You are on page 1of 25

Brevssima Histria da Cincia, Tecnologia e Inovao

Refletir, Sistematizar, Inovar: Os ofcios do filsofo, do cientista e do engenheiro


Eduardo Sande Santosouza
Doutor em Educao (UFBA); Engenheiro Mecnico; professor UFRN; proponente da CRIA e da IAE.

I - INTRODUO
Voc encontrar nas prximas pginas um pequeno roteiro de viagem. Ele foi elaborado com a definida inteno de gui-lo da posio daquele que acaba de chegar a um novo pas para o lugar de um iniciado, capaz de se movimentar por esta terra desconhecida. Esta nao nova, para qual este roteiro foi desenvolvido chamada de Cincia Tecnologia e Inovao e apelidada de CTI. Os habitantes deste pas emergente desenvolveram ao longo de milnios reflexes importantes sobre a interpretao de mundo e as maneiras de atuar sobre o mesmo. Ultimamente, acreditam que a preocupao com os efeitos da cincia e tecnologia sobre a sociedade deve deixar de ser s uma ocupao de pensadores das reas de Cincias Sociais e passar a ser presena garantida nos debates de todos os cidados. Organizados em um campo de conhecimento relativamente recente, Cincia, Tecnologia e Sociedade - CTS, traaram planos de conquistas de territrios vizinhos e comearam sua campanha.

CTS

Onde se introduz a questo de possveis contradies entre CTS e reas que est se prope a estudar.

O primeiro objetivo ttico foi a conquista das faculdades de cincia e tecnologia (Engenharias; Fsica; Informtica; Matemtica, entre outros). Por que? Bem, talvez porque os futuros profissionais formados nelas vo produzir cincia e tecnologia. No seria ento justo pleteiar que soubessem o que fazem? Mas como: eles no sabem o que fazem? Seguro que sabem contruir pontes e programas de computador, projetos de centrais eltricas ou plantas petroqumicas. Mas ser que sabem o sentido daquilo que fazem? Ou ainda: o uso que se far daquilo que produzem?; O impacto do que constroem sobre o ambiente e tudo e todos que esto nele? Logo que chegaram aos novos territrios se defrontaram com questes inesperadas. Pensavam que iam encontrar um povo habitando cavernas e capaz de olhar e entender o mundo apenas atravs das sombras projetadas por ele nas paredes destas cavernas. Ldo engano: o povo que encontraram muito mais esperto do que puderam supor. Sabem que muitas vezes o resultado de seu trabalho produz estragos, mas julgam que vo ficar muito mal se perderem seus empregos e que muitas pessoas a sua volta vo sofrer com as consequncias do fechamento das empresas em que trabalham e, ainda, que toda a economia em geral vai sofrer com isso. Pensam: dos males o menor! Este escrito se enquadra na categoria dos textos didticos.Tem a pretenso de traduzir para o iniciante conceitos complexos e introduz-lo em debates clssicos. A utilizao de metforas passa a ser, ento, uma necessidade e a repetio de alguns conceitos, sobre diferentes formas, um instrumento de fixao. Para comear um pequeno exemplo: o primeiro ttulo pensado para o texto foi: Filosofia, Cincia e Tecnologia: da interrogao sobre o mundo interveno sobre o mesmo passando pela fixao de um modus operandis. Se o leitor examinar, agora, o ttulo estabelecido para o texto, pode imaginar o que esta operao de traduo requer. Este texto tem tambm este objetivo: mostrar que a razo pode estar no meio do caminho entre os forasteiros e os habitantes deste pas imaginrio. Para entender todo o tamanho e complexidade da questo vamos comear nos perguntando sobre como chegamos a este ponto, vamos contar uma brevssima histria desta nao conhecida como CTI.

A citao implcita, neste trecho, ao mito das cavernas de Plato.

II Tempos Pr-categricos
Uma pr-histria para a cincia?
Os primrdios abandonando o reino animal

Quando pensamos em cincia e tecnologia pensamos no ltimo modelo de autmovel e computador e quando pensamos em inovao temos em mente o ltimo modelo de MP4. Mas nem sempre foi assim. A maioria dos animais parece reagir por instinto na maior parte das situaes. Alguns so capazes de manejar signos de territoriedade e alguns cientistas discutem se, fora o homem, espcies animais manejam smbolos. Alguns parecem se comunicar com algumas formas de linguagens bem rudimentares.
Introduo da questo da precedncia entre cincia e tecnologia.
Signos so marcas que podem estabelecer comportamentos. Smbolos so signos que requerem uma interpretao.

O debate sobre as causas do homem ter abandonado o reino a animal e construido sociedade simblicas tem gerado um conjunto de teorias at certo ponto discrepantes. Alguns defendem um via instrumental (o domnio do fogo; da agricultura; da confeco de armas); outros a aquisio simblica (os smbolos religiosos; a linguagem); outros ainda o agrupamento social (o trabalho conjunto). Este debate alcanou at mesmo o texto bblico com alguns defendendo que a primeira frase deveria ser traduzida do aramaico por No princpio era o verbo e outros por No princpio era o ato. Este debate embrionrio entre o fazer e o conceber atravs do verbo, da linguagem, antecipa em alguns poucos milnios a discusso bem atual da relao entre cincia e tecnologia. um debate circular, daqueles que se costuma representar com a pergunta sobre o que vem antes, o ovo ou a galinha? Pergunta que uma excelente metfora para situaes que envolvem ignorncia sobre a causa de um evento ou de uma existncia. A migrao de um mundo imaginrio para um universo simblico deve ter sido, de toda maneira, o evento mas traumtico pelo qual j passou a humanidade. De fato, a lide com os smbolos implica quase uma arco de ao-reao, enquanto o smbolo requer uma interpretao, em ltima palavra um intrprete, o sujeito que interpreta. A ao fica pendente de uma conscincia e esta dvida antes de agir. A emergncia da tecnologia: o fogo, a linguagem, a agricultura, a geometria, a escrita, a matemtica Pode causar estranheza, no primeiro momento, a idia de que o domnio do fogo uma tecnologia e foi uma conquista importante para resistir as vicissitudes do tempo e se proteger noite dos animais. Podemos pensar, entretanto, que esta habilidade uma histria que comea com nossos antepassados muito distantes, talvez alguns milhes de anos depois que descemos das rvores, e continua at o domnio dos modernos motores de combusto, o fogo dominado, passando por sua intensa utilizao na histria das guerras. A energia nuclear e as bobas atmicas podem ser consideradas as ltimas inovaes tecnolgicas neste percurso.

O filme a Guerra do fogo exemplifica uma dessas perspectivas. Metfora: consiste em retirar algo de seu contexto e transport-lo para um novo campo de significao, gerando uma comparao implcita a partir de uma similaridade existente.

A estranheza das primeiras tecnologias criadas pela humanidade.

Para a Cognio Reativa, Retroativa, Interativa, proposta por este autor, a linguagem a plataforma de construo das interpretaes de mundo.

Estranheza maior ainda, causar, sem dvida, incluir na srie de tecnologias primitivas a linguagem. Sabemos, porm, que a aquisio de linguagem determinou a diferenciao do humano dos outros animais. At hoje, nossa espcie a nica que domina em todas as suas instncias esta ferramenta, apesar de pesquisas recentes indicarem a possibilidade de aquisio desta competncia por primatas em experincias laboratriais e descobertas recentes apontarem para alguma comunicao simblica entre baleias e golfinhos. Foi a linguagem que permitiu ao humano construir interpretaes de mundo e produzir cincia. claro que totalmente discutvel que a aquisio de uma competncia possa ser considerada uma tecnologia, mas tambm evidente que a linguagem a ferramenta com que o mundo simblico construdo. A linguagem foi e contnua sendo produzida at nossos dias atravs de seus dispositivos lgicos internos como a metfora e a metonmia. Considerar a agricultura uma inovao tecnolgica que permitiu ao homem se espalhar pelos quatro cantos do mundo e se multiplicar enquanto espcie de especial interesse. O cultivo , na verdade, um conjunto de tecnologias de domnios de manejo do solo, de seleo de sementes e de conhecimentos sobre o clima. Foram necessrios dezenas de sculos para a acumulao de conhecimentos at o estgio atual e, em determinados perodos histricos, alguns deles foram elevados condio de segredos de povos e naes. Ainda hoje, agricultores ao redor do mundo criam novos processos, selecionam novas espcies de sementes e aumentam a produtividade de suas lavouras. A Embrapa , talvez, a empresa estatal de tecnologia de maior sucesso no Brasil. A moderna gentica iniciou-se com as pesquisas de Mendel com plantas e tem na agricultura seu maior campo de aplicao atual, apesar de todas as implicaes ticas envolvidas. Domnio do fogo, linguagem e agricultura so bons exemplos para ilustrar como o ciclo tecnolgico se desenvolve, com aperfeioamentos contnuos, muitas vezes concentrados em perodos curtos. A geometria foi talvez a primeira cincia, mas sem dvida seu inicio se deu a partir de raciocnios necessrios ao manejo de terras para a atividade agricola, o que levaria-nos a pensar que a cincia nasce do desenvolvimento tecnolgico. Com os desenvolvimentos da geometria, os antigos alcanaram feitos impressionantes como medir distncia astrolgica e a circuferncia da terra.

