You are on page 1of 40

CONVENO SOBRE OS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICINCIA EM LITERATURA DE CORDEL

Dilma Rousseff
Presidenta da Repblica Federativa do Brasil

Michel Temer
Vice-Presidente da Repblica Federativa do Brasil

Maria do Rosrio Nunes


Ministra de Estado Chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidncia da Repblica

Patrcia Barcelos
Secretria Executiva da Secretaria de Direitos Humanos da Presidncia da Repblica

Antonio Jos Ferreira


Secretrio Nacional de Promoo dos Direitos da Pessoa com Deficincia

Adaptao dos artigos em literatura de cordel


Autor: Chico de Assis Colaborao: Ismael Pereira e Antonio Lisboa Reviso Josefa Aldaceia Chagas de Oliveira Xilogravuras J.Borges Arte e Diagramao Fluido Mdia

APRESENTAO
Falo pra todos vocs, Que, agora, tm, na mo, Uma lei incorporada Pela Constituio. Feita na linha fiel Da didtica do cordel: Eis a nossa Conveno. Para voc cidado, Da fazenda e da cidade, Eu falo do corao, Na maior simplicidade. Em Cordel, a Conveno Melhora a compreenso, Dando mais facilidade. Garante oportunidade Pra quem sabe quase tudo: Pra doutor PHD, Para quem no tem estudo, Se ficar atento ao texto, Dependendo do contexto Pode ser o seu escudo. Democrtico contedo Est a disposio Para que todos conheam, Do litoral ao Serto. Para que os seus conceitos Garantam nossos direitos, Protegendo o cidado. Desejo que a nao Se aproprie, com cincia, Superando preconceitos, Com clareza e, competncia. Garanta dignidade E tambm, oportunidade Pra quem tem Deficincia. Que tenha toda abrangncia, Que seja bem divulgada:

Na indstria, na escola, No mercado, na calada. Com certeza, brevemente, Teremos a nossa gente Nesta lei empoderada. J, na capa, registrada. Vejam s que coisa boa: Nos garante identidade. Para mim, uma coroa. Que aprenda, mestre e doutor, Que no sou mais portador Finalmente, eu sou pessoa!!! Isto no coisa toa. Isto dignidade. Resolve antigo problema Da nossa identidade. importante por que Sou igualzinho a voc. Estou em p de igualdade. A mudana de verdade, Neste solo Brasileiro, Comeando pela capa Ao artigo derradeiro, Nos mostra novos conceitos Para acabar preconceitos, Aqui e no mundo inteiro. no artigo primeiro Que j comea a virada: Uma nova concepo, Devidamente estudada. Na CIF, a transformao. Nova conceituao -nos hoje apresentada. De forma bem explicada. J na Conveno ecoa: Limite e deficincia No esto mais na pessoa. Foram para os ambientes Pra barreiras permanentes, Vejam s que coisa boa!!!

E agora esta pessoa Que de fato diferente. Diferente de voc, Diferente por ser gente. Apenas quer por direito, Respeito sem preconceito Que lhe tratem igualmente. Eu quis aqui minha gente De maneira bem direta, Falar sobre a Conveno A nossa lei mais completa, Pargrafo, artigo e inciso Conhecer bem preciso, Assim fala este poeta. Antonio Jos Ferreira Secretrio Nacional Secretaria Nacional de Promoo dos Direitos da Pessoa com Deficincia Secretaria de Direitos Humanos da Presidncia da Repblica

INTRODUO
Sintetizando os artigos, Que vo de um a cinqenta, A cartilha feita em versos mais uma ferramenta, Que estimula leitura E, ao mesmo tempo, orienta. O mundo se reinventa, Numa rapidez tamanha, O Brasil, da mesma forma, O mesmo ritmo acompanha E, sendo adaptado a todos, todo mundo que ganha. Quem leitura acompanha, V o texto no papel E a versatilidade Do poeta menestrel, Que transformou, pela ntegra, A Conveno em cordel. Com rima e mtrica em cordel, Cinqenta artigos sero: Transformados em estrofes, Com uma nova verso. Feitos, de maneira ldica, De fcil compreenso. O cordel chama ateno Pra que no haja incidncia De barreira, preconceito E qualquer violncia, Contra a vida das pessoas Que tenham deficincia. O mesmo faz referncia carta que a ONU traz: Liberdade para todos, Com justia, amor e paz, Dignidade, valor E os direitos iguais. Dentre os seus fundamentais: Direitos liberdade,

