You are on page 1of 74

UNIVERSIDADE FEEVALE

ANDIRA PEREIRA MOEHLECKE

A ADOO INTERNACIONAL DE CRIANAS NO ORDENAMENTO JURDICO BRASILEIRO E NA CONVENO DE HAIA DE 1993

Novo Hamburgo 2011

ANDIRA PEREIRA MOEHLECKE

A ADOO INTERNACIONAL DE CRIANAS NO ORDENAMENTO JURDICO BRASILEIRO E NA CONVENO DE HAIA DE 1993

Trabalho de Concluso de Curso apresentado como requisito parcial obteno do grau de Bacharel em Direito pela Universidade Feevale.

Professor Orientador: Dr. Ricardo Strauch Aveline

Novo Hamburgo 2011

ANDIRA PEREIRA MOEHLECKE

Trabalho de Concluso do Curso de Direito, com ttulo A ADOO INTERNACIONAL DE CRIANAS NO ORDENAMENTO JURDICO BRASILEIRO E NA CONVENO DE HAIA DE 1993, submetido ao corpo docente da Universidade Feevale, como requisito necessrio para a obteno do Grau de Bacharel em Direito. .

Aprovado por:

________________________________________ Professor orientador: Dr. Ricardo Strauch Aveline

________________________________________ Professor 1: (Banca examinadora

________________________________________ Professor 2: (Banca examinadora

Novo Hamburgo, novembro de 2011.

DEDICATRIA
Dedico este trabalho a Deus, que em sua infinita bondade sempre guia os meus passos, dando-me fora e inteligncia para superar os desafios da vida. Peo ao Pai Maior que continue a me ensinar o caminho da humildade e do amor ao prximo e que com estes ensinamentos possa cada vez mais me tornar um ser pensante e benfico para humanidade, exercendo sempre a dignidade humana .

AGRADECIMENTOS

Foram muitas horas que dediquei aos meus estudos, mas neste momento especial, no esqueo das pessoas que amo. Agradeo aos meus pais pela dedicao, esforo, humildade e sabedoria. Se hoje sou uma criatura do qual me chamam de meiga e amvel, porque Deus me deu a oportunidade de conviver em um laboratrio maravilhoso, chamado famlia. Minha me sempre me mostrou que acima de tudo, devemos falar a verdade e dizer eu te amo. Todos ns temos um heri. O meu o meu pai. Pessoa que me ensina o caminho da persistncia e do amor. Como sou a mais velha dos irmos tenho que ser o exemplo e sei que estou sendo. Hoje, felizmente, posso dizer que todos me seguem. Agradeo aos meus irmos Ubirajara e Ubiratan, amigos de todas as horas. Tenho a certeza que sempre posso contar com vocs. Para completar a minha vida, Deus, que sbio, deu-me o amor da minha vida. Um homem de muita f, inteligente e humilde, o qual escolhi para ser o pai dos meus filhos em um futuro prximo. Meu Luzinho, que amo muito e agradeo por todos os momentos que passamos e passaremos juntos, pelo carinho, dedicao e o amor que tens por mim. As minhas cunhadas Sabrina, Paola, ngela e Simone e aos meus cunhados, Fbio e Zeca, agradeo por alegrarem os meus dias e que juntos possamos formar uma famlia maravilhosa. A minha sogra Edi, que em meu corao quero como me e agradeo por todo o carinho e o amor que dedica a mim. Aos meus sobrinhos Gabriel e Lucas e minha sobrinha Eduarda por fazerem parte da minha vida. Amo vocs, podem sempre contar com a dinda Andy que ama muito vocs. Agradeo pelo carinho dos amigos, mas principalmente da minha amiga e irm do corao, Ketlyn que caminhamos juntas pelo mundo acadmico e muitas vezes me deu bons conselhos. Agradeo aos funcionrios, aos Mestres e Doutores, professores da Universidade Feevale que durante 11 anos da minha passagem pela academia, deixaram excelentes exemplos de fraternidade, educao, sapincia e dedicao, alm de transmitiram-me clebres conhecimentos. Importante destacar meus agradecimentos ao Doutor/Professor e meu orientador Ricardo Strauch Aveline, pela dedicao, carinho e toda a ateno de um verdadeiro sbio, adjetivo de quem sabe transmitir o conhecimento com inteligncia e humildade.

"Quanto mais aumenta nosso conhecimento, mais evidente fica nossa ignorncia." ( John F. Kennedy ) .

RESUMO

A presente pesquisa aborda a questo da adoo internacional de crianas brasileiras que saem do seu pas de origem e passam a viver com pais estrangeiros no pas de acolhida. Vive-se, hoje, em um mundo de diversidades, sendo necessria a existncia de medidas protetivas, tais como: Conveno de Haia, Constituio Federal, Declarao dos Direitos Humanos, Estatuto da Criana e do Adolescente, pois desta forma, a criana passa a ser vista como sujeito de direito e todas estas defesas passam a visar o seu melhor interesse. Assim, a criana torna-se importante para a sociedade, pois seus direitos so vistos em quase todas as partes do mundo, passando a ser importante at para as autoridades do pas em que vive, tendo seus direitos respeitados e oportunizando criana um crescimento em meio saudvel, digno de um ser humano. Isto , sabe-se que dever da famlia proporcionar segurana e vida saudvel s crianas. No entanto, quando isto no ocorre, dever do Estado alcanar o to sonhado seio familiar. Alm disso, trata-se neste trabalho sobre as formas de adoo e os efeitos da adoo. A adoo internacional, mesmo que de forma excepcional, visa solucionar os problemas das crianas abandonadas nas instituies. excepcional, pois a Lei entende ser importante manter o seu patriota dentro do seu pas natural, protegendo-o de possveis maldades de pessoas inescrupulosas, capazes de prejudic-las, traficar crianas para auferir lucros ilcitos, sendo que a verdadeira adoo no visa lucro, mas sim o melhor interesse da criana. Palavras-chave: Criana. Adoo. Adoo internacional. Direito de famlia.

ABSTRACT

This research addresses the issue of intercountry adoptions of Brazilian children who leave their country of origin and come to live with foreign parents in the host country. We live today in a world of diversities, requiring the existence of protective measures, such as the Hague Convention, the Federal Constitution, Declaration of Human Rights, the Child and Adolescent, because this way, the child becomes be seen as subjects of law and all these defenses are targeting your best interest. Thus, the child becomes important for society, because their rights are seen in almost all parts of the world, becoming especially important in the authorities of the country you live in, having their rights respected and giving opportunities to children in a growth healthy environment, a decent human being. That is, we know that family is the duty of providing safety and healthy living to children. However, when it does not, it is the duty of the State to achieve the dream the family. Moreover, it is this work on ways of adoption and the effects of adoption. International adoption, albeit exceptional, aims to solve the problems of abandoned children in institutions. It is exceptional, because the law considers it important to keep your patriot within their natural country, protecting it from possible evil of unscrupulous people who can harm them, trading children to gain illicit profits, and the adoption is not true for-profit but the best interests of the child. Keywords: Children. Adoption. International adoption.Family law.

LISTA DE SIGLAS E ABREVIATURAS

ACAF AMB Art. CEJAIs CEJAs CF CNJ CPF DOU ECA FEBEM ONU PF STJ TJRS UNICEF

Autoridade Central Administrativa Federal Associao dos Magistrados do Brasil Artigo de Lei Comisso Estadual de Adoo Internacional Comisso Estadual de Adoo Constituio Federal Brasileira de 1988 Conselho Nacional de Justia Cadastro de Pessoas Fsicas Dirio Oficial da Unio Estatuto da Criana e do Adolescente Fundao Estadual de Bem Estar do Menor Organizao das Naes Unidas Polcia Federal Superior Tribunal de Justia Tribunal de Justia do Estado do Rio Grande do Sul Fundo das Naes Unidas para Infncia

SUMRIO

INTRODUO .......................................................................................................... 10 1 O CONCEITO E AS TRANSFORMAES HISTRICAS DO INSTITUTO DA ADOO ............................................................................................................... 13 1.1 O CONCEITO DE ADOO ............................................................................... 13 1.2 O DESENVOLVIMENTO HISTRICO DO INSTITUTO DA ADOO NO ORDENAMENTO JURDICO BRASILEIRO........................................................ 17 1.2.1 A criana como coisa (res) e a adoo no direito portugus do perodo colonial ........................................................................................................... 18 1.2.2 A criana em situao irregular e o estmulo adoo como forma de resolver um problema social......................................................................... 23 1.2.3 A criana como sujeito de direitos ............................................................... 27 1.3 A ADOO NA CONSTITUIO FEDERAL DE 1988 ....................................... 34 1.4 A ADOO NO ESTATUTO DA CRIANA E NA NOVA LEI 12.010/2009 ........ 35 1.5 AS FORMAS DE ADOO NO ORDENAMENTO JURDICO BRASILEIRO ..... 36 1.5.1 Adoo Unilateral ........................................................................................... 37 1.5.2 Adoo por concubino(a) chamado(a) de companheiro(a) ........................ 37 1.5.3 Adoo por separados judicialmente, divorciados ou companheiros de Unio Estvel.................................................................................................. 37 1.5.4 Adoo Pstuma ............................................................................................ 38 1.5.5 Adoo por tutor ou curador ......................................................................... 39 1.5.6 Adoo a brasileira ........................................................................................ 39 1.5.7 Adoo de embries ...................................................................................... 40 1.5.8 Adoo por homossexuais ............................................................................ 41 2 ADOO INTERNACIONAL ................................................................................. 43 2.1 CONCEITO DE ADOO INTERNACIONAL ..................................................... 43 2.2 O PROCESSO DE ADOO INTERNACIONAL ................................................ 46 2.2.1 O cadastro da criana e do adolescente para adoo ................................ 48 2.2.2 A existncia da Autoridade Central .............................................................. 51 2.3 A COIBIO DO TRFICO INTERNACIONAL DE CRIANAS ......................... 55 2.4 A EXCEPCIONALIDADE DA ADOO INTERNACIONAL ................................ 57 2.5 OS EFEITOS DA ADOO ................................................................................ 63 CONSIDERAES FINAIS ...................................................................................... 66 REFERNCIAS ......................................................................................................... 68

10

INTRODUO

A evoluo conceitual do tema adoo tem se modificado com o passar dos tempos, transformando-se e adaptando-se conforme a necessidade da humanidade. Isto ocorre gradativamente, sempre visando os interesses sociais, polticos e econmicos. E no cenrio da vida infantil no poderia ser diferente, a criana por muito tempo foi considerada um ser sem importncia, coisa ( res), passando a ser assim considerada, irregular at o momento em que a criana tornou-se conhecida na sociedade como sujeito de direito. Hoje, com a existncia de medidas protetivas, tais como: Conveno de Haia, Constituio Federal, Declarao dos Direitos Humanos, Estatuto da Criana e do Adolescente, a criana passa a ser vista como sujeito de direito e todas estas defesas passam a visar o seu melhor interesse. Assim, a criana torna-se importante para a sociedade, pois seus direitos so vistos em toda parte do mundo, passando a ser importante at para as autoridades do pas em que vive, tendo seus direitos respeitados, oportunizando criana um crescimento em meio saudvel, digno de um ser humano. Isto , sabe-se que dever da famlia proporcionar segurana, e vida saudvel s crianas, mas quando isto no ocorre dever do Estado alcanar o to sonhado seio familiar. A adoo internacional tem sido utilizada como forma de escape. Isto , quando a criana no mais tem soluo na adoo dentro de seu pas de origem, que a adoo internacional entra em cena e de forma excepcional, sendo o ltimo recurso, oportunizando criana uma ltima alternativa para adoo Deste modo, o objetivo geral deste trabalho conhecer o ordenamento jurdico brasileiro referente adoo ao longo do tempo, bem como compreender o processo da adoo internacional que tange sada das crianas brasileiras do pas de origem para o pas de acolhida. Tambm se apresenta como objetivos especficos: conhecer a histria do instituto da adoo; a forma como as crianas eram vistas e tratadas ao longo do tempo; quais so as formas de adoo existentes na legislao brasileira; identificar quais os motivos da adoo internacional ser excepcional; bem como entender os efeitos da adoo. A presente pesquisa delimita-se em tratar sobre os conceitos de adoo, formas e efeitos, alm da adoo internacional, visando compreender a histria da

11

criana no Brasil, no perodo colonial at os dias de hoje, buscando esclarecimentos nas normas jurdicas brasileiras at a presente data. Quando se aborda o assunto adoo durante todo o trabalho, refere-se s formas de adoo existentes no Brasil, bem como seus efeitos, tanto no mbito interno, quanto externo e a adoo internacional de crianas brasileiras adotadas por famlias estrangeiras. O presente trabalho narra algumas vezes sobre a famlia, mas o seu principal foco em todo o desenrolar do tema a adoo de crianas. importante salientar que durante a pesquisa, quando mencionado o termo criana, estar se reportando em conjunto ao termo adolescente. Portanto, o referido tema colabora para evoluo da academia jurdica, visando instigar nos alunos de graduao acadmica a busca pelo saber, desenvolvendo a sua intelectualidade, mas principalmente a capacidade e a dignidade humana do respeito e amor ao seu prximo e principalmente as crianas. Assim sendo, vivemos em um mundo que passa por grandes problemas sociais e ao mesmo tempo estas transformaes nos desafiam a buscar solues capazes de modificar a vida de crianas que so esquecidas por seus pais biolgicos em instituies, orfanatos ou casas de passagens. Passa-se a compreender o porqu de as autoridades competentes nacionais e internacionais se reunirem periodicamente, buscando tornar eficaz e segura, a adoo internacional subsidiada pela Conveno de Haia em conjunto com as normas vigentes no Pas do adotado e do adotante. A Conveno de Haia, Conveno sobre Cooperao Internacional e Proteo de Crianas e Adolescentes em Matria de Adoo Internacional, concluda em Haia em 29 de maio de 1993, justamente surgiu com intuito de evitar o sequestro, a venda e o trfico de crianas que ocorriam com frequncia entre os diversos pases do mundo. As crianas eram buscadas para a adoo por pessoas que pareciam ser competentes, mas na verdade mantinha um nico interesse, a explorao e abuso de crianas. Nesta contextualizao que se busca aprimorar conhecimentos tericos em relao adoo internacional, observando as formas licitas de exercer a adoo sem prejudicar as partes interessadas. Como material de pesquisa para este estudo acadmico foram utilizados livros de autores renomados no assunto, Conveno de Haia, Constituio Federal Brasileira de 1988, Cdigo de Direito Civil, Estatuto da Criana e do Adolescente, a

12

Nova Lei de adoo 12.010/2009 e jurisprudncias. Acrescentam-se tambm stios de autonomia e confiana da rede mundial de computadores autorizados para pesquisa pela Universidade Feevale. Desta forma, apresenta-se o primeiro captulo da pesquisa na qual abordar alguns conceitos de adoo e as transformaes histricas do instituto ao longo do tempo. Ser relatado sobre a adoo na Constituio Federal de 1988, sobre a adoo no Estatuto da Criana e do Adolescente e a Nova Lei 12.010/2009, bem como as formas de adoo no ordenamento jurdico brasileiro. No segundo captulo, a abordagem do tema se dar sobre a adoo internacional, sobre o seu conceito, o processo e seus procedimentos normativos. Tambm ser tratado sobre a coibio do trfico internacional de crianas, a excepcionalidade da adoo internacional e os efeitos da adoo.

13

1 O CONCEITO E AS TRANSFORMAES HISTRICAS DO INSTITUTO DA ADOO

O termo adoo tem passado por uma evoluo conceitual bastante acentuada ao longo do tempo. Tradicionalmente, o tema era tratado com relativa simplicidade, enquanto hoje traz grandes discusses que incluem aspectos como afetividade, vnculos e principalmente, a criana como foco principal; o chamado princpio do melhor interesse da criana.1

1.1 O CONCEITO DE ADOO

Na Grcia antiga, o culto familiar era o que movia a adoo, poca essa em que a criana era considerada um adulto em miniatura e no um ser com necessidades diferenciadas s dos adultos. Essa ideia se perpetuou durante um longo perodo, mesmo quando, j adentrando o Direito Romano, com incio da adoo por parte das mulheres, v-se que a criana ainda no o centro do tema, e sim, h uma tentativa de compensao para a mulher que havia perdido um filho. Na poca, uma relao indireta com a famlia natural do adotado ainda existia, o que trazia uma srie de problemas que a justia tinha que resolver. Muito tempo passou at que houvesse a superao da viso jurdica sobre adoo que estava centrada no interesse dos adultos. O novo paradigma prope um olhar sobre o melhor interesse da criana, que passa a ser o centro, pois a principal parte interessada no assunto.2 Liberati menciona que o vocbulo adoo tem sua origem no latim adoptio e seu significado dar seu prprio nome a ou pr um nome em, mas, comumente, usado no sentido de acolher algum3.
1

Atualmente, as questes envolvendo crianas devem ser analisadas sob o vis do princpio do melhor interesse da criana, o qual determina que a criana deve possuir preferncia para as polticas sociais pblicas como dever da famlia, da comunidade e do Poder Pblico. PEREIRA, Tnia. Direito da Criana e do Adolescente: uma proposta interdisciplinary. Rio de Janeiro: Renovar, 1996, p. 25. 2 PEREIRA, Caio Mrio da Silva. Instituies de Direito Civil. Direito de Famlia. Rio de Janeiro: Forense, 2006, v.4, p. 388-391. 3 LIBERATI, Wilson Donizeti. Adoo - Adoo internacional. 2. ed. So Paulo: Malheiros, 2003, p. 17.

14

Existem muitas outras definies, dentre elas destacam-se: no Direito Romano: adoptio est actus solemnis quo in locum filie vel nepotis ads ciscitur qui natura talis non est a adoo o ato solene pelo qual se admite em lugar de filho quem por natureza no .4 Sob a luz do entendimento de Rizzardo, a adoo a aquisio de um filho atravs de um ato judicial. Antes da vigncia do Cdigo Civil de 2002, os trmites da adoo ocorriam por meio da celebrao de um contrato, atravs de escritura pblica.Com o passar dos tempos, a adoo foi adquirindo um novo sentido, que o de oportunizar um lar s crianas abandonadas ou necessitadas que se encontram nas mais diversas circunstncias, tais como as rfos, as que passam por extrema pobreza, as crianas que os pais de sangue nos se interessam por elas e todas as crianas que esto enquadradas no desequilbrio social ou seja pela desestrutura familiar. A adoo, portanto, nada mais que dar a crianas e adolescentes a oportunidade de conviver no meio de uma famlia equilibrada que lhes proporcione um ambiente saudvel, sob a vigilncia de pessoas com capacidade de atender s necessidades afetivas, materiais e sociais a que todo o ser pensante tem direito.5 Sob o vis dos autores clssicos do direito privado, Pontes de Miranda explica que a adoo o ato solene pelo qual se cria entre o adotante e o adotado, uma relao de paternidade e filiao.6Orlando Gomes, em contrapartida, descrevea como o ato jurdico pelo qual se estabelece independentemente do fato natural de procriao, o vnculo de filiao. Para ele, trata -se de fico legal, que permite a constituio, entre duas pessoas, do lao de parentesco do primeiro grau na linha reta.7 Os conceitos supracitados sofreram forte influncia do direito francs, principalmente com a legislao de 1789 e com o Cdigo de Napoleo. Alm disso, possuem uma aura tcnica e positivista, visando dar definio legalista. Entretanto, por tratar-se de vnculos essencialmente afetivos e no meramente legais, a definio de adoo vai muito alm do mbito jurdico, o que ocasionou transformaes no seu conceito ao longo do tempo. 8
4

LIBERATI, Wilson Donizeti. Adoo - Adoo internacional. 2. ed. So Paulo: Malheiros, 2003, p. 17. 5 RIZZARDO, Arnaldo. Direito de Famlia. Rio de Janeiro: Forense, 2006, p. 531. 6 PONTES DE MIRANDA. Tratado de Direito Privado. Campinas: Bookseller, 2000, p. 219. 7 GOMES, Orlando. Direito de Famlia. Rio de Janeiro: Forense, 1968, p. 261. 8 LIBERATI, Wilson Donizeti. Adoo - Adoo internacional.2.ed So Paulo: Malheiros. 2003. p.18 e 19.