Metonmia : consiste em tomar uma parte como referente do todo, como, por exemplo, as velas pelos nvios.

A inveno da matemtica foi ento um marco e tanto! Entrava em cena uma abstrao at ento no conhecida. Considerada, at hoje, a cincia do simblico perfeito, a matemtica introduziu para o homem a possibilidade de articular seu pensamento para alm da concretude do mundo, deu asas a sua imaginao. Se h discusses sobre o carter tecnolgico da linguagem enquanto oralidade, o mesmo no se pode dizer sobre a leituraescrita. O seu desenvolvimento marcado pela introduo de uma srie de tcnicas ao longo da nossa histria. Desde a escrita pictrica ao moderno livro eletrnico passamos por uma srie de aperfeioamentos: a escrita alfabtica; as tbuas de cermica; os papiros; o papel; a imprensa; a internet. Causa estranheza pensar que os primeiros escritos gregos tomavam como sujeito do texto os objetos que lhe davam suporte (por exemplo, uma lpide que falava ela prpria daquele que se achava enterrado sob ela), que os leitores gregos (escravos) no entendiam o que liam e que os helnicos consideravam indigno ler o texto de outrem. Que a leitura era contnua cabendo ao leitor fazer a diviso entre as palavras e que a leitura silenciosa s foi possvel na alta Idade Mdia. O nascimento de gmeas siamesas: a cincia e a filosofia enquanto sucessoras do pensamento religioso No cenrio que acabamos de traar vemos uma srie de tecnologias inovadoras sendo introduzidas pelo homem ao longo de milhares de anos. Fica a pergunta: mas fizemos isso tudo sem cincia? A resposta a esta pergunta no fcil e vai depender da abrangncia que queremos dar a categoria cincia. No incio, o homem comeou a contruir um pensamento mgico: eram ritos e tabus com os quais pretendiam dominar a natureza. Fica difcil determinar ao certo, mas uma boa aposta que medida que criava meios de transformar o mundo que o cercava, em outra palavras, tcnicas, passou a acreditar que seus atos eram os responsveis por esta transformao. A sucesso entre atos eficientes (aqueles capazes de produzir, atravs da tecnologia, modificaes efetivas no meio ao seu redor) e atos formais (atos que no detinham o poder de modificar o ambiente, mas que podiam ser reforados por sucessos coincidentes) pode ter sido um caminho natural. A transmisso do conhecimento acumulado para as geraes posteriores deve ter sido a fonte dos mitos. A geometria teve o poder de transformar a histria do pensamento do homem. Pela primeira vez, tem-se um pensamento abstrato que opera sobre a realidade, ou seja, um pensamento que instrumento de operao sobre a realidade. O impacto que isto deve ter provocado sobre os homens daquele perodo deve ter sido extraordinrio.
Categorias refletem as propriedades essenciais, universais e comuns a um conjunto de objetos.

A sucesso entre atos eficientes e atos formais.

Filosofia e cincia nascem associadas ao pensamento mgico-cientfico e derivadas deste.

Chamarei, neste texto, protocincia aquelas anteriores a emergncia da categoria cincia na modernidade.

O aparecimento dos rudimentos de uma fsica vem se associar ao aparecimento do pensamento abstrato da matemtica. O que movia os homens, daquele tempo, foi a pergunta sobre o movimento, sobre as origens (dele mesmo, das coisas ao seu redor; dos acontecimentos). Os primeiros homens considerados filsofos foram moradores de uma cidade grega, Mileto. Ente eles se destacou Tales que afirmava que o princpio de todas as coisa era a gua. Anaximandro, seu sucessor na direo da Escola de Mileto, dizia que o princpio de todas as coisas era o infinito (no sentido de ilimitado, no no matemtico) no que parece uma antecipao da idia do Deus cristo. As coisas vo se formando por uma segregao neste infinito (o quente sobre o frio; o mido sobre o seco). Anaxmenes, discpulo de Anaxmandro, diz que o princpio de todas as coisas era o ar associado ao movimento (condensao e rarefao). Estes filsofos ficaram conhecidos como os fisicalistas. Os prximos filsofos foram os pitagricos. Estes pensadores, alm de contribuies notveis dada as proto-cincias primitivas, criaram um pensamento religioso em torno da matemtica que envolvia a crena de que a realidade emanava dos nmeros e que, estes, eram a causa dos acontecimentos. Faziam o divrico entre os entes, de natureza matemtica, e os entes corporais, as coisas. Deram origem a uma srie de tabs e rituais baseados na matemtica (principalmente geometria) e a astronomia primitiva (principal derivada da geometria). Pode nos parecer estranhos estes costumes de nossos antepassados, mas ainda hoje muitos homens acreditam que atravs da numerologia e da astrologia podemos prever o futuro e tomar decisses com mais chance de sucesso. A Escola Pitagrica para alguns historiadores a primeira organizao que merece estes nome. Esta primeira apario aparece com uma forte nuance religiosa. Talvez porque o pensamento mgico-religiosos a primeira forma de pensamento abstrato. A partir deste ponto, parece que filosofia e cincia ganham autonomia e podem seguir juntas, apartadas do pensamento mgico-religioso. Com os pitagricos a matemtica, herdada do Egito e da sia Menor, adquire o carter de cincia autnoma e rigorosa. Evidente que, como quase tudo na histria, este no total e encontramos sempre resqucios do pensamento religioso na cincia e na filosofia.

Os filsofos anteriores a Socrates, como os de Mileto, so conhecidos como prsocrticos.

Os filsofos fisicalistas, os percussores da fsica, buscam no mundo uma causa para o prprio mundo, para seu movimento.

A palavra Escola signiFIca cio, bom manter isso em mente.

A migrao desde a causa difusa causa abstrata, passando pela causa material.

No est suficientemente claro o que leva do pensamento mgico-animista-religiosos aos pitagricos, mas uma boa aposta poderia ser: o pensamento animista como percursor de um pensamento de causas difusas (diversas causas para diversos efeitos) o pensamento dos miletianos como pensamento causal material e eficiente a procura de uma causa abstrata nica pelos pitagricos (o nmero, a matemtica).

H uma tenso entre o pensamento dos fisicalistas de Mileto, ligado a um materialismo terreno, e ao abstracionismo semireligiosos pitagrico. Nesta tenso, podemos ver, se assim quisermos, o germe da futura dissociao entre cincia e filosofia. A separao entre a cincia e a filosofia: a questo parmenediana e Herclito Os diferentes caminhos que sero pecorridos pela cincia e filosofia parecem encontrar no pensamento de dois dos prsocrticos posteriores, Parmnides e Herclito, fontes onde beber. Podemos dizer que os dois tiveram um antecessor: Xenfanes. Este escrevia em versos como Herclito e Parmnides e parece ter sido o primeiro a falar de um Deus nico (uno, imvel e todo). Combatia de forma decisiva a religio rfica e seus mltiplos deuses. Parmnides o principal nome da chamada Escola Eletica da Magna Grcia. Marca o surgimento da metafsica. Talvez sua principal contribuio tenha sido a separao entre as essncias e suas apresentaes materiais (existe a essncia perfeita do cavalo e as apresentaes desta no mundo, os cavalos que percebemos que pode ser coxos, cegos, etc.). Com Parmnides a folosofia deixa de ser fsica para ser ontologia (que cuida da origem dos seres). Parmnides nega o movimento o que passa a ser o principal problema para todos os pr-socrticos posteriores (se o ser perfeito nenhum movimento do mundo pode aperfeio-lo). Um dos discpulos de Parmnides Zeno, o inventor do mtodo dialtico. Sua produo mais popular (principalmente pela utilizao de Lewis Caroll em Alice) a demonstrao da negativa do movimento: para ir de um ponto A a um ponto B preciso passar por um ponto intermedirio C, e para ir de A a C preciso passar por D e assim sucessivamente.
A filosofia de Parmnides fora a separao da cincia e filosofia. Para Aristteles, Xenfanes foi o primeiro que unizou, isto , que foi partidrio do uno. A religio rfica era uma religio popular grega.

