You are on page 1of 93

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

AULA DEMONSTRATIVA

Contedo

I. II. III. A.

Apresentao .................................................................................... 2 Diviso do contedo ........................................................................ 4 Acertando os ponteiros..................................................................... 5 TEORIA .......................................................................................... 7

1. O que contabilidade pblica e o que ela estuda? ................................... 7 2. Qual o campo de aplicao e objetivo da Contabilidade Pblica? ...............14 3. Sistema Contbil ................................................................................22 4. As transaes no setor pblico .............................................................25 5. Regime utilizado na contabilidade pblica ..............................................28 6. Avaliao dos bens pblicos (Inventrio. Material permanente e de consumo. Bens pblicos). ........................................................................31 B. C. D. QUESTES COMENTADAS................................................................39 MASSIFIQUE O QUE APRENDEU (RESUMO DA AULA) ..........................77 QUESTES SEM OS COMENTRIOS ..................................................82

E. GABARITO .......................................................................................93

Prof. Igor Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

I.

Apresentao

Ol querido (a) aluno (a), Meu nome Igor Nascimento Oliveira, sou Analista Tcnico da Superintendncia de Seguros Privados (SUSEP), autarquia do Ministrio da Fazenda que regula o mercado de seguros, previdncia privada aberta e capitalizao. Mas no nasci na SUSEP. Fui tambm Analista Administrativo na ANAC por quase um ano. Antes ainda, fui oficial de carreira da Marinha do Brasil, onde me formei em 2002 pela Escola Naval. Durante a minha carreira de oficial tive a grata satisfao de ser piloto de helicptero por quase quatro anos, na fronteira do Brasil com a Bolvia, numa cidadezinha chamada Ladrio. Como ramos poucos oficiais, a gente acabava tendo que fazer tudo. Foi assim que tomei contato com nossa disciplina, pois alm de voar eu era tipo um gerente de programa! Mexia com SIAFI (Sistema de Administrao Financeira do Governo Federal), execuo oramentria e financeira e mais um monte de coisas. Decidi sair das foras armadas pelos motivos que quase todo mundo sai: desvalorizao da carreira, curiosidade pela vida paisana e busca por qualidade de vida. Aqui vai a primeira dica. Plagiando David Mackay: nenhum sucesso na vida compensa um fracasso no lar. Estude muito, mas cuide de sua famlia, de seus amigos. Eu sou da opinio que a virtude est no equilbrio, no caminho do meio. Sempre achei que esse papo de se isolar do mundo coisa de doido. verdade que voc tem que ter disciplina para estudar para concurso, mas no transforme sua caminhada num sacrifcio. Estude todo dia, mas reserve um tempo para voc. Deixe correr naturalmente. Quando tiver um aniversrio para ir, v. Se estiver cansado, quebre a rotina, v tomar um sorvete, ver um filme ou dar uma caminhada. necessrio compensar a ao com a entrega. Um homem no pode fazer o certo numa rea da vida, enquanto est ocupado de fazer o errado em outra. A vida um todo indivisvel. Mahatma Gandhi Falando mais ainda sobre preparao, eu tenho notado que a grande dificuldade dos alunos no contabilidade pblica, ou direito, ou matemtica financeira. A grande dificuldade est em estudar. Saber estudar, melhor dizendo. impressionante, mas muita gente no sabe. No sou um babilaca, muito menos um guru no assunto, mas posso dar algumas dicas: 1) No adianta ter pressa. Desapegue dos resultados. Foque no momento do seu estudo, naquilo que voc est lendo. Foco. O resultado uma consequncia de um planejamento. O muro do conhecimento construdo colocando um tijolo por dia.
Prof. Igor Oliveira www.pontodosconcursos.com.br 2

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

2) Simplicidade. Escolha um grupo de disciplinas que sempre caem, foque apenas nestas e siga em frente. No fique elucubrando, tentando adivinhar o futuro. Quando abrir o edital, voc vai ter tempo suficiente para estudar as novidades. A maioria esmagadora dos candidatos que passa em concurso muito boa no ncleo duro das disciplinas. Acabou de ler a teoria? Lei seca + questes comentadas at abrir o edital. Uma redao aqui outra ali. Evite livres tericos demais. O conhecimento pra concurso operativo, prtico. Voc s quer passar no concurso. No um doutorado. 3) Planejamento. Mas como estudar? Vamos supor que para um determinado concurso voc decida estudar cinco disciplinas: direito constitucional, direito administrativo, administrao financeira e oramentria, contabilidade pblica e auditoria. Vejamos um calendrio exemplo:
SEGUNDA DCO DAD TERA AFO CPU QUARTA AUD DCO QUINTA DAD AFO SEXTA CPU AUD SBADO DCO DAD DOMINGO AFO CPU

Para os concursos do ciclo de gesto essas cinco disciplinas so o ncleo duro de todas as provas. Aquelas matrias que invariavelmente so cobradas. Note que ao trmino de cada ciclo voc comea outro. Mas quanto tempo eu estudo? O tanto que der. U professor, mas se eu quiser estudar 30 minutos por dia? Perfeitamente normal para um iniciante. Num futuro breve voc ver que seu tempo de tolerncia vai aumentar. Comece devagar, mas nunca regrida. Seja persistente e cada dia ou semana aumente um pouco. A medida : esforce-se, sem forar. Lembre-se que concurso pblico uma corrida de resistncia e voc no sabe quando termina. Seu preparo fsico deve crescer devagarzinho. Nenhum maratonista nasceu maratonista. A resistncia aumentada paulatinamente. Inclusive o nmero de matrias. O conselho que eu dou : acabe bem o ncleo duro, fique fera mesmo, depois voc pensa o que vai fazer. Mas professor, eu conheo uma galera que estuda oito horas por dia! Parabns pra eles. Repita: meu ritmo esse e um dia eu chego l. Seu maior concorrente sua insegurana, seu medo. Confie que tudo vai dar certo. Eu sou contra esse negcio de cronometrar tempo de estudo, isso me deixava ansioso, mas vai de cada um. No descuide de sua alimentao e de seu sono. Pratique alguma atividade fsica. 4) Compartimentalizao. Aprenda a domar sua mente. Na hora do trabalho, seja um timo profissional. Na hora de brincar com seu filho (a) seja irmo () dele (a). Na hora de estudar, esquea tudo, esvazie a mente e leia,
Prof. Igor Oliveira www.pontodosconcursos.com.br 3

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

estude. De forma calma e positiva. Desapegado dos resultados. Leve. Mas professor, eu no consigo. T devendo cheque especial, meu trabalho muito estressante e amanh eu tenho um monte de coisas pra fazer! Sem problemas. No sou professor de meditao, mas achei um vdeo massa, de cinco minutos, que talvez possa te ajudar...ah, ao executar a tcnica, lembrese de respirar com o abdmen ao invs de respirar com o peito, isso te trar calma. Execute esta tcnica todo dia antes de estudar. http://www.youtube.com/watch?v=IPrOlrYHsoQ Bom, espero que te ajude. Agora vamos dar uma olhada no contedo que eu planejei pra gente.

II.

Diviso do contedo

O nosso edital bem genrico: noes de contabilidade pblica. Apesar de o contedo ser aparentemente pequeno no se deixe enganar. Isto costuma ser uma grande arapuca do CESPE. Isto porque o CESPE no segue rigidamente, bovinamente, os editais. Eu sei, eu sei... revoltante e difcil de acreditar, mas acontece, e muito. Quer ver:
http://www.pontodosconcursos.com.br/artigos3.asp?prof=297&art=7452&idpag=1

E o pior, eu e outros professores cansamos de avisar, mas muita gente ignora o recado. No caia no erro de achar que o CESPE uma instituio de caridade. O contedo abaixo foi elaborado com base numa engenharia reversa de vrias provas e editais antigos. Vejamos: Aula demonstrativa (agora) Contabilidade Pblica: Conceito, objeto, objetivo, campo de aplicao e regime. Sistema Contbil. Transaes no setor pblico. Avaliao dos bens pblicos (inventrio, material permanente, de consumo e bens pblicos). Aula 01 (01/08) Receita Pblica. Receita Oramentria: conceitos, classificaes e etapas. Destinao de Recursos. Transferncias Intergovernamentais e Operaes Intraoramentrias. Dvida Ativa. Aula 02 (08/08) Despesa Pblica. Despesa Oramentria: conceitos, classificaes e etapas. Reconhecimento da despesa. Dvida Pblica: fundada e flutuante. Restos a Pagar. Despesas de Exerccios Anteriores. Suprimento de Fundos.

Prof. Igor Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Aula 03 (15/08) Demonstraes Contbeis: Balano Oramentrio, Balano Financeiro, Balano Patrimonial e Demonstrao das Variaes Patrimoniais. Este eu considero o contedo ideal pra voc. Assim, dentro da disciplina de contabilidade pblica, voc estar estudando o sumo, o nctar da matria, aquilo que realmente cobrado em praticamente todos os concursos. Dessa forma, eu durmo tranquilo e voc tambm, resguardado de qualquer gracinha da banca.

III.

Acertando os ponteiros

Quero deixar claro algumas coisas para que ningum fique chateado. Tudo bem? apenas meu modus operandi. Ento vamos ver: No respondo dvidas de questes por e-mail durante a vigncia do curso. m vontade? No. Ocorre que a sua dvida pode ser a de outro aluno e quando respondo no frum h uma economia de escala. Quando acabar o curso, a sim voc pode me procurar. Fique vontade. Alis, no esquea o professor. O professor gosta de saber novidades de seus pupilos...rs. H algumas siglas que uso muito. Na primeira vez escreverei o nome por extenso e mostrarei a sigla. Da segunda em diante poderei utilizar somente a sigla. J posso adiantar algumas: CASP Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico NBCASP ou srie de normas NBC T 16 ou simplesmente NBC T 16 Normas Brasileiras Aplicadas ao Setor Pblico.
Prof. Igor Oliveira www.pontodosconcursos.com.br 5

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

PCASP Plano de Contas Aplicado ao Setor Pblico. MCASP Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico. PCU Plano de Contas nico. LOA Lei Oramentria Anual. LDO Lei de Diretrizes Oramentrias. PPA Plano Plurianual. No corrigirei redaes neste curso. Eu me comprometo a responder o frum de dvidas da maneira mais rpida que conseguir. J fui aluno e ficava irritado quando o professor demorava a me responder. Geralmente eu levo at dois dias para responder, salvo algumas perguntas mais cabulosas ou muito grandes. Toda aula haver um pequeno resumo pra te ajudar na memorizao de pontos importantes da disciplina. A banca no perfeita. Logo, nem sempre as questes so bem feitas. No se revolte. H questes duvidosas, mas que podem nos ajudar a compreender certos pontos da matria. Utilizarei majoritariamente questes do CESPE neste curso. No entanto, se achar necessrio, lanarei mo de questes de outras bancas. Mas repito: manterei o foco no CESPE. Aluno meu igual meu filho. Como todo pai, eu chamo ateno, brigo, mas, na maioria esmagadora das vezes, serei muito gentil com todos vocs. Ah, respeite seus irmos e irms mais novos. As dvidas que eles tm hoje, voc teve um dia.

Bom, est lanada a proposta. Falei demais gente? Rs

Prof. Igor Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

A. TEORIA 1. O que contabilidade pblica e o que ela estuda?


Ou seja, qual o conceito e objeto da contabilidade pblica? a pergunta inicial que responderemos. Mas afinal de contas, o que contabilidade pblica? Vejamos o que encontrei nas principais fontes da doutrina: [...] a contabilidade a cincia que estuda e pratica as funes de orientao e controle relativas aos atos e fatos administrativos, e a Contabilidade Pblica uma especializao voltada para o estudo e a anlise dos fatos administrativos que ocorrem na administrao pblica (Lino Martins, 2011, p. 43). A Contabilidade Pblica constitui uma das subdivises da Contabilidade Aplicada a diferentes tipos de atividades, de entidades. Seu campo de atuao , assim, o das pessoas jurdicas de Direito Pblico interno Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios e suas autarquias , bem como o de algumas de suas entidades vinculadas fundaes pblicas e empresas pblicas, estas pelo menos quando utilizam recursos conta do Oramento Pblico (Piscitelli e Timb, 2011, p. 7). o ramo da contabilidade que estuda, orienta, controla e demonstra a organizao e execuo da fazenda pblica; o patrimnio pblico e suas variaes (citado por Kohama, 2011, p. 25). A Contabilidade Pblica o ramo da cincia contbil que aplica na administrao pblica as tcnicas de registro dos atos e fatos administrativos, apurando resultados e elaborando relatrios peridicos, levando em conta as normas de direito financeiro (lei 4.320/64), os princpios gerais de finanas pblicas e os princpios de contabilidade (Glauber Mota, 2009, p.222). Bom, no para decorar, certo? Apenas assimile o esprito dos conceitos. A essncia. Decidi deixar por ltimo, fazer um charme, com a definio que mais vem sendo cobrada pelas bancas. Por um acaso a oficial, disposta na NBC T 16.1. Observe: A Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico o ramo da cincia contbil que aplica, no processo gerador de informaes, os Princpios Fundamentais de Contabilidade e as normas contbeis direcionados ao controle patrimonial de entidades do setor pblico.
Prof. Igor Oliveira www.pontodosconcursos.com.br 7

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

S pra gente treinar, vou usar uma questozinha do CESPE: Item 1 (CESPE/Contador/CEHAP 2008) Contabilidade pblica o ramo da cincia contbil que aplica os princpios fundamentais de contabilidade e as normas contbeis direcionados ao controle patrimonial de entidades do setor pblico. Muito fcil, n? Quase uma cpia da NBC T 16.1. Outra questozinha: Item 2 (CESPE/Analista de Controle Interno/SAD PE 2009) Contabilidade aplicada ao setor pblico o ramo da cincia contbil que, no processo gerador de informaes, pe em prtica os princpios fundamentais de contabilidade direcionados ao controle do oramento pblico. Errada. O correto aqui seria controle do patrimnio pblico, no do oramento pblico. Continuando... Perceba que a NBC T 16 assinala a contabilidade pblica como sendo ramo da cincia contbil. As definies extradas da doutrina tambm apontam neste sentido. A prpria modificao no nome j revela esta inteno. Atualmente as normas no falam mais em contabilidade pblica, mas sim em contabilidade aplicada ao setor pblico (CASP). Se hoje em dia isso bvio, na prtica nem sempre foi assim. Com efeito, a contabilidade pblica brasileira muito influenciada pela execuo do oramento. Isto porque a grande maioria dos rgos e entidades pblicas no possui finalidade lucrativa e dependem quase exclusivamente de dotaes oramentrias para sobreviverem. De fato, a maior parte das variaes patrimoniais tem origem no processamento da receita e da despesa oramentria. Uma das conseqncias dessa influncia oramentria na contabilidade pblica materializada nos demonstrativos e relatrios contbeis, que no apresentam, de maneira fidedigna, todas as alteraes
Prof. Igor Oliveira www.pontodosconcursos.com.br 8

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

verificadas no patrimnio. Estes demonstrativos [quase sempre] do muito valor execuo do oramento. importante ressaltar que o compromisso da cincia contbil com a evidenciao de todos os elementos patrimoniais e a universalidade dos registros. A contabilidade una e tem como foco a viso integral do patrimnio (Lino Martins, 2011, pgina 47). Neste passo, a portaria 184/2008 do Ministrio da Fazenda previu a necessidade de promover a convergncia das prticas contbeis vigentes no setor pblico com as normas internacionais de contabilidade, visando a harmonizar as exigncias da cincia contbil com a tcnica j instituda. A portaria atribuiu esta tarefa Secretaria do Tesouro Nacional, rgo central do sistema de contabilidade federal (lei 10.180/2001). Legalmente, a competncia de editar normas para consolidao das contas pblicas cabe ao Conselho de Gesto Fiscal (artigo 67 da LRF). No entanto, este no foi criado ainda. No ritmo das mudanas, foram editados vrios normativos pela STN em conjunto com o Conselho Federal de Contabilidade. Destaco a srie de Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico (NBCASP) e o pequeno Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico (MCASP) com oito volumes, mais anexos. Dentre as principais mudanas, considero estas as mais importantes: Alterao do Plano de Contas. Extino dos sistemas financeiro, patrimonial, oramentrio e compensao. O sistema contbil agora nico e divido em subsistemas de informaes: patrimonial (fatos financeiros e no-financeiros), oramentrio, custos e compensao. Reconhecimento dos fatos geradores da receita e da despesa, de forma independente da execuo oramentria. Isso aqui foi uma revoluo! Pelo menos conceitual. reconhecer as coisas quando elas realmente ocorrem, no apenas quando atreladas execuo do oramento. Registro das provises (hoje praticamente no existe. O exemplo mais tpico a contabilizao do 13 salrio dos servidores pblicos, atualmente feito quase sob o regime de caixa, sem o registro prvio da obrigao). Clculo das reavaliaes dos bens, bem como a revelao das depreciaes, amortizao e exaustes nos demonstrativos contbeis (a
www.pontodosconcursos.com.br 9

Prof. Igor Oliveira

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

lei 4.320/64 faculta a realizao das reavaliaes artigo 106, 3. Na prtica, quase ningum faz. A mesma lei prev as depreciaes apenas para as entidades autrquicas artigo 108, 2. No h previso legal para o registro das amortizaes e exaustes). Criao de um Sistema de Custos dos programas e das unidades da administrao pblica, tendo em vista uma alocao mais eficiente dos recursos pblicos (no mbito federal o sistema de custos foi institudo pela portaria STN 157/2011).

Alm disso, importante ressaltar que houve um incremento no nmero de demonstrativos contbeis exigidos. Segundo a NBC T 16.6, as demonstraes contbeis das entidades definidas no campo da Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico so: Balano Patrimonial; Balano Oramentrio; Balano Financeiro; Demonstrao das Variaes Patrimoniais; Demonstrao dos Fluxos de Caixa; e Demonstrao do Resultado Econmico.

As quatro primeiras so velhas conhecidas, pois j estavam previstas na lei 4.320/64. A partir do dispositivo abaixo, a Lei de Responsabilidade Fiscal, desde sua edio, incorpora o conceito de mais um demonstrativo, qual seja: a Demonstrao das Mutaes do Patrimnio Lquido (DMPL). Artigo 4, 2 O Anexo (de Metas Fiscais) conter, ainda: [...] III - evoluo do patrimnio lquido, tambm nos ltimos trs exerccios, destacando a origem e a aplicao dos recursos obtidos com a alienao de ativos. No entanto, a DMPL s foi operacionalizada recentemente, com a publicao do MCASP, parte V. Em resumo:

Prof. Igor Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

10

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Demonstraes Contbeis Aplicadas ao Setor Pblico Balano Patrimonial Balano Oramentrio Lei 4.320/64 Balano Financeiro Demonstrao das Variaes Patrimoniais MCASP, parte V Demonstrao dos Fluxos de Caixa NBC T 16.6 Demonstrao do Resultado Econmico Demonstrao das Mutaes do Patrimnio LRF Lquido

Os debates sobre a natureza da contabilidade pblica no so novos. Desde a edio do primeiro cdigo de contabilidade da Unio em 1922 h discusses acerca do tema. Curiosamente, o Ministro da Fazenda poca se simpatizou mais com a tica oramentria, dentre as apresentadas na pr-edio do decreto, entre elas a patrimonial. A tica patrimonial seria a mais correta, pois representa a essncia da cincia contbil: registrar os fatos quando eles ocorrem. A prpria lei 4.320/64 trata da contabilidade em ttulo especfico e retrata a necessidade de se registrar os atos e fatos, independente de execuo oramentria. Note que NBC T 16.1 faz referncia ao controle patrimonial de entidades do setor pblico. Em outro trecho a norma define o objeto da contabilidade aplicada ao setor pblico como sendo o patrimnio pblico. Na verdade, a contabilidade pblica no se limita a evidenciar as alteraes verificadas no patrimnio, estritamente falando. Os lanamentos passam pela execuo oramentria da receita e da despesa e se estendem a situaes que potencialmente possam afetar o patrimnio, como a assinatura de contratos, por exemplo. No entanto, pra concurso vale o que est na norma: objeto da CASP patrimnio pblico. Assim, este patrimnio pblico deve ser entendido em sentido amplo, albergando fatos financeiros, oramentrios, contbeis e patrimoniais. Acho que o pessoal ficou to feliz quando foi fazer a norma, to empolgado com essa mudana de paradigma, que colocaram apenas Patrimnio Pblico para deixar claro que a partir de agora e finalmente no somos mais uma contabilidade pblica oramentria! rs

Prof. Igor Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

11

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Objeto da CASP Patrimnio Pblico


Vamos treinar um pouquinho? Item 3 (CESPE/Auditor/FUB 2009) De acordo com as normas brasileiras de contabilidade aplicadas ao setor pblico, o objeto da contabilidade governamental o oramento pblico. T errada. No o oramento pblico, mas o patrimnio pblico. Item 4 (CESPE/ AGA/SAD PE 2009) O objeto da contabilidade aplicada ao setor pblico o patrimnio pblico. S correr para o abrao...rs Mas o que patrimnio pblico? A NBC T 16 diz que Patrimnio Pblico o conjunto de direitos e bens, tangveis ou intangveis, onerados ou no, adquiridos, formados, produzidos, recebidos, mantidos ou utilizados pelas entidades do setor pblico, que seja portador ou represente um fluxo de benefcios, presente ou futuro, inerente prestao de servios pblicos ou explorao econmica por entidades do setor pblico e suas obrigaes. Segundo a NBC T 16.2, o patrimnio pblico estruturado, pelo enfoque contbil, em:
Prof. Igor Oliveira www.pontodosconcursos.com.br 12

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Ativos so recursos controlados pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem para a entidade benefcios econmicos futuros ou potencial de servios. Passivos so obrigaes presentes da entidade, derivadas de eventos passados, cujos pagamentos se esperam que resultem para a entidade sadas de recursos capazes de gerar benefcios econmicos ou potencial de servios. Patrimnio Lquido o valor residual dos ativos da entidade depois de deduzidos todos seus passivos. a famosa equao bsica da contabilidade: Ativo = Passivo + PL. Os ativos e passivos so classificados em circulante e em no-circulante, com base em seus atributos de conversibilidade e exigibilidade. Esta diviso teve a inteno de preparar terreno para a estruturao do novo Plano de Contas Aplicado ao Setor Pblico (PCASP), j em vigor de forma facultativa. Sua implementao foi postergada para janeiro de 2013. O arcabouo terico da contabilidade pblica bem vasto. H vrios manuais da STN, leis, decretos, portarias e a prpria CF/88. Podemos dizer que a norma me da Contabilidade Pblica a lei 4.320, que trata de direito financeiro no pas h mais de 40 anos, desde 1964. Apesar de ser uma lei ordinria, a lei 4.320/64 foi recepcionada pelo atual ordenamento jurdico com o status de lei complementar. De fato, a CF/88 determina que caber a uma lei complementar dispor sobre o exerccio financeiro, a vigncia, os prazos, a elaborao e a organizao do plano plurianual, da lei de diretrizes oramentrias e da lei oramentria anual (artigo 165, 9, I). Esta lei complementar provavelmente substituir a lei 4.320/64 e est sendo aguardada com muita ansiedade por todos.

