You are on page 1of 14

Consideraes sobre a escrita lacaniana dos discursos*

Jlio Eduardo de Castro

Doutor em Teoria Psicanaltica pelo Programa de Ps-graduao em Teoria Psicanaltica, Instituto de Psicologia/UFRJ; psicanalista; professor da Universidade Federal de So Joo del-Rei (UFSJ).

Resumo: A escrita lacaniana dos discursos composta de elemen-

tos (letras), lugares (quadrantes) e funes (operadores lgicos). Cada um dos discursos formalizados por Lacan composto pela distribuio peculiar dessas letras nesses lugares e funes. Lacan estabeleceu, desse modo, uma estrutura prpria para cada um dos quatro discursos: o discurso psicanaltico, o discurso do mestre, o discurso histrico e o discurso universitrio. Examinamos a construo lgica feita por Lacan principalmente no Seminrio 17, O avesso da psicanlise para cada um desses discursos, ressaltando suas consistncias, aproximaes e contrastes. Pretende-se demonstrar como a devida considerao teoria lacaniana dos discursos pode ser um importante meio de abordagem psicanaltica do sujeito por meio de seu universo discursivo. Palavras-chave: Objeto a ; discurso psicanaltico; discurso do mestre; discurso histrico; discurso universitrio.
Abstract: Considerations on the writing of Lacans discourses.

The writing of Lacans discourses is made up of elements (letters), places (quadrants) and functions (logical operators). Each of these discourses formalized by Lacan is composed by the peculiar distribution of these letters in these places and functions. Lacan established, in this way, his own structure for each of the four discourses: the psychoanalytical discourse, the master discourse, the hysterical discourse and the university discourse. Lacans logical construction was analyzed mainly in Seminar 17, The contrary of the Psychoanalysis for each of these discourses, highlighting their consistencies, approaches and contrasts. The purpose of this paper is to demonstrate how the appropriate consideration in Lacans discourses can be an important psychoanalytical approach of the subject by means of its discursive universe. Keywords: Object a, psychoanalytical discourse, master discourse, hysterical discourse, university discourse.
* O presente artigo foi escrito sobre alguns registros e desdobramentos feitos em minha Tese de Doutorado (CASTRO, 2006), particularmente no ponto em que ela tematiza a teoria lacaniana dos discursos.

gora (Rio de Janeiro) v. XII n. 2 jul/dez 2009 245-258

246

Jlio Eduardo de Castro

acan formula sua teoria dos quatro discursos recorrendo escrita algbrica. A estrutura de cada um dos quatro discursos nos dada a por um matema especfico. Com o termo discurso, Lacan passou a designar quatro modos de estruturao do lao social daquilo que, por meio do discurso, faz liame social. Essa estruturao do lao social apresentada por meio da coordenao de quatro elementos a, $, S1, S2 distribudos em quatro lugares diferentes: o lugar do agente ou semblante, o lugar do trabalho ou Outro, o lugar da produo e o lugar da verdade. A rotao dessas quatro letras por cada um desses quatro lugares mantida inalterada a sequncia lgica das letras, ou seja, sem comutao possvel resulta em quatro matemas, um para cada discurso: o matema do discurso do mestre, o matema do discurso histrico, o matema do discurso universitrio, o matema do discurso psicanaltico. Porm, antes de focalizar cada um desses matemas, situamos a seguir o Seminrio 17: O avesso da psicanlise (LACAN, 1969-1970/1992), momento em que a formalizao da teoria dos quatro discursos , pela primeira vez, levada a esse lugar pblico, caracterstico do ensino de Lacan: os seus Seminrios.
Situando O Seminrio 17: O avesso da psicanlise

Neste Seminrio, o ensino de Lacan reflete a relao de avesso em termos topolgicos e, se possvel, matemizando essa relao existente entre o discurso do mestre (e do inconsciente) e o discurso psicanaltico. Durante a realizao deste Seminrio, o prprio Lacan no se cansava de ressaltar e anunciar que, nos seus Escritos, existia, desde 1966, a marca de seu projeto como envolvendo a retomada do projeto freudiano pelo avesso, alm, claro, de destacar o discurso psicanaltico (a $) como o que restou do trabalho sobre o inconsciente (S1 S2), levado a termo por um sujeito inicialmente histericizado em seu discurso ($ S1). Virar Freud pelo avesso, pr para fora o lado de dentro de sua teoria, implicou, concomitantemente, na realizao de uma busca meticulosa, qual seja, a anlise crtica da clnica freudiana, considerada em suas impossibilidades e em seus meandros. Imbudo do esprito de que o inconsciente um discurso (S1 S2),1 Lacan estabelece a sua teoria dos quatro discursos. Sobre o fato de serem apenas quatro, ele esclarece, alguns anos mais tarde, serem trs discursos que existem sobre o fundamento do discurso psicanaltico, discurso este que foi sempre, por ele, escrito em ltimo lugar. Isto era feito, em seu ensino, pela seguinte razo: para Lacan, toda e qualquer mudana de discurso, portanto mudana de razo, trazia a iminncia do discurso psicanaltico. E essa proximidade e mesmo precipitao do discurso psicanaltico a cada mudana, ou risco de mudana, discursiva, nos
1 Esprito expresso em aforismos como: O inconsciente o discurso do Outro e O inconsciente estruturado como uma linguagem.

