You are on page 1of 7

Pr-silbica, sem variaes quantitativas ou qualitativas dentro da palavra e entre as palavras.

O aluno diferencia desenhos (que no podem ser lidos) de escritos (que podem ser lidos), mesmo que sejam compostos por grafismos, smbolos ou letras. A leitura que realiza do escrito sempre global, com o dedo deslizando por todo o registro escrito. Pr-silbica com exigncia mnima de letras ou smbolos, com variao de caracteres dentro da palavra, mas no entre as palavras. A leitura do escrito sempre global, com o dedo deslizando por todo o registro escrito. Pr-silbica com exigncia mnima de letras ou smbolos, com variao de caracteres dentro da palavra e entre as palavras (variao qualitativa intrafigural e interfigural). Neste nvel, o aluno considera que coisas diferentes devem ser escritas de forma diferente. A leitura do escrito continua global, com o dedo deslizando por todo o registro escrito. Silbica sem valor sonoro convencional. Cada letra ou smbolo corresponde a uma slaba falada, mas o que se escreve ainda no tem correspondncia com o som convencional daquela slaba. A leitura silabada. Silbica com valor sonoro convencional. Cada letra corresponde a uma slaba falada e o que se escreve tem correspondncia com o som convencional daquela slaba, em geral representada pela vogal, mas no exclusivamente. A leitura silabada. Silbico-alfabtica. Este nvel marca a transio do aluno da hiptese silbica para a hiptese alfabtica. Ora ela escreve atribuindo a cada slaba uma letra, ora representando as unidades sonoras menores, os fonemas. Alfabtica. Neste estgio, o aluno j compreendeu o sistema de escrita, entendendo que cada um dos caracteres da palavra corresponde a um valor sonoro menor do que a slaba. Agora, falta-lhe dominar as convenes ortogrficas. Alfabtica. Neste estgio, o aluno j compreendeu o sistema de escrita, entendendo que cada um dos caracteres da palavra corresponde a um valor sonoro menor do que a slaba e tambm domina as convenes ortogrficas.

Confirmar

Hipteses da escrita infantil, segundo Emilia Ferreiro Elas podem ser classificadas em: Pr-silbica: subdividida em dois nveis, nessa fase, a criana no traa o papel com a inteno de realizar o registro sonoro do que foi proposto para a escrita:

a) Nvel 1 - Ela apresenta baixa diferenciao entre a grafia de uma palavra e outra, por isso costuma escrever palavras de acordo com o tamanho do que est representando. Seus traos so semelhantes entre si e, muitas vezes, nem ela consegue identificar o que escreveu - leitura instvel. Algumas vezes, usa como estratgia o pareamento de desenhos com as palavras - para poder ler com mais segurana -, o que tambm pode caracterizar certa insegurana ao decidir que letras usar. Essa dificuldade acontece porque ela ainda no compreendeu a funo da escrita e ainda confunde a escrita com desenhos. b) Nvel 2 - Embora j saiba que h uma quantidade mnima de caracteres e que seu emprego necessrio para a escrita, a criana ainda tenta criar diferenciaes entre os grafismos produzidos, a partir do arranjo das letras que conhece (por poucas que sejam), mas sua escrita continua no analisvel.

Sondagem da escrita
As investigaes sobre a psicognese da lngua escrita1 permitem ao professor atuar como um mediador eficaz no processo ensinoaprendizagem

Hiptese silbica: ela comea estabelecer relaes entre o contexto sonoro da linguagem e o contexto grfico do registro. Sua estratgia a de atribuir a cada letra ou marca escrita (uma letra, pseudoletra ou at um nmero) o registro de uma slaba falada, pois comea a perceber que a grafia representa partes sonoras da fala. No entanto, ainda enxerta letras no meio ou final das palavras por acreditar que, assim, est escrevendo corretamente. Nessa fase, seu maior conflito so as palavras monosslabas - para ela necessrio um nmero mnimo de letras para cada palavra.

