You are on page 1of 18

FILOSOFIA DO DIREITO

Alysson Rachid

17

INTRODUO No Ocidente ela fruto da cultura grega, constituindo um dos pilares da cultura ocidental, podendo ser interpretada como amor ou amizade pela sabedoria.
Possui como finalidade despertar a reflexo a fim de se buscar verdades. Visa o novo, possibilitando mudanas e melhorias. A filosofia do direito, como o prprio termo diz, a filosofia aplicada ao direito. Busca analisar as atitudes e as atividades dos operadores de direito e juristas. Desde o seu nascimento, por volta do sculo VI a.C, destacam-se algumas caractersticas relevantes quanto o seu contedo, o seu mtodo e a sua finalidade, que podemos resumir da seguinte forma:

Contedo

Contedo Mtodo Finalidade Mtodo A filosofia busca a explicao de tudo por meio da razo, de forma que procura ser a explicao racional da totalidade das coisas. Nesse sentido, o pensamento racional tentou substituir as explicaes mitolgicas e religiosas. Finalidade A finalidade da filosofia a busca da verdade ou, em outros termos, a vontade de se alcanar o conhecimento.

A filosofia procura explicar todas as coisas, no se limitando a uma parte ou setor da realidade, como ocorre em cincias como a biologia e a fsica, por exemplo. Assim, resumimos que a filosofia procura ser a explicao de tudo.

FILOSOFIA DO DIREITO Alysson Rachid

592

Assim, podemos dizer que a filosofia um conhecimento que busca chegar verdade e a causa das coisas atravs da razo. Elementos A filosofia do direito, por meio de seus pensadores, observa e analisa elementos fundamentais para o entendimento do fenmeno jurdico. Da nascem questes como o que o direito e o que a justia.

DIREITO O termo direito possibilita diversas interpretaes, podendo, por exemplo, ser analisado como:
Direito

Um conjunto de normas.

Um comportamento de um grupo na sociedade

A busca de fins importantes (por exemplo a justia)

O resultado de um processo histrico

Direito e Moral Ao se estudar direito e moral, algumas teorias me- Teoria do mnimo tico recem destaque: Teoria de Miguel Reale a) Teoria do mnimo tico (Georg Jellinek): Por essa teoria o direito estaria dentro da moral, sendo esta bem mais ampla. Sob esse aspecto o direito representa apenas uma parte da moral. b) Teoria de Miguel Reale: Essa teoria separa o direito da moral. No entanto, defende que, apesar de ambos se encontrarem em determinados aspectos, existem pontos do direito que no so abrangidos pela moral sendo, de certa forma, amorais. Caractersticas
Direito Atributividade Atribui um valor ou obrigao ao ato, que poder ser cobrado ou exigido. Todas as relaes envolvem, pelo menos, duas pessoas. Moral Trata-se de algo intrnseco, de forma que no atribui algo objetivo. Todas as relaes envolvem, pelo menos, duas pessoas.

Bilateralidade

593

Alysson Rachid FILOSOFIA DO DIREITO

Direito Coercibilidade Possui mecanismos de coao que foram os indivduos, mesmo contra as suas vontades, a praticarem ou no alguma coisa. a vontade de outra pessoa como, por exemplo, do Estado ou do Soberano. No , necessariamente, o que concordamos.

Moral No possui instrumentos de coao. espontnea. O indivduo age de acordo com a sua vontade interior. a vontade do prprio indivduo, que quem escolhe e julga o seu ato. Assim, podemos dizer que a moral, ao contrrio do direito, autnoma.

