You are on page 1of 8

Artigo Original

Cinergis ISSN 1519-2512

AVALIAO DA EFICCIA DA GINSTICA LABORAL VALUATION OF EFFICACY ON LABOR GYNMASTICS Marcos Gonalves Maciel1 RESUMO O presente trabalho investigou a eficcia de um programa de Ginstica Laboral como meio de promoo da sade. Os resultados mostraram que o programa alcanou os objetivos propostos, como a melhoria do bem-estar geral, do clima organizacional, aumentou a disposio dos colaboradores para trabalhar, reduziu o stress e as queixas de dores musculares, dentre outros benefcios. Em virtude dos resultados demonstrados aconselha-se que as empresas adotem programas de exerccios fsicos para melhorar a qualidade de vida de seus funcionrios. Palavras chaves: ginstica laboral, qualidade de vida, promoo da sade, trabalho. ABSTRACT The present study searched the effects of a program in laboral gymnastics with workers, in order to achieve the promotion of health. The results showed the program reached its objectives, as the improvement of health, of work surrounding, increase on determination to work, decrease the stress and the complaints body pain, etc. In virtue of results showed, it is advisable the organizations adopt programs of physical activity to improve quality of live of their workers. Keywords: laboral gymnastics, quality of life, health promotion, labor.

Graduado em Educao Fsica pela Escola de Educao Fsica, Fisioterapia e Terapia Ocupacional UFMG. Especialista em treinamento esportivo pela Escola de Educao Fsica, Fisioterapia e Terapia Ocupacional UFMG.
Cinergis, V. 7, p. 113-122, 2006

113

Artigo Original 1 INTRODUO

Cinergis ISSN 1519-2512

O mundo do trabalho sofreu profundas modificaes desde o incio da sociedade moderna, passando de tarefas artesanais e familiares, para a mecanizao e automatizao principalmente em grandes organizaes. Assim, o ser humano teve que se adaptar ao novo ritmo e estilo de vida que as empresas lhe impunham, deixando de ter uma vida pacata e autnoma por uma agitada e antinatural, sujeitando-se s novas exigncias do mercado. A respeito do trabalho moderno, Faria Junior (1990, p.105) declara que,
O ser humano passa a metade de sua vida ativa trabalhando em condies que no lhe permitem desenvolver-se, nem psicologicamente, nem fisicamente, lcito reconhecer os efeitos nefastos que da advm. Analisando-se o trabalho moderno, observa-se que na maior parte das vezes ele est preocupado unicamente em obter uma maior produtividade, sem considerar as necessidades, as possibilidades e as limitaes do ser humano.

Como forma de compensar esse desgaste proporcionado pelo trabalho que j vem acontecendo h dcadas e aumentar a produtividade, as empresas comearam a partir da metade da dcada de 80 a investir em aes que promovam a sade e a qualidade de vida no trabalho. Segundo Aguiar (2000) no mundo mais de 20 mil empresas desenvolve alguma ao com esse objetivo. Dentre essas aes podemos citar as correes ergonmicas, medidas para melhorar o relacionamento interpessoal entre os colaboradores para reduzir os conflitos pessoais que podem desencadear, por exemplo, o stress, a depresso, o isolamento social -, programas de preveno de acidentes de trabalho, uma alimentao mais adequada, planos de sade, programas de incentivo de mudana de um estilo de vida inadequado para um mais saudvel controle do peso corporal e dos riscos cardiovasculares, reduo do tabagismo e etilismo e do sedentarismo -, dentre outras aes. Um dos meios adotados pelas empresas como promoo da sade a ginstica laboral (GL). Esta tem sido objeto de estudo em muitas pesquisas nos ltimos anos no pas (BATTISTI, GUIMARES, SIMAS; 2005; POHL, 2003; LIMA, 2003; BERGAMASCHI, DEUTSCH, FERREIRA, 2002; MARTINS, DUARTE, 2000; BARRETO, BARBOSA - BRANCO 2000; PIMENTEL, 1999) e tem obtido resultados favorveis, comprovando ser um instrumento importante na preveno de doenas osteomusculoligamentares, do stress e da melhoria da qualidade de vida no trabalho, dentre outros benefcios alcanados. Para Reis (1999) a GL busca a melhoria da qualidade de vida, considerando que essa atividade tem trabalhado as relaes interpessoais, incentivando a incluso de novos valores e hbitos de sade e preveno de doenas ocupacionais, e mobilizando a participao coletiva dos vrios nveis hierrquico da empresa, proporcionando momentos de sorrisos e brincadeiras. Segundo a literatura a GL tem como meta primordial o aspecto funcionalista, ou seja, compensar o trabalho realizado nas tarefas profissionais, como as posturas incorretas e cansativas - com ou sem repetitividade e uso de fora - adotada pelos colaboradores durante a maior parte de do expediente. Ladeira (2002) declara que a ginstica deve ser planejada a partir da anlise da organizao do trabalho e das condies biopsicossocial dos trabalhadores; pois, essas situaes podem desencadear dores musculares, problemas de m circulao, tenses musculares e psicolgicas etc. Para Reis (1999) durante o desempenho das atividades profissionais h um desgaste orgnico e um dispndio de energia fsica, emocional e mental do trabalhador, Cinergis, V. 7, p. 113-122, 2006 114