Interdependncia sem Indivisibilidade, Reafirmando o propsito Da universalidade. Na sua diversidade, Que no venha sofrer dano. Na sociedade cresam, Ms a ms e ano a ano, Com significativo Desenvolvimento humano. Por que todo ser humano Possui o mesmo direito: Preto, branco, rico e pobre. Cada pessoa a seu jeito. Pra muitos, o ambiente Necessita ser refeito. Ningum nasce com defeito. O defeito do Estado. O Estado que se ajuste Pra depois no ser cobrado Pelo erro cometido De no ter se adaptado. O Brasil tem se esforado, Nos ltimos anos, pra ter Polticas pblicas que possam s pessoas proteger. Fato que, antigamente, No se via acontecer. No no fsico do ser Que possa o defeito estar. E sim, no espao fsico Que o homem tem de ocupar. Um entrave que o Brasil Est querendo acabar.

O Brasil se faz mudar Com o reconhecimento De igualdade entre todos. Com o melhor tratamento, Mostrando sociedade Um novo comportamento. Autor: Chico de Assis chicorepentista@gmail.com

ARTIGO 1: PROPSITO
Diz o artigo primeiro Que, a propsito, as leis so: Antidiscriminatrias, Ou seja, do proteo Aos direitos e probem Qualquer discriminao. Especificamente, so Normas que o essencial prevenir que algum sofra Tratamento desigual, Por deficincia fsica Ou orientao sexual. Qualquer grupo social, Que tenha a moral ferida Por diferena de gnero Ou mesmo estilo de vida Tem, moralmente, por lei A proteo garantida. A lei pra ser cumprida. Dar condies de igualdade, Deixar as pessoas com Deficincia vontade, Gozando de seus direitos E de sua liberdade. Quem nasce vem, na verdade, Para viver, livremente. O meio que deve estar Pra ele, adequadamente, Nas condies de trat-lo, No como deficiente. Que possa, socialmente, O Estado ter prudncia, Se adequar para todos, Do trabalho residncia. Pra no excluir quem tenha Alguma deficincia.

ARTIGO 2: DEFINIES

A conveno, na essncia, Traz suas definies. Antes da deficincia, Ver, da pessoa, as aes E sua capacidade, Quanto s suas decises s pessoas sem vises, E surdas a vez dada: A comunicao ttil, A voz digitalizada, Lnguas de sinais e de Comunicao falada. Visualizao dada De textos informativos, Caracteres visveis Aparelhos auditivos, Braille, modos, meios e Formatos aumentativos. Todos os aplicativos, Que tenham expresso audvel E todo dispositivo De multimdia acessvel. E respeito dignidade Da maneira mais visvel Maior medida possvel De desenho universal. Tanto assim como a linguagem Simples, escrita e oral Dentro dos mbitos polticos, Econmico e social Neste artigo essencial Destacado sem rodeio, Diz que a limitao No ser bonito ou feio, Ela no est na pessoa Mais sempre estar no meio. Na calada ou no passeio Na zona urbana ou rural, O que limita a pessoa

Fazendo igual desigual So barreiras que impedem O convvio social.

ARTIGO 3: PRINCPIOS GERAIS


Tem, em princpios gerais, Respeito, dignidade, A autonomia na Individualidade E, diante das suas escolhas, Tenham total liberdade acessibilidade A no discriminao. Pela diferena haja, Reconhecimento e aceitao E tenham, na sociedade, Plena participao. Com direito incluso No meio em que estiver: Respeito pela criana Venha como ela vier. Dado tratamento igual Para o homem e a mulher.

ARTIGO 4: OBRIGAES GERAIS


No discriminar sequer, Dando a menor referncia E, ainda, os estados partes, Garantem dar assistncia Fundamental s pessoas Vistas com deficincia

Tomar medidas, de urgncia, Do poder pblico empresa, Sejam administrativas Ou de qualquer natureza, Cujas pessoas precisam De algo em sua defesa. O mundo sua defesa Precisa se adaptar: Calada, cama, cadeira, Mouse, mesa, celular, Elevador, carro, moto E lugar de estacionar.

ARTIGO 5: IGUALDADE E NO DISCRIMINAO


Ainda os Estados Partes Vendo as questes principais Contra discriminao, Criam protees legais E reconhecendo que todas As pessoas so iguais. Para promover a paz Que tem que ser promovida, Os estados buscaro Da melhor forma medida E adaptao razovel A todos oferecida. A igualdade devida Reflete, em nossas memrias. As medidas especficas No sero contraditrias Porque, legalmente, so Antidiscriminatrias.

