You are on page 1of 9

A Teoria da Polcia Judicial

REVISORES FILANTRPICOS: DAIANE PIMENTA[1] JOS ARAS e ANTNIO JOO GUSMO CUNHA[2] EDUARDO PEIXOTO DE MELO e AUGUSTRO FREIRE[3]

RESUMO: Essa teoria do autor visa integrar os policiais civis e federais no Poder Judicirio, demonstrando algumas inadequaes acerca do inqurito policial, bem como apresentar novos procedimentos a serem adotados para corrigir as falhas existentes. O objetivo principal melhorar o servio policial atravs de melhores salrios e condies de trabalho.

PALAVRAS-CHAVE: Polcia, Poder Judicirio, Poder Executivo, inqurito policial, procedimento. SUMRIO: INTRODUO. 2. HISTRICO. 3. INADEQUAES DO INQURITO POLICIAL. 4. PROCEDIMENTOS DA TEORIA DA POLCIA JUDICIAL. 5. MUDANAS NORMATIVAS E A REFORMA POLICIAL. 6. AO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE DA POLCIA JUDICIAL. CONSIDERAES FINAIS. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS.

INTRODUO

Diante da crescente onda de criminalidade que assola o nosso pas, e das grandes dificuldades encontradas pelos Poderes Executivos em combat-la, nada mais do que natural em haver uma mudana na poltica criminal, com o intuito de buscar uma nova forma de gerenciamento e aplicao do aparelho punitivo estatal. sabido que a sensao de impunidade tomou dimenses inaceitveis no cenrio nacional, sendo importante a realizao de mudanas que impliquem na prevalncia dos valores morais da sociedade, e na represso dos diversos ilcitos penais praticados por criminosos inescrupulosos. Por isso, o Poder Judicirio deve considerar a polcia judiciria como um rgo auxiliar de sua estrutura administrativa, fortalecendo a esperana de todos por dias menos violentos, e evitando que interesses polticos e eleitoreiros atrapalhem a apurao dos delitos ou at causem represlias contra os policiais civis e federais.

Interessante o fato de que em pocas remotas, o Direito Brasileiro j permitiu essa vinculao do Poder Judicirio com a Policia, visando concretizar o ideal de justia contra os infratores da lei. Logicamente haver adaptaes neste novo modelo atual, respeitando os princpios e normas do ordenamento jurdico ptrio. Como possvel o rgo policial subordinado ao Poder Executivo requerer mandado de priso ou de busca e apreenso para o Poder Judicirio? Por acaso a polcia possui subordinao hierrquica ou capacidade processual para isso? bvio que no. J o Ministrio Pblico no tem a funo de presidir o inqurito policial, pois usurparia a competncia do Delegado. A instaurao do inqurito policial atravs de Portaria completamente inadequado. A Portaria uma forma de ato administrativo pela autoridade que no seja o Chefe do Executivo, visando fixar normas gerais para disciplinar conduta de seus subordinados. Como pode esta forma de ato abranger terceiros estranhos administrao pblica? Fica claro que esta teoria criada pelo autor busca aplicar um mtodo mais consoante com a realidade do Cdigo de Processo Penal, alm de trazer segurana jurdica s investigaes policiais. Ser ensinado a engrenagem dessa teoria no decorrer deste artigo, e aps, comprovar-se- que este novo modelo possui caractersticas mais lgicas e compatveis com o ordenamento jurdico brasileiro.

2 HISTRICO

A origem da palavra polcia adveio do vocbulo grego politeia, e do vocbulo politia no latim. Seu significado inicial era de administrao de uma cidade. Posteriormente, o vocbulo obteve uma interpretao mais restritiva, sendo considerada como uma ao governamental que tutela a ordem jurdica e preserva a paz na sociedade. No Brasil, a primeira estrutural policial foi implantada em 20 de novembro de 1530 nos moldes do modelo portugus, e consistia na vinculao hierrquica da polcia com o juiz atravs da seguinte composio: "O Alcaide-Mor (juiz ordinrio com atribuies militares e policiais), pelo Alcaide Pequeno (responsvel pelas diligncias noturnas visando prises de criminosos), e Quadrilheiro (homem que jurava cumprir os deveres de polcia). O Alcaide Pequeno coordenava o policiamento urbano, auxiliado pelo escrivo da Alcaidaria e por quadrilheiros e meirinhos (antigo oficial de Justia). As diligncias noturnas combinadas em reunies dirias na casa do Alcaide Pequeno eram acompanhadas pelo escrivo, que registrava as ocorrncias enquanto quadrilheiros e meirinhos diligenciavam pela cidade, seguindo as instrues recebidas nas reunies".[4] Somente em 20 de setembro de 1871, mais de trs sculos depois, que houve a separao da Polcia com a Justia, sendo colocadas em organizaes diferentes, e assim prevalecendo at os dias atuais.