gora (Rio de Janeiro) v. XII n. 2 jul/dez 2009 245-258

Consideraes sobre a escrita lacaniana dos discursos *

247

dada por sua estrutura elementar: o desejo, por meio de seu objeto-causa (a), em posio de agente/semblante e o saber (S2) posto no lugar da verdade (a/S2). O avesso da psicanlise foi proferido em meio a um perodo de turbulncia no campo universitrio francs. Maio de 1968, como ficou conhecido, foi um movimento estudantil que questionou as instituies e o poder, bem como suas bases, dentre elas o prprio saber. O contexto universitrio se impunha, ento, como lugar privilegiado e o estudante como funo sintomtica da cultura para uma anlise dos efeitos da cincia: as novas formas de manifestao e de tratamento do sintoma, as mudanas na configurao familiar tradicional, as novas formas de relao estabelecidas pelo trabalho/mercado moderno (o discurso do mestre moderno, nomeado por Lacan de discurso do capitalista) e, por fim, o surgimento da prpria psicanlise como efeito indireto do discurso da cincia. Portanto, maio de 1968 foi um momento em que uma reflexo forada se imps a partir de um denominador comum surgido na cultura: as novas formas de fazer lao social. Foi ainda um momento social em que algo acerca do declnio da funo paterna se manifestava na forma de revoluo na cultura dos a-studados neologismo feito por Lacan para se referir ao estudante como objeto agido pelo saber (S2 a), conforme escrito no matema do discurso universitrio revoluo essa causada pelo mal-estar presente na vida contempornea a nos revelar a dificuldade do homem moderno com o gozo em um mundo dominado pelo discurso da cincia e por seu co de guarda, o discurso universitrio. Em 1969, assistimos igualmente ecloso de uma crise na Escola Freudiana de Paris em torno da questo do passe, do ensino, da transmisso e da prpria estrutura da instituio psicanaltica. Nesse mesmo Seminrio, Lacan ainda nos faz lembrar que o discurso do mestre j havia sido esclarecido por Hegel, por meio da formalizao terica acerca da dialtica do senhor e do escravo, e que isso teria efeitos para a cultura e, principalmente, para o capitalismo. Essa era uma das razes, de cunho hegeliano, daquele movimento estudantil que questionava as instituies e seus saberes, em especial aqueles produzidos e difundidos pela universidade, uma vez que o lugar/funo do mestre j havia sido teorizado pela letra hegeliana e a mais-valia contabilizada pela teoria marxista. Todo esse Seminrio foi feito sob a gide no mais de retornar a Freud e, sim, de ir alm do mestre, alm do pai simblico freudiano, alm dos ideais atribudos ao ideal do eu e encarnados na figura do lder grupal. Tomar Freud pelo avesso significou, assim, algo a mais: atribuir parcialmente ao mestre de Viena o discurso do mestre, tanto em seu ensino quanto na criao da instituio psicanaltica nos moldes da IPA (International Psychoanalytical Association). Isto verificvel na segunda seo no Seminrio em foco, intitulada Para alm do
gora (Rio de Janeiro) v. XII n. 2 jul/dez 2009 245-258