ARTIGO 6: MULHERES COM DEFICINCIA


Aes discriminatrias No devero ocorrer Com mulheres e meninas E que as mesmas possam ter Direitos fundamentais E essenciais pra viver. dessa maneira que os Estados Partes Tomaro medidas para assegurar Que as nossas mulheres e as nossas meninas, Com deficincia, no possam ficar Sofrendo diversas discriminaes De quem no dispe de orientaes, Que, s vezes no age em s conscincia No dar, legalmente, o devido respeito E o pleno exerccio igual de direito Pra toda pessoa com deficincia. Tomaro boas medidas Para o desenvolvimento Acontecer, com avano De maior conhecimento Das mesmas e, sem sacrifcio, Aplicarem o exerccio Do seu dever cidado E dos direitos garantidos, Que esto estabelecidos Na presente conveno.

ARTIGO 7: CRIANAS COM DEFICINCIA


Tomaro as medidas necessrias Que assegurem, com plena conscincia, Os direitos que so fundamentais s crianas que tm deficincia E que as mesmas, com suas qualidades, Possam ter suas oportunidades Com as demais, sem disputa desigual. Com o devido interesse, a lei se aplica, Pois a deficincia no implica No seu discernimento essencial. Assegurar que toda

Criana tenha o direito De expressar, livremente, Tudo que lhe diz respeito. Ter opinio formada Pra quando for abordada, Falar, com maturidade, E expor, sua segurana, Com qualquer outra criana No mesmo tom de igualdade.

ARTIGO 8: CONSCIENTIZAO
Os Estados Partes se Comprometem em adotar Medidas imediatas E condies de fomentar A conscientizao Pra toda populao. Respeitar, com eficincia, As pessoas de verdade Que buscam a dignidade, Com a sua deficincia. Em relao pessoa, Com deficincia, no: Aceitar esteretipos, Preconceito e rejeio. Alm de prticas nocivas, Degradantes e abusivas Que ferem a dignidade. E que no haja complexo Relacionado a sexo E limite de idade.

Promover a conscincia Sobre as capacidades Dessas pessoas, que tm As suas habilidades. Dar a continuao Social em relao Ao tratamento igual Para todos, sem atalho, Ao local de trabalho E ao mercado laboral.

ARTIGO 9: ACESSIBILIDADE
A acessibilidade Por todos tem que ser vista, Em zona urbana e rural, Via carroal e pista. Do Estado um dever, Da pessoa uma conquista. Tenha problema de vista, Seja surdo ou cadeirante, Tanto em local de trabalho, Bar, escola e restaurante, O acesso um direito Que o Estado garante. No geral, a lei garante Reais adaptaes Em rodovias, transporte, Edifcios e sales. Em servios eletrnicos E outras instalaes.

ARTIGO 10: DIREITO VIDA


O direito vida , Pra todos, sem restrio No interessa a origem, A cor e nem o padro Para todas as pessoas, Com deficincia ou no. Pra todos ateno Deve ser propiciada

Toda pessoa merece Ser por direito tratada, Com qualidade de vida E a vida preservada. No favor, no nada. do Estado, um dever. Dentre todos os direitos, O direito de viver o que primeiro deve O Estado proteger.

ARTIGO 11: SITUAES DE RISCOS E EMERGNCIAS HUMANITRIAS


Se algum risco ocorrer E emergncia, tambm, Todos "os Estados Partes," Dando segurana vm Pra garantir o direito Que, em comum, todos tm. Todas as medidas vm Pra todo apoio ser dado Em situaes de risco, At de conflito armado Tem que ter a proteo Irrestrita do Estado. A presena do Estado preciso ser marcante Porque o direito vida to significante, Que no h como deixar De ser lembrado um instante.

ARTIGO 12: RECONHECIMENTO IGUAL PERANTE A LEI


Pra todos importante, No convvio social, Serem bem vistos por terem Capacidade legal. Tenham mais, perante a lei, Reconhecimento igual. Seja de zona rural... Ou mesmo de zona urbana. Que a questo de igualdade Seja a pauta soberana, Amparada pela lei, Que rege a essncia humana. Que, de forma leviana, No venham ser maltratados Por gestos indiferentes, De pessoas e estados. Se somos iguais, por lei Porque v-los separados?

ARTIGO 13: ACESSO JUSTIA


Na conveno, os Estados Deixaram claro, tambm, Que todas as pessoas, Com deficincia, tm Total acesso justia, Sem favores de ningum. As pessoas pra seu bem Sero bem acomodadas, Com as adaptaes Processuais adequadas idade, para no Viverem prejudicadas.