Prof. Igor Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

13

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

2. Qual o campo de aplicao e objetivo da Contabilidade Pblica?


um assunto um pouco delicado. Vamos comear do comeo. A Lei Oramentria Anual compreende trs oramentos (CF/88, artigo 165, 5): O oramento fiscal (OF) referente aos Poderes da Unio, seus fundos, rgos e entidades da administrao direta e indireta, inclusive fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico; O oramento de investimento (OI) das empresas em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto; e O oramento da seguridade social (OSS), abrangendo todas as entidades e rgos a ela vinculados, da administrao direta ou indireta, bem como os fundos e fundaes institudos e mantidos pelo Poder Pblico.

Antes da publicao das NBCASP, a definio do campo de aplicao da contabilidade aplicada ao setor pblico ficava por conta da doutrina. Era comum associ-lo s pessoas jurdicas que compunham o Oramento Fiscal e da Seguridade Social. Assim, faziam parte do campo de aplicao da CASP a Administrao Direta (Unio, Estados e Municpios) e Administrao Indireta (Autarquias, Fundaes Pblicas, Empresas Pblicas e Sociedades de Economia Mista). Estas duas ltimas (EP e SEM) apenas se recebessem recursos oriundos do Oramento Fiscal e da Seguridade Social. Estas empresas pblicas e sociedades de economia mista so definidas pela LRF como Empresas Estatais Dependentes: Empresa Estatal Dependente empresa controlada que receba do ente controlador recursos financeiros para pagamento de despesas com pessoal ou de custeio em geral ou de capital, excludos, no ltimo caso, aqueles provenientes de aumento de participao acionria. Neste passo, a LRF no seu artigo 50, III, estatui que, alm de obedecer s demais normas de contabilidade pblica, a escriturao das contas pblicas observar as seguintes: [...] III - as demonstraes contbeis compreendero, isolada e conjuntamente, as transaes e operaes de cada rgo, fundo ou entidade da administrao direta, autrquica e fundacional, inclusive empresa estatal dependente.
Prof. Igor Oliveira www.pontodosconcursos.com.br 14

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Assim, o campo de aplicao da Contabilidade Pblica compreendia: Administrao Direta Unio, Estados e Municpios. Administrao Indireta Autarquias, Fundaes Pblicas e EED. As Empresas Independentes, pertencentes ao Oramento de Investimentos, no compunham o campo de aplicao da contabilidade pblica. Expandindo um pouco mais nossa anlise, o rgo responsvel pelas empresas estatais o DEST (Departamento de Coordenao e Governana das Empresas Estatais) do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto (MPOG). Ele tem a incumbncia de elaborar o Programa de Dispndios Globais PDG e a proposta do Oramento de Investimentos OI. Oramento de Investimentos Segundo a LDO 2011, artigo 54, o Oramento de Investimento previsto no art. 165, 5, inciso II, da Constituio, abranger as empresas em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto, ressalvado o disposto no 5 deste artigo, e dele constaro todos os investimentos realizados, independentemente da fonte de financiamento utilizada. 5 - As empresas cuja programao conste integralmente no Oramento Fiscal ou no da Seguridade Social no integraro o Oramento de Investimento. Os investimentos so os valores agregados ao ativo imobilizado e formao do ativo diferido, proveniente de imobilizaes, de acordo com as determinaes da Lei 6.404/76, discriminados pro subprojetos/ subatividades (subttulos), definidos a partir das disposies e prioridades estabelecidas na Lei de Diretrizes Oramentrias LDO. Programa de Dispndios Globais O PDG um conjunto sistematizado de informaes econmico-financeiras, com o objetivo de avaliar o volume de recursos e dispndios, a cargo das estatais, compatibilizando-o com as metas de poltica econmica governamental (necessidade de financiamento do setor pblico). O PDG aprovado por decreto do Presidente da Repblica. Em resumo, ele apresenta todas as origens e aplicaes de recursos dessas empresas, bem como os seus fluxos de caixa. como se fosse o oramento das estatais.

Prof. Igor Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

15

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Alguns exemplos teis


Empresas pertencentes Oramento Investimentos ao de GASPETRO (Petrobras Gs S.A.). TRANSPETRO (Petrobras Transporte S.A.). INFRAERO (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroporturia). TELEBRS (Telecomunicaes Brasileiras S.A.). Banco do Brasil S.A. Caixa Econmica Federal. IMBEL (Indstria de Material Blico do Brasil). NUCLEP (Nuclebrs Equipamentos Pesados S.A.) EMPRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria) BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social). Banco do Brasil S.A. Caixa Econmica Federal. FURNAS - Centrais Eltricas S.A. CDRJ (Companhia Docas do Rio de Janeiro) CMB (Casa da Moeda do Brasil)

Empresa com PDG

Empresas Estatais Dependentes

Caso tenha interesse em saber um pouco mais, sugiro que acesse o site do DEST: http://www.planejamento.gov.br/secretaria.asp?cat=310&sub=292&sec=4 Vimos at agora que: Antigamente, era comum afirmar que o campo de aplicao da contabilidade pblica alcanava apenas os rgos e entidades pertencentes ao OF e OSS, inclusive as Empresas Estatais Dependentes. Isso mudou com a edio da NBC T 16, conforme veremos logo abaixo. As Empresas Estatais integrantes do Oramento de Investimentos ficavam fora desse campo de aplicao. O DEST responsvel por todas as empresas estatais. Ele coordena a elaborao do Oramento de Investimentos nas Estatais e do PDG. Este ltimo traz as origens e aplicaes de recursos dessas empresas e seus fluxos de caixa. O PDG como se fosse o oramento anual das empresas sujeitas ao oramento de investimentos. Mostrei alguns exemplos e dei um link bacana para voc aumentar seu conhecimento.

Bom, vamos continuar...

Prof. Igor Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

16

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Por sorte nossa, com a edio da NBC T 16.1, ficou mais fcil delimitarmos o campo de aplicao da CASP, fato que gerou certa estabilidade nos antigos debates sobre o tema. De acordo com esta norma, o campo de aplicao da Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico abrange todas as entidades do setor pblico (ESP). S para relaxar: Item 5 (CESPE/ AGA/SAD PE 2009) O campo de aplicao da contabilidade aplicada ao setor pblico abrange apenas os rgos, os fundos e as pessoas jurdicas de direito pblico. Perceba a palavra apenas. Na verdade, o campo de aplicao da contabilidade aplicada ao setor pblico abrange todas as Entidades do Setor Pblico. A questo est errada. Item 6 (CESPE/Analista de Controle Interno/SAD PE 2009) O campo da contabilidade aplicada ao setor pblico abrange todas as entidades do setor pblico. Mamo com acar. Correto, n pessoal? Continuando... A NBC T 16 detalha que as entidades abrangidas pelo campo de aplicao devem observar as normas e as tcnicas prprias da Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico, considerando-se o seguinte escopo: (a) Integralmente as entidades governamentais, os servios sociais e os conselhos profissionais; e (b) Parcialmente as demais entidades do setor pblico, para garantir procedimentos suficientes de prestao de contas e instrumentalizao do controle social.

Prof. Igor Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

17

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Didaticamente, e por deduo, podemos afirmar que as Entidades Governamentais so aquelas antes abrangidas pelo Campo de Aplicao da CASP, ou seja: EG = administrao direta + autarquias + fundaes pblicas + Empresas Estatais Dependentes. Os servios sociais so as entidades pertencentes ao Sistema S: SENAI, SESC, SENAC, entre outras. E como exemplo de conselho profissional temos o CREA, dos engenheiros. Provavelmente, a incluso desses servios sociais e dos conselhos profissionais no escopo integral de abrangncia das normas se deve, basicamente, aos devidos fatores: Servios sociais so mantidos por recursos oriundos de contribuies sociais de natureza tributria, bem como dotaes consignadas no oramento. Conselhos profissionais possuem natureza autrquica. Cabe ressaltar que a LDO excluiu do Oramento Fiscal e da Seguridade Social os conselhos de fiscalizao de profisso regulamentada, constitudos sob a forma de autarquia (artigo 6, 1, II). Assim, hoje em dia, h entidades que no pertencem ao OF e OSS, mas obedecem integralmente s normas prprias da CASP.

Sobre as Empresas Estatais Independentes, ou seja, aquelas que recebem recursos do Oramento de Investimentos, as mesmas devem obedecer s normas da CASP parcialmente, pelo menos para se garantir os procedimentos mnimos adequada prestao de contas. Esqueminha?
Prof. Igor Oliveira www.pontodosconcursos.com.br 18

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

EED integralmente. EEI parcialmente. Bora treinar um pouquinho? Item 7 (CESPE/Oficial Tcnico de Inteligncia Contbeis/ABIN 2010) As empresas pblicas com personalidade jurdica de direito privado podem, sob determinadas circunstncias, estar sujeitas ao campo de aplicao da contabilidade pblica. Sim. O que define se uma entidade est, ou no, abrangida pelo campo de aplicao da contabilidade pblica no sua natureza jurdica, mas sim a natureza pblica dos recursos que manipula. Item 8 (CESPE/Analista de Controle Interno Finanas Pblicas/SEC GE 2010) Os servios sociais e os conselhos profissionais devem observar parcialmente as normas e tcnicas prprias da contabilidade aplicada ao setor pblico, para garantir procedimentos suficientes de prestao de contas e instrumentalizao do controle social. No. Conselhos profissionais integralmente. Item 9 (CESPE/AJAA Contabilidade/TRE ES 2011) De acordo com as NBCASP, os servios sociais devem observar integralmente as normas e tcnicas prprias da contabilidade do setor pblico. Perfeito. Observe: Integralmente EG (administrao direta, autarquias, pblicas e EED), servios sociais e conselhos profissionais. Parcialmente as demais ESP. Falta agora definir o que vem a ser uma Entidade do Setor Pblico. Por Entidades do Setor Pblico entendemos os rgos, fundos e pessoas jurdicas de direito pblico ou que, possuindo personalidade jurdica de direito privado, recebam, guardem, movimentem, gerenciem ou apliquem dinheiros, bens e valores pblicos, na execuo de suas atividades. Equiparam-se, para efeito contbil, as pessoas fsicas que recebam subveno, benefcio, ou incentivo, fiscal ou creditcio, de rgo pblico. Conceito bem amplo, no acha? Logo, se alguma entidade recebe recurso pblico, ela deve prestar contas da aplicao desse recurso. Para que isso seja
Prof. Igor Oliveira www.pontodosconcursos.com.br 19

fundaes

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

possvel, necessrio que esta entidade utilize as normas e tcnicas da CASP, de maneira a garantir a necessria padronizao. Esta regra aplicvel tambm a pessoas fsicas, como, por exemplo, um pesquisador que utiliza recursos pblicos do CNPq no financiamento de suas pesquisas. A prpria lei 4.320/64 estatui que: Artigo 83 A contabilidade evidenciar perante a Fazenda Pblica a situao de todos quantos, de qualquer modo, arrecadem receitas, efetuem despesas, administrem ou guardem bens a ela pertencentes ou confiados. Vou rolar a bola pra voc bicar: Item 10 (CESPE/ AGA/SAD PE 2009) No se equiparam como entidade do setor pblico, para efeito contbil, as pessoas fsicas que recebam subveno, benefcio, ou incentivo, fiscal ou creditcio, de rgo pblico. Acabamos de ver que est errado. As ESP se equiparam s pessoas fsicas que recebem recursos pblicos. Assim, por deduo, toda entidade que recebe recurso pblico est no campo de aplicao da CASP, ao menos parcialmente. Agora olhe que questo legal: Item 11 (FCC/ACE Inspeo Governamental/TCM CE 2010) Incluem-se no campo de aplicao da Contabilidade Pblica: (A) os templos religiosos. (B) as fundaes, ONGs e OCIPs que usam recursos pblicos. (C) as secretarias e rgos das indstrias sucroalcooleiras. (D) as empresas de servios hospitalares. (E) as associaes de poupana e emprstimo. A nica que temos certeza a letra B. a velha mxima: utilizou recurso pblico, t no campo de aplicao da CASP. Ressalto apenas que, por determinao da LDO, artigo 54, 6, no se aplicam (com algumas excees) s empresas integrantes do oramento de investimento as normas gerais da Lei n 4.320, de 1964, no que concerne ao regime contbil, execuo do oramento e demonstraes contbeis. Particularmente, eu gostei muito desse novo campo de aplicao. Deu uma moralizada na coisa, contemplou mais pessoas, que antes estavam fora. Acho que o Brasil s tem a ganhar.
Prof. Igor Oliveira www.pontodosconcursos.com.br 20

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Vejamos agora o objetivo da CASP... A NBC T 16.1 define como objetivo da Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico fornecer aos usurios informaes sobre os resultados alcanados e os aspectos de natureza oramentria, econmica, financeira e fsica do patrimnio da entidade do setor pblico e suas mutaes, em apoio ao processo de tomada de deciso; a adequada prestao de contas; e o necessrio suporte para a instrumentalizao do controle social. Objetivo CASP = suporte = tomada de deciso + prestao de contas + instrumentalizao do controle social. Para afinar o cabelo: Item 12 (CESPE/EGRVS Contador/SESA ES 2011) Entre os objetivos da contabilidade pblica est o fornecimento aos usurios de informaes sobre os aspectos de natureza fsica do patrimnio da entidade. Perfeito, n? Mais uma. Item 13 (CESPE/Contador/DPU 2010) Um dos objetivos da contabilidade aplicada ao setor pblico o de fornecer o necessrio suporte para a instrumentalizao do controle social. s pular de bomba na piscina! Certo! Continuando... Por Instrumentalizao do Controle Social entendemos o compromisso fundado na tica profissional, que pressupe o exerccio cotidiano de fornecer informaes que sejam compreensveis e teis aos cidados no desempenho de sua soberana atividade de controle do uso de recursos e patrimnio pblico pelos agentes pblicos. Muito temos que avanar no sentido de tornar as informaes contbeis compreensveis e teis ao cidado brasileiro mdio. Isto porque a cincia contbil complexa e exige preparo adequado para sua compreenso. Por este motivo alguns autores acusam a contabilidade pblica como sendo monoplio de seus operadores. Na Frana, por exemplo, o estudo da contabilidade pblica est ausente dos programas de ensino superior e inclusive ela foi banida das escolas de formao profissional, concluindo que se trata de conhecimento emprico, que feita por praticantes para ser usada por praticantes futuros (Lino Martins, 2011, pgina 47).
Prof. Igor Oliveira www.pontodosconcursos.com.br 21

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

No entanto, s o fato de o compromisso de fornecer informaes claras e teis ter sido disposto na NBC T 16 j um bom comeo.

3. Sistema Contbil
Imagine um rgo qualquer. O rgo azul. Eu gosto de azul. Bem, neste rgo azul ocorrem vrias coisas. Vamos ver alguns exemplos: a) b) c) d) e) f) g) h) i) j) k) Previso da receita. Fixao da despesa. Arrecadao de taxas. Pagamento de servios de limpeza. Aquisio de material de consumo para estoque. Construo de um imvel. Recebimento de um carro em doao. Baixa de uma escrivaninha em virtude do tempo de uso. Assinatura de contratos. Recebimento de caues. Devoluo de caues.

Note que a contabilidade de azul est atarefada. Abaixo um servidor de azul:

Cada fato descrito acima exige registro prprio. Como? Atravs de contas. Tem uma conta para receita, outra para despesa, outra para registrar a baixa da escrivaninha, outra para os contratos, mais outra para a construo do imvel e por a vai. Ou seja, tem uma poro de contas. Estas contas esto elencadas no Plano de Contas. O Plano de Contas ento nada mais que um lugar onde
Prof. Igor Oliveira www.pontodosconcursos.com.br 22

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

h todas as contas utilizadas pela administrao pblica no registro de seus atos e fatos e tambm os critrios de utilizao dessas contas. Logo, atravs dessas contas que a contabilidade pblica evidencia perante a Fazenda Pblica a situao de todos quantos, de qualquer modo, arrecadem receitas, efetuem despesas, administrem ou guardem bens a ela pertencentes ou confiados (lei 4.320/64, art. 83). Para se padronizar os registros foi decidido que estas contas seriam agrupadas segundo sua natureza em subsistemas. No uma coisa difcil essa classificao. Mas tambm no posso mentir, exige tempo e pratica. At a edio das NBCASP, havia quatro sistemas de contas: oramentrio, financeiro, patrimonial e compensao. Hoje o sistema contbil nico e dividido em quatro subsistemas de informaes: oramentrio, patrimonial, custos e compensao. A NBC T 16.2, que trata do assunto, at dezembro de 2009, apresentava os seguintes subsistemas de informaes: oramentrio, financeiro, patrimonial, custos e compensao. A norma trazia as seguintes definies: Subsistema Financeiro registra, processa e evidencia os fatos relacionados aos ingressos e aos desembolsos financeiros, bem como as disponibilidades no incio e final do perodo. Subsistema Patrimonial registra, processa e evidencia os fatos no financeiros relacionados com as variaes qualitativas e quantitativas do patrimnio pblico. Entretanto, a NBC T 16.2 foi atualizada pela resoluo CFC 1.268 no apagar das luzes de 2009, fato que atribulou sua aplicao prtica prevista para o incio de 2010. A atualizao extinguiu o subsistema financeiro, que teve as competncias absorvidas pelo subsistema patrimonial. O novo PCASP, obrigatrio para todos os entes a partir de 2013, padronizou os lanamentos nos subsistemas abordados pela NBC T 16.2 (atualizada pela resoluo CFC 1.268/2009): oramentrio, patrimonial, custos e compensao. De acordo com a NBC T 16.2, a Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico organizada na forma de sistema de informaes, cujos subsistemas, embora possam oferecer produtos diferentes em razo da respectiva especificidade,
Prof. Igor Oliveira www.pontodosconcursos.com.br 23

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

convergem para o produto final, que a informao sobre o patrimnio pblico. Assim, o sistema contbil est estruturado nos seguintes subsistemas de informaes: Oramentrio registra, processa e evidencia os atos e os fatos relacionados ao planejamento e execuo oramentria. Exemplos: previso da receita e fixao da despesa. Patrimonial registra, processa e evidencia os fatos financeiros e no financeiros relacionados com as variaes qualitativas e quantitativas do patrimnio pblico.