A Constituio Federal de 1988 faz meno ao termo "policia judiciria" no seu artigo 144. Poder-se-ia simplesmente colocar o termo "polcia executiva ou repressiva", mas o legislador optou por um vocbulo que associasse ao Poder Judicirio. Provavelmente o legislador j havia percebido que o rgo policial tinha mais entrosamento com o Poder Judicirio do que o Poder Executivo, afinal, as solicitaes funcionais da Polcia so apreciadas pelo magistrado, e no pelo Governador.

3 - INCOMPREENSES DO INQURITO POLICIAL

Segundo o saudoso professor Mirabete, inqurito policial o procedimento administrativo destinado a reunir os elementos necessrios apurao da prtica de uma infrao penal e de sua autoria. (Manual de Processo Penal, 7 ed., p. 78). A instaurao do mesmo ocorre por meio de Portaria, um desdobramento do ato ordinatrio. O inacreditvel que os efeitos desta Portaria atingem pessoas alheias ao servio pblico. A criao do inqurito policial nasceu eivado de vcios desde 1871, a partir da ruptura entre a Justia e a Polcia. Uma Portaria no tem o condo de atingir todos os destinatrios, j que seu alcance limitado, obrigando apenas os subordinados a obedecerem aos comandos de seu superior. Extrapolar tal limite violar um dos requisitos do ato administrativo, qual seja a sua finalidade, que deve obedecer estritamente a parmetros legais. Pior do que isso tentar entender o motivo do Poder Judicirio terceirizar o servio policial do Poder Executivo. No seria melhor a polcia passar a ser integrante do primeiro? O Poder Executivo do ponto de vista funcional em nada necessita do rgo policial, servindo apenas do ponto de vista poltico, pois autopromove o administrador pblico. Na seara processual o inqurito policial assusta os operadores do Direito. Como pode um rgo da administrao pblica ter capacidade processual? Em regra, somente as pessoas fsicas e as pessoas jurdicas de direito pblico e privado que podem acionar o Estado-juiz na busca de seus interesses. Vejamos o posicionamento do ilustre Jos Carvalho Filho: Afigura-se indispensvel, todavia, que a lei de forma expressa, indique quando o conglomerado tem capacidade de ser parte. Significa que, no silncio da lei, nenhum conglomerado tem tal capacidade, por mais numerosos que possam ser os efeitos reflexos e reflexos jurdicos decorrentes de sua posio no cenrio do direito.[5] O inesquecvel Hely Lopez Meirelles afirma "que os rgos no tm personalidade jurdica, nem vontade prpria. (Direito Administrativo Brasileiro, 29 edio, pg. 68.) Digenes Gasparini refora o posicionamento, dizendo que "os rgos pblicos no so pessoas, mas centros de competncia criados pelo Direito Pblico.

Ademais, so partes ou componentes da estrutura do Estado e por isso dela no se distinguem. (Direito Administrativo, 9 edio, pg. 47). Todavia, em casos excepcionais, o brilhante Carvalho Filho admite hipteses do rgo pblico ter capacidade processual: Para no deixar os rgos desprovidos de mecanismo de defesa contra ofensa de seus direitos ou invaso de sua competncia, doutrina e jurisprudncia tem assentado a soluo de admitir que o rgo seja considerado como parte no processo, defendendo direito prprio contra o rgo que entende ser o responsvel pela ofensa. Em outras palavras: cada rgo, embora desprovido de personalidade jurdica prpria, estaria dotado de personalidade judiciria, sendo, portanto, capaz de, por si mesmo, postular e defender-se em juzo.[6] Obviamente no seria o caso do inqurito policial, pois no estaria havendo ofensa de direitos e nem invaso de competncias por outro rgo. Portanto, os pedidos de priso ou busca e apreenso para a apreciao dos magistrados seriam incabveis, pois, alm deste argumento existe outro muito mais forte: o princpio do devido processo legal, insculpido no inciso LIV do art. 5 da Carta Magna. Esse inciso claramente informa que ningum ser privado de sua liberdade ou de seus bens sem haver processo. Ora, o inqurito policial um procedimento como j mencionado acima, demonstrando-se a inconstitucionalidade de todas as prises realizadas nesta etapa. Toda essa problemtica est relacionada por conta da separao da Justia e da Polcia. Se o juiz fosse o superior hierrquico dos policiais, no se questionaria a capacidade processual, j que estes seriam integrantes do Poder Judicirio. Sendo ambos do mesmo rgo, a autoridade maior manifestaria sua ordem judicial que seria plenamente cumprida pelos subordinados.