15

Venosa compreende que a adoo desempenha uma modalidade artificial de filiao, buscando imitar a filiao natural. Sendo conhecida tambm como filiao civil, no resulta de uma relao biolgica, mas de manifestao de vontade, conforme o sistema do Cdigo Civil de 1916, ou de sentena judicial, no atual sistema.9 Wald colabora dizendo:
A adoo uma fico jurdica que cria o parentesco civil. um ato jurdico bilateral que gera laos de paternidade e filiao entre pessoas para as quais tal relao inexiste naturalmente.10

Historicamente, Liberati aborda que a adoo era o ltimo recurso para a perpetuao familiar, pois se a famlia no tivesse continuao, no haveria quem cultuasse a memria dos falecidos e antepassados importantes. Ento, a religio dava a adoo como ltimo recurso para que a histria da famlia no se acabasse. (perodo esse que teve um momento de retrao com o Cdigo Cannico). 11 Assim, antigamente, em certas religies orientais, havia a ideia de culto aos antepassados e este culto teve grande influncia sobre a utilizao da adoo, pois uma famlia sem descendentes era considerada amaldioada e no participava da vida comunitria.12 Neste sentido, o Direito muulmano e hindu, por exemplo, possuem fortes traos religiosos que os influenciaram de forma a quase confundirem a religio e o Direito.13 A definio atual de adoo entendida como a insero num ambiente familiar de forma definitiva e com aquisio de vnculo jurdico prprio da filiao, segundo as normas legais em vigor. A criana a ser adotada aquela cujos pais morreram ou so desconhecidos ou, no sendo esse o caso, no podem ou no querem assumir o desempenho das suas funes parentais, ou ainda pais que so considerados pelo judicirio como indignos para manterem o poder familiar sobre

VENOSA, Slvio de Salvo. Direito Civil: direito de famlia. So Paulo: Atlas, 2011. p. 273. WOLD, Arnoldo; FONSECA, Priscila M. P. Corra da Direito Civil: Direito de Famlia, So Paulo: Saraiva, 2009. p 315. 11 LIBERATI, Wilson Donizeti. Adoo - Adoo internacional. 2.ed So Paulo: Malheiros. 2003. p.19. 12 LIBERATI, Wilson Donizeti. Adoo - Adoo internacional. 2.ed So Paulo: Malheiros. 2003. p.19. 13 DAVID, Ren. Os Grandes Sistemas do Direito Contemporneo. So Paulo: Martins Fontes, 1998, p. 411 e 435.
10

16

determinada criana em funo, por exemplo, de maus tratos e violncia domstica.14 A nova definio de adoo tem como foco a criana e suas necessidades fsicas e psicolgicas. No mais se usam como motivo a compaixo, tentativa de substituio de uma criana falecida ou outros motivos centrados em algum outro lugar que no a prpria criana.15 Granato entende a adoo, hoje, no como um sentimento de pena de uma criana abandonada, ou para resolver situao de casais em conflito, ou como remdio para a esterilidade, ou ainda, conforto para solido. Na realidade, a adoo deve satisfazer s reais necessidades da criana, que a de dar-lhe uma famlia, na qual ela se sinta acolhida, protegida, segura e amada. 16 Segundo Freire:
A adoo, todos reconhecem, no mais uma matria exclusivamente jurdica, mas um recurso, um instrumento, pleno de profundas manifestaes ticas e sociais. De todos os sistemas alternativos de proteo s crianas e adolescentes abandonados, a adoo o nico que cumpre com todas as funes que caracterizam uma famlia, porque permite refazer os vnculos da relao filial. o nico sistema que colabora amplamente na internalizao do sentimento de auto-estima, chave para o processo de desenvolvimento de uma personalidade sadia e construtiva. um sistema que no marginaliza, pelo contrrio, integra, fazendo com que a criana possa adquirir o equilbrio e o amadurecimento que lhe permitiro, quando adulto, assumir suas futuras responsabilidades sociais e familiares, e o pleno exerccio de sua cidadania.17

Percebe-se assim, que os novos conceitos de adoo incluem uma preocupao social e principalmente, uma preocupao com o desenvolvimento e com a dignidade da criana, ou seja, com o seu melhor interesse. A adoo s um dos vrios meios possveis para resolver questes referentes a crianas desprovidas de meio familiar normal, uma forma de proteger os interesses da criana e zelar pelo seu bem estar e pleno desenvolvimento psquico, social e afetivo18.

14

LIBERATI, Wilson Donizeti. Adoo - Adoo internacional. 2.ed So Paulo: Malheiros. 2003. p.20. 15 LIBERATI, Wilson Donizeti. Adoo - Adoo internacional. 2.ed So Paulo: Malheiros, 2003 p.20. 16 GRANATO, Eunice Ferreira Rodrigues. Adoo Doutrina e Prtica. Curitiba: Juru, 2010, p. 30. 17 FREIRE, Fernando. Abandono e Adoo Contribuies para uma Cultura de Adoo II. Curitiba: Terre des Hommes, 1994, p. 7 e 9. 18 LIBERATI, Wilson Donizeti. Adoo - Adoo internacional. So Paulo: Malheiros, 2003 2 ed. p. 21.

17

A questo doutrinria teve e continua a ter uma evoluo lenta a despeito de muitos entendimentos, que consideram a adoo como um negcio jurdico de natureza contratual, passando por momentos bem especficos em suas definies: contrato, ato solene, filiao criada pela lei, ato unilateral, instituto de ordem pblica. Segundo Liberati um equvoco e v a adoo somente pelo seu lado tcnico, pois a justia deve se adequar realidade e no o contrrio. Criar meios tcnicos para legalizar situaes no algo que deve limitar a viso da justia, deve-se olhar para a realidade e adequar a situao lei19. No item seguinte, o desenvolvimento histrico ser demonstrado como a concepo jurdica de adoo corresponde diretamente viso que se tinha da criana em cada perodo histrico. Ser possvel verificar que a evoluo no conceito jurdico de adoo, por outro lado, possui relao direta com a crescente conscientizao do papel da criana para o futuro da humanidade e neste sentido, o relevante papel social da adoo.

1.2 O DESENVOLVIMENTO HISTRICO DO INSTITUTO DA ADOO NO ORDENAMENTO JURDICO BRASILEIRO

Para a compreenso do instituto jurdico da adoo internacional e do seu papel social no atual contexto brasileiro, faz-se necessrio, primeiramente, entender o seu desenvolvimento histrico e social. Tais elementos sero abordados neste captulo. Assim, convm verificar como a criana e o instituto da adoo, foram sendo vistos e configurados juridicamente ao longo da histria e o quanto essa viso foi alterada ao longo do tempo tanto na lei como na cultura. O valor dado criana em cada sociedade tende a refletir na sua situao social por meio de polticas pblicas e de institutos jurdicos atualizados e condizentes com a realidade social. Nesse sentido, o consagrado doutrinador argentino Emilio Garca Mndez enfatiza a relevncia do papel social da criana, sustentando que deve haver investimento pblico prioritrio na rea da infncia como melhor forma de promover o avano democrtico e social. Segundo o autor:
19

LIBERATI, Wilson Donizeti. Adoo - Adoo internacional. 2.ed So Paulo: Malheiros. 2003. p.22.

18 [...] todo o Estado que pretenda avanar na consolidao e aprofundamento da democracia (discurso hoje comum a todos os pases latino-americanos) deve dar prioridade ao investimento em polticas pblicas dirigidas a seus setores mais vulnerveis, entendendo esse investimento (e no gasto) como suporte material da cidadania.20

Assim, a prioridade dada pelo Estado para a criana se traduz tambm nos meios utilizados para garantir sua proteo integral. Entretanto, os Estados que priorizam a criana, tendem a utilizar mecanismos eficientes para promoo da adoo. Quando um Estado prioriza a criana por meio das suas polticas pblicas, existem mecanismos efetivos para garantir seus direitos. Ao situar um determinado tema jurdico no tempo e no espao, torna-se possvel compreender o desencadeamento dos fatos que originam o estado atual de determinado tema. Assim, compreender que a criana no recebeu um tratamento digno ao longo da sua histria possibilita perceber em que nvel esta situao persiste ainda hoje.

1.2.1 A criana como coisa (res) e a adoo no direito portugus do perodo colonial

Os relatos histricos do conta de que entre o sculo XII e o sculo XVII havia um sentimento de indiferena quanto vida da criana. Do ponto de vista religioso, sua morte era aceitvel sob o vis cristo da alma imortal, sob a perspectiva da famlia, a morte das crianas era tida como natural. Para o Direito, a criana era tida como coisa.21 Segundo Philippe Airs:
Ainda no sculo XVIII, em Le Caquet de l accouche, vemos uma vizinha, mulher de um relator, tranquilizar assim uma mulher inquieta, me de cinco pestes, e que acabava de dar Sob a luz: Antes que eles te possam causar muitos problemas, tu ters perdido a metade, e quem sabe todos. As pessoas no se podiam apegar muito a algo que era considerado uma 22 perda eventual.

Essa forma de ver a criana como um ser sem importncia encontra-se ilustrada tambm em uma carta escrita pelo vice Rei de Portugal em 1726 ao relatar
20

MNDEZ, Emilio Garca.Infncia e Cidadania na Amrica Latina. So Paulo: Hucitec, 1998, p. 137. 21 ARIS, Philippe. Histria Social da Criana e da Famlia. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1981, p. 21. 22 ARIS, Philippe. Histria Social da Criana e da Famlia. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1981, p. 22.

19

a situao social da criana no Brasil. No documento ele relata que havia um nmero excessivo de crianas abandonadas nas ruas da colnia portuguesa, as quais eram consumidas pela voracidade dos animais. 23Isso demonstra que no havia um entendimento por parte do Estado, da comunidade e da famlia sobre o que denominamos hoje de dignidade da pessoa humana. Freitas explica que, visando evitar constrangimentos pblicos, o Estado inaugurou trs rodas dos expostos. A primeira em Salvador, em 1726, depois no Rio de Janeiro em 1738 e a ltima do perodo colonial, no Recife em 1789. A roda dos Expostos era uma instituio que possua uma roda cilndrica que possibilitava a insero annima de uma criana, possibilitando o seu abandono com a mxima discrio. A criana abandonada se tornou a criana institucionalizada, 24 processo que ocorreu com inspirao nas instituies existentes na Europa desde os tempos medievais.25 Donzelot explica que, nesse perodo, a prioridade no era a criana como ser humano ou a preservao da sua dignidade humana, mas sim, retir-la do alcance dos olhos dos adultos para no causar um mal-estar social.26 O instituto da roda dos expostos como mecanismo para dar soluo questo da infncia abandonada originou-se na Itlia na Idade Mdia. No interior das instituies, havia amas de leite que eram pagas pelo Estado com a finalidade de amamentar os abandonados nas rodas. Quando a criana era encontrada na roda logo a batizavam com o objetivo de salvar a sua alma, fato que estava baseado no Direito Cannico. Grande parte das crianas deixadas nas rodas era,

posteriormente, entregue e criada por famlias que viviam na zona rural ou por mulheres vivas, o que representou uma espcie inicial de mecanismo de adoo com fins de insero no trabalho rural.27 No perodo colonial brasileiro, havia abuso de mo-de-obra infantil, principalmente com o nascimento de crianas negras, que j nasciam na condio
23

MARCILIO, Maria Luiza. A roda dos expostos e a criana abandonada na Historia do Brasil. In: FREITAS, Marcos Cezar de (org.). Histria Social da Infncia no Brasil. 2. ed. So Paulo: Cortez, 1997, p. 60. 24 FREITAS, Marcos Cezar de (org.). Histria Social da Infncia no Brasil. 2. ed. So Paulo: Cortez, 1997, p. 51-60. 25 MARCLIO, Maria Luisa. Histria Social da Criana Abandonada. So Paulo: Hucitec, 1998. p. 12. 26 DONZELOT, J. A Poltica das Famlias. Rio de Janeiro: Grau, 1980. p 30. 27 MARCILIO, Maria Luiza. A roda dos expostos e a criana abandonada na Historia do Brasil. In: FREITAS, Marcos Cezar de (org.). Histria Social da Infncia no Brasil. 2. ed. So Paulo: Cortez, 1997, p. 51-68.

20

de escravos. Essas crianas negras valiam to pouco, que em pocas em que o preo dos escravos estava em baixa, era comum a matana de crianas para evitar os custos de mant-las. Foi criada a Roda dos Expostos com o intuito de que as crianas pudessem ser deixadas para serem criadas por essas instituies, preservando-se a identidade de quem havia abandonado a criana.28 Os procedimentos pblicos estavam em aparente harmonia com a cultura do sculo XVI, em que as crianas eram vistas socialmente como coisas ( res), e inclusive a sua morte ou perecimento ocorria com naturalidade, sem causar importncia para os adultos. Os pais utilizavam as crianas como meio de negcio, a fim de auferir renda em alto mar durante as viagens martimas, alm de se livrarem de despesas alimentares. Entre deix-las em Portugal e traz-las consigo nas embarcaes, era prefervel trazer junto e aumentar a renda familiar. A mortalidade infantil se tornou mais frequente dentro dos navios, devido aos naufrgios e s doenas contradas pelas crianas. 29 Do ponto de vista jurdico, o Direito Portugus, que vigorou no Brasil durante o perodo colonial tambm no conferia a devida importncia para a criana. Neste perodo, a adoo prevista nas Ordenaes Afonsinas, Manuelinas e Filipinas no desenvolveram o instituto da adoo de forma completa, ficando aqum, inclusive, do direito Romano.30 Segundo entendimento de Rizzardo, em Roma, o instituto da adoo desenvolveu-se com mais intensidade, sendo que na poca objetivava em primeiro lugar oportunizar prole civil a quem no conseguia ter filhos de seu prprio sangue. Nos primeiro tempos do direito, havia duas formas de adoo: a primeira era adrogao, significando que um pater famlias adotava, quando adotava uma criana tambm os seus dependentes eram adotados. A autoridade pblica participava, um pontfice intermediava e o povo dava anuncia, enquanto a segunda forma de adoo era no sentido estrito, no qual o adotado integrava a famlia do adotante na qualidade de filho ou neto e quem decidia ou consentia sobre o pedido de adoo era um magistrado.31

28 29

DONZELOT, J. A Poltica das Famlias Rio de Janeiro: Graal, 1980, p. 30. RAMOS, Fbio Pestana. Mary Del Priori (org). Histria da Criana no Brasil. So Paulo: Contexto, 2000, p.22. 30 GRANATO, Eunice Ferreira Rodrigues. Adoo Doutrina e Prtica. Curitiba: Juru, 2010, p 42. 31 RIZZARDO, Arnaldo. Direito de Famlia. Rio de Janeiro: Forense, 2006, p. 533.

21

Assim, enquanto no direito Romano, um dos principais efeitos da adoo era a aquisio do ento ptrio poder pelo adotante, no direito Portugus havia oposio a esta medida.32 A ideia de criar uma responsabilidade dos adotantes pelo adotado destoava dos interesses do legislador portugus, o que est em harmonia com a concepo de que a criana, em si, no era sujeito de direitos, mas sim, objeto de deciso jurdica (res). Segundo Granato:
Assim, a adoo, no direito portugus antigo, era um ttulo de filiao que servia apenas para pedir alimentos e ter outras distines: S por graa do prncipe, por lei especial, poderia ter todas as consequncias que existiam 33 no direito romano.

No Brasil, o direito pr-codificado, embora no tivesse sistematizado o instituto da adoo, fazia-lhe, no entanto, especialmente s Ordenaes Filipinas, numerosas referncias, permitindo assim, a sua utilizao. A evoluo do referido instituto era olhada com reservas e preveno, pois de um lado, era encarado como simples meio de transmitir nome e patrimnio nas famlias aristocratas. Alm disso, por meio da adoo, podiam ser utilizados, na comunidade familiar, filhos incestuosos e adulterinos, burlando-se a proibio legal poca existente de seu conhecimento e implantando-se, assim, situao incompatvel com a existncia da famlia ento denominada legtima.
34

Com a evoluo do instituto da adoo, verificou-se que esse papel possua extrema e inegvel importncia, pois se trata de um instituto filantrpico, de carter acentuadamente humanitrio, que constitui vlvula preciosa para casamentos estreis, assim dando aos cnjuges filhos de que a natureza lhe negara, bem como a oportunidade de um maior nmero de crianas desamparadas serem adotadas. 35 As Ordenaes do Reino continuaram a vigorar no Brasil aps a independncia e, em matria civil, at a entrada em vigor do Cdigo Civil, em 1917. O Cdigo sistematizou o instituto da adoo na sua Parte Especial, Livro I Direito da Famlia, Captulo V, Ttulo V, em dez artigos (art. 386 a 378). O instituto da adoo

32 33

GRANATO, Eunice Ferreira Rodrigues. Adoo Doutrina e Prtica. Curitiba: Juru, 2010, p 42. GRANATO, Eunice Ferreira Rodrigues. Adoo Doutrina e Prtica. Curitiba: Juru, 2010, p 42. 34 VIEIRA, Andria Costa. Et Al. Os Direitos Humanos da Criana e o Instituto da Adoo Internacional: a Funo Social da Adoo sob a Perspectiva da Nova Lei. In Revista IOB de Direito de Famlia. Porto Alegre: Sntese, v. 12, n. 59, abr./maio 2010, p. 109-110. 35 VIEIRA, Andria Costa. Et Al. Os Direitos Humanos da Criana e o Instituto da Adoo Internacional: a Funo Social da Adoo sob a Perspectiva da Nova Lei. In Revista IOB de Direito de Famlia. Porto Alegre: Sntese, v. 12, n. 59, abr./maio 2010, p. 109-110.

22

previsto neste cdigo dava poderes aos adotantes sobre os adotados e estabelecia preconceitos de gnero. Assim, a adoo poderia ser dissolvida pelo adotante nas mesmas hipteses da deserdao, ou seja, por ofensas fsicas ou injria grave contra o adotante, desonestidade da filha que vivesse na casa do pai adotivo, por relaes ilcitas com o cnjuge adotante, etc.36 No Brasil, a adoo tomou corpo com o Cdigo Civil de 1916, com finalidade de proporcionar filiao a quem no a tivesse de seu prprio sangue. Primeiro, exigia a ausncia de filhos legitimados, mas, logo aps, com a Lei n 3.133/57, dispensou-se essa exigncia. S maiores de 30 anos poderiam adotar, numa tentativa de estabelecer certa maturidade mental por parte do adotante, que, sendo casado, devia aguardar cinco anos de matrimnio para poder adotar algum37. De forma mais tcnica, a adoo de maiores e menores era chamada de simples, pelo Cdigo Civil de 1916. A adoo era legitimada por escritura pblica e somente havia vnculo entre o adotante e o adotado. A legitimao adotiva surgiu com a Lei n. 4.655/65 e visava cessar o vnculo de parentesco com a famlia natural e dependia de deciso judicial, mas a legitimao adotiva foi substituda pela adoo plena segundo o Cdigo de Menores (Lei 6.697/79)38. Havia tambm no Cdigo Civil de 1916, a possibilidade de adoo do nascituro, conforme o art. 372, mas que no fazia sentido nenhum porque no existe possibilidade de serem feitas as anlises necessrias para que se decida pelo bem estar da criana, nem h como preencher os pr-requisitos para a efetivao da adoo 39. Algum tempo depois, a Lei n. 3.133/57, veio carregada de cunho assistencialista, mas mantendo boa parte do teor do Cdigo Civil de 1916 formalidades ao instituto 41. Assim, aparentemente o descaso com a criana no mbito cultural refletia sobre o mbito jurdico, ou seja, a viso histrico-cultural da criana como coisa tinha efeito sobre a legislao e a legislao sobre a cultura, gerando um ciclo
36 37

40

. Em

sequncia vieram a Lei n. 4.655/65 e a Lei n. 6.679/79 que acrescentaram algumas

GRANATO, Eunice Ferreira Rodrigues. Adoo Doutrina e Prtica. Curitiba: Juru, 2010, p. 43-4. PEREIRA, Caio Mrio da Silva. Instituies de Direito Civil. Direito de Famlia. ed. 16 Rio de Janeiro: Forense, 2006, p. 392 38 DIAS, Maria Berenice. Manual de Direito das Famlias. Ed. 5. So Paulo: RT, 2009, p.475 39 VENOSA, Slvio de Salvo. Direito Civil: direito de famlia. 4. ed. So Paulo: Atlas, 2004, p. 333 40 RODRIGUES, Silvio. Direito Civil. V. 6. Direito de Famlia. 28. Ed. So Paulo: Saraiva, 2004, p. 337 41 SILVA JUNIOR, Enzio de Deus. A Possibilidade Jurdica de Adoo por Casais Homossexuais. 4. Ed. Curitiba: Juru, 2010, p.107

23

vicioso altamente prejudicial para a sociedade brasileira. Em nenhum momento o foco estava no bem-estar da criana, mas sim, havia um enfoque nos adultos, destacando-se a burocracia e os requisitos limitadores para concesso. O quanto esse modelo estaria presente nos dias atuais na cultura e no Direito questo de discusso acadmica. Poderia esse modelo burocrtico ainda hoje influenciar os procedimentos de adoo e de adoo internacional?

