You are on page 1of 14

173

SOBRE ALGUMAS CONDIES PARA A DVIDA NA PRIMEIRA MEDITAO DE DESCARTES

Csar Schirmer DOS SANTOS1

Resumo Descartes prope, como atitude quele que pretende fazer cincia, colocar tudo em dvida. Como veremos, tal proposta restringe-se ao plano ou domnio da investigao da verdade, o qual distinto do plano ou domnio da conduta da vida. Tal restrio fundamental para a prpria possibilidade da dvida metdica, e torna o mtodo da dvida um anlogo das posies crticas usuais dos cientistas em relao aos discursos no justificados. Alm de ser possibilitado pela restrio ao domnio da investigao cientfica, e ser um tipo de postura crtica, o mtodo da dvida mostra-se adequado para o debate com o tipo de oponente epistemolgico que Descartes tinha em seu tempo. Palavras-chave: Descartes. Dvida. Mtodo. Cincia. Uso da vida. Epistemologia.

1 Filosofias discursivas e filosofias atitudinais Filosofias discursivas apresentam teses e argumentos que as sustentam, e fornecem como output outras teses. Em tal tipo de filosofia, usual nos dias de hoje, tudo feito dentro do discurso. Filosofias atitudinais, por sua vez, prescrevem certa atitude ante certo tipo de situao. O fazem, claro, a partir de certas razes, ou objetivos mas o output uma atitude, um modo de agir ou de ser, no uma concluso. Encontramos filosofias atitudinais em morais metafsicas de teor estico, por exemplo, as quais prescrevem certas atitudes ante o mundo. Pois bem, Descartes (1983b; 2000) tem uma filosofia atitudinal, atravs da qual ele prescreve ao meditador, na Primeira meditao, o afastamento dos sentidos. Uma filosofia atitudinal no se concentra em apresentar teses, pois seu foco est na
Barbari. Santa Cruz do Sul, n. 26, jan./jun. 2007

174

prescrio de atitudes. E isso, creio eu, o que Descartes faz, antes de tudo, na Primeira meditao. Nesse texto, onde no se encontra (ao menos de maneira argumentada e fundamentada) nenhuma tese de Descartes, o ponto conduzir o meditador, isto , o indivduo maduro que est iniciando-se na prtica cientfica, a um distanciamento dos juzos irrefletidos a partir de como as coisas aparecem, e abrir espao para juzos sobre as coisas que estejam apoiados em razes bem fundadas, e o mtodo atravs do qual o meditador se afastar dos sentidos a dvida. Essa a atitude adequada ao meditador, isto , ao indivduo que pretende alcanar algo de firme e constante nas cincias. Como veremos adiante, essa atitude, prvia aplicao da dvida a casos gerais, o que d inteligibilidade ao procedimento da Primeira meditao. Essa abdicao dos sentidos em nome da razo , creio eu, a filosofia de tipo atitudinal que encontramos na Primeira meditao, e o principal trao que a distingue da filosofia discursiva que encontramos nas meditaes seguintes.

2 Duas preliminares gerais sobre as Meditaes Aps ter introduzido o tema da dvida na Primeira meditao, e antes de nos aprofundarmos, prudente para evitar mal-entendidos apresentar duas preliminares gerais sobre as Meditaes, as quais servem de quadro de referncia para as teses apresentadas abaixo. A primeira preliminar diz respeito unidade e identidade biblioteconmica da obra em questo, a segunda diz respeito ao objetivo de Descartes na obra. A identidade biblioteconmica das Meditaes. O que so as Meditaes? Onde elas iniciam, onde elas acabam? Quando elas iniciam, quando elas acabam? Tais perguntas podem parecer ociosas, ou mesmo tontas. No entanto, as respostas que damos s mesmas determinam, em larga medida, o modo como lemos a obra. Se dizemos que as Meditaes iniciam na Primeira meditao e terminam na Sexta meditao, deixamos a obra mais breve do que pretendia o autor, pois ele via o conjunto de objees e respostas como parte da mesma isto , ele via as Meditaes como uma obra composta das seis meditaes, das objees s mesmas e das suas respostas e correes a partir de tais objees. O que significa que as teses e correes apresentadas apenas no debate posterior s seis meditaes fazem parte da obra (Cf. MARION, 1994, p. 3). Ou seja, o dilogo com seus interlocutores faz parte da prpria identidade das Meditaes, obra que se assemelha mais a um dilogo do que a um
Barbari. Santa Cruz do Sul, n. 26, jan./jun. 2007