Hiptese silbico-alfabtica: como a criana utiliza ambas as hipteses de escrita (pr-silbica e silbica) ao mesmo tempo, ela vivencia um momento de transio. Nessa fase, os avanos s podem ocorrer mediante informaes que possibilitem o refinamento da aprendizagem relativa ao valor sonoro convencional das letras, alm de oportunidades de comparao dos diversos modos de interpretao da mesma escrita.

Hiptese alfabtica: ela j venceu todos os obstculos conceituais para a compreenso da escrita - cada um dos caracteres da escrita corresponde a valores sonoros menores que a slaba - e realiza sistematicamente uma anlise sonora dos fonemas das palavras que vai escrever. Tambm j perdeu o medo de escrever (que ocorre com a maioria das crianas quando iniciam a escolaridade), contudo ainda no domina as regras normativas da ortografia. Apesar dessa subdiviso, o tempo necessrio para a criana avanar de um nvel para outro varia muito. Mas sua evoluo pode ser facilitada pela atuao significativa do professor, que deve estar sempre atento s necessidades observadas em seu desempenho, para lhe propor atividades adequadas que a conduziro ao nvel seguinte. Logo, o processo de alfabetizao no imediato, ele tem diversas etapas e se dar ao longo dos anos subsequentes do Ensino Fundamental.

Mesmo antes de saber ler e escrever convencionalmente, a criana tem suas prprias idias de como ler e escrever. Ao compreendermos que a criana chega escola trazendo muitos "saberes" sobre leitura e escrita, construdos a partir das suas vivncias, estamos possibilitando que ela faa leituras e escritas segundo suas possibilidades e de acordo com os conhecimentos que foram construdos at aquele momento.

As pesquisas realizadas por Emlia Ferreiro mostram-nos que a criana aprende a ler e a escrever porque desafiada a confrontar suas hipteses sobre leitura e escrita com outras possibilidades (convencionais) que sero oferecidas pelo professor. As pesquisas de Emlia Ferreiro e Ana Teberosky apontam para as hipteses que a criana constri nesteprocesso. Estas hipteses esto descritas em seu livro ''A Psicognese da Lngua Escrita": . HIPTESE PR-SIlBICA: CARACTERSTICAS: - Escrever e desenhar tm o mesmo significado; - No relaciona a escrita com a fala; - No diferencia letras de nmeros; - Reproduz traos tpicos da escrita de forma desordenada; - Supe que a palavra representa o objeto e no o seu nome; - Acredita que coisas grandes tm um nome grande e coisas pequenas Tm um nome pequeno (realismo nominal); - Usa as letras do nome para escrever tudo; - No aceita que seja possvel escrever e ler com menos de trs letras; - Leitura global: l a palavra como um todo. CONFLITOS VIVIDOS PELA CRIANA NESTA ETAPA: - Que sinais-eu uso para escrever palavras? - Conhecer o significado dos sinais escritos. AVANOS: - Diferenciar o desenho da escrita; - Perceber as letras e seus sons; - Identificar e escrever o prprio nome; - Identificar o nome dos colegas; - Perceber que usamos letras diferentes em diferentes posies. ATIVIDADES FAVORVEIS: - Desenhar e escrever o que desenhou; - Usar o nome em situaes significativas: marcar atividades, objetos, utiliz-Io em jogos, bilhetes, etc; - Ouvir leitura feita diria pela professora e poder recont-Ia; - Ter contato com diferentes portadores de textos; - Freqentar a biblioteca, banca de jornais, elc; - Reconhecer e ler o prprio nome em situaes significativas: chamadas, jogos, etc; - Conversar sobre a funo da escrita;

