caso a msica ligeira, o carter fetichista em que o valor de troca aparece ilusoriamente como valor de uso (Adorno, 1996). Apesar dessas proximidades com as anlises materialistas, muitos comentadores da obra de Adorno ressaltam que o filsofo pareceu nunca ter, de fato, aderido a certos pressupostos marxistas, como a nfase no trabalho e no proletariado ou o proletariado como condutor da emancipao (Buck-Morss, 1981; Jay, 1988). Seu ensaio sobre a regresso da audio j anunciava a totalizao da sociedade pela coletivizao constante, que liquidava a individualidade prosseguindo para um momento sem retorno, diagnstico que seria aprofundado na Dialtica do Esclarecimento (Adorno, 1996, p. 108). Produzida com Horkheimer nos Estados Unidos, a Dialtica declara o abandono da antiga esperana do projeto interdisciplinar de buscar pela compreenso da totalidade os potenciais emancipatrios, ao afirmar o que a barbrie da dominao total havia se instalado na sociedade capitalista, tanto nas totalitrias quanto nas democrticas. O pensamento reificado, identificado com o todo social, no tinha diferenas estruturais na Alemanha, na 11

Rssia ou na Amrica. Nas primeiras era conduzido pelos partidos, na ltima, pela indstria cultural. A sociedade ocidental havia se constitudo numa totalidade, em que todas as partes estavam unidas e identificadas com o todo, formando o domnio social total, sem possibilidade de contradio, excluindo qualquer negao do sistema. Cada indivduo havia se tornado o ser genrico, o puro nada abandonado coletividade (Horkheimer; Adorno, 2006, p.120). Confirmou-se na Dialtica o que antes era potencial, o indivduo havia sido eliminado (Horkheimer, Adorno, 2006, p. 127). Horkheimer e Adorno, nos anos 1930, tinham preocupaes aproximadas com a filosofia da existncia que exagerava na concepo de subjetividade, porm, aps as experincias totalitrias, ambos passaram a criticar o que aparentava maior risco sociedade, que seria a supresso da individualidade pela totalidade falsa. Apesar dessas semelhanas, haviam distines na produo terica entre os dois em ambos os perodos. Antes da Dialtica, Horkheimer defendia que uma sociedade melhor poderia advir vir da revoluo e a totalidade tambm como positiva no que dizia respeito ao projeto interdisciplinar da teoria crtica; aps, seu diagnstico do desaparecimento do indivduo e da constituio do mundo totalmente administrado, da unicidade da totalidade falsa sobre a sociedade (Matos, 1990). Adorno, no entanto, parece jamais mencionar a revoluo como possibilidade mesmo na dcada de 1930 e, embora participasse das pesquisas do Instituto, seus textos nunca parecem defender a ideia de totalidade como positiva; posteriormente a Dialtica, o diagnstico de Adorno semelhante ao de Horkheimer sobre o mundo administrado, mas parece se mover em constante crtica a essa totalidade e, assim, esforar-se para constituir uma teoria que fosse prxis no sentido de evitar que Auschwitz se sucedesse novamente (Gagnebin, 2009). Parece, desse modo, que as obras de Adorno posteriores a 1950 levantam alguns indcios de possibilidades emancipatrias a partir da crtica totalidade. Em seus ensaios sobre sociologia das dcadas de 1950 e 1960, Adorno analisa a sociedade como funcional, em que os indivduos se encontram cada vez mais identificados, como triunfo da integrao, at em suas mais ntimas formas de comportamento com o que lhes ocorre (Adorno, 2004, p. 17, traduo prpria). No entanto, o filsofo ressalta que a sociedade no deveria ser vista como petrificada e que no se deveria eternizar a vida falsa (Adorno, 2004, p. 18, traduo prpria). Se o todo o no-verdadeiro, seria preciso criticar essa totalizao e ressaltar, pelo que fragmentrio, o que resta nesse de negao integrao (Adorno, 2008, p. 46). Adorno aborda, a partir desse perodo, possveis contraposies a essa integrao social, enfatizadas na arte e na dialtica negativa.

