You are on page 1of 88

Construindo Planos de Negcios*

Cesar Simes Salim Nelson Hochman Andrea Cecilia Ramal Silvina Ana Ramal Editora Campus 3. edio

* Adaptao da apresentao dos autores do livro, que vm como anexo do mesmo.

Aspectos gerais do plano de negcios


O plano de negcios a parte fundamental do processo empreendedor. A principal utilizao do plano de negcios a de prover uma ferramenta de gesto para o planejamento e desenvolvimento inicial de uma start-up. Porm, tem sido utilizado principalmente como instrumento de captao de recursos financeiros. No Brasil, o plano de negcios comeou a ser utilizado pelo setor de software em 1990, atravs do programa de incentivo a exportao de software: o Programa Softex. Depois, veio o Programa Brasil Empreendedor, do Governo Federal, que propiciou a disseminao do termo e do uso do plano de negcios em todo pas.

Aspectos gerais do plano de negcios

POR QUE PLANEJAR? Para aumentar as chances de criao, implementao e desenvolvimento de empresas, e, consequentemente, diminuir o ndice de mortalidade das empresas. 98% do ndice de mortalidade das micro e pequenas empresas pode ser agrupado e resumido em uma nica concluso: falha ou falta de planejamento adequado do negcio. Logo, aconselha-se a capacitao gerencial contnua, a aplicao dos conceitos tericos para que adquiram a experincia necessria, e a disciplina no planejamento peridico das aes que devem ser implementadas na empresa. Planeja-se ento para: Gerenciar e obter recursos necessrios ao negcio. Avaliar os riscos inerentes ao negcio;

Aspectos gerais do plano de negcios

IMPORTNCIA DO PLANO DE NEGCIOS O Plano de Negcios uma ferramenta de gesto que pode e deve ser utilizada por todo e qualquer empreendedor que queira transformar seu sonho em realidade, seguindo o caminho lgico e racional que se espera de um bom administrador. uma ferramenta para o empreendedor expor suas idias em uma linguagem que os leitores entendam e, principalmente, que mostre viabilidade e probabilidade de sucesso em seu mercado. O plano de negcios o carto de visitas do empreendedor, logo deve ser elaborado de maneira primorosa, fundamentado em dados verdicos e cuidadosamente revisado.

Aspectos gerais do plano de negcios


IMPORTNCIA DO PLANO DE NEGCIOS O Plano de Negcios uma ferramenta dinmica, que deve ser atualizada constantemente, pois o ato de planejar dinmico e corresponde a um processo cclico. No caso das empresas que j se encontram em funcionamento, o PN deve mostrar no apenas onde a empresa quer chegar, mas tambm onde a empresa est no momento. O PN no deve estar focado somente no aspecto financeiro. Indicadores de mercado, de capacitao interna da empresa e operacionais so igualmente importantes, pois estes fatores mostram a capacidade da empresa alavancar os seus resultados financeiros no futuro.

Aspectos gerais do plano de negcios


O QUE O PLANO DE NEGCIOS (PN)? um documento que contm a caracterizao do negcio, sua forma de operar, suas estratgias, seu plano para conquistar uma fatia do mercado e as projees de despesas, receitas e resultados financeiros. um instrumento que percorre todas as etapas de planejamento de um negcio: a oportunidade de mercado detectada, o planejamento estratgico, a anlise de mercado, o desenvolvimento do plano de marketing, a estrutura de operaes e as projees financeiras. Ao fazer esse percurso, torna possvel verificar se um negcio vivel, se lucrativo e se agrega valor aos scios.

Aspectos gerais do plano de negcios


Tipos de negcios Empresa de prestao de servios Empresa de venda a varejo Empresa de vendas por atacado Distribuidora Empresa Industrial Empresa Mista Outros aspectos fundamentais Empresas segundo a idade: Empresa Start-Up ou Corporao Horizonte de tempo de planejamento: Curto Prazo: 1 ano, ou Longo Prazo: 3 a 5 anos Ciclo de vida de um produto Planejamento: Estratgico, Ttico e Operacional

Aspectos gerais do plano de negcios


QUEM DEVE FAZER O PN? O Plano de Negcios definitivo deve ser feito individualmente pelo empreendedor, ou em conjunto com um ou mais scios. APRESENTAO DO PN O Plano de Negcios deve ser apresentado por escrito e seus proponentes devero estar preparados para defend-lo" oralmente. COMO DEVE SER FEITO O PN? O PN deve ser feito com dados os mais reais possveis, baseando-se em pesquisa de mercado e em anlise do tamanho do mercado, dos concorrentes dos pontos fortes e fracos da sua empresa, das ameaas e oportunidades oferecidas.

Aspectos gerais do plano de negcios


Quem l o Plano de Negcios? (Possveis pblicosalvo) scios potenciais parceiros bancos intermedirios investidores fundos de capital de risco: venture capital gerentes e pessoal da empresa em geral executivos de alto nvel fornecedores clientes potenciais empregados

Aspectos gerais do plano de negcios


TAMANHO DO PLANO DE NEGCIOS No existe um tamanho ideal ou quantidade exata de pginas. Recomenda-se que o PN deve ser escrito de acordo com as necessidades do pblico-alvo. Bancos ou investidores: nfase na parte financeira; Instituies de fomento ou governamentais: nfase no motivo do valor solicitado, onde ser aplicado e como a empresa retornar o capital investido. Fornecedores: nfase na sade financeira, carteira de clientes e a taxe de investimento do negcio. Etc.

Aspectos gerais do plano de negcios


TAMANHO DO PLANO DE NEGCIOS Alguns tipos e tamanhos sugeridos: Plano de Negcios Completo: utilizado quando se pleiteia uma grande quantidade de dinheiro ou quando se necessita apresentar uma viso completa do seu negcio. Pode variar de 15 a 40 pginas, mais anexos. Plano de Negcios Resumido: utilizado quando se necessita apresentar algumas informaes resumidas a um investidor. Deve mostrar objetivos macros do negcio, investimentos, mercado e retorno sobre investimento, e focar as informaes especficas requisitadas. Varia de 10 a 15 pginas. Plano de Negcios Operacional: utilizado internamente na empresa pelos diretores, gerentes e funcionrios. Seu tamanho depende das necessidades especficas de cada empresa.