1.2.2 A criana em situao irregular e o estmulo adoo como forma de resolver um problema social

Com o aumento do nmero de crianas na rua, a partir do incio do sculo XX no Brasil, em decorrncia do xodo rural e do processo crescente de industrializao nas cidades, amplia-se a delinquncia infantil urbana, que representou um problema para a sociedade .42A forma que se encontrou para lidar com esse fenmeno foi a de punir a criana por meio da justia criminal, um mecanismo denominado por Mndez como criminalizao da pobreza. 43 Nesse sentido, em 1923 foi criado o primeiro Juzo de Menores do Brasil e, em 1927, a instituio do Cdigo de Menores, pelo Decreto n. 17.943-A, denominado Mello Mattos.44 O Cdigo Mello Mattos representou a abertura para uma nova forma de tratamento da criana na poca, preocupando-se com seu estado fsico, moral e mental e ainda a situao social moral e econmica dos pais. O seu art. 26 agrupava oito situaes em que os menores de 18 anos eram classificados seja como abandonados seja como delinquentes. Os delinquentes de acordo com o art. 6 8 no passavam por processo penal de qualquer espcie. E, a medida de internao se aplicava por todo o tempo necessrio a sua educao. J os abandonados

42

CHAVES, Antnio. Comentrios ao Estatuto da Criana e do Adolescente. So Paulo: LTr, 1997 p. 336-337 e 342. 43 MNDEZ. Emlio Garcia. Infncia e Cidadania na Amrica Latina. So Paulo: Hucitec, 1998, p. 137. 44 SANTOS, Benedito Rodrigues dos. Breve olhar sobre as Polticas Pblicas para a Infncia. In: Revista do Forum DCA, n. 1, 1. sem., 1993, p. 11. Emlio Garca Mndez relata que o primeiro Tribunal de Menores foi criado em Illinois, EUA, em 1899. Em decorrncia da experincia americana e por esta influenciada, outros pases aderiram criao de Tribunais de Menores. Infncia e Cidadania na Amrica Latina, p. 52.

24

eram regulados pelo art. 53 que previa o encaminhamento a um lar, seja dos pais, seja de pessoa responsabilizada por sua guarda. 45 Do ponto de vista da adoo, o legislador agora apresentava uma nova legislao que alterava os dispositivos do Cdigo Civil de 1916, com o objetivo de promover solues para a questo dos menores que representavam um problema social. Passou a criar mecanismos para que menores fossem adotados, inclusive por meio da adoo internacional.46 Nesse sentido, a Lei n. 3.133/57, Lei da Adoo, trouxe significativas mudanas s regras do Cdigo Civil ento vigente, reduzindo a idade mnima para a adoo de cinquenta para trinta anos de idade, eliminando a exigncia de que o adotante no poderia ter prole legtima e reduzindo a diferena de idade entre adotante e adotado de 18 anos para 16 anos.47 Essas modificaes demonstram que o legislador procurou resolver um problema social representado pelas crianas abandonadas por meio da ampliao do instituto da adoo. Nesse sentido, convm verificar o que Jason Albergaria explica sobre a poca da promulgao da referida Lei n. 3.133/57:
Uma das causas da expanso da adoo atual estaria no aumento crescente das crianas rfs, ilegtimas, abandonadas e disseminadas pelo mundo, como consequncia do ps-guerra, e hoje agravada pelo xodo rural, a acelerada industrializao, o progresso da tecnologia e a consequente superpopulao urbana. 48

No trecho acima, fica evidente o problema social existente no Brasil na poca da promulgao da lei. Assim, a ampliao do instituto da adoo viria a atender ao interesse de resolver uma questo social ilustrada pela vulnerabilidade da criana de rua. Diferentemente do perodo colonial, agora o nmero de crianas em situao de rua era to amplo que tornava invivel para o Estado apenas institucionaliz-las em rodas dos expostos ou instituies assistencialistas. Outros mecanismos seriam necessrios. A Lei n. 4.655/65 trouxe um avano ao instituto da adoo, tornando o filho adotivo praticamente igual, em direitos e garantias, ao filho consanguneo. Criou-se

45

PEREIRA, Tnia da Silva. Direito da criana e do adolescente: uma proposta interdisciplinar. Rio de Janeiro: Renovar, 1996, p.16 e 17 46 GRANATO, Eunice Ferreira Rodrigues. Adoo Doutrina e Prtica. Curitiba: Juru, 2010, p. 44 e 45. 47 GRANATO, Eunice Ferreira Rodrigues. Adoo Doutrina e Prtica. Curitiba: Juru, 2010, p. 44 e 45. 48 ALBERGARIA, Jason. Adoo Plena. So Paulo: Forense, 1996, p. 15.

25

a legitimao adotiva, que atribua ao adotado os mesmo direitos e deveres reconhecidos ao filho legtimo. Todavia, em razo do excesso de formalismo para a legitimao, no teve grande difuso prtica.49 Com relao aos requisitos estabelecidos para os adotantes, manteve-se a idade de trinta anos e o perodo de cinco anos de matrimnio, j previstos na Lei n. 3.133/57. Havia dispensa de observar o decurso de prazo de cinco anos de casamento, provada a estabilidade de um dos cnjuges, por percia mdica e a estabilidade conjugal (art. 2, parag. nico). No artigo 2 da Lei n. 4.655/65, aparece ainda a distino no tratamento jurdico entre os filhos naturais e os adotivos. A lei somente autorizava a legitimao dos adotados nos casos de no existncia de filhos naturais reconhecidos.50 A Lei n. 6.697/79 instituiu o Cdigo de Menores, mantendo a chamada doutrina da situao irregular. De acordo com essa doutrina, a criana surgia para o Direito apenas quando se encontrava em situao irregular, ou seja, quando representava um problema social, tal como, a delinquncia, a criminalidade ou o abandono, necessitando ser regularizada seja pela institucionalizao, seja pela adoo.51 Segundo Paulo Lucio Nogueira, a situao irregular caracterizada como situaes de perigo que podero levar o menor a uma marginalizao mais ampla, pois o abandono material ou moral um passo para criminalidade. Mais a diante refere o autor que a situao irregular , de forma geral, uma consequncia da situao irregular da famlia, principalmente com sua desagregao. 52 Sobre o tema, Mndez explica que:
A inexistncia de recursos para reverter os processos de excluso que na maioria dos pases com as potencialidades da regio latino-americana mostra um claro exemplo de falta de vontade poltica ser substituda com a judicializao do problema, dispondo-se coercitivamente dos casos mais problemticos dentro do grupo dos excludos. Como resultado quase bvio afirmar que a interveno judicial somente pode suprir, seletiva e simbolicamente, as deficincias estruturais das polticas sociais bsicas.53

49 50

RIZZARDO, Arnaldo. Direito de Famlia. Volume III. Rio de Janeiro: Aide, 1994, p. 833. GRANATO, Eunice Ferreira Rodrigues. Adoo Doutrina e Prtica. Curitiba: Juru, 2010, p. 46 51 GRANATO, Eunice Ferreira Rodrigues. Adoo Doutrina e Prtica. Curitiba: Juru, 2010, p. 47 52 NOGUEIRA, Paulo Lucio. Comentrios ao cdigo de menores. So Paulo: Saraiva, 1988, p. 13 e 14. 53 MNDEZ. Emlio Garcia. Infncia e Cidadania na Amrica Latina, So Paulo: Hucitec, 1998, p. 24.

26

O artigo 2. do referido cdigo, considerava em situao irregular o menor que estivesse privado de condies essenciais instruo obrigatria por omisso dos pais ou responsveis, por ser vtima de maus-tratos ou castigos imoderados por parte dos seus pais, por desvio de conduta, em virtude de grave inadaptao familiar ou comunitria ou por infrao penal.54 O Cdigo de Menores somente poderia ser aplicado aos menores em situao irregular. As crianas em situao regular eram adotadas nos termos do Cdigo Civil.55 No cdigo de Menores, havia o objetivo de proteger mais os interesses dos adultos, evitando que crianas e adolescentes infratores ficassem soltos cometendo atos ilcitos.56 Para as crianas com at dezoito anos de idade, em situao irregular, tambm se aplicavam todas as disposies do Cdigo Civil, relativas adoo, para a chamada adoo simples (art. 27), que era precedida de estgio de convivncia com os adotantes, dispensvel para a criana de at um ano de idade (art. 28).57 No que tange adoo por estrangeiros antes da Constituio Federal de 1988, Gatelli explica que a mesma:
Era usualmente praticada no Brasil atravs de duas formas: a)a primeira, por escritura pblica sem qualquer interveno da autoridade judiciria, quando se tratava de adotando que estivesse sob o ptrio poder; b)a segunda, de menor em situao irregular, sob a interveno e dependente do beneplcito judicirio, uma vez que se realizava de acordo com o j revogado Cdigo de Menores da poca, o qual permitia, em seu art. 20, a adoo de menores em situao irregular, por estrangeiros58

Na busca pela resoluo dos problemas sociais decorrentes do processo de industrializao e do xodo rural dele decorrente, assim como, em decorrncia do perodo de transio do regime militar para a abertura democrtica, tem-se a emergncia de duas questes: a ampliao das denominadas crianas de rua e em contrapartida, a crescente participao da sociedade civil na questo da criana e a incorporao de tratados internacionais de direitos humanos da criana. Os problemas sociais em uma poca de abertura democrtica passaram a serem vistos sob um novo vis. A punio do menor infrator deixa lugar para a
54 55

GRANATO, Eunice Ferreira Rodrigues. Adoo Doutrina e Prtica. Curitiba: Juru, 2010, p. 47 GRANATO, Eunice Ferreira Rodrigues. Adoo Doutrina e Prtica. Curitiba: Juru, 2010, p. 47. 56 AZAMBUJA, Maria Regina Fay de. Adoo: um ato de amor. In: Instituto Interdisciplinar de Direito de Famlia - IDEF. Direito de Famlia e Interdisciplinaridade. Curitiba: Juru, 2001, p. 167. 57 GRANATO, Eunice Ferreira Rodrigues. Adoo Doutrina e Prtica. Curitiba: Juru, 2010, p. 47 e 48. 58 GATELLI, Joo Delciomar, Adoo Internacional de acordo com o Novo Cdigo Civil. 2.ed. Curitiba: Juru Editora, 2003.p. 71.

27

proteo integral da criana em situao de risco. Nesse sentido, a adoo durante o regime militar no teve como objetivo o melhor interesse da criana ou a sua proteo, mas sim, buscava uma soluo para um problema social.59 Com a abertura democrtica, o direito interno passa a receber efeitos de tratados internacionais de direitos humanos e de direitos humanos da criana, tornando o direito da criana brasileiro, um dos mais avanados do mundo (pelo menos na Lei).60

1.2.3 A criana como sujeito de direitos

No Brasil, a partir da dcada de 1980, houve uma abertura poltica pela qual foi promovido um imenso debate sobre diversos temas sociais, inclusive sobre os diversos aspectos da proteo da infanto-adolescncia. Segundo Pereira, neste perodo buscou-se recepcionar os tratados internacionais que estabeleciam vises decorrentes da vertente dos direitos humanos.61 Esses tratados incluram o tema dos direitos humanos das crianas, que passaram a ser observados e recepcionados no territrio nacional. No plano internacional, o primeiro tratado especfico sobre os direitos humanos da criana foi a Declarao sobre os Direitos da Criana de 1924 e posteriormente, a Declarao sobre os Direitos da Criana de 1959. Ambos os tratados estabeleceram um novo olhar sobre o direito da criana. Como o Brasil ainda estava no perodo da Ditadura Militar (e o mundo vivia a Guerra Fria), esses tratados internacionais de direitos humanos tiveram pouco efeito sobre o pas antes

59

PEREIRA, Tnia da Silva. Direito da criana e do adolescente: uma proposta interdisciplinar. Rio de Janeiro: Renovar, 1996, p. 22. 60 Sobre o tema Pereira explica que: A partir da dcada de 80, foi reforado no pas um imenso debate sobre os diversos aspectos da proteo da infanto-adolescncia, em que a orientao buscava subsdios nos documentos internacionais especficos para esta estratgica vertente dos direitos humanos. Merece destacada referncia o trabalho de articulao de organizaes sociais, especialmente a partir de 1985 atravs de efetivas campanhas, atraindo debates com setores governamentais e segmentos da sociedade civil voltados para o atendimento da criana e do adolescente. PEREIRA, Tnia da Silva. Direito da criana e do adolescente: uma proposta interdisciplinar. Rio de Janeiro: Renovar, 1996, p. 22. 61 PEREIRA, Tnia da Silva. Direito da Criana e do Adolescente a doutrina da proteo integral e o Estatuto In PEREIRA, Tnia da Silva (org). Direito da criana e do adolescente: uma proposta interdisciplinar. Rio de Janeiro: Renovar, 1996, p. 22.

28

da abertura democrtica,62 pois poderiam ser utilizados em favor das manifestaes comunistas fortemente reprimidas durante o regime militar. Nos pases capitalistas desenvolvidos, a emergncia do comunismo era menos provvel e a assinatura de tratados de direitos humanos vinha ocorrendo ao longo das dcadas, principalmente com a Carta das Naes Unidas de 1945 e a Declarao Universal de Direitos Humanos de 1948. Foram elaborados tambm tratados internacionais sobre os direitos da criana que previam medidas protetivas, a serem adotadas pelo Estado. Eles foram criados com o objetivo de dar proteo aos jovens vtimas da primeira e segunda guerra mundial. O primeiro foi criado sob a gide da Liga das Naes e o segundo sob a gide das Naes Unidas.63 No Brasil do perodo militar, continuava uma viso que em nada se assemelhava viso dos tratados internacionais, ou seja, aqui, a criana era vista como em situao irregular, devendo ser objeto de punio e no proteo. Por isso, era colocada em rgos como a FEBEM. Alm dos tratados especficos sobre os direitos da criana, tambm a Declarao Universal dos Direitos Humanos (1948) representou importante marco para a promoo dos direito da criana e do adolescente. Sobre o tema, Comparato explica que as guerras mundiais fizeram nascer conscincias, agora purificadas, que buscaram encontrar novos caminhos para que no ocorressem novas guerras. A educao das crianas seria uma das prioridades, pois elas seriam os futuros lderes. Nesse sentido, o caminho indicado no prembulo da Carta das Naes Unidas (1945) foi o de reafirmar a f nos direitos fundamentais e na dignidade da pessoa humana.64 Segundo Comparato:
A cada grande surto de violncia, os homens recuam, horrorizados, vista da ignomnia que afinal se abre claramente diante de seus olhos; e o remorso pelas torturas, as mutilaes em massa, os massacres coletivos e

62

Sobre o tema, Flvia Piovesan explica que no Brasil, aps o longo perodo de vinte e um anos de regime militar ditatorial, que perdurou de 1964 a 1985, deflagra-se o processo de democratizao. A lenta e gradual abertura democrtica permitiu que a evoluo histrica dos direitos humanos, ocorrida no plano internacional, fosse recebida no Direito interno quando da elaborao da Constituio Federal de 1988. PIOVESAN, Flvia. Direitos Humanos e Direito Constitucional Internacional. So Paulo: Max Limonad, 1996. p. 52 e 115. 63 SOUZA, De Srgio Augusto Guedes Pereira.Os Direitos da Criana e os Direitos Humanos. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris, 2001, p. 58 e 59. 64 COMPARATO, Fbio Konder. A Afirmao Histrica dos Direitos Humanos, So Paulo: Saraiva, 2001 p. 36-37.

29 as exploraes aviltantes faz nascer nas conscincias, agora purificadas, a exigncia de novas regras de uma vida mais digna para todos.65

Assim, a partir de agora, o principio da dignidade humana se aplica tambm para a criana, a qual, por isso, no pode mais ser tratada como coisa ( res), nem como menor em situao irregular. A partir desses tratados internacionais, passa se a entender que as situaes de risco vividas pela criana decorrem de violaes ou omisses praticadas seja pela famlia, seja pelo Estado, seja pela sociedade. Nesse sentido, o prprio Estado como sujeito de direito internacional pode ser responsabilizado em rgos como a Corte Internacional de Justia ou a Corte Interamericana de Direitos Humanos por suas violaes de tratados internacionais ou tratados de direitos humanos.66 Souza esclarece que a Declarao Universal dos Direitos Humanos foi um marco importantssimo para a sociedade internacional. A partir da Declarao, comeou-se a desenvolver o respeito igualdade, dignidade e aos direitos humanos.67 Partindo desse contexto, Sarlet entende que a dignidade humana caracteriza-se como:
Qualidade intrnseca e distintiva de cada ser humano que o faz merecer respeito e considerao por parte do Estado e da comunidade, implicando, neste sentido, um complexo de direitos e deveres fundamentais que assegurem a pessoa tanto contra todo e qualquer ato de cunho degradante e desumano, como venham a lhe garantir as condies existenciais mnimas para uma vida saudvel, alm de propiciar e promover sua participao ativa e co-responsvel nos destinos da prpria existncia e da vida em comunho com os demais seres humanos. 68

Compreende-se que a elaborao de tratados como a Declarao Universal dos Direitos Humanos representou os primeiros precedentes para que na Conveno da ONU sobre os Direitos da Criana de 1989, o infante fosse reconhecido como sujeito de direitos, rompendo com o paradigma da criana em

65

COMPARATO, Fbio Konder. A Afirmao Histrica dos Direitos Humanos, So Paulo: Saraiva, 2001 p. 36-37. 66 ANDREWS, Arlene Bowers; KAUFMAN, Natalie (org.). Implementing the UN Convention on the Rights of the Child, the Child. Westport: Library of Congress, 1999 p. 5. 67 SOUZA, De Srgio Augusto Guedes Pereira.Os Direitos da Criana e os Direitos Humanos. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris, 2001, p. 39 e 41. 68 SARLET, Ingo Wolfrang. Dignidade da pessoa humana e direitos fundamentais na Constituio Federal de 1988. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2001, p. 60.

30

situao irregular e estabelecendo que a adoo deve ocorrer sob orientao do princpio do melhor interesse da criana (best interest principle).69 Piovesan resume a Conveno sobre os Direitos da Criana de 1989 da seguinte forma:
A Conveno acolhe a concepo de desenvolvimento integral da criana, reconhecendo-a como verdadeiro sujeito de direito, a exigir proteo especial e absoluta prioridade. Os direitos previstos na Conveno incluem: o direito vida e proteo contra a pena capital; o direito de ter uma nacionalidade; a proteo ante a separao dos pais; o de direito deixar qualquer pas e de entrar em seu prprio pas; o direito de entrar e sair de qualquer Estado- parte para fins de reunificao familiar; a proteo de no ser levado ilicitamente ao exterior; a proteo de seus interesses em caso de adoo; a liberdade de pensamento, conscincia e religio; o direito ao acesso a servio de sade, devendo o Estado reduzir a mortalidade infantil e abolir as prticas tradicionais prejudiciais sade; o direito a um nvel adequado de vida e segurana social; o direito educao, devendo os Estados oferecer educao primria compulsria e gratuita; proteo contra a explorao econmica, com a fixao de idade mnima para admisso em emprego; a proteo contra o envolvimento na produo, trfico e uso de drogas e substncias psicotrpicas; contra explorao e o abuso sexual.70

Partindo deste pensamento, passa-se a compreender a importncia do surgimento da Conveno de Haia que visa proteger o melhor interesse da criana, pois a mesma um ser frgil, inocente e possuidor de dignidade humana, que pode estar diante de pessoas maldosas, capazes de lhe causar muitos prejuzos, seja estes referentes sua integridade fsica, psquica ou abalar a sua dignidade humana. Sob a luz do entendimento de Bowers, o princpio do melhor interesse da criana o princpio orientador da Conveno da ONU sobre os Direitos da Criana de 1989. Nesse sentido, estabelece que as decises que dizem respeito criana devem obedecer lgica do que melhor para o seu desenvolvimento, o que se afasta da lgica da doutrina da situao irre gular, segundo a qual, os menores eram tidos como em situao irregular sempre que fossem abandonados ou delinquentes. Segundo a doutrina da situao irregular, a adoo servia como meio para resolver um problema social, j pelo princpio do melhor interesse, h uma

69

ANDREWS, Arlene Bowers. Securing Adequate Living Conditions for Each Childs Development. In: ANDREWS, Arlene Bowers; KAUFMAN, Natalie (org.). Implementing the UN Convention on the Rights of the Child. Westport: Library of Congress, 1999. p 5. 70 PIOVESAN, Flvia. Direitos Humanos e o Direito Constitucional Internacional.So Paulo: Saraiva, 2008, p. 207.

