You are on page 1of 17

FACULDADE DE FARMCIA DA UFMG DEPARTAMENTO DE ALIMENTOS

Definies:
FRAGMENTAO DE SLIDOS, reduo de tamanho, moagem ou cominuio definida como a quebra mecnica de slidos em partculas menores sem mudar o seu estado de agregao. a Operao Unitria que promove a reduo dos corpos a partculas ou fragmentos de pequenas dimenses, utilizando, para isso, meios adequados natureza da substncia que se pretende dividir.

ALM 602- Operaes Unitrias da Indstria Farmacutica

Fragmentao de Slidos
Moagem Reduo de tamanhos Triturao, cominuio
Acccia Jlia Guimares Pereira Messano 2010

FINALIDADES DA DESINTEGRAO MECNICA


Facilitar a extrao de um constituinte desejado Obedecer a um requerimento especfico do produto Aumentar a superfcie do slido reduo do tempo de secagem aumento da velocidade de extrao de um soluto desejado pelo solvente reduo do tempo de algumas operaes Obter misturas mais homogneas: Quanto menor for o tamanho das partculas mais uniforme ser o produto.

Importncia na tecnologia farmacutica


S substncias com uma dada granulometria podem ser usadas na fabricao de medicamentos. A maioria dos produtos farmacuticos precisam ser modos em algum estgio da produo de um medicamento.

Objetivos gerais da reduo de tamanho:


Produo de uma distribuio de tamanhos especfica ou de uma dada rea superficial. O aumento da rea superficial afeta a eficincia teraputica de medicamentos devido ao aumento da rea de contato entre o slido e o lquido dissolutor.

Aplicaes na indstria farmacutica


Para atender uma especificao ou requerimento do produto: Produto deve satisfazer a especificaes de tamanho bem definidas, como por exemplo: antibiticos, talco, gesso, pigmentos, etc. Tamanho das partculas usadas nos aerossis de inalao determina a posio e reteno das partculas no sistema broncopulmonar. Obter misturas mais homogneas: A reduo de tamanho contribui para uma maior homogeneidade das drogas, promovendo a mistura ntima de dois ou mais slidos, sendo indispensvel no caso de comprimidos. Produto ser tanto mais uniforme quanto menor for o tamanho das partculas a serem misturadas.

INFLUNCIA DO TAMANHO DAS PARTCULAS NA UNIFORMIDADE DA DOSE

Aplicaes na indstria farmacutica


Aumentar rea da partcula slida:
Promove um aumento do rendimento da extrao por facilita a penetrao do solvente, como no caso da moagem de sementes oleaginosas facilitando a extrao de leos essenciais por solventes orgnicos. Reduz o tempo de secagem devido diminuio do percurso da gua presente no centro da partcula at sua superfcie. Facilita a dissoluo

Com distribuio de tamanhos muito desigual difcil obter uma dosagem uniforme

Aumentar rea da partcula slida:


Aumenta a eficincia teraputica do princpio ativo,
pois quanto menor a partcula, absoro pelo organismo. as drogas administradas sob a forma de ps, comprimidos, cpsulas ou suspenses devem ser divididas o mais finamente possvel. Exemplos: griseofulvina (diminuio do tamanho acarretou diminuio da dose ministrada) Influencia as caractersticas reolgicas (de escoamento) bem como a absoro, textura e o sabor de suspenses orais. Influencia a textura, o sabor e as caractersticas reolgicas. maior a atividade e a

O tamanho de partculas afeta a dissoluo:

PREPARO DE COMPRIMIDOS VIA MIDA

FABRICAAO DE COMPRIMIDOS

Granulao a seco

Moagem de fitoterpicos

Fabricao de comprimidos

Natureza das foras utilizadas na fragmentao de sistemas particulados


Os slidos podem sofrer fragmentao atravs de vrios tipos de esforos mecnicos, tais como: atrito, corte, impacto, compresso, trao, flexo e torso. nos processos industriais esto envolvidos apenas trs tipos de solicitao mecnica:
Compresso Cisalhamento Impacto

Compresso
As foras de compresso so utilizadas para a ruptura grosseira de produtos duros, produzindo poucos finos. ` Os equipamentos que trabalham segundo este princpio possuem uma pea rolante muito pesada que esmaga e pulveriza o material. A substncia tambm submetida a um atrito entre o rolo e as superfcies da cmara. Tenso aplicada entre duas superfcies. (britadores ou trituradores).