175

monlogo, do ponto de vista biblioteconmico. Trata-se de uma maneira ainda hoje bastante singular de construir uma obra filosfica, pois coloca o debate e a discusso com a comunidade cientfica na prpria constituio da obra do autor. Como diz Jean-Marie Beyssade:
A obra de 1640, as Meditaes, presta-se mais do que qualquer outra a um trabalho em comum. Pois Descartes tomou uma iniciativa singular. Ele abriu o [tipo de] texto mais fechado que h, a meditao metafsica rigorosamente restrita ordem das razes, a uma troca excepcionalmente ampla de objees e respostas, submetidas s regras codificadas da disputatio (BEYSSADE, 1994, p. ix).

Alm disso, se dizemos que a obra aparece em 1641, e ponto final, deixamos de lado as importantes correes feitas pelo autor na edio de 1642, que recebe um novo subttulo, entre outras modificaes (Cf. ADAM; TANNERY, 1996, v. 7), e tambm as mudanas que aparecem na traduo para o francs do duque de Luynes (Cf. ADAM; TANNERY, 1996, v. 7; DESCARTES 1983b; 2000), onde Descartes rev sua teoria da liberdade, tal como comprovou Michelle Beyssade (1994). E o prprio Descartes nos adverte, no prefcio traduo para o francs das Meditaes, que fez algumas modificaes na traduo do duque de Luynes mais para corrigir-se do que para corrigir a traduo:
Encontrar-se- em tudo esta verso [traduo] assaz justa e to religiosa que nunca se separou do sentido do autor. [] eles [os tradutores] tm (como era justo) reservado ao autor o direito de reviso e correo. Ele usou-o, mas para corrigir-se mais a si que a eles, e para esclarecer somente seus prprios pensamentos. Quero dizer que, encontrando pontos em que lhe pareceu que no os tinha tornado claros o bastante em latim para todo tipo de pessoa, quis aqui esclarec-los com alguma pequena mudana, o que de pronto se reconhecer conferindo o francs com o latim (DESCARTES, 2000, AT ix-1, p. 2-32).

Eis, a seguir, minhas respostas s questes que apresentei acima. Quanto ao incio e fim da obra no espao (no papel), sigo a idia de esquema responsorial, originalmente apresentada por Jean-Luc Marion (1994) e recentemente adotada tambm por Roger Ariew (2006). De acordo com essa idia, as Meditaes iniciam na carta aos doutores da Sorbonne e no Prefcio ao leitor, onde Descartes abre os trabalhos respondendo s objees apresentadas contra o Discurso do Mtodo, e terminam nas Respostas s Stimas Objees. Quanto ao incio e fim da obra no tempo, na sua apresentao, a obra tem trs variaes, sendo que a verso francesa de 1647 corrige vrios pontos da verso latina de 1642, mas no a suprime, pois o texto original e mais preciso das Meditaes o texto latino.
Barbari. Santa Cruz do Sul, n. 26, jan./jun. 2007

176

Tendo adotado tal viso sobre a identidade das Meditaes eu estou supondo, claro, que at o momento a obra ainda no foi editada na sua integridade em portugus. Dado o carter central da obra, isso mostra o quanto ainda h a se fazer, ainda quanto aos elementos bsicos, nos estudos filosficos e cartesianos em lngua portuguesa. Passo agora segunda preliminar. Qual o objetivo de Descartes nas Meditaes? O primeiro pargrafo da Primeira Meditao no deixa margem a erro: o objetivo [] estabelecer algo de firme e constante nas cincias (DESCARTES, 2000, AT ix-1, p. 13). A dificuldade interpretar tal objetivo. Vrias propostas de interpretao j foram apresentadas, e h grandes mritos em cada uma delas. De minha parte, de maneira mais programtica do que articulada, estou adotando a viso de Jean-Marie Beyssade: estabelecer algo de firme e constante nas cincias superar o tempo natural da alma e instaurar o tempo cientfico, sendo que o tempo natural caracterizado por opinies e inconstncias, enquanto o tempo cientfico caracterizado pelo progresso da pesquisa e do conhecimento proporcionados por slidas bases metafsicas que conservam indefinidamente a verdade dos juzos cientficos (Cf. J.M. BEYSSADE, 1979, p. 24-25, 74). Em suma, e dando um pouco mais de carne minha posio, estou vendo Descartes como um proto-iluminista e um protopositivista, isto , como um filsofo que pretende lanar as bases para uma era de progresso do conhecimento. E, explicitando, uma era, o tempo intersubjetivo da cincia, por oposio ao tempo natural de uma vida, abrange geraes. Essa parece ser a idia de Descartes: lanar as bases metafsicas sobre as quais o edifcio social do saber, de domnio pblico, pode ser solidamente construdo (BEYSSADE, 1979, p. 30). Em suma, junto-me multido que, contra Gueroult (1953), no v as Meditaes como um todo atemporal passvel de anlise geomtrica. Creio que anlises e mtodos histricos podem trazer luz aos estudos das Meditaes (sobre a discusso entre interpretaes histricas e aistricas das Meditaes, cf. ARIEW, 2006, p. 6).