248

Jlio Eduardo de Castro

complexo de dipo (LACAN, 1969-1970/1992, p.79-132). Nessa seo sugerida a aderncia de Freud aos ideais do pai, do eu e da massa de psicanalistas que se constitua por meio da criao da IPA, aderncia essa que, em parte, se justificava em funo do pioneirismo decorrente da fundao de um novo campo de conhecimento e de investigao, a psicanlise. Freud se ocupava da difuso de suas ideias bem como da institucionalizao da psicanlise e, para tal, no media esforos, adotando vez por outra o discurso do mestre, inclusive ao almejar a incluso da psicanlise em forma de disciplina universitria nos cursos de medicina da poca (FREUD, 1919 [1918]/1980). Assim, o Freud fundador instituiu a psicanlise recorrendo, vez por outra, ao discurso do mestre, sobretudo em seu ensino e em sua prpria concepo de cincia enquanto lugar contaminado pelo significante pai e derivados. Existe, por isso, segundo Lacan, um resto mtico do pai e do mestre dentro da concepo freudiana de cincia resto esse evidenciado na pregnncia ao modelo do dipo, estruturalmente concebido para as psiconeuroses e entendido como saber com pretenso de verdade. De modo que, para Lacan, o mito do dipo foi uma reduo freudiana ao modelo do pai simblico sendo, por isso mesmo, incapaz de abordar algo mais amplo: a estrutura que anima o discurso analtico frente ao gozo (a $) [LACAN, 1969-1970/1992, cap. VII]. Para tal, Lacan reexamina os mitos freudianos de dipo, de Moiss e do Pai da Horda Primeva, averiguando neles indcios de retorno do pai real excludo do discurso da cincia. Esse contexto sugeria, posteriormente e com Lacan, a necessidade de criao de instrumentos que possibilitassem aos psicanalistas dar uma maior coerncia e inteligibilidade aos fenmenos e questes com os quais se defrontavam em seu cotidiano clnico inveno essa a ser diferenciada tanto da lgica na qual se fundamentava e funcionava a instituio universitria quanto dos modelos da cincia convencional. Diferenciar a lgica, a tica e o modus operandi da psicanlise em relao universidade e cincia uma das lies, dentre muitas, que se pode tirar desse Seminrio. Para tal, a escrita do discurso psicanaltico enquanto inseparvel das outras trs formalizava, ou seja, fornecia uma formulao lgica para que os psicanalistas pudessem elaborar, de forma estruturada, a clnica psicanaltica no mundo contemporneo.
A escrita dos discursos

Uma advertncia preliminar: aps ter estabelecido uma escrita para cada um dos quatro discursos por recurso lgica , literalizando-os, Lacan acrescentou mais tarde que h, em todo e qualquer discurso, pontos de fuga, de escapada, ou seja, furos2 que do sustentao real a cada um deles, uma espcie de, pa2 Furo o termo utilizado por Lacan em RSI (LACAN, 1974-1975) com o objetivo de, se no topologizar sua teoria dos discursos, ao menos dela nos oferecer uma verso topolgica. Da

gora (Rio de Janeiro) v. XII n. 2 jul/dez 2009 245-258

Consideraes sobre a escrita lacaniana dos discursos *

249

rafraseando Freud, umbigo do discurso: por vazar (no sentido: tonel) que um discurso toma seu sentido, ou seja: por ser impossvel calcular seus efeitos (LACAN, 1973/2003, p.550). Escrever os quatro discursos valendo-se, para tal, da lgica algbrica3 e visando estrutura que determina as enunciaes elementares produzidas pelo ser falante, foi, por conseguinte, o projeto lacaniano que culminou na realizao do Seminrio O avesso da psicanlise (LACAN, 1969-1970/1992). Para tal, Lacan fez uso de recursos lgicos oriundos do campo da matemtica, dentre eles o uso da letra promovido pela lgebra matricial4 e a teoria da permutao cclica,5 tambm parte da lgebra moderna. Na escrita desses discursos, Lacan lana mo de quatro letras (a: o objeto a, mais-gozar, condensador de gozo e causa-do-desejo; $: o sujeito barrado pelo significante; S1: o significante-mestre, o s-lo, o significante pelo qual os outros significantes so ordenados; S2: o saber constitudo enquanto cadeia significante), distribudas em quatro lugares, divididos dois a dois ao modo de quadrantes e separados por duas barras a barra (/) aqui cumpre a funo de ser o sinal que estabelece a resistncia significao, ou seja, a operao do recalcamento. Para especificar cada um desses lugares de apreenso do efeito significante pelo sujeito (no nos esqueamos que se trata de um esquema calcado na lgica quadripartito), Lacan constri um ndice de designao, dando a cada um deles os seguintes nomes:
1. agente ou poder ou semblante 4. verdade 2. Outro/outro, ou trabalho ou gozo 3. produo/perda ou mais-gozar

a equiparao da fuga do sentido ao furo como fundamento real dos ns. A trajetria do ensino de Lacan dos discursos aos ns borromeanos suscitou a mxima de que toda e qualquer modalidade discursiva comea em hincia e termina em escapada, em fuga. 3 lgebra: Parte da matemtica que estuda as leis e processos formais de operaes com entidades abstratas (AURLIO, 2002). Partindo do sentido lato de lgebra, sem dvida, a teoria dos discursos formula-se em termos algbricos, serve-se do raciocnio algbrico em sua maneira de atribuir, ao real, a letra. Contudo, Lacan se serve desse raciocnio, o algbrico, subvertendo as teorias-padro da lgebra e seus empregos usuais. O mesmo se d em relao ao grafo tetradrico, mencionado em Radiofonia (LACAN, 1970/2003), em que Lacan suprimiu uma das flechas (DARMOND, 1994) para propor a dinmica de um modelo topolgico, com fora de paradigma, inventado a partir da ideia de modalidades discursivas. 4 Parte do clculo matricial em que se investigam as propriedades e transformaes das matrizes sobre as operaes de soma, produto, combinao linear de linhas e colunas etc. (AURLIO, 2002). 5 Em um conjunto ordenado, permutao, sem comutao, em que cada elemento substitudo pelo seu sucessor (quando o sentido anti-horrio) ou pelo seu antecessor (quando o sentido horrio) e o ltimo pelo primeiro (quando o sentido anti-horrio) ou o primeiro pelo ltimo (quando o sentido horrio); permutao circular; ciclo.
gora (Rio de Janeiro) v. XII n. 2 jul/dez 2009 245-258

