You are on page 1of 2

SOCIOLOGIA REVISO 1 BIMESTRE 1 SRIE ENSINO MDIO-----------------------------1.

-1. Segundo a teoria de Durkheim a solidariedade social se d de duas formas: a) a solidariedade orgnica e a solidariedade necessria; b) a solidariedade mecnica e a solidariedade orgnica; c) a solidariedade sentimental e a solidariedade necessria; d) a solidariedade mecnica e a sentimental; e) a solidariedade orgnica e a sentimental. 2. Quando falamos de agrupamentos sociais, em Sociologia, temos a noo de agregado social, que pode ser exemplificado como: a) o carnaval fora de poca, carnatal. b) o filho adotivo ou um ente da famlia. c) as casas conjugadas na periferia d) a contratao do trabalhador por determinada organizao. 3. Sobre a Sociologia de Durkheim assinale com (V) as afirmativas verdadeiras e com (F) as falsas. a) (F) O objeto de estudo da Sociologia segundo Durkheim a ao social. b) (V) O casamento, a educao, a escola, a religio, o crime, so exemplos de fato social. c) (V) Durkheim se esforou para emancipar a Sociologia das demais teorias da sociedade. d) (V) Segundo Durkheim, a sociologia tinha por finalidade no s explicar a sociedade como tambm encontrar solues para vida social. e) (V) O objetivo mximo da vida social, de acordo com Durkheim promover a harmonia da sociedade consigo mesma e com as demais sociedades. f) (F) O crime no pode ser considerado um fato social normal. g) (V) A sociedade apresenta como todo organismo, estados normais e patolgicos. h) (F) Sanes espontneas so aquelas prescritas pela sociedade em forma de leis nas quais se estabelece a infrao e a penalidade subseqente. i) (F) Sanes legais so aquelas que surgem como decorrncia de uma conduta no adaptada estrutura do grupo ou da sociedade qual o indivduo pertence. j) (F) Segundo Durkheim, o aborto e o suicdio no podem ser considerados fatos sociais, pois so atos individuais. 4. Leia a charge abaixo e responda ao que se pede.

A relao entre a charge e seu ttulo provoca um efeito de sentido irnico sobre: a) a perda da condio adolescente diante da vida real. b) a condio indecisa de todo e qualquer adolescente. c) a falta de conscincia acerca do certo e do errado. d) a imaturidade juvenil gerada pela falta de educao. 5. A educao trouxe as habilidades da leitura, da escrita e da aritmtica, abrindo o acesso ao mundo da mdia impressa. Nada representa melhor a escola que o livro escolar ou o livro texto. Para muitos, isso est destinado a mudar com o uso crescente dos computadores e das tecnologias de multimdia na educao. Idem, ibidem, p. 408 (com adaptaes). A respeito das informaes do texto acima, assinale a opo correta. a) Os computadores possibilitam que as crianas trabalhem de forma independente, respeitando seu prprio ritmo.

b) O uso de computadores torna desnecessrios os livros didticos nas escolas. c) O papel do professor como transmissor de informaes reforado com o uso dos computadores e da Internet nas escolas. d) Os computadores e as tecnologias de multimdia permitem a substituio das interaes entre alunos e professores 6. Observe a charge abaixo.

Das afirmaes a seguir, qual delas o texto no justifica? a) para patrulhar as ruas, nossos policiais dispem de tudo de que necessitam. b) os policiais patrulham as ruas indevidamente equipados. c) para realizar seu trabalho, os policiais tambm precisam contar com a sorte. d) a falta de munio assusta os policiais. e) as patentes mais altas da polcia reconhecem que as condies de trabalho de seu efetivo so precrias.

Leia o texto para responder s questes numeradas de 07 e 08 E SE TODOS OS HUMANOS FOSSEM DA MESMA COR? Maurcio Horta No haveria intolerncia ou o argumento de superioridade racial. Os negros no seriam escravizados, no haveria existido o apartheid nem o nazismo. Ou seja, a histria da humanidade seria completamente diferente. Engano seu. A natureza humana bem mais complexa que isso: mesmo se todos tivessem a mesma cor da pele, textura de cabelo ou formato dos olhos, bastaria que algum povo se destacasse no desenvolvimento tcnico ou econmico para se sentir superior aos demais. A o argumento para o domnio no seria a diferena fsica, mas, sim, cultural, que justificaria a explorao dos mais fracos pelos mais fortes e daria origem a todo tipo de intolerncia. Em algum momento, o conceito de raa apareceria. Quem quer inventar raas no precisa de um marcador aparente, apenas de uma narrativa, justifica o socilogo Demtrio Magnoli, doutor em Geografia Humana pela USP. E nem preciso muita imaginao para exemplificar como isso ocorreria. Em Ruanda, ttsis e htus no se distinguem por traos fsicos, lngua nem religio. Mas, para domin-los, a Blgica, seu ex-colonizador, criou carteiras raciais que distinguiam os dois grupos. Apoiou a elite ttsi e a jogou contra htus. Em 1994, passadas 7 dcadas, htus se vingaram matando meio milho de ttsis. Todas as sociedades tm um elenco de elementos com os quais consegue distinguir-se dos demais pejorativamente. Esse um dos traos universais da humanidade, diz o antroplogo Joo Baptista. Se a evoluo no tivesse criado distintos bitipos, a diviso da sociedade seria baseada nas diferenas de lngua, religio, ancestralidade ou castas. Mesmo por caminhos diferentes, no final o mundo estaria dividido, dando origem a disputas por poder, guerras tnicas e, mais adiante, luta por igualdade e movimentos relacionados ao orgulho das minorias. Sim, voc j ouviu essa histria antes... Revista SUPERINTERESSANTE. Editora Abril. Edio 269 set / 2009. Pg. 46

7. O principal propsito do texto : a) induzir o leitor a mudar seu comportamento social. b) esclarecer sobre a origem das sociedades. c) contar histrias dos povos da frica: ttsis e htus. d) apresentar uma tese sobre as relaes raciais. e) contar a histria da escravido. 8. Na fala do socilogo Demtrio Magnoli Quem quer inventar raas no precisa de um marcador aparente, apenas de uma narrativa. A expresso em destaque faz uma referncia: a) aos negros escravizados. b) a diferenas fsicas entre os homens. c) ao desenvolvimento tcnico dos grupos sociais. d) ao desenvolvimento econmico dos grupos sociais. e) intolerncia dos homens.

You might also like