A Metafsica (alm da fsica) adquire este nome em virtude da organizao da obra de Aristteles, quando o assunto tratado depois do Llivro da Fsica. A dialtica consiste em tomar uma tese aceita ou admitida e demosntrar que suas consequncias se contradizem entre si ou contradizem a prpria tese.

Herclito apesar de tambm metafsico (acredita que o nous, o sbio, comum a todos), afirma taxativamente o movimento (tudo flui). Sua frase mais famosa (popular) a que dia que nunca entramos no mesmo rio (nunca podemos nos banhar no mesmo rio, porque o rio permanece, mas a gua , permanentemente outra). Para Herclito, a guerra (o fogo) a me de todas as coisas. A importncia de Herclito, o obscuro, ser recuperada no sculo XIX pelo pensamento que depois suportar a contestao da tencnocracia. Aps Herclito e Parmnides, filosofia e cincia acham-se dissociados, a transformao do ente uma hiptese impossvel (seja pela permanncia do ente parmenediano, seja pela reunio no uno haraclitiano). Neste momento da histria, para a filosofia, a cincia , portanto, impossvel. Este estado de coisas permanecer at a entrada em cena de um filsofo ps-

socrtico: Aristteles. Apesar deste estado de coisas, a medicina, o direito, a arquitetura e as diversas artes tem um desenvolvimento vigoroso, principalmente em Atenas. A reconciliao entre a cincia e a filosofia: a sntese aristotlica Scrates funciona como um divisor de guas na histria da filosofia. Contemporneo dos sofistas, toma para si as questes afeitas a sua contemporaneidade.Seu mtodo a maiutica. No temos acesso direto sua obra, mas atravs de seus discpulos, principalmente Plato, que funciona, alm de sua prpria valiosa contribuio para filososfia, como historiador e sistematizador do pensamento filosfico anterior a ele, Scrates includo.
Contribuies CTI: 1. Definio universal; 2. Raciocnio indutivo. Maiutica a arete de fazer dar luz na verdade.

Scrates se preocupa principalmente com o homem. Sua mensagem: Conhece-te a si mesmo; traga a tona sua interioridade. Isto introduz um sentido novo na filosofia, o homem grego convocado reflexo, crtica, maturidade. Aristteles nos diz sobre a contribuio do saber socrtico que ele nos fornece duas coisas: os raciocnios indutivos e a definio universal. Afirma, ainda, que estas referem-se ao princpio da cincia. Veremos adiante o papel importante destes dois mtodos para a mesma. Da definio socrtica emerge o problema de essncia e com este toda a metafsica de Plato e de Aristteles. Plato faz de Scrates seu personagem principal. Atravs de seus dilogos nos passa sua filosofia. O problema de Plato como o de todos que ao antecederam era o problema parmenediano do ser e do no-ser, em outra palavras, tornar comptivel o ente uno, imvel, universal com as coisas mltiplas, variveis, perecveis. Plato d uma passo genial, prope o conceito de idia (edos) que, em sua filosofia, quer dizer figura, aspecto e tambm traduzida por forma (morph). Esta, o ser verdadeiro, distinto da coisa. Quando vejo um homem, vejo-o propriamente - isto , vejo-o como homem porque j tenho de antemo a idia de homem. O ser verdadeiro, que a filosofia buscava desde Parmnides, no est na coisa, mas fora dela: nas idias. Neste sentido, a filosofia platnica parece ir na contramo da cincia moderna, empirista por excelncia. As idias so unas, imutveis, eternas. Aristteles, discpulo de Plato, o filsofo que reconciliar, unindo em um mesmo sistema, a cincia e a filosofia. Enfrentar a questo da transformao pleteiando a potncia da substncia em transformar-se (desta maneira, o ovo em potencial um galinha e um embrio um homem). Propor as categorias (predicados da coisa) no incio dez que, depois, vrios filsofos ampliaro consideravelmente. O ser para Aristteles se divide segundo potncia e ato. Um ser pode ser atualmente ou apenas uma possibilidade. Instituir as quatro causas: final, formal, eficiente e material. Criar sua prpria

Definio universal e induo so dois importantes elementos da cincia moderna. Raciocnio indutivo: chega a partir das observaes dos fatos a uma concluso, provavelmente, mas no necessariamente verdadeira. Produz, a partir de situaes particulares, uma lei geral. Dilogo o gnero literrioque Plato escolheu para transmitira sua obra em funo de sua estreita relao com a doutrin dialtica.

Contribuies CTI: 1. Definio universal; 2. Raciocnio indutivo; 3. Idia.

Categoria, em Aristtels, so os diversos modos como o ser pode predicar-se (substncia; quantidade; qualidade...).

Contribuies CTI: 1. Definio universal; 2. Raciocnio indutivo; 3. Idia; 4. Transformao potencial; 5. Categorias; 6. Lgica.

lgica conhecida como lgica aristotlica ou formal, ainda hoje, a base de quase toda a extenso da cincia. Para ele, a lgica anterior a qualquer cincia, rganon, instrumento, e serve para todas as outras cincias. Aristteles divide as cincias em tericas, prticas e poticas. A teoria (theora) ou contemplao um modo de prxis, a prxis suprema. A prxis, para Aristteles uma ao, uma atividade cujo fim ela mesma. A poisis, de onde vem poesia, quer dizer em grego produo, fabricao, ma atividade que tem um fim distinto dela mesma.

III BASES PARA UMA CINCIA MODERNA


Idade Mdia: a cincia nos subterrneos A asceno do cristianismo, o domnio da igreja e o desmatelamento do Imprio Romano trazem consequncias para as proto-cincias existentes, se nos centrarmos nos acontecimentos do chamado Mundo Ocidental. Enquanto para a filosofia, ao contrrio do que acredita o senso comum, muitos historiadores j destacaram a importncia dos desenvolvimentos medievais, para a cincia, s muito recentemente comea-se a recuperar os desenvolvimento perifricos da pesquisa. Boa parte de cincia como a conhecemos e que costuma ser datada a partir do sc ulo XII na Europa, teve seus desenvolvimento no Oriente em um perodo anterior. Exemplos disso so: a apropriao da cincia rabe pelos mdicos carolngios da Europa; a l (veio do Oriente Mdio para a Europa; o tear horizontal de pedal era conhecido na China desde o perodo Shang); a seda (da China, para o mundo islmico e deste para Bursia na Turquia) e o algodo (ndia); a plvora (feita na China desde os sculos VII e VIII; a arma de fogo propriamente dita, apistola e o canho apreceram por volta de 1280). A concluso que havia toda uma tecnologia subterrnea sendo importada e aprimorada pelos europeus. O conjunto destas tecnologias, mas no s este, preparava o caminho para a desestbilizao da ordem sustentada pela Igreja.
Neste ponto, o leitor deve estar avisado que esta idia ccaudatria da posio epistemolgica do autor e no uma verdade universalmente aceita.

Reinterpretao da histria
Uma das constataes que se coloca a frente a todo o historiador que a linguagem, enquanto a possamos considerar instrumento de construo de mundo, por seu carter de forma em contnua transformao, muda seus principais produtos: as pessoas e as interpretaes de mundo.