Aspectos gerais do plano de negcios


Quanto ao Plano de Negcios importante lembrar que: Deve ser completo, bastante claro, ter linguagem simples, (evite, sempre que possvel, termos tcnicos, siglas, etc). Ser um guia durante a implantao da sua empresa. Alm de voc, pessoas de diferentes especialidades e com objetivos diversos podero t-lo como referncia. Poder ser um meio de obteno de financiamentos. Hoje, muitos organismos de financiamento exigem planos de negcios para conceder financiamento. Dever ser um instrumento hbil para a atrao de parceiros para o negcio. Dever empolgar os empregados da futura empresa Ser o instrumento de negociao interna e externa visando a implantao do seu negcio.

Aspectos gerais do plano de negcios


Qual o meu negcio? Onde quero chegar?

O que vendo? Para quem vendo? PLANO DE NEGCIOS


Que estratgias utilizarei?

Como conquistarei mercado? Quais os fatores crticos de sucesso do negcio? Quanto vou gastar? Que retorno terei sobre meu investimento?

Aspectos gerais do plano de negcios


Reconhecendo uma oportunidade A importncia de se reconhecer uma oportunidade A oportunidade no precisa nascer de uma inovao radical, s vezes simplesmente uma maneira mais simples, mais barata de fazer as coisas, um processo de trabalho aprimorado, um produto com mais qualidade ou adaptado a um segmento especfico de mercado. Gente importante em negcios muitas vezes no enxerga ou no quer ver uma oportunidade. Para detectar essas oportunidades, importante estar atento ao ambiente externo, verificando o que poderia melhorar a qualidade de vida das pessoas, reduzir custos, agilizar processos. Olhar para o ambiente externo com esprito crtico e capacidade de anlise a melhor maneira de estimular a criatividade para gerar oportunidades de negcios.

Aspectos gerais do plano de negcios


No entanto, uma oportunidade no um bom negcio por si s. Ex: Voc sabia que no Japo foi desenvolvida uma lata de refrigerante que tem um espiral interno com gs, e quando a lata aberta o lquido se gela automaticamente? Voc deve achar que o produto campeo de vendas. No, isso no acontece porque o custo do produto ainda muito alto. Uma oportunidade de negcio no por si s um bom negcio. Precisamos descobrir se essa oportunidade tem mercado, se ela pode ser vendida a um preo atrativo, se temos como promov-la distribu-la, produzir com qualidade e escala suficientes, e se o negcio ser lucrativo dado determinado potencial de vendas.

Elaborando seu plano de negcios

Um bom plano de negcios deve mostrar claramente a competncia da equipe, o potencial do mercado-alvo e uma idia realmente inovadora; culminando em um negcio economicamente vivel, com projees financeiras realistas.

Elaborando seu plano de negcios: Estrutura do Plano


Capa Sumrio Sumrio executivo Resumo da empresa Produtos e Servios Anlise do Mercado Estratgia do Negcio Organizao e Gerncia do Negcio Planejamento Financeiro

Elaborando seu plano de negcios: CAPA

A CAPA a primeira pgina do seu plano de negcios. Ela serve como a pgina de ttulo e deve conter as seguintes informaes: Nome da Empresa Endereo da Empresa Telefone da Empresa (incluindo DDD) Endereo Eletrnico do site e e-mail da Empresa Logotipo (se a empresa tiver um) Nomes, cargos, endereos e telefones dos proprietrios da Empresa (diretor presidente e pessoas-chaves da Empresa) Ms e ano em que o plano foi feito Nome de quem fez o plano de negcios

Elaborando seu plano de negcios: SUMRIO

O SUMRIO do plano de negcios imprescindvel e deve conter o ttulo de todas as sees do plano, subsees (se for o caso) e suas respectivas pginas. comum o leitor de um plano de negcios se interessar mais por uma seo especfica do plano. Portanto, quanto mais fcil for a tarefa de localizar a seo desejada, mais propenso ficar o leitor a ler com ateno o seu plano de negcios. Uma plano de negcios que contenha todas as sees pertinentes, mas que esteja desorganizado, dificilmente causar boa impresso no leitor. Tenha sempre em mente que o plano de negcios o carto de visita de sua Empresa. Ento, tente causar a melhor impresso possvel.

Elaborando seu plano de negcios: SUMRIO EXECUTIVO


O SUMRIO EXECUTIVO um extrato competente e motivante do Plano de Negcios. O Sumrio executivo a principal seo de seu plano de negcios e deve expressar uma sntese do que ser apresentado na seqncia, preparando o leitor e atraindo o mesmo para uma leitura com mais ateno e interesse. Embora o sumrio executivo aparea no incio do plano de negcios, deve ser a ltima parte a ser escrita durante a elaborao do plano. Deve conter todas as informaes chaves do plano de negcios em no mais que duas pginas. Muitos analistas de planos de negcios ou financiadores muitas vezes lem apenas o sumrio executivo de um plano de negcios. Por isso, este um instrumento de vendas do prprio plano, tendo que ter suficiente objetividade e clareza para explicar que determinado negcio atraente e que vale a pena ler o plano de negcios como um todo.

Elaborando seu plano de negcios: SUMRIO EXECUTIVO

O empreendedor deve entender que o Sumrio Executivo do plano de negcios deve ser dirigido ao pblico-alvo, ou seja, deve ser escrito com nfase nos assuntos que mais interessam o leitor do plano de negcios. Seu contedo um grande resumo com as principais informaes do plano de negcios, tais como: OBJETIVO do Plano de Negcios A oportunidade vislumbrada - insero desta oportunidade no mercado Caracterizao da empresa ou da unidade de negcio que ser criada para aproveitar a oportunidade vislumbrada

Elaborando seu plano de negcios: SUMRIO EXECUTIVO


-

Viso do empreendedor da rea de negcios de sua empresa e como deve posicion-la no mercado, bem como sua relao com a oportunidade vislumbrada A MISSO da Empresa O mercado identificado para os produtos da empresa e como ser feita a abordagem a este mercado Os produtos/servios que sero fabricados, vendidos, prestados, fornecidos pela empresa A imagem da empresa que se quer projetar no mercado Estratgias de vendas Estratgias de como os produtos da empresa sero mantidos atualizados e de como a empresa vai se manter com a tecnologia atual

Elaborando seu plano de negcios: SUMRIO EXECUTIVO


-

Organizao da empresa para cumprir seus objetivos As caractersticas (perfil) do pessoal da empresa, suas funes e estrutura de remunerao Os investimentos a serem feitos para a empresa se posicionar no mercado e se desenvolver O valor mensal necessrio para manter a empresa em funcionamento sem faturar (burning-rate) O fluxo de caixa previsto para a empresa: como evoluiro suas receitas e despesas O ponto de equilbrio da empresa (receitas>despesas) O tempo necessrio para o retorno dos investimento OS FATORES-CHAVE DE SUCESSO DA EMPRESA

Elaborando seu plano de negcios: RESUMO DA EMPRESA

No RESUMO DA EMPRESA deve ser enfatizado as caractersticas nicas de seu negcio e dizer como ser provido um benefcio ao cliente. Trata-se de uma parte descritiva do plano de negcios, mas deve ser feita com muito cuidado para se evitar excessos ou faltas. Descreva a empresa procurando mostrar o porqu da sua criao, qual seu propsito (misso), a natureza dos servios e produtos fornecidos, como ela se desenvolveu ou se desenvolver, qual o seu modelo de negcios e os seus diferenciais. Apresente a razo social/nome fantasia, qual o porte da empresa e como est enquadrada na legislao.