Ser-lhes-o propiciadas Audincias populares, Procedimentos jurdicos, Testemunhas exemplares, Investigaes e outras Etapas preliminares.

ARTIGO 14: LIBERDADE E SEGURANA DA PESSOA


Dentro ou fora dos seus lares Viva, com tranqilidade, Que nunca a deficincia. Por existir de verdade, Seja pra justificar Privao de liberdade. Que tenha oportunidade De estudar pra que vena, De ver o melhor pra si, De trabalhar como pensa Igual s demais pessoas, Sem nenhuma indiferena. Que na hora da doena Em hospital tenha leito E alm de segurana, Tratamento de respeito. Que dos direitos humanos No lhe falte um s direito.

ARTIGO 15: PREVENO CONTRA TORTURA OU TRATAMENTOS OU PENAS CRUIS, DESUMANAS OU DEGRADANTES
Que ningum seja sujeito tortura, nem tormento, Nem menos submetido A nenhum experimento: Nem mdico, nem cientfico Sem o seu consentimento.

Prevenindo cem por cento A vida do semelhante, Os estados tomaro Toda medida importante Que evite penas cruis E tratamento degradante. Contra ao olhar humilhante, A legislao impera Algum, com deficincia. Agora a moral prospera Porque a vida no Mais tratada como era.

ARTIGO 16: PREVENO CONTRA A EXPLORAO, A VIOLNCIA E O ABUSO


Este artigo reitera Que se tome providncia: Proteja a pessoa dentro Ou fora da residncia, Contra abuso, explorao, Toda e qualquer violncia, Que medidas de emergncia Se crie por meio legal, Assim o legislativo Garanta-lhe o social, Alm do direito mdico E educacional. Reinsero social, Uma justificativa Que a recuperao Seja uma ao positiva Nas causas psicolgicas, Fsica e cognitiva.

ARTIGO 17: PROTEO DA INTEGRIDADE DA PESSOA


No importa onde viva, No interessa a idade. O importante que tenha Respeito e dignidade E, por lei, seja protegida Toda sua integridade. Em qualquer localidade Que, por ventura, viver Sua integridade fsica E mental, precisa ter O amparo do Estado Pra melhor se proteger. A proteo tem que ser, De forma continuada, Que a pessoa se sinta Como as demais, amparada. Da mesma maneira vista E da mesma forma guardada.

ARTIGO 18: LIBERDADE DE MOVIMENTAO E NACIONALIDADE


Estabelece o direito De nacionalidade, Inclusive liberdade De movimentar-se bem, Que nunca seja privada, Por sua deficincia, De ter a independncia Que toda pessoa tem. Todo mundo vai e vem Pra onde tem preferncia E algum, com deficincia, Tem os direitos iguais De possuir comprovante De nacionalidade, Carteira de identidade, Passaporte e outros mais... Este artigo ainda traz

O direito de mudana, Tambm d vez criana, Ao idoso e mulher. Afinal para todos O direito liberdade De ir e vir vontade, No pas que bem quiser.

ARTIGO 19: VIDA INDEPENDENTE E INCLUSO NA COMUNIDADE


O que todo Estado quer, O artigo dezenove Afirma-nos que promove: A vida com qualidade, Com total independncia, Gozo e participao Com direito incluso Na sua comunidade. No interessa a cidade Que escolham pra morar. E a preferncia do lar, Cabe a quem quer escolher. Como se pode negar O direito moradia Se na democracia Que a gente deve viver? O apoio tem que haver, Nos meios comunitrios. Os cuidados necessrios No devem ser dispensados acessibilidade E a tantos outros servios So partes dos compromissos E deveres dos Estados.

ARTIGO 20: MOBILIDADE PESSOAL


A este artigo, as pessoas Com deficincia aderem A Mobilidade Pessoal e todas querem, Facilitada na forma E no momento que quiserem. Que os Estados operem Pra todos com igualdade, Ofertem dispositivos Com tcnicas de qualidade Que tenham custo acessvel Com ampla facilidade. Que, sobre mobilidade Algum mostre contedo Propiciando s pessoas Com deficincia tudo Em acesso residncia, Ao trabalho e ao estudo.

ARTIGO 21: LIBERDADE DE EXPRESSO E DE OPINIO E ACESSO INFORMAO


Os Estados Partes tomaro medidas Bem apropriadas para assegurar Que toda pessoa, com deficincia, Possa exercer, em qualquer lugar, A sua liberdade de opinio, Alm do direito pleno de expresso De compartilhar com vrias platias, Em p de igualdade, suas decises Que so advindas das informaes, Do discernimento de suas idias.

