You are on page 1of 8

PROGRAMA DE GINSTICA LABORAL NA SUA EMPRESA

Nthylla Guedes Fisioterapeuta Email: nathyllanfg@hotmail.com Fone: (62) 9617-4630

1. PBLICO ALVO Empresas e indstrias que desenvolvem ou querem desenvolver um programa de qualidade de vida no trabalho, tendo o ser humano como maior patrimnio da instituio pode implantar o PROGRAMA DE GINSTICA LABORAL, independente do nmero de funcionrios ou setores envolvidos. Para cada cliente desenvolvidos um projeto personalizado, adequando s necessidades especficas da empresa ou da indstria. 2. INTRODUO

Nunca se falou tanto em qualidade de vida e sade do trabalhador como nos ltimos tempos. O que antes era apenas motivo de preocupao ou modismo, hoje tornou-se uma necessidade. Atualmente o ser humano submetido a uma quantidade muito grande de presses e responsabilidades em seu meio de trabalho. Isso apenas uma das consequncias desse tempo de novas tecnologias e economia globalizada. Frequentemente as Doenas ou Distrbios steomusculares

Relacionadas ao Trabalho (D.O.R.T.s) so causas de incapacidade laboral temporria ou permanente, prejudicando o trabalhador, o Empresrio. Aqueles tm sua carreira ceifada no auge de sua produtividade e veem sua vida desestabilizada pela doena. O Empresrio tem seu quadro funcional alterado pela perda de um trabalhador em cujo treinamento fez investimentos, alm de sofrer o nus de aes judiciais. Com isso a adoo de hbitos mais saudveis

traz consequncias em diversas dimenses. Investimentos em preveno e promoo de sade no ambiente de trabalho tm resultados diretos na satisfao do colaborador e no seu bem estar, alm dos benefcios em relao minimizao de dores e preveno de doenas ocupacionais. Neste sentido a ginstica laboral a Ginstica Laboral comeou a ser compreendida como um grande instrumento na melhoria da sade fsica do trabalhador, reduzindo e prevenindo problemas ocupacionais, atravs de exerccios especficos que so realizados no prprio local de trabalho. A Ginstica Laboral no sobrecarrega nem cansa o funcionrio, porque leve e de curta durao. 3. CONHECENDO A GINSTICA LABORAL

A Ginstica Laboral a prtica de exerccios, realizada durante a jornada de trabalho, prescrita de acordo com a funo exercida pelo trabalhador, visando compensar os efeitos negativos que a atividade laborativa pode causar, resultando em benefcios para os funcionrios e para a empresa.

3.1 Ginstica Laboral pode ser dividida em:

a) Ginstica Laboral Preparatria: Ginstica realizada antes do incio da jornada de trabalho, com durao de 10 a 15 minutos. Seu objetivo principal aquecer os grupos musculares que sero solicitados no desempenho das tarefas dos funcionrios, fazendo com que se sintam mais dispostos ao iniciar o trabalho;

b) Ginstica Laboral Compensatria: Ginstica com durao menor, de 5 a 8 minutos, realizada durante a jornada de trabalho. Isso faz com que se interrompa a monotonia do desempenho das funes, aproveitando as pausas para executar exerccios especficos de compensao aos esforos repetitivos, e s posturas inadequadas solicitadas nos postos operacionais; a massoterapia realizada neste segmento a fim de relaxar grupos musculares exigidos durante a jornada de trabalho.

c) Ginstica Laboral de Relaxamento: Seu objetivo promover o relaxamento das estruturas musculares envolvidas na tarefa diria, prevenindo as possveis instalaes de leses.

3.2 Benefcios da Ginstica Laboral

Para os Funcionrios:

Promove o combate e a preveno das doenas ocupacionais (LER/DORT). Promove a sensao de disposio e bem-estar para a jornada de trabalho. Possibilita uma melhor utilizao das estruturas ssea, muscular e articular, com maior eficincia e menor gasto energtico por movimento especfico, reduzindo a sensao de fadiga ao final da jornada de trabalho.

