You are on page 1of 5

Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educao a Distncia

ATIVIDADE AVALIATIVA QUESTIONRIO Curso Cincias Contbeis Disciplina Economia Ma. Renata Machado Garcia Dalpiaz RA Atividade Avaliativa Questionrio Questes Dissertativas Questo 1 Escassez significa o mesmo que pobreza? Justifique sua resposta. Perodo Letivo 2011/2

Semestre 2 Sem Nome Tutor Presencial Nome Professor EAD Nome Aluna

No. Em Economia escassez a falta de oferta de um produto no mercado . o alicera toda a teoria econmica que leccionada nas universidades e institutos por todo o mundo, porm, Peter Drucker na obra A Sociedade Ps Capitalista, diz-nos que temos estado a evoluir para m modelo econmico onde se mantero alguns elementos tpicos das sociedades capitalistas. A economia como cincia estuda os mecanismos de otimizao dos recursos escassos, os trs fatores produtivos clssicos, terra, trabalho e capital, no futuro a economia ser entendida como a cincia que estuda a otimizao de um nico recurso que cria valor e que no est condicionado pela escassez, antes goza de uma abundncia inesgotvel. Esse recurso o saber, o conhecimento, sendo que essa riqueza resultar da capacidade da sua aplicao nos produtos e nos servios. Pobreza a falta de recursos para adquiri-lo a conseqncia da distribuio desigual.
Questo 2. Segundo o pensamento keynesiano, a premissa fundamental para se compreender uma economia encontrava-se na simples observao dos nveis de consumo e investimento do governo, das empresas e dos prprios consumidores. Partindo desse princpio, a doutrina keynesiana aponta que, no momento em que as empresas tendem a investir menos, inicia-se todo um processo de retrao econmica que abre portas para o estabelecimento de uma crise. Com base neste texto, responda: O que o Estado deveria fazer segundo Keynes para se evitar uma crise?

O Estado deveria intervir na economia do pas com o objetivo de conduzir o pleno emprego. O pensamento keynesiano se opunha ao Estado Mnimo (de interveno mnima - o liberalismo econmico) e apregoava o Estado Grande (gastador),

Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educao a Distncia

com a funo de organizar a desordem econmica e amenizar as perdas por meio da elevao dos gastos pblicos. O Estado, para Keynes, deveria empenhar-se para garantir a qualidade de vida de sua populao, por meio de um eficaz controle das contas internas e externas. A preocupao maior de Keynes surgia do seu ceticismo em relao capacidade de autorregulao do mercado, e, por isso, ele considerava que o Estado deveria assumir a maior parte da responsabilidade na organizao dos investimentos, por meio de uma poltica de regulao que visasse minimizar sua instabilidade. Partindo dessa premissa, Keynes considerava que o Estado deveria atuar sobre as expectativas com o objetivo principal de evitar sbitas flutuaes da eficincia marginal do capital, favorecendo e estimulando os investimentos. Enfim, em linguagem bem simples, ele defendia o 'Welfare State' (o Estado de bem-estar social) que, grosso modo, uma espcie de Estado-providncia, promotor (protetor e defensor) social e organizador da economia. Um Estado que toma para si a responsabilidade de regulamentar a vida e a sade social de sua nao, garantindo servios pblicos e proteo popula o.
Questo 3. O governo intervm na formao de preos de mercado, quando fixa impostos, d subsdios, estabelece os critrios de reajuste do salrio mnimo, fixa preos mnimos para produtos agrcolas, decreta tabelamento ou, ainda, congela preos e salrios. Como podem ser divididos os impostos? Explique-os.