Conforme o disposto do Artigo 2 Desta conveno, consta, na essncia, Direito, sem custo adicional, A toda pessoa, com deficincia, s informaes, por meios legveis, Feitas em formatos bastante acessveis, Tecnologias. Sempre apropriadas, A todos os tipos de deficincia, Que as mesmas se dem, com eficincia, Nas oferecidas e nas compartilhadas. Alm aceitar e facilitar, Em trmites, no caso quando oficiais, A forma correta para transmitir, Com a utilizao de lnguas de sinais. Ter das entidades pblicas e privadas E, pela internet, as informaes dadas, De forma adequada, sem incoerncia. A mdia, com todos os meios transmissveis, Tornar seus servios bem mais acessveis A toda pessoa com deficincia.

ARTIGO 22: RESPEITO PRIVACIDADE


Nenhuma pessoa, com deficincia, Em qualquer que seja sua moradia, Estar sujeita interferncia, Que a desabone no seu dia-a-dia. No sero aceitos ataques ilcitos Contra a sua honra, mesmo que implcitos. Tais interferncias banidas sero, Pois toda pessoa possui, na verdade, Pleno exerccio da privacidade, Por lei garantida sua proteo.

ARTIGO 23: RESPEITO PELO LAR E PELA FAMLIA


Neste artigo vejo medidas completas Que os estados Partes juntos tomaro A favor de todos, com deficincia, Para que no haja discriminao Diante a famlia, a paternidade, Casamento e outros tipos de unio. Contudo, em matria de reproduo, Cada um decide como prosperar

De trocar de casa, pensar em famlia, Que tempo e com quem deve se casar. A legislao d esse direito E ningum interfira na vida do lar. Chegando o casal a se separar, Ficando criana, com deficincia, Fica muito claro que a lei a protege Contra o abandono e a negligncia, Que significa dizer que ningum Merece, por nada, sofrer violncia.

ARTIGO 24: EDUCAO


Ainda a pessoa, com deficincia, Dispe, na escola, de amparo legal. O aprendizado, ao longo da vida, Pra desenvolver seu potencial. Sua incluso seja garantida, Em todo sistema educacional. Que o apoio seja, no mbito geral, Pra desenvolver personalidade, Encontrar talento, preparar pessoa, E, em cada uma, sua habilidade. Que a auto-estima seja promovida Com a convivncia na comunidade. Promova-se o senso de dignidade, Abra-se o caminho se estiver estreito. Cumpra-se a meta de incluso plena Para efetivar todo o seu direito. A diversidade humana precisa De respeito mtuo pelo seu respeito.

ARTIGO 25: SADE


Os Estados Partes podem Cuidar, de forma sensvel, De algum, com deficincia. Tem que ser tratado ao nvel Do estado de sade Mais elevado possvel. Todo cuidado possvel Com a sade, em geral, Na reabilitao, Na sade sexual, Nas especificidades De gnero, em especial. Do centro zona rural, Veja a vida, em sua essncia! O diagnstico a tempo, Tratamento, com decncia, Reabilitam pessoas, Com qualquer deficincia.

ARTIGO 26: HABILITAO E REABILITAO


Precisa dar assistncia A todos, com harmonia, Que, na habilitao, Possam sentir alegria, Que conquistem e que conservem O mximo de autonomia. Ver, de maneira sadia, Seu convvio social, A capacidade fsica E, ao mesmo tempo, a mental, Sem descartar o talento Como profissional.

Acompanhamento igual, Com toda avaliao, Do estgio mais precoce At a sua incluso, Com a possibilidade De reabilitao.

ARTIGO 27: TRABALHO E EMPREGO


No trabalho a insero No pode haver ponto falho, Permanncia no emprego, A promoo sem atalho, Com as condies seguras E salubres de trabalho. Que o mercado de trabalho Promova, seja onde for, Remunerao igual De qualquer trabalhador, Sendo que o trabalho seja, Tambm, de igual valor. No interessa o setor, Quer seja pblico ou privado, Os programas de ao Precisam dar resultado, Com incentivo aos que mais Precisam desse mercado.

ARTIGO 28: PADRO DE VIDA SOCIAL AVANADO


dever de todo Estado Assistir ao pessoal, Com deficincia, dando-lhe A garantia total Quanto ao seu padro de vida E proteo social.