31

nfase no que melhor para a criana e no na lgica de resolver um problema social.71 Sobre a relevncia da Conveno da ONU sobre os Direitos da Criana de 1989, o relatrio do UNICEF (agncia especializada da ONU para proteo das crianas) d conta de que:
Ao longo das duas ltimas dcadas, a Conveno transformou o modo como a criana era vista e tratada em todas as partes do mundo. Exerceu uma influncia ampla e profunda em legislaes nacionais e internacionais, em polticas e programas, em instituies pblicas e privadas, nas famlias, nas comunidades e nos indivduos. E apoiou avanos notveis nas condies de sobrevivncia, no desenvolvimento, na proteo e na participao da criana atravs do mundo.72

Ainda assim, no tema da efetividade da Conveno diante do conflito entre a universalidade dos direitos humanos ou a sua relatividade, Philip Alston, partindo da sua experincia como funcionrio no UNICEF, explica que ainda hoje em inmeros pases da frica e da sia (principalmente), os pais entendem que melhor que suas filhas trabalhem em casa e que somente os meninos estejam matriculados na escola.73 Segundo Alston, h tambm dificuldades referentes chamada mutilao genital de meninas. Em ambos os casos, o princpio do melhor interesse da criana entra em coliso com a cultura local. Alston prope que tais situaes sejam resolvidas com apoio das lideranas locais por meio de gradual processo de efetivao dos Direito da Criana e do Adolescente. 74 Entende-se que apesar de ser comum para alguns pases africanos e asiticos, o tratamento dado s crianas, sendo at considerado um elemento cultural, torna-se inconcebvel que crianas sofram qualquer tipo de mutilao ou tratamento desumano diante do princpio do melhor interesse da criana e do jus cogens, ou seja, das normas imperativas de direito internacional geral, aceitas e

71

ANDREWS, Arlene Bowers. Securing Adequate Living Conditions for Each Childs Development. In: ANDREWS, Arlene Bowers; KAUFMAN, Natalie (org.). Implementing the UN Convention on the Rights of the Child. Westport: Library of Congress, 1999. p.5. 72 Situao Mundial da Infncia. Celebrando 20 Anos da Conveno sobre os Direitos da Criana. Disponvel em: < http://www.unicef.org/brazil/sowc20anosCDC/cap1.html>. Acesso em: 06 jun. de 2011. 73 ALSTON, Philip. The Best Interests of the Child: Reconciling Culture and Human Rights. Oxford: OxforUniversity Press, 1994, p. 98-100. 74 ALSTON, Philip. The Best Interests of the Child: Reconciling Culture and Human Rights. Oxford: OxforUniversity Press, 1994, p. 98-100.

32

reconhecidas pela sociedade internacional em seu conjunto, como normas das quais nenhuma derrogao possvel (...).75 A Conveno da ONU sobre os Direitos da Criana de 1989 vinha sendo discutida por cerca de dez anos. Assim mesmo, antes de entrar em vigor, o Brasil pde trazer os seus preceitos para a Constituio Federal de 1988. Nesse sentido, Tnia Pereira explica que:
O art. 227- CF reconhecido na comunidade internacional como a sntese da Conveno da ONU de 1989, ao declarar os direitos especiais da criana e do adolescente, como dever da famlia, da sociedade e do estado: Direito a vida, alimentao, ao esporte e lazer, profissionalizao e proteo ao trabalho, cultura e educao, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria, alm de coloc-los a salvo de toda forma de negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso. 76

A criana antes vista como coisa (res), agora passa a ser vista como sujeito de direitos. Essa alterao, conforme visto acima decorre da conscientizao que emerge a partir dos efeitos das atrocidades cometidas durante as duas guerras mundiais. Seguindo na esteira da proteo internacional dos direitos humanos, em maio de 1993 foi aprovada a Conveno de Haia sobre a Adoo Internacional no Brasil aprovada pelo Decreto Legislativo n 63, de 19 de abril de 1995 e promulgada pelo Decreto n 3.087 de 21 de junho de 1999 - objetivando quatro aspectos importantes a respeito da criana que deve ser colocada em famlia substituta. Primeiro, para que ocorra o desenvolvimento harmonioso da personalidade da criana, deve crescer em meio familiar em clima de felicidade, de amor e compreenso. Segundo, sempre que possvel deve o Estado promover meios para manter a criana em sua famlia de origem. Terceiro, a adoo internacional apresenta a vantagem de dar criana uma famlia quando em seu pas de origem no encontra famlia para ser inserida e, quarto, que sejam as adoes internacionais meios de garantir a eficcia no que tange o interesse superior da

75

ALSTON, Philip. The Best Interests of the Child: Reconciling Culture and Human Rights. Oxford: Oxfor University Press, 1994, p. 98-100. 76 PEREIRA, Tnia da Silva. Direito da Criana e do Adolescente a doutrina da proteo integral e o Estatuto In PEREIRA, Tnia da Silva (org). Direito da criana e do adolescente: uma proposta interdisciplinar. Rio de Janeiro: Renovar, 1996, p. 24.

33

criana, respeitando direitos fundamentais e prevenindo o sequestro, a venda ou o trfico de crianas.77 A Conveno de Haia de 1993 busca, sobretudo, que as Autoridades Centrais e juzes unam-se cooperando administrativamente e judicialmente, permitindo assim, que seja aplicado o direito ptrio de maneira a preservar os interesses e direitos das crianas, bem como, a combater os perigos da adoo internacional, em especial, o trfico de crianas. 78 Para tanto, imprescindvel entender que ao buscar proteger o melhor interesse da criana, a Conveno de Haia de 1993 passou a ser destaque por desenvolver o papel de proteo integral aos direitos da criana, possibilitando que a adoo internacional respeite as leis dos pases signatrios.79 Assim, torna-se relevante destacar que um dos objetivos da Conveno de Haia, a proteo integral dos direitos da criana e do adolescente. Acolhida pelo Estatuto da Criana e do Adolescente, a expresso proteo integral tem como referncia a tutela dos direitos infanto-juvenis, sendo um conjunto de instrumentos jurdicos de carter nacional e internacional pondo-se disposio de crianas e adolescentes visando finalidade de proteger todos os seus direitos, representando um salto qualitativo e fundamental na considerao social da infncia. 80 Torna-se importante destacar que o aspecto mais relevante na Conveno de 1993 foi a inovao no que diz respeito s normativas jurdicas internacionais. A Conveno passa a ser um instrumento de alta relevncia social, pois desenvolve a proteo integral da criana e adolescente que passam a ser considerados sujeitos de direito.81 possvel entender que as transformaes jurdicas, no mbito do direito internacional, influenciaram os direitos da criana, principalmente sob o vis dos direitos humanos. As crianas passam a ser sujeitos de direitos, devendo ser

77

LIBERATI, Wilson Donizeti. Manual de Adoo Internacional. So Paulo: Melhoramento, 2009 p. 32. 78 LIBERATI, Wilson Donizeti. Manual de Adoo Internacional. So Paulo: Melhoramento, 2009. p. 40. 79 LIBERATI, Wilson Donizeti. Manual de Adoo Internacional. So Paulo: Melhoramento, 2009. p. 42 80 LIBERATI, Wilson Donizeti. Manual de Adoo Internacional. So Paulo: Melhoramento, 2009. p. 42 81 ILANUD O Instituto Latino Americano das Naes Unidas para Preveno do Delito e Tratamento do Delinquente (Ilanud) parceiro do RI Solidaria Antecedentes: A Conveno Internacional sobre os Direitos da Criana e do Adolescente. Disponvel em: <http://www.promenino.org.br>. Acesso em: 18 out. 2011

34

ouvidas e respeitadas como seres humanos que possuem direitos inerentes sua condio. O Estado passa a ser responsvel, podendo ser condenado na esfera internacional. A adoo assume um novo vis, agora tendo como nfase principal o princpio do melhor interesse da criana. Assim, deixa de ser uma questo de suprir um casal sem filhos ou de servir como soluo para problemas sociais, configurando-se como um meio para promoo dos direitos humanos da criana.

1.3 A ADOO NA CONSTITUIO FEDERAL DE 1988

A partir da promulgao da Constituio Federal de 1988, o instituto da adoo passou a realizar sua primeira grande conquista: a constitucionalizao. Com isso, o Poder Pblico passa obrigatoriamente a exercer assistncia, observando a forma da lei e as condies de sua efetivao por parte do estrangeiro conforme o art. 227, 5 da CF/88. Deve-se observar, tambm, a igualdade entre os filhos biolgicos e os adotivos e a proibio de qualquer discriminao referente filiao.82 Os direitos entre os filhos foram igualados, ao se tratar da Ordem Social, no Titulo VIII da Constituio Federal de 1988, estabelecendo no 6 do art. 227: Os filhos havidos ou no da relao do casamento, ou por adoo, tero os mesmos direitos e qualificaes, proibidas quaisquer designaes discriminatrias relativas filiao.83 O legislador ao destacar a igualdade entre os filhos adotivos e biolgicos afasta totalmente a possibilidade de haver discriminao entre os mesmos. Os filhos adotivos tiveram seus direitos igualados aos filhos biolgicos, Assim o pice infamante de filho ilegtimo foi definitivamente proscrito do ordenamento jurdico brasileiro.84 Segundo Maria Berenice Dias, a Constituio Federal de 1988 alterou a perspectiva da adoo, invertendo o enfoque dado infncia e adolescncia. De acordo com os novos paradigmas, h uma relativizao em relao ao
82

PEREIRA, Tnia da Silva (Coord.). O melhor interesse da criana: um debate interdisciplinar. Rio de Janeiro: Renovar, 1999. p.14. 83 GRANATO, Eunice Ferreira Rodrigues. Adoo Doutrina e Prtica. Curitiba: Juru, 2010, p 49. 84 GRANATO, Eunice Ferreira Rodrigues. Adoo Doutrina e Prtica. Curitiba: Juru, 2010, p 49.

35

assistencialismo e institucionalizao, que passam a serem vistos com restrio. A adoo assume importncia neste sentido, pois significa conferir uma famlia para uma criana, retirando-a do contexto assistencialista.85 A concepo tradicional foi abandonada na Constituio de 1988. Assim, a filiao deixa de privilegiar os aspectos biolgicos estritamente, assumindo o vis da afetividade. Segundo Dias, a nova adoo prefigura-se como a paternidade do futuro, enraizada no exerccio da liberdade. A filiao no um dado da natureza, mas uma construo cultural, fortificada na convivncia, no entrelaamento dos afetos, pouco importando sua origem. Nesse sentido, o filho biolgico tambm adotado pelos pais no cotidiano de suas vidas.86 Alm disso, a Carta Magna de 1988 institui que a adoo dever ser de natureza sempre plena, irrevogvel e efetivada com a assistncia do Poder Pblico, alcanando crianas e adolescentes de at 18 anos, salvo a hiptese do art. 40 do Estatuto da Criana e de adolescente, se o adotado j estiver sob a guarda ou tutela do adotante.87 Pelo novo regime, as pessoas interessadas em adotar devem realizar uma inscrio no cadastro oficial de interessados, o pretendente passar por estudos prvios realizados por profissionais do Juzo, devendo, necessariamente, intervir o Ministrio Pblico, manifestando-se sobre a pretenso.88

1.4 A ADOO NO ESTATUTO DA CRIANA E NA NOVA LEI 12.010/2009

O Estatuto da Criana e do Adolescente, Lei n. 8.069 de 13.07.1990, estabeleceu regras de carter substantivo, definindo os novos rumos da adoo e da ordem formal, dirigida ao procedimento para a sua persecuo. 89

85 86

DIAS, Maria Berenice. Manual de Direito das Famlias. Ed. 5. So Paulo: RT, 2009, p. 477. DIAS, Maria Berenice. Manual de Direito das Famlias. Ed. 5. So Paulo: RT, 2009, p. 477 87 RODRIGUES, Maria Stella Villela Souto Lopes. A Adoo na Constituio Federal O ECA e os Estrangeiros. So Paulo. Revista dos Tribunais. 1994, p. 17. 88 GARCIA, Maria. Revista de Direito Constitucional e Internacional. So Paulo: IBDC Instituto Brasileiro de Direito Constitucional, Revista dos Tribunais, ano 18, n. 72, jul/ set. 2010, p. 418. 89 RODRIGUES, Maria Stella Villela Souto Lopes. A Adoo na Constituio Federal O ECA e os Estrangeiros. So Paulo. Revista dos Tribunais. 1994, p. 23.

36

Compreende-se, assim, que a Lei n. 8.069/90 reafirmou a obrigatoriedade do melhor interesse da criana, recolocando as crianas em famlia substituta, visando assegurar o seu desenvolvimento de forma saudvel. A Nova Lei de Adoo, Lei n. 12.010/2009, em contrapartida, trouxe mudanas relevantes para a adoo, acolhendo a substituio do conceito de "ptrio poder" pelo de "poder familiar", na mesma esteira seguida pelo Cdigo Civil de 2002 e pela Constituio de 1988, as quais j substituam o antigo termo ptrio poder pelo atual termo "poder familiar".90 Adoo de crianas e adolescentes, portanto rege-se no ordenamento ptrio, como visto, pelas disposies da Constituio Federal de 1988, pela Lei n. 8.069/90, pelo Estatuto da Criana e do Adolescente e pela Lei 12.010 de 2009.91 A adoo de criana ou adolescente hoje um ato judicial complexo, processado no Juizado da Infncia e da Juventude, segundo s regras do Estatuto da Criana e do Adolescente e demais normas mencionadas, transformando a criana adotada em filho do adotante para todos os fins de direito e para sempre.92 Nesse contexto, houve o surgimento das Comisses Estaduais Judicirias de Adoo (CEJAs), rgos integrantes e auxiliares da Justia Estadual, de elevada importncia, existentes em todo o territrio nacional que viabilizam a unificao de cadastros, tanto dos interessados em adotar quanto das crianas disponveis para adoo, tornando mais clere os processos judiciais respectivos. Consoante disciplina, o art. 50 do Estatuto da Criana e do Adolescente, a autoridade judiciria manter, em cada comarca ou foro regional, um registro de crianas e adolescentes em condies de serem adotados e outro de pessoas interessadas na adoo. 93

1.5 AS FORMAS DE ADOO NO ORDENAMENTO JURDICO BRASILEIRO

90

DUARTE, Marcos. Nova Lei Nacional de Adoo: a perda de uma chance de fazer. Arpen Brasil. Disponvel em: <http://www.arpenbrasil.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=2597&Itemid=83>. Acesso em: 08 jun. 2011. 91 DEL OLMO, Florisbal de Souza, Curso de Direito Internacional Privado. Rio de Janeiro: Forense, 2010. p.134. 92 TAVARES, Jos de Freitas. Direito da Infncia e da Juventude. Belo Horizonte:Del Rey, 2001. p 149. 93 GARCIA, Maria. Revista de Direito Constitucional e Internacional. So Paulo: IBDC Instituto Brasileiro de Direito Constitucional, Revista dos Tribunais, ano 18, n. 72, jul/ set. 2010, p. 418.

37

O mundo hoje est em constantes mudanas. Sendo assim, faz-se necessrio compreender sobre algumas formas de adoo que vem sendo utilizadas, pelas mais diversas pessoas independentes do sexo ou tipo de estado civil.

1.5.1 Adoo Unilateral

Esta adoo quando um dos cnjuges ou columbinos adota o filho um do outro, mas o vnculo de filiao do cnjuge ou concubino com o filho biolgico se mantm e no perde o poder familiar.94 Dias compreende que um companheiro de uma mulher que tem um filho poder adot-lo. A criana continuar registrada no nome da me biolgica, sendo procedido o registro do adotante como pai. Os laos de sangue entre o filho, a me e os parentes dela permanecero. E com os parentes do adotante ser mantido vinculo. No que tange ao poder familiar, ambos tero responsabilidade sobre a criana.95

1.5.2 Adoo por concubino(a) chamado(a) de companheiro(a)

Conforme

mencionado por Granato, na nova Lei de adoo, os

companheiros devem manter vnculo de casamento ou unio estvel para realizar a adoo e ainda devem comprovar a estabilidade financeira. A unio estvel aqui invocada esta amparada pelo art. 226, 3 da Constituio Federal de 198896

1.5.3 Adoo por separados judicialmente, divorciados ou companheiros de Unio Estvel

94 95

GRANATO, Eunice Ferreira Rodrigues. Adoo Doutrina e Prtica. Curitiba: Juru, 2010, p. 91. DIAS, Maria Berenice. Manual de Direito das Famlias. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2005, p. 432. 96 GRANATO, Eunice Ferreira Rodrigues. Adoo Doutrina e Prtica. Curitiba: Juru, 2010, p. 93.

38

Os divorciados e separados judicialmente podem realizar a adoo observando algumas condies que so importantes para o bem estar da criana e adolescente, mas passa a ser relevante destacar que esta situao na lei excepcional, pois os adotantes devero estar de acordo com o regime de visita e aguarda da criana, alm de observar se o estgio de convivncia ocorreu antes dos trmites do divrcio ou da separao judicial. Este tipo de adoo ainda mencionado na nova Lei de adoo quando no art. 42 5 trata da guarda compartilhada na hiptese da separao do casal.97 Lbo compreende ser importante mencionar que os interessados na adoo devero em juzo comprovar a estabilidade familiar, que no se reporta somente unio estvel, mas a estabilidade dos adotantes, no bastando somente a prova de casamento ou da unio estvel, deve ser comprovado que quem pretende adotar poder dar a criana um lar constitudo de modo a oferecer-lhe segurana e garantias de que seu melhor interesse seja exercido.98 Sob a luz do entendimento de Wald, para que a adoo ocorra, somente podero ser adotados por duas pessoas, no caso em que estas forem separadas judicialmente, divorciadas ou companheiros de Unio Estvel; caso contrrio no poder haver adoo. importante lembrar que os interessados na adoo, estando nas condies mencionadas devero estar em pleno acordo no que diz respeito guarda e o regime de visitas.99

1.5.4 Adoo Pstuma

Esta adoo ocorre quando o adotante decidiu realizar a adoo de uma criana ou adolescente, no qual j iniciou o processo de convivncia, levando-a para sua casa, dando-lhe assistncia psicolgica, materiais e principalmente gelando pelo melhor interesse do adotando. Caso, o adotante venha a falecer antes da prolatao da sentena, mas como o processo de adoo encontra-se em andamento, o desejo do falecido, continuar valendo legalmente aps a sua morte. No mesmo sentido, a
97 98

VENOSA, Slvio de Salvo. Direito Civil: direito de famlia. So Paulo: Atlas, 2011. p. 290. LB, Paulo.Direito Civil de Famlia.So Paulo: Saraiva, 2010, p.275. 99 WOLD, Arnoldo; FONSECA, Priscila M. P. Corra da Direito Civil: Direito de Famlia, So Paulo: Saraiva, 2009. p 323.

39

Lei Italiana e a Lei Francesa entendem que seguem esta regra de que a criana ou adolescente deve ser adotado, respeitando o desejo do adotante falecido. 100

1.5.5 Adoo por tutor ou curador

O tutor ou curador deve prestar contas administrativas, caso seja necessrio saldar compromissos do adotando, s assim conseguir realizar a adoo. Caso contrrio, o pretendente adoo poderia tentar burlar a Lei, ocultando apropriaes indevidas. Sendo desta maneira, o art. 44 do Estatuto da Criana e adolescente claro e transparente no que diz respeito aos deveres de prestar contas diante da justia para depois proceder com a adoo de fato.101 No mesmo sentido, Rizzardo afirma que dever do tutor ou curador salvaguardar os interesses da criana ou adolescente. Na prtica, os pretendentes adoo devem antes da realizao da adoo, formalmente, exonerar-se do cargo que esto exercendo, para finalizar o processo de adoo.102

1.5.6 Adoo a brasileira

Conforme Granato, a adoo brasileira o ato de registrar em Cartrio Civil uma criana que no de seu prprio sangue, como sendo legitimamente seu. Isto ocorre com facilidade, pois basta o individuo chegar at o Cartrio de Pessoas Naturais e declarar que o nascimento da criana ocorreu em casa. Fato este que se o oficial do registro desconfie no ser verdadeira a declarao; o mesmo poder requisitar duas testemunhas, a declarao da parteira ou do mdico. 103 Sob a luz do entendimento de Dias, a adoo brasileira, assim chamada pela jurisprudncia muito praticada no Brasil, sendo que o companheiro de uma mulher simplesmente perfila o filho dela e registra a criana como sendo seu prprio

100 101

GRANATO, Eunice Ferreira Rodrigues. Adoo Doutrina e Prtica. Curitiba: Juru, 2010, p. 94. GRANATO, Eunice Ferreira Rodrigues. Adoo Doutrina e Prtica. Curitiba: Juru, 2010, p. 95. 102 RIZZARDO, Arnaldo. Direito de Famlia. Rio de Janeiro: Forense, 2006, p. 543. 103 GRANATO, Eunice Ferreira Rodrigues. Adoo Doutrina e Prtica. Curitiba: Juru, 2010, p. 138.