#Perceba como o subsistema patrimonial absorveu as competncias do financeiro# Custos registra, processa e evidencia os custos dos bens e servios, produzidos e ofertados sociedade pela entidade pblica. Compensao registra, processa e evidencia os atos de gesto cujos efeitos possam produzir modificaes no patrimnio da entidade do setor pblico, bem como aqueles com funes especficas de controle. Exemplo: assinatura de contratos.

Vamos treinar? Item 14 (CESPE/Tcnico em Contabilidade/UNIPAMPA 2009 adaptada) O sistema contbil est estruturado nos subsistemas de informao oramentrio, patrimonial, de custos e de compensao. Show de bola! Vamos continuar... Os subsistemas contbeis devem ser integrados entre si e a outros subsistemas de informaes de modo a subsidiar a administrao pblica sobre: Desempenho da unidade contbil no cumprimento da sua misso; Avaliao dos resultados obtidos na execuo dos programas de trabalho com relao economicidade, eficincia, eficcia e efetividade; Avaliao das metas estabelecidas pelo planejamento; e Avaliao dos riscos e das contingncias. Uma questo facnha:
Prof. Igor Oliveira www.pontodosconcursos.com.br 24

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Item 15 (CESPE/Tcnico em Contabilidade/UNIPAMPA 2009 adaptada) Os subsistemas contbeis devem ser independentes entre si e de outros subsistemas de informaes. Errado. Eles devem ser integrados entre si e a outros subsistemas. A grande novidade aqui a criao do subsistema de custos, que ir operacionalizar o registro dos fatos ligados ao Sistema de Custos, criado pela portaria STN 157/11.

4. As transaes no setor pblico


De acordo com a NBC T 16.4, as transaes no setor pblico podem ser classificadas nas seguintes naturezas: Econmico-financeira corresponde s transaes originadas de fatos que afetam o patrimnio pblico, em decorrncia, ou no, da execuo de oramento, podendo provocar alteraes qualitativas ou quantitativas, efetivas ou potenciais; e Administrativa corresponde s transaes que no afetam o patrimnio pblico, originadas de atos administrativos, com o objetivo de dar cumprimento s metas programadas e manter em funcionamento as atividades da entidade do setor pblico. Vejamos uma questo: Item 16 (CESPE/Analista em Gesto Administrativa/SAD PE 2009) De acordo com suas caractersticas e os seus reflexos no patrimnio pblico, as transaes no setor pblico podem ser classificadas em oramentrias e extraoramentrias. Errado. As transaes so classificadas em administrativas e econmicofinanceiras. As variaes patrimoniais so transaes que resultam em alteraes nos elementos patrimoniais da entidade do setor pblico, mesmo em carter compensatrio, afetando, ou no, o seu resultado. Podem ser: Variaes quantitativas decorrentes de transaes no setor pblico que aumentam (aumentativas) ou diminuem (diminutivas) o patrimnio liquido. Exemplo: arrecadao de impostos (aumentativas) e pagamento de salrios (diminutivas).
Prof. Igor Oliveira www.pontodosconcursos.com.br 25

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Variaes qualitativas alteram a composio dos elementos patrimoniais sem afetar o patrimnio lquido. Exemplo: compra de um carro. Permuta de dinheiro por um bem.

As variaes patrimoniais que afetem o patrimnio lquido devem manter correlao com as respectivas contas patrimoniais. Mais uma questozinha: Item 17 (CESPE/Analista em Gesto Administrativa/SAD PE 2009) As variaes patrimoniais so transaes que promovem alteraes nos elementos patrimoniais da entidade do setor pblico, mesmo em carter compensatrio, afetando, ou no, o seu resultado. Perfeito. Cpia da norma. Existem variaes que, simultaneamente, alteram a composio qualitativa e a expresso quantitativa dos elementos patrimoniais e so conhecidas como variaes mistas ou compostas. Transaes que envolvem valores de terceiros so aquelas em que a entidade do setor pblico responde como fiel depositria e que no afetam o seu patrimnio lquido. As transaes que envolvem valores de terceiros devem ser demonstradas de forma segregada. Correspondem aos ingressos e dispndios extra-oramentrios. Os ingressos extra-oramentrios so valores que entram nos cofres pblicos de forma temporria. Aumentam a disponibilidade do ente, ao mesmo tempo em que geram uma obrigao de devoluo futura. O ente responde apenas como fiel depositrio desse montante. Como exemplo temos a cauo recebida de uma empresa como garantia para participao em um processo licitatrio. A devoluo desses valores so os dispndios extra-oramentrios. O fluxo da operao pode ser vista no esquema abaixo:

Prof. Igor Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

26

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Recebimento de cauo no valor de R$ 100,00. Ativo 100 Passivo 100 Patrimnio Lquido 0 (A P)

Ingresso extra-oramentrio Ativo aumentou em R$ 100,00, pois ingressou recurso em caixa. Passivo aumentou em R$ 100,00, pois foi gerada uma obrigao de devoluo futura. Devoluo da cauo acima. Ativo 0 Passivo 0 Patrimnio Lquido 0 (A P)

Dispndio extra-oramentrio Ativo diminuiu em R$ 100,00, devido sada do recurso do caixa. Passivo diminuiu em R$ 100,00, pois a obrigao de devoluo foi cumprida. Perceba que o PL no se emocionou. A movimentao ocorreu apenas em contas do ativo e do passivo. Ou seja, os ingressos e dispndios extraoramentrios no afetam a apurao dos resultados da entidade, mas afetam contas do ativo e do passivo. Outros critrios de classificao: Quanto afetao: Variaes Ativas fatos contbeis modificativos aumentativos da situao lquida patrimonial. Exemplo: doao de bens recebida, nascimento de semoventes (animais), arrecadao de receitas e perdo de dvidas. Variaes Passivas fatos contbeis modificativos diminutivos da situao lquida patrimonial. Exemplo: doao de bens a terceiros, morte de semoventes, despesas com pessoal e reconhecimento de dvidas.

Prof. Igor Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

27

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Quanto dependncia da execuo oramentria: Variaes Oramentrias resultantes da execuo oramentria da receita e da despesa. Variaes Extra-Oramentrias supervenincias, insubsistncias e outras. Calma, calma, veremos na aula sobre balanos o que cada termo desses.

5. Regime utilizado na contabilidade pblica


Primeiramente, vamos conceituar os regimes de contabilizao que sero envolvidos nesta parte da aula. Grosso modo, podemos defini-los da seguinte forma: Regime da competncia os atos e fatos devem ser registrados no momento em que ocorrem, independentemente da sada ou ingresso de recursos. Regime contbil ou patrimonial so outras nomenclaturas utilizadas como sinnimas de regime da competncia. Regime de caixa os atos e fatos so contabilizados apenas na sada ou ingresso de recursos.

A literatura mais antiga atribua CASP um regime misto, de caixa para as receitas e de competncia para as despesas, devido a uma interpretao errada do artigo 35 da lei 4.320/64, que dispe: Artigo 35 - Pertencem ao exerccio financeiro: I as receitas nele arrecadadas; e II as despesas nele legalmente empenhadas. No entanto, o artigo supra se refere apenas ao regime oramentrio e no ao regime de reconhecimento da receita e da despesa como um todo. Conforme foi falado, a lei 4.320/64 trata da contabilidade em ttulo prprio, onde evidencia a necessidade de se registrar as variaes patrimoniais, independentemente da execuo do oramento. Destaco os seguintes dispositivos: Art. 85. Os servios de contabilidade sero organizados de forma a permitirem o acompanhamento da execuo oramentria, o conhecimento da composio patrimonial, a determinao dos
Prof. Igor Oliveira www.pontodosconcursos.com.br 28

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

custos dos servios industriais, o levantamento dos balanos gerais, a anlise e a interpretao dos resultados econmicos e financeiros. Art. 89. A contabilidade evidenciar os fatos ligados administrao oramentria, financeira, patrimonial e industrial. Art. 100 As alteraes da situao lquida patrimonial, que abrangem os resultados da execuo oramentria, bem como as variaes independentes dessa execuo e as supervenincias e insubsistncia ativas e passivas, constituiro elementos da conta patrimonial. A lei de responsabilidade fiscal refora este entendimento na medida em que estatui: Art. 50. Alm de obedecer s demais normas de contabilidade pblica, a escriturao das contas pblicas observar as seguintes: [...] II - a despesa e a assuno de compromisso sero registradas segundo o regime de competncia, apurando-se, em carter complementar, o resultado dos fluxos financeiros pelo regime de caixa. [...] Assim, tanto a receita quanto a despesa devem observar o princpio da competncia integralmente, com o registro dos respectivos fatos geradores no momento em que ocorrem. A este conceito chamamos de receita e despesa sob o enfoque patrimonial. Isto j era cumprido para a receita, no registro da dvida ativa. Era comum os autores se referirem contabilizao da dvida ativa como exceo ao regime de caixa das receitas. Neste sentido, a resoluo CFC 1.111/07 bastante esclarecedora: O Princpio da Competncia aquele que reconhece as transaes e os eventos na ocorrncia dos respectivos fatos geradores, independentemente do seu pagamento ou recebimento, aplicando-se integralmente ao Setor Pblico. Os atos e os fatos que afetam o patrimnio pblico devem ser contabilizados por competncia, e os seus efeitos devem ser evidenciados nas Demonstraes Contbeis do exerccio financeiro com o qual se relacionam, complementarmente ao registro oramentrio das receitas e das despesas pblicas.
Prof. Igor Oliveira www.pontodosconcursos.com.br 29

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Neste passo, a NBC T 16.5 estabelece que as transaes no setor pblico devam ser reconhecidas e registradas integralmente no momento em que ocorrerem. Os registros contbeis devem ser realizados e os seus efeitos evidenciados nas demonstraes contbeis do perodo com os quais se relacionam, reconhecidos, portanto, pelos respectivos fatos geradores, independentemente do momento da execuo oramentria. Item 18 (CESPE/Analista Administrativo/ANAC 2009) A contabilidade aplicada ao setor pblico, assim como qualquer outro ramo da cincia contbil, obedece aos princpios fundamentais de contabilidade. Dessa forma, aplica-se, em sua integralidade, o princpio da competncia, tanto para o reconhecimento da receita quanto para a despesa. Perfeito. S para constar, essa prova da ANAC foi um exemplo de certame que a banca no seguiu o edital. Passou longe do edital, inclusive. Continuando... Podemos afirmar que, sob a tica oramentria, o regime continua misto, de caixa para as receitas e de competncia para as despesas. Isto evidencia o carter conservador da contabilidade pblica. A receita contabilizada quando de seu efetivo ingresso nos rgos arrecadadores, ao passo que a despesa considerada realizada em estgio anterior ao pagamento. Cabe lembrar que a receita, para ser oramentria, no necessita estar necessariamente prevista no oramento (artigo 57, lei 4.320/64). Tal regra no se aplica despesa. Toda despesa oramentria deve possuir autorizao legal, consubstanciada na lei oramentria ou de crditos adicionais. Apesar de a lei fazer meno ao empenho, para a STN, a liquidao o momento adequado para se reconhecer a despesa como realizada. Isto porque o empenho no gera nenhum tipo obrigao para a entidade, constituindo-se mais em momento mais jurdico que contbil. Dessa forma, podemos elaborar o seguinte esquema sobre os regimes de contabilizao aplicveis contabilidade pblica:

Prof. Igor Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

30

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Situao Momento do registro Fatos geradores da receita e despesa (receita e Na ocorrncia despesa sob o enfoque patrimonial) Receita oramentria Arrecadao Liquidao (STN) ou Despesa oramentria Empenho (lei 4.320/64) Uma questozinha pra fechar esse assunto:

Regime associado Competncia Caixa Competncia

Item 19 (CESPE/AAMA/IBRAM 2008) Conforme o disposto nas Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas ao setor pblico, as transaes no setor pblico devem ser reconhecidas e registradas integralmente no momento em que ocorrerem, utilizando, portanto, o regime contbil misto. Errado. A questo faz referncia ao regime da competncia.

6. Avaliao dos bens pblicos (Inventrio. permanente e de consumo. Bens pblicos).

Material

Inventariar, de maneira bem genrica, contar os itens de um estoque, de uma repartio. De acordo com a IN SEDAP 205/1988, inventrio fsico o instrumento de controle para a verificao dos saldos de estoques nos almoxarifados e depsitos, e dos equipamentos e materiais permanentes em uso no rgo ou entidade, que ir permitir, dentre outros: a) o ajuste dos dados escriturais de saldos e movimentaes dos estoques com o saldo fsico real nas instalaes de armazenagem; b) a anlise do desempenho das atividades do encarregado do almoxarifado atravs dos resultados obtidos no levantamento fsico; c) o levantamento da situao dos materiais estocados no tocante ao saneamento dos estoques; d) o levantamento da situao dos equipamentos e materiais permanentes em uso e das suas necessidades de manuteno e reparos; e e) a constatao de que o bem mvel no necessrio naquela unidade.

Prof. Igor Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

31

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Os tipos de inventrios fsicos so: Anual destinado a comprovar a quantidade e o valor dos bens patrimoniais do acervo de cada unidade gestora, existente em 31 de dezembro de cada exerccio constitudo do inventrio anterior e das variaes patrimoniais ocorridas durante o exerccio. Inicial realizado quando da criao de uma unidade gestora, para identificao e registro dos bens sob a sua responsabilidade. De transferncia responsabilidade realizado quando da mudana do dirigente de uma unidade gestora. De extino ou transformao realizado quando da extino ou transformao da unidade gestora. Eventual realizado em qualquer poca, por iniciativa do dirigente da unidade gestora ou por iniciativa do rgo fiscalizador. A lei 4.320/64 estabelece que, para efeito de classificao da despesa, considera-se material permanente o de durao superior a dois anos (artigo 15, 2). Assim, e com classificao: base apenas na lei, podemos estabelecer a seguinte

Material permanente > 2 anos. Material de consumo < 2 anos.

Olha que moleza: (PREVIC/Analista Administrativo Contbil/PREVIC 2011) Se determinado rgo pblico adquirir um tipo de carvo ativado, destinado aos filtros de ar de suas instalaes, cujo prazo de validade estabelecido pelo fornecedor seja de trinta meses, tal produto dever ser contabilizado no grupo de material de consumo.
Item 20

No. Validade material > 2 anos material permanente. No entanto, este conceito vago, pois leva em conta apenas a durabilidade do material. Neste sentido, o MCASP, parte I, estabelece critrios adicionais para facilitar na referida classificao. Segundo o manual, um material considerado de consumo caso atenda um, e pelo menos um, dos critrios a seguir:

Prof. Igor Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

32

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Critrio da Durabilidade Se em uso normal perde ou tem reduzidas as suas condies de funcionamento, no prazo mximo de dois anos; Critrio da Fragilidade Se sua estrutura for quebradia, deformvel ou danificvel, caracterizando sua irrecuperabilidade e perda de sua identidade ou funcionalidade; Critrio da Perecibilidade Se est sujeito a modificaes (qumicas ou fsicas) ou se deteriora ou perde sua caracterstica pelo uso normal; Critrio da Incorporabilidade Se est destinado incorporao a outro bem, e no pode ser retirado sem prejuzo das caractersticas fsicas e funcionais do principal. Pode ser utilizado para a constituio de novos bens, melhoria ou adies complementares de bens em utilizao (sendo classificado como 449030), ou para a reposio de peas para manuteno do seu uso normal que contenham a mesma configurao (sendo classificado como 339030); Critrio da Transformabilidade transformao. Se foi adquirido para fim de

A classificao em material permanente feita por excluso dos critrios acima. Os materiais permanentes, em geral, devem receber nmero patrimonial seqencial para fins de controle e inventrio. Este procedimento se chama tombamento e materializado com a colocao de uma plaquinha no referido material. Pra quem nunca viu, segue abaixo um exemplo:

Para tanto, importante levar em conta o custo e benefcio desse tipo de controle. Isto porque h materiais que preenchem os requisitos de material permanente, mas possuem baixo valor econmico. Nestes casos, o tombamento antieconmico e ineficiente. Assim, se um material for adquirido como permanente e ficar comprovado que possui custo de controle superior ao seu benefcio, deve ser controlado de forma simplificada, por meio de relao carga, que mede apenas aspectos qualitativos e quantitativos, no havendo necessidade de controle por meio de nmero patrimonial.
Prof. Igor Oliveira www.pontodosconcursos.com.br 33

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Como exemplo, temos o controle de uma chave de fenda. Pelo critrio da lei 4.320/64 a chave de fenda um material permanente (>2 anos). Vale a pena atribuir nmero patrimonial a uma chave de fenda? No! melhor controlar por relao de carga: eu tenho 3 chaves de fenda tamanho 1, 4 tamanho 3 e 5 tamanho 2. Embora sujeitos a um procedimento simplificado, os bens controlados por relao de carga esto registrados contabilmente no patrimnio da entidade. Vamos treinar? (CESPE/Analista de Oramento/MPU 2010) Qualquer material permanente, incluindo-se o de pequeno valor econmico, deve ser controlado, sendo indispensvel o seu tombamento, ainda que o custo do controle seja evidentemente superior ao risco de perda do bem.
Item 21

Errado. necessrio levar em conta o custo do controle. Continuando... De acordo com a lei 4.320/64, haver registros analticos de todos os bens de carter permanente, com indicao dos elementos necessrios para a perfeita caracterizao de cada um deles e dos agentes responsveis pela sua guarda e administrao. J a contabilidade manter apenas registros sintticos dos bens mveis e imveis. O levantamento geral dos bens mveis e imveis ter por base o inventrio analtico de cada unidade administrativa e os elementos da escriturao sinttica na contabilidade.

Prof. Igor Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

34

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Item 22 (CESPE/ACE/TCE AC 2009) Para perfeita caracterizao dos bens de carter permanente, bem como dos agentes responsveis pela sua guarda e administrao, devem ser utilizados os registros sintticos. Errado. A perfeita caracterizao demanda um inventrio analtico, mais completo. Continuando... A classificao dos bens pblicos pode ser encontrada no Cdigo Civil, artigo 98 e subseqentes. Segue abaixo quadro resumo:

Classificao dos Bens Pblicos


Destinados utilizao do pblico em geral; podem ser usados sem restries por todos, sem necessidade de permisso especial. Rios, mares, estradas, ruas e praas. Utilizados pelo prprio poder pblico para a execuo de servio pblico, tais como edifcios ou terrenos destinados a servio ou estabelecimento da administrao federal, estadual, territorial ou municipal, inclusive os de suas autarquias. Constituem o patrimnio das pessoas jurdicas de direito pblico, como objeto de direito pessoal, ou real, de cada uma dessas entidades.

Uso comum do povo

Uso especial

Dominicais

Os bens pblicos de uso comum do povo e os de uso especial so inalienveis, enquanto conservarem a sua qualificao, na forma que a lei determinar. O uso comum dos bens pblicos pode ser gratuito ou retribudo, conforme for estabelecido legalmente pela entidade a cuja administrao pertencerem. No dispondo a lei em contrrio, consideram-se dominicais os bens pertencentes s pessoas jurdicas de direito pblico a que se tenha dado estrutura de direito privado. Na Unio, o controle patrimonial dos bens imveis cabe ao MPOG:
Prof. Igor Oliveira www.pontodosconcursos.com.br 35

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

http://www.planejamento.gov.br/secretaria.asp?sec=9 Tendo como referncia a lei 4.320, temos que a avaliao dos elementos patrimoniais obedecer s seguintes regras: Os dbitos e crditos, bem como os ttulos de renda, pelo seu valor nominal, feita a converso, quando em moeda estrangeira, taxa de cmbio vigente na data do balano; Os bens mveis e imveis, pelo valor de aquisio ou pelo custo de produo ou de construo; e Os bens de almoxarifado, pelo preo mdio ponderado das compras.