3 O lugar da dvida Nietzsche , muitas vezes, um filsofo voltado teorizao sobre a prtica cientfica do seu tempo e seu lugar, a Europa dos anos pr-einsteinianos. Ele diz, no aforismo 113 d'A gaia cincia:
Barbari. Santa Cruz do Sul, n. 26, jan./jun. 2007

177

Tantas coisas tm de se reunir, para que surja um pensamento cientfico; e cada uma dessas foras necessrias tem de ser isoladamente inventada, treinada, cultivada! Mas no isolamento elas produziam efeito bem diverso do que passam a ter no interior do pensamento cientfico, no qual se restringem e disciplinam mutuamente: elas atuavam como venenos, por exemplo, o impulso de duvidar, o impulso de negar, o de aguardar, o de juntar, o de dissolver (NIETZSCHE, 2005, p. 141).

Nietzsche est dizendo que certas atitudes, como a dvida, tem um efeito supostamente benigno no pensamento cientfico, quando reunidas a outros elementos, e outro efeito bastante distinto e maligno, venenoso quando isoladas, em outros contextos. Sob certo aspecto, o que Nietzsche diz na passagem tem uma grande familiaridade com o que Descartes diz sobre a dvida. Para Descartes, a dvida metdica aceitvel no domnio da aquisio do conhecimento cientfico, e inaceitvel no domnio da conduta da vida.

4 Aes da vida e investigao da verdade a diferena Descartes diferencia, explicitamente, o contexto das aes da vida do contexto da investigao cientfica da verdade. Nas respostas a Gassendi ele diz:
[] preciso advertir a diferena que existe entre as aes da vida e a pesquisa da verdade, a qual inculquei tantas vezes; pois, quando se trata da conduta da vida, seria algo inteiramente ridculo no se referir aos sentidos; razo pela qual sempre foram ridicularizados aqueles cticos que negligenciavam a tal ponto as coisas do mundo que, para impedir que eles prprios se lanassem em precipcios, deviam ser guardados pelos seus amigos; e por isso que disse em algum lugar [no resumo da Sexta meditao]: que uma pessoa de bom senso no podia duvidar seriamente dessas coisas; mas, quando se trata da pesquisa da verdade e de saber que coisas podem ser certamente conhecidas pelo esprito humano, sem dvida inteiramente contrrio razo no querer rejeitar seriamente estas coisas como incertas, ou mesmo tambm como falsas, a fim de observar que aquelas que no podem ser assim rejeitadas so, por isso mesmo, mais seguras e, quanto a ns, mais conhecidas e mais evidentes (DESCARTES, 1983, p. 179).

A distino entre conduta da vida e investigao cientfica fundamental para a compreenso das Meditaes, e est vinculada filosofia atitudinal que Descartes prescreve na Primeira meditao. Essa filosofia atitudinal prescreve quele que est iniciando-se na prtica cientfica o afastamento dos sentidos e das opinies irrefletidas que se apiam no testemunho dos mesmos. Tal prescrio limita-se ao contexto da investigao cientfica da verdade, sendo disparatada se aplicada ao domnio da conduta da vida. Como Descartes diz na frase de abertura da Diptrica, toda a conduta da vida depende dos nossos sentidos []
Barbari. Santa Cruz do Sul, n. 26, jan./jun. 2007