A implicao para a cincia e tecnologia e, tambm, para CTS e a Histria, Filosofia e Epistemologia da Cincia, Tecnologia e Inovao, que a proposio de novos conceitos, tcnicas e processos alteram as interpretaes existentes, mas no apenas elas no momento presente, mas a leitura de todo o percurso histrico e quadro epistemolgico que lhe deram origem. A construo das categorias e o poder de retorno das mesmas sobre o tempo A cincia, a tecnologia e a inovao, tais com as conhecemos so construes contemporneas, ao sabor das influncias do jogo de foras e poderes vingentes no momento de suas construes. possvel, tambm, tentar entender como estas retornam sobre a prpria histria reconstruindo-a. Nossa tendncia ler o passado em funo do presente. Vamos dar um exemplo: para entendermos como o homem grego do tempo de Aristteles entendia a cincia precisaramos entender toda a sua ambincia, os seus valores, as relaes de poder existentes na comunidade em que vivia e mesmo reduzir nossa linguagem uma vez que, hoje, utilizamos palavras que o homem grego no possuia. Isto impossvel por trs razes: 1. A historiografia no possui todos os dados necessrios para esta reconstituio; 2. A construo histrica feita com instrumentos contemporneos, o que provoca uma distoro instrumental; 3. A constituio socio-psicolgica do homem a dois mil e poucos anos no a mesma que possui o homem contemporneo.
Estou chamando leitorinterpretador um sujeito capaz de utilizar uma categoria e com ela fazer construes sobre a realidade. Em um debate que ficou clebre, entre Levi-Strauss e Lacan, diante da afirmao do primeiro de que um homem primitivo poderia chegar com os mesmos instrumentos tericos de que dispunha s suas conclusses, o segundo retrucou: Mas antes, ele vai ter que passar no museu da histria e deixar l depositada suas vestes.

A construo de uma categoria, ao introduzir um novo instrumento analtico, reaarranja o conjunto simblico e torna o usurio (possuidor) desta categoria um leitor-interpretador de mundo distinto daqueles que no a tem. Vejamos o exemplo abaixo: A Europa foi uma grande importadora de cincia e tecnologia e, pelo menos na primeira etapa, seu emergente comrcio girou ao redor da importao de produtos manafaturados que hoje chamaramso de produtos de valor agregado. Com o tempo, passou a produzir e mesmo transformar os produtos consumidos. Estamos em um perodo em que a propriedade intelectual e as patentes no existiam. Podemos, ento, imaginar que a autoria recaa sobre o produtor e que quando estes produtos comearam a ser produzidos na Europa queles que os produziam foram colocados na posio de criadores. Depois que as categorias autor e inventor foram introduzidas, estes, passaram, numa leitura da histria equivocada, a serem considerados como seus inventores. Desta forma, algo que, na concepo atual, poderia ser considerado um roubo, numa perspectiva anterior foi uma prtica legtima.

Propriedades intelectual e patentes so direitos de uso de processo, produes intelectuais e produtos que podem ser cedidos a terceiros.

A noo de autoria particularmente interessante para avaliar as transformaes promovidas pela introduo de categorias. Sabe-se, por exemplo, que boa parte das obras de pintores consagrados foram realizados por discpulos e assinadas pelo mestre, numa prtica legtima naqueles tempos.

Fundamentos da Cincia Moderna


O lanamento das bases metodolgicas da cincia moderna Durante um longo tempo, a posio predominante era a de que a cincia moderna teve seu nascimento a partir do pensamento de Decartes e das revolues promovidas por Galileu na astronomia e por Newton na fsica. Pouco a pouco, a importncia de Coprnico foi sendo recuperada tanto devido s suas contribuies na matemtica como pelo seu sistema astronmico. Ao mesmo tempo, se resgatava a importncia da contribuio dos padres da Igreja anteriores a ele. De modo que hoje, alguns pensadores da histria e da filosofia da cincia datam nos sculo XI e XII de nossa era o incio do movimento cientfico moderno, principalmente em Oxford. Para sermos justos com a histria cientfica da Europa, entretanto, devemos reportar que houve alguma pesquisa cientfica antes dos sculos XI e XII no continente. Geralmente associadas a necessidades prticas: a necessidade de cuidar dos enfermos levou a pesquisa de medicamentos; a necessidade de saber a hora das liturgias catlicas e a data da pscoa ao estudo da astronomia. Para podermos entender a histria da cincia moderna necessrio ter em mente que ela ocorre em duas frentes: a prtica social da cincia, suportada na medicina popular e em crenas alquimistas das quais, no futuro, derivar a quimica e a prtica eclesial e nobre de que derivaro a fsica e a geologia. Nas duas frentes a inquisio da Igreja ceifou vidas, mas elas, sem dvida, foram muito mais numerosas na prtica popular da cincia, apesar das vtimas eclesiais e/ou nobres serem, de longe, mais famosas. A prtica alqumica era fortemente condenada, pois tentar alterar a natureza e essncia das coisas desafiava o prprio Deus enquanto criador. Apesar disso, era praticada por diversos homes letrados e mesmo clrigos. Facilmente, o conhecimento desta prtica se popularizava e mesclada com as religies populares tomavam as feies de atos de magia e de preparo de poes para a cura. Enquanto isso, era justamente nos mosteiros que os primeiros passos efetivos da cincia moderna eram dados. A fora destes acontecimentos pode ser avaliada se considerarmos que as produes do perodo entre os sculos XI e XII ficaram conhecidas como Renascimento do sculo XII. Na sequncia da fundao das primeiras universidades (Bolonha 1088; Paris 1150; Oxford 1167) que se transformaram em centros de pesquisa e produo de conhecimento, grandes

Contribuies CTI: 1. Definio universal; 2. Raciocnio indutivo; 3. Idia; 4. Transformao potencial; 5. Categorias; 6. Lgica; 7. Dupla via indutiva/dedutiva; 8. Verificao experimental; 9. Matematizao; 10. Verificao independente; 11. Reprodutividade; 12. Reducionismo; 13. Minimalismo.

pensadores puderam lanar as bases da moderna cincia. Entre eles encontramos: Robert Grosseteste, Roger Bacon, Alberto Magno e Duns Scot. O legado desta escola medieval especialmente metodolgico: generalizao de observaes particulares em leis universais e seu inverso, ou seja, a deduao de leis universais para situaes particulares; verificao experimental; matematizao; importncia quantitativa da experimentao; ciclo repetido de: observao, hiptese, experimentao e verificao independente; reprodutividade do experimento cientfico. Estes princpios vem contruir as bases metodolgicas da cincia moderna. Constroem a plataforma do reducionismo. A este princpios metodolgicos, no decorrer do sculo XIV, junta-se o minimalismo expresso em uma verso forte pela enunciao de William de Occam queficou conhecida como Navalha de Occam: se h vrias explicaes igualmente vlidas para um fato, ento devemos escolher a mais simples. O fundamentos metodolgicos da cincia moderna, quando de seu nascimento, podem, portanto ser sintetizados em duas palavras: reducionismo e minimalismo. Alguns dos pensadores citados acima tiveram srios problemas com a Inquisio, sendo a foqueira o destino de uns poucos. No h comparao, entretanto, com o nmero de curandeiras e pessoas do povo mortos por simplesmente repetirem procedimentos aprendidos com seus antepassados. A primeira fase da emergncia da prtica cientfica na Idade Mdia Ocidental acontece, portanto, no alvorecer do segundo milnio. Foram os clrigos, como j afirmamos, os precussores. Esta foi uma batalha teolgica de longa durao. A Biblia era considerado (antigo testamento + novo testamento) um livro revelado e qualquer coisa que a contrariasse deveria ser colocada de lado sob pena de heresia. Este era o grande obstculo a contornar uma vez que a base proposta para a cincia pelo movimento do sculo XII era a observao e a experimentao. A principal tese levantada foi a de que a natureza era uma escrita direta de Deus, enquanto a Bblia, ainda que revelada por ests, fora escrita por homens e poderia sofrer reparos por esta intermediao.
Por minimalismo devemos entender que uma cincia deve ser definida por um conjunto mnimo de leis que contenha apenas o necessrio para seu bom funcionamento.

Por reducionismo devemos entender que os eventos do objeto de uma cincia devem ser compreendidos a partir de leis fundamentai a que podem ser reduzidos.

