You are on page 1of 8

Escola de Educao Bsica So Joo Bosco

ptica Geomtrica

Marcio A. Wrs Marcionei Bonomine Vanessa da Silva Dimer

Apina-SC 08/2010

Introduo
A ptica Geomtrica descreve os fenmenos atravs da geometria, sem se preocupar com o que a luz.So dois os criadores da ptica geomtrica: Ren Descartes e Carl Friedrich Gauss. A optica uma cincia muito antiga que sempre despertou o interesse das pessoas. Os filsofos gregos Plato e Aristteles j se preocupavam em formular respostas vrias perguntas, tais como: Por que vemos um objeto ? O que a luz ? Plato chegou a supor que: Nossos olhos emitiam pequenas partculas que ao atingirem os objetos tornavam-nos visveis. Isso totalmente errado !!! Se fosse assim nos poderiamos ver no escuro. Outros Fsicos procuraram outras hipteses para explicar um grande nmero de fenmenos que ocorriam. Huyghens, Young e Maxwell lanaram novas idias sobre a natureza da luz, bem como Newton, Galileu e Louis Fizeau trabalharam tentando desvendar o comportamento da luz...Newton observou a propagao retilnea de um feixe de luz que penetrava por uma fresta da janela...Galileu realizou vrias experincias tentando medir a velocidade da luz...Louis Fizeau montou um dispositivo para medir a velocidade da luz com grande preciso.

Objetivo Geral Melhorar o conhecimento na disciplina de fsica sobre ptica Geomtrica.

ptica Geomtrica
ptica Geomtrica o ramo da fsica que estuda os fenmenos relativos ao agente fsico luz. A luz visvel composta por radiaes de sete comprimentos de ondas diferentes. Ao atravessar um prisma, a luz branca (luz solar) se decompe nas sete radiaes monocromticas: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. Alm dessas radiaes, que so visveis para os seres humanos, existem tambm as radiaes invisveis: raios infravermelhos, raios ultravioletas, raios x, raios gama, raios csmicos, ondas de rdios. Todas essas radiaes so objeto de estudo da ptica.

Princpios da ptica Geomtrica


*Princpio da propagao retilnea da luz: Num meio homogneo e transparente, a luz se propaga em linha reta. -*Princpio da reversibilidade dos raios de luz: O caminho seguido pela luz independe do sentido de propagao. *Princpio da independncia dos raios de luz: Um raio de luz, ao cruzar com outro, no interfere na sua propagao. Corpo luminoso: so os corpos que emitem luz prpria. Exemplo: o Sol, as estrelas, a chama de uma vela, etc. Corpo iluminado: so os corpos que refletem a luz que recebem a luz de outros corpos. Corpos opacos: so os corpos que impedem a passagem da luz. Corpos transparentes: so os corpos que se deixam atravessar totalmente pela luz.

Instrumentos pticos
Os instrumentos pticos destinam-se a facilitar a observao dos objetos. De acordo com a finalidade, podem ser classificados em instrumentos de projeo, de ampliao e de aproximao. Os instrumentos de projeo fornecem uma imagem invertidados objetos, projetada sobre um anteparo, que pode ser um filme fotogrfico ou uma parede. So exemplos de instrumentos de projeo a mquina fotgrafica, o projetor de slides, o projetor de cinema e a filmadora. Os instrumentos de ampliao permitem obter uma imagem ampliada de objetos de pequenas dimenses. A lupa simples ou simples ou lente de aumento o instrumento de ampliao mais simples, formado por apenas uma lente convergente. O microscpico combina vrias lentes convergentes. Os instrumentos de aproximao produzem uma imagem aumentada e prxima de objetos distantes e aparentemente pequenos. Binculo, teodolito, luneta e telescpio so instrumentos de aproximao.

Reflexo da luz

5
Reflexo um fenmeno fsico no qual ocorre a mudana da direo de propagao da luz (desde que o ngulo de incidncia no seja de 90). Ou seja, consiste no retorno dos feixes de luz incidentes em direo regio de onde ela veio aps os mesmos entrarem em contato com uma determinada superfcie refletora. Quando a luz incide sobre uma superfcie e retorna para o meio em que estava se propagando, dizemos que ela sofreu reflexo. A reflexo difere da refrao, pois a refrao consiste no desvio de luz para um meio diferente do qual a luz estava se propagando. A reflexo pode ser de dois tipos: reflexo regular, quando os raios de luz incidem sobre superfcies totalmente polidas, e reflexo difusa, quando os raios incidem sobre superfcies irregulares. Essa ltima a responsvel pela percepo do ambiente que nos cerca. Para representar graficamente os raios de luz que incidem sobre uma superfcie, existe as leis da reflexo, que nos auxiliam na visualizao dos raios de luz sobre a superfcie. So elas: 1 lei O raio incidente, o raio refletido e a normal so coplanares, ou seja, pertencem ao mesmo plano. 2 lei O ngulo de reflexo igual ao ngulo de incidncia, ou seja, r = i. Acompanhe a gravura que ilustra essas leis.