178

(ALQUI, 1997, p. 651). A razo pela qual a dvida metdica aplica-se ao domnio da investigao cientfica da verdade mas no se aplica ao domnio da conduta da vida muito simples: o domnio cientfico, principalmente se visto a partir do paradigma do conhecimento matemtico, que ser o paradigma proposto por Descartes para as cincias, parece comportar conhecimentos indubitveis. Todavia, no domnio da vida e da ao a expectativa de certeza absoluta pode ser fatal. Como Descartes responde a um correspondente desconhecido que ficou conhecido como Hyperaspistes, em uma carta de agosto de 1641:
Seria desejvel tanta certeza nas coisas que dizem respeito conduta da vida quanto requerido para adquirir a cincia; mas muito fcil demonstrar que no se deve buscar nem esperar uma to grande. [] Como, por exemplo, se algum quisesse se abster inteiramente de ingerir algum alimento por tanto tempo que morresse de fome, sob o pretexto que no estava certo que no havia veneno algum misturado, e acreditasse no estar obrigado a comer, por no saber clara e distintamente que tinha ante si do que sustentar sua vida, e que mais vale esperar a morte abstendo-se de comer do que matar-se a si mesmo ingerindo tais alimentos. Certamente esse sujeito deveria ser qualificado de louco e acusado de ser o autor da sua morte. E se ao contrrio supusssemos que esse homem s pudesse ter alimentos envenenados, os quais todavia no os pareceria como tais, mas ao contrrio muito saudveis; e supusssemos tambm que ele recebeu um tal temperamento da natureza, que a completa abstinncia serve sua sade, ainda que lhe parea que ele no deva se alimentar menos do que os outros homens, certo, apesar disso, que esse homem ser obrigado a usar esses alimentos, e assim fazer antes o que parece til do que o que o efetivamente. E isso de si to manifesto que me espanto que o contrrio possa ter vindo ao esprito de algum (ALQUI, 1996, p. 359-360).

Nessa passagem vemos que h diferentes tipos de certeza tpicos de diferentes domnios. O domnio da vida tem um tipo de certeza mais fraco do que o domnio da investigao cientfica. Na cincia cabvel esperar por certeza absoluta, na vida no. Na cincia se busca a verdade, enquanto na vida nos guiamos pelo aparentemente til.

5 A delimitao explcita e seu significado Nas Meditaes, Descartes delimita o domnio da investigao cientfica da verdade, e destaca-o do domnio da conduta da vida. Ele no toma tal separao como uma novidade em filosofia. Nas Respostas s segundas objees ele diz:
[] sempre estabeleci grande distino entre a prtica da vida e a contemplao da verdade. [] No que concerne prtica da vida [] [] preciso algumas vezes, Barbari. Santa Cruz do Sul, n. 26, jan./jun. 2007

179

entre muitas coisas completamente desconhecidas e incertas, escolher uma e se lhe apegar []. Mas, onde se trata to-somente da contemplao da verdade, quem jamais negou que preciso suspender o julgamento em relao s coisas obscuras e que no sejam assaz distintamente conhecidas? Ora, que em minhas Meditaes s se verifica essa contemplao da verdade, alm de se reconhecer este fato bastante claramente por elas prprias, eu o declarei em palavras expressas no fim da Primeira, ao dizer que nunca seria demais duvidar, nem haveria demasiada desconfiana naquele ponto, tanto mais que no me aplicava ento s coisas concernentes prtica da vida, mas apenas busca da verdade (DESCARTES, 1983c, p. 163).

Assim, Descartes distingue, nas Meditaes, o domnio da conduta da vida do domnio da investigao da verdade. E o que isso significa? Creio que a melhor resposta foi dada por Harry Frankfurt (1989) nos captulos 2 e 3 do seu livro sobre Descartes. Frankfurt diz que Descartes est simplesmente seguindo o usual em qualquer instaurao de uma nova estratgia de investigao terica, a saber, ter uma atitude distanciada, crtica e avaliativa ante as crenas passadas. Acho que Frankfurt acerta no diagnstico, e por isso, creio eu, que Descartes no v novidade alguma no procedimento que prope. Ao propor a metfora do cesto de mas para seu procedimento metdico de dvida no mbito da investigao cientfica da verdade, Descartes ilustra o que seria tal tipo de atitude:
Se por acaso ele [Bourdin] tivesse uma cesta cheia de mas, e aprendesse que algumas estivessem podres, e quisesse remov-las, temendo que essas corrompessem as outras, o que ele faria? No comearia esvaziando a cesta, e aps isso, observando todas as mas uma aps a outra, no escolheria apenas aquelas que ele veria no estarem estragadas, e, deixando fora as outras, no as recolocaria na sua cesta? (ALQUI, 1996, p. 982)

De acordo com tal imagem, o procedimento cientfico distinto do procedimento tpico da conduta da vida caracterizado pela busca de justificao para a adoo de cada opinio. As opinies tal como as mas na imagem proposta devem ser avaliadas para fazer parte do corpo de conhecimentos cientficos. Nisso, me parece, Descartes est plenamente de acordo at mesmo com o esprito cientfico da nossa era. Ainda hoje e no futuro, assim espero os cientistas precisam justificar, seja com experimentos, seja com argumentos, as opinies que emitem. Mas h, como veremos, diferenas entre o procedimento de dvida metdica de Descartes e o procedimento da cincia atual, pois h diferena entre o que se considerava condies normais de pesquisa no sculo 17 e o que se considera tal coisa hoje.

