You are on page 1of 15

Mdulo VI - Formas No-Violentas de Resoluo de Conflitos

ITS Brasil1 Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidncia da Repblica2

Primeiras Palavras
A minha alma est armada e apontada para a cara do sossego pois paz sem voz no paz medo (medo) s vezes eu falo com a vida s vezes ela quem diz qual a paz que eu no quero conservar para tentar ser feliz
(O Rappa, Minha alma: a paz que eu no quero)

Orientaes gerais
A partir deste mdulo, vamos nos debruar sobre as formas de enfrentar as diversas violaes, abordando alguns processos de interveno pacfica na resoluo de conflitos e, na prtica, como voc pode se tornar um mediador de conflitos em sua comunidade. Antes de falarmos da mediao propriamente dita, apresentaremos breve panorama das diversas formas no-violentas de enfrentar os conflitos, seguido de estudo das principais estratgias e processos envolvidos. Assim, espera-se que esta metodologia ajude-nos a romper certas resistncias culturais tpicas de um imaginrio coletivo forjado nos princpios da disputa, rivalidade e uso abusivo do poder; que possa ser til na reduo da violncia e na soluo pacfica dos conflitos. Bom trabalho!

1 Babette Mendoza, Drio Ferreira Sousa Neto, Edison Lus dos Santos, Edna de Souza Rocha, Eliane Costa Santos (Liu Onawale), Irma Passoni, Jesus Carlos Delgado Garcia, Lvia Cruz, Marcelo Elias de Oliveira, Marcio Kameoka, Roberto Maurcio Genofre e Daniel Siebel (colaborador). 2 Paulo Vannuchi, Perly Cipriano, Erasto Fortes Mendona, Adeyde Maria Viana, Marina Kumon.

http://cursos.educacaoadistancia.org.br/

1. Conflitos
o conflito em si s potencialmente transformativo: ou seja, a argcia oferece aos indivduos a oportunidade de desenvolver e integrar suas capacidades de fora individual e empatia pelos outros. (FOLGER & BUSH, 1999, p. 85)

J discorremos nos primeiros mdulos sobre o que conflito e tambm mencionamos algumas formas no-violentas de enfrent-los. S para lembrar: O conflito parte da condio humana: no sempre bom ou sempre ruim. Mas todo conflito traz consigo a possibilidade de mudana e transformao; no importa que seja para duas pessoas, uma comunidade ou vrios pases. Se as mudanas sero para melhor ou para pior, isso depender naturalmente da forma como sero encarados os conflitos e, principalmente, de que modo sero resolvidos.

1.1. Formas de encarar conflitos3


Em um dilogo no h a tentativa de fazer prevalecer um ponto de vista particular, mas a de ampliar a compreenso de todos os envolvidos. (David Bohm)

Cada pessoa encara o conflito do seu prprio jeito: depende da maneira como foi educada, do que est acontecendo sua volta, do que est em jogo e at do seu humor. Ou seja, frente ao mesmo problema, cada pessoa pode reagir de muitas maneiras diferentes, de acordo com o seu ponto de vista. Para entender e mediar conflitos, preciso atentar para os diferentes modos de agir, fazendo com que as pessoas envolvidas experimentem sempre se colocar no lugar do outro. Antes de abordar os diferentes modos de agir diante dos conflitos, vamos expor algumas das reaes que as pessoas costumam apresentar quando encaram algum tipo de conflito. Veja a seguir, se voc se identifica com alguma dessas reaes:

