You are on page 1of 3

CURSO A DISTNCIA MDULO III DIREITO COMERCIAL II - PROF.

SLVIO ANTNIO MARQUES

ACEITE o ato praticado pelo sacado da letra de cmbio, pelo qual concorda em cumprir a ordem que o sacador lhe dirigiu. Trata-se de ato cambial que depende exclusivamente da vontade do sacado, que no est obrigado a aceitar a ordem, ainda que seja devedor do sacador. O aceite efetivado com a assinatura da cambial no anverso (face), mas nada impede que seja aposto no verso, desde que devidamente identificado (por exemplo, o sacado escreve aceito pagar e assina). A recusa do aceite lcita, mas se a dvida realmente existir estar automtica e antecipadamente vencida, se no coincidir com a data do vencimento convencional ( vista). O tomador (beneficirio) pode protestar o ttulo e cobrar o valor do sacador, que passa a ser coobrigado do ttulo em razo da recusa. O ato pelo qual o beneficirio (ou detentor em nome deste) submete o ttulo a aceite ao sacado chamado de apresentao. ESPCIES DE ACEITE O aceite pode ser total ou parcial. Considera-se total o aceite quando o sacado concorda em pagar o valor constante no ttulo, sendo, portanto, o aceite comum, e parcial (ou qualificado) quando o sacado no concorda com algum aspecto do ttulo. H dois tipos de aceite parcial: o limitativo, pelo qual o sacado concorda em pagar uma parte do valor do ttulo (por exemplo, ttulo de R$ 100.000,00 e o sacado somente concorda em pagar R$ 80.000,00), responsabilizando-se pelo que aceitou; e modificativo, pelo qual o sacado altera as condies do ttulo (local e data do vencimento, por exemplo). Nos dois casos ocorre o vencimento antecipado do ttulo, sendo que no aceite limitativo o beneficirio pode: I. cobrar na data da recusa parcial tudo do sacador, que cobrar do aceitante, no vencimento; II. cobrar na data da recusa do aceite uma parte do sacador e outra do aceitante; III. cobrar, no dia do vencimento, uma parte do sacador e o restante do aceitante. Se o sacado no aceitar, o ttulo tambm se vence antecipadamente. CLUSULA NO-ACEITVEL a clusula que o sacador pode inserir na crtula para que o tomador (beneficirio) no a apresente ao sacado, antes do vencimento do ttulo. Com essa clusula, portanto, no h vencimento antecipado da letra de cmbio (art. 22 da LUG).

CURSO A DISTNCIA MDULO III DIREITO COMERCIAL II - PROF. SLVIO ANTNIO MARQUES

CANCELAMENTO DO ACEITE Aps aceitar a letra de cmbio, o aceitante (sacado) pode, antes de devolv-la ao tomador, riscar seu aceite. Neste caso, aps a devoluo do ttulo ao tomador ou ao seu representante, ocorrer o vencimento antecipado do ttulo (art. 29 da LUG). PRAZOS DE APRESENTAO PARA O ACEITE O ttulo deve ser apresentado para aceite conforme o vencimento, que pode ser vista ou a prazo. Assim, devem ser obedecidos os seguintes prazos (arts. 21/23 da LUG): I. vista - a letra de cmbio paga sem qualquer prazo, ou seja, contraapresentao. Neste caso no necessrio o efetivo aceite, pois o ttulo apresentado apenas para pagamento imediato ou em at um ano contado do saque. II. a certo termo da vista - aquela cambial que se vence a partir de um certo prazo que comea a ser contado do aceite (por exemplo, letra de cmbio vencvel aps 2 anos do aceite). Neste caso, o ttulo apresentado duas vezes: uma para aceite e outra para pagamento. O ttulo deve ser apresentado no prazo mximo de um ano, se no houver prazo menor ou maior estipulado pelo sacador, pois ao contrrio a cambial perder efeito como ttulo executivo (art. 34 da LUG). Nesse caso, no cabvel a clusula no aceitvel, pois se fosse possvel o ttulo no teria termo inicial de vencimento. III. a certo termo da data - aquela cambial que se vence em determinado termo a partir do saque. Neste caso, a apresentao da cambial dever ser feita at o vencimento. IV. a data certa - aquela que se vence numa data do calendrio e tambm deve ser apresentada at a data do vencimento. PRAZO DE RESPIRO O sacado pode pedir ao beneficirio que o ttulo lhe seja apresentado no dia seguinte, para que possa decidir quanto ao aceite ou, dependendo do caso, tambm sobre o pagamento (art. 24 da LUG). Neste caso, o prazo para eventual protesto passar a contar desta ltima data. RETENO INDEVIDA DO TTULO O ttulo no deve ser deixado com o devedor, pois este pode alegar que j efetuou o pagamento. Mas se o sacado retm indevidamente (antes de aceitar ou pagar, quando lhe apresentado), o tomador poder requerer ao juiz que decrete a sua priso administrativa (art. 885 do Cdigo de Processo Civil), pelo prazo mximo de 90 dias (art. 886). O devedor poder ser solto a qualquer tempo, se o ttulo for devolvido, for pago o seu valor, se no se iniciar a ao penal dentro do prazo legal (art. 305 do Cdigo Penal), quando o requerente desistir do pedido ou quando no for proferido julgamento dentro de 90 dias da execuo do mandado. QUESTES 1. O que aceite?

CURSO A DISTNCIA MDULO III DIREITO COMERCIAL II - PROF. SLVIO ANTNIO MARQUES

2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13.

Qual a distino entre criao e emisso da cambial? possvel a recusa do aceite? Qual a conseqncia desta recusa? Qual o efeito do aceite? Quais os dois tipos de aceite parcial? Quais os efeitos do aceite parcial? O que clusula no aceitvel? O que o cancelamento do aceite? O que letra de cmbio vista? O que letra de cmbio a certo termo da vista? O que letra de cmbio a certo termo de data? O que prazo de respiro? Qual a medida cabvel para a hiptese de o sacado reter indevidamente a letra de cmbio?

You might also like