Cisalhamento
Os aparelhos deste tipo fragmentam a substncia atravs de frico entre duas superfcies, sendo especialmente utilizados no caso de materiais macios no abrasivos, fibrosos (equipamentos que utilizam bolas, facas, discos e os moinhos coloidais).

Impacto
Nos equipamentos que utilizam o impacto, a tenso aplicada a uma nica superfcie, existem martelos ou barras girando a altas velocidades que golpeiam o material, fazendo com que os fragmentos colidam uns com os outros e com as paredes do aparelho podendo resultar em produtos grosseiros, mdios ou finos. Muita vezes as paredes possuem salincias que ajudam a fragmentar por propiciar uma maior superfcie de impcto contra substncias que so nelas lanadas pela fora centrfuga gerada pelo movimento do rotor equipamentos com martelos, barras e micronizadores.

Mecanismos de quebras de partculas


COMPRESSO: A tenso aplicada entre duas superfcies slidas que podem ser as superfcies do moinho ou as superfcies de duas partculas adjacentes. As superfcies podem moverse uma em relao a outra frontalmente ou tangencialmente para exercer a presso requerida. Exemplos: britadores de mandbulas,

Mecanismos de quebras de partculas


IMPACTO: Tenso em uma superfcie, slida que pode ser exercida pelo choque com partes do moinho ou pela coliso entre partculas, provocada pela alterao da energia cintica relativa. Exemplos: moinhos de impacto e de energia fluida

Mecanismos de quebras de partculas


COMPRESSO e ATRITO: Tenso entre duas superfcies slidas provocada por uma presso vertical em um lado e pelo movimento circular ou no circular sobre a superfcie. Exemplo: almofariz, pilo, moinhos de disco.

Mecanismos de quebras de partculas


CISALHAMENTO: Tenso entre duas ou mais superfcies slidas como resultado de uma fora cortante ou de cisalhamento. A reduo de tamanho iniciada pelo movimento das duas superfcies movendo-se em direes opostas ou por uma superfcie movendo-se e a outra superfcie imvel. Pode-se superpor-se a isto um efeito de impacto. Exemplos: moinhos de disco, moinhos de ultracentrifuga.

Mecanismos de quebras de partculas


CORTE: Tenso entre duas ou mais superfcies cortantes. Os cortadores so colocados verticalmente em lados opostos. Em muitos casos existe um cortador fixo e o outro que move. Exemplos: moinhos de facas

Mecanismos de quebras de partculas


TENSO POR UM MEIO CIRCUNDANTE: Tenso exercida por um meio circundante, gs ou lquido, s efetivo para elevados gradientes de cisalhamento e materiais friveis, com baixas resistncias, como aglomerados (grumos, torres) ou materiais com dureza inferior a 3 na escala de Mohr. Exemplos: agitadores de velocidade elevada, moinhos de energia fluida.

Esforos sobre os materiais


Atrito Corte Trao

Esforos sobre os materiais


Cisalhamento

Impacto

Compresso

Flexo

Toro

Mecanismos de fragmentao de slidos


Mecanismo de fragmentao no nico dependendo do material. Ainda no existe uma explicao terica que explique todos eles. A fragmentao de slidos depende de: tamanho e formato da partcula, propriedades dos materiais (elasticidade, dureza, etc.) temperatura e tipo de tenso aplicada. Mecanismo de quebra de partculas descreve a seqncia de eventos que ocorre durante a fratura de um slido: Para fragmentar um material necessrio que se aplique sobre ele uma determinada fora mecnica que varia em intensidade e forma de aplicao de acordo com a natureza e o tamanho da partcula que se pretende fragmentar.

Ao se aplicar uma fora progressivamente maior em uma partcula:


Tenso Material

Deformao elstica (lei de Hooke)

Limite de elasticidade

Deformao plstica

Incio da ruptura

Limite de resistncia ruptura

Ruptura

Liberao de energia

Diagrama Tenso X Deformao para um slido

Quebra de partculas slidas

Tenso

Limite de ruptura Deformao plstica Deformao elstica

Deformao

Energia utilizada no processo de fragmentao


A triturao um processo muito ineficiente, 99% da energia empregada para operar o equipamento transformada em energia trmica e sonora, resultando na produo de calor e rudos indesejveis, deixando menos de 1% para criar uma nova superfcie. Devido ao baixo rendimento das operaes de reduo de tamanho, a energia a parcela mais importante do custo total dessa operao:
Maioria das partculas irregulares Aps a fratura a partcula muda Energia fornecida pelo equipamento inferior ao limite de elasticidade do material.

