You are on page 1of 4

A Bblia

1 A Bblia
A Bblia a palavra de Deus, porque atravs dela o Senhor se d a conhecer os homens. Isso se chama revelao divina. A palavra Bblia () o plural de Biblion (on) e significa livros. No tempo de Jesus era chamada de as Escrituras ( ). Cada livro era escrito separadamente em seu rolo especial e, os das sinagogas, eram presos em duas hastes de madeira, em cada extremidade desenrolando uma e enrolando a outra, proporo em que era lido. Bblia significa hoje O livro sagrado.

2 Os manuscritos
Manuscrito uma palavra de origem latina que a unio de manus (Mo) e scriptum (escrito), ou seja, escrito mo. No passado todos os documentos eram escritos mo, inclusive as escrituras.

3 Composio da Bblia
A Bblia relata a histria do povo de Israel e sua relao com Deus tm 66 livros, e composta por duas partes: - Antigo testamento: de Genesis a Malaquias. - Novo testamento: de Mateus a Apocalipse. 3.1 O Antigo testamento. (A.T.) Contm os livros sagrados dos judeus, ou seja a coleo das escrituras que o povo hebreu foi acumulando desde o tempo de Moiss at cerca de um sculo antes de Cristo. Nestes livros h os principais fatos histricos e outras manifestaes da vida espiritual deste povo. A lngua original do Antigo testamento o hebraico, com exceo de Ed 4.8-8.18: 9.12-26; Jr 10.11; Dn 2.4-7.28, que foram escritos em aramaico a lngua de Israel depois do exlio. A lngua hebraica composta de 22 letras que devem ser lidas da direita para a esquerda e no h vogais. Ex.: Deus em hebraico Elohim e escreve-se com as letras lef ( )Lmed ( )H ( )e Mme (). No entanto escrito da seguinte forma: . Lembre-se que no h vogais e a leitura e escrita da direita para a esquerda. Curiosidade: Por causa do mandamento de no se pronunciar o nome de Deus, os judeus massoretas que faziam cpias modernas das escrituras com smbolos que informavam os sons das slabas, colocaram sinais falsos no nome de Deus. Deus se escreve assim no hebraico: e equivalente a YHWH. Da surgiu o nome Jeov sem que se tenha um equivalente letra J no hebraico. O correto seria Yaweh, entretanto h seitas em que os membros no aceitam que Deus seja chamado por outro nome que no seja Jeov. Mas a verdade que no sabemos a pronncia correta, pois, o zelo dos judeus fez com que se perdesse no tempo o que para eles impronuncivel. A Bblia um primor de unidade e harmonia apesar de ter sido escrita por cerca de 40 pessoas diferentes em conhecimentos da vida humana e suas imperfeies. A inspirao Divina garantiu que os sinais de fraqueza e erros dos homens no 1

interferissem na mensagem que no possui erros ou contradies. Por ser a Palavra de Deus a Bblia inerrante. 3.2 Diviso do Antigo testamento: a) Lei - Os cinco primeiros livros que foram escritos por Moiss. Tambm conhecido como Pentateuco: Genesis, xodo, Nmeros, Levtico e Deuteronmio b) Histria So 12 livros que narram perodos histricos de Israel: Josu, Juzes, Rute, 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis1 e 2 Crnicas, Esdras, Neemias e Ester. c) Poesia So 5 livros que relatam a intimidade do homem com Deus e a relao do homem de Deus com o prximo: J, Salmos, Provrbios, Eclesiastes e Cntico dos cnticos. d) Profecia So relatos das aes dos profetas. Dividem-se em Maiores: Isaas; Jeremias; Lamentaes; Ezequiel e Daniel, e Menores: Osias, Joel, Ams, Obadias, Jonas, Miquias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias. O Antigo testamento possui assuntos variados como: lendas e poesias hericas dos tempos primitivos, histrias das origens do povo israelita e seu desenvolvimento histrico at a volta do exlio. obras acerca da moral e cincia, profecias, cnticos de alegria, arrependimento e louvor a Deus, leis civis, religiosas, e morais todas reunidas em um s livro de forma harmnica, perfeita e incompreensvel para os que no tem a mente de cristo. (1 Co 2.16) 3.3 Diviso do Novo Testamento. Contm 27 livros e so divididos em 4 sees: a) Biografia - So 4 livros que relatam acerca da vida de Jesus: Mateus, Marcos, Lucas e Joo. b) Histria - 1 livro que relata a evangelizao aps a morte e ressurreio de Cristo: Atos dos apstolos. c) Doutrina So 21 cartas acerca da vida crist e dividem-se por assunto de acordo com o destinatrio: - s igrejas Romanos 1 e 2, Corntios, Efsios, Filipenses, Colossenses, 1 e 2 Tessalonicenses. - indivduos 1 e 2 Timteo, Tito e Filemon. - Aos Hebreus. - Universais Tiago, 1 e 2 Pedro, 1,2 e 3 Joo e Judas. d) Profecia Um livro acerca da revelao de Jesus Cristo: Apocalipse.