O lanamento das bases econmicas, polticas e blicas da cincia moderna Devemos destacar, como j o fizemos antes, ao considerar as atividades de pesquisa medievais do primeiro milnio, que reinos e mesmo a Igreja tinha tarefas prticas a realizar e que para faz-lo tinham que recorrer a meios cujos fundamentos desafiavam as escrituras. Havia a guerra e o comrcio. O pragmatismo do poder , de maneira efetiva, o que abrir a porta por onde a cincia moderna ser introduzida. medida que os coglomerados urbanos europeus se expandiam, aumentando suas populaes, as necessidades das nascentes cidades aumentavam e a vida social das mesmas demandava uma srie de produtos, fazendo prosperar trs atividades principais: o comrcio (para trazer as mercadorias desde os centros produtores mulumanos e asiticos), o transporte (que determinava as rotas e o custo adicional das mercadorias) e o sistema bancrio (que permitia que moedas distintas pudessem ser trocadas para a concretizao dos negcios). As duas ltimas se apresentaram como suportes a atividade comercial. A emergncia desta renovada atividade econmica (relembremos que o homem medieval estava acostumado a trocar excedentes de produo em feiras) criou uma oportunidade de concentrao de poder nas mos dos reis, no que ficou conhecido como absolutismo. Em suma, permitiu, a estes, concentrar o poder antes divididos com seus nobres e escapar da tutela da igreja. A construo de um eixo de interesses entre os reis e a emergente classe comercial (burguesia) foi determinante para o floresecer da pesquisa cientfica. Sem estados fortes no havia como investir em exrcitos fortes e aparelhados, em rotas comerciais (terrestre ou martimas) e na constituio de moedas amplamente aceitas. Para prover isto e aos moradores da cidade era necessrio investir na compra e produo de armas e de barcos. Era necessrio tambm dominar as tcnicas de navegao e de orientao em terra. Por outro lado, no se muda radicalmente toda um ordem socio-econmica sem conflitos. A guerra estourou em muitos lugares, sobre diferentes formas e com diferentes autores: nobres contra reis, igreja contra reinados, reinados contra reinados. Quanto maiores se tornavam os conflitos, mas produtos tecnolgicos eram demandados: armas de fogo, artilharia, meios de transportes. Alm disso, o aumento do poder dos reis, implicar a criao a seu redor de uma estrutura administrativa e de foras de segurana que retroalimentavam a urbanizao da Europa.

Pragmatismo uma doutrina filosfica, nascida nos EUA, mais tardia do que o perodo que estamos estudando, que prega a escolha das respostas mais diretas para a resoluo de determinados problemas.

Absolutismo um regime de governo que concentra no chefe de estado (no perodo os reis) todos os poderes. No estado moderno os poderes so o executivo, o legislativo e o judicirio.

O desafio igreja pelos reis, por outro lado, tornar menos perigosas as pesquisas cientficas que desafiavam a Bblia. As necessidades da navegao no permitiam mais continuar respeitando os dizeres do Livro.
As chamadas Grandes Navegaes criam uma demanda pela cincia dos materiais, pela astronomia, pelas tcnicas de navegao, pela engenharia naval.

Quando as rotas martimas comearam a se mostrar mais lucrativas que as terrestres, o empreendimento naval passou a se tornar um negcio de Estado. Construir barcos, organizar flotilhas, dominar tcnicas de navegao, passou a ser um problema de estado e deu origem a projetos de desenvolvimentos cientficos-tecnolgicos, difusos verdade, mas que, talvez s encontre paralelo nos esforos blicos do sculo XX que deram origem a Big Science. Os novos exrcitos e as novas armadas implcavam necessidades que eram de incio supridas pelos fornecedores estrangeiros criando uma espcie de crculo virtuoso que alimentava a prpria necessidade de comrcio. Seja pelo crescimento acelerado da Europa, seja pela importncia estratgica adquirida iniciou-se uma poltica de substituio de importaes com o incio da produo local de uma srie de itens. Alm disso, uma srie de inovaes produzidas no prprio continente europeu reforou este parque de produo local. O lanamento das bases filosficas da cincia moderna

Big Science so projetos de Estados voltado para investimento concentrados em uma determinada cincia, geralmente associados ao esforo blico, e lideradas por instituies de pesquisa federais.

Aconselho para um aprofundamento na influncia das tradues de Aristteles a leitura de Koir.

medida que a ordem interpretativa da Igreja se desetabilizava, a teologia baseada em Plato estremecia. Neste ponto a recuperao da obra aristotlica a partir de dois caminhos (Avicena e Averris) vai determinar os prximos atos desta histria. Em particular, jogar um papel de maior importncia a questo da origem das tradues dos textos aristotlicos. Os conceitos bsicos aristotlicos recebem diferentes interpretaes e parte das divergncias entre as diversas escolas cientficas da Europa moderna tem suas razes nestas diferentes tradues. Para alm de Aritteles, Coprnico e Decartes sero os nomes da construo do pensamento filosfico moderno. Coprnico, para resolver as questes concernentes ao heliocentrismo, inova de forma vigorosa na matemtica. Nele, a sistematizao atravs da utilizao dos literais e variveis ganha uma dimenso ainda no vista anteriormente. Decartes d uma condio lgica a navalha de occam. Nele, a certeza reduzida a uma lei mnima, seu cogito: ergo sum, ergo cogito (Penso, logo existo). As cincia modernas tomaro, depois dele, seu mtodo como paradigma: a fsica ter suas

Contribuies CTI: 1. Definio universal; 2. Raciocnio indutivo; 3. Idia; 4. Transformao potencial; 5. Categorias; 6. Lgica; 7. Dupla via indutiva/dedutiva; 8. Verificao experimental; 9. Matematizao; 10. Verificao independente; 11. Reprodutividade; 12. Reducionismo; 13. Minimalismo; 14. Equacionismo; 15. Solidariedade entre verdade e mundo.

leis de movimento; a qumica, seus tomos; a biologia, seus gens. Se pensarmos que todas estas proposies fundadoras foram revistas, em maior ou menor escala, nas ltimas dcadas, verificaremos que mais que a comprovao experimental (importante, no h dvida) o paradigma cartesiano se baseia em um uma certeza, baseada em um conjunto mnimos de leis, um campo operativo demarcado a partir destes, e um alcance projetivoque permita seu desenvolvimento.

IV - CONSTRUO DA CINCIA MODERNA


Os pilares cientficos da modernidade As condies objetivas para a emergncia da cincia moderna estavam dadas, mas faltava o principal: as prprias cincias. Elas entraram em cena, pouco a pouco: a astronomia, a mecnica, a geologia, a qumica e a biologia. Astronomia Uma afirmao da qual nenhum historiador da cincia discordaria de que foi a astronomia a primeira cincia a se desenvolver na modernidade. Desde a utilizao dos padres da igreja dos instrumentos ticos trazidos dos pases rabes at o estabelecimento da nova ordem celeste por Newton, um longo caminho foi, entretanto, pecorrido. O heliocentrismo emergiu como posio dominante, apesar de hoje sabermos que o Sol no o centro do universo apenas de nosso Sistema Solar. Em sua verso moderna, a cincia dos astros, - recuperando parte dos conhecimentos esquecidos (adormecidos) da antiguidade, ao determinar com base na metodologia cientfica estabelecida uma nova gama de conhecimentos (a esfericidade da terra; os movimentos de rotao e translao; a descoberta de novos planetas; a construo das noes de sistemas estelares como o solar , de constelaes e de galxias) - mudou de forma definitiva a forma de ver o que nos cerca. No dizer de Alexander Koyr: passamos de um mundo cerrado para um universo infinito. Samos da chamada Idade Mdia onde habitvamos um mundo plano (conforme pleiteado pela Bblia), havia uma abbada celeste onde os astros estavam todos fixados mesma distncia da terra e o vcuo era negado (pois implicava espaos em que Deus no estaria), para uma modernidade em que o universo infinito e se expande desde um Big-bang (apesar de existirem atualmente novas proposies sobre este assunto), h estrelas e planetas a diferentes distncias de ns e a existncia do vcuo foi constatada (apesar de ser atualmente contestada). Normalmente, se conta esta histria centrando as atenes na mudana da interpretao de mundo provocada pela nova mecnica celeste. preciso, entretanto, chamar ateno que grande parte desta interpretao j existia previamente, no

Recolhi esta noo de esquecimentos de um membro de uma comunidade indgena que quando questionado sobre como tribos reconstitudas (ou seja, que depois de aculturarizados voltaram para seus antigos modos de vida) afirmou que para eles nada estava perdido, mas apenas esquecido em algum canto de suas almas.