40

filho. Este ato do companheiro considerado crime, conforme art. 242 do Cdigo Penal, apesar de na prtica no haver condenao pelo ato ilcito. 104 Quando ocorre a adoo a brasileira e o pai que na ocasio do nascimento do filho reconheceu a paternidade como sendo verdadeiramente sua e por motivos divergentes com a me vem a separar-se da mesma, rompendo o vnculo afetivo com o filho, o pai busca desconstituio do registro por meio de ao anulatria ou negatria de paternidade com o objetivo de no alcanar alimentos. 105 A apelao Cvel do Tribunal de Justia do Rio Grande do Sul refora que a adoo a brasileira no admite a anulao do registro, sendo considerado irrevogvel.
AO DE ANULAO DE CLUSULA QUE RECONHECE A PATERNIDADE. ADOO BRASILEIRA. O reconhecimento espontneo da paternidade daquele que, mesmo sabendo no ser o pai biolgico, se compromete em acordo judicialmente homologado a registrar como sua filha da sua esposa, tipifica verdadeira adoo, irrevogvel, descabendo, posteriormente, a pretenso anulatria de tal clusula, por no demonstrado vcio de consentimento. Improcedncia da ao mantida.Apelao desprovida, por maioria.(TJRGS AC 70005187588 106 rel. Jos Trindade julgado em 12/12/2002).

No caso em questo, sucede que o autor registrou voluntariamente a paternidade e no momento da separao judicial sem ter certeza que era o pai biolgico, buscou a justia atravs de uma ao anulatria de registro de nascimento, na qual teve como resultado Apelao desprovida por maioria, conforme entendimento jurisprudencial. Uma vez o ato de registro do nascimento sendo voluntario considerado irrevogvel a adoo.

1.5.7 Adoo de embries

Conforme entendimento de Diniz extremamente delicado o caso de fertilizao humana, no que tange aos problemas sociais, jurdicos, genticos,
104

DIAS, Maria Berenice. Manual de Direito das Famlias. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2005, p. 435. 105 DIAS, Maria Berenice. Manual de Direito das Famlias. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2005, p. 436. 106 BRASIL, TRIBUNAL DE JUSTIA DO RIO GRANDE DO SUL. APELAO CVEL N 70005187588. DESEMBARGADO JOS S. TRINDADE. Disponvel em: <http://www.tjrs.jus.br>. Acesso em: 02 nov. 2011.

41

psicolgicos, mdicos e biolticos; no entanto, traz esperanas a casais impossibilitados de terem filhos por questes de esterilidade. Assim, torna-se necessrio impor normas legais s clnicas que realizam a fertilizao in vitro, realizando juridicamente um controle da Embriologia e da Engenharia Gentica, estabelecendo tambm normas de responsabilidade civil.107

1.5.8 Adoo por homossexuais

Segundo Granato, no Cdigo Civil de 1916, s um homem e uma mulher poderiam realizar a adoo. Sendo assim, a adoo no poderia ser feita por duas pessoas do mesmo sexo. A chamada homossexualidade, que nada mais a unio entre indivduos do mesmo sexo, isto , um relacionamento entre dois homens ou duas mulheres no era reconhecida em 1916. 108 Dias compreende que a adoo pode ser realizada por duas pessoas que tenham a finalidade de adotar algum. A situao afetiva entre estas duas pessoas deve ser marido e mulher e hoje inclui os que vivem de unio estvel. Quanto aos casais homossexuais, devem buscar a via do entendimento jurisprudencial para tambm adotar.109 No mesmo sentido, Dias compreende que a famlia substituta mencionada no art. 28 do Estatuto da Criana e do Adolescente, deixa uma lacuna aberta para o entendimento de que no h impedimentos para duas pessoas independentemente do sexo, realizarem a adoo de crianas ou adolescente
110

O Recurso Especial do Superior Tribunal de Justia refora o entendimento que a adoo visa o melhor interesse da criana e que a adoo por homossexuais no pode ser vista com olhar discriminatrio.
DIREITO CIVIL. FAMLIA. ADOO DE MENORES POR CASAL HOMOSSEXUAL. SITUAO J CONSOLIDADA. ESTABILIDADE DA FAMLIA. PRESENA DE FORTES VNCULOS AFETIVOS ENTRE OS MENORES E A REQUERENTE. IMPRESCINDIBILIDADE DA
107

DINIZ, Maria Helena. A Responsabilidade Civil por Dano Moral. In Revista Literria de Direito. So Paulo, a. II n 09, p.10, jan/fev. 1996. 108 GRANATO, Eunice Ferreira Rodrigues. Adoo Doutrina e Prtica. Curitiba: Juru, 2010, p. 151 109 DIAS, Maria Berenice. Manual de Direito das Famlias. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2005, p. 430 110 DIAS, Maria Berenice. Manual de Direito das Famlias. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2005, p. 438

42 PREVALNCIA DOS INTERESSES DOS MENORES. RELATRIO DA ASSISTENTE SOCIAL FAVORVEL AO PEDIDO. REAIS VANTAGENS PARA OS ADOTANDOS. ARTIGOS 1 DA LEI 12.010/09 E 43 DO ESTATUTO DA CRIANA E DO ADOLESCENTE. DEFERIMENTO DA MEDIDA.ACORDO: Vistos, relatados e discutidos estes autos, os Ministros da QUARTA TURMA do Superior Tribunal de Justia acordam, na conformidade dos votos e das notas taquigrficas, por unanimidade, conhecer do recurso especial e negar-lhe provimento, nos termos do voto do Sr. Ministro Relator. Os Srs. Ministros Honildo Amaral de Mello Castro (Desembargador convocado do TJ/AP), Aldir Passarinho Junior e Joo Otvio de Noronha votaram com o Sr. Ministro Relator.(STJ Recurso Especial 889852/ RS Relator Ministro Luis Felipe Salomo Julgado em 27/04/2010).111

No caso em questo, o Recurso Especial foi improvido por ser prejudicial s crianas que j tinham vnculo de afeto com as mulheres homossexuais e inclusive as chamam de mes. O entendimento do Ministro Luis Felipe Salomo de que adoo, antes de qualquer coisa, um ato de amor; ainda mais quando objetiva o melhor interesse da criana. Silva Junior entende ser muito importante reavaliar o sentido de famlia no mundo em que vivemos hoje. No se pode mais ficar criando pre -conceitos, pois na sociedade diversificada em que se vive atualmente, no cabe ficar julgando a estrutura humana. Ao buscar entendimento sobre formas de expresso familiar, fazse necessria uma viso alm dos aspectos religiosos ou institucionais dos antepassados. Na busca pela harmonia em todos os mbitos sociais, os homossexuais tm acima de tudo tentado defender sua identidade sexual de forma harmoniosa, mostrando serem capazes de construir uma famlia.112

111

BRASIL, Superior Tribunal de Justia Recurso Especial 889852/ RS Relator Ministro Luis Felipe Salomo. Disponvel em: <http://www.stj.gov.br>. Acesso em: 02 nov. 2011. 112 SILVA JNIOR, Enzio Deus. A possibilidade da adoo por casais homossexuais. Curitiba: Juru, 2008. p 38.

43

2 ADOO INTERNACIONAL

Lbo compreende que a adoo internacional um assunto muito delicado, pois quando se depara com pases de grau elevado de pobreza, que sofreram e sofrem com os descasos das autoridades competentes, fica complicado pensar em realizar a doo internacional. No caso da adoo de brasileiros por estrangeiros, o Brasil tende a perder um patriota brasileiro, sem contar com todas as mudanas culturais. Alm disso, importante saber se esta adoo internacional ir fazer bem ao adotado.113 Ao contrrio do entendimento de Lbo, Amorim diz que com o advento da Lei 8.069/90, apresentou-se uma viso moderna, no apresentando a adoo internacional como um instituto egosta ou individualista, mas sim uma oportunidade de solidariedade social, entendendo assim, ser importante a adoo de crianas por famlias estrangeiras.114

2.1 CONCEITO DE ADOO INTERNACIONAL

Adoo internacional tambm conhecida como adoo por estrangeiro, residente ou domiciliado fora do pas, em certa poca, foi considerada uma adoo muito perigosa, trazendo s autoridades pblicas preocupaes em relao forma de como se procedia a filiao, pois no se podia acompanhar o destino das crianas adotadas por pais estrangeiros, pondo em risco a integridade fsica dos adotados e abrindo oportunidade para trfico internacional de crianas. A Lei 8.069/90 veio com o intuito de coibir os problemas pertinentes, a fim de no favorecer atos ilcitos que possam ser cometidos contra as crianas.115 Sendo assim, a adoo internacional uma instituio legal que foi cuidadosamente regulada pelas convenes internacionais e adaptada ao direito interno dos Estados para possibilitar a circulao transnacional de crianas ao

113 114

LOB, Paulo. Direito Civil de Famlia. So Paulo: Saraiva 2010, p.288. AMORIM, Edegar Carlos de. Direito Internacional Privado Rio de Janeiro: Forense, 2009. p 131. 115 RIZZARDO, Arnaldo. Direito de Famlia. Rio de Janeiro: Forense, 2006, p. 594.

44

mesmo tempo em que se preservam os direitos humanos desses que so os seres mais vulnerveis da sociedade.116 Primeiramente, convm distinguir a adoo interna da adoo internacional. A primeira vincula-se desde a origem a um nico ordenamento jurdico, qual seja o nacional, enquanto a segunda vincula-se a dois sistemas jurdicos nacionais distintos. Nesse sentido, as adoes internacionais so aquelas que envolvem pessoas subordinadas a soberanias diferentes, existindo o elemento denominado de estraneidade, ou seja, uma parte estrangeira na relao jurdica.117 Colaborando para o entendimento do conceito de adoo internacional Costa diz que:
A adoo internacional uma instituio jurdica de proteo e integrao familiar de crianas e adolescentes abandonados ou afastados de suas famlias de origem, pela qual se estabelece, independentemente do fato natural da procriao, um vnculo de paternidade e filiao entre pessoas radicadas em distintos Estados: a pessoa do adotante com residncia habitual em outro.118

Assim compreende-se que a adoo internacional no tem fronteiras, visa proteger crianas ou adolescentes que se encontram em situao de abandono, independentemente da sua origem, exercendo o vnculo de filiao entre adotando e adotado. O advento da adoo internacional est diretamente relacionado aos conflitos que surgiram a partir do colonialismo, das guerras internacionais, dos conflitos civis e os seus padres atuais esto profundamente configurados pelas desigualdades globais em aspectos tnico-sociais e econmicos entre naes. Ela emerge com fora no cenrio internacional a partir dos desastres humanitrios ocorridos na Europa a partir de 1930 e 1940 com a ascenso dos regimes nazistas que impulsionaram adoes de crianas de origem semita fugidas da Alemanha e dos territrios ocupados.119

116

SELMAN, Peter. The Movement of Children for International Adoption. In: MARRE, Diana; BRIGGS, Laura. International Adoption. Global Inequalities and the Circulation of Children. New York: New York University Press, 2009, p. 29. 117 COSTA, Tarcsio Jos Martins. Adoo Transnacional. Um estudo sociojurdico e comparativo da legislao atual. Belo Horizonte: Del Rey, 1998. p. 52. 118 COSTA, Tarcsio Jos Martins. Adoo Transnacional Um estudo sociojurdico e comparativo da legislao atual. Belo Horizonte: Del Rey, 1998. p. 58. 119 MARRE, Diana; BRIGGS, Laura. Introduction: The Circulation of Children. In: MARRE, Diana; BRIGGS, Laura. International Adoption. Global Inequalities and the Circulation of Children. New York: New York University Press, 2009, p. 3.

45

Hoje, a realidade da sociedade internacional distinta, porm o elemento estraneidade continua abrindo uma porta para o contato com as maiores crises humanitrias da sociedade internacional. Isso inclui crianas decorrentes de pases em guerra, crianas refugiadas, crianas que exercem trabalho escravo, crianas que vivem em pases violentos e de enorme conflito interno. Assim, ao lado das crianas vtimas de violncia domstica, abuso sexual e explorao (motivos tpicos para destituio do poder familiar no direito interno), na adoo internacional temos tambm a abertura para os piores problemas sociais existentes no mundo contemporneo.120 Soma-se a isso, o fato de que na adoo internacional existe o fator cultural, ou seja, a necessidade de adaptao a uma nova cultura por parte das crianas e dos seus pais adotantes, o que representa mais um desafio ao processo, principalmente quando envolve a relao entre pessoas de pases ricos e de pases pobres.121 Colaborando neste sentido que Amorim compreende que a adoo no teria sentido para a criana ou adolescente, caso sua vida continuasse a mesma. Isto , o adotado dever sofrer mudanas considerveis a ponto de ter seu melhor interesse satisfeito, tendo assim o direito a uma famlia substituta que lhe conceda vesturio, alimentao, escola, lazer, e principalmente o proveito social.122 Logo, importante destacar que processo de destituio do poder familiar ocorre depois de muitas tentativas frustradas de insero da criana na famlia natural. Muitos so os motivos de no conseguir inserir os pequenos abandonados na famlia de origem, que vo desde maus tratos, abusos sexuais e falta de recursos. As crianas retornam s instituies cheias de traumas e com seu psquico transtornado. Alm disso, ainda enfrentam o descaso do Poder Pblico que entende que manter as crianas institucionalizadas torna-se o melhor para sua segurana. No entanto, esquecem que a necessidade de ter uma famlia envolve o sentimento

120

MARRE, Diana; BRIGGS, Laura. Introduction: The Circulation of Children. In: MARRE, Diana; BRIGGS, Laura. International Adoption. Global Inequalities and the Circulation of Children. New York: New York University Press, 2009, p. 4. 121 MARRE, Diana; BRIGGS, Laura. Introduction: The Circulation of Children. In: MARRE, Diana; BRIGGS, Laura. International Adoption. Global Inequalities and the Circulation of Children. New York: New York University Press, 2009, p. 1. 122 AMORIM, Edegar Carlos de. Direito Internacional Privado. Rio de Janeiro: Forense, 2009. p 133.

46

da criana, visando o seu melhor interesse e o interesse social por adultos afetivos e que se sentem parte da sociedade.123 Com relao perda do ptrio poder importante dizer que para a realizao da adoo na maioria dos casos dever ocorrer destituio, oportunizando a criana ou adolescente a viver uma nova vida, conviver em uma nova famlia, fazendo parte da mesma por toda sua existncia. O ato de adotar de extrema responsabilidade para quem adota, pois tem o dever de suprir todas as necessidades do adotado fazendo renascer a esperana de uma nova vida. 124 Neste sentido, Chaves diz que importante observar os princpios bsicos no que concerne adoo internacional que ocorrem dentre as diretrizes fixadas por vrios congressos e reunies de especialistas, como forma mais concreta de viabilizar e dar segurana as partes envolvidas. Sendo assim: s sair do Brasil a criana que aqui no for adotvel; sempre se dar preferncia ao casal adotante brasileiro; importante que o juiz brasileiro conhea a lei que ser aplicada a criana no pas estrangeiro; no permitir que adoo internacional envolva objetivos de lucros e submeter toda adoo internacional sob o crivo jurdico. Alm disso, os candidatos brasileiros para adoo tm prioridade sobre os estrangeiros. 125

2.2 O PROCESSO DE ADOO INTERNACIONAL

A adoo internacional no Brasil amparada e reconhecida pelo Estatuto da Criana e do Adolescente no art. 51, sendo seu fulcro estabelecido pelo art. 2 da Conveno de Haia de 29 de maio de 1993. O mencionado art. 51 estabelece que qualquer pessoa ou casal residente no estrangeiro poder realizar a adoo internacional, devendo ser comprovado que para a criana a nica soluo, que no h mais possibilidade desta criana ou adolescente ser adotado por famlias brasileiras substitutas, que o adolescente ou criana exteriorizaram a sua vontade,

123

Associao dos Magistrados do Brasil. Disponvel em: <http://www.amb.com.br>. Acesso em: 24 ago. 2011. 124 AMORIM, Edegar Carlos de. Direito Internacional Privado. Rio de Janeiro:Forense, 2009. p 133. 125 CHAVES, Antnio. Adoo Internacional. So Paulo, Ed. Del Rey, 1994. p 18.

47

mediante relatrios realizados por profissionais em relao a ser adotado por uma famlia estrangeira.126 Os brasileiros residentes no exterior tero prioridade na adoo internacional das crianas ou adolescente brasileiros. importante destacar que as autoridades centrais, Estadual e Federal sero responsveis pela fiscalizao e pelo encaminhamento para que todos os trmites desenvolvam-se com transparncia e observando e obedecendo as normas vigentes no Pas.127 Neste sentido, Amorim destaca que o mencionado art. 51 do Estatuto da Criana e do Adolescente, diz respeito ao carter excepcional, evidenciando assim que a criana ou adolescente s poder sair do Brasil quando no mais conseguir aqui ser adotada. Continuando, Amorim diz que a excepcionalidade emanada do mencionado artigo visa preservar a nacionalidade evitando a comercializao de processos. Ainda assim, importante destacar que no Brasil h uma concentrao de riqueza, que por sua vez causa inflao, permitindo a sonegao de impostos, elevando a pobreza. Desta forma no poder ser permitido que as crianas permaneam aqui vivendo em situao de pobreza, sem ter direito a uma famlia que lhe d dignidade de vida.128 Ao mesmo tempo em que o autor Amorim diz ser a adoo internacional excepcional, tambm se destaca a importncia de no mantermos as crianas em nosso pas passando por dificuldades desnecessrias. No mesmo entendimento, Maria Helena Diniz critica o preconceito existente no ordenamento interno e internacional que priorizam a adoo para pessoas que vivam no pas onde se encontra a criana. Segundo ela:
No se deve perquirir convenincia, ou no de serem os menores brasileiros adotados por estrangeiros no domiciliados no Brasil, mas sim permitir seu ingresso numa famlia substituta, sem fazer quaisquer consideraes a nacionalidade dos adotantes, buscando suporte legal no direito ptrio e no direito internacional privado, estabelecendo penalidades aos que explorarem ilegalmente a adoo, coibindo abusos que, por ventura, advierem.129

126

BRASIL, Lei 8069, de 13 de junho de 1990. Dispe sobre o Estatuto da Criana e do Adolescente e d outras providencias. In Planalto. Legislao Republicana Brasileira, Braslia 1990. Disponvel em: <http//www.planalto.gov.br>. Acesso em: 11 jun. 2011. 127 GRANATO, Eunice Ferreira Rodrigues. Adoo Doutrina e Prtica. Curitiba: Juru, 2010, p. 123. 128 AMORIM, Edegar Carlos de. Direito Internacional Privado. Rio de Janeiro: Forense, 2009. p 137. 129 DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil Brasileiro; Direito de Famlia. 21. ed. So Paulo: Saraiva, 2006.p 318.