4 - PROCEDIMENTOS DA TEORIA DA POLICIA JUDICIAL

Partindo da idia de que a Polcia se torne membro do Poder Judicirio, os seguintes procedimentos sero realizados: Primeiramente, a vtima ou o Ministrio Pblico se manifestam perante o rgo policial e exercem o seu direito de petio existente no inciso XXXIV, do art. 5 da Constituio Federal. Este direito assegura a qualquer pessoa acionar os Poderes Pblicos para satisfazer seus interesses particulares ou coletivos independente do pagamento de taxas. A partir disso sero realizadas as investigaes policiais para identificar a autoria e a materialidade do delito cometido. Quando for necessrio a solicitao de uma interceptao telefnica ou de algum mandado de priso, por exemplo, O Delegado de Polcia informar o Magistrado atravs do denominado email judicirio sobre o direito de petio da vtima ou do membro do Parquet, email esse que estar acompanhado de todas as provas obtidas.

O juiz ento analisar o direito de petio do requerente e enviar um email para o Delegado responsvel pelo caso, autorizando ou no as medidas judiciais. Nessa oportunidade o Ministrio Pblico receber do Magistrado um email acerca do direito de petio, para que este analise as provas e promova ou no a ao penal. O email apresenta vantagens, como a diminuio de gastos pblicos e a extino das burocracias. O crime um ato jurdico ilcito e, portanto no merece guarida no nosso ordenamento normativo. Embora no haja o devido processo legal, estas medidas judiciais visam inicialmente desfazer e evitar que outros atos criminosos continuem a ocorrer, colocando em xeque as protees existentes na Constituio Federal. O criminoso procura derrubar os alicerces do Estado Democrtico de Direito, cabendo as autoridades realizarem as aes imediatas que no podem esperar o rotineiro percurso processual. No agir diante destas situaes extremas negligenciar o direito de petio do requerente. Alm disso, a polcia s est levando ao seu superior hierrquico (o juiz) as medidas que somente ele pode autorizar. Sendo a polcia parte do Poder Judicirio, j esperado que o magistrado seja acionado para resolver esta grande ameaa. Partindo do pressuposto que o magistrado de primeiro grau ser o superior hierrquico dos policiais civis e federais, fica para a Polcia Militar e o Corpo de Bombeiros a manuteno da obedincia funcional perante a figura do Secretrio de Segurana Pblica. O Chefe de Polcia Civil passa a ser escolhido atravs de lista trplice formada entre os Delegados de Polcia mais antigos, com mandato de quatro anos, sendo tarefa do Presidente do Tribunal de Justia escolher um deles. Para finalizar, do mesmo jeito que o oficial de justia representa o juiz, assim tambm ser o papel da polcia, ampliando a atuao judicante na defesa dos direitos juridicamente protegidos.

5 - MUDANAS NORMATIVAS E A REFORMA POLICIAL

de conhecimento nacional as pssimas condies da maioria das delegacias brasileiras. Infiltraes, rachaduras, goteiras, deficincia de servidores no efetivo policial e excesso de presos nas delegacias so apenas alguns dos inmeros problemas existentes. Tudo isso aliado aos baixos salrios destes honrados servidores, que eclodem movimentos grevistas por todo o pas na esperana de serem atendidos. H dcadas o Poder Executivo no consegue corresponder aos anseios da categoria policial. O resultado disso se reflete nos altos ndices de criminalidade, gerando pnico e insegurana. Todavia, nada mais justo do que deixar o Poder Judicirio cuidar desta questo, fortalecendo o desejo da sociedade por uma justia mais gil e eficaz. necessria uma melhor remunerao para estes homens e mulheres de bem, que arriscam suas vidas no intuito de preservar a paz na sociedade brasileira. Cabe acrescentar que em todas as profisses existem maus elementos, que so a minoria e devem ser devidamente punidos. Entretanto, seria interessante um aumento salarial digno