250

Jlio Eduardo de Castro

Lacan ainda faz uso das setas de implicao ou conexo () para orientar o sentido da cadeia significante e do quarto de giro circular como operador da transformao de um discurso em outro, por progresso (sentido horrio) ou por regresso (sentido anti-horrio), possibilitando assim a circulao das letras, em permutao circular, sem comutao, por quatro lugares. Como no discurso do mestre:

S1 S2 $ a
no discurso histrico:

$ S1 a S2
no discurso universitrio:

S2 a S1 $
e no discurso psicanaltico:

a $ S2 S1
O discurso do capitalista6 obtido por efeito de uma toro feita sobre a banda esquerda no matema do discurso do mestre, sendo por isso uma variao desse mesmo discurso. O discurso do capitalista nos ento exposto pelo seguinte matema:

$ S2 S1 a
A escrita do discurso do capitalista, tambm chamado por Lacan de discurso do mestre moderno, feita ao tom-lo como um derivado lgico do discurso do mestre por efeito da toro de sua banda lateral esquerda, ou seja: S1 e $ so trocados de lugar, S1 passando do lugar de semblante ao lugar da verdade e o
6 Segundo Darmon (1994, p.220), o discurso capitalista por Lacan evocado muito rapidamente em seu Seminrio 17, descrevendo-o sem inscrev-lo. A nica escritura que dele fornece, tanto quanto eu saiba, ocorre em Milo, em 1972, na conferncia sobre O discurso psicanaltico. Darmon nos esclarece que, com a teoria dos quatro discursos, entramos em uma topologia elementar, a dos grafos, que encontra sua origem histrica na resoluo, por Euler, do problema dos pontos de Koenigsberg. O grafo aqui em causa o tetradrico, pelo qual Lacan se interessa aps o incio de seus Seminrios (Idem, p.224).

gora (Rio de Janeiro) v. XII n. 2 jul/dez 2009 245-258

Consideraes sobre a escrita lacaniana dos discursos *

251

contrrio ocorrendo com $. Nesse discurso, a flecha da impotncia, que parte da mais-valia (a) em direo ao significante-mestre (S1), indica-nos a sua prpria superao, superao da impotncia, promovida pela escrita marxista, em forma de quantificao-cotao, da mais-valia. Observamos, por essa toro, que o significante-mestre (S1), no discurso do mestre, torna-se a verdade no discurso do capitalista, e que o sujeito ($) retirado de sua posio de verdade no discurso do mestre e posto, como no discurso do histrico, em posio de agente, ou seja, diante da cena do mercado como sujeito-consumidor. Portanto, h uma proximidade lgica do discurso capitalista ao discurso histrico, pela identidade do sujeito ($) em posio de agente, e ainda uma proximidade lgica ao discurso universitrio, pela identidade do significante-mestre (S1) em posio de verdade, ou seja, sob a barra. Alm desses lugares, letras, barras, setas e operadores, Lacan inclui ainda, nessa lgebra revolucionria, a impossibilidade categoria aristotlica extrada da lgica modal e a impotncia, localizando cada uma delas em um lugar especfico na estrutura matricial dos discursos, conforme nos esclarecido principalmente em Radiofonia (LACAN, 1970/2003). Neste texto, Lacan inscreve a impossibilidade sobre e entre as barras, ou seja, entre os lugares agente e Outro. A impossibilidade a escrita, em todos os discursos, como uma seta que parte do lugar do agente/ semblante em direo ao lugar do Outro/trabalho.

Assim, segundo Lacan, no discurso do mestre a impossibilidade est colocada entre o mestre (S1) e o saber (S2), indicando-nos assim a impossibilidade de governar aquilo que no se domina, a impossibilidade de mandar no saber (LACAN, 1969-1970/1992, p.445) e a impossibilidade de fazer o seu mundo, do mestre, funcionar (Idem, p.166). No discurso histrico, a impossibilidade est localizada entre o $ e S1, a nos revelar a impossibilidade de o sujeito histrico dominar o significante-mestre. Em se tratando do discurso universitrio, a impossibilidade est posta entre o saber (S2) e o objeto a, enquanto marca da impossibilidade de educar pelo comando do saber. J no discurso psicanaltico, a impossibilidade est situada entre o objeto a e o sujeito ($), indicando-nos, assim, a impossibilidade de curar e mesmo de psicanalisar, e revelando-nos, ainda, a impossibilidade de abordagem do mais-gozar exclusivamente por apelo aos recursos do Outro. Entretanto, no discurso psicanaltico a impossibilidade superada ao ser transmitida como e enquanto ato, ultrapassando, desse modo, o sujeito do significante em sua indeterminao. O ato psicanaltico uma aposta em que a impossibilidade seja feita letra. O poder dos impossveis (LACAN, 1969-1970/1992, p.172-184), presente nas
gora (Rio de Janeiro) v. XII n. 2 jul/dez 2009 245-258