Os valores em espcie, assim como os dbitos e crditos, quando em moeda estrangeira, devero figurar ao lado das correspondentes importncias em moeda nacional. As variaes resultantes da converso dos dbitos, crditos e valores em espcie sero levadas conta patrimonial. Este dispositivo da lei 4.320/64 muito cobrado. Vejamos um exemplo: Item 23 (CESPE/Analista de Controle Interno/MPU 2010) Os materiais de consumo devem ser avaliados pelo custo mdio ponderado das compras, e os materiais permanentes, pelo custo de aquisio ou de construo. Certo, n? S correr para o abrao! A NBC T 16.10 trouxe regras importantes a respeito das avaliaes dos ativos e passivos das entidades pblicas. Chamo a ateno para o seguinte dispositivo: Os bens de uso comum que absorveram ou absorvem recursos pblicos, ou aqueles eventualmente recebidos em doao, devem ser includos no ativo no circulante da entidade responsvel pela sua administrao ou controle, estejam, ou no, afetos a sua atividade operacional. A mensurao dos bens de uso comum ser efetuada, sempre que possvel, ao valor de aquisio ou ao valor de produo e construo. Antes da publicao da NBC T 16, os bens de uso comum do povo no eram objeto de registro pela CASP. Hoje, se os mesmo absorverem recursos pblicos ou forem recebidos em doao devem ser includos no ativo da entidade responsvel. Assim, podemos afirmar que uma praa, por exemplo, objeto de registro pela contabilidade pblica, pois absorveu recursos pblicos na sua construo. J no podemos dizer o mesmo de um rio ou de uma praia, por exemplo.
Prof. Igor Oliveira www.pontodosconcursos.com.br 36

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Vamos treinar: Item 24 (CESPE/Contador/MS 2010) Se um cidado transformar um terreno de sua propriedade em um parque recreativo e do-lo ao poder pblico com a finalidade de fazer dele um bem de uso comum do povo de sua cidade, ento o terreno passa a fazer parte do patrimnio sob controle da contabilidade pblica. Beleza de questo! Muito boa, n? Ela est perfeita por abordar de maneira correta os conceitos dispostos na NBC T 16.10. Sobre a reavaliao desses bens mveis e imveis, a lei 4.320/64 estabelece a sua faculdade, como se depreende da leitura do dispositivo abaixo: Artigo 106, 3 - podero ser feitas reavaliaes dos bens mveis e imveis. No entanto, a NBC T 16.10 deu tratamento diferente ao tema. De acordo com essa norma as reavaliaes devem ser feitas utilizando-se o valor justo ou o valor de mercado na data de encerramento do Balano Patrimonial, pelo menos: Anualmente, para as contas ou grupo de contas cujos valores de mercado variarem significativamente em relao aos valores anteriormente registrados; e A cada quatro anos, para as demais contas ou grupos de contas.

Reavaliao dos bens mveis e imveis Lei 4.320/64 facultativa. NBCT 16.10 obrigatria.

Outra inovao da NBC T 16.10 foi atribuir a todas as entidades e rgos pblicos o clculo da depreciao, amortizao e exausto, nos seguintes termos: Quando os elementos do ativo imobilizado tiverem vida til econmica limitada, ficam sujeitos a depreciao, amortizao ou exausto sistemtica durante esse perodo, sem prejuzo das excees expressamente consignadas.
Prof. Igor Oliveira www.pontodosconcursos.com.br 37

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Anteriormente, a lei 4.320/64 restringia o clculo das previses para depreciao s autarquias e fundaes pblicas. A referida lei sequer falava em amortizao e exausto. A NBCT 16.9 traz as seguintes definies: Amortizao a reduo do valor aplicado na aquisio de direitos de propriedade e quaisquer outros, inclusive ativos intangveis, com existncia ou exerccio de durao limitada, ou cujo objeto sejam bens de utilizao por prazo legal ou contratualmente limitado. Depreciao a reduo do valor dos bens tangveis pelo desgaste ou perda de utilidade por uso, ao da natureza ou obsolescncia. Exausto a reduo do valor, decorrente da explorao, dos recursos minerais, florestais e outros recursos naturais esgotveis. Para o registro da depreciao, amortizao e exausto devem ser observados os seguintes aspectos: Obrigatoriedade do seu reconhecimento; Valor da parcela que deve ser reconhecida no resultado como decrscimo patrimonial, e, no balano patrimonial, representada em conta redutora do respectivo ativo; e Circunstncias que podem influenciar seu registro.

No esto sujeitos ao regime de depreciao: Bens mveis de natureza cultural, tais como obras de artes, antigidades, documentos, bens com interesse histrico, bens integrados em colees, entre outros; Bens de uso comum que absorveram ou absorvem recursos pblicos, considerados tecnicamente, de vida til indeterminada; Animais que se destinam exposio e preservao; e Terrenos rurais e urbanos.

Acabamos nossa teoria. Agora vamos entrar na parte que os alunos geralmente mais gostam: as questes comentadas. Algumas ns j vimos durante a aula, mas fiz questo de repeti-las aqui, pra voc fixar bem o contedo. Divirta-se!
Prof. Igor Oliveira www.pontodosconcursos.com.br 38

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

B. QUESTES COMENTADAS
(CESPE/AFCE/TCU 2011) Julgue os itens consecutivos, referentes anlise das demonstraes contbeis do setor pblico. 1. A contabilidade pblica deve permitir o acompanhamento da execuo oramentria, a determinao dos custos industriais, o levantamento das demonstraes contbeis, a anlise e interpretao dos resultados econmicos e financeiros, alm de evidenciar o montante dos crditos oramentrios vigentes. A lei 4.320/64, apesar da idade, ainda a norma mais cobrada em provas de contabilidade pblica. A questo acima a combinao de dois dispositivos: Art. 85. Os servios de contabilidade sero organizados de forma a permitirem o acompanhamento da execuo oramentria, o conhecimento da composio patrimonial, a determinao dos custos dos servios industriais, o levantamento dos balanos gerais, a anlise e a interpretao dos resultados econmicos e financeiros. Art. 90 A contabilidade dever evidenciar, em seus registros, o montante dos crditos oramentrios vigentes, a despesa empenhada e a despesa realizada, conta dos mesmos crditos, e as dotaes disponveis. Gabarito: Certo. 2. O regime contbil da contabilidade pblica no Brasil adota a competncia para as receitas e o regime de caixa para despesas. No bem assim. Sob o enfoque oramentrio o regime misto, de caixa para as receitas e de competncia para as despesas, tendo em vista o disposto no artigo 35 da lei 4.320/64, que aduz: Art. 35. Pertencem ao exerccio financeiro: I - as receitas nele arrecadadas; e II - as despesas nele legalmente empenhadas. Repito: este dispositivo trata apenas do aspecto oramentrio da coisa. Isto porque a contabilidade pblica ramo da cincia contbil e deve obedecer aos seus princpios integralmente, inclusive ao da competncia. Assim, os fatos geradores da receita e da despesa devem ser reconhecidos no momento em que ocorrem, independentemente da execuo do oramento. Gabarito: Errado.
Prof. Igor Oliveira www.pontodosconcursos.com.br 39

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

(CESPE/Analista Administrativo Contbil/PREVIC 2011) Com relao s normas estabelecidas pela Lei n. 4.320/1964, julgue os itens a seguir. 3. Se determinado rgo pblico adquirir um tipo de carvo ativado, destinado aos filtros de ar de suas instalaes, cujo prazo de validade estabelecido pelo fornecedor seja de trinta meses, tal produto dever ser contabilizado no grupo de material de consumo. Perceba que a questo faz referncia lei 4.320/64. Segundo essa norma, para efeito de classificao da despesa, considera-se material permanente o de durao superior a dois anos (artigo 15, 2). Logo, e tomando por base somente a lei 4.320/64, o material em comento permanente. Gabarito: Errado. (CESPE/EGRVS Contador/SESA ES 2011) Acerca do conceito, objetivo e campo de atuao da contabilidade aplicada ao setor pblico, segundo as normas brasileiras de contabilidade, julgue os itens a seguir. 4. Entre os objetivos da contabilidade pblica, est o fornecimento aos usurios de informaes sobre os aspectos de natureza fsica do patrimnio da entidade. De acordo com a NBC T 16.1, o objetivo da Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico fornecer aos usurios informaes sobre os resultados alcanados e os aspectos de natureza oramentria, econmica, financeira e fsica do patrimnio da entidade do setor pblico e suas mutaes, em apoio ao processo de tomada de deciso; a adequada prestao de contas; e o necessrio suporte para a instrumentalizao do controle social. Objetivo CASP = suporte = tomada de deciso + prestao de contas + instrumentalizao do controle social. No confunda objetivo com objeto da contabilidade aplicada ao setor pblico. Este ltimo se refere ao patrimnio pblico. Gabarito: Certo. 5. Os servios sociais no esto entre as entidades abrangidas pelo campo de aplicao da contabilidade pblica. O campo de aplicao da Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico abrange TODAS
Prof. Igor Oliveira www.pontodosconcursos.com.br 40

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

as entidades do setor pblico. O que se discute aqui no a personalidade jurdica da entidade, mas se ela utiliza recursos pblicos. Neste sentido, a norma traz a seguinte definio: Entidade do Setor Pblico rgos, fundos e pessoas jurdicas de direito pblico ou que, possuindo personalidade jurdica de direito privado, recebam, guardem, movimentem, gerenciem ou apliquem dinheiros, bens e valores pblicos, na execuo de suas atividades. Equiparam-se, para efeito contbil, as pessoas fsicas que recebam subveno, benefcio, ou incentivo, fiscal ou creditcio, de rgo pblico. As entidades abrangidas pelo campo de aplicao devem observar as normas e as tcnicas prprias da Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico, considerando-se o seguinte escopo: Integralmente, as entidades governamentais, os servios sociais e os conselhos profissionais; e Parcialmente, as demais entidades do setor pblico, para garantir procedimentos suficientes de prestao de contas e instrumentalizao do controle social.

Gabarito: Errado.

Dica valiosa utilizou recurso pblico est no campo de aplicao da CASP.


6. No processo gerador de informaes, a contabilidade pblica deve aplicar os princpios fundamentais de contabilidade e as normas contbeis direcionados ao controle patrimonial das entidades do setor pblico. A contabilidade pblica no uma contabilidade oramentria ou financeira. Neste sentido, no deve se limitar apenas ao registro da receita e despesa oramentria. O objeto mais amplo e tem como foco todo o patrimnio pblico. Perceba que as novas normas fazem meno no mais ao termo Contabilidade Pblica, mas sim Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico. O novo nome aponta para a inteno do tesouro nacional, qual seja a de passar considerar a contabilidade pblica como ramo da cincia contbil. Assim, a NBC T 16.1 definiu a Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico como sendo o ramo da cincia contbil que aplica, no processo gerador de informaes, os Princpios Fundamentais de Contabilidade e as normas contbeis direcionados ao controle patrimonial de entidades do setor pblico.
Prof. Igor Oliveira www.pontodosconcursos.com.br 41

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Gabarito: Certo. (CESPE/AJAE Tcnico em Contabilidade/TJ ES 2011) Considerando as normas e procedimentos relativos ao inventrio de material permanente e de consumo, julgue os itens que se seguem. 7. Devem ser organizados no rgo pblico da administrao direta os registros contbeis analticos de todos os bens de carter permanente e de consumo, com indicao dos elementos necessrios para a perfeita caracterizao de cada um deles e dos agentes responsveis pela sua guarda, uso e administrao. A lei 4.320/64 estabelece que haver registros analticos de todos os bens de carter permanente, com indicao dos elementos necessrios para a perfeita caracterizao de cada um deles e dos agentes responsveis pela sua guarda e administrao (artigo 94). Assim, os bens de consumo esto excludos da regra do artigo 94, sendo este o erro da questo. No artigo 96 fica definido que o levantamento geral dos bens mveis e imveis ter por base o inventrio analtico de cada unidade administrativa e os elementos da escriturao sinttica na contabilidade. Com base no que foi exposto, podemos elaborar o seguinte esquema: Levantamento geral dos bens (mveis e imveis) inventrio analtico (unidade administrativa) + inventrio sinttico (contabilidade). Inventrio

Analtico unidade Administrativa.

Gabarito: Errado. 8. O inventrio objetiva subsidiar o levantamento dos demonstrativos contbeis, principalmente do balano patrimonial, ao final de cada exerccio financeiro. O Balano Patrimonial o demonstrativo que alcana todos os ativos e passivos da entidade. Assim, o inventrio subsidia a elaborao deste balano na medida em que verifica a quantidade e qualidade de itens do ativo. Gabarito: Certo. 9. A contabilidade deve manter registros sintticos dos bens mveis e imveis. Lei 4.320/64, artigo 95 A contabilidade manter registros sintticos dos bens mveis e imveis. Lembre-se:
Prof. Igor Oliveira www.pontodosconcursos.com.br 42

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Levantamento geral dos bens (mveis e imveis) inventrio analtico (unidade administrativa) + inventrio sinttico (contabilidade). Gabarito: Certo. 10. Pertencem ao inventrio de material permanente os itens patrimoniais de durabilidade superior a um ano e (ou) os que no percam a sua identidade fsica. De acordo com a lei 4.320/64, os materiais permanentes tm durabilidade superior a dois anos, no um ano como afirma a questo. Este comando vago e no leva em conta os princpios da eficincia e economicidade. H materiais de pequeno valor econmico que tem durabilidade superior a dois anos. Neste caso, eles deveriam ser controlados via relao de carga, tendo em vista o custo X benefcio desse controle. Uma chave de fenda, por exemplo, provavelmente possui durabilidade superior a dois anos e, levando em conta somente o critrio da lei 4.320/64, deveria receber nmero patrimonial seqencial. Este procedimento extremamente custoso e ineficiente. Felizmente, o MCASP autoriza que seja levado em conta o custo do controle para materiais de baixo valor econmico, dispensando o tombamento. Gabarito: Errado. (CESPE/AJAA Contabilidade/TRE ES 2011) De acordo com o disposto nas Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas ao setor pblico (NBCASP) e na Lei n 4.320/1964, julgue os itens subseqentes. 11. De acordo com a lei em apreo, sero objeto de registro, individuao e controle contbil todas as operaes de que resultem dbitos e crditos de natureza financeira, ainda que no compreendidas na execuo oramentria. Lei 4.320/64, artigo 93 Todas as operaes de que resultem dbitos e crditos de natureza financeira, no compreendidas na execuo oramentria, sero tambm objeto de registro, individuao e controle contbil. Gabarito: Certo. 12. De acordo com as NBCASP, os servios sociais devem observar integralmente as normas e tcnicas prprias da contabilidade do setor pblico.
Prof. Igor Oliveira www.pontodosconcursos.com.br 43

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

As entidades abrangidas pelo campo de aplicao devem observar as normas e as tcnicas prprias da Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico, considerando-se o seguinte escopo: Integralmente, as entidades governamentais, os servios sociais e os conselhos profissionais; e Parcialmente, as demais entidades do setor pblico, para garantir procedimentos suficientes de prestao de contas e instrumentalizao do controle social.

A despeito de serem pessoas jurdicas de direito privado que no integram a administrao pblica, os servios sociais so mantidos por recursos oriundos de contribuies sociais de natureza tributria, bem como dotaes consignadas no oramento. Por isso, prestam contam ao TCU e esto no campo de aplicao da CASP. Gabarito: Certo. 13. (CESPE/Oficial Tcnico de Inteligncia Contbeis/ABIN 2010) As empresas pblicas com personalidade jurdica de direito privado podem, sob determinadas circunstncias, estar sujeitas ao campo de aplicao da contabilidade pblica. O que define se uma entidade est, ou no, abrangida pelo campo de aplicao da contabilidade pblica no sua natureza jurdica, mas sim a natureza pblica dos recursos que manipula. At a edio da NBC T 16.1, era evidente a falta de consenso sobre a demarcao deste campo de aplicao. A referida norma estabelece que o campo de aplicao da Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico abrange TODAS as entidades do setor pblico. Entidade do Setor Pblico rgos, fundos e pessoas jurdicas de direito pblico ou que, possuindo personalidade jurdica de direito privado, recebam, guardem, movimentem, gerenciem ou apliquem dinheiros, bens e valores pblicos, na execuo de suas atividades. Equiparam-se, para efeito contbil, as pessoas fsicas que recebam subveno, benefcio, ou incentivo, fiscal ou creditcio, de rgo pblico. As entidades abrangidas pelo campo de aplicao devem observar as normas e as tcnicas prprias da Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico, considerando-se o seguinte escopo:
Prof. Igor Oliveira www.pontodosconcursos.com.br 44

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Integralmente, as entidades governamentais, os servios sociais e os conselhos profissionais; e Parcialmente, as demais entidades do setor pblico, para garantir procedimentos suficientes de prestao de contas e instrumentalizao do controle social.

Assim, possvel que entidades privadas estejam sujeitas ao campo de aplicao da contabilidade pblica, desde que utilizem recursos pblicos. Cabe ressaltar que, no caso especfico das empresas estatais integrantes do oramento de investimentos, a LDO determina que no se aplicam as normas gerais da Lei n 4.320, de 1964, no que concerne ao regime contbil, execuo do oramento e demonstraes contbeis (artigo 54, 6). Gabarito: Certo. (CESPE/Oficial Tcnico de Inteligncia Contbeis/ABIN 2010) Julgue os itens a seguir, referentes aos conceitos gerais da contabilidade pblica. (CESPE/Contador/MS 2010) Com relao ao registro das variaes patrimoniais nas entidades pblicas, julgue os itens a seguir. 14. De acordo com o critrio do impacto provocado na situao lquida, as variaes patrimoniais dividem-se em variaes aumentativas e variaes diminutivas. Um critrio de classificao dividir as variaes em aumentativas e diminutivas. As primeiras causam impacto positivo no patrimnio, as outras, negativo. A NBC T 16.4 detalhou o assunto da seguinte maneira: Variaes patrimoniais quantitativas aumentativas aumentam patrimnio lquido (receita sob o enfoque patrimonial). Receitas com servios. o

Variaes patrimoniais quantitativas diminutivas diminuem o patrimnio lquido (despesa sob o enfoque patrimonial). Despesas com salrios. As variaes patrimoniais qualitativas alteram a composio dos elementos patrimoniais sem afetar o patrimnio lquido, determinando modificaes apenas na composio especfica dos elementos patrimoniais. Despesas e receitas noefetivas.

Prof. Igor Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

45

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Existem variaes que, simultaneamente, alteram a composio qualitativa e a expresso quantitativa dos elementos patrimoniais e so conhecidas como variaes mistas ou compostas. Transaes que envolvem valores de terceiros so aquelas em que a entidade do setor pblico responde como fiel depositria e que no afetam o seu patrimnio lquido. Gabarito: Certo. 15. As supervenincias ativas ou passivas no integram o conjunto das variaes extra-oramentrias, por se tratar de fatos alheios s decises tomadas pelos gestores pblicos. O artigo 100 da lei 4.320/64 assinala que as alteraes na situao lquida patrimonial abrangem os resultados da execuo oramentria, bem como as variaes independentes dessa execuo e as supervenincias e insubsistncia ativas e passivas. Por enquanto, memorize que as supervenincias e insubsistncias so variaes ativas e passivas extra-oramentrias decorrentes do aumento ou diminuio do ativo e do passivo. Gabarito: Errado. 16. As variaes patrimoniais quantitativas alteram a elementos patrimoniais sem afetar o patrimnio lquido. composio dos

De acordo com a NBC T 16.4, as variaes patrimoniais podem ser qualitativas ou quantitativas. As primeiras alteram a composio dos elementos patrimoniais sem afetar o patrimnio lquido. As segundas podem ser aumentativas ou diminutivas, caso aumentem ou diminuam a Situao Lquida Patrimonial, respectivamente. Exemplo de variao qualitativa compra de um carro. Aqui ocorre apenas a troca de dinheiro por bem. Exemplo de variao quantitativa aumentativa receita com servios.

Prof. Igor Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

46

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Exemplo de variao quantitativa diminutiva despesa com servios.