para os policiais, resultando numa diminuio da corrupo policial e das doenas ocupacionais geradas pelo stress profissional. uma questo de segurana nacional uma melhor remunerao Polcia, pois, caso alguns membros desta enveredem para o crime, o Estado ser atingido em cheio pela sua prpria arma de combate. A administrao penitenciria tambm est abrangida pela teoria da polcia judicial. Os presdios precisam ser reformados e ampliados, e os agentes carcerrios devem receber uma remunerao condizente com a periculosidade do cargo. Afinal, os ilustres juzes e desembargadores conhecem profundamente os princpios e normas constitucionais, sendo os mais indicados para liderar e empreender as mudanas no sistema carcerrio. Para tudo isso ocorrer dentro das possibilidades oramentrias, a Lei de Responsabilidade Fiscal precisa ser alterada em seu art. 20, II, aumentando o percentual de despesas pblicas com pessoal de 6% para 15% em favor do Poder Judicirio, diminuindo o percentual do Poder Executivo de 49% para 40%, j que ele foi o causador histrico dessa dura realidade na qual vivem os servidores policiais. Importante acrescentar os cargos da Polcia Civil e da Polcia Federal no rol de auxiliares da Justia, no art. 274 do CPP. Alm disso, deve-se revogar totalmente o 1, e parcialmente, o 6 do art. 144 da Constituio Federal, buscando retirar o comando hierrquico da Unio e do Estado-Membro respectivamente sobre tais rgos policiais. Em relao ao Cdigo de Processo Penal, o inqurito policial passa a ser sinnimo de direito de petio, evitando alteraes legislativas. Fora os casos que dependem de interveno do legislador, os demais procedimentos adotados no captulo acima mencionado so de cunho meramente administrativo, no acarretando problemas maiores.

6 AO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE DA POLCIA JUDICIAL

Infelizmente, as reivindicaes dos policias j no so atendidas de maneira satisfatria pelo Poder Executivo. O autor deste artigo cientfico sabendo da impacincia dos honrosos membros dessas instituies policiais sugere o ajuizamento da ao direta de inconstitucionalidade ADIN, aproveitando-se dessa teoria e das falhas existentes no Cdigo de Processo Penal. Para comear, o caput do artigo 144 da Carta Poltica de 1988 claro ao afirmar que a segurana dever do Estado, direito e responsabilidade de todos. Estado, no sentido amplo, abrange integralmente a administrao pblica e seus rgos. Conclui-se que o Poder Judicirio, havendo os devidos ajustes legais, pode avocar a administrao do rgo policial e do sistema carcerrio. O inciso XIV do artigo 93 da CF reza que os servidores recebero delegao para praticar atos da administrao e atos de mero expediente sem carter decisrio. Assim sendo, o juiz poder delegar aos seus

servidores policiais o cumprimento de um mandado de priso, por exemplo, no acarretando em inconstitucionalidade do inciso LIV do art. 5 da Lei Maior, e nem leso ao princpio da separao dos Poderes. Mas para que essa realidade acontea preciso que o STF declare a inconstitucionalidade parcial do artigo 283 do Cdigo de Processo Penal, pois o mesmo est chocando com o inciso LIV do art. 5 da Carta Magna, no quesito de se permitir a priso do acusado perante o curso das investigaes. Porm o princpio da segurana jurdica estar ameaado, j que existem diversos criminosos de alta periculosidade na sociedade, devendo a polcia encarcer-los para o bem de todos. Portanto necessria a imediata utilizao desta teoria, corrigindo as distores normativas pelos fatos e fundamentos jurdicos expostos. H leso ao principio da separao dos poderes, pois o ilustre Dirley da Cunha Jnior cita alguns textos da obra de Montesquieu, que: Assim dizendo, para ele, os juzes so apenas e nada mais do que a "boca que pronuncia as palavras da lei". so seres inanimados, que no podem moderar, com juzos de equidade, nem a fora nem o rigor da lei, atribuio que s cabia ao legislativo, por meio de sua cmara alta. Montesquieu, no particular, defende a concepo mecanicista da funo judicial. Ademais o poder Judicirio como no est ligado nem a certo estado nem a certa profisso, torna-se invisvel e nulo, de tal sorte que se tm continuamente juzes sob os olhos e teme-se a magistratura, e no os magistrados. Como um Poder nulo e invisvel, ou seja, como um Poder sem Poder, o Judicirio no necessita de controles.[7] O Poder Judicirio deve controlar os Poderes Executivo e Legislativo. Montesquieu estava certo na sua teoria, haja vista que hodiernamente existe uma grande incidncia de crimes praticados por alguns membros destes, merecendo a devida represso por parte do Judicirio. Se a polcia civil e a federal no fizer parte do Poder Judicirio, como poder haver autonomia para investigar os crimes dos superiores hierrquicos a qual esto vinculados sem sofrer represlias? Alm disso, se os trs Poderes so independentes, a Polcia no est obrigada a cumprir as ordens do juiz, mas do Governador. No existe subordinao hierrquica entre Poder Executivo e Poder Judicirio, cabendo aos servidores do ltimo cumprir as determinaes do magistrado. Onde est a polcia do Judicirio? Tanto o Legislativo quanto o Executivo possuem este rgo, dentro das atribuies determinadas em lei. Passado isso surge outra questo tormentosa: a ausncia de capacidade judiciria da Polcia. Sendo ele membro do Judicirio, ser dispensvel tal requisito, pois os mesmos levaro o direito de petio do requerente para o seu superior. Quantas ilegalidades nas prises j ocorreram e ocorrem durante a fase pr-processual por conta dessa ausncia de condio da ao?