Relao da reduo de tamanhos


Tamanho das partculas na alimentao e no produto o critrio mais importante para classificar os equipamentos de moagem.
Fragmentao grosseira - so chamadas britadores. Produtos de granulometria mais fina - so moinhos.

No existe uma delimitao precisa para esses equipamentos. Britadores que conseguem uma reduo de tamanho aprecivel so considerados moinhos e, por sua vez, moinhos quando operados com slidos de granulometria mais grosseira so confundidos com britadores.

Relao de reduo de tamanho (m)


definida como a relao entre o dimetro das partculas na alimentao (D1) e o dimetro do produto (D2). m = D1 / D2 De modo geral quanto maior o valor de m, mais difcil ser a operao. Os britadores tem m menor que 8:1. Os moinhos podem chegar a relaes de m de 100:1.

Classificao de equipamentos de fragmentao.


ALIMENTAO BRITADORES Primrios Secundrios MOINHOS Finos Coloidais 10cm - 150cm 0,5 - 5cm 0,2 - 0,5cm 80 mesh* PRODUTO 0,5 - 5cm 0,1 - 0,5cm 200 mesh At 0,01 mm

* Mesh definido como o nmero de aberturas por polegada linear de uma peneira.

Reduo de partculas grosseiras dimenses coloidais


Partculas grosseiras Britagem primria

Fatores que influenciam a seleo de equipamentos de fragmentao de slidos


Material
Propriedades fsicas: dureza, elasticidade, fibrosidade, fracturabilidade e higroscopicidade. Tamanho. Teor de umidade. Ponto de fuso. Inflamabilidade. Termossensibilidade. Processamento subseqente.

Britador secundrio

Moinho

Moinho fino

Moinho coloidal

Partculas do tamanho desejado

Fatores que influenciam a seleo de equipamentos de fragmentao de slidos: Operao do equipamento


Especificaes de tamanho do produto. Facilidade de sanitizao e esterilizao. Facilidade de ajustes durante a operao. Contaminao do produto modo. Capacidade. Versatilidade. Tipo de processamento: em batelada (intermitente) ou contnuo. Processo seco ou mido. Velocidade de alimentao da carga. Espao fsico ocupado. Custos de instalao e manuteno.

Fatores que influenciam a seleo de equipamentos: Segurana


Toxidade. Risco de exploso. Irritabilidade. Incorporao de componentes de segurana.

Equipamentos auxiliares
Coletor de poeira. Introduo mecnica de carga. Controle de temperatura: ar refrigerado, nitrognio lquido, gelo seco. Atmosfera inerte: nitrognio, dixido de carbono. Exaustor de ar.

Cominuio em mltiplos estgios com a quebra de partculas individuais em intervalos granulomtricos estreitos

CLASSIFICAO DOS EQUIPAMENTOS


Classificao: britadores e moinhos Baseia-se no tamanho das partculas da alimentao e do produto.

Moinhos
Na indstria farmacutica, so mais utilizadas partculas de tamanhos menores classificadas como ps ou slidos granulares.

Dureza
A dureza de um slido durante a fragmentao a sua resistncia ruptura, o consumo de energia necessrio para fragmentar o material em tamanhos bem definidos. Definio de dureza: materiais plsticos e metais, resistncia ao corte minerais, resistncia que oferecem ao serem riscados por outros slidos. Nesse caso, utiliza-se a escala de Mohr. Os minerais de maior dureza, ou seja, que apresentarem um maior valor na escala de Mohr, riscam os minerais menos duros mas no so riscados por eles.