48

A posio da autora est em sintonia com a concepo de que o mais importante garantir uma famlia amorosa para a criana, independentemente de nacionalidade, pois pensando no melhor interesse da criana, melhor que ela permanea em uma famlia adequada no exterior do que em uma instituio para crianas e adolescentes no Brasil. importante relembrar que a prpria Conveno que protege a criana sempre visando seu melhor interesse, destaca no seu art. 23, que as sentenas prolatadas pelos juzes do Estado de origem do adotado tm total eficcia e validade. Vrios so os pases que ratificaram a Conveno, tais como Blgica, Frana, Espanha, Itlia entre outros. Quando uma criana brasileira for adotada por um casal do exterior esta no perder a sua nacionalidade, ter sim, dupla nacionalidade por ter nascido no Brasil ( jus solis) e por ser adotado por um casal estrangeiro, tendo os mesmos direitos de filho legitimo ( jus sanguinis).130
A sentena judicial transitada em julgado produz o efeito de transmitir aos pais as obrigaes decorrentes do poder familiar, incumbindo-os do dever de assistir, criar e educar os filhos menores. As responsabilidades parentais consistem no conjunto dos poderes e deveres destinados a assegurar o bem-estar moral e material do filho designadamente tomando conta da pessoa do filho, mantendo relaes pessoais com ele, assegurando sua educao, seu sustento, sua representao legal e a administrao dos seus bens131

Compreende-se assim que a sentena judicial transmite aos pais o dever e a responsabilidade e assistncia ao filho, adotando como se seu de sangue fosse, devendo proteger, cuidar e educar, representando-o inclusive legalmente, fazendo cumprir como os ditames da Conveno de Haia, zelando pelo melhor interesse da criana ou adolescente adotado. Sendo assim, importante compreender os motivos pelos quais as crianas ou adolescentes passam a viver em instituies e quais so os fatores que dificultam a sua adoo.

2.2.1 O cadastro da criana e do adolescente para adoo

130

DEL OLMO, Florisbal de Souza, Direito Internacional Privado: abordagens fundamentais, legislao, jurisprudncia. Rio de Janeiro: Forense, 2008. p.174. 131 LIBERATI, Wilson Donizeti. Manual de Adoo Internacional. So Paulo: Malheiros, 2009, p.154.

49

Antes mesmo de saber como funciona o processo da adoo Internacional, faz-se necessrio entender o funcionamento do Cadastro Nacional de Adoo, implantado pelo Conselho Nacional de Justia - CNJ no ano de 2008, que editou a Resoluo n 54 com a finalidade de centralizar dados pertinentes s crianas e adolescente que esto disponveis para adoo.132 O Cadastro Nacional de Adoo um banco de dados que armazena informaes sobre as crianas e adolescentes aptos adoo e tambm contm dados dos pretendentes adotandos. Atravs do mencionado cadastro, o pretendente adoo poder em qualquer comarca ter acesso ao banco de dados na consulta pblica, mas a inscrio dever ser realizada na comarca de seu domiclio, no podendo haver mais de uma inscrio que ser identificada pelo CPF do pretendente, sendo que a mesma valera para todo o Pas. restrito o acesso interno ao programa do Cadastro Nacional de Adoo somente a rgos autorizados. A Corregedoria Geral de Justia, como administradora do sistema, cria senhas para os usurios do sistema. Sendo de responsabilidades dos Juzes da Infncia e Juventude manterem sempre o cadastramento atualizado. Importante destacar que cada Corregedoria Geral tem acesso a todas as informaes contidas no Cadastro Nacional de Adoo relativa ao seu Estado, sendo de sua competncia o cadastramento das comarcas de seu Estado, das Varas de Infncia e da Juventude de cada Comarca e dos Juzes que atuam na rea da infncia e da juventude. 133 O Desembargador Antnio Carlos Melheiros em entrevista Agncia Brasil informa que de fundamental importncia a existncia do Cadastro Nacional de Justia. O Desembargador coordenador da rea da Infncia e Juventude do Estado de So Paulo e menciona que a dificuldade em realizar adoo no Pas est na ausncia de estruturas das Varas de Infncia. Isto , o Poder Judicirio da Infncia e da Juventude ainda no se encontra suficientemente equipado para ser mais clere no processo da adoo. Apesar da falta de recursos, ainda assim o desembargador afirma que o surgimento do Cadastro Nacional de Adoo diminuiu o tempo de espera na fila para a realizao da adoo, levando em mdia dois anos para finalizar o processo de adoo. Melheiros diz ainda que importante continuar

132 133

LIBERATI, Wilson Donizeti. Manual de Adoo Internacional. So Paulo: Malheiros, 2009, p.106. BRASIL, Conselho Nacional de Justia CNJ, Guia do Usurio Cadastro Nacional de Adoo. Disponvel em: <www.cnj.gov.br/cna>. Acesso em: 16 out.2011.

50

a estimular as campanhas de adoo.134 Faz-se importante destacar pontos relevantes no Estatuto da Criana e do Adolescente, em relao ao art. 52 do mencionado Estatuto, quanto adoo internacional, observando os artigos 165 a 170,135 assim como o processamento da colocao de crianas e adolescentes em famlia substituta. Isto , as crianas e adolescentes devero estar devidamente cadastrados perante Autoridade Central, sendo que cada Estado dever ter sua sede composta por membros idneos e de confiana da sociedade, tais como juzes, Ministrios Pblicos, advogados e assistentes sociais136 Lbo enfatiza que o estrangeiro interessado na adoo dever comprovar mediante documentao expedida pela Autoridade competente de seu pas que est habilitada a realizar a adoo 137 A Conveno de Haia concluda em 29 de maio de 1993, na qual foi ratificada pelo governo brasileiro, em 10 de maro de 1999 e promulgada pelo Decreto presidencial n 3.087 de 21 de junho de 1999, passando a mesma a vigorar no Brasil em 01 de julho de 1999.138 Conforme Liberati, aps o Brasil ratificar a mencionada conveno, a mesma encontrou em solo ptrio na Lei 8.069/1990, que j tratava de assuntos pertinentes adoo nacional e internacional. Em virtude desta Lei, muitos candidatos vindos de outros pases encontravam-se devidamente cadastrados esperando o andamento dos procedimentos administrativos e judiciais referentes ao processo de adoo. 139 Assim, entende-se, conforme artigos 165 a 170, que os pedidos de adoo devero estar acompanhados da qualificao completa do requerente e de seu eventual cnjuge, ou companheiro, com expressa anuncia deste; indicao de eventual parentesco do requerente e de seu cnjuge, ou companheiro, com a criana ou adolescente, especificando se tem ou no parente vivo; qualificao completa da criana ou adolescente e de seus pais, se conhecidos; indicao do
134

CRUZ, Elaine Patrcia. Reprter da Agencia Brasil Interessados em adotar cinco vezes maior do que crianas espera de famlia. 135 BRASIL, Lei 8069, de 13 de junho de 1990. Dispe sobre o Estatuto da Criana e do Adolescente e outras providencias. In Planalto. Legislao Republicana Brasileira, Braslia 1990. Disponvel em: <http//www.planalto.gov.br>. Acesso em: 31 out. 2011. 136 AMORIM, Edegar Carlos de. Direito Internacional Privado. Rio de Janeiro: Forense, 2009. p 138 137 LOB, Paulo. Direito Civil de Famlia.So Paulo: Saraiva 2010, p.289. 138 ROSSATO, Luciano Alves. LEPORE, Paulo Eduardo. Comentrios lei nacional de adoo: Lei 12.010 de 3 agosto de 2009 e outras disposies legais: Lei 21.2003 e 12. 2004, So Paulo: Revista dos Tribunais, 2009, p. 58. 139 LIBERATI, Wilson Donizeti. Adoo Internacional. So Paulo: Malheiros, 2003.p.99.

51

cartrio onde foi inscrito nascimento, anexando, se possvel, uma cpia da respectiva certido; declarao sobre a existncia de bens, direitos ou rendimentos relativos criana ou adolescente.140 Importante destacar que os estrangeiros oriundos de pases no ratificantes Conveno de Haia podem adotar crianas brasileiras, desde que preencham todos os requisitos: estejam inscritos perante a Autoridade Central Estadual e se submetam aos procedimentos necessrios habilitao; o Estado de acolhida de garantias e proteo que ser respeitado o superior interesse da criana adotada e sendo de real importncia mencionar que os interessados na adoo, cuja seu pas no ratificou a Conveno de Haia perdero a preferncia para os adotantes no qual o pas tenha ratificado a mencionada Conveno.141 Compreende-se, assim que pases no ratificantes conveno de Haia de 1993 conseguem realizar a adoo junto s autoridades brasileiras, mas sempre tero a preferncia na adoo internacional aqueles candidatos cuja seu pas tenha ratificado a mencionada Conveno.

2.2.2 A existncia da Autoridade Central

Conforme mencionado anteriormente, para que o processo da adoo internacional ocorra com segurana e garanta a legalidade da ao, faz-se necessria a existncia da Autoridade Central que objetiva justamente a fiscalizao do processo de adoo internacional. A autoridade Central composta por rgos representativos do Estado. No caso do Brasil, a Autoridade Central encontra-se no mbito Federal, assim, compreende-se que a funo do rgo em questo puramente administrativa, objetivando passar ao Estado contratante total segurana, idoneidade, seriedade e principalmente que seja exercida a legalidade.142 A Autoridade Central responsvel por manter contato com o pas de acolhida, objetivando a fiscalizao da situao da criana adotada, no sentido de averiguar e assegurar o seu melhor interesse. Deve verificar como est se dando a
140

LIBERATI, Wilson Donizeti. Manual de Adoo Internacional. So Paulo: Melhoramento, 2009 p.111. 141 LIBERATI, Wilson Donizeti. Adoo - Adoo internacional. So Paulo: Malheiros, 2003.p 101. 142 LIBERATI, Wilson Donizeti. Manual de Adoo Internacional. So Paulo: Melhoramento, 2009 p.99.

52

adaptao ao novo convvio familiar. Ainda deve averiguar se o tratamento que lhe est sendo dado o adequado e se est recebendo os devidos cuidados necessrios ao seu bem estar social.143 O Decreto n. 3174/1999 regulamentou as atividades da Autoridade Central no Brasil, assim autorizando a criao de Comisses Estaduais Judicirias de Adoo na esfera Estadual, as chamadas CEJA (Comisso Estadual de Adoo) ou CEJAIs (Comisso Estadual de Adoo Internacional), compostas por Magistrados, que visam sempre cumprir com as obrigaes propostas na Conveno de Haia de 1993.144 No que diz respeito composio da Autoridade Central, no mbito Federal, a mesma representada por um membro de cada Autoridade Central dos Estados federados e do Distrito Federal, um membro do Ministrio das relaes exteriores e um representante da Polcia Federal. O Conselho das Autoridades Centrais se encontra semestralmente com o intuito de avaliar os trabalhos desempenhados, inovando as polticas pblicas que visam o melhor interesse da criana. As mediadas acatadas so realizadas atravs de resolues que orientam os Estados como devem proceder em relao adoo internacional.145 Pode-se compreender a existncia de Autoridade Central Estadual, por meio da Comisso Estadual Judiciria de Adoo Internacional do Estado de So Paulo que foi regulamentada pela Portaria n 2657/92, passando a ser uma Comisso permanente. A mencionada Autoridade Central observa e respeita todas as regras contidas no Decreto 3174/1999, bem como contribui para maior conscientizao social no que concerne a importncia da adoo segura, assim buscando garantir o melhor interesse da criana.146 Quanto habilitao dos pais adotivos relevante destacar que o candidato estrangeiro interessado em adotar uma criana brasileira deve estar apto para o processo de adoo internacional, devendo observar todas as regras pertinentes adoo internacional ditadas pelo pas de origem tanto do adotado quanto do

143

LIBERATI, Wilson Donizeti. Manual de Adoo Internacional. So Paulo: Melhoramento, 2009 p.144. 144 LOB, Paulo. Direito Civil de Famlia. So Paulo: Saraiva 2010, p.290. 145 LIBERATI, Wilson Donizeti. Manual de Adoo Internacional. So Paulo: Melhoramento, 2009 p. 75. 146 GRANATO, Eunice Ferreira Rodrigues. Adoo Doutrina e Prtica. Curitiba: Juru, 2010, p.128129.

53

adotante.Isto quer dizer que as pessoas interessadas em realizar a adoo devero observar o Estatuto da Criana e do Adolescente as normas vigentes no Pas. Para melhor entendimento, Granato menciona como devem proceder os interessados na adoo internacional:
Os interessados devero procurar, no pas onde residem, um (organismo/ associao) habilitado para intermediar a adoo internacional, o qual devera ser credenciado pelos pases ratificantes, em cumprimento as normas estabelecidas pela Conveno de Haia. Para atuar no Brasil esse organismo estrangeiro (entidade/ associao) dever estar cadastrado na Polcia Federal e credenciado pela Autoridade Central Administrativa Federal (ACAF) em Braslia, conforme o disposto na Portaria 14, de 27.07.2000 (DOU de 28.07.2000), criada por fora do Decreto 3.174, de 16.09.1999, da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos. Finalmente dever estar habilitado pela CEJAI (Autoridade Central do Estado).147

Compreende-se assim o quanto importante o interessado averiguar a idoneidade da entidade ou associao que encaminhar o processo de adoo junto ao Pas de origem do adotado. E esta entidade ou associao tambm dever estar devidamente cadastrada, cumprindo com todas as normas referentes adoo internacional. Assim, os trmites dos primeiros passos sero enviados atravs de um relatrio Autoridade Central Estadual, com cpia para a Autoridade Central Federal Brasileira. O relatrio ser composto com toda a documentao necessria, incluindo estudos psicolgicos realizados por profissionais habilitados e cpia autenticada da legislao pertinente, acompanhada da respectiva prova de vigncia.148 Os documentos em lngua estrangeira devero estar devidamente autenticados pela autoridade consular, observados os tratados e convenes internacionais, e acompanhados da respectiva traduo, por tradutor pblico juramentado. A Autoridade Central Estadual poder fazer exigncias e solicitar complementao sobre o estudo psicossocial do postulante estrangeiro adoo, j realizado no pas de acolhida.149 Verificada a compatibilidade da legislao estrangeira com a nacional, alm do preenchimento por parte dos postulantes dos requisitos objetivos e subjetivos
147 148

GRANATO, Eunice Ferreira Rodrigues. Adoo Doutrina e Prtica. Curitiba: Juru, 2010, p. 130. BRASIL, Lei 8069, de 13 de junho de 1990. Dispe sobre o Estatuto da Criana e do Adolescente e d outras providencias. In Planalto. Legislao Republicana Brasileira, Braslia 1990. Disponvel em: <http//www.planalto.gov.br>. Acesso em: 11 jun. 2011. 149 BRASIL, Lei 8069, de 13 de junho de 1990. Dispe sobre o Estatuto da Criana e do Adolescente e d outras providencias. In Planalto. Legislao Republicana Brasileira, Braslia 1990. Disponvel em <http//www.planalto.gov.br> Acesso em 11 jun. 2011.

54

necessrios ao seu deferimento, tanto sob a luz do que dispe o Estatuto da Criana e do Adolescente como da legislao do pas de acolhida, ser expedido laudo de habilitao adoo internacional, que ter validade por, no mximo, 1 (um) ano. 150 De posse do laudo de habilitao, o interessado ser autorizado a formalizar pedido de adoo perante o Juzo da Infncia e da Juventude do local em que se encontra a criana ou adolescente, conforme indicao efetuada pela Autoridade Central Estadual.151 A Autoridade Central Estadual de cada estado tem desempenhado um papel fundamental realizando um excelente trabalho preparando os estrangeiros interessados na Adoo Internacional, alm de auxiliar o Juiz da Infncia e Juventude no processo de adoo.152 O adotante e o adotado passam por um perodo, chamado estgio de convivncia de suma importncia, tanto para a criana ou adolescente que ser adotado, quanto para seus pais adotivos, ambos estaro prestes a construir uma famlia, para o adotando, um momento em que seu melhor interesse estar em evidncia. E dever ser respeitado.153 Com o auxilio de Granatto, compreende-se que de valiosa importncia ocorrer o estgio de convivncia, pelo fato de trazer ao adotado e ao adotante uma nova forma de vida, ambos estaro conhecendo-se e principalmente aprendendo a conviver, pois at o presente momento so estranhos, tendo hbitos e diferenas que devem ser respeitadas. Sendo assim, um perodo que traz novas experincias, na qual a famlia substituta passar por avaliaes, sendo verificada a possibilidade de realizao da adoo.154

150

BRASIL, Lei 8069, de 13 de junho de 1990. Dispe sobre o Estatuto da Criana e do Adolescente e d outras providencias. In Planalto. Legislao Republicana Brasileira, Braslia 1990. Disponvel em: <http//www.planalto.gov.br>. Acesso em: 11 jun. 2011. 151 BRASIL, Lei 8069, de 13 de junho de 1990. Dispe sobre o Estatuto da Criana e do Adolescente e d outras providencias. In Planalto. Legislao Republicana Brasileira, Braslia 1990. Disponvel em: <http//www.planalto.gov.br>. Acesso em: 11 jun. 2011. 152 LIBERATI, Wilson Donizeti. Manual de Adoo Internacional. So Paulo: Melhoramento, p. 7980. 153 GRANATTO, Eunice Ferreira Rodrigues. Grandes Temas da Atualidade. Adoo: Aspectos jurdicos e metajurdicos. Coordenador: LEITE, Eduardo de Oliveira; HIRSCHFELD, Adriana Kruchin. [et al.]. A Destituio do Poder Familiar e os Procedimentos da Adoo. Rio de Janeiro: Forense, 2005. p. 175. 154 GRANATTO, Eunice Ferreira Rodrigues. Grandes Temas da Atualidade. Adoo: Aspectos jurdicos e metajurdicos. Coordenador: LEITE, Eduardo de Oliveira; HIRSCHFELD, Adriana Kruchin. [et al.]. A Destituio do Poder Familiar e os Procedimentos da Adoo. Rio de Janeiro: Forense, 2005. p. 175.

55

No mesmo sentido, Amorim colabora para o entendimento dizendo que de grande importncia a realizao do estgio de convivncia e jamais se deve evitar que esta etapa ocorra. O descumprimento deste ato, por parte de um Juiz, estaria o mesmo burlando o ordenamento jurdico e colaborando com a ilicitude que possa envolver a adoo internacional.155 Conforme o Estatuto da Criana e do Adolescente no art. 46 a autoridade judiciria fixar um prazo determinando a que o adotante e o adotado passem por um perodo de estgio de convivncia. No caso da adoo por casal estrangeiro residente e domiciliado fora do pas, o estgio de convivncia devera ocorrer em territrio nacional com durao de 30 dias de acordo com art. 46 3 do mencionado Estatuto.156

2.3 A COIBIO DO TRFICO INTERNACIONAL DE CRIANAS

Antes da Conveno de Haia e da vigncia do Estatuto da Criana e do adolescente, o ordenamento vigente no tratava de assuntos pertinentes adoo internacional com uma preocupao acentuada no melhor interesse da criana, passando a ser visvel o chamado mercado de crianas, fenmeno conhecido como trfico internacional de crianas.157 Tal fenmeno justifica a interveno da Autoridade Central, a qual deve ser rigorosa e minuciosa quanto ao processo de adoo, visando evitar que grupos de m ndole tenham chance de praticar o trfico de crianas no mbito internacional, principalmente se ocorrer com a chancela do Estado. Segundo Liberati, o trfico de crianas e adolescentes est relacionado, sobretudo, com a explorao da prostituio infantil, organizaes altamente criminosas, que buscam crianas em pases de baixo desenvolvidos para serem utilizados na explorao a partir do trabalho infantil, em produes pornogrficas e

155 156

AMORIM, Edegar Carlos de. Direito Internacional Privado. Rio de Janeiro: Forense, 2009. p 134. BRASIL, Lei 8069, de 13 de junho de 1990. Dispe sobre o Estatuto da Criana e do Adolescente e d outras providencias. In Planalto. Legislao Republicana Brasileira, Braslia 1990. Disponvel em: <http//www.planalto.gov.br>. Acesso em: 17 set. 2011. 157 BERLINI, Carlos. A Conveno de Haia e a Adoo Internacional. Disponvel em: <http://www.aibi.org.br/biblioteca/documentacao/convencao_de_haia_e_adocao_internacional.doc> Acesso em: 19 jun. 2011.