Artigo Original

Cinergis ISSN 1519-2512

em maior ou menor escala. Assim sendo, a prtica de exerccios fsicos especficos como proposto pela GL, ajudar na reduo do desgaste proporcionado pelo trabalho, relaxando e alongando a musculatura, ativando a circulao sangnea, ajudando na manuteno da homeostase e eliminao das tenses psicolgicas. Pois, esses exerccios contribuem para a liberao da serotonina, que diminuem a depresso, e da endorfina, substncia antiinflamatria e relaxante, deixando os msculos mais relaxados, provocando a reduo das dores musculares. Isso contribuir para a retomada das funes profissionais num nvel satisfatrio de desempenho. Um dos fatores mais importantes para o sucesso da GL est relacionado elaborao das sries. O planejamento dessa interferir diretamente nos resultados alcanados, ou seja, se sero satisfatrios e compatveis com os objetivos traados. Para Pohl (2003) na elaborao da srie GL fundamental a observao dos gestos profissionais executados durante as tarefas, pontuando os seguintes aspectos: movimentos segmentados, globais e as cargas dinmicas e estticas presentes; Para Scherer (1997) a freqncia dos exerccios depende da carga horria e do gesto motor dos colaboradores; Blue e Conrad (1995) apud Ladeira (2002) enfatizam que os exerccios que compem o programa de ginstica devem ser programados, considerando que a improvisao leva transtornos sade dos participantes. Essa improvisao, ou seja, a falta de planejamento implica deixar de trabalhar os msculos afetados por excesso de movimentos ou posturas inadequadas, e que necessitam de um trabalho especfico, alm de ser um dos fatores responsveis pela evaso de trabalhadores praticantes da ginstica. Tendo como objetivo investigar os benefcios da GL, foi realizada uma pesquisa com os trabalhadores de uma empresa do ramo automobilstico em So Joaquim de Bicas/MG, na qual realizavam esse programa havia seis. 2 METODOLOGIA 2.1 Participantes Um total de 127 funcionrios de diversos setores produo, ferramentaria, almoxarifado, administrao em que a GL foi implantada responderam um questionrio avaliativo a respeito da mesma, de forma livre e esclarecida. 2.2 Instrumento Foi utilizado um questionrio de mltipla escolha (idealizado para esse fim) contendo oito perguntas fechadas, abordando aspectos sobre a avaliao do estilo de vida dos funcionrios; a satisfao, a adequao em relao ao expediente de trabalho e a participao na GL; os benefcios alcanados para a sade atravs de sua prtica. 2.3 Resultados Para a anlise dos dados foi utilizada a estatstica descritiva e as tabelas representam as perguntas feitas aos funcionrios. A tabela 1 apresenta a percepo dos funcionrios em relao a melhoria do seu bem-estar geral com a realizao dos exerccios. Segundo a literatura, a GL tem como objetivos promover a melhoria da sade e da qualidade de vida no trabalho, do bemestar, dos relacionamentos interpessoais, estimular a adoo de um estilo de vida mais Cinergis, V. 7, p. 113-122, 2006 115