Os impostos so freqentemente divididos em diretos e indiretos. Os impostos diretos so destinados taxar diretamente o contribuinte sendo que, o principal exemplo deste o imposto de renda e riqueza. Os impostos indiretos, entretanto, so repassados ao contribuinte atravs do markup adicionado ao custo do produtor e o reflexo deste sentido no preo final do produtos. Os impostos indiretos so cobrados em todos os bens adquiridos pelo consumidor.Em tese, os recursos arrecadados pelos governos so revertidos para o bem comum, para investimentos e custeio de bens e servios pblicos, como sade, segurana e educao. Mas no h vinculao entre receitas de impostos e determinada finalidade - ao contrrio do que ocorre com as taxas e a contribuio de melhoria, cujas receitas so vinculadas prestao de determinado servio ou realizao de determinada obra. Embora a lei obrigue os governos a destinarem parcelas mnimas da arrecadao a certos sevios pblicos - em especial de educao e sade -, o pagamento de impostos no confere ao contribuinte qualquer garantia de contrapartida.

Questo 4. Mostre as diferenas entre a viso econmica e a contbil financeira dos custos de produo.

Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educao a Distncia

Custo oportunidade e custos contbeis:os custos contbeis so os custos como normalmente so conhecidos na contabilidade privada e o custo oportunidade so os custos implcitos, que no envolvem desembolso monetrio. Externalidades (economias externas): So alteraes de custos e benefcios para a sociedade derivada da produo das empresas, ou tambm alteraes de custos e receitas da empresa devido a fatores externos. Custos X despesas: Na teoria microeconmica tradicional, no feita a distino rigorosa entre conceitos de custos e despesas, como feita na contabilidade. O custo fixo geralmente engloba tambm as despesas financeiras, comerciais e administrativas.
Questo 5. Quais as estruturas do mercado de fatores de produo? Como elas se caracterizam?

As diferentes estruturas de mercado esto condicionadas por trs variveis principais: nmero de firmas produtoras no mercado; diferenciao do produto; existncia de barreiras entrada de novas empresas. No mercado de bens e servios, as formas e mercado, segundo essas trs caractersticas, so as seguintes: concorrncia perfeita, monoplio, concorrncia monopolstica (ou imperfeita) e oligoplio. No mercado de fatores de produo, definido as formas de mercado em concorrncia perfeita, concorrncia imperfeita, monoplio e oligoplio no fornecimento de insumos.

Questo 6. Conceitue e aponte as principais diferenas entre os enfoques da Macroeconomia e da Microeconomia.

Macroeconomia estuda a economia como um todo, analisando a determinao e o comportamento de grandes agregados (renda, produto nacional, nvel geral de preos, emprego e desemprego, estoque de moeda e taxa de juros, balana de pagamentos, taxa de cmbio). No estudo destes agregados, a Macroeconomia tradicional, baseada na tradio keynesiana (tambm conhecida como Macroeconomia ad hoc), negligencia o comportamento das unidades econmicas individuais e de mercados especficos, que so as preocupaes da Microeconomia. No entanto, esta apenas uma mudana de enfoque, no havendo contradio entre as duas abordagens.
Questo 7. O que so reservas ou depsitos compulsrios? Qual o efeito de um aumento na taxa de reservas compulsrias sobre a oferta de moeda?

Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educao a Distncia

O depsito compulsrio uma das formas de atuao de um Banco Central para garantir o poder de compra da moeda, e, em menor escala, para execuo da poltica monetria. O depsito compulsrio geralmente feito atravs de determinao legal, obrigando os bancos comerciais e outras instituies financeiras a depositarem, junto ao Banco Central, parte de suas captaes em depsitos vista ou outros ttulos contbeis. O principal objetivo do depsito compulsrio evitar a multiplicao descontrolada da moeda escritural.O Depsito Compulsrio a reserva obrigatria recolhida dos depsitos bancrios, conforme percentual fixado pelo CMN (Conselho Monetrio Nacional), com a finalidade de restringir ou de alimentar o processo de expanso dos meios de pagamento. -Texto adaptado (Programa de Educao Financeira do Banco Central do Brasil. Quando uma pessoa deposita certa quantia de dinheiro num banco comercial, esta quantia fica disponvel para que o banco a empreste a outro cliente. Este cliente, por sua vez, no gasta imediatamente todo o dinheiro tomado como emprstimo, mas deposita o valor tomado em um segundo banco. Neste ponto temos uma multiplicao da moeda, j que o primeiro depositante tem a totalidade de seu dinheiro disponvel em moeda escritural (pode emitir um cheque nesse valor, ou fazer compras com carto de dbito, por exemplo) e o segundo depositante tambm tem a mesma quantidade disponvel. Entretanto, a quantidade de moeda "real" apenas a quantidade que foi depositada pelo primeiro depositante. Essa situao insustentvel, se a oferta de moeda se torna maior que o que a economia capaz de produzir, a inflao toma conta para reajustar o valor da moeda at o nvel de preos. Mas se a moeda infinita, ento a inflao tambm ser. A entram os depsitos