A reflexo utilizada tanto na construo quanto na utilizao dos espelhos. Esses so largamente utilizados, tanto planos quanto esfricos. Sendo um fenmeno que encontra exemplos em fsica ondulatria como na fsica de corpos materiais, natural desconfiar-se que tem uma explicao comum aos dois tipos de comportamento. Historicamente, o primeiro a formular uma explicao para a reflexo (especificamente, a da luz) foi Heron de Alexandria. Utilizando-se do princpio aristotlico que diz que a natureza nada faz de modo mais difcil, argumentou que a luz percorre o menor caminho entre dois pontos quaisquer. Ora, se a luz obrigada a desviar-se durante o percurso, ainda assim percorre o menor caminho entre a fonte e o alvo. A esse princpio de ptica geomtrica damos o nome de princpio de Heron. Muito mais tarde Fermat enunciou princpio semelhante. Porm assinalava que o tempo era mnimo e no a distncia percorrida. Esse princpio conhecido como princpio de Fermat.

6
Ainda mais tarde, Maupertuis formulou pela primeira vez o princpio da menor aco, onde ento surge a noo de ao. Entretanto, dentro do ponto de vista do clculo das variaes, melhor seria chamar a esse princpio de princpio da aco estacionria, j que na verdade a condio de se achar um extremante para a funcional ao. Mais tarde, Sir Hamilton enunciou a forma moderna do princpio variacional. A reflexo luminosa a base da construo e utilizao dos espelhos. Os espelhos, tanto planos, como os esfricos, tem largussima utilizao, e so a base dos telescpios reflectores, que sofrem de menos restries do que os telescpios refractores.

Refrao da luz
Um feixe de luz se desvia ao passar do ar para a gua ou vice versa.Para observar esse efeito basta mergulhar um lpis em um copo com gua. Esse desvio se deve a uma mudana na velocidade da luz ao passar de um meio transparente para outro e chama-se REFRAO DA LUZ. Quando a luz passa de um meio material para outro meio ocorre duas coisas. A primeira que a velocidade da luz muda. A segunda que quando a incidncia no oblqua, a direo de propagao tambm muda. A passagem da luz de um meio para outro damos o nome de refrao. A ocorrncia da reflexo total responsvel por um tipo de dispositivo utilizado hoje em larga escala na rea das telecomunicaes. Trata-se das fibras pticas. As fibras pticas permitem que a luz seja conduzida atravs da direo de uma fibra (a fibra ptica). Ela se tornou fundamental como meio para levar informaes codificadas. E hoje um dos principais instrumentos voltados para o trnsito de informaes (na telefonia, por exemplo). Consideremos agora o caso em que o meio (1) mais refringente. Isto , esse meio tem um ndice de refrao maior do que o outro meio. Consideremos a luz incidente nesse meio mais refringente. Agora ver-se- que o ngulo de incidncia atinge um valor mximo o qual o limite para incidncia com a ocorrncia de refrao. Novamente aqui podemos argumentar que para ngulo de incidncia nulo teremos ngulo de refrao nulo. Ao aumentarmos o valor do ngulo de incidncia teremos um aumento no ngulo de refrao. No entanto, agora o ngulo de refrao sempre mais do que o ngulo de incidncia (pois ).

A velocidade da luz no vcuo a maior que qualquer objeto pode atingir. Denominamos por c a velocidade da luz no vcuo. Num meio natural qualquer a velocidade da luz nesse meio (v) menor do que c. Portanto, podemos sempre escrever que

ou, equivalentemente

Concluso

Na ptica Geomtrica estuda-se e analisa-se o comportamento e a trajetria da propagao luminosa. Portanto conclui-se que a ptica geomtrica descreve os fenmenos atravs da geometria, sem se preocupar com o que a luz. Tambm a reflexo da luz. Reflexo um fenmeno fsico no qual ocorre a mudana da direo de propagao da luz A reflexo utilizada tanto na construo quanto na utilizao dos espelhos. Esses so largamente utilizados, tanto planos quanto esfricos. E por fim a refrao da luz que explica Quando a luz passa de um meio material para outro meio ocorre duas coisas. A primeira que a velocidade da luz muda. A segunda que quando a incidncia no oblqua, a direo de propagao tambm muda.

Bibliografia

ASIMOV, Isaac. Gnios da Humanidade. Bloch Editores, Rio de janeiro. BONJORNO, Regina Azenha. Fsica Fundamental. FTD, So Paulo, 1993. RAMALHO, IVAN, NICOLAU, TOLEDO. Os fundamentos da fsica, Volume 1. Editora Moderna, So Paulo. UENO e YAMAMOTO. Estudos de Fsica, 2 edio. Editora Moderna, So

Paulo.
CALDAS,I.; OKUNO, E. e ROBIOLLOTA, C.C. Fsica para cincias biolgicas e biomdicas. So Paulo, Harper & Row do Brasil. RESNICK & HALLIDAY. Fsica. Rio de Janeiro, Livros Tcnicos e Cientficos.

You might also like