3 Texto adaptado da obra: VV.AA. Guia de mediao popular, Salvador: Juspopuli, 2007.

http://cursos.educacaoadistancia.org.br/

EVITAO
Este tipo de atitude prprio das pessoas que procuram evitar o conflito. Diante de uma situao de conflito, o ato de evit-lo pode ter efeitos positivos ou negativos. O efeito negativo quando o ato de evitar vem acompanhado da desesperana diante da situao que se coloca. Estas pessoas dizem: Isso no tem jeito mesmo!; O que no tem remdio, remediado est!; Deus d o frio conforme o cobertor!. o que chamamos, no mdulo 2, de passividade. S para exercitar a memria, pare e pense: quantas vezes, durante o perodo eleitoral, voc no ouve as pessoas dizerem: Vou votar em qualquer um, pois no vai mudar nada mesmo.... Essa uma atitude negativa de no enfretamento dos problemas sociais; de desdm quanto ao destino poltico do pas. Uma justificativa passiva diante do conflito. H casos em que a evitao produz algum efeito positivo. Isso acontece quando aguardamos o momento certo para o dilogo, evitando violncias que ofeream risco s pessoas envolvidas. Nesse caso, no aceitamos situao injusta, mas estrategicamente procuramos preservar as pessoas esperando ocasio mais favorvel para lutar pelos nossos interesses; um momento mais tranquilo para tentar mudar a situao. Isso acontece, por exemplo, quando o marido chega alcoolizado em casa (altas horas da noite) e sua mulher, mesmo insatisfeita, espera inteligentemente o dia seguinte (quando ele estar sbrio) para queixar-se, mudar a situao e exigir que o fato no se repita. Nessa situao ela no se acomodou, no evitou encarar o problema, aguardou o outro dia para enfrent-lo.

COMPETIO

Essa a atitude dos que sempre buscam a vitria a qualquer custo. Neste modo de resposta, a lgica a de que sempre existe um ganhador e um perdedor. Funciona um pouco na base do tudo ou nada. Infelizmente, a lgica do vencedor/perdedor muito forte na sociedade atual, especialmente quando se fala em acesso e permanncia no mercado de trabalho. Estamos cientes de que o emprego/desemprego um problema coletivo social, porm a competio faz com que as pessoas pensem nisso apenas de forma individual, seja atribuindo mrito a si mesmo (vencedor), seja assimilando a incompetncia (perdedor).

http://cursos.educacaoadistancia.org.br/

Tais posturas acabam minimizando a dimenso dos problemas sociais, polticos e econmicos do pas. bom lembrar: a realidade social no funciona simplesmente segundo a lgica da competio; ora, para quem se encontra desempregado (dito perdedor), os problemas continuaro persistindo, na medida em que as suas necessidades, bem como suas escassas perspectivas de vida ainda dependem, direta ou indiretamente, da sociedade na qual est inserido.

COMPROMISSO
A lgica deste modo consiste em firmar compromissos a fim de que, ao se perder alguma coisa, ganhe-se outra em troca. muito comum nas questes que envolvem negociaes de greves e ocupaes de terrenos.

COLABORAO

Neste modo de agir, o princpio que o governa a cooperao entre as pessoas. No responde lgica de vencedor/vencido, mas sim lgica cooperativa em que todos so ganhadores, pois no h um nico ganhador, muito menos um nico perdedor. Adotando este tipo de postura, todos ganham: essa a lgica mais prxima da sociedade ideal, a lgica da mediao de conflitos. H uma parbola que exemplifica muito bem isso: o episdio refere-se a uma modalidade esportiva de para-olimpadas na qual os cadeirantes participavam de uma corrida; a certa altura, uma das crianas tombou com sua cadeira e caiu, os outros atletas retornaram para socorr-la, levantaram-na, e continuaram juntos at o final da corrida...

Pausa para reflexo...


Quando voc se depara com um problema, qual a primeira atitude que costuma tomar? Geralmente o resultado costuma ser positivo? Voc acha que poderia agir de outra maneira? s vezes, a falta de reflexo e de tranquilidade faz com que tomemos atitudes precipitadas, das quais nos arrependeremos depois.