Questo 8. Explique resumidamente as distores provocadas por altas taxas de inflao:

EFEITO SOBRE A DISTRIBUIO DE RENDA Umas das distores mais srias provocadas pela inflao, diz a respeito reduo do poder aquisitivo das classes que dependem de rendimentos fixos, que possuem prazos legais de reajuste (i.e. dissdio). Neste caso, so os assalariados que, com o passar do tempo, vo ficando com seus oramentos cada vez mais reduzidos, at a chegada de um novo reajuste. Os que mais perdem so os trabalhadores de baixa renda, que no tm condies de manter alguma aplicao financeira, pois tudo o que ganham gastam com sua subsistncia. Percebe-se que a inflao um imposto sobre os mais pobres. 2.2. EFEITO SOBRE O BALANO DE PAGAMENTOS Elevadas taxas de inflao, em nveis superiores ao aumento de preos internacionais, encarecem o produto nacional relativamente ao produzido externamente. Assim, provocam estmulo s importaes e desestmulo s

Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educao a Distncia

exportaes, diminuindo o saldo da balana comercial. Esse fato costuma provocar um crculo vicioso, se o pas estiver enfrentando um dficit cambial. Nessas condies, as autoridades monetrias, na tentativa de minimizar o dficit, so obrigadas a permitir desvalorizao cambial, as quais depreciam a moeda nacional e estimulam as exportaes e desestmulam as importaes. Contudo, produtos essenciais, tais como petrleo e seus derivados, tornam-se imediatamente mais caros, pressionando os custos de produo. Ocorre, ento, uma nova elevao de preos, devido ao repasse do aumento dos custos aos preos dos produtos finais, recomeando o processo. 2.3. EFEITO SOBRE AS EXPECTATIVAS Outra distoro provocada por elevadas taxas de inflao prende-se formao das expectativas sobre o futuro. Particularmente, o setor empresarial bastante sensvel a esse tipo de situao, dada a instabilidade e imprevisibilidade de seus lucros. O empresrio fica num compasso de espera enquanto a situao perdurar e dificilmente tomar iniciativas no sentido de aumentar seus investimentos na expanso da capacidade produtiva. Assim, a prpria capacidade de produo futura e, conseqentemente, o nvel de emprego so afetados pelo processo inflacionrio. 2.4. EFEITO SOBRE O MERCADO DE CAPITAIS Tendo em vista o fato de que, num processo inflacionrio, o valor da moeda deteriora-se rapidamente, ocorre desestmulo aplicao de recursos no mercado de capitais financeiros. As aplicaes em cadernetas de poupana, ttulos, devem sofrer retrao. Por outro lado, a inflao estimula a aplicao de recursos em bens de raiz, como terras e imveis, que costumam valorizar durante o processo inflacionrio. Embora alguns possam ganhar com a inflao a curto prazo, pode-se dizer que, a longo prazo, quase ningum ganha com ela, porque seu processo desarticula todo o sistema econmico. Assim, a inflao onera principalmente os trabalhadores, ao corroer seus salrios, evidente que, com o empobrecimento dos trabalhadores, as empresas vo vender menos e o governo arrecadar menos

You might also like