Elaborando seu plano de negcios: RESUMO DA EMPRESA


OPORTUNIDADE VISLUMBRADA

Apresentao da empresa: qual o negcio?


Produto/servio que ser comercializado

Tipos de proprietrios da empresa Forma jurdica


Gastos iniciais de abertura e operaes nos primeiros meses

Local onde funcionar a empresa

Elaborando seu plano de negcios: RESUMO DA EMPRESA


APRESENTAO DAS LINHAS GERAIS DA EMPRESA: temos que identificar, entender e transformar uma oportunidade em um negcio. Explicar o que a empresa ou unidade de negcio ir fazer. Qual o produto ou servio que ser comercializado? O que a empresa vende e como o faz. FORMA LEGAL DE EXISTNCIA Como ser constituda a sociedade (sociedade simples, empresria, sociedade annima, ou uma cooperativa), quem e qual a participao de cada scio. Natureza da empresa (micro, pequena, mdia ou grande) e quais impostos incidem sobre ela, se tem benefcio fiscal, etc.

Elaborando seu plano de negcios: RESUMO DA EMPRESA


PROPRIETRIOS E EQUIPE GERENCIAL Scios - caractersticas dos scios - currculos dos scios aporte para a empresa trazido pelos scios. Descreva sua equipe gerencial inicial e faa uma previso de como a sua empresa crescer e quantos funcionrios adicionais sero necessrios. Um organograma funcional da empresa (atual e futuro) poder ser apresentado. LOCALIZAO E INFRA-ESTRUTURA Apesar de localizao ser considerada uma estratgia de marketing do negcio, cabe uma breve descrio a respeito do assunto nessa parte do negcio. A infra-estrutura disponvel deve ser citada (energia, telefone, gua encanada, acesso, internet, alm da infraestrutura da prpria empresa)

Elaborando seu plano de negcios: RESUMO DA EMPRESA


MANUTENO DE REGISTROS A contabilidade da sua empresa feita internamente ou terceirizada? A contabilidade uma parte importante do negcio e voc deve saber utilizar os servios do contador de forma inteligente. Bons contadores auxiliam o empresrio indicando as melhores formas de gerenciar o caixa, com informaes atualizadas, e no apenas informando datas e valores a pagar. SEGURO importante o empreendedor considerar os custos envolvidos com o seguro do negcio. Isso inclui o seguro do imvel, dos bens, das mercadorias produzidas, de automveis, etc.

Elaborando seu plano de negcios: RESUMO DA EMPRESA

SEGURANA Inclua o assunto segurana (furtos de mercadorias e de informaes) no seu plano de negcios. Antecipe-se aos problemas de segurana que possam ocorrer em reas sujeitas a riscos e diga que medida adotou e por que escolheu essas medidas. TERCEIROS Cite quais so os terceiros imprescindveis e quais seus benefcios para o negcio (assessoria jurdica, consultoria e treinamento, manuteno, alimentao, etc.). PARCEIROS ESTRATGICOS Quais so os parceiros estratgicos do negcio e como eles podem contribuir com o mesmo? Utilize os dados citados para suportar a anlise estratgica do negcio.

Elaborando seu plano de negcios: RESUMO DA EMPRESA


RESUMO DO STARTUP Como vai ser iniciada a empresa e como ser sua operao nos primeiros 6 meses? Quais sero os recursos necessrios para a operao inicial da empresa? Quais os objetivos que se pretende atingir nos primeiros 6 meses? Qual o PLANO DE IMPLEMENTAO da empresa? Principais atividades e ordem lgica de realizao. Durao, recursos e custos de cada atividade. Os primeiros seis meses de uma organizao so crticos, porque o momento de se estruturar, de conseguir os primeiros clientes. Muitas empresas podem simplesmente no ter faturamento nenhum nos primeiros seis meses. Por ser um perodo crtico para um negcio, preciso explicar como a empresa sobreviver a eles.

Elaborando seu plano de negcios: PRODUTOS/SERVIOS


-

Nesta seo o empreendedor ir descrever: Quais so os produtos e servios de sua empresa (principais caractersticas) Porque ela capaz de fornec-los e como eles sero fornecidos Quais as principais caractersticas da equipe de produo Quais aspectos seu produto ou servio se diferencia dos da concorrncia Quem sero seus fornecedores e porque estes foram escolhidos Quais sero os produtos e servios futuros que voc planeja fornecer quando sua empresa crescer

Elaborando seu plano de negcios: PRODUTOS/SERVIOS


PARA FABRICANTES OU ATACADISTAS: necessrio fazer uma descrio detalhada do desenvolvimento do produto a partir do recebimento da matria-prima at o produto acabado. Descreva tambm a necessidade de matria-prima (substitutos, suas caractersticas, custos, fornecedores (substitutos), se h escassez em algum perodo do ano. Faa uma previso de compra de matria-prima para ser includa na projeo de fluxo de caixa. Descreva quais equipamentos so utilizados no processo produtivo, custo de manuteno, quantos operrios, etc. PARA VAREJISTAS: Descreva os produtos ou famlias de produtos que sero vendidos e quais so os principais fornecedores dos mesmos, porque foram escolhidos, onde se localizam e o prazo de entrega. Descreva como voc controla o estoque, margens de lucro a ser praticada, estoque timo, estoque mnimo e mximo e a reposio do estoque.

Elaborando seu plano de negcios: PRODUTOS/SERVIOS


FONTES - quais so as fontes geradoras da inspirao do produto? LOCALIZAO E INSTALAES Onde a empresa estar localizada e quais as caractersticas dessa sua instalao: recursos e facilidades? DIREITO LEGAIS DE PROPRIEDADE - direitos de autor, propriedade industrial, patentes, segredos industriais Um produto pode ser patenteado no INPI, por exemplo, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Se no houver como proteger a inovao, importante que a oportunidade seja aproveitada com agilidade, para aumentar a vantagem frente aos concorrentes que podem copiar o produto, criando barreiras de entrada.