Gabarito: Errado. 17. (CESPE/Tcnico em Contabilidade/MS 2010) Os sistemas contbeis aos quais as contas podem pertencer so: oramentrio, de compensao, financeiro e patrimonial. Esta questo foi considerada correta pela banca, mas hoje estaria errada. A NBC T 16.2 expressa ao afirmar que o sistema contbil nico e est estruturado nos seguintes subsistemas de informaes: oramentrio, patrimonial, custos e compensao. Atualmente, ainda so utilizados, na prtica, registros nos sistemas (subsistemas, conforme nomenclatura da NBC T 16.2) oramentrio, financeiro, patrimonial e compensao. Entretanto, o novo Plano de Contas Aplicado ao Setor Pblico (PCASP), obrigatrio a partir de 2013, padronizar os lanamentos nos subsistemas abordados pela NBC T 16.2 (atualizada pela resoluo CFC 1.268/2009). Gabarito: Errado. 18. (CESPE/Analista de Controle Interno Finanas Pblicas/SEC GE 2010) De acordo com o disposto na NBC T 16.1 do Conselho Federal de Contabilidade, assinale a opo correta acerca do conceito, do objetivo e da especialidade da contabilidade pblica. A Os servios sociais e os conselhos profissionais devem observar parcialmente as normas e tcnicas prprias da contabilidade aplicada ao setor pblico, para garantir procedimentos suficientes de prestao de contas e instrumentalizao do controle social. B A diviso de patrimnio de uma ou mais entidades do setor pblico no resultar em novas unidades contbeis. C So considerados patrimnio pblico os direitos e bens, tangveis e intangveis,
Prof. Igor Oliveira www.pontodosconcursos.com.br 47

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

que representem ou no um fluxo de benefcios presente ou futuro inerente prestao de servios pblicos. D As pessoas fsicas que recebem subvenes ou incentivos fiscais de rgo pblico no se equiparam, para efeito contbil, s entidades do setor pblico, uma vez que no esto no campo de aplicao da contabilidade pblica. E No setor pblico, so considerados recursos controlados os ativos em que a entidade, mesmo sem ter o direito de propriedade, detm o controle, os riscos e os benefcios deles decorrentes. Comentrios: Letra A os servios sociais e os conselhos profissionais obedecem integralmente s normas aplicveis contabilidade pblica. Letra B segundo a NBC T 16.1, a soma, agregao ou diviso de patrimnio de uma ou mais entidades do setor pblico resultar em novas unidades contbeis. Esse procedimento ser utilizado nos seguintes casos: Registro dos atos e dos fatos que envolvem o patrimnio pblico ou suas parcelas, em atendimento necessidade de controle e prestao de contas, de evidenciao e instrumentalizao do controle social; Unificao de parcelas do patrimnio pblico vinculadas a unidades contbeis descentralizadas, para fins de controle e evidenciao dos seus resultados; e Consolidao de entidades do setor pblico para fins de atendimento de exigncias legais ou necessidades gerenciais.

Letra C patrimnio pblico o conjunto de direitos e bens, tangveis ou intangveis, onerados ou no, adquiridos, formados, produzidos, recebidos, mantidos ou utilizados pelas entidades do setor pblico, que seja portador ou represente um fluxo de benefcios, presente ou futuro, inerente prestao de servios pblicos ou explorao econmica por entidades do setor pblico e suas obrigaes. Letra D Entidade do Setor Pblico: rgos, fundos e pessoas jurdicas de direito pblico ou que, possuindo personalidade jurdica de direito privado, recebam, guardem, movimentem, gerenciem ou apliquem dinheiros, bens e valores pblicos, na execuo de suas atividades. Equiparam-se, para efeito contbil, as pessoas fsicas que recebam subveno, benefcio, ou incentivo, fiscal ou creditcio, de rgo pblico. Letra E mais outra da NBC T 16.1:
Prof. Igor Oliveira www.pontodosconcursos.com.br 48

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Recursos controlados ativos em que a entidade mesmo sem ter o direito de propriedade detm o controle, os riscos e os benefcios deles decorrentes. Gabarito: Letra E. 19. (CESPE/Analista de Controle Interno Finanas Pblicas/SEC GE 2010) Assinale a opo correta acerca das normas gerais para a contabilidade contempladas na Lei n. 4.320/1964. A O registro contbil da dvida flutuante e da dvida fundada ser feito de acordo com as especificaes constantes da lei de oramento e dos crditos adicionais. B Os bens de almoxarifado sero avaliados pelo valor de aquisio ou pelo custo de produo ou de construo. C As operaes de que resultem dbitos e crditos de natureza financeira que no estiverem compreendidas na execuo oramentria no sero objeto de registro, individualizao e controle contbil. D O levantamento geral dos bens mveis e imveis ter por base o inventrio sinttico do rgo e os elementos da escriturao analtica na contabilidade. E As alteraes da situao lquida patrimonial, que abrangem os resultados da execuo oramentria, bem como as variaes independentes dessa execuo, constituiro elementos da conta patrimonial. Comentrios: Esse tipo de questo muito comum. Note que ela foi toda retirada da lei 4.320/64. Letra A O registro contbil da receita e da despesa far-se- de acordo com as especificaes constantes da Lei de Oramento e dos crditos adicionais (artigo 96). Letra B A avaliao dos elementos patrimoniais obedecer s normas seguintes (artigo 106): I os dbitos e crditos, bem como os ttulos de renda, pelo seu valor nominal, feita a converso, quando em moeda estrangeira, taxa de cmbio vigente na data do balano; II os bens mveis e imveis, pelo valor de aquisio ou pelo custo de produo ou de construo; III os bens de almoxarifado, pelo preo mdio ponderado das compras.
Prof. Igor Oliveira www.pontodosconcursos.com.br 49

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Letra C Todas as operaes de que resultem dbitos e crditos de natureza financeira, no compreendidas na execuo oramentria, sero tambm objeto de registro, individuao e controle contbil (artigo 93). Letra D o correto : sinttico da contabilidade e analtico dos rgos. Letra E As alteraes da situao lquida patrimonial, que abrangem os resultados da execuo oramentria, bem como as variaes independentes dessa execuo e as supervenincias e insubsistncia ativas e passivas, constituiro elementos da conta patrimonial (artigo 100). Gabarito: Letra E. 20. (CESPE/Contador/DETRAN ES 2010) Para a contabilidade pblica, o termo liquidao de uma despesa representa o momento de sua apropriao e seu reconhecimento e no, o momento do pagamento. O artigo 35 da lei 4.320/64 estabelece o princpio da competncia oramentria para a despesa, na medida em que estatui: Art. 35. Pertencem ao exerccio financeiro: I - as receitas nele arrecadadas; e II - as despesas nele legalmente empenhadas. No entanto, a STN, como rgo central do sistema de contabilidade federal, entende que o melhor momento para reconhecimento da despesa na liquidao, pois o empenho no gera nenhum tipo de passivo para a entidade. O pagamento da despesa ocorre sempre aps a liquidao e representa o desembolso financeiro que o rgo executa em face do credor. Veremos melhor este assunto em aula apropriada. Gabarito: Certo. 21. (CESPE/Contador/DPU 2010) De acordo com o disposto nas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Pblico, assinale a opo correta acerca do conceito, objeto, objetivo e campo de aplicao da contabilidade pblica. A Independentemente do escopo, todas as entidades abrangidas pelo campo de aplicao devem observar integralmente as normas e tcnicas prprias da contabilidade do setor pblico. B A contabilidade aplicada ao setor pblico o ramo da cincia contbil que adota no processo gerador de informaes, as normas fiscais direcionadas ao controle da
Prof. Igor Oliveira www.pontodosconcursos.com.br 50

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

receita e da despesa das entidades do setor pblico. C As pessoas fsicas no se equiparam, para efeito contbil, a entidades do setor pblico, ainda que recebam subveno, benefcio, ou incentivo (fiscal ou creditcio) de rgo pblico. D O objeto da contabilidade aplicada ao setor pblico o planejamento feito pela administrao pblica para atender, durante determinado perodo, aos planos e programas de trabalho por ela desenvolvidos. E Um dos objetivos da contabilidade aplicada ao setor pblico o de fornecer o necessrio suporte para a instrumentalizao do controle social. Comentrios: Letra A o campo de aplicao da Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico abrange TODAS as entidades do setor pblico. As entidades abrangidas pelo campo de aplicao devem observar as normas e as tcnicas prprias da Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico, considerando-se o seguinte escopo: Integralmente, as entidades governamentais, os servios sociais e os conselhos profissionais; e Parcialmente, as demais entidades do setor pblico, para garantir procedimentos suficientes de prestao de contas e instrumentalizao do controle social.

Letra B a Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico o ramo da cincia contbil que aplica, no processo gerador de informaes, os Princpios Fundamentais de Contabilidade e as normas contbeis direcionados ao controle patrimonial de entidades do setor pblico. Letra C Entidade do Setor Pblico: rgos, fundos e pessoas jurdicas de direito pblico ou que, possuindo personalidade jurdica de direito privado, recebam, guardem, movimentem, gerenciem ou apliquem dinheiros, bens e valores pblicos, na execuo de suas atividades. Equiparam-se, para efeito contbil, as pessoas fsicas que recebam subveno, benefcio, ou incentivo, fiscal ou creditcio, de rgo pblico. Letra D o objeto da contabilidade pblica o patrimnio pblico. Letra E o objetivo da Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico fornecer aos usurios informaes sobre os resultados alcanados e os aspectos de natureza oramentria, econmica, financeira e fsica do patrimnio da entidade do setor
Prof. Igor Oliveira www.pontodosconcursos.com.br 51

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

pblico e suas mutaes, em apoio ao processo de tomada de deciso; a adequada prestao de contas; e o necessrio suporte para a instrumentalizao do controle social. Instrumentalizao do Controle Social compromisso fundado na tica profissional, que pressupe o exerccio cotidiano de fornecer informaes que sejam COMPREENSVEIS E TEIS aos cidados no desempenho de sua soberana atividade de controle do uso de recursos e patrimnio pblico pelos agentes pblicos. Gabarito: Letra E. 22. (CESPE/Contador/DPU 2010) Considerando a Lei n. 4.320/1964, assinale a opo correta com relao contabilidade. A Somente os servios pblicos industriais organizados como empresa pblica ou autrquica mantero contabilidade especial para determinao dos custos. B Somente sero objeto de registro e controle contbil as operaes de que resultem dbitos e crditos de natureza financeira compreendidas na execuo oramentria. C As alteraes da situao lquida patrimonial, que abrangem os resultados da execuo oramentria, bem como as variaes independentes dessa execuo, no constituiro elementos da conta patrimonial. D Para fins oramentrios e determinao dos devedores, ter-se- o registro contbil das receitas patrimoniais, fiscalizando-se a sua efetivao. E As variaes resultantes da converso dos dbitos, crditos e valores em espcie sero levadas s contas de resultado. Comentrios: Todas as alternativas tomaram por base artigos da lei 4.320/64. Letra A Art. 99. Os servios pblicos industriais, ainda que no organizados como empresa pblica ou autrquica, mantero contabilidade especial para determinao dos custos, ingressos e resultados, sem prejuzo da escriturao patrimonial e financeiro comum. Letra B Art. 93. Todas as operaes de que resultem dbitos e crditos de natureza financeira, no compreendidas na execuo oramentria, sero tambm objeto de registro, individuao e controle contbil. Letra C Art. 100. As alteraes da situao lquida patrimonial, que abrangem os
Prof. Igor Oliveira www.pontodosconcursos.com.br 52

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

resultados da execuo oramentria, bem como as variaes independentes dessa execuo e as supervenincias e insubsistncia ativas e passivas, constituiro elementos da conta patrimonial. Letra D Art. 97. Para fins oramentrios e determinao dos devedores, ter-se- o registro contbil das receitas patrimoniais, fiscalizando-se sua efetivao. Letra E Art. 106, 2. As variaes resultantes da converso dos dbitos, crditos e valores em espcie sero levadas conta patrimonial. Gabarito: Letra D. 23. (CESPE/Analista de Oramento/MPU 2010) O processo de escriturao contbil inteiramente realizado com base no mtodo das partidas dobradas e qualquer lanamento contbil s pode ser concretizado com a indicao de valores equivalentes para as contas a serem debitadas e creditadas. Lei 4.320/64, artigo 86 A escriturao sinttica das operaes financeiras e patrimoniais efetuar-se- pelo mtodo das partidas dobradas. Pelo mtodo das partidas dobradas cada conta lanada a dbito corresponde a uma conta lanada a crdito. Gabarito: Certo. (CESPE/Analista de Oramento/MPU 2010) Considerando a necessidade de elaborao do inventrio fsico para a manuteno e o controle do patrimnio de rgos pblicos, bem como para a certificao do saldo constante do balano geral do exerccio, julgue os itens a seguir. 24. Qualquer material permanente, incluindo-se o de pequeno valor econmico, deve ser controlado, sendo indispensvel o seu tombamento, ainda que o custo do controle seja evidentemente superior ao risco de perda do bem. Quando dizemos que um material foi tombado, quer dizer que ele recebeu um nmero patrimonial para fins de controle de inventrio. Os materiais permanentes, via de regra, so tombados. Entretanto, o controle patrimonial de qualquer material dever ser feito baseado na relao custo/benefcio desse controle. Assim, se um material for adquirido como permanente e ficar comprovado que possui custo de controle superior ao seu benefcio, deve ser controlado de forma simplificada, por meio de relao carga. O controle por carga geralmente feito atravs de uma lista especificando a
Prof. Igor Oliveira www.pontodosconcursos.com.br 53

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

quantidade e o estado dos materiais. Gabarito: Errado. 25. O inventrio fsico instrumento de controle por meio do qual possvel proceder ao levantamento da situao dos equipamentos e dos materiais permanentes em uso e de suas necessidades de manuteno. Inventrio fsico instrumento de controle para a verificao dos saldos de estoques nos almoxarifados e depsitos, e dos equipamentos e materiais permanentes em uso no rgo ou entidade. Os tipos de inventrios fsicos so: anual, inicial, de transferncia de responsabilidade, de extino ou transformao e eventual. O inventrio pode levantar tambm a necessidade de manuteno dos materiais verificados, especialmente os permanentes. Gabarito: Certo. (CESPE/Analista de Controle Interno/MPU 2010) Um dos instrumentos de controle do patrimnio pblico o inventrio de materiais, bens mveis e imveis pertencentes ao ente pblico. Com relao a esse assunto, julgue os itens que se seguem. 26. legalmente admissvel a dispensa de tombamento permanente cujo custo for inferior ao custo de controle. de material

Em regra, os materiais permanentes devem ser tombados para fins de controle e inventrio. Ou seja, devem receber nmero patrimonial seqencial como meio de identificao. No entanto, se o custo X benefcio desse controle for baixo, o tombamento dispensvel e o controle feito de modo mais simplificado, via relao de carga. Gabarito: Certo. 27. A durabilidade, a incorporabilidade e a tangibilidade so parmetros para identificao de material permanente. Segundo o MCASP, parte I, um material considerado de consumo caso atenda um, e pelo menos um, dos critrios a seguir: Critrio da Durabilidade Se em uso normal perde ou tem reduzidas as suas condies de funcionamento, no prazo mximo de dois anos; Critrio da Fragilidade Se sua estrutura for quebradia, deformvel ou danificvel, caracterizando sua irrecuperabilidade e perda de sua identidade ou
Prof. Igor Oliveira www.pontodosconcursos.com.br 54

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

funcionalidade; Critrio da Perecibilidade Se est sujeito a modificaes (qumicas ou fsicas) ou se deteriora ou perde sua caracterstica pelo uso normal; Critrio da Incorporabilidade Se est destinado incorporao a outro bem, e no pode ser retirado sem prejuzo das caractersticas fsicas e funcionais do principal. Pode ser utilizado para a constituio de novos bens, melhoria ou adies complementares de bens em utilizao (sendo classificado como 449030), ou para a reposio de peas para manuteno do seu uso normal que contenham a mesma configurao (sendo classificado como 339030); Critrio da Transformabilidade Se foi adquirido para fim de transformao. A classificao do material em permanente feita por excluso dos critrios acima. Ademais, no est expresso na norma a tangibilidade. Gabarito: Errado. 28. A durabilidade diferencia os materiais permanentes dos de consumo, pois tal caracterstica no relevante para materiais classificados como de consumo. Conforme vimos acima, a durabilidade um dos requisitos utilizados para se classificar um material como permanente ou de consumo. Gabarito: Errado. 29. (CESPE/Analista Administrativo/ANEEL 2010) aplicada ao setor pblico, julgue o item a seguir. Acerca da contabilidade

um instrumento de controle preventivo que orienta a administrao, dando-lhe a necessria autorizao para arrecadar e gastar, dentro dos limites do oramento. Quem d autorizao administrao pblica para arrecadar e gastar o oramento pblico. O perodo de tempo em que o oramento executado chamado de exerccio financeiro e no Brasil, por expressa previso legal (art. 34, lei 4.320/64), coincide com o ano civil. Gabarito: Errado. (CESPE/Consultor do Executivo/SEFAZ ES 2010) De acordo com a Norma Brasileira de Contabilidade que estabelece a conceituao, o objeto e o campo de aplicao da contabilidade aplicada ao setor pblico, julgue os itens a seguir. 30. A contabilidade aplicada ao setor pblico o ramo da cincia contbil que
Prof. Igor Oliveira www.pontodosconcursos.com.br 55

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

emprega, no processo gerador de informaes, as tcnicas prprias da execuo oramentria e financeira direcionadas para a adequada prestao de contas. Perceba que o enunciado faz referncia s Normas Brasileiras de Contabilidade. De acordo com a NBC T 16.1, a Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico o ramo da cincia contbil que aplica, no processo gerador de informaes, os Princpios Fundamentais de Contabilidade e as normas contbeis direcionados ao controle patrimonial de entidades do setor pblico.

Gabarito: Errado. 31. O campo de aplicao da contabilidade aplicada ao setor pblico abrange todas as entidades do setor pblico, que devem observar integralmente as normas e tcnicas prprias da contabilidade pblica. O campo de aplicao da Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico realmente abrange TODAS as entidades do setor pblico. Entretanto, de acordo com a NBC T 16.1, as entidades abrangidas pelo campo de aplicao devem observar as normas e as tcnicas prprias da Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico, considerando-se o seguinte escopo: Integralmente as entidades governamentais, os servios sociais e os conselhos profissionais; e Parcialmente as demais entidades do setor pblico, para garantir procedimentos suficientes de prestao de contas e instrumentalizao do controle social. Entidade do Setor Pblico rgos, fundos e pessoas jurdicas de direito pblico ou que, possuindo personalidade jurdica de direito privado, recebam, guardem, movimentem, gerenciem ou apliquem dinheiros, bens e valores pblicos, na execuo de suas atividades. Equiparam-se, para efeito contbil, as pessoas fsicas que recebam subveno, benefcio, ou incentivo, fiscal ou creditcio, de rgo pblico. No confunda entidades do setor pblico com entidades governamentais. Estas so
Prof. Igor Oliveira www.pontodosconcursos.com.br 56

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

compostas pela administrao direta, autarquias, fundaes pblicas e empresas estatais dependentes. Gabarito: Errado. (CESPE/Analista em Gesto Administrativa/SAD PE 2009) Acerca da Norma Brasileira de Contabilidade que trata das transaes do setor pblico, julgue os itens. 32. De acordo com suas caractersticas e os seus reflexos no patrimnio pblico, as transaes no setor pblico podem ser classificadas em oramentrias e extra-oramentrias. De acordo com a NBC T 16.4 as variaes so classificadas em qualitativas e quantitativas. Estas ltimas se dividem em aumentativas e diminutivas. A classificao apresentada na questo quanto dependncia da execuo oramentria. Alm disso, a questo fala em transaes e no em variaes. As transaes no setor pblico podem ser classificadas nas seguintes naturezas: Econmico-financeira corresponde s transaes originadas de fatos que afetam o patrimnio pblico, em decorrncia, ou no, da execuo de oramento, podendo provocar alteraes qualitativas ou quantitativas, efetivas ou potenciais; e Administrativa corresponde s transaes que no afetam o patrimnio pblico, originadas de atos administrativos, com o objetivo de dar cumprimento s metas programadas e manter em funcionamento as atividades da entidade do setor pblico.

Gabarito: Errado. 33. As variaes patrimoniais so transaes que promovem alteraes nos elementos patrimoniais da entidade do setor pblico, mesmo em carter compensatrio, afetando, ou no, o seu resultado. Eu gosto pra caramba desse tipo de questo, pois acaba que no tenho trabalho algum! hehe... cpia da NBC T 16.4. As variaes patrimoniais so transaes que promovem alteraes nos elementos patrimoniais da entidade do setor pblico, mesmo em carter compensatrio, afetando, ou no, o seu resultado. So classificadas em quantitativas e qualitativas.