Artigo Original

Cinergis ISSN 1519-2512

saudvel e fisicamente ativo, reduzir o desgaste psicofisiolgico dos trabalhadores, (POHL, RECKZIEGEL, GOLDSCHMIDT, 2000; PIMENTEL, 1999).Os resultados apresentados demonstram a eficcia da implantao e manuteno da GL tendo alcanado os objetivos propostos. Esse resultado pode ser atribudo entre outros fatores metodologia utilizada trs sesses dirias, uma preparatria antes de comear o trabalho, e duas compensatrias durante o expediente, com durao de oito minutos cada, com troca das sries de exerccios a cada trs semanas foi eficaz na promoo da melhoria do bemestar (90,4%).
Percepo subjetiva da melhoria No perceberam melhoria do bem-estar geral. do bem-estar geral 90,4% 9,6% Tabela 1. Melhoria do bem-estar geral.

A tabela 2 demonstra os benefcios alcanados pelos funcionrios com a realizao dos exerccios. Dentre os principais benefcios percebidos est o aumento da disposio para trabalhar (14,5%), a reduo das dores musculares (13,8%), a aquisio de novos conhecimentos sobre a sade relacionada atividade fsica (11,9%), a melhoria do ambiente de trabalho (11,6%), a reduo do cansao fsico (9,2%). Esses resultados podem ser atribudos a um maior contato social entre os funcionrios durante a GL (REIS, 1999); a adequao dos exerccios s caractersticas biomecnicas das tarefas laborais desempenhadas, trabalhando as estruturas osteomusculoligamentares corretas (LADEIRA, 2000); realizao diria dos exerccios (SCHERER, 1997), e em trs sesses; a assiduidade dos funcionrios em participar da GL (66,6%), bem como a elaborao de sries que despertou a motivao dos trabalhadores em particpar das mesmas (MACIEL, 2007).
Aspectos relatados Aumento da disposio para trabalhar Reduo das dores musculares durante o trabalho Sente-se mais animado de um modo geral Adquiriu novos conhecimentos Melhorou o ambiente de trabalho Reduziu o cansao fsico Reduziu o stress Passou a dormir melhor Reduziu as dores musculares aps o trabalho Tabela 2. Benefcios alcanados com a ginstica. % 14,5 13,8 12,3 11,9 11,6 9,9 9,2 9,2 7,5

A tabela 3 apresenta a diminuio das queixas de dores musculares por segmento corporal relatada pelos funcionrios. Dentre essas redues destacam-se as dores nas pernas (17,4%), ombro (17,1%), lombar (16,5%) e braos (15,9%). Esse fato pode ser atribudo alm da adequao dos exerccios s tarefas laborais, s orientaes feitas pelo profissional de GL em relao s posturas e movimentos realizados durante as tarefas, reduzindo a sobrecarga fsica sobre os msculos e articulaes (PIMENTEL, 1999; BARRETO, BARBOSA-BRANCO, 2000).

Cinergis, V. 7, p. 113-122, 2006

116

Artigo Original
Regio corporal Pernas Ombros Costas/lombar Braos Pescoo Mos Antebraos Cabea Outros Tabela 3. Reduo das queixas de dores musculares.

Cinergis ISSN 1519-2512


% 17,4 17,1 16,5 15,9 11,0 8,8 4,3 3,6 4,9

A tabela 4 demonstra a mudana do estilo de vida dos funcionrios que anteriormente no se exercitavam e passaram a se exercitarem aps o incio da GL, sendo que quase metade dos funcionrios (47,5%) que participavam do programa de ginstica comearam a exercitarem durante o tempo de lazer. Um fator importante que pode ter auxiliado a atingir os benefcios relatados, que alm da GL, foram realizadas palestras e campanhas de conscientizao sobre a importncia da prtica de uma atividade fsica regular para ser ter melhoria da qualidade de vida e da sade. Em conversas informais com os funcionrios, muitos disseram que passaram a realizar as sries de exerccios da GL em casa alguns com a famlia, outros sozinhos -, outros iniciaram um programa de caminhada, ou entraram numa academia.
Mudaram de estilo de vida No mudaram de estilo de vida 47,5% 52,5% Tabela 4. Mudana do estilo de vida.