http://cursos.educacaoadistancia.org.br/

2. Anlise dos conflitos


Para enfrentar um conflito, no basta uma atitude, seja colaborao ou evitao. Antes de tudo, precisamos entender o que est em jogo, quais so as posies das pessoas envolvidas e por que elas no conseguem resolver seus conflitos sem ajuda. Portanto, a anlise do conflito o primeiro passo para sua compreenso e, em seguida, para sua soluo. Assim, juzes, promotores, advogados, delegados, mediadores, enfim todos aqueles que lidam com situaes de conflitos entre partes tm a obrigao de analis-los de modo sistemtico e neutro (sem envolvimento ou paixo), seja para aplicar a lei com justia como o caso de juzes, promotores e delegados , seja para ajudar a solucion-los. A anlise do conflito ajudar a escolher o melhor caminho para tratar os pontos mais sensveis do conflito. Quando separamos as pessoas dos problemas e dos processos, fica mais fcil visualizar o conflito e buscar solues. A seguir, separamos os elementos dos conflitos, e colocamos algumas perguntas bsicas para nos ajudar a identificar esses conflitos: Pessoas: Quem est envolvido no conflito? Existem outras pessoas que tambm tenham interesse? H algum que possa ajudar na sua soluo? H algum que possa interferir positivamente? Quem tem capacidade para tomar as decises? Problema: Qual o motivo do conflito? Quais so os objetos da controvrsia? Quais temas so negociveis? Que postura adotaram as partes? O que querem? O que pedem? Por que importante o que pedem? Para que necessitam o que pedem? Que benefcios obteriam com o que pedem? O que mais os preocupa na situao? Processo: Em que fase se encontra o conflito? Houve alguma tentativa de soluo? Como se comunicam as partes? Como se desenvolve o processo de comunicao? Quem tem mais poder nesse tema ou na relao? Em que se baseia esse poder? Que interesse de soluo tm as partes? Qual o seu verdadeiro objetivo acerca do conflito?

http://cursos.educacaoadistancia.org.br/

Vamos dar alguns exemplos de problemas. Alguns deles so objetivos, envolvem uma questo concreta, como um pedido de penso alimentcia ou aumento de salrio, ou a diviso de bens durante a separao de um casal. Por outro lado, os problemas tambm podem ser subjetivos, ou seja, podem afetar os sentimentos das pessoas envolvidas no conflito. Exemplos comuns so a honra, a dignidade e o reconhecimento profissional das pessoas. fundamental que as pessoas envolvidas no conflito entendam o outro lado do problema e, na medida do possvel, tentem se colocar no lugar do outro. Ou seja, elas precisam ver o que desejam as pessoas do outro lado. Assim, elas comeam a reconhecer o conflito; conforme j dissemos antes, este o primeiro passo para uma soluo pacfica dos problemas.

3. Estratgias no-violentas
Ao falarmos de solues no-violentas para os conflitos, bom lembrar que estamos nos referindo a solues fora do mbito da Justia so mais conhecidas como solues extrajudiciais. Estas alternativas tm algumas vantagens em comparao com o sistema judicirio, especialmente duas: em geral, so mais rpidas e mais baratas. Alm disso, as decises da Justia so impostas e, s vezes, no agradam a ningum. J falamos sobre no-violncia no mdulo 2. A resoluo no-violenta de conflitos no simplesmente ignorar o conflito, fugindo do confronto. Para resolvlo de uma forma no-violenta, no necessrio desistir do seu direito e ser submisso, nem deixar de expressar os seus sentimentos e opinies. O objetivo da soluo no-violenta a transformao das pessoas (na maioria dos casos, so comumente tratadas como peas ou objetos) em protagonistas da sua prpria histria. Assim, elas podem participar ativamente na soluo do conflito. No um jogo de vencedor-perdedor, mas sim um esquema vitria-vitria ou ganha-ganha, pois nesse caso no h um perdedor: todos podero ser ganhadores. O problema que desde a infncia aprendemos a lgica da competio, segundo a qual sempre tem que haver um ganhador e um perdedor. O objetivo vencer o adversrio, e para muitas pessoas vale de tudo para conquistar a vitria na batalha cotidiana. Essa a lgica da competio, que falamos antes.

http://cursos.educacaoadistancia.org.br/

Outro hbito comum o de certas pessoas que, diante do conflito, preferem recorrer ajuda de quem desfruta de maior influncia, a exemplo dos lderes, do pai, da me, professor, professora; enfim, apelam quelas pessoas que habitualmente associamos aos nossos heris e heronas e supostamente estariam aptas a resolver o conflito em nosso favor. Essas tradies so perigosas por dois motivos: em primeiro lugar, os heris resolvem algo que nosso, nos tornando pessoas despreparadas para enfrentar as dificuldades dirias. Em segundo lugar, essa forma de ao dos heris acaba por reforar a lgica de que precisam existir vencedores e perdedores nos conflitos o que, como estamos discutindo, no sempre o caso. diferente de chamar o pai ou o lder para mediar um conflito: nesse caso, eles no resolvem o problema, mas ajudam as pessoas a voltar a dialogar e a procurar uma soluo.