Elaborando seu plano de negcios: PRODUTOS/SERVIOS


CICLO DE VIDA DOS PRODUTOS Normalmente, os produtos possuem um ciclo de vida, passando por quatro fases clssicas de desenvolvimento: 1. Introduo (nascimento):altos investimentos, vendas lentas e baixo lucros. 2. Crescimento: aumenta da demanda e aumento nos lucros. 3. Maturao: reduo no crescimento das vendas e estabilizao do lucro. Cuidado com a concorrncia. 4. Declnio: vendas decrescem e perda de lucro. Retirada. O empreendedor deve identificar em qual estgio do ciclo de vida encontra-se os produtos de suas empresa. Dependendo do estgio em que se encontra, a empresa dever adotar diferentes estratgias de marketing (ser visto depois). Direitos legais de propriedade do produto - direitos de autor, propriedade industrial, patentes, segredos industriais

Elaborando seu plano de negcios: PRODUTOS/SERVIOS

Um produto pode ser patenteado no INPI, por exemplo, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Se no houver como proteger a inovao, importante que a oportunidade seja aproveitada com agilidade, para aumentar a vantagem frente aos concorrentes que podem copiar o produto, criando barreiras de entrada. Evoluo do produto - pesquisa e desenvolvimento de novos produtos preciso definir os mecanismos que sero utilizados para estar atendo s novas demandas do mercado, aproveitando oportunidades de modificar e melhorar o produto, adicionando novas caractersticas e funcionalidades.

Elaborando seu plano de negcios: PRODUTOS/SERVIOS


ESTRATGIA DE PRODUTO A empresa deve projetar como vai desenvolver, produzir e distribuir os seus produtos, com base no estudo do mercado e/ou com base no desempenho dos seus atuais produtos (empresas j existentes). preciso definir os mecanismos que sero utilizados para estar atendo s novas demandas do mercado, aproveitando oportunidades de modificar e melhorar o produto, adicionando novas caractersticas e funcionalidades. COMPARAO COM OS COMPETIDORES: Quais os competidores existentes no mercado e quais os servios e produtos que oferecem? Como o produto da empresa se situa na comparao com os competidores?

Elaborando seu plano de negcios: PRODUTOS/SERVIOS

A descrio do produto/servio no plano de negcios deve ressaltar suas caractersticas e benefcios. Caractersticas esto geralmente relacionadas a aspectos fsicos (tamanho, peso, formato, cor) e funcionalidade (feito de, utilizado para, aplicado como). Benefcios esto relacionados satisfao do cliente e o que o produto lhe proporciona. Se possvel, faa uma comparao com os atributos dos produtos da concorrncia.

Elaborando seu plano de negcios: PRODUTOS/SERVIOS


TECNOLOGIA - quais as tecnologias usadas nos produtos e servios e como essas tecnologias podem ser encontradas? Se a empresa detentora de tecnologia, isso deve estar enfatizado no plano de negcios como um diferencial competitivo em relao concorrncia. No entanto, se ela depende de fornecedores ou parceiros tecnolgicos, ela deve demonstrar como far para diminuir ou eliminar essa dependncia, ou , pelo menos, estabelecer estratgias que garantam maior segurana e menor suscetibilidade aos eventos externos. Os detalhes podem ser apresentados quando abordar sobre Pesquisa e Desenvolvimento a seguir.

Elaborando seu plano de negcios: PRODUTOS/SERVIOS


PESQUISA E DESENVOLVIMENTO O que a empresa est fazendo para se manter tecnologicamente atualizada? Evoluo do produto - pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. Qualquer empresa que comercialize produtos de base tecnolgica deve possuir uma poltica interna de pesquisa e desenvolvimento, que pode ser realizada pela prpria empresas ou atravs de parcerias com institutos de pesquisa e universidades. Isso deve estar previsto no oramento da empresa. FUTURO - quais os futuros produtos e servios que podero ser produzidos pela sua empresa? Quais as perspectivas futuras da sua empresa em relao a esses produtos e servios?

Elaborando seu plano de negcios: PRODUTOS/SERVIOS


PRODUO E DISTRIBUIO Como o processo de produo? Quais so os recursos utilizados (matria-prima, funcionrios, fornecedores, mquinas)? Como composto o custo do produto final? Como esse produto distribudo? Quais os custos envolvidos no processo de distribuio? aconselhvel que o empreendedor exponha de forma objetiva todos os custos envolvidos na obteno do produto, colocando os clculos detalhados na seo de Anexos. Mostre se os seus custos so competitivos e se a empresa tem capacidade para atender aumento de demanda. Se a empresa possui uma poltica de qualidade para o setor de produo coloc-la no PN.

Elaborando seu plano de negcios: ANLISE DO MERCADO

A anlise do mercado considerada por muito a parte mais importante do PN, e tambm a mais difcil de se fazer, pois toda a estratgia de negcio depende de como a empresa abordar seu mercado consumidor, sempre procurando se diferenciar da concorrncia, agregando maior valor aos seus produtos e servios, com o intuito de conquistar seus clientes continuamente. Essa seo do PN deve ser a primeira a ser elaborada, pois dela dependero todas as outras. Lembre-se sempre: raramente existem produtos nicos, sem similares no mercado. A concorrncia existe sim e voc deve conhec-la muito bem para poder competir melhor no mercado.

Elaborando seu plano de negcios: ANLISE DO MERCADO


IDENTIFICAO DO MERCADO Uma vez identificado o mercado onde se quer atuar, preciso conhec-lo a fundo. Quem so meus clientes, onde esto, quais so seus desejos e necessidades, quanto querem pagar, quem toma a deciso de compra, e tantos outros detalhes. Quanto mais conhecer meus clientes, melhor poderei atend-los. Clientes mais satisfeitos se tornam fiis, e relaes de fidelidade garantem maiores margens de lucro. Descrio da rea de negcios da empresa e da situao atual do negcio no mercado - evoluo da tecnologia nesta rea Tamanho do mercado obtido atravs de pesquisa de mercado

Elaborando seu plano de negcios: ANLISE DO MERCADO


SEGMENTAO DO MERCADO

A competio por agradar melhor aos clientes tem levado muitas empresas a segmentar seus mercados. Ao dividir meus clientes em segmentos, eu posso desenvolver produtos e servios mais especficos para suas necessidades, e com isso atend-los melhor. Quando eu tenho um produto de massa, normalmente trago um pouco de satisfao para muitas pessoas. Eu posso satisfazer um pouco muitas pessoas. Mas se eu segmento, aquele grupo que eu atendo se sentir extremamente bem atendido, porque eu estou dirigindo minha ateno a suas necessidades e desejos especficos. Caracterizao do mercado - rea geogrfica - tipos de empresas clientes - tamanho do segmento

Elaborando seu plano de negcios: ANLISE DO MERCADO


ANLISE DA INDSTRIA/SETOR Deve ser feito um breve histrico desse mercado nos ltimos anos e a anlise das tendncias para o mesmo nos prximos anos.