Heteronomia

PROCESSO HISTRICO O direito hoje o resultado de uma evoluo de como as pessoas se organizaram ao longo da histria, de forma que, sempre que uma sociedade sofre alteraes, o direito se altera tambm.
Sociedade Primitiva O homem primitivo interpretava os fatos de forma pessoal, aplicando o Princpio da Retributividade (Vingana de sangue), nos moldes da Lei de Talio olho por olho, dente por dente. A ofensa deveria ser reparada da mesma forma que havia sido praticada, mesmo em relao a objetos inanimados como, por exemplo, se uma pessoa casse de uma rvore, seus parentes deveriam cort-la e com os pedaos deveriam fazer lenha como retribuio pela queda do familiar. No direito primitivo a sano chegou a ser praticada de forma coletiva. Se um sujeito de um grupo fosse lesado por um membro de outro grupo, o grupo todo do ofendido reagiria contra o agrupamento do ofensor. A essa forma de organizao d-se o nome de vendeta. Com o passar do tempo as vendetas comearam a enfraquecer os prprios grupos, por conta das lutas frequentes entre eles, obrigando os homens a procurarem novas formas para solucionar os conflitos. Estabeleceu-se a composio, onde a ofensa deixaria de ser vingada e passaria a ser indenizada de acordo com um julgamento. Podemos dizer que a partir desse momento inicia-se a formao do Estado e encerra-se a ordem jurdica primitiva, onde uma autoridade imparcial passar a aplicar as sanes. Atravs de uma evoluo lenta o Estado passou a concentrar a aplicao das sanes e centralizou a produo jurdica, vindo a formar o Estado Moderno. Grcia Arcaica No incio do perodo Arcaico vigorou na sociedade grega um Direito de carter divino. Entre os gregos, a existncia humana enquadrava-se em um mundo misterioso de trevas e luz, com deuses mitolgicos de representao opostas, tais como:

FILOSOFIA DO DIREITO Alysson Rachid

594

Apolo Representa: Equilbrio; Medida justa; Ordem.

Dionsio Representa: Desequilbrio; Transgresso; Desordem.

As leis teriam sido reveladas pelos deuses aos antepassados e transmitidas para as geraes seguintes. Enquanto os filsofos Pr-Socrticos destacam a dualidade entre ordem (Apolo) e desordem (Dionsio), Scrates, Plato e Aristteles destacam apenas o princpio da ordem.

JUSNATURALISMO E DIREITO NATURAL Para o estudo da doutrina do Jusnaturalismo e do Direito Natural, se faz necessrio compararmos aspectos do Direito Natural (Subjetivo) com o Direito Positivo (Escrito/posto):
Direito Natural (Subjetivo) um sistema de normas de condutas intersubjetivas. Busca uma compreenso universal para o fenmeno jurdico. Direito Positivo (Escrito) um sistema de normas de condutas fixado pelo Estado.

Jusnaturalismo Trata-se da doutrina que admite as duas formas do direito (Direito Natural e Positivo). No entanto, considera o Direito Natural superior ao Positivo, devendo prevalecer em casos de conflito. Preocupa-se muito mais com a tica e com a moral do que com aspectos formais. Juspositivismo Trata-se do positivismo jurdico que estuda e reconhece somente o direito posto (escrito). Ope-se ao jusnaturalismo ao defender somente a existncia de um sistema jurdico que corresponde s normas que so editadas pelo legislador.

595

Alysson Rachid FILOSOFIA DO DIREITO

Conflito entre Direito Natural e Direito Positivo

Doutrina Jusnaturalista Considerando que aceita a existncia dos dois direitos, entende que a lei positiva (escrita) espelha-se na lei natural e, por conta disso, procura afastar a possibilidade da ocorrncia de conflitos. No entanto, diante de eventual conflito o Direito Natural deve ser verificado e, consequentemente, positivado.

Doutrina Juspositivista Considerando que aceita somente o Direito Positivo, afasta qualquer possibilidade de conflito, pois no h como se admitir um conflito contra algo inexistente.

O Jusnaturalismo/Juspositivismo na histria
Antiguidade Elaborado na Grcia Antiga, principalmente pelos Estoicos; O Direito Natural segue uma Lei Universal racional e imanente; As ordens de uma autoridade poltica no podem se sobrepor s eternas; Encontra-se em Plato, em Aristteles e em Ccero (Roma). Idade Mdia O Direito Natural se identifica com a Lei de Deus; Encontra-se em So Toms de Aquino na forma de um Jusnaturalismo Teocntrico. Idade Moderna Rompimento com a Teocracia; Observa-se a razo; O Direito Natural procura fundamentar um Direito reconhecido por todos os povos; Encontra-se em Calvino e Hugo Grocio. Sculo XIX Incio das dvidas entre o jusnaturalismo e as leis positivadas; O positivismo jurdico ganha fora; Hans Kelsen (sculo XX) solidifica o positivismo jurdico com sua Teoria Pura do Direito.