Barbari. Santa Cruz do Sul, n. 26, jan./jun. 2007

180

6 A dupla epokh A investigao da verdade se d em um espao prprio, distinto do espao do uso da vida (FARIA, 199-). Tal espao tem uma natureza extraordinria, como vemos pelo resumo da Sexta meditao:
[] apresento todas as razes das quais possvel concluir a existncia das coisas materiais: no que as julgue muito teis para provar o que elas provam, a saber, que h um mundo, que os homens tm corpos e outras coisas semelhantes, que nunca foram postas em dvida por homem algum de bom senso [] (DESCARTES, 1983b, AT ix-1, p. 12).

A interrogao metafsica s tem inteligibilidade nesse espao prprio no qual as exigncias tpicas do uso da vida so suspensas. Tal suspenso (epokh), a demarcao de um espao prprio para a investigao da verdade, condio de possibilidade de uma segunda epokh, a aplicao da dvida metafsica como limpeza do terreno, prvia edificao da cincia. Sem tais demarcaes a dvida metafsica seria um contra-senso (FARIA, 199-). A dvida metdica envolve uma complexidade que merece ser explicitada e articulada. Tenho notcia dessa complexidade atravs do manuscrito Investigao da verdade e uso da vida, de Paulo Faria. Ele diz:
[] a no observncia das condies de que depende a constituio de um espao prprio para a investigao da verdade constitui, de fato, um obstculo inteligibilidade da interrogao metafsica. Esta supe, com efeito, a constituio de um espao de enunciao peculiar, caracterizado pela suspenso (epokh) das exigncias que presidem o uso da vida. Esta epokh precede, com efeito, como uma condio de possibilidade, o exerccio da dvida metdica e a suspenso do juzo (a segunda epokh, agora interna investigao da verdade) que prepara o terreno para a edificao da cincia. O preo pela no observncia dessas restries, correspondentes suspenso das exigncias do uso da vida, uma forma peculiar de contra-senso (FARIA, 199-).

Faria est dizendo, nessa passagem, que a dvida metdica se articula em duas suspenses. Em primeiro lugar, se pe entre parntesis o uso da vida para se constituir o espao de enunciao da investigao da verdade. o que Descartes faz logo ao incio da Primeira meditao, quando diz:
Agora, pois, que meu esprito est livre de todos os cuidados, e que consegui um repouso assegurado numa pacfica solido, aplicar-me-ei seriamente e com liberdade em destruir em geral todas as minhas antigas opinies (DESCARTES, 1983b, AT ix-1, p. 13).

Barbari. Santa Cruz do Sul, n. 26, jan./jun. 2007

181

O que Descartes faz, nessa passagem, explicitar as condies nas quais se daro as meditaes. Trata-se de condies excepcionais, nas quais no h trocas sociais nem afazeres interrompendo a tarefa de avaliar criticamente as antigas opinies. As condies nas quais essa tarefa ser realizada no so as condies tpicas do cotidiano, nem o ambiente o mercado ou a sala de jantar de uma famlia. A segunda suspenso, comumente a nica notada, a aplicao do mtodo da dvida atravs dos argumentos dos sentidos, da loucura, do sonho, do deus enganador e do gnio maligno s antigas opinies, aps a realizao da primeira suspenso. Ou seja, a aplicao do mtodo da dvida s se d em certas circunstncias muito especiais, a saber, nas circunstncias tpicas da investigao livre da verdade, circunstncias essas que supem, para Descartes, a suspenso da aplicabilidade das antigas opinies ao domnio da conduta da vida. Ora, bastante comum encontrarmos comentadores da Primeira meditao que no notam a dupla suspenso, e supem que Descartes aplica o mtodo da dvida tambm ao domnio da conduta da vida. Mas Descartes no aplica, nem direta nem indiretamente, tal mtodo a tal domnio. No domnio da vida, ao contrrio do que ocorre no domnio da investigao da verdade, a dvida metdica no se aplica, assim como no se espera a certeza absoluta. O problema de tais comentadores que eles no distinguem os domnios da cincia e da vida antes de tratar da dvida metdica, e por isso vem a Primeira meditao envolta em contra-sensos e disparates. compreensvel que eles a vejam assim, pois a suspenso prvia do domnio da vida, na aplicao da dvida metdica, requerida para a inteligibilidade da dvida na Primeira meditao, como nota o professor Faria.