Moinhos
C) Dureza
Esta propriedade costuma ter dois significados: Nos plsticos e metais corresponde a resistncia ao corte, no caso dos minerais a resistncia que eles oferecem ao serem riscados por outros slidos. A escala de dureza que se emprega neste ltimo caso a de Mohr, que vai de um a dez e cujos minerais representativos so: 1. talco 2. gesso 3. calcita 4. fluorita 5. apatita 6. ortose 7. quartzo 8. topzio 9. cridon 10. diamante

Escala de Mohr:

1 talco 2 gesso 3 calcita 4 fluorita 5 apatita

6 feldspato 7 quartzo 8 topzio 9 corindon 10 diamante

Fragilidade
a facilidade oferecida pelo material fratura por impacto. Muitas vezes a fragilidade no tem relao com a dureza, por exemplo: os plsticos so moles mas no so frgeis, o carvo mole e frgil.

Aspereza

Est relacionada forma da partcula e a coeso da amostra. Determina o grau de dificuldade de escorregamento das partculas.

Tipos de Moinhos
Classificao dos Equipamentos Para Fragmentao de Slidos
a) forma de aplicao das foras: b) natureza das foras utilizadas na fragmentao de slidos c) relao da reduo de tamanhos: m=D1/D2 (m de 100:1)

Moinhos
Fatores que Influenciam a Seleo de Moinhos
Tamanho das Partculas: Influencia o consumo de energia, propriedades do sistema particulado e o tipo de equipamento que pode ser empregado
Classificao dos slidos particulares com relao ao tamanho:

A forma de aplicao das foras e natureza das foras utilizadas na fragmentao de slidos:
1- atrito, corte, impacto, compresso, trao, flexo e torso, 2- nos processos industriais de reduo de tamanho esto envolvidos geralmente trs tipos de solicitao mecnica 3- entre duas superfcies slidas: esmagamento, cisalhamento 4- a uma superfcie slida: impacto 5- nenhuma superfcie slida: mas pela ao de meio que envolve o slido (moinho coloidal) 6- pela introduo no mecnica de energia (choque trmico, fragmentao explosiva, eletrohidrulica)

Classificao Ps * Slidos granulares * Blocos pequenos Blocos mdios Blocos grandes

Tamanho 1,0 m a 0,5 mm 0,5 a 1,0 mm 1 a 5 cm 5 a 15 cm > 15 cm

Caractersticas gerais de diversos moinhos


Tipo de moinho Faca Atrito (Revolving) Martelo Rolo Atrito Energia de fluidos Ao Corte Atrito e impacto Impacto Presso Atrito Atrito e impacto Tamanho do produto 20-80 mesh 20-200 mesh 4-325 mesh 20-200 mesh 20-200 mesh 1-30 m Usado para
Fibras,drogas animais e vegetais brutas Moagem fina de material abrasivo Quase todas as drogas Material macio Materiais macios e fibrosos Materiais moderadamente duros e friveis

Britadores secundrios

No pode ser usado para


Material frivel

Britador (ou moinho) de MARTELOS


Apresenta um rotor com um determinado nmero de
martelos perifricos, que gira em alta velocidade no interior de uma carcaa. Opera principalmente por impacto com os martelos. Corte e atrito tambm so importantes. Utilizado para fragmentar materiais frgeis, no abrasivos e materiais fibrosos. A granulometria do produto depende da velocidade do equipamento (entre 500 e 1800 rpm), do tamanho dos martelos e do tamanho das aberturas de sada. Os martelos danificados ou desgastados pela operao normal do equipamento podem ser substitudos individualmente com facilidade.

Material macio Material abrasivo Material abrasivo Material abrasivo Material macio e puxento

Moinho de martelos

MOINHO DE MARTELOS

Moinho de martelos- aspecto externo

Moinho de rolos
Consiste de dois rolos pesados (de ao) horizontais que giram mesma velocidade em sentidos opostos. Um dos rolos movido por uma polia motora e o outro gira livremente. Os rolos podem possuir a superfcie lisa ou estriada. O material apertado e arrastado entre os rolos.

moinho) de rolos
A principal solicitao mecnica a compresso. As partculas tambm so arrastadas, ocorrendo atrito. No caso de rolos dentados, as partculas sofrem uma ao adicional de corte. As caractersticas da carga do produto so controladas por: comprimento e dimetro do rolos; velocidade de rotao; separao entre os rolos; superfcie do rolo lisa ou estriada. Mais utilizado para produo de slidos grosseiros, com granulometria entre 10 e 15 No apresenta uma grande relao de reduo de tamanho numa nica operao. Para se conseguir maior relao de tamanho, pode-se utilizar vrios pares de rolos. Existem os modelos de rolos nico, que comprimem a carga entre o rolo e um prato estacionrio, sendo utilizados para a fragmentao de produtos mais frgeis.