FILOSOFIA DO DIREITO Alysson Rachid

596

FILOSOFIA E DIREITO NA GRCIA CLSSICA/ANTIGUIDADE Ordem cronolgica


Sofistas Scrates Plato Aristteles

a) Sofistas Eram mestres que possuam um conhecimento extremo das matrias que ensinavam. Vendiam, de forma atraente, os ensinamentos prticos do conhecimento de acordo com os interesses dos alunos. Dominavam, no s, o contedo, mas tambm a tcnica do discurso e da persuaso, ensinando conhecimentos teis para o sucesso dos negcios. Compromisso com a verdade No tinham, necessariamente, compromisso com a verdade, visto que ela no era seu objetivo, mas sim o convencimento da plateia com a sua tese. No defendiam uma verdade nica. Firmavam concepes de acordo com o homem, o momento, as circunstncias e um conjunto de fatores. Arte retrica a arte de convencer as pessoas. As lies dos sofistas visavam, principalmente, a arte de falar em pblico de modo persuasivo, o desenvolvimento do poder da argumentao retrica, do convencimento, alm do conhecimento de doutrinas. b) Scrates (470-399 a.C.) Foi um dos pensadores mais importantes do ocidente, dando nome a um perodo filosfico. Enquanto os Pr-Socrticos demonstravam interesse filosfico para o mundo da natureza, os Socrticos se afastaram da contemplao da natureza para a contemplao do homem.
Cosmologia Antropologia

Por no ter deixado escritos, a sua filosofia estudada atravs de seus discpulos, principalmente Plato, de quem foi mestre, e Xenofonte. Acreditava que, se escrevesse algo, seu pensamento poderia ser petrificado e interpretado de modo incorreto no futuro, o que no ocorre com as palavras expressas oralmente, que permanecem vivas no decorrer da histria. Ironia Socrtica: Sei que nada sei Scrates, ao buscar a verdade, colocou em dvida os seus conhecimentos, com a famosa frase sei que nada sei, tendo em vista: A complexidade das coisas;

597

Alysson Rachid FILOSOFIA DO DIREITO

O fato de, naquela poca, os conhecimentos serem transmitidos pelos sofistas, que observavam a Arte Retrica para o convencimento de suas teses, sem, no entanto, se comprometerem com a verdade. Dialtica a arte de se discutir e trabalhar com opinies opostas. Para Plato, trata-se de uma teoria do conhecimento na qual se separa a opinio da verdade, o sensvel do inteligvel e a aparncia da ideia. Scrates procurou buscar as verdades absolutas com o auxlio da dialtica, que pode ser resumida da seguinte forma:
Dialtica (Dilogo como mtodo para se buscar a verdade) Exortao (Chamamento para a discusso) Indagao (Pergunta-se a respeito do tema)

Refugao (Exposio dos argumentos a serem discutidos)

Maiutica ( o nascimento do conhecimento aps um perodo de reflexo)

Entre as virtudes, convm destacar a sabedoria, a temperana, a justia, a coragem e a piedade (STJCP), sendo que, atravs da dialtica, o homem pode redescobrir as virtudes que existem em si mesmo. Importante mencionar que os juristas devem possuir todas as virtudes para que possam exercer o direito. Nesse sentido, a virtude no se ensina, pois no uma tcnica. Trata-se de algo intrnseco natureza do homem. Um dos ensinamentos mais importantes de Scrates est no sentido de que todos os homens so iguais, todos so capazes da cincia e possuem uma alma racional onde se encontra a verdade; a virtude. c) Plato (427-347 a.C.) A filosofia de Plato estabelece uma viso dupla do universo, que pode ser resumida da seguinte forma:
Mundo das Ideias Mundo dos modelos; Perfeio; Realidade inteligvel. Mundo das Aparncias Mundo das coisas; Imperfeio Realidade sensvel.

Atravs da Dialtica procura-se passar de um mundo para o outro.