252

Jlio Eduardo de Castro

tarefas de governar/politizar/dominar, de educar/ensinar e de curar/psicanalisar estava, assim, escrito por meio do recurso ao matema. De modo que a escrita da impossibilidade feita letra em cada um dos quatro discursos indica-nos, na dimenso topolgica, a localizao e a inscrio do furo estrutural especfico em cada um desses mesmos discursos: entre S1 e S2 (DM); entre $ e S2 (DC); entre $ e S1 (DH); entre S2 e a (DU); e entre a e $ (DA). J a impotncia situada sob e entre as barras, ou seja, entre os lugares da produo-perda e da verdade, sendo escrita como seta que parte da produo em direo verdade:

e que , por Lacan, tida como uma proteo da verdade.7 No discurso universitrio, sua localizao est, ento, entre o sujeito ($) produzido e o seu reconhecimento no significante-mestre (S1), colocado no lugar da verdade. No discurso psicanaltico, a impotncia superada devido ao trabalho do psicanalisante de saber haver-se com a verdade (Ibidem, p.442). Portanto, nesse discurso, a impotncia ultrapassada pelo trabalho e pelo ato psicanalticos, indicando-nos, por isso mesmo, uma transposio da produo de significantes-mestre (S1) para o saber (S2) em posio de verdade. J no discurso do mestre, a impotncia localizada entre o objeto a e o sujeito ($), mais especificamente, do objeto a ao sujeito nos indica um furo estrutural desse discurso: no poder extrair, tanto do produto quanto da produo, qualquer verdade subjetiva. Desse modo, a impotncia do discurso do mestre escrita por Lacan em forma de seta localizada sob a barra, indo da produo da mais-valia (a) verdade ($) a escrita da alienao subjetiva caracterstica desse discurso.8 No discurso do capitalista, o sujeito se coloca em cena e, dirigindo-se a um saber de mercado, portanto saber do Outro, tem por fim o gozo (em forma de consumo) de um objeto-mercadoria (bem, saber ou servio), sendo, todavia, impotente em nele verificar, tal e qual no discurso universitrio, a verdade de seu significante-mestre. No discurso capitalista, o saber do trabalhador est, como no discurso do mestre, reduzido condio de trabalho que gera mais-gozar em forma de lucro para o capitalista e em forma de mais-gozar da mercadoria (S2/a) para o consumidor porm, com a diferena de o sujeito estar colocado como dominante, diante da cena de consumo. Lacan inscreve a uma mudana de posio do sujeito gerada, no discurso do mestre, pelo advento do capitalismo: o sujeito
Isso aparece em enunciados como: verdade, irm da impotncia e a impotncia da verdade (LACAN, 1969-1970/1992, p.166 e 156 respectivamente). 8 O discurso do mestre promove a des-subjetivao do produto e da produo ao visar extrao da mais-valia.
gora (Rio de Janeiro) v. XII n. 2 jul/dez 2009 245-258