Prof. Igor Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

57

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Gabarito: Certo. 34. As variaes patrimoniais que afetam o patrimnio lquido devem manter correlao com as respectivas contas de resultado. Que maldade CESPE! Segundo a NBC T 16.4, as variaes patrimoniais que afetem o patrimnio lquido devem manter correlao com as respectivas contas patrimoniais. Gabarito: Errado. 35. As variaes qualitativas so aquelas decorrentes de transaes no setor pblico que alteram a composio dos elementos patrimoniais diminuindo ou aumentando o patrimnio lquido. Variaes quantitativas so aquelas decorrentes de transaes no setor pblico que aumentam ou diminuem o patrimnio lquido. Variaes qualitativas so aquelas decorrentes de transaes no setor pblico que alteram a composio dos elementos patrimoniais sem afetar o patrimnio lquido como a compra de um carro, por exemplo. Gabarito: Errado. 36. As transaes que envolvem valores de terceiros devem ser demonstradas de forma consolidada. Transaes que envolvem valores de terceiros so aquelas em que a entidade do setor pblico responde como fiel depositria e que no afetam o seu patrimnio lquido. As transaes que envolvem valores de terceiros devem ser demonstradas de forma segregada. Outra da NBC T 16.4. Gabarito: Errado. 37. (CESPE/Auditor/FUB 2009) De acordo com as normas brasileiras de contabilidade aplicadas ao setor pblico, o objeto da contabilidade governamental o oramento pblico.
Prof. Igor Oliveira www.pontodosconcursos.com.br 58

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Segundo a NBC T 16.1, o objeto da CASP o patrimnio pblico. Gabarito: Errado. (CESPE/ AGA/SAD PE 2009) No que se refere conceituao, ao objeto e ao campo de aplicao da contabilidade aplicada ao setor pblico, segundo as normas brasileiras de contabilidade, julgue os itens. 38. O objeto da contabilidade aplicada ao setor pblico o patrimnio pblico. Objeto CASP Patrimnio Pblico. Gabarito: Certo. 39. O campo de aplicao da contabilidade aplicada ao setor pblico abrange apenas os rgos, os fundos e as pessoas jurdicas de direito pblico. O Campo de Aplicao da CASP abrange TODAS as entidades do setor pblico. Entidade do Setor Pblico rgos, fundos e pessoas jurdicas de direito pblico ou que, possuindo personalidade jurdica de direito privado, recebam, guardem, movimentem, gerenciem ou apliquem dinheiros, bens e valores pblicos, na execuo de suas atividades. Equiparam-se, para efeito contbil, as pessoas fsicas que recebam subveno, benefcio, ou incentivo, fiscal ou creditcio, de rgo pblico. Ou seja, manipulou recurso pblico est contemplado no Campo de Aplicao da CASP. Gabarito: Errado. 40. No se equiparam como entidade do setor pblico, para efeito contbil, as pessoas fsicas que recebam subveno, benefcio, ou incentivo, fiscal ou creditcio, de rgo pblico. Entidade do Setor Pblico rgos, fundos e pessoas jurdicas de direito pblico ou que, possuindo personalidade jurdica de direito privado, recebam, guardem, movimentem, gerenciem ou apliquem dinheiros, bens e valores pblicos, na execuo de suas atividades. Equiparam-se, para efeito contbil, as pessoas fsicas que recebam subveno, benefcio, ou incentivo, fiscal ou creditcio, de rgo pblico. Gabarito: Errado. 41. Os conselhos profissionais devem observar parcialmente as normas e
Prof. Igor Oliveira www.pontodosconcursos.com.br 59

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

tcnicas prprias da contabilidade aplicada ao setor pblico. O Campo de Aplicao da CASP abrange TODAS as entidades do setor pblico. As entidades abrangidas pelo campo de aplicao devem observar as normas e as tcnicas prprias da Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico, considerando-se o seguinte escopo: Integralmente as entidades governamentais, os servios sociais e os conselhos profissionais; e Parcialmente as demais entidades do setor pblico, para garantir procedimentos suficientes de prestao de contas e instrumentalizao do controle social. Gabarito: Errado. 42. classificada como unificada a unidade contbil que representa a soma ou a agregao do patrimnio de duas ou mais unidades contbeis originrias. No esteio do princpio da entidade, a NBC T 16.1 trouxe algumas definies interessantes. Por UNIDADE CONTBIL entendemos a soma, agregao ou diviso de patrimnio de uma ou mais entidades do setor pblico resultar em novas unidades contbeis. Esse procedimento ser utilizado nos seguintes casos: Registro dos atos e dos fatos que envolvem o patrimnio pblico ou suas parcelas, em atendimento necessidade de controle e prestao de contas, de evidenciao e instrumentalizao do controle social; Unificao de parcelas do patrimnio pblico vinculadas a unidades contbeis descentralizadas, para fins de controle e evidenciao dos seus resultados; Consolidao de entidades do setor pblico para fins de atendimento de exigncias legais ou necessidades gerenciais.

A Unidade Contbil classificada em: Originria representa o patrimnio das entidades do setor pblico na condio de pessoas jurdicas; Descentralizada Originria; representa parcela do patrimnio de Unidade Contbil

Unificada representa a soma ou a agregao do patrimnio de duas ou mais


Prof. Igor Oliveira www.pontodosconcursos.com.br 60

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Unidades Contbeis Descentralizadas; Consolidada representa a soma ou a agregao do patrimnio de duas ou mais Unidades Contbeis Originrias. Abaixo um esquema para facilitar o entendimento:

As descentralizadas 1 e 3, por exemplo, podem se juntar e formar uma Unidade Unificada. Gabarito: Errado. (CESPE/Analista de Controle Interno/SAD PE 2009) Acerca do conceito, do objetivo e da especialidade da contabilidade segundo as normas brasileiras de contabilidade aplicadas ao setor pblico, julgue os itens. 43. Contabilidade aplicada ao setor pblico o ramo da cincia contbil que, no processo gerador de informaes, pe em prtica os princpios fundamentais de contabilidade direcionados ao controle do oramento pblico. A Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico o ramo da cincia contbil que aplica, no processo gerador de informaes, os Princpios Fundamentais de Contabilidade e as normas contbeis direcionados ao controle patrimonial de entidades do setor pblico. Gabarito: Errado. 44. O campo da contabilidade aplicada ao setor pblico abrange todas as entidades do setor pblico. O campo de aplicao da CASP abrange TODAS as Entidades do Setor Pblico. Entidade do Setor Pblico rgos, fundos e pessoas jurdicas de direito
Prof. Igor Oliveira www.pontodosconcursos.com.br 61

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

pblico ou que, possuindo personalidade jurdica de direito privado, recebam, guardem, movimentem, gerenciem ou apliquem dinheiros, bens e valores pblicos, na execuo de suas atividades. Equiparam-se, para efeito contbil, as pessoas fsicas que recebam subveno, benefcio, ou incentivo, fiscal ou creditcio, de rgo pblico. Gabarito: Certo. 45. Os servios sociais pblicos devem observar, parcialmente, as normas e tcnicas prprias da contabilidade aplicada ao setor pblico para adotarem procedimentos de prestao de contas e de instrumentalizao do controle social. O Campo de Aplicao da CASP abrange TODAS as entidades do setor pblico. As entidades abrangidas pelo campo de aplicao devem observar as normas e as tcnicas prprias da Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico, considerando-se o seguinte escopo: Integralmente as entidades governamentais, os servios sociais e os conselhos profissionais; e Parcialmente as demais entidades do setor pblico, para garantir procedimentos suficientes de prestao de contas e instrumentalizao do controle social. Gabarito: Errado. 46. classificada como unificada a unidade contbil que representa o patrimnio das entidades do setor pblico na condio de pessoas jurdicas. A resposta Unidade Originria. A Unidade Contbil classificada em: Originria representa o patrimnio das entidades do setor pblico na condio de pessoas jurdicas; Descentralizada representa parcela do patrimnio de Unidade Contbil Originria; Unificada representa a soma ou a agregao do patrimnio de duas ou mais Unidades Contbeis Descentralizadas; Consolidada representa a soma ou a agregao do patrimnio de duas ou mais Unidades Contbeis Originrias.

Prof. Igor Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

62

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Gabarito: Errado. 47. A soma, agregao ou diviso de patrimnio de uma ou mais entidades do setor pblico no resulta em novas unidades contbeis. De acordo com a NBC T 16.1, a soma, agregao ou diviso de patrimnio de uma ou mais entidades do setor pblico resultar em novas unidades contbeis. Conforme vimos, este conceito decorre do princpio contbil da entidade. Gabarito: Errado. (CESPE/Analista Judicirio/TRE BA 2009) De acordo com o disposto nas Normas Brasileiras de Contabilidade, julgue o item a seguir, relativo ao objeto da contabilidade aplicada ao setor pblico. 48. O objeto da contabilidade aplicada ao setor pblico o oramento pblico, evidenciando, em seus registros, o montante dos crditos oramentrios vigentes, a despesa empenhada e a despesa realizada, conta dos mesmos crditos, e as dotaes disponveis. Objeto da CASP Patrimnio Pblico. Gabarito: Errado. 49. (CESPE/Analista Administrativo/ANAC 2009) A contabilidade aplicada ao setor pblico, assim como qualquer outro ramo da cincia contbil, obedece aos princpios fundamentais de contabilidade. Dessa forma, aplica-se, em sua integralidade, o princpio da competncia, tanto para o reconhecimento da receita quanto para a despesa. Conforme vimos, a contabilidade pblica deve registrar os fatos geradores da receita e da despesa no momento em que ocorrem, independente da execuo do oramento. Assim, com segurana que podemos afirmar que a contabilidade aplicada ao setor pblico ramo da cincia contbil e aplica seus princpios integralmente, especialmente o da competncia e da oportunidade. Gabarito: Certo. (CESPE/Contador/UNIPAMPA 2009) Julgue os itens a seguir, consoante o disposto nas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Pblico. 50. O objeto da contabilidade pblica o patrimnio pblico, entendido como o conjunto de direitos e bens, tangveis ou intangveis, onerados ou no. Objeto da CASP Patrimnio Pblico.
Prof. Igor Oliveira www.pontodosconcursos.com.br 63

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Patrimnio Pblico conjunto de direitos e bens, tangveis ou intangveis, onerados ou no, adquiridos, formados, produzidos, recebidos, mantidos ou utilizados pelas entidades do setor pblico, que seja portador ou represente um fluxo de benefcios, presente ou futuro, inerente prestao de servios pblicos ou explorao econmica por entidades do setor pblico e suas obrigaes. Gabarito: Certo. 51. O campo de atuao da contabilidade pblica abrange todas as entidades do setor pblico, que devem observar integralmente suas normas e tcnicas prprias. CASP todas ESP. No entanto, as ESP devem observar as normas e as tcnicas prprias da Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico, considerando-se o seguinte escopo: Integralmente as entidades governamentais, os servios sociais e os conselhos profissionais; e Parcialmente as demais entidades do setor pblico, para garantir procedimentos suficientes de prestao de contas e instrumentalizao do controle social.

Gabarito: Errado. (CESPE/Tcnico em Contabilidade/UNIPAMPA 2009) De acordo com a estrutura do sistema contbil contemplado nas normas brasileiras de contabilidade aplicadas ao setor pblico, julgue os prximos itens. 52. O sistema contbil est estruturado nos subsistemas de informao
Prof. Igor Oliveira www.pontodosconcursos.com.br 64

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

oramentrio, financeiro, patrimonial, de custos e de compensao. De acordo com a NBC T 16.2 o sistema contbil est estruturado nos seguintes subsistemas de informaes: oramentrio, patrimonial, custos e compensao. O subsistema financeiro teve suas competncias absorvidas pelo subsistema patrimonial. Vejamos a definio de cada. Oramentrio registra, processa e evidencia os atos e os fatos relacionados ao planejamento e execuo oramentria. Patrimonial registra, processa e evidencia os fatos financeiros e no financeiros relacionados com as variaes qualitativas e quantitativas do patrimnio pblico. Custos registra, processa e evidencia os custos dos bens e servios, produzidos e ofertados sociedade pela entidade pblica. Compensao registra, processa e evidencia os atos de gesto cujos efeitos possam produzir modificaes no patrimnio da entidade do setor pblico, bem como aqueles com funes especficas de controle.

Gabarito: Errado. 53. Os subsistemas contbeis devem ser independentes entre si e de outros subsistemas de informaes. Os subsistemas contbeis devem ser integrados entre si e a outros subsistemas de informaes de modo a subsidiar a administrao pblica sobre: Desempenho da unidade contbil no cumprimento da sua misso; Avaliao dos resultados obtidos na execuo dos programas de trabalho com relao economicidade, eficincia, eficcia e efetividade; Avaliao das metas estabelecidas pelo planejamento; e Avaliao dos riscos e das contingncias.

Gabarito: Errado. 54. Cabe ao subsistema patrimonial registrar, processar e evidenciar os fatos relacionados aos ingressos e desembolsos financeiros. O Subsistema Patrimonial registra, processa e evidencia os fatos financeiros e no financeiros relacionados com as variaes qualitativas e quantitativas do patrimnio pblico. Inicialmente, a NBC T 16.2 atribua essa competncia ao subsistema financeiro. No entanto, este foi extinto pela resoluo CFC 1.268/2009, que redirecionou as competncias deste para o subsistema patrimonial.
Prof. Igor Oliveira www.pontodosconcursos.com.br 65

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Vejamos como ficou atualmente: Oramentrio registra, processa e evidencia os atos e os fatos relacionados ao planejamento e execuo oramentria. Patrimonial registra, processa e evidencia os fatos financeiros e no financeiros relacionados com as variaes qualitativas e quantitativas do patrimnio pblico. Custos registra, processa e evidencia os custos dos bens e servios, produzidos e ofertados sociedade pela entidade pblica. Compensao registra, processa e evidencia os atos de gesto cujos efeitos possam produzir modificaes no patrimnio da entidade do setor pblico, bem como aqueles com funes especficas de controle.

Gabarito: Certo. 55. (CESPE/Analista em Gesto Administrativa/SAD PE 2009) Para assegurar a manuteno da integridade dos dados, os subsistemas contbeis devem ser integrados apenas entre si. Os subsistemas contbeis devem ser integrados entre si e a outros subsistemas de informaes de modo a subsidiar a administrao pblica sobre: Desempenho da unidade contbil no cumprimento da sua misso; Avaliao dos resultados obtidos na execuo dos programas de trabalho com relao economicidade, eficincia, eficcia e efetividade; Avaliao das metas estabelecidas pelo planejamento; e Avaliao dos riscos e das contingncias. Gabarito: Errado. 56. (CESPE/Analista em Gesto Administrativa/SAD PE 2009) O subsistema de informaes de custos registra, processa e evidencia os custos dos bens e servios produzidos e ofertados sociedade pela entidade pblica. Perfeita a definio: Oramentrio registra, processa e evidencia os atos e os fatos relacionados ao planejamento e execuo oramentria. Patrimonial registra, processa e evidencia os fatos financeiros e no financeiros relacionados com as variaes qualitativas e quantitativas do patrimnio pblico.
www.pontodosconcursos.com.br 66

Prof. Igor Oliveira

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Custos registra, processa e evidencia os custos dos bens e servios, produzidos e ofertados sociedade pela entidade pblica. Compensao registra, processa e evidencia os atos de gesto cujos efeitos possam produzir modificaes no patrimnio da entidade do setor pblico, bem como aqueles com funes especficas de controle.

Gabarito: Certo. 57. (CESPE/Analista Administrativo/ANATEL 2008) A contabilidade aplicada ao setor pblico organizada na forma de sistemas de informaes, entre os quais o CFC identifica os seguintes subsistemas: oramentrio, financeiro, patrimonial, de custos e de compensao. Estes, apesar de suas especificidades, tm em comum o objetivo de prestar informaes sobre o patrimnio pblico. A Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico organizada na forma de sistema de informaes, cujos subsistemas, conquanto possam oferecer produtos diferentes em razo da respectiva especificidade, convergem para o produto final, que a informao sobre o patrimnio pblico. O sistema contbil est estruturado nos seguintes subsistemas: oramentrio, patrimonial, custos e compensao. O subsistema financeiro foi incorporado ao patrimonial. Gabarito: Errado. (CESPE/Analista Administrativo/ANATEL 2008) Com relao contabilidade pblica e matria oramentria, julgue os itens a seguir. 58. As transaes no setor pblico so classificadas como de natureza econmico-financeira quando se originam de fatos que afetam o patrimnio pblico, em decorrncia ou no da execuo do oramento, podendo provocar alteraes qualitativas ou quantitativas, efetivas ou potenciais. As transaes no setor pblico podem ser classificadas nas seguintes naturezas: Econmico-financeira corresponde s transaes originadas de fatos que afetam o patrimnio pblico, em decorrncia, ou no, da execuo de oramento, podendo provocar alteraes qualitativas ou quantitativas, efetivas ou potenciais; e Administrativa corresponde s transaes que no afetam o patrimnio pblico, originadas de atos administrativos, com o objetivo de dar cumprimento s metas programadas e manter em funcionamento as atividades da entidade do setor pblico.

Gabarito: Certo.
Prof. Igor Oliveira www.pontodosconcursos.com.br 67

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

59. (CESPE/Auditor/AUGE 2008 - Adaptada) O subsistema de compensao tem por objetivo registrar os eventos que no podem modificar o patrimnio pblico. O subsistema de compensao registra, processa e evidencia os atos de gesto cujos efeitos possam produzir modificaes no patrimnio da entidade do setor pblico, bem como aqueles com funes especficas de controle. Gabarito: Errado. (CESPE/Contador/CEHAP 2008) De acordo com o disposto nas normas brasileiras de contabilidade aplicadas ao setor pblico, com relao a conceito, objeto e campo de aplicao da contabilidade pblica, julgue os itens. 60. Contabilidade pblica o ramo da cincia contbil que aplica os princpios fundamentais de contabilidade e as normas contbeis direcionados ao controle patrimonial de entidades do setor pblico. Agora sim!

Gabarito: Certo. 61. O objeto da contabilidade pblica o patrimnio pblico, representado pelo conjunto de direitos e bens, tangveis e intangveis, onerados ou no. Objeto da CASP Patrimnio Pblico. Patrimnio Pblico conjunto de direitos e bens, tangveis ou intangveis, onerados ou no, adquiridos, formados, produzidos, recebidos, mantidos ou utilizados pelas entidades do setor pblico, que seja portador ou represente um fluxo de benefcios, presente ou futuro, inerente prestao de servios pblicos ou explorao econmica por entidades do setor pblico e suas obrigaes. Gabarito: Certo. 62. O campo de aplicao da contabilidade pblica abrange todas as entidades
Prof. Igor Oliveira www.pontodosconcursos.com.br 68

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

que recebem, guardam, movimentam, gerenciam ou aplicam recursos pblicos na execuo de suas atividades. CASP todas ESP. Entidade do Setor Pblico rgos, fundos e pessoas jurdicas de direito pblico ou que, possuindo personalidade jurdica de direito privado, recebam, guardem, movimentem, gerenciem ou apliquem dinheiros, bens e valores pblicos, na execuo de suas atividades. Equiparam-se, para efeito contbil, as pessoas fsicas que recebam subveno, benefcio, ou incentivo, fiscal ou creditcio, de rgo pblico. Gabarito: Certo. 63. Todas as entidades abrangidas pelo campo de aplicao da contabilidade pblica devem observar integralmente as normas e tcnicas prprias da contabilidade pblica.

Gabarito: Errado. 64. (CESPE/Consultor do Executivo/SEFAZ ES 2008) Segundo o disposto nas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Pblico, julgue o item a seguir com relao ao regime de Contabilidade Pblica. Os registros contbeis devem ser realizados e os seus efeitos evidenciados nas demonstraes contbeis do perodo com os quais se relacionam, reconhecidos, portanto, pelos respectivos fatos geradores, independentemente do momento da execuo oramentria. A contabilidade pblica brasileira muito influenciada pela execuo do oramento. Isto porque a maioria das entidades e rgos pblicos no possui finalidade lucrativa e dependem quase que exclusivamente de recursos
Prof. Igor Oliveira www.pontodosconcursos.com.br 69

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

oramentrios para sobreviverem. natural ento que o oramento assuma tamanha importncia. No entanto, a contabilidade pblica ramo da cincia contbil e deve obedecer aos seus princpios integralmente, especialmente o da competncia. Neste sentido, a NBC T 16.5 estatui que os registros contbeis devem ser realizados e os seus efeitos evidenciados nas demonstraes contbeis do perodo com os quais se relacionam, reconhecidos, portanto, pelos respectivos fatos geradores, independentemente do momento da execuo oramentria. Gabarito: Certo. (CESPE/Analista Administrativo e Financeiro/SEGER ES 2008) A Contabilidade pblica pode ser definida como o ramo da cincia contbil que controla o patrimnio pblico, evidenciando as variaes e os conseqentes resultados, inclusive sociais, decorrentes dos atos e fatos de natureza oramentria, financeira e patrimonial nas entidades da administrao pblica.
Joo Eudes Bezerra Filho. Contabilidade pblica, 2. edio Campus 2006. Pgina 31.