56

prostituio, e ainda no trfico de rgos. Sendo as crianas e adolescentes presas fceis para os criminosos, por serem pobres, indefesas e originrias de famlias sem estrutura, assim o trfico com essas caractersticas busca na populao infantil a sua expanso.158 Compreende-se assim, que o trfico de pessoas est ligado explorao, sempre visando o lucro financeiro. O trabalho escravo, explorao sexual ou at mesmo a remoo de rgos fazem parte do ato ilcito cometidos com tamanha barbrie. Todos os pases esto diante destes crimes. Hoje, no mundo, so cerca de 2,5 milhes de pessoas que esto em situao de trfico. Conforme representante da UNDOC, as vtimas somam 80% de mulheres ou meninas e parte das pessoas traficadas so menores de 18 anos de idade. Segundo o Delegado da Polcia Federal Delano Cerqueira, a cada pessoa traficada, aufere-se um lucro de US$ 30 mil, sendo que no Brasil, as vtimas do trfico internacional so originrias principalmente dos Estados de Rio de Janeiro, Pernambuco, So Paulo Gois e Minas Gerais, destinando-se frequentemente aos pases de Portugal, Venezuela, Guiana Francesa, Sua, Itlia e Espanha. S no ano de 2010, a PF abriu 74 inquritos sobre o trafico de pessoas.159 Importa mencionar que o artigo 239 do Estatuto da Criana e do Adolescente destaca que crime enviar criana ou adolescente ao exterior, no observando as normas legais do ordenamento jurdico ptrio. O indivduo que promover ou auxiliar no crime de trfico de crianas poder ser condenado pena de recluso de quatro a seis anos e multa.160 Dissertando sobre o trfico de crianas, Liberati explica que:
Alguns desses problemas eram representados pelas formas de abuso, o suborno, a corrupo, a busca do lucro, a falsificao de registros de nascimento, a coero de pais biolgicos, a interveno de intermedirios 161 no qualificados e, at mesmo, a venda e o rapto de crianas.

Entende-se que a adoo internacional deve observar e obedecer s normas vigentes do Estatuto da Criana e do Adolescente. Assim, estar protegendo o
158 159

LIBERATI, Wilson Donizetti. Adoo Internacional. So Paulo; Malheiros, 1995, p. 199. GORETTE, Brando Agncia Senado. Policiais e especialistas pedem mais recursos para combater trfico de pessoas. Disponvel em: <http://www.senado.gov.br>. Acesso em: 25 out. 2011. 160 BRASIL, Lei 8069, de 13 de junho de 1990. Dispe sobre o Estatuto da Criana e do Adolescente e d outras providencias. In Planalto legislao Republicana Brasileira, Braslia 1990. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br>. Acesso em: 11 jun. 2011. 161 LIBERATI, Wilson Donizeti. Adoo internacional conveno de Haia reflexos na legislao Disponvel em: <http://www.tj.ro.gov.br/emeron/revistas/revista2/09.htm>. Acesso em: 17 jun. 2011.

57

melhor interesse da criana, dando-lhe segurana, portanto, diminuindo os riscos, coibindo e eliminando todas as formas do trfico de crianas. Segundo Marques:
O processo visando transferncia internacional definitiva de adoo da criana de um pas para outro, em que qualquer um dos envolvidos (pais biolgicos, pessoas que detm a guarda, as crianas, os terceiros ajudantes ou facilitadores, as autoridades ou os intermedirios) recebe algum tipo de 162 contraprestao financeira por sua participao na adoo internacional.

Entende-se assim que a adoo internacional um ato que deve ser gratuito, sem que qualquer pessoa possa auferir valores, lucrando custa de um processo que dever ser em total benefcio da criana. Fonseca afirma:
Considerando a preocupao com a adoo internacional, pelos possveis desvirtuamentos e pelo seu relevante valor social, o instituto deve ser direcionado no sentido de atender os interesses superiores do adotando. 163

Compreende-se que devido s ilicitudes possveis a ocorrer no mbito da adoo internacional, que importante que o processo de adoo seja realizado com o devido profissionalismo, protegendo a criana contra o trfico internacional que alimenta a indstria da escravido, da prostituio infantil e venda de rgos. Porm, por outro lado, os excessos podem afastar casais bem intencionados que no podem ter filhos por motivos de sade, mas podem do ponto de vista afetivo. Um equilbrio se faz necessrio entre a prioridade de proteo contra o mal social e a morosidade processual, apenas assim se alcanaria o seu interesse superior.

2.4 A EXCEPCIONALIDADE DA ADOO INTERNACIONAL

Na dcada de 1980, o Brasil foi o quarto pas que mais enviou crianas para a adoo internacional, enviando 7527 crianas para 13 diferentes pases. De l para c houve, um significativo declnio no nmero de adoes no Brasil, os dados
162

MARQUES, Cludia Lima. A Conveno de Haia d 1993 e o Regime da Adoo Internacional no Brasil aps a Aprovao do Novo Cdigo Civil Brasileiro em 2002. In: Cadernos do Programa de Ps-Graduao em Direito PPGDir/UFRGS, v. II, n. IV, jun. 2004, Edio Especial Insero Internacional. Porto Alegre: PPGDir/UFRGS, 2004. p. 485. 163 FONSECA, Edson Jos da. A Constitucionalidade da Adoo Internacional . Cadernos de DireitoConstitucional e Cincia Poltica, So Paulo, Revista dos Tribunais, n. 3; p. 254, abr.-jun. 1995.

58

demonstram que o nmero de adoes caiu para 2100 no ano de 1990 e para 630 em 1999. Posteriormente, o nmero caiu de 630 para de 358 em 2002 e cresceu novamente para marca de 487 em 2004.164 De acordo com Claudia Fonseca, esta alterao se deve preocupao pblica, sobre a imagem negativa do Brasil, resultante do envio de tantas crianas, mas tambm do aumento da adoo interna no pas. Segundo a autora, entretanto, a adoo interna no teve tanto sucesso no que diz respeito s crianas mais velhas e quelas com necessidades especiais. Assim, a maior parte das crianas enviadas para o exterior, hoje, so aquelas que no tm uma boa aceitao no plano interno.165 No ano de 2006 foi lanado um documentrio pela Associao dos Magistrados Brasileiros com o objetivo de mostrar a triste realidade das crianas que vivem em abrigos. Na poca do dito lanamento eram cerca de 80 mil crianas e adolescentes morando em instituies localizadas no territrio brasileiro. Este documentrio visou marcar o pr-lanamento da campanha mude um destino, tambm incentivada pela AMB. No ano de 2007, a campanha mude um destino foi lanada em Braslia/ DF, mostrando a realidade vivenciada pelos pequenos infantes rfos, incentivando a adoo, principalmente a adoo internacional.166 Preocupada com esta realidade, a Associao da Magistratura Brasileira lanou em 2007 a campanha de adoo com nfase na adoo internacional. Em Vitoria, Esprito Santo, as famlias cadastradas para as adoes enfrentavam dificuldades e filas durante anos at conseguirem adotar. 167 Realidade esta que a AMB procura dissolver por meio da conscientizao do setor pblico. Cabe destacar que as crianas rfs de pais vivos no podem ser adotadas enquanto o processo de destituio do poder familiar seja concretizado, podendo at ser realizado junto ao processo de adoo.

164

SELMAN, Peter. The Movement of Children for International Adoption Developments and Trends in Receiving States and of Origin, 1998 1994. IN: MARRE, Diana;BRIGGS Laura (org.) International Adoption: global inequalities and the circulation of childfren. New York : New York University Presss, 2009. p 42-43. 165 FONSECA, Claudia, An Unexpected Reversal: Charting the Course of International Adoption in Brazil. Adoption and Fostering 26, no. 3: 2002. p. 28-39. 166 Associao dos Magistrados do Brasil. Disponvel em: <http://www.amb.com.br>. Acesso em: 23 ago. 2011. 167 VIEIRA, Andria Costa. Et Al. Os Direitos Humanos da Criana e o Instituto da Adoo Internacional: a Funo Social da Adoo sob a Perspectiva da Nova Lei. In Revista IOB de Direito de Famlia. Porto Alegre: Sntese, v. 12, n. 59, abr./maio 2010, p. 114.

59

As crianas brasileiras abandonadas pelos pais que encontram-se vivos enfrentam grandes dificuldades, morando em lares, orfanatos, abrigos, instituies, por terem passado por motivos tristes, maus tratos, abusos sexuais, sendo vtimas dos descasos de seus genitores passam os dias aguardando o retorno ou at mesmo, a visita de seus familiares. Sem a destituio do poder familiar ficam merc da prpria sorte em conseguir uma famlia substituta que lhes d a oportunidade do aconchego do verdadeiro mbito familiar digno de um ser humano.168 Os artigos 155 e 157 do Estatuto da Criana e do adolescente preveem a destituio do poder familiar que poder ser de iniciativa do Ministrio Pblico ou de quem tiver interesse, quando houver motivos graves, o poder judicirio decretar a suspenso do poder familiar, confiando a criana ou o adolescente pessoa idnea, mediante termo de responsabilidade, liminar ou incidentalmente at o julgamento definitivo da causa.169 O processo de destituio do poder familiar ocorre depois de muitas tentativas frustradas de insero da criana na famlia natural. Muitos so os motivos de no conseguir inserir os pequenos abandonados na famlia de origem, que vo desde maus tratos, abusos sexuais e falta de recursos. As crianas retornam s instituies cheias de traumas e com seu psquico transtornado e ainda enfrentam o descaso do Poder Pblico que entende que manter as crianas institucionalizadas, torna-se o melhor para sua segurana, esquecem que a necessidade de ter uma famlia envolve o sentimento da criana, visando o seu melhor interesse. 170 Para tanto importante destacar que a Nova Lei de adoo 12.010/2009 vem colaborando com as crianas institucionalizadas quando menciona em seu art. 19 2que toda criana ou adolescente que estiver em programa de acolhimento institucional no poder se prolongar por dois anos, salvo se comprovada necessidade que dever ser fundamenta pela autoridade judiciria.171 Compreende-se assim, que a nova Lei de adoo trouxe consigo esperana para os pequenos rfos abandonados, quando mencionado, no art. 19 2, que o
168

MAGNO, Ana Beatriz e Erica Monteiro: Os rfos do Brasil. Disponvel em: <http://www.fnpi.org/premio/2003/finalistas>. Acesso em: 23 ago. 2011. 169 BRASIL, Estatuto da Criana e do Adolescente. Lei 12.010/2009 Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br>. Acesso em: 24 ago. 2011. 170 BRASIL, Associao dos Magistrados do Brasil. Disponvel em: <http://www.amb.com.br>. Acesso em: 24 ago.2011 171 BRASIL, Estatuto da Criana e do Adolescente. Lei 12.010/2009 Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br>. Acesso em: 24 ago. 2011.

60

poder pblico no poder deixar a criana por mais de dois anos sem soluo em relao ao seu abandono nas instituies. As crianas rfs acabam por habitar as instituies, orfanatos e lares distribudos por todo o pas. 172 So crianas e adolescentes que clamam pelo convvio familiar e social, sendo privados dos mesmos para viver enclausuradas em instituies como os abrigos, a FASE ou a FEBEM Vieira entende que cabe ao Poder Pblico dar mais ateno e investir na infraestrutura dos orfanatos e lares que acolhem as crianas abandonadas, pois visvel o descaso do Poder Pblico com relao ao ambiente em que as crianas rfs vivem.173. Neste sentido Liberati colabora dizendo que:
A sociedade organizada dever dar cumprimento aos mandamentos da Conveno de Haia. O papel dos rgos e profissionais envolvidos com a adoo, destacadamente o Poder Judicirio, o Ministrio Pblico, os advogados, os assistentes sociais, os psiclogos, deve ser o de aceitar o desafio de considerar a adoo internacional sob um novo olhar, procurando enfrentar seus desafios com mtodos cientficos e reestruturao institucional. Isso poder resultar e permitir uma efetiva participao da sociedade, que, imbuda da tarefa, far realizar o verdadeiro sentido da adoo: dar uma famlia a criana, cumprido seu mister de garantir o direito fundamental subjetivo de criana e adolescente de terem uma famlia.174

A partir deste contexto compreende-se que altamente importante a participao da sociedade organizada para que os ditames da Conveno de Haia, no que diz respeito adoo de crianas e adolescentes sejam realmente respeitados e cumpridos rigorosamente, fazendo com que o objetivo central da mencionada Conveno, que proteger o principal interesse da criana tenha real eficcia e cumprimento. A Excepcionalidade da Adoo Internacional visa afeto patritico, permitindo assim entender que a adoo internacional tem como caracterstica principal desenvolvimento do afeto patritico. Para tanto a Corregedoria Geral de Justia do Estado do Recife compreende que se faz necessrio impor regras mais rigorosas no que se refere adoo, pois no ano de 2010 foram adotadas 807 crianas no
172

RANGEL, Lvia. Nova Lei de Adoo Traz esperana para que sonha com um novo lar Folha da Cidade. Disponvel em: <http://www.folhadacidade.inf.br/ler.asp?cod_materia=1698>. Acesso em 22 ago. 2011. 173 VIEIRA, Andria Costa. Et Al. Os Direitos Humanos da Criana e o Instituto da Adoo Internacional: a Funo Social da Adoo sob a Perspectiva da Nova Lei. In Revista IOB de Direito de Famlia. Porto Alegre: Sntese, v. 12, n. 59, abr./maio 2010, p. 115. 174 LIBERATI, Wilson Donizeti. Adoo - Adoo internacional. 2. ed. So Paulo: Malheiros, 2003, p. 155.

61

Estado. No que se refere adoo internacional, no mesmo ano foram adotadas 17, sendo considerado um nmero altssimo, uma vez que a adoo internacional o ltimo recurso que deve ser utilizado para dar a criana uma famlia. Conforme entendimento da juza Ana Paula de Lira Melo, a adoo internacional de ser excepcionalssima.175 Partindo da ideia de excepcionalidade, pode-se compreender que a busca pela permanncia da criana em seu pas de origem visa essencialmente o exerccio do afeto patritico. A adoo internacional de brasileiros por estrangeiros, residentes ou domiciliados fora do pas, ainda que em carter excepcional, deve ser considerada uma exceo.176 A excepcionalidade da adoo internacional vem destacada pelo afeto patritico esta prevista no art. 31 do Estatuto da Criana e do Adolescente, no qual menciona que a criana ou adolescente dever ser colocada em famlia substituta estrangeira visando sempre o carter excepcional, sendo que s ser admissvel na modalidade de adoo.177 Prembulo da Conveno de Haia Vindo ao encontro da reflexo acima, Liberati compreende que no que se pode encontrar o fulcro da excepcionalidade quanto se refere adoo internacional, isto , o princpio da subsidiariedade emana o carter excepcional, visando sempre manuteno da criana ou adolescente na sua famlia biolgica. Desta forma, somente poder ocorrer adoo internacional se no for possvel inserir a criana em uma famlia substituta nacional.178 Assim, o Tribunal de Justia do Estado do Rio Grande do Sul j se posicionou no sentido de que casos isolados de adoes internacionais mal sucedidas no podem servir de fundamento para impedir novas adoes internacionais:
ADOO INTERNACIONAL. Pressupostos. Excepcionalidade. Cabimento mesmo havendo casais nacionais. A releitura da norma menorista no conduz a interpretao de que o casal estrangeiro, que preenche os pressupostos legais deva ser arrendado, invariavelmente quando existem pretendentes nacionais, principalmente quando j desenvolveram forte afeto
175

BRASIL Corregedoria Geral de Justia do Estado de Pernambuco Corregedoria-Geral Endurecer regras para adoo internacional. Disponvel em: <http://www.folhape.com.br>. Acesso em: 22 ago. 2011. 176 COSTA, Tarcsio Jos Martins. Adoo Transnacional Um estudo sociojurdico e comparativo da legislao atual. Belo Horizonte: Del Rey, 1998. p. 236. 177 CHAVES, Antnio. Comentrios ao Estatuto da Criana e do Adolescente. 2. ed. So Paulo: LTr, 1997. p. 146. 178 LIBERATI, Wilson Donizeti. Manual de Adoo Internacional. So Paulo: Melhoramento, 2009 p.104.

62 ao menor, cujo interesse deve ser preservado. Casos isolados que abalaram o Instituto de Adoo Internacional, no devem servir como escusa para frustrar o pedido, sendo injusto obstar que o infante desfrute de melhor qualidade de vida em pas desenvolvido. Inteligncia dos arts. 28, 31, e 198, VII, ECA. Apelao Provida. Deciso Unnime.179

Ainda assim, o Superior Tribunal de Justia vem confirmando os dispositivos do Estatuto da Criana e do Adolescente que do prioridade para a adoo para famlia brasileira:
ADOO INTERNACIONAL. Cadastro Geral. Antes de deferida a adoo para estrangeiros, deve ser esgotada as consultas a possveis interessados nacionais. Organizado no Estado um cadastro geral de adotantes nacionais, o juiz deve consult-lo, no sendo suficiente a inexistncia de inscritos no cadastro da comarca. Situao j consolidada h anos, contra a qual nada se alegou nos autos, a recomendar que no seja alterada. Recurso no conhecido.180

Compreender o quanto importante destacar que a alternativa da adoo internacional, mesmo sendo vista como excepcional, continuar sempre

complementando a adoo nacional, visando o melhor interesse da criana, proporcionando um ambiente familiar digno, mesmo que a criana seja acolhida por um pas que no seja o de sua origem. Chaves destaca que a excepcionalidade da adoo internacional se revela na Art. 31 do Estatuto da Criana e Adolescente no como uma preveno contra a entrega da criana ao estrangeiro, mas evitando que esta criana seja comercializada, tornando-se objeto das quadrilhas organizadas que praticam atos ilcitos traficando crianas, seja para abusos sexuais ou trfico de rgos . 181 Partindo deste pensamento, entende-se que casais brasileiros geralmente preferem adotar os recm-nascidos, ao contrrio dos casais estrangeiros que adotam crianas ou adolescentes de mais idade que muitas vezes so rejeitados por casais nacionais, assim no tendo outra alternativa, as crianas ou adolescentes acabam sendo encaminhados para a adoo internacional.182

179

BRASIL. Tribunal de Justia Apelao Provida n. 594039844. UF: RS. rgo Julgador: OITAVA CMARA CVEL. Relator: Jos Carlos Teixeira Giorgis. Data da Deciso: 26.05.1994. Disponvel em: <http://www.tj.rs.gov.br>. Acesso em: 12 set. 2011. 180 BRASIL. STJ, DJU. 17 dez.1999. Recurso Especial 180.341/SP. Rel. Min. Ruy Rosado de Aguiar. 181 CHAVES, Antnio. Comentrios ao Estatuto da Criana e Adolescente. 2 ed. So Paulo: LTr, 1997. p. 146. 182 AOKI, L. P. S. Comentrios ao art. 31 do ECA. In: CURY, Munir (coord.). Estatuto da Criana e do Adolescente Comentado comentrios jurdicos e sociais. 7. ed. So Paulo: Malheiros, 2005. p. 239.

63

Colaborando com o entendimento de que a adoo internacional excepcional e visa um fim patritico o Tribunal de Justia de So Paulo divulga relatrio sobre adoo internacional:
O estudo apontou que os nmeros de adoo nacional superaram em 25 vezes a internacional, o que demonstra a excepcionalidade da medida. No total, 28.506 crianas e adolescentes adotados continuaram residentes no Brasil, enquanto 1.142 foram adotados por estrangeiros e brasileiros residentes no exterior. Desse nmero, 471 dos adotados eram originrios da comarca da capital e 671 de comarcas do interior e litoral, sendo 619 meninos e 523 meninas. De acordo com o relatrio, o ano que mais teve adoes concretizadas foi 2007, com 198 sentenas. Desde ento, esse nmero decresce a cada ano. O mesmo acontece com os pedidos de adoo internacional. A pesquisa demonstra que a Itlia o pas que mais acolhe os brasileiros adotados. Em 2010 recebeu quase a totalidade das adoes realizadas no Estado de So Paulo - 127 das 135 que estavam disponibilizadas. Em relao faixa etria predominante, 463 adoes so de menores entre seis e nove anos, mas grande parte das crianas de menor faixa etria, entre trs e cinco anos de idade, foi adotada em grupos de irmos mais velhos. 183

Entende-se assim que adoo internacional seja utilizada pelo judicirio somente em casos excepcionais, sempre obedecendo s regras da exceo a adoo internacional, afim de que o adotar internacional no passe a ser fcil, pois a adoo nacional deve continuar tendo os privilgios de manter a criana em seu pas de origem.

2.5 OS EFEITOS DA ADOO

De acordo com o entendimento de Rodrigues, a adoo de criana e adolescentes, tem por objetivo incorporar o adotado na famlia do adotante. A Lei 8.069/90 apagou qualquer vnculo o adotado pudesse manter com a famlia biolgica.184 Conforme Liberati a sentena proferida no mbito da adoo internacional pelo juiz de origem do adotando, uma sentena terminativa e constitutiva de mrito, concentrando todas as caractersticas de validade como se fosse este juiz proferir uma sentena nacional. Assim quando a sentena for transitada em julgado o adotante estrangeiro passa a exercer o poder familiar sobre o adotado. Caso a
183

BRASIL. Tribunal de Justia do Estado de So Paulo Relatrio Sobre Adoo Internacional Disponvel em: <http://www.tj.sp.gov.br/Noticias/Noticia.aspx?Id=11609>. Acesso em: 14 set. 2011. 184 RODRIGUES, Silvio. Direito de Famlia. So Paulo: Saraiva 2008. p 346.