12

Adorno parece se voltar ao estudos crticos da esttica no perodo ps-Dialtica, por vislumbrar nas obras de arte, principalmente, na arte moderna, possibilidades utpicas (Jay, 1988; Paddison, 2004). Em sua ltima obra, Teoria Esttica, Adorno enfatiza que a arte moderna, pela sua negatividade absoluta, expressaria a utopia pela recusa intransigente da aparncia de reconciliao (Adorno, 1982, p. 46). Teria a esttica o potencial em si de conter o no-idntico, rejeitando a identificao com a experincia externa coisificante (Adorno, 1982, p. 15). Na arte, a objetividade se daria pela conservao da experincia humana individual, que preservaria a coeso pela esperana e desiluso (Adorno, 2003, p. 23). Alm disso, seus ensaios do mesmo perodo apresentam reformulao das concepes defendidas na tese da indstria cultural presente na Dialtica do Esclarecimento. Esses ensaios parecem apontar a descontinuidade entre a inteno com que o produto concebido e seu efeito sobre a conscincia dos espectadores (Gatti, 2008, p. 91). No ensaio Tempo livre, por exemplo, Adorno apresenta que apesar do grande o ndice de espectadores do casamento da princesa da Holanda, que havia sido televisionado, alguns estudos demonstraram que poucas pessoas atriburam importncia ao fato, parecendo indicar que as pessoas consumiam o que a indstria cultural lhe oferecia, no entanto, com um tipo de reserva. Adorno, surpreso com os dados, declara que seria evidente que ainda no se alcanou inteiramente a integrao da conscincia e do tempo livre. Os interesses reais do indivduo ainda so suficientemente fortes para, dentro de certos limites, resistir apreenso (Adorno, 1995, p. 81). Na Dialtica Negativa, o filsofo se prope a realizar crtica dialtica hegeliana que, apesar de pretender-se negativa, sua negatividade se colocava como afirmao, como reconciliao e rejeitava o no-idntico (Repa, 2011). Ao fundamentar-se sobre o princpio da identidade, a dialtica hegeliana que era base das teorias de Marx e Lukcs enfatizava integrao com a totalidade social (Nobre, 1998; Repa, 2011). Adorno buscava sair dessa identidade pela dialtica negativa, que recusava a reconciliao, tomando toda a realidade como iluso socialmente necessria e, portanto, no tendo qualquer funo afirmativa, restando a ela somente expressar incessantemente a dor sufocada do indivduo e da natureza em cada clula do corpo social (Repa, 2011, p. 282). Ainda cabe ressaltar que, nos estudos desse perodo, Adorno faz crtica sociologia positivista como dominao e teoria da identidade, ressaltando, por vezes, que o papel da sociologia deveria ser o de preservar a autenticidade da vida humana, sua integridade pela negao identificao (Adorno, 2008). Em sentido similar, no Ensaio como forma, o filsofo enaltece a no-identidade da vida aos conceitos que o formato de ensaio auxiliaria a 13

manter e apresenta o formato como possvel de recusa cientificidade, totalizao e verdade afirmativa pelo seu formato no-conclusivo (Adorno, 2003). O que esta pesquisa pretende entender como e em que medida a teoria social crtica de Adorno concebe esses potenciais de emancipao e se, desse modo, desvincularia-se de um diagnstico pessimista e ausente de normatividade conforme costumam associar sua obra. Alm disso, cabe perguntar que, se h vislumbres sobre emancipao na produo terica posterior Dialtica, no que foi alterado no diagnstico histrico-social de Adorno nos anos posteriores ao perodo do totalitarismo que possibilitaram essa modificao. A fim de atingir tais objetivos, a investigao intentar articular os conceitos de totalidade e emancipao partindo do diagnstico na Dialtica do Esclarecimento, momento que considerado emblemtico pela produo de aporias que levaram a impossibilidade de continuar a teoria crtica da sociedade, para as obras posteriores do filsofo , considerando a relao da teoria com o contexto histrico-cultural em que foram articulados. III. Objetivos O objetivo central dessa pesquisa entender como e em que medida o diagnstico crtico totalidade social elaborado por Theodor W. Adorno vislumbra potenciais emancipatrios a fim de compreender como se articulam totalidade e emancipao em sua teoria social crtica. Entendendo os conceitos de totalidade e emancipao como aspecto fundamental ao problema central dessa pesquisa, a investigao pretende analisar o desenvolvimento desses conceitos por toda a produo terica de Adorno, e ainda seguir as influncias tericas presentes na elaborao desses conceitos pelo pensador. Constituem ainda objetivos especficos da pesquisa: a compreenso histrica e cultural da construo da teoria social crtica de Adorno, a relao da teoria elaborada por Adorno e o projeto de teoria crtica, a crtica sociologia tradicional e a concepo de sociologia de Adorno, a recepo e interpretao da obra de Adorno pelas geraes posteriores da teoria crtica.