3.1. Elementos do processo no-violento


A caracterstica fundamental da soluo no-violenta do conflito est no poder de comunicao entre as partes envolvidas. Atravs de um dilogo franco, elas podem chegar a um consenso. A seguir, vejamos quais so os passos para atingi-lo: a) a possibilidade de cada parte expor seus sentimentos atravs de frases tipo: eu sinto isso; b) uma avaliao racional do processo atravs de frases tipo: Eu penso que isso a melhor opo por causa daquilo ou Eu penso que isso no a melhor opo por causa daquilo; c) a vontade de buscar solues para o conflito. Existem muitos casos, em que no resta alternativa seno a de procurar a Lei. Nesses momentos, devemos buscar um advogado ou um escritrio de assistncia jurdica que possam ajudar a exigir nossos direitos atravs de um processo judicial. Porm, antes de chegar a esse ponto, podemos buscar outras formas de soluo, que muitas vezes so mais baratas e muito mais rpidas do que o sistema tradicional de Justia.

http://cursos.educacaoadistancia.org.br/

Vale a pena lembrar, entretanto, que nem sempre devemos procurar solues extrajudiciais. Para conflitos que envolvam crimes, devemos recorrer justia. Depois de conhecer o conflito, preciso decidir de que forma vamos tentar solucion-lo. A seguir listamos algumas das formas mais comuns de encarar conflitos. Voc vai perceber que algumas delas j fazem parte do seu dia-a-dia: NO-COOPERAO

Significa no colaborar com ordens injustas. uma atitude de resistncia que, s vezes, difcil de seguir, pois sempre sofremos muita presso para colaborar com situaes ruins. Um exemplo histrico de no-cooperao econmica foi o movimento dos negros de Montgomery, Estados Unidos, em 1956. Por 382 dias os negros recusaram-se a andar de nibus, at conseguir a revogao das leis discriminatrias que os obrigavam a ceder lugar para os brancos. INTERVENO NO-VIOLENTA

Trata-se de intervir em alguma situao, porm de forma no-violenta. Fala-se de cinco categorias de mtodos de interveno no-violenta: psicolgica, fsica, social, econmica e poltica. Um exemplo de interveno psicolgica o jejum feito por Gandhi a fim de cessar a violncia que estourava entre hindus e muulmanos nos territrios que formam a ndia e o Paquisto, no final dos anos 40. A disputa pela regio da Caxemira (norte da ndia), que continua at hoje, surgiu nesta poca. Na linha de interveno fsica, pode-se lembrar o grupo de antisegregacionistas de Martin Luther King, que ocupou os meios de transporte durante os anos de 1955 e 1956, impedindo que os brancos tomassem seu lugar (foi uma alternativa ao movimento de Montgomery, citado acima, mas com o mesmo objetivo). No Brasil, muitos grupos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) utilizam a ocupao no-violenta como forma de levar adiante sua luta pela reforma agrria. DIVULGAO DAS LUTAS PELA PAZ

Esta uma estratgia complementar, ou seja, que todos podem utilizar alm daquelas mais concretas do seu dia-a-dia. Trata-se de tornar pblico o que se faz para o maior envolvimento e mobilizao das pessoas na luta pela paz. A meta

http://cursos.educacaoadistancia.org.br/

comunicar-se com o pblico, influenciar, despertar a ateno e dar publicidade ao problema em questo. Contribuir para a construo e formao de uma opinio pblica em favor da paz. Podem ser utilizados vrios meios: declaraes formais, comunicaes com audincia significativa, representaes de grupos, atos pblicos simblicos, presso sobre indivduos, peas teatrais e shows, caminhadas, homenagem aos mortos, assembleias pblicas e outros. Nesse conjunto, destacamse dois instrumentos importantes no processo de educao para a paz: as manifestaes e as campanhas.

3.2. Alternativas para soluo de conflitos


Aps estudarmos as formas mais comuns de encarar os conflitos, vamos nos deter em algumas alternativas possveis para a resoluo de conflitos de modo extrajudicial.