64

adoo no produza efeitos concretos na constituio do vnculo de filiao no pas de acolhida, a adoo no poder ser efetivada.185 Venosa entende a sentena da adoo tem o vis constitutivo, isto ao mesmo tempo em que se prolata a sentena, tambm poder estar sendo extinto o poder familiar.186 Ainda Liberati menciona que o rompimento do vnculo entre o adotado e a famlia natural um dos efeitos da adoo, sendo que este rompimento ocorre quando da sentena transitada em julgado, e o adotado passa a ter vinculo de filiao com a nova famlia. Importante destacar que mesmo com a morte dos pais adotivos o adotando no restabelecer o vinculo com a famlia biolgica. 187 Relevante destacar que a Carta Magna no art. 227 6 que os filhos havidos do casamento ou da adoo tero os mesmos direitos sem quaisquer discriminaes relativas filiao. E inclusive no direito sucessrio, tanto os filhos legtimos quanto os adotivos tem direitos iguais sobre os bens conforme art. 41 do Estatuto da Criana e do Adolescente. O direito sucessrio aqui mencionado tambm considerado um dos efeitos da adoo 188 Quanto ao efeito da relao de parentesco com a famlia do adotante, a Constituio Federal de 1988 muito clara em seu art. 227 6 , impedindo que haja qualquer tipo de discriminao no que se refere filiao do adotado com os parentes do adotante189. Liberati destaca que o efeito mais importante da adoo a irrevogabilidade, pois concretiza-se a relao de paternidade entre adotante e adotado. Sendo que atravs da irrevogabilidade tanto adotando quanto o adotado podero ter a certeza e a segurana que a adoo ser realmente concreta. Conforme art. 48 do Estatuto da Criana e do adolescente aps o trnsito em julgado da sentena, a adoo passa a ser irrevogvel.190 Del Olmo compreende que a adoo irrevogvel, trazendo ao adotado uma famlia definitiva. O interessado estrangeiro ao adotar, dever observar a Lei de

185 186

LIBERATI, Wilson Donizeti.Manual de Adoo Internacional. So Paulo: Malheiros, 2009, p.117. VENOSA, Slvio de Salvo. Direito Civil: direito de famlia. So Paulo: Atlas, 2011. p. 295. 187 LIBERATI, Wilson Donizeti.Manual de Adoo Internacional. So Paulo: Malheiros, 2009, p.118. 188 LIBERATI, Wilson Donizeti.Manual de Adoo Internacional. So Paulo: Malheiros, 2009, p.119. 189 LIBERATI, Wilson Donizeti.Manual de Adoo Internacional. So Paulo: Malheiros, 2009, p.120. 190 LIBERATI, Wilson Donizeti.Manual de Adoo Internacional. So Paulo: Malheiros, 2009, p.121.

65

seu domiclio, enquanto o adotado ter que observar a Lei do domicilio do adotando.191 Outro efeito da adoo destacado por Liberati o exerccio do poder familiar, que tem por objetivo tornar os pais adotivos responsveis, representando-os atravs de um conjunto de deveres que assegurem o bem estarem moral e material da criana adotada, principalmente visando o melhor interesse do adotando. Assim, o objetivo da responsabilidade mencionada passa a ser transformar a criana e o adolescente adotados, alm de sujeitos protegidos pelo direito e reconhecer que so titulares juridicamente de direitos.192 Liberati compreende que a obrigao de prestar alimento faz parte dos efeitos da adoo. Tanto o adotante quanto o adotado tem obrigao recproca de alimento. A relao alimentcia se estende a famlia do adotante. Liberati destaca que de nada adiante o alimento biolgico se o adotante no proporciona o alimento do respeito, do afago, da solidariedade, do companheirismo e do amor. 193 A nacionalidade e a cidadania so efeitos da adoo, sendo que a nacionalidade um elo entre o sujeito e um determinado Estado. Por exemplo, a cidadania ocorre quando o sujeito passa a ser apto a exercer o voto eleitoral. Assim a adoo ser estabelecida pela Lei do pas do adotante no podendo dizer que esta adoo se dar por meio da cidadania ou da nacionalidade, devendo sempre observar as normas vigente no pas do adotante, que garantem integralmente que sero exercidos os direitos da criana pretendida a adoo.194

191

DEL OLMO, Florisbal de Souza, Curso de Direito Internacional Privado. Rio de Janeiro: Forense, 2010. p.177. 192 LIBERATI, Wilson Donizeti. Manual de Adoo Internacional. So Paulo: Malheiros, 2009, p.125. 193 LIBERATI, Wilson Donizeti. Manual de Adoo Internacional. So Paulo: Malheiros, 2009, p.128. 194 LIBERATI, Wilson Donizeti. Manual de Adoo Internacional. So Paulo: Malheiros, 2009, p.133.

66

CONSIDERAES FINAIS

Ao trmino desta pesquisa monogrfica passe-se a compreender o quanto a criana sofreu e ainda sofre na sociedade atual. Apesar do surgimento da Conveno de Haia e dos Direitos Humanos existirem h mais de dcadas, nota-se que ainda h a necessidade de haver mudanas eficazes na defesa da criana. Defesas estas que visam o seu melhor interesse. Tais mudanas que sejam em prol do melhor interesse das crianas so de responsabilidade das autoridades competentes. No entanto, tambm da responsabilidade dos familiares, da sociedade organizada e das instituies que fazem parte de um conjunto que deve sempre objetivar o bem estar da criana. Percebe-se ainda que existem muitas crianas institucionalizadas no Brasil, abandonadas por seus familiares ou responsveis legais. Porm, o surgimento da Lei 12.010/2009, traz consigo um sentimento de esperana aos candidatos a adoo e aos adotantes, pois esta lei diz que o Ministrio Publico ter dois anos para recolocar a criana em sua famlia de origem ou realizar a destituio do poder familiar e indic-la para a adoo. Considera-se este fato como um marco importantssimo para as crianas que esto h muito tempo na espera de uma soluo eficaz que possa lhes trazer um pouco mais de dignidade humana. A adoo internacional serve como uma das ltimas alternativas para as crianas que esto abandonadas, mas muito importante destacar que somente em ltimo caso poder haver a adoo internacional, pois tal procedimento objetiva uma soluo para um problema no resolvido pela sociedade brasileira e seus rgos competentes que usam do recurso de exportao das crianas que vivem aqui no pas e que aqui no encontraram quem os acolhesse em definitivo. Deste modo, considera-se o objetivo geral deste trabalho atendido, pois o mesmo visava conhecer o ordenamento jurdico brasileiro referente adoo ao longo do tempo, bem como compreender o processo da adoo internacional que tange sada das crianas brasileiras do pas de origem para o pas de acolhida. Tais contedos foram aqui apresentados ao longo deste trabalho e assim tambm puderam colaborar no atendimento dos objetivos especficos propostos na qual se descreveram em conhecer a histria do instituto da adoo; a forma como as crianas eram vistas e tratadas ao longo do tempo; quais so as formas de adoo

67

existentes na legislao brasileira; identificao dos motivos da adoo internacional ser excepcional e entender os efeitos da adoo. Ao longo desta pesquisa, mostrou-se a importncia do aprofundamento do conhecimento das leis e da evoluo da sociedade e as suas transformaes pertinentes ao tema proposto. No decorrer dos tempos o instituto da adoo sofreu inmeras transformaes, sendo a mesma considerada num ritmo gradativamente lenta. Por todos os motivos aqui expostos que o assunto em questo deve ser apreciado, analisado e sujeito a crticas construtivas e inovadoras, sempre proporcionando vises de melhorias que humanizem a sociedade, tornando o homem sujeito, alm de conhecedor de seus direitos e deveres para com o seu prximo e com ateno especial, principalmente, com aqueles mais vulnerveis da sociedade, as crianas, que por vezes sofrem por interesses de grupos ou indivduos que pouco colaboram com o seu semelhante.

68

REFERNCIAS

ALBERGARIA, Jason. Adoo Plena. So Paulo: Forense, 1996. ALSTON, Philip. The Best Interests of the Child: Reconciling Culture and Human Rights. Oxford: Oxford University Press, 1994. AMORIM, Edegar Carlos de. Direito Internacional Privado. Rio de Janeiro: Forense, 2009. ANDREWS, Arlene Bowers; KAUFMAN, Natalie (org.). Implementing the UN Convention on the Rights of the Child , the Child. Westport: Library of Congress, 1999. AOKI, L. P. S. Comentrios ao art. 31 do ECA. In: CURY, Munir (coord.). Estatuto da Criana e do Adolescente Comentado comentrios jurdicos e sociais. 7. ed. So Paulo: Malheiros, 2005. ARIS, Philippe. Histria Social da Criana e da Famlia. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1981. ASSOCIAO dos Magistrados do Brasil. Disponvel em: <http://www.amb.com.br>. Acesso em: 23 ago. 2011. AZAMBUJA, Maria Regina Fay de. Adoo: um ato de amor. In: Instituto Interdisciplinar de Direito de Famlia - IDEF. Direito de Famlia e Interdisciplinaridade. Curitiba: Juru, 2001. BERLINI, Carlos. A Conveno de Haia e a Adoo Internacional . Disponvel em: <http://www.aibi.org.br/biblioteca/documentacao/convencao_de_haia_e_adocao_inte rnacional.doc>. Acesso em: 19 jun. 2011. BRASIL Corregedoria Geral de Justia do Estado de Pernambuco CorregedoriaGeral Endurece regras para adoo internacional. Disponvel em: < http://www.folhape.com.br>. Acesso em: 22 ago. 2011. BRASIL, Associao dos Magistrados do Brasil. Disponvel em: < http://www.amb.com.br>. Acesso em: 23 ago. 2011. BRASIL, Conselho Nacional de Justia CNJ, Guia do Usurio Cadastro Nacional de Adoo. Disponvel em: <http://www.cnj.gov.br/cna>. Acesso em: 16 out. 2011. BRASIL, Estatuto da Criana e do Adolescente . Lei 12.010/2009 Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br>. Acesso em: 24 ago. 2011.

69

BRASIL, Lei 8069, de 13 de junho de 1990. Dispe sobre o Estatuto da Criana e do Adolescente e d outras providencias. In Planalto. Legislao Republicana Brasileira, Braslia 1990. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br>. Acesso em: 11 jun. 2011. BRASIL, Superior Tribunal de Justia Recurso Especial 889852/ RS Relator Ministro Luis Felipe Salomo. Disponvel em: <http://www.stj.gov.br>. Acesso em: 02 nov. 2011. BRASIL, Tribunal de Justia do Rio Grande do Sul. Apelao cvel n 70005187588. Desembargador Jos S. Trindade. Disponvel em: < http://www.tjrs.jus.br>. Acesso em: 02 nov. 2011. BRASIL. Tribunal de Justia do Estado de So Paulo Relatrio Sobre Adoo Internacional Disponvel em: <http://www.tj.sp.gov.br/Noticias/Noticia.aspx?Id=11609>. Acesso em: 14 set. 2011. BRASIL. Tribunal de Justia n. 594039844. UF: RS. rgo Julgador: OITAVA CMARA CVEL. Relator: Jos Carlos Teixeira Giorgis. Data da Deciso: 26.05.1994. Disponvel em: <http://www.tj.rs.gov.br>. Acesso em: 12 set. 2011. CHAVES, Antnio. Adoo Internacional. So Paulo, Ed. Del Rey, 1994. CHAVES, Antnio. Comentrios ao Estatuto da Criana e Adolescente . 2 ed. So Paulo: LTr, 1997. COMPARATO, Fbio Konder. A Afirmao Histrica dos Direitos Humanos, So Paulo: Saraiva, 2001. COSTA, Tarcsio Jos Martins. Adoo Transnacional Um estudo sociojurdico e comparativo da legislao atual. Belo Horizonte: Del Rey, 1998. DAVID, Ren. Os Grandes Sistemas do Direito Contemporneo . So Paulo: Martins Fontes, 1998. DEL OLMO, Florisbal de Souza. Curso de Direito Internacional Privado . Rio de Janeiro: Forense, 2010. DIAS, Maria Berenice. Manual de Direito das Famlias. Ed. 5. So Paulo: RT, 2009. DINIZ, Maria Helena. A Responsabilidade Civil por Dano Moral. In Revista Literria de Direito. So Paulo, a. II n 09, p.10, jan/fev. 1996. DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil Brasileiro; Direito de Famlia . 21. ed. So Paulo: Saraiva, 2006. DONZELOT, J. A Poltica das Famlias. Rio de Janeiro: Graal, 1980.

70

DUARTE, Marcos. Nova Lei Nacional de Adoo: a perda de uma chance de fazer. ArpenBrasil. Disponvel em: <http://www.arpenbrasil.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=2597& Itemid=83>. Acesso em: 08 jun. 2011. FONSECA, Claudia, An Unexpected Reversal: Charting the Course of International Adoption in Brazil. Adoption and Fostering 26, no. 3: 2002. FONSECA, Edson Jos da. A Constitucionalidade da Adoo Internacional . Cadernos de Direito Constitucional e Cincia Poltica, So Paulo, Revista dos Tribunais, n. 3; jun. 1995. FREIRE, Fernando. Abandono e Adoo Contribuies para uma Cultura de Adoo II. Curitiba: Terre des Hommes, 1994. FREITAS, Marcos Cezar de (org.). Histria Social da Infncia no Brasil. 2. ed. So Paulo: Cortez, 1997. GARCIA, Maria. Revista de Direito Constitucional e Internacional. So Paulo: IBDC Instituto Brasileiro de Direito Constitucional, Revista dos Tribunais, Ano18, n. 72, jul/set. 2010. GATELLI, Joo Delciomar, Adoo Internacional de acordo com o Novo Cdigo Civil. 2.ed. Curitiba: Juru Editora, 2003. GOMES, Orlando. Direito de Famlia. Rio de Janeiro: Forense, 1968. GORETTE, Brando Agncia Senado. Policiais e especialistas pedem mais recursos para combater trfico de pessoas. Disponvel em: < http://www.senado.gov.br>. Acesso em: 25 out. 2011. GRANATO, Eunice Ferreira Rodrigues. Adoo Doutrina e Prtica. Curitiba: Juru, Internacional. So Paulo: Saraiva, 2010. GRANATTO, Eunice Ferreira Rodrigues. Grandes Temas da Atualidade. Adoo: Aspectos jurdicos e metajurdicos. Coordenador: LEITE, Eduardo de Oliveira; HIRSCHFELD, Adriana Kruchin. [et al.]. A Destituio do Poder Familiar e os Procedimentos da Adoo. Rio de Janeiro: Forense, 2005. ILANUD O Instituto Latino Americano das Naes Unidas para Preveno do Delito e Tratamento do Delinquente (Ilanud) parceiro do RI Solidaria. Antecedentes: A Conveno Internacional sobre os Direitos da Criana e do Adolescente. Disponvel em: <http://www.promenino.org.br>. Acesso em: 18 out. 2011 LIBERATI, Wilson Donizeti. Adoo internacional conveno de Haia reflexos na legislao Disponvel em: <http://www.tj.ro.gov.br/emeron/revistas/revista2/09.htm>. Acesso em: 17 jun. 2011. LIBERATI, Wilson Donizeti. Adoo internacional. 2. ed. So Paulo: Malheiros, 2003.

71

LIBERATI, Wilson Donizeti. Manual de Adoo Internacional. So Paulo: Melhoramento, 2009. LIBERATI, Wilson Donizetti . Adoo Internacional. So Paulo: Malheiros, 1995. LBO, Paulo. Direito Civil de Famlia. So Paulo: Saraiva, 2010. MAGNO, Ana Beatriz e Erica Monteiro: Os rfos do Brasil. Disponvel em: <http://www.fnpi.org/premio/2003/finalistas>. Acesso em: 23 ago. 2011. MARCILIO, Maria Luiza. A roda dos expostos e a criana abandonada na Historia do Brasil. In: FREITAS, Marcos Cezar de (org.). Histria Social da Infncia no Brasil. 2. ed. So Paulo: Cortez, 1997. MARQUES, Cludia Lima. A Conveno de Haia de 1993 e o Regime da Adoo Internacional no Brasil aps a Aprovao do Novo Cdigo Civil Brasileiro em 2002. In: Cadernos do Programa de Ps-Graduao em Direito PPGDir/UFRGS, v. II, n. IV, jun. 2004, Edio Especial Insero Internacional. Porto Alegre: PPGDir/UFRGS. MARRE, Diana; BRIGGS, Laura. Introduction: The Circulation of Children. In: MARRE, Diana; BRIGGS, Laura. International Adoption. Global Inequalities and the Circulation of Children. New York: New York University Press, 2009. MNDEZ, Emilio Garca. Infncia e Cidadania na Amrica Latina. So Paulo: Hucitec, 1998. MIRANDA, Francisco Cavalcanti Pontes de. Tratado de Direito Privado. Campinas: Bookseller, 2000. NOGUEIRA, Paulo Lucio. Comentrios ao cdigo de menores. So Paulo: Saraiva, 1988. PEREIRA, Caio Mrio da Silva. Instituies de Direito Civil. Direito de Famlia. Rio de Janeiro: Forense, 2006. PEREIRA, Tnia da Silva (Coord.). O melhor interesse da criana: um debate interdisciplinar. Rio de Janeiro: Renovar, 1999. PEREIRA, Tnia da Silva. Direito da Criana e do Adolescente a doutrina da proteo integral e o Estatuto In PEREIRA, Tnia da Silva (org). Direito da criana e do adolescente: uma proposta interdisciplinar. Rio de Janeiro: Renovar, 1996. PIOVESAN, Flvia. Direitos Humanos e o Direito Constitucional. So Paulo: Max Limonad, 1996. PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho cientfico: mtodos e tcnicas da pesquisa e do trabalho acadmico. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2009.

72

RAMOS, Fbio Pestana. Mary Del Priori (org). Histria da Criana no Brasil. So Paulo: Contexto, 2000. RANGEL, Lvia. Nova Lei de Adoo Traz esperana para que sonha com um novo lar. Folha da Cidade. Disponvel em: <http://www.folhadacidade.inf.br/ler.asp?cod_materia=1698>. Acesso em: 22 ago. 2011. RIZZARDO, Arnaldo. Direito de Famlia. Rio de Janeiro: Forense, 2006. RIZZARDO, Arnaldo. Direito de Famlia. Volume III. Rio de Janeiro: Aide, 1994. RODRIGUES, Maria Stella Villela Souto Lopes. A Adoo na Constituio Federal O ECA e os Estrangeiros. So Paulo. Revista dos Tribunais, 1994. RODRIGUES, Silvio. Direito Civil. V. 6. Direito de Famlia. 28. Ed. So Paulo: Saraiva, 2004. SANTOS, Benedito Rodrigues dos. Breve olhar sobre as Polticas Pblicas para a Infncia. In: Revista do Frum DCA, n. 1, 1. sem., 1993. SARLET, Ingo Wolfrang. Dignidade da pessoa humana e direitos fundamentais na Constituio Federal de 1988. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2001. SELMAN, Peter. The Movement of Children for International Adoption. In: MARRE, Diana; BRIGGS, Laura. International Adoption. Global Inequalities and the Circulation of Children. New York: New York University Press, 2009. SILVA JUNIOR, Enzio de Deus. A Possibilidade Jurdica de Adoo por Casais Homossexuais. 4. Ed. Curitiba: Juru, 2010. SOUZA, Srgio Augusto Guedes Pereira de. Os Direitos da Criana e os Direitos Humanos. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris, 2001. TAVARES, Jos de Freitas. Direito da Infncia e da Juventude. Belo Horizonte: Del Rey, 2001. UNICEF. Situao Mundial da Infncia. Celebrando 20 Anos da Conveno sobre os Direitos da Criana. Disponvel em: <http://www.unicef.org/brazil/sowc20anosCDC/cap1.html>. Acesso em: 06 jun. 2011. VENOSA, Slvio de Salvo. Direito Civil: direito de famlia. 11. ed. So Paulo: Atlas, 2011. VIEIRA, Andria Costa. Et Al. Os Direitos Humanos da Criana e o Instituto da Adoo Internacional: a Funo Social da Adoo sob a Perspectiva da Nova Lei. In Revista IOB de Direito de Famlia. Porto Alegre: Sntese, v. 12, n. 59, abr./maio 2010.

73

WOLD, Arnoldo; FONSECA, Priscila M. P. Corra da. Direito Civil: Direito de Famlia, So Paulo: Saraiva, 2000.

You might also like