FILOSOFIA DO DIREITO Alysson Rachid

598

Para Plato a justia ideal, considerada perfeita, s existe no mundo das ideias, devendo, no entanto, servir de modelo para a justia humana. Porm, mesmo que imperfeita, a justia humana deve ser observada para que no se instaure o caos. Os dilogos platnicos podem ser divididos em trs fases:
1. fase (Moral) 2. fase (Justia Ideal) 3. fase (Coercibilidade e preceitos positivos) Centraliza-se em Scrates. Trata de questes morais como, por exemplo, a anlise das virtudes. Scrates aparece como porta-voz de seus pensamentos. Filosofa a respeito da justia ideal. Trabalha com a coercibilidade no Direito e na organizao de leis (preceitos positivados) para a criao de uma cidade justa e organizada.

Cidade Platnica Ideal A cidade ideal tem por objetivo a realizao de justia. Cada indivduo tem as suas obrigaes atribudas de acordo com as suas aptides naturais (filsofos, guardies, artesos). Dessa forma, cada um deve cuidar daquilo que lhe diz respeito, cumprindo com suas atribuies e, consequentemente, atingindo a justia. d) Aristteles (384-321 a.C) Trata-se de um dos maiores filsofos da Grcia, para o qual todos os homens, por natureza, tm o desejo do conhecimento. Mesmo tendo sido discpulo de Plato direcionou as suas ideias para o mundo material, afastando-se do mundo ideal. Em sua filosofia observa dialtica e a analtica.
Mundo ideal Mundo material

Dialtica e Analtica

Dialtica e a analtica So instrumentos utilizados por todas as cincias para buscar os seus objetivos (dialtica) e organiz-los (analtica) no sistema. Nesse sentido podemos resumir da seguinte forma:
Dialtica Instrumento que visa ampliar o conhecimento atravs da discusso e das contradies; Procura a verdade. Analtica Instrumento que no amplia o conhecimento, mas organiza o raciocnio; Estrutura, sistematiza o raciocnio.

599

Alysson Rachid FILOSOFIA DO DIREITO

Direito natural Em sua obra contrape:


Lei Natural Lei Comum Justo por Natureza Justia Natural Abrange as coisas que no so produzidas pelo homem, mas que o submetem; Tem validade universal; Todos aceitam; No depende da opinio do homem; Exemplo: o fogo arde da mesma forma em todos os lugares. No modelo aristotlico, diante de conflito entre a Lei Natural e a Lei Positiva, prevalece a Natural. Lei por Conveno Lei Particular Justo por Conveno Justia Legal Abrange as produes dos homens; Cada povo tem as suas leis produzidas e os costumes.

Justia Afasta-se de Plato ao entender que a justia est no Mundo Material; na experincia. Deve-se dar a cada um aquilo que seu, sendo isso uma qualidade, um hbito. Para Aristteles a justia um meio para que os homens alcancem o bem, sendo o bem aquilo que todas as coisas visam e o mal a privao do bem. A considera como sendo a principal virtude, pois engloba todas as outras, devendo ser vista sempre como um hbito de se fazer as coisas justas. Atribui justia as seguintes caractersticas: Caractersticas da justia
Bilateral; Preferencial; Deve estar em conformidade com a lei e o bem comum; Deve respeitar a igualdade.

Observa que o homem um ser poltico que vive em sociedade. Sob esse aspecto a poltica legisla visando o bem humano.

FILOSOFIA DO DIREITO Alysson Rachid Espcies de Justia Particular: Justia: Poltica: ( a justia da Polis Orga- nizao/Comunidade Pol- tica com o cidado. Leis
Distributiva ou Condecorativa: Retificadora:

600

Premia de acordo com o mrito de cada um (ex: medalha de honra) Possui papel coercitivo.

Natural:

No produzida pelo homem, mas com validade universal. Produzida pelo homem Leis.