Alexander Koyr um filsofo da cincia francs autor de um livro com este ttulo.

mundo clssico (o tamnho da Terra; o heliocentrismo; a no fixao dos astros na abboda). Se quisermosencontrar uma grande inovao de poca, devemos nos dirigia a Coprnico e Kepler. Foi preciso realizar o primeiro grande desenvolvimento matemtico desde os gregos para comear a dominar o movimento dos planetas. Foi preciso elaborar equaes como nunca antes se havia feito. Foi preciso dar ao movimento suas bases matemticas. Foipreciso lanar as bases da dinmica. Fsica Newton, o homem que, talvez, mais profundamente tenha mudado a face do mundo, de forma surpreendente, no teve muitas resistncias a superar. Em parte porque a escolha de seu territrio epistemolgico recaiu sobre as cincias da fsica. Com ele o homem dava um segundo grande passo, no rastro de Coprnico, a abstrao do movimento aps a geometria ter realizado a abstrao do espao cerca de dois milnios antes. O grande mrito de Newton foi ter trazido as leis celestes at o nosso cho. Para o homem da renascena as discusses sobre a mecnica celeste (mesmo a newtoniana) resumia-se a exerccios de abstrao. Suas leis do movimento obedeciam os principais requisitos da metodologia cientfica moderna (que, vocs relembram, vinham sendo lanadas desde o sculo XII, ou mais remotamente at os gregos clssicos): eram comprovadas experimentalmente; estavam de acordo com a observao; podiam ser reproduzidas (verificadas). Para os seu contemporneos, deve ter parecido um grande show de mgica. Podemos pensar na reproduo das experincias de Newton nos sales da burguesia europia. A grande fora da teoria newtoniana era sua no refutao: o livro da vida j no podia ser desmentido pelo Livro de Deus. Geologia Se a astronomia fazia a sustentao do debate entre a cincia e a religio, a geologia foi a cincia que fez tremer o cho sobre os ps dos telogos. Tudo comeou com questes simples, mas nem por isso de fcil explicao. Comeou-se a perguntar porque espcimes martimos que s deviam ser encontrados nas costas, eram encontrados no pico de altas montanhas; porque as formaes do solo africano eram as mesmas que as sulamericanas, o mesmo ocorrendo com as europias e norte-americanas; porque os fossis e as espcies encontradas nos litorais dos dois lados do Atlntico eram muito parecidos; porque as escavaes do gelo polar mostravam diferentes concentraes de carbono. Muitas anomalias confrontando o paradigma biblco.

Conta-se que encontrado amuado depois da cerimonia em que, finalmente reconhecido, recebeu o ttulo de Doutor da Universidade, em cerimnia em que levou seu telecpio para uma demonstrao prtica, Galileu retrucou decepcionado: Vocs no conseguem ver os cus que eu vejo Paradigma , para Thomas Kuhn, epistemlogo da cincia, a aplicao do modelo da cincia moderna cartesiano por uma determinada comunidade cientfica: um conjunto de leis mnimas, verifcavis, reproduzveis e capaz de recepcionar desenvolvimentos. Anomalias so eventos que no conseguem ser explicados pelo paradigma vigente.

Qumica J tivemos a oportunidade de resaltar a importncia para o homem do domnio do fogo. Pois bem, ao longo dos sculos o fascnio que este exercia no diminuiu. A histria da qumica peculiar: herdeira da alquimia, teria, talvez, ficado sem vir a luz, no fosse o debate sobre a causa do fogo. Seguindo a concepo essencialista, se algo se inflamava era porque uma essncia carbonria se desprendia. Deram-lhe o nome de flogstico. O problema era que depois da combusto uma determinada substncia no diminuia de peso (resultado esperado da liberao da essncia flogstica), mas ao contrrio, aumentava. verdadeiramente impressionante que a humanidade tenha aprendido a capturar o fogo e mant-lo; tenha aprendido a produz-lo; a us-lo para cozinhar alimentos, forjar metais e provocar exploses e s depois de muito tempo tenha deduzido sua natureza. Este evento vem reforar nosso debate sobre a precedncia entre cincia e tecnologia. A histria da descoberta do oxignio, a partir das experincias de Scheele, Priestley e Lavoisier, fascinante e a autoria da mesma muito discutida, mas as consequncias so consenso: a partir dela esto lanadas as bases da qumica moderna. A humanidade que tinha acabado de lanar a cincia capaz de dominar a causa eficiente de Aristteles, agora lanava a cincia para sua causa material. Biologia Nenhuma das cincias bsicas modernas, teve uma gestao mais demorada que a Biologia. Foi necessrio que Darwin demorasse algumas dcadas antes de publicar seu Origem das espcies, que um segundo influxo de pensamento cientfico viesse a luz, depois, tambm de esperar algumas dcadas, o do monge Gregor Mendel, que depois estes dois pensamentos fossem conjugados no movimento que passou a ser conhecido como sntese da Biologia Moderna. Este fato, ganha compreenso se consideramos que foi a primeira tentativa de abordar a causa formal, fora do mbito da filosofia. A Bblia destina a Deus a funo criadora. Desta forma, todas as espcies so dadas como obra do Criador. A filosofia grega designa idia de um motor primeiro (deuses, formas, pardigmas) a origem de todas as outras idias e dedutivamente de todas as coisas. Desta forma, nada mais estranho que a evoluo das espcies, ainda que o ato potencial aristotlico tivesse
Scheele, em 1773, conseguiu isolar o oxignio, experincia que sem publicar, comunicou, em carta, a Lavoisier. Priestley, em 1774, sem conhecer a experincia de Sheele, fez o mesmo experimento com resultados idnticos. Ambos interpretaram seus resultados a partir do paradigma flogstico. Lavoisier, em 1789, publica o livro Tratado elementar de qumica em que d uma interpretao indita para as experincias lanando o paradigma da quumica moderna.

dado conta da transformao dos indivduos de uma espcie (a questo que vimos acima de como o embrio se transforma em um individuo adulto). O Livro da Vida, entretanto, mais uma vez demonstraria sua fora. Assim como na geologia uma srie de evidncias apontavam para o desaparecimento e o surgimento das espcies assim como sua diversidade (o que um jovem pesquisador constataria em uma viagem de muitos anos pelo hesmifrio sul). Charles Darwin publicou Origem das espcies no final de novembro de 1859, vinte e dois anos depois do fim de sua viagem com o Beagle, ao que parece, pressionado diante da publicao iminente de um outro pensador, Herbert Spencer. Darwin parece ter se inspirado para elaborar sua hiptese na teoria de Malthus sobre populaes (ele dizia que o aumento do suprimento alimentar no acompanha o crecimento da populao, por motivos matemticos). Parece que isto levou o jovem Darwin a pensar na competio para a sobrevivncia e da a uma seleo dos mais aptos (apesar de que esta expresso foi criada por Spencer). Tudo indica, que junto como o tempo necessrio a maturao de seu prprio pensamento e a catalogao das espcies recolhidas em sua longa viagem, jogou papel fundamental na relutncia de Darwin com relao a sua publicao, a conscincia de como suas idias desafiavam o paradigma teolgico vigente (Ele costumava se referir a si prprio como o Capelo do Diabo). Mendel descobriu a combinao gentica (apesar do termo gene no ser de sua autoria) a partir de experincias com ervilhas (com o cruzamento de espcies distintas das mesmas) usando uma base matemtica (probabilstica) rigorosa. Deu a conhecer suas descobertas em 1865 para um pblico de cerca de quarenta pessoas. Apesar de nunca ter sido esquecido, seu trabalho s foi recuperado com vigor a partir de 1900 por outros pesquisdores. No decorrer do Sculo XX a combinao das teorias darwiniana e medeliana, com trabalhos posteriores de outros pesquisadores, deu origem a chamada stese evolutiva moderna ou sntese moderna.