IV.

Mtodos A leitura mais pertinente dos textos de Adorno deve privilegiar a relao entre

historicidade e teoria, que prpria da reformulao necessria do diagnstico social que se prope a teoria crtica. A nfase ensastica do pensador e sua preocupao com o estilo na 14

composio textual tambm no podem ser ignoradas na compreenso de seu pensamento (Gatti, 2008). A pesquisa, nesse sentido, buscar se orientar pela articulao entre pensamento, histria e linguagem para compreender e analisar a teoria social crtica elaborada por Adorno. Esse trabalho no se prender somente a uma anlise interna, partindo dos textos, conceitos e da anlise da histria que foi produzida na teoria, ou uma anlise externa, partindo da posio social e intelectual em que o pensador estava colocado, mas intentar apreender a produo terica de forma dialtica entre ambas as posies. Assim, embora a anlise pretendida seja sobre os conceitos de totalidade e emancipao elaborados por Adorno, essa realizao no ser apartada de uma anlise social e cultural, investigando ideias e atividades tanto manifestas quanto implcitas. Igualmente fundamental ser conceber a pertena do pensador, terica e socialmente, ao conjunto de intelectuais que se denominaram portadores do projeto da teoria crtica da sociedade, a chamada tambm Escola de Frankfurt, considerando que o estabelecimento de qualquer grupo pressupe a existncia de mundo externo e de ideias e aes partilhadas que constitui a sua distino como grupo e, ainda revela para fatores sociais e culturais mais amplos do estabelecimento dessa associao (Williams, 2011). Considerando a extenso da produo terica de Adorno, a anlise bibliogrfica a ser realizada nessa pesquisa enfatizar os textos produzidos pelo pensador aps 1947, data de publicao da Dialtica do Esclarecimento, obra escrita em colaborao com Horkheimer que fundamental no tratamento do tema totalidade e emancipao, cerne dessa pesquisa. Sero investigadas com rigor as obras Dialtica do Esclarecimento e Minima Moralia, obras publicadas no perodo de exlio de Adorno, bem como seus ensaios produzidos durante as dcadas de 1950 e 1960 no retorno Alemanha, e ainda no sero negligenciadas as obras Dialtica Negativa e Teoria Esttica consideradas obras de maturidade. Os textos anteriores a Dialtica do Esclarecimento sero abordados para examinar como a crtica a totalidade e as possibilidades emancipatrias so trabalhados nesse perodo, mas tambm com a finalidade de compreender o percurso terico do autor a fim de resgatar o sentido do conjunto de suas contribuies tericas.

15

V.