Consideraes sobre a escrita lacaniana dos discursos *

253

deslocado do lugar da verdade para o lugar do agente. E essa mudana de posio do sujeito, alm das razes histricas ligadas ao advento do capitalismo, contou, ainda, com a influncia do discurso histrico enquanto fiel contestador do gozo do mestre, principalmente por nele denunciar a impotncia subjetiva ($ a) que subjaz em sua nsia de domnio (S1 S2). Por isso, nos discursos histrico e capitalista h coincidncia da posio do sujeito: nesses dois discursos, o sujeito ($) est posicionado no lugar do semblante. Nesse sentido, o discurso histrico fez subjetivar, fez evoluir 9 o discurso do mestre. J a impotncia no discurso histrico diz respeito produo de saberes (S2) que, contudo, no do conta do gozo saberes nos quais o sujeito incapaz de se verificar como/enquanto objeto mais-gozar (a S2). Por isso a alienao histrico-discursiva , antes de tudo e paradoxalmente, uma alienao gozosa, fruto dessa impotncia discursiva. Uma das lies mais interessantes, extrada do seminrio dedicado a O ato analtico (LACAN, 1967-1968) seminrio este realizado quase dois anos antes de O avesso da psicanlise (LACAN, 1969-1970/1992) diz respeito distino elementar feita entre saber e verdade. Ao aproximar verdade10 e revelao mstica, saber e construo significante, construo esta sempre sujeita s influncias e engodos do eu, Lacan estabelece um importante diferencial clnico: o saber, subordinado que est ao gozo do sentido, da ordem da construo significante, concerne, como se v, ao significante e interseo dos registros Simblico e Imaginrio; a verdade, por sua vez, diz respeito revelao do real (R) por meio da queda do objeto a. A verdade que diz respeito psicanlise concerne, assim, ao mais-gozar. Lemos no matema do discurso psicanaltico o saber (S2) no lugar da verdade e, ainda, indo alm da leitura usual de que o primeiro se coloca prova da segunda a existncia de uma impossibilidade estrutural em trat-los, S2 e V, como homlogos, sobretudo quando consideramos a frmula estabelecida no ttulo dado por Miller a uma seo do Seminrio 17: O avesso da psicanlise Saber, meio de gozo (LACAN, 1969-1970/1992, p.37). Nos matemas dos discursos, a verdade um lugar, um quadrante protegido pela flecha da impotncia que principia no lugar da produo. J o saber, a letra S2, o efeito da cadeia significante. De modo que o saber o que nos apontam os estudos e depoimentos sobre a finalizao do tratamento psicanaltico sempre relativo ao gozo que o acompanha, o gozo transferencial11 (cf. a seo Verdade, irm de gozo, idem, p.51). Em
9 Evoluo cuja notao nos expressa pela transposio da barra pelo sujeito: de baixo (verdade) para cima (agente). 10 Verdade essa sempre parcial (semi-dizer; meio-dizer) e marcada pela caracterstica de ser essencialmente insuportvel ao eu. 11 Permitimo-nos aqui conjugar esses dois termos gozo e transferncia com a in-

gora (Rio de Janeiro) v. XII n. 2 jul/dez 2009 245-258

254

Jlio Eduardo de Castro

A cincia e a verdade (LACAN, 1966/1998), essa disjuno entre saber e verdade j se encontra nitidamente demarcada por Lacan, tendo sido a criao do conceito de objeto a o prenncio dessa demarcao objeto que, em seu ensino, se fez letra em puno (juno e disjuno) com o sujeito barrado pelo significante ($<>a). Desse modo, todos os quatro discursos tm como referente bsico o lugar da verdade, ocupado por letras distintas em cada um deles, e sempre protegido pela impotncia.
As perspectivas de mudana de discurso

Examinados e cotejados, dois a dois, os discursos, luz do conceito de inconsciente, trazem a possibilidade de progresso e de regresso. Progresso e regresso so modos de marcao de uma ocorrncia capaz de causar mudana de discurso, ou seja, interferncia estrutural de um discurso sobre outro. Em Radiofonia (LACAN, 1970/2003), as interferncias mencionadas so as seguintes: 1) do discurso histrico sobre o discurso do mestre; 2) do discurso psicanaltico sobre o discurso universitrio. Nos dois casos h a afirmao de que o primeiro discurso pode forar alguma mudana sobre o segundo. Em se tratando do par discurso do mestre e discurso histrico, encontramos o seguinte:
Assim, o discurso do mestre encontra sua razo pelo discurso da histrica, posto que, ao se fazer agente do onipotente, renuncia a responder como homem quilo em que, ao lhe solicitar que o seja, a histrica obtm apenas saber. ao saber do escravo que ele ento recorre, por produzir o mais-de-gozar com o qual, a partir do seu (do seu saber), no conseguia que a mulher fosse causa de seu desejo (eu no disse objeto) (LACAN, 1970/2003, p.445).

A partir dessa abertura de perspectiva permitida pela possibilidade de interferncia do discurso histrico sobre o discurso do mestre (escrita como progresso ou quarto de giro, no sentido horrio, feito sobre o discurso do mestre), interferncia essa feita pela contestao do lugar do sujeito, oculto sob
teno de lembrar a existncia de um resduo do real pulsional, o objeto (a). Destacamos ainda que, na clnica psicanaltica, esse objeto que permeia e mesmo sustenta, estrutural e subjetivamente, a demanda pela transferncia de saber a um sujeito suposto (D sss). J desde a dcada de 1950, Lacan concebia a transferncia como intimamente relacionada a um objeto privilegiado: Em outras palavras, a transferncia no nada de real no sujeito seno o aparecimento, num momento de estagnao da dialtica analtica, dos modos permanentes pelos quais ele constitui seus objetos (LACAN: 1951/1998, p.224). Portanto, j era digna de notao a participao do mais-gozar na transferncia: Trata-se de uma escanso das estruturas em que, para o sujeito, a verdade se transmuta, e que no tocam apenas em sua compreenso das coisas, mas em sua prpria posio como sujeito da qual seus objetos so funo (Idem, p.217).
gora (Rio de Janeiro) v. XII n. 2 jul/dez 2009 245-258