Assegurar, por igual, s pessoas, com clareza, O saneamento bsico, A reduo da pobreza, Servios de qualidade, Dispositivo e defesa. A ajuda na despesa Do que for dispendioso, Principalmente mulher, criana e ao idoso, Com treinamento adequado, E cuidado com o repouso.

ARTIGO 29: PARTICIPAO NA VIDA POLTICA E PBLICA


Que todos vivam no gozo De usar a livre expresso, Na vida pblica e privada Tenham participao, Ocupem cargo e no venham Sofrer discriminao. No ato de votao, Possam ser acompanhados, Que os equipamentos sejam Pra todos apropriados Que todos possam votar E tambm possam ser votados. Que se sintam emancipados, Honrados e acolhidos, Participem de assembleias, Administrem partidos E que sejam como os demais, Por todos reconhecidos.

ARTIGO 30: PARTICIPAO NA VIDA CULTURAL EM RECREAO, LAZER E ESPORTE


Participao na vida Cultural e esportiva Medidas apropriadas Na rea recreativa Igualdade no lazer Deixa a vida mais ativa Acesso a cultura viva Com formatos disponveis Em Televises, Teatros, Locais tursticos incrveis Bibliotecas, museus Com recursos acessveis Providncias bem cabveis Tomadas de forma igual Pra todas essas pessoas Com o seu potencial Criativo, produtivo, Artstico e intelectual Direito internacional Mantido em conformidade, Sem barreiras que impeam A sua propriedade Intelectual em prol De toda a sociedade Garantir identidades Lingusticas e culturais A todos que fazem uso Da linguagem por sinais Assegurar as crianas Direitos como as demais

ARTIGO 31: ESTATSTICAS E COLETAS DE DADOS


Fazer coletas reais De dados apropriados. Formular, implementar Polticas, com resultados, Mantendo bem disponveis Esses dados coletados. Salvaguardas com seus dados Sero estabelecidas. Confidencialidades Seguras e protegidas E respeito privacidade Na manuteno das vidas. As normas sero cumpridas Junto aos direitos humanos Fundamentais, liberdades, Princpios ticos, sem danos, Os Estados Partes precisam Garantir j esses planos. Este artigo traz, sem danos, Informaes coletadas De apropriadas maneiras. Todas sero tabuladas, Indicando compromissos Das formas mais acertadas.

ARTIGO 32: COOPERAO INTERNACIONAL


cooperao internacional, Os Estados Partes do toda importncia, Sua promoo ter relevncia, Apoiando esforos no cho nacional. Propsitos e aspectos da luta local. Grandes parcerias podem se adotar. A sociedade civil deve estar Junta s pessoas, com deficincia, Que querem incluso, com eficincia, da forma mais justa em todo lugar.

Assegurar que a cooperao Garanta programas internacionais, Que sejam inclusivos e acessveis mais: Meios de intercmbio e capacitao, Compartilhamento de informao, Treinamento e prtica pra facilitar Pesquisa e acesso pra propiciar O conhecimento tcnico e cientfico E tecnologias. Isso magnfico Pra vida de todos poder melhorar.

ARTIGO 33: IMPLEMENTAO E MONITORAMENTO NACIONAIS


Todos os Estados Partes Pensam a implementao, Designaro sadas Para a cooperao, Tanto em rgos do governo Quanto em qualquer outra ao. Com o jurdico em ao E o administrativo, Manter fortalecido Tudo o que for relativo promoo dos direitos Em um processo inclusivo. ter como objetivo Mecanismo independente E representatividade De instituio decente, Para o monitoramento Se processar plenamente.

ARTIGO 34: COMIT SOBRE OS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICINCIA


Com o Comit a frente De algum, com deficincia, Ser estabelecido Pra promover a decncia E desempenho das funes Da conveno em vigncia.

Os membros tero frequncia Sempre a ttulo pessoal Apresentaro, tambm, Alta postura moral, Com abrangncia no campo Da Conveno atual. Pelos Estados Partes, em funo, Membros do Comit sero eleitos, Com sistema jurdico, sem defeitos E equilbrio, na participao Equitativa, representao Geogrfica, de gnero e de referncia. Dos Estados sero a competncia E baseados na prpria conveno Entre membros, peritos estaro Junto aos sem e os com deficincia Os eleitos, por votao secreta, A partir de uma lista de pessoas Que os Estados Partes acham boas, Cujo quorum em dois teros se completa Maior nmero de votos, que a meta Para seus candidatos triunfantes. Inda tem requisitos importantes Que quem tenta mandato s desfruta Se ganhar maioria absoluta Dos Estados presentes e votantes Como prova de organizao, A primeira eleio ser marcada Com seis meses da data da entrada, Em vigor, da presente comisso. Quatro meses bem antes da eleio, O secretrio da ONU mandar Carta para os Estados, que dir Para submeter seus candidatos Para o prazo de dois meses so exatos A prevista eleio assim ser.