Melhora a ateno e a concentrao nas atividades desempenhadas, reduzindo os riscos de acidentes de trabalho. Melhora na flexibilidade, fora, coordenao, agilidade e resistncia, promovendo uma maior mobilidade e melhor postura. Melhora da autoestima e da autoimagem. Melhora as relaes interpessoais, favorecendo o relacionamento social e o trabalho em equipe. Reduo dos ndices de sedentarismo. Combate s tenses emocionais (estresse, depresso, ansiedade). Desenvolvimento de uma maior conscincia corporal.

Para a Empresa:

Reduo dos gastos com afastamentos e substituio de funcionrios. Diminuio de queixas, atendimentos mdicos, acidentes e leses. Melhora da imagem da instituio junto aos colaboradores e sociedade. Melhora no ambiente de trabalho. Maior produtividade.

4. ELABORAO DO PROGRAMA DE GINSTICA LABORAL

Os programas de Ginstica Laboral so elaborados de acordo com as caractersticas e necessidades de cada empresa, destacando-se como fatores determinantes os itens abaixo: - fundamental, para elaborao inicial do programa, conhecer a cultura da Empresa e a peculiaridade de sua rotina diria. - O Profissional de Fisioterapia devem conhecer previamente os setores da empresa, preparando-se adequadamente para respeitar suas normas de segurana, assim como os riscos ambientais (qumicos, fsicos, biolgicos, ergonmicos e de acidentes) que podem estar relacionados a suas atividades. - O Profissional de Fisioterapia deve planejar parte do programa de Ginstica Laboral a partir de uma anlise das atividades desenvolvidas em cada setor da empresa, e de acordo com as principais causas de afastamentos, queixas mais frequentes ou outro objetivo relacionado Ginstica Laboral Teoria e Prtica.

5. APLICAO DO PROGRAMA DE GINSTICA LABORAL

Cada sesso de Ginstica Laboral ter a durao de dez a quinze minutos por rea da empresa, a Ginstica Laboral realizada no prprio local de trabalho ou em sua proximidade. Para a prtica dos exerccios no necessria nenhuma roupa especial. Os exerccios so basicamente: alongamento, fortalecimento muscular, conscientizao corporal, correo postural, exerccios respiratrios, massagem, recreao e relaxamento.

6. IMPLANTAO DO PROGRAMA DE GINSTICA LABORAL

1. Reunio com as diretorias das empresas, para esclarecimentos sobre o programa que ser implantado, enfatizando o que o programa, seus benefcios, objetivos e metas a serem alcanadas. 2. Listar os colaboradores que participaro do Programa de Ginstica Laboral. 3. O programa ter sua divulgao por meio de cartazes e folders (e outros possveis meios de comunicao), onde apresentaremos o programa aos funcionrios, motivando a participao e esclarecendo dvidas com relao implantao e desenvolvimento do programa. 4. Aps a reunio com as diretorias e a divulgao, os colaborados sero submetidos a uma anamnese (avaliao), onde sero avaliados qualidade de vida e os hbitos de vida relacionados sade. 5. Incio das aulas.

7. ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE GINSTICA LABORAL

Sero elaborados relatrios com dados sobre o andamento e evoluo do Programa de Ginstica Laboral (frequncia, ocorrncias, casos especficos, etc.). Para auxiliar na elaborao do relatrio gerencial, todo final de ms o setor ou unidade onde a Ginstica Laboral est sendo realizada dever fornecer a lista dos colaboradores que esto ou estiveram de frias no perodo. O Programa de Ginstica Laboral tem durao indeterminada, com pausas no ms de Julho, na semana entre Natal e Ano Novo e nas duas primeiras semanas de Janeiro. A renovao do Programa de Ginstica Laboral ser Semestral, com o critrio de participao dos funcionrios como grande fator pela continuidade ou no do projeto.

8. DA CONTRATAO DO PROGRAMA DE GINSTICA LABORAL

Agendamento de uma reunio com a fisioterapeuta responsvel pela implementao do projeto para discutir os valores da negociao.

Nthylla Guedes Fisioterapeuta Email: nathyllanfg@hotmail.com Fone: (62) 9617-4630

You might also like