Consideraes sobre a escrita lacaniana dos discursos *

255

o significante-mestre (S1/$), por meio da denncia da impotncia que lhe inerente indagamo-nos se algo similar poderia ocorrer, por regresso, em relao aos discursos psicanaltico e universitrio. E em Lacan encontramos uma pista sobre como o discurso psicanaltico pode, se no provocar uma mudana de discurso, ao menos fazer ver a impotncia caracterstica do discurso universitrio qual seja: jamais incluir o furo no saber dito discursivo, nunca cavando um furo em seu prprio clculo tamanha sua fascinao pela completude do saber:
Ao contrrio, por estar em progresso em relao ao discurso universitrio que o discurso do analista pode permitir-lhe circunscrever o real de que sua impossibilidade exerce a funo, supondo-se que ele queira submeter questo do mais-degozar, que j tem num saber sua verdade, a passagem do sujeito ao significante do mestre. Isso supor o saber da estrutura que, no discurso do analista, ocupa o lugar da verdade. O que equivale a dizer da desconfiana com que esse discurso tem que sustentar tudo o que se apresenta nesse lugar. Porque a impotncia no o disfarce do qual o impossvel seria a verdade, mas tampouco o contrrio: a impotncia serviria para fixar o olhar, se a verdade no se visse nela a ponto de ir ao xtase. preciso parar com essas brincadeiras, pelas quais a verdade paga o custo derrisrio. somente ao acuar o impossvel em seu ltimo reduto que a impotncia adquire o poder de fazer o paciente transformar-se em agente. assim que ela surge em ato em cada revoluo com que a estrutura no tem a ver, para que a impotncia mude de modalidade, claro. Assim, a linguagem faz uma novao do que revela do gozo e faz surgir a fantasia que ele realiza por algum tempo. Ela s se aproxima do real medida que o discurso reduz o dito a cavar um furo em seu clculo. Desses discursos, no momento atual, no h aos montes. (LACAN, 1970/2003, p.446)

Com essas palavras Lacan encerra Radiofonia. Abre-nos, com elas, uma perspectiva de que possa haver um abalo ou mesmo uma contestao, esclarecedora, do discurso universitrio por meio do discurso psicanaltico. Acuar o impossvel do discurso universitrio seria, ento, tanto colocar em questo a posio do estudante (a) no lugar daquele que trabalha movido pelo saber, ou seja, sob a influncia direta do Outro, quanto desconfiar dos saberes que a o agenciam. somente ao considerar a impossibilidade em seu ltimo reduto que o discurso psicanaltico supera a impotncia que lhe inerente e pode, por isso mesmo, circunscrever/escrever a impossibilidade caracterstica do discurso universitrio: a abordagem do maisgozar, do objeto-causa, por meio do saber (S2 a). Por isso mesmo, o discurso universitrio esclarecido por seu progresso no discurso psicanaltico. Todavia, qualquer transmutao do discurso universitrio sob os auspcios do discurso psicanaltico necessitaria alm da devida ateno homologia
gora (Rio de Janeiro) v. XII n. 2 jul/dez 2009 245-258

256

Jlio Eduardo de Castro

estrutural existente nos discursos do mestre e do inconsciente (S1 S2) de uma histericizao do discurso enquanto ndice de abertura influncia da psicanlise, ou seja, enquanto prenncio do discurso psicanaltico. Como essa abertura seria feita? Por meio das revolues da cultura, nos moldes do que ocorreu com os estudantes universitrios em vrias partes do mundo? No cabe psicanlise propor solues de conciliao, ou de qualquer ordem, entre discursos distintos. Servir-se das contingncias como meio de buscar a escrita de um discurso, o universitrio, foi o que Lacan nos legou com sua teoria dos discursos. Ele se serviu da revolta dos estudantes ao tom-la como contingncia que surgiu justamente no meio das instituies dedicadas ao saber (universidades, Estado e instituies psicanalticas), a leu como sintoma e formalizou algebricamente da algo de sua escrita. De modo que histericizar o discurso universitrio seria algo que dependeria no apenas da admisso de furos nesse discurso, mas, sobretudo, do surgimento de algum mal-estar gerador de crise, subjetiva e cultural. Extrapolando os objetivos desse artigo, apontamos outras duas possibilidades, alm das j mencionadas, de mudana ou ao menos de interferncia estrutural de um discurso sobre o outro: do discurso psicanaltico sobre o discurso histrico (situao freudiana clssica); do discurso histrico sobre o discurso universitrio (situao a ser investigada pela pesquisa futura). Entretanto, ao compararmos os matemas dos quatro discursos, notamos a posio de inverso em que se encontram os discursos universitrio e histrico, apostando, assim, no confronto, gerador de mal-estar, que o discurso histrico pode causar no apenas ao discurso do mestre, denunciando os seus furos, mas, ainda, ao discurso universitrio. Ao considerarmos que qualquer mudana de discurso traz a precipitao do discurso psicanaltico (sob o signo do amor de transferncia), e no necessariamente a sua instalao, concebemos o discurso histrico como um poderoso estimulante subjetivo ($ S1) ao deslocamento discursivo, ou seja, como estmulo ao deslocamento do saber em posio de agente (S2 a) que tanto caracteriza o discurso universitrio. A escrita inversa desses dois discursos o histrico e o universitrio indica a existncia de um nicho de pesquisa, assim como ocorreu, a partir de Lacan, com a escrita envessa dos discursos do mestre e psicanaltico.
Consideraes finais