MOINHO DE ROLOS
A principal solicitao mecnica a compresso. As partculas tambm so arrastadas, ocorrendo atrito. No caso de rolos dentados, as partculas sofrem uma ao adicional de corte. As caractersticas da carga do produto so controladas por: comprimento e dimetro do rolos; velocidade de rotao; separao entre os rolos; superfcie do rolo lisa ou estriada. Mais utilizado para produo de slidos grosseiros, com granulometria entre 10 e 15 No apresenta uma grande relao de reduo de tamanho numa nica operao. Para se conseguir maior relao de tamanho, pode-se utilizar vrios pares de rolos. Existem os modelos de rolos nico, que comprimem a carga entre o rolo e um prato estacionrio, sendo utilizados para a fragmentao de produtos mais frgeis.

MOINHO de rolos
Consiste de dois rolos pesados (de ao) horizontais que giram mesma velocidade em sentidos opostos. Um dos rolos movido por uma polia motora e o outro gira livremente. Os rolos podem possuir a superfcie lisa ou estriada. O material apertado e arrastado entre os rolos.

MOINHO DE ROLO DENTADO


Possui um nmero de rolos varivel, podendo haver somente um ou dois rolos (sucessivos ou opostos) girando em sentidos opostos e com velocidades diferentes, ou ainda mais de dois . A superfcie dos rolos corrugada ou dentada sendo o corte a principal ao de moagem, diferentemente dos britadores de rolo que trabalham por compresso . Usado para moer materiais de resistncia mdia que devem ser reduzidos a p fino .

MOINHO DE ROLOS

http://www.gehaka.com.br/farmacia/Imagem.asp?p=MoinhoExa ct50.jpg&n=Moinho+de+Rolos+Exakt+50&i=100

MOINHO DE DISCOS Consiste de dois discos montados em eixos horizontais. Os dois discos giram em sentidos opostos com movimentos de aproximao e afastamento consecutivos, realizando a fragmentao do material por compresso e atrito. O material alimentado no centro do disco mais externo e sai por ao centrfuga pela periferia. Essa ao centrfuga auxilia o afastamento dos fragmentos da zona de moagem, garantindo uma " moagem livre".

Moinho de discos
No modelo de discos simples , o material passa atravs de um separao estreita entre o disco que gira em grande velocidade e o prato estacionrio do moinho . Nos moinhos de disco duplo , dois discos giram em direes opostas, proporcionado um maior atrito . Os discos podem conter estrias para facilitar a fragmentao.

10

Moinho de disco com impacto

Britador de discos
Muito utilizado para fragmentar materiais duros. Os discos podem conter estrias para facilitar a fragmentao. A velocidade de rotao dos discos varia entre 1200 e 7000 rpm.

http://www.pallmann.com.br/moagemfina.html

Moinho de disco

Moinho de facas

Constituio e funcionamento semelhantes ao moinho de martelos, sendo os martelos substitudos por lmina. A ao de impacto acrescida da ao de corte. Adequados a reduo de tamanho de materiais fibrosos.

Moinhos de faca - Wiley


Constitudo por uma cmara de pulverizao na qual gira uma pea central contendo 4 navalhas que exercem sua ao cortante contra outras 6 montadas nas paredes da cmara. Na parte inferior esta acoplado um tamis (com malhas 0,5, 1,0 ou 2,0 mm de abertura) de forma que as partculas s podem sair da cmara quando forem suficientemente pequenas para atravessarem as malhas do tamis Largamente utilizado na fragmentao de razes, folhas, gros, cascas e outros materiais fibrosos.