- Utilizar letras mveis para pesquisar nomes, reproduzir o prprio nome ou dos amigos; - Bingo de letras; - Produo oral de histrias; - Escrita espontnea; - Textos coletivos tendo o professor como escriba; - Aumentar o repertrio de letras; - Leitura dos nomes das crianas da classe, quando isto for significativo. - Comparar e relacionar palavras; - Produzir textos de forma no convencional; - Identificar personagens conhecidos a partir de seus nomes, ou escrever seus nomes de acordo com sua possibilidade; - Recitar textos memorizados: parlendas, poemas, msicas, etc; - Atividades em que seja preciso reconhecer a letra inicial e a letra final; - Atividades que apontem para a variao da quantidade de letras; - Completar palavras usando a letra inicial e final; - Escrita de listas em que isto tenha significado: listar o que usamos na hora do lanche, o que tem numa festa de aniversrio, etc. HIPTESE SILBICA:CARACfERSTICAS: - Para cada fonema, usa uma letra para represent-lo, - Pode, ou no, atribuir valor sonoro letra. - Pode usar muitas letras para escrever e ao fazer a leitura, apontar uma letra para cada fonema. - Ao escrever frases, pode usar uma letra para cada palavra. CONFLITOS VIVIDOS PELA CRIANA NESTA ETAPA: - A escrita est vincula pronncia das partes da palavra? - Como ajustar a escrita fala? - Qual a quantidade mnima de letras necessrias para se escrever? AVANOS: - Atribuir valor sonoro s letras. - Aceitar que no preciso muitas letras para se escrever, apenas o necessrio para representar a fala. - Perceber que palavras diferentes so escritas com letras em ordens diferentes. ATIVIDADES FAVORVEIS: - Todas as atividades do nvel anterior. - Comparar e relacionar escritas de palavras diversas. - Escrever pequenos textos memorizados (parlendas, poemas, msicas, trava-lnguas...). -Completar palavras com letras para evidenciar seu som: camelo = c m l ou a e o. - Relacionar personagens a partir do nome escrito.

- Relacionar figura s palavras, atravs do reconhecimento da letra inicial. -Ter contato com a escrita convencional em atividades significativas: Reconhecer letras em um pequeno texto conhecido. - Leitura de textos conhecidos. - Relacionar textos memorizados com sua grafia. -Cruzadinhas. - Caa-palavras. - Completar lacunas em textos e palavras. - Construir um dicionrio ilustrado, desde que o tema seja significativo. - Evidenciar rimas entre as palavras; - Usar o alfabeto mvel para escritas significativas; -Jogos variados para associar o desenho e seu nome; - Colocar letras em ordem alfabtica; - Contar a quantidade de palavras de uma frase. SILBICO-ALFABETICO: CARACTERSTICAS - Compreende que a escrita representa os sons da fala; - Percebe a necessidade de mais de uma letra para a maioria das slabas; - Reconhece o som das letras; - Pode dar nfase a escrita do som s das vogais ou s das consoantes: bola= ao ou bl; - Atribui o valor do fonema em algumas letras: cabelo = kblo. CONFLITOS VIVIDOS PELA CRIANA NESTA ETAPA: - Como fazer a escrita dela ser lida por outras pessoas? - Como separar as palavras na escrita se isto no acontece na fala? - Como adequar a escrita quantidade mnima de caracteres? AVANOS: - Usar mais de uma letra para representar o fonema quando necessrio; - Atribuir o valor sonoro das letras. ATIVIDADES FAVORVEIS: - As mesmas do nvel anterior; - Separar as palavras de um texto memorizado; - Generalizar os conhecimentos para escrever palavras que no conhece: associar o "GA' do nome da "GABRlELA' para escrever "GAROTA', "GA VETA' ... ; - Ditado de palavras conhecidas; - Produzir pequenos textos; - Reescrever histrias. ALFABTICO: CARACTERSTICAS - Compreende a funo social da escrita: comunicao;

- Conhece o valor sonoro de todas ou quase todas as letras; - Apresenta estabilidade na escrita das palavras; - Compreende que cada letra corresponde aos menores valores sonoros da slaba; - Procura adequar a escrita fala; - Faz leitura com ou sem imagem; - Inicia preocupao com as questes ortogrficas; - Separa as palavras quando escreve frases; - Produz textos de forma convencional. CONFLITOS VIVIDOS PELA CRIANA NESTA ETAPA: - Por que escrevemos de uma forma e falamos de outra? - Como distingir letras, slabas e frases? - Como aprender as convenes da lngua escrita? AVANOS: - Preocupao com as questes ortogrficas e textuais (pargrafo e pontuao). -Usar a letra cursiva

You might also like