Elaborando seu plano de negcios: ANLISE DO MERCADO


DESCRIO DO SEGMENTO DE MERCADO Aps a anlise macro do setor, deve-se fazer uma anlise mais particular do segmento de mercado de sua empresa. Deve-se mostrar o que est acontecendo com o seu setor e quais so as perspectivas para sua empresa dentro desse setor. Porm importante mostrar quais so os nmeros que mostram essa tendncia, mostrando as fontes que respaldam as informaes. As fontes de informao podem ser variadas e encontradas de diferentes formas: pesquisas j prontas, dados dispersos, grficos, tabelas, banco de dados, etc.

Elaborando seu plano de negcios: ANLISE DO MERCADO


Alguns exemplos de fontes de informao: - Associaes comerciais e industriais; - Prefeituras municipais - Entidades de classe - Sebrae - Internet, revistas, jornais, peridicos, livros, documentrios - rgos do governo (IBGE, ministrios, secretarias) - Empresas de pesquisa de mercado - Universidades e Institutos de Pesquisa Alm dessas fontes, existe uma forma que pode ser considerada das mais eficazes para se conhecer as tendncias de um mercado e as preferncias do consumidor: as pesquisas de mercado.

Elaborando seu plano de negcios: ANLISE DO MERCADO

importante realizar pesquisas com seus clientes em potencial antes de decidir lanar um determinado produto. Porm, um investimento que nem sempre as empresas podem bancar. Nesse caso, use a criatividade e o emprenho, utilizando os materiais e recursos que se encontram disponveis. Faa, voc mesmo e seus scios, pesquisas-piloto abordando diretamente clientes-alvos, fornecedores, amigos, famlia, etc. As pesquisas devem ser feita de forma objetiva, com poucas questes, de preferncia de mltipla escolha, e que consiga atingir o objetivo definido pelo empreendedor. A ajuda de um especialista em marketing pode ser utilizada para aumentar a eficincia.

Elaborando seu plano de negcios: ANLISE DO MERCADO

Antes de realizar a pesquisa importante que o empreendedor saiba quem so seus clientes em potencial e qual o seu pblico-alvo para no desperdiar tempo dinheiro. A definio de segmento de mercado significa que voc est definindo um grupo de pessoas com caractersticas similares, necessidades e desejos comuns, e que sero o foco de venda da empresa. Deve-se conhecer os hbitos de consumo, o estilo de vida e onde vivem. Tente identificar os seguintes aspectos: Em relao aos consumidores: geografia (onde moram?), perfil (como so?), estilo de vida (como vivem e o que fazem?), e personalidade (como agem?). O que o consumidor est comprando? Por que o consumidor est comprando os produtos/servios?

Elaborando seu plano de negcios: ANLISE DO MERCADO


ANLISE DA CONCORRNCIA Uma empresa tem mais concorrentes do que imagina, pois alm dos concorrentes diretos, existem os produtos substitutos, e existem mil opes que podem ser levadas em conta no momento de uma deciso de compra. A anlise da concorrncia de suma importncia. A concorrncia de uma empresa no se limita aos concorrentes diretos, que produzem produtos similares aos da sua empresa. Devem ser considerados os competidores indiretos, aqueles que de alguma forma desviam a ateno de seus clientes, convencendo-os a adquirir seus produtos (Ex: locadora de vdeo).

Elaborando seu plano de negcios: ANLISE DO MERCADO

Obviamente, quando o empreendedor estiver analisando o nicho de mercado onde a empresa est inserida deve procurar mostrar como esse mercado est segmentado, as tendncias do setor e de seu segmento especfico, as tendncias de consumo, os novos competidores, os substitutos, os fornecedores, etc.

Elaborando seu plano de negcios: ANLISE DO MERCADO


ATRIBUTOS
Produtos

SUA EMPRESA

EMPRESA A

EMPRESA B

EMPRESA C

Participao no mercado
Canais venda Qualidade de

Preo
Localizao Publicidade

Pontos Fortes
Pontos Fracos

Elaborando seu plano de negcios: ANLISE DO MERCADO


ANLISE DO MERCADO Aspectos legais - restries e oportunidades Opes de entrada no mercado e em seus segmentos Mercados que devem ser escolhidos para trabalhar e as formas de penetrao que devem ser usadas Riscos de Novos Entrantes Riscos de Substitutos Um bom roteiro para a anlise da oportunidade e riscos do mercado pode ser: (O que j foi feito pela equipe pode ser de grande utilidade) 1. Identificar as oportunidade e ameaas do negcio de ordem demogrfica, econmica, tecnolgica, poltica, legal, social e cultural.

Elaborando seu plano de negcios: ANLISE DO MERCADO


2.

3.

4.

Descrever a indstria onde seu negcio est inserido: qual o tipo de negcio, tamanho do mercado atual e futuro, quais so os segmentos de mercado, qual o seu segmento especfico e as suas tendncias, qual o perfil dos consumidores. Anlise dos principais competidores: descrio de seus produtos/servios, posicionamento no mercado, suas fora e fraquezas, prticas de marketing utilizadas, fatia do mercado que domina e participao de mercado. Efetuar comparao com os competidores: mostrar quais os seus diferenciais em relao aos principais competidores.

Elaborando seu plano de negcios: ANLISE DO MERCADO

A melhor forma de se apresentar a anlise de mercado por meio de tabelas e grficos que permitem anlise comparativas e a identificao visual das tendncias do mercado. importante para o bom gerenciamento do negcio, que o empreendedor mantenha sempre esse dados atualizados, pois a entrada de um novo concorrente pode mudar completamente uma anlise do mercado. Para a anlise do ambiente de negcios (oportunidade e ameaas) e para o conhecimento dos pontos forte e fracos do seu negcio utilizada a tcnica de anlise SWOT, que ser abordada com mais detalhes na seo seguinte: Anlise Estratgica.

Elaborando seu PN: ANLISE ESTRATGICA

Uma anlise estratgica da empresa deve incluir um misto de racionalidade e subjetividade, seguindo um processo bsico, que pode ajudar o empreendedor a entender melhor a situao atual de seu negcio e quais so as melhores alternativas, ou meios, para atingir os objetivos e metas estipulados. O processo de planejamento estratgico do negcio pode servir de base para essa anlise. O processo inicia-se pela definio da viso e misso da empresa, passando por uma anlise dos ambientes externos e interno, e pela definio de objetivos e metas, para ento chegar s estratgias que sero adotadas.