Moinho de bolas - queda


Consiste de um tambor cilndrico rotativo que se encontra parcialmente cheio de bolas . Fragmentao obtida atravs de ao combinada de atrito e impacto . Parede interna revestida com placas de desgaste feitas com material resistente abraso tais como ferro fundido, ao-mangans, porcelana ou borracha, podendo ainda ser lisas ou dentadas . As bolas podem ser de ao, porcelana, pedra, ferro, ou quaisquer outro material conveniente . A carga de bolas ocupa de 30 a 50% do volume do moinho e seu dimetro varia geralmente de 1 a 10cm . Emprega-se usualmente bolas de tamanho entre 10 a 20 vezes o dimetro do material alimentado, podendo o dimetro das bolas ser calculado pelo dimetro das partculas mais grossas (D) atravs da equao : Db=11*(D)1/2 Muitas vezes utiliza-se uma carga de bolas de diferentes tamanhos. Na indstria farmacutica muito comum o emprego de carcaa e bolas de porcelana por serem inertes aos produtos farmacuticos comumente fragmentados e apresentarem uma boa resistncia abraso

11

Moinho de bolas - queda


A medida em que a carcaa gira as bolas se elevam pelas paredes do cilindro e caem fragmentado o produto por impacto . As bolas raspam umas com as outras, com o produto e com as paredes do recipiente, reduzindo o tamanho das partculas atravs do atrito . Os moinhos de bolas produzem uma reduo de tamanho muito efetiva obtendo-se um produto com granulometria bastante homognea . O tempo necessrio fragmentao pode durar vrias horas ou at dias, dependendo da dureza do material e da granulometria desejada. Na operao contnua, a alimentao feita por uma extremidade e a descarga pela extremidade oposta atravs de um tamis . O ajuste da velocidade de operao muito importante . Existe uma velocidade crtica que pode ser definida como a velocidade mxima que se pode aplicar ao equipamento sem que a ao centrfuga das bolas se torne dominante . A velocidade real de operao varia entre 65 e 80% da crtica recomendadose: 65 a 70% para moagem fina realizada mido ou em suspenso viscosa; 70 a 75% para moagem fina realizada seco ou em suspenso de baixa viscosidade; 75 a 80% para moagem seco ou mido de parculas grandes (at 1 cm);

Moinho de bolas

Tipos de moinhos
Moinho de bolas - queda
No moinho de barras as bolas so substitudas por barras de ferro de 2 a 10cm de dimetro . No moinho tubular o comprimento do tambor cerca de 3 a 4 vezes seu dimetro . O tempo de reteno maior , obtendo-se produto mais fino do que no moinho de bolas convencional .

Moinho de bolas

Moinho de bolas - Hardinge


Composto de bolas de diferentes tamanhos . Na entrada ficam as bolas maiores e para a sada vo as menores ocorrendo assim uma classificao natural das bolas de acordo com as necessidades da operao . As bolas menores proporcionam mais pontos de contato e as bolas maiores produzem um maior impacto

12

MICRONIZAO
MICRONIZAO um processo de moagem ultra-fina de produtos atravs de moinhos com ar comprimido (air jet mills). A moagem acontece devido ao choque entre as partculas do prprio produto, que recebendo a energia do ar comprimido ganha velocidades de at 500m/seg. Com o choque as partculas vo diminuindo de tamanho at atingir a granulometria desejada. Moinho de energia fluida - moinho a jato
As partculas slidas reduzem de tamanho sob a ao de jatos tangenciais de ar comprimido ou vapor . So fragmentadas por choques sucessivos , no interior do equipamento . A presso do ar comprimido de 7 kg/cm2. A presso do vapor de 7 a 35 kg/cm2 e a sua temperatura de 250 a 400 oC . A capacidade de moagem varia entre 2 e 2500 kg/h.

Micronizao
um processo de moagem ultra-fina de produtos atravs de moinhos com ar comprimido (air jet mills). A moagem acontece devido ao choque entre as partculas do prprio produto, que recebendo a energia do ar comprimido ganha velocidades de at 500m/seg. Com o choque as partculas vo diminuindo de tamanho at atingir qualidade desejada.

Tipos de moinhos
Moinho de energia fluida - redutor
Consiste de um tubo fechado de 1 a 8 de dimetro onde as partculas so fragmentadas pela ao de jatos tangenciais de ar comprimido ou vapor . Utilizado para moagem de talco, cosmticos, pigmentos, corantes orgnicos e sulfato de clcio . As partculas se fragmentam em consequncia dos mltiplos choques de umas com as outras e com as paredes . Ao atingir a granulometria especificada, as partculas dirigemse para a parede e saem automaticamente do equipamento, sendo captadas por um ciclone .