Os mandatos sero de quatro anos, Reeleitos sero, s uma vez. Na primeira eleio, entraro seis Que, em dois anos, expiraro seus planos Por sorteios, sem perdas e sem danos. Novos membros sero selecionados. Esses membros sero adicionados, Atravs de eleies bem regulares. Depois vo assumir os seus lugares, Pondo, em prtica, os direitos conquistados. S em caso de demisso ou morte, Deve o membro ser substitudo, Ou ento declarar ter existido Pra sair um motivo muito forte. O Estado que a este deu suporte, Legalmente, ciente deste fato, Tendo plenos poderes para o ato, Botar, no lugar, outro perito Que atenda e preencha ao requisito Deste artigo pra o trmino do mandato. Normas prprias pra seu procedimento. Com apoio da ONU, se renova. A Assemblia Geral quem aprova E quem decide seu funcionamento. Cada membro recebe mandamento, Tendo em vista responsabilidade Privilgio, direito e imunidade Garantidos, aos membros em misses, Para o rgo exercer suas funes Com trabalho, justia e liberdade.

ARTIGO 35: RELATRIO DOS ESTADOS PARTES


Atravs do Secretrio Geral das Naes Unidas, Assim cada Estado Parte Submeter medidas Aps dois dias da entrada Da conveno instalada E regras estabelecidas. Pra isso, as Naes Unidas S de quatro em quatro anos

Submetero os seus Relatrios com seus planos, Pela prpria deciso Ou por solicitao, Dos poderes soberanos. Diretrizes, com seus planos Ao relatrio abrangente, Dispensaro relatrio, Em fase subseqente; Considerando o disposto, Faz-lo, com senso e gosto, Forma franca e transparente. Os relatrios pra gente, Nos seus textos, podero Apontar dificuldades E os fatores que esto Afetando o cumprimento E emperrando o andamento Da presente Conveno,

ARTIGO 36: CONSIDERAO DOS RELATRIOS


Os relatrios sero Considerados reais, Mas o Comit far Recomendaes gerais. Inda podero ser dados Informes adicionais. Se o Pas atrasar mais O relatrio esperado, O comit poder Notificar esse Estado, Que, num prazo de trs meses, Dever ser explicado.

Da ONU, o que for criado Viro, disposio, Relatrios pros Estados, Que pblicos se tornaro, Amplamente disponveis E os quais facilitaro. Do comit sairo Programas, fundos e agncias E outras organizaes. Relatrios, com pendncias, Seguidos de indicaes Pra devidas providncias.

ARTIGO 37: COOPERAO ENTRE OS ESTADOS PARTES E COMIT


Cada Pas Parte cooperar, Com o Comit de direito e de fato, Pelo desempenho do seu candidato E a todos os membros auxiliar. Considerao o comit dar Aos meios e modos que aprimoraro Cada membro Parte pra implementao. Capacitar o seu pessoal, Inclusive ajuda internacional Pro funcionamento desta conveno.

ARTIGO 38: RELAO DO COMIT COM OUTROS RGOS


So funes ideais do Comit Promover uma implementao Efetiva e, tambm, incentivar, No caminho da cooperao, Na esfera abrangente e ideal, Da autnoma presente conveno. As agncias especializadas Podero se fazer representar. Outros rgos da ONU competentes Tero amplo direito de atuar Quando considerados pelo rgo Que os mandatos precisam preservar.

As agncias especializadas Aos peritos daro consultoria. J a ONU apresenta relatrios Sobre as atividades que confia. Outros rgos daro as diretrizes Sugesto, segurana e harmonia.

ARTIGO 39: RELATRIO DO COMIT


Ser, a cada dois anos, A Assemblia Geral . Ter, tambm, o Conselho Econmico e Social, A quem submeter Um relatrio real. Por Assemblia geral Fazer, tambm, sugestes, Recomendaes gerais Dos Estados em questes. Entraro no relatrio Essas recomendaes.

ARTIGO 40: CONFERNCIA DOS ESTADOS PARTES


Os Estados Partes reunir-se-o, Numa conferncia, pra tomar medidas E o secretrio das Naes Unidas Far, em seis meses, a convocao Aps a entrada desta conveno Pra avaliar sucessos e planos, Promover avano e direitos humanos, Comemoraes das metas cumpridas, Pelo secretrio das Naes Unidas, Sero convocadas a cada dois anos.