Elaborando seu PN: ANLISE ESTRATGICA


Anlise do ambiente Externo (oportunida des e ameaas)
Anlise do ambiente interno (foras e fraquezas)

Declarao de viso e misso do negcio

Formula o de objetivos e metas

Formula o de estratgias

Implementao

Feedback e controle

Elaborando seu PN: ANLISE ESTRATGICA


ANLISE SWOT Anlise do Ambiente externo (oportunidades e ameaas): Procure identificar os cenrios de ordem macro-ambiental (econmico, poltico, scio-cultural, etc.) e os fatores microambientais (consumidor, concorrente, fornecedores) importantes que afetam diretamente a empresa. Use o bom senso para selecionar aqueles fatores que realmente so importantes, os mais crticos para o seu negcio. Anlise do Ambiente interno (foras e fraquezas): A honestidade importante nesta anlise. Identificar os ponto fraco no significa mostrar incompetncia, mas que a empresa conhece suas fragilidades e tem inteno de minimiz-las.

Elaborando seu PN: ANLISE ESTRATGICA

E no necessrio o empreendedor eliminar todos os ponto fracos identificados. Ele deve priorizar seus esforos na eliminao daqueles que afetam mais negativamente seu negcio. Em relao aos ponto fortes, o empreendedor deve no somente mostrar os ponto fortes, mas principalmente como pretende adquirir uma vantagem competitivo como os ponto fortes identificados. (check-list na apostila). Com a anlise SWOT definida, a empresa poder identificar seus fatores crtico de sucesso, que devero ser o foco de ateno de sua gesto. Assim, os objetivos e metas podem ser definidos com mais preciso e coerncia.

Elaborando seu PN: ANLISE ESTRATGICA


ANLISE INTERNA Foras: Fraquezas:

-Liderana de mercado
-Confiabilidade nas informaes -Presena na Internet -Parceria com forte grupo

-Falta de informao dos usurios de internet -No ser o pioneiro em estar na internet
-No poder barrar novos concorrentes

ANLISE EXTERNA Oportunidades: Ameaas:

-Crescimento do nmero de usurios


-Regulamentao da compra/venda pela internet -Aumento do interesse das empresas pela divulgao na internet

-As prprias empresas podem vender pela internet


-O retorno para os anunciantes

Elaborando seu PN: ANLISE ESTRATGICA


OBJETIVOS E METAS Os objetivos e metas so o referencial do planejamento estratgico, o que a empresa busa atingir, e devem ser escritos de forma que possam ser medidos, comparados e avaliados. Os objetivos indicam intenes gerais da empresam e o caminho bsico para se chegar ao destino que voc deseja. J as metas so as aes especficas mensurveis que constituem os passos para se atingir um objetivo. Um objetivo pode possuir vrias metas especficas que, em conjunto, cumprem o objetivo estipulado.

Elaborando seu PN: ANLISE ESTRATGICA

Os objetivos so resultados abrangentes com os quais a empresa assume um compromisso definitivo. Devem ser ousados, levando a empresa a um esforo acima do normal, buscando a superao, e motivando a equipe. Metas so as etapas necessrias para se alcanar os objetivos e devem ser: Especficas Mensurveis Atingveis Relevantes Temporais

Elaborando seu PN: ANLISE ESTRATGICA


DEFINIO DA ESTRATGIA Os objetivos e as metas indicam o que a empresa deseja atingir. J a estratgia indica como a empresa retende alcan-los. Estratgias empresariais podem ser de vrios tipos: de ataque, de defesa, de desenvolvimento, etc. - Estratgias defensivas: visam manter os clientes existentes. - Estratgias de desenvolvimento: visam oferecer mais opes aos atuais clientes. - Estratgia de ataque: visam aumentar a participao de mercado da empresa, conquistando novos clientes. Michael Porter resumiu as estratgias de uma empresa em trs tipos genricos: liderana em custos, diferenciao e foco.

Elaborando seu PN: ANLISE ESTRATGICA

Alguns exemplos de estratgias e de objetivos e metas associados a elas so: Penetrao de Mercado: o objetivo associado a esse exemplo ocorre quando se deseja aumentar a participao de mercado. Manuteno de Mercado: o objetivo associado a esse caso ocorre quando a empresa est satisfeita com sua situao atual e com a performance que apresenta. Expanso de Mercado: o objetivo associado a este exemplo parecido com o caso de penetrao no mercado, s que, focase um mercado novo para o produto. Diversificao: ocorre quando a empresa entra em um novo mercado com novos produtos ou servios, devido a estagnao de seu mercado atual ou ainda pelo fato de no haver mais possibilidades de crescimento no mesmo.

Elaborando seu PN: ANLISE ESTRATGICA

No Plano de Negcios, uma boa forma de se resumir a anlise estratgica da empresa a apresentao da anlise SWOT, seguida de sua estratgia de negcio e de um cronograma, na qual as aes principais, bem como objetivos e metas, so apresentados com um horizonte de tempo para ocorrer.

Elaborando seu plano de negcios: MARKETING E VENDAS


ESTRATGIA DE MARKETING So os meios e mtodos que a empresa dever utilizar para atingir seus objetivos. Essas estratgias geralmente se referem ao composto de marketing (os 4P): produto, preo, praa (canais de distribuio) e propaganda/comunicao. A projeo de vendas da empresa est diretamente ligada estratgia de marketing estabelecida, pois depende de como o produto ser posicionado, qual ser a poltica de preos, as promoes e os canais de venda que sero utilizados e, ainda, como o produto chegar ao cliente.

Elaborando seu plano de negcios: MARKETING E VENDAS

Para que a empresa defina sua estratgia, atuando sobre o composto de marketing, ela deve definir seus objetivos de marketing: Qual a participao de mercado a empresa quer atingir? Quanto quer vender? Quanto quer lucrar? Em quais segmentos e regies? Com que penetrao de mercado? Para quais consumidores? Em qual prazo?

Elaborando seu plano de negcios: MARKETING E VENDAS Produto: Posicionar o produto no mercado significa direcionar o produto para atender expectativa e necessidades do cliente-alvo escolhido, no segmento de mercado definido. Com isso, a empresa estabelece uma imagem do produto junto aos clientes, tentando se diferenciar de alguma forma da concorrncia. Isso pode ser feito pela criao de variaes de produtos, opcionais, acessrios, kit completo, peas individuais, baixo preo, etc.