NEGOCIAO
o procedimento mais comum e natural para a soluo de conflitos. Todos ns vivemos negociando, e sempre ser a primeira tentativa para os envolvidos chegarem a um acordo. importante ressaltar que, na negociao, no existe a participao de uma terceira pessoa neutra. Apenas aqueles envolvidos buscam a soluo por eles mesmos, atravs da conversa. As mesas de negociao que ocorrem durante as greves so bons exemplos: as partes envolvidas, trabalhadores de um lado e empresrios de outro, se renem e procuram uma soluo que satisfaa os dois lados. A seguir, apresentamos sugestes para um processo de negociao que pode ser utilizado especialmente nos conflitos comunitrios. Caractersticas da negociao

As pessoas ou grupos tentam chegar a uma soluo aceitvel para os que esto envolvidos no conflito atravs de um encontro direto, no qual fazem uma reflexo e tomam decises juntos. No uma ocasio para impor um ponto de vista, mas para conversar e chegar a uma nova concluso. Para isso acontecer, necessrio observar algumas condies:

http://cursos.educacaoadistancia.org.br/

a) b) c) d) e)

Que as partes realmente queiram encontrar uma soluo boa e aceitvel para todos; Que as pessoas possam desabafar e manifestar os sentimentos de raiva ou desagrado, mas sem ofender ou prejudicar o outro; Que todos escutem o que os outros tm a dizer; Que todos se esforcem para entender o ponto de vista da outra parte; Que todos respeitem as necessidades do outro. Tcnica para desabafar: vitria/vitria

A fase de desabafo uma das mais difceis da forma no-violenta de encarar conflitos. Abaixo, seguem algumas tcnicas da chamada diretrizes vitria/vitria, que podem nos ajudar a trabalhar o momento de desabafar e a expressar os sentimentos dos envolvidos no conflito: a) b) Tome algum tempo para esfriar a cabea, se necessrio. Descubra maneiras diferentes de mostrar que est zangado. Cada pessoa expe seus sentimentos e a forma como v o problema, usando as MENSAGENS EU. Por exemplo: eu me sinto ofendido por causa disso, ou eu no gostei daquilo. Sem acusao, sem falar mal e sem interromper. Evite as frases do tipo Voc fez isso ou aquilo. c) d) e) Cada pessoa procura explicar o problema do ponto de vista do outro. Cada pessoa diz de que maneira ela prpria responsvel pelo problema. Faa uma sesso de tempestade de ideias para levantar as solues possveis e tente identificar aquela que satisfaa a todos uma soluo Vitria/Vitria. f) Aponte as qualidades de seu amigo/parceiro. O processo de negociao

Aqui descrevemos com mais detalhes como o processo de negociao pode ser realizado por etapas. Estes passos podem ser teis em qualquer processo:

http://cursos.educacaoadistancia.org.br/

10

a) b)

Os participantes escrevem uma lista dos pontos a serem discutidos. Os participantes definem suas regras para o encontro de negociao. Podem ser regras simples, como: cada parte escutar, sem interromper, enquanto a outra parte apresenta sua verso; cada parte far um resumo da verso de outra parte, at que ambas fiquem satisfeitas. Ento, comear a discusso.

c) d)

Os participantes fazem uma rodada de falas. Faz-se uma lista com os pontos com os quais todos concordam. Obs.: comear pelos pontos de concordncia pode ajudar a reduzir a tenso dos desacordos.

e)

A seguir, elabora-se uma lista com os pontos de desacordo. A descrio deve ser simples e precisa, evitando acusaes e frases de efeito sobre as discordncias.

f) g)

Os participantes apresentam possveis solues e vo comentando as ideias uns dos outros, uma de cada vez. A partir dessa discusso, os participantes decidem por uma soluo que seja aceitvel para todos: quem far (ou no far) o que, quando, aonde...

h)

Escreve-se tudo, descrevendo a soluo escolhida, quais suas vantagens e qual o papel de cada um dos participantes. DIFERENA ENTRE NEGOCIAO E MEDIAO

A diferena bsica entre estes dois mtodos alternativos para a soluo de conflitos, que na negociao no h a participao de um terceiro, as pessoas envolvidas buscam, por elas mesmas, a soluo do conflito (autocomposio). J na mediao necessria participao de um terceiro que no tem o poder de deciso, mas, orienta os mediados para a soluo do conflito.

http://cursos.educacaoadistancia.org.br/

11

ARBITRAGEM
Este um procedimento onde as partes escolhem um rbitro para resolver o problema. Ao contrrio da mediao e da conciliao, o rbitro quem tem o poder de deciso e no as pessoas envolvidas no conflito. uma deciso que tem o mesmo valor de uma sentena judicial. A arbitragem tambm utilizada no sistema judicial, at por ser muito semelhante aos procedimentos jurdicos. A arbitragem estabelecida pela lei federal 9.307/96, e os conflitos resolvidos desse modo so, em geral, os de carter patrimonial.