A tabela 5 relata o interesse dos funcionrios pela continuidade da GL na empresa. Devido aos benefcios alcanados e o interesse dos funcionrios demonstrados em praticar os exerccios seria natural que o programa contasse com a aprovao dos funcionrios para a sua uma continuidade. Os fatores que contriburam para despertar esse interesse se devem a um bom diagnstico laboral que permitiu traar um planejamento adequado abrangendo desde a escolha do horrio, do tempo das sesses, dos tipos de exerccios e a elaborao das sries, de forma que permitiu despertar a motivao dos funcionrios.
Favorveis continuao No Favorveis continuao da GL da GL 95,5% 4,5% Tabela 5. Interesse dos funcionrios quanto continuidade da GL.

A tabela 6 apresenta a opinio dos funcionrios quanto adequao dos horrios da GL em relao a possveis transtornos que refletissem na realizao do trabalho pessoal ou do setor. Pelos resultados apresentados, o acompanhamento tcnico oferecido foi satisfatrio de acordo com os funcionrios, que na sua grande maioria o aprovou (84,5%). A realizao de um estudo diagnstico como sugerido por Maciel (2007) das caractersticas dos mtodos de trabalho de cada setor pelo profissional da GL juntamente com as reas de Segurana do Trabalho, Engenharia de Produo e chefias intermedirias permitiu a adequao dos horrios da GL em funo das peculiaridades do sistema de trabalho, possibilitando assim, a participao dos funcionrios, sem interferir no andamento normal dos setores.
Cinergis, V. 7, p. 113-122, 2006

117

Artigo Original

Cinergis ISSN 1519-2512

A GL tem trazido transtornos A GL no tem trazido transtornos 15,5% 84,5% Tabela 6. Adequao dos horrios da GL.

A tabela 7 demonstra a freqncia de participao dos funcionrios nas sesses de ginstica. A grande maioria relatou participar quase sempre das sesses de GL, o que demonstra o interesse e a satisfao em relao mesma, como j foi discutido nos itens anteriores. Mesmo aqueles que no tiveram uma maior freqncia (30,4%), mantiveram certo interesse em participar da mesma, o que por um lado positivo, pois, demonstram que perceberam a importncia da prtica da atividade fsica como meio de socializao e sade. Por outro lado, como o projeto foi avaliado seis meses aps a sua implantao, essas pessoas podem ainda no ter criado o hbito de se exercitarem, segundo Weinberg e Gould (2004) durante esse perodo de tempo as pessoas que anteriormente eram sedentrias, ainda esto criando um processo de formao do hbito para a prtica da atividade esportiva, sendo instvel a sua participao.
Participao na GL Quase todas s vezes Algumas vezes Nenhuma vez Tabela 7. Freqncia nas sesses da GL. % 66,6 30,4 3,0

A tabela 8 apresenta a satisfao dos funcionrios em relao ao acompanhamento feito pelo profissional responsvel pela GL (88,1%). Esse resultado est relacionado diretamente a alguns fatores como a devida capacitao tcnica e da experincia necessrias para conduzir a GL. Entendemos que esse profissional deve se preocupar em criar uma empatia com os funcionrios, ou seja, ser capaz de promover um bom relacionamento interpessoal, ser gentil e atencioso, bem como transmitir segurana em suas orientaes e prestar um acompanhamento de perto, estando sempre disponvel para esclarecer as dvidas e conhecer as dificuldades que estiverem acontecendo nos setores para a realizao da GL, ou de alguma insatisfao em relao s sries de exerccios.
Satisfeitos com o acompanhamento No satisfeitos com o acompanhamento tcnico tcnico 88,1% 11,9% Tabela 8. Satisfao com o acompanhamento profissional da GL.

3 Concluso A adoo de um programa de GL benfica sade dos trabalhadores, desde que devidamente bem administrado. Para tal, entendemos que deve ser feito um diagnstico laboral criterioso; uma devida conscientizao dos funcionrios sobre a importncia da prtica de atividades fsicas regulares como meio de promoo da sade; um planejamento adequao das sries de GL nmero de vezes ao dia/semana, durao e tipo de exerccios -; uma interveno de perto do profissional de GL, dentre outros fatores. Os principais benefcios alcanados pelos funcionrios neste estudo foi a reduo das queixas de dores musculares, uma maior disposio para trabalhar, uma
Cinergis, V. 7, p. 113-122, 2006