Elaborando seu plano de negcios: MARKETING E VENDAS


Preo: O preo talvez seja a maneira mais tangvel de se agir no mercado, pois pela poltica de preos a empresa pode criar demanda para o produto, segmentar o mercado, definir a lucratividade da empresa, mudar a penetrao do produto no mercado, sempre tendo como referencia o valor que o consumidor v no produto e no o preo que a empresa acha que deva ter. Cuidado: alta qualidade e preo baixo raramente ocorre. A estratgia de preos que a empresa adota para um produto ou uma famlia de produtos interfere diretamente na imagem do produto no mercado e em que segmento ir consumir o produto. Logo, a empresa deve estabelecer seu objetivo de mercado de forma clara e definir como ir atuar em relao concorrncia.

Elaborando seu plano de negcios: MARKETING E VENDAS


Quando um produto lanado no mercado, seu preo pode ser estabelecido abaixo do valor de mercado. Porm as regras devem estar claras para que o consumidor no se sinta lesado e deixe de consumir o produto aps essa fase inicial. Para se definir a estratgia de preos mais adequada, a utilizao dos resultados da anlise de mercado, na qual se identificam as caractersticas, o comportamento e os anseios do consumidor, devem ser considerada uma premissa bsica. Praa: Os canais de distribuio envolvem as diferentes maneiras que a empresa pode adotar para levar o produto at o consumidor. Referem-se aos canais de marketing, distribuio fsica e aos servios ao cliente.

Elaborando seu plano de negcios: MARKETING E VENDAS


A empresa pode optar pela venda direta ou indireta. A empresa pode ainda usar formas intermedirias de venda como: telemarketing, catlogos, mala direta e a internet. As caractersticas do produto/servio interferem diretamente nos canais de distribuio que podem e devem ser adotados pela empresa. Aspectos como caractersticas de armazenagem, localizao dos depsitos, meios de transporte utilizados para levar o produto at o cliente e a embalagem do produto tambm devem ser considerados para definir os canais de distribuio mais adequados.

Elaborando seu plano de negcios: MARKETING E VENDAS


Propaganda/Comunicao: Trs fatores devem ser considerados no plano de propaganda/comunicao da empresa: o pessoal envolvido, a propaganda e as promoes. 1. Pessoal Envolvido: A quantidade de pessoas e suas qualificaes vo depender dos canais de distribuio que foram escolhidos: vendas diretas necessita de mais pessoas e de maior qualificao do que vendas indiretas. 2. Propaganda: tem o objetivo de fazer com que uma mensagem atinja uma audincia selecionada, com o propsito de informar, convencer e reforar o conceito do produto junto aos consumidores. A propaganda pode ser feita por vrios veculos de comunicao dependendo do pblico que se quer atingir. Mesmo em cada veculo deve segmentar o pblico-alvo, selecionando o programa, os horrios, os dias da semana, pocas do ano, etc. (Propaganda: vender ou divulgar)

Elaborando seu plano de negcios: MARKETING E VENDAS


Fazer propaganda geralmente custa caro, e a escolha dos veculos adequados, a quantidade e periodicidade da propaganda so fundamentais para que a empresa otimize o capital investido. Cuidado: Demanda Gerada x Capacidade de Produo Promoes de Vendas: ajudam a estimular a venda de produto e so muito usadas no lanamento de novos produtos no mercado, para se desfazer de produtos estocados, estimular a repetio da compra, aumentar o volume de venda no curto prazo, etc. Resumindo: oferece uma vantagem adicional ao cliente, como desconto no preo, brinde, produto extra, etc. As palavra mais utilizadas na campanha so: ganhe, economize, grtis, imperdvel, pechincha, loucura, aproveite e outras similares.

3.

Elaborando seu plano de negcios: MARKETING E VENDAS


Projeo de Vendas: Deve ser feita tendo como base a anlise de mercado, a capacidade produtiva e a estratgia de marketing da empresa. Deve-se atentar para o fato da sazonalidade, quando esta influencia as vendas. Uma boa forma de obter projees de vendas fazer projees mensais em termos de volume de vendas e preos praticados, levando-se em considerao tambm os ndices de reteno dos clientes (fidelidade).

Elaborando seu plano de negcios: ORGANIZAO E GERNCIA DO NEGCIO


ESTRUTURA ORGANIZACIONAL Tudo o que foi falado at agora s pode acontecer com uma equipe de profissionais que tenham as competncias necessrias para implementar o que foi planejado. Por isso, preciso criar uma estrutura ideal em termos de eficincia, de maneira que seja o menos custosa possvel, e em termos de eficcia, para que atinja os resultados desejados pelos investidores. EQUIPE GERENCIAL Uma equipe de trabalho competente tem um organograma claro e bem estruturado, pessoas que esto motivadas, alinhadas com os objetivos da organizao e, o mais importante, comprometidas com os resultados. Tambm so pessoas pr-ativas, que trabalham com criatividade e que tm autonomia dentro de sua rea de atuao.

Elaborando seu plano de negcios: ORGANIZAO E GERNCIA DO NEGCIO


DESCRIO DETALHADA DO PROCESSO DE PRODUO E/OU DE PRESTAO DE SERVIOS Descrio detalhada dos seus principais processos de produo e prestao de servios Capacidade instalada e estrutura de produo para os diversos cenrios da empresa Alm disso, a empresa precisa trabalhar com qualidade, o que significa ter seus processos de trabalho mapeados, e funcionando da maneira mais dinmica e eficiente. Para isso, preciso no s reunir a equipe certa, mas definir a melhor logstica de produo e distribuio, selecionar os melhores fornecedores, definir os meios de transporte, estoques, e a metodologia de produo. Escolha de fornecedores - dependncia de fornecedores e alternativas escolhidas Logstica de distribuio Aspectos competitivos decorrentes da produo

Elaborando seu plano de negcios: ORGANIZAO E GERNCIA DO NEGCIO


FORMAS DE REMUNERAO Uma equipe comprometida e motivada, com iniciativa, tambm depende de uma remunerao adequada. Assim, preciso definir estratgias de remunerao. Muitas empresas utilizam participao nos lucros, h ainda o sistema de opo de compra de aes, muito comum nos Estados Unidos, onde a existe uma bolsa de valores mais robusta, e onde h muita negociao de aes de empresas novas. Nessa opo, o funcionrio, dependendo de seu desempenho, pode receber remunerao em aes. Tratando-se de uma empresa jovem, cujas aes podem ter uma valorizao de at 1000%, a possibilidade de ter ganhos extraordinrios so grandes. FORMAS DE AVALIAO Estabelecimento de critrios de avaliao bastante claros MOTIVAO DE PESSOAL

Elaborando seu plano de negcios: PLANEJAMENTO FINANCEIRO

A parte financeira , para muitos empreendedores, a parte mais difcil do plano de negcios, pois deve refletir em nmeros tudo o que foi escrito at ento nas outras sees do plano: investimentos, gastos com marketing, despesas com vendas, gasto com pessoal, custos fixos e variveis, preo de venda, anlise de rentabilidade do negcio, etc. Porm, aps o entendimento dos objetivos do negcio, a parte financeira fica mais simples e fcil, mas de forma trabalhosa. aconselhvel que o empreendedor recorra a uma assessoria contbil e financeira para auxili-lo nessa tarefa. Os principais demonstrativos a serem apresentados em um plano de negcios so: Balano Patrimonial, Demonstrativo de Resultados e Demonstrativo de Fluxo de Caixa, todos projetados com um horizonte de pelo menos 3 (trs) anos.