A teoria lacaniana dos discursos em especial por sua escrita em forma algbrica, cuja finalidade principal consistiu em simplificar e resolver, por meio de frmulas, problemas nos quais as grandezas so representadas por smbolos nos ajuda a estruturar a clnica psicanaltica no mundo contemporneo pelo que se segue. Alm de nos permitir a generalizao a partir de manifestaes
gora (Rio de Janeiro) v. XII n. 2 jul/dez 2009 245-258

Consideraes sobre a escrita lacaniana dos discursos *

257

particulares, a escrita algbrica dos discursos tem o seguinte efeito imediato: a funo descola-se do personagem. Tomar o universo como sendo antes de tudo discursivo, ou seja, estruturado como linguagem, porm atravs de um discurso prevalente, destaca lugares e funes em uso pelo sujeito que faz liame social. De modo que abordar o sujeito pelo vis discursivo por ele utilizado, no mnimo permite ao psicanalista a feitura de uma hiptese diagnstica desligada de qualquer preocupao meramente taxonmica e, assim, dedicar-se ao que lhe compete. Sem a influncia de ideologias que em geral encharcam as nosografias, seus usos e leituras o psicanalista ter como deter-se naquilo que lhe pertinente: a conduo do tratamento. Outro aspecto relevante da teoria lacaniana dos discursos sua abertura a mudanas de posio do sujeito que deles faz uso. Alm da importncia dada ao discurso histrico tido por Lacan como condio indispensvel entrada do sujeito em anlise, favorecendo assim sua mudana para o discurso psicanaltico assinalamos, na seo anterior, outras perspectivas de mudana ou ao menos de influncia/interferncia de cada um dos discursos sobre os demais. E essa possibilidade de mudana apontou para a participao das funes (representadas pelas letras), dos lugares (representados pelos quadrantes), das relaes (representadas pelas setas de implicao e barras) e de um operador (representado pelo quarto de giro que marca qualquer mudana de discurso) na estrutura subjetiva.
Recebido em 17/12/2007. Aprovado em 11/8/2008.

Referncias
AURLIO et al. (2002) Dicionrio da lngua portuguesa. Verso eletrnicodigital. CASTRO, J. E. (2006). Consequncias ticas da teoria lacaniana dos discursos no ensino da psicanlise. Tese de Doutorado. Rio de Janeiro: UFRJ PPG em Teoria Psicanaltica. DARMON, M. (1984) Ensaios sobre a topologia lacaniana. Porto Alegre: Artes Mdicas. FREUD, S. (1919[1918]/1980) Sobre o ensino da psicanlise nas universidades, in Edio standard das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, v. XVII, p.217-224. LACAN, J. (1951/1998) Interveno sobre a transferncia, in Escritos. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, p.214-225. . (1966/1998) A cincia e a verdade, in Escritos. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, p.869-892.

gora (Rio de Janeiro) v. XII n. 2 jul/dez 2009 245-258

258

Jlio Eduardo de Castro

. (1967-1968) O Seminrio livro 15: O ato psicanaltico. Verso annima, sem data. . (1969-1970/1992) O Seminrio livro 17: O avesso da psicanlise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. . (1970/2003) Radiofonia, in Outros Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, p.400-447. . (1971-1972/1981) O saber do psicanalista. Verso annima em portugus. . (1973/2003) Introduo edio alem de um primeiro volume dos Escritos, in Outros escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, p.550-556. . (1974-1975) O Seminrio livro 22: RSI. Verso annima em francs e portugus, sem data. LAURENT, E. (1992) Lacan y los discursos. Buenos Aires: Manantial. MILLER, J. A. O ltimo ensino de Lacan, Opo lacaniana, n. 35. So Paulo, Elia, jan. 2005, p.6-24.

Jlio Eduardo de Castro julioecastro@mgconecta.com.br

gora (Rio de Janeiro) v. XII n. 2 jul/dez 2009 245-258

You might also like