7 Algumas conseqncias Descartes via a cincia da sua poca, ainda dominada pela fsica aristotlica desenvolvida pelos escolsticos, como uma grande confuso. O principal problema da mesma, para ele, era a incerteza das suas bases. Mais especificamente, Descartes via o empirismo aristotlico-tomista como uma base frgil para a investigao cientfica. Tendo em vista tais problemas epistemolgicos, os quais aguados pela truculncia de alguns cientistas da igreja catlica estavam resultando em tolhimento da pesquisa cientfica, como bem
Barbari. Santa Cruz do Sul, n. 26, jan./jun. 2007

182

exemplifica o caso Galileu, compreensvel que Descartes tenha se ocupado da elaborao e divulgao de novas bases para a investigao cientfica. Descartes esperava, com sua proposta, fornecer aos homens cultos da sua poca (a pesquisa era tocada e financiada por particulares, na maioria das vezes) bases epistemolgicas mais frutferas do que aquelas fornecidas pela escolstica (Cf. CARRIERO, 1990). Esse pano de fundo histrico nos ajuda a ver com mais clareza o impacto e a fora da filosofia atitudinal de Descartes, pois ele prope, como atitude a ser tomada por aqueles que se ocupam da cincia, o afastamento dos sentidos, de modo a abrir espao para o apoio na razo como fonte de opinies e conhecimentos. Ora, de se notar que a base epistemolgica da filosofia aristotlico-tomista do final do sculo 16 e incio do sculo 17 , de maneira geral, a tese que podemos concentrar no seguinte slogan: nada h na mente que no tenha estado antes nos sentidos (Cf. ARISTOTE, 2000, 432a7; LARMORE, 2006, p. 19; CARRIERO, 1990). Ora, em um quadro histrico onde a investigao cientfica normal apia-se em uma epistemologia com tal base empirista, a proposta de afastamento dos sentidos, enquanto atitude do cientista, certamente requerir uma nova epistemologia e provavelmente dar uma nova cincia como fruto. o que vislumbra e espera Descartes. Em uma carta a Mersenne de 28 de janeiro de 1641, durante o perodo de preparao do texto das Meditaes para publicao, ele diz:
[] estas seis Meditaes contm todos os fundamentos da minha fsica. Mas por favor no o diga, pois aqueles que favorecem Aristteles talvez trouxessem mais dificuldades sua aprovao; e espero que aqueles que as leiam, acostumando-se insensivelmente aos meus princpios, neles encontrem a verdade antes de se aperceberem que eles destroem aqueles [princpios] de Aristteles (ALQUI, 1996, p. 316-317).

Enfim, a proposta de mudana de atitude ante o sensvel levaria a uma mudana de epistemologia, e a mudana de epistemologia, por sua vez, levaria a filosofia de Descartes a substituir a filosofia de Aristteles nas escolas ao menos o que Descartes esperava.

8 O requisito de indubitabilidade No tocarei em diversos tpicos usuais das abordagens da dvida na Primeira meditao. No falarei sobre o engano dos sentidos, sobre a loucura, o sonho, o deus
Barbari. Santa Cruz do Sul, n. 26, jan./jun. 2007