Tipos de moinhos
Moinho de energia fluida - micronizador
Consiste de uma cmara circular com jatos tangenciais e um separador de p central . A fragmentao conseguida submetendo-se a substncia ao de corantes de certos fludos elsticos em alta velocidade . O ar ou um gs inerte comprimido e introduzido em jato na cmara de pulverizao . As partculas da substncia adquirem elevada velocidade e se fragmentam devido ao impacto provocado se chocam umas com as outras . As partculas grosseiras dirigem-se para a periferia pela ao da fora centrfuga, acabando por retornar cmara de pulverizao onde so submetidas a novos impactos . As partculas mais finas so arrastadas pelo fludo que sai do moinho atravs de um orficio, indo para o centro, e 85 a 95% so captadas pelo separador. No permitem o aquecimento do material pulverizado, pois o calor gerado pelo impacto do slido rapidamente neutralizado pelo efeito refrigerante da expanso dos gases na cmara .

Tipos de moinhos
Moinho de energia fluida micronizador
Microni zador
Utilizado para antibiticos administrados sob forma de suspenses injetveis, enzimas, corticides, etc. Os ps obtidos tm dimetro de apenas alguns m.

13

Micronizador-misturador compacto

FRAGMENTAO DE MATERIAIS PRIMAS FIBROSAS OU DE ORIGEM ANIMAL


A matria-prima submetida a foras de cisalhamento e presso (entre a rosca sem fim e a estrutura estacionria), de impacto (lminas) e de compresso (placa perfurada).

Fragmentao de ceras

FRAGMENTAO DE MATERIAIS PRIMAS FIBROSAS OU DE ORIGEM ANIMAL

Para a fragmentao ou corte em pedaos ou fatias.

Esquema do sistema Urschel: a) cabea cortante; e b) formao de pores.

FRAGMENTAO DE MATERIAIS PRIMAS FIBROSAS OU DE ORIGEM ANIMAL


Representao esquemtica da mquina de fragmentao em cubos.

FRAGMENTAO DE MATERIAIS PRIMAS FIBROSAS OU DE ORIGEM ANIMAL Cutter

14

Tipos de moinhos
Moinho coloidal
um moinho de disco que utiliza separaes muito pequenas e velocidades muito altas para produzir partculas de dimenses coloidais (menores que1 um). Consiste de um rotor cnico mvel e um estator fixo com distncia regulvel da ordem mm ou inferior entre eles. O rotor gira a alta velocidade ( 3000 a 1500 rpm). O material alimentado tem cerca de 100 mesh de dimetro. A ao predominante de cisalhamento (atrto + corte). Nos modelos de superfcies lisas, o rotor e o estator podem assumir a forma de discos, cones ou cilindros. Nos de superfcies rugosas, possuem a forma discide apresentando sulcos dispostos radialmente. Utilizados no preparo ou tratamento de emulses e na produo de suspenses.

Moinho coloidal

MOINHO COLOIDAL

MOINHO COLOIDAL

Tipos de moinhos utilizados para fragmentao de algumas matrias primas na indstria Farmacutica (tamanho das partculas menor que 40 mesh) Materias - primas
Acetanilida, Ac. ascrbico Antibiticos, CMC Ac. benzico, Ac. ctrico, acar Cafena Metilcelulose Uria, vitamnas, pig. secos Gelatina Ceras, pig. midos

Homogeneizao

Moinhos
Bolas, rolos, martelos, fluido Bolas, martelos, fluido, coloidal Martelos, fluido Rolos, martelos Bolas, martelos Bolas, martelos, fluido Martelos Martelos, fluido, coloidal

15

HOMOGENEIZADOR A PRESSO

HOMOGENEIZADOR DE ULTRA-SONS.

Formas de operao
Operao em batelada (descontnua)
O equipamento carregado e em seguida colocado em funcionamento at que se proceda a fragmentao, o equipamento desligado e em seguida descarregado.
Carga Descarga

Formas de operao
Operao contnua (em regime permanente)
Tanto a alimentao como a retirada do produto so feitas com um moinho em operao normal.

1 Em circuito aberto
O material alimentado no moinho e passa pelo equipamento apenas uma vez.

moinho

moinho

Formas de operao
2 Em circuito fechado O produto fragmentado passa por um ou mais classificadores e as fraes grosseiras so recirculadas. Apresenta as seguintes caractersticas: - Custo inicial mais elevado - Consumo de energia/tonelada menor - Evita a produo exagerada de finos. recliclo A

Moagem a mido

moinho peneira
P

16

Moagem a seco

17

You might also like