Importante salientar que o princpio da separao dos Poderes e o inciso LIV do art. 5 da Lei Maior so considerados clausulas ptreas, conforme art. 60 4 da Constituio Federal. Isso refora ainda mais a necessidade de mudana e aplicao desta teoria para evitar essa grave leso. Os nicos legitimados para ajuizar a ao em benefcio dos policiais so a COBRAPOL e FENAPEF, pois se enquadram respectivamente como confederao sindical e entidade de classe de mbito nacional. necessria a representao por advogado.

CONSIDERAES FINAIS

Enfim, este artigo cientfico busca apresentar solues na melhoria da condies salariais e de trabalho dos policiais, bem como fazer uma reformulao no ordenamento jurdico, visando corrigir as imperfeies jurdicas existentes. Esta teoria tambm tem o intuito de iniciar uma mudana eficaz no combate corrupo, melhorando as condies de vida da populao brasileira atravs de um servio pblico de qualidade, servio este que deve ser compatvel com a elevada arrecadao tributria do pas. A Polcia Civil e a Polcia Federal devem fazer a segurana dos prdios do Poder Judicirio, caso no ajam terceirizados contratados. Assim, tais policiais recebero os devidos adicionais para prestar estes servios nos seus horrios de folga, caso assim desejem. Com a integrao desses rgos policiais ao Poder Judicirio, haver uma aplicao muito mais acentuada do princpio da dignidade da pessoa humana, no s para o preso como tambm para os servidores policiais. O Autor espera ajuizar gratuitamente estas aes, caso seja confirmado para representar a categoria policial pela COBRAPOL e a FENAPEF.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS A Origem da polcia no Brasil. cDisponvel em: http://www.ssp.sp.gov.br/institucional/histrico/

origem.aspxAcesso em 13/09/2011. CARVALHO FILHO, Jos dos Santos. Personalidade Judiciria dos rgos Pblicos . Revista Eletrnica de Direito do Estado (REDE), Salvador, Instituto Brasileiro de Direito Pblico, n 11, julho/agosto/setembro, 2007. Disponvel em HTTP://direitodoestado.com.br/rede.asp Acesso em 13/09/2011. GASPARINI, Digenes. Direito Administrativo, 9 edio, Saraiva, 2009. JNIOR, Dirley da Cunha. Curso de Direito Constitucional, 5 ed. revista, ampliada e atualizada, Editora Juspodivm, 2011. MEIRELLES, Hely Lopez. Direito Administrativo Brasileiro, 29 edio, Malheiros, 2008. MIRABETE, Jlio Fabrini. Manual de Processo Penal, 7 ed., p. 78, Editora Atlas, 2007. Notas:

[1] Professora de Portugus. Ps Graduada em Letras pela Faculdade Batista Brasileira Salvador - Bahia [2] Advogados, Especialistas em Direito Administrativo em Salvador /Bahia [3] Bacharis em Direito em Salvador- Bahia [4] A Origem da polcia no Brasil. Disponvel

em: http://www.ssp.sp.gov.br/institucional/histrico/ origem.aspxAcesso em 13/09/2011. [5] CARVALHO FILHO, Jos dos Santos. Personalidade Judiciria dos rgos Pblicos. Revista Eletrnica de Direito do Estado (REDE), Salvador, Instituto Brasileiro de Direito Pblico, n 11, julho/agosto/setembro, 2007. Disponvel em HTTP://direitodoestado.com.br/rede.asp Acesso em 13/09/2011 [6] IDEM. [7] JNIOR, Dirley da Cunha. Curso de Direito Constitucional, 5 ed. revista, ampliada e atualizada, Editora Juspodivm, pg. 533, 2011.

Disponvel em: http://www.conteudojuridico.com.br/artigo,a-teoria-da-policia-judicial,33638.html

You might also like