183

enganador ou o demnio. Creio que j h boas e variadas exposies desses pontos, e tambm que mais importante, no momento, apresentar as teses sobre a condio de possibilidade da dvida metdica que apresentei acima. Mas gostaria de tocar em mais um tpico, a exigncia de indubitabilidade. Por que Descartes prope a exigncia de indubitabilidade na investigao da verdade? Para Descartes, a situao de busca do conhecimento pelo conhecimento diferente da situao da vida cotidiana. Bernard Williams (1996) chama tal situao de investigao pura. Na vida cotidiana a utilidade deve ser levada em conta, na busca da verdade no. Na situao de investigao pura as demandas da ao no interferem nos ditados da razo. Quando se est apenas a buscar a verdade, a indubitabilidade um objetivo apropriado (DESCARTES, 1983a, AT vi, p. 31), e o ctico pode ser visto como um interlocutor digno de ser ouvido e de ser respondido (LARMORE, 2006, p. 28). Mas, por que o objetivo da investigao pura deve ser apenas a indubitabilidade? Descartes no explica, como se a resposta fosse bvia no . Para Charles Larmore, ter como objetivo a indubitabilidade em geral pode ser ter dois objetivos distintos. Primeiro, adquirir verdades. Segundo, evitar falsidades. Para adquirir verdades basta crer em tudo, para evitar falsidades basta negar tudo. Adotar apenas uma dessas duas propostas irracional, de modo que elas precisam ser conjugadas de alguma maneira (LARMORE, 2006, p. 28). Os dois objetivos podem ser conjugados de diversas maneiras. Descartes d mais peso ao evitar a falsidade do que ao adquirir a verdade. Mas no preciso ser assim. Nossa cincia atual, por exemplo, d maior prioridade aquisio de verdades, ocupando-se com o evitar falsidades apenas quando h razes positivas para temer que falsidades sejam adquiridas por causa de distores nas condies normais (LARMORE, 2006, p. 28). Mas, havendo tais opes na conjugao dos objetivos, porque Descartes faz aquela que parece ser a pior escolha? Por que exigncias to estritas? Por que no permitir que se evite o falso apenas quando as condies normais no se do? A resposta que h mais em jogo, pois Descartes est questionando exatamente aquilo que os investigadores da poca tomam por condies normais. Lembrando, o normal para um aristotlico-tomista o conhecimento originar-se nos sentidos, e (antecipando, de certa forma, o antiindividualismo sobre o contedo mental) investigar a mente atravs da investigao das coisas s quais ela se aplica.

Barbari. Santa Cruz do Sul, n. 26, jan./jun. 2007

184

Mas Descartes apresenta argumentos para mostrar o contrrio, isto , que o conhecimento do mundo origina-se na anlise matemtica pela mente, e (estabelecendo algumas das bases para o individualismo em filosofia da mente) que a mente investigada isoladamente das coisas que esto fora da mente (LARMORE, 2006, p. 29). Assim, Descartes no pode aceitar que se duvide apenas quando no se do as condies normais, pois o normal de um cientista escolstico falho, segundo os argumentos de Descartes.3 Nas condies normais da poca, a compreenso da mente se d pela compreenso daquilo a que ela se aplica (Cf. ARISTOTE, 2000, cap. 2.4), e a matria estudada qualitativamente. Descartes, bem ao contrrio, toma a mente em isolado de tudo como ponto de partida, e toma a matemtica pura como cincia que d a conhecer a essncia dos corpos (Cf. DESCARTES, 1983b, Quinta meditao; DESCARTES, 1999, AT x, p. 377-378; LARMORE, 2006, p. 29). Eis porque ele precisa pedir a indubitabilidade como critrio da verdade, pois menos do que isso abriria espao para argumentos apoiados na cincia da poca, a qual Descartes via como insatisfatria do ponto de vista epistemolgico.4 ABOUT SOME CONDITIONS FOR THE DOUBT IN THE "FIRST MEDITATION" BY DESCARTES Abstract Descartes proposes, as attitude to that one who intends to do science, to put everything in doubt. As we will see, such proposal is limited to the plan or domain of the investigation of the truth, which is different from the plan or domain of the conduct of the life. Such restriction is fundamental for the possibility itself of the methodical doubt, and it makes the method of the doubt a resemblance of the scientists' usual critical positions in relation to the not justified speeches. Besides being made possible through the restriction to the domain of the scientific investigation, and being a type of critical posture, the method of the doubt is shown appropriated for the debate with the type of epistemological opponent that Descartes used to have in his time. Key-words: Descartes. Doubt. Method. Science. Use of the life. Epistemology.