118

Artigo Original

Cinergis ISSN 1519-2512

reduo do stress e cansao fsico, bem como a melhoria do ambiente de trabalho e o incentivo a adoo de um estilo de vida ativo fisicamente, corroborando com a de outros estudos. Em virtude dos resultados apresentados, recomenda-se as empresas a adotarem aes que promovam a prtica de atividades fsicas no ambiente de trabalho, como a GL, como meio de proteo sade do trabalhador e melhoria da qualidade de vida no trabalho. REFERNCIAS 1. AGUIAR, M. F. Lazer e produtividade no trabalho. Dissertao de mestrado, Faculdade de Administrao da Universidade Federal do Cear, 2000. 2. BARRETO, A. C; BARBOSA-BRANCO, A. Influncia da atividade fsica sistematizada no estresse e na fadiga dos trabalhadores do restaurante universitrio da Universidade de Braslia. Revista Cincia e Movimento, v.5, n.2, p. 23-29, 2000. 3. BATTISTI, H. H; GUIMARES, A. C; SIMAS, J. P. N. Atividade fsica e qualidade de vida de operadores de caixa de supermercado. Revista Cincia e Movimento, v.13, n.1, p. 71-78, 2005. 4. BERGAMASCHI, E. C; DEUTSCH, S; FERREIRA, E. P. Ginstica laboral: possveis implicaes para as esferas fsica, psicolgica e social. Revista Brasileira de Atividade Fsica e Sade, v.7, n.3, p.23-29, 2002. 5. DA SILVA, M. A; DE MARCHI, R. Promoo da sade e qualidade de vida no trabalho. Editora Bestseller, So Paulo, 1997. 6. FARIA JUNIOR, A. G. de. Educao Fsica no mundo do trabalho: ginstica de pausa, em busca de uma metodologia. In Esporte e lazer na empresa, Ministrio da Cultura e Esporte, Braslia, 1990, p. 105-115. 7. LADEIRA, D.M. L A ginstica laboral e seus impactos na sade do trabalhador. Dissertao de mestrado, Faculdade de Cincias Humanas de Pedro Leopoldo/MG, 2002. 8. LIMA, C. G. A influncia da ginstica laboral sobre a queixa de dor corporal. Corpoconscincia, v.11, p.49-62, 1 semestre, 2003. 9. MACIEL, M. G. Ginstica laboral: Instrumento de produtividade e sade nas empresas. Shape Editora, Rio de Janeiro (no prelo). 10. MACIEL, M. G. Manual de interveno na ginstica laboral. Shape Editora, Rio de Janeiro (no prelo). 11. MELLO, M. T; ANTUNES, H. K. M. Atividade fsica: aspectos epidemiolgicos. In Oliveira, Ricardo Jac. Sade e atividade fsica. Editora Shape, RJ, 2004, p.19-23. 12. PIMENTEL, G. G. de A. A ginstica laboral e a recreao nas empresas como espao de interveno da Educao Fsica no mundo do trabalho. Revista Corpoconscincia, v.3, p. 57-70, 1 semestre, 1999. 13. POHL, H. H. A ginstica laboral e estilo de vida. Revista Cinergis, v.4, n.1, p.75-88jan/jun, 2003. 14. POHL, H. H; KREBS, R. J; FERNANDES, S. Estilo de vida e lazer das trabalhadoras alocadas em linha de produo. Revista Cinergis, v.3, n.2, p.7597, jul/dez, 2002. 15. POHL, H. H; RECKZIEGEL, M. B; GOLDSCHMIDT, F. P. Importncia da ginstica laboral no resgaste da corporeirdade. Revista Cinergis, v.1, n.2, p.77107, jul/dez, 2002. Cinergis, V. 7, p. 113-122, 2006 119

Artigo Original

Cinergis ISSN 1519-2512

16. REIS, D. D Ginstica laboral e trabalho para os carteiros do ECT - Empresa de Correios e Telgrafos, da regio metropolitana de Belo Horizonte: um estudo de caso. Monografia de ps-graduao em lazer, pela Escola de Educao Fsica, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG Belo Horizonte, 1999. 17. SCHERER, A. C. Ginstica laboral, Sui Generis. Revista Laboratrio do curso de jornalismo, UNISINOS, So Leopoldo, n. 7, 1997. 18. WEINBERG, R; GOULD, D. Fundamentos da Psicologia do esporte e do exerccio. Artmed editora, Porto Alegre, 2004.

Cinergis, V. 7, p. 113-122, 2006

120

You might also like