ARTIGO 41: DEPOSITRIO


O Secretrio Geral Da ONU, em sua misso, No intuito de poder Ver todo mundo em ao, Ser o depositrio Da presente conveno.

ARTIGO 42: ASSINATURA


Aberta a assinatura, Vinda dos demais Estados. Em Nova York, na ONU, Outros rgos integrados. Cada um se compromete. Maro de dois mil e sete o marco desses dados.

ARTIGO 43: CONSENTIMENTO EM COMPROMETER-SE


Submetida ser A presente Conveno. Estados signatrios Faro ratificao E a confirmao formal Dos rgos de integrao. Ela estar aberta, Conforme termo acertado, A receber adeso, Seja de qualquer Estado Ou rgo regional, Que no houver assinado.

ARTIGO 44: ORGANIZAO DE INTEGRAO REGIONAL


Entendida como organizao, Construo por estados soberanos, qual membros j delegaram planos Abrangidos na prpria Conveno, Documento formal ou adeso Para o depositrio, com urgncia, No alcance da sua referncia, Cada estado dar as sugestes Aplicveis s organizaes Nos limites da sua competncia. No pargrafo, h um fundamentado, 4, 5 o artigo que compete (45) E os pargrafos 1, 2 do quatro sete (47) Instrumento nenhum ser contado. As organizaes e cada estado Mesmo nmero de votos, com efeito, Quando em nmero de votos, com respeito, Forem votos reais, na conferncia, Em matrias da sua competncia Podero exercer o seu direito.

ARTIGO 45: ENTRADA EM VIGOR


A presente Conveno Entrar mesmo em vigor No trigsimo dia aps O depsito, com rigor, Do vigsimo instrumento De adeso ao setor. E cada Estado que for Membro de integrao Que confirmar, formalmente, A presente Conveno Ou aderir ps vigsimo, Ter vigor no trigsimo Dia aps sua adeso.

ARTIGO 46: RESERVA


A presente Conveno Que tem regras definidas, Reservas incompatveis Jamais sero permitidas, Sendo contra o objeto Podero ser excludas

ARTIGO 47: EMENDAS


Emendas sero mantidas, Por cada Estado legal, presente Conveno E ao secretrio geral, As quais os Estados Partes Daro ou no seu aval. Se a cada quadrimestral A data for informada, Pelo um tero dos Estados Vindo a ser manifestada, A Conferncia da ONU Logo ser convocada. Qualquer emenda adotada E aprovada em favor, Conforme o pargrafo um (1) Deste artigo, com rigor. Trinta dias desta data, Ela entrar em vigor

ARTIGO 48: DENNCIAS


O Estado Parte move, Se precisar, uma ao Referente Conveno Com as denncias devidas, Que tero, aps um ano, Como seu destinatrio O ilustre Secretrio Geral das Naes Unidas.

ARTIGO 49: FORMATOS ACESSVEIS

Na presente Conveno, Os textos sero sensveis Estaro prontos pra todos, Em formatos acessveis Para que possam, por todos, Ser tocados e visveis.

ARTIGO 50: TEXTOS AUTNTICOS


Sero igualmente autnticos, Em espanhol e chins, Seja em Francs ou em russo, Em rabe ou mesmo ingls, Em testemunho assinados, Plenamente autorizados Por seus Estados, que esto Presentes na trajetria, Presenciando a histria Da presente Conveno.

LOGOMARCA DO DISQUE CEM OUVIDORIA NACIONAL DE DIREITOS HUMANOS


O Disque Direitos Humanos - Disque 100 - recebe, analisa, encaminha e monitora denncias e reclamaes sobre violaes de Direitos Humanos. O servio atua em todo o Brasil, na resoluo de conflitos e reforando a atuao dos defensores de Direitos Humanos. Tambm realiza um trabalho articulado com o Ministrio Pblico, rgos dos Poderes Judicirio, Legislativo, Executivo federal e dos demais entes federados, e com organizaes da sociedade civil. A Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos quem coordena o Disque 100. O servio funciona 24 horas, nos sete dias da semana, e a ligao gratuita, podendo ser feita de qualquer telefone fixo ou celular. Quem faz a denncia no precisa se identificar. Atualmente, o servio funciona em seis mdulos: Criana e Adolescente Pessoa Idosa Pessoas com Deficincia LGBT Populao em Situao de Rua Tortura

You might also like