V A EMERGNCIA DA TECNOCINCIA
Emergncia da Poltica de Cincia, Tecnologia e Inovao
Condies no incio da Idade Moderna No percurso que se constitui entre o momento em que um empreendimento autnomo de pesquisadores (chamados cientistas) sua posio contempornea em que se institui como objeto de preocupaes de Estados e empresas que passam a elaborar polticas orientadas para suas aplicaes tecnolgicas voltadas a produo de inovaes, a cincia moderna percorre um longo caminho em que categorias so constantemente criadas e reinterpretam todo o ambiente sua volta. O trip em que esta evoluo se basear ser: a) utilizao blica; b) gerao de riqueza; c) apropriao dos valores gerados. Trs pilares que interferem uns com os outros e no estavam assentados no incio da Idade Moderna. A transio entre as Idades Mdia e Moderna, relembremos, intermediada pelo Renascimento. Livres da tutela da Igreja, seja pela emergncia do poder dos reis, seja pela ecloso da chamada Reforma Religiosa, os pensadores se lanaram com sede construo da Cincia Moderna. O sucesso deste empreendimento resultar, um tempo mais tarde, mais uma vez, no cerceamento, da liberdade de investigao, com a enorme preocupao social que o poder liberado pelos seus resultados gerou. Na contemporaneidade, o cerceamento da liberdade cientfica passa a ser substituda pela regulao e controle social das atividades cientficas elevando a importncia da difuso do conhecimento como instrumento de esclarecimento pblico e suporte s decisses polticas.. Foi importante, na construo dos atuais modelos de poltica cientfica, primeiro, ter em mente que a relao entre cincia e tecnologia no existiu desde sempre. A construo da cincia moderna est para a tecnococincia em uma posio que guarda certa analogia entre a filosofia e a prxis antiga. Entre as proposies de Newton e a Primeira Revoluo Industrial passaram-se cerca de dois sculos. Entre a emergncia da qumica e suas influncias na indstria alem cerca de de um sculo. Foi ficando claro, com o passar do tempo, que o desenvolimento de cincia bsica era essencial para o desenvolvimento de tecnologias e, estas, essenciais para a gerao de poder e riqueza. Depois, que mais importante que a cincia bsica sua aplicao na gerao de tecnologias. Mais adiante, que tecnologias que permitissem a confeco de produtos com aceitao de mercado, so mais importante ainda.
Tecnocincia um conceito recente que, respeitando as difernas entre cincia e tecnologia, procura reunir em uma unidade conceitual a operao conjunta, quando acontece, das mesmas. Numa perspectiva de CTS, este conceito tambm rene os fatores polticos e sociais implicados.

Na primeira etapa da Idade Moderna, no estava claro que o desenvolvimento da cincia fosse essencial para o poder blico das naes e que os empreendimentos industriais fossem essenciais para a produo de riqueza. Ainda mais tardia, a noo de que esta riqueza se gere a partir das inovaes. Garantir o suprimento das cidades e dos exrcitos era um tarefa de responsabilidade quase exclusiva do comrcio. Isto, inicialmente, implicava intempries de toda espcie: desde ataques de bandoleiros ao consentimento de reis e senhores feudais, passando por negociao de preos com produtores lognguos, o que implicava converso de moedas ou troca por outros bens. As rotas terrestres de suprimento tinham que ser protegidas e eventuais interrupes das mesmas poderiam gerar desde rebelies at derrota nas guerras. Este estado de coisas, gerou duas importantes consequncias: o estabelecimento de colnias e o incentivo ao comrcio maritimo. As primeiras, garantiam as fontes de suprimento, o segundo, as vias livres do mar para o transporte de mercadorias. A riqueza de algumas naes (principalmente, Protugal e Espanha, mas tambm Holanda, Frana e Inglaterra) foi construda sob estes dois pilares. Era mais barato conquistar territrios e roubar suas riquezas e produtos que produz los. A construo das vias martimas de comrcio foi o primeiro grande desafio da tecnocincia europia. Possuir istrumentos de navegao precisos (a bssola foi importada da China) e embarcaes modernas poderia fazer muita diferena na construo dos imprios coloniais. Muita riqueza foi produzida a partir destes artefatos e esta foi apropriada principalmente pela classe burguesa emergente, novos aliados dos reis na consolidao de seus poderes. Este sistema de gerao de riqueza a patir do comrcio, primeiro com a importao e depois com a exportao de produtos e matria prima, passou a ser conhecido como mercantilismo. Comeou a ficar claro que certas tecnologias (ainda que no tivessem este nome) poderiam fazer toda a diferena em determinados empreendimentos. Foi fcil perceber que: a) quanto mais colnias mais riqueza; b) controle sobre determinadas matrias primas implicava maiores lucros; c) quanto maior valor agregado s materias primas fosse produzido em seu prprio teritrio, mais segurana na continuidade da riqueza (uma vez que as colonias podiam mais facilmente ser conquistadas por outras naes atravs de invases); d) a posse de tecnologias significava poder blico.

A noo de roubo para caracterizar a apropriao de bens de outros povos por determinadas naes muito recente na histria. Um belicismo apropriador, em que povos derrotados se submetiam a escravido e a expropriao foi uma noo que preponderou na maior parte de histria, desde os mesopotmios at os ingleses do sculo XX, passando por gregos, romanos, hunos, espanhis, portugueses para citar alguns.

Neste perodo um debate no parlamento Britnico parece exemplificar bem esta noo: diante da proposta de um deputado para a suspenso do suprimento blico a uma nao prestes a entrar em guerra com a Inglaterra, outro deputado rebateu dizendo que pelo contrrio, deveriam continuar fornecendo para criar uma dependncia e a possibilidade de cortar os suprimentos no decorrre do conflito.

Em algum momento dos sculos XVIII e XIX, parece ter comeado a ficar claro que o controle de determinadas tecnologias era mais importante que a posse de determinados produtos ou materia prima. Esta concepo foi ficando evidente tanto para Estado como para empreendedores.

Derivao de Cincia em Tecnologia


O costume do consumo criou tambm a oportunidade de produo local. O colapso eventual de algumas linhas de suprimento poderia garantir riqueza a estes produtores locais, que na maior parte do tempo sofriam a concorrncia dos produtos mais baratos e de maior qualidade trazidos de fora. Uma conjuno de fatores foi responsvel para que a Primeira Revoluo Industrial tvesse seu incio na Inglaterra se estendendo depois para os pases do norte da Europa. A cincia deu contribuio fundamental Primeira Revoluo Industrial com a descoberta da utilidade do carvo como fornecedor de energia. As primeiras e mais importantes aplicaes tecnolgicas foram a mquina a vapor e a locomotiva. A locomotiva criou as condies para o transporte de pessoas e distribuio de mercadorias no interior das naoes. A mquina a vapor forneceu uma plataforma para uma gama de desenvolvimentos industriais, o primeiro dos quais parece ter sido a indstria textil. Antes dependente de mquinas operadas por pessoas e produzida de forma artesanal, os tecidos comearam a ser produzidos de maneira flexvel e em grandes quantidades. importante verificar que o motor propulsor no incio da revoluo industrial tem uma base fsico-qumica: de um lado as propriedades do carvo (sua capacidade, atravs da queima, de gerao de gs capaz de mover mquinas) e do outro o conhecimento da atuao de foras capazes de auxiliar no projeto e funcionamento de mquinas. Devemos considerar, tambm, a importncia da qumica no desenvolvimento de novos materiais. Vrios fatores foram determinantes para a Inglaterra ter sido o bero da industrializao. Ela tinha grande reservas de ferro e carvo o que gerou vantagens comparativas que favoreceram a emergncia da Revoluo Industrial em seu territrio. A existncia de uma monarquia constitucional que garantia a estabilidade das regras parce ter funcionado como um importante fator indutor de novos empreendimentos. Uma burguesia capitalizada, que tinha ganho dinheiro com o comrcio martimo, caudatria das tecnologias de navegao, parece ter preparado o estado de esprito que os novos
Vantagens comparativas so vantagens que provm da natureza ou das organizaes socio-econmicas de uma regio ou nao.

negcios exigiam. A doutrina do liberalismo ingls, que logo produziria A riqueza das naes de Adam Smith, foi outro fator determinante. So trs as caractersticas bsicas da Primeira Revoluo Industrial: a) a gerao artificial de energia (vapor); b) a mecanizao; c) a diviso de trabalho.