Legal:

So normas que compreendem condutas e comportamentos, observando aspectos jurdicos e morais, que possuem, entre as suas finalidades, limitar poderes. Em seu conceito, elaborado pelos gregos, h um pressuposto de bondade intrnseca, abrangendo a tica, o cumprimento dos deveres e o exerccio das virtudes.
Condutas Comportamentos Aspectos jurdicos e morais

Classificao Escritas Leis Costumeiras Mxima Aristotlica Ao se analisar a expresso tratar igualmente os iguais, desigualmente os desiguais na medida de suas desigualdades, visualiza-se uma forma discriminatria que tem por finalidade garantir ou restabelecer uma desigualdade j existente. A interpretao, nesse caso, deve observar a equidade que, ao contrrio do critrio equitativo, analisa uma srie de fatores e no apenas um nico ponto de vista para se chegar a uma justia. Apenas para exemplificar, podemos imaginar uma situao em que duas pessoas com sede estejam diante de dois litros de gua. Se dividirmos um litro de gua para cada pessoa o critrio equitativo estar sendo adotado. No entanto, se levarmos em considerao
Decorrem do trabalho do legislador. Decorrem dos hbitos repetidos no tempo.

601

Alysson Rachid FILOSOFIA DO DIREITO

inmeros fatores, tais como, o tempo que cada pessoa est sem beber gua, o tempo que esto andando sob o sol, os pesos, entre outros, buscaremos a equidade.

EPICURISMO (341-270 A.C.) Em sua doutrina busca o prazer e afasta a felicidade da riqueza e das conquistas exteriores. Defende que o homem s feliz quando autnomo e independente.
Justia e Teoria Jurdica de Epcuro Funda-se em seus princpios ticos relacionados s sensaes de dor e prazer, sendo que todo homem age para evitar a dor e procurar o prazer/felicidade. Associa a dor ao mal e o prazer ao bem. O prazer vlido o que leva a tranquilidade/equilbrio da alma (ataraxia) que alcanado com a prudncia. Assim, acredita que a justia uma conveno, resultado da ao do homem justo que possui equilbrio da alma. A justia proveniente do indivduo e no do Estado, por isso v a prudncia como a maior das virtudes.

Prazer (Bem) + Prudncia =I Tranquilidade da alma (ataraxia)

Dor (Mal) =I Mal

Justia

Da tica individual do prazer surge a tica social. Nesse sentido, no causar danos e no sofr-los o ideal do direito natural, mas depende do uso da prudncia.

FILOSOFIA E DIREITO NA IDADE MDIA Na Idade Mdia, perodo de criao de grandes universidades, iniciou-se diversas correntes de pensamentos, que sintetizaram e conciliaram vises religiosas com as vises dos filsofos gregos. Nesse perodo podemos destacar:
1) Aurlio Agostinho (354-430 d.C.) 2) So Toms de Aquino (1.225-1.274 d.C.)

FILOSOFIA DO DIREITO Alysson Rachid a) Aurlio Agostinho (354-430 d.C.)

602

Foi um pensador de transio entre a Idade Antiga e a Idade Mdia. Fundiu o platonismo com o cristianismo. Livre Arbtrio Trata-se da liberdade subjetiva, que se solidificou na Idade Mdia. a liberdade de escolha que o homem tem para optar entre o bem e o mal, sendo o que o mau uso do livre arbtrio conduz aos erros morais e ao caminho das injustias. A liberdade subjetiva possibilita ao indivduo querer ou no qualquer coisa, mesmo que seja a prpria infelicidade. Assim, o homem dotado de livre arbtrio pode ou no seguir a justia de Deus. Virtudes (F.E.A.) F Nesse momento se Esperana fala em virtudes como: Amor Justia A noo de justia na obra de Agostinho leva em considerao o amor, como virtude, e o livre arbtrio, sendo a justia um ato livre de amor desinteressado. Dessa forma, praticar a justia como um ato de amor desinteressado e com autonomia da vontade (livre arbtrio) indica uma ao boa, preferindo-se dar a receber.
Amor + Livre arbtrio (autonomia da vontade) = Justia (ato livre de amor desinteressado) O amor a maior de todas as virtudes. Preceito cristo fundamental: ama o prximo como a ti mesmo.