Referncias Bibliogrficas

ADORNO, T. W. Teoria Esttica. Traduo de Artur Moro. Lisboa: Edies 70, 1982. ______. Tempo Livre. In: ______. Palavras e Sinais: Modelos crticos 2. Traduo de Maria Helena Ruschel. Petrpolis: Vozes, 1995. p. 70-82. ______. Ensaio como forma In: ______. Notas de Literatura I. Traduo de Jorge de Almeida. So Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2003. p. 15-45. ______. Escritos Sociolgicos I. Traduo de Agustn Gonzlez Ruiz. Madrid: Edicones Akal, 2004. ______. Minima moralia: Reflexes a partir da vida lesada. Traduo de Gabriel Cohn. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2008. ______. Introduo sociologia. Traduo de Wolfang Leo Maar. So Paulo: Editora Unesp, 2008. ASSOUN, P. L. A Escola de Frankfurt. So Paulo: tica, 1991. BENHABIB, S. Critique, norm, and utopia: a study of the foundations of critical theory. New York: Columbia University Press, 1986. BUCK-MORSS, S. Origen de la dialctica negativa. Traduo de Nora Rabotnikof Maskivker. Cidade do Mxico: Siglo XXI Editores, 1981. COHN, G. Esclarecimento e ofuscao: Adorno & Horkheimer hoje. Lua Nova, n. 43, p. 524, 1998. GAGNEBIN, J. M. Sobre as relaes entre tica e esttica no pensamento de Adorno. In: ______. Lembrar escrever esquecer. 2.ed. So Paulo: Ed. 34, 2009. p. 83-96. GATTI, L. F. Theodor W. Adorno: Indstria cultural e crtica da cultura. In: NOBRE, M. (Org.) Curso livre de teoria crtica. Campinas: Papirus, 2008b. p. 73-96. HABERMAS, J. Teoria do agir comunicativo: Racionalidade da ao e racionalizao social. Vol. 1. So Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012. HONNETH, A. The critique of Power: Reflective stages in a critical social theory. Cambridge: MIT Press, 1991. ______. Teoria crtica. In: GIDDENS, A., TURNER, J. Teoria social hoje. Traduo de Gilson Csar Cardoso de Sousa. So Paulo: Editora Unesp, 1999. p. 503-532. ______. Luta por reconhecimento: A gramtica moral dos conflitos sociais. Traduo de Luiz Repa. 2.ed. So Paulo: Ed. 34, 2009. HORKHEIMER, M. Teoria tradicional e teoria crtica. In: HORKHEIMER, M; ADORNO, T. W.; BENJAMIN, W.; HABERMAS, J. Textos escolhidos. Os pensadores. So Paulo: Abril Cultural, 1980. p. 117-161. HORKHEIMER, M.; ADORNO, T. W. Dialtica do esclarecimento: fragmentos filosficos. Traduo de Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006. JAY, M. Marxism and totality: The adventures of a concept from Lukcs to Habermas. New York: Polity Press, 1984. ______. As ideias de Adorno. So Paulo: Cultrix: Editora da Universidade de So Paulo, 1988. 16

______. A imaginao dialtica: Histria da escola de Frankfurt e do instituto de Pesquisas Sociais 1923-1950. Rio de Janeiro: Contraponto, 2008. LUKCS, G. A reificao e a conscincia do proletariado. In: _____. Histria e conscincia de classe: estudos sobrea a dialtica marxista. 2. Ed. So Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012. p. 193-411. MARX, K. Infraestrutura e superestrutura: O prefcio da Contribuio Crtica da Economia Poltica. In: IANNI, O (org.). Karl Marx: sociologia. So Paulo: tica, 1992. MATOS, O. C. F. Introduo. In: HORKHEIMER, M. Teoria crtica: uma documentao. Tomo I. So Paulo: Perspectiva: Editara da Universidade de So Paulo, 1990. p. XIII-XXII. MUSSE, R. Teoria e prtica. In: LOUREIRO, I. M.; MUSSE, R. (Orgs.) Captulos do marxismo ocidental. So Paulo: Unesp, 1998. p. 13-33. NOBRE, M. A dialtica negativa de Theodor W. Adorno: A ontologia do estado falso. So Paulo: Iluminuras, 1998. ______. Crtica e emancipao: em busca dos princpios fundamentais da Teoria Crtica, 06/2004, Espacios en Blanco. Serie Indagaciones. Buenos Aires, Argentina, v. 1, n. 14, p. 45-78, 2004. ______. A teoria crtica. 2.Ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008a. ______. Introduo: Modelos de Teoria Crtica. In: NOBRE, M. (Org.) Curso livre de teoria crtica. Campinas: Papirus, 2008b. p. 9-20. PADDISON, M. Authenticity and failure in Adornos Aesthetics. In: HUHN, T. The Cambridge Companion to Adorno. Cambridge: Cambridge University Press, 2004. p. 198221. p. 198-221. POLLOCK, F. State capitalism: its possibilities and limitations In: ARATO, A.; GEBHARDT, E. The essential Frankfurt School reader. New York: Continiuum Publishing, 1982. p. 71-94. REPA, L. Totalidade e negatividade: a crtica de Adorno dialtica hegeliana. Caderno CRH, v. 24, n. 62, p. 273-284, maio/ ago, 2011. RUGITSKY, F. Friedrich Pollock: limites e possibilidades. In: NOBRE, M. (Org.) Curso livre de teoria crtica. Campinas: Papirus, 2008. p. 53-72. WILLIAMS, R. O crculo de Bloomsbury. In:______. Cultura e materialismo. Traduo de Andr Glasser. So Paulo: Editora Unesp, 2011.

17

You might also like