Tendo o texto acima como referncia inicial, julgue os itens a seguir, relativos contabilidade pblica. 65. O campo de aplicao da contabilidade pblica limita-se aos rgos e entidades integrantes do oramento da seguridade social e de investimento em empresas estatais dos governos federal, estadual e municipal. Campo de Aplicao da CASP todas ESP. Se uma entidade privada receber recursos pblicos como subsdio, por exemplo, est no campo de aplicao da CASP. Isto necessrio para garantir a devida padronizao utilizada na apresentao da prestao de contas. Pessoa fsica tambm pode estar no campo de aplicao da CASP. o caso de um pesquisador que recebe bolsa do CNPQ para pesquisa. Gabarito: Errado. (CESPE/AAMA/IBRAM 2008) Acerca dos regimes oramentrio e de competncia, julgue o item a seguir. 66. Conforme o disposto nas Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas ao setor pblico, as transaes no setor pblico devem ser reconhecidas e registradas integralmente no momento em que ocorrerem, utilizando, portanto, o regime contbil misto.
Prof. Igor Oliveira www.pontodosconcursos.com.br 70

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

A literatura mais antiga asseverava que o regime da contabilidade pblica era misto, de caixa para as receitas e de competncia para as despesas. Tal afirmao encontrava respaldo no artigo 35 da lei 4.320/64, que aduz: Art. 35. Pertencem ao exerccio financeiro: I - as receitas nele arrecadadas; II - as despesas nele legalmente empenhadas. No entanto, o artigo 35 se refere apenas ao regime oramentrio. A contabilidade mais ampla e tratada em ttulo prprio na lei 4.320/64. Com efeito, o artigo 100 determina que as alteraes da situao lquida patrimonial, que abrangem os resultados da execuo oramentria, bem como as variaes independentes dessa execuo e as supervenincias e insubsistncia ativas e passivas, constituiro elementos da conta patrimonial. O artigo 50, II, da LRF, refora este entendimento ao dispor que a despesa e a assuno de compromisso sero registradas segundo o regime de competncia, apurando-se, em carter complementar, o resultado dos fluxos financeiros pelo regime de caixa. Neste passo, a NBC T 16.5 estatui que as transaes no setor pblico devem ser reconhecidas e registradas integralmente no momento em que ocorrerem. Alm disso, os registros contbeis devem ser realizados e os seus efeitos evidenciados nas demonstraes contbeis do perodo com os quais se relacionam, reconhecidos, portanto, pelos respectivos fatos geradores, independentemente do momento da execuo oramentria. Assim, podemos afirmar que: Os fatos geradores das receitas e despesas devem ser registrados no momento em que ocorrem regime contbil ou patrimonial. A receita oramentria deve ser registrada na arrecadao e a despesa oramentria, na liquidao regime oramentrio misto.

Gabarito: Errado. (CESPE/Contador/MS 2010) A respeito dos aspectos relacionados contabilidade pblica, julgue o item subseqente. 67. Se um cidado transformar um terreno de sua propriedade em um parque recreativo e do-lo ao poder pblico com a finalidade de fazer dele um bem de uso comum do povo de sua cidade, ento o terreno passa a fazer parte
Prof. Igor Oliveira www.pontodosconcursos.com.br 71

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

do patrimnio sob controle da contabilidade pblica. Num passado no muito distante, os bens de uso comum do povo, como ruas e praas, no eram objeto de registro pela contabilidade pblica. A NBC T 16.4 deu tratamento diferente ao assunto, ao estabelecer que os bens de uso comum que absorveram ou absorvem recursos pblicos, ou aqueles eventualmente recebidos em doao (como no caso da questo), devem ser includos no ativo no circulante da entidade responsvel pela sua administrao ou controle, estejam, ou no, afetos a sua atividade operacional. Gabarito: Certo. 68. (CESPE/Tcnico em Contabilidade/MS 2010) Os ttulos adquiridos pelo poder pblico sero divulgados, quando em moeda estrangeira, pelo valor nominal convertido em moeda corrente pela cotao da data da operao. Os passivos vinculados s moedas estrangeiras devero ser convertidos pela cotao de fechamento do balano, salvo nos casos em que a cotao mdia seja menor que a de fechamento. Os dbitos e crditos, bem como os ttulos de renda, sero avaliados pelo seu valor nominal, feita a converso, quando em moeda estrangeira, taxa de cmbio vigente na data do balano. Gabarito: Errado. (CESPE/Tcnico em Contabilidade/UNIPAMPA 2009) Acerca da classificao dos bens pblicos e de suas caractersticas, julgue os seguintes itens. 69. Os bens pblicos de uso comum do povo e os de uso especial so inalienveis, enquanto conservarem a sua qualificao, na forma que a lei determinar. Essa cpia do Cdigo Civil. Os bens pblicos de uso comum do povo e os de uso especial so inalienveis, enquanto conservarem a sua qualificao, na forma que a lei determinar. Gabarito: Certo. 70. O uso comum dos bens pblicos pode ser gratuito ou retribudo, conforme for estabelecido legalmente pela entidade a cuja administrao pertencerem. Outra cpia. O uso comum dos bens pblicos pode ser gratuito ou retribudo, conforme for estabelecido legalmente pela entidade a cuja administrao pertencerem. Gabarito: Certo.
Prof. Igor Oliveira www.pontodosconcursos.com.br 72

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

71. No dispondo lei em contrrio, consideram-se especiais os bens pertencentes s pessoas jurdicas de direito pblico a que se tenha dado estrutura de direito privado. Quase cpia...rsrsrs...no dispondo a lei em contrrio, consideram-se dominicais os bens pertencentes s pessoas jurdicas de direito pblico a que se tenha dado estrutura de direito privado. Classificao dos Bens Pblicos Destinados utilizao do pblico em geral; podem ser usados sem restries por todos, sem Uso comum do povo necessidade de permisso especial. Rios, mares, estradas, ruas e praas. Utilizados pelo prprio poder pblico para a execuo de servio pblico, tais como edifcios ou terrenos destinados a servio ou Uso especial estabelecimento da administrao federal, estadual, territorial ou municipal, inclusive os de suas autarquias. Constituem o patrimnio das pessoas jurdicas de direito pblico, Dominicais como objeto de direito pessoal, ou real, de cada uma dessas entidades. Gabarito: Errado. 72. (CESPE/Analista em Gesto Administrativa/SAD PE 2009) A escriturao sinttica das operaes financeiras e patrimoniais deve ser efetuada pelo mtodo do regime misto. A escriturao sinttica das operaes financeiras e patrimoniais efetuar-se- pelo mtodo das partidas dobradas. Gabarito: Errado. (CESPE/ACE/TCE AC 2009) Realiza-se inventrio, na administrao pblica, para o controle e a conservao do patrimnio pblico passveis de registros contbeis. Acerca do inventrio e da avaliao dos componentes patrimoniais, julgue os itens. 73. Os bens do almoxarifado so avaliados pelo preo mdio ponderado.
Prof. Igor Oliveira www.pontodosconcursos.com.br 73

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

De acordo com a lei 4.320/64 os bens de almoxarifado, pelo preo mdio ponderado das compras. Gabarito: Certo. 74. Na administrao pblica, no podem ser feitas reavaliaes dos bens mveis e imveis. A lei 4.320/64 estabelece que podero ser feitas reavaliaes dos bens mveis e imveis (artigo 106, 3). No entanto, de acordo com a NBC T 16.10, as reavaliaes devem ser feitas utilizando-se o valor justo ou o valor de mercado na data de encerramento do Balano Patrimonial, pelo menos: Anualmente, para as contas ou grupo de contas cujos valores de mercado variarem significativamente em relao aos valores anteriormente registrados; e A cada quatro anos, para as demais contas ou grupos de contas.

Em resumo: Pela lei 4.320/64 reavaliaes so facultativas. NBC T 16.10 obrigatrias. Fique atento s referncias citadas na questo! Gabarito: Errado. 75. Para perfeita caracterizao dos bens de carter permanente, bem como dos agentes responsveis pela sua guarda e administrao, devem ser utilizados os registros sintticos. Haver registros analticos de todos os bens de carter permanente, com indicao dos elementos necessrios para a perfeita caracterizao de cada um deles e dos agentes responsveis pela sua guarda e administrao. Gabarito: Errado. 76. (CESPE/ACE/TCU 2008) No caso de bens mveis produzidos ou de imveis construdos diretamente pelo ente pblico, os valores que devem ser incorporados ao patrimnio e que devem figurar no balano patrimonial so aqueles pelos quais esses mesmos bens poderiam ser adquiridos no
Prof. Igor Oliveira www.pontodosconcursos.com.br 74

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

mercado. De acordo com a lei 4.320/64 os bens mveis e imveis so avaliados pelo valor de aquisio ou pelo custo de produo ou de construo. Gabarito: Errado. 77. (CESPE/Auditor/AUGE 2008) Os bens de uso especial, embora integrem o conceito de bens pblicos, no devem ser incorporados ao patrimnio das entidades pblicas. Os bens de uso especial so aqueles utilizados pelo prprio poder pblico para a execuo de servio pblico, tais como edifcios ou terrenos destinados a servio ou estabelecimento da administrao federal, estadual, territorial ou municipal, inclusive os de suas autarquias. Eles pertencem ao patrimnio das entidades pblicas. Gabarito: Errado. (CESPE/Consultor do Executivo/SEFAZ ES 2008) Julgue os itens subseqentes acerca da avaliao dos elementos patrimoniais luz da Lei n. 4.320/1964. 78. Os bens de almoxarifado devem ser avaliados pelo mtodo PEPS (primeiro que entra primeiro que sai). Os bens de almoxarifado sero avaliados pelo preo mdio ponderado das compras. Perceba a referncia: lei 4.320/64! Gabarito: Errado. 79. Os bens mveis e imveis devem ser avaliados pelo valor de aquisio ou pelo custo de produo ou de construo. Os bens mveis e imveis sero avaliados pelo valor de aquisio ou pelo custo de produo ou de construo. Gabarito: Certo. 80. (CESPE/Analista Administrativo e Financeiro/SEGER ES 2008) Rodovias e praas de uso comum do povo cuja construo seja realizada com recursos pblicos devero ser incorporadas ao patrimnio dos rgos encarregados de sua manuteno. Esta questo foi considerada errada em 2008, mas hoje certamente estaria correta, pois a NBC T 16.10 dispe que os bens de uso comum que absorveram ou absorvem recursos pblicos, ou aqueles eventualmente recebidos em doao,
Prof. Igor Oliveira www.pontodosconcursos.com.br 75

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

devem ser includos no ativo no circulante da entidade responsvel pela sua administrao ou controle, estejam, ou no, afetos a sua atividade operacional. Gabarito: Certo.

Prof. Igor Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

76

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

C. MASSIFIQUE O QUE APRENDEU (RESUMO DA AULA)


Contabilidade Pblica CASP o ramo da cincia contbil que aplica, no processo gerador de informaes, os Princpios Fundamentais de Contabilidade e as normas contbeis direcionados ao controle patrimonial de entidades do setor pblico. Objeto da CASP patrimnio pblico. Campo de aplicao da CASP todas as entidades do setor pblico: Integralmente Entidades Governamentais + Sistema S + Conselhos Profissionais. Parcialmente demais (prestao de contas e instrumentalizao do controle social).

Utilizou recurso pblico est no campo de aplicao da Contabilidade Pblica. EED e autarquias integralmente. EEI parcialmente. Objetivo CASP suporte = tomada de deciso + prestao de contas + instrumentalizao do controle social. Regime da contabilidade pblica: Falou em fato gerador regime da competncia. Falou em entrada e sada de recursos regime de caixa. Receita oramentria arrecadao regime de caixa. Despesa oramentria liquidao (STN) ou empenho (lei 4.320/64) regime da competncia. Os fatos geradores da receita e da despesa devem ser contabilizados no momento em que ocorrem, independente de execuo oramentria. Sistema Contbil At dezembro de 2009, a NBC T 16.2 trazia as seguintes definies: Subsistema Financeiro registra, processa e evidencia os fatos relacionados
Prof. Igor Oliveira www.pontodosconcursos.com.br 77

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

aos ingressos e aos desembolsos financeiros, bem como as disponibilidades no incio e final do perodo. Subsistema Patrimonial registra, processa e evidencia os fatos no financeiros relacionados com as variaes qualitativas e quantitativas do patrimnio pblico. Entretanto, a NBC T 16.2 foi atualizada pela resoluo CFC 1.268. A atualizao extinguiu o subsistema financeiro, que teve as competncias absorvidas pelo subsistema patrimonial: Oramentrio registra, processa e evidencia os atos e os fatos relacionados ao planejamento e execuo oramentria. Patrimonial registra, processa e evidencia os fatos financeiros e no financeiros relacionados com as variaes qualitativas e quantitativas do patrimnio pblico. Custos registra, processa e evidencia os custos dos bens e servios, produzidos e ofertados sociedade pela entidade pblica. Compensao registra, processa e evidencia os atos de gesto cujos efeitos possam produzir modificaes no patrimnio da entidade do setor pblico, bem como aqueles com funes especficas de controle. Variaes Patrimoniais Segundo a NBC T 16.4, as transaes no setor pblico podem ser classificadas nas naturezas econmico-financeira (alteraes qualitativas e quantitativas) e administrativa. As variaes patrimoniais podem ser:

Existem variaes que, simultaneamente, alteram a composio qualitativa e a expresso quantitativa dos elementos patrimoniais e so conhecidas como variaes mistas ou compostas.
Prof. Igor Oliveira www.pontodosconcursos.com.br 78

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Valores de terceiros so aqueles em que a entidade do setor pblico responde como fiel depositria e que no afetam o seu patrimnio lquido.

Quanto afetao: variaes ativas e passivas. Quanto dependncia da execuo oramentria: variaes oramentrias e extra-oramentrias. Patrimnio, inventrio, avaliao dos bens pblicos Patrimnio Pblico conjunto de direitos e bens, tangveis ou intangveis, onerados ou no, adquiridos, formados, produzidos, recebidos, mantidos ou utilizados pelas entidades do setor pblico, que seja portador ou represente um fluxo de benefcios, presente ou futuro, inerente prestao de servios pblicos ou explorao econmica por entidades do setor pblico e suas obrigaes. O Patrimnio Pblico dividido em (MCASP parte IV): ativos, passivos e patrimnio lquido. O inventrio fsico o instrumento de controle para a verificao dos saldos de estoques nos almoxarifados e depsitos, e dos equipamentos e materiais permanentes em uso no rgo ou entidade. Material de Consumo perde normalmente sua identidade fsica e/ou tem sua utilizao limitada a dois anos. Material Permanente no perde a sua identidade fsica, e/ou tem uma durabilidade superior a dois anos. Os materiais permanentes em geral devem ser tombados. O seu controle patrimonial dever ser feito baseado na relao custo/benefcio desse controle carga.
Prof. Igor Oliveira www.pontodosconcursos.com.br 79

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Haver registros analticos de todos os bens de carter permanente, com indicao dos elementos necessrios para a perfeita caracterizao de cada um deles e dos agentes responsveis pela sua guarda e administrao. A contabilidade manter registros sintticos dos bens mveis e imveis. Levantamento geral dos bens mveis e imveis = inventrio analtico de cada unidade administrativa + elementos da escriturao sinttica na contabilidade. Reavaliao: Lei 4.320/64 facultativa. NBC T 16.10 obrigatria. Valor justo ou o valor de mercado na data de encerramento do Balano Patrimonial, pelo menos: Anualmente, para as contas ou grupo de contas cujos valores de mercado variarem significativamente em relao aos valores anteriormente registrados; e A cada quatro anos, para as demais contas ou grupos de contas. A avaliao dos elementos patrimoniais obedecer s seguintes regras (lei 4.320/64): I os dbitos e crditos, bem como os ttulos de renda, pelo seu valor nominal, feita a converso, quando em moeda estrangeira, taxa de cmbio vigente na data do balano; II os bens mveis e imveis, pelo valor de aquisio ou pelo custo de produo ou de construo; e III os bens de almoxarifado, pelo preo mdio ponderado das compras. Os valores em espcie, assim como os dbitos e crditos, quando em moeda estrangeira, devero figurar ao lado das correspondentes importncias em moeda nacional. Bens pblicos (classificao): Uso comum do povo Destinados utilizao do pblico em geral; podem ser usados sem restries por todos, sem necessidade de permisso especial. Rios, mares, estradas, ruas e praas.
Prof. Igor Oliveira www.pontodosconcursos.com.br 80

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Uso especial Utilizados pelo prprio poder pblico para a execuo de servio pblico, tais como edifcios ou terrenos destinados a servio ou estabelecimento da administrao federal, estadual, territorial ou municipal, inclusive os de suas autarquias. Dominicais Constituem o patrimnio das pessoas jurdicas de direito pblico, como objeto de direito pessoal, ou real, de cada uma dessas entidades. A inalienabilidade dos bens pblicos no absoluta. Os dominicais podem ser alienados, atendidos os requisitos da lei. Os bens pblicos de uso comum do povo e os de uso especial so inalienveis, enquanto conservarem a sua qualificao, na forma que a lei determinar. Os bens pblicos de uso comum do povo e os de uso especial devem ser desafetados para serem alienados. O uso comum dos bens pblicos pode ser gratuito ou retribudo, conforme for estabelecido legalmente pela entidade a cuja administrao pertencerem. NBC T 16.10 os bens de uso comum que absorveram ou absorvem recursos pblicos, ou aqueles eventualmente recebidos em doao, devem ser includos no ativo no circulante da entidade responsvel pela sua administrao ou controle, estejam, ou no, afetos a sua atividade operacional. A mensurao dos bens de uso comum ser efetuada, sempre que possvel, ao valor de aquisio ou ao valor de produo e construo. Antes da publicao da NBC T 16, estes bens no eram objeto de registro pela CASP.