Agostinho, seguindo Plato e Ccero, diferencia a justia entre (espcies):


Justia Divina Imutvel (No muda com o tempo e lugar) Perfeita / Justa Se aplica a todos O homem conhece por revelaes Lei Divina. Mutvel (Muda com o tempo e lugar) Falvel Resulta do homem Lei humana Justia Humana

Lei Natural: Quando a Lei humana se inspira na Lei Divina, promovendo a paz social e realizando justia, essa passa a ser chamada de Lei Natural.

603

Alysson Rachid FILOSOFIA DO DIREITO

Nota-se que o livre arbtrio possibilita ao homem atuar a favor ou contra a Lei Divina. Nesse sentido o mau uso do livre arbtrio incita o egosmo, a corrupo, as guerras e o desprezo de Deus. Sob esse aspecto, Agostinho contrape a Cidade de Deus Cidade dos Homens. b) So Toms de Aquino (1.225-1.274 d.C.) Procurou unir a filosofia antiga de Aristteles com o cristianismo, associando a razo com a revelao. Deus Para provar a existncia de Deus, e fundamentar as suas ideias, analisou conceitos de:
Essncia Existncia O que um ser? Esse ser existe?

Pela experincia sensvel procurou demonstrar que Deus existe, mas no o que (essncia). Entre os seus argumentos menciona que tudo no Universo se movimenta e que o movimento inicial de tudo se d por meio de Deus. Argumenta, ainda, que mesmo as coisas que no possuem inteligncia tm as suas finalidades, sendo que essas finalidades so ordenadas por Deus. Dessa forma estabelece Deus como o criador do mundo, como a causa primeira de todas as coisas. Justia Segue a orientao aristotlica no sentido de que a justia um hbito de se agir para fazer o bem. Tem, como princpio essencial, o fazer o bem e evitar o mal.
Agir para se fazer o bem. + Hbito = Justia

O direito um instrumento para se alcanar a justia, que pode ser classificada em (espcies):
Justia

Legal Trata do bem comum na Sociedade.

Cumulativa Trata das relaes entre particulares.

Distributiva Distribui a cada um aquilo que lhe devido por sua participao na sociedade.

FILOSOFIA DO DIREITO Alysson Rachid

604

Note-se que a justia se d com o hbito, de forma que a injustia tambm exige o hbito de fazer algo injusto. Assim um ato isolado, por si s, no torna um ser injusto. Lei Considerando que se trata da ordenao racional para o bem comum, Toms de Aquino enumera as seguintes espcies de leis:
Eterna Lei completa. Governa todo o universo. Divina a expresso da Lei Eterna revelada por Deus ou pela Igreja. Natural No foi declarada pelo legislador, mas conhecida pelo homem por meio da razo. Ex. Faa o bem e evite o mal etc. Escrita (Positiva), Humana Trata-se da Lei Convencional. Determina o justo quando estiver de acordo com a Lei Natural. Considera: tradio, tempo, espao.

Importante lembrar que a lei escrita (positiva) que estiver em desacordo com a lei natural no deve ser desrespeitada. No entanto, diante de qualquer conflito com a lei eterna, esta dever prevalecer.

FILOSOFIA DO DIREITO NA MODERNIDADE CONTRATUALISMO Os contratualistas procuraram compreender a formao da Sociedade Moderna e propor uma organizao poltica e jurdica. Nesse sentido, o contratualismo consiste na transio do Estado de Natureza (sem organizao estatal) para o Estado Civil (Estado Poltico), que se opera atravs do consentimento e da vontade geral dos cidados (Contrato Social).
Cada contratualista tem a sua viso a respeito do Estado Natural e do Estado Civil (Estado Poltico). Merecem destaque:

John Locke Thomas Hobbes Jean Jacques Rousseau

605

Alysson Rachid FILOSOFIA DO DIREITO

John Locke (1.632-1.704)


Contrato Social a formula para se sair do Estado de Natureza e para se construir o Estado Civil. Resulta de uma vontade geral. Estado de Natureza Leis Naturais Ausncia de poder superior Estado Civil (Poltico) Autoridade superior Leis com penas

Os indivduos obedecem s leis naturais, no sentido de que nenhum homem deve prejudicar o outro na vida ou em suas posses. No h um poder superior para solucionar os conflitos. Qualquer um tem o poder para castigar o outro.