Barbari. Santa Cruz do Sul, n. 26, jan./jun. 2007

185

Notas
Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). E-mail: cesarschirmer@gmail.com. 2 Como usual em estudos cientficos sobre a obra de Ren Descartes, as referncias aos seus textos sero feitas, salvo exceo, de acordo com a edio padro de Charles Adam e Paul Tannery (1996), abreviada como AT, seguida da indicao do volume das obras em algarismos romanos e da pgina do volume em algarismos arbicos. Por exemplo, AT vii, p. 37 remete pgina 37 do stimo volume das obras de Descartes editadas por Adam e Tannery. 3 Um dos grandes mritos do livro Contra o Mtodo, de Paul Feyerabend (1989), mostrar como Galileu precisou subverter o que se entendia por condies normais para que seus experimentos pudessem ser entendidos pelos seus contemporneos de formao escolstica. A situao epistemolgica de Descartes semelhante. 4 Agradeo ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico (CNPq) pelo suporte financeiro minha pesquisa de doutorado e aos participantes do Colquio UFRGS/UNISC de Filosofia, ocorrido nos dias 12 e 13 de abril de 2007, pela discusso dos temas aqui abordados.
1

Referncias ADAM, C.; TANNERY, P. (Eds.). Oeuvres de Descartes. 11 v. Paris: Vrin, 1996. ALQUI, Ferdinand (Ed.). Oeuvres philosophiques de Descartes II (1638-1642). Paris: Dunod, 1996. _____ (Ed.). Oeuvres philosophiques de Descartes I (1618-1637). Paris: Dunod, 1997. ARIEW, Roger. The Meditations and the Objections and Replies. In: GAUKROGER, Stephen (Ed.). The Blackwell guide to Descartes' Meditations. Malden (EUA) e Oxford: Blackwell Publishing, 2006. ARISTOTE. De l'me. Traduo de E. Barbotin. Paris: Gallimard, 2000. BEYSSADE, Jean-Marie. Avant-propos. In: BEYSSADE, J.-M.; MARION, J.-L. (Orgs.). Descartes: objecter et rpondre. 1. ed. Paris: PUF, 1994, p. vii-xi. _____. La philosophie premire de Descartes. Paris: Flammarion, 1979. BEYSSADE, Michelle. Descartess doctrine of freedom: differences between the french and latin texts of the Fourth Meditation. In: COTTINGHAM, John (Org.). Reason, will and sensation: studies in Descartess metaphysics. Oxford: Clarendon Press, 1994, p. 191-206. CARRIERO, John. Descartes and the autonomy of the human uniderstanding. New York e London: Garland, 1990. DESCARTES, Ren. Discurso do mtodo. In: CIVITA, Victor (Org.). Os pensadores:
Barbari. Santa Cruz do Sul, n. 26, jan./jun. 2007

186

Descartes. Traduo de J. Guinsburg e Bento Prado Jr. 3. ed. So Paulo: Abril Cultural, 1983a. _____. Meditaes. In: CIVITA, Victor (Org.). Os pensadores: Descartes. Traduo de J. Guinsburg e Bento Prado Jr. 3. ed. So Paulo: Abril Cultural, 1983b. _____. Objees e respostas. In: CIVITA, Victor (Org.). Os pensadores: Descartes. Traduo de J. Guinsburg e Bento Prado Jr. 3. ed. So Paulo: Abril Cultural, 1983c. _____. Regras para a orientao do esprito. Traduo de Maria Ermantina Galvo. So Paulo: Martins Fontes, 1999. _____. Meditaes metafsicas. Traduo de Homero Santiago (textos introdutrios) e Maria Ermantina Galvo (as seis meditaes). So Paulo: Martins Fontes, 2000. FARIA, Paulo. Investigao da Verdade e Uso da Vida. [S.l. : s.n. 199-]. FEYERABEND, Paul. Contra o mtodo. Traduo de Octanny S. da Mota e Leonidas Hegenberg. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1989. FRANKFURT, Harry. Dmons, rveurs et fous: la dfense de la raison dans les Mditations de Descartes. Traduo de Sylvain M. Luquet. Paris: PUF, 1989. GUEROULT, Martial. Descartes selon lordre des raisons I: lme et Dieu. Paris: Aubier, 1953. LARMORE, Charles. Descartes and skepticism. In: GAUKROGER, Stephen (Org.). The Blackwell guide to Descartes Meditations. Malden (EUA) e Oxford: Blackwell Publishing, 2006, p. 17-29. MARION, Jean-Luc. Le statut originairement responsorial des Meditationes. In: BEYSSADE, J.-M.; MARION, J.-L. (Orgs.). Descartes: objecter et rpondre. 1. ed. Paris: PUF, 1994, p. 3-19. NIETZSCHE, Friedrich. A gaia cincia. Traduo de Paulo Csar de Souza. So Paulo: Companhia das Letras, 2005. WILLIAMS, Bernard. Descartes: el proyecto de la investigacin pura. Madrid: Ctedra, 1996.

Barbari. Santa Cruz do Sul, n. 26, jan./jun. 2007

You might also like