DIFERENA ENTRE ARBITRAGEM E MEDIAO Arbitragem e Mediao so processos parecidos que buscam resolver conflitos fora do Poder Judicirio (extrajudicialmente). Geralmente, tentase fazer a mediao antes de apelar para a arbitragem. Quando a mediao no d resultado, mas ainda desejamos resolver o conflito de forma extrajudicial, podemos usar a arbitragem, que j um processo um pouco mais formal, parecido com a Justia. O rbitro trabalha de forma semelhante de um juiz, e a sua deciso deve ser respeitada como tal. bem diferente da mediao, situao em que o mediador no decide nada: ele apenas ajuda as pessoas a chegarem a uma deciso conjunta.

CONCILIAO
uma forma de resolver as desavenas onde sempre haver o consenso entre as partes envolvidas. A conciliao pode ser tanto judicial quanto extrajudicial e quando extrajudicial, a conciliao funciona de maneira muito parecida com a mediao. Porm, a principal diferena que a pessoa que conduz o processo, que deve ser sempre imparcial e neutra, pode manifestar sua opinio e apontar solues para o conflito. Como veremos mais frente, o mediador deve evitar colocar opinies e sugestes pessoais. Existe muito em comum entre mediao e conciliao, portanto os dois processos muitas vezes se combinam e at se confundem.

http://cursos.educacaoadistancia.org.br/

12

VEJA A DEFINIO DE CONCILIAO DO MOVIMENTO PELA CONCILIAO:


um meio alternativo de resoluo de conflitos em que as partes confiam a uma terceira pessoa (neutra), o conciliador, a funo de aproxim-las e orient-las na construo de um acordo. O conciliador uma pessoa da sociedade que atua, de forma voluntria e aps treinamento especfico, como facilitador do acordo entre os envolvidos, criando um contexto propcio ao entendimento mtuo, aproximao de interesses e harmonizao das relaes. Conforme o momento em que for feito o acordo, a conciliao pode se dar na forma processual, quando a lide j est instaurada, ou pr-processual, tambm denominada informal, quando os conflitos ainda no foram jurisdicionalizados. No caso da conciliao judicial, o procedimento iniciado pelo magistrado ou por requerimento da parte, com a designao de audincia e a intimao das partes para o comparecimento. Na conciliao pr-processual, a parte comparece unidade do Poder Judicirio apta a atend-la no caso, as unidades de conciliao j instaladas ou os Juizados Especiais -, que marca uma sesso na qual a outra parte convidada a comparecer. Na efetivao do acordo, o termo da audincia se transforma em ttulo judicial. Na falta de acordo, dado o encaminhamento para o ingresso em juzo pelas vias normais. A Justia de Conciliao favorece o processo de paz social ao fomentar a cultura do dilogo e tornar a Justia mais efetiva e gil, com a reduo do nmero de conflitos litigiosos e do tempo para a anlise dos processos judiciais. Atualmente, a taxa de conciliao do pas ainda baixa, entre 30% e 35%, enquanto nos pases desenvolvidos esse ndice chega a 70%. Para reverter essa situao, o Conselho Nacional de Justia (CNJ) lanou no dia 23 de agosto de 2006 o Movimento pela Conciliao, que pretende difundir uma nova cultura no pas para a resoluo de conflitos. A implantao do projeto no depende de aprovao de nenhuma lei nem de investimentos financeiros, j que ele utiliza a estrutura administrativa do Judicirio.
Saiba mais: http://www.cnj.jus.br/images/stories/movimento_conciliacao/artigos_textos/artigo_02.pdf

DIFERENA ENTRE MEDIAO E CONCILIAO Na mediao, os mediadores, diferente dos rbitros e dos juzes, no do sugestes de como as partes podem resolver os conflitos. Eles apenas facilitam a comunicao, sem induzir as partes para um acordo. Na conciliao, o conciliador prope possveis solues para o conflito e as partes aceitam se quiserem. Isso quer dizer no uma soluo impositiva, e sim a opinio de uma pessoa de fora, neutra, porm bem informada, diante da situao conflituosa.