A Bolha de Inovaes
Bolha de inovaes deriva de um conceito que prpus em A equao das almas, livro no acadmico e de circulao restrita, que procurava dar conta da srie de transfomaes desencadeadas por uma primeira transformao original. Em suma, em um sistema de relacionamentos complexos entre as partes constituintes, a transformao de uma dessas partes tem o potencial de gerar transformaes tanto no todo, como em suas partes constituintes, quanto nas partes constituintes do todo.

Ao estudar a Primeira Revoluo Industrial, nos ocorre pela primeira vez uma interessante pergunta: qual o potencial de gerao tecnolgico que uma descoberta cientfica traz em sua emergncia? Um bom instrumento para lidar com esta questo pde ser a noo de Bolha de inovaes de minha prpria autoria. Bolha de inovaes uma noo derivada de Bolha transformativa. Procura dar conta das transformaes em cascata gerada aps um primeira importante transformao que passa a funcionar como motor geratriz. Uma bolha de inovaes pode se originar de um novo mtodo, processo, tecnologia ou teoria cientfica. Tomemos uma srie de desenvolvimentos tecnolgicos do sculo XVIII na emergente indstria textil: 1. 2. 3. 4. 5. 1733 inveno da lanadeira volante para teares; 1764 inveno do spinning Jenny capaz de tar oito fios simultaneamente; 1768 inveno da mquina de tear spiniing-frame; 1771 sistema fabril com acionamento das mquinas das tecelagens pela fora das guas (water-frame); 1779 introduzida a spinning mule uma combinao da water-frame com a spinning-frame que fabricava tanto tecido como duzentos operrios alm de ser capaz de fabricar fios mais finos e resistentes; 6. 1780 primeiro tear a vapor. Evidente que esta srie, que por certo incompleta, no retrata toda a complexidade envolvida nesta bolha de inovaes (como por exemplo: a contribuio da mecnica newtoniana; a introduo de novos materiais; a bolha de inovao dos sistemas motores e outros), mas fica claro que somos capazes de rastrear, no aperfeicoamento da indstria textil, uma srie de aperfeioamentos que parece ter seu auge no perodo de 1764 a 1780 e que vo provocar uma revoluo de forma de produzir tecidos. evidente que assim como a agricultura a indstria textil continua seu constante aperfeicoamento,

inclusive com o influxo de novas tecnologias revolucionrias como, por exemplo, a inveno do poliester, derivada da cincia qumica. O importante a ressaltar que, por volta do final do sculo XVIII, comeava a ficar claro, para os mais atentos observadores, que determinadas produes cientficas e introdues tecnolgicas geravam em cascata uma srie de oportunidade de negcios. Muitos empreendedores que perceberam isto neste perodo construram pequenos imprios. No decorrer do sculo XX esta percepo comeariam a gerar as primeiras polticas nacionais de cincia e tecnologia. Empreendedorismo tecnocientfico na Primeira Revoluo Industrial O empreendedor tecnocientfico geralmente era um misto de cientista e homem de negcios burgus, a balana podendo pender para um dos dois plos da equao. Em geral, era um self-made man (empreendedor individual de sucesso) impulsionado por uma idia brilhante ou pelo sucesso em empreendimentos anteriores (como a navegao comercial suportada em desenvolvimentos tecnolgicos). A histria da tecnocincia ser a narrativa do sucesso do homem de negcios sobre o inventor independente. O modelos de substituio de importaes foi a primeira mola impulsora da nascente industrializao inglesa. Alguns comercientes viram na produo local uma forma de garantia constante de suprimentos. Afeitos a compra de novas tecnologias de barcos e navegao, essencial para o comrcio martimo, eram sensveis a estes investimentos em suas manufaturas (que vem de fabricao manual). A mecnica de Newton e a qumica de Priestley forneciam uma base cientfica slida de suporte a inovao tecnolgica, as minas de carvo, energia barata. Em pouco tempo, o aumento de produo angariado ( s ver o exemplo da indstria textil acima) fez do que era uma atividade marginal o negcio principal. A Gr-Bretnha caminhava a passos largos para construir o primeiro imprio mundial da poca da industrializao. As relaes de trabalho na Primeira Revoluo Industrial As formas de produo existentes durante a Idade Mdia e o incio da Idade Moderna, passando pelo Renascimento, era o artesanato. O arteso era aquele que dominava um ofcio, muitas vezes passado como arte de pai para filho, e atendia as demandas especficas que lhe chegavam.
As primeira mquinas a vapor, construdas na Gr-Bretanha nos sculo XVIII, utilizavam o vapor das minas de ferro e e carvo para produizr tecidos. Graas a esta mecanizao o lucro dos dos burgueses, donos das fbricas, se incrementou muitas vezes.

A urbanizao crescente e migrao do campo para a cidade com a consequente aumento de demanda de produtos e oferta de mo de obra consolidou uma nova forma econmica que ficou em alguns lugares conhecida como Atelier de Ofcio. Nele, um mestre arteso recebia jovens filhos de classes humildes para aprenderem um ofcio em troca de seutrabalho na atelier. A nica paga que recebiam, por isso, era moradia e alimentao. O atelier era um lugar onde, muitas vezes se congregavam mais de um mestre, constituindo-se em uma espcie de associao entre eles. A crescente demanda fez com que houvesse a introduo da diviso de tarefas dentro dos atelis. Se originou um aumento real da produtividade. Esta nova forma de produo alterou o contrato original de trabalho no formal existente, pois os membros do atelier, agora denominados manufaturas, no detinham mais os conhecimentos e habilidades de todo o processo produtivo. Quando instituem suas prprias manufaturas, os burgueses adotam a forma de contrato de trabalho das manufaturas, o que gera um sistema de trabalho similar servido. Com a introduo da mecanizao, a situao piora com o ritmo de trabalho, dos agora operrios, sendo ditado pelas mquinas. No nascimento da revoluo industrial apenas rfos e presidirios aceitavam trabalhar nas fbricas frente as condies precrias de trabalho. Este estado de coisas prepara o terreno para novidades importantes.

VI - A CONSOLIDAO DA TECNOCINCIA
O desenvolvimentos das plantas industriais, quase sempre no sentido do ganho de escala, mudaram a paisagem das cidades, alm de provocar um xodo na direo das cidades. Algumas cidades europias triplicaram de tamanho em curto espao de tempo. Novas bolhas de inovao iam se constiuindo o tempo todo, a ponto de ser difcil identificar as influncias cruzadas entre elas. Cabe ao historiador, entretanto, sistematizar os fatos histricos em blocos que facilitem o entendimento e interpretao da histria. Assim como a Primeira Revoluo Industrial teve como caractersticas a mecanizao, a utilizao de ferro para moldar as novas mquinas e do carvo como fonte de energia tendo como consequncias a forte industrializao e uma nova forma de transportes, a locomotiva, a chamada Segunda Revoluo Industrial, desenvolvida a partir do terceiro quarto do sculo XIX, tem como pilares tecnolgicos: o emprego da energia eltrica e do petrleo como fontes para a produo e o

transporte; o motor a exploso; novos materiais provenientes da indstria qumica (principalmente alem); os corantes sintticos (utilizados amplamente na indstria textil); o telgrafo. Havia uma demanda crecente por novas tecnologia provocadas pelas histria da acumulao de riquezas ocorrida ao longo do perodo anterior. Vrios cientistas buscavam estas tecnologias em suas pesquisas, procurando projetar novas formas de produo, mquinas mais eficazes e que produzissem com menos custos. Houve tambm o incremento do movimento de protesto dos operrios com uma srie de protestos e movimentos grevistas. A filosofia conheceu um pensamento que comeou a lidar com as novas formas de produo atravs das produes de dois pensadores de mxima importncia Frederic Engels e Karl Marx. Este, daria a base para os movimentos de protesto dos trabalhadores e finalmente, configurando-se em movimento poltico chegaria ao poder na Rssia transformando-a em Unio Sovitica. Alm disso, o pensamento marxista reinvidicou para a anlise histrica e poltica a condio de cincia, o que provocaria a seguir um fabuloso embate no seio da prpria cincia. Finalmente, no campo da prpria cincia, a sociologia, a partir do pensamento de Durkheim, alcanou se transformar na primeira cincia do campo das humanidades a reivindicar, com razo, a condio de cincia.

You might also like