Prof. Igor Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

81

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

D. QUESTES SEM OS COMENTRIOS


(CESPE/AFCE/TCU 2011) Julgue os itens consecutivos, referentes anlise das demonstraes contbeis do setor pblico. 1. A contabilidade pblica deve permitir o acompanhamento da execuo oramentria, a determinao dos custos industriais, o levantamento das demonstraes contbeis, a anlise e interpretao dos resultados econmicos e financeiros, alm de evidenciar o montante dos crditos oramentrios vigentes. 2. O regime contbil da contabilidade pblica no Brasil adota a competncia para as receitas e o regime de caixa para despesas. (CESPE/Analista Administrativo Contbil/PREVIC 2011) Com relao s normas estabelecidas pela Lei n. 4.320/1964, julgue os itens a seguir. 3. Se determinado rgo pblico adquirir um tipo de carvo ativado, destinado aos filtros de ar de suas instalaes, cujo prazo de validade estabelecido pelo fornecedor seja de trinta meses, tal produto dever ser contabilizado no grupo de material de consumo. (CESPE/EGRVS Contador/SESA ES 2011) Acerca do conceito, objetivo e campo de atuao da contabilidade aplicada ao setor pblico, segundo as normas brasileiras de contabilidade, julgue os itens a seguir. 4. Entre os objetivos da contabilidade pblica, est o fornecimento aos usurios de informaes sobre os aspectos de natureza fsica do patrimnio da entidade. 5. Os servios sociais no esto entre as entidades abrangidas pelo campo de aplicao da contabilidade pblica. 6. No processo gerador de informaes, a contabilidade pblica deve aplicar os princpios fundamentais de contabilidade e as normas contbeis direcionados ao controle patrimonial das entidades do setor pblico. (CESPE/AJAE Tcnico em Contabilidade/TJ ES 2011) Considerando as normas e procedimentos relativos ao inventrio de material permanente e de consumo, julgue os itens que se seguem. 7. Devem ser organizados no rgo pblico da administrao direta os registros contbeis analticos de todos os bens de carter permanente e de consumo, com indicao dos elementos necessrios para a perfeita caracterizao de cada um deles e dos agentes responsveis pela sua guarda, uso e administrao.
Prof. Igor Oliveira www.pontodosconcursos.com.br 82

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

8. O inventrio objetiva subsidiar o levantamento dos demonstrativos contbeis, principalmente do balano patrimonial, ao final de cada exerccio financeiro. 9. A contabilidade deve manter registros sintticos dos bens mveis e imveis. 10. Pertencem ao inventrio de material permanente os itens patrimoniais de durabilidade superior a um ano e (ou) os que no percam a sua identidade fsica. (CESPE/AJAA Contabilidade/TRE ES 2011) De acordo com o disposto nas Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas ao setor pblico (NBCASP) e na Lei n 4.320/1964, julgue os itens subseqentes. 11. De acordo com a lei em apreo, sero objeto de registro, individuao e controle contbil todas as operaes de que resultem dbitos e crditos de natureza financeira, ainda que no compreendidas na execuo oramentria. 12. De acordo com as NBCASP, os servios sociais devem observar integralmente as normas e tcnicas prprias da contabilidade do setor pblico. 13. (CESPE/Oficial Tcnico de Inteligncia Contbeis/ABIN 2010) As empresas pblicas com personalidade jurdica de direito privado podem, sob determinadas circunstncias, estar sujeitas ao campo de aplicao da contabilidade pblica. (CESPE/Oficial Tcnico de Inteligncia Contbeis/ABIN 2010) Julgue os itens a seguir, referentes aos conceitos gerais da contabilidade pblica. (CESPE/Contador/MS 2010) Com relao ao registro das variaes patrimoniais nas entidades pblicas, julgue os itens a seguir. 14. De acordo com o critrio do impacto provocado na situao lquida, as variaes patrimoniais dividem-se em variaes aumentativas e variaes diminutivas. 15. As supervenincias ativas ou passivas no integram o conjunto das variaes extra-oramentrias, por se tratar de fatos alheios s decises tomadas pelos gestores pblicos. 16. As variaes patrimoniais quantitativas alteram a elementos patrimoniais sem afetar o patrimnio lquido. composio dos

17. (CESPE/Tcnico em Contabilidade/MS 2010) Os sistemas contbeis aos


Prof. Igor Oliveira www.pontodosconcursos.com.br 83

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

quais as contas podem pertencer so: oramentrio, de compensao, financeiro e patrimonial. 18. (CESPE/Analista de Controle Interno Finanas Pblicas/SEC GE 2010) De acordo com o disposto na NBC T 16.1 do Conselho Federal de Contabilidade, assinale a opo correta acerca do conceito, do objetivo e da especialidade da contabilidade pblica. A Os servios sociais e os conselhos profissionais devem observar parcialmente as normas e tcnicas prprias da contabilidade aplicada ao setor pblico, para garantir procedimentos suficientes de prestao de contas e instrumentalizao do controle social. B A diviso de patrimnio de uma ou mais entidades do setor pblico no resultar em novas unidades contbeis. C So considerados patrimnio pblico os direitos e bens, tangveis e intangveis, que representem ou no um fluxo de benefcios presente ou futuro inerente prestao de servios pblicos. D As pessoas fsicas que recebem subvenes ou incentivos fiscais de rgo pblico no se equiparam, para efeito contbil, s entidades do setor pblico, uma vez que no esto no campo de aplicao da contabilidade pblica. E No setor pblico, so considerados recursos controlados os ativos em que a entidade, mesmo sem ter o direito de propriedade, detm o controle, os riscos e os benefcios deles decorrentes. 19. (CESPE/Analista de Controle Interno Finanas Pblicas/SEC GE 2010) Assinale a opo correta acerca das normas gerais para a contabilidade contempladas na Lei n. 4.320/1964. A O registro contbil da dvida flutuante e da dvida fundada ser feito de acordo com as especificaes constantes da lei de oramento e dos crditos adicionais. B Os bens de almoxarifado sero avaliados pelo valor de aquisio ou pelo custo de produo ou de construo. C As operaes de que resultem dbitos e crditos de natureza financeira que no estiverem compreendidas na execuo oramentria no sero objeto de registro, individualizao e controle contbil. D O levantamento geral dos bens mveis e imveis ter por base o inventrio sinttico do rgo e os elementos da escriturao analtica na contabilidade. E As alteraes da situao lquida patrimonial, que abrangem os resultados da
Prof. Igor Oliveira www.pontodosconcursos.com.br 84

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

execuo oramentria, bem como as variaes independentes dessa execuo, constituiro elementos da conta patrimonial. 20. (CESPE/Contador/DETRAN ES 2010) Para a contabilidade pblica, o termo liquidao de uma despesa representa o momento de sua apropriao e seu reconhecimento e no, o momento do pagamento. 21. (CESPE/Contador/DPU 2010) De acordo com o disposto nas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Pblico, assinale a opo correta acerca do conceito, objeto, objetivo e campo de aplicao da contabilidade pblica. A Independentemente do escopo, todas as entidades abrangidas pelo campo de aplicao devem observar integralmente as normas e tcnicas prprias da contabilidade do setor pblico. B A contabilidade aplicada ao setor pblico o ramo da cincia contbil que adota no processo gerador de informaes, as normas fiscais direcionadas ao controle da receita e da despesa das entidades do setor pblico. C As pessoas fsicas no se equiparam, para efeito contbil, a entidades do setor pblico, ainda que recebam subveno, benefcio, ou incentivo (fiscal ou creditcio) de rgo pblico. D O objeto da contabilidade aplicada ao setor pblico o planejamento feito pela administrao pblica para atender, durante determinado perodo, aos planos e programas de trabalho por ela desenvolvidos. E Um dos objetivos da contabilidade aplicada ao setor pblico o de fornecer o necessrio suporte para a instrumentalizao do controle social. 22. (CESPE/Contador/DPU 2010) Considerando a Lei n. 4.320/1964, assinale a opo correta com relao contabilidade. A Somente os servios pblicos industriais organizados como empresa pblica ou autrquica mantero contabilidade especial para determinao dos custos. B Somente sero objeto de registro e controle contbil as operaes de que resultem dbitos e crditos de natureza financeira compreendidas na execuo oramentria. C As alteraes da situao lquida patrimonial, que abrangem os resultados da execuo oramentria, bem como as variaes independentes dessa execuo, no constituiro elementos da conta patrimonial. D Para fins oramentrios e determinao dos devedores, ter-se- o registro
Prof. Igor Oliveira www.pontodosconcursos.com.br 85

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

contbil das receitas patrimoniais, fiscalizando-se a sua efetivao. E As variaes resultantes da converso dos dbitos, crditos e valores em espcie sero levadas s contas de resultado. 23. (CESPE/Analista de Oramento/MPU 2010) O processo de escriturao contbil inteiramente realizado com base no mtodo das partidas dobradas e qualquer lanamento contbil s pode ser concretizado com a indicao de valores equivalentes para as contas a serem debitadas e creditadas. (CESPE/Analista de Oramento/MPU 2010) Considerando a necessidade de elaborao do inventrio fsico para a manuteno e o controle do patrimnio de rgos pblicos, bem como para a certificao do saldo constante do balano geral do exerccio, julgue os itens a seguir. 24. Qualquer material permanente, incluindo-se o de pequeno valor econmico, deve ser controlado, sendo indispensvel o seu tombamento, ainda que o custo do controle seja evidentemente superior ao risco de perda do bem. 25. O inventrio fsico instrumento de controle por meio do qual possvel proceder ao levantamento da situao dos equipamentos e dos materiais permanentes em uso e de suas necessidades de manuteno. (CESPE/Analista de Controle Interno/MPU 2010) Um dos instrumentos de controle do patrimnio pblico o inventrio de materiais, bens mveis e imveis pertencentes ao ente pblico. Com relao a esse assunto, julgue os itens que se seguem. 26. legalmente admissvel a dispensa de tombamento de material permanente cujo custo for inferior ao custo de controle. 27. A durabilidade, a incorporabilidade e a tangibilidade so parmetros para identificao de material permanente. 28. A durabilidade diferencia os materiais permanentes dos de consumo, pois tal caracterstica no relevante para materiais classificados como de consumo. 29. (CESPE/Analista Administrativo/ANEEL 2010) aplicada ao setor pblico, julgue o item a seguir. Acerca da contabilidade

um instrumento de controle preventivo que orienta a administrao, dando-lhe a necessria autorizao para arrecadar e gastar, dentro dos limites do oramento. (CESPE/Consultor do Executivo/SEFAZ ES 2010) De acordo com a Norma Brasileira de Contabilidade que estabelece a conceituao, o objeto e o campo de aplicao
Prof. Igor Oliveira www.pontodosconcursos.com.br 86

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

da contabilidade aplicada ao setor pblico, julgue os itens a seguir. 30. A contabilidade aplicada ao setor pblico o ramo da cincia contbil que emprega, no processo gerador de informaes, as tcnicas prprias da execuo oramentria e financeira direcionadas para a adequada prestao de contas. 31. O campo de aplicao da contabilidade aplicada ao setor pblico abrange todas as entidades do setor pblico, que devem observar integralmente as normas e tcnicas prprias da contabilidade pblica. (CESPE/Analista em Gesto Administrativa/SAD PE 2009) Acerca da Norma Brasileira de Contabilidade que trata das transaes do setor pblico, julgue os itens. 32. De acordo com suas caractersticas e os seus reflexos no patrimnio pblico, as transaes no setor pblico podem ser classificadas em oramentrias e extra-oramentrias. 33. As variaes patrimoniais so transaes que promovem alteraes nos elementos patrimoniais da entidade do setor pblico, mesmo em carter compensatrio, afetando, ou no, o seu resultado. 34. As variaes patrimoniais que afetam o patrimnio lquido devem manter correlao com as respectivas contas de resultado. 35. As variaes qualitativas so aquelas decorrentes de transaes no setor pblico que alteram a composio dos elementos patrimoniais diminuindo ou aumentando o patrimnio lquido. 36. As transaes que envolvem valores de terceiros devem ser demonstradas de forma consolidada. 37. (CESPE/Auditor/FUB 2009) De acordo com as normas brasileiras de contabilidade aplicadas ao setor pblico, o objeto da contabilidade governamental o oramento pblico. (CESPE/ AGA/SAD PE 2009) No que se refere conceituao, ao objeto e ao campo de aplicao da contabilidade aplicada ao setor pblico, segundo as normas brasileiras de contabilidade, julgue os itens. 38. O objeto da contabilidade aplicada ao setor pblico o patrimnio pblico. 39. O campo de aplicao da contabilidade aplicada ao setor pblico abrange apenas os rgos, os fundos e as pessoas jurdicas de direito pblico.
Prof. Igor Oliveira www.pontodosconcursos.com.br 87

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

40. No se equiparam como entidade do setor pblico, para efeito contbil, as pessoas fsicas que recebam subveno, benefcio, ou incentivo, fiscal ou creditcio, de rgo pblico. 41. Os conselhos profissionais devem observar parcialmente as normas e tcnicas prprias da contabilidade aplicada ao setor pblico. 42. classificada como unificada a unidade contbil que representa a soma ou a agregao do patrimnio de duas ou mais unidades contbeis originrias. (CESPE/Analista de Controle Interno/SAD PE 2009) Acerca do conceito, do objetivo e da especialidade da contabilidade segundo as normas brasileiras de contabilidade aplicadas ao setor pblico, julgue os itens. 43. Contabilidade aplicada ao setor pblico o ramo da cincia contbil que, no processo gerador de informaes, pe em prtica os princpios fundamentais de contabilidade direcionados ao controle do oramento pblico. 44. O campo da contabilidade aplicada ao setor pblico abrange todas as entidades do setor pblico. 45. Os servios sociais pblicos devem observar, parcialmente, as normas e tcnicas prprias da contabilidade aplicada ao setor pblico para adotarem procedimentos de prestao de contas e de instrumentalizao do controle social. 46. classificada como unificada a unidade contbil que representa o patrimnio das entidades do setor pblico na condio de pessoas jurdicas. 47. A soma, agregao ou diviso de patrimnio de uma ou mais entidades do setor pblico no resulta em novas unidades contbeis. (CESPE/Analista Judicirio/TRE BA 2009) De acordo com o disposto nas Normas Brasileiras de Contabilidade, julgue o item a seguir, relativo ao objeto da contabilidade aplicada ao setor pblico. 48. O objeto da contabilidade aplicada ao setor pblico o oramento pblico, evidenciando, em seus registros, o montante dos crditos oramentrios vigentes, a despesa empenhada e a despesa realizada, conta dos mesmos crditos, e as dotaes disponveis. 49. (CESPE/Analista Administrativo/ANAC 2009) A contabilidade aplicada ao setor pblico, assim como qualquer outro ramo da cincia contbil, obedece aos princpios fundamentais de contabilidade. Dessa forma, aplica-se, em sua integralidade, o princpio da competncia, tanto para o reconhecimento da receita quanto para a despesa.
Prof. Igor Oliveira www.pontodosconcursos.com.br 88

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

(CESPE/Contador/UNIPAMPA 2009) Julgue os itens a seguir, consoante o disposto nas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Pblico. 50. O objeto da contabilidade pblica o patrimnio pblico, entendido como o conjunto de direitos e bens, tangveis ou intangveis, onerados ou no. 51. O campo de atuao da contabilidade pblica abrange todas as entidades do setor pblico, que devem observar integralmente suas normas e tcnicas prprias. (CESPE/Tcnico em Contabilidade/UNIPAMPA 2009) De acordo com a estrutura do sistema contbil contemplado nas normas brasileiras de contabilidade aplicadas ao setor pblico, julgue os prximos itens. 52. O sistema contbil est estruturado nos subsistemas de informao oramentrio, financeiro, patrimonial, de custos e de compensao. 53. Os subsistemas contbeis devem ser independentes entre si e de outros subsistemas de informaes. 54. Cabe ao subsistema patrimonial registrar, processar e evidenciar os fatos relacionados aos ingressos e desembolsos financeiros. 55. (CESPE/Analista em Gesto Administrativa/SAD PE 2009) Para assegurar a manuteno da integridade dos dados, os subsistemas contbeis devem ser integrados apenas entre si. 56. (CESPE/Analista em Gesto Administrativa/SAD PE 2009) O subsistema de informaes de custos registra, processa e evidencia os custos dos bens e servios produzidos e ofertados sociedade pela entidade pblica. 57. (CESPE/Analista Administrativo/ANATEL 2008) A contabilidade aplicada ao setor pblico organizada na forma de sistemas de informaes, entre os quais o CFC identifica os seguintes subsistemas: oramentrio, financeiro, patrimonial, de custos e de compensao. Estes, apesar de suas especificidades, tm em comum o objetivo de prestar informaes sobre o patrimnio pblico. (CESPE/Analista Administrativo/ANATEL 2008) Com relao contabilidade pblica e matria oramentria, julgue os itens a seguir. 58. As transaes no setor pblico so classificadas como de natureza econmico-financeira quando se originam de fatos que afetam o patrimnio pblico, em decorrncia ou no da execuo do oramento, podendo provocar alteraes qualitativas ou quantitativas, efetivas ou potenciais.
Prof. Igor Oliveira www.pontodosconcursos.com.br 89

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

59. (CESPE/Auditor/AUGE 2008 - Adaptada) O subsistema de compensao tem por objetivo registrar os eventos que no podem modificar o patrimnio pblico. (CESPE/Contador/CEHAP 2008) De acordo com o disposto nas normas brasileiras de contabilidade aplicadas ao setor pblico, com relao a conceito, objeto e campo de aplicao da contabilidade pblica, julgue os itens. 60. Contabilidade pblica o ramo da cincia contbil que aplica os princpios fundamentais de contabilidade e as normas contbeis direcionados ao controle patrimonial de entidades do setor pblico. 61. O objeto da contabilidade pblica o patrimnio pblico, representado pelo conjunto de direitos e bens, tangveis e intangveis, onerados ou no. 62. O campo de aplicao da contabilidade pblica abrange todas as entidades que recebem, guardam, movimentam, gerenciam ou aplicam recursos pblicos na execuo de suas atividades. 63. Todas as entidades abrangidas pelo campo de aplicao da contabilidade pblica devem observar integralmente as normas e tcnicas prprias da contabilidade pblica. 64. (CESPE/Consultor do Executivo/SEFAZ ES 2008) Segundo o disposto nas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Pblico, julgue o item a seguir com relao ao regime de Contabilidade Pblica. Os registros contbeis devem ser realizados e os seus efeitos evidenciados nas demonstraes contbeis do perodo com os quais se relacionam, reconhecidos, portanto, pelos respectivos fatos geradores, independentemente do momento da execuo oramentria. (CESPE/Analista Administrativo e Financeiro/SEGER ES 2008) A Contabilidade pblica pode ser definida como o ramo da cincia contbil que controla o patrimnio pblico, evidenciando as variaes e os conseqentes resultados, inclusive sociais, decorrentes dos atos e fatos de natureza oramentria, financeira e patrimonial nas entidades da administrao pblica.
Joo Eudes Bezerra Filho. Contabilidade pblica, 2. edio Campus 2006. Pgina 31.

Tendo o texto acima como referncia inicial, julgue os itens a seguir, relativos contabilidade pblica. 65. O campo de aplicao da contabilidade pblica limita-se aos rgos e entidades integrantes do oramento da seguridade social e de investimento
Prof. Igor Oliveira www.pontodosconcursos.com.br 90

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

em empresas estatais dos governos federal, estadual e municipal. (CESPE/AAMA/IBRAM 2008) Acerca dos regimes oramentrio e de competncia, julgue o item a seguir. 66. Conforme o disposto nas Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas ao setor pblico, as transaes no setor pblico devem ser reconhecidas e registradas integralmente no momento em que ocorrerem, utilizando, portanto, o regime contbil misto. (CESPE/Contador/MS 2010) A respeito dos aspectos relacionados contabilidade pblica, julgue o item subseqente. 67. Se um cidado transformar um terreno de sua propriedade em um parque recreativo e do-lo ao poder pblico com a finalidade de fazer dele um bem de uso comum do povo de sua cidade, ento o terreno passa a fazer parte do patrimnio sob controle da contabilidade pblica. 68. (CESPE/Tcnico em Contabilidade/MS 2010) Os ttulos adquiridos pelo poder pblico sero divulgados, quando em moeda estrangeira, pelo valor nominal convertido em moeda corrente pela cotao da data da operao. Os passivos vinculados s moedas estrangeiras devero ser convertidos pela cotao de fechamento do balano, salvo nos casos em que a cotao mdia seja menor que a de fechamento. (CESPE/Tcnico em Contabilidade/UNIPAMPA 2009) Acerca da classificao dos bens pblicos e de suas caractersticas, julgue os seguintes itens. 69. Os bens pblicos de uso comum do povo e os de uso especial so inalienveis, enquanto conservarem a sua qualificao, na forma que a lei determinar. 70. O uso comum dos bens pblicos pode ser gratuito ou retribudo, conforme for estabelecido legalmente pela entidade a cuja administrao pertencerem. 71. No dispondo lei em contrrio, consideram-se especiais os bens pertencentes s pessoas jurdicas de direito pblico a que se tenha dado estrutura de direito privado. 72. (CESPE/Analista em Gesto Administrativa/SAD PE 2009) A escriturao sinttica das operaes financeiras e patrimoniais deve ser efetuada pelo mtodo do regime misto. (CESPE/ACE/TCE AC 2009) Realiza-se inventrio, na administrao pblica, para o controle e a conservao do patrimnio pblico passveis de registros contbeis. Acerca do inventrio e da avaliao dos componentes patrimoniais, julgue os itens.
Prof. Igor Oliveira www.pontodosconcursos.com.br 91

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

73. Os bens do almoxarifado so avaliados pelo preo mdio ponderado. 74. Na administrao pblica, no podem ser feitas reavaliaes dos bens mveis e imveis. 75. Para perfeita caracterizao dos bens de carter permanente, bem como dos agentes responsveis pela sua guarda e administrao, devem ser utilizados os registros sintticos. 76. (CESPE/ACE/TCU 2008) No caso de bens mveis produzidos ou de imveis construdos diretamente pelo ente pblico, os valores que devem ser incorporados ao patrimnio e que devem figurar no balano patrimonial so aqueles pelos quais esses mesmos bens poderiam ser adquiridos no mercado. 77. (CESPE/Auditor/AUGE 2008) Os bens de uso especial, embora integrem o conceito de bens pblicos, no devem ser incorporados ao patrimnio das entidades pblicas. (CESPE/Consultor do Executivo/SEFAZ ES 2008) Julgue os itens subseqentes acerca da avaliao dos elementos patrimoniais luz da Lei n. 4.320/1964. 78. Os bens de almoxarifado devem ser avaliados pelo mtodo PEPS (primeiro que entra primeiro que sai). 79. Os bens mveis e imveis devem ser avaliados pelo valor de aquisio ou pelo custo de produo ou de construo. 80. (CESPE/Analista Administrativo e Financeiro/SEGER ES 2008) Rodovias e praas de uso comum do povo cuja construo seja realizada com recursos pblicos devero ser incorporadas ao patrimnio dos rgos encarregados de sua manuteno.

Prof. Igor Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

92

CURSO ON-LINE PACOTE TEORIA E QUESTES ANCINE DISCIPLINA CONTABILIDADE PBLICA PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

E. GABARITO
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 Muita luz! Abs! Igor. C E E C E C E C C E C C C C E E 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 E E E C E D C E C C E E E E E E 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 C E E E E C E E E E E C E E E E 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 C C E E E C E C E C E C C C E C 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 E E C E C C E E C E E E E E C C

Prof. Igor Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

93

You might also like