http://cursos.educacaoadistancia.org.br/

13

MEDIAO
A mediao uma alternativa para a resoluo de conflitos em que as pessoas envolvidas buscam atingir seus interesses e suas necessidades. um procedimento voluntrio e envolve a participao de um terceiro imparcial que coordena o processo, estimulando as partes envolvidas por intermdio do dilogo.
Quando algum nos escuta com ateno, abstendo-se de julgamentos, crticas e opinies, pode despertar em ns algo surpreendentemente novo, capaz de transformar uma situao aparentemente impossvel numa nova possibilidade, despertando nossa disposio e coragem de negociar possveis interesses e necessidades.4

Desse modo, o processo de mediao deve estimular a reflexo, criar espao para uma maior conscincia de si mesmo e ampliar a conscincia a respeito das necessidades e pontos de vista do outro.5 Deve garantir que a deliberao quanto ao interesse de cada indivduo seja protagonizada por ele mesmo, atribuindo-lhe um sentido de compromisso e autodeterminao em relao ao prprio destino, e agindo como sujeito de sua prpria histria. Este o foco de nosso curso. Oportunamente, ser retomado nos prximos mdulos.

SAIBA MAIS
Vale dizer que h outros meios extrajudiciais de enfrentar conflitos, como o medarb, a arb-med, a facilitao e avaliao neutra de terceiros. So mtodos pouco utilizados no Brasil. Saiba mais sobre formas alternativas de resolver conflitos:
http://www.observaconflitos.ippur.ufrj.br/novo/analises/HenriAcselradResolu%C3%A7%C3%A3onegociadadeconflitos.pdf

SOBRE ARBITRAGEM: CBAr Comit Brasileiro de Arbitragem: www.cbar.org.br Centro Brasileiro de Mediao e Arbitragem: http://cbma.com.br SOBRE CONCILIAO: Conselho Nacional de Justia - artigos
http://www.cnj.jus.br/index.php?Itemid=973&id=7932&option=com_content&view=article

4 MUSZKAT, M. E. Guia prtico de mediao de conflitos: em famlias e organizaes. So Paulo: Summus, 2005, p. 93. 5 Idem, ibidem, p. 75-76.

http://cursos.educacaoadistancia.org.br/

14

Referncias bibliogrficas
BARBOSA, guida A. Relao de respeito. In: Boletim IBDFAM, n. 38, ano 6, p. 7, maio-jun. 2006. BREITMAN, Stella; PORTO, Alice C. Mediao familiar: uma interveno em busca da paz. Porto Alegre: Criao Humana, 2001. FOLGER, Joseph P. & BUSH, Robert A. A mediao transformativa e interveno de terceiros: as marcas registradas de um profissional transformador. In: SCHNITMAN, Dora Fried; LITTLEJOHN, Stephen. (Org.) Novos paradigmas em mediao. Porto Alegre: ArtMed, 1999. MUSZKAT, Malvina Ester. Guia prtico de mediao de conflitos: em famlias e organizaes. So Paulo: Summus Editorial, 2005. _____. (Org.) Mediao de conflitos: pacificando e prevenindo a violncia. 2 edio. So Paulo: Summus Editorial, 2003. NASCIMENTO, Andr Luis Nascimento; LEONELLI, Margaret; AMORIM, Simone; LEONELLI, Vera. Guia de mediao popular. Salvador: Juspopuli, 2007. SALES, Llia Maia de Morais. Justia e mediao de conflitos. Belo Horizonte: Del Rey, 2003. SAMPAIO, Lia Regina Castaldi; NETO, Adolfo Braga. O que mediao de conflitos. So Paulo: Brasiliense, 2007 (Col. Primeiros passos, n. 325). SEIDEL, Daniel. (Org.) Mediao de conflitos: a soluo de muitos problemas pode estar em suas mos. Braslia: Vida e Juventude, 2007. SIX, Jean-Franois. Dinmica da mediao. Trad. guida Arruda Barbosa, Eliana Riberti Nazareth, Giselle Groeninga. Belo Horizonte: Del Rey, 2001.

http://cursos.educacaoadistancia.org.br/

15

You might also like