Cria-se uma autoridade superior aos indivduos para garantir os direitos naturais fundamentais (individuais). O Poder Poltico tem o direito de fazer leis com penas em prol do bem pblico.

Acredita que o Estado de Natureza convive simultaneamente, e em harmonia, com o Estado Civil. Entende que o Estado Civil visa garantir a vigncia e a proteo dos direitos naturais, decidindo os conflitos de uma forma mais justa. Thomas Hobbes (1.588-1.679)
Contrato Social a formula para se sair do Estado de Natureza e para se construir o Estado Civil. Resulta de uma vontade geral. Estado de Natureza Condio de guerra Cada um com a sua vontade Estado Civil (Poltico) Soberania Lei vontade do soberano

V o homem em condio de guerra. Fala em soberania como sendo a reunio Cada um governa por sua prpria vontade. da vontade de todos. a vontade suprema. Constitudo o Estado, a vontade soberana passa a ser a fonte do direito. A lei a vontade do soberano. Leis Positivas Comandos a serem seguidos

Leis Naturais

Regras de Prudncia

FILOSOFIA DO DIREITO Alysson Rachid Jean Jacques Rousseau

606

Contrato Social a formula para se sair do Estado de Natureza e para se construir o Estado Civil. Resulta de uma vontade geral. Estado de Natureza Estado de Liberdade Homem como prprio juiz. Estado Civil (Poltico) Fora Direito

Entende como sendo um Estado de Liberdade. H uma desigualdade entre o homem mais forte e o mais fraco. O homem o seu prprio juiz.

A transio se d pela necessidade de transformar a fora em direito.

IMMANUEL KANT (1.724-1.804) Busca o conhecimento atravs da integrao entre a experincia (sentidos) e a razo.
Experincia + Razo = Conhecimento

Transferiu a importncia do objeto para o sujeito, que molda o seu comportamento atravs de suas faculdades mentais. Nesse sentido, considera o direito como um conjunto de condies em que as vontades de um podem estar de acordo com as vontades do outro. Convm mencionar que o sistema kantiano diferencia a moral do direito, sendo este coercitivo e aquela autnoma, decorrente do autoconvencimento e da vontade prpria do sujeito.

FILOSOFIA DO DIREITO CONTEMPORNEO a) Hans Kelsen


Normas Jurdicas Hans Kelsen o principal nome do positivismo jurdico. V o direito como sendo uma norma jurdica, e estas, por sua vez, o objeto da cincia jurdica. Compete aos juristas descrev-las, considerando os seguintes elementos:
Neutralidade O jurista deve atuar de forma neutra, afastando qualquer juzo de valor.

607

Alysson Rachid FILOSOFIA DO DIREITO

Norma superior/hierarquia

Uma norma deve estar fundamentada e em conformidade com outra superior, at se chegar norma fundamental. O direito, como consequncia de uma conduta ilcita, prescreve sanes. Uma norma admite diversas interpretaes, afastando o entendimento de uma nica interpretao verdadeira. A interpretao poder ser: No autntica: Proveniente da doutrina.

Coao Interpretao

Autntica:

Firmada em jurisprudncia.

b) Miguel Reale Teoria Tridimensional Confere ao direito uma estrutura tridimensional formada por uma situao de fato, determinados valores (aspecto axiolgico) e a norma.
Norma

Valor Fato

Ao contrrio de Kelsen, que visualiza o direito como to somente norma, Reale enxerga o direito como um sistema aberto com diversos sentidos, que devem ser levados em considerao para a sua devida compreenso. Estes sentidos representam trs aspectos: O fato, o valor e a norma. Os fatos podem ser, entre outros, geogrficos, econmicos ou naturais, como, por exemplo, uma enchente ou determinado nvel de inflao. Os valores podem ser estudados como sendo, os ideais ticos, morais ou polticos de cada poca.

FILOSOFIA DO DIREITO Alysson Rachid

608

Da relao/interao entre fatos e valores surgem propostas normativas (normas), das quais, atravs da interveno de um poder, se estabelecer a norma jurdica. Assim, o direito uma integrao normativa de fatos e valores que esto em atrao permanente. A relao entre esses trs elementos chamada dialtica da complementaridade.

You might also like