4 Particularidades da Bblia
Tm 66 livros e cerca de 40 escritores por um perodo de 16 sculos e inicialmente no havia diviso de captulos e versculos. A Bblia foi dividida em captulos pelo cardeal catlico Hugo de Sancto Caro em 1250 d.C. para fazer a concordncia com a Vulgata. S em 1551 ela foi dividida em versculos por Robert Stephenson. No h duas Bblias,

porque no h duas revelaes. Apenas a igreja catlica inseriu 14 textos que eram pertinentes a seus dogmas. O tema central do Antigo testamento Jesus vir. O tema central do Novo testamento Jesus veio e te concede a vida eterna. (Jo 3.16)

5 Usando a Bblia no dia-a-dia


Ler a Bblia deve ser um hbito dirio. Disso depende todo o seu crescimento espiritual. A nica maneira de se conhecer como Deus se relaciona com seu povo, lendo a Bblia. Nela est contida todos os aspectos do carter de Deus, e Ele deseja v-lo crescendo e se fortalecendo em sua f (1 Co 13.11; 1Co 14.20; Ef 4.15). A leitura da Bblia assemelha-se a alimentao do crente em sua caminhada para o reino dos cus: se voc no se alimenta, enfraquece e a continuao ser cada vez mais difcil. 5.1 leitura Acostume-se a ler a bblia todos os dias, mas, no como um livro comum. A leitura deve ser feita de duas maneiras: a) Lendo toda ela comeando por Gnesis at Apocalipse. Conhecer toda a Bblia conhecer o Deus que se revela a seu povo. Muitos textos que so encontrados no Novo testamento so melhor compreendidos se voc conhecer intimamente o Antigo testamento. Leia pelo menos um captulo por dia de cada testamento. b) Meditando na Palavra que lhe foi apresentada no seu dia-a-dia voc consegue entender o que est sendo ensinado e encontra aplicao prtica para a sua vida. Antes de comear a leitura ore pedindo orientao a Deus, para que compreenda melhor o que Ele tem a dizer a voc atravs de sua Palavra. A Bblia foi escrita numa linguagem erudita e algumas palavras so novas para voc. (Sl 121.3, 1 Tm 6.9) Tenha sempre a mo um dicionrio para se conhecer estas palavras, e acostume-se a perguntar a um irmo ou ao pastor textos que no compreendeu. Faa anotaes acerca de coisas que aprendeu. Pode-se utilizar sempre Bblias de estudo ou comentrios bblicos, mas, lembre-se: tenha a sua prpria opinio. Um comentrio de um telogo, o de uma pessoa que tambm est sujeita a erros. Procure separar um tempo dirio para a meditao. Um local silencioso e que no haver interrupes ideal para se conseguir grandes progressos na vida espiritual. Procure utilizar sempre a mesma quantidade de tempo e o mesmo horrio se possvel.

Verificando o que aprendeu


1)O que significa a palavra Bblia? 2)Para o cristo, o que a Bblia? 3)Quantos livros tm a Bblia e como se divide? 4)Quais os temas centrais do Antigo e Novo testamento? 3

5) Para voc, por que devemos ler a Bblia?

You might also like