Elaborando seu plano de negcios: PLANEJAMENTO FINANCEIRO


Por meio desses demonstrativos possvel efetuar uma anlise da viabilidade do negcio e o retorno financeiro proporcionado. Para essas anlises, geralmente se usam os seguintes mtodos: anlise do ponto de equilbrio, prazo de playback, taxa interna de retorno (TIR) e valor presente lquido (VPL). PRESSUPOSTOS IMPORTANTES Quais os pressupostos que foram adotados para fazer o planejamento financeiro? Quais os cenrios que vo ser feitos? Como a economia do pas ou do mundo ou da cidade vai contribuir ou prejudicar seu negcio? Qual a mobilidade dos cenrios no tempo?

Elaborando seu plano de negcios: PLANEJAMENTO FINANCEIRO Balano Patrimonial: Reflete a posio financeira em um determinado momento, e constitudo de duas colunas: a do ativo (bens e direitos) e a do passivo (obrigaes) e patrimnio lquido (capital social e lucros/prejuzos). ATIVO = PASSIVO + PATRIMNIO LQUIDO; ou ATIVO PASSIVO = PATRIMNIO LQUIDO

Elaborando seu plano de negcios: PLANEJAMENTO FINANCEIRO


ATIVO -Circulante: so contas que esto constantemente em giro, sendo que a converso do dinheiro ser, no mximo, no prprio exerccio social (1 ano). -Realizvel no longo prazo: bens e direitos que se transformaro em dinheiro no prximo exerccio. -Permanente: so bens e direitos que no se destinam venda e tm vida til, no caso dos bens, longa PASSIVO -Circulante: so obrigaes exigveis que sero liquidadas no prprio exerccio social (1 ano). -Exigvel a longo prazo: obrigaes liquidadas com prazo superior a um ano. PATRIMNIO LQUIDO -So os recursos dos proprietrios aplicados na empresa.

Elaborando seu plano de negcios: PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Um dos aspectos importantes do balano que ele revela a estrutura de capital de um negcio, composta por capital de terceiros e capital prprio. Quanto maior for o capital de terceiros, maior o endividamento. O passivo mostra ainda o prazo do endividamento, o custo e os credores. Geralmente, as dvidas de longo prazo so melhores do que as de curto prazo. Outro aspecto importante o montante do capital de giro nas empresas (CG = Passivo Circulante o Ativo Circulante), que indica a parte do ativo que no est comprometida com o passivo circulante. Quanto maior for o CCL maior ser a flexibilidade financeira da empresa. O ativo permanente utilizado pela empresa em suas operaes produtivas e revela o nvel de modernizao do parque produtivo da empresa.

Elaborando seu plano de negcios: PLANEJAMENTO FINANCEIRO Demonstrao de Resultado: O ativo permanente utilizado pela empresa em suas operaes produtivas e revela o nvel de modernizao do parque produtivo da empresa.

Elaborando seu plano de negcios: PLANEJAMENTO FINANCEIRO Fluxo de Caixa: O ativo permanente utilizado pela empresa em suas operaes produtivas e revela o nvel de modernizao do parque produtivo da empresa.

Elaborando seu plano de negcios: PLANEJAMENTO FINANCEIRO


PROJEO DO FLUXO DE CAIXA A projeo do fluxo de caixa de um plano de negcios, traz as projees de receitas e despesas, as necessidades de reinvestimento em ativos fixos e capital de giro. Ele considera apenas as entradas e sadas efetivas de dinheiro. Com isso, ele nos d o fluxo de caixa livre, ou lquido, que o dinheiro gerado pelo negcio, que est disponvel para os investidores. Esse valor interessa numa anlise de um negcio, porque, para um investidor, um negcio nada mais que uma aplicao onde ter que imobilizar dinheiro e onde, no futuro, ter retiradas que remuneraro esse capital imobilizado.

Elaborando seu plano de negcios: PLANEJAMENTO FINANCEIRO FLUXOS DE CAIXA

Fluxos de caixa - representam a evoluo das entradas e sadas de recursos financeiros da empresa ao longo do tempo, de forma a visualizar, a cada momento, a disponibilidade lquida do caixa e verificar se os desembolsos futuros podero ser efetuados nas datas previstas Cenrios de conquista do mercado e as receitas decorrentes Despesas mensais bsicas para manter a empresa em funcionamento - BURNING-RATE ( ou custos afundados) so os dispndios de uma empresa com custos fixos que independem do volume de vendas, tais como aluguel das instalaes, salrios e encargos do pessoal administrativo, despesas com energia eltrica, gua e esgoto, telefone, e outros.

Elaborando seu plano de negcios: PLANEJAMENTO FINANCEIRO Ponto de Equilbrio (Break Even Point): Representa o nvel de vendas no qual a receita iguala a soma dos custos fixos mais os custos variveis, ou seja, no qual o lucro zero.

Elaborando seu plano de negcios: PLANEJAMENTO FINANCEIRO Tcnicas de Anlise de Investimento: 1. Retorno Contbil sobre o Investimento 2. Prazo de Payback: O Prazo de PAYBACK o tempo necessrio para que a empresa produza resultados que permitam aos investidores recuperar todo seu investimento 3. Valor Presente Lquido (VPL) 4. Taxa Interna de Retorno (TIR)

Dez armadilhas

Falta clareza de qual o negcio Benefcios que o consumidor vai ter no esto claros Falta foco ao negocio Analise de mercado no confivel ou superficial Falta de mtrica para medir o grau de sucesso do negocio Modelo de negcios obscuro Pouco conhecimento a respeito dos competidores Pouco conhecimento de suas prprias fraquezas Indefinio do que ser feito com o recurso a